11.2 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de junho de 2026
Início Site Página 14078

Ciretran confirma realização de leilão

0

03/06/2003 16h18 – Atualizado em 03/06/2003 16h18

A 31ª Circunscrição de Trânsito (Ciretran de Três Lagoas) confirmou a realização de leilão de 106 lotes de veículos, no próximo dia 18, a partir das 9 horas. Os proprietários já foram notificados, mas apenas três haviam tomado as providências para a retirada de seus veículos, segundo informou o chefe da Ciretran, Marcos Antônio Vieira.Entre os veículos já selecionados para o leilão, a ser marcado em junho, apenas 14 carros e 24 motocicletas estão em condições de uso, informou Vieira. O restante, 21 carros e 36 motocicletas, destinam-se apenas para sucata. Maioria dos veículos está retida nos pátios da Ciretran, devido a pendências e irregularidades na documentação.Ao arrematar um veículo no leilão, o novo proprietário recebe-o totalmente regularizado e sem qualquer pendência, segundo assegurou Vieira. O valor das pendências, na sua maioria, não compensa a retirada do veículo. Por esse motivo, o Detran/MS, assim como em outros Estados, estuda a possibilidade legal de cobrança das multas pendentes de trânsito.

Dólar recua 1,10%. Viva-voz da Bovespa fecha em alta

0

03/06/2003 16h14 – Atualizado em 03/06/2003 16h14

SÃO PAULO – A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) inverteu a tendência de baixa com que vinha operando e fechou o pregão viva-voz em alta de 0,57%, com o Índice Bovespa em 13.304 pontos. O volume financeiro às 16h45m era de R$ 571,8 milhões. Já o dólar comercial mantém queda significativa nesta última hora de negociação no mercado interbancário. Às 16h14m, a moeda americana era negociada por R$ 2,942 na compra e R$ 2,947 na venda, com queda de 1,10%.

Na Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F), o dólar para liquidação em julho foi cotado no último negócio a R$ 2,99, com recuo de 1,32%. O fluxo cambial positivo, novas captações externas e a boa avaliação do governo e do país favorecem a queda das cotações nos mercados à vista e futuro.

O destaque do dia fica com a melhora da avaliação do governo e do país. Primeiro foi a agência Fitch, que no final da manhã anunciou a melhora da perspectiva do país de document.write Chr(39)document.write Chr(39)estáveldocument.write Chr(39)document.write Chr(39) para document.write Chr(39)document.write Chr(39)positivadocument.write Chr(39)document.write Chr(39). Depois foi a pesquisa CNT/Sensus, que aponta, entre outras coisas, aumento da aprovação ao governo Luiz Inácio Lula da Silva e apoio de 66% da população à reforma da Previdência. Também reforça o bom humor do mercado a notícia da captação de US$ 150 milhões do Bradesco.

BLACK – O dólar paralelo fechou em alta de 0,32%, cotado a R$ 3,02 na compra e R$ 3,10 na venda. No Rio, o document.write Chr(39)document.write Chr(39)blackdocument.write Chr(39)document.write Chr(39) terminou o dia estável, a R$ 2,90 na compra e R$ 3,05 na venda. O dólar turismo de São Paulo caiu 0,98%, a R$ 2,90 e R$ 3,02 na compra e venda, respectivamente.

MANHÃ – O mercado de câmbio teve uma manhã apática, com negócios bastante reduzidos. Graças ao fluxo cambial ligeiramente positivo, o dólar fechou a manhã em baixa de 0,53%, cotado a R$ 2,961 na compra e R$ 2,964 na venda. A Bovespa voltou a promover ajustes e terminou a primeira etapa do pregão viva-voz em baixa de 0,06%, com R$ 249,3 milhões em negócios.

