19.5 C
Três Lagoas
segunda-feira, 22 de junho de 2026
Início Site Página 14098

Chuvas deixam cinco bairros sem energia em Campo Grande

0

23/05/2003 11h04 – Atualizado em 23/05/2003 11h04

As chuvas da manhã desta sexta-feira em Campo Grande deixaram cinco bairros sem energia elétrica. De acordo com a Enersul, os bairros Itamaracá, Coronel Antonino, Nova Lima, Jardim Columbia e Jardim Anache tiveram o abastecimento de energia comprometido.

Segurança: “pacote” prevê investimento de R$ 6 milhões

0

23/05/2003 11h00 – Atualizado em 23/05/2003 11h00

O conjunto de medidas anunciadas pelo governador Zeca do PT, hoje, que englobam o Programa de Ações para o Desenvolvimento, estão investimentos no setor de Segurança Pública da ordem de R$ 6 milhões.

São reformas, ampliações e construções de delegacias, unidades da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros em Campo Grande e no interior do Estado; aquisição de armamentos, munições, equipamentos e viaturas.

Os recursos já estão em caixa, garante o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Dagoberto Nogueira.

Dentro do processo de unificação dos órgãos de segurança, serão construídas oito unidades mistas de polícia, sendo seis no interior – Dourados, Naviraí, Amambai, Ponta Porã, Porto Murtinho e Corumbá – e duas em Campo Grande.

Ainda na capital, o governo do Estado vai construir uma nova sede para a Diretoria-Geral da Polícia Civil (DGPC), no Parque dos Poderes, obra orçada em R$ 800 mil.

A Polícia Militar terá sedes novas em Campo Grande (Conjunto das Moreninhas, Coophatrabalho e distrito de Anhanduí) e em mais onze municípios do interior: Dourados, Água Clara, Assentamento Itamarati, Coxim, Camapuã, Corumbá, Anastácio, Guia Lopes da Laguna, Paranaíba, Inocência e Jateí. Também receberão sedes novas as unidades da PMR (Polícia Militar Rodoviária) de Bonito e Corumbá e da PMA (Polícia Militar Ambiental) de Aquidauana e Dourados.

Outra importante obra incluída no programa é a construção do Quartel Central do Corpo de Bombeiros, em Campo Grande, para atender o centro da cidade e os bairros Amambaí, São Francisco, Vila Planalto, Vila Brasil e Vila Célia. O investimento será de R$ 350 mil.

Passarão por reformas os prédios da Polícia Militar de Dourados, Ponta Porã, Pedro Gomes, Sonora, Jardim, Porto Murtinho, Paranaíba, Aparecida do Taboado, Cassilândia, Amambai, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Paranaíba (distrito de Raimulândia), Iguatemi, Eldorado, Paranhos e Bodoquena (Distrito de Morrraria).

Serão reformados também os prédios da Polícia Militar Ambiental de Batayporã, Brasilândia e de Jardim, as sedes da Polícia Militar Rodoviária de Dourados e Campo Grande; o prédio da Delegacia Especializada de Atendimento à Infância e Juventude (DEAIJ) e os prédios do 1º e do 4º Distritos Policiais.

Estão autorizadas obras de manutenção nas delegacias de Aquidauana, Anastácio, Bodoquena, Coxim, Dois Irmãos do Buriti, Eldorado, Bela Vista, Miranda, Sonora, Pedro Gomes, Rio Verde, São Gabriel do Oeste, Caarapó, Maracajú, Juti, Jateí, Bonito, Nioaque, Itaquiraí, Mundo Novo, Nova Andradina, Angélica, Ivinhema, Aparecida do Taboado, Terenos, Cassilândia, Sete Quedas, Coronel Sapucaia, Água Clara, Brasilândia, Iguatemi e Caracol.

Os prédios do Comando Geral e do 4º Subgrupamento e 1º Grupamento de Bombeiros Militares da Capital serão ampliados. Também passarão por reformas e ampliações as sedes do CB de Dourados, Corumbá, Ponta Porã, Aquidauana e Jardim. Só com as obras para atender a corporação do Corpo de Bombeiros Militar o Estado vai gastar R$ 871 mil.

O governo vai comprar armamentos sofisticados, novas viaturas e computadores e uniformes para os policiais civis e militares.

Acidente na BR-163 em Campo Grande envolve 4 veículos

0

23/05/2003 10h57 – Atualizado em 23/05/2003 10h57

Um acidente há pouco na BR-163, na saída para Cuiabá, em Campo Grande, próximo ao posto Carretão, envolveu quatro veículos. Segundo as informações do Corpo de Bombeiros, há vítimas presas nas ferragens dos veículos, um caminhão e três carros de passeio. Ainda não maiores detalhes sobre o ocorreu. Duas viaturas dos bombeiros estão no local.

Milho inicia a sexta-feira em alta no mercado futuro

0

23/05/2003 10h54 – Atualizado em 23/05/2003 10h54

O mercado futuro de milho está operando em alta nesta sexta-feira na BM&F (Bolsa de Mercadorias e Futuro), que ontem negociou 132.300 sacas. Os próximos vencimentos estão sendo negociados a R$ 18,00/saca (julho/03), R$ 19,00/saca (setembro/03) R$ 20,52/saca (novembro/03) e R$ 20,70/saca (janeiro/04).

Produtores vão conhecer projeto Educampo na quinta

0

23/05/2003 10h52 – Atualizado em 23/05/2003 10h52

O Sebrae/MS (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul) vai apresentar o projeto mineiro Educampo aos produtores rurais de Mato Grosso do Sul na próxima quinta-feira, dia 29. A proposta, que visa incentivar a produção rural, do gerenciamento do negócio a qualidade do produto, deverá ser adotada pelo setor leiteiro sul-mato-grossense.

A Câmara Setorial da Pecuária do Leite de Mato Grosso do Sul vai se reunir com técnicos do Sebare para conhecer a proposta, das 8 horas às 11h30. A informação é da assessora de economia da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Adriana Braga.

Zeca cria bolsa para estudantes universitários

0

23/05/2003 10h51 – Atualizado em 23/05/2003 10h51

O Programa Bolsa Universitária, que o governador Zeