15.6 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de junho de 2026
Início Site Página 105

Atletismo Feminino da Sejuvel conquista título de campeão estadual de atletismo Sub-14 em Campo Grande

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

A equipe de atletismo da Prefeitura de Três Lagoas, vinculada à Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL), teve um fim de semana de grandes conquistas nos dias 11 e 12 de abril, durante o Campeonato Estadual Loterias Caixa de Atletismo Sub-14 e Sub-23, além do Torneio Estadual Sub-18, realizados em Campo Grande (MS), sob organização da Federação de Atletismo de Mato Grosso do Sul (FAMS).

O principal destaque foi o desempenho da equipe feminina, que garantiu o título de campeã estadual na categoria Sub-14 e o vice-campeonato na categoria Sub-18 na classificação geral por pontos, evidenciando a força da nova geração do atletismo três-lagoense.

Além das conquistas coletivas, diversas atletas se destacaram individualmente, garantindo medalhas e posições de destaque em diferentes provas. Entre os resultados, Isabela Domingos brilhou ao conquistar o título no lançamento do disco e no arremesso de peso. Larissa Vitória e Maria Alice também tiveram bom desempenho nos 60 metros com barreiras, prova em que Maria Alice ficou com o vice-campeonato.

Outro nome de destaque foi Ludimila, campeã no salto triplo, enquanto Sophia Lopes Ferreira conquistou o ouro nos 100 metros rasos, repetindo o bom desempenho também nos 200 metros no Sub-18. Já Samantha Lima garantiu o vice-campeonato no arremesso de peso na categoria Sub-23.

A equipe ainda contou com resultados expressivos em provas de revezamento e resistência. Larissa Vitória foi campeã nos 800 metros, nos 60 metros com barreiras e no revezamento 5×50 metros. Elloá da Silva Morais venceu nos 2.000 metros de marcha atlética e também integrou o revezamento campeão. Amanda Hapuque Cruz Jesuíno e Lays Nicodemos dos Santos também contribuíram para o título com vitórias no revezamento.

No Sub-18, além de Sophia, outros destaques foram Maria Fernanda Andrade, campeã nos 400 e 800 metros; Isabela Oliveira, campeã no arremesso de peso e vice no lançamento do disco; e Maria Luiza Pereira, campeã no salto em distância e terceira colocada nos 100 metros.

Os atletas foram acompanhados pelos técnicos Reynaldo Abrão Camargo e Alex Neres da Cruz, além da equipe de apoio, e contaram com suporte da Prefeitura de Três Lagoas, que garantiu estrutura de transporte, alimentação e hospedagem a todos.

Homem é preso com revólver irregular na MS-141, em Nova Andradina

0
Foto: Jornal da Nova

Arma e munições foram apreendidas durante fiscalização da Polícia Militar Rodoviária na zona rural do município

Um homem de 63 anos foi preso no início da noite do último domingo (12) após ser flagrado com uma arma de fogo irregular na rodovia MS-141, em Nova Andradina.

A abordagem ocorreu durante fiscalização de rotina realizada por uma equipe da Polícia Militar Rodoviária (PMR), no km 51 da rodovia, próximo ao rio Ivinhema, em trecho de estrada cascalhada na zona rural do município.

Durante vistoria no veículo, os policiais localizaram um revólver calibre .32, da marca Rossi, acompanhado de cinco munições intactas. Questionado, o suspeito afirmou que adquiriu a arma por R$ 1,5 mil no distrito de Nova Casa Verde.

Diante da situação, ele recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Nova Andradina. A arma foi apreendida.

(*) Da Hora Bataguassu

Saiba como solicitar a isenção de taxa no Enem 2026

0
Divulgação/SED

Garanta sua isenção de taxa de inscrição e concorra a uma vaga no Ensino Superior

O acesso ao Ensino Superior está a um passo de distância para milhares de estudantes da Rede Estadual de Ensino, mas esse passo precisa ser dado até o dia 24 de abril (aqui).

Quem faltou aos dois dias de prova em 2025 deve justificar a ausência para garantir o benefício.

Sua vaga no Ensino Superior

O exame abre as portas para universidades públicas e privadas em todo o Brasil e você merece este lugar.

O pedido deve ser feito na Página do Participante, no site do Inep: enem.inep.gov.br/participante.

Quem tem direito à isenção

O benefício contempla estudantes matriculados no 3º ano do Ensino Médio em Escola Pública em 2026.

Se você cursou todo o Ensino Médio em Escola Pública ou é bolsista integral em Escola Privada com renda familiar de até um salário mínimo e meio, aproveite esta chance.

Condição válida, também, para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica inscritas no CadÚnico e participantes do programa Pé-de-Meia, do MEC.

A aprovação da justificativa de ausência no Enem 2025 e/ou da solicitação de isenção da taxa de inscrição no Enem 2026 não garante a efetivação da inscrição no Enem 2026.

Os interessados devem acompanhar a publicação do edital específico, a partir de 8 de maio.

Uma novidade

Este ano, a solicitação de tratamento pelo nome social, antecipadamente, pode ser feita já no ato do pedido de isenção. A medida facilita o cadastro do nome social em todas as fases do exame. Vale ressaltar que o nome deve constar no cadastro da Receita Federal.

Não deixe para depois

O Enem é uma das principais portas de acesso ao Ensino Superior no Brasil e garantir a isenção é assegurar esta oportunidade. O prazo termina em 24 de abril. Aproveite.

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul já está na torcida por você.

(*) Gilberto Junior, SED

Governo oferece curso de comércio exterior para qualificar jovens de municípios impactados pela Rota Bioceânica

0
Foto: Toninho Ruiz

O Governo do Estado, por meio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), em parceria com a UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), está com inscrições abertas para o Curso de Extensão em Comércio Exterior, com foco em Mato Grosso do Sul e nas oportunidades associadas ao Corredor Bioceânico de Capricórnio, conhecido como Rota Bioceânica. A formação é voltada para jovens de 17 a 29 anos, residentes em Porto Murtinho, Jardim, Bataguassu, Bela Vista e Itaquiraí, que já possuam Ensino Médio completo. Não é exigida experiência prévia.