MS terá RG digital dentro de 60 dias, diz secretário

0

03/06/2003 16h11 – Atualizado em 03/06/2003 16h11

A Secretaria de Justiça e Segurança pública deverá estar produzindo em Mato Grosso do Sul a carteira de identidade digitalizada. Foi o que garantiu há pouco o secretário Dagoberto Nogueira Filho, durante solenidade de apresentação do projeto de integração das polícias.

Conforme o secretário, o Estado será o primeiro a ter o serviço digital. Os equipamentos necessários permitirão um trabalho ágil de identificação de pessoas, informou Dagoberto, destacando que irá agilizar a checagem de suspeitos.

O secretário anunciou também a ativação em até 60 dias do Ciops (Centro Integrado de Operações de Segurança), em um prédio no Comando da PM (Polícia Militar). Lá será centralizado o recebimento de ocorrências policiais. Universitários ficarão no atendimento dos chamados para que os policiais e bombeiros se concentrem na atividade fim. O projeto não foi ativado até agora devido a falta de equipamentos de rádio, informou Dagoberto.

Fiscais fazem curso sobre venda de produtos para bebês

0

03/06/2003 16h09 – Atualizado em 03/06/2003 16h09

Fiscais da Vigilância Sanitária irão assistir, a partir de amanhã, um curso promovido pela Secretaria de Estado de Saúde sobre a norma brasileira de comercialização de alimentos para lactentes e crianças de primeira infância. O mesmo regulamento abrange ainda o comércio de bicos, chupetas e mamadeiras. Além dos fiscais, o curso será assistido por profissionais que atuam em bancos de leite humano, maternidades, Procon e Ministério Público.

A norma reúne conceitos que vão desde a produção, rotulagem, especificação, distribuição, exposição na mídia até a disposição de produtos destinado aos lactentes. O objetivo é fazer com que os profissionais conheçam a norma, exigindo seu cumprimento nos estabelecimentos comerciais.

Estudantes lotam a tenda da VII Eco Dourados

0

03/06/2003 16h06 – Atualizado em 03/06/2003 16h06

O prefeito de Dourados Laerte Tetila(PT) esteve no início da manhã de hoje, na tenda onde estão acontecendo as exposições e apresentações da IV Semana do Meio Ambiente e o VII Eco Dourados, onde assistiu ao culto ecumênico e na oportunidade voltou a destacar que, enfim, uma administração municipal está levando a sério a questão do meio ambiente em Dourados.

Ele ficou satisfeito com a apresentação do Coral Municipal, que cantou o Hino a Dourados e com o grande número de estudantes que está lotando, ininterruptamente, a tenda montada no Parque dos Ipês, ao lado do Teatro Municipal. Os estudantes visitam os estandes, onde estão monitores que explicam as mais variadas formas de prevenção e recuperação do meio ambiente.

São centenas de estudantes, de escolas públicas e particulares que visitam as exposições da Semana do Meio Ambiente, montadas em estandes por escolas públicas e particulares, universidades e empresas ligadas diretamente ao setor, como de alimentos, água e energia elétrica, além das atrações artísticas e culturais que são apresentadas no início da noite no Teatro Municipal.

Tetila esteve acompanhado do diretor-presidente do Instituto do Planejamento e Meio Ambiente – Iplan, Luiz Carlos Ribeiro; do diretor-presidente da Fundação Cultural e de Esportes – Funced, Raul Lídio Verão e do promotor de Justiça , Marcos Sisti, que responde pela Promotoria do Meio Ambiente.

Exposição de Nicolielo abre semana do Meio Ambiente

0

03/06/2003 16h00 – Atualizado em 03/06/2003 16h00

Exposição de Nicolielo abre semana do meio ambiente”Caricatelas do Pantanal”, do artista plástico e chargista internacional, Antônio Carlos Nicolielo, é o conjunto de obras expostas no espaço cultural do Hotel OT.A exposição, composta de 25 telas, está aberta à visitação pública, a partir de hoje até sábado (7) e consta na programação oficial dos festejos de aniversário da cidade. Ao mesmo tempo, a referida exposição, pela temática que aborda, também foi inserida na programação de eventos da Semana do Meio Ambiente.Utilizando técnica de bico de pena e tinta acrílica, Nicolielo evidenciou espécies do Pantanal, como peixes, aves e mamíferos.A mesma exposição está programada para percorrer as principais capitais do País como, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo horizonte e Brasília, segundo informou Nicolielo.

