14/10/2003 16h52 – Atualizado em 14/10/2003 16h52
O coordenador do Comitê Estadual de Combate a Tortura do Centro de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH), Gustavo Araújo, afirma que o grande problema do sistema penitenciário em Campo Grande continua sendo a tortura sofrida por parte dos presos pelo Garras (Grupo Armado de Resgate e Repressão a Assaltos e Seqüestros). De acordo com Araújo os detentos sofrem espancamento quando o Garras é chamado para vistoriar as delegacias.
Na semana passada o secretário de segurança pública, Dagoberto Nogueira afirmou que “Não existem denúncias de violência contra os presos”. Em uma visita a delegacia do 4° DP, onde na semana passada os detentos ameaçavam realizar uma rebelião após uma greve de fome, realizada hoje foram distribuídos 110 colchões e alimentação para o café da manhã dos presos.
“Eu mesmo perguntei para os presos se eles queriam fazer exame de corpo e delito, e ninguém se manifestou”, informa Dagoberto, que na ocasião das denúncias de superlotação e má qualidade da alimentação, esteve na delegacia.
Fonte:RMT online