15.6 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de junho de 2026
Início Site Página 107

PM age rápido, prende suspeito de tráfico e apreende drogas e munições em Três Lagoas

0
Foto: Divulgação

Uma ação firme da Polícia Militar resultou na prisão de um homem por tráfico de drogas e posse irregular de munição na noite deste domingo (12), em Três Lagoas.

De acordo com informações do boletim de ocorrência, a ocorrência foi registrada após denúncias apontarem que o condutor de um veículo VW/Golf estaria atuando no esquema conhecido como “disk drogas”, realizando a entrega de entorpecentes na cidade. Ainda segundo relatos, o suspeito também teria efetuado disparos de arma de fogo em via pública em ocasiões anteriores.

Diante das informações, uma equipe da Força Tática intensificou o patrulhamento e, por volta das 22h30, durante rondas no Bairro Jardim das Violetas, na Rua Manoel Faria Duque, localizou e abordou o veículo suspeito.

Durante a busca no automóvel, os policiais encontraram cerca de 200 gramas de maconha. Questionado sobre as denúncias envolvendo disparos de arma de fogo, o homem, de 34 anos, afirmou não possuir arma, mas revelou que mantinha munições em sua residência.

A equipe então se deslocou até o imóvel do suspeito, onde foram apreendidas 40 munições de calibre .22LR, além de uma balança de precisão e aproximadamente 3 gramas de cocaína.

Diante dos fatos, o homem recebeu voz de prisão e foi encaminhado às autorida

Polícia Militar realiza prisão de autor de tráfico de drogas em Três Lagoas

0
Foto: 2º BPM

No último domingo (12), policiais militares do 2º Batalhão de Polícia Militar realizaram a prisão de um autor de tráfico de drogas, em Três Lagoas.

Por volta das 11h45, uma guarnição da Força Tática do 2º BPM, durante patrulhamento ostensivo e preventivo no condomínio Novo Oeste, realizou a abordagem policial de um indivíduo de 22 anos, que se encontrava em um local já conhecido no meio policial como ponto de comercialização de entorpecentes.

Durante a busca pessoal, foram localizados 7 “pinos” de cocaína e certa quantia em dinheiro. Ao ser questionado sobre a droga, o indivíduo relatou comercializar a droga.

Diante dos fatos, após ser dada voz de prisão, o detido foi apresentado na Delegacia de Polícia, onde foi registrado o auto de prisão em flagrante.

(*) Assessoria de Comunicação Social do 2º BPM

Vereadores aprovam prorrogação da regularização de edificações

0
Foto: Divulgação

Agora, com a prorrogação de um ano, o novo prazo para regularizar os imóveis vai até o dia 6 de maio de 2027

Na manhã desta segunda-feira (13), os vereadores realizaram a 10ª sessão ordinária de 2026. Os vereadores analisaram dez matérias na pauta, sendo sete projetos de lei (PL) e três decretos legislativos (PDLs), e apresentaram 30 indicações. A sessão, que regimentalmente é feita na terça-feira, foi antecipada porque os servidores do legislativo farão dois cursos nessa semana, de 14 a 17 de abril.

O PL nº59/2026, de autoria do poder executivo, que “altera dispositivo da lei nº4.286, de 6 de maio de 2025, também foi aprovado. A proposição tem por objetivo prorrogar o prazo de vigência do Programa de Incentivo à Regularização de Edificações, instituído pela Lei nº4.286, de 6 de maio de 2025, estendendo sua duração até 6 de maio de 2027, a fim de possibilitar a continuidade dos procedimentos de regularização de imóveis edificados em desacordo com a legislação urbanística municipal.

A medida mostra-se necessária diante da significativa demanda ainda existente por parte dos munícipes interessados em promover a adequação de seus imóveis às normas previstas no Código de Obras, no Plano Diretor e no Código de Posturas do Município, permitindo à Administração Pública Municipal prosseguir com a política de ordenamento urbano, segurança jurídica e regularização cadastral das edificações.

Os três PDLs foram aprovados, dispondo sobre a entrega de diplomas Autoridades Eclesiásticas à pastora Selma Camelo da Silva de Almeida (propositura de Sirlene dos Santos); ao senhor Luiz Alberto Souza Lima (propositura de Daniel da Farmácia); e ao senhor José Alves de Araújo (propositura de Evalda Reis).

TRIBUNA LIVRE

Usando o tempo de Tribuna Livre, o Sindicato dos Trabalhadores da Educação Básica de Três Lagoas e Selvíria (Sinted) falou sobre a 27ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, que acontece entre os dias 13 e 17 de abril de 2026. A iniciativa promove atividades, debates e atos focados no fortalecimento do ensino público no Brasil, com foco em temas como democracia, sustentabilidade e valorização profissional. 

São temas diários da 27ª semana: educação, democracia e soberania (13/04); educação e o combate à violência contra minorias e ao feminicídio (14/04); políticas estruturantes da educação: financiamento e Sistema Nacional de Educação (15/04); valorização dos profissionais da educação (16/04); e educação, sustentabilidade e inteligência artificial (17/04). 

