15.6 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de junho de 2026
Início Site Página 106

Petrobras aprova retomada das obras da Fábrica de Fertilizantes, em Três Lagoas

0

Decisão do Conselho de Administração viabiliza investimento de cerca de US$ 1 bilhão e prevê início das operações comerciais a partir de 2029



A Petrobras aprovou a retomada das obras da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN‑III), localizada em Três Lagoas (MS). A decisão foi deliberada pelo Conselho de Administração da companhia nesta segunda-feira, 13/4, após uma reavaliação criteriosa do projeto, que confirmou a viabilidade técnica e econômica do empreendimento, em alinhamento às diretrizes do Plano de Negócios 2026‑2030. A continuidade da implantação da unidade havia sido aprovada pelo Conselho em outubro de 2024.

O investimento estimado para a conclusão da unidade é de cerca de US$ 1 bilhão e o início das operações comerciais está previsto para 2029. Com a aprovação final, a Petrobras dará sequência à assinatura dos contratos necessários para a retomada das obras, prevista ainda para o primeiro semestre deste ano. A expectativa é que sejam gerados cerca de 8 mil empregos durante as obras.

Hibernada desde 2015, a UFN‑III voltou a ser avaliada a partir de 2023, quando a Petrobras decidiu retornar ao segmento de fertilizantes, estratégico para o país.

“Ao retomar os investimentos nesse segmento, fortalecemos a integração com o agronegócio e contribuímos diretamente para a redução da dependência do país em relação à importação de fertilizantes. Esse movimento também gera emprego, renda e desenvolvimento, reforçando o papel da companhia como indutora do crescimento econômico e da segurança do abastecimento nacional”, afirma o diretor de Processos Industriais da companhia, William França.

O diretor destaca, ainda, que a localização da unidade é um diferencial competitivo. “Com o aumento da oferta dos produtos da UFN‑III e sua posição estratégica próxima aos principais mercados consumidores do Centro‑Oeste, Sul e Sudeste, reforçamos a relevância da unidade para o desenvolvimento regional e para o país”, ressalta.

Segundo a diretora de Engenharia, Tecnologia e Inovação, Renata Baruzzi, a atratividade econômica do ativo foi confirmada, atestando sua viabilidade em todos os cenários previstos pela sistemática de aprovação de investimentos da companhia e garantindo Valor Presente Líquido (VPL) positivo.

“Todo o processo de aprovação final de investimentos foi submetido às análises requeridas, respeitando rigorosamente as práticas de governança corporativa e os normativos internos vigentes. Trata‑se de um projeto tecnicamente robusto, economicamente viável e plenamente aderente às diretrizes de disciplina de capital e governança da companhia”, afirma. 

Sobre o projeto UFN‑III

A capacidade nominal da UFN-III está projetada em cerca de 3.600 toneladas por dia de ureia e 2.200 toneladas por dia de amônia, das quais 180 toneladas são excedentes e disponíveis para a comercialização. A unidade encontra-se em localização estratégica, adjacente aos maiores mercados consumidores desses produtos, destinando sua produção majoritariamente aos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná e São Paulo. Esse posicionamento garante maior confiabilidade frente à crescente demanda por ureia fertilizante no país.

O projeto incorpora modernos equipamentos e tecnologias de última geração, resultando em altos índices de eficiência industrial.

A amônia atua como matéria-prima fundamental para os setores de fertilizantes e petroquímico. Por sua vez, a ureia destaca-se como o fertilizante nitrogenado mais demandado no Brasil, com consumo nacional na ordem de 8 milhões de toneladas por ano. O agronegócio absorve esse volume em culturas como milho, cana-de-açúcar, café, trigo e algodão, além de sua aplicação na pecuária como suplemento alimentar para ruminantes.

(*)Gerência de Imprensa / Comunicação e Marcas

Governo de MS atua para garantir que infraestrutura da Rota Bioceânica atenda às demandas logísticas e comerciais

0
Foto: Divulgação

Os desafios e as perspectivas de desenvolvimento da Rota Bioceânica foram apresentados nesta segunda-feira (13) pelo secretário da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Artur Falcette, durante palestra na reunião da Comissão Especial de Direito de Integração da Rota Bioceânica – Rota Latino-Americana (CEDIRB-RILA), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MS), em Campo Grande.

Governo de MS atua para garantir que infraestrutura da Rota Bioceânica atenda às demandas logísticas e comerciais

O Corredor Bioceânico de Capricórnio é uma das principais iniciativas de integração logística da América do Sul, conectando Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. Em Mato Grosso do Sul, o projeto avança com obras estruturantes e ações coordenadas nas áreas de governança, infraestrutura e facilitação do comércio.

“Estamos falando de um projeto estratégico que vai transformar a logística e a economia de Mato Grosso do Sul, ampliando a competitividade e promovendo integração com mercados internacionais. A Rota Bioceânica representa uma nova fronteira de desenvolvimento para o Estado e para o Brasil”, destacou o secretário Artur Falcette.

Ele destacou que entre os principais avanços do projeto está a construção da ponte binacional sobre o Rio Paraguai, ligando Porto Murtinho (MS) a Carmelo Peralta, no Paraguai. Com 1.294 metros de extensão e 29 metros de altura, a obra conta com investimento aproximado de US$ 85 milhões, financiado pela Itaipu Binacional, e já atingiu cerca de 90% de execução, com previsão de conclusão em agosto de 2026.

Governo de MS atua para garantir que infraestrutura da Rota Bioceânica atenda às demandas logísticas e comerciais
Foto: Divulgação

As obras de acesso à ponte também seguem em andamento. No lado brasileiro, estão sendo executadas a implantação e pavimentação do acesso à ponte internacional e o contorno rodoviário de Porto Murtinho, na BR-267/MS, com cerca de 35% de execução até janeiro de 2026 e previsão de conclusão em julho de 2027. No Paraguai, avança o asfaltamento de 225 quilômetros da rodovia PY-15, conhecida como Picada 500, entre Mariscal Estigarribia e Pozo Hondo, com entrega prevista para agosto de 2026.

“O avanço das obras demonstra o compromisso dos países envolvidos com a consolidação do corredor. Estamos trabalhando de forma integrada para garantir que a infraestrutura esteja alinhada às demandas logísticas e comerciais”, ressaltou Falcette.

Outro destaque é o projeto do centro aduaneiro de controle de fronteira, em análise, que seguirá o modelo de cabeceira única, integrando os sistemas de controle de Brasil e Paraguai. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) é responsável pelo desenvolvimento dos projetos.