O curso é gratuito e será ofertado na modalidade EAD, com carga horária de 94 horas, combinando atividades assíncronas, aulas síncronas e ações voltadas à empregabilidade. As inscrições podem ser feitas até o dia 19 de abril, pela plataforma MS Qualifica (www.msqualifica.ms.gov.br) e as aulas têm início previsto para o dia 20 de abril. Ao todo, serão ofertadas 100 vagas, distribuídas de forma igualitária entre os municípios atendidos.

A iniciativa integra o programa MS Qualifica e tem por objetivo capacitar os alunos em fundamentos de comércio exterior, conectando a formação técnica à realidade econômica do Estado. O conteúdo abrange desde conceitos básicos, como processos de exportação e importação, logística internacional, regimes aduaneiros e câmbio, até temas aplicados à realidade regional, como o perfil exportador de Mato Grosso do Sul, a infraestrutura logística e o papel da Rota Bioceânica na integração com mercados internacionais.

O secretário da Semadesc, Artur Falcette, destaca que a qualificação profissional é parte estratégica do processo de desenvolvimento regional, especialmente diante das transformações logísticas em curso. “A Rota Bioceânica é um projeto estratégico que vai transformar a logística e a economia de Mato Grosso do Sul, ampliando a competitividade e promovendo integração com mercados internacionais. Ela representa uma nova fronteira de desenvolvimento para o Estado e para o Brasil. Preparar a nossa população, especialmente os jovens, para esse novo cenário é fundamental para que essas oportunidades se convertam em geração de renda e emprego”, afirmou.

O curso também prevê a abordagem de temas diretamente relacionados à Rota Bioceânica, incluindo sua implementação, impactos econômicos e oportunidades de negócios, além de estudos de caso e interação com profissionais do setor. A proposta inclui ainda atividades voltadas à empregabilidade e a formação de um banco de talentos qualificados nos municípios atendidos.

Para o secretário-executivo de Qualificação Profissional e Trabalho, Esaú Aguiar, a iniciativa reforça o papel da qualificação como instrumento de inclusão produtiva. “Estamos levando formação técnica para regiões estratégicas do Estado, alinhando o conteúdo às demandas reais do mercado. Esse curso cria condições para que os jovens tenham acesso a novas oportunidades, especialmente em áreas que tendem a crescer com a consolidação da Rota Bioceânica, fortalecendo a inserção profissional e a geração de renda no interior”, destacou.

A formação terá início em 20 de abril, com previsão de conclusão no dia 30 de junho de 2026. Ao final, os participantes que cumprirem todas as etapas receberão certificado de Curso de Comércio Exterior com ênfase em Mato Grosso do Sul.

Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (67) 3312-3361.

(*) Marcelo Armôa, Semadesc

Domingo (19) tem mais uma edição do “A Rua é Nossa” com lazer, cultura e gastronomia para todos

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

A população já pode se programar para um domingo especial e cheio de atividades em Três Lagoas. No próximo dia 19 de abril, será realizada mais uma edição do projeto “A Rua é Nossa”, que promete reunir famílias e amigos em um ambiente de convivência, cultura e diversão.

O evento acontece das 14h às 19h, na Rua Aldair Rosa de Oliveira, localizada na Circular da Lagoa Maior, espaço que será novamente adaptado para receber o público com segurança e estrutura voltada ao lazer comunitário.

A ação é fruto da parceria entre as Secretarias de Assistência Social e a pasta de Turismo e Cultura, fortalecendo o trabalho conjunto em prol da comunidade e ampliando o acesso à cultura e ao lazer.

PROGRAMAÇÃO PREVISTA

Com uma programação diversificada, a iniciativa contará com apresentações culturais e atividades para todas as idades. Um dos destaques será a participação do Serviço de Fortalecimento de Vínculos, por meio do Programa AABB Comunidade, que levará ao público uma apresentação de dança coordenada pelo professor Bruno. O evento também terá a presença especial de duas crianças que já participaram do programa The Voice Kids.

A Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (SETURC), também marcará presença com a participação do professor Lucas Gomes, acompanhado por integrantes do coral infantil, reforçando o incentivo às manifestações artísticas locais.

A programação segue com atrações animadas, como a atividade de RitBox comandada pela professora Verônica Fiorotto, além da apresentação do grupo Estrelinhas do Novo Oeste, sob coordenação da professora Ana Paula, com um número de Fit Dance voltado ao público infantil.

Aos 67 anos, Inocência vive novo ciclo de desenvolvimento com presença da Arauco

0

Impulsionado pelo Projeto Sucuriú, o município sente os reflexos da transformação: retorno de moradores, geração de renda e novos empreendimentos mostram como o avanço começa a redesenhar a realidade local

Ao completar 67 anos de emancipação política neste 4 de abril, o município de Inocência (MS) vive um novo ciclo de desenvolvimento. Especialmente a partir de 2025, os setores de comércio e serviços começaram a ganhar fôlego, surgiram novas oportunidades de fonte e renda. A cidade cresceu, enquanto a infraestrutura urbana vem sendo ampliada e modernizada, por exemplo, com iniciativas como o Plano Estratégico Socioambiental (PES) do Projeto Sucuriú, da Arauco. E os reflexos desta transformação já são percebidos no dia a dia pela população.

O crescimento deixou de ser expectativa para se tornar realidade nas ruas, nos negócios e na vida das pessoas, como o empresário Leandro Rodrigues dos Santos, do setor de hotelaria. Nascido em Inocência, Leandro, proprietário do LL Hotel, é de uma geração que precisou deixar a cidade ainda jovem por falta de perspectivas.

Aos 67 anos, Inocência vive novo ciclo de desenvolvimento com presença da Arauco
Leandro Rodrigues – LL Hotel (Assessoria)

“Eu, minha irmã e meu irmão tivemos que ir embora para buscar crescimento profissional, estudar, trabalhar. Isso acontecia muito aqui”, conta. Nesse período, trabalhando como técnico de segurança do trabalho, ele passou por São Paulo e Minas Gerais, sonhando com a possibilidade de retornar à cidade-natal.

