11.8 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de junho de 2026
Início Site Página 108

Em pleno domingo, governador de MS desembarca em Três Lagoas e protagoniza dia histórico com entrega de casas e aniversário do prefeito

0
Foto: Pollyanna Eloy

Em um domingo que já entrou para a história de Três Lagoas, o governador Eduardo Riedel surpreendeu ao cumprir agenda oficial na cidade e liderar a entrega de 30 casas no bairro Jardim das Violetas III, levando esperança e dignidade a dezenas de famílias.

Em pleno domingo, governador de MS desembarca em Três Lagoas e protagoniza dia histórico com entrega de casas e aniversário do prefeito
Foto: Pollyanna Eloy

A visita, considerada simbólica e de grande relevância política, reuniu uma comitiva de peso. Estiveram presentes os senadores Nelsinho Trad e Tereza Cristina, além do ex-secretário Jaime Verruck e dos deputados federais Geraldo Resende e Rose Modesto, deputado estadual Paulo Corrêa. Vereadores e diversas lideranças locais e da região também marcaram presença, reforçando o peso do momento.

Em pleno domingo, governador de MS desembarca em Três Lagoas e protagoniza dia histórico com entrega de casas e aniversário do prefeito
Foto: Pollyanna Eloy

Ao lado do governador, o prefeito Cassiano Maia viveu um dia duplamente especial: além de acompanhar a entrega das moradias, celebrou seus 50 anos de vida em meio a um dos atos mais emblemáticos de sua gestão.

Em pleno domingo, governador de MS desembarca em Três Lagoas e protagoniza dia histórico com entrega de casas e aniversário do prefeito
Foto: Pollyanna Eloy

“Hoje é um dia que vai ficar marcado no coração de Três Lagoas. Não é só a entrega de casas, é a realização de sonhos, é dignidade chegando para quem mais precisa. E poder viver isso no dia do meu aniversário é um presente que não tem preço”, destacou o prefeito.

Em pleno domingo, governador de MS desembarca em Três Lagoas e protagoniza dia histórico com entrega de casas e aniversário do prefeito
Foto: Pollyanna Eloy

Já o governador Eduardo Riedel fez questão de ressaltar a importância da ação, ainda mais realizada em um domingo. “Quando a gente fala de compromisso com as pessoas, não existe dia da semana. Estamos aqui hoje para mostrar que o trabalho não para e que nosso foco é transformar vidas. Essas casas representam segurança, estabilidade e um novo começo para essas famílias”, afirmou.

Em pleno domingo, governador de MS desembarca em Três Lagoas e protagoniza dia histórico com entrega de casas e aniversário do prefeito
Foto: Pollyanna Eloy

O clima foi de celebração, gratidão e esperança. Famílias beneficiadas receberam as chaves com emoção, encerrando ciclos difíceis e iniciando uma nova etapa com mais dignidade.

Em pleno domingo, governador de MS desembarca em Três Lagoas e protagoniza dia histórico com entrega de casas e aniversário do prefeito
Foto: Pollyanna Eloy

A presença do governador em pleno domingo, acompanhada de grandes lideranças políticas, reforça o protagonismo de Três Lagoas no cenário estadual e evidencia o compromisso conjunto em investir no desenvolvimento social do município.

Em pleno domingo, governador de MS desembarca em Três Lagoas e protagoniza dia histórico com entrega de casas e aniversário do prefeito
Foto: Pollyanna Eloy

Um dia histórico, de conquistas concretas e de reafirmação de que, quando há união e vontade política, os resultados chegam e mudam vidas.

Em pleno domingo, governador de MS desembarca em Três Lagoas e protagoniza dia histórico com entrega de casas e aniversário do prefeito
Foto: Pollyanna Eloy

Por: Pollyanna Eloy

PRF apreende 10 kg de haxixe em Brasilândia

0
Foto: PRF-MS

Na tarde do último sábado (11), por volta das 13h45min, no km 337 da BR-158, no município de Brasilândia, foi dada ordem de parada ao veículo VW/Gol, cor branca, placas de Iturama/MG, por ter realizado uma manobra de conversão proibida a esquerda. O condutor demorou a obedecer os comandos de parada empreendendo uma breve tentativa de fuga. Ele foi identificado como um homem de 28 anos e desempregado.

Durante a entrevista, o motorista declarou que viajou para Ponta Porã, permaneceu 3 dias naquela cidade e estava passando por uma situação financeira difícil. Efetuada fiscalização avançada de enfrentamento às drogas, armas e munições, sendo flagrado no interior do tanque de combustível 73 invólucros de substância com características de haxixe que, após pesagem, totalizou 10,2 kg.

Vídeo: PRF-MS

Após o entorpecente ser localizado, o condutor informou que o automóvel foi carregado com a droga em Ponta Porã, o destino era Olímpia (SP) e ele receberia R$3.500,00 pelo serviço.

Diante dos fatos, o motorista foi preso em flagrante por tráfico de drogas e encaminhado juntamente com a droga, o veículo e os seus pertences para a Delegacia de Polícia Civil em Brasilândia para os procedimentos legais.

Prêmio da mega-sena acumula e vai a R$ 45 milhões

0
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

54 apostas acertaram cinco números

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.995 da Mega-Sena, realizado no último sábado (11). O prêmio acumulou e está estimado em R$ 45 milhões para o próximo sorteio.

Os números sorteados neste sábado são: 08 – 29 – 42 – 49 – 50 – 58

  • 54 apostas acertaram 5 números e vão levar cada uma R$ 42.308,07.
  • 2.889 apostas tiveram 4 acertos e cada uma vai receber R$ 1.303,52.

Apostas

Para o próximo concurso, as apostas podem ser feitas até as 20h (horário de Brasília) de terça-feira (14), em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site ou aplicativo da Caixa. A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 6.

(*) Agência Brasil

PF cumpre mandado de busca e apreensão em investigação sobre contrabando de cigarros em MS

0
Foto: PF-MS

Ação ocorreu município de Sete Quedas (MS)

A Polícia Federal em Naviraí/MS realizou, no último sábado (11), um mandado de busca e apreensão em imóvel localizado no município de Sete Quedas (MS), no âmbito de investigação que apura o crime de contrabando de cigarros estrangeiros.

A investigação iniciou-se após a apreensão, em julho de 2025, de aproximadamente 400 mil maços de cigarros de origem estrangeira transportados em conjunto veicular na rodovia MS-141, município de Naviraí (MS). A mercadoria estava oculta sob carga de resíduos recicláveis.

Durante a operação, foram apreendidos aparelhos celulares, documentos e outros materiais que serão submetidos à análise forense para elucidação da participação de terceiros na empreitada criminosa.

