20.4 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de junho de 2026
Início Site Página 14084

Mordido

0

31/05/2003 14h04 – Atualizado em 31/05/2003 14h04

Dizem que ex-mulher é a pior coisa que pode acontecer na vida de um sujeito. No caso de Latino, 30 anos, e Kelly Key, 20, porém, a situação se inverteu. Irritado porque a cantora e ex-mulher reclama que ele não sustenta nem dá atenção à filha Suzana, de 2 anos, – e por isso pretende entrar com uma ação na Justiça para regularizar as visitas paternas – Latino resolveu dar o troco. O cantor entrou ontem com um processo contra a ex em que pede não só a guarda da filha, como 50% de tudo o que Kelly conquistou nos cinco anos em que estiveram juntos. Latino, que afirma ter construído a carreira da ex, tem consciência de que não conseguiria grandes coisas caso reivindicasse apenas direitos como empresário de Kelly, por isso resolveu entrar com uma ação baseada em seus direitos de ex-companheiro, ou seja, metade de tudo o que ela ganhou nesse período. “Estou reivindicando a criação de um produto. Deixei de comprar apartamento para investir nela. Kelly Key é um produto, eu inventei, ajudei e fui marido. Eu fiz acontecer. Se não é mais minha mulher, vamos dividir o produto”, defende o cantor.

Latino conta que há sete meses, quando se separaram – e Kelly já havia assumido o romance com o angolano Mico Freitas, 21 anos –, chegaram a um acordo em que a cantora lhe daria R$ 150 mil para saldar a dívida de tudo o que ele havia investido na carreira dela. Compromisso não honrado, garante ele. “Ela me traiu e eu só a traí quando ela tinha 15 anos. Depois que ela veio morar comigo e vi que estava tudo sério, as coisas mudaram. Mas Kelly é gananciosa e já poderia ter resolvido isso. Ela quer continuar a guerrinha, mas só que agora é na Justiça. Quem decide é o juiz”, sentencia.

Fonte: Universo da Mulher

Luiza Possi e Marcos Mion evitam ser fotografados juntos

0

31/05/2003 13h58 – Atualizado em 31/05/2003 13h58

Na noite de sexta-feira (30), Sandy e Junior realizaram o primeiro show, em São Paulo. Na ocasião, toda renda arrecadada no espetáculo foi revertida em prol do Hospital do Câncer, em Barretos, interior de São Paulo. Na platéia, pessoas famosas, como Preta Gil, Luiza Possi e Marcos Mion. Esses dois últimos estavam juntinhos, mas evitaram ser fotografados.

Questionada sobre o possível namoro, Luiza afirmou apenas que ela e Nelsinho estão dando um tempo na relação. Mais do que isso, fez questão de dizer que Mion é somente seu amigo. Porém os olhares e carinhos entre eles eram evidentes. Vale lembrar que esta não é a primeira vez que os dois circulam juntos. Recentemente o casal foi alvo dos flashes durante leilão organizado por Luciano Huck, em São Paulo. Na mesma semana eles dançaram forró no evento Pão Music, realizado no parque do Ibirapuera.

Fonte: O Fuxico

Luiza Possi e Marcos Mion evitam ser fotografados juntos

0

31/05/2003 13h57 – Atualizado em 31/05/2003 13h57

Na noite de sexta-feira (30), Sandy e Junior realizaram o primeiro show, em São Paulo. Na ocasião, toda renda arrecadada no espetáculo foi revertida em prol do Hospital do Câncer, em Barretos, interior de São Paulo. Na platéia, pessoas famosas, como Preta Gil, Luiza Possi e Marcos Mion. Esses dois últimos estavam juntinhos, mas evitaram ser fotografados.

Questionada sobre o possível namoro, Luiza afirmou apenas que ela e Nelsinho estão dando um tempo na relação. Mais do que isso, fez questão de dizer que Mion é somente seu amigo. Porém os olhares e carinhos entre eles eram evidentes. Vale lembrar que esta não é a primeira vez que os dois circulam juntos. Recentemente o casal foi alvo dos flashes durante leilão organizado por Luciano Huck, em São Paulo. Na mesma semana eles dançaram forró no evento Pão Music, realizado no parque do Ibirapuera.

