18 C
Três Lagoas
sábado, 27 de junho de 2026
Início Site Página 14056

Havaianas são vendidas por até R$ 500 em Londres

0

13/06/2003 08h53 – Atualizado em 13/06/2003 08h53

As sandálias havaianas viraram moda na Europa e chegam a ser vendidas por cerca de 100 libras (R$ 478) por estilistas na capital britânica, que decoram as tiras dos chinelos de borracha com pedras, cristais e miçangas.

Apesar do alto preço cobrado pelos estilistas, é possível encontrar Havaianas mais baratas em Londres; ainda assim, o valor médio de 20 libras (R$ 96) cobrado pelas sandálias em lojas como a Urban Outfitters e a Whistles é, no mínimo, 10 vezes superior ao encontrado no Brasil.

“Elas são caras, mas não páram de vender. É o ítem de maior sucesso deste verão”, disse à BBC Brasil Ali Inett, gerente da Whistles de Covent Garden, centro de Londres.

O sucesso das legítimas é tanto que fábricas na Argentina e na África já começaram a copiar as sandálias, de olho num mercado que não pára de crescer.

Classe média:

Desde 2001, as exportações da sandália têm dobrado a cada ano.

Em 2003, a meta é exportar 5 milhões de pares; no ano que vem, as vendas no exterior devem chegar perto de 10 milhões.

“Poderíamos estar exportando muito mais. Mas queremos manter as sandálias como um produto de elite no momento para, posteriormente, começar a vender para a classe média”, disse Carlos Roza, gerente de exportações da São Paulo Alpargatas, que fabrica as havaianas há 41 anos.

“Como ainda não estamos explorando esse segmento, acaba sobrando espaço para ação dos piratas. Nosso departamento jurídico está tendo trabalho com isso. É o preço da nossa fama”, concluiu Roza.

Deu no New York Times:

O sucesso das “legítimas” já virou tema de reportagens nas principais revistas e jornais do mundo.

Para o New York Times, as havaianas são a última palavra da moda para os pés.

O Le Monde, da França, estampou na manchete que o calçado das favelas conquistou as vítimas da moda.

Até o principal jornal de economia da Grã-Bretanha, o Financial Times, se rendeu ao sucesso dos chinelos de borracha: “A sandália de quem tem muito dinheiro e nada para provar”, disse o jornal.

Modelos:

Segundo o diretor de comunicação da São Paulo Alpargatas, Rui Porto, a moda no exterior foi impulsionada por modelos brasileiras e estrangeiras que carregavam as sandálias na mala quando deixavam o Brasil.

“No passado, ter Havaianas era quase como exibir um atestado de pobreza. Mas conseguimos transformar as sandálias no calçado mais democrático do Brasil, usado tanto pela faxineira que limpa a piscina, quanto pela grã-fina que toma sol na mesma piscina”, disse Porto.

“Depois disso, modelos brasileiras e também estrangeiras que visitavam o Brasil, como Naomi Campbell, acabaram divulgando as havaianas no exterior. A Naomi, por exemplo, já disse várias vezes ser fã das havaianas”, acrescentou Porto.

Ele lembrou que a fama dos chinelos que, segundo o slogan “não deformam, não tem cheiro e não soltam as tiras”, chegou ao ápice quando 61 pares das sandálias foram dados de presente para todos os indicados ao Oscar deste ano.

Segundo Porto, o acordo entre a empresa e os organizadores da festa do Oscar não teve nenhum custo para a São Paulo Alpargatas, além, é claro, do custo das sandálias, da embalagem e do transporte.

Moda passageira:

Para Rui Porto, a empresa está atenta para o risco de virar um artigo de moda passageiro e perder o espaço conquistado até então quando a moda passar.

“Tínhamos esse receio no Brasil, quando as havaianas passaram a ser um artigo fashion há alguns anos. Mas isso não aconteceu. Lançamos sempre novas cores e modelos, acompanhando a evolução do mercado”, disse Porto.

“Tenho quatro Havaianas e não me canso delas”, disse a escritora inglesa Kate Pemberton, que combinava um vestido marrom com um sandália da mesma cor.

“Fui ao Brasil recentemente e comprei sandálias para todos os meus amigos. Eles adoraram e não querem mais usar nenhum outro sapato, andam de havaianas o tempo todo”, acrescentou a inglesa, que poderá testar em breve a promessa do slogan: “não tem cheiro”.