(*) Comunicação Social da PF em MS

Motociclista morre após colisão frontal com caminhão na BR-262

0
Eryck William Amarilio Neves, em registro nas redes sociais (Foto: Reprodução)

Vítima de 27 anos não resistiu aos ferimentos no local

Motociclista identificado como Eryck William Amarilio Neves, de 27 anos, morreu na noite deste sábado (11) após se envolver em um acidente com um caminhão na BR-262, em Campo Grande.

De acordo com o boletim de ocorrência, a colisão frontal aconteceu por volta das 21h, no km 366 da rodovia, na região da zona rural conhecida como Rua do Prosa. Eryck conduzia uma motocicleta Honda CG 125 Titan quando bateu de frente com um caminhão Mercedes-Benz Atego.

Com o impacto, o motociclista foi arremessado ao solo e sofreu múltiplas lesões, incluindo ferimentos na cabeça. Ele caiu entre os eixos do caminhão e foi encontrado em decúbito dorsal.

Equipes do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foram acionadas e realizaram os primeiros socorros, mas a vítima não resistiu e morreu ainda no local, por volta das 22h

O caminhão era conduzido por um homem de 45 anos, que permaneceu no local e foi liberado após os procedimentos de praxe realizados pela autoridade policial.

A PRF atendeu a ocorrência, que foi registrada como homicídio culposo na direção de veículo automotor. A dinâmica do acidente será investigada.

(*) Campo Grande News

Colheita de soja em MS avança a 91,6%, mas segue atrasada

0
Produtora de Mato Grosso do Sul segura grãos de soja. (Foto: Reprodução/Aprosoja)

Atraso contrasta com produção estimada em 17,75 mi/t

A colheita da soja da safra 2025/2026 em Mato Grosso do Sul avançou até 91,6% da área cultivada, mas segue atrasada em relação ao ciclo anterior, segundo levantamento divulgado na primeira semana de abril pela Aprosoja e Sistema Famasul. O índice está 4,8 pontos percentuais abaixo do registrado no mesmo período da safra 2024/2025. Os dados consideram informações coletadas até 3 de abril em propriedades rurais de todo o Estado.

O atraso ocorre mesmo com ritmo elevado em parte do território. A região sul apresenta o maior avanço, com 98,4% da área colhida, enquanto o centro chega a 85,5% e o norte registra 74,1%. A média estadual reflete essa diferença entre regiões e aponta uma colheita menos homogênea neste ciclo.

Além do ritmo desigual, a qualidade das lavouras varia entre as regiões produtoras. No geral, 56,8% das áreas estão em boas condições, enquanto 27,6% são classificadas como regulares e 15,6% como ruins. No sul do Estado, a situação preocupa mais: apenas 41,2% das lavouras têm avaliação positiva, e 44,2% ficam na condição regular.

Em contraste, o nordeste concentra os melhores índices, com 69,4% das áreas em bom estado. Já a região oeste apresenta o maior percentual de lavouras ruins, com 23,8%, o que ajuda a explicar a diferença no desempenho entre os polos agrícolas.

Apesar do atraso na colheita, a produtividade média da soja alcança 61,73 sacas por hectare, com alta de 19,2% em relação à safra anterior. A produção estimada chega a 17,75 milhões de toneladas, crescimento de 26,3%, mantida a área cultivada em 4,794 milhões de hectares.

O levantamento também destaca os municípios com melhor rendimento. Alcinópolis lidera com média de 85,06 sacas por hectare, seguido por Costa Rica, com 78,73, e Chapadão do Sul, com 76,75. Os números mostram diferença significativa entre regiões e propriedades, com variação ampla de produtividade dentro do próprio Estado.

Ao todo, os técnicos realizaram 713 levantamentos de campo, que cobrem 19,5% da área cultivada, o equivalente a cerca de 937 mil hectares.

(*) Campo Grande News

Mega-Sena sorteia prêmio estimado em R$ 40 milhões neste sábado

0
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Apostas podem ser feitas até as 20h, horário de Brasília

As seis dezenas do concurso 2.995 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 21h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.

O prêmio da faixa principal está estimado em R$ 40 milhões.

Por se tratar de um concurso com final cinco, prêmio recebe um adicional das arrecadações dos cinco concursos anteriores.

As apostas podem ser feitas até as 20h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa em todo o país ou pela internet, no site das Loterias Caixa

O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa.

O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 6.

Por: Agência Brasil

Empresário sobrevive a tentativa de execução após arma de bandido falhar

0
Foto: Ponta Porã News

Um empresário de 43 anos, proprietário de uma oficina mecânica na Avenida Guaicurus, em Campo Grande, sofreu uma tentativa de homicídio na noite desta sexta-feira (10). O crime aconteceu por volta das 18h15, momento em que a vítima confraternizava com amigos e colegas de trabalho em frente ao seu estabelecimento

Câmeras de monitoramento registraram a ação. Um veículo Ford Fiesta Hatch preto se aproximou do grupo. Do carro, desceu um homem encapuzado e armado, enquanto um comparsa aguardava na direção do veículo, também com o rosto coberto.
Segundo relatos de testemunhas que estavam no local, o autor caminhou em direção ao empresário e tentou disparar diversas vezes. A pistola teria falhado ao menos três vezes, o que evitou que a vítima fosse atingida fatalmente. Mesmo com as falhas mecânicas da arma, o empresário foi baleado na região da virilha e da canela.

Um detalhe que chamou a atenção nas imagens foi o momento em que o carregador (pente) da pistola caiu no chão durante a ação. Antes de empreender fuga, o atirador recolheu a peça, entrou no carro e a dupla fugiu em alta velocidade.
No local do crime, a polícia encontrou uma cápsula deflagrada, que foi preservada para a perícia técnica.

O comerciante foi socorrido por terceiros e encaminhado imediatamente para uma unidade de saúde. Até o momento, não há informações atualizadas sobre o estado de saúde clínico do empresário após os procedimentos médicos.
A Polícia Militar realizou diligências por toda a região do bairro e proximidades, mas nenhum suspeito foi localizado até o fechamento desta matéria. O caso foi registrado e segue sob investigação da Polícia Civil, que deve utilizar as imagens de segurança para identificar os autores e a motivação do atentado.

Por: Ponta Porã News

MS Cidadão fortalece gestão municipalista do Governo do Estado e chega à 3ª edição em Jardim

0
Foto: Divulgação

MS Cidadão chega à 3ª edição em Jardim, soma mais de 1,6 mil atendimentos e amplia oferta de serviços gratuitos no Estado

O programa MS Cidadão é mais uma vertente da gestão municipalista do governador Eduardo Riedel, afirmou o secretário-executivo de Políticas Institucionais do Interior da Casa Civil, Tiago Mariano.