PRÓXIMAS SESSÕES

Confira como fica a agenda de sessões para os próximos dias, considerando o feriado de Tiradentes:

  • 16/04, quinta-feira, às 18h, 4ª Sessão Extraordinária
  • 22/04, quarta-feira, às 8h, 11ª Sessão Ordinária

EM TRAMITAÇÃO

Confira os projetos em tramitação e que devem retornar em breve para votação em plenário:

  • Projeto de lei nº17, de 19 de fevereiro de 2026: “institui o dia municipal do enfermeiro e dá outras providências” (com o parecer da comissão de constituição, justiça e redação final).
  • Projeto de lei nº18, de 19 de fevereiro de 2026: “institui o dia municipal do técnico/auxiliar de enfermagem e dá outras providências” (com o parecer da comissão de constituição, justiça e redação final).
  • Projeto de lei nº34, de 05 de março de 2026: “altera dispositivos da lei nº1.739, de 14 de novembro de 2001, que institui o dia do agente comunitário de saúde no âmbito do município de Três Lagoas/MS e dá outras providências” (com o parecer da comissão de constituição, justiça e redação final).
  • Projeto de leinº55/2026, de autoria do vereador Fernando Jurado, que dispõe sobre a autorização para poda ou supressão de árvores no município, nos casos de omissão do órgão ambiental competente, e dá outras providências.
  • Projeto de lei nº56/2026, de autoria do vereador Fernando Jurado e coautoria do vereador Marco Silva, que institui a política municipal permanente de proteção, prevenção e resposta a desastres “força resgate três lagoas”, cria o programa municipal de voluntários de busca e salvamento, e dá outras providências.
  • Projeto de lei nº58/2026, de autoria do vereador Marco Silva, que “institui no calendário oficial do município de três lagoas o dia municipal da indústria e do trabalhador da indústria.

INDICAÇÕES E REQUERIMENTOS

Fernando Jurado solicita mão única, tampa de bueiro e asfalto. Marcus Bazé indica semáforo, ciclovia e mais vagas de estacionamento. Sirlene dos Santos pede casas populares no Arapuá. Daniel da Farmácia indica asfalto, limpeza de terreno e semáforo. Robson do Alinhamento solicita limpeza de terreno, quadras esportivas e calçadas.

Professor Pedrinho Junior indica melhorias em pontos turísticos. Professora Maria Diogo apresenta solicitações em prol da saúde e terceira idade. Silverado indica melhorias em iluminação, passarela e asfalto. Marco Silva indica campinho, mutirão de limpeza e estacionamento para PCDs. Evalda Reis pede melhorias em acessibilidade.

Para saber mais, acesse a página do vereador em linktr.ee/camara.treslagoas

Amanhã (14) é o último dia do processo seletivo para o Programa de Formação de Motoristas Arauco

0
Formação gratuita para motoristas profissionaliza condutores. (Foto: Acervo Arauco)

Com formação gratuita, o programa vai qualificar condutores em sua primeira fase. Inscrições podem ser feitas no Sest/Senat de Três Lagoas

Amanhã (14), é o último dia do processo seletivo da primeira fase do Programa de Formação de Motoristas da Arauco, realizado em parceria com o Sest/Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) e o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).

A iniciativa vai qualificar condutores habilitados nas categorias B e C para progressão da CNH categoria D, que permite o transporte de passageiros em veículos com mais de oito lugares, como vans e ônibus, além da atuação no transporte rodoviário.

Voltado a atender à operação da primeira fábrica de celulose da Arauco no Brasil em implantação em Inocência, o programa terá aulas realizadas em Três Lagoas e será totalmente gratuito. A formação terá carga horária de 107 horas e será custeada pela Semadesc e pela Arauco, que também concederá uma bolsa-bônus única aos participantes que finalizarem o curso. 

Serviço                                                                                     

Programa de Formação de Motoristas – Arauco

Inscrições presenciais

  • Data: 14 de abril de 2026.
  • Horário: Das 9h às 17h.
  • Local: Sest/Senat de Três Lagoas – Avenida Júlio Ferreira Xavier, 2640 – Jardim Alvorada.

Atenção, levar  CNH!

Inscrições online

(*) COR Comunicação

Trabalho do TCE-MS ganha destaque em oficina nacional sobre políticas para a primeira infância

0
Foto: Divulgação

O conselheiro substituto Célio Lima de Oliveira representou o Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) na Oficina de Boas Práticas em Prieira Infância, realizada em João Pessoa (PB). Na ocasião, ele apresentou o trabalho que colocou o Mato Grosso do Sul em posição de destaque nacional no que diz respeito ao planejamento orçamentário para crianças de 0 a 6 anos.

O evento, que contou com a participação de instituições como o Instituto Rui Barbosa e o Comitê Técnico da Primeira Infância, teve como objetivo fortalecer a formulação, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas voltadas à primeira infância, promovendo a troca de experiências exitosas entre os órgãos de controle externo.

Trabalho do TCE-MS ganha destaque em oficina nacional sobre políticas para a primeira infância
Foto: Divulgação

Célio Lima de Oliveira abriu o segundo dia de debates com uma palestra que reforçou o papel dos Tribunais de Contas na indução de políticas públicas mais eficazes. Ele ressaltou o trabalho de vanguarda do TCE-MS e a importância da atuação articulada entre diferentes setores da administração pública para assegurar resultados concretos na vida das crianças.

O destaque da apresentação foi a Auditoria Assistida por IA. A ferramenta utiliza Processamento de Linguagem Natural para cruzar os Planos Municipais (PMPI) com o Orçamento Real (PPA/LOA). “A inteligência artificial não veio substituir o servidor, mas é um instrumento fundamental para as nossas auditorias. Imagine estados com centenas de municípios; fazer a comparação manual de cada plano seria inviável. Com o incentivo da nossa presidência, já estamos colhendo frutos e garantindo que as políticas públicas sejam consolidadas dentro das peças orçamentárias”, destacou o conselheiro substituto.

Trabalho do TCE-MS ganha destaque em oficina nacional sobre políticas para a primeira infância
Foto: Divulgação

Célio Lima detalhou o funcionamento do Comitê Municipal Permanente, que utiliza ferramentas práticas como o Quadro de Apoio e o Mapa de Monitoramento para acompanhar obras, como creches e praças, e programas de saúde mês a mês.

