19.2 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de junho de 2026
Início Site Página 14091

Transporte Escolar: prefeitos aprovam proposta do governo

0

27/05/2003 15h03 – Atualizado em 27/05/2003 15h03

Os prefeitos de Mato Grosso do Sul aprovaram há pouco, durante assembléia-geral ocorrida na Assomasul, a proposta do governo estadual de liberar os recursos atrasados do transporte escolar, referente ao primeiro semestre deste ano, em cinco parcelas a partir do mês de junho.

Pelo acordo, o governo se comprometeu quitar o débito com os municípios com os mesmos valores da per capita (custo por aluno), de 2002, ou seja R$ 30, além de liberar mais R$ 7 em combustível em três parcelas já a partir deste mês.

Desta forma, a elevação da “per capita” para R$ 37 representa um custo adicional de R$ 156 mil por mês, segundo cálculos dos técnicos do governo.

Para o segundo semestre deste ano, o acordo prevê a liberação dos valores destinados a manutenção do transporte escolar da seguinte forma: o pagamento referente aos meses de julho e agosto será feito em três parcelas, ou seja, meses de agosto, setembro e outubro. Já os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro serão quitados nos dois últimos meses do ano.

Ao final do encontro, o presidente da Assomasul, Dirceu Lanzarini (PSDB), considerou positivo o entendimento com o governo, mesmo entendendo que o valor gasto pelos municípios por aluno transportado da rede estadual de ensino atinge os R$ 60.

Segundo ele, hoje as prefeituras, além de serem obrigadas a “puxar” os estudantes da rede municipal, transportam diariamente 22 mil alunos do Estado, o que representa um custo muito elevado de recursos, principalmente para bancar os serviços de manutenção dos ônibus que fazem o percurso freqüente entre a sede do município e a zona rural.

O prefeito de Coxim e presidente da comissão de educação da Assomasul, Oswaldo Mochi Junior, comentou que, apesar do acordo firmado, continuará os entendimentos com o governo no sentido de estabelecer valores correspondentes ao quilômetro rodado, como forma de melhor o atendimento no setor, sobretudo, elevando os recursos a serem aplicados no segundo semestre do ano.

Participaram da reunião, segundo a diretoria da entidade, cerca de 40 dos 77 prefeitos do Estado.

Gata no chuveiro vira atração da Expoagro

0

27/05/2003 14h57 – Atualizado em 27/05/2003 14h57

Uma peça publicitária está chamando a atenção das pessoas que vistam o setor comercial da 39ª Expoagro. Em trajes sumários a modelo, Tatiane Ferreira, de 20 de anos, faz a apresentação de uma marca de chuveiro.

Se depender da empolgação da platéia, o produto será um dos campeões de venda da exposição.

Na noite deste domingo o único inconveniente foi o frio que fazia na hora da apresentação.

CAE fará audiência com Guido Mantega e Antonio Palocci

0

27/05/2003 14h44 – Atualizado em 27/05/2003 14h44

Os senadores da CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) aprovaram na reunião de hoje requerimento das senadoras Ana Júlia (PT-PA) e Patrícia Saboya (PPS-CE) que solicita audiência pública na comissão para tratar as estratégias de assistência ao Brasil previstas pelo Bird (Banco Mundial) e pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

Elas sugerem a presença dos dirigentes destas instituições no Brasil, do ministro da Fazenda, Antonio Palocci, e do ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Guido Mantega. Também devem ser convidados os representantes do Brasil junto ao Banco Mundial e ao BID.

PM prende dupla que tentava roubar casa no Tiradentes

0

27/05/2003 14h42 – Atualizado em 27/05/2003 14h42

Dois homens foram presos há pouco pela Polícia Militar na Rua Marquês de Pombal, próximo à Rua Getúlio Lima, no bairro Tiradentes. Três viaturas estão no local neste momento onde vários curiosos acompanham a ação policial. A dupla teria tentado assaltar uma casa na rua Bela Cintra, também no bairro Tiradentes, e teriam se aproveitado da ausência do proprietário.

