21.1 C
Três Lagoas
sábado, 27 de junho de 2026
Início Site Página 14051

Receita Federal aperta cerco aos frigoríficos de MS

0

16/06/2003 15h37 – Atualizado em 16/06/2003 15h37

A Receita Federal está apertando o cerco aos frigoríficos de Mato Grosso do Sul, um dos maiores devedores de impostos ao fisco federal e também ao Estadual, segundo dados da União e do Estado. O delegado da Receita em Campo Grande, Paulo Peperário, afirma que em torno de 10 estabelecimentos já foram visitados pelos fiscais, sendo que alguns deles receberam multas com juros e também representações penais por inadimplência e sonegação. O trabalho, afirma, terá continuidade. Peperário afirma que não é possível mensurar com certeza qual é a dívida do setor mas confirma que se trata de valores consideráveis dentro do bolo total de inadimplência junto ao fisco federal.

Assim como o que ocorre em nível nacional o setor frigorífico também é o que responde por uma das maiores parcelas do estoque da dívida junto ao governo de Mato Grosso do Sul em comparação com os outros isoladamente. Dos R$ 680.371.242,29 fechados em 31 de dezembro do ano passado R$ 37.475.166,70 são dívidas dos frigoríficos junto ao governo do Estado, o que significa 5,5% do montante.

Suplemento do Diário MS é destaque no Jornal Difusora

0

16/06/2003 15h36 – Atualizado em 16/06/2003 15h36

O suplemento especial do Diário MS, alusivo à comemoração dos 88 anos de emancipação política e administrativa de Três Lagoas, encartado na edição de ontem e também distribuído à parte no domingo à população, foi destaque no Jornal Difusora 2ª edição, no horário do meio dia desta segunda-feira.

O programa jornalístico de maior audiência na cidade, levado ao ar em duas edições diárias de 90 minutos pela Rádio Difusora AM, há mais de 15 anos, é apresentado pelo radialista Adonildo dos Santos.

Na ocasião, foram entrevistados ao vivo o responsável pela sucursal do Diário MS em Três Lagoas, Ricardo Ojeda, e o repórter Carlos Alberto Fernandes. Os dois explicaram aos ouvintes o motivo que levou o Diário MS a editar um suplemento especial, dedicado exclusivamente à história do desenvolvimento de Três Lagoas.

O referido suplemento, além de uma visão geral do crescimento da cidade, apresenta uma retrospectiva histórica dos prefeitos que já governaram Três Lagoas, no decorrer dos 88 anos de sua emancipação política e administrativa. Além disso, uma matéria revela que a história desta cidade é também rica em lendas e mitos, como é o caso do conhecido e famoso Camisa de Couro, pistoleiro na época do coronelismo matogrossense.

O trabalho, segundo foi explicado na entrevista, exigiu estudo e pesquisa e, segundo comentários e elogios já chegados à Redação, servirá também como arquivo para estudantes.

CIRCULAÇÃO

O Diário MS circula em Três Lagoas há pouco mais de cinco anos e conta até com uma Sucursal, devidamente estruturada para fazer veicular notícias da cidade e de toda região. Várias e importantes matérias editadas pelo Diário MS, relacionadas a Três Lagoas, serviram como base e início de verdadeiras transformações de comportamento e de posturas. Uma delas foi a recente matéria que abordou o problema do uso indevido das calçadas. A partir desta reportagem, as autoridades competentes tomaram uma posição séria e decisiva para fazer valer a lei.

LDO do município é entregue na Câmara

0

16/06/2003 15h28 – Atualizado em 16/06/2003 15h28

O prefeito Issam Fares, representado pela gerente de Finanças, Isabel Fares, entregou na manhã desta segunda-feira a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) ao Legislativo Municipal.

A formalização da entrega da LDO foi em audiência pública, na Câmara Municipal, presidida pelo vereador Valdomiro Aguirre, presidente do Legislativo. O documento foi entregue ao presidente da comissão permanente de Finanças e Orçamento, vereador Luiz Akira, também presente na audiência pública. Os vereadores têm prazo até o dia 30 de junho para apreciação e votação da matéria, antes de entrarem em recesso do meio do ano.

Segundo informou Isabel, a LDO, que vai estabelecer as prioridades para o orçamento de 2004, está dando atenção especial à continuidade dos empreendimentos, voltados para a área social do município, dando especial atenção aos setores da saúde e da educação.

“Quando às obras para 2004, vamos primeiramente concluir as que estão em andamento, para depois iniciarmos outras que se tornarem necessárias”, frisou Isabel.

Uma outra questão abordada na LDO é a necessária reforma tributária do Município, principalmente quanto ao valor das taxas e multas. “Nosso código tributário está completamente desatualizado, principalmente quanto à cobrança de taxas e de multas. O valor de algumas delas não compensa nem mover ação judicial de cobrança e são até motivo de gozação”, disse a gerente de Finanças.

Ela explicou que a alteração desses valores torna-se necessária até como “força coercitiva e pedagógica para as pessoas obedecerem ao Código de Posturas”. Quanto ainda à reforma do Código Tributário, Isabel lembrou também da necessidade de se rever o mapa mobiliário da cidade. Ela se referiu, como exemplo à avenida Rosário Congro, recentemente pavimentada e urbanizada. Terrenos nessa localidade triplicaram de valor com essas e o valor dos impostos continua o mesmo, lembrou Isabel.

Reunião na Bolívia amanhã vai discutir o preço do gás

0

16/06/2003 15h21 – Atualizado em 16/06/2003 15h21

O empresário rural José Carlos Bumlai, representante de Mato Grosso do Sul no Conselho de Desenvolvimento Econômico Federal do governo federal informou, esta manhã, em Corumbá, durante audiência pública sobre o gás natural, que amanhã o assunto será tratado em uma reunião na Bolívia, entre representantes dos Ministérios do Meio Ambiente e das Minas e Energia do Brasil e do país vizinho se reúnem em La Paz para discutir o assunto.

O Brasil quer reduzir de U$ 3,4 para U$ 2,6 o BTU do gás importado da Bolívia, para viabilizar seu consumo. A audiência desta manhã teve a presença de secretários e do governador Zeca do PT.

Professores vão receber aulas de travestis dias 1 e 2

0

16/06/2003 15h13 – Atualizado em 16/06/2003 15h13

Nos dias 1 e 2 de julho professores da rede pública de ensino de Campo Grande vão receber aulas, através de um seminário, sobre diversidade sexual através de uma parceria entre as secretarias municipal e estadual de Educação e a Associação das Travestis de Mato Grosso do Sul. A presidente da entidade, Cris Estéfani, afirma que o seminário será na escola Maria Constância de Barros e a meta é promover em seguida, no dia 4 de julho, a parada gay na Praça Ary Coelho em alusão ao Dia do Orgulho Gay, comemorado em 28 de junho. Para isso, a Associação espera a liberação de incentivos de R$ 10 mil do Ministério da Saúde, recursos já aprovados, e quer apoio da iniciativa privada para trazer caravanas do interior do Estado.

Cris ressalta a importância de capacitar os professores para lideram com a diversidade sexual em escolas para evitar problemas como repetência e até mesmo evasão escolar, por adolescentes e jovens que são chacoteados pelos colegas e até mesmo por educadores. Ela mesma conta que parou de estudar, por se sentir discriminada, aos 18 anos de idade e este ano retomou os estudos na 8ª série do Ensino Fundamental. O recomeço, conta, não foi nada fácil. “Queriam que eu tivesse um banheiro especial e se eu aceitasse isso logo teria um professor diferente e uma cantina diferente dos outros”, conta. Como tem todas as características femininas, ficou estabelecido que Cris usaria o banheiro feminino.

Campo Grande vive epidemia de leishmaniose, diz Saúde

0

16/06/2003 15h00 – Atualizado em 16/06/2003 15h00

A secretária municipal de Saúde de Campo Grande, Beatriz Dobashi, admitiu há pouco, em reunião com o corpo médico da Capital, que o município vive hoje uma epidemia da doença em cães, que é seu hospedeiro. “Trouxemos os médicos da nossa rede e das clínicas e hospitais para que todos estejam atentos aos sintomas e procedimentos para tratamento da leishimaniose, que é uma doença grave e insidiosa”, justificou.