Polícia prende ladrão de lanchonete

0

03/06/2003 15h57 – Atualizado em 03/06/2003 15h57

Assaltante é preso após roubar R$ 40 de lanchoneteLeandro César Felipe, de 20 anos de idade, residente numa casa da rua Dom Aquino, no bairro Santa Luzia, foi preso na tarde de ontem, quando passeava tranqüilamente pelas ruas daquele bairro.Segundo foi esclarecido pela Polícia Civil do 1º Distrito Policial, Felipe havia praticado assalto a uma lanchonete, na avenida Filinto Müller, na tarde de sábado.Usando arma de fogo, ele rendeu o proprietário da lanchonete, por volta das 14 horas, e levou do caixa a importância de R$ 40 em dinheiro, fugindo em seguida de bicicleta.Ao ser perseguido por populares, Felipe abandonou a bicicleta, que também era objeto de furto e saiu correndo, tomando o rumo do bairro de Santa Luzia.Após ser interrogado, Felipe ficou preso numa das celas do 1ºDP, aguardando vaga para ser conduzido ao estabelecimento penal, permanecendo à disposição da Justiça.

KLB abre programação de shows da Expotrês

0

03/06/2003 15h54 – Atualizado em 03/06/2003 15h54

Grupo KLB abre programação de shows da ExpotrêsSegundo já foi divulgado pelo Studioficina, empresa que organiza a Expotrês – Exposição Agropecuária de Três Lagoas – a programação de shows será aberta pelo grupo KLB, na noite de sexta-feira (13).A 26ª Expotrês vai estender-se até o dia 22 e será aberta oficialmente, no dia do aniversário da cidade, no dia 15, a partir das 15 horas, com a presença de autoridades de diversos segmentos da sociedade.Além de outros shows, valorizando a música regional sertaneja e conjuntos locais, a programação de shows tem também atrações como, Zezé Di Camargo e Luciano (no dia 20), Wanessa Camargo (dia 21) e Yasmin (dia 22).

Fonte: Carlos Alberto Dinis Fernandes

EUA incluem Farc e paramilitares em lista do tráfico

0

03/06/2003 15h50 – Atualizado em 03/06/2003 15h50

Pela primeira vez o governo americano incluiu organizações na lista negra de traficantes internacionais de drogas ao listar as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e as AUC (Autodefesas Unidas da Colômbia ) na relação, que começou a ser publicada em 2000 e é atualizada anualmente.

Até então, a lista trazia apenas nomes de traficantes internacionais, como o brasileiro Luis Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, e o mexicano Joaquin Guzman-Loera. Agora, organizações também foram incluídas.

As Farc, o maior grupo rebelde de esquerda da Colômbia, bem como as AUC, principal organização paramilitar de direita do país, foram duas das sete novas inclusões da lista neste ano.

A atualização traz também mais um brasileiro: o traficante goiano Leonardo Dias Mendonça, conhecido com Léo.

Punição:

Pela chamada Lei dos Barões da Droga, de 1999, o governo americano tem o direito de bloquear contas bancárias, bem como confiscar bens dos integrantes da lista.

Outro objetivo da iniciativa é impedir que indivíduos e organizações acusados de tráfico de drogas tenham acesso ao sistema financeiro americano.

A lei proíbe também cidadãos e empresas americanas de realizar qualquer tipo de transação comercial com os indivíduos e organizações relacionados no documento.

Os acusados de tráfico internacional de drogas pela Casa Branca estão sujeitos a penas de prisão de até 30 anos e a multas de até US$ 10 milhões (R$ 30 milhões).