Plano Mestre

No campo do planejamento estratégico, foi elaborado o Plano Mestre Regional de Integração e Desenvolvimento do Corredor Bioceânico de Capricórnio, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com investimento de US$ 600 mil. O documento estabelece diretrizes para a integração regional, com diagnósticos, planos de ação e a realização de fóruns anuais. O próximo encontro está previsto para novembro de 2026, em Antofagasta, no Chile.

A governança do corredor envolve articulação entre os níveis estadual, federal e internacional. Em Mato Grosso do Sul, foi instituído o Comitê Estadual da Rota Bioceânica, por meio do Decreto nº 16.366/2024, coordenado pela Semadesc, com participação de órgãos públicos e entidades privadas.

“O modelo de governança é fundamental para garantir que todas as etapas do projeto avancem de forma coordenada, envolvendo diferentes setores e países. Isso fortalece a integração e a efetividade das ações”, pontuou o secretário.

A estrutura também conta com o Fórum dos Subgovernadores e instâncias de coordenação federal, sob liderança do Ministério das Relações Exteriores, com reuniões periódicas voltadas à implementação do Plano Maestro, firmado com o BID.

Entre os eixos de atuação, destaca-se a facilitação do comércio e dos processos transfronteiriços. Um diagnóstico com participação de representantes dos setores público e privado dos quatro países resultou em 264 soluções consensuais para aprimorar os fluxos logísticos, com implementação prevista no curto, médio e longo prazo.

Na área de infraestrutura física e digital, o corredor contempla 104 projetos, incluindo melhorias em postos de fronteira, implantação de centros de atendimento a transportadoras, desenvolvimento de terminais portuários, criação de nodos logísticos, integração ferroviária e ampliação de redes de telecomunicações e energia.

No âmbito estadual, a governança foi fortalecida com a criação de subgrupos técnicos nas áreas de segurança e saúde. A Resolução Semadesc nº 136/2026 instituiu grupos de trabalho com participação de órgãos como Sejusp, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, DOF, Detran, Polícia Federal e Polícia Civil. Já a Resolução nº 204/2025 estruturou o grupo técnico voltado à saúde e ao desenvolvimento sustentável no corredor.

Na área de integração, o Brasil aderiu à Convenção TIR (Transporte Internacional de Mercadorias), oficializada em fevereiro de 2026, com o objetivo de simplificar procedimentos aduaneiros e reduzir custos e tempo nas fronteiras. Entre os próximos eventos, está o 3º Fórum Centro-Oeste de Segurança Rodoviária, previsto para maio de 2026.

“A facilitação do comércio é um dos pilares da Rota Bioceânica. Estamos avançando em medidas que reduzem a burocracia e aumentam a eficiência logística, o que será determinante para atrair investimentos e impulsionar o desenvolvimento regional”, concluiu Falcette.

Os desafios para a implantação e Operação Logística, por sua vez, foram enfatizados por Falcette. “A infraestrutura logística, a qualificação profissional dos motoristas, a legislação pertinente e a segurança no transporte rodoviário apresentam desafios significativos. A ausência de sistemas de transporte eficientes, como os utilizados em outros países, impacta a movimentação de mercadorias. Dessa forma, desde questões operacionais até aspectos estratégicos e de interesse nacional, vislumbram-se complexidades legais que demandarão atenção contínua na Rota”, frisou.

Por isso, o secretário salientou que é crucial transmitir com clareza a distinção entre a infraestrutura construída e a capacidade logística instalada para que a operação seja eficaz. “Esse desafio se estende à educação e comunicação, à capacidade de narrar a história e de explicar a importância da organização e de todos os aspectos discutidos, entre eles o jurídico. O Corredor Bioceânico reúne setores estratégicos como mineração, agropecuária, agroindústria, logística e turismo, consolidando-se como uma importante plataforma de desenvolvimento regional, ao mesmo tempo em que enfrenta desafios, especialmente no campo legal e regulatório, tratados de forma integrada entre os países participantes”, finalizou.

Rosana Siqueira, da Semadesc

Fotos – Gerson Wálber/OAB-MS

BRILHO, COROA E EMOÇÃO: Miss Três Lagoas 2026 consagra novas rainhas em noite histórica

0
Foto: Divulgação

A beleza, a elegância e o talento tomaram conta de Três Lagoas na tarde do último sábado (11), durante a cerimônia de premiação do tradicional concurso Miss Três Lagoas 2026. O evento, realizado no Hotel OT, marcou também a celebração dos 28 anos de história do concurso, consolidando sua importância no calendário cultural da cidade.

Organizado por Gisella Peron, da Cia de Eventos, o concurso reuniu candidatas em diferentes categorias, valorizando não apenas a beleza, mas também a postura, a desenvoltura e a representatividade das participantes.

Confira as vencedoras:

Categoria Adulto

Miss Três Lagoas: Ana Gabriela Almeida Miranda
Miss Simpatia: Beatriz Franchini Machado
Miss Country: Yasmin Victória Queiroz de Oliveira
Rainha do Rodeio: Nicoly Rafaela Barros e Silva
Princesa do Rodeio: Evellyn Caroline Elias Moreira

Categoria Juvenil

Miss Juvenil: Julia Khetly Silva Santos

Categoria Teen

Miss Teen: Maria Clara Raiberger Mattos

O evento foi marcado por momentos de emoção, aplausos e muita celebração. Cada anúncio foi acompanhado de expectativa e alegria, refletindo o reconhecimento ao esforço e dedicação das participantes que se prepararam intensamente para subir ao palco.

Mais do que um concurso de beleza, o Miss Três Lagoas reafirma seu papel como vitrine de talentos e autoestima, incentivando jovens a acreditarem em seu potencial e representarem com orgulho a cidade.

Ao completar 28 anos, o evento mostra que continua mais forte do que nunca, revelando novas estrelas e mantendo viva uma tradição que encanta gerações. Em Três Lagoas, a coroa vai muito além da estética, ela carrega histórias, sonhos e conquistas.

Por: Pollyanna Eloy

Escorpiões dentro de casa: como evitar acidentes e o que fazer em caso de picada

0
Foto: Divulgação/SES

SES orienta sobre cuidados simples que reduzem riscos e explica fluxo de atendimento no SUS

Com o aumento das temperaturas e a ocorrência de chuvas, cresce também a presença de escorpiões em áreas urbanas e, com isso, os acidentes com esses animais peçonhentos. Pequenos, silenciosos e muitas vezes escondidos dentro de casa, eles representam um risco real à saúde, principalmente para crianças e idosos. Saber como agir rapidamente pode fazer toda a diferença.