Dólar comercial abre em queda de 0,20%, a R$ 2,859

0

13/06/2003 08h49 – Atualizado em 13/06/2003 08h49

O dólar comercial abriu em queda de 0,20%, a R$ 2,849 na compra e R$ 2,859 na venda. Na Bolsa de Mercadorias & Futuros, o dólar para liquidação em julho está em queda de 0,27%, a R$ 2,880.

Depois de ficar atento aos leilões de contratos de swap cambial realizado pelo Banco Central nos dois últimos dias, o mercado discute agora a perspectiva para a Selic. A próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central está marcada para a semana que vem, nos dias 17 e 18.

As apostas divergem. Membros da equipe do governo e mais recentemente até os participantes do Conselho de Desenvolvimento Econômica e Social, que assessoram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, defendem a queda dos juros básicos, que está em 26,5% ao ano.

Ontem, a moeda americana voltou a fechar em alta de 0,35%, cotada a R$ 2,860 na compra e R$ 2,865 na venda. O leilão de swap cambial do Banco Central não agradou. Logo depois de divulgado do resultado, o dólar disparou e atingiu a máxima do dia, a R$ 2,888 na venda, com alta de 1,15% sobre o fechamento de ontem.

A expectativa era que a rolagem de uma dívida de US$ 1,030 bilhão, que vence no próximo dia 18, fosse de 95%, como nas duas últimas operações, mas o percentual chegou a 90,3%. O questionamento agora é sobre o patamar a ser renovado nos próximos leilões.

Pela manhã, o volume de negócios no mercado cambial foi reduzido e o mercado ficou à espera do resultado do leilão do BC. O dólar comercial abriu em pequena queda de 0,07%, inverteu o sinal logo na primeira hora de negociação e fechou a primeira etapa em alta de 0,28%, cotado a R$ 2,861 na compra e R$ 2,863 na venda.

Esquadrilha da Fumaça vai colorir o céu da cidade

0

13/06/2003 08h47 – Atualizado em 13/06/2003 08h47

Amanhã a Lagoa Maior deverá ser o ponto de encontro de toda comunidade treslagoense que gosta de curtir emoções fortes. A partir das 14 horas, a Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira (FAB) vai estar realizando um show como parte da programação oficial alusivo aos festejos de comemoração dos 88 anos de emancipação política administrativo do município de Três Lagoas.

O capitão Wagner de Almeida Esteves e o sargento Robertson Luiz Silvestre Tamburus, da Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira (FAB), estiveram reunidos com os coordenadores dos festejos e com o prefeito Issam Fares e confirmaram a realização de um show, inclusive prometendo agitar o público com manobras super radicais.

APRESENTAÇÃO

O show contará com uma equipe de sete aviões Tucano, agora identificados com as cores da Bandeira do Brasil, segundo esclareceu o capitão Esteves.

Na apresentação de 30 minutos, os pilotos da FAB irão fazer 25 diferentes manobras, a uma altura de mil metros, sobre a Lagoa Maior.

“Para um piloto ser escolhido a fazer parte da Esquadrilha da Fumaça passa obrigatoriamente por uma experiência de 1,5 mil horas de vôo e 800 horas de instrução”, informou o capitão da FAB.

A Esquadrilha da Fumaça realiza 10 a 15 demonstrações por mês, na sua maioria em eventos realizados em várias cidades do país.

Conheça um pouco da história da Esquadrilha da Fumaça

Nascida espontaneamente no dia 14 de maio de 1952, no Campo dos Afonsos, surgiu da iniciativa de alguns instrutores de vôo da então escola de aeronáutica, que acreditavam na necessidade de manter em alto o grau de moral de jovens que ensaiavam seus primeiros e vacilantes passos em busca de um ideal.

No ano seguinte, a 23 de outubro, Dia do Aviador, a Esquadrilha da Fumaça para facilitar o acompanhamento das evoluções por parte dos espectadores e a partir daí passou a ser conhecida pelo nome de que recebeu do povo – Esquadrilha da Fumaça.

A exemplo da própria aviação militar, presa durante algum tempo ao cinturão do Campo dos Afonsos, a Esquadrilha da Fumaça só conseguiu fazer sua primeira demonstração fora do Rio de Janeiro cerca de 3 anos após o seu surgimento. Daí em diante, sentiu-se que o grupo guardava um potencial digno de vôos maiores.

Passou a percorrer o país em todas as direções e, eventualmente, chegou a voar em céus argentinos, uruguaios, paraguaios, bolivianos, guatelmatecos, guianeses e panamenhos.