“Isso mostra o compromisso de George W. Bush contra os traficantes de drogas”, disse o porta-voz da Casa Branca, Ary Fleischer.

Assaltantes roubam padaria no Carandá Bosque

0

03/06/2003 15h47 – Atualizado em 03/06/2003 15h47

Dois homens assaltaram agora há pouco a Padaria Carandá, na rua Vitório Zeolli, no Bairro Carandá. Segundo a Polícia Militar, um dos assaltantes estava armado com um revólver calibre 38 e roubou R$ 100,00 do caixa. O segundo assaltante estava em uma moto branca de placas não anotadas.

Receita Federal realiza leilão na Capital

0

03/06/2003 15h45 – Atualizado em 03/06/2003 15h45

A Receita Federal vai realizar nos dias 7 e 8 de junho leilão de bens no depósito da Receita Federal, no Parque dos Poderes em Campo Grande. Serão leiloados 116 lotes.

Além de mercadorias como rádios, bebidas e pneus serão leiloados seis veículos e dois motores. Os veículos estão nas cidades de Campo Grande. A Receita Federal esclarece que os veículos que estão no interior não serão trazidos no dia no leilão, mas poderão ser vistoriados pelos interessados entre os dias 26 e 30 de maio.

Poderão participar do pregão apenas pessoas físicas. As mercadorias foram apreendidas pelos policias no Estado.

Quinteto Clássico Haendel faz apresentações em escolas públicas e universidades

0

03/06/2003 15h13 – Atualizado em 03/06/2003 15h13

O projeto Circuito Campo-grandense do Quinteto Clássico Haendel fará apresentações em escolas públicas e universidades durante o mês de junho em Campo Grande.

O grupo atua desde 1994 na Capital. O quinteto teve seu projeto aprovado para financiamento através do FIC (Fundo de Investimentos à Cultura da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer). Além das apresentações, um palestrante vai explicar sobre as composições executadas e seus autores.

Hoje, às 20h, a apresentação será na Escola Estadual Vespasiano Martins. No próximo dia 10, será na UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), às 20h. No dia 17 o Quinteto estará na Escola Estadual Hercules Maymone e no dia 27 na Escola Estadual Arlindo de Andrade Gomes.

Outras informações podem ser obtidas no telefone 363-6120.

Administrativos da Educação querem profissionalização

0

03/06/2003 15h09 – Atualizado em 03/06/2003 15h09

Dirigentes do Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação) de Campo Grande têm uma reunião às 16h30 com o secretário de Educação, Hélio de Lima, para cobrar a execução de um projeto de profissionalização do pessoal que atua em escolas. O Sindicato elaborou um projeto com cursos chamado Pé de Cedro.

A secretária geral do sindicato, Joice Mara dos Santos, explicou que a intenção é permitir a qualificação das pessoas que não estão em salas de aula mas atuam no ambiente escolar. Ela cita o caso das merendeiras, que poderiam ter acesso a cursos sobre o aproveitamento de alimentos, por exemplo.

OMS levanta dúvidas sobre controle da Sars na China

0

03/06/2003 15h01 – Atualizado em 03/06/2003 15h01

A Organização Mundial da Saúde (OMS) expressou preocupação nesta terça-feira com o relato da recente queda brusca no número de casos da pneumonia atípica, a Sars, na China.

Apenas três novos casos da doença foram registrados nesta terça-feira. Nas últimas semanas, o número de casos diários vinha atingindo as dezenas.

“Isso levanta perguntas sobre a Sars e o quanto é possível registrar as ocorrências, e também cria dúvidas sobre a forma como a China vem relatando a Sars”, disse Iain Simpson, porta-voz da OMS, à BBC.

Ele afirmou que é “inteiramente concebível” que a epidemia da doença esteja sendo controlada, mas que a natureza repentina da queda no número de casos e a forma como a China encobriu a disseminação da doença no início levantam dúvidas.