Fonte: O Fuxico

O primeiro eclipse solar de 2003 ocorre hoje

0

31/05/2003 13h50 – Atualizado em 31/05/2003 13h50

O primeiro eclipse solar de 2003 poderá ser observado hoje principalmente no Alasca, partes do Canadá e quase toda a Europa. Mesmo que o fenômento não seja total, o sol ficará coberto pela lua por cerca de duas horas.

O fenômeno será parcial, o que significa que o sol não desaparecerá totalmente. O quanto do fenômeno será visto depende do ponto de observação. Em Estocolmo, por exemplo, o sol será encoberto em cerca de 85%. Em Anchorage, no Alasca, o fenômeno terá uma visibilidade de 50%.

O eclipse ocorrerá exatamente no amanhecer europeu e no anoitecer do Alasca e do Canadá. Para visualizar o fenômeno, deve-se utilizar uma proteção especial nos olhos para evitar danos na retina e até a cegueira.

Na região polar do planeta, incluindo partes da Grã-Bretanha, a Islândia e o norte escocês, o eclipse será anular. No auge do fenômeno, a posição da lua será equivalente ao centro do sol, ainda que não o cubra completamente para quem observa da Terra. O brilho solar contornará a forma da lua, parecendo um anel de fogo.

O último eclipse solar total registrado no mundo foi visto apenas pelo hemisfério sul, no dia 4 de dezembro. A sombra se deslocou para leste pelo continente a uma velocidade superior a 5 mil quilômetros por hora, passando por Namíbia, Botswana, Zimbábue, África do Sul e Moçambique. O eclipse total só deve se repetir na região dentro de 30 anos.

Fonte: Rádio Grande Fm

Agnaldo Rayol perde a voz e não canta em casamento de David Cardoso Jr

0

31/05/2003 13h44 – Atualizado em 31/05/2003 13h44

Neste sábado(31), Agnaldo Rayol não cantará, como prometido, no casamento de David Cardoso Jr e de Luziane. O cantor não poderá encantar os convidados com sua voz porque sofre de uma gripe fortíssima e, recebeu a recomendação médica de ficar em repouso.

“É uma pena não ter a belíssima voz de Agnaldo em meu casamento. Confesso que estou muito ansioso com este dia que é o mais feliz de minha vida”, disse o noivo David Cardoso Jr, que está atarefado com os últimos preparativos para o evento.

A festa acontecerá no restaurante Suruí, no Sumaré, em São Paulo.

Tribunal de Contas de MG avalia salários de vereadores de BH

0

31/05/2003 13h40 – Atualizado em 31/05/2003 13h40

Deve sair na próxima semana a decisão do Tribunal de Contas do Estado sobre reajuste salarial de 59% concedido aos vereadores de Belo Horizonte. A Procuradoria Geral da Câmara encaminhou a documentação ao TCE ontem, último dia do prazo dado pelo conselheiro relator do processo, Sylo Costa.

O tribunal vai se manifestar sobre a legalidade ou não do aumento. A documentação entregue pela Câmara inclui dados sobre os salários de fevereiro, março e abril, quando cada um dos vereadores recebeu, além do salário de R$ 4,5 mil, mais R$ 7.965, referentes ao reajuste, retroativo. Com o reajuste de 59%, o salário dos vereadores subiu para R$ 7.155.

Fonte: Globo.com

Lula participa de congresso da CUT

0

31/05/2003 13h38 – Atualizado em 31/05/2003 13h38

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará na próxima semana do 8º Congresso Nacional da CUT, que será realizado em São Paulo de 3 a 7 de junho. Será a primeira vez que um presidente da República prestigiará um encontro da Central Única dos Trabalhadores. Lula chegará da Europa, onde participa de uma reunião ampliada do G-8 (grupo dos sete países mais ricos do mundo e a Rússia) à meia-noite de segunda-feira.

Segundo a assessoria da Presidência, Lula deverá participar estar na abertura do congresso, que será aberto na terça-feira à noite.