Ela ressaltou a preocupação em relação ao encaminhamento de animais contaminados para tratamento, porque, apesar de eles continuarem aparentemente sadios continuam transmitindo a doença. Além dos sintomas em caninos, outros cuidados aos quais a população deve estar atenta, alerta, são de evitar o acúmulo de lixo orgânico que favorece não só o aparecimento do flebótomo como do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. A reunião ocorrida até o fim da manhã de hoje contou com a participação de 600 médicos.

Mais de 50% dos cães recebidos no CCZ têm leishmaniose:

Mais de 50% dos 1,6 mil cães recolhidos mensalmente ao CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) confirmam leishmaniose, segundo o diretor do Centro, Francisco de Carvalho. Este ano já foram confirmados 27 casos da doença em humanos na forma visceral em Campo Grande. A secretária municipal de Saúde, Beatriz Dobashi, admitiu hoje que a cidade vive uma epidemia da doença e alertou para a necessidade de adotar o procedimento de eutanásia para animais que confirmarem a doença, evitando a transmissão para humanos através do mosquito flebótomo. Hoje foi desenvolvida uma mesa redonda com em torno de 600 médicos com objetivo principal de familiarizar os profissionais com os sintomas da doença, facilmente confundida com outras em função dos sintomas.

Universidade assina convênio para plano turístico de Corumbá

0

16/06/2003 14h54 – Atualizado em 16/06/2003 14h54

A Universidade Católica Dom Bosco assinou convênio com o Sebrae e a Prefeitura Municipal de Corumbá para elaboração de um plano de desenvolvimento turístico da cidade.

O programa “Diagnóstico e Prognóstico para Elaboração do Plano de Desenvolvimento Turístico Sustentável do Município de Corumbá” fará a coleta de dados e informações básicas, estruturais, potencialidades culturais e sociais, atrativos naturais, gastronômicos, a forte identificação para gerenciamento econômico e a singularidade da população trabalhadora, transformando a realidade em elementos fundamentais de uma experiência turística.

A produção deste trabalho reunirá dados de pesquisa, legislação, opiniões e conhecimentos técnicos, sob a ótica social, econômica, ambiental e cultural.

O convênio foi assinado com a presença de várias do ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia, o senador Delcídio do Amaral, o diretor da UCDB José Carlos de Lima, além do reitor da Universidade José Marinoni o secretário de Turismo, Ângelo Rabello, o presidente da Fundação de Turismo do Estado, Carlos Porto, o diretor pedagógico professor Thales de Souza Campos, representantes do Sebrae, prefeitura municipal e do trade turístico do município.

Maracaju sedia etapa do Campeonato Brasileiro de Kartcross

0

16/06/2003 14h54 – Atualizado em 16/06/2003 14h54

A cidade de Maracaju, a 150 quilômetros de Campo Grande, recebe entre os dias 19 e 22 uma etapa do Campeonato Brasileiro de Kartcross.

A prova que será no Kartódromo Astúrio Martins de Lima deve reunir mais de 70 pilotos de todo Brasil. Pilotos de Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo devem participar da competição. Uma novidade neste circuito poderá ser a presença de dois pilotos vindos do Paraguai que também estão confirmando presença na competição.

Os primeiros treinos livres que acontecem a partir das de quinta-feira, dia 19. O 2º Campeonato Brasileiro de Kartcross é uma Promoção e Organização do Automóvel Kart Club de Maracaju, conta com a Supervisão da Federação de Automobilismo do Mato Grosso do Sul (FAMS), e da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e tem o apoio da Prefeitura de Maracaju.

Bezerro inicia a semana valendo R$ 387,50 à vista

0

16/06/2003 14h52 – Atualizado em 16/06/2003 14h52

O mercado de bezerro está operando nesta segunda-feira com o preço do animal cotado a R$ 387,50 para pagamento à vista, informa a BM&F (Bolsa de Mercadorias e Futuros). Nos negócios, o animal está valendo R$ 392,69.

Vacinação contra raiva bovina vai até 30 de dezembro

0

16/06/2003 14h51 – Atualizado em 16/06/2003 14h51

A vacinação obrigatória do rebanho bovino (fêmeas de 3 a 8 meses de idade) contra a brucelose e raiva bovina (doença provocada por mordida de morcego hematófago), prossegue até o final deste semestre para o criador que optou pela etapa atual, informou nesta segunda-feira o Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal). Para quem optou pela etapa do segundo semestre, a imunização começa no dia 1º de julho e se estenderá até o dia 30 de dezembro.