Toronto:

Oficiais de saúde asiáticos, que participam de uma conferência sobre prevenção da Sars na capital chinesa, Pequim, alertaram para o perigo de relaxar as medidas preventivas cedo demais.

Eles citaram o exemplo de Toronto, no Canadá, que está vivendo um segundo surto de Sars, depois que a doença havia sido declarada contida.

Na segunda-feira, oficiais de Toronto anunciaram dez novos casos e mais uma morte, elevando o número de fatalidades para 32.

“Apesar de dois meses e meio de trabalho intensivo, nós sabemos muito pouco sobre o quanto conseguimos registrar e divulgar casos de Sars”, disse Simpson.

Dúvidas:

Para Iain Simpson, é difícil determinar porque os casos podem ter caído.

“A queda no número de infectados poderia ser algo relacionado com as estações do ano ou com alguma mudança no meio ambiente”, afirmou.

Ele acrescentou que a OMS tem vários times trabalhando com grupos médicos do governo chinês, “todos tentando apurar as respostas científicas”.

“Pode ser que tenha ocorrido mesmo uma queda brusca no número de casos de Sars, mas, por causa da forma como a doença foi tratada quando apareceu na China, há um problema de credibilidade”, afirmou.

Uma autoridade chinesa da área de saúde disse que o governo não “baixará a guarda” na luta contra a doença.

“Nós precisamos manter uma vigilância rigorosa e continuar as iniciativas de prevenção e tratamento com persistência”, afirmou Gao Qiang, o vice-ministro da Saúde da China, falando durante a conferência em Pequim.

A China já registrou mais de 5,3 mil casos da doença e 332 mortes.

Acredita-se que a Sars tenha surgido na província de Guangdong, no sul da China, em novembro do ano passado, mas as autoridades chinesas não fizeram qualquer menção à doença até março deste ano, quando o vírus atingiu Hong Kong e o Vietnã.

Rei Momo de Corumbá aparece depois de notícia de sua morte

0

03/06/2003 14h57 – Atualizado em 03/06/2003 14h57

“Cheguei do hospital hoje pela manhã e, meus vizinhos ficaram espantados, todos me perguntavam se eu não tinha morrido”. A frase explica a situação inusitada vivida pelo rei Momo do Carnaval corumbaense deste ano, Joadir Emílio Duarte, 42, que precisou explicar que não estava morto.

Duarte afirmou que foi internado para levar cinco pontos, em dois cortes na barriga. Os ferimentos foram obtidos durante um desentendimento, que terminou com duas facadas, na noite do último domingo. Mas não correu risco de morte em momento algum. “Estão me ligando, dizendo que eu morri, mas eu estou bem vivo e pronto para o Carnaval de 2004”, esclareceu Joadir.

“Até a minha chefe e funcionários do local em que trabalho estiveram na minha casa para confirmar a notícia, e ver se meus familiares precisavam de algo”, disse o motorista da carrocinha do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que em 2003 comandou a folia em Corumbá pela sexta vez. “Foi tudo uma grande confusão”, finalizou.

Dagoberto quer “lei seca” em mais três cidades de MS

0

03/06/2003 14h53 – Atualizado em 03/06/2003 14h53

Se surtir efeito em Campo Grande, a “lei seca”, restringindo o horário da venda de bebida alcoólica, poderá ser estendida às três maiores cidades do interior de Mato Grosso do Sul, Corumbá, Dourados e Três Lagoas, defendeu esta tarde o secretário de Justiça e Segurança, Dagoberto Nogueira Filho. O secretário foi o autor da sugestão de criação de lei em Campo Grande e diz que, dando certo na Capital, ela poderá ser um exemplo para o restante do Estado. Dagoberto defende que a lei será um instrumento para diminuir a violência provocada pelo álcool. Ele afirma que principalmente os casos em família podem ser combatidos. Muitos, afirma, sequer são registrados, dado o índice de subnotificação, “que é alto demais”, conforme o secretário. O projeto de criação da “lei seca” em Campo Grande está em elaboração na Câmara dos Vereadores.

