No início da manhã desta quarta-feira (15/04), foi deflagrada na cidade de Três Lagoas a OPERAÇÃO LEGES MORTIS, resultando na prisão de três pessoas investigadas por crimes graves contra a vida.
Foto: Divulgação
A ação foi desencadeada tendo como foco exclusivo a repressão a crimes contra a vida registrados nos últimos meses em Três Lagoas, todos alvo de investigações conduzidas pelo SIG e pela DAM (Delegacia de Atendimento à Mulher).
Foto: Divulgação
A operação foi coordenada pelo SIG com apoio da DAM de Três Lagoas, e contou com a atuação integrada de equipes de todas as delegacias da Polícia Civil dos municípios de Três Lagoas, de Selvíria, além do apoio da Polícia Militar, por meio do 2º Batalhão da Polícia Militar de Três Lagoas.
Ao todo, cerca de 30 policiais participaram da ação conjunta.
Foto: Divulgação
As ordens judiciais cumpridas são decorrentes de investigações que tramitam no âmbito do SIG e da DAM, totalizando sete mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão, expedidos pela Vara do Juiz das Garantias, Tribunal do Júri e da Execução Penal, após manifestação favorável do Ministério Público.
Foto: Divulgação
As investigações conduzidas pela DAM dizem respeito a dois casos de tentativa de feminicídio, sendo que os dois indivíduos foram presos em Três Lagoas. Já as outras três investigações, conduzidas pelo SIG, apuram dois homicídios consumados e uma tentativa de homicídio.
Foto: Divulgação
No curso dessas diligências, um suspeito foi localizado e preso na região do Bairro Novo Oeste, em Três Lagoas.
Foto: Divulgação
Durante o cumprimento dos mandados, diversos aparelhos de telefonia celular foram apreendidos.
Foto: Divulgação
Os dispositivos serão submetidos à análise técnica pelas equipes do SIG, com o objetivo de identificar elementos probatórios que possam comprovar o envolvimento dos investigados nos crimes apurados.
A Operação LEGES MORTIS reforça a atuação integrada das forças de segurança do município de Três Lagoas, no enfrentamento à criminalidade violenta, evidenciando o avanço das investigações e resultados dos trabalhos desenvolvidos.
Na tarde da última terça-feira (14), um incêndio destruiu todo o interior de uma casa, localizada na Rua Dez, no centro da cidade de Chapadão do Sul.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e encontrou no local a casa já em chamas, que estava se alastrando rapidamente pelos fundos; lavanderia e cozinha. Logo o fogo tomo conta de todos os cômodos, destruindo tudo. O fogo chegou a atingir parte do telhado, que desabou.
Segundo o Corpo de Bombeiros, foi necessária a utilização de quatro mil litros de água para controlar o fogo e realizar o rescaldo. A Prefeitura enviou um caminhão pipa para auxílio no combate.
Na casa, que é alugada, reside uma mulher com dois filhos, que não estavam no local no momento do incêndio. Na casa, a mulher fabricava doces e salgados para um comércio da cidade. No incêndio tudo foi perdido; equipamentos, refrigeradores, fogão, móveis, tudo se perdeu.
A Polícia Militar e a Polícia Civil estiveram no local para igualmente atenderem a ocorrência. Até o momento não se tem informações sobre as possíveis causas incêndio.
Como tudo se perdeu, certamente a empresária necessitará de ajuda para recomeçar o seu negócio e reaver a mobília.
Entre os municípios, Três Lagoas se destaca como o maior exportador, com 18,94% do total
Por: Nathália Santos
Mato Grosso do Sul exportou US$ 2,51 bilhões no primeiro trimestre de 2026, registrando leve queda em relação ao mesmo período do ano passado, ao mesmo tempo em que viu as importações crescerem e o saldo comercial encolher. Os dados refletem um cenário de oscilações no câmbio, mudanças nos preços internacionais e desempenhos distintos entre os setores da economia estadual.
Os dados são da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).
CÂMBIO COM LEVE ALTA NO MÊS, MAS QUEDA NO ANO
A cotação média do dólar em março de 2026 foi de R$ 5,23, registrando leve alta de 0,59% em relação a fevereiro (R$ 5,20). Na comparação com março de 2025, porém, houve queda significativa de 8,96%, quando a moeda estava em R$ 5,75. Esse movimento influencia diretamente a competitividade das exportações.
EXPORTAÇÕES RECUAM E IMPORTAÇÕES AVANÇAM
No acumulado entre janeiro e março, Mato Grosso do Sul exportou US$ 2,51 bilhões, valor 1,66% inferior ao registrado no mesmo período do ano anterior. Em contrapartida, as importações cresceram 10,10%, somando US$ 751,58 milhões. Com isso, o saldo comercial ficou em US$ 1,76 bilhão, uma retração de 5,93%.
SOJA, CELULOSE E CARNE LIDERAM A PAUTA EXPORTADORA
A soja segue como principal produto exportado, com 28,32% de participação. Em seguida aparecem a celulose (27,41%) e a carne bovina (19,38%), consolidando a força do agronegócio na economia estadual.
Do lado das importações, o gás natural lidera com 24,21%, seguido por caldeiras de geração de vapor (16,74%) e álcoois e fenóis (9,65%).
O Porto de Paranaguá permanece como principal via de saída dos produtos sul-mato-grossenses, responsável por 40,83% do valor exportado no primeiro trimestre de 2026.
CHINA AMPLIA LIDERANÇA ENTRE DESTINOS
A China se mantém como principal destino das exportações do estado, absorvendo 44,84% do total. Na sequência aparecem os Estados Unidos, com 8,58%, e os Países Baixos, com 4,35%, evidenciando a forte concentração em poucos mercados.