Esse retorno começou a se desenhar quando a região passou a viver um novo movimento econômico, ainda ligado à atividade florestal. Mesmo antes da confirmação da decisão de instalação da fábrica da Arauco, a demanda por serviços já dava sinais de mudança. Leandro soube ler os sinais e acreditou neles. “A gente começou a construir um hotel pensando nessa movimentação. No meio da obra, veio a confirmação da fábrica. Foi melhor do que a gente imaginava”, relembra. O hotel, previsto inicialmente para ter 14 apartamentos, precisou ser ampliado para acompanhar o ritmo da cidade. Hoje, são 28 quartos com alta ocupação constante. “Se tivéssemos 40 ou 50, estariam cheios”, afirma.

O crescimento do negócio ajuda na geração de renda. Atualmente, sete moradores de Inocência trabalham no hotel. Para Leandro, a principal mudança não está nos números, mas na forma como a cidade passou a reorganizar suas próprias histórias. “Antes, as famílias eram separadas. As pessoas iam embora. Agora, está acontecendo o contrário: as pessoas estão voltando. As famílias estão se reunindo de novo”, comemora, observando que há um movimento crescente de novos empreendimentos, com moradores que antes tinham poucas perspectivas, mas que, agora, também enxergam oportunidades reais de crescimento.

Essa transformação é visível no cotidiano do comércio local. João Pedro Luiz Azambuja, do CH Food Park, acompanha o aumento no fluxo de pessoas e a mudança no ritmo da cidade, que impulsionou seu negócio. Natural de Inocência, João Pedro concretizou um sonho que começou de forma simples, dentro de casa, com lanches artesanais por delivery e ganhou um espaço próprio, bem no centro da cidade.

Aos 67 anos, Inocência vive novo ciclo de desenvolvimento com presença da Arauco
João Pedro – CH Food Park (Foto: Assessoria)

Para ele, a chegada da Arauco impulsionou diretamente o negócio. “Nossa realidade financeira melhorou bastante. Isso nos deu a possibilidade de ampliar o espaço e proporcionar mais qualidade de vida para nossa família”, afirma. O que começou com três pessoas, hoje, já reúne mais de 10 colaboradores. “Foi um passo de fé, cheio de esperança. Nada disso seria possível sem o apoio fundamental da minha esposa, Thalita, da minha sogra, Erika, e do meu cunhado, Eduardo. Somos uma empresa familiar que não abre mão da qualidade”, conta.

Aos 67 anos, Inocência vive novo ciclo de desenvolvimento com presença da Arauco
Lina Luiza – Associação Comercial Inocência (Foto: Assessoria)

A força feminina no empreendedorismo local também é um marco desse novo ciclo. Lina Luíza Campos, produtora rural e empresária no setor de combustíveis, relata que o centro de Inocência pulsa em um novo ritmo para atender à demanda: estabelecimentos que antes fechavam cedo, agora, estendem o horário até as 20h e abrem aos domingos e feriados.

“É nítido o movimento de profissionalização. Muitos buscam qualificações e já integram tecnologias como a inteligência artificial em seus processos, enquanto outros ainda amadurecem suas estratégias para encontrar diferenciais neste novo momento”, pontua Lina, que também é presidente da Associação Comercial e acompanha de perto a abertura de quase duas novas empresas por semana na cidade.

Para Lina, o maior legado é a valorização humana e a transformação social que a parceria entre indústria e comunidade proporciona. “Aumentamos nosso efetivo e a renda dos nossos colaboradores para acompanhar o mercado. Fazer parte desta história e ver a evolução da cidade onde escolhi criar meus filhos nos traz muito orgulho; Inocência nunca mais será a mesma”, informa a empresária, que também atua em conselhos municipais de desenvolvimento e educação.

Plano Estratégico Socioambiental

Nesse movimento de mudança, o Projeto Sucuriú se entrelaça com a história da cidade, passando a fazer parte do seu dia a dia. “Inocência está de parabéns pelos seus 67 anos e por esse momento de desenvolvimento. A Arauco tem o compromisso de contribuir para esse crescimento de forma planejada, respeitando a história do município e gerando oportunidades para a população”, diz Theófilo Militão, diretor de Sustentabilidade e Relações Institucionais da empresa.

Segundo ele, o investimento de US$ 4,6 bilhões no Projeto Sucuriú, a primeira fábrica de celulose da Companhia no Brasil, demonstra a confiança da Arauco no município e na região. “Mas este empreendimento não vem sozinho; ele traz consigo iniciativas estruturantes que contribuem para evolução de Inocência, como é o caso do Plano Estratégico Socioambiental (PES), que reúne empresa, poder público e comunidade em um modelo de governança compartilhada”, ressalta o executivo, acrescentando que R$ 85 milhões estão sendo aplicados em áreas como saúde, educação, infraestrutura e geração de renda, com ações pensadas para acompanhar a expansão do município.

Os efeitos no cotidiano são visíveis. A cidade ampliou vagas na educação infantil, melhorou o transporte escolar, reforçou a estrutura de saúde e avançou na organização do sistema público. Também houve investimentos em infraestrutura, com obras de pavimentação e drenagem, implantação de rede de fibra óptica e contribuição para o processo de homologação de uma pista de pouso, fortalecendo a mobilidade e a logística.

Esse avanço também se reflete em áreas essenciais para a população. Na educação, Inocência se destaca pelo desempenho no Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), com índice de aprovação de 63%, bem acima da média nacional, que foi de 12,5%. O resultado está ligado à oferta de curso preparatório gratuito, realizado em parceria com a Prefeitura, e acompanha a elevação da escolaridade num cenário em que a qualificação passa a ser decisiva para o acesso às novas oportunidades.

A certificação escolar tem funcionado como porta de entrada para outras iniciativas, como o programa Abrace este Projeto, desenvolvido em parceria com o Senai, que oferece 560 vagas em cursos técnicos gratuitos voltados à indústria de celulose, com bolsa-auxílio para os participantes.

Na saúde, os investimentos também alcançam a rede regional. Em Três Lagoas, referência para atendimentos de média e alta complexidade, a Arauco destinou R$ 2,3 milhões para fortalecer hospitais e ampliar a oferta de exames e consultas especializadas, beneficiando pacientes de toda a região, incluindo Inocência.