Zeca reúne-se esta tarde com mais quatro secretários na Capital

0

27/05/2003 14h34 – Atualizado em 27/05/2003 14h34

O governador Zeca do PT prossegue hoje à tarde as audiências com os secretários de Estado, iniciadas ontem e que visam avaliar o desempenho das respectivas pastas e verificar o andamento dos projetos definidos como prioritários dentro do planejamento estratégico do governo.

Serão feitas avaliações com os secretários José Felício (Produção e Turismo), às 14h; Valteci Ribeiro de Castro Jr. (Desenvolvimento Agrário), às 15h30; Silvio Nucci (Cultura, Esporte e Lazer), às 16h30; e Egon Krakhecke (vice-governador e secretário de Planejamento, Ciência e Tecnologia), às 17h30.

O secretário de Coordenação Geral do Governo, Paulo Duarte, acompanha as audiências do governador com os secretários. Já amanhã, o governador Zeca recebe o secretário de Receita e Controle, José Ricardo Cabral, às 8h; Dagoberto Nogueira, de Justiça e Segurança Pública, às 15h30; e Ronaldo Franco, de Gestão Pública, às 16h30; e Maurício Arruda, de Infra-Estrutura e Habitação, às 17h30. Com informações da Agência Popular.

FOFOCA: Erasmo e Roberto Carlos podem ser presos

0

27/05/2003 14h29 – Atualizado em 27/05/2003 14h29

Apesar de condenados pelo plágio de uma música, os cantores Roberto Carlos e Erasmo Carlos não cumpriram parte da sentença dada pela Justiça.

Agora, os dois terão de depor mais uma vez na Justiça do Rio. Eles foram denunciados pelo Ministério Público pelo crime de desobediência.

A audiência está marcada para 29 de julho. No dia, o juiz responsável pelo processo poderá aplicar uma multa ou uma pena restritiva de direitos em troca da suspensão do processo.

Se a transação não for aceita, os compositores poderão pegar de 15 dias a seis meses de prisão.

Os problemas de Roberto e Erasmo Carlos começaram em 1990, quando Sebastião Braga entrou com ação na Justiça do Rio de Janeiro acusando os cantores de terem plagiado música de sua autoria.

Segundo Braga, Roberto Carlos teria gravado, em disco lançado em 1987, a música O Careta, que seria uma cópia document.write Chr(39)document.write Chr(39)melódica e harmônicadocument.write Chr(39)document.write Chr(39) de Loucuras de Amor, composta por Braga.

Ele então foi à Justiça pedir reconhecimento do plágio e a inserção de seu nome nas gravações ainda não distribuídas do disco, além da imposição aos cantores do pagamento de indenizações por danos materiais e morais.

Depois de uma batalha na Justiça, os cantores foram condenados a indenizar o autor em mais de R$ 1 milhão por danos materiais. Eles teriam de pagar ainda a Sebastião dois mil salários mínimos a título de danos morais.

No entanto, Roberto e Erasmo Carlos não cumpriram parte da sentença judicial que era publicar declaração em jornal de grande circulação sobre o fato e incluir o nome de Sebastião Braga nos novos CDs.

A juíza Maria Leonor Baptista Jourdan, então, encaminhou ofício ao Ministério Público solicitando que os cantores fossem denunciados por infração ao artigo 330 do Código Penal.

document.write Chr(39)document.write Chr(39)Os réus continuam desafiando a justiça sem obedecer às ordens judiciais, procurando confundir o juízo e procrastinando o feito através de todas as formas imagináveis de recursos, o que, diga-se, já os levou à condenação em ambos os graus de jurisdição. Em resumo: procuram confundir o juízo, desrespeitando a justiçadocument.write Chr(39)document.write Chr(39).