A estratégia consolida uma rede de controle que une o TCE-MS, TJMS, Ministério Público, Defensoria Pública, Assomasul e UCV. Com transparência ativa e dados precisos, o modelo sul-mato-grossense torna o orçamento um “escudo” para garantir o direito das crianças de crescerem plenamente.

“Temos muito a fazer ainda, mas conquistamos um patamar de destaque, principalmente na questão do planejamento orçamentário. Em 2025, trabalhamos os instrumentos PPA, LDO e LOA e, agora em 2026, estamos fortalecendo a rede de monitoramento”, finalizou Célio Lima de Oliveira.

O encontro foi encerrado com uma avaliação coletiva das atividades e reforçou o compromisso dos Tribunais de Contas brasileiros com o fortalecimento de políticas públicas voltadas à primeira infância, por meio da orientação, fiscalização e disseminação de boas práticas na gestão pública.

Trabalho do TCE-MS ganha destaque em oficina nacional sobre políticas para a primeira infância
Foto: Divulgação

Galeria de imagens: Cassiano Maia comemora 50 anos em grande estilo

0

Entre celebração e prestígio, os 50 anos de Cassiano Maia reuniram lideranças, sociedade e momentos marcantes em um evento que movimentou Três Lagoas

Domingo foi dia de ver e ser visto em Três Lagoas. Em clima de celebração, prestígio e muitos encontros, o prefeito Cassiano Maia brindou seus 50 anos com uma festa que já entrou para o calendário social da cidade — daquelas que rendem assunto, registros e, claro, uma galeria de fotos memorável.

Galeria de imagens: Cassiano Maia comemora 50 anos em grande estilo

O cenário escolhido não poderia ser mais emblemático: o recinto do Sindicato Rural de Três Lagoas ganhou estrutura impecável, pensada nos mínimos detalhes para receber convidados com conforto e elegância. Tudo organizado com discrição e toque pessoal, já que o convite — moderno e direto — chegou via WhatsApp, reforçando o caráter intimista do evento, mesmo com tamanha grandiosidade.

PRESENTÃO

Galeria de imagens: Cassiano Maia comemora 50 anos em grande estilo

Antes mesmo dos brindes e abraços, a manhã começou com significado: a entrega de 30 casas populares no Jardim das Violetas III deu o tom social da data, unindo celebração pessoal e compromisso público.

E quando o relógio avançou para o almoço, o que se viu foi um verdadeiro desfile de lideranças. Presença marcante do governador Eduardo Riedel, além dos senadores Tereza Cristina e Nelsinho Trad. Entre os deputados federais, circularam Rodolfo Nogueira, Geraldo Resende e Marcos Polon. Já na esfera estadual, marcaram presença Pedro Caravina, Paulo Corrêa, Rinaldo além de prefeitos da região, vereadores e nomes influentes da sociedade sul-mato-grossense.

Galeria de imagens: Cassiano Maia comemora 50 anos em grande estilo

Entre cumprimentos calorosos, conversas estratégicas e muitos cliques, o evento ganhou contornos que vão além de uma simples comemoração. Foi ponto de encontro, de articulações e, principalmente, de demonstrações públicas de apreço ao anfitrião. A população também fez questão de marcar presença, reforçando o clima de proximidade e reconhecimento.

PALCO ECLÉTICO

No palco, a trilha sonora acompanhou o ritmo da festa: do rock ao sertanejo, passando pelo pagode, a programação musical garantiu animação do início ao fim — transformando o almoço em um verdadeiro festival.

Em meio à movimentação, o aniversariante resumiu o sentimento do dia com elegância e gratidão: celebrar meio século de vida rodeado por amigos, lideranças e pela comunidade que representa.

Resultado? Um domingo que uniu política, sociedade e celebração em perfeita sintonia — daqueles eventos que não apenas comemoram, mas conectam, fortalecem laços e deixam sua marca na história local. E, claro, que rendem muitos registros para uma galeria à altura do momento.

Fotos: Pollyana Elloy

Integração internacional no agro abre novas fronteiras de negócios

0
Foto: Divulgação

Mesmo como concorrentes globais em commodities, Estados Unidos e Brasil podem ampliar oportunidades por meio da troca de conhecimento, tecnologia e estratégias de mercado

A agricultura mundial tem sido profundamente moldada pela força produtiva de dois gigantes: os Estados Unidos e o Brasil. De um lado, o modelo norte-americano se destaca pela alta tecnologia, eficiência operacional e liderança global na produção de grãos. Do outro, o Brasil consolida-se como um verdadeiro celeiro do mundo na produção de alimentos, impulsionado por sua diversidade, crescente inovação no campo e capacidade de produzir até três safras por ano.

Embora concorram em diversas commodities, esses dois países compartilham desafios e oportunidades que vão além da disputa por mercado. A integração entre as culturas agrícolas americana e brasileira abre espaço para a troca de conhecimento, adoção de boas práticas e geração de valor especialmente para empresas e agroindústrias brasileiras que buscam ampliar sua competitividade em escala global.

De acordo com Márcio Barboza, técnico em agricultura, gerente de exportação e vendas internacionais e especialista em expansão de mercado, planejamento estratégico e liderança de equipes, essa integração é sempre importante. “Não importa se é no preparo de solo ou em qualquer outra atividade: para atuar nos Estados Unidos, é fundamental entender suas peculiaridades se integrar a cultura local”, diz.