Em suas apresentações, a esquadrilha da fumaça não se limitava a voar, isso não teria o menor sentido se não se explicasse a razão da presença daquele grupo o que procurava dizer cada uma das evoluções. E as populações das empoeiradas cidades do interior muitas delas com aeródromos que nunca tinham visto um avião da força aérea, passavam a conhecer intimamente suas atividades e realizações.

Não raro, o conhecimento gerava o interesse e deste à vontade em participar da organização a distância era mínima. A Esquadrilha da Fumaça carreou inúmeros jovens para a FAB, responsabilizando-se pela vibração dos seus passos iniciais até a carreira.

Kofi Annan defende força de paz para o Oriente Médio

0

13/06/2003 08h31 – Atualizado em 13/06/2003 08h31

O secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Kofi Annan, defendeu o envio de força de paz para o Oriente Médio para tentar interromper o ciclo de violência entre israelenses e palestinos.

Em entrevista ao jornal de Israel Hadocument.write Chr(39)aretz, Annan disse que o mecanismo de monitoramento, que será implementado pelos Estados Unidos na região na semana que vem, é um começo, mas não será capaz de acabar com os ataques de ambos os lados.

As forças de paz, segundo Annan, deveriam ficar estacionadas nos territórios palestinos ocupados por Israel para tentar levar a calma para a região e permitir o avanço das negociações de paz.

O secretário-geral da ONU disse ainda que Israel deveria reduzir as restrições impostas sobre a população palestina e retomar as negociações, apesar da violência.

Indefensável:

Ele afirmou na entrevista que os atentados são “indefensáveis”, mas destacou que as represálias de Israel fazem com que os atentados voltem a ocorrer, tornando o ciclo de violência interminável.

Annan acrescentou que conversou recentemente com o presidente George W. Bush, que disse continuar comprometido com o novo plano de paz para a região.

Uma delegação do governo americano, presidida pelo novo enviado dos Estados Unidos ao Oriente Médio, John Wolf, deve chegar a Jerusalém neste sábado.

O objetivo da delegação é supervisionar a implementação do novo plano de paz para o conflito entre israelenses e palestinos, elaborado pelos Estados Unidos.

Escolha de reitor mobiliza unidades da UEMS

0

13/06/2003 08h19 – Atualizado em 13/06/2003 08h19

Cinco candidatos disputam hoje os votos de 6314 eleitores na escolha da nova reitoria da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, a eleição será realizada em dois turnos e se necessário o segundo turno irá ocorrer no dia 11 de julho com os dois candidatos que tiverem o maior percentual eleitoral hoje.

O processo eleitoral, em primeiro turno, acontecerá simultaneamente nas 15 Unidades da UEMS, das oito da manhã até às 10 horas da noite. Em Dourados serão usadas urnas eletrônicas e nas demais unidades o voto será na cédula de papel.

Segundo o presidente da Comissão Eleitoral, Manoel Frost Capilé, existe a possibilidade de em caso de segundo turno somente serem utilizadas urnas eletrônicas.

De acordo com as regras estabelecidas em edital pela Comissão Eleitoral, o peso atribuído aos votos é de 70% para a categoria docente (professores), sendo os 30% restantes, distribuídos igualmente entre técnicos e acadêmicos.

A atual reitora da UEMS, Leocádia Petry Leme, não pode ser candidata pois não faz parte do quadro efetivo da Universidade e pelas regras somente servidores nestas condições podem participar do pleito eleitoral.

Manoel Frost, disse que existe um clima de tranqüilidade em todas as unidades da UEMS e que o clima eleitoral não afetou o funcionamento da instituição e nem aconteceu nenhum incidente relacionado a eleição. “ Tudo está dentro do âmbito acadêmico e o alto nível de nossos candidatos e dos eleitores tem facilitado bastante as coisas”. Frost prevê uma disputa bem acirrada entre todos os candidatos e não acredita que a eleição seja definida em apenas um turno.

Nesta sexta-feira feira haverá aula normal em todas unidades e a Comissão Eleitoral espera divulgar o resultado final antes da meia noite.

Veja a lista dos candidatos :

Chapa 1: Reitor: Vera Lúcia Lescano de Almeida

Chapa 2: Reitor: Gilmar Praxedes Daniel

Chapa 3: Reitor: Fábio Edir dos Santos Costa

Chapa 4:Reitor: Luiz Antônio Álvares Gonçalves

Chapa 5:Reitor: Maria José de Jesus Alves Cordeiro

EUA travam batalhas com vários mortos no Iraque

0

13/06/2003 08h14 – Atualizado em 13/06/2003 08h14

As tropas americanas se envolveram em diferentes combates nesta sexta-feira no Iraque, ambos teriam deixados muitos mortos.