SETORES APRESENTAM DESEMPENHOS DESIGUAIS
A indústria de transformação registrou queda tanto nos preços (-3,0%) quanto no volume exportado (-2,68%).
Em contrapartida, a agropecuária apresentou crescimento expressivo, com alta de 11,1% nos preços e 11,41% no volume.
Já a indústria extrativa teve forte recuo nos preços (-45,29%), embora o volume exportado tenha aumentado significativamente (42,36%).
Outros produtos também mostraram avanço, com crescimento de 7,16% nos preços e 34,97% no volume.
TRÊS LAGOAS LIDERA RANKING DE MUNICÍPIOS EXPORTADORES
Entre os municípios, Três Lagoas se destaca como o maior exportador, com 18,94% do total. Na sequência estão Ribas do Rio Pardo (12,01%), Dourados (9,87%) e Campo Grande (7,59%).
CENÁRIO APONTA DESAFIOS E OPORTUNIDADES
Os dados revelam um cenário de contrastes. O estado mantém forte presença no comércio exterior, mas enfrenta pressão com a queda de preços em alguns setores e o avanço das importações. Por outro lado, o bom desempenho da agropecuária reforça seu papel central na sustentação da economia sul-mato-grossense.
A expectativa da empresa é que mais de 3 bilhões de passageiros sejam transportados até 2045, podendo chegar a 30 mil unidades fabricadas — Foto: Eve/Divulgação
A engenharia aeronáutica brasileira atingiu um novo patamar de maturidade técnica com o avanço dos testes do eVTOL, um veículo elétrico de decolagem e pouso vertical. A Eve Air Mobility, empresa subsidiária do grupo Embraer, fabricante do veículo, confirmou recentemente que seu protótipo de “carro voador” completou 50 voos de teste desde sua estreia em dezembro de 2025.
Ao todo, a aeronave já acumula mais de duas horas no ar, período em que a equipe técnica intensificou as avaliações de velocidade de cruzeiro, estabilidade, ruído e gestão de energia.
O FUTURO DA MOBILIDADE AÉREA
Segundo o CEO da Eve, Johann Bordais, o marco dos 50 voos é uma evidência da solidez do programa. As projeções para as próximas décadas são monumentais: Estima-se que a frota global desses veículos alcance 30 mil unidades até 2045, transportando mais de 3 bilhões de passageiros ao redor do mundo, revelou Bordais, em nota.
O sucesso desse projeto coloca a tecnologia nacional no centro de uma revolução que promete aliviar o tráfego nas grandes metrópoles, utilizando propulsão elétrica e baixíssima emissão de ruídos para integrar o céu ao dia a dia das cidades.
A nota completa da Eve Air Mobility pode ser acessada pelo link: https://abre.ai/eveairmobility
RUMO À CERTIFICAÇÃO E PRODUÇÃO EM MASSA
O cronograma da empresa segue em ritmo acelerado para garantir a segurança e a viabilidade comercial do projeto:
A fábrica da Eve em Taubaté (SP) possui capacidade instalada para produzir até 480 unidades do veículo por ano.
Ainda este ano, seis unidades de “conformidade” serão fabricadas para os testes rigorosos da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
A expectativa é que as primeiras unidades comecem a transportar passageiros comercialmente em 2027.
EMBRAER: A REFERÊNCIA DO BRASIL PARA O MUNDO
Fundada há mais de cinco décadas, a Embraer consolidou-se como uma das maiores fabricantes de aeronaves do planeta, sendo líder global no mercado de aviação comercial e executiva.
O interesse da empresa em soluções inovadoras teve seu início há quase uma década, com a fundação da EmbraerX, em 2017, um hub de inovação com foco em desenvolver as tecnologias modernas do grupo. Nessa divisão é que surge, em 2020, a Eve Air Mobility, sua subsidiária, que deixou de ser apenas um projeto de inovação para se tornar uma empresa com capital internacional bilionário.
O desenvolvimento do eVTOL e o êxito da Embraer reafirmam a posição do Brasil na vanguarda tecnológica global, demonstrando a total capacidade do país de impactar significativamente a ciência e tecnologia mundial.
A Prefeitura de Três Lagoas tornou público o resultado preliminar da prova objetiva do Processo Seletivo nº 001/2026, dando mais um passo na condução transparente e organizada do certame.
O edital divulgado apresenta, em anexo, a relação dos candidatos que atingiram a pontuação mínima exigida na prova objetiva, conforme os critérios estabelecidos no edital de abertura. A publicação garante aos participantes acesso às informações desta etapa, permitindo o acompanhamento detalhado do desempenho no processo seletivo.
Além disso, os candidatos já podem consultar o gabarito pós-recursos e os pareceres dos recursos deferidos referentes às questões da prova, disponíveis no site da banca organizadora. Também está liberado o acesso individual à folha de respostas e ao boletim de desempenho, que poderão ser visualizados de forma online por até 60 dias.
A Prefeitura informa ainda que está aberto o prazo para interposição de recursos contra o resultado preliminar da prova objetiva. Os candidatos que desejarem contestar o resultado poderão protocolar recurso entre os dias 16 e 17 de abril de 2026, diretamente no site da organizadora, seguindo os procedimentos estabelecidos no edital.
A divulgação desta etapa reforça o compromisso da administração municipal com a transparência e a lisura dos processos seletivos, assegurando que todas as fases sejam conduzidas de forma clara e acessível aos participantes.
Os candidatos devem ficar atentos aos prazos e orientações oficiais para garantir sua participação nas próximas etapas do processo.