Em entrevista à Rádio Laguna, no município de Jardim, Tiago explicou o funcionamento e os objetivos do programa. “A ideia foi unir todas as ações de serviço que diversos entes do Governo já promoviam, num único evento e com todos os serviços do Estado”, destacou.

Neste sábado (11), Jardim recebe a 3ª edição do MS Cidadão, em parceria com a prefeitura municipal. A ação será realizada na Escola Estadual Cel. Juvêncio, no Centro, com o objetivo de ampliar o acesso da população a serviços públicos essenciais, de forma gratuita e em um único local.

O mutirão reúne secretarias estaduais e instituições parceiras, oferecendo atendimentos nas áreas de saúde, assistência social, habitação e serviços básicos, com foco na população em situação de vulnerabilidade.

Tiago Mariano também ressaltou a importância da participação dos municípios. “Sem a presença das prefeituras na organização e nas ofertas de serviços, talvez não tivéssemos tanto êxito, como estamos tendo até hoje”, afirmou.

Entre os serviços disponíveis estão emissão e renovação de documentos, exames preventivos como mamografia e glicemia, aferição de pressão arterial, cadastro em programas habitacionais e orientações sociais. Também participam a Sanesul e a Energisa, com atendimentos, palestras educativas e cadastro na tarifa social de energia elétrica.

Além dos atendimentos, o evento contará com atividades de lazer, como brinquedos para crianças e apresentações musicais.

Nas edições já realizadas em Aquidauana e Campo Grande, o programa já soma mais de 1.600 atendimentos, reforçando seu alcance e impacto social. A iniciativa ainda passará por Coxim, Nova Alvorada do Sul, Bela Vista e Dourados, além de retornar a Campo Grande e Aquidauana.

Serviço
Data: sábado (11)
Horário: das 8h às 12h
Local: E.E. Cel. Juvêncio – Avenida Duque de Caxias, 160, Centro

Beatricce Bruno, Comunicação Casa Civil
Foto: Saul Schramm/Secom/Arquivo

Primeira etapa: Caravana da Castração atende 20 mil animais em 63 municípios do Estado

0
Foto: Divulgação

Com foco na proteção e no bem-estar animal, o governador Eduardo Riedel participou nesta sexta-feira (10) do encerramento do 1º Ciclo da Caravana da Castração, que nesta etapa atendeu 20 mil animais em 63 municípios do Estado. Somente na Capital foram 1,7 mil cães e gatos contemplados (castrados e microchipados).

O evento que consolidou esta iniciativa de sucesso ocorreu no Complexo Poliesportivo Jacques da Luz, na região das Moreninhas, em Campo Grande. A caravana contou com a parceria do Governo do Estado, por meio da Suprova (Superintendência de Políticas Integradas de Proteção da Vida Animal), vinculada a Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura).

“Não é apenas uma causa animal, mas de saúde pública e que envolve toda a sociedade. Na nossa gestão será política de Estado. Foi construído aqui um modelo que vai além da castração, pois vem acompanhado de monitoramento (pós castração), microchips que fazem a diferença, assim como responsabilidade de cada proprietário. Saio daqui convencido que o Estado vai ampliar ainda mais estas ações. Além do bem-estar dos animais, vai impactar na vida das pessoas”, afirmou o governador.

Primeira etapa: Caravana da Castração atende 20 mil animais em 63 municípios do Estado
Primeira etapa: Caravana da Castração atende 20 mil animais em 63 municípios do Estado

Nesta primeira etapa o projeto teve 300 dias de execução. A ação se consolida como uma das principais políticas públicas de proteção animal e saúde pública de Mato Grosso do Sul. Com impacto direto na redução de animais em situação de abandono, no controle de natalidade e no enfrentamento de zoonoses, como a leishmaniose.

Desde o início da execução da Caravana, mais de 54 mil cadastros foram realizados no sistema, o que mostra a alta demanda social e a relevância da política pública. 

O projeto também reservou vagas exclusivas para os animais de protetores certificados pelo CEPA (Certificado Estadual de Protetores de Animais), uma iniciativa voltada ao mapeamento, reconhecimento e fortalecimento da rede de protetores independentes e organizações atuantes no Estado.

Em Campo Grande a iniciativa chegou em 10 de março, com 1,7 mil vagas gratuitas para cães e gatos, distribuídas em diferentes regiões da cidade. Os atendimentos ofereceram atenção completa: os animais saem do procedimento castrados, microchipados, medicados, com colar elizabetano e roupinha cirúrgica pós-operatória.

Primeira etapa: Caravana da Castração atende 20 mil animais em 63 municípios do Estado
Governador e primeira-dama Mônica Riedel no encerramento da Caravana

O programa também disponibiliza suporte veterinário 24h para eventuais intercorrências, além de ambulância veterinária de prontidão durante as ações.

“Projeto tão importante, que deu certo. Os números não mentem. O governador olhou para causa animal e hoje temos um sentimento de gratidão. Este trabalho que estamos fazendo precisa ser essencial, porque trata de vida acima de tudo. São 20 mil animais castrados na Caravana. Aqui não é um ponto final e sim um ponto de partida”, afirmou o superintendente de Políticas Integradas de Proteção da Vida Animal, Carlos Eduardo Leite.

Também foi desenvolvida uma ferramenta digital própria (SigPet) para cadastro de tutores e animais, permitindo que a população realize todo o processo de agendamento de forma prática, diretamente de casa. Além de facilitar o acesso, a plataforma gera dados estratégicos em tempo real, possibilitando mensurar a demanda por município, orientar a tomada de decisão e qualificar a gestão pública. 

A expectativa é que a segunda fase da caravana possa ampliar os atendimentos, chegando aos 79 municípios do Estado, assegurando assim uma cobertura integral em Mato Grosso do Sul.

Primeira etapa: Caravana da Castração atende 20 mil animais em 63 municípios do Estado
Primeira etapa: Caravana da Castração atende 20 mil animais em 63 municípios do Estado
Primeira etapa: Caravana da Castração atende 20 mil animais em 63 municípios do Estado
Primeira etapa: Caravana da Castração atende 20 mil animais em 63 municípios do Estado

Leonardo Rocha, Comunicação Governo de MS
Fotos: Saul Schramm/Secom-MS

Hospital Regional de Três Lagoas passa a atender só casos regulados e foca na alta complexidade

0

Com a nova organização, a população deverá buscar, inicialmente, atendimento nas unidades básicas de saúde do município, como as Unidades de Saúde da Família (USFs)

A rede pública de saúde de Três Lagoas passará por uma reestruturação importante a partir do dia 4 de maio. A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul informou, em nota enviada nesta sexta-feira com exclusividade ao Perfil News, que o Pronto Atendimento Médico do Hospital Regional da Costa Leste Magid Thomé deixará de atender por demanda espontânea. A partir da nova data, o acesso à unidade ocorrerá exclusivamente por meio da regulação do Complexo Regulador Estadual.

