12/05/2003 15h29 – Atualizado em 12/05/2003 15h29
O EMB-170 inaugura uma nova linha de jatos regionais da Embraer RIO DE JANEIRO (CNN) — A Embraer anunciou, nesta segunda-feira, a venda de 85 aeronaves modelo 170 – o primeiro de uma nova família de jatos regionais – à US Airways, a sétima maior companhia aérea dos Estados Unidos e a décima no ranking mundial.
Pelo preço de tabela, o pedido de encomenda da US Airways vale US$ 2,1 bilhões. Mas, como o acordo inclui a opção de compra de mais 50 aeronaves EMBRAER 170 e de 140 do modelo ERJ 145, a transação poderá chegar a US$ 6,2 bilhões. A US Airways deverá receber o primeiro EMBRAER 170 em novembro de 2003. A encomenda faz parte de um programa de revitalização da empresa aérea, que conseguiu sair da concordata em março último e agora quer expandir os trajetos médios, com ênfase em aviões regionais de menor porte. A companhia norte-americana cobre 200 cidades nos Estados Unidos, Canadá, México, Caribe e Europa. Junto com as parceiras US Airways Shuttle e US Airways Express, opera mais de 3.330 vôos por dia. Fazer parte dos notáveis planos de crescimento da US Airways, e tê-la como cliente lançador do EMBRAER 170 na América do Norte, é motivo de extrema satisfação para todos nós da Embraer,” declarou o diretor-presidente do fabricante brasileiro, Maurício Botelho, no comunicado em que anunciou a encomenda. “A US Airways está redefinindo o mercado americano da aviação comercial, e é com muito orgulho que vemos o EMBRAER 170 participando disso, pois trata-se de um avião que está redefinindo as expectativas do público quanto aos jatos comerciais”, acrescentou. A US Airways é a primeira empresa na América do Norte a encomendar o 170, modelo que inaugura a nova família de jatos da Embraer, projetada para preencher a lacuna existente entre os jatos regionais de 50 assentos e as aeronaves maiores, com 120 assentos ou mais. Os termos do contrato determinam que a US Airways receberá 55 aviões da Embraer e 30 da General Electric Capital Aviation Services (GECAS), que havia encomendado 50 EMBRAER 170 no ano 2000.ERJ 145 foi incluído no contrato como opção de compra
A Embraer destacou que o modelo 170 permitirá à US Airways a flexibilidade necessária para operar no competitivo ambiente do mercado norte-americano com os resultados econômicos desejados.
O 170 é o único avião especificamente projetado para o mercado de 70 a 110 assentos e, por isso, proporciona ao passageiro uma cabine muito confortável, além de espaço amplo para a bagagem.
Para a companhia que operar o 170, os resultados em termos de economia, desempenho e confiabilidade são excelentes, segundo a Embraer. O projeto do EMBRAER 170 foi lançado em junho de 1999 e o primeiro vôo da aeronave aconteceu já em fevereiro de 2002
A européia Alitalia foi a primeira companhia a encomendar o modelo à Embraer.




