30.1 C
Três Lagoas
quarta-feira, 1 de abril de 2026

Conselho do Idoso lança Campanha “Sou Cidadão Solidário” para incentivar destinação do Imposto de Renda

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), a Prefeitura de Três Lagoas e Legislativo Municipal, lançaram na noite desta terça-feira, 31 de março, do lançamento da campanha “Sou Cidadão Solidário”, na Câmara Municipal.

A iniciativa tem como principal objetivo conscientizar e mobilizar a população sobre a importância da destinação de parte do Imposto de Renda aos fundos municipais que atendem crianças, adolescentes e idosos. Esses recursos são fundamentais para o fortalecimento de projetos sociais e ações voltadas ao bem-estar desses públicos no município.

A campanha busca ampliar o conhecimento da população sobre um mecanismo simples e legal de contribuir com o desenvolvimento social local, sem custos adicionais ao contribuinte, por meio da destinação de parte do imposto devido.

COMO DOAR

O processo de doação é simples e sem custos adicionais para o contribuinte. Pessoas físicas podem destinar até 3% do imposto devido ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente e do Idoso. Para contribuintes que decidem fazer a doação, o valor é abatido do imposto a pagar ou somado à restituição.

Se você estiver fazendo a doação no momento de preencher a declaração (até 3% do imposto devido), o programa da Receita Federal já possui a lista completa e atualizada:

  1. Abra sua declaração no modelo Completo;
  2. Vá na ficha “Doações Diretamente na Declaração”;
  3. Clique em “Criança e Adolescente” e depois em “Novo”;
  4. Selecione o tipo de fundo (Municipal), escolha o Estado (MS) e o Município (Três Lagoas);
  5. O CNPJ aparecerá automaticamente no campo correspondente.

Vale ressaltar que a doação só pode ser feita por aqueles que optam pelo modelo “Completo”, pois a opção “Simplificado” não permite a doação para o fundo.

VEJA AS FOTOS DO ATO

Fotos: Prefeitura de Três Lagoas

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.