A mudança marca uma nova etapa no funcionamento do hospital, que passa a atuar de forma mais estratégica dentro da rede pública, com foco em atendimentos de média e alta complexidade. A expectativa é ampliar a capacidade de resposta para casos mais graves e especializados, garantindo maior eficiência e resolutividade nos serviços prestados.

HOSPITAL DE REFERÊNCIA

Referência em toda a macrorregião, o Hospital Regional reforça sua atuação em áreas como cardiologia, neurologia, neurocirurgia e cirurgia pediátrica. Segundo a Secretaria de Saúde, o objetivo é assegurar que cada paciente seja atendido no local adequado e no momento oportuno, evitando sobrecargas e otimizando os recursos disponíveis no sistema público.

Apesar da alteração no fluxo de atendimento, a unidade continuará oferecendo diversos serviços, incluindo internações clínicas, pediátricas e cirúrgicas, realização de cirurgias eletivas, atendimentos de urgência e emergência, além de leitos complementares para adultos e crianças e consultas ambulatoriais em diferentes especialidades.

O QUE MUDA PARA A POPULAÇÃO

Com a nova organização, a população deverá buscar, inicialmente, atendimento nas unidades básicas de saúde do município, como as Unidades de Saúde da Família (USFs), para casos de menor complexidade e acompanhamento contínuo. Situações de urgência e emergência de baixa e média complexidade deverão ser encaminhadas à UPA ou ao Hospital Nossa Senhora Auxiliadora.

Nos casos em que houver necessidade de atendimento especializado, caberá ao município solicitar o encaminhamento ao Hospital Regional por meio do sistema estadual de regulação.

A medida representa mais do que uma mudança operacional: trata-se de uma estratégia para reorganizar a rede de saúde, fortalecer a estrutura hospitalar e garantir maior agilidade e precisão no atendimento à população.

1 ano da Pedra Fundamental do Projeto Sucuriú: obra atinge 54% e mobiliza 11 mil trabalhadores em Inocência (MS)

0

Marco de transformação industrial no coração do Mato Grosso do Sul, o megaprojeto avança em ritmo acelerado, impulsiona empregos, revoluciona a logística e reposiciona Inocência no mapa global da celulose

Um ano após o lançamento da pedra fundamental do Projeto Sucuriú, da multinacional chilena Arauco, o cenário em Inocência é de transformação acelerada. Com 54% das obras concluídas e cerca de 11 mil trabalhadores atuando diretamente no canteiro, o empreendimento já se consolida como um dos maiores projetos industriais em andamento no mundo.

PICO DA OBRA – 14 MIL TRABALHADORES

1 ano da Pedra Fundamental do Projeto Sucuriú: obra atinge 54% e mobiliza 11 mil trabalhadores em Inocência (MS)

Com investimento estimado em R$ 25 bilhões, a futura fábrica será a maior planta de celulose do planeta, com capacidade para produzir 3,5 milhões de toneladas por ano. A previsão é que as operações tenham início no final de 2027, posicionando Mato Grosso do Sul como protagonista global no setor.

A obra avança em ritmo intenso e entra agora na fase eletromecânica, considerada uma das mais complexas. Segundo a empresa, o número de trabalhadores deve atingir o pico de 14 mil até agosto, ampliando ainda mais o impacto econômico e social na região.

LOGÍSTICA

1 ano da Pedra Fundamental do Projeto Sucuriú: obra atinge 54% e mobiliza 11 mil trabalhadores em Inocência (MS)
As locomotivas Evolution Series 44aci, da Wabtec, trazem tecnologias de ponta: motores diesel elétricos de alta eficiência, sistemas de condução assistida e recursos avançados de segurança (Foto: Assessoria)

Além da construção da fábrica, a Arauco também investe fortemente em logística. Um dos principais projetos é a construção de um ramal ferroviário privado de 47 a 54 quilômetros, que ligará a planta industrial à Malha Norte da Rumo. Avaliado em R$ 2,4 bilhões, o sistema permitirá o escoamento da produção até o Porto de Santos, onde será construído um terminal específico para a celulose. A operação ferroviária deve reduzir as emissões de CO₂ em até 94%.

Como parte dessa estrutura logística, já foram adquiridas 26 locomotivas e 721 vagões. Algumas dessas unidades foram entregues em março pela Wabtec, em Contagem (MG), reforçando o compromisso com a eficiência e sustentabilidade do transporte.

IMPACTOS POSITIVOS

1 ano da Pedra Fundamental do Projeto Sucuriú: obra atinge 54% e mobiliza 11 mil trabalhadores em Inocência (MS)
Para atender a demanda do projeto, atualmente o site possui um efetivo de 11 mil colaboradores (Foto: Assessoria)

O impacto do projeto vai além dos limites da indústria. Em apenas 365 dias, Inocência passou por uma verdadeira transformação urbana e econômica. A cidade, que tinha pouco mais de 8 mil habitantes, viu sua população praticamente triplicar, impulsionando setores como hotelaria, alimentação, comércio e construção civil.

Por meio do Plano Estratégico Socioambiental (PES), a Arauco tem atuado em parceria com o poder público local para garantir um crescimento estruturado. Os investimentos incluem melhorias em infraestrutura urbana, saúde, educação, segurança e habitação, preparando o município para o aumento populacional e a nova dinâmica econômica.

BASE OPERACIONAL

A influência do projeto também se estende à região conhecida como “Vale da Celulose”, que inclui cidades como Três Lagoas, já consolidada como polo industrial. Com estrutura mais avançada, o município tem servido como base operacional para empresas que prestam serviços ao empreendimento.

VILA ARAUCO

Outro destaque importante do projeto é a construção da Vila Arauco, um moderno complexo habitacional que contará com 620 casas de alto padrão em Inocência. Com metragens que variam entre 115 m² e 215 m², os imóveis estão sendo planejados para oferecer conforto, infraestrutura e qualidade de vida aos colaboradores que irão atuar na fábrica.

A iniciativa reforça o compromisso da Arauco não apenas com a operação industrial, mas também com o bem-estar de sua força de trabalho, contribuindo diretamente para a organização urbana e o desenvolvimento sustentável do município, com previsão de conclusão no segundo semestre de 2027.

RECONHECIMENTO INTERNACIONAL

Segundo o ex-secretário de Meio Ambiente, Jaime Verruck, Mato Grosso do Sul já é reconhecido internacionalmente como referência no setor florestal e de celulose. “Hoje, o mundo reconhece o potencial do Estado como referência em produção de florestas, sustentabilidade e tecnologia industrial. Aqui temos as melhores condições para o desenvolvimento do setor — e a Arauco se integra a esse cenário com geração de emprego, inovação e inclusão produtiva na Costa Leste do Estado”, destacou.

A expansão do setor no estado, que inclui projetos de empresas como Bracell, Suzano e Eldorado Brasil, deve gerar até 38 mil empregos temporários e 13 mil vagas permanentes até 2028.

Antes considerada uma cidade pacata do interior, Inocência agora desponta como um dos principais polos industriais de Mato Grosso do Sul. O futuro do município está sendo moldado por grandes investimentos, inovação e novas oportunidades — um reflexo direto da força do Projeto Sucuriú.

Sejusp formaliza adesão à política de compliance público e reforça governança institucional

0
Foto: Comunicação Sejusp

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Sejusp-MS) firmou, nesta quinta-feira (9), o Termo de Compromisso para Implantação da Política de Compliance Público (PCP), consolidando o alinhamento da Pasta às diretrizes estaduais de integridade, gestão de riscos e conformidade.

A iniciativa atende ao disposto no Decreto Estadual nº 16.582, de 10 de março de 2025, e à Resolução CGE/MS nº 138, de 12 de janeiro de 2026, que institui o calendário de implantação da política no âmbito do Poder Executivo Estadual.

Com a formalização do acordo, a Sejusp passa a estruturar internamente os mecanismos necessários à implementação do Programa de Integridade, incluindo a criação do Comitê Setorial de Compliance, do Grupo de Trabalho e o desenvolvimento das diretrizes iniciais para a gestão de riscos.

A medida reforça o compromisso institucional com a transparência, a prevenção de irregularidades e o aprimoramento da governança pública, em consonância com as orientações técnicas da Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov-MS) e da Controladoria-Geral do Estado (CGE-MS).

A assinatura do termo representa um marco na consolidação de práticas de integridade no âmbito da segurança pública, promovendo maior eficiência administrativa e fortalecimento dos controles internos.

A reunião foi realizada nesta manhã, no Auditório Germano de Barros, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, e contou com a presença da secretária-adjunta da Segov-MS, Ana Carolina Nardes, e do controlador-geral do Estado, Carlos Eduardo Girão de Arruda.

Joilson Francelino, Comunicação Sejusp

MS avança na descarbonização e articula uso de GNV em frotas pesadas com apoio do Estado e setor produtivo

0
Foto: Divulgação

Mato Grosso do Sul dá mais um passo decisivo para consolidar sua liderança na transição para uma logística de baixo carbono. Um encontro estratégico, realizado nesta semana em Campo Grande, reuniu a gestão pública, o setor de infraestrutura energética e a indústria automotiva para debater a expansão do uso de combustíveis mais limpos no transporte pesado, com foco estrutural no Gás Natural Veicular (GNV).

O encontro foi promovido pela Scania P.B. Lopes, com o apoio da MSGÁS. A principal vantagem da iniciativa é alinhar soluções tecnológicas já maduras às metas ambientais, posicionando o Estado como vanguarda na união entre logística sustentável e alta rentabilidade para o setor produtivo.

O uso de caminhões movidos a GNV atua como uma alavanca imediata para a redução da pegada de carbono e menor dependência de uma única matriz energética – sendo uma ótima alternativa ao diesel, por exemplo.

A adoção da tecnologia garante resultados numéricos expressivos no curto prazo: redução de até 20% nas emissões de dióxido de carbono (CO2) por quilômetro rodado e a queda de 90% na emissão de material particulado e óxidos de nitrogênio (NOx), eliminando quase totalmente a “fumaça preta” e melhorando a qualidade do ar.

Um dos pontos centrais da discussão foi a flexibilidade tecnológica e a segurança para o investidor e frotistas. Os caminhões pesados movidos a GNV possuem o diferencial estratégico de permitir a futura migração para o biometano sem a necessidade de troca de equipamento ou custos extras de adaptação.

Essa característica facilita a mudança de matriz energética e prepara a frota estadual para reduzir em até 90% as emissões em comparação ao diesel, utilizando o gás de origem cem por cento renovável.

Esses avanços convergem diretamente com a meta prioritária do Governo de Mato Grosso do Sul de tornar o estado ‘Carbono Neutro’ até 2030. A transição das frotas pesadas para o gás natural reduz as emissões do chamado “Escopo 3” (transporte e logística) das indústrias e do agronegócio sul-mato-grossense.

O evento contou com a presença de lideranças fundamentais para a execução deste plano, incluindo o Governador do Estado, Eduardo Corrêa Riedel, e a Presidente da MSGÁS, Cristiane Alkmin J. Schmidt. Representando os avanços em tecnologia automotiva e inteligência de mercado, Marcelo Gallão, diretor de desenvolvimento de negócios e operações comerciais da Scania Brasil. Também estiveram presentes, os diretores da Rede P. B. Lopes Daniela e José Henrique de Souza Gomes, e diversos representantes da indústria e transporte.

A união dessas frentes – infraestrutura, gestão pública e tecnologia – reforça o potencial de expansão e capilaridade da rede de gás natural em Mato Grosso do Sul. O Estado, já reconhecido como um gigante do agronegócio, demonstra que a adoção de matrizes limpas no transporte é uma oportunidade real de atrair novos investimentos e promover um eixo de desenvolvimento logístico verdadeiramente sustentável e competitivo.

(*) Claudio Mattioni, Comunicação MS Gás

Homem denuncia clonagem de cheque em Nova Andradina

0
Foto: Jornal da Nova

Documento adulterado foi identificado em agência bancária; caso é investigado como estelionato

Um caso de estelionato foi registrado na manhã desta sexta-feira (10) na Delegacia de Polícia Civil de Nova Andradina.

De acordo com o boletim de ocorrência, a vítima, um homem de 36 anos, informou que teve uma folha de cheque clonada no valor de R$ 788,80.

Segundo o relato, o documento adulterado foi identificado em uma agência bancária, enquanto a folha original, de número 49, estava em um estabelecimento comercial da cidade, preenchida com o valor de R$ 500,00.

O autor do crime não foi identificado até o momento. O caso foi registrado como “a apurar” e segue sob investigação da Polícia Civil.

