Com a chegada da carreta no início desta semana, os atendimentos já foram programados para começar nesta sexta-feira, 28 de novembro, conforme informado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A unidade móvel do Ministério da Saúde (MinSaúde) é fruto de uma parceria com a Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS).
Os atendimentos estão previstos para começar às 8h da manhã, com a carreta localizada ao lado do poliesportivo da Lagoa, direcionada às pessoas que já aguardam na fila do sistema do município. A carreta permanecerá na cidade por, no mínimo, 30 dias.
Três Lagoas é o primeiro município do interior de Mato Grosso do Sul a receber a unidade nesta etapa. A carreta também atenderá toda a Região da Costa Leste, ampliando o acesso das mulheres aos exames preventivos e aos diagnósticos de média complexidade.
Durante o período de funcionamento, a unidade móvel ofertará diversos exames e procedimentos especializados, entre eles:
- Mamografia digital;
- Ultrassonografia mamária bilateral;
- Ultrassonografia transvaginal e pélvica;
- Colposcopia;
- Punção de mama por agulha grossa;
- Excisões do colo uterino (tipos I e II);
- Biópsias de mama e colo uterino;
- Consultas médicas especializadas e teleconsultas;
- Exames anatomopatológicos de mama e colo uterino.
A ação tem como foco o diagnóstico precoce e o cuidado integral à saúde da mulher, com ênfase na prevenção e rastreamento do câncer de mama e do colo do útero.
ATENDIMENTO SERÁ PARA MULHERES JÁ CADASTRADAS E QUE AGUARDAM NA FILA
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que os atendimentos da Carreta da Saúde da Mulher serão destinados exclusivamente às mulheres que já estão cadastradas no sistema municipal e que aguardam na fila por exames e procedimentos ginecológicos e mamários.
ATUALIZAÇÃO DE CADASTRO
A SMS orienta que essas mulheres procurem sua Unidade de Saúde da Família (USF) de referência para atualizar o cadastro. Após essa atualização, as equipes de saúde entrarão em contato para realizar o agendamento dos atendimentos.