Ao norte de Bagdá, soldados americanos atacaram o que dizem ser uma “base terrorista”. Pelo menos 70 iraquianos morreram nos choques, segundo disse um porta-voz do Exército dos Estados Unidos à agência Reuters.

A ação começou com um bombardeio aéreo na quinta-feira e teria continuado com uma batalha por terra.

Na cidade de Balad, também ao norte do Iraque, segundo os militares americanos, um tanque de patrulha dos Estados Unidos foi atacado e reagiu. De acordo com oficiais americanos, 27 iraquianos morreram.

“Subversivos”

Paul Bremer, americano escolhido como administrador civil do Iraque, afirma que os seguidos ataques contra as tropas de seu país são produto de uma resistência organizada feita por grupos leais ao ex-presidente Saddam Hussein.

A ofensiva militar, lançada contra campos “terroristas” a cerca de 150 km a noroeste de Bagdá, tinha como objetivo supostos integrantes do partido Baath e da antiga Guarda Republicana, além de outros “elementos subversivos”, disse o porta-voz do Exército.

Mais de 40 soldados americanos já morreram desde que o presidente George W. Bush anunciou oficialmente o fim das hostilidades no dia 1º de maio.

Homer Simpson deve ser eleito o americano mais importante de todos os tempos em votação

0

13/06/2003 08h10 – Atualizado em 13/06/2003 08h10

Ao que tudo indica, Homer Simpson deve ganhar de Abraham Lincoln e Martin Luther King Jr e ser eleito o americano mais importante de todos os tempos, em uma votação online realizada pela BBC. O bobão, porém irresistível chefe da família Simpson, está até agora liderando a lista dos dez mais, recebendo mais de um quinto do número total dos mais de 8 mil votos.

A votação está sendo realizada como uma espécie de carro chefe de um debate de 90 minutos ao vivo sobre o papel dos EUA no mundo. A BBC vai transmitir “What the world thinks of América” (O que o mundo pensa da América) na próxima terça-feira, ao lado de dez outras emissoras pelo mundo, incluindo o Brasil.

Homer é o favorito com 20, 7 % dos votos, seguido pelo ex-presidente americano Abraham Lincoln com 15, 3 % e o defensor dos direitos humanos Martin Luther King Jr com 13, 91%. Entre os dez mais votados também constam algumas surpresas como Mr T, aquele negão de cabelo moicano que apanha em “Rock III”, com 8, 09 % e o músico Bob Dylan com 8, 03%. Já o lanterna quem

segura é Bill Clinton com 4, 5 %.

Ainda há tempo para aqueles que quiserem participar. Para votar é só acessar o site: http://news.bbc.co.uk/2/hi/programmes/wtwta/2959462.stm>.

A diferença é que, agora, novos votos terão que ser para um dos que já estão na lista dos dez mais, escolhidos nos últimos dias. A BBC insiste que os resultados não necessariamente refletem as opiniões da emissora.

Mas o que diria Homer Simpson sobre o assunto? “Todo mundo pode inventar estatísticas para provar qualquer coisa. Cerca de 14 % das pessoas sabem disso”. É a supremacia do “sense of Homer”, com dizem os ingleses, um trocadilho com “sense o humour” (senso de humor).

Os dez mais votados são:

1 – Homer Simpson: 20.65%

2 – Abraham Lincoln: 15.13%

3 – Martin Luther King Jnr: 13.91%

4 – Thomas Jefferson: 9.26%

5 – Mr T: 8.09%

6 – Bob Dylan: 8.03%

7 – George Washington: 7.87%

8 – Franklin D Roosevelt: 6.37%

9 – Benjamin Franklin: 6.22%

10 – Bill Clinton: 4.48%

Informações da BBC.

Issam entrega Unidade de Saúde na Vila Haro

0

12/06/2003 17h21 – Atualizado em 12/06/2003 17h21

Cumprindo o cronograma estabelecido para obras ligadas a Área da Saúde em Três Lagoas, o prefeito Issam Fares entregou oficialmente à, comunidade a Unidade de Saúde da Vila Haro, que agora passa a denominar-se “Dr. Eróthide Gonçalves de Oliveira”, homenagem feita a um profissional médico que por 43 anos trabalhou na cidade, principalmente nas áreas de ginecologia e obstetrícia. A cerimônia de inauguração teve seu início por volta das 9:30 horas com a execução do Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda Marcial Cristo Redentor, seguida do ato de desenlace da fita inaugurativa por parte do Prefeito, da Sra. Amélia Jorge de Oliveira – esposa do homenageado, da vereadora Márcia Moura e demais familiares presentes.