Fonte: Globo.com

Governo oficializa criação de Câmara de Política Social

0

31/05/2003 13h36 – Atualizado em 31/05/2003 13h36

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criou, por decreto, a Câmara de Política Social, que terá a função de coordenar as ações sociais do governo. Já ocorreram reuniões informais dessa Câmara, cuja criação ainda não tinha sido formalizada. A Câmara será formada por 18 ministros e quatro secretários especiais.

A decisão é uma tentativa de acelerar a implantação das ações sociais do governo, que vem sendo acusado de ser mais eficiente na execução da política econômica do que na execução de programas como o Fome Zero. Apesar de Lula ter afirmado que a ministra da Promoção e Assistência Social, Benedita da Silva, seria na prática a coordenadora das ações sociais, oficialmente o coordenador da Câmara é o ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, já que as Câmaras Setoriais costumam ser coordenadas pela Casa Civil.

Segundo o decreto, publicado no Diário Oficial extra desse sábado, “a Câmara de Política Social tem a finalidade de propor políticas públicas no âmbito das matérias relacionadas à área social, visando à articulação das políticas e o acompanhamento da implementação dos programas cujo escopo ultrapasse um único ministério”.

O decreto diz ainda que a Câmara, criada no âmbito do Conselho de Governo, terá um comitê executivo integrado por um representante da Casa Civil, “que o coordenará”, por um assessor especial do presidente e pelos secretários-executivos dos ministérios.

Além de Benedita e José Dirceu, integram a Câmara todos os ministros da área social e o ministro da Fazenda, Antonio Palocci.

Fonte: Globo.com.

Lula reclama da taxa de juros cobrada pelos bancos

0

31/05/2003 13h32 – Atualizado em 31/05/2003 13h32

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reclamou agora há pouco, ao deixar seu apartamento em São Bernardo do Campo, da taxa de juros cobrada pelos bancos. A reclamação foi feita antes de Lula embarcar no helicóptero que o leva ao Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, onde às 21h viaja para a Europa. Lula disse que quer discutir por que os bancos cobram taxas muito acima da taxa básica de juros da economia, a Selic.

“Fico imaginando que, se os bancos cobrassem o mesmo percentual da Selic, teríamos uma fila enorme de pessoas querendo empréstimos que daria para dar a volta ao planeta. Acabei de receber um estudo do Ipea, que será minha leitura de bordo no avião que me levará para a Europa e que vou ler hoje à noite” disse Lula, que passou a desfiar um rosário de números que constam no estudo que recebeu.

Basta ver o crédito ao consumidor, para pessoa física. Os bancos cobram 4,27% ao mês ou 66% ao ano. Empréstimo pessoal; 6,12% ao mês ou 92,96% ao ano. Cheque especial: 9,77% ao mês, ou 209% ao ano. Cartão de Crédito, que só a classe média tem e imagina o que ela perde com isso: 10,59% ao mês e 232% ao ano. Empréstimo das financeiras para compra de carro: 12,70% ao mês ou 302% ao ano. Vamos agora para a pessoa jurídica e fico imaginando se as empresas tivessem empréstimos mais baratos, o quanto poderiam crescer. Desconto de cheques, 4,68% ao mês ou 73% ao ano. Capital de giro: 4,73% e 74% ao ano. Desconto de duplicatas: 4,89% ao mês e 72% ao ano. Cheque garantido: 6,16% ao mês e 104,89% ao ano. Segundo Lula, esses números estão todos acima dos índices de inflação.

” Agora, vejam a contradição. De abril do ano passado até agora, o IGP-DI foi de 32,37% e o IGP-M 32,97%. O IPCA foi de 16,77% e a taxa básica do BC, de 26,5%. Você percebe que todos os índices estão abaixo do juro real do mercado que as pessoas pagam. Pagam e muitas vezes nem sabem o que estão pagando porque vem em suaves prestações mensais” disse o presidente.

Segundo Lula, com essas taxas, a eonomia não consegue se desenvolver.