Operação contou com apoio da Receita Federal, da Agência Nacional de Transportes Terrestres e do Ministério da Agricultura e Pecuária
Na última terça-feira (14), a Polícia Federal, em ação conjunta com a Receita Federal (RFB), com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e com o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), deflagrou uma operação que resultou na interceptação de um ônibus de transporte interestadual utilizado para o deslocamento irregular de estrangeiros, em Corumbá.
O veículo realizava o trajeto da cidade de Corumbá para São Paulo (SP).
Diante da situação, o ônibus foi apreendido, e os motoristas foram conduzidos à Delegacia de Polícia Federal em Corumbá, onde foram autuados em flagrante pelo crime de promoção de migração ilegal e permanecem à disposição da Justiça. Os passageiros foram formalmente notificados a deixarem o país.
A Prefeitura de Três Lagoas e a Casa do Trabalhador divulgam as oportunidades de empregos disponíveis nesta quarta-feira, 15 de abril de 2026. No total, são 130 vagas em diversas áreas e diferentes níveis de escolaridade.
Importante destacar que para a realização de entrevistas, os candidatos deverão comparecer na Casa do Trabalhador, à Rua Dr. Munir Thomé, 86 – Centro, para retirada de carta de encaminhamento.
Para mais informações, o candidato deve comparecer diretamente na sede do órgão ou entrar em contato pelo 67 3929-1936.
Estimativa da produção de soja alcançou novo recorde na série histórica em 2026, totalizando 173,7 milhões de toneladas - Foto: Gilson Abreu/AEN
Estado mantém protagonismo no campo, com soja em alta e expectativa de 15,6 milhões de toneladas
O campo brasileiro avança em ritmo de recorde, e Mato Grosso do Sul segue firme entre os protagonistas dessa engrenagem que move a economia. A estimativa de março de 2026 para a safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas chegou a 348,4 milhões de toneladas, o maior volume da série histórica do IBGE.
O crescimento pode parecer tímido à primeira vista — 0,7% em relação a 2025 —, mas ganha força quando observado mês a mês: são 4,3 milhões de toneladas a mais apenas em relação a fevereiro. No mapa da produção, o Centro-Oeste continua como eixo central desse avanço, mesmo com leve recuo anual.
E é nesse cenário que Mato Grosso do Sul se mantém como peça-chave.
MS entre os gigantes do agro
O Estado aparece como o 5º maior produtor de grãos do Brasil, com 8,2% de participação nacional, atrás apenas de gigantes como Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul e Goiás.
Na prática, isso significa que quase 1 em cada 12 toneladas colhidas no país sai do solo sul-mato-grossense — um peso que reforça o papel estratégico do Estado na segurança alimentar e na balança comercial.
Mesmo com a região Centro-Oeste registrando leve queda anual de 2,3%, o desempenho mensal foi positivo, com alta de 3,9%, indicando recuperação e ajuste fino da safra ao longo do ciclo.
Soja puxa crescimento e deve bater novo recorde
Principal motor do agro, a soja segue liderando o avanço da produção. A estimativa nacional aponta para 173,7 milhões de toneladas em 2026, novo recorde histórico.
Em Mato Grosso do Sul, o grão também sustenta o crescimento. A previsão é de 15,6 milhões de toneladas, com aumento de 4,5% em relação ao mês anterior.
O desempenho acompanha um cenário mais amplo de recuperação produtiva, impulsionado por condições climáticas mais favoráveis e ganho de produtividade — o rendimento médio nacional deve crescer 3,6%.
Trio dominante e mudanças no campo
Arroz, milho e soja continuam sendo a espinha dorsal da produção agrícola brasileira, respondendo por 92,9% do total produzido e ocupando 87,6% da área plantada.
Enquanto a soja e o milho ampliam espaço — com crescimento de área de 1,0% e 3,3%, respectivamente — outras culturas perdem terreno. O arroz recua 10,1% em área, e o algodão e o feijão também registram queda.
No total, o país deve colher em 83,2 milhões de hectares, expansão de 2% sobre 2025 — uma área maior que muitos países.
Clima pesa no Sul, mas não derruba safra
Se por um lado o Centro-Oeste mantém estabilidade produtiva, o Sul enfrenta turbulência. A falta de chuvas e as altas temperaturas no início do ano impactaram principalmente o Rio Grande do Sul, que teve revisão negativa na produção mensal.
Ainda assim, o volume gaúcho segue 34,6% superior ao de 2025, mostrando que o agro brasileiro continua resiliente, mesmo diante das oscilações climáticas.
Força do agro se reflete em MS
Para Mato Grosso do Sul, os números reforçam uma tendência clara: o Estado consolida sua posição como potência agrícola, com produção crescente e papel decisivo no abastecimento nacional e nas exportações.
Em um cenário de safra recorde, o desempenho sul-mato-grossense não é apenas coadjuvante — é parte essencial de um Brasil que colhe mais, exporta mais e depende cada vez mais do campo para sustentar sua economia.
A assinatura na última terça-feira (14) em Brasília (DF) da autorização federal para Mato Grosso do Sul contratar crédito junto ao BIRD (Banco Mundial), no valor de U$S 200 milhões (aproximadamente R$ 1 bilhão), representa uma mudança de paradigmas na gestão de infraestrutura e logística sul-mato-grossense. O ato aconteceu no Palácio do Planalto – a autorização do Legislativo estadual para dar andamento no acordo concedida em novembro de 2024.
