19.5 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de junho de 2026
Início Site Página 14086

Coria vence e enfrenta Zabaleta nas oitavas em Paris

0

30/05/2003 10h36 – Atualizado em 30/05/2003 10h36

PARIS – Guillermo Coria continua a caminhada rumo ao título de Roland Garros. Com muita facilidade, o argentino eliminou o húngaro Attila Savolt por 6/1, 6/4 e 6/4 e garantiu assim uma das vagas nas oitavas-de-final do Grand Slam francês. Seu próximo adversário será o compatriota Mariano Zabaleta, resposável pela derrota do marroquino Younes El Aynaoui por 6/2, 6/4, 3/6 e 7/6 (7/2).

O retrospecto de partidas entre os argentinos é favorável a Coria. O cabeça-de-chave número sete em Paris, venceu Zabaleta em todas as vezes que jogaram. A primeira aconteceu em em 2001 no ATP de Viña Del Mar (Chile) e a última em 2003 no torneio de Buenos Aires.

Em outra partida encerrada, o alemão Rainer Schuettler se classificou após desistência do sul-africano Wayne Ferreira, que se lesionou no quarto set, depois de estar perdendo por 2 a 1 (6/3, 1/6 e 7/6) e estar em vantagem de 3/2.

Mercado de bezerro abre com cotação a R$ 391,88 à vista

0

30/05/2003 10h26 – Atualizado em 30/05/2003 10h26

O mercado de bezerro começou a operar nesta sexta-feira com o preço do animal cotado a R$ 391,88 nos negócios à vista. Já nas transações a prazo, está valendo R$ 395,57. A informação é da BM&F (Bolsa de Mercadorias e Futuros).

Saca de soja inicia a sexta-feira cotada a R$ 34,00

0

30/05/2003 10h24 – Atualizado em 30/05/2003 10h24

O mercado de soja em Mato Grosso do Sul iniciou as operações nesta sexta-feira com a saca cotada a R$ 34,00, no norte, e R$ 34,50, no sul, livre de Funrural, 2,3%, e Fundersul, R$ 0,20, informa Lício Davalos, consultor da empresa Granos Corretora e Cereais, com sede em Campo Grande. A diferença entre oferta e procura está na casa de R$ 0,50 a R$ 1.

Dólar comercial abre em alta cotado a R$ 2,956

0

30/05/2003 10h19 – Atualizado em 30/05/2003 10h19

O dólar comercial abriu hoje em alta de 0,71%, cotado a R$ 2,946 na compra e R$ 2,956 na venda. Na Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F), o dólar para liquidação em julho está em R$ 3,005, com alta de 0,63%.

A sexta-feira que encerra o mês de maio para o mercado financeiro promete movimentada. Em meio a notícias políticas e econômicas de relevância, grandes investidores do mercado futuro deverão travar uma batalha nos negócios desta manhã, em torno da “”formação”” da Ptax (taxa média do dólar). A Ptax de hoje será a referência para os contratos de câmbio na Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F). O resultado da disputa é imprevisível, já que há no “”jogo”” agentes financeiros com poder de fogo expressivo.

Itaquiraí reúne 170 karatecas em maior torneio do Cone Sul

0

30/05/2003 10h08 – Atualizado em 30/05/2003 10h08

Um público aproximado de 1500 pessoas prestigiou a realização da “1ª Taça Edson Vieira de Karatê Do Lenshi Kan”, em Itaquiraí. No tatame estiveram mais de 170 karatecas de diversas categorias e graduações representantes das cidades de Dourados, Ponta Porã, Eldorado e Naviraí. A equipe de Itaquiraí, na avaliação da comissão organizadora foi o mais destacada pelo número de troféus e medalhas conquistados.

OS CAMPEÕES DE ITAQUIRAÍ

Nas categoria 8 anos leve, os vencedores foram: Chales (do PETI) que lutou com 2 atletas representantes dos municípios de Eldorado e Iguatemi; e Kleiton (do PETI) que venceu outros de Itaquiraí. 9 anos leve – vencedores: Géssica, que lutou com 2 representantes do município de Eldorado e Itaquiraí; e Thales Antônio Ferreira que competiu com 1 representante também de Itaquiraí. Na categoria 10 anos (pesado) – vencedor o karateca Charles (do PETI) competindo com 2 representantes do município de Eldorado e Itaquiraí. 10 anos leve – vencedores: Gilmar (do PETI) disputando o troféu com um karateca da mesma academia representante de Itaquiraí; e Wesley (do PETI) lutando com karatecas do município de Eldorado e Itaquiraí.