Segundo ele, os Estados Unidos são formados por uma diversidade cultural significativa, o que também se reflete no ambiente de negócios. “Cada estado tem suas características próprias. Em algumas regiões, principalmente no Sul, as relações são mais reservadas no início, mas, à medida que a confiança é construída, a proximidade cresce de forma consistente”, explica o especialista.

Importância da pesquisa de mercado

Para empresas que desejam acessar o mercado norte-americano, a pesquisa de mercado é um passo essencial. Compreender as características regionais, os perfis produtivos e as demandas específicas podem reduzir significativamente as barreiras de entrada. “Conhecer bem o produto e avaliar se ele se encaixa no mercado almejado é fundamental”, explica Barboza.

Não é recomendável, segundo o consultor, tentar inserir soluções voltadas para soja ou milho em regiões onde essas culturas não são expressivas, como na Califórnia, por exemplo. Nessa região já há mais oportunidades para segmentos específicos. “Quem atua com soluções para fruticultura, amêndoas e cultivos similares, a região pode ser estratégica”, destaca.

Outra recomendação é utilizar informações disponíveis online para mapear o mercado antes de ir a campo. “É possível acessar sites de revendas americanas, conhecer seus estoques, entender o tipo de maquinário utilizado e a potência de tratores mais comum em cada área, isso faz toda a diferença na abordagem comercial e torna as visitas presenciais muito mais assertivas”, orienta o profissional.

Além disso, ter uma base ou parceiro local nos Estados Unidos é um diferencial competitivo importante. “Os americanos valorizam muito a garantia de reposição de peças e suporte. Ter estoque local ou uma estrutura de apoio pode facilitar muito a entrada no mercado”, acrescenta.

Desafios

Entre os principais desafios para as empresas brasileiras está a comunicação. Dominar o idioma inglês é essencial para estabelecer relações comerciais sólidas, afinal a fluência facilitará a abertura de portas e fortalece a confiança nas negociações.

Outro ponto importante a se atentar é sobre às exigências logísticas e regulatórias. A boa notícia é que nesse ponto já há empresas especializadas locais que oferecem suporte completo, desde o transporte até o desembaraço aduaneiro. “Grande parte da operação pode ser terceirizada, o que facilita o processo de internacionalização”, explica Barboza.

Melhores oportunidades

Segundo o gerente de exportação, o segmento de componentes para o mercado de reposição (aftermarket) representa uma porta de entrada estratégica para empresas brasileiras. “É um caminho mais acessível do que tentar ingressar diretamente com máquinas ou equipamentos completos”, avalia.

Em relação às regiões, os estados do Sul dos Estados Unidos, como: Geórgia, Alabama, Mississippi, Flórida, Carolinas, Oklahoma e Arkansas, tendem a oferecer maior abertura inicial para novos negócios. Os estados da costa Oeste e parte do Noroeste, como Idaho, Washington, Oregon e Califórnia, também demonstram boa receptividade. “Tive experiências positivas tanto com revendas vinculadas a grandes marcas quanto com independentes, que estão mais abertas a novas parcerias. Também destacaria o Texas como um mercado promissor”, relata Barboza.

Já o Corn Belt, principal região produtora de grãos do país, é preciso um pouco mais de atenção, pois apresenta maior grau de competitividade e barreiras de entrada mais elevadas. “É um mercado mais consolidado e disputado e continua sendo o ambiente mais desafiador e competitivo para quem deseja entrar no mercado americano. É uma região mais indicada para quem já está com a operação consolidada”, conclui o consultor.

Prefeitura de Três Lagoas abre inscrições para concurso de desenho sobre sustentabilidade no dia 20 de abril

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA), abrirá no próximo dia 20 de abril, segunda-feira, as inscrições para o concurso de desenho com o tema “Reduzir, Reutilizar e Reciclar”, iniciativa voltada à conscientização ambiental de estudantes da rede municipal de ensino.

O concurso tem como objetivo sensibilizar e incentivar os alunos a refletirem sobre a importância da sustentabilidade, promovendo atitudes conscientes em relação ao meio ambiente por meio da criatividade e da expressão artística.

Podem participar estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II das escolas municipais: Maria Eulália Vieira, Antônio Camargo, Joaquim Marques de Souza e Parque São Carlos. A SEMEA reforça que o público é específico e que os interessados devem estar atentos ao regulamento completo para verificar todos os critérios de participação.

INSCRIÇÕES

A inscrição é gratuita e deverá ser realizada pelos responsáveis legais dos alunos, mediante preenchimento de ficha com dados do participante, como nome completo, idade, turma, escola e informações de contato. O formulário estará disponível nas unidades escolares e também no Portal Oficial do Município.

Cada participante poderá inscrever apenas um desenho, que deve ser original e feito à mão, utilizando materiais como lápis de cor, giz de cera, canetinhas, aquarela ou outras técnicas manuais. Os trabalhos deverão ser produzidos em folha A4 fornecida pela organização, não sendo aceitas produções em formato digital.

PRAZO

O prazo para entrega dos desenhos segue até o dia 22 de maio de 2026, devendo os trabalhos ser entregues diretamente nas escolas participantes, conforme orientações repassadas pela organização do concurso.

AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada por uma comissão julgadora, que levará em consideração critérios como criatividade, adequação ao tema, qualidade técnica e a mensagem ambiental transmitida pelos desenhos.

PRÊMIOS

Serão premiados os três melhores trabalhos em cada faixa etária, sendo 6º e 7º ano e 8º e 9º ano. Os vencedores receberão como premiação uma bicicleta para o primeiro lugar, um tablet para o segundo e uma caixa de som portátil para o terceiro colocado.