Fonte : Rádio Grande FM

Sharon e Abbas se reúnem para preparar encontro com Bush

0

27/05/2003 14h25 – Atualizado em 27/05/2003 14h25

Os primeiros-ministros israelense e palestino planejam se encontrar em Jerusalém em breve para abrir caminho para uma esperada reunião de cúpula com o presidente americano, George W. Bush, no próximo mês.

Há indicações de que o encontro entre Ariel Sharon e Mahmoud Abbas, também conhecido como Abu Mazen, vai acontecer nos próximos dias, e não nesta quarta-feira, como originalmente planejado.

Vai ser o primeiro contato de alto nível entre israelenses e palestinos desde que o gabinete de Israel aprovou o plano de paz para o Oriente Médio, no fim de semana.

O anúncio foi feito depois que Sharon indicou estar disposto a retirar as tropas israelenses da Cisjordânia e da Faixa de Gaza.

Ocupação:

Defendendo sua decisão de apoiar o plano de paz, Sharon disse que manter 3,5 milhões de palestinos sob ocupação é ruim para os dois lados.

O uso da palavra “ocupação” por Sharon parece sinalizar uma mudança pessoal e talvez uma nova política governamental, segundo o correspondente da BBC em Jerusalém Jeremy Cooke.

Autoridades israelenses anunciaram na segunda-feira que o presidente Bush deve participar de um encontro com os primeiros-ministros israelense e palestino na Jordânia na semana que vem.

As negociações entre Sharon e Abu Mazen devem se concentrar em uma forma de fazer o processo de paz se desenvolver e em questões de segurança, de acordo com especialistas.

Vai ser o segundo encontro entre eles desde que Abu Mazen tornou-se primeiro-ministro palestino, em 30 de abril.

Israel diz que não pode haver progressos até que os ataques contra os israelenses cessem completamente.

A linguagem cuidadosa de Sharon nas últimas 24 horas encorajou os palestinos, de acordo com o correspondente da BBC.

Mas ele tem sofrido críticas dentro de seu próprio partido, o Likud, de políticos que são contra o plano de paz, segundo a rádio do Exército israelense.

Manobra:

Alguns dos críticos de Sharon dizem que sua nova disposição em se comprometer é apenas uma manobra política.

Analistas afirmam que tanto para palestinos quanto para israelenses há desafios desconfortáveis para fazer o plano de paz dar certo.

O primeiro-ministro palestino prometeu ser duro com militantes islâmicos e pôr um fim aos atentados suicidas contra alvos israelenses.

Do seu lado, o primeiro-ministro de Israel terá que retirar tropas de áreas palestinas e interromper a criação de novos assentamentos na Cisjordânia e da Faixa de Gaza – o que ainda não está ocorrendo.

26 máquinas serão demonstradas na 4ª Expodinâmica

0

27/05/2003 14h19 – Atualizado em 27/05/2003 14h19

A 4ª Expodinâmica teve início hoje às 8h, em uma área de 12 ha, como parte da programação da 39ª Expoagro. No local foram plantadas lavouras de pastagens, fruticultura, horticultura, girassol e alternativas de inverno (sorgo forrageiro, sorgo granífero, milho, trigo, feijão, aveia branca, aveia preta, ervilhada, triticale e nabo forrageiro).

A Expodinâmica compreende a demonstração de máquinas a campo e as parcelas de culturas. O evento pretende oferecer aos produtores rurais a possibilidade de observar o desempenho das máquinas e a qualidade das sementes, e calcular a produtividade de uma possível safra para fazer um investimento futuro de forma mais segura.

Nesses quatro dias, vários expositores apresentarão o que há de mais avançado em tecnologia de máquinas, implementos e insumos agrícolas, como semeadeiras, plantadeiras, colheitadeiras, pulverizadores terrestres, máquinas para fenação e ensilagem, roçadeiras manuais e tratorizadas, irrigação e pulverizações aérea e terrestre.

