14/10/2002 17h08 – Atualizado em 14/10/2002 17h08
A Polícia Federal apreendeu no fim da manhã de hoje em Cacoal (RO) um avião Minuano, que, de acordo com as investigações, pertence ao empresário de Juína Renato Marini, preso ontem em Rondônia, com outras 12 pessoas, por exploração ilegal e tráfico de diamantes.
Os diamantes eram extraídos na reserva indígena Roosevelt por meio de um esquema industrial, com máquinas de garimpo, veículos e geradores. A quadrilha seria composta por empresários, comerciantes, servidores públicos, policiais e lideranças indígenas. Além de Marini, outro mato-grossense foi preso, o advogado Avelino Tavares Júnior, que atua em Várzea Grande e é acusado de fazer a lavagem do dinheiro obtido com o contrabando.
De acordo com o delegado da Polícia Federal César Martinez, o avião pousava dentro da aldeia para ser carregado e seguia para Cuiabá, passando por Juína e, eventualmente, Vilhena. A aeronave ficará retida no aeroporto de Vilhena.
Fonte: RMT Online/MT