Desenvolvido pelo EPE (Escritório de Parcerias Estratégicas) e pela Seilog (Secretaria de Infraestrutura e Logística), o projeto prevê manutenção proativa, de maneira contínua e preventiva, adequação à resiliência climática e segurança viária das rodovias do Estado.
O modelo é amplamente utilizado em países que utilizam recursos de financiamento de organismos multilaterais, de maneira a reduzir custos e otimizar o recurso público, garantindo longevidade e segurança do investimento. Além disso, a iniciativa garante acesso sustentável e seguro com a implantação de uma metodologia preventiva para a gestão da infraestrutura rodoviária, e também prevê a melhoria das características físicas por meio de contratos baseados em critérios de desempenho.
“É um projeto que vai requalificar 730 km de pavimento em rodovias estaduais no Vale do Ivinhema, como a MS-141, a MS-145 e a MS-147. Mais de 20 municípios serão contemplados com esse modelo inovador de PPP [Parceria Público-Privada] em que o vencedor da licitação vai fazer a melhoria asfáltica dessa região e também a manutenção das mesmas por 10 anos após a restauração”, explica o governador Eduardo Riedel, durante a assinatura da contratação do crédito.
A assinatura nesta terça-feira (14) em Brasília (DF) da autorização federal para Mato Grosso do Sul contratar crédito junto ao BIRD (Banco Mundial), no valor de U$S 200 milhões (aproximadamente R$ 1 bilhão), representa uma mudança de paradigmas na gestão de infraestrutura e logística sul-mato-grossense. O ato aconteceu no Palácio do Planalto – a autorização do Legislativo estadual para dar andamento no acordo concedida em novembro de 2024.
Desenvolvido pelo EPE (Escritório de Parcerias Estratégicas) e pela Seilog (Secretaria de Infraestrutura e Logística), o projeto prevê manutenção proativa, de maneira contínua e preventiva, adequação à resiliência climática e segurança viária das rodovias do Estado.
O modelo é amplamente utilizado em países que utilizam recursos de financiamento de organismos multilaterais, de maneira a reduzir custos e otimizar o recurso público, garantindo longevidade e segurança do investimento. Além disso, a iniciativa garante acesso sustentável e seguro com a implantação de uma metodologia preventiva para a gestão da infraestrutura rodoviária, e também prevê a melhoria das características físicas por meio de contratos baseados em critérios de desempenho.
“É um projeto que vai requalificar 730 km de pavimento em rodovias estaduais no Vale do Ivinhema, como a MS-141, a MS-145 e a MS-147. Mais de 20 municípios serão contemplados com esse modelo inovador de PPP [Parceria Público-Privada] em que o vencedor da licitação vai fazer a melhoria asfáltica dessa região e também a manutenção das mesmas por 10 anos após a restauração”, explica o governador Eduardo Riedel, durante a assinatura da contratação do crédito.
Modelo inovador
No modelo Crema (Contrato de Restauração e Manutenção de Rodovias) cabe à empresa contratada a responsabilidade não apenas pela execução das obras, mas também pela manutenção do pavimento por um período determinado. Complementando, a modalidade DBM (Design, Build, Maintain) agrega ainda a etapa de elaboração do projeto, permitindo maior controle de qualidade, redução de custos e otimização dos prazos.
“O Rodar MS representa um avanço importante na forma como o Estado cuida da sua malha rodoviária. Estamos saindo de um modelo reativo para uma atuação planejada, com foco em prevenção, durabilidade e segurança. Esse trabalho, conduzido de forma integrada entre a Seilog e o EPE, permite que a gente una capacidade técnica, planejamento e inteligência de gestão para garantir rodovias mais seguras, eficientes e preparadas para os desafios climáticos. É uma construção conjunta que fortalece a infraestrutura e traz resultados concretos para quem depende das estradas no dia a dia”, destacou o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Guilherme Alcântara.
Já a secretária de Parcerias Estratégicas, Eliane Detoni, explica que, com aprovação do Governo Federal, o projeto que permite contratação de crédito junto ao Banco Mundial será ainda enviado para aprovacão do Senado Federal, que emitirá uma resolução autorizando a contratação da operação de crédito. Após isso, o Estado estará apto a assinar a operação com o Banco Mundial.
“Após a assinatura do contrato, serão cinco anos de implantação. Será um programa que estabelece uma nova metodologia de manutenção de curto, médio e longo prazo. A finalidade é perpetuar a iniciativa, porque, se você faz uma boa rodovia com um bom modelo de gestão, ao longo dos anos os investimentos serão mais adequados e menos onerosos ao Estado”, destaca Eliane.
O Rodar MS também busca gerar oportunidades socioeconômicas para o Estado, integrando aspectos sociais e ambientais (ESG), estimulando a descarbonização da logística de transportes e ampliando a segurança no acesso a ambientes de ensino.
Outros objetivos são a melhoria da eficiência na gestão técnica, ambiental, administrativa e operacional da malha rodoviária, bem como o aperfeiçoamento da gestão do transporte por meio da aquisição de equipamentos, sistemas e capacitação de servidores.
Na primeira horas da última terça-feira (14), equipe do GARRAS se deslocou até o município de Brasilândia para atendimento de ocorrência de tentativa de furto qualificado contra agência do Banco do Brasil, localizada na Rua Gerônimo Caetano Barbosa, bairro Flávio Derzi.
De acordo com as informações constantes no registro policial, por volta das 02h55min a Polícia Militar foi acionada via COPOM após o disparo do sistema de alarme de intrusão da instituição financeira. No local, foi constatado que houve violação do forro de gesso da área de autoatendimento, com indícios de acesso pelo telhado, bem como vestígios de escalada na parte externa da agência. Também foram localizados objetos abandonados nas proximidades, como bolsa de pequenas dimensões, luvas e corda, possivelmente utilizados na ação criminosa.