A vacinação ocorre nos municípios de Aquidauana, Corumbá, Anastácio, Miranda, Bonito, Coxim, Corguinho, Bodoquena, Rio Verde, Rio Negro, Jardim, Caracol, Porto Murtinho e Bela Vista.

Nas outras regiões de Mato Grosso do Sul, O Iagro recomenda aos produtores a imediata comunicação no caso do aparecimento de morcegos hematófagos.

Diário Oficial divulga vagas para Agência de Regulação

0

16/06/2003 14h42 – Atualizado em 16/06/2003 14h42

A Secretaria Municipal de Administração (Semad) de Campo Grande divulgou nessa segunda-feira (16.06), através do Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande) o resultado final e a classificação dos candidatos aprovados no Concurso Público de Provas para a Agência de Regulação. Dos 814 candidatos inscritos, 423 foram aprovados (52%), 314 reprovados (30%) e 77 não compareceram (9%). Dos 314 reprovados, 239 eram do ensino médio e 75 disputavam vagas no ensino superior.

Para as 19 vagas oferecidas, as que exigem nível superior estão distribuídas da seguinte forma: duas vagas para engenheiro sanitarista, com dez aprovados; uma vaga para engenheiro químico, com três aprovados; também uma vaga para engenheiro ambiental, com cinco aprovados; duas vagas para engenheiro civil, com vinte e três aprovados. Para as quatro funções, o salário inicial é de R$ 1.140,00.

Na área de administração (uma vaga), foram 57 aprovados; para contabilidade (uma vaga), 13 aprovados; na área de economia (duas vagas), os aprovados foram 34 e direito (uma vaga), com 68 aprovados, com salário inicial de R$ 900,00.

Nas funções para formação em nível médio há oito vagas, sendo duas para técnico especializado em contabilidade, com quatro aprovados e para as seis vagas de assistente administrativo, 206 aprovados. Os salários são de R$ 264,00 e R$ 310,00, respectivamente. O concurso destinou 1% (um por cento) do total de vagas para portadores de necessidades especiais, desde que a deficiência seja compatível com as atribuições a ser exercidas. Todas as informações a respeito do concurso também podem ser obtidas no site da prefeitura (www.cgnoticias.ms.gov.br), na pasta de concursos no lado esquerdo da página principal.

Santos viaja para disputar semifinal da Libertadores

0

16/06/2003 14h37 – Atualizado em 16/06/2003 14h37

A delegação do Santos embarcou na manhã desta segunda-feira para a Colômbia, onde enfrenta o Independiente Medellín na quarta à noite pelas semifinais da Taça Libertadores. Para se classificar à decisão da competição pela terceira vez em sua história, precisa de um empate, já que venceu por 1 a 0 na Vila Belmiro.

Ainda em recuperação de uma torção no joelho esquerdo, o atacante Ricardo Oliveira viajou com a delegação. A esperança é que o artilheiro da Libertadores esteja pronto para entrar em campo mais de um mês depois de se machucar, contra o Cruzeiro, no dia 10 de maio. O atleta disse que não jogará no sacrifício e Carlos Braga, médico do clube, mostrou-se pessimista com a sua escalação.

  • Acho que ele não vai ter condições na quarta. O Ricardo pode vir a sentir dores até quarta. Acredito que ele foi mais para continuar o tratamento integrado ao elenco. Aqui ele ficaria praticamente sozinho – disse o médico, revelando que, se o Santos garantir a vaga e o América de Cáli for o adversário na decisão, o time permanecerá concentrado na Colômbia.

  • Estou confiante que vou jogar, tenho mais dois dias para me recuperar e, se Deus quiser, espero estar em campo. No entanto, não vou jogar no sacrifício. Se estiver bem, pedirei para jogar, caso contrário, não. Hoje, não sinto mais dores – disse Ricardo Oliveira.

  • Se não estivesse otimista com a escalação do Ricardo, não o teria levado. Eu decido dentro de campo. Fora, os médicos do Santos são competentes no que fazem. O Ricardo Oliveira só jogará se os médicos o liberarem – adiantou Leão.