RESULTADO

O resultado será divulgado no dia 3 de junho de 2026, nos canais oficiais da Prefeitura de Três Lagoas, e os vencedores também serão comunicados por telefone ou e-mail. A entrega da premiação acontecerá durante a Feira de Meio Ambiente, que será realizada na Lagoa Maior.

VEJA O REGULAMENTO COMPLETO ABAIXO

Enem 2026: prazo para pedir isenção da taxa começa nesta segunda-feira

0
Alunos deixam local de prova em Campo Grande durante o Enem do ano passado (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

Solicitação deve ser feita até 24 de abril pela Página do Participante; resultado sai em maio

O período para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) começa nesta segunda-feira (13) e segue até 24 de abril. No mesmo prazo, candidatos que faltaram aos dois dias de prova da edição de 2025 e desejam fazer o exame gratuitamente neste ano também devem justificar a ausência. Os pedidos devem ser feitos pela Página do Participante, com login da plataforma Gov.br.

Conforme o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), têm direito à isenção estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio em escola pública em 2026, alunos de toda a rede pública ou bolsistas integrais da rede privada com renda familiar de até um salário-mínimo e meio, pessoas inscritas no CadÚnico (Cadastro Único) e beneficiários do programa Pé-de-Meia, do MEC (Ministério da Educação). O instituto ressalta que a gratuidade não é automática e precisa ser solicitada.

Candidatos que faltaram ao Enem 2025 devem apresentar justificativa com documentos que comprovem o motivo da ausência, como boletim de ocorrência ou certidão de casamento, por exemplo. Não serão aceitos documentos autodeclaratórios. Os arquivos devem ser enviados nos formatos PDF, PNG ou JPG, com tamanho máximo de 2 MB, e precisam estar legíveis, conforme exigido no edital.

O resultado das solicitações de isenção será divulgado em 8 de maio. Quem tiver o pedido negado poderá entrar com recurso entre os dias 11 e 15 de maio, com resultado final previsto para 22 de maio. O Inep reforça que a aprovação da isenção não garante a inscrição no exame, cujo período ainda será divulgado pelo MEC. O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no país, sendo utilizado em programas como Sisu, Prouni e Fies, além de permitir acesso a instituições de ensino em Portugal conveniadas com o Inep.

Por: Campo Grande News

PRF recupera veículo em Ponta Porã

0
Foto: PRF-MS

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou um veículo com queixa de roubo e identificação adulterada, na tarde do último domingo (12), em Ponta Porã.

A ocorrência foi registrada no km 111 da BR-463, quando os policiais rodoviários federais realizavam ronda e deram ordem de parada a um utilitário ocupado por um casal e seus filhos. A abordagem foi motivada pelo excesso de passageiros no veículo.

Durante a fiscalização, os agentes suspeitaram da autenticidade dos sinais identificadores e iniciaram uma consulta detalhada.

Os policiais rodoviários federais verificaram que o motor e o chassi apresentavam marcas de abrasão. Ao identificar o veículo original, os agentes constataram que ele possuía queixa de roubo datada de outubro de 2016.

O condutor alegou ter recebido o automóvel como pagamento e negou ter conhecimento das irregularidades.

O homem foi encaminhado pelos policiais rodoviários federais à Delegacia de Polícia Civil de Ponta Porã para os procedimentos cabíveis pelos crimes de receptação e adulteração de sinal identificador.

DOF prende casal com mais de 170 quilos de maconha em Laguna Carapã (MS)

0
Foto: DOF

Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) prenderam, nesta sábado (11), em Laguna Carapã (MS), um homem de 44 anos e uma mulher de 35 anos com 172 quilos de maconha, que eram transportados em um veículo Ford Fiesta.

Os militares realizavam bloqueio policial no cruzamento das rodovias MS-379 e MS-378, na zona rural do município, quando abordaram o automóvel.

Durante entrevista, o casal apresentou grande nervosismo ao ser questionado sobre a finalidade da viagem. Em vistoria no porta-malas do veículo, os dois confessaram que transportavam entorpecentes.

Os policiais localizaram diversos tabletes de maconha, que estavam ocultos entre roupas e alimentos. Questionados, os autores afirmaram que adquiriram o entorpecente em Ponta Porã e o levariam até a cidade de Florianópolis (SC).

O material apreendido, avaliado em aproximadamente R$ 455 mil, foi encaminhado, juntamente com os autores e o veículo, à Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron), em Dourados.

Vídeo: DOF

A ação ocorreu no âmbito do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, uma parceria entre a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) e o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública).

O DOF mantém um canal direto com o cidadão para denúncias anônimas pelo telefone 0800 647-6300. O sigilo é garantido.

Carga de droga avaliada em R$ 13,5 milhões é encontrada em caminhão após tombamento na MS-040

0
Foto: Divulgação

Policiais do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPMRv) apreenderam mais de 470 quilos de drogas na madrugada deste domingo, 12 de abril, após atendimento a um sinistro de trânsito na rodovia MS-040, no município de Santa Rita do Pardo.

A ocorrência teve início após o tombamento de um conjunto veicular que transportava carga de fertilizante. Durante o atendimento e a vistoria da carga, naquela madrugada chuvosa, os policiais localizaram tabletes de entorpecentes ocultos no interior de bags de fertilizante.
Ao todo, foram apreendidos:

  • 431 kg de pasta base de cocaína
  • 36 kg de cocaína
  • 10 kg de haxixe

Diante da constatação, o condutor, recebeu voz de prisão em flagrante por tráfico de drogas.

Após o tombamento, o motorista chegou a ser atendido pelo Corpo de Bombeiros e, posteriormente, encaminhado ao hospital, onde foi constatado que apresentava apenas lesões leves.