” Nenhum país do mundo consegue se desenvolver se as taxas de juros são maiores do que as taxas de lucro do setor produtivo. Eu vou mudar isso e o Brasil vai voltar a crescer. Quando entrei para o sindicato em 75, todos diziam que não adiantava porque era assim mesmo. Em três anos mudamos a história do sindicalismo e eu estou convencido que vamos mudar a história do país e retomar o desenvolvimento. Vamos crescer e distribuir renda” prometeu Lula, dizendo que foi para isso que foi eleito.

Sobre a viagem à Europa e o encontro com os presidentes dos países mais ricos do mundo, em Evian, na França, Lula disse que vai tentar fazer com que os mais ricos acabem com o protecionismo que prejudica o Brasil.

“Outros presidentes já tentaram isso, mas estou convencido de que os presidentes dos países mais ricos estão querendo ajudar os países emergentes, já que se os emergentes melhorarem, os mais ricos terão mercados maiores para vender seus produtos” disse Lula, que neste momento está no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, preparando-se para embarcar no Boeing que o levará para a Europa.

Fonte: Globo.com

Câmara discute LDO em Audiência Pública

0

31/05/2003 13h25 – Atualizado em 31/05/2003 13h25

A Comissão Permanente de Finanças, Orçamento e Fiscalização da Câmara Municipal de Campo Grande, realizará dia 4 de Junho de 2003, audiência pública para discussão da disponibilidade da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) do Município de Campo Grande, para o exercício financeiro de 2004. O projeto de leis será debatido no plenário do poder legislativo e presidida pelo vereador Cristóvão Silveira, tendo como vice, o vereador Airton Saraiva e membro, vereador Cabo Almi.

Fonte: RMT.Online

Três Lagoas vai realizar II Salão de Artes Plásticas

0

31/05/2003 13h23 – Atualizado em 31/05/2003 13h23

O II Salão de Artes Plásticas Três Lagoas em Movimento abre inscrições para que os artistas plásticos interessados em expor seus trabalhos comecem a produzir suas obras.

As inscrições podem ser feitas a partir do dia 15 de junho até o dia 18 de julho. Para que a inscrição seja efetuada cada obra deve ser apresentada por uma fotografia em formato padrão (10x15cm). Os trabalhos serão expostos em Três Lagoas de 5 de setembro a 8 de outubro. Cada artista pode inscrever até três obras que podem ser pintura, desenho, gravura, fotografia ou técnica mista, ou ainda escultura, assemblage e instalação.

O artista que ficar em primeiro lugar receberá R$ 1,5 mil como prêmio, o segundo colocado ganhará R$ 1,2 mil e o terceiro R$ 1 mil. Também serão entregues troféus para o quarto e o quinto colocados. Os vencedores em cada modalidade serão conhecidos na abertura do evento.

Entre as obras classificadas, uma delas integrará o patrimônio cultural do governo do Estado, fazendo parte do acervo do Marco (Museu de Arte Contemporânea) sediado em Campo Grande.

As fichas de inscrições, regulamento e outras informações atinentes ao concurso estão disponíveis no site www.sinapespaip.com.br

A inscrição é gratuita e após preenchida a ficha, deve ser enviada pelo correio para a Caixa Postal 2101, CEP 79008-970, de Campo Grande (MS), aos cuidados da Comissão Organizadora do 2º Salão de Artes Plásticas Três Lagoas em Movimento.

Fonte: RMT.Online

Empresários discutem propostas para alavancar MS

0

31/05/2003 12h37 – Atualizado em 31/05/2003 12h37

O Pantanal foi escolhido para mais um encontro do Conselho Estadual de Desenvolvimento.

Nessa sexta-feira, empresários que integram o grupo discutiram propostas para alavancar a economia de Mato Grosso do Sul.

O gás natural da Bolívia e a navegação no rio Paraguai foram destaques na reunião, dentro de um barco.

Essa foi quarta reunião do Conselho de Notáveis.

E os resultados já começam a aparecer.

O governo informou que vai normatizar o transporte intermunicipal de vans: um assunto discutido nos primeiros encontros.

Outra notícia vem do setor privado: um dos empresários anunciou a construção de um moinho de trigo, em Corumbá.