Na área de plantio das parcelas serão demonstradas as seguintes tecnologias: espaçamento normal e reduzido de milho (espaçamento + densidade); adubação nitrogenada na base, adubação no plantio, adubação em cobertura com sulfato de amônia e uréia (incorporado e a lanço); silagem de grão úmido e planta inteira; tratamento de sementes e manejo de pragas; e integração da agricultura/pecuária.

Fonte: Rádio Grande FM

Álcool em gel reduziu casos de queimaduras em 62%

0

27/05/2003 14h14 – Atualizado em 27/05/2003 14h14

Uma pesquisa de nível nacional desenvolvida pela SBQ (Sociedade Brasileira de Queimadura) revela redução de até 65% em acidentes provocados por álcool desde que o produto começou a ser comercializado apenas em forma de gel. A pesquisa foi desenvolvida em 56 centros de tratamentos de queimados no Brasil. Isso significa também um menor custo para o governo com tratamento, uma vez que esse tipo de acidente causa graves danos estéticos, psicológicos e, em alguns casos, funcionais. Segundo a SBQ, o custo diário do tratamento de um paciente “grande queimado” é de R$1,2 mil a R$1,5 mil sem levar em conta a reabilitação e os custos indiretos.

Guga estréia com vitória sobre Marc Rosset em Roland Garros

0

27/05/2003 14h08 – Atualizado em 27/05/2003 14h08

O tenista brasileiro Gustavo Kuerten, o Guga, estreeou nesta terça-feira no torneio de Roland Garros com uma suada vitória por 3 sets a 1 – em mais de três horas de jogo – diante do veterano suíço Marc Rosset, parciais de 6/2, 6/7, 6/2 e 7/6.

Guga, tricampeão em Roland Garros, agora enfrentará na próxima rodada, provavelmente na quinta-feira (a data ainda não foi divulgada), o marroquino Hicham Arazi que, nesta terça-feira, derrotou o holandês Raemon Sluiter por 3 a 1 (6/2, 6/7, 6/2 e 6/0).

O jogo de Guga, muito aplaudido pelo público, foi marcado por altos e baixos. Logo no início do primeiro set, ficou claro que ele encontraria dificuldades para superar o poderoso saque do suíço de 32 anos.

No entanto, ainda no primeiro set o tenista brasileiro encaixou boas jogadas e quebrou dois serviços seguidos do adversário, fechando o set com tranqüilidade.

Disputa:

No disputado segundo set, quem levou a melhor foi o suíço, fechando o tie-break por 7 a 3.

Contando com o apoio da torcida francesa, o tenista número um do Brasil começou um terceiro set arrasador, convertendo o seu serviço e quebrando o de Rosset nos dois primeiros games.

Alternando golpes fortes no fundo da quadra com bolas diagonais e paralelas bem colocadas, Guga abriu 3 a 0, mas depois de alguns tropeços diante do saque de Rosset, fechou o set com 6/3.

O quarto e último set foi duro até o último minuto, mas dessa vez o jogo de Guga acabou prevalecendo no tie-break, fechando o jogo com 7 a 3.

Repeteco:

Essa foi a segunda vez que Guga enfrentou Rosset. Na primeira, no ano passado, ele também também havia vencido por 2 sets a 0 (7/6 e 7/6), em Lyon, na França.

Contra o seu próximo adversário, Hiram Arazi, Guga também tem um retrospecto positivo. Em seis partidas, Kuerten perdeu apenas uma, a primeiro, há sete anos.

Desde então, Guga o venceu em Stuttgart (1997), Hamburgo (1998), Miami e Montecarlo (2001), e no Aberto da Austrália deste ano.

A última vez que Guga venceu o tradicional torneio francês foi em 2001. No ano passado ele caiu nas oitavas-de-final diante do espanhol Albert Costa, que acabou se sagrando campeão em 2002.

