19 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de junho de 2026
Início Site Página 14064

Nasa adia mais uma vez lançamento de missão a Marte

0

10/06/2003 08h02 – Atualizado em 10/06/2003 08h02

A previsão de mau tempo na Flórida forçou a Nasa a adiar pelo segundo dia consecutivo o lançamento do foguete Delta 2, com destino a Marte.

A nova data para o lançamento é esta terça-feira, às 13h58 (14h58 no horário de Brasília).

A previsão meteorológica para a terça-feira é bem melhor, com 70% de possibilidade de haver céu limpo.

O Delta 2 carrega a Spirit, a primeira de duas sondas em forma de robôs que serão enviadas ao chamado planeta vermelho.

Longa viagem:

A nave espacial vai percorrer aproximadamente 500 milhões de quilômetros em sete meses e então pousar na cratera de Gusev, 15 graus ao sul da linha do equador marciana, no começo de janeiro de 2004.

A segunda sonda, batizada de Opportunity, deve ser lançada no dia 25 de junho e pousar no dia 25 de janeiro numa área de Marte conhecida como meridiano Planum.

O objetivo da missão é investigar e encontrar vestígios de água que possam provar que existiu vida no planeta ou que houve condições para isso.

“Gusev e Planum nos dão dois tipos diferentes de evidência sobre água líqüida na história de Marte”, explicou Joy Crisp, cientista do Jet Propulsion Laboratory em Pasadena.

“Gusev parece ter sido um lago em forma de cratera. O canal de um antigo rio indica que a água circulou bem ali. Planum tem um grande depósito de hematita cinza, um mineral que geralmente se forma em ambientes úmidos.”

Mas a Nasa advertiu que, após outros fracassos no passado, esta missão seria muito difícil.

“Os instrumentos de bordo dessas sondas, combinados com sua grande mobilidade, vão oferecer uma visão totalmente nova de Marte, incluindo visão microscópica de dentro das rochas pela primeira vez”, disse Ed Weiler, coordenador da área de Ciência Espacial.

“Entretanto, missões para Marte provaram ser mais perigosas do que missões para outros planetas.”

“Historicamente, duas em cada três missões, de todos os países que tentaram aterrissar em Marte, falharam”, completou.

Weiler disse também que os cientistas fizeram todo o possível para garantir o sucesso dessa missão.

Europeus:

A missão americana sai depois da européia. Na semana passada, a expedição Beagle 2 saiu de Baikonur, no Cazaquistão.

Em poucos meses, Marte e Terra estarão mais próximos do que nunca, já que a duração da jornada cairá para apenas sete meses.

A Beagle 2 vai pousar pouco antes da americana numa região conhecida como Isidis Basin.

Essa sonda é fixa, mas tem braços de robô para cavar rochas e solo na tentativa de colher amostras do material.

Romário chega ao Rio para defender o Fluminense

0

10/06/2003 07h56 – Atualizado em 10/06/2003 07h56

RIO – O atacante Romário desembarcou na tarde desta segunda-feira, no Rio, vindo de Portugal. O craque vai descansar na casa da mãe, Dona Lita, no bairro de Jacarepaguá, e se apresenta para treinar no Fluminense nesta terça-feira à tarde.

Em sua chegada, o Baixinho disse que está em condições físicas de enfrentar o Goiás, sábado, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro. O procurador do jogador, Luiz Eduardo de Moraes, informou que a liberação do Al-Sadd, do Qatar, já foi enviada à CBF e sua inscrição deve ser feita até esta terça.

  • Tem tempo que não treino com bola, não sei se agüento os 90 minutos. Mas fisicamente estou bem – afirmou Romário.

O jogador disse que considera o elenco atual do tricolor inferior tecnicamente ao que disputou o último Campeonato Brasileiro, mas ainda assim confia em repetir o bom desempenho de 2002, quando o time das Laranjeiras terminou a competição em quarto lugar.

  • Em relação ao ano passado, está mais fraco, mas o Fluminense tem condições de fazer uma boa campanha – disse, no desembarque.

Apesar da grande expectativa que cercou sua volta ao Fluminense, Romário não quis assumir a responsabilidade pela recuperação da equipe. Após 12 rodadas, o clube ocupa a 12ª colocação, com 16 pontos.

  • Não vim salvar nada. Os anos passam e a gente vai mudando um pouco, venho com o objetivo de ajudar o Fluminense – afirmou.

Desde que deixou o Fluminense, no fim de fevereiro, Romário disputou apenas três jogos oficiais pelo Al Sadd e não marcou um gol sequer. Depois embarcou para a Europa, onde acompanhou o nascimento de sua filha Isabella, na Suíça, e participou do amistoso de despedida de Aldair do Roma, na Itália. Como atuou pouco no Qatar, o Baixinho admitiu que ficou mais difícil para ele alcançar o milésimo gol em sua carreira.

  • A temporada não foi positiva. Perdi um pouco o objetivo de chegar ao gol 1000. Acabei perdendo três meses – lamentou.

Companheiros empolgados com chegada do Baixinho:

A chegada de Romário trouxe um bom astral no elenco tricolor. Segundo o meia Alex Oliveira, os adversários terão atenção redobrada com o craque.

  • É sempre bom jogar com Romário, primeiro porque ele nos dá orientações e muitas opções ofensivas dentro de campo, e segundo porque com ele em campo, pelo menos dois adversários ficam em cima dele, sobrando mais espaços para outros jogadores – afirmou Alex Oliveira.

  • Todo mundo quer jogar ao lado de Romário. Ele pode nos ajudar a conquistar os resultados positivos que estamos procurando – disse o lateral Jancarlos.

Vídeos com imagens de tortura são vendidos em Bagdá

0

10/06/2003 07h53 – Atualizado em 10/06/2003 07h53

Fitas de vídeo com imagens de pessoas sendo torturadas e executadas pelo regime de Saddam Hussein estão sendo vendidas nas ruas de Bagdá.

A maioria das execuções aconteceu nas cidades de Najaf e Karbala, durante a revolta da etnia shia, que aconteceu depois que o presidente George Bush pai instigou os iraquianos a derrubarem o ex-líder, na Guerra do Golfo, em 1991, mas acabou não os ajudando.

Algumas das fitas mostram um homem que aparenta ser o general Ali Hassan al-Majid, o “Ali Químico”, um primo de Saddam, matando pessoas.

Para um correspondente da BBC, as imagens são provas das atrocidades do antigo regime.

Curiosidade mórbida:

Um vendedor disse que os iraquianos compram as fitas para verem, por si mesmas, as cenas do que aconteceu.

O psicólogo Abd al-Muhsin al-Khayat afirmou que as pessoas também podem estar seguindo uma curiosidade mórbida.

“Existem muitas explicações. Eles podem ter um parente desaparecido ou alguém que foi executado, então tentam identificá-los pelas fitas”, disse.

“A outra explicação é que alguns jovens gostam de coisas sensacionais, sejam elas positivas ou negativas.”

Várias valas comuns com supostas vítimas da repressão aos levantes de 1991 já foram encontradas no Iraque.

Entidades fazem ato pedindo condenação no caso Dorcelina

0

10/06/2003 07h48 – Atualizado em 10/06/2003 07h48

Entidades realizam às 7h30 um ato em frente ao Fórum de Campo Grande para pedir a condenação de Jusmar Martins da Silva, acusado de ser o mandante da morte da prefeita de Mundo Novo Dorcelina Folador, em outubro de 1999. Participam do ato o CDDH (Centro de Defesa dos Direitos Humanos), o MST (Movimento dos Sem Terra) e a CNBB (Confederação Nacional dos Bispos Brasileiros).

O julgamento começa às 8h, no1º Tribunal do Júri, onde também foram julgados os outros cinco envolvidos. O pistoleiro Getúlio Machado, autor dos disparos, foi condenado a 18 anos de prisão.

À época do crime, Jusmar disse à Polícia e em entrevista à imprensa que queria se vingar de Dorcelina porque tinha sido demitido do cargo de secretário pela prefeita.

Líder do Hamas sobrevive a ataque de Israel em Gaza

0

10/06/2003 07h46 – Atualizado em 10/06/2003 07h46

Abdel-Aziz Al-Rantissi, um dos mais importantes líderes políticos do movimento militante palestino Hamas, ficou ferido nesta terça-feira em um ataque realizado por helicópteros israelenses na cidade de Gaza.

De acordo com funcionários de um hospital na região, Al-Rantissi não sofreu ferimentos graves, mas uma mulher que passava perto do local do ataque e uma menina de cinco anos de idade morreram. Além disso, cerca de 25 pessoas ficaram feridas.

Pelo menos sete mísseis foram disparados pelos helicópteros israelenses no ataque desta terça-feira. Autoridades palestinas afirmam que o principal alvo era o carro que levava Abdel-Aziz Al-Rantissi.

No último domingo, o Hamas foi um dos três grupos palestinos – junto com a Jihad Islâmica e a Brigada dos Mártires de Al-Aqsa – envolvidos em um ataque que deixou quatro soldados israelenses mortos em um posto militar na fronteira de Gaza.

Conhecido:

De acordo com testemunhas, o carro de Al-Rantissi, um jipe, passava por uma rua movimentada de Gaza quando os mísseis foram disparados. O veículo foi atingido e explodiu.

O ministro palestino Nabil Amr condenou o ataque como um “ato criminoso” e uma “sabotagem deliberada” com o objetivo de atingir o processo de paz.

O correspondente da BBC em Gaza, James Rodgers, afirma que Abdel-Aziz Al-Rantissi se tornou nos últimos tempos um dos mais conhecidos porta-vozes do Hamas.

Na semana passada, Al-Rantissi anunciou que o Hamas estava se retirando das negociações com o primeiro-ministro palesino, Mahmoud Abbas (também conhecido como Abu Mazen), para um cessar-fogo com os israelenses.

