15.6 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de junho de 2026
Início Site Página 104

Vacimóvel realiza primeiro dia de atendimentos com 156 doses aplicadas em Três Lagoas

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou nesta segunda-feira, 13 de abril, as atividades do Vacimóvel, unidade móvel de vacinação que está percorrendo diferentes regiões da cidade para ampliar o acesso da população aos imunizantes.

No primeiro dia de ação, realizado na Feira Central, foram aplicadas 156 doses de vacinas, reforçando a importância da estratégia itinerante para alcançar um maior número de pessoas, especialmente aquelas que têm dificuldade de se deslocar até uma unidade de saúde.

A iniciativa disponibiliza todas as vacinas do Calendário Nacional de Imunização, além das campanhas vigentes, como a vacinação contra a Influenza para os grupos prioritários, facilitando o acesso e incentivando a atualização da caderneta vacinal.

O Vacimóvel segue com atendimentos ao longo da semana em diferentes pontos do município. Confira a programação:

Terça-feira (14/04)
Local: em frente ao CRAS Guanabara (Ocupação)
Horário: 08h às 11h e das 13h às 16h

Quarta-feira (15/04)
Local: Praça da Vila Piloto – 08h às 11h
Local: Feira Central – 18h às 21h

Quinta-feira (16/04)
Local: Distrito de Arapuá – 07h30 às 10h30
Local: em frente à E.M. Odeir Antonio da Silva (Ocupação) – 13h às 16h

Sexta-feira (17/04)
Local: Distrito Industrial (em frente à empresa Klin)
Horário: 08h às 11h

Para se vacinar, é necessário apresentar documento oficial com foto e, se possível, a carteira de vacinação.

Ação Hiperdia e “Lava Pés” das USFs de Três Lagoas realizou mais de 1.900 atendimentos

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu uma grande ação voltada à promoção da saúde e prevenção de doenças nas 17 Unidades de Saúde da Família (USFs) do município.

A iniciativa integrou as atividades do programa Hiperdia com a ação “Saúde dos Pés – Lava Pés”, com foco especial no cuidado de pacientes hipertensos e diabéticos, reforçando a importância do acompanhamento regular e da prevenção de complicações.

Durante a mobilização, as equipes de Atenção Primária à Saúde ofertaram diversos serviços à população, garantindo atendimento humanizado e orientações essenciais para o autocuidado.

Confira os números da ação:

• 585 aferições de pressão arterial
• 585 aferições de peso e altura
• 134 consultas médicas
• 22 consultas de enfermagem
• 585 avaliações dos pés
• Orientações sobre administração de medicamentos
• Orientações gerais sobre cuidados com os pés e promoção da saúde

Ao todo, foram realizados 1.911 atendimentos, com média de 40 avaliações por unidade de saúde, evidenciando o comprometimento das equipes em ampliar o acesso aos serviços e fortalecer a prevenção.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, ações como essa são fundamentais para evitar complicações decorrentes de doenças crônicas, além de incentivar hábitos saudáveis e o cuidado contínuo com a saúde.

Presidente da Fiems destaca papel estratégico da indústria no Fórum Lide Agro Expogrande

0
Foto: Divulgação

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, destacou o papel estratégico da indústria para o fortalecimento do agronegócio de Mato Grosso do Sul, ao participar do Fórum Lide Agro Expogrande, realizado nesta terça-feira (13), no Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande.

De acordo com Longen, que também é chairman do Lide MS, a indústria é responsável por valorizar as principais cadeias produtivas de Mato Grosso do Sul, ampliando a competitividade, gerando empregos e fortalecendo a economia estadual.

“Transformar aquilo que produzimos, agregando valor e transferindo essa riqueza para a sociedade é um projeto que tem caminhado a passos largos, além da qualificação profissional dos trabalhadores do agronegócio. São duas grandes frentes que têm feito a diferença em termos de desenvolvimento em todo nosso Estado”, ressaltou.

Segundo o presidente, a Fiems, em particular, atua como ponte para atrair novos investimentos para o Estado, sendo a parceria com o Lide parte desta estratégia. “Esse diferencial se reflete no ambiente de negócios. Nós também saímos da nossa casa em busca de oportunidades em todo o mundo”.

Um dos principais encontros de lideranças do agronegócio dentro da programação oficial da Expogrande, o Fórum Lide reúne autoridades, executivos, produtores rurais e especialistas para discutir os desafios e oportunidades do Brasil e de Mato Grosso do Sul no cenário agroindustrial global.

O debate tem como objetivo fortalecer o diálogo entre setor produtivo, iniciativa privada e poder público, em um momento de expansão e transformação do agronegócio brasileiro.

De acordo com o governador Eduardo Riedel, as parcerias entre público e privado têm sido essenciais para criar um ambiente de negócios amplo e eficaz no Estado. “Em Mato Grosso do Sul, temos a formação de unidade enquanto propósito. Temos a capacidade de olhar para frente, erguer a cabeça e seguir na mesma direção. Meu agradecimento a todo setor privado organizado que tem sido sempre muito parceiro do governo de várias maneiras, principalmente, nas ações que devemos somar para poder construir resultados”.

Para o diretor de Relações Internacionais da Fiems e presidente do Lide MS, Aurélio Rocha, o evento reafirma o compromisso da entidade em conectar os empresários de Mato Grosso do Sul com oportunidades globais. “As duas grandes temáticas que movem o planeta hoje são transição energética e segurança alimentar. O nosso estado é o grande case de sucesso dessas áreas e o Lide tem esse compromisso. Diversos acordos internacionais foram criados e mediados por nossos encontros”, relembrou.

O presidente da Acrissul, Guilherme Bumlai, destacou que são justamente os eventos que acontecem ao longo da feira que a tornam tão grande. “O Fórum é uma oportunidade de mostrar toda pujança do agro de Mato Grosso do Sul para que possamos caminhar no rumo certo e sair na frente. Essa edição da Expogrande já é a maior edição de todas. Nós estamos no meio da feira e já temos um faturamento que ultrapassa a casa dos R$ 400 milhões. Isso significa que, ao final da feira, nós teremos números para entrar na história, além do recorde de público, com mais de 80 mil pessoas que já passaram no Parque ao longo desses cinco dias”.