Após os procedimentos de praxe, o autor, o veículo e os entorpecentes, foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil, para as providências legais cabíveis.

Segundo os agentes da PMRv, o prejuízo estimado ao crime foi de aproximadamente R$ 13,5 milhões.

A rodovia precisou ser interditada durante o atendimento da ocorrência, sendo totalmente liberada após a retirada do veículo e limpeza da pista.

Fonte: Jovemsulnews (Norbertino Angeli e c/ BPMRv/PMMS)

SED convoca escolas para o Programa Raças e Etnias – Selo ERER 2026

0
Divulgação/SED

Educar para a diversidade é um compromisso que a escola pode selar

A Secretaria de Estado de Educação publicou hoje, 13 de abril, no DOE n. 12.126, o Edital n. 37/SED/2026, abrindo as inscrições para o PRO-ERER/MS (Programa Raças e Etnias) e o SELO-ERER/MS (Selo Educação para Relações Étnico-Raciais), de Mato Grosso do Sul.

As inscrições vão de 13 de abril a 22 de maio de 2026, exclusivamente pelo Portal Sistemas SED/MS.

O que é o PRO-ERER/MS

O programa reconhece e certifica escolas da Rede Estadual de Ensino que desenvolvem projetos e ações voltadas à promoção da educação no contexto das relações étnico-raciais.

A iniciativa está organizada em três eixos: Gestão Escolar, Currículo e Projeto Político-Pedagógico e Educomunicação para Relações Étnico-Raciais. E tem como propósito construir ambientes escolares antirracistas, democráticos e culturalmente diversos.

Como funciona a certificação

Para conquistar o Selo ERER/MS, a escola precisa atingir no mínimo 600 pontos, correspondentes a 60% do total validado; sem zerar nenhum dos eixos avaliados.

O selo tem validade de um ano e a avaliação é realizada por um Comitê Julgador composto por sete integrantes, entre servidores da SED e representantes de instituições ligadas à temática étnico-racial.

As premiações com nomes cujos legados estão marcados na história serão oferecidas às dez escolas com maiores pontuações. E quatro premiações adicionais reconhecerão projetos de destaque em duas categorias: ‘História e Cultura Afro-brasileira’ e ‘Ensino e Cultura Indígena’, com os seguintes prêmios:

Na categoria História e Cultura Afro-brasileira:

  • 1º Lugar: Prêmio Natalícia Gonçalves Barbosa — Dona Cotó;
  • 2º Lugar: Prêmio Joana Luísa de Jesus.

Na categoria Ensino e Cultura Indígena:

  • 1º Lugar: Prêmio Professora Angelina Vicente;
  • 2º Lugar: Prêmio Renata Castelão.

Os professores também têm seus próprios prêmios, com nomes carregam o peso de duas línguas originárias.

Na categoria afro-brasileira, o troféu leva o nome OLÙKỌ́, palavra em Yorubá que significa aquele que se mostra, que se preocupa e que se interessa pela educação.

Na categoria indígena, o nome é MBO’EHÁRA, palavra em Guarani Kaiowá com o mesmo significado, uma homenagem que reafirma que ensinar diversidade começa pela língua.

Como se inscrever

A adesão é realizada pelo diretor escolar, que deve constituir a CE-ERER (Comissão Escolar Étnico-Racial), composta por nove membros.

Entre eles, o próprio diretor, um coordenador pedagógico, um representante do Colegiado Escolar, dois docentes, dois discentes, um representante do Serviço de Apoio Técnico Operacional e um representante do Grêmio Estudantil.

Após constituída, a comissão deve ser cadastrada no Portal Sistemas SED/MS (aqui), junto com o relato das práticas desenvolvidas e a documentação comprobatória das ações realizadas durante o ano letivo de 2025.

Atenção

A novidade deste ano é o preenchimento obrigatório da Ficha de Registro dos Projetos no Sistema Selo ERER/MS 2026, que está anexa ao Edital e, em arquivo anexo, ao final desta notícia.

Escola como espaço de transformação cultural

O PRO-ERER/MS reafirma que a educação para as relações étnico-raciais não é um tema complementar e, sim, estruturante.

Ao certificar escolas que colocam a diversidade no centro do currículo, da gestão e da comunicação, o programa reconhece que combater o racismo começa na sala de aula.

Para a professora responsável pela execução do projeto, Myla Meneses, o selo representação um avanço coletivo na construção de uma escola que respeita e valoriza cada um.

“O Selo ERER é mais que uma certificação porque reconhece a escola que transforma a diversidade em aprendizagem todos os dias”, destaca Myla.

(*) Gilberto Junior, SED

PRF apreende 5 kg de haxixe em Caarapó (MS)

0
Foto: PRF-MS

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 5,4 quilos de haxixe, na última sexta-feira (10), em Caarapó (MS). 

Os policiais fiscalizavam na BR-163, quando abordaram um VW/Gol. Durante a fiscalização, o motorista demonstrou nervosismo. Ao iniciar uma vistoria no veículo, os policiais foram informados pelo motorista que havia drogas escondidas no tanque de combustível. 

Após a retirada da droga foram apreendidos 5,4 quilos de haxixe. O condutor disse ter recebido o ilícito próximo à fronteira com o Paraguai e que viajaria até Uberlândia (MG). Ele foi encaminhado à Polícia Federal em Dourados.

PRF apreende reboque adulterado em Água Clara

0
Foto: PRF-MS

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu um reboque adulterado, no último sábado (11), em Água Clara. 

Durante fiscalizações na BR-262, os policiais abordaram um caminhão acoplado a um reboque. Em vistoria, a equipe descobriu que o reboque utilizava placas falsas e que o veículo possuía restrição administrativa, além de estar com o licenciamento vencido. 