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) orienta a população que, em caso de picada de escorpião, a recomendação é clara: procurar atendimento de saúde imediatamente. A vítima deve ir até a unidade mais próxima, seja uma UBS (Unidade Básica de Saúde) ou uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento), para avaliação clínica. No SUS (Sistema Único de Saúde), o atendimento é organizado de forma que, após os primeiros cuidados, o paciente seja encaminhado, se necessário, para unidades de referência que dispõem do soro antiescorpiônico.

Antes de sair de casa, a recomendação é simples: lavar o local da picada com água e sabão e manter a calma. Não é indicado fazer torniquetes, cortes, perfurações ou aplicar qualquer tipo de substância no local, pois essas práticas podem agravar o quadro.

Nem todos os casos exigem o uso do soro. O tratamento é indicado principalmente para situações moderadas ou graves, conforme avaliação médica. Por isso, a ida rápida a um serviço de saúde é fundamental para definir a conduta adequada.

Se for possível, sem risco, levar o escorpião ou uma foto do animal pode ajudar na identificação da espécie e na avaliação do caso. No entanto, essa medida não deve atrasar a busca por atendimento.

Crianças e idosos exigem atenção redobrada

Acidentes com escorpiões tendem a ser mais perigosos em crianças, especialmente as menores, e em idosos. Nesses grupos, o veneno pode provocar reações mais intensas e evolução rápida, com sintomas como vômitos, sudorese, alterações cardíacas e outros sinais de gravidade. Por isso, o atendimento deve ser ainda mais ágil.

Como o SUS atende esses casos no Estado

Em Mato Grosso do Sul, a rede pública de saúde está estruturada para atender esse tipo de ocorrência. As unidades básicas e de urgência realizam o primeiro atendimento e, quando necessário, acionam a regulação para encaminhamento a hospitais de referência.

O soro antiescorpiônico não está disponível em todas as unidades, mas em pontos estratégicos da rede estadual, definidos para garantir acesso rápido e seguro ao tratamento. Essa organização permite que o paciente receba assistência adequada conforme a gravidade do caso.

Prevenção começa em casa

Evitar o aparecimento de escorpiões é a forma mais eficaz de reduzir acidentes. Medidas simples podem ajudar:

  • Manter quintais limpos, sem lixo, entulho ou restos de obra;
  • Vedar frestas em paredes, pisos e rodapés;
  • Manter ralos fechados ou com telas;
  • Sacudir roupas e calçados antes de usar;
  • Evitar o acúmulo de materiais e objetos;
  • Controlar a presença de baratas, principal alimento dos escorpiões.

Segundo o coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental e Toxicológica da SES, Karyston Adriel Machado da Costa, a maior parte dos acidentes pode ser evitada com mudanças simples no ambiente doméstico. “Os escorpiões se adaptam facilmente ao meio urbano e encontram abrigo e alimento dentro das residências. Por isso, manter o ambiente limpo, sem entulhos e com os acessos vedados, é fundamental para reduzir a presença desses animais e prevenir acidentes”, destaca.

O período de calor e chuva favorece a reprodução e a atividade desses animais, aumentando o risco de sua presença em residências e, consequentemente, a ocorrência de acidentes, especialmente em áreas urbanas.

Atendimento rápido salva vidas

A SES destaca que, embora muitos casos sejam leves, a evolução pode ser imprevisível. Por isso, não é recomendado esperar os sintomas piorarem. A avaliação profissional é essencial para garantir o tratamento correto e evitar complicações.

Saiba onde é disponibilizado o soro na rede de saúde do Estado:

Hospitais de Referência para atendimento – Mato Grosso do Sul (2)

(*) Kamilla Ratier, Comunicação SES

Ponta Porã recebe oficina do Centelha 3 para orientar interessados em transformar ideias em negócios

0
Divulgação/Fundect

Ponta Porã recebe, no dia 15 de abril, às 18h30, uma oficina do Programa Centelha 3 voltada à apresentação do edital e à orientação de interessados em transformar ideias inovadoras em negócios. A atividade será realizada no Parque Tecnológico Internacional (PTIn), localizado na Avenida Brasil, 2145.

A ação integra a agenda do programa no interior de Mato Grosso do Sul, que tem percorrido diferentes municípios com o objetivo de ampliar o alcance do edital e fortalecer o ecossistema de inovação local. A proposta é incentivar a participação de empreendedores, pesquisadores, estudantes e interessados em desenvolver soluções tecnológicas.

Durante o encontro, serão apresentadas as principais informações do edital, incluindo critérios de participação, etapas do processo seletivo e orientações sobre como submeter propostas. A programação também inclui momentos de tira-dúvidas, atividades de ideação e apoio direto dos parceiros do programa, que auxiliam na estruturação das ideias.

O Programa Centelha 3 prevê a seleção de até 47 propostas, com investimento total de R$ 6,5 milhões. Cada projeto poderá receber até R$ 89,6 mil em recursos de subvenção econômica, além de até R$ 50 mil em bolsas de fomento tecnológico e extensão inovadora, concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), totalizando até R$ 139,6 mil por iniciativa.

Podem participar pessoas físicas com ideias inovadoras, além de empresas nascentes com até 12 meses de existência. As inscrições seguem abertas até 11 de maio de 2026 e devem ser realizadas no endereço ms.programacentelha.com.br.

A iniciativa é coordenada nacionalmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Fundação CERTI.

Em Mato Grosso do Sul, o programa é executado pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia (Fundect), vinculada à Semades (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), com a parceria de Sebrae MS, Senai-Fiems, Fecomércio-Senac, Ecossistema de Inovação e o Conselho de Reitores das Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul (CRIE-MS).

Confira a agenda das oficinas “Como submeter sua proposta ao Programa Centelha 3”:

  • Dourados

16 de abril – 19h, no Tereré Hub – Sala 17, FACE/UFGD, Campus 2 – Universidade Federal da Grande Dourados

  • Maracaju

17 de abril – 19h, no Centro Cultural Francisco Moacir Feitosa Araújo – Av. Mário Corrêa, 291

  • Naviraí

22 de abril – 19h, na PIME UFMS – MS-141.

  • Nova Andradina

23 de abril – 18h30, na Câmara Municipal

  • Corumbá/Ladário

27 de abril – 19h, no Auditório do Senac – Rua América, 438

(*) Assessoria de Comunicação – Fundect

Adesão de MS à iniciativa AdaptaCidades é apresentada em reunião do Conselho Estadual de Controle Ambiental

0
Foto: Divulgação

O CECA (Conselho Estadual de Controle Ambiental) realizou no dia 9 de abril sua 154ª reunião ordinária, presidida pelo secretário Artur Falcette, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação). Na pauta, um dos destaques foi a apresentação do programa AdaptaCidades, iniciativa do Governo Federal à qual Mato Grosso do Sul aderiu, com foco no fortalecimento das políticas de adaptação às mudanças climáticas e no apoio direto aos municípios.