(*) Da Hora Bataguassu

Jucems lança assistente com inteligência artificial e dá mais agilidade na abertura de empresas em MS

0
Foto: Comunicação Semadesc

Com foco na agilização dos processos de registro empresarial, o Governo de Mato Grosso do Sul lançou, na tarde de quinta-feira (9), o Assistente de Análise com Inteligência Artificial da Jucems (Junta Comercial de Mato Grosso do Sul), órgão vinculado à Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação). A ferramenta foi apresentada durante evento realizado no auditório do Sebrae/MS, que também incluiu capacitação técnica para atualização do uso do Sistema de Registro Mercantil.

A solução, desenvolvida pela Junta Comercial do Rio Grande do Sul e cedida gratuitamente ao Governo do Estado, utiliza inteligência artificial para realizar uma análise prévia dos processos, identificando inconsistências, verificando campos obrigatórios e apontando possíveis correções antes da protocolização. A expectativa é reduzir significativamente o volume de devoluções, que atualmente varia entre 55% e 60% dos processos, índice que pode cair para menos de 10% com o uso da ferramenta

O secretário-executivo de Qualificação Profissional e Trabalho da Semadesc, Esaú Aguiar, representou o secretário Artur Falcette no evento e destacou que a iniciativa está alinhada a uma transformação iniciada há uma década, voltada à simplificação do ambiente de negócios. “A Junta Comercial passou a olhar o contribuinte com confiança, buscando reduzir burocracias e dar mais agilidade à abertura de empresas. Esse avanço é resultado de uma construção de governo ao longo do tempo”, afirmou.

Segundo ele, a incorporação da inteligência artificial acompanha um movimento mais amplo de modernização, que exigirá maior velocidade e capacidade de resposta dos profissionais que atuam na área contábil.

Representando o setor contábil, o presidente do CRC/MS, Josemar Battisti, ressaltou o papel dos profissionais na operacionalização dessas mudanças. “São os contadores que fazem esse elo entre o empresário e o Estado. A grande participação neste evento demonstra que o setor está atento e busca se qualificar para acompanhar essa transformação”, disse, ao defender a ampliação das capacitações para outras regiões do Estado.

O presidente do Sescon/MS, Aurivam Gomes Monteiro, destacou a capilaridade da atividade contábil e sua relação direta com o ambiente de negócios. Segundo ele, a constituição de empresas passa, em grande medida, pelos escritórios de contabilidade, o que reforça a importância de ferramentas que reduzam retrabalho e aumentem a eficiência dos processos.

De acordo com o presidente da Jucems, Nivaldo Rocha, a adoção da inteligência artificial também responde à necessidade de otimizar fluxos diante de um quadro operacional reduzido. “A proposta é simplificar e dar mais agilidade. Com a assistência virtual, podemos reduzir significativamente as devoluções e tornar o processo mais eficiente para todos os envolvidos”, explicou. A ferramenta foi testada em um projeto piloto com 30 escritórios e, após validação, passa agora a ser disponibilizada de forma ampliada aos usuários

O módulo Assistente de Análise da Jucems pode ser utilizado em diferentes atos empresariais, como constituição, alterações contratuais, extinção e transformação de empresas, com foco inicial em sociedades limitadas e empresários individuais. O sistema cruza dados cadastrais, documentos e informações inseridas no registro mercantil para identificar inconsistências e orientar ajustes.

A utilização da tecnologia segue diretrizes de governança, com supervisão humana, garantia de verificabilidade das informações, segurança e confidencialidade dos dados, além de critérios de transparência e prevenção de vieses. Na prática, a expectativa é reduzir retrabalho, dar mais previsibilidade aos processos e acelerar a abertura e regularização de empresas em Mato Grosso do Sul.

Também participaram do evento o diretor de Operações do Sebrae/MS; o Coordenador do Convênio da REDESIM Conectada, Alex Barbosa; a Gerente de Registro, Carolina de Andrade Miranda e a Gerente de Integração e Projetos, Karla Rodrigues Gois.

Marcelo Armôa, Semadesc

Bilhões enterrados e um rastro de prejuízos: obra parada da UFN3 expõe falhas, dívidas e dependência externa

0


Após mais de uma década de paralisação, projeto da Petrobras acumula calote superior a R$ 100 milhões, sucateamento de equipamentos milionários e mantém o Brasil refém da importação de fertilizantes

Mais de dez anos após a interrupção das obras, a Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN3) permanece como um dos símbolos mais emblemáticos de desperdício de recursos públicos, falhas de gestão e impactos econômicos em cadeia. O empreendimento, que recebeu investimentos bilionários, deixou um rastro de prejuízos — incluindo um calote superior a R$ 100 milhões em fornecedores locais — e contribui até hoje para a dependência brasileira da importação de insumos agrícolas.

Enquanto a estrutura segue inacabada, o país continua comprando fertilizantes no mercado internacional, mesmo tendo capacidade instalada — ainda que inoperante — para produção interna. O paradoxo evidencia não apenas um problema industrial, mas também estratégico, com impactos diretos na competitividade do agronegócio.

CONFIRA NO VÍDEO ABAIXO UMA PARTE DESSA HISTÓRIA

Equipamentos milionários sob risco

Ao longo dos anos de paralisação, equipamentos de alto valor — muitos deles importados — ficaram expostos à ação do tempo, sem operação ou manutenção adequada. A simples retomada da obra, portanto, está longe de ser um processo imediato.

Especialistas apontam que será necessária uma inspeção técnica ampla e criteriosa antes de qualquer reativação. Isso inclui:

  • Avaliação de corrosão, degradação estrutural e contaminação
  • Testes elétricos completos, como resistência de isolamento e continuidade
  • Verificação da integridade de sistemas de automação e instrumentação
  • Revalidação de conformidade com normas de segurança (como NR-10 e NR-12)

A realidade prática é clara: muitos desses ativos, embora caros, podem já não ser plenamente utilizáveis.

Obsolescência e risco de falsa economia

Outro desafio crítico é a obsolescência tecnológica. Em um setor altamente dinâmico como o industrial, dez anos representam um salto significativo.

Entre os principais problemas identificados:

  • Equipamentos fora de linha, sem suporte do fabricante
  • Dificuldade de reposição de peças
  • Sistemas de automação (CLPs e IHMs) potencialmente incompatíveis com tecnologias atuais
  • Softwares desatualizados ou sem suporte

Nesse cenário, insistir no reaproveitamento indiscriminado pode gerar o que especialistas chamam de “falsa economia”: reduzir custos no curto prazo, mas aumentar riscos operacionais e despesas futuras.