Na categoria 13 anos leves a vencedora foi Gisele que competiu e venceu atletas de Itaquiraí; 14 anos (pesado) vencedores: Éber (do PETI) e Michelli que lutaram com atletas de Dourados e Naviraí. Adulto (pesado) – faixa azul a marrom o título ficou com a karateca Luciney Guedes, que lutou com um representante da academia Rocha, de Naviraí.

Adulto (meio médio) vencedor: Amaurilho de Jesus que disputou o troféu com um representante da cidade de Naviraí. Adulto leve – vencedor: Ronaldo, lutando com representantes de Dourados. Adulto feminino (14 a 15 anos) a vencedora foi: Dayane que lutou com representantes de Naviraí; 16 anos (médio) Paula que venceu atletas de Eldorado e Itaquiraí. Adulto feminino – Gariane suou e venceu as representantes de Dourados.

O campeonato disputado no final de semana na Quadra Polisportiva do Jardim Primavera, recebeu os convidados especiais: Shiran Raimundo M. Sobrinho (4º DAN), Shiran Adriano Oliveira (5º DAN), Prof. Sansey Rocha de Naviraí, Prof. Sansey Antônio de Ponta Porã e contou com a presença dos secretários municipais: Francineide Rosa de Oliveira (gerente de Administração), Rui Felipe Kopper (assessor de gabinete), Francisco Eurico Ribeiro (Educação), Daniel Mamédio (Saúde), Roberto Marques de Souza (engenheiro) e Ligueira (do gerente do núcleo de esportes).

Também prestigiaram a competição os vereadores, Arcélio Severo, Lucy Zampiva, Edilson e Serjão. O professor Morivaldo (1ºDAN e organizador da competição) faz questão de destacar que a prefeitura patrocinou aproximadamente 42 troféus e 80 medalhas que foram distribuídas aos vencedores. “Isto demonstra a atenção e o incentivo que a administração do prefeito Eid vem dando ao karatê e ao esporte em geral, que a cada campeonato ou torneio se destacando cada vez mais. Por isso, agradecemos o prefeito e todas as pessoas que direto ou indiretamente participaram, prestigiaram e ajudaram na realização de mais esta grande competição”.

Toronto coloca 7 mil em quarentena para conter a Sars

0

30/05/2003 09h09 – Atualizado em 30/05/2003 09h09

O número de pessoas em quarentena em Toronto, no Canadá, subiu para mais de 7 mil.

O grupo inclui pessoas que podem ter tido contato com o vírus causador da pnemonia atípica conhecida como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars, na sigla em inglês).

Isso ocorreu devido à decisão de autoridades de saúde locais de adotar a mesma metodologia da Organização Mundial da Saúde (OMS) para conter os possíveis doentes.

A cidade também registrou um crescimento acentuado no número de casos prováveis da doença, de 12 para mais de 30.

Críticas:

De acordo com um correspondente da BBC no Canadá, havia muitas críticas da imprensa pelo fato de o governo não seguir o mesmo modelo da OMS.

Quase 30 pessoas já morreram devido à pneumonia na região metropolitana de Toronto.

Outros dois casos prováveis da doença foram relatados na cidade de Vancouver.

Enquanto isso, cidades asiáticas tentam se recuperar dos estragos causados pela pneumonia.

Hong Kong se esforça para trazer de volta turistas e homens de negócios depois que a OMS retirou a proibição de viagens para lá.

Relojoaria é assaltada no centro de Três Lagoas

0

30/05/2003 09h06 – Atualizado em 30/05/2003 09h06

A Polícia Civil do 1ºDP divulgou, agora pela manhã, um assalto a relojoaria, no centro comercial de Três Lagoas, ocorrido no início da tarde de ontem.