A reunião ocorreu de forma online e incluiu a aprovação da ata da 153ª reunião ordinária, além da distribuição de processos para análise de licenciamento ambiental. Entre eles, os pedidos de Licença Prévia para os empreendimentos PCH Ribas, no município de Ribas do Rio Pardo, e PCH Peixe, em Cassilândia, ambos voltados à geração de energia elétrica. Também foram apresentados informes gerais antes do encerramento dos trabalhos.

Na sequência, foi apresentado o AdaptaCidades, iniciativa vinculada ao Programa Cidades Verdes Resilientes, coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, com apoio dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação e das Cidades. O programa tem como objetivo fortalecer a atuação de estados e municípios na agenda de adaptação às mudanças climáticas, apoiando a elaboração de Planos Municipais de Adaptação.

A proposta prevê a capacitação técnica de gestores, disponibilização de dados sobre riscos climáticos, orientação metodológica para construção dos planos e suporte ao acesso a financiamentos para ações locais. A iniciativa também reforça a integração entre os entes federativos, alinhada ao conceito de federalismo climático previsto na Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) do Brasil.

Inicialmente estruturado para atender 260 municípios, o AdaptaCidades foi ampliado e já contempla 581 municípios prioritários em todo o país. A meta é alcançar até 2 mil municípios até 2035, com prioridade para regiões mais vulneráveis a eventos climáticos extremos. A adesão do Estado, por meio da Semadesc, amplia o suporte técnico aos municípios sul-mato-grossenses e fortalece a governança climática no território.

(*) Marcelo Armôa, Semadesc

Polícia Civil prende apontado por furto a estabelecimento comercial em Brasilândia

0
Foto: PC-MS

A Delegacia de Polícia Civil de Brasilândia realizou a prisão de P.L.P. (38), suspeito de envolvimento em furto qualificado ocorrido em um estabelecimento comercial localizado na região central da cidade, durante a madrugada desta segunda (13).

De acordo com as investigações, o crime foi praticado mediante rompimento de obstáculo e em concurso de pessoas, sendo subtraídos diversos produtos do local, além de danos causados à estrutura do estabelecimento e interrupção do fornecimento de energia elétrica, gerando milhares de reais em prejuízo ao comerciante.

Após o registro da ocorrência, a equipe policial iniciou diligências imediatas, incluindo a análise de imagens de câmeras de segurança, o que possibilitou a identificação de um dos autores. O suspeito foi localizado e preso pouco tempo depois.

P.L.P. possui mais de 40 registros criminais por delitos semelhantes, evidenciando reiteração na prática de crimes patrimoniais. As investigações prosseguem com o objetivo de identificar e localizar o segundo envolvido no crime.

Escolinha Raira Freitas vence Campeonato amigos do bem Sub-13 no Osmar Dutra, em Três Lagoas

0
Foto: Divulgação

O campo do Bairro Osmar Dutra foi palco da grande decisão do campeonato amigos do bem de Futebol Sub-13 no último fim de semana. A final reuniu as equipes Raira Freitas e Escolinha do Professor Grilo em um jogo equilibrado,.

A escolinha Raira Freitas venceu por 2 a 1 garantindo o título. O Goleiro Luan Santos da equipe da escolinha Raira Freitas foi menos vazado, Artur Vieira da equipe da escolinha Raira Freitas foi artilheiro. Já escolinha Lá Quebrada conquistou o terceiro lugar da competição.

O torneio começou em março e contou com a participação de seis equipes, reunindo cerca de 150 jovens atletas, segundo o organizador Altivo Alves Oliveira Júnior, conhecido como “Juninho”.

Balanço da competição

Foram disputadas nove partidas ao longo do campeonato, com registro de 25 gols..

Futuro do esporte no bairro

Juninho destacou que a intenção é manter a tradição e promover novas competições nos próximos anos, reforçando o compromisso com o incentivo ao esporte e a formação cidadão das crianças.

Mais uma vez, o Torneio Sub-13 se despede deixando a marca de integração, aprendizado e valorização do futebol de base em Três Lagoas.

IFMS sedia congressos de aventura pela primeira vez

0
Evento reúne participantes do Brasil e do exterior, com foco em atividades de aventura. (Foto: Projeto Catalogando Aventuras)

Eventos brasileiro e internacional têm inscrições abertas até maio e foco em vivências práticas e debates

Pela primeira vez na região Centro-Oeste, o Campus Aquidauana do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) sedia, entre 20 e 23 de maio, o Congresso Brasileiro de Atividades de Aventura (CBAA) e o Congresso Internacional de Atividades de Aventura (CIAA). 

Esta edição do evento, que é realizado de maneira itinerante desde 2006, é organizada localmente pelo projeto de extensão “Catalogando Aventuras”, desenvolvido no campus. 

Com o objetivo de compartilhar conhecimento a respeito do tema, o Congresso prevê uma série de atividades, conduzidas por profissionais e especialistas, como:

  • Oficinas e minicursos, com atividades voltadas a atualização profissional e desenvolvimento de novas competências;
  • Vivências em atividades de aventura – experiências práticas em modalidades como rapel, escalada, boia crossrafting e stand up paddle, realizadas em ambientes naturais de Aquidauana, oportunizando a integração entre teoria e prática;
  • Mesas-redondas: palestras com convidados nacionais e internacionais, abordando os desafios, tendências e inovações nas atividades de aventura, turismo e gestão da segurança;
  • Apresentação de trabalhos científicos: espaço para exposição de pesquisas em formato de resumo simples e resumo expandido, além de comunicações orais e banners, promovendo a divulgação científica.

O coordenador do Catalogando Aventuras, Pablo Salomão, professor de Educação Física do IFMS, destaca a importância do evento no cenário nacional e internacional. 

“O Congresso reunirá pesquisadores, professores, estudantes e profissionais que atuam com atividades de aventura, educação ao ar livre, turismo e gestão de segurança em ambientes naturais. A iniciativa tem como objetivo promover a troca de conhecimentos científicos, experiências práticas e reflexões sobre o desenvolvimento das atividades de aventura no Brasil e em outros países da América do Sul”.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas até dia 1° de maio, pela internet, e custam R$ 100. Estudantes do IFMS interessados em participar podem procurar a organização do evento, pagando metade do valor. 

A inscrição dá direito ao inscrito de participar de todas as atividades disponíveis. A programação pode ser conferida na página do evento. A expectativa é de que pelo menos 350 congressistas participem das atividades.

Nesta edição, o congresso recebeu 143 trabalhos científicos, submetidos por pesquisadores de diversas instituições brasileiras e também de outros países da América do Sul. As produções abordam temas como educação ao ar livre, esportes de aventura, sustentabilidade, turismo de natureza, formação profissional e gestão de segurança em atividades realizadas em ambientes naturais. 

“A realização do evento reforça o protagonismo da instituição no desenvolvimento de pesquisas e projetos voltados às práticas de aventura, ao esporte e à valorização do patrimônio natural da região do Pantanal”, explica Salomão. 

“Nossa programação busca fortalecer redes de cooperação científica e ampliar o debate sobre o papel das atividades de aventura na educação, na promoção da saúde, no turismo sustentável e na conservação ambiental”, complementa o docente. 

Catalogando Aventuras

O projeto é uma iniciativa integrada de ensino, pesquisa e extensão, envolvendo práticas de atividades de aventura. 

Desenvolvido no Campus Aquidauana, ele tem como principal foco a gestão da segurança em atividades de aventura, bem como a promoção da sustentabilidade ambiental e social por meio da vivência prática e da pesquisa aplicada. 

Voltado à aventura e adrenalina, suas atividades preveem a prática e difusão de conhecimentos relacionados à escalada, rapelraftingboia cross, tirolesa e standup paddle na região. 

As atividades do projeto podem ser acompanhadas na página do Instagram

Evento 

O Congresso Brasileiro de Atividades de Aventura (CBAA) e o Congresso Internacional de Atividades de Aventura (CIAA) são fazem parte do cenário das práticas de aventura no Brasil. Eles são iniciativas do Laboratório de Estudos do Lazer da Universidade Paulista (UNESP), Campus Rio Claro. 

A edição 2026 foi viabilizado com recursos próprios do Campus Aquidauana, do Conselho Nacional de Pesquisa Científica (CNPq) e, principalmente, através de investimento da reitoria do IFMS, no montante de R$ 202 mil.

DOF apreende 1,2 tonelada de maconha em cabine de caminhão em MS

0
Foto: Divulgação

No último sábado (11), policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam, em Ivinhema (MS), 1.200 quilos de maconha que eram transportados em um caminhão Scania. Na ação, dois homens de 32 anos foram presos em flagrante.

Os militares realizavam policiamento na BR-376, quando deram ordem de parada ao condutor do caminhão, do tipo prancha. Durante a abordagem, os ocupantes apresentaram nervosismo e entraram em contradição sobre o motivo da viagem.

Em vistoria, foram localizados diversos tabletes do entorpecente no interior da cabine. Questionados, os autores informaram que transportariam a droga até o Estado de São Paulo, onde receberiam R$ 100 mil pelo serviço.

O material apreendido, avaliado em aproximadamente R$ 3,4 milhões, foi encaminhado, juntamente com os autores e o veículo, à Defron, (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira), em Dourados.

A ação ocorreu no âmbito do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, uma parceria entre a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) e o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública).

O DOF mantém um canal direto com o cidadão para denúncias anônimas pelo telefone 0800 647-6300. O sigilo é garantido.

(*) Ponta Porã News

Feira Central de Três Lagoas terá climatização

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

A Prefeitura de Três Lagoas deu mais um importante passo para a melhoria da infraestrutura da Feira Central Turística ao anunciar a abertura de licitação para implantação do sistema de climatização do local. A iniciativa integra o conjunto de ações voltadas à valorização do espaço, que é um dos principais pontos de turismo gastronômico e comércio do município.

O processo licitatório será realizado na modalidade Concorrência Pública nº 003/2026, com julgamento pelo menor preço global, conforme a Lei nº 14.133/2021. A sessão pública está marcada para o dia 29 de abril de 2026, às 9h (horário de Brasília), e ocorrerá de forma eletrônica por meio do portal Compras BR.

O projeto prevê a contratação de empresa especializada para execução de obra civil e implantação completa do sistema de climatização da Feira Central, que possui área aproximada de 5.500 metros quadrados. Estão incluídos no escopo o fornecimento e instalação de climatizadores evaporativos, além de todas as adequações necessárias para o pleno funcionamento do sistema, como intervenções civis, estruturais, elétricas e complementares.

Com a implantação do novo sistema, a expectativa é promover uma redução significativa da temperatura interna do prédio, proporcionando mais conforto térmico tanto para os feirantes quanto para os frequentadores do espaço. O prefeito Dr. Cassiano Maia destacou a importância da iniciativa como parte do processo contínuo de melhoria da Feira Central.

“Esse é mais um avanço importante para a Feira Central. Estamos trabalhando para garantir mais qualidade de vida aos feirantes, mas principalmente para a população que frequenta esse espaço tão tradicional. A previsão é que consigamos reduzir em cerca de 10 graus a temperatura interna do prédio, o que representa uma mudança significativa no conforto de todos”, afirmou.

Os interessados em participar do certame podem acessar gratuitamente o edital e seus anexos por meio dos sites oficiais da Prefeitura de Três Lagoas, do portal Compras BR e do Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP), ou ainda diretamente na Diretoria de Compras e Licitações do município.

Polícia Civil prende autor de tentativa de homicídio em Dourados

0
Foto: PC-MS

No último sábado (11) policiais civis lotados na Seção de Investigações Gerais (SIG) e Núcleo Regional de Inteligência (NRI) de Dourados realizaram a prisão em flagrante de D.V.O., 38 anos, autor de uma tentativa de homicídio ocorrida na madrugada do mesmo dia, no município.

De acordo com a investigação, o autuado e mais um comparsa, foragido até o momento, entraram em uma discussão com a vítima por causa de uma dívida. Em determinado momento, os autores se apoderaram de facas e passaram a esfaquear a vítima, que recebeu golpes na região da barriga e tórax, sendo socorrida em estado grave ao Hospital da Vida para atendimento.

Um dos autores foi localizado e conduzido à delegacia, onde foi autuado em flagrante. O outro envolvido já foi identificado e as equipes seguem em buscas para localizá-lo.

Rota da Celulose terá 81 trechos em obras programadas nos próximos dias em MS; confira

0

Plano emergencial do Consórcio Caminhos da Celulose prevê intervenções entre os dias 13 e 18 de abril em três rodovias estratégicas do Estado

Por: Nathália Santos

Em fevereiro, o Consórcio Caminhos da Celulose iniciou um plano emergencial de reparos em 150 quilômetros de rodovias da Rota da Celulose, em Mato Grosso do Sul. Nesta segunda-feira (13), foi detalhada uma nova etapa desse cronograma, com 81 trechos de obras distribuídos em três rodovias estaduais e federais.

As ações fazem parte dos primeiros 100 dias da concessão, apresentados no dia 2 de fevereiro, em Campo Grande.

O plano emergencial inclui serviços como tapa-buracos, limpeza das pistas, manutenção de drenagem, roçada e reforço da sinalização. Segundo o consórcio, as intervenções já começaram na MS-040, considerada um dos pontos mais críticos em termos de segurança viária, e seguem de forma distribuída ao longo da malha concedida.

Entre os dias 13 e 18 de abril, serão executados:

            •          BR-267: 33 trechos

            •          BR-262: 25 trechos

            •          MS-040: 23 trechos

RODOVIAS CRUCIAIS PARA CADEIA DA CELULOSE

A concessão reúne 870 quilômetros de rodovias federais e estaduais que concentram fluxo intenso de caminhões ligados à cadeia produtiva da celulose. As intervenções emergenciais têm como objetivo melhorar as condições de tráfego e reduzir riscos de acidentes, enquanto projetos estruturais de longo prazo são preparados.

O consórcio informou que já está instalado no Estado, com sede em Campo Grande, e que prioriza a contratação de mão de obra local.

De acordo com a concessionária, não há possibilidade de redução das obras previstas em contrato. A flexibilidade prevista em edital se refere apenas a possíveis ampliações.

CONCESSÃO 870,3 KM DE RODOVIAS

O contrato de concessão abrange 870,3 quilômetros de rodovias e tem duração de 30 anos, com previsão de R$ 10,1 bilhões em investimentos. Entre as melhorias previstas ao longo do período estão duplicações, implantação de terceiras faixas, acostamentos, vias marginais e contornos urbanos.

O governo do Estado informou que irá acompanhar e fiscalizar a execução da concessão, a fim de evitar atrasos e descumprimento contratual.

As rodovias incluídas no projeto são:

            •          BR-262: entre Campo Grande e Três Lagoas;

            •          BR-267: entre Nova Alvorada do Sul e Bataguassu;

            •          MS-040: entre Campo Grande e Santa Rita do Pardo;

            •          MS-338: entre Santa Rita do Pardo e o entroncamento com a MS-395;

            •          MS-395: entre o entroncamento da MS-338 e Bataguassu.

A concessão prevê a duplicação de 115 quilômetros ao longo de até oito anos. A maior parte das obras será concentrada na BR-262, com 101,7 quilômetros de duplicação, incluindo o trecho entre Campo Grande e Ribas do Rio Pardo e o contorno do município. Outros 13,5 quilômetros estão previstos para a BR-267, próximos à divisa com São Paulo, entre o sétimo e o oitavo ano da concessão.

PEDÁGIO

A cobrança de pedágio só poderá ser iniciada após a conclusão das etapas iniciais previstas em contrato, o que deve ocorrer a partir do 12º mês de concessão.

PRF apreende mercadorias estrangeiras em Água Clara

0
Foto: PRF-MS

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu mercadorias de origem estrangeira, nesta segunda-feira (13), em Água Clara. 

Durante fiscalizações na BR-262, os policiais abordaram uma caminhonete. O motorista disse que transportava mercadorias até Tres Lagoas. Após vistoria, a equipe localizou diversas mercadorias estrangeiras sem documentação fiscal em meio as encomendas nacionais.

Foram apreendidos óculos, perfumes, cosméticos, entre outros itens. As mercadorias foram apreendidas e encaminhadas à Receita Federal. 

PRF, PF e PM apreendem 1,5 tonelada de maconha em Mundo Novo (MS)

0
Foto: PRF-MS

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Polícia Federal (PF) e a Polícia Militar (PM) apreenderam 1.592 quilos de maconha e recuperaram dois veículos, no último domingo (12), em Mundo Novo (MS).

Durante a ação conjunta, as equipes realizaram buscas a dois veículos suspeitos de estarem sendo utilizados para o transporte de ilícitos. Os dois veículo foram encontrados em uma residência no município. 

Um homem foi identificado como morador da residência e as equipes acessaram o imovel para fiscalização.  Na residência foram encontrados diversos fardos de maconha, balança de precisão e fitas adesivas utilizadas na embalagem do ilícito. 

As equipes também descobriram que os automóveis, uma Toyota/SW4 e uma Toyota/Hilux, utilizavam placas falsas e possuíam registro de roubo/furto em Belo Horizonte e Maringá, respectivamente. A ocorrência foi encaminhada à Polícia Federal em Naviraí (MS).

MS amplia vendas externas de grãos em cenário de mercado pressionado

0
Colheira de soja em Mato Grosso do Sul (Foto: Divulgação/Aprosoja)

China lidera com vantagem as compras de soja, enquanto Egito concentra 100% das importações de milho do Estado

O desempenho das exportações brasileiras de soja e milho em março de 2026 revela um cenário de equilíbrio delicado no mercado internacional, marcado pela combinação de oferta global elevada, demanda concentrada em poucos compradores e de variações cambiais. Apesar de oscilações nos volumes embarcados, os dados indicam manutenção e, em alguns casos, avanço das receitas, apontando um ambiente ainda sustentado pela demanda externa.

De acordo com dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior), compilados no boletim de exportações, o Brasil embarcou 14,5 milhões de toneladas de soja no mês, o que representa uma leve queda de 1% em relação a março de 2025, cerca de 161,9 mil toneladas a menos destinadas ao mercado internacional . Ainda assim, a receita somou US$ 5,9 bilhões, crescimento de 3% na mesma base de comparação, sinalizando preços relativamente firmes mesmo diante da ampla oferta global.

A China manteve protagonismo absoluto nas compras, concentrando 69% das importações, aproximadamente 9,98 milhões de toneladas, seguida por Espanha e Turquia, com participações bem menores. O dado reforça a forte dependência brasileira do mercado asiático, especialmente no complexo da soja.

No caso do milho, o movimento foi distinto. O volume exportado alcançou 981 mil toneladas, avanço de 13% frente ao mesmo mês do ano passado, com incremento de cerca de 110 mil toneladas. Em termos financeiros, o salto foi ainda mais expressivo: a receita atingiu US$ 219,4 milhões, alta de 93% na comparação anual, indicando valorização internacional do grão.

Por outro lado, na comparação com fevereiro, houve retração de 37% nos embarques, evidenciando volatilidade no ritmo das exportações. Assim como na soja, a concentração de destinos também chama atenção: o Egito respondeu por cerca de 89,6% das compras, seguido por Malásia e Iraque.