Derrota de domingo não afeta o time:

Os jogadores acreditam que a derrota para o São Caetano por 1 a 0, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro no último domingo, não influenciará na partida contra o Medellín.

  • Ninguém gosta de perder, mas a equipe sempre esteve com a cabeça na Libertadores, talvez por este motivo não nos abatemos tanto. A derrota passou e vamos nos concentrar apenas no jogo contra o Medellín – disse o meia Diego.

Para Nenê, se o Santos jogar e criar as oportunidades de gols das últimas partidas, sairá classificado de Medellín.

  • A equipe perdeu, mas vem jogando bem. Estamos criando muitas chances, isso é o importante – disse Nenê.

Israel rejeita força de paz internacional no Oriente Médio

0

16/06/2003 14h30 – Atualizado em 16/06/2003 14h30

O porta-voz do primeiro-ministro israelense, Ariel Sharon, afirmou nesta segunda-feira que o governo do país rejeita o envio de uma força de paz internacional para a região.

A proposta, feita pela França, foi aceita prontamente pela Autoridade Nacional Palestina.

“Aqui, não haverá força internacional. A única coisa que Israel aceita é a presença de observadores para a implementação das várias etapas do plano de paz”, disse o porta-voz à agência de notícias France Presse.

No domingo à noite, o senador republicano Richard Lugar, um dos mais próximos ao presidente americano George W. Bush, havia dito à BBC que os Estados Unidos estudavam participar dessa suposta força internacional de paz.

ONU:

Inicialmente, quando a força de paz foi proposta pela ONU, o governo americano a rejeitou.

A segunda tentativa, que teria tido uma resposta diferente dos Estados Unidos, foi feita pelo ministro das Relações Exteriores da França, Dominique de Villepin.

Ele declarou que tentará convencer seus colegas europeus num encontro nesta segunda-feira.

“Deixe-nos planejar essa força, deixe-nos ver como podemos contribuir no local”, disse Villepin a uma rádio israelense na França, de acordo com a AFP.

“Se a França quer ajudar a avançar o processo de paz, ela deveria usar sua influência com (o presidente palestino) Yasser Arafat para impedi-lo de destruir os esforços de paz feitos por (primeiro-ministro palestino) Mahmoud Abbas”, afirmou o porta-voz do governo israelense.

Violência:

A última onda de violência entre israelenses e palestinos já soma 60 pessoas mortas.

O presidente americano, George W. Bush, pediu um endurecimento global contra militantes palestinos, citando especificamente o Hamas.

Em seus comentários sobre o processo do paz, ele afirmou que “aqueles que amam a paz e a liberdade devem lidar duramente com o Hamas”.

“Para aqueles entre nós que estão interestados em mover o plano de paz para a frente, nós devemos combinar nossos esforços para cortar dinheiro e apoio para qualquer pessoa que tente sabotar o processo de paz.”

Ambulância da prefeitura pega fogo em serviço

0

16/06/2003 14h27 – Atualizado em 16/06/2003 14h27

Uma ambulância da gerência de Saúde de Três Lagoas pegou fogo na manhã de hoje, por volta das 9 horas, quando estava em serviço, na rua Elvírio Mário Mancini, nas proximidades do cruzamento com a avenida Capitão Olinto Mancini. Ela era usada para remover doentes, na sua maioria pacientes com necessidades de tratamento de fisioterapia.

A ambulância Fiat Elba, placas HQH 3040 estava sendo dirigida pelo motorista José Leite da Silva, de 42 anos de idade. Ele transportava o marido de uma paciente, que reside na Vila Nova, para onde se estava dirigindo. O motorista e o passageiro nada sofreram no acidente.

Silva contou que, ao cruzar a avenida, logo percebeu o início do fogo, atribuído presumilvemente a um curto circuito na fiação elétrica. Ele parou de imediato, mas o fogo logo tomou conta de toda a parte dianteira do veículo.

A guarnição do Corpo de Bombeiros, comandada pelo sargento Gomes, acorreu ao local com duas viaturas de combate a incêndio, mas as chamas destruíram por completo o motor da ambulância.