No ato de descerramento da placa alusiva à Unidade, estiveram presentes o prefeito Issam, o vereador Antônio Realino, o Dr. Osvaldo Pereira, Gerente Municipal de Saúde, e Regina Maria Geraldi Queiróz Moreira, filha do Dr. Eróthide, quando foi apresentada parte da biografia do homenageado, momento este de grande emoção por parte da família e amigos.

João Gonçalves de Oliveira Neto, filho de Eróthide e também médico, externou seus agradecimentos ao prefeito Issam e ao Legislativo, especialmente ao vereador Valdomiro Aguirre pela homenagem prestada ao seu pai. “É com muito orgulho e prazer que me encontro aqui hoje, para também prestar esta homenagem a ele pelos 43 anos de serviços voltados a saúde pública de Três Lagoas”, comentou.

EXEMPLO A SER SEGUIDO

Em seu pronunciamento, a vereadora Márcia Moura declarou sua satisfação em participar da aprovação do projeto de lei que nomina a Unidade de Saúde, segundo ela, “uma justa forma de enaltecer essa pessoa que tanto serviu à cidade de Três Lagoas”. Ela lembrou Ter sido o Dr. Eróthide pioneiro no tratamento do câncer de mama na região. O Gerente Municipal de Saúde, Osvaldo Pereira, disse que ele é um verdadeiro símbolo da medicina em Três Lagoas. Pereira destacou ainda a importância do Programa de Saúde da Família – PSF, desenvolvido pela atual administração, que estará funcionando naquela unidade.

O prefeito Issam Fares saudou aos familiares do Dr. Eróthide, ao tempo em que frisou a importância de se perpetuar o nome de cidadãos ilustres da nossa terra. “Parabéns à toda a família e que essa lembrança sirva de exemplo a todos os profissionais que trolharem o mesmo caminho”, destacou.

Prefeitura permitirá ambulantes somente no Centro

0

12/06/2003 17h09 – Atualizado em 12/06/2003 17h09

Com o objetivo de reestruturar e revitalizar um dos maiores cartões postais de Três Lagoas, a Prefeitura Municipal deu início nas últimas semanas à reorganização física e visual da Praça da Bandeira, tradicional ponto de realização de desfiles, eventos políticos e culturais, bem como local de lazer diário da população há décadas. Para tanto boa parte da grama já está sendo recolocada, árvores foram podadas e dimensionadas, o piso em suas passarelas nivelado, aliado a revisão dos sistemas elétrico e hidráulico, uma verdadeira reurbanização daquele local público.

Ao lado de tudo isso, uma das maiores preocupações da municipalidade é a presença de um grande número de barracas de lanches espalhadas pelos seus cem metros quadrados de área já há alguns anos, de forma fixa, o que dificulta sobremaneira a tomada de soluções definitivas para o rejuvenescimento da praça e o embelezamento da área central da cidade.

Segundo Paulo Guedes, Gerente de Obras, a intenção da Prefeitura não é a de impedir ninguém de trabalhar mas torná-los ambulantes, na mesma região e estruturados, o que é previsto no Código de Posturas do Município, medida que deverá se estender por toda a cidade de forma organizada. “A Lei permite e até autoriza a concessão de alvará de ambulante, de forma que se possa ter qualquer tipo de opção não fixa nos locais, como existe em cidades como Campo Grande. Ninguém ocupa os espaços de outros e vários “trailer” convivem com qualidade e dignidade. A maneira de se fazer isso será posteriormente discutida. Para que isso acontece de forma pacífica e ordeira a municipalidade emitiu notificações aos que ocupam as barracas de lanches para a retirada das mesmas pois segundo a legislação local, não existe nenhuma garantia de posse por se tratar de local público e sem a infra-estrutura necessária, não contando com as condições adequadas de higiene. Segundo Paulo Guedes é necessária ainda a discussão de alguns pontos com relação ao restante das barracas de lanche no Centro, inclusivo sobre o dimensionamento de uma proposta de criação do “lanchódromo”, uma idéia que tem tomado corpo nos últimos meses.