No recorte regional, Mato Grosso do Sul apresentou desempenho superior à média nacional, especialmente na soja. O estado exportou 1,22 milhão de toneladas em março, crescimento de 10% em relação ao mesmo período de 2025, um acréscimo de aproximadamente 108 mil toneladas. A receita somou US$ 497 milhões, avanço de 15%.

A China também liderou com folga entre os destinos da soja sul-mato-grossense, respondendo por 81% das aquisições, seguida por Vietnã e Paquistão. O resultado evidencia o fortalecimento do estado na cadeia exportadora e sua inserção no mercado internacional.

Já nas exportações de milho, Mato Grosso do Sul registrou aumento de 52% no volume embarcado na comparação anual, totalizando 16,3 mil toneladas. Em valor, houve crescimento de 48%, com receitas de aproximadamente US$ 3,4 milhões. No entanto, assim como no cenário nacional, o dado mensal mostra forte retração: queda de 86% frente a fevereiro, reflexo da irregularidade nos embarques.

Outro ponto relevante é a concentração total das exportações de milho do estado em um único destino: o Egito absorveu 100% dos embarques no período.

A análise econômica do boletim aponta que o mercado internacional segue sustentado por uma demanda consistente, especialmente da Ásia, mas enfrenta pressão da elevada oferta global. No caso da soja, a combinação de leve queda no volume com aumento no valor exportado indica preços relativamente estáveis, ainda que limitados por esse excesso de oferta.

No milho, o cenário é de maior valorização anual, mas com forte volatilidade no curto prazo, refletida na queda mensal dos embarques. Além disso, a tendência de desvalorização do dólar reduz a competitividade do produto brasileiro no exterior, pressionando as cotações internas.

Segundo o analista de Economia da Aprosoja/MS, Mateus Fernandes, a demanda segue firme, mas o contexto exige cautela. “Com a grande oferta dos grãos no mercado, os preços tendem a ficar mais baixos. Com as oscilações, principalmente por causa da guerra do Irã, é importante estar atento aos momentos de melhores oportunidades no mercado internacional e também no mercado interno”, afirma.

Diante desse cenário, o relatório destaca que produtores precisam adotar estratégias mais sofisticadas de comercialização, como o uso de ferramentas de proteção de preços, escalonamento de vendas e acompanhamento do mercado futuro. A preservação de margens, segundo a análise, depende cada vez mais da capacidade de adaptação a um ambiente global competitivo e volátil.

(*) Campo Grande News

SMAS promove oficina recreativa para crianças em acolhimento institucional do município

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

Durante a manhã desta segunda-feira, 13 de abril, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) realizou uma oficina recreativa para crianças que moram no acolhimento institucional e que estão sob os cuidados da administração municipal. A proposta da atividade foi contribuir para o desenvolvimento das crianças de forma leve, lúdica e divertida.

A ação contou com dinâmicas, brincadeiras e atividades interativas que estimularam a criatividade, a socialização e o fortalecimento de vínculos entre os participantes. Além de promover momentos de alegria, a oficina também teve como objetivo proporcionar um ambiente acolhedor, reforçando o cuidado e a atenção oferecidos às crianças.

De acordo com a SMAS, iniciativas como essa são fundamentais para o desenvolvimento emocional e social, contribuindo para a construção de um ambiente mais humanizado e seguro.

Polícia Civil palestra sobre Bullying e Cyberbullying em colégio de Campo Grande

0
Foto: Divulgação

om o objetivo de instruir e conscientizar os adolescentes, a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Delegacia Especializada de Atendimento à Infância e Juventude (DEAIJ), realizou série de palestras no Colégio Militar de Campo Grande, nos dias 07, 08 e 09 de abril, com o tema “Bullying e Cyberbullying”. O encontro, ministrado Delegado Adjunto da DEAIJ, Alberto Luiz Carneiro da Cunha de Miranda, foi destinado aos alunos do Ensino Fundamental e Médio.

Tais capacitações fazem parte da operação permanete desenvolvida pela especializada, denominada “Mais consciência, menos violência” e visam instruir e conscientizar os adolescentes acerca dos riscos dessas práticas, bem como evitar a incidência de atos infracionais futuros.

Polícia Civil palestra sobre Bullying e Cyberbullying em colégio de Campo Grande
Polícia Civil palestra sobre Bullying e Cyberbullying em colégio de Campo Grande

Três Lagoas ultrapassa 24 mil atendimentos em iluminação pública e avança na modernização da rede

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

A Prefeitura de Três Lagoas segue avançando com os investimentos em iluminação pública e já alcançou a marca de 24.577 atendimentos realizados em todo o município, entre ações de manutenção, modernização e inspeção executadas pela empresa Brilha Três Lagoas.

Os números refletem o compromisso da administração municipal com a melhoria da infraestrutura urbana, garantindo mais segurança, eficiência energética e qualidade de vida para a população.

Do total de atendimentos, a maior parte corresponde às ações de obra e modernização de lâmpadas de vapor de sódio por luminárias LED smart de alta capacidade, que somam 19.454 intervenções – dos 24.975 pontos de iluminação existentes -, representando 79% do total de ações presentes no relatório. Esse volume expressivo demonstra o avanço na substituição e implantação de novas tecnologias de iluminação, tornando a cidade mais moderna e eficiente.

Já os serviços de manutenção contabilizam 4.185 atendimentos (17%), realizados em todos os bairros, assegurando o funcionamento contínuo da rede existente e atendimento ágil às demandas da população.

As ações de inspeção e ronda também têm papel fundamental no sistema, com 938 atendimentos (4%), contribuindo para o monitoramento preventivo e identificação de pontos que necessitam de intervenção.

Entre os principais trechos contemplados com obras e modernização estão vias importantes como a Avenida Doutor Clodoaldo Garcia, Rua Egídio Thomé, Avenida Antônio Trajano, Avenida Jamil Salomão e região do Shopping até o Condomínio Villa Leon, além de diversos bairros da cidade.

A Prefeitura destaca que o avanço da iluminação pública faz parte de um planejamento estratégico que busca ampliar a cobertura, modernizar a rede e garantir mais eficiência nos serviços prestados.

Sebrae/MS anuncia vencedores estaduais do Prêmio Educador Transformador 2026

0
Vencedores da etapa estadual da 3ª edição do Prêmio Educador Transformador foram reconhecidos em cerimônia realizada em Campo Grande, com a participação dos profissionais sul-mato-grossenses. (Foto: Divulgação)

Iniciativa reconhece práticas inovadoras na educação e reforça o protagonismo de Mato Grosso do Sul no cenário nacional

O Sebrae/MS anunciou, no último sábado (11), os vencedores da etapa estadual da 3ª edição do Prêmio Educador Transformador, em cerimônia realizada em Campo Grande com a participação dos profissionais sul-mato-grossenses. Promovido pelo Sebrae, em parceria com o Instituto Significare e a Bett Brasil, a iniciativa reconhece projetos educacionais com impacto direto na formação de estudantes, com o objetivo identificar, valorizar e impulsionar práticas educacionais inovadoras.