Fonte: RMT.Online

Produção de cana-de-açúcar deve crescer 15%

0

30/05/2003 17h01 – Atualizado em 30/05/2003 17h01

O Sindicato das Indústrias de Fabricação do Açúcar e do Álcool de Mato Grosso do Sul (Sindalcool/MS) estima que a produção de cana-de-açúcar no Estado cresça 15,8%, em relação ao ano passado. A produção deve chegar a 9,5 milhões de toneladas este ano. No ano passado, foram produzidos 8,2 milhões de toneladas.

Nesta quinta-feira foi implantada a Câmara Setorial do Setor Sucroalcooleiro, no município de Maracaju. A primeira câmara setorial do Brasil, pretende fortalecer todos os elos da cadeia produtiva, possibilitando às 19 entidades envolvidas, discutir e buscar soluções para os problemas do setor.

Segundo José Pessoa de Queiroz Bisneto, presidente da Sindalcool-MS, pelo menos seis indústrias estão interessadas em se instalar em Mato Grosso do Sul.

Queiroz explica que o Estado é auto-suficiente e que dois terços do álcool e da açúcar produzidos são consumidos fora daqui.

A próxima reunião do setor vai acontecer na primeira quinzena de junho, quando será consolidado o regimento interno e composição das comissões.

Mato Grosso do Sul é hoje o oitavo produtor nacional de cana-de-açúcar. O Estado conta com nove usinas.

Operação apreende mais de 175 quilos de drogas

0

30/05/2003 16h59 – Atualizado em 30/05/2003 16h59

Durante dois dias policiais rodoviários federais e do Departamento de Operações de Fronteira realizaram a Operação Integrada Colibri II. O objetivo da Operação é combater a criminalidade.

Na segunda fase da Operação, foram vistoriadas as regiões de fronteira, abrangendo os municípios de Dourados, Ponta Porã, Mundo Novo, Jardim, Bela Vista, Anastácio, Miranda e Corumbá.

Os policiais apreenderam 173,3 quilos de maconha, 1,9 quilo de cocaína, 450 peças de roupas contrabandeadas, três armas, 308 projéteis de munição e dois veículos foram recuperados.

Participaram da Operação 15 equipes integradas, sendo 40 policiais do DOF e a mesma quantidade por parte da PRF, totalizando 80 agentes.

Também foram utilizadas nove viaturas do Departamento de Operações de Fronteira, cabendo à Polícia Rodoviária Federal aplicar o uso de um Helicóptero modelo EC120-Colibri e 12 viaturas.

A Operação Colibri I, aconteceu nos dias 13 e 14 de maio e apreendeu mais de uma tonelada de drogas e prendeu pelo menos 30 pessoas.

Escolas não entregaram calendário de reposição

0

30/05/2003 16h44 – Atualizado em 30/05/2003 16h44

As escolas da rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul ainda não apresentaram o calendário de reposição das aulas perdidas durante os 11 dias de greve dos professores.

De acordo com a Secretaria de Educação cada escola tem que elaborar o seu calendário com o colegiado, repassar para o assessor técnico para garantir que a LDB (Lei de Diretrizes e Bases) seja cumprida e não haja prejuízo aos estudantes. E assim entregar para a Secretaria.

O prazo para a entrega do calendário de reposição de aulas encerra na próxima sexta-feira, dia 06. As aulas da rede foram retomadas na última segunda-feira. A Secretaria quer evitar também que fiquem dias de aula para serem repostas no segundo semestre.

No Estado existem cerca de 398 escolas estaduais, de acordo com o censo escolar e coordenadoria de estatística da secretaria.

Falta de documentos impede inscrição para casa própria

0

30/05/2003 16h35 – Atualizado em 30/05/2003 16h35

A falta de documentos tem dificultado as inscrições, queu são gratuitas, para o Programa Novo Habitar. Segundo dados da Agência de Habitação Popular (Agehab), pelo menos 5% do total de pessoas que procuram o órgão desistem ainda na fase de inscrição. Segundo o diretor presidente da Agehab, Amarildo Cruz, o programa é destinado à população de baixa renda, mas é preciso levar carteira de identidade ou CPF, documento obrigatório exigido pela Caixa Econômica.

O que dificulta mesmo é que geralmente essas pessoas estão desempregadas e não têm o valor da taxa para tirar o documento, que é de R$ 4,50. Para ajudar a solucionar o problema, as Agehab conta com três assistentes sociais que auxiliam essas pessoas com documentação incompleta.

Semana de Estudos em Veterninária acontece em Campo Grande

0

30/05/2003 16h32 – Atualizado em 30/05/2003 16h32

A 11º Semana Intensiva de Estudos em Medicina Veterinária tem início na segunda-feira em Campo Grande. O evento será realizado no auditório do Colégio Notarial e Registral do Brasil, na rua Mar dos Caraíbas nº50, bairro Chácara Cachoeira.

A primeira palestra que tem como tema “Abordagem Médico-Veterinário em um Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres” será proferia às 7h30. Em seguida, às 9h30 está programada a palestra “Estratégias de Alimentação Para Bovinos Durante a Seca”.

Durante à tarde o evento tem continuidade com as palestras “Manejo Reprodutivo e Transferência de Embriões em Eqüinos”, e “Cavalo Pantaneiro: Caracterização da Raça e Utilização”.

Os organizadores do vento esperam a participação de profissionais e acadêmicos de zootecnia e medicina veterinária.

Durante toda a semana serão ministradas cerca de 27 palestras sobre o manejo de pequenos, médios e grandes animais e a discussão da legislação que norteia os profissionais dessa área.

Dólar avança 1,46% e atinge R$ 2,978. Bovespa tem alta moderada

0

30/05/2003 15h53 – Atualizado em 30/05/2003 15h53

SÃO PAULO – O mercado de câmbio tem uma tarde de baixa liquidez e sustenta o dólar em alta significativa. Às 15h47m, a moeda americana subia 1,46%, cotado a R$ 2,973 na compra e R$ 2,978 na venda. Há poucos minutos, a cotação de venda chegou à máxima de R$ 2,994 (+2%), mas não teve fôlego para atingir os R$ 3,00. O C-Bond, principal título da dívida externa brasileira, opera em leve baixa (-0,41%) e não incomoda os agentes do mercado, atentos à possibilidade emissão externa do governo.

Já a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) opera em alta moderada nesta tarde e pode fechar hoje com sua melhor marca no ano. Às 15h51m, o Índice Bovespa tinha 13.467 pontos, com valorização de 0,46%. O volume financeiro era de R$ 537,9 milhões. No mesmo horário, o índice Dow Jones, da bolsa de Nova York, subia 1,43%.

Este é o quarto pregão consecutivo de alta da bolsa paulista, que na medida do possível tem se descolado da volatilidade do mercado de câmbio. O bom desempenho das bolsas americanas e a queda do euro frente ao dólar favorecem as ordens de compra de ações brasileiras. Com a seqüência de bons resultados, a Bovespa deve liderar o ranking de aplicações pelo terceiro mês consecutivo. Até agora, o Ibovespa contabiliza valorização de 7,2% em maio.

Telemar PN, carro-chefe da bolsa paulista, tem alta de 0,28%. Entre as ações que fazem parte do Ibovespa, as maiores altas são de Comgás PNA (+5,8%) e Aracruz PNB (+3,4%). Já as quedas mais significativas do índice são de Telemar Norte Leste PNA (-2,2%) e Celesc PNB (-2%).

CÂMBIO – Passada a disputa pela Ptax (média da cotação do dólar), o mercado document.write Chr(39)document.write Chr(39)abandonoudocument.write Chr(39)document.write Chr(39) o dólar e as operações são apenas de ajustes de final de mês. A Ptax de hoje será referência para liquidação de contratos de dólar no mercado futuro e também para uma dívida pública de US$ 1,2 bilhão, rolada parcialmente (95%). A disputa ocorre principalmente pela manhã, porque o volume de negócios é maior e, portanto, mais representativo para a formação da taxa.