Aos 67 anos, Inocência vive novo ciclo de desenvolvimento com presença da Arauco
Rio Sucuriú, em Inocência, deu origem ao nome do Projeto (Foto: Arauco assessoria)

Sobre o Projeto Sucuriú

O Projeto Sucuriú marca a entrada da divisão de celulose da Arauco no Brasil. O investimento de US$4.6 bilhões inclui a construção de uma planta com capacidade de produção de 3,5 milhões de toneladas de fibra curta de celulose/ano. Está localizado em uma área de 3.500 hectares, a 50 quilômetros do centro da cidade de Inocência (MS) e ao lado do Rio Sucuriú. A etapa de terraplanagem começou em 2024 e a previsão de entrada em operação é no final de 2027.

Em todas as fases desenvolvimento do Projeto, e de maneira contínua, monitora e respeita a biodiversidade local, identificando espécies de flora e fauna nativas da região, além de fazer o mapeamento das áreas prioritárias para conservação.

Durante as obras, a Arauco vai oferecer capacitação e gerar mais de 14 mil oportunidades de trabalho. Depois do start up, o Projeto Sucuriú empregará cerca de 6 mil pessoas nas unidades Industrial, Florestal e operações de Logística. O propósito é impulsionar o desenvolvimento social e econômico para toda região, fomentando um aumento na geração de renda e na arrecadação de impostos, além de contribuir para atrair investimentos.

Sobre a Arauco Brasil

No país desde 2002, a Arauco atua nos segmentos Florestal e de Madeiras com o propósito de, a partir da natureza e de fontes renováveis, contribuir com as pessoas e o planeta. Emprega mais de 3000 colaboradores próprios e conta com 5 unidades industriais brasileiras.

As plantas estão distribuídas entre a produção de painéis, em três fábricas localizadas nas cidades de Jaguariaíva (PR), Ponta Grossa (PR) e Montenegro (RS); painéis e molduras, na planta localizada em Piên (PR); resinas e químicos, na unidade de Araucária (PR) e, em 2027, prepara-se para inaugurar sua primeira fábrica de celulose brasileira em Inocência (MS).

Com atuação orientada por práticas ESG, a Arauco possui certificação FSC® (Forest Stewardship Council®) em suas florestas, que reconhece o manejo ambientalmente responsável, socialmente justo e economicamente viável. Globalmente e no país, opera primando pela gestão responsável da água, a conservação da biodiversidade e a retirada de gás carbônico da atmosfera.

(*) Assessoria – COR COMUNICAÇÃO

A Reforma Tributária expõe o caos dos dados contábeis

0
Foto: Divulgação

(*) Roberto Abreu, Diretor de Soluções da Blend IT

A transição para o novo modelo de impostos sobre o consumo revela que o principal desafio das empresas brasileiras reside na fragilidade estrutural das informações contábeis que sustentam a operação fiscal. O rigor do sistema tributário confronta diretamente a realidade de organizações que ainda operam com tecnologias defasadas e processos manuais incapazes de manter o padrão de precisão exigido pelo Imposto sobre Valor Agregado (IVA).

A implementação da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) inaugura uma lógica de rastreabilidade total, na qual cada crédito precisa ser comprovado com documentação íntegra e todas as operações corretamente classificadas desde a origem. Bases de dados inconsistentes comprometem diretamente o aproveitamento de créditos, além de tornarem o planejamento financeiro impreciso, essas falhas expõem as organizações a perdas geradas por erros que os mecanismos automatizados de fiscalização identificam de forma imediata.

O cenário de vulnerabilidade digital perante o fisco

O ambiente fiscal digital brasileiro evoluiu em ritmo superior à maturidade das estruturas internas das organizações, uma vez que o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) e a Nota Fiscal Eletrônica consolidaram um cenário em que o Estado cruza informações em tempo real com rigor técnico ao transformar a gestão de tributos em uma operação contínua. Recentemente a Receita Federal identificou um volume expressivo de pessoas jurídicas com pendências em obrigações acessórias por meio de cruzamentos automatizados, o que revela que boa parte dessas empresas possuía sistemas de gestão atualizados, porém apresentava registros com falhas técnicas que geraram irregularidades fiscais. 

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) quantifica o custo dessa ineficiência em cerca de R$ 160 bilhões por ano ao considerar custos de conformidade e distorções na alocação de recursos. Esse panorama é reforçado pelos dados do Índice de Transformação Digital Brasil, desenvolvido pela PwC, que registra uma maturidade digital estagnada nas empresas nacionais e revela um atraso técnico prejudicial diante das exigências da reforma.

Precisão em dados fragmentados

Durante o período de transição, as empresas precisam adicionar informações, simultaneamente em duas estruturas tributárias distintas com regras de cálculo e créditos diferentes. Essa operação exige que o dado de origem apresente qualidade suficiente para sustentar ambos os regimes sem gerar conflitos. 

Dados da Confederação Nacional da Indústria apontam que 75% das pequenas empresas no Brasil enfrentam dificuldades para integrar tecnologia à gestão financeira. Para médias e grandes corporações o desafio assume outra forma igualmente crítica, com múltiplas instâncias de ERP, cadastros nunca auditados e regras tributárias parametrizadas, em diferentes momentos, sem revisões adequadas. Quando o ambiente exige consistência total, esse histórico de improvisação prejudica a conformidade.

Governança como requisito estratégico

A lógica do IVA exige que cada crédito apresente documentação íntegra e nexo comprovável com a atividade econômica. Segundo o estudo Tax Transformation Trends, desenvolvido pela Deloitte, a integração de softwares já aparece como prioridade máxima para 82% dos gestores financeiros. Qualquer falha de rastreabilidade no ciclo documental resulta em perda de crédito tributário ou em risco de autuação. Companhias que mantêm fluxos fragmentados entre departamentos enfrentarão dificuldades para comprovar o pagamento do tributo ao longo da cadeia produtiva.

O Tesouro Nacional já opera por essa lógica no setor público desde que instituiu o Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Siconfi, iniciativa desenvolvida com apoio do Banco Mundial que avalia a precisão, integridade e consistência das informações contábeis de todos os entes federativos. Diante dessa exigência por conformidade, a governança de dados torna-se o requisito essencial para a continuidade operacional. A empresa que desconhece a origem do dado e por qual sistema transita e como chega ao fisco, opera com problemas estruturais, regulatórios e financeiros, além de desvantagem competitiva.

O início da transformação operacional

O período de testes da reforma possui caráter educativo e sem penalidades imediatas para falhas no preenchimento dos novos campos. Interpretar essa abertura como adiamento do problema representa um erro estratégico que gerou custos altos em mudanças legislativas anteriores. A reforma mostra diferenças relevantes entre as empresas que possuem controle sobre seus ativos digitais e aquelas que ainda trabalham em desordem documental.

A maturidade tributária agora depende da capacidade de transformar dados isolados em ativos confiáveis e auditáveis. O sucesso nesse novo cenário econômico brasileiro demanda informações contábeis precisas para sustentar as escolhas tecnológicas, o que assegura conformidade e competitividade em um mercado cada vez mais automatizado.

MS Florestal busca avanço de 30% na proficiência de português e matemática em escolas municipais de MS e SP

0
Foto: Divulgação

Workshop reunirá lideranças de Bataguassu, Santa Rita do Pardo, Brasilândia, Água Clara e Presidente Epitácio para traçar metas de alfabetização e melhoria do IDEB

Com o objetivo de elevar em 30% a proficiência em Língua Portuguesa e Matemática na rede pública, a MS Florestal e através do Bracell Social e em parceria com a Associação Bem Comum, realizam no próximo dia 16 de abril, o II Workshop Intermunicipal de Lideranças Escolares. A iniciativa consolida uma agenda estratégica que já colhe frutos expressivos: o Programa de Educação Continuada, implementado pela companhia em 2025, foi peça-chave para que as cidades de Bataguassu, Água Clara (MS) e Presidente Epitácio (SP) conquistassem o Selo Ouro de Educação (2026), reconhecimento máximo concedido pelo Ministério da Educação e pelo Governo Federal pelo desempenho dos alunos do ensino fundamental.

O evento, que ocorre no Clube da Melhor Idade de Bataguassu “Florentino da Silva”, das 8h às 17h (horário de Brasília), utilizará metodologias de design thinking para que lideranças pedagógicas de Santa Rita do Pardo, Brasilândia, Bataguassu, Água Clara e Presidente Epitácio construam planos de ação fundamentado em indicadores de resultados reais dos municípios, que apoiarão nas ações para que atinjam metas educacionais neste ano. O foco central da jornada é garantir a efetividade das ações que garantirão que cada criança seja alfabetizada na idade adequada, o que reflete diretamente na evolução do quantitativo de alunos alfabetizados e no consequente aumento dos índices do IDEB nos municípios participantes.

Para o Gerente de Relações Institucionais da MS Florestal, Bruno Rabello Madalena, o workshop vai além de um treinamento, torna-se uma engrenagem de transformação social na região. “A conquista do Selo Ouro por três de nossos municípios parceiros, prova que, quando unimos a iniciativa privada ao poder público com metas claras e rigorosas, o resultado aparece na ponta, dentro da sala de aula. Nosso compromisso é estruturante, queremos garantir o avanço de 30% de alunos que dominam as competências essenciais de leitura e cálculo. Alfabetizar na idade certa é a única forma de romper ciclos de desigualdade e preparar o futuro da nossa região”, afirma o gerente da MS Florestal.

A ação é realizada em parceria com a consultoria especializada da Associação Bem Comum e conta com o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Bataguassu. Durante todo o dia de construção colaborativa, as lideranças escolares trabalharão em rede, compartilhando as práticas pedagógicas que já transformaram a realidade educacional das cidades premiadas, fortalecendo um ecossistema onde a troca de experiências serve como motor para o alcance de resultados concretos em todo o território de atuação da companhia.

Serviço

O II Workshop Intermunicipal de Lideranças Escolares acontece nesta quinta-feira, 16 de abril, das 8h às 17h, no Clube da Melhor Idade de Bataguassu “Florentino da Silva”. Participam gestores e lideranças ligadas às secretarias de educação de Bataguassu (MS), Água Clara (MS), Santa Rita do Pardo (MS), Brasilândia (MS) e Presidente Epitácio (SP).

Sobre a MS Florestal

A MS Florestal é uma empresa sul-mato-grossense que fortalece as atividades de operação florestal do Grupo RGE no Brasil, um conglomerado global com foco na manufatura sustentável de recursos naturais. Especializada na formação de florestas plantadas e na preservação ambiental, além do desenvolvimento econômico e social das comunidades onde atua, a MS Florestal participa de todas as etapas, desde o plantio do eucalipto até a manutenção da floresta. Para mais informações, acesse: www.msflorestal.com.

Sobre o Bracell Social

O Bracell Social é um programa de investimento social, alinhado às diretrizes do Grupo RGE, norteado por 3 pilares (3E’s – Educação, Empoderamento e Bem-estar). São realizados projetos que contribuem com o desenvolvimento das comunidades locais, conectando a inclusão social e a sustentabilidade, de modo que as pessoas possam desenvolver suas capacidades individuais e ter acesso a oportunidades para uma vida melhor.

DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO – Prefeitura de Três Lagoas alerta para prevenção da Doença de Chagas

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

Nesta terça-feira, 14 de abril, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Doença de Chagas, uma data importante para reforçar a informação, prevenção e combate a essa enfermidade que ainda representa um desafio para a saúde pública em diversas regiões do Brasil.

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do setor de Entomologia, chama a atenção da população para os cuidados necessários a fim de evitar a proliferação do inseto transmissor da doença, popularmente conhecido como “barbeiro”.

O QUE É A DOENÇA DE CHAGAS?

A Doença de Chagas é uma infecção causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, transmitido principalmente pelas fezes do inseto barbeiro após a picada. A doença pode apresentar uma fase aguda, muitas vezes com sintomas leves ou até imperceptíveis, e uma fase crônica, que pode afetar gravemente o coração e o sistema digestivo ao longo dos anos.

Além da transmissão pelo inseto, a doença também pode ocorrer por meio da ingestão de alimentos contaminados, transfusão de sangue não testado (raro atualmente) e transmissão congênita (de mãe para filho).

SINTOMAS

Na fase inicial, os sintomas podem incluir:
• Febre prolongada;
• Cansaço;
• Inchaço no local da picada;
• Inchaço ao redor dos olhos.

Já na fase crônica, podem surgir complicações como:
• Problemas cardíacos;
• Alterações no sistema digestivo;
• Dificuldade para engolir;
• Prisão de ventre persistente.

ORIENTAÇÕES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

O setor de Entomologia da SMS reforça que a prevenção é a principal forma de combate à Doença de Chagas. Confira as principais orientações:

• Evite o acúmulo de materiais como madeira, telhas e entulhos próximos às residências, pois servem de abrigo para o barbeiro;
• Mantenha a casa limpa e organizada, vedando frestas em paredes, portas e janelas;
• Utilize telas de proteção em portas e janelas, principalmente em áreas rurais;
• Cuide da higiene de alimentos, especialmente aqueles de origem artesanal, como caldo de cana e açaí;
• Mantenha galinheiros, currais e abrigos de animais afastados da residência;
• Fique atento à presença do inseto: caso encontre um possível barbeiro, não o toque diretamente;
• Permita a entrada dos agentes de saúde para inspeções e orientações, quando necessário.

Neste Dia Mundial de Conscientização da Doença de Chagas, a informação é a principal aliada. Prevenir é um ato de cuidado com a própria saúde e com toda a comunidade.

A colaboração da população é essencial para o controle da doença, caso encontre um barbeiro, a orientação é entrar em contato com o setor de Entomologia pelo telefone: (67) 9207-7462.

Obras da etapa 2 do Jardim Alvorada avançam e já alcançam quase 40% de execução em menos de um mês

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

A Prefeitura de Três Lagoas segue avançando com as obras de infraestrutura da etapa 2 do bairro Jardim Alvorada, que já atingiram quase 40% de execução em menos de um mês desde o início dos trabalhos. A intervenção faz parte de um conjunto de ações planejadas para solucionar problemas históricos de alagamentos na região.

As frentes de trabalho já apresentam resultados visíveis. Diversas ruas estão em fase de preparo para receber pavimentação, enquanto as obras de drenagem avançam de forma significativa, com foco na melhoria do escoamento da água da chuva.

Pontos mais críticos, que afetam a Avenida Jary Mercante, já começa a receber intervenções estruturais que vão contribuir diretamente para a redução dos alagamentos, problema recorrente enfrentado por moradores, especialmente em períodos de chuvas intensas.

O projeto contempla a pavimentação de quase 3 mil metros lineares de vias, abrangendo trechos entre as ruas Egídio Thomé e João Gonçalves de Oliveira, além da implantação de aproximadamente 1.600 metros de drenagem. A obra se soma a outras ações já realizadas no bairro para reduzir os alagamentos, como a limpeza do Córrego Brasília – final do sistema de drenagem – e a construção de piscinões.

Além da drenagem e pavimentação, o contrato prevê a construção de rampas de acessibilidade nas esquinas das vias pavimentadas, além da sinalização vertical e horizontal das vias contempladas. A intervenção também deve contribuir para melhorar a fluidez do trânsito, desafogando vias importantes como a Rua Egídio Thomé, João Gonçalves de Oliveira e Eurídice Chagas Cruz.

Outro avanço anunciado, é que a Prefeitura já trabalha na continuidade das melhorias. Uma nova fase do projeto está em processo de licitação, contemplando a pavimentação e drenagem da Rua Amílcar Congro Bastos até a Avenida Baldomero Leituga, ampliando os investimentos em infraestrutura no bairro.

PF desarticula comércio ilegal de medicamentos em Campo Grande

0
Foto: PF-MS

“Operação Emagrecimento Seguro III” apura a venda irregular de produtos usados no controle de diabetes e de emagrecimento

A Polícia Federal realizou, na última segunda-feira (13), a “Operação Emagrecimento Seguro III”.

Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão no município de Campo Grande, expedidos pela Justiça Federal.

A investigação tem como objetivo reprimir a comercialização ilegal de produtos farmacêuticos destinados ao controle de diabetes e ao emagrecimento, introduzidos no país de forma ilícita.

(*) Comunicação da PF em MS

Foragido da Justiça é preso com droga, documento falso e artefatos de arma de fogo em Ponta Porã

0
Armamento e celulares apreendidos com o criminoso; (Foto: Divulgação/PM-MS)

Ação conjunta entre policiais do SIG (Setor de Investigações Gerais) e PM (Polícia Militar) ocorrida na última segunda-feira (13), resultou na prisão de foragido da Justiça no Bairro Jardim Primavera, em Ponta Porã, com droga, documento falso e artefatos de arma de fogo.

De acordo com informações da Polícia Militar, a equipe foi acionada após denúncia repassada pelo setor de investigação da PC (Polícia Civil), indicando que veículo Fiat/Strada, com placas de Minas Gerais, estaria circulando pela região com um procurado pela Justiça, possivelmente armado.

As guarnições iniciaram diligências e localizaram e abordaram o veículo no Bairro Jardim Universitário, sendo constatado que o condutor não era o suspeito, mas colaborou com os policiais informando o possível paradeiro do indivíduo.

As equipes se deslocaram até o endereço indicado, no Jardim Primavera, onde, com autorização da moradora, realizaram a entrada no imóvel. Ao perceber a ação da polícia, o homem tentou se esconder em um dos quartos e, ao perceber que seria preso, danificou propositalmente a tela de dois aparelhos celulares que estavam em seu poder.

No local, os policiais encontraram um carregador de pistola calibre .22, acessórios de armamento, um suporte de munições, além de uma porção de maconha, totalizando pouco mais de oito gramas. Também foram apreendidos os celulares danificados pelo autor, um carregador de pistola de cal. 22, três backtraps (empunhadeira traseiras para pistola de pistolas GLOCK); um suporte de munições.

Ainda, com o autor, os policiais apreenderam dois documentos de identidade com nomes distintos e ambos com a foto do autor, sendo um original e o outro o autor admitiu ser falsificado.

Após checagem, foi confirmado que o homem possuía antecedentes criminais por tráfico de drogas, homicídio simples na forma tentada e homicídio qualificado, além de estar com mandado de prisão em aberto.

Diante dos fatos, ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Ponta Porã para as providências legais.

(*) Ponta Porã News

Homem de 34 anos é morto a tiros por dupla em motocicleta em Paranaíba

0
Foto: Reprodução

Um homem de 34 anos foi morto a tiros por dois suspeitos em uma motocicleta na noite desta segunda-feira (13), em frente a uma casa no Bairro Santa Rita de Cássia, em Paranaíba.

egundo o boletim de ocorrência, a vítima, identificada como Lorran Marchesi Santos de Brito, estava na Rua Projetada E quando foi abordada pela dupla. Os autores efetuaram vários disparos e fugiram em seguida, tomando rumo desconhecido.