A programação do Fórum Lide Agro Expogrande contou ainda com dois painéis principais. No primeiro, “Mulheres do Agro”, executivas, produtoras rurais e lideranças femininas debateram o protagonismo das mulheres na gestão e na inovação do setor. Já o painel “Brasil e Mato Grosso do Sul: Potência Agroindustrial no Cenário Global” debateu os desafios e oportunidades para ampliar a competitividade e a presença do agronegócio brasileiro nos mercados internacionais.

O Fórum conta com o apoio de embaixadores, que participam da iniciativa como parceiros estratégicos para o fortalecimento do agronegócio e do ambiente de negócios no país. Nesta edição, os embaixadores são, além da Fiems, Arauco, Bracell, e Inpasa.

Balneário Municipal será fechado temporariamente para realização de Torneio de Pesca em Três Lagoas

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

O Balneário Municipal de Três Lagoas ficará fechado ao público entre os dias 22 de abril e 11 de maio. A medida foi anunciada pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (SETURC), em razão da realização do tradicional Torneio de Pesca Esportiva – “Special Edition”, no local.

O fechamento ocorre para garantir a montagem, execução e desmontagem da estrutura necessária para o evento, que neste ano contará com programação especial. De acordo com o secretário de Turismo e Cultura, Stênio Congro, a interdição do espaço é fundamental para assegurar a segurança e o conforto dos participantes e visitantes. “Pedimos a compreensão da população. Como norma de segurança e também para melhor atender os usuários, o balneário será fechado”, explicou.

Durante os dias de competição, o local permanecerá fechado para banho, sendo utilizado exclusivamente para as atividades do torneio. A organização contará ainda com a equipe da SETURC para fiscalização e acompanhamento das ações.

O EVENTO

A Associação de Pesca Esportiva de Três Lagoas (APETL), em parceria com a SETURC, promove o torneio, que terá sua etapa principal realizada nos dias 30 de abril, 1º e 2 de maio, reunindo competidores no Balneário Municipal.

Além das disputas esportivas, o evento terá programação cultural com apresentações musicais de artistas regionais. A expectativa é de grande público, ao longo dos três dias principais de atividades do Torneio de Pesca.

Tráfico Desmantelado: Força Tática prende suspeito e apreende drogas e dinheiro em Três Lagoas

0
Foto: Divulgação

Uma ação rápida e precisa da Polícia Militar resultou na prisão de um homem de 38 anos por tráfico de drogas, na noite desta segunda-feira (13), em Três Lagoas.

De acordo com informações dos militares, por volta das 19h45, uma guarnição da Força Tática realizava patrulhamento ostensivo pelo Bairro Novo Oeste, quando abordou o suspeito, que já era alvo de denúncias anônimas relacionadas à comercialização de entorpecentes.

Durante a busca pessoal, os policiais localizaram uma porção de crack, pesando aproximadamente cinco gramas. Questionado, o homem segundo a PM teria confessado a prática do tráfico revelando que possuía mais drogas em sua residência.

Diante da informação, a equipe se deslocou até o apartamento do suspeito, onde encontrou mais 7,4 gramas de crack já fracionados e prontos para venda, além de R$ 4.520,60 em dinheiro, valor que, segundo a polícia, é proveniente da comercialização ilícita.

O homem recebeu voz de prisão no local e foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil, onde foi apresentado juntamente com todo o material apreendido.

Por: Pollyanna Eloy

Com cursos e conteúdos digitais, Sebrae traz Inteligência Artificial para perto dos pequenos negócios de MS

0
Empreendedores podem ter acesso a conteúdos digitais, cursos, materiais educativos e eventos online, oferecidos gratuitamente pelo Sebrae/MS. (Divulgação)

Página “Destrava IA” traz conjunto de soluções gratuitas para ajudar empreendedores a usarem a tecnologia a favor do negócio

Imagine ter um assistente que nunca dorme, ajuda a criar conteúdo, responde clientes, apoia na organização da gestão e ainda sugere estratégias para vender mais. A Inteligência Artificial (IA) já faz tudo isso e está ao alcance de qualquer empreendedor, independentemente do tamanho do negócio ou do orçamento. O desafio, no entanto, é saber por onde começar. Muitos empresários já ouviram falar das ferramentas, mas não se sentem seguros para dar o primeiro passo. A falta de conhecimento ainda afasta boa parte dos donos de pequenos negócios dessa realidade.

Para quebrar essa barreira e aproximar os empreendedores sul-mato-grossenses da Inteligência Artificial de forma prática e acessível, o Sebrae/MS traz para o público um conjunto de soluções voltadas ao uso dessas ferramentas. Na página Destrava IA, empreendedores podem ter acesso a conteúdos digitais, cursos, materiais educativos e eventos online, oferecidos de forma gratuita e com foco total na aplicação prática da IA no dia a dia dos negócios.

“O que a gente percebe no dia a dia é que muitos empreendedores já ouviram falar em Inteligência Artificial, mas ainda enxergam isso como algo distante da sua realidade. O Destrava IA vem justamente para mudar isso, mostrando, na prática, como a tecnologia pode ser uma aliada simples e acessível na gestão do negócio. Nosso objetivo é traduzir esse universo para que o pequeno empresário de Mato Grosso do Sul ganhe produtividade, tome decisões mais assertivas e aumente sua competitividade”, destaca a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha.

Conteúdo online e gratuito

O acesso à página do Destrava IA é gratuito e o empreendedor encontra uma jornada completa de aprendizado com diferentes soluções. Uma delas são os conteúdos em vídeo: tutoriais e aulas curtas apresentam temas como planejamento estratégico com IA, marketing digital, criatividade nos negócios, tomada de decisão baseada em dados e como usar o ChatGPT no dia a dia.

Para quem prefere uma experiência mais estruturada, a plataforma também oferece cursos online que mostram como a Inteligência Artificial pode ajudar em diferentes espaços da empresa, desde a gestão de pessoas até o melhoramento de campanhas e produção de conteúdo. Além dos vídeos e cursos, a página Destrava IA disponibiliza um e-book com orientações práticas sobre como usar a tecnologia para aumentar as vendas, automatizar tarefas do cotidiano e aumentar a produtividade. Todo conteúdo foi desenvolvido para que o empresário possa aprender no próprio ritmo, quando e onde quiser.