No domingo, Al-Rantissi voltou a público para dizer que o ataque contra o posto militar israelense na fronteira de Gaza demonstrou que os palestinos estão unidos no que chamou de “trincheira de resistência”.

Significativo:

De acordo com a correspondente da BBC em Jerusalém, Barbara Plett, o ataque contra um dos mais importantes líderes do Hamas ocorre em um momento delicado e é extremamente significativo.

O Hamas esteve envolvido até a semana passada nas negociações para um cessar-fogo e, embora tenha abandonado o diálogo, exibia sinais de que estava disposto a retomar as negociações.

No entanto, o grupo palestino sempre disse que uma das condições para um acordo era o fim dos “assassinatos seletivos” contra militantes procurados pelo Exército israelense.

A exigência era uma reação à estratégia de Israel de lançar mísseis contra alvos específicos com o objetivo de matar militantes palestinos acusados de planejar atentados contra civis israelenses.

Confrontos:

Durante a madrugada desta terça-feira, a Cisjordânia e a Faixa de Gaza também foram cenários de novos episódios de violência.

Perto da cidade de Jenin, na Cisjordânia, um palestino foi morto por soldados israelenses em uma operação com o objetivo de prender militantes procurados por Israel. Outros três palestinos ficaram feridos e três pessoas foram detidas.

Um pouco antes, na Faixa de Gaza, outros dois palestinos foram mortos em um tiroteio com soldados israelenses perto do assentamento de Netzarim.

Pagamento do IPTU com desconto vence hoje

0

10/06/2003 07h41 – Atualizado em 10/06/2003 07h41

O pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) com desconto de 10% vence hoje. Para este ano, a prefeitura de Campo Grande efetuou o lançamento de 254,7 mil carnês, sendo aproximadamente 97 mil carnês amarelos (38,18%) e 157,4 mil carnês azuis (61,82 %), com previsão de arrecadação de R$ 87,2 milhões. O IPTU pode ser pago em até 10 parcelas, de acordo com o valor do imposto.

Segundo o secretário de Planejamento e Finanças da Prefeitura de Campo Grande, Mário Sérgio Lorenzetto, a inadimplência em 2002 está em 38%, na mesma média do ano passado.

Prêmios – No dia 16 de julho acontece mais um sorteio do concurso “IPTU dá Prêmios”. A premiação prevista para o ano de 2003 prevê dois carros por cada sorteio, totalizando seis automóveis, 10 micro computadores, 40 microondas e 40 televisores. Os sorteios começam sempre a partir das 9h no andar térreo do Paço Municipal.

BONITO: Festival de Inverno será lançado hoje

0

10/06/2003 07h40 – Atualizado em 10/06/2003 07h40

O IV Festival de Inverno de Bonito vai ser lançado nesta terça-feira, às 19h, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande. A solenidade vai contar com a presença do governador Zeca do PT que vai divulgar a programação do ano.

Em sua quarta edição, o festival tem como tema Água Doce e o Futuro do Planeta. No lançamento será divulgada a lista dos vídeos escolhidos para a I Mostra Nacional de Vídeo Ecológico, mais uma atração do evento deste ano. Durante a semana do festival, os vídeos selecionados serão exibidos e os vencedores, premiados com R$ 2 mil e pacotes turísticos com acompanhante, em Bonito. A fita deverá compor o acervo do evento.

Paralelo à mostra, será realizado seminário sobre água doce com a participação de vários especialistas.

Entre os dias 12 e 19 de julho, Bonito terá uma programação cultural intensa com shows, teatro, artes plásticas, cinema, fotografia, palestras sobre turismo e meio ambiente, e ainda oficinas e workshops.

Para 2003, nomes como Zé Ramalho e Toquinho fazem parte do programa.

Senai lança Projeto Qualidade na Indústria da Construção

0

10/06/2003 07h38 – Atualizado em 10/06/2003 07h38

O Departamento Regional do Senai de Mato Grosso do Sul, lança amanhã no auditório principal da Casa da Indústria, o Projeto Qualidade na Indústria da Construção, que tem como objetivo implantar o Sistema Integrado de Qualificação para Construtoras – SIQ-Construtoras, nas empresas do setor no Estado.

O coordenador nacional do Programa Senai na Indústria da Construção, Paulo Henrique Laporte Ambrozewicz, fará palestra sobre “Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat – PBQPH”.

O evento que está sendo promovido pela parceria Senai/MS, Sinduscon/MS e Sebrae/MS, tem o apoio do Sistema Fiems, CNI, Governo Federal, Caixa Econômica Federa, Governo Federal e da Câmara Brasileira da Indústria da Construção – CBIC.

Grupo de artistas de MS expõe na Morada

0

10/06/2003 07h37 – Atualizado em 10/06/2003 07h37

Os trabalhos do grupo sul-mato-grossense “Cores da Terra” estarão em exposição na Morada dos Baís a partir de terça-feira.