Equipes da Polícia Militar foram acionadas e encontraram o homem ferido, nos braços da esposa. O Corpo de Bombeiros prestou atendimento, mas constatou a morte ainda no local.

De acordo com relato de testemunhas, um dos suspeitos teria entregue um invólucro à vítima antes dos disparos. O objeto foi retirado do local por um terceiro, que não foi localizado até o momento.

A área não foi totalmente preservada porque moradores se aproximaram antes da chegada da perícia. Ainda assim, a Polícia Científica realizou os levantamentos para apurar a dinâmica do crime.

A companheira da vítima informou que ele já havia comentado sobre uma desavença antiga com uma pessoa conhecida pelo apelido de “Babidi”, mas disse que o conflito teria sido encerrado.

A polícia fez buscas na região, mas não encontrou os suspeitos até o registro da ocorrência. O caso foi registrado como homicídio qualificado e será investigado pela Polícia Civil.

(*) Campo Grande News/Jovem Sul News

Sesc MS celebra Dia Mundial do Lazer com programação especial de 13 a 17 de abril

0
Foto: Divulgação

O Sesc MS se prepara para celebrar o Dia Mundial do Lazer, promovendo uma programação gratuita e diversificada de 13 a 17 de abril, que acontece em várias unidades do estado. O evento, que reforça o lazer como um direito social, terá atividades em Campo Grande, Aquidauana, Dourados e Ponta Porã, com o objetivo de proporcionar momentos de diversão, lazer e saúde para todas as idades.

Comemorado mundialmente no dia 16 de abril, o Dia Mundial do Lazer é uma data que destaca a importância do lazer na vida cotidiana, convidando as pessoas a repensarem o tempo livre como uma parte essencial da rotina, e não apenas como uma pausa entre as tarefas. Em 2026, o tema “Lazer que inspira mudanças: voluntariado para um futuro sustentável” ampliará essa visão, ligando o lazer à participação e ao engajamento coletivo.

Programação Especial

De 13 a 17 de abril, o Sesc MS terá programação recreativa no Pátio Sesc, no Pátio Shopping do Centro, em Campo Grande, além de ações nas aulas coletivas e modalidades esportivas das academias Sesc Camillo Boni, Sesc Aquidauana, Sesc Dourados e Sesc Ponta Porã. Confira a programação completa:

  • Sesc Camillo Boni (Campo Grande) – de 13/04 a 17/04 o dia todo – ações lúdicas nas aulas coletivas e modalidades esportivas.
  • Pátio Sesc (Campo Grande) – 16/04, das 17h às 19h – Atividades recreativas gratuitas.
    Sesc Dourados – 16/04 às 18h – Aulão de Circuito Funcional.
  • Sesc Ponta Porã – 16/04 às 18h: Aulão de Ritmos com Degustação de Whey.
  • Sesc Aquidauana – 16/04 às 19h – Aulão de Ritmos.

Durante essas ações, os participantes serão incentivados a realizar atividades físicas e de lazer, compartilhando suas experiências nas redes sociais, ampliando o alcance do movimento.

Lazer e voluntariado

Em 2026, o Dia Mundial do Lazer trará a reflexão sobre o impacto do lazer na sociedade, destacando a importância do voluntariado como forma de promover mudanças positivas e coletivas. O lazer, ao se conectar com o cuidado com o outro e com o território, pode deixar de ser uma experiência individual para se transformar em um movimento de solidariedade e transformação social.

Participe das atividades e celebre com o Sesc MS a importância do lazer na construção de um futuro mais sustentável e coletivo.

O Sistema Comércio MS é composto por Fecomércio MS, Sesc MS, Senac MS, IPF e sindicatos empresariais. A entidade é presidida por Edison Araújo e administrada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), presidida por José Roberto Tadros.

ALERTA EM TRÊS LAGOAS – Secretaria de Meio Ambiente inicia campanha contra queimadas com a chegada do período seco

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

Embora o cenário atual ainda apresente dias chuvosos, a proximidade do período de estiagem já coloca as autoridades ambientais de Três Lagoas em estado de atenção. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA), já inicia os alertas e ações de conscientização para alertar a população sobre os riscos das queimadas urbanas e rurais, que tendem a disparar com a queda da umidade do ar a partir de maio.

O PERIGO OCULTO NA SECA

Com o início da transição para o tempo seco, a baixa umidade transforma galhadas, folhagens e terrenos baldios em combustíveis perfeitos. O que começa como uma “limpeza de terreno” ou queima de lixo doméstico rapidamente se transforma em incêndios de grandes proporções, gerando transtornos graves para toda a cidade.

As autoridades reforçam que, apesar das chuvas recentes, o solo e a vegetação secam rápido, e a prática de atear fogo é considerada crime ambiental. As denúncias já começaram a chegar à SEMEA, que está elaborando um plano de ação rigoroso para fiscalizar e penalizar os responsáveis.

SAÚDE EM RISCO

As maiores vítimas das queimadas não são apenas as propriedades, mas os cidadãos mais vulneráveis. O setor de saúde alerta que crianças e idosos sofrem severamente com a fumaça e a fuligem. O período é marcado pelo aumento drástico de internações por infecções respiratórias agudas, asma, bronquite, sinusite e crises de asfixia.

Além do impacto humano, o ecossistema local paga um preço alto: animais silvestres, aves e árvores nativas são frequentemente vitimados pelo avanço das chamas.

QUEM ACIONAR?

É fundamental que a população saiba distinguir o papel de cada instituição para garantir uma resposta rápida:

SEMEA: Órgão fiscalizador e de preservação. Não combate ao fogo, mas aplica multas e monitora crimes ambientais.
Corpo de Bombeiros (193): Responsável direto pelo combate aos incêndios e controle das chamas.
Polícia Militar Ambiental (PMA): Presta apoio na fiscalização urbana e rural, com autoridade para lavrar autos de infração e conduzir criminosos à delegacia.

DENUNCIE

A colaboração da comunidade é a principal arma contra o fogo. Se você presenciar alguém ateando fogo em terrenos ou lixo, denuncie imediatamente. Telefone para Denúncias (SEMEA): (67) 99277-8539.