O motorista declarou que não sabia da situação irregular pois não é o proprietário do reboque. O reboque foi apreendido e encaminhado à Polícia Civil em Água Clara.

Polícia Militar prende mulher com mais de 21 kg de droga em Corumbá

0
Foto: PM-MS

Na manhã do último sábado (11), a Polícia Militar atendeu a uma ocorrência de tráfico de drogas nas dependências do Terminal Rodoviário de Corumbá, localizado na Rua Porto Carreiro, bairro Centro. Uma mulher foi presa em flagrante transportando aproximadamente 21,315 kg de maconha.

A equipe de Trânsito da Polícia Militar realizava patrulhamento ostensivo no cruzamento da Rua Antônio João com a Rua Porto Carreiro quando visualizou a autora caminhando em direção à rodoviária portando duas malas grandes e uma mala pequena. A suspeita demonstrou nervosismo ao perceber a presença da viatura, o que motivou a abordagem policial já no interior do terminal.

Ao ser questionada pela guarnição, a mulher respondeu de forma incoerente que era do “Brasil” e afirmou não possuir as chaves dos cadeados das bagagens, alegando que um homem lhe havia entregado as malas para transporte. A abordada mantinha contato telefônico com esse indivíduo exato momento da ação policial.

Durante a intervenção da Polícia Militar, o homem orientou a suspeita por telefone a apagar todos os dados do aparelho celular. A mulher arremessou o telefone ao solo, contudo o equipamento permaneceu em funcionamento. Em seguida, o indivíduo tentou subornar a guarnição policial, oferecendo a quantia de R$ 40.000,00 via transferência PIX para evitar a continuidade da ação.

A Polícia Militar efetuou o rompimento dos cadeados das bagagens e localizou a substância entorpecente. A autora, o entorpecente e o aparelho celular foram encaminhados à Primeira Delegacia de Polícia Civil de Corumbá, contando com o apoio da equipe da Rádio Patrulha III, para as providências legais cabíveis.

Adolescente de 15 anos bate a cabeça ao saltar em rio e morre afogado em MS

0
Testemunhas que estavam no local conseguiram retirar o corpo do menor cerca de 15 minutos depois do acidente; (Foto: Cassilândia Urgente)

Na tarde do último domingo (12), adolescente de 15 anos morreu no Balneário Salto do Rio Aporé, em Cassilândia, após pular na água e bater a cabeça. Ele estava acompanhado de um amigo que relatou aos policiais que o menor subiu em uma árvore e saltou em direção a uma canaleta.

Durante a manobra, ele colidiu com a cabeça na borda da estrutura antes de cair na água. Em seguida, a Polícia Militar foi acionada, bem como equipes do Corpo de Bombeiros, segundo o site Cassilândia Urgente.

O corpo da vítima foi localizado cerca de 15 minutos após o acidente e retirado da água por um frequentador do local.

Já no local, o Corpo de Bombeiros constatou o óbito do estudante. O caso foi registrado como morte por causa indeterminada, uma vez que não foram encontrados indícios imediatos de crime. Também estiveram no local equipes da Perícia Técnica e a Polícia Civil.

(*) Ponta Porã News

Homem acusado de tentar atropelar companheira é preso por feminicídio tentado em Água Clara

0
Foto: PC-MS

Um homem de 34 anos foi preso em flagrante delito pela Polícia Militar após atropelar sua companheira, de 38 anos, com quem mantém relacionamento há 11 anos, em uma via pública na cidade de Água Clara, na madrugada do último sábado (11).

Durante o procedimento policial, o conduzido e sua companheira compareceram juntos ao evento “Motoshow”, por volta das 20h, onde permaneceram até aproximadamente as 02h00 da manhã, seguindo, em seguida, para uma conveniência local. Ao longo do evento, ambos consumiram bebidas alcoólicas — o conduzido admitiu ter ingerido cerca de 10 cervejas.

Ainda de acordo com o apurado, desentendimentos entre o casal se iniciaram ainda durante o evento, após o conduzido encontrar uma conhecida, gerando ciúmes em sua companheira. A discussão teve continuidade após o retorno ao lar, momento em que a vítima deixou a residência.

Em seguida, o conduzido assumiu a direção de seu veículo — um Chevrolet Kadett, de cor branca — em estado de embriaguez, na tentativa de localizar a companheira. O próprio conduzido reconheceu, em sede policial, que não estava em condições de conduzir o veículo, por ter suas faculdades reflexivas comprometidas pelo álcool.

Durante o percurso, o conduzido atropelou a própria companheira, que se encontrava em via pública.

O conduzido recebeu voz de prisão em flagrante pelos policiais militares, sendo conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Água Clara, onde o procedimento de prisão em flagrante foi devidamente instaurado.

Em seu interrogatório, o conduzido afirmou não ter tido a intenção de atropelar a companheira, mas reconheceu expressamente que sabia não estar em condições de dirigir no momento dos fatos, em razão do consumo de bebida alcoólica. A Polícia Civil seguirá com as demais diligências a fim de esclarecer toda a dinâmica do ocorrido.

Detran-MS altera calendário de licenciamento 2026 para evitar transtornos aos cidadãos

0

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) publicou, na edição desta segunda-feira (13) do Diário Oficial do Estado, a Portaria nº 209/2026, que altera o calendário anual de licenciamento de veículos para o exercício de 2026.

A medida reorganiza os prazos de vencimento do licenciamento veicular das placas final 1 a 5, que passam a iniciar a partir de junho, às demais permanecem iguais. Finais 1, 2 e 3: junho; Finais 4, 5 e 6: julho; Finais 7 e 8: agosto; Final 9: setembro; Final 0: outubro.