Prefeitos discutem Conferência das Cidades hoje

0

16/06/2003 14h26 – Atualizado em 16/06/2003 14h26

Prefeitos de Mato Grosso do Sul se reúnem hoje, às 15 horas, na Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) na reunião da Conferência das Cidades, organizada pela Agência Popular de Habitação. A conferência tem como objetivo discutir os problemas da cada região, como saneamento, infra-estrutura e habitação. O resultado dos trabalhos, que estão sendo feitos também em outros municípios, devem ser encaminhados para o Ministério das Cidades, que realiza em outubro a conferência nacional. Em Mato Grosso do Sul, o comitê estadual de preparação é composto pela Secretaria de Infra-estrutura e Habitação, Agência Popular de Habitação, além da Sanesul, Sema e Detran.

Castanha-do-pará pode ajudar a prevenir câncer

0

16/06/2003 14h11 – Atualizado em 16/06/2003 14h11

O mineral selênio, encontrado na castanha-do-pará, pode ajudar a proteger algumas mulheres contra o câncer de mama, de acordo com uma pesquisa.

Cientistas da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, acreditam ter descoberto de que forma o selênio interage com a química do organismo para oferecer proteção.

Essa não é a primeira vez que cientistas falam das propriedades curativas do selênio, presente na castanha-do-pará, carne de fígado e rins.

Estudos anteriores indicam que ele pode ajudar a reduzir a probabilidade de outros tipos de câncer e alguns associam a substância à diminuição no risco de doenças cardíacas.

Enzima anticâncer:

A pesquisa mais recente comparou a composição genética de amostras de tecido de mais de 500 mulheres que não tinham câncer de mama com a de 79 amostras de tecidos afetados pela doença.

Os pesquisadores estavam procurando genes responsáveis pela produção de uma enzima que, eles acreditam, tem propriedades anticancerígenas.

Eles descobriram que versões diferentes desses genes são mais comuns em tecidos afetados pelo câncer.

A conclusão dos especialistas foi que algumas mulheres – com uma certa configuração genética – talvez se beneficiem de dietas mais ricas em selênio para garantir que sua enzima anticâncer funcione corretamente.

Entretanto, os pesquisadores não recomendam a ingestão de selênio como suplemento alimentar, dizendo que a pesquisa ainda está em estágios iniciais.

Um dos cientistas, o professor Alan Diamond, disse: “Por mais de 20 anos, estudos com animais mostram que pequenas quantidades de selênio na dieta podem conter o desenvolvimento do câncer em diversos órgãos”.

“Dados relativos a animais são abundantes, mas quando se trata de seres humanos, temos apenas dados iniciais”, explicou.

“Nós acreditamos que certas proteínas nas células dos mamíferos contêm selênio, e achamos que essa substância pode mediar os efeitos protetores, mas provar isso é difícil”, concluiu.

O estudo foi publicado na revista Cancer Research.

Assentados de Corumbá discutem programas com o Governo

0

16/06/2003 14h08 – Atualizado em 16/06/2003 14h08

A comunidade rural dos municípios de Corumbá e Ladário é a próxima a conhecer e discutir os programas lançados pelo Governo do Estado para apoio e desenvolvimento da agricultura familiar.

Mais de 100 pessoas entre representantes de assentamentos, associações e comunidades indígenas de Corumbá e Ladário estão reunidos hoje (16/6), na sede do Sebrae em Corumbá, para estabelecer as prioridades e demandas das ações no setor, para os próximos quatros anos.

O secretário do Desenvolvimento Agrário, Valteci Ribeiro de Castro Júnior, o Mineiro, acompanhado por uma equipe de técnicos e gestores está apresentando aos trabalhadores os programas MS Solidário, Terra Nova e o Tupã ´ I. De acordo com o secretário Valteci Ribeiro, ” a reforma agrária e a agricultura familiar são instrumentos eficazes para dar ao trabalhador esperança e dignidade através da geração de emprego e renda.

Mato Grosso do Sul possui 17 mil famílias assentadas e estas são responsáveis pela movimentação econômica de cidades como Nioaque, Itaquiraí, Sidrolândia e Corumbá. Esses municípios são pólos da reforma agrária no Estado.”