VAGAS DE EMPREGO – Veja as oportunidades disponíveis na Casa do Trabalhador nesta terça-feira (14)

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

A Prefeitura de Três Lagoas e a Casa do Trabalhador divulgam as oportunidades de empregos disponíveis nesta terça-feira, 14 de abril de 2026. No total, são 126 vagas em diversas áreas e diferentes níveis de escolaridade.

Importante destacar que para a realização de entrevistas, os candidatos deverão comparecer na Casa do Trabalhador, à Rua Dr. Munir Thomé, 86 – Centro, para retirada de carta de encaminhamento.

Para mais informações, o candidato deve comparecer diretamente na sede do órgão ou entrar em contato pelo 67 3929-1936.

Soja assume liderança de vendas externas em Mato Grosso do Sul

0
Foto: Divulgação

A balança comercial de Mato Grosso do Sul registrou superávit – resultado positivo obtido quando as receitas superam as despesas – de US$ 1,8 bilhão em março de 2026, com exportações de US$ 2,55 bilhões e importações de US$ 751,6 milhões. O resultado foi impulsionado pela soja, que voltou a ocupar a primeira posição das exportações, após um período em que a celulose liderou os embarques estaduais.

Em março, a soja respondeu pela maior fatia das vendas externas, seguida por celulose e carne bovina. Além do fator sazonal, o câmbio segue como aliado da competitividade brasileira. Mesmo com oscilações recentes, o dólar em patamar elevado sustenta a atratividade da soja no mercado internacional, especialmente diante da demanda consistente da Ásia.

“A soja foi o principal produto que contribuiu para o superávit da balança comercial por dois fatores, devido ao momento sazonal referente à colheita da soja e por causa da quantidade ofertada de soja no mercado. Como a demanda pela soja brasileira permanece aquecida, mesmo com preços um pouco mais baixos na comparação com o mesmo período de 2025, a quantidade comercializada acaba contribuindo para o montante”, pondera o analista de Economia da Aprosoja/MS, Mateus Fernandes.

No campo das importações, o gás natural voltou a liderar o ranking, seguido por caldeiras, álcool, cobre e máquinas de empacotar, o que evidencia a dependência energética do Estado.

Em março, o IPCA avançou 0,88% e o IGP-M registrou alta de 0,52% , sinalizando pressão persistente sobre custos, especialmente em insumos como combustíveis e fertilizantes.

(*) Ponta Porã News

PF, PRF e PM fazem apreensão de 1,6 tonelada de droga em MS

0
Foto: Divulgação

Ação também recuperou veículos com registro de roubo; homem foi preso em flagrante em Naviraí

A Polícia Federal, em ação conjunta com a Polícia Rodoviária Federal e com a Polícia Militar do Mato Grosso do Sul, apreendeu cerca de 1,6 tonelada de maconha, além de recuperar dois veículos com registro de roubo e com sinais de adulteração, no último domingo (12), em Naviraí (MS).

A ação ocorreu após informações de inteligência indicarem movimentação suspeita em um imóvel da cidade. No local, os policiais identificaram indícios de uso dos veículos para transporte de drogas.

Na ocasião, um homem foi preso em flagrante e conduzido à Delegacia de Polícia Federal em Naviraí (MS).

PF apreende 52 kg de skunk em Campo Grande

0
Foto: PF-MS

Homem que transportava a droga foi preso em flagrante

Na última segunda-feira (13), a Polícia Federal apreendeu 52 kg de skunk que estavam sendo descarregados em uma transportadora em Campo Grande.

O condutor do veículo foi flagrado descarregando a droga na transportadora. O entorpecente tinha como destino a cidade de São Paulo (SP).

Os suspeitos foram presos e levados à Superintendência da Polícia Federal. Diante dos fatos, os indivíduos e os entorpecentes apreendidos ficarão à disposição da Justiça para os procedimentos cabíveis.

(*) Comunicação da PF em MS

Mulher transportando 8 kg de maconha é presa pela Polícia Civil em Três Lagoas

0
Foto: PC-MS

Na noite da última segunda-feira (13), durante operação policial de repressão ao crime de tráfico de drogas, agentes do SIG surpreenderam uma mulher, de 27 anos de idade, transportando grande quantidade de substância análoga à maconha, no interior de um veículo de transporte privado por aplicativo, em Três Lagoas.

Após o recebimento de uma denúncia, equipes do SIG se dividiram e passaram a monitorar as entradas da cidade, com o objetivo de identificar e surpreender a mulher e possíveis comparsas. No transcorrer das diligências, os policiais visualizaram um veículo em situação suspeita, realizando a abordagem.

No interior do automóvel, estava uma passageira com as características previamente denunciadas, a qual transportava uma mala de viagem. Durante a vistoria, os agentes localizaram, dentro da bagagem, 10 tabletes de substância análoga à maconha, totalizando aproximadamente 8 quilos.

A suspeita foi conduzida até a sede do SIG, onde relatou que havia sido contratada por um indivíduo desconhecido, mediante uma recompensa no valor de R$ 1.000, para transportar a droga da cidade de Bataguassu até Três Lagoas. Diante dos fatos, ela foi autuada em flagrante, suspeita da prática do crime de tráfico de drogas.

Considerando-se os dispositivos legais, não foi arbitrada fiança, e diante da gravidade da conduta e da quantidade de entorpecentes aprendidos, o delegado de policia responsável pelo SIG representou pela conversão da prisão em flagrante em prisão preventiva.

Também foi apreendido um aparelho de telefone celular, o qual após autorização judicial será analisado pela equipe policial, visando a identificação do contratante da mulher presa e do destinatário da substância, bem como de outros envolvidos em eventual associação criminosa voltada para o tráfico de drogas.

Após a realização do exame de corpo de delito, ela foi encaminhada às celas da DEPAC (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário), onde aguardará a disposição da Justiça.

A SIG de Três Lagoas solicita a colaboração e apoio de toda população três-lagoense, com informações sobre a prática de crimes e localização de indivíduos foragidos da Justiça, sendo que as denúncias poderão ser realizadas através dos telefones (67) 3929-1173 ou (67) 99226-8210 (WhatsApp). O sigilo e anonimato são assegurados.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.