“Naifs em Exposição” reúne as produções dos artistas Cecílio Vera, Isac Saraiva, Da Silva, Juracy Melli, Nofal e Ramão Lopes. Os artistas divulgam as ações do homem do campo no trabalho diário, nas festas, nas comitivas de bois ou em momentos de lazer. Entre os artistas está a premiada pelo conjunto de obras em um dos mais importantes eventos do país dedicado à arte, a bienal Naifs do Brasil realizada em Piracicaba (SP), Juracy Mello.

A exposição poderá ser visitada até o dia 29 de junho.

DOF apreende contrabando na fronteira

0

10/06/2003 07h36 – Atualizado em 10/06/2003 07h36

Durante fiscalização de rotina na região de Ponta Porã, policiais do Departamento de Operações de Fronteira aprenderam na noite de ontem em um ônibus da empresa Expresso Queiroz, que faz a linha Ponta Porã a Dourados , 300 quilos de alho e 400 pacotes de cigarros de diversas marcas.

Os produtos estavam no bagageiro do veiculo , não sendo possível identificar os proprietários dos produtos.

A mercadoria apreendida será encaminhada para a Receita Federal para as providências cabíveis.

BOA NOTICIA:Sucesso a coleta seletiva do lixo em Epitácio

0

10/06/2003 07h09 – Atualizado em 10/06/2003 07h09

Nelson Roberto

A população epitaciana está aderindo com carinho a campanha de coleta seletiva do lixo. Segundo o secretário municipal de desenvolvimento econômico, Antônio Domingos Dal Más, conforme vão passando as semanas à quantidade de material reciclável vai aumentando possibilitando uma melhor renda aos 30 primeiros recicladores do município. “Já passamos de seis toneladas na semana passada e, com certeza aumentaremos ainda mais com a ajuda do povo epitaciano”, afirmou Dal Más.

O presidente da Associação dos Recicladores de Presidente Epitácio (Arpe) é o reciclador Joaquim José Ribeiro – mais conhecido em Epitácio como Estilingão. Após o recolhimento do material reciclável tudo é levado até o aterro sanitário que conta com um barracão de mais de 200 metros quadrados com uma prensa, uma glua, um picador de galhadas e um poço artesiano. Ali o lixo reciclável é separado e prensado para ser levado às industrias onde são confeccionados vários tipos de embalagens e produtos de uso domestico e no escritório.

A coleta seletiva consiste em separar, em casa, todos os materiais recicláveis, como papel: jornais, revistas, caixas de papel e papelão, cadernos, formulários de computador, envelopes, embalagens e embrulhos. O plástico – garrafas de água e refrigerantes, embalagens de produtos de limpeza e higiene, tubos e canos de PVC, sacos e sacolas, brinquedos etc. Vidro – garrafas em geral, frascos de perfume, produtos de limpeza, frascos e potes de produtos de higiene e limpeza. Metal – latas de bebidas e alimentos em geral, pregos, parafusos, bacias, baldes e panelas, objetos de ferro, bronze, zinco, chumbo e alumínio.

Não são recicláveis: orgânicos – sobras de alimentos, cascas de frutas e legumes, podas de arvore, etc. Rejeitos – lenços e guardanapos de papel, absorventes, madeira, acrílico, espelho, cerâmicas e porcelanas, fotografias e embalagens de veneno. Resíduos especiais – curativos, suturas, gazes, algodão, seringas e agulhas.

Com o aumento do lixo reciclável deverá aumentar o numero de recicladores em Epitácio.

Mais de 80 expositoras mostraram trabalhos na Expo Mulher

0

09/06/2003 21h14 – Atualizado em 09/06/2003 21h14

A 9ª Expo Mulher, realizada no sábado, no Três Lagoas Clube (TLC), reuniu mais de 80 expositoras, incluindo o Programa Empreender, trabalho que vem sendo realizado graças à parceria do Sebrae/MS com a Associação Comercial e Industrial de Três Lagoas (ACITL).

A solenidade de abertura da Expo Mulher, organizada pela Cia Eventos, sob a orientação da empresária Gisella Peron, contou com a presença da gerente geral de Qualidade de Vida, Isabel Fares, e da presidente da ACITL, Maria Luzia Lomba de Souza.

Além da exposição de seus produtos, na sua maioria manufaturados, as mulheres empreendedoras tiveram também a oportunidade de realizar sua comercialização.

A Expo Mulher foi aberta ao público a partir das 12 horas e estendeu-se até pouco mais das 22h30, após realização de desfiles de modas e escolha da Garota Expo Mulher e da Garota Country.

BELDADES

Um seleto grupo de júri formado por 15 pessoas da sociedade local, jornalistas e empresários escolheram a garota Expo Mulher e garota Country. A jovem Luciana de Siqueira Campos, de 16 anos conquistou o título de Expo Mulher, enquanto Débora Fregulha Alves de 14 anos ficou com título de garota Country. Segunda a organizadora do evento, empresária Gisella Perón, “por causa dos festejos do aniversário de Três Lagoas, aconteceu vários eventos ao mesmo tempo, nem por isso a 9a Expo Mulher não perdeu seu público, o que confirma que o evento já se tornou tradição na cidade, criando expectativas positivas para as participantes”, frisou a empresária. Além disso, ela agradeceu aos patrocinadores; Prefeitura, vereador Valdomiro Aguirre, além do comércio local e também as mulheres expositoras.