Safra 2002/2003 fechou em 115 milhões de toneladas

0

12/06/2003 17h08 – Atualizado em 12/06/2003 17h08

O ministro da Agricultura e Pecuária, Roberto Rodrigues, disse há pouco em Brasília que o Brasil fechou a safra 2002/2003 com 115 milhões de toneladas de grãos colhidos. Segundo ele, de 1990 para cá o volume da produção agrícola brasileira aumentou em 90% e os investimentos no setor, em 99%. “Todo esse investimento fez com que pudéssemos comemorar este ano uma safra recorde”, comentou ao abrir a solenidade de lançamento do Plano de Safra 2003/2004.

“Visitei 79 países em dez anos e nenhum país agrícola fez tamanha revolução tecnológica em tão pouco tempo”, enfatizou Roberto Rodrigues. Em instantes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentará as linhas gerais do novo plano de safra.

Crime organizado é tema de palestra promovida pela PM

0

12/06/2003 16h44 – Atualizado em 12/06/2003 16h44

A Polícia Militar estará promovendo, na próxima segunda-feira, a partir das 8h, no auditório I do Centro de Pós Graduação da Uniderp (Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal), localizado na Rua 26 de Agosto, um amplo debate sobre o combate à ação do crime organizado em Mato Grosso do Sul.

Os palestrantes convidados são Wantuir Francisco Brasil Jacine, superintende regional da Polícia Federal no Estado, e Luiz de Lima Stefanini, procurador-geral da República no Estado, que falarão sobre a atuação desses grupos e as formas de intensificar a desarticulação das quadrilhas em nosso Estado.

Participarão do debate os oficiais-alunos do curso de Pós-Graduação “lato sensu” em Administração e Estratégia de Ordem Pública, de Pós-Graduação “lato sensu” em Gestão em Segurança Pública, ambos da Uniderp, além dos alunos-a-oficiais do curso de Habilitação de Oficiais.

Aumenta número de atropelamentos em Campo Grande

0

12/06/2003 16h41 – Atualizado em 12/06/2003 16h41

O levantamento mais recente do Detran aponta que nos primeiros cinco meses deste ano houve aumento de 26% no número de atropelamentos em Campo Grande em comparação ao mesmo período de 2002. Foram 102 acidentes contra 81 no ano passado. Em maio ocorreram 36 atropelamentos em Campo Grande, uma pessoa morreu.

Neste ano, 93 pessoas feriram-se em atropelamentos, 33% a mais que no ano passado quando foram 69 feridos. A gravidade dos acidentes foi maior em 2002, quando oito pessoas morreram atropeladas nos primeiros cinco meses do ano, o dobro deste ano.

Ao longo de 2002 foram 225 atropelamentos, com 206 feridos e 11 mortes.

Em contrapartida ao aumento de atropelamentos, o Detran identificou queda de 16% no número de acidentes nos primeiros cinco meses do ano.

Paulo Corrêa (PL) tem candidato a prefeito para Três Lagoas

0

12/06/2003 16h41 – Atualizado em 12/06/2003 16h41

O deputado Paulo Corrêa (PL), participou no dia 11, de uma reunião que contou com a presença do vereador Antônio Realino, de Três Lagoas e de Dorival Betini, assessor do presidente da Assembléia Legislativa, Londres Machado.

Na reunião foi discutida a reestruturação partidária do PL (Partido Liberal) na cidade de Três Lagoas, o deputado Paulo Corrêa se comprometeu em apoiar a candidatura de Antônio Realino para a prefeitura da cidade. “Ele é um homem honesto e muito claro nas suas ações políticas, é uma pessoa de confiança para ocupar o cargo de prefeito da bela Três Lagoas.” Afirmou o parlamentar.

CONQUISTAS

O vereador esteve visitando o escritório da sucursal do Diário MS em Três Lagoas e disse que estava muito satisfeito devido o posicionamento do deputado Paulo Correa. Realino disse também que ele e o deputado Akira Otsubo conseguiu junto ao secretário de Segurança Pública do Estado, Dagoberto Nogueira Filho duas viaturas para atender o município de Três Lagoas. Uma será destinada para o distrito de Arapuá, sendo uma viatura modelo Fiesta completamente reformada e outra, uma camionete zero KM para atender a corporação da Polícia Militar Ambiental. As viaturas devem ser entregues até o próximo dia 15.

Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social defende queda dos juros “o quanto antes”

0

12/06/2003 16h27 – Atualizado em 12/06/2003 16h27

BRASÍLIA – A redução da taxa de juros, “o quanto antes”, foi defendida hoje pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES). Os conselheiros deram ainda outro recado ao governo: “a retomada do crescimento da economia do país não é incompatível com o combate à inflação”. Esse foram os dois principais pontos da reunião de hoje e constam de documento que será encaminhado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

De acordo com o secretário de desenvolvimento econômico e social, Tarso Genro, foi a primeira vez que os conselheiros discutiram os juros no âmbito das reuniões do grupo, e, segundo ele, não foi sugestão de um, mas de vários conselheiros que pedem a queda dos juros através de emendas encaminhadas por e-mail ao CDES.

Genro reconhece que é um apelo político, uma vez que o CDES é um “órgão político”. Ele reiterou, entretanto, que também há um embasamento técnico do grupo, visto que o conselho também reconhece que o governo já criou as condições para isso (baixar os juros).

Genro rejeita a idéia de que o pedido do CDES seja mais uma pressão sobre o Banco Central.

  • Não é uma pressão, mas sim uma recomendação do Conselho e o presidente Lula, pelo que já declarou, tem a mesma posição dos conselheiros em relação à queda dos juros – disse.

Dez escolas ainda não entregaram o calendário de reposição

0

12/06/2003 16h18 – Atualizado em 12/06/2003 16h18

Cerca de 10 escolas ainda não entregaram o calendário de reposição das aulas perdidas durante os 11 dias de greve dos professores.

De acordo com a Secretária de Educação, mesmo os calendários que ainda não foram entregues já passaram por uma vistoria técnica junto a secretaria.

A data da entrega terminaria na última sexta-feira, mas o prazo foi prorrogado porque apenas 50% das 398 escolas do Estado entregaram o calendário à Secretaria.

Algumas escolas da rede estadual optaram por usar as férias escolares para a reposição das aulas.

De acordo com a Coordenadora de Normatização, Ilza Matheus, as escolas devem repor as aulas até o fim de setembro com a utilização dos sábados como dias letivos e os alunos devem ter no mínimo uma semana de folga escolar.

Em Campo Grande algumas escolas começaram a reposição no último dia 31 de maio. Outras escolas vão dar início a reposição escolar neste sábado.

A Secretaria explica que as escolas que incluíram no início do ano o sábado como dia letivo, devido ao atraso no início das aulas, não devem considerar o sábado como reposição e devem apresentar outro dia para que a aula seja dada.

A entrega do calendário de reposição das aulas deve ser efetuada até às 17:30 horas desta quinta-feira, na Secretaria de Educação, no Parque dos Poderes.

Vestibular de Inverno 2003 teve cerca de 12,2 mil inscritos

0

12/06/2003 16h08 – Atualizado em 12/06/2003 16h08

O Vestibular de Inverno 2003 da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul teve cerca de 12,2 mil inscritos. A informação é da Copeve (Comissão Permanente de Vestibular).

De acordo com o presidente da Copeve, Odonias Silva, esse número ainda não mostra o total dos inscritos porque ainda não foram computadas as inscrições dos candidatos com redução de 100% na taxa e os que fizeram pela Internet.

O número de candidatos inscritos no ano passado foi de 13.344. As inscrições do vestibular encerraram ontem. O formulário da inscrição pode ser entregue na Copeve hoje até às 19h e amanhã até às das 09h às 19h.

Ainda não foi divulgada a concorrência dos candidatos inscritos nos cursos, os números de candidatos por vaga.

Dólar comercial fecha em alta cotado a 2,865

0

12/06/2003 16h05 – Atualizado em 12/06/2003 16h05

O dólar fechou em alta, vendido a 2,865 reais, levado por especulações em torno da rolagem da dívida cambial que vence no próximo dia 18. O Banco Central alcançou 90 por cento do vencimento após o leilão desta quinta-feira, e não voltou a se pronunciar.

Os investidores esperavam que a rolagem alcançasse 95 por cento, mesmo nível alcançado nas duas operações anteriores. Com 90 por cento dos 1,03 bilhão de dólares substituídos, restam aproximadamente 100 milhões de dólares a serem resgatados no dia 18.

“O pessoal aproveita para especular mesmo. Mas não há motivos para isto. Nada mudou e o cenário ainda é muito favorável”, disse Douglas Leão, operador de câmbio da Corretora Treviso, em São Paulo.

José Arbex Jr faz palestra e lança jornal na Capital

0

12/06/2003 15h53 – Atualizado em 12/06/2003 15h53

Será lançado hoje às 19h, na ACP (Associação Campo-grandense dos Profissionais de Educação Pública), o Jornal Brasil de Fato, com a presença do jornalista José Arbex Jr. A publicação foi criada através de um evento organizado por movimentos sociais, jornalistas, artistas, lideranças políticas, intelectuais de esquerda e sindicatos, entre outros setores da sociedade.

