06/08/2005 11h05 – Atualizado em 06/08/2005 11h05
Invertia
A Brahma anuncia a partir de amanhã uma mudança radical em todo o seu conceito de comunicação. De cara, a marca abandona um slogan que já vinha utilizando há seis anos e passa a refletir, mais fortemente, as características de brasilidade com as quais sempre desejou estar identificada.Sai o “Refresca até pensamento”, criado em 1999 F/Nazca S&S, pelo “Brahma Olé”. “Esta comunicação é atemporal. Por acaso tem uma Copa do Mundo no próximo ano”, comenta Nizan Guanaes, da agência Africa, responsável pela mudança.Segunda cerveja mais vendida do Brasil, com cerca de 20% de market share, a Brahma é a que tem mais presença no universo do futebol. Patrocina campeonatos, times, jogadores e tem envolvimento até mesmo com futebol amador. Esta ligação intensa faz com que a AmBev deixe mais intensa a comunicação de Brahma em cima do esporte favorito do brasileiro.Todas as peças publicitárias fazem alguma menção a um dos itens presentes no campo. Pode ser a camisa do jogador, a bola, enfim, fica claro que a idéia é: “se pensou futebol, pensou Brahma”. Com isso, é claro, pretende ganhar pontos de market share, sem canibalizar os produtos da casa, fazem questão de ressaltar a AmBev e a Africa.A Skol é a cerveja mais vendida da companhia, com algo ao redor de 30% de share.De acordo com a gerente de marketing da marca, Paula Nogueira Lindenberg, é importante destacar, porém, que Brahma não vai sair de eventos de outros gêneros os quais patrocina, como carnaval e festas de rodeio. “Olé é uma mensagem que não está restrita ao futebol. É até universal”, diz Paula.Quando passar a Copa do Mundo, evento transmitido no Brasil pela Rede Globo, com uma das cotas já adquiridas pela Brahma, o slogan “Brahma Olé” não será alterado. “Nossos slogans são duradouros. O último ficou durante seis anos”, conta a executiva.Segundo a AmBev, coragem, superação e desafio são atributos traduzidos nesta nova campanha. “São características que também estão ligados ao futebol”, explica a gerente de marketing. “Brahma já tem uma ligação histórica com o futebol e é reconhecida pelos consumidores como a marca que tem propriedade para falar do assunto. Além disso, estamos próximos à Copa do Mundo. Não há momento melhor para se falar de futebol”, completa Paula.A campanha tem forte investimento em mídia exterior na capital e interior de São Paulo e em Salvador, com diferentes formatos, como outdoors, front-lights, topos de prédios, relógios e abrigos de ônibus. Também fazem parte filme em rede nacional, jingles de rádio, anúncios impressos, placas de estádios, latas decoradas e materiais de merchandising. Até mesmo a frota de caminhões da Brahma será adesivada com o mote da campanha.”A idéia principal, de novo, é a tendência da integração. Este é o nome do jogo. Usar todas as mídias, com o máximo de criatividade”, explica Nizan. “Agora, sobre o tema futebol, ele já vem com música”, brinca o sócio da Africa.Serão desenvolvidas ainda, pela agência BFerraz, blitzes e ações nos principais pontos-de-venda de São Paulo. O website da marca também passa por uma reestruturação, com vestibular sobre futebol (“vestibolé”), bolão on-line, etc. Para ficar mais moderno, sem alterar a identidade, o visual da embalagem da cerveja – tanto o rótulo da garrafa quanto a estampa da lata – passou por uma revisão.