Colônia japonesa festejou por duas noites o Bon-Odori

0

09/06/2003 21h12 – Atualizado em 09/06/2003 21h12

Integrando a programação oficial dos festejos comemorativos do 88º aniversário da cidade, começou na noite de sábado, em Três Lagoas, a festa da colônia japonesa do Bon Odori, na quadra poliesportiva coberta da Associação Nipo Brasileira.

A festa, que reuniu colônias japonesas, não só de Três Lagoas, mas das principais cidades da região da Noroeste Paulista, foi aberta oficialmente, pelo prefeito Issam Fares. Usando quimono e falando em japonês, Issam disse que a Prefeitura de Três Lagoas parabenizava a comunidade nipônica pela 32ª Festa do Bon Odori.

Na festa compareceu também o deputado estadual Akira Otsubo, que pertence à comunidade local japonesa, e seu filho, o vereador Luiz Akira Otsubo.

Segundo programado, o Bon Odori continuou na noite de sábado, terminando apenas nas primeiras horas de domingo.

A festa, com muita música, danças e comidas típicas, tem origem budista e é realizada anualmente, coincidindo com o aniversário da cidade, em respeito aos antepassados e como agradecimento à vida presente e também para desejar um futuro melhor a todos os presentes.

Dançando ao redor de um palco, aonde um conjunto tocava músicas do folclore japonês, os participantes dançavam em círculo, devidamente revestidos com o denominado rapi de cores diferenciadas, segundo a cidade que eles representavam.

Apenas em uma das músicas, que demorou mais de 20 minutos, a denominada folku-danssu, a dança da integração entre as pessoas, os dançarinos se davam às mãos e permaneciam abraçados.

O QUE É BOM-ODORI

A festa foi trazida pelos imigrantes japoneses para o Brasil e retrata a alegria de um povo, que se reúne para festejar e homenagear a sua cidade. Por esse motivo, a festa do Bon Odori coincide sempre com os festejos do aniversário da cidade, aonde é realizada.

Na festa, num clima de muita alegria, respeito e até veneração aos mais idosos, que ocupam lugar de destaque nas danças, as canções típicas enaltecem a bênção das colheitas, a riqueza da terra, o amor, a beleza das estrelas, a força e o mistério do céu.

Dançando em círculos demarcados no chão, animados por um conjunto instrumental também típico, o Bon-Odori pode ser definido com uma grande festa da família nipo brasileira.

Este costume tradicional japonês está presente também nas principais cidades da região do extremo noroeste paulista, como Guaraçaí, Mirandópolis, Pereira Barreto e Andradina. Nestas cidades, ainda hoje, é marcante a presença da colônia japonesa, como fator influente na cultura e no desenvolvimento destas cidades.

PROJETO FUTURO:Atletas são bem recebidos em Bataguassu

0

09/06/2003 21h10 – Atualizado em 09/06/2003 21h10

Nelson Roberto

As equipes fraldinha, dentinho e dente-de-leite do Projeto Futuro, entidade subordinada a Divisão de Esportes e Recreação de Presidente Epitácio (Derepe) foram no último sábado até a vizinha cidade de Bataguassu, no Mato Grosso do Sul. O coordenador do Projeto Futuro Celso Azevedo disse que foram muito bem recebidos pelos diretores da Escola de Futebol Mauro Ribeiro, daquela cidade e todos os epitacianos (atletas e dirigentes) saíram contentes e satisfeitos com a recepção. “Sempre nos recebem muito bem em Bataguassu”, disse Azevedo.

O fraldinha do técnico Marcos Francisco (Baxo) conseguiu um bom empate em 2 x 2 com participação dos seguintes atletas:

Bruno, Wellington, Dani, Mano e Cleiton; Nilo, Douglas, Tiago e Prego; Juninho e Rafael. Participaram ainda: Pelegrino, Crislaine, Adriano, Juan, Alex, Dida, Matheus, Edvan e Cleverton.

O dentinho, do técnico Adão Gabriel (Queijo), venceu pela contagem mínima (0 x 1) e jogou com: Alex, Wesley, Renan, Lucas, Moreira, Rafael, André, Nenê, Jean, Wenderson, Galego, Oscar, Rodolfo, Willian, Sorriso e Romário. Gol de André.

O dente-de-leite, do técnico Sebastião Climaco (Silva), também venceu e por (1 x 3) e jogou com: Thiago, Felipe, Wellington, Alemão e Murilo; Victor Hugo, Cristian, Leo e Diego; Edinho e Cezar. Reservas: Danilo, Robson, Diego André, Paulinho, Victor César, Cristiano e Everton. Gols de Cristiano Edinho e Diego.

No próximo sábado dia 14, o Projeto Futuro joga em Santo Expedito contra as equipes daquela cidade.

Se depender das atrações Expotrês já é sucesso garantido

0

09/06/2003 20h56 – Atualizado em 09/06/2003 20h56

Segundo os organizadores da 26ª Exposição Agropecuária de Três Lagoas- Expotrês, que terá inicio no dia 13 e vai até 22 de junho, o evento promete superar a média diária de visitantes do ano passado, que foi de 12 mil pessoas. Para este ano, a expectativa é ultrapassar a casa dos 15 mil, estimam.

“A pecuária é o principal produto da região, e a Expotrês tem por finalidade divulgar essa potencialidade, que aliado aos artistas de renome nacional garantem o sucesso do evento”, afirmam os organizadores.

A empresa mineira, EstúdiOficina Comunicação, de propriedade do empresário José Renato Gomes, mineiro de Uberaba, agendou uma programação diversificada de shows: no dia 14, sábado, a atração é o grupo KLB; no dia 18, o Grupo Revelação; na sexta-feira (21), é a noite do grande show da dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano; no sábado (22), Wanessa Camargo, atendendo ao público mais jovem, sobe no palco da Expotrês. Para encerramento dos shows, com o intuito de prestigiar o público infantil, José Renato contratou a cantora mirim Yasmin.

DESTAQUE

Para ter uma idéia, no ano passado a Expotrês perdeu apenas da exposição de Goiânia em público e negócios de gado através de leilões. Todo ano a Expotrês é prestigiada por pessoas de vários municípios da região, dando uma ênfase especial aos municípios vizinho que fica localizado no Estado de São Paulo. Além disso, os mais renomados criadores da região se encontram na festa.

Neste ano serão realizados seis grandes leilões: 4 no recinto da Leilotrês; e 2 no recinto da Leiloado. Já o julgamento e pesagem do gado Nelore Mocho, Nelore Padrão e Guzerá serão feitos no próprio recinto do Sindicato Rural em local apropriado para essa finalidade. Paralelo ao avento o Sebrae está organizando o pavilhão comercial, onde vai acontecer o 8o Salão de Negócios da Pequena Empresa.

ESTRUTURA

A empresa EstúdiOficina Comunicação tem uma experiência incomparável em realizações de feira agro-pecuárias. Para dar suporte ao evento, uma super- estrutura fica a disposição dos organizadores; tais como gráficas, arte finalista, especialistas em marketing e empresários dos mais renomados artistas que faz sucesso pelo Brasil afora. Só para ter uma idéia, segundo José Renato, no ano passado, a empresa realizou 300 shows em feiras agro-pecuárias em várias cidades do Brasil. Este ano sua meta é atingir 400 shows, já que é sua empresa que promove as feiras agropecuárias de Brasília; Goiânia, Uberaba, Uberlândia e Ribeirão Preto. “Ao todo, explica José Renato, organizamos por ano 32 feiras, as mais importantes do Brasil”. O publicitário José Renato Gomes começou sua trajetória empresarial como diretor Comercial da ABCZ, há sete anos. O sucesso foi tanto que conseguiu superar em 700% os resultados do ano anterior do evento. Daí por diante não parou mais. Hoje sua empresa é uma das mais respeitadas do gênero. Mesmo assim, ele tem um grande sonho que é promover a Expoagro – Exposição Agro Pecuária e Industrial de Dourados. “Seria uma forma de consolidar nossa empresa e ao mesmo tempo de mostrar nosso trabalho para a população do Mato Grosso do Sul, que ao meu ver é um grande celeiro da agricultura e pecuária do nosso país”, finaliza.

DIÁRIO MS PRESTIGIA O SEU LEITOR

O jornal Diário MS vai premiar os seus leitores com passagem e estadia em Três Lagoas. Para isso, o jornal fez uma parceria com a empresa EstúdiOficina e vai sortear seis pessoas para vir assistir aos shows de seus artistas preferidos. Para participar basta recortar o cupom que está sendo divulgado no jornal e enviar para o endereço exigido no cupom. Os felizardos, além de terem a oportunidade de conhecer a cidade de Três Lagoas, poderão escolher o seu ídolo preferido para visitar no camarim e tirar fotos: Zezé di Camargo e Luciano, que vai estar se apresentando no dia 20, Wanessa Camargo no dia 21 ou o grupo KLB que abre a agenda dos shows no dia 13, sexta-feira próxima. Portanto preencha seu cupom e boa sorte.

VOLEIBOL:Equipe pronta rumo a Tietê

0

09/06/2003 20h40 – Atualizado em 09/06/2003 20h40

Nelson Roberto

No período de 13 a 22 de junho de 2003, acontece na cidade de Tietê, região de Sorocaba, as finais estaduais dos Jogos Abertos da Juventude. A Divisão de Esportes e Recreação de Presidente Epitácio estará sendo representada pela forte equipe de voleibol feminino, comandado pela técnica Isabel Cristina (Bel) e auxiliar Fernanda De Souza.