A equipe do GARRAS, encontrando o local devidamente isolado, acompanhou a realização da perícia técnico-científica, que realizou os levantamentos necessários para coleta de vestígios. As diligências investigativas já foram iniciadas com o objetivo de identificar a autoria delitiva.
Conforme apurado até o momento, os autores não conseguiram êxito em subtrair quaisquer valores da agência bancária, tendo em vista que o sistema de alarme foi acionado durante a ação criminosa, circunstância que fez com que desistissem de prosseguir com o crime.
A Polícia Civil segue com as investigações para identificação e responsabilização dos envolvidos.
Na última terça-feira (14), a Delegacia de Polícia Civil de Aparecida do Taboado, por meio do Setor de Investigações Gerais (SIG), apreendeu um adolescente de 17 anos, por ato infracional análogo ao tráfico de drogas.
A ação ocorreu no início da tarde, quando a equipe policial deu cumprimento a mandado de busca e apreensão que já pesava em desfavor do adolescente, sendo possível localizá-lo nas proximidades de sua residência, situada na Rua Presidente Dutra. No momento da abordagem, o menor foi flagrado na posse de uma porção de haxixe, pesando aproximadamente 1,1g, circunstância que resultou em nova apreensão pelo ato infracional análogo ao tráfico de drogas.
Em diligência no imóvel, os investigadores localizaram ainda cerca de 67,1g de haxixe e uma balança de precisão em funcionamento, evidenciando a prática de tráfico de drogas.
No quintal da residência, também foi encontrada uma motocicleta com sinais identificadores adulterados, apresentando chassi raspado/pinado, bem como placa e número de motor pertencentes a veículos distintos, caracterizando, em tese, o crime de adulteração de sinal identificador de veículo automotor.
O adolescente possui registros anteriores por atos infracionais graves, incluindo ocorrências análogas a roubo majorado e tráfico de drogas.
Após os procedimentos de polícia judiciária, o menor foi encaminhado ao Pronto Socorro para exame de corpo de delito e, posteriormente, recolhido em cela especial, conforme sua condição de adolescente.
Durante ação policial deflagrada no início da noite da última terça-feira (14), um homem, de 38 anos, foi preso por investigadores do SIG, em ação conjunta e com troca de informações com equipes da 2ª e 3ª Delegacias de Polícia Civil de Três Lagoas. Contra o indivíduo, havia dois mandados de prisão em aberto, sendo ele considerado foragido da Justiça Paulista e Mineira.
Equipes das três unidades policiais receberam informações de que o homem estaria residindo em uma casa localizada no bairro Jardim Alvorada. A partir disso, os policiais passaram a monitorar o imóvel por vários dias, reunindo elementos que confirmassem a presença do suspeito no local, onde, no início da noite de ontem, foi flagrado entrando.
Após alguns minutos e visando a segurança das pessoas que transitavam pela região, investigadores do SIG realizaram a abordagem, e efetuaram a prisão do foragido.
Com relação aos mandados de prisão em seu desfavor, um deles era decorrente de condenação pela prática do crime de tráfico de drogas, e o outro se tratava de um mandado de prisão preventiva expedido no curso de investigação pelo mesmo tipo de crime.
Após a captura, o indivíduo foi conduzido até a sede do SIG, onde foi dado cumprimento aos mandados de prisão. Em seguida, passou por exame de corpo de delito e posteriormente foi encaminhado às celas da DEPAC (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário), onde permanece à disposição da Justiça.
A SIG de Três Lagoas solicita a colaboração da população com informações sobre a prática de crimes e a localização de foragidos da Justiça. As denúncias podem ser realizadas pelos telefones (67) 3929-1173 ou (67) 99226-8210 (WhatsApp), sendo assegurados o sigilo e o anonimato.
O Departamento Municipal de Trânsito (DEPTRAN), se prepara para realizar a 20ª Semana Municipal de Trânsito em Três Lagoas. Com o tema “Cinto de segurança: um clique salva vidas!”, a campanha tem como objetivo orientar e conscientizar a população três-lagoense da importância do uso do cinto para a preservação da vida. A iniciativa faz parte da Campanha Nacional da SENATRAN (Secretaria Nacional de Trânsito), estipulada: “Desacelere, seu bem maior é a vida”.
Prevista para acontecer na última semana de abril, entre os dias 27 e 30, a campanha conta com um cronograma recheado de ações que contribuirão para ajudar na conscientização de crianças, jovens e adultos sobre a relevância do cinto para todas as idades durante o uso do automóvel.
PROGRAMAÇÃO
A programação da 20ª Semana Municipal de Trânsito contará com uma série de ações educativas e de conscientização ao longo dos dias, envolvendo diferentes públicos e espaços da cidade.
As atividades incluem iniciativas institucionais, eventos com participação da comunidade e atividades voltadas ao público escolar, com foco na educação para o trânsito desde a primeira infância.
Além disso, também serão realizadas orientações direcionadas a pais e responsáveis, bem como momentos de diálogo e conscientização com a população em geral.
Com a realização da 20ª Semana Municipal de Trânsito, a Prefeitura de Três Lagoas, em parceria com o DEPTRAN, reforça o compromisso de promover um trânsito mais seguro, responsável e consciente para toda a população.
No último dia 08 de abril, foi realizada uma reunião entre a equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Amélia Jorge de Oliveira e os Agentes Comunitários de Saúde da Unidade de Saúde da Família (USF) Paranapungá – “Maria Luiza Gaspar”. O encontro teve como principal objetivo fortalecer a articulação entre as políticas públicas de assistência social e saúde, garantindo um atendimento mais integrado às famílias atendidas no território.