O apoio e fomento à atividade leiteira nos assentamentos e pequenas propriedades da região de Corumbá é a diretriz principal do trabalho a ser feito pelo programa MS Solidário. Para o diretor presidente do Idaterra, Humberto de Mello Pereira, a região de Corumbá representa uma parcela importante dos assentamentos do Mato Grosso do Sul.

São mais de 1100 famílias assentadas em projetos nos municípios de Corumbá e Ladário, cuja principal atividade é a pecuária leiteira.” Ele informou ainda que já existe um trabalho feito com recursos do Pronaf Infra- Estrutura que viabilizou a aquisição de cinco resfriadores. A meta da Secretaria do Desenvolvimento Agrário e do Idaterra é fazer com que todos os assentamentos tenham os resfriadores para diminuir o custo de transporte do leite até a usina de pasteurização.

O MS Solidário também prevê o fortalecimento e organização da produção apícola em Corumbá e Ladário. De acordo com Waldenir Pereira Rosa, apicultor e secretário da Associação de Apicultores do Pantanal, a apicultura é indicada para pequenas propriedades, porque é rentável e pode ser desenvolvida juntamente com outras atividades como o plantio e pecuária.

Só em Corumbá 20 pequenos produtores já trabalham com a extração do mel. Waldenir Pereira adiantou que pretende estreitar o dialogo com o governo do Estado através da Secretaria e Idaterra para expandira a produção de mel na região do Pantanal.

Governo admite rever regra de transição para aposentadoria

0

16/06/2003 14h02 – Atualizado em 16/06/2003 14h02

O líder do PT na Câmara, Nelson Pellegrino, admitiu que o governo pode negociar mudanças na regra de transição dos servidores que estão perto de cumprir o tempo de serviço para se aposentar. A reforma da Previdência que está no Congresso prevê o aumento da idade mínima para aposentadoria de 48 para 55 anos para mulheres e de 53 para 60 anos para homens.

Pela regra de transição prevista na proposta, quem se aposentar antes do prazo paga uma taxa de 5% por cada ano não trabalhado. Ou seja, as mulheres que quiserem se aposentar com 48 anos perderão 35% do salário. Já os homens perderão 35% do salário para se aposentarem aos 53.

Dourados vacinou 64% das crianças contra pólio sábado

0

16/06/2003 14h00 – Atualizado em 16/06/2003 14h00

O prefeito Laerte Tetila (PT) acompanhado do vereador Ribeiro Arce e da coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Zonir Tetila, esteve no último sábado, observando os trabalhos do Posto de Saúde Vila Rosa na primeira etapa de vacinação da Campanha Nacional contra a Poliomielite, também conhecida como Paralisia Infantil. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, aproximadamente 64% das crianças de Dourados foram vacinadas no sábado.

A Superintendente da Secretaria, Maristela Farias, salienta que a campanha foi boa e atingiu a média dos anos anteriores. “Muitos pais deixam para levar seus filhos durante a semana”, salienta. “Mas a campanha foi considerada boa e os pais podem levar suas crianças menores de cinco anos para serem vacinadas no Posto de Saúde mais próximo de casa”, afirma a superintendente lembrando que dificilmente os pais deixam de vacinar seus filhos. Prova disso, é que de acordo com a Coordenação de Imunização, há 13 anos não há registro de um caso de paralisia infantil em Dourados.

O município de Dourados tem 1% das crianças de todo Mato Grosso do Sul. São 17 mil crianças que devem ser vacinadas. A imunização é a única maneira de evitar o desenvolvimento da paralisia infantil, considerada fatal e que pode deixa seqüelas irreversíveis nos pequenos.

Nossa Caixa vai abrir financiamentos para compra de imóveis

0

16/06/2003 13h53 – Atualizado em 16/06/2003 13h53

A Nossa Caixa, único banco estadual paulista, vai abrir financiamentos para famílias com rendas entre R$ 1.000 e R$ 4.500. O lançamento oficial acontece em julho. Os interessados não devem possuir imóveis.

Segundo Valdery Albuquerque, presidente do banco, o atrativo são as baixas taxas de juros da linha de crédito, com taxa de 11% ao ano, “o que é uma taxa bastante razoável”. O banco vai financiar até 80% do valor do imóvel, com limite de R$ 85 mil.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.