Imersão para pequenos negócios

Como parte da jornada de conhecimento, o Sebrae/MS realiza a “Imersão online em IA” – evento ao vivo que será realizado no dia 28 de abril, a partir das 15h (horário de MS), com a participação de especialistas nacionais que são referências na área. A iniciativa é voltada tanto para quem ainda não sabe por onde começar a utilizar a inteligência artificial, quanto para quem já faz uso de algumas ferramentas e deseja aprofundar o conhecimento que possui.

Dividida em três blocos temáticos, a programação vai explicar o que é a IA, como ela funciona na prática e de que forma pode ser aplicada no dia a dia dos empreendedores. Reconhecida como referência em novas mídias e tecnologias, a empreendedora e consultora Ana Tex, é uma das convidadas para o evento. Na data, ela irá apresentar as principais ferramentas de IA disponíveis para pequenos negócios, mostrando como integrá-las à rotina de forma simples.

Outro convidado é Micha Menezes, estrategista digital especializado em tráfego e conversão. Durante o evento, ele vai mostrar como criar posts e conteúdos estratégicos com o apoio da IA para gerar autoridade nas redes sociais e atrair o cliente certo. Para Micha, conteúdo bom não é só bonito, mas sim, aquele que vende.

Por fim, o terceiro participante do evento é Rafael Milagre. Fundador do Viver de IA — plataforma construída 100% com inteligência artificial que foi de zero a 20 milhões de reais em 2025 —, ele ensina líderes a pensar melhor e tomar decisões assertivas usando a tecnologia como aliada. Durante o evento, irá trazer uma visão estratégica sobre como as ferramentas podem ajudar a impulsionar as empresas.

O evento é gratuito e interessados em participar podem se inscrever diretamente na página Destrava IA. Mais informações sobre as ações do Sebrae/MS de apoio aos pequenos negócios podem ser obtidas na Central de Relacionamento, pelo telefone 0800 570 0800 ou pelo site ms.sebrae.com.br.

Moto fica destruída após colisão com caminhão e jovem é socorrida com lacerações nas pernas em Três Lagoas

0
Foto: Pollyanna Eloy

Um acidente de trânsito registrado na tarde desta terça-feira (14), na Avenida Ranulpho Marques Leal, em Três Lagoas, deixou uma jovem de 18 anos ferida após a motocicleta que ela conduzia colidir contra um caminhão.

Moto fica destruída após colisão com caminhão e jovem é socorrida com lacerações nas pernas em Três Lagoas
Foto: Pollyanna Eloy

De acordo com as informações, o motorista de um caminhão Scania, de 33 anos, seguia pela via e, ao entrar em um posto de combustíveis, não teria percebido a aproximação da motociclista, que pilotava uma Honda Fan. Segundo ele, a jovem estava no ponto cego do veículo no momento da manobra.

Moto fica destruída após colisão com caminhão e jovem é socorrida com lacerações nas pernas em Três Lagoas
Foto: Pollyanna Eloy

Com a colisão, a moto acabou indo parar embaixo do caminhão e ficou completamente destruída, evidenciando a força do impacto.

Moto fica destruída após colisão com caminhão e jovem é socorrida com lacerações nas pernas em Três Lagoas
Foto: Pollyanna Eloy

Ao ouvir o barulho, o caminhoneiro parou imediatamente e prestou socorro, acionando a equipe de resgate. O Corpo de Bombeiros atendeu a vítima, que apresentava lacerações nas pernas e um corte na boca, sendo encaminhada para atendimento médico.

Moto fica destruída após colisão com caminhão e jovem é socorrida com lacerações nas pernas em Três Lagoas
Foto: Pollyanna Eloy

O motorista do caminhão não sofreu ferimentos. A Polícia Militar e o Departamento de Trânsito estiveram no local para controlar o fluxo de veículos e registrar a ocorrência.

Moto fica destruída após colisão com caminhão e jovem é socorrida com lacerações nas pernas em Três Lagoas
Foto: Pollyanna Eloy

Por: Pollyanna Eloy

Inscrições abertas: Semana S 2026 chega a MS com shows e ações gratuitas

0
Foto: Divulgação

De 11 a 18 de maio, o Sistema CNC-Sesc-Senac, em parceria com as federações estaduais e sindicatos empresariais, realiza a Semana S 2026 em todo o Brasil. Este evento nacional visa destacar o impacto do Sistema Comércio na vida dos brasileiros, com uma programação ampla e gratuita voltada para empresários e para a população em geral.

Em Mato Grosso do Sul, a Semana S oferece uma agenda diversificada com shows, palestras, oficinas e serviços de bem-estar e saúde, além de uma praça de alimentação com food trucks e ativações com distribuição de brindes das casas que compõem o Sistema Comércio MS: Fecomércio MS, Sesc MS, Senac MS, IPF e sindicatos empresariais.

Em Campo Grande, as ações serão realizadas no dia 15 de maio, com palestras, workshops e oficinas no Senac Hub Academy, voltadas a empresários e colaboradores do comércio. No dia 16, haverá uma programação cultural para o público em geral no Sesc Teatro Prosa, além de um grande show no Parque das Nações Indígenas, organizado pelo Sesc MS. 

Finalizando a programação, no domingo, 17 de maio, será realizada uma corrida de rua.

“A Semana S já é um evento consolidado em Mato Grosso do Sul, um verdadeiro marco para o setor do comércio e para a sociedade. É um momento de integração entre o comércio e a população, oferecendo serviços gratuitos e oportunidades para todos. Em 2026, vamos ampliar ainda mais nosso impacto, com ações voltadas para as necessidades específicas de cada região”, afirma o presidente do Sistema Comércio MS, Edison Araújo.

Em 2025, a Semana S impactou mais de um milhão de pessoas em todo o Brasil. Em Mato Grosso do Sul não foi diferente: foram realizados cerca de 2,5 mil atendimentos, com a participação de mais de 500 empresários. Esses números destacam a importância do evento para a economia local, consolidando um espaço que visa fortalecer o relacionamento entre o setor produtivo e a sociedade.

As inscrições para a Semana S 2026 são gratuitas e podem ser feitas pelo site: https://fecomercio-ms.com.br/semanas/.