Detran-MS altera calendário de licenciamento 2026 para evitar transtornos aos cidadãos

A alteração foi necessária para evitar transtornos aos cidadãos durante o processo de licenciamento. Isso porque o Detran-MS identificou algumas inconsistências na comunicação entre sistemas da SEFAZ (IPVA) e Detran-MS (Licenciamento) que, em alguns casos, poderiam impedir a emissão do CRLV-e para quem está com o pagamento da parcela em dia.

“Essa alteração foi pensada para proteger o cidadão e evitar qualquer tipo de bloqueio indevido no licenciamento. Nosso objetivo é assegurar que quem está em dia com suas obrigações não enfrente dificuldades no acesso ao serviço”, destaca o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade.

Com a mudança, o órgão busca garantir que cidadãos que estejam regulares, inclusive com parcelamentos em andamento, tenham garantido o direito de circular sem o risco de retenção dos veículos em fiscalizações.

A medida reforça o compromisso do Detran-MS com a eficiência administrativa, a segurança jurídica e, principalmente, com a prestação de um serviço público mais justo, transparente e acessível à população.

Mireli Obando, Comunicação Detran-MS
Foto e arte: Robson Dantas/Detran

MS Irriga fortalece qualificação técnica e impulsiona uso sustentável da água no campo

0
Foto: Arquivo pessoal

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), tem avançado na consolidação do programa MS Irriga como uma das principais estratégias para ampliar a produtividade com sustentabilidade no campo. Um dos pilares fundamentais da iniciativa é a capacitação continuada de profissionais que atuam diretamente na assistência técnica e no desenvolvimento das propriedades rurais.

Com foco nos 26 municípios que integram o Polo de Agricultura Irrigada do Centro-Sul do Estado, o programa tem como objetivo desenvolver e aperfeiçoar as competências técnicas de profissionais ligados à irrigação, especialmente em pequenas e médias propriedades. A proposta é garantir que esses técnicos estejam preparados para atuar no dimensionamento, instalação, operação, manutenção e otimização de sistemas irrigados, promovendo o uso eficiente da água e fortalecendo a produção sustentável.

Na semana passada o dia de campo foi realizado em Dourados na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), para os alunos inscritos na capacitação em irrigação do módulo II de pecuária com foco em pastagens.

As capacitações são realizadas em formato híbrido, com aulas virtuais e presenciais, instrutores de diversas regiões do Estado e também especialistas de fora de Mato Grosso do Sul. Além da formação teórica, os módulos contam com atividades práticas e dias de campo em instituições parceiras que possuem estrutura e expertise na área.

Em 2025, o programa já capacitou 35 técnicos em Pecuária Leiteira, em parceria com a AGRAER, e outros 50 profissionais no Módulo I, voltado à Fruticultura e Hortaliças. Já em 2026, o Módulo II, com foco em Pecuária e manejo de pastagens, foi concluído no dia 9 de abril, qualificando 55 técnicos.

O público-alvo das capacitações inclui técnicos de nível médio em Agropecuária e profissionais de nível superior nas áreas de Engenharia Agronômica, Engenharia Agrícola, Zootecnia, Medicina Veterinária e áreas afins, vinculados à AGRAER, ao SENAR e também à iniciativa privada.

Segundo o secretário-executivo de Desenvolvimento Sustentável, Rogério Beretta a proposta do MS Irriga vai além da formação técnica. “A expectativa é que os profissionais capacitados atuem como multiplicadores do conhecimento, levando aos produtores rurais práticas mais eficientes e sustentáveis de irrigação. Com isso, o programa contribui diretamente para o aumento da produtividade, o uso racional dos recursos hídricos e a redução de riscos na produção agropecuária”, salientou.

De acordo com o gestor do programa, engenheiro agrônomo Sandro Cardoso, as atividades práticas têm papel estratégico dentro da capacitação. No Módulo I, o dia de campo foi realizado no Centro de Excelência do SENAR, em Campo Grande. Já o Módulo II contou com atividades na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), instituição escolhida pela sua infraestrutura e capacidade técnica. Para o próximo ciclo, o Governo do Estado trabalha na viabilização do Módulo III, com foco em grandes culturas como soja e milho, previsto para ocorrer entre os dias 4 de agosto e 16 de setembro, com atividades práticas planejadas na Embrapa Agropecuária Oeste.

De acordo com o secretário da Semadesc, Artur Falcette, a definição dos temas e áreas prioritárias do programa foi construída de forma colaborativa, a partir das demandas apresentadas pelas associações integrantes do MS Irriga, com validação dos parceiros envolvidos. “A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Estado em posicionar Mato Grosso do Sul como referência nacional em irrigação, aliando inovação, qualificação profissional e sustentabilidade no campo”, concluiu.

O que é o MS Irriga

O Programa Estadual de Irrigação de Mato Grosso do Sul foi criado pelo Governo do Estado para fomentar a expansão da área irrigada de forma sustentável. Ele visa aumentar a produtividade e diversificar a produção, oferecendo incentivos fiscais, agilidade no licenciamento/outorga e crédito facilitado, visando irrigar 4 milhões de hectares.

O programa prevê entre seus benefícios a isenção tributária, agilidade na regularização ambiental e apoio ao planejamento hídrico. O programa também facilita o acesso a recursos do FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste) através do Banco do Brasil. O MS Irriga inclu capacitações técnicas, mapeamento de áreas (diagnóstico de bacias) e pesquisa para produção sustentável.

(*) Rosana Siqueira, da Semadesc

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.