O jornal está nas bancas desde março deste ano e entre os colaboradores internacionais estão o sociólogo Eduardo Galeano, o filósofo e ativista político Noam Chomsky, e o prêmio Nobel de Literatura em 1999, Sebastião Salgado.

Editor do Brasil de Fato, Revista Caros Amigos e ex-editor de internacional do Jornal Folha de São Paulo, Arbex Jr vem para falar sobre o jornal que trabalha com um comitê editorial composto por doze representantes de diversos segmentos da sociedade. O endereço do evento é a rua Sete de Setembro, 693.

Grevistas da Santa Casa reduzem proposta de reajuste

0

12/06/2003 15h51 – Atualizado em 12/06/2003 15h51

O Siems (Sindicato dos Trabalhadores em Enfermagem de Mato Grosso do Sul) decidiu reduzir o índice de reajuste pedido para os profissionais da Santa Casa de Campo Grande, de 24,9% para 19,35%. É a terceira vez que a entidade reduz o percentual, que começou com 43%. A sugestão foi apresentada há pouco durante a segunda audiência no Tribunal Regional do Trabalho, entre a categoria e o diretor do Sindhesul, Fauzi Adri que, no entanto, reafirmou a possibilidade de oferecer apenas o índice de 8%. O único avanço foi a oferta de um abono de 2% sobre o 13º salário e a incorporação desse índice após janeiro.

Aiatolá do Irã culpa EUA por protestos no país

0

12/06/2003 15h46 – Atualizado em 12/06/2003 15h46

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, acusou os Estados Unidos de tentarem fomentar a desordem e criar divisões entre as autoridades iranianas e o povo.

O aiatolá fez sua declaração durante uma visita à cidade de Varamin, após duas noites consecutivas de protestos na capital do país, Teerã.

Milhares de pessoas foram às ruas protestar contra as autoridades religiosas e o presidente reformista, Mohammad Khatami.

Alguns manifestantes disseram à BBC que não tinham liberdade, nem trabalho, e que seus líderes entendiam sobre religião, mas não sabiam comandar um país.

Os protestos:

Houve confrontos entre manifestantes e milícias islâmicas, que foram ao local em motocicletas, armadas com correntes e cacetetes.

O aiatolá Ali Khamenei pediu às milícias islâmicas que fiquem longe do que ele chamou de “badernas”. Mas também advertiu os manifestantes que se os protestos continuarem, lidará com os envolvidos “sem piedade”.

Um correspondente da BBC em Teerã disse que muitos iranianos estão se voltando contra o presidente Khatami porque estão frustrados com a falta de progresso nas reformas políticas no país.

Durante os protestos na terça e quarta-feira, os manifestantes acusaram o presidente de ser demasiado fraco em relação aos seus rivais fundamentalistas e muito tímido na introdução de reformas no país.

Khatami é considerado um liberal do ponto de vista ideológico.

Desafiando a ação da polícia antimotim e de vigilantes que espancavam estudantes, os manifestantes gritavam slogans como “morte à ditadura” e “morte a Khamenei” – em referência ao líder supremo do país.

No Irã, críticas públicas ao líder supremo podem resultar em cadeia.

O segundo dia de protestos foi marcado por confrontos. Os manifestantes atiraram pedras e coquetéis molotov contra a polícia antimotim.

Confrontos:

Vigilantes que defendem o regime fundamentalista islâmico bateram em estudantes com pedaços de pau e perseguiram-nos de moto, do lado de fora da Universidade de Teerã.

Esse foi o segundo dia consecutivo de confrontos, depois que manifestantes foram às ruas contra a prisão de 80 estudantes que protestavam contra o projeto do governo de privatizar universidades.

O governo informou ter libertado quase todas as 80 pessoas que foram presas. Mas o ministro da Inteligência do país, Ali Younesi, disse que outras 19 permanecem detidas.

Younesi afirmou que alguns dos manifestantes agiram sob a influência de grupos extremistas de oposição que estão no exílio.

O ministro estaria se referindo a canais de TV por satélite que pertencem a grupos da oposição no exílio que estariam conclamando os iranianos a se insurgirem contra os líderes religiosos do país.

Alguns analistas acreditam que haverá mais protestos com a promiximidade do aniversário de cinco anos das violentas manifestações estudantis de 9 de julho de 1999.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.