A equação da retomada: viabilidade sob análise

Para avaliar a viabilidade real de retomada da UFN3, técnicos utilizam matrizes de decisão baseadas em critérios como:

  • Condição física e elétrica dos equipamentos
  • Nível de obsolescência
  • Adequação às normas de segurança
  • Custo de recuperação versus substituição

A pontuação final define três caminhos possíveis:

  • Reutilização imediata (casos raros)
  • Retrofit (modernização parcial ou total)
  • Substituição completa

Na prática, a tendência observada em projetos similares indica:

  • Automação: quase sempre requer substituição ou retrofit completo
  • Instrumentação: parcialmente aproveitável, com necessidade de recalibração
  • Equipamentos de grande porte: geralmente recuperáveis, devido ao alto custo de reposição

Riscos específicos e desafios industriais

A natureza da planta — voltada à produção de amônia e ureia — adiciona complexidade ao cenário. Esses processos envolvem substâncias altamente corrosivas, o que exige atenção redobrada a:

  • Corrosão interna em vasos e tubulações
  • Degradação de selos e sistemas rotativos
  • Absorção de umidade em cabos e sensores

Além disso, a ausência de preservação adequada durante a paralisação pode ter acelerado o desgaste de diversos componentes.

Muito além de retomar: reconstruir com critério

Anunciar a retomada da UFN3 é, segundo especialistas, apenas o primeiro passo de um caminho longo e tecnicamente desafiador. A diferença entre discurso e execução está justamente na capacidade de reavaliar, com rigor, o que ainda pode ser aproveitado.

Mais do que religar máquinas, será necessário reconstruir parte significativa da infraestrutura — com base em critérios técnicos, econômicos e de segurança.

Enquanto isso, o país segue pagando a conta: fornecedores prejudicados, investimentos bilionários imobilizados e uma dependência externa que poderia ter sido reduzida há anos.

A UFN3, hoje, não é apenas uma obra parada — é um alerta sobre planejamento, gestão e as consequências de decisões interrompidas no tempo.

Plano ABC+ avança em Mato Grosso do Sul com proposta de revisão de metas e reforço no monitoramento das ações

0
Foto: Comunicação Semadesc

O Governo de Mato Grosso do Sul realizou nesta quinta-feira (9), no auditório do Imasul, a reunião do Grupo Gestor Estadual do Plano ABC+ (Agricultura de Baixa Emissão de Carbono), presidido pela Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação). O encontro reuniu representantes de instituições públicas, setor produtivo, pesquisa e organismos internacionais para alinhar ações, atualizar dados e fortalecer a implementação da política no Estado.

A abertura foi conduzida pelo secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rogério Beretta, com a participação do superintendente da SFA/MS, José Antônio Roldão e, de forma online, do coordenador nacional do Plano ABC+, Rodrigo Dantas, do Ministério da Agricultura e Pecuária. Também participaram representantes de instituições como Embrapa, Agraer, Iagro, Imasul, BID, além de fundações de pesquisa, cooperativas, universidades e entidades do setor produtivo.

Beretta, que representou o secretário Artur Falcette no evento, destacou o esforço coletivo para estruturar o plano estadual, publicado no ano passado com metas até 2030. Segundo ele, a elaboração ocorreu em um cenário de escassez de dados, o que exigiu cautela na definição de metas. “Algumas metas ainda são pouco ambiciosas, mas refletem a realidade de informação disponível à época. Agora, avançamos na atualização dos dados e no fortalecimento do sistema de monitoramento”, afirmou.

Na apresentação das metas e resultados do Plano ABC+ em Mato Grosso do Sul, o secretário-executivo ressaltou que o Estado deverá revisar seus objetivos com base no potencial já identificado ao longo da implementação. Ele também reforçou a necessidade de manter atualizadas as informações no sistema. “É fundamental que as instituições alimentem o painel SIGA ABC+ com regularidade, para que a gente tenha um retrato fiel das ações e consiga avançar com metas mais aderentes à realidade do Estado”, pontuou.

O secretário-executivo destacou ainda que o desafio atual é consolidar, em uma base única, as ações já desenvolvidas pelas instituições, ampliando a visibilidade dos resultados e o posicionamento do Estado no cenário nacional. Ele citou a participação de Mato Grosso do Sul no grupo técnico do Codesul, que reúne estados do Sul e Centro-Oeste para alinhar estratégias comuns na agenda de sustentabilidade.

Representando o Ministério da Agricultura, José Antônio Roldão enfatizou que a sustentabilidade é hoje um eixo central das políticas públicas do setor. “O Ministério hoje respira essa ambiência de sustentabilidade. Mato Grosso do Sul já está na dianteira desse processo, com discussões avançadas e uma base consolidada de conhecimento”, afirmou.

Rodrigo Dantas apresentou o painel gerencial do Plano ABC+, ferramenta desenvolvida para monitorar o cumprimento das metas nacionais e estaduais. O sistema consolida resultados das tecnologias incentivadas pelo programa, como recuperação de pastagens degradadas, plantio direto, integração lavoura-pecuária-floresta, florestas plantadas, bioinsumos, sistemas irrigados e manejo de resíduos da produção animal.

O painel foi desenvolvido em parceria entre o Ministério da Agricultura, o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), integrando a Plataforma ABC dentro do Sistema de Informações do Plano. A ferramenta permite acompanhar indicadores, metodologias e bases de dados, contribuindo para o redirecionamento das ações e o planejamento de novos ciclos da política.

O Plano ABC+ está em seu segundo ciclo, com vigência de 2020 a 2030, e tem como objetivo consolidar uma agropecuária de alta produtividade aliada à sustentabilidade, com foco na mitigação das emissões de gases de efeito estufa, adaptação às mudanças climáticas e conservação dos recursos naturais.

A programação incluiu ainda a apresentação do Programa Rural Sustentável – Cerrado, conduzida por Jéssyca Stanieski, coordenadora de campo estadual do projeto. A iniciativa atua em parceria com a Semadesc e a Agraer para promover a adoção de tecnologias de baixa emissão de carbono, assistência técnica e acesso ao crédito para pequenos e médios produtores rurais.

Segundo Jéssyca, a experiência acumulada pelo projeto demonstra o potencial de integração com outras políticas públicas. “Nós temos acompanhado todo o processo que envolveu o desenvolvimento das comunidades atendidas no PRS-Cerrado e entendemos que a Secretaria pode dar maior capilaridade e fazer com que, de forma transversal, outras políticas públicas cheguem a esse público beneficiado do projeto”, afirmou.

Marcelo Armôa, Semadesc

SES divulga 1º LIRAa de 2026 e detalha risco de arboviroses em cidades de MS

0
Foto: Divulgação SES

Levantamento de janeiro aponta municípios em níveis de alerta e reforça a necessidade de vigilância contínua e ações imediatas de controle

A SES (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul) divulgou os resultados do primeiro ciclo do LIRAa (Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti) de 2026, realizado em janeiro, evidenciando um cenário de atenção para o risco de arboviroses no Estado.