Durante a reunião, foram apresentados e alinhados os serviços ofertados por cada setor, além da identificação das principais vulnerabilidades enfrentadas pela população local. Também foram discutidas as condicionalidades do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), reforçando a importância do acompanhamento conjunto para assegurar os direitos dos usuários.
Os profissionais compartilharam experiências, estratégias de abordagem e propostas para aprimorar o fluxo de encaminhamentos entre os serviços, evidenciando o papel fundamental do trabalho em rede na promoção de um atendimento mais eficaz e humanizado.
A parceria entre o CRAS Amélia Jorge de Oliveira e a USF Paranapungá – “Maria Luiza Gaspar” contribui para um olhar mais amplo sobre as necessidades das famílias, permitindo intervenções mais assertivas e alinhadas à realidade do território.
Ao final do encontro, foi reforçado o compromisso de manter reuniões periódicas entre as equipes, visando o acompanhamento contínuo das demandas e o aprimoramento constante das ações conjuntas em benefício da população três-lagoense.
Um indivíduo, de 54 anos de idade, foragido do Estabelecimento Penal da Gameleira, em Campo Grande/MS, foi preso na tarde de hoje (14/04), por investigadores do SIG, da Polícia Civil, em Três Lagoas/MS.
Ele havia sido condenado a mais de vinte anos de reclusão pela prática dos crimes de homicídio, tráfico de drogas, associação para o tráfico, receptação e porte de arma de fogo de uso restrito, entre outros.
De acordo com as informações, o homem estava evadido há mais de dois meses do Estabelecimento Penal da Gameleira, onde atualmente cumpria pena em regime semiaberto.
A prisão ocorreu quando uma equipe de investigadores do SIG realizava diligências no bairro Vila Nova.
Durante a ação, os policiais observaram o indivíduo em atitude suspeita.
Ao perceber a presença da equipe, ele tentou fugir, mas foi perseguido e alcançado pelos investigadores, que conseguiram abordá-lo e efetuar a prisão.
Após a captura, o indivíduo foi conduzido até a sede do SIG, onde foi dado cumprimento ao mandado de prisão.
Em seguida, passou por exame de corpo de delito e foi encaminhado para as celas da DEPAC (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário), onde permanece à disposição da Justiça.
A SIG de Três Lagoas/MS solicita a colaboração e apoio de toda população três-lagoense, com informações sobre a prática de crimes e localização de indivíduos foragidos da Justiça, sendo que as denúncias poderão ser realizadas através dos telefones (67) 3929-1173 ou (67) 99226-8210 (WhatsApp). O sigilo e anonimato são assegurados.
Núcleo de Advocacia Empresarial da JBS seleciona profissionais para atuação em unidades industriais e oferece capacitação intensiva
A JBS, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, está com vagas abertas para profissionais que desejam atuar no Núcleo de Advocacia Empresarial (NAE). O processo seletivo permanece aberto até o dia 16 de abril, sendo destinado à contratação de advogados para atuação em unidades industriais da companhia no Brasil, inclusive, em Campo Grande e Dourados.
O programa inclui treinamentos, aulas e oficinas voltadas ao desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais, além de um período de imersão de aproximadamente três meses na sede da companhia, em São Paulo, com formação conduzida por professores mestres e doutores. Os convocados para as etapas presenciais em São Paulo (semifinal e final), terão os custos de deslocamento, hospedagem e alimentação arcados pela empresa.
As inscrições para o NAE podem ser feitas diretamente pelo site da JBS: www.jbs.com.br/carreiras e seguem abertas até 17 de abril. Podem participar do processo seletivo profissionais com inscrição regular na OAB, disponibilidade para trabalho presencial e flexibilidade para viagens e mudanças. Não é necessária experiência prévia na área trabalhista para participação no processo seletivo.
A seleção inclui testes online e etapas presenciais, com as fases semifinal e final realizadas em São Paulo (SP). Após aprovação, os advogados são contratados em regime CLT e passarão por um período de imersão. O treinamento no NAE é composto por aulas de atualização em temas como Introdução ao Estudo do Direito, Teoria Geral do Processo, Teoria Geral das Obrigações, Direito Constitucional, Direito do Trabalho, Processo do Trabalho, Processo Civil, Filosofia do Direito e Oratória.
Além das unidades de Mato Grosso do Sul, o programa prevê oportunidades em plantas industriais em Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Sobre o NAE
O Núcleo de Advocacia Empresarial da JBS foi idealizado em 2015 e implementado em 2016 com o propósito de contratar e qualificar advogados para atuação na área trabalhista, dando suporte ao Departamento Jurídico da companhia e às unidades industriais da empresa.
Presença em MS
A JBS está presente em sete municípios sul-mato-grossenses: Anastácio, Caarapó, Campo Grande, Dourados, Naviraí, Nova Andradina e Sidrolândia, com forte atuação nas indústrias de bovinos e suínos, além de operar em áreas como produção de couros, transporte e geração de valor agregado. A JBS é responsável por mais de 18 mil empregos diretos em Mato Grosso do Sul.