Três elementos, armados de revólver, simulando realizar compras, na Ótica e Relojoaria Aliança, localizada na rua Paranaíba, número 745, passaram a ameaçar o funcionário.

Eles levaram: 15 correntes, 20 pulseiras, 30 pingentes, 50 pares de brincos, todos de ouro, e ainda 40 correntes e 8 pulseiras folheadas também a ouro. O material foi todo colocado em uma sacola, que os assaltantes levaram em um veículo GM Corsa, de cor azul metálico.

O veículo, segundo já foi descoberto pelos agentes do 1ºDP, havia sido furtado, pela manhã, no Parque São Carlos. Ele foi posteriormente localizado, nas proximidades da ponte da Rede Ferroviária Federal, em Jupiá, às margens do Rio Paraná.

Fonte: Carlos Alberto D. Fernandes

1º Leilão “Só Mulheres” de Mato Grosso acontecerá durante a 39º Expoagro

0

30/05/2003 09h04 – Atualizado em 30/05/2003 09h04

As mulheres estão conquistando o seu espaço na pecuária. E no Mato Grosso não é diferente. No dia 16 julho, às 20 horas, no recinto da Expoagro, em Cuibá, acontecerá o 1º Leilão Só Mulheres do Mato Grosso, ofertando 45 lotes de Nelore PO de raça e beleza (45 Fêmeas). O remate está sendo organizado pelas pecuaristas Élide Mazer, Mônica Marchett, Tereza G. de Lima e Vera Maria R. Nunes Moraes e a expectativa de público é de 800 pessoas.

Além das organizadoras, convidadas especias estarão colocando animais reserva de plantel: Ana Carolina Ribeiro, Carla de Freitas, Celcita Pinheiro, Célia Borges, Claudia Tosta Junqueira, Diva Pradinho, Dora de Castro Arcângelo, Elza Guimarães, Gina Viacava, Maria Cristina Guimarães, Maria Helena Borges, Maria Lopes, Maria Luíza Guimarães, Marina Sabio de Mello, Mirella Basso Foschi, Nelcy Palhares Ribeiro, Silvana Sandoval, Susana Cândia, Téia Fava Marques, Terezinha Maggi, Vânia Hungaro e Vitória Dorotti Bonfin e Silva.

Os animais estão sendo vistoriados pelo técnico Luís Humberto Junqueira, da L. J. Assessoria Pecuária. Além de novilhas, vacas – paridas ou prenhes – e um embrião estarão à venda. O remate será realizado pelas leiloeiras Leilopec (SP) e JJ Leilões (MT) e terá transmissão pelo Canal do Boi. Na batida do martelo estará Paulo Brasil.

Outras informações do 1º Leilão “Só Mulheres” de Mato Grosso podem ser obtidas através dos telefones (65) 9777-4719 / 627-7052.

Famasul promove curso para Agente de Desenvolvimento

0

30/05/2003 08h53 – Atualizado em 30/05/2003 08h53

A Famasul (Federação Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) já começou a viajar pelo interior do Estado para realizar a capacitação de Agente de Desenvolvimento do programa Bolsa Arrendamento e Parceria. A Bolsa, que foi lançada no dia 26 de maio, faz parte do programa da Seprotur (Secretaria do Estado de Produção e Turismo) para expandir a área agrícola do Estado.

Os Agentes do Desenvolvimento vão operacionalizar a Bolsa de Arrendamento e os assessores técnicos atenderão como suporte. Pelo menos duas pessoas de cada Sindicato Rural estarão desenvolvendo o trabalho nos municípios de Mato Grosso do Sul.

O programa de capacitação começa no dia 2, no Sindicato Rural de Campo Grande. Serão dois dias de curso, os municípios de Naviraí, Três Lagoas, Dourados e Coxim são os próximo a receber o treinamento.