O Sistema Comércio MS é composto pela Fecomércio MS, Sesc MS, Senac MS, IPF e sindicatos empresariais. A entidade é presidida por Edison Araújo e coordenada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), presidida por José Roberto Tadros.

Piscicultura avança em Mato Grosso do Sul com produção recorde e ampliação de incentivos ao setor

0
Foto: Divulgação

A piscicultura em Mato Grosso do Sul vive um momento de forte expansão, consolidando-se como uma das principais atividades agroindustriais do Estado. Em 2025, a produção de peixes de cultivo ultrapassou 53 mil toneladas, com predominância da tilápia. Ao mesmo tempo, a produção de peixes nativos também avançou e já representa 14% do total, evidenciando o potencial de diversificação da atividade.

Para fortalecer ainda mais a cadeia produtiva, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), promoveu nesta terça-feira (14) o Encontro Técnico de Piscicultura, no auditório da Acrissul, em Campo Grande, durante a Expogrande. O evento reuniu produtores, industriais, técnicos e pesquisadores para debater inovação, mercado e eficiência produtiva.

O encontro contou com a participação do secretário da Semadesc, Artur Falcette, do secretário-adjunto Alex Melotto, do secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rogério Beretta, do diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold, e do diretor-presidente da Agraer, Fernando Nascimento.

A iniciativa integra as ações do Programa de Avanços na Pecuária de Mato Grosso do Sul (Proape), que contempla a piscicultura com o subprograma Peixe Vida, responsável por incentivar financeiramente a produção. Entre os benefícios estão a isenção de ICMS para operações internas com alevinos, além de incentivos de 50% da alíquota para juvenis e peixes adultos e redução para 1% nas operações interestaduais.

Atualmente, o subprograma conta com 105 estabelecimentos rurais cadastrados e sete indústrias credenciadas. Somente entre janeiro e abril de 2026, já foram concedidos R$ 1,15 milhão em incentivos ao setor.

Durante a abertura, o secretário Artur Falcette destacou a importância da integração entre produtores, instituições e políticas públicas para o fortalecimento da piscicultura. “Eventos como este complementam as ações que vêm sendo implementadas para dinamizar a cadeia produtiva e impulsionar seu desenvolvimento”, afirmou.

O secretário também ressaltou que o avanço da piscicultura passa por uma visão estratégica e integrada entre diferentes segmentos da produção. “O desenvolvimento da cadeia envolve incentivos como o Propeixe e o Peixe Vida, além de parcerias com instituições de pesquisa. Nosso estado está empenhado em diversificar a produção, e a piscicultura terá papel de destaque nesse cenário”, pontuou.

Falcette ainda destacou a necessidade de equilíbrio entre a produção de tilápia e peixes nativos, reforçando que ambas as cadeias podem crescer de forma complementar. “A tilápia é uma commodity global, com preço definido pelo mercado internacional, enquanto os peixes nativos possuem características próprias e grande potencial de valorização. As ações propostas beneficiam todo o setor”, completou.

O secretário-executivo Rogério Beretta enfatizou o papel estratégico dos peixes nativos, especialmente em regiões onde a criação de tilápia não é permitida. “Metade do estado não pode criar tilápia e precisa investir nessas espécies. O Plano Estadual já contempla o melhoramento genético, com foco em produtividade e manejo”, explicou.

Beretta também destacou o potencial de mercado e a demanda crescente por pescado nativo. “Há uma demanda expressiva, mas ainda precisamos ampliar a produção local, já que parte do pescado vem de outras regiões. Isso demonstra um mercado promissor, inclusive para exportação”, afirmou.

Segundo ele, o Governo do Estado já iniciou ações para impulsionar o setor, incluindo projetos de melhoramento genético e apoio à pesquisa. “O potencial é significativo, considerando nossos recursos hídricos e a estrutura existente. A expectativa é que esse debate fortaleça a integração entre técnicos e produtores e contribua para o crescimento da piscicultura em Mato Grosso do Sul”, concluiu.

A programação do encontro contou com painéis sobre edição genômica em peixes, resultados da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) na produção de pintado e perspectivas de mercado da tilápia, reforçando o compromisso com a inovação e o desenvolvimento sustentável do setor.

(*) Rosana Siqueira, Semadesc

CAE aprova acesso a dados sigilosos da CPI do Crime Organizado para investigar caso Banco Master

0
Foto: Rafael Fogaça / AscomGDA

Requerimento da senadora Damares Alves transfere quebras de sigilo bancário e fiscal para aprofundar análise sobre operações financeiras atípicas e o impacto no sistema financeiro nacional

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (14), o compartilhamento de documentos confidenciais da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado. O requerimento (REQ 52/2026 – CAE) , de autoria da senadora Damares Alves (Republicanos-DF), direciona os dados para o Grupo de Trabalho que acompanha o caso Banco Master.

A senadora Damares Alves defendeu a medida para garantir o rigor técnico das investigações. No texto do requerimento, a parlamentar explicou o desafio da apuração. “A complexidade dos fatos em apuração exige a reconstrução detalhada de operações financeiras, fluxos de capitais e estruturas societárias”, justificou a autora. Essa reconstrução exige “acesso a bases informacionais robustas e qualificadas”, completou.

O documento aprovado autoriza a transferência de relatórios de inteligência, registros de oitivas e quebras de sigilo fiscal e bancário. Os senadores membros da comissão devem utilizar essas informações para rastrear operações financeiras estruturadas, fluxos atípicos de capitais e fundos de investimento ligados ao caso.

O Grupo de Trabalho da CAE investiga atualmente as causas da deterioração do Banco Master. O objetivo é identificar possíveis fragilidades regulatórias e de governança que impactaram o sistema financeiro nacional.

A integração de dados entre as comissões parlamentares visa otimizar os recursos públicos. O texto do pedido ressalta que a CPI do Crime Organizado já consolidou um “acervo probatório de elevada densidade informacional, incluindo dados provenientes de quebras de sigilo bancário e fiscal”.

A autora do requerimento também destacou os benefícios práticos dessa integração de dados. Segundo a parlamentar, “a cooperação entre Comissões do Senado Federal contribui para a eficiência e a economicidade da atuação parlamentar”.

O acesso aos documentos bancários e fiscais seguirá regras rígidas de segurança. O Senado Federal garantirá a observância aos limites legais de sigilo. Apenas os membros do Grupo de Trabalho da CAE acessarão os dados, exclusivamente para a elaboração de relatórios e proposições legislativas.

PRF apreende 966 Kg de maconha na BR-267

0
Foto: PRF-MS

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 966 quilos de maconha, nesta terça-feira (14), em Nova Alvorada do Sul (MS). 

Em fiscalizações na BR-267, os policiais deram ordem de parada a um Fiat/Fastback, mas o condutor não obedeceu e iniciou fuga. Foi realizado o acompanhamento tático até que o motorista abandonou o veículo e empreendeu fuga a pé, não sendo localizado. 

No automóvel foram encontrados 961 quilos de maconha e 5 quilos de skunk. Os policiais também descobriram que o veículo possuía registro de roubo, desde fevereiro de 2026, no Rio de Janeiro. A ocorrência foi encaminhada à Polícia Civil em Nova Alvorada do Sul (MS).

Polícia Civil apreende mais de 2,8 kg de drogas e prende dois por tráfico em Aparecida do Taboado

0
Foto: PC-MS

A Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, por intermédio da Delegacia de Aparecida do Taboado, apreendeu, na última sexta-feira (10), mais de 2,8 quilos de entorpecentes. Dois indivíduos foram presos em flagrante por tráfico de drogas.

Por volta do meio-dia, os investigadores receberam a informação de que um veículo VW/Gol retornava de uma cidade vizinha transportando drogas para distribuição no município, principalmente na região do terminal rodoviário. Diante disso, a equipe se posicionou estrategicamente na entrada da cidade e localizou o automóvel por volta das 13h.

Foi realizado acompanhamento tático, com registro em vídeo, até a abordagem do veículo em via pública. No interior do carro, estavam dois indivíduos, de 21 e 18 anos. Durante a vistoria, os policiais encontraram três tabletes de maconha, totalizando aproximadamente 2,455 quilos, além de porções menores da mesma droga, somando cerca de 50 gramas. Também foi apreendido um tablete de crack, com peso aproximado de 408 gramas.

Os dois ocupantes foram presos em flagrante por tráfico de drogas. Um deles assumiu a propriedade dos entorpecentes e informou que havia mais drogas em sua residência, além de relatar que o material havia sido adquirido no município de Cassilândia. O outro declarou que foi contratado para realizar o transporte.

Em continuidade às diligências, a equipe foi até a residência do autor, onde, com autorização, realizou buscas e localizou uma balança de precisão, porções de cocaína (1,4 grama e 29,1 gramas) e um tablete de crack de 30,4 gramas, além de outros objetos relacionados ao tráfico.

Também foram apreendidos um aparelho celular e quantias em dinheiro que totalizam R$ 210. O veículo utilizado no transporte das drogas foi recolhido. Os dois foram encaminhados à Delegacia de Polícia e autuados em flagrante por tráfico de drogas, permanecendo à disposição da Justiça.

Polícia Civil prende autor de atropelamento ocorrido em Ribas do Rio Pardo

0
Foto: PC-MS

Na noite da última segunda-feira (13), a Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Ribas do Rio Pardo prendeu em flagrante um homem de 28 anos, suspeito de atropelar duas crianças no município. As vítimas foram socorridas e encaminhadas ao hospital local, apresentando escoriações e ferimentos, sem risco imediato de morte.

De acordo com investigação preliminar, o condutor da motocicleta trafegava em velocidade incompatível com a via, deixando de realizar conversão obrigatória e atingiu as crianças, que estavam próximas à calçada. Com o impacto, ele chegou a cair do veículo.

Testemunhas informaram a placa da moto, o que possibilitou a identificação do autor L.F.A.C. Ele foi localizado pelos policiais civis e preso em uma residência no bairro Jardim dos Estados, em Ribas do Rio Pardo.

A autoridade policial lavrou o auto de prisão em flagrante pelos crimes de lesão corporal culposa na direção de veículo automotor e dirigir sem a devida permissão gerando perigo de dano. O autor permanece à disposição da Justiça.

Cooperativas de MS ampliam reciclagem e chegam a 740 toneladas por ano com apoio de iniciativa da Suzano

0
Foto: Divulgação

Doação de empilhadeira semi elétrica e outros equipamentos fortalece cooperativas de Três Lagoas e Brasilândia e beneficia cerca de 30 agentes ambientais

Cooperativas de reciclagem em Brasilândia e Três Lagoas ampliaram sua capacidade de triagem e passaram a processar até 740 toneladas de materiais recicláveis por ano com apoio de iniciativa da Suzano, maior produtora mundial de celulose. A ação inclui a doação de equipamentos e maquinário, contribuindo para aumentar a eficiência das operações, melhorar as condições de trabalho e fortalecer a geração de renda de cerca de 30 agentes ambientais.

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações voltadas ao fortalecimento da economia circular e ao apoio a cooperativas locais, com foco na ampliação da reciclagem e na redução do volume de resíduos destinados a aterros. “Ao apoiar cooperativas da região, buscamos fortalecer a geração de renda, melhorar as condições de trabalho e ampliar a reciclagem de materiais, contribuindo para reduzir o volume de resíduos destinados a aterros”, destaca Andreone dos Santos Souza, coordenador de Relacionamento Social da Suzano em Mato Grosso do Sul.

Em Três Lagoas, André José da Silva, presidente da Corpazul (Cooperativa de Trabalho de Reciclagem Arara Azul), destaca os ganhos operacionais e de segurança após a chegada da empilhadeira semi elétrica. “Antes, o processo para empilhar os fardos levava cerca de 40 minutos e exigia muito esforço físico. Agora, conseguimos realizar a atividade em aproximadamente cinco minutos, com mais segurança e organização. Isso melhora a rotina da cooperativa e aumenta a eficiência do trabalho”, afirma.

O equipamento facilita a movimentação e a organização dos materiais, reduzindo o esforço físico dos cooperados, melhorando as condições de ergonomia e otimizando o espaço disponível para armazenamento.