Segundo a técnica Bel as disputas são muito fortes, pois somente as melhores equipes de todo o Estado estarão nas finais. “Por isso estamos treinando com mais rigor para chegar em Tietê prontas para os jogos”, disse Bel.

O prefeito Adhemar Dassie e o diretor de esportes José Bernardo Matias Neto estão dando todo o apoio à equipe de voleibol e desejam toda a sorte do mundo para elas.

As atletas relacionadas são as seguintes: Katiuça, Juliana, Mariana Fernandes, Lidiane, Franciele, Sâmara, Mariana Lima, Hannah, Adriana, Sabrina e Camila.

Hoje a Derepe e a técnica Isabel estão empenhadas em conseguir a dispensa das alunas das escolas onde estudam.

PRESIDENTE EPITÁCIO:Campinal provoca W x O e é eliminada do Municipal

0

09/06/2003 20h37 – Atualizado em 09/06/2003 20h37

Nelson Roberto

A Divisão de Esportes e Recreação de Presidente Epitácio (Derepe) divulgou comunicado no inicio da semana explicando que a equipe do Campinal foi eliminada do atual Campeonato Municipal de Futebol. No comunicado não trás a palavra eliminada, mas a Derepe decidiu cumprir o regulamento em seu artigo 37° que diz que a equipe que não comparecer no campo com o mínimo de sete atletas para a disputa de uma partida oficial, estará eliminada do presente campeonato. O comunicado pede ainda para que a equipe (Campinal) encaminhe ao Departamento de Futebol as devidas justificativas. O artigo 37° prevê apenas a defesa de atletas, pois os mesmos também estão eliminados de qualquer atividade da Derepe até o ano seguinte, mas poderão justificar até 48 horas após o horário da partida não realizada.

Segundo informações do vereador Antônio Rocha, um dos colaboradores da equipe do Campinal, o ônibus que transportaria o time era fretado e acabou tendo problemas mecânicos no momento de saída dos atletas rumo a Epitácio, “com isso não foi possível nem mesmo levar a equipe em carros particulares, não havia mais tempo”, disse.

Os três pontos já foram computados para a Vila Martins que venceu por W x O.

RODADA

Além do W x O do Campinal tivemos uma surpresa, a forte equipe do Sartco, do técnico Cido Chalegre, acabou perdendo para a Olaria 2 Irmãos, do técnico Corimba, que vem surpreendendo nesta competição. Chalegre reclamou muito da qualidade da arbitragem de Marco Aurélio Luiz e considerou muito fraca, mesmo com um curso para árbitros em andamento muitos ainda estão abaixo da critica. Outro destaque foi o Espaço Criança que goleou o Grêmio Recreativo por 5 x 0 e o outro Grêmio, o BF também goleou por 5 x 0 a AA Romana (grande surpresa).

No grupo A o líder continua sendo o Grêmio BF com 12 pontos ganhos e 17 gols positivos de saldo e vem sendo seguido pela equipe Areial/Água Pura que conta também com 12 pontos ganhos, mas tem apenas 6 gols positivos de saldo. A lanterna do grupo está com o Grêmio Recreativo com apenas um ponto ganho e 8 gols de saldo negativo, pois o Campinal foi eliminado e seria o último colocado.

Já no grupo B o líder continua sendo o Unidos do Porto Esporte Clube (UPEC que conta com 12 pontos ganhos e 12 gols positivos e na segunda posição está o Espaço Criança com 12 pontos e seguindo pertinho do líder com10 gols de saldo positivo. O lanterninha é o São Bento com zero pontos e 14 gols negativos de saldo, mas é a única equipe que participa dos campeonatos municipais há mais de 21 anos.

Na artilharia estão os atacantes Gordurinha do MS Omote e Nivaldo do Olaria 2 Irmãos, com 6 gols marcados, seguidos de Mião do Sartco, Jorge do UPEC e Tubarão do Grêmio BF, todos com 5 gols.

INDISCIPLINADOS

Os expulsos da semana foram: José Roberto Fonseca do Espaço Criança, Edinei Ferreira da Silva do Grêmio Recreativo, Wilson Monteiro Santos do Sartco, Nildo Santos Oliveira (Técnico) da Vila Esperança, Eder Luiz Ribeiro da Vila Esperança, Carlos Vieira da Silva do Bergamaschi, René Azevedo Brás da AA. Vila Maria, Marcos Andreis Santos da Vila Palmira, Paulo Sergio Santos do São Bento e Glebson Cristiano Feitosa do E.C. Estrela Real.

Nesta 4ª rodada apenas 46 cartões amarelos foram mostrados aos atletas do campeonato.