Confira o cronograma:

Capacitação Agentes de desenvolvimento e Assessores técnicos (FAMASUL/SEPROTUR/SENAR)

02 e 03/06/2003 – Campo Grande – Sindicato Rural

02 e 03/06/2003 – Naviraí – Sindicato Rural

09 e 10/06/2003 -Três Lagoas – Sindicato Rural

11 e 12/06/2003 – Dourados – Sindicato Rural

16 e 17/06/2003 -Coxim – Sindicato Rural

Repórter da BBC compra ingredientes de gás sarin

0

30/05/2003 08h49 – Atualizado em 30/05/2003 08h49

Um repórter da BBC conseguiu comprar os produtos químicos usados na produção do gás sarin – arma química capaz de matar em poucos segundos – usando apenas um cartão de crédito e uma carta falsa em nome de uma empresa em papel timbrado.

Há regras rígidas para a importação e exportação dos componentes do sarin, mas não há leis controlando a venda dos componentes do produto internamente.

O repórter Angus Stickles– do programa Today, transmitido pela Radio 4 na Grã-Bretanha– conseguiu comprar produtos químicos capazes de produzir o dobro da quantidade de sarin usada no metrô de Tóquio no atentado que matou 12 pessoas em 1995.

Em três semanas, ele conseguiu os quatro componentes enviando pedidos por fax para duas empresas britânicas.

Internet:

Um guia sobre como produzir o sarin foi encontrado na Internet pelo repórter com a ajuda de um estudante da Universidade de Bristol.

O neurotóxico sarin pode ser absorvido através da respiração e do contato com a pele ou mucosas da boca e dos olhos.

Uma vez na corrente sangüínea, ele afeta o sistema nervoso central causando desmaios, convulsões e colapso nervoso, que leva à morte em poucos segundos.

Máscaras impedem intoxicação pelo agente em forma de vapor, mas para a forma líquida é preciso vestir equipamento de proteção completo.

Responsabilidade:

A Associação da Indústria Química, cujos associados seguem um código de conduta voluntário, disse que é difícil criar regras para controlar a venda dos produtos porque muitos deles têm um uso doméstico, comercial e industrial legítimo.

O porta-voz da associação, Steve Elliot, disse que a responsabilidade de monitorar pedidos suspeitos e de controlar os funcionários recai sobre as empresas.

A investigação da BBC foi feita em um momento de alerta contra atentados na Grã-Bretanha.

Em volta do Parlamento, por exemplo, foram construídas barreiras de concreto para proteger a casa de ataques suicidas, e a seguranças nos aeroportos foi reforçada.

PRF apreende 4,4 mil litros de bebidas sem nota fiscal

0

30/05/2003 08h37 – Atualizado em 30/05/2003 08h37

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu na manhã de ontem 4.473 litros de bebidas diversas ontem na rodovia BR 163, próximo a Jaraguai, que estavam sendo transportadas em nota fiscal. Segundo a assessoria de imprensa da PRF, as mercadorias estava sendo transportada por Araci Maria Martins. Os produtos foram encaminhados para a secretaria local da Receita Federal.

Bonito, a cidade do turismo ecológico

0

30/05/2003 08h25 – Atualizado em 30/05/2003 08h25

A 300 quilômetros de Campo Grande, a cidade de Bonito cresce em ritmo acelerado e o turismo acompanha e também faz esse desenvolvimento. Hoje o Bom Dia MS convida você para um passeio pelo município. A reportagem de Cláudia Gaigher mostra como Bonito se organizou para se transformar na cidade do turismo ecológico.

Durante décadas era em busca de peixes que milhares de turistas visitavam o Pantanal. são 50 mil pescadores por ano em cada temporada de pesca.

Milhões de quilos de peixes foram retirados dos rios pantaneiros. A natureza sentiu. Os pesquisadores alertaram que os estoques pesqueiros estavam diminuindo. Nos últimos anos, o governo vem impondo regras mais duras para a pesca. Peixe só na medida e em oito rios é proibido levar o pescado. É a lei do pesque e solte.

O turismo contemplativo deu tão certo, que muitas fazendas tradicionais de pecuária, estão abrindo as porteiras para os visitantes. Máquinas na mão, a diversão é flagrar os animais.

O turismo nas fazendas do Pantanal foi a saída para pecuaristas descapitalizados que não tinham como competir com a pecuária moderna.

E com a chegada de organizações não governamentais e universidades veio o turismo científico. Os visitantes pagam para trabalhar com os pesquisadores.