Os dados reforçam o alerta especialmente para municípios classificados em médio risco (índice de 1 a 3,9) e, principalmente, alto risco (acima de 4), que apresentam maior probabilidade de ocorrência de surtos e epidemias de doenças como dengue, zika e chikungunya.

Municípios em alto risco exigem resposta imediata

Entre os municípios com alto risco de infestação, estão: Rio Negro (8,80), Paranhos (8,20), Eldorado (7,00), Terenos (6,20) e Santa Rita do Pardo (6,00).

Outras cidades como Maracaju (4,90), Vicentina (4,60) e Naviraí (4,10) também permanecem em situação de alerta, demandando intensificação imediata das ações de controle e mobilização local.

Faixa de médio risco também preocupa

Na classificação de médio risco, que já indica cenário de alerta, estão municípios como Anaurilândia (3,90), Água Clara (3,70), Ponta Porã (3,70), Bataguassu (3,50) e outros com índices próximos ao limite para alto risco.

Campo Grande, com índice de 1,40, também se encontra nessa faixa, reforçando a necessidade de manutenção e intensificação das ações de vigilância.

Municípios com índice zero também devem manter atenção

Apesar de alguns municípios apresentarem índice zero, como Chapadão do Sul, Dois Irmãos do Buriti, Guia Lopes da Laguna, Itaquiraí, Japorã, Jaraguari e Juti, a SES alerta que esse cenário deve ser analisado com cautela.

É fundamental verificar se o levantamento foi realizado de forma adequada e confrontar os dados com outros indicadores, como o monitoramento por ovitrampas, armadilhas utilizadas para identificar a presença do mosquito, disponíveis no boletim epidemiológico.

Esse cruzamento de informações é essencial para garantir a confiabilidade dos dados e evitar uma falsa sensação de segurança.

Monitoramento orienta ações e fortalece prevenção

O LIRAa é uma ferramenta estratégica para identificar a infestação do Aedes aegypti e direcionar ações mais eficazes nos municípios, permitindo respostas rápidas e focadas nas áreas de maior risco.

As informações subsidiam desde visitas domiciliares até ações de bloqueio, eliminação de criadouros e campanhas educativas.

A SES também informa que um novo ciclo do LIRAa será realizado nas duas últimas semanas de maio, permitindo a atualização dos índices de infestação e o redirecionamento das estratégias de enfrentamento ao Aedes aegypti nos municípios.

Autoridades reforçam alerta e responsabilidade coletiva

A secretária de Estado de Saúde em exercício, Crhistinne Maymone, destacou a importância do uso dos dados para antecipar cenários críticos. “Os municípios em médio e principalmente, em alto risco precisam intensificar imediatamente as ações de controle. Esses índices indicam maior probabilidade de surtos, e o enfrentamento precisa ser rápido, coordenado e contínuo, com apoio do Estado e participação ativa da população”, afirmou.

Ela também reforçou a necessidade de manter a vigilância mesmo em cidades com bons indicadores. “Mesmo os municípios com índice zero devem analisar cuidadosamente os dados, confrontando com outros instrumentos, como as ovitrampas, para garantir que não haja subnotificação ou falhas no levantamento”, completou.

O gerente estadual de Combate às Arboviroses, Márcio Luiz de Oliveira, destacou a atuação estratégica a partir dos dados do levantamento. “O Estado já utiliza essas informações para direcionar as ações de forma mais precisa, priorizando os municípios com maiores índices e intensificando o apoio técnico, as visitas de campo e as estratégias de eliminação de criadouros. O monitoramento permite respostas mais rápidas e eficazes no enfrentamento ao mosquito”, afirmou.

Segundo ele, o momento exige mobilização contínua. “Estamos em um período favorável à proliferação do mosquito, e qualquer descuido pode resultar no aumento de casos. Por isso, é fundamental que municípios e população atuem juntos na eliminação de criadouros”, enfatizou.

População é peça-chave no combate ao mosquito

A SES reforça que o enfrentamento ao Aedes aegypti depende da participação de toda a população. A eliminação de recipientes que acumulam água, a limpeza de quintais e a atenção aos ambientes domésticos são medidas simples, mas essenciais para conter a proliferação do mosquito.

A recomendação é manter a vigilância ativa em todos os municípios, independentemente do nível de risco, prevenindo a ocorrência de surtos e protegendo a saúde da população.

André Lima, Comunicação SES

Boletim Epidemiológico: MS registra 2.102 casos confirmados de chikungunya

0
Foto: Arquivo/Kamilla Ratier

Mato Grosso do Sul já registrou 4.281 casos prováveis de chikungunya, sendo 2.102 confirmados no SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), em 2026. Estes dados foram apresentados no boletim referente à 13ª semana epidemiológica, divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) nesta sexta-feira (10).

Conforme o documento, 10 óbitos pela doença foram confirmados nos municípios de Dourados, Bonito, Jardim e Fátima do Sul. Entre as vítimas, cinco possuíam algum tipo de comorbidade. O boletim também aponta 43 casos confirmados de chikungunya em gestantes.

Dengue

Já em relação à dengue, o Estado contabiliza 2.793 casos prováveis, sendo 454 confirmados. Não há nenhum óbito registrado nem em fase de investigação.

Nos últimos 14 dias, Santa Rita do Pardo, Paraíso das Águas, Corumbá, Amambai, Bandeirantes, Guia Lopes da Laguna, Angélica, Eldorado, Itaporã, Miranda, Costa Rica, Sonora, Fátima do Sul, Ladário, Jardim, Caarapó, Rio Brilhante, Maracaju, Aquidauana, Sidrolândia, Três Lagoas e Dourados registraram baixa incidência de casos confirmados de dengue.

Vacinação

Ainda conforme o boletim, 223.322 doses do imunizante contra a dengue já foram aplicadas na população-alvo. Ao todo, Mato Grosso do Sul recebeu do Ministério da Saúde 241.030 doses.

O esquema vacinal é composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas. A vacinação é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias, faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações por dengue entre pessoas de 6 a 16 anos.

A SES reforça que a população deve evitar a automedicação. Em caso de sintomas de dengue ou chikungunya, a orientação é procurar uma unidade de saúde do município.

 Confira os boletins:

Boletim Epidemiológico Chikungunya SE 13 – 2026
Boletim Epidemiológico Dengue SE13 – 2026

(*) Danúbia Burema, Comunicação SES

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.