Sobre a JBS
A JBS é uma empresa global líder em alimentos, com um portfólio diversificado de produtos de alta qualidade, incluindo frango, suínos, bovinos, cordeiros, peixes e proteínas vegetais. A companhia emprega mais de 282 mil pessoas e opera em mais de 20 países, como Brasil, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Austrália. No mundo todo, a JBS oferece um amplo portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e inovação, como Friboi, Seara, Swift, Pilgrim’s Pride, Moy Park, Primo, Just Bare, entre outras, que chegam diariamente à mesa de consumidores em 180 países. A empresa também investe em negócios correlatos, como couro, biodiesel, colágeno, fertilizantes, envoltórios naturais, soluções para gestão de resíduos sólidos, reciclagem e transporte, com foco na economia circular. Saiba mais em jbsglobal.com.
As finais dos Jogos Escolares Três-lagoenses (JETs) 2026 estão sendo realizadas nos ginásios e pontos esportivos do município. O evento que reúne estudantes de 12 a 14 anos, da rede pública e privada de ensino, estão encerrando as competições de várias modalidades esportivas da competição marcando o encerramento de dias de intensas disputas.
Promovido pela Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL), o campeonato reforça o incentivo à prática esportiva entre jovens e contribui para a descoberta de novos talentos locais.
CONFIRA OS RESULTADOS POR MODALIDADES
BASQUETE
No basquete masculino, a decisão foi marcada pela vitória da equipe da Escola Estadual Dom Aquino Corrêa, que venceu o Colégio Anglo por expressivos 82 a 6. Com atuação dominante do início ao fim, o time campeão demonstrou forte organização tática e eficiência ofensiva, garantindo o título com uma das maiores diferenças de pontuação das finais dos JETs 2026.
Basquete Masculino – Classificação Final 1º Lugar: E. E. Dom Aquino Corrêa 2º Lugar Colégio Anglo
FUTSAL
Futsal Feminino – Classificação Final
A equipe da LULOCA se destacou ao longo da competição e confirmou o favoritismo na grande final, garantindo o título em uma grande campanha.
1º lugar: E. E. Luiz Lopes de Carvalho (LULOCA) 2º lugar: E. M. Joaquim Marques 3º lugar: E. M. Maria Eulália Vieira 4º lugar: E. E. Edwards Corrêa e Souza
XADREZ
Xadrez Feminino – Classificação Individual
O domínio da JOMAP foi evidente, ocupando o pódio individual e garantindo o título geral por escolas.
1º lugar: Emily Pereira de Souza (E. E. Prof. João M. Pinto – JOMAP) 2º lugar: Sarah Vitória Oliveira Passos (E. E. Prof. João M. Pinto – JOMAP) 3º lugar: Loren Moreira Napolitano (E. E. Prof. João M. Pinto – JOMAP) 4º lugar: Susan Vitória Corrêa Frei (E. E. Dom Aquino Corrêa)
Classificação por Escola – Xadrez Feminino 1º lugar: E. E. Prof. João M. Pinto (JOMAP) 2º lugar: E. E. Padre João Tomes 3º lugar: Colégio Unitrês Objetivo
Xadrez Masculino – Classificação Individual
No masculino, o equilíbrio marcou a disputa, mas a Escola Estadual Fernando Corrêa levou a melhor e ficou com o título por equipes.
1º lugar: Arthur Almeida de Oliveira (E. E. Fernando Corrêa) 2º lugar: Diogo Martinez de Souza (E. E. Luiz Lopes de Carvalho) 3º lugar: José Pedro Silva Gordo de Paula (Colégio Anglo) 4º lugar: João Ribeiro Marquesi (Colégio Anglo)
Classificação por Escola – Xadrez Masculino
1º lugar: E. E. Fernando Corrêa 2º lugar: Colégio Anglo 3º lugar: E. E. Prof. João M. Pinto (JOMAP)
Com grande participação do público e alto nível técnico nas disputas, a edição deste ano vem reforçando o sucesso do evento e a importância do investimento contínuo no esporte escolar em Três Lagoas.
Ação realizada no dia 13 marca a semana do Dia Mundial da Hemofilia; capacitação com especialista nacional será realizada no dia 16
Em alusão ao Dia Mundial da Hemofilia, celebrado em 17 de abril, o Hemosul promoveu, no dia 13, um encontro que reuniu especialistas, pacientes e familiares para discutir avanços no tratamento, desafios e a importância do acesso à informação. A programação continua na quinta-feira (16), com uma capacitação online voltada a profissionais da saúde.
Avanços no tratamento e participação social
O Brasil vive um momento de evolução no cuidado com a hemofilia, com a incorporação de novas terapias e maior acesso ao tratamento.
A presidente da ABRAPHEM (Associação Brasileira de Pessoas com Hemofilia), Indianara Galhardo, destacou o impacto dessas mudanças:
“As novas terapias trazem mais autonomia e qualidade de vida para os pacientes”.
Ela também reforçou a importância da participação da sociedade na construção das políticas públicas:
“As consultas públicas são fundamentais. A vivência do paciente já é suficiente para contribuir e ajudar a melhorar o sistema”.
Convivência com a doença e desafios ao longo da vida
A hemofilia é uma condição principalmente genética que acompanha o paciente desde o nascimento e exige adaptação constante ao longo da vida, embora existam também casos raros adquiridos.
O presidente da APHEMS (Associação de Pessoas com Hemofilia e Outras Coagulopatias Hereditárias do Mato Grosso do Sul), Néder Gustavo dos Santos, destacou a importância da informação:
“Estamos trazendo os protocolos atualizados para esclarecer dúvidas e aproximar os pacientes do tratamento”.
Rede estruturada e acesso ao tratamento
No Mato Grosso do Sul, o atendimento é centralizado na Rede Hemosul, com ambulatório especializado e distribuição de medicamentos em todo o Estado.
A coordenadora da rede, Marina Sawada Torres, destacou o avanço no acesso:
“Hoje conseguimos atender pacientes da Capital e do interior, com uma rede estruturada e maior acesso aos medicamentos”.