O dia amanhece e eles saem cedo. Vão em busca de pequenos peixes.

Mas é na região da Serra da Bodoquena que o ecoturismo mais se desenvolveu. Bonito é referência mundial. Em uma década, o número de hotéis saltou de seis para 67. O ano todo tem hóspedes.

São mais de 100 mil visitantes por ano movimentando milhões de reais.

Em bonito a preocupação não é com quantidade, mas com a preservação da área visitada. Em todos os passeios há um limite máximo de visitantes por dia. No Aquário Natural, por exemplo, só entram 200 visitantes diariamente. É o que a natureza suporta. O cardume de piraputangas nada junto com os visitantes.

Nos rios de Bonito é proibido pescar. Os cardumes são protegidos. O homem só se aproxima assim contemplando. Fazer os passeios só com guia.

São 35 opções. O controle da visitação é feito através do vaucher único criado pela comunidade. Todo visitante tem de apresentar esse passaporte. Assim é possível saber exatamente quantas pessoas estão visitando o município.

E quem visita a cidade entende o por que de tantas regras de preservação. Ambientes frágeis que tratados com cuidados resistem e presenteiam os visitantes com imagens privilegiadas.

Fonte: TV Morena

Benefício do INSS será reajustado em 19,71%

0

30/05/2003 08h19 – Atualizado em 30/05/2003 08h19

Os 6,6 milhões de aposentadorias, pensões e auxílios pagos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) com valor acima do salário mínimo serão reajustados em 19,71% a partir do próximo mês. Com isso, o novo teto dos benefícios passa de R$ 1.561,56 para R$ 1.869,34.

O reajuste apenas repõe a inflação -registrada pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor)- nos 12 meses anteriores à correção. Não será concedido aumento real a esses benefícios. O salário mínimo teve reajuste de 20% em abril, embutindo um ganho real de 1,46%.

Embora o reajuste entre em vigor domingo, os beneficiários só receberão o aumento em julho. Com o reajuste, as despesas da Previdência aumentarão R$ 461 milhões neste ano. O decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a medida deverá ser publicado no “Diário Oficial” hoje.

O aumento acima do mínimo também implica reajuste da tabela da Previdência. O novo teto de contribuições para empregados será R$ 205,62, cobrados a partir de junho. A menor contribuição, R$ 18,36 (já em vigor).

A contribuição máxima feita por contribuintes individuais, cuja alíquota é de 20%, será R$ 373,87. Com as novas regras, a Previdência arrecadará a mais R$ 40 milhões neste ano.

Nos últimos cinco anos, o INSS vem adotando o INPC para reajustar os benefícios porque considera que o índice reflete melhor o poder de compra dos trabalhadores com faixa de renda até oito salários mínimos, faixa em que estão os segurados do INSS.

Prefeitos do Brasil e Paraguai assinam protocolo de intenções

0

30/05/2003 08h16 – Atualizado em 30/05/2003 08h16

O prefeito Vagner Piantoni (PT), e mais três prefeitos da região de fronteira, assinaram ontem pela manhã durante reunião no Hotel Pousada do Bosque de Ponta Porã, o protocolo de intenções para criação do Plano Diretor Bi-Nacional entre as cidades brasileiras e paraguaias localizadas na região de fronteira. O evento contou com a participação de autoridades civis e militares dos dois países, além dos prefeitos de Bela Vista, Geraldo Murano (PDT); Bella Vista-Paraguai, Rigoberto Caballero Gonzáles; e de Pedro Juan Caballero, Angélica Valdez. Todos demonstraram disposição em lutar de forma organizada e em parceria pelo desenvolvimento econômico e social dos municípios. Piantoni disse que a assinatura do protocolo de intenções para começar a elaborar o plano diretor é um fato muito importante para os quatro municípios da fronteira. Ele disse que hoje se pode discutir um plano diretor porque as cidades estão sendo bem administradas. “Quando assumimos não tínhamos nem uma ambulância e o único hospital que atende pela rede pública estava fechado. Hoje a situação já melhorou muito e temos certeza que vai melhorar muito mais”, disse. O prefeito de Ponta Porã disse que além através do plano diretor será possível reforçar parcerias não só na área de saúde, mas também na educação e nas mais diversas áreas. “O plano será importante para que brasileiros e paraguaios possam planejar o que querem para o futuro. Vamos descobrir a vocação de cada cidade, para com essas informações desenvolver os projetos voltados para o bem estar da população”. Vagner Piantoni disse que durante reunião de prefeitos do PT com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Brasília, pediu ao presidente que se estabeleça políticas diferenciadas para os municípios da região de fronteira. O mesmo pedido foi feito aos ministros do governo federal. Piantoni disse hoje os municípios são tratados de forma igualitária e que durante o governo Fernando Henrique, 80% das verbas destinadas para o Estado ficavam em Campo Grande e os outros 20% eram distribuídos para os não aliados do governador Zeca do PT.

Policiais do interior avaliam proposta de reajuste

0

30/05/2003 08h08 – Atualizado em 30/05/2003 08h08

Os policiais dos quartéis do interior de Mato Grosso do Sul avaliam nesta sexta-feira, às 8h, em assembléia, proposta de reajuste salarial de 8%, oferecida pelo governo estadual. Amanhã, a categoria debate a oferta em Campo Grande.

Para o presidente da Associação de Cabos e Soldados de Mato Grosso do Sul, cabo Cláudio de Mello, “a proposta do governo é injusta”.

PIB cai 0,1% no 1º trimestre em relação aos três meses anteriores, diz IBGE

0

29/05/2003 16h59 – Atualizado em 29/05/2003 16h59

RIO – A economia brasileira ficou estagnada nos três primeiros meses do ano. O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro caiu 0,1% no período em relação ao período de outubro a dezembro de 2002, informou nesta quinta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O percentual leva em conta ajuste sazonal.

A expectativa dos economistas é de que a queda na atividade econômica continue no segundo trimestre e já há quem fale me recessão (veja aqui).

Em relação ao mesmo período de 2002, quando o país ainda sofria os efeitos do racionamento, houve crescimento do PIB e 2%. No acumulado dos 12 meses encerrados em março, o PIB cresceu 2,2% contra os quatro trimestres imediatamente anteriores.

Na comparação entre o primeiro trimestre deste ano e o de 2002, o valor adicionado aos preços básicos aumentou 2,1% e os impostos sobre produtos subiram 0,9%. Todos os setores apresentaram crescimento. O maior foi de 8,6% verificado pela Agropecuária. A indústria avançou 2,9% e os serviços cresceram 0,8%.

Já na comparação entre o primeiro trimestre deste ano e os três meses imediatamente anteriores, a agropecuária cresceu 3,7%, a indústria contraiu-se em 2,2% e os serviços ficaram estagnados.

CONSUMO – O consumo das famílias brasileiras – que responde por 60% do PIB – registrou queda de 2,3% no primeiro trimestre deste ano, divulgou há pouco o IBGE. Foi o sétimo trimestre consecutivo de recuo nesse indicador. Segundo Roberto Olinto, chefe do Departamento de Contas Nacionais, o resultado é fruto da atual conjuntura econômica.

  • A renda em queda, os juros altos e a falta de crédito explicam a queda no consumo da família – disse Olinto.

Produção do Nelore Natural é tema de Dia de Campo no MS

0

29/05/2003 16h55 – Atualizado em 29/05/2003 16h55

No dia 7 de junho, na Fazenda Terra do Sol, na cidade de Terenos, no Mato Grosso do Sul, será realizado o dia de campo ­ Produção do Nelore Natural ­ que enfocará a viabilidade do boi de capim.

A fazenda onde o dia de campo será realizado pertence a Antônio Sacchi, campeão na categoria melhor carcaça, da primeira etapa do Circuito Boi Verde, campeonato nacional de julgamento de carcaças promovido pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB). ³O objetivo do evento é demonstrar aos participantes a simplicidade da produção do nelore natural, que aliada á genetica, alcança melhores resultados na pecuária de corte² explica Sacchi, referindo-se a sua iniciativa.

A programação iniciará as 7h30 da manhã e seguirá com a palestra de Carlos Grossklaus, técnico da ACNB. Em seguida Antonio Sacchi contará sua experiência e o trabalho que desenvolve na fazenda e, para finalizar as palestras, a equipe técnica da Cooperativa Agropecuária Camda, que fornece assistência técnica a propriedade farão seus comentários. Em seguida, os participantes visitarão os animais da propriedade e encerrarão com almoço para todos os participantes.

Perfil de produtos com carne bovina começa a mudar em Cassilândia

0

29/05/2003 16h53 – Atualizado em 29/05/2003 16h53

A chamada região do Bolsão, composta pelos municípios de Três Lagoas, Brasilândia, Água Clara, Chapadão do Sul, Cassilânida, Inocência, Paranaíba, Aparecida do Taboado e Selvíria, compõe uma das divisões feitas pelo programa da Cadeia da Carne de Mato Grosso do Sul, com o objetivo de desenvolver os segmentos da cadeia e facilitar o acesso dos envolvidos com o Núcleo Gestor do programa.

Cassilândia, localizada a 489 km da capital, Campo Grande, recebeu um dos três treinamentos oferecidos este ano na região, que já capacitaram 175 pessoas no Bolsão. Trata-se de Embutidos de carne bovina, que teve duas turmas, no período de 19 a 23 de maio, envolvendo 24 profissionais de supermercados e açougues e aconteceu sob a responsabilidade do Senai de Três Lagoas.

Segundo o instrutor José Roberto Alves, o principal objetivo do treinamento é esclarecer e alertar sobre a utilização de aditivos químicos. “O uso do sal de cura, que contém nitrito e nitrato de sódio, precisa ser racionalizado para não prejudicar a saúde do consumidor, o uso irracional pode até causar câncer”, afirma. Ele também diz que uma das formas de melhorar a situação seria controlar a venda da química, com comercialização somente para estabelecimentos credenciados, que poderiam ser inspecionados por técnicos do governo, da Cadeia da Carne, do Senai, Senar, entre outros.

Uma característica comum deste treinamento em todos as localidades em que foi aplicado, é reunir profissionais com muita experiência e outros mais jovens. Para Argil Goulart Filho, açougueiro há 25 anos, o que muda agora não é exatamente a técnica e sim o processo. “Antes nós utilizávamos os produtos de acordo com que considerávamos correto, não havia medidas e os cuidados com a higiene eram poucos. Isso mudou, agora vou colocar em prática no açougue que trabalho. Estou contente por ter participado, está é a primeira vez que acontece um curso destes por aqui”, contou.

Açougueiro há 15 anos, Valdir de Freitas, afirma que a principal vantagem do treinamento é a economia de material, possível com a utilização correta. “Agora sabemos que se utilizarmos de forma certa a química, nós gastamos menos e não arriscamos a saúde de quem compra nossos produtos. No açougue em que trabalho tenho um colega que não pode participar do curso, estou passando tudo para ele e ele ficou bastante contente com as informações, queremos manter esta prática para não voltarmos a fazer errado”.

Iniciativa:

Em Cassilândia, o treinamento foi possível através do apoio da Associação Comercial e Industrial do município, que viabilizou o material utilizado no treinamento. “Estamos buscando parcerias para desenvolver as atividades profissionais. O programa Cadeia da Carne contribuiu para que nós déssemos uma nova dinâmica a nossa administração”, afirma Admar Leal Filho, presidente da associação, no cargo desde fevereiro deste ano.

Segundo o técnico do Senai de Três Lagoas, Luiz Guilherme Gonçalves, o município de Três Lagoas deve receber mais uma turma do treinamento de embutidos em julho.

O Núcleo Gestor do programa Cadeia da Carne é formado pela Acrissul, AMAS, ASBRAM, ASPNP, Banco do Brasil, DFA, Embrapa, FIEMS/SENAI, Famasul, Governo do Estado, através da Secretaria de Produção, Sebrae/MS, Sicadems, Senar e UFMS.

PT de Três Lagoas recebe mais de 200 novas filiações

0

29/05/2003 16h49 – Atualizado em 29/05/2003 16h49

Com as filiações de Hélio Morales e de Marco Lúcio, o PT de Três Lagoas já estuda a possibilidade de partir para uma pré-candidatura própria para as eleições de 2004.

O Partido dos Trabalhadores (PT) recebeu 227 novas filiações partidárias, aproveitando a solenidade que formalizou o ingresso de Hélio Morales Leal e de Marco Lúcio Trajano dos Santos, na noite desta terça-feira, na Casa da Amizade.

Quase 500 pessoas entre filiados do PT e de outros partidos, como o PMN, PSB, participaram do evento, que reuniu o presidente do diretório municipal do partido, Cláudio César de Alcântara, o deputado estadual Semy Ferraz (PT), o vereador Gilmar Garcia Tosta (PT), e o vice presidente regional do PT, Mariano Cabreira.

Na mesma ocasião, o Núcleo Jovem do PT anunciou também mais 75 novas filiações para a ala jovem do partido.

“Nosso partido não é um partido de caciques, mas de companheiros, por isso é que estamos aqui reunidos para receber estas importantes e novas filiações”, disse o presidente do diretório Municipal do PT.

Hélio Morales

Na formalização oficial de sua filiação ao PT, Morales manifestou que “Três Lagoas não pode mais caminhar contra a mão da história. Precisamos andar de mãos dadas, criando parcerias com o governador Zeca do PT e com o presidente Lula”.

Ao explicar os motivos que o levaram a filiar-se ao PT, o empresário destacou a história, a transparência e o idealismo do partido. “quero sentir-me mais um no PT, porque para vencermos a eleição, no ano que vem, precisamos formar um grande bloco e consolidarmos tudo o que sonhamos para Três Lagoas”, disse Morales.

Marco Lúcio

“Com muita honra e depois de muito pensar, aqui estou eu no PT”, disse o médico Marco Lúcio, após assinar a ficha de filiação ao PT.

Ao colocar-se também à disposição do PT, o médico expressou o seguinte: “o povo necessita de uma política, voltada para o social. O povo, a nossa gente simples, não precisa de favores, mas exige o cumprimento de direitos”, frisou Marco Lúcio.

Em sua manifestação, o médico, por duas vezes candidato a prefeito da cidade e Senador substituto de Wilson Barbosa Martins, quando eleito governador, destacou também sua vontade de “juntar forças, num grande vergalhão, aonde os gravetos unidos jamais serão quebrados”.

No encerramento do evento, o deputado Semy convocou a todos para a “construção de um novo projeto político para Três Lagoas, um verdadeiro projeto de mudança”.

Vizinhos brigam e um deles vai para a cadeia

0

29/05/2003 16h35 – Atualizado em 29/05/2003 16h35

No início da noite desta terça-feira, uma briga entre vizinhos do mesmo quintal provocou ferimentos graves em um deles e o outro foi parar na cadeia.

O fato aconteceu no bairro Paranapungá, numa casa da rua Fariza Zaguir, em Três Lagoas, por volta das 17h45.

Walter do Espírito Santo Garcia, de 37 anos de idade, vulgo “Pata Choca”, acabou desentendendo-se com seu vizinho, que reside no mesmo terreno, numa casa anexa. Segundo foi apurado pela Polícia Civil do 1º Distrito Policial, “Pata Choca” começou a implicar com a sua vizinha, que dava banho em sua filha de quatro anos de idade, no tanque usado pelas duas famílias. Reclamando que a mulher estava “embaçando”, desferiu-lhe um golpe com uma panela.

Diante disso, a mulher, cujo nome não foi divulgado, chamou pelo seu marido, conhecido apenas por Manoel. Quando ele pediu explicações ao “Pata Choca”, ele acabou pegando um pedaço de ferro e atacou de forma violenta o seu vizinho, atingindo-o no braço esquerdo. Por causa do forte golpe, Manoel teve ferimentos de natureza grave e fratura no braço.

Ele foi socorrido pela ambulância do Corpo de Bombeiros e levado ao Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, aonde foi submetido a cirurgia.

O fato foi comunicado à Polícia Militar, que acabou prendendo o agressor, levando-o ao 1º DP. Ele permanece detido em uma das celas da Delegacia, aguardando vaga para ser transferido para o estabelecimento Penal de Três Lagoas (EPTL).

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.