Além da Corpazul, integrantes da Assobraa (Associação Brasilandense de Agentes Ambientais), em Brasilândia, também foram beneficiados com a entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), materiais e itens de apoio à gestão, como computador, fogão e lavadora. “Os equipamentos fazem diferença no dia a dia da associação, trazendo mais segurança para quem trabalha na triagem e melhorando as condições de trabalho. Esse apoio contribui diretamente para a rotina de todos que atuam aqui”, destaca Jociane Ferreira da Silva, presidente da entidade.

A associação, que possui mais de 20 anos de atuação, conta com oito integrantes e é responsável pela triagem de cerca de 12 toneladas mensais de recicláveis, o equivalente a aproximadamente 144 toneladas por ano.

A doação integra iniciativas voltadas à economia circular, com foco na geração de renda e no cuidado com o meio ambiente, além de contribuir para disseminar boas práticas de segurança no trabalho. “A iniciativa também contribui para fortalecer a cultura de segurança, promovendo melhores condições de trabalho e bem-estar para os agentes ambientais”, completa Andreone.

Aumento na coleta seletiva

Atualmente, a Corpazul conta com 23 integrantes e realiza a triagem de 40 a 50 toneladas de materiais recicláveis por mês, o que corresponde a até 600 toneladas por ano. Esse volume cresceu significativamente após outra parceria com a Suzano.

“No ano retrasado, recebemos um caminhão da Suzano, o que ampliou a nossa coleta seletiva em cerca de 30% a 40%. Tivemos um aumento expressivo na capacidade de coleta e a expectativa é continuar crescendo”, afirma o presidente da cooperativa. O caminhão foi adquirido por meio do Projeto de Reciclagem Inclusiva, em 2023.

Outra iniciativa que contribui para ampliar a coleta de recicláveis em Três Lagoas é o projeto Muro Consciente, desenvolvido em parceria com a Missão Salesiana. Instalado em 2023, no Instituto São Vicente, o espaço incentiva a participação da comunidade na separação e no descarte correto de materiais recicláveis.

Os resíduos coletados são encaminhados para triagem pela Corpazul, contribuindo para aumentar o volume processado pela cooperativa e gerar renda para os cooperados. A iniciativa também contribui para sensibilizar a população sobre a importância da reciclagem e da participação da comunidade na cadeia de reaproveitamento de materiais.

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina e líder no segmento de papel higiênico no Brasil. A companhia adota as melhores práticas de inovação e sustentabilidade para desenvolver produtos e soluções a partir de matéria-prima renovável. Os produtos da Suzano estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, cerca de 25% da população mundial, e incluem celulose; itens para higiene pessoal como papel higiênico e guardanapos; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis para imprimir e escrever, entre outros produtos desenvolvidos para atender à crescente necessidade do planeta por itens mais sustentáveis. Entre suas marcas no Brasil estão Neve®, Pólen®, Suzano Report®, Mimmo®, entre outras. Com sede no Brasil e operações na América Latina, América do Norte, Europa e Ásia, a empresa tem mais de 100 anos de história e ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: www.suzano.com.br.

Dia das Mães deve injetar mais de R$ 452 milhões na economia de MS em 2026

0
A pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 31 de março de 2026, com base em uma amostra de 2.515 consumidores. (Foto: Shutterstock)

Entre os produtos mais procurados estão roupas, cosméticos, flores e acessórios de acordo com levantamento do Sebrae/MS e IPF-MS

O Dia das Mães será celebrado em 10 de maio de 2026 e deve impulsionar o comércio em Mato Grosso do Sul. De acordo com a Pesquisa de Intenção de Consumo realizada pelo Sebrae/MS, em parceria com o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS (IPF-MS), presentes e comemorações seguem como as principais formas de homenagem. Neste ano, a data deve movimentar cerca de R$ 452,6 milhões na economia estadual, com consumidores mais seletivos e estratégicos na hora de comprar.

Do total estimado, a pesquisa aponta que aproximadamente R$234,73 milhões devem ser destinados à compra de presentes, enquanto R$217,85 milhões devem ser direcionados às comemorações. Assim, 64,17% dos consumidores pretendem presentear, com gasto médio de R$242,94, e 66,08% devem celebrar a data, com gasto médio de R$218,95.

O estudo mostra que roupas lideram as intenções de compra, com 27,3% de preferência, seguidas por perfumes e cosméticos, com 26%. Itens como flores, cestas e acessórios também aparecem entre as escolhas. A qualidade do produto aparece como principal fator de decisão, citada por 48,39% dos consumidores, seguida pela preferência da pessoa presenteada (43,87%).

Segundo o analista-técnico do Sebrae/MS, Paulo Maciel, o preço, embora relevante, aparece em segundo plano, reforçando que o valor percebido tem papel importante na escolha. Ele enfatiza que outro dado relevante é a predominância das compras presenciais, apontada por 73,98% dos que vão às compras, com destaque para as lojas localizadas no centro, além das lojas de bairro, citadas por 10,78%. “Esse cenário é uma oportunidade de ouro para o comércio, valorizando o comércio de bairro e o atendimento nas lojas físicas”, avalia o analista.

O estudo apresenta que estratégias voltadas à experiência de compra, como bom atendimento (67,85%), disponibilidade de produtos e organização da vitrine são decisivas para a conversão de vendas no ambiente físico. Além disso, condições de pagamento revelam-se determinantes: 64,3% dos consumidores priorizam descontos à vista, enquanto o parcelamento no cartão aparece como alternativa relevante para parte do público.

“É importante notar que o cliente está mais atento e informado. Vinte e oito por cento dos consumidores vão pesquisar preços em várias lojas, e 21% farão a comparação entre o físico e o online. O público busca o melhor custo-benefício, isso reforça a necessidade de o lojista ter estratégias claras de captação para converter interesses em compra real, focando na qualidade, que é a prioridade para 48% dos compradores”, complementa Paulo.

Preferência por comemoração

Nas comemorações, a maioria dos consumidores opta por momentos em família. Cerca de 52% pretende celebrar em casa, preparando uma refeição, enquanto uma parcela menor escolhe sair para restaurantes ou realizar passeios. Paulo Maciel, explica que o comportamento reforça uma tendência de celebrações mais intimistas, sem perder o significado da data. “Estratégias como kits prontos e serviços personalizados são diferenciais para aumentar o faturamento. O segredo é organizar o estoque e preparar a equipe para aproveitar o afeto da data e transformar isso em ótimos resultados para o seu negócio”, orienta o analista-técnico do Sebrae/MS.