Durante a premiação, o gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas do Sebrae/MS, Jorge Tadeu de Barros Beleza, ressaltou o impacto da iniciativa na formação dos estudantes. “O Sebrae tem esse papel fundamental de trazer a educação, principalmente a educação empreendedora, como foco para jovens e adolescentes, contribuindo para um crescimento sustentável do nosso Estado e do país. O educador, por sua vez, tem um papel fundamental nesse contexto. É a partir dele que conseguimos levar o tema do empreendedorismo às crianças, jovens e adolescentes. E sabemos que o empreendedorismo é indispensável para fortalecer a cultura empreendedora e impulsionar o crescimento do nosso Estado e do Brasil”, pontuou.

Nesta edição, os participantes concorreram em três categorias: Inovação Pedagógica e Metodologias Ativas; Gestão Educacional Transformadora; e Inclusão e Sustentabilidade na Educação. Com o tema “Educação para enfrentar crises e construir futuros sustentáveis”, os projetos inscritos trouxeram soluções práticas voltadas à realidade dos estudantes, da comunidade escolar e das redes de ensino. Além disso, os participantes contaram com uma jornada de desenvolvimento, com suporte de inteligência artificial, para aprimorar as propostas ao longo do processo.

Durante a cerimônia, foram anunciados os três primeiros colocados no estado. O projeto vencedor garantiu, além do reconhecimento, um pacote completo para participação no Congresso Bett Brasil 2026, considerado o principal evento de inovação e tecnologia para a educação na América Latina. Já os vencedores nacionais de cada categoria serão conhecidos em maio de 2026 e terão como premiação a participação na Bett UK, em Londres.

Educadores premiados destacam impacto dos projetos

Na categoria Inovação Pedagógica e Metodologias Ativas, da etapa estadual da 3ª edição do Prêmio Educador Transformador em Mato Grosso do Sul, o primeiro lugar ficou com a educadora Vanessa Aparecida Braghin, do Centro de Educação Infantil Sítio do Pica-Pau Amarelo, em Itaquiraí. A categoria também reconheceu as educadoras: Adriana Oliveira de Sales (segundo lugar) Silvana do Valle Leone (terceiro lugar).

O projeto de Vanessa Aparecida Braghin uniu alimentação saudável, educação ambiental e empreendedorismo. A iniciativa surgiu a partir de um desafio enfrentado na escola: o baixo consumo de saladas pelas crianças e o alto desperdício de alimentos. A solução encontrada foi a criação de uma horta escolar orgânica, envolvendo os alunos no plantio, cuidado e colheita dos alimentos, além de estimular a replicação da prática nas casas das famílias, gerando inclusive oportunidades de renda.

“Foi algo que começou muito pequeno, com a intenção de melhorar a alimentação das crianças, e tomou uma proporção que a gente não imaginava. Hoje, além de ver os alunos se alimentando melhor, comendo salada e entendendo a importância disso, conseguimos gerar impacto também nas famílias, com a criação de hortas em casa e até oportunidades de renda. Esse reconhecimento é uma emoção muito grande, porque mostra que conseguimos ir além da sala de aula, promovendo sustentabilidade, união e propósito dentro da comunidade”, destacou Vanessa.

Já na categoria Gestão Educacional Transformadora, os vencedores foram Josiani da Costa Almeida Gomes (primeiro lugar), Elizangela Arantes de Ibanhez (segundo lugar) e José Sérgio Rodrigues de Souza (terceiro lugar).

Josiani da Costa Almeida Gomes, gestora da Escola Elaine de Sá, em Três Lagoas, desenvolveu o projeto “Café com Afeto – Tecendo Esperançar”. A ação surgiu diante do aumento da evasão escolar e da falta de pertencimento dos estudantes, propondo uma abordagem inovadora: a equipe escolar passou a realizar visitas às famílias, organizando encontros acolhedores com café da manhã para ouvir, compreender as realidades e, a partir disso, construir soluções conjuntas para a permanência dos alunos na escola.

“A gente agradece ao Sebrae por acreditar em uma educação potente e dar vida a um projeto que nasceu dessa inquietação. Muitas vezes, a gente já vinha pensando em alternativas, mas o prêmio impulsionou ainda mais esse nosso acreditar. Ver esse trabalho reconhecido mostra que é possível transformar realidades a partir do acolhimento, da escuta e do fortalecimento dos vínculos entre escola e família”, disse a educadora.

E por fim, a categoria Inclusão e Sustentabilidade na Educação reconheceu a educadora Daniele Andressa Bassanesi em primeiro lugar, seguida por Iran Ferreira Lins, em segundo, e Ederson Roberto da Costa, em terceiro lugar.

O projeto “SIRI – Sistema Integrado de Recursos Escolares” da educadora Daniele Andressa Bassanesi, da Escola Estadual Eurico Gaspar Dutra, em Naviraí, que conquistou o 1º lugar na categoria Inclusão e Sustentabilidade na Educação, propõe a gestão de recursos escolares com base na economia circular, promovendo melhor aproveitamento de materiais e incentivando práticas sustentáveis, ao mesmo tempo em que envolve os estudantes no desenvolvimento de soluções inovadoras.

“Eu sou uma entusiasta do Sebrae, sempre participo das iniciativas porque acredito muito nesse movimento de levar o empreendedorismo para dentro das escolas e fazer com que ele aconteça na prática. Ganhar esse prêmio é uma emoção muito grande, porque reforça a nossa confiança no trabalho que está sendo desenvolvido e no poder transformador da educação”, reforçou a educadora.

Mato Grosso do Sul: histórico nacional

Na edição de 2024 da premiação, Mato Grosso do Sul conquistou destaque nacional com a professora Daniela Bassanesi, da Escola Estadual Antônio Fernandes, em Naviraí. Ela venceu na categoria Ensino Médio com o projeto “Tony Bank – Ferramenta de Educação Financeira Aliada à Construção de Competências e Valores Socioemocionais”, que simula um banco dentro da escola e incentiva o desenvolvimento de habilidades financeiras e socioemocionais entre os estudantes.

Mais informações sobre as ações do Sebrae podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou pelo site ms.sebrae.com.br.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.