Com a liquidez reduzida no período da tarde, o dólar enfrenta volatilidade. Mesmo assim, o clima é de relativa tranqüilidade no mercado. O fluxo cambial continuou positivo e a expectativa é de novos ingressos. Esse dinheiro deve amenizar a pressão do setor privado em junho, cuja dívida externa chega a US$ 3,7 bilhões. A incerteza daqui para frente é quanto ao vencimento de US$ 1,4 bilhão previsto para 12 de junho. Provavelmente o Banco Central (BC) promoverá a rolagem parcial desse vencimento, o que na prática significa menor oferta de document.write Chr(39)document.write Chr(39)hedgedocument.write Chr(39)document.write Chr(39) ao mercado.

Os juros futuros acompanham a tendência altista do dólar nesta sexta-feira e se ajustam para cima. A notícia da deflação de 0,26% no IGP-M de maio não teve impacto nos negócios, já que os analistas se mostram céticos quanto à possibilidade de queda dos juros no curto prazo. Nos negócios na Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F), o Depósito Interfinanceiro (DI) de janeiro, o mais líquido, está em 24,19% ao ano, contra 23,97% do fechamento de ontem.

BLACK – O dólar paralelo negociado no Rio de Janeiro fechou em alta de 1,66%, cotado a R$ 2,90 na compra e R$ 3,05 na venda. Em São Paulo, o document.write Chr(39)document.write Chr(39)blackdocument.write Chr(39)document.write Chr(39) terminou o dia 0,32% mais caro, a R$ 2,98 na compra e R$ 3,09 na venda. O dólar turismo de São Paulo subiu 2% e fechou a R$ 2,92 e R$ 3,06 na compra e venda, respectivamente.

Biodiesel pode aumentar plantio de girassol

0

30/05/2003 15h48 – Atualizado em 30/05/2003 15h48

O biodiesel, gerado a partir do óleo de semente de girassol, poderá representar incentivo ao plantio da oleonaginosa em Mato Grosso do Sul, prevê a empresa Nativa Rural, que na próxima quarta-feira, dia 4, promoverá um Dia de Campo da cultura do girassol e demonstração do novo combustível na Exposição Agropecuária de Chapadão do Sul. A Exposul 2003.

Em nota enviada ao Campo Grande News, a Nativa Rural diz que a nova tecnologia vem a calhar para Chapadão do Sul. Na safra 2002/2003 a região teve 20 mil hectares de área plantada de girassol. No entanto, na safra anterior a área era de 30 mil hectares.

Segundo a Nativa, como houve dificuldade de comercialização a área foi reduzida.

A PRODUÇÃO – O mundo colhe anualmente quase 27 milhões de toneladas de girassol em 20 milhões de hectares. Isto representa 9% de todas as oleaginosas plantadas, com uma participação mundial na produção de óleo de 11%. No Brasil, nos últimos anos, o crescimento do consumo de óleo tem sido acentuado, a uma taxa anual que ultrapassa os 16% . O setor industrial informa que o consumo interno é de 85 mil toneladas de óleo. Desse total, 70 mil são importadas.

Até a safra 96/97, a Conab – (Companhia Nacional de Abastecimento) não acusava em suas estatísticas de produção agrícola a presença de girassol. Eram apenas 10 mil toneladas.

Sozinho, frigorífico responde por 5,5% da dívida com MS

0

30/05/2003 15h39 – Atualizado em 30/05/2003 15h39

Assim como o que ocorre em nível nacional o setor frigorífico também é o que responde por uma das maiores parcelas do estoque da dívida junto ao governo de Mato Grosso do Sul em comparação com os outros isoladamente. Dos R$ 680.371.242,29 fechados em 31 de dezembro do ano passado R$ 37.475.166,70 são dívidas dos frigoríficos junto ao governo do Estado, o que significa 5,5% do montante. O procurador-geral do Estado, José Wanderley Bezerra Alves, afirma que existe muita discussão jurídica em relação aos créditos do setor mas que elas estão sendo executadas inclusive com penhora de bens para resgate aos cofres públicos.

No comércio varejista o maior devedor também é o setor de alimentos, que acumula R$ 68 milhões em dívidas entre supermercados, armazéns, açougues, bares e choperias. O comércio atacadista responde por R$ 105,7 milhões, o de veículos e autopeças e acessórios R$ 37,3 milhões e o mobiliário R$ 30,5 milhões.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.