Deverão cumprir uma partida automática por acumulo de três cartões os seguintes jogadores: Charles Robson Silva – Supermercado MS. Omote, Carlos César Godoy – Grêmio Recreativo, Renato Bispo dos Santos – Olaria 2 Irmãos, Robson da Silva Mariano – Olaria 2 Irmãos, Amauricio Popovits – Sartco, Fernando Soares Vargas – Sartco, Paulo Cristiano Silva – Vila Esperança, Gildo Santos de Oliveira – Vila Esperança, Paulo Rogério Ferreira – AA Romana, José Roberto dos Santos – AA Romana, Célio Gomes de Morais – AA Vila Maria, Thiago Aparecido Mendes – Vila Palmira, Vinicius José da Silva – Vila Palmira e Sergio Alves – E.C. Estrela Real.

ERRO DE ANOTAÇÃO

A Derepe está comunicando ainda que houve um erro na primeira rodada da competição, na partida entre MS Omote 2 x 5 Olaria 2 Irmãos. O árbitro David Balbino da Silva mostrou o cartão amarelo para o atleta Renato Bispo dos Santos (Olaria) e não para o atleta Robson da Silva Mariano (Robinho), como foi anotado pelo representante Donato Viegas Neto. O próprio árbitro já assinou documento na Derepe provando que o cartão não foi para Robinho e por isso não estava com três cartões na quarta rodada, como afirmou a equipe do Sartco. O comunicado é do Departamento de Futebol (José do Carmo Soares).

12a festa de Queijos e Vinhos do Rotary é sucesso

0

09/06/2003 17h43 – Atualizado em 09/06/2003 17h43

A diretoria do Rotary Club de Três Lagoas, que tem como presidente a contabilista Lourdes Palhares comemoram o sucesso alcançado com a já tradicional festa de “Queijos e Vinhos”. Como é de praxe, as promoções do Rotary Club é beneficente, e desta vez, a renda do evento foi para a Fundação Rotaria que será destinado à Campanha da Poliomelite e para compras de cadeiras de rodas no sentido de suprir o banco de cadeiras do Rotary.

Ao todo, foram consumidos 28 caixas de vinho importado e mais de 50 de vinhos nacionais, acompanhados de 18 tipos de queijo adquiridos no laticínio Santa Rosa de São Paulo. Lá pelas três hora da madrugada foi servido talharim e canja, cardápio que foi especialmente elaborado pelas senhoras rotarianas.

Os convites foram vendidos com antecedência somente para casais ao custo de R$ 100 reais, sendo comercializados um total de 246. A dependências do Comercial Esporte Clube recebeu uma ornamentação especial, confeccionado pelos próprios rotarianos e sua senhoras, enquanto a animação ficou a cargo da excelente banda Albatroz da cidade paulista de Mirassol que conseguindo arrancar vários elogios do público.

A diretoria do Rotary Clube Três Lagoas, através de sua presidente, vem a público agradecer aos patrocinadores e às pessoas que prestigiaram o evento, prometendo muitas surpresas para o próximo ano.

Produto de caça ilegal é apreendido pela PMA

0

09/06/2003 17h38 – Atualizado em 09/06/2003 17h38

Em barreira de fiscalização, montada no Alto Sucuriú, a Polícia Militar Ambiental, abordou um veículo Chevrolet-Caravan, cuja identificação não foi divulgada, no início da madrugada de domingo. Os dois ocupantes do veículo, cujos nomes também foram preservados, residentes em Três Lagoas, portavam uma espingarda, calibre 22 e vasta munição para caça.

Além do armamento, o veículo transportava um jacaré abatido de 5kg de peso, 6,50kg de carne de capivara, 2 seriemas mortas, 1 jaú de 1kg e 13,50kg de carne de caça não identificada. Amostras desta carne foram encaminhadas à perícia para identificá-la.

O veículo, a arma, a munição e todo o material de caça apreendido foram levados para a sede do 7º Pelotão da PMA, em Três Lagoas.

Aves seriam comercializadas em São Paulo

Equipe do 7º Pelotão da Polícia Militar Ambiental (PMA), em Três Lagoas, apreendeu também 58 aves, em Aparecida do Taboado, neste domingo. As aves estavam sendo transportadas por Valdemar José da Silva, num ônibus com destino à capital paulista.

Atendendo a denúncia anônima a PMA vistoriou o ônibus e encontrou 50 canários da terra, 7 papagaios e 1 curió. As aves seriam comercializadas em São Paulo. Silva foi autuado em flagrante crime contra a natureza e recebeu multa no valor de R$ 34 mil.

Zeca quer comissão para encaminhar reforma agrária

0

09/06/2003 17h14 – Atualizado em 09/06/2003 17h14

O governador de Mato Grosso do Sul, Zeca do PT, disse hoje, durante lançamento do pacote com três programas voltados à agricultura familiar, que vai propor em reunião quer terá amanhã com o ministro da Reforma Agrária, Miguel Rosseto, a formação de uma comissão que vai decidir sobre critérios para desapropriação ou compra de áreas destinadas à formação de assentamentos. A política, disse, deve garantir sustentabilidade e assegurar recursos para a produção, fixando o homem no campo. Para isso o governador disse que já determinou que 50% dos recursos da Seplanct sejam voltados a pesquisas para definir quais as melhores culturas conforme a vocação de cada região.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.