Segundo a economista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS, Regiane Dedé de Oliveira, em 2026, o volume financeiro se mantém próximo ao registrado em 2025, com uma leve retração de 3,3% na intenção de consumo em relação ao ano anterior. “O comportamento do consumidor neste ano evidencia um perfil mais cauteloso, porém engajado com a data. Mesmo diante de um cenário econômico que exige maior controle financeiro, os consumidores não deixam de participar das celebrações, mas adotam decisões de compra mais planejadas, priorizando o uso consciente do orçamento”, explica.

A pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 31 de março de 2026, com base em uma amostra de 2.515 consumidores entrevistados em nove municípios de Mato Grosso do Sul: Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Bonito, Corumbá/Ladário, Três Lagoas, Nova Andradina e Naviraí.

Mais informações sobre as ações realizadas pelo Sebrae/MS e parceiros podem ser obtidas pelo telefone 0800 570 0800 ou pelo site ms.sebrae.com.br.

Delegado Geral participa de evento segurança públlica em São Paulo

0
Foto: Divulgação

O Delegado-Geral da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul – Lupérsio Degerone Lúcio – participou na manhã desta terça-feira (14) da abertura do Summit LAAD 2026, uma feira que reúne palestras e debates estratégicos, ligados às propostas e expectativas do poder público com relação à segurança, avanços tecnológicos, ferramentas disponíveis, integração de dados, desafios, entraves e oportunidades para a segurança pública, entre outros temas.

Representantes das Delegacias-Gerais do Piauí, Acre, Amapá, Paraíba, Rondônia, Ceará, Rio Grande do Sul, Roraima e Bahia também estiveram presentes.

Delegado Geral participa de evento segurança públlica em São Paulo
Foto: Divulgação

Alguns dos temas dos debates são: Prevenção de crimes com o uso de IA: transformando a Segurança Pública com o X-Crime; Investigando e salvando vidas de crianças e adolescentes on-line; Crime Organizado Transnacional, Combate ao crime organizado: inteligência integrada à recuperação de ativos; Estratégias Integradas de proteção à mulher: tecnologia, atendimento especializado e políticas públicas de Segurança Pública; Integração que protege: como conectar dados, forças e estratégias para uma segurança pública mais eficiente, Fiscalização de Fronteiras – Combate ao Crime.

O Summit LAAD acontece no Transamerica Expo Center, em São Paulo/SP e segue até o dia 16 de abril. A participação no evento 2026 é gratuita e a programação completa está no site do evento – https://laadexpo.com.br/security/pt/ 

Governo de MS e LIDE discutem desenvolvimento econômico na Expogrande

0
Foto: Divulgação

O desenvolvimento do agronegócio, da agroindústria e da economia de Mato Grosso do Sul foram abordados durante o Fórum LIDE Agro Expogrande, um dos principais encontros de lideranças do agronegócio dentro da programação oficial da Expogrande.

O governador Eduardo Riedel e a primeira-dama Mônica Riedel participaram da abertura do evento realizado na manhã desta terça-feira (14). “Realizamos diversas ações para captar recursos e empresas para se instalarem em Mato Grosso do Sul, a partir de uma visão estratégica. Diante de uma agenda global de transição energética, segurança alimentar e sustentabilidade, são três grandes temas que o Estado se colocou como player global na produção e industrialização”, disse Riedel.

Governo de MS e LIDE discutem desenvolvimento econômico na Expogrande
Governo de MS e LIDE discutem desenvolvimento econômico na Expogrande

Com a presença de lideranças empresariais, autoridades públicas e representantes do setor produtivo, o encontro também teve como destaque o processo de diversificação da matriz produtiva de Mato Grosso do Sul e o cenário agroindustrial global, com seus desafios e oportunidades.

Como parte da programação serão realizados os painéis “Mulheres do Agro” – que reúne executivas, produtoras rurais e lideranças femininas para debater o protagonismo das mulheres na gestão e na inovação do setor –, e “Brasil e Mato Grosso do Sul: Potência Agroindustrial no Cenário Global” – que discute os desafios e oportunidades para ampliar a competitividade e a presença do agronegócio brasileiro nos mercados internacionais.

O encontro reuniu importantes lideranças do setor produtivo, consolidado como um espaço qualificado para o debate de políticas públicas, investimentos, inovação e desenvolvimento sustentável do agronegócio brasileiro.

Governo de MS e LIDE discutem desenvolvimento econômico na Expogrande
Governo de MS e LIDE discutem desenvolvimento econômico na Expogrande
Governo de MS e LIDE discutem desenvolvimento econômico na Expogrande

Como parte das atividades da Expogrande, o Governo do Estado por meio da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso do Sul), realiza reuniões e encontros com representantes de diversas cadeias produtivas e segmentos econômicos.

Também participaram do evento o presidente do LIDE MS, Aurélio Rocha, além do presidente da Acrissul, Guilherme Bumlai e o presidente da FIEMS e chairman do LIDE MS, Sérgio Longen, além de outras lideranças nacionais ligadas ao setor produtivo.

Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Fotos: Saul Schramm, Secom/MS

PARTICIPE – Comitê da Dengue será nesta quinta-feira (16) a partir das 8h

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

No dia 16 de abril, quinta-feira, a Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizará mais uma reunião do Comitê Municipal de Mobilização e Combate ao Aedes, o evento é aberto a toda população.

O Comitê tem como objetivo e contribuir na luta contra o Aedes Aegypti, discutindo e debatendo ideias para ações de contenção do número de casos notificados suspeitos de Dengue, registrados no Município.

É de competência do Comitê acompanhar e estabelecer estratégias de ações voltadas à prevenção e controle das arboviroses; planejar continuamente as atividades de combate à Dengue, Zika vírus e Chikungunya e criar estratégias para o alcance de respostas rápidas frente a epidemias

SERVIÇO

Comitê Municipal de Mobilização e Combate ao Aedes aegypti
Data: Dia 16/04 (quinta-feira)
Horário: 8h
Local: Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SSPM)
Endereço: Rua Manoel Pedro de Campos, nº 1050, bairro Nossa Senhora Aparecida

Concen-MS manifesta preocupação com reajuste tarifário da Energisa MS e aponta impactos futuros

0
Foto: Wander Faria / Sendi

O reajuste tarifário anual de 2026 da Energisa Mato Grosso do Sul motivou uma atuação intensa do Conselho de Consumidores da Área de Concessão da Energisa MS (Concen-MS), que realizou, ao longo da última semana, reuniões técnicas e institucionais com o Ministério de Minas e Energia (MME) e Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para avaliar os efeitos da medida sobre os consumidores do estado.