Ela também enfatizou o impacto das novas terapias:
“Antes, muitos não podiam praticar atividades físicas. Hoje, com os tratamentos, conseguem ter uma infância mais ativa e com mais qualidade de vida”.
Entenda a hemofilia e os riscos
A hemofilia é causada por uma alteração genética que compromete a coagulação do sangue, aumentando o risco de sangramentos.
A médica hematologista Rosânia Maria Basegio explica:
“O homem tem apenas um cromossomo X. Quando recebe a alteração genética da mãe, ele manifesta a doença”.
Sobre as complicações, ela alerta:
“Sem os fatores de coagulação, o sangramento não é controlado e pode causar problemas importantes, principalmente nas articulações e músculos”.
Evolução dos tratamentos
Os avanços recentes têm transformado a forma de tratar a hemofilia, tornando o cuidado mais eficaz e menos invasivo.
A enfermeira em hematologia Érika Cristina Rosa destacou:
“A medicação subcutânea facilitou muito o tratamento, principalmente para crianças, que tinham dificuldade com a punção venosa”.
Ela também ressaltou que novas terapias continuam sendo estudadas:
“Já existem pesquisas para tratamentos semelhantes voltados também para pacientes com hemofilia B”.
Novo medicamento representa avanço no SUS
Durante o evento, foi apresentado o emicizumabe, recentemente incorporado ao SUS (Sistema Único de Saúde).
A farmacêutica Renata Neves explicou:
“É um medicamento subcutâneo, que representa um grande avanço em relação ao modelo anterior, que era exclusivamente venoso”.
Segundo ela, o medicamento amplia o acesso:
“Ele foi liberado de forma mais abrangente para pacientes de até 6 anos, facilitando o tratamento”.
Impacto direto na vida das famílias
Para os pacientes e familiares, o acesso ao tratamento faz toda a diferença na qualidade de vida.
A mãe de paciente Juliana Mota Miller relatou:
“Depois que ele começou o tratamento com a nova medicação, a vida dele mudou. Hoje ele tem uma rotina praticamente normal”.
Capacitação com especialista será realizada no dia 16
Dando continuidade às ações da semana, será realizado na quinta-feira (16) um evento voltado a profissionais da saúde de todas as áreas, incluindo estudantes.
A atividade será online, com certificação de duas horas, e contará com a participação do especialista André Cruz, da Roche Farma Brasil, que abordará protocolos para o tratamento da hemofilia.
O objetivo é ampliar o conhecimento técnico, fortalecer o diagnóstico precoce e qualificar o atendimento às pessoas com hemofilia e outras coagulopatias na rede pública.
André Lima, Comunicação SES e Mayra Franceschi, Comunicação Hemosul Fotos: André Lima
Por intermédio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), decisão foi consolidada após reunião com representantes municipais e garante continuidade da assistência à população
O Governo do Estado, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), informa que o Pronto Atendimento Médico do Hospital Regional da Costa Leste Magid Thomé, em Três Lagoas, será mantido em funcionamento, após alinhamento técnico realizado com a gestão municipal.
A decisão foi construída de forma conjunta, considerando as demandas apresentadas pelo município ao Governo, bem como diante da necessidade de garantir assistência adequada e contínua à população da região.
Durante reunião realizada na sede da SES, em Campo Grande, nesta terça-feira (14), equipes técnicas do Estado e do município discutiram o funcionamento da rede e pactuaram a manutenção do serviço, com ajustes que ainda serão detalhados de forma integrada.
Participaram do encontro com a secretária de Estado de Saúde em exercício, Crhistinne Maymone, e o superintendente de Governança Hospitalar da SES, Edson da Mata, a Diretora-Geral do hospital, Letícia Carneiro; o diretor-técnico Marllon Nunes; a secretária municipal de Saúde, enfermeira Juliana Rodrigues Salim; e a Diretora-geral de Saúde do município, Jamila de Lima Gomes.
“Nosso foco é garantir que a população tenha acesso ao atendimento de forma organizada e eficiente, com diálogo permanente com os municípios e responsabilidade na gestão da rede”, detalhou Crhistinne.
Organização da rede e atendimento
A SES ressalta que o Hospital Regional da Costa Leste segue como unidade estratégica para a rede pública estadual, com atuação no atendimento de urgência e emergência e no fortalecimento de especialidades de média e alta complexidade. A organização dos fluxos assistenciais continuará sendo aprimorada, com apoio do Complexo Regulador Estadual, garantindo que cada paciente seja encaminhado conforme a necessidade clínica e no tempo oportuno.
O diálogo entre Estado e município continuará nos próximos dias, com o objetivo de aprimorar fluxos assistenciais e assegurar maior eficiência no acesso aos serviços de saúde, respeitando as características e necessidades locais.
Um jovem de 22 anos morreu após ser esfaqueado na região conhecida como “Favelinha”, nas proximidades da estação ferroviária de Ponta Porã, na madrugada desta terça-feira (14).
A vítima foi identificada como Diego Manuel Cavalheiro. De acordo com informações preliminares, ele teria se envolvido em um desentendimento com outro homem, possivelmente um usuário de drogas, quando foi atingido por golpes de faca.
Mesmo gravemente ferido, Diego foi socorrido e encaminhado ao Hospital Regional de Ponta Porã, mas não resistiu aos ferimentos e morreu pouco depois de dar entrada na unidade.
Até o momento, não há informações sobre a identidade do autor nem sobre a motivação exata do crime. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil, que trabalha para esclarecer as circunstâncias e localizar o suspeito.