Deops e PM fiscalização “lei seca”, garante Dagoberto

0

03/06/2003 14h44 – Atualizado em 03/06/2003 14h44

Em resposta à cobrança do prefeito de Campo Grande, André Puccinelli, de suporte para fiscalizar a “lei seca”, em trâmite na Câmara dos Vereadores, o secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Dagoberto Nogueira Filho, afirmou esta tarde que a Deops (Delegacia Especializada de Ordem Pública e Social) ficará encarregada de garantir o cumprimento da legislação, com o apoio da Polícia Militar.

O secretário não falou se há previsão de aumento do efetivo da delegacia, mas assegurou que haverá condições de cumprimento da legislação, uma sugestão sua. O projeto de lei ainda está sendo elaborado pela Câmara dos Vereadores, que quer vota-lo antes do recesso do meio do ano.

Justiça Itinerante atendeu 1.157 pessoas no mês passado

0

03/06/2003 14h40 – Atualizado em 03/06/2003 14h40

As unidades móveis da 8ª Vara do Juizado Especial, da Justiça Itinerante, atenderam no mês passado, 1.157 pessoas em doze bairros da Capital. Desse total, 778 resultaram em ações. A ação de alimentos foi a que apresentou o maior número: 179, seguida da ação de cobrança, com 130.

Segundo informações do Tribunal da Justiça, a unidade móvel I, que atende os bairros São Conrado, Vila Nasser, Vila Piratininga e Universitário realizou 524 atendimentos e orientações, contabilizando 305 ações.

Já a unidade móvel II, que atende os bairros Dom Antônio Barbosa, Nova Lima, Tiradentes, Aero Rancho, Santo Amaro, Vila Popular, Coophavila II e Buriti, atendeu e orientou 633 pessoas, sendo que desse total 473 resultaram em ações.

Ponta Porã lança hoje programa de alfabetização

0

03/06/2003 14h38 – Atualizado em 03/06/2003 14h38

O prefeito de Ponta Porá, Vagner Piantoni (PT), lança hoje o programa Brasil Alfabetizado-Mova-MS. 300 pessoas foram treinadas, pela Universidade Estadual, para ministras as aulas.

O programa é desenvolvido através de parceria do município, governos do Estado e Federal e, segundo o prefeito, atende pessoas que nunca puderam estudar e que agora terão oportunidade de aprender a ler e a escrever.

A prefeitura não informou o número de pessoas que o programa vai atender na cidade e nem quando começa o curso de alfabetização.

Suinocultores fazem protesto na Câmara Federal

0

03/06/2003 14h35 – Atualizado em 03/06/2003 14h35

Em protesto à crise que vem abalando o setor nacional de suinocultura, pecuaristas dos estados de Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás vão levar porcos em coleiras esta tarde à Câmara Federal, em Brasília.

Por convocação do presidente da Comissão de Agricultura e Pecuária, Carlos Werner, será realizada uma audiência pública para discutir a suinocultura. Segundo o setor os prejuízos estão sendo acumulados há 16 meses.

Os baixos preços pagos pelo quilo vivo de suínos em Mato Grosso do Sul, reflexo de uma situação nacional, está acarretando na desistência maciça no setor e a estimativa da Coagro (Cooperativa de Suinocultores de São Gabriel do Oeste ) é que quantidade de matrizes no município tenha reduzido em 1,5 mil, totalizando hoje 7,5 mil.

O presidente da entidade, Balduíno Mafissoni, que está em Brasília, afirma que hoje a remuneração está na casa de R$ 1,37 por quilo vivo, enquanto o custo de produção, pressionado pelos preços altos do milho e da soja, usados na ração, está na casa de R$ 1,60 a R$ 1,70. “Em um panorama geral da atividade estamos em uma situação muito ruim, esperando melhoras para o mês que vem”, afirma.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.