Como resultado dessas discussões, o Conselho formalizou seu posicionamento por meio da Carta encaminhada à diretora relatora do processo na ANEEL, Agnes Maria de Aragão da Costa, no âmbito do processo nº 48500.030641/2025-41.

No documento, o Concen-MS, que representa cerca de 1,17 milhão de consumidores, manifesta preocupação com a variação do reajuste, que passou de +1,39% em 2025 para +12,93% em 2026, sendo +13,22% para consumidores de alta tensão e +12,93% para baixa tensão.

A análise do Conselho destaca que o principal fator de pressão sobre as tarifas está relacionado aos encargos setoriais, especialmente aqueles vinculados à Conta de Desenvolvimento Energético (CDE). Entre os dados apontados, estão a elevação de 12,2% no componente TE CDE GD e o aumento de 53% na TUSD CDE em relação ao ciclo anterior, evidenciando que a composição tarifária é fortemente influenciada por políticas públicas setoriais.

Outro ponto central da manifestação é o diferimento tarifário, mecanismo previsto pela regulação que permite suavizar o impacto imediato do reajuste. De acordo com o documento, a medida reduziria o índice médio em cerca de 0,80 ponto percentual, passando de aproximadamente 12,91% para 12,11%. No entanto, o Conselho ressalta que o diferimento representa um custo futuro ao consumidor.

Isso porque o valor estimado em R$ 21 milhões será corrigido pela taxa Selic e incorporado às tarifas do ciclo seguinte. O Concen-MS alerta que, caso as condições econômicas permaneçam pressionadas, o acúmulo desses valores, somado a outros componentes da Parcela A — como encargos e custos de transmissão — pode resultar em um cenário tarifário mais oneroso em 2027.

O documento também observa que, embora o diferimento atenda a uma necessidade de curto prazo, ele implica a postergação de custos com incidência de juros, o que pode comprometer o princípio da modicidade tarifária no médio prazo. Além disso, destaca que a distribuidora passa a ter o direito regulatório de recompor esses valores no ciclo seguinte, independentemente da capacidade de pagamento dos consumidores.

Diante desse contexto, o Concen-MS defende a necessidade de uma abordagem estrutural para a composição tarifária, com revisão dos encargos setoriais, especialmente aqueles relacionados a políticas públicas, como os subsídios à micro e minigeração distribuída, cujos custos são rateados entre todos os consumidores.

O Conselho também se posiciona favorável ao diferimento, desde que sejam observados os critérios regulatórios estabelecidos pela ANEEL e que a atualização dos valores ocorra por índices que não ampliem excessivamente o impacto futuro, mencionando inclusive discussões em curso no âmbito federal sobre alternativas de financiamento.

Para a presidente do Concen-MS, Rosimeire Costa, o momento exige equilíbrio nas decisões. “É fundamental que o processo tarifário considere tanto a sustentabilidade do setor quanto os efeitos diretos sobre o consumidor. As decisões precisam ser avaliadas com responsabilidade, especialmente em relação aos impactos futuros que podem recair sobre a população”, afirma.

O Concen-MS seguirá acompanhando o processo junto à ANEEL, contribuindo tecnicamente para o debate e defendendo soluções que promovam maior previsibilidade e equilíbrio na formação das tarifas de energia elétrica.

Atletismo Feminino da Sejuvel conquista título de campeão estadual de atletismo Sub-14 em Campo Grande

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

A equipe de atletismo da Prefeitura de Três Lagoas, vinculada à Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL), teve um fim de semana de grandes conquistas nos dias 11 e 12 de abril, durante o Campeonato Estadual Loterias Caixa de Atletismo Sub-14 e Sub-23, além do Torneio Estadual Sub-18, realizados em Campo Grande (MS), sob organização da Federação de Atletismo de Mato Grosso do Sul (FAMS).

O principal destaque foi o desempenho da equipe feminina, que garantiu o título de campeã estadual na categoria Sub-14 e o vice-campeonato na categoria Sub-18 na classificação geral por pontos, evidenciando a força da nova geração do atletismo três-lagoense.

Além das conquistas coletivas, diversas atletas se destacaram individualmente, garantindo medalhas e posições de destaque em diferentes provas. Entre os resultados, Isabela Domingos brilhou ao conquistar o título no lançamento do disco e no arremesso de peso. Larissa Vitória e Maria Alice também tiveram bom desempenho nos 60 metros com barreiras, prova em que Maria Alice ficou com o vice-campeonato.

Outro nome de destaque foi Ludimila, campeã no salto triplo, enquanto Sophia Lopes Ferreira conquistou o ouro nos 100 metros rasos, repetindo o bom desempenho também nos 200 metros no Sub-18. Já Samantha Lima garantiu o vice-campeonato no arremesso de peso na categoria Sub-23.

A equipe ainda contou com resultados expressivos em provas de revezamento e resistência. Larissa Vitória foi campeã nos 800 metros, nos 60 metros com barreiras e no revezamento 5×50 metros. Elloá da Silva Morais venceu nos 2.000 metros de marcha atlética e também integrou o revezamento campeão. Amanda Hapuque Cruz Jesuíno e Lays Nicodemos dos Santos também contribuíram para o título com vitórias no revezamento.

No Sub-18, além de Sophia, outros destaques foram Maria Fernanda Andrade, campeã nos 400 e 800 metros; Isabela Oliveira, campeã no arremesso de peso e vice no lançamento do disco; e Maria Luiza Pereira, campeã no salto em distância e terceira colocada nos 100 metros.

Os atletas foram acompanhados pelos técnicos Reynaldo Abrão Camargo e Alex Neres da Cruz, além da equipe de apoio, e contaram com suporte da Prefeitura de Três Lagoas, que garantiu estrutura de transporte, alimentação e hospedagem a todos.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.