O atual campeão em Roland Garros, o espanhol Albert Costa, derrotou nesta terça-feira o argentino Sergio Roitman por 3 sets a 2 depois de vacilar no início da partida perdendo dois sets seguidos.

O número um do mundo Leyton Hewitt precisou de quatro sets, em três horas e 15 minutos sob o sol de Paris, para derrotar o americano Brian Vahaly.

Campo Grande vai sediar 4ª Convenção Lojista do CO

0

27/05/2003 13h56 – Atualizado em 27/05/2003 13h56

Campo Grande vai sediar, no próximo ano, a 4ª Convenção Lojista do Centro-Oeste. A definição da seda do próximo encontro acontece nos últimos dias 22 e 25 de maio, em Brasília, quando ocorreu a terceira edição do encontro. Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Moacir Kohl, o evento vai ajudar a divulgar o potencial turístico e econômico da cidade por conta dos empresários que estão em busca de novas opções de investimentos. Ele informou, segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, que o encontro de Brasília reuniu 50 mil pessoas, entre eles 17 presidentes de CDLs (Câmara de Dirigentes Lojistas).

Teste aponta 1,1 mil multas diárias a motos nas lombadas

0

27/05/2003 11h21 – Atualizado em 27/05/2003 11h21

O diretor-geral do Detrann (Departamento Estadual de Trânsito) de Mato Grosso do Sul revelou ao Campo Grande News que 12 lombadas da cidade estão há 15 dias flagrando motociclistas que trafegam além da velocidade permitida, ainda como forma de teste.

Segundo ele, os números de infrações são impressionantes. Vicente afirmou que, nesse período, foram nada menos que 1,1 mil multas diárias. De acordo com ele, há veículos que foram flagrados, em apenas um dia, 18 vezes trafegando acima do limite permitido. “Há alguns motociclistas que já teriam perdido a CNH se as multas forem cobradas”, afirmou. A infração pode custar R$ 574 e 7 pontos na carteira. Vicente anunciou esta manhã que as multas começam a valer assim que a aferição que o Inmetro (Agência Estadual de Metrologia) confirmar que a medição feita pelos equipamentos está correta.

Lombadas começam a multar motociclistas, anuncia Detran:

O Detran (Departamento Estadual de Trânsito) de Mato Grosso do Sul pretende começar ainda esta semana

a emitir multas nas lombadas eletrônicas a motociclistas.

Os equipamentos estão preparados para isso desde o ano passado, mas só agora o Departamento resolveu adotar

as multas em Campo Grande. Em Dourados elas já são cobradas.

O diretor-geral do órgão, Giberto Tadeu Vicente, disse ao Campo Grande News que as multas poderão valer “a partir de amanhã”. Vicente afirmou que aguarda apenas o resultado da aferição que o Inmetro está fazendo nos equipamentos para começar a cobrança.

Segundo ele, não vai haver aviso prévio aos motociclistas. “Não há necessidade disso, eles precisam cumprir a lei”, afirmou.

Artuzi pede substituição de pontes de madeira por concreto

0

27/05/2003 11h04 – Atualizado em 27/05/2003 11h04

O deputado estadual Ari Artuzi (PDT) está apresentando esta manhã na Assembléia Legislativa, indicação solicitando à Secretaria de Infra-Estrutura do Estado a realização de convênio com a Prefeitura Municipal de Dourados para que sejam construídas dez pontes de concreto em substituição às pontes de madeira hoje existentes. A reivindicação justifica-se pela situação precária que se encontram essas pontes, que com o passar do tempo foram deteriorando-se, deixando de oferecer as condições mínimas de segurança para quem necessita trafegar pelo local.

Artuzi solicita também que a Secretaria firme convênio com a prefeitura de Dourados para fornecimento de emulsão asfáltica para pavimentação de vias no Distrito de Vila São Pedro e demais Distritos da região. As estradas que cortam os distritos de Dourados, devido às más condições em que se encontram, deixam de oferecer condições seguras de trafegabilidade para os veículos automotores e outros tipos de meios de transporte que por ali passam diariamente.

Já para a região do Jardim Ouro Verde e Guanabara, o deputado reivindica a criação de um Posto Policial, a exemplo já existente na região do grande Flórida. Os atos de violência praticados pelas gangues e baderneiros de toda espécie são constantes nesses bairros, causando total insegurança à população. “O atendimento a esta reivindicação amenizará o desconforto enfrentado pelos moradores, que já padecem muito com tantos outros problemas próprios dos centros urbanos”, concluiu Artuzi.

Juros: Zeca diz que mudanças não podem ser bruscas

0

27/05/2003 11h01 – Atualizado em 27/05/2003 11h01

O governador Zeca do PT disse há pouco, durante solenidade no Comando Militar do Oeste (CMO), que concorda “em gênero, número e grau” com a política econômica do governo Lula. O petista disse que não pode haver pressa para derrubar os juros. “Tem que ter cautela”, acrescentou.

Para o governador, a “mudança não pode ser brusca”. O governo federal enfrenta “pressão” do mercado para reduzir os juros, mas resiste e diz que a queda vai acontecer “naturalmente”.

Sanesul promove campanha do agasalho em Coxim

0

27/05/2003 10h57 – Atualizado em 27/05/2003 10h57

Com o tema “Aqueça um coração! Doe calor!”, a Unidade de Gestão de Coxim (UG Taquari) está realizando a Campanha do Agasalho 2003. Esta é a terceira campanha realizada pela empresa, em parceria com as Rádios Band FM e Vale do Taquari, com o objetivo de arrecadar agasalhos, calçados e cobertores, doados pela população de Coxim, para serem distribuídos a comunidade carente da cidade.

A novidade deste ano, é que as pessoas que participarem da campanha, receberão um cupom e concorrerão a edredons, doados pela Pernambucana. A campanha se estende até o dia 13 de junho.

O lançamento da campanha reuniu na Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) os diversos parceiros envolvidos, por meio de seus representantes, tenente-coronel Fonseca, do 47º BI; major Dominoni, da Policia Militar; Adilson, da Ciretran; Renato, da Agesul; Wladimir – coordenador dos Programas Sociais do Governo do Estado; Gilson – representando a Promoção Social do município; senhora Evangelista – representando a direção das Rádios Vale do Taquari e Band FM. A psicóloga Rosângela Rezende, que também está na campanha, realizou uma dinâmica de grupo, ressaltando a importância da Solidariedade e o quanto é válida a iniciativa de quem doa.

Os postos de arrecadação estão localizados na Sanesul, na Polícia Militar Militar; no 47º BI; nas Rádios Vale do Taquari ou Band FM e nas Pernambucanas. A coordenação da campanha também vai à casa do doador, para buscar o agasalho.

Obras não vão parar, garante Jorge Dauzacker

0

27/05/2003 10h55 – Atualizado em 27/05/2003 10h55

O vereador Jorge Dauzacker (PV) disse que as obras que ele e o deputado estadual Ari Artuzi (PDT) vêm realizando na periferia de Dourados vão continuar. “Não vamos desrespeitar decisão da Justiça, mas enquanto não haver determinação legal, as obras serão mantidas porque atendem os anseios da população”, declarou Dauzacker. Ele disse que já está prevista a recuperação de dois bueiros em frente à escola do Jardim Izidro Pedroso. “O pedido foi feito pela prefeitura há mais de dois anos e até agora os bueiros continuam abertos, colocando os estudantes em risco”, declarou o vereador. Na denúncia pedindo inquérito por crime de usurpação da função pública contra o vereador e o deputado, o advogado Edivaldo Francisco Fernandes, assessor jurídico do prefeito Laerte Tetila (PT), cita também crime de abuso de poder econômico e ato de improbidade administrativa.

Produtores rurais terão reuniões mensais com deputados

0

27/05/2003 10h52 – Atualizado em 27/05/2003 10h52

A Comissão de Agricultura da Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul, presidida pelo deputado Semy Ferraz (PT), montou um cronograma de reuniões mensais para discutir problemas relacionados ao setor rural junto com os produtores. Por sugestão do deputado Paulo Corrêa, serão convidados representantes da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), Sindicato Rural de Campo Grande e da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul).

Nos encontros serão debatidas questões como o FCO (Fundo de Financiamento Constitucional do Centro-0este), Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), Expansul (Programa de Expansão de Área Agrícola) e Repasto (Programa de Recuperação de Pastagem). Confira o calendário de reuniões em 2003 e os respectivos temas a serem debatidos:

27/06 – Transgênicos

07/07 – Crédito Rural, FCO e PRONAF

25/07 – Agroindústrias artesanais

11/08 – EXPANSUL e REPASTO

29/08 – Questão tributária

08/09 – Agricultura familiar e reforma agrária

26/09 – Zoneamento Agrícola e Irrigação

24/10 – Pesquisa e Desenvolvimento

13/10 – Defesa sanitária animal e vegetal

10/11 – Agroindustrialização

28/11 – Política do Leite para Mato Grosso do Sul

08/12 – Água e energia no meio rural

13/12 – Comercialização para a agricultura familiar

Espetáculo O Show vai começar vai ser realizado hoje na Capital

0

27/05/2003 10h50 – Atualizado em 27/05/2003 10h50

Hoje às 20h30, no teatro Almir Sater, na Faculdade Unaes, em Campo Grande, será realizado o espetáculo “O Show vai começar”, com a apresentação Grupo Cooperativa do Bem. O grupo já fez várias apresentações no Temporadas Populares e no Festival de Inverno de Bonito, utilizando a arte circense e teatral em seus shows. A entrada é franca.

Inmetro espera fiscalizar cem lombadas dentro de 20 dias

0

27/05/2003 10h47 – Atualizado em 27/05/2003 10h47

O Inmetro (Agência Estadual de Metrologia) espera concluir em duas semanas, se o tempo permitir, a aferição das lombadas eletrônicas existentes em Mato Grosso do Sul, iniciada nesta terça-feira por Campo Grande. O trabalho, segundo informou o diretor-técnico do Inmetro, Augusto Barbato, antes era feito uma vez ao ano e agora será desenvolvido a cada seis meses.

A intenção é garantir que os equipamentos de fato marcam a velocidade do veículo que passa por eles. Para isso, os técnicos utilizam um aparelho chamado cronotacófrago, instalado em um veículo. São feitas medições em várias velocidades e se a lombada marcar o mesmo que o equipamento, ela recebe o selo do Inmetro. Em todo o Estado, cem controladores devem ser fiscalizados.

CULINÁRIA: Frango com alecrim e batatas

0

27/05/2003 10h39 – Atualizado em 27/05/2003 10h39

Ingredientes:

2 ramos grandes de alecrim

3 colheres (sopa) de suco de limão

6 colheres (sopa) de azeite de oliva

2 colheres (sopa) de vinho branco seco

2 dentes de alho

6 batatas graúdas

sal e pimenta-do-reino

1 kg de coxinha de frango

Modo de Preparo:

Tempere as coxinhas com sal e pimenta-do-reino. Ferva 3 litros de água e acrescente o frango à panela e ferva por 15 minutos. Escorra bem e seque-as com papel absorvente. Retire as cascas e corte as batatas em pedaços grandes. Aqueça o forno em médio. Em uma tigela coloque o azeite de oliva, suco de limão, alho, vinho e as folhinhas de alecrim. Misture bem e acrescente à tigela os pedaços de batata e as coxinhas de frango. Misture bem para o tempero incorporar e tempere com mais um pouco de sal e pimenta-do-reino. Coloque tudo em uma assadeira e leve ao forno quente por cerca de 45 minutos ou até as batatas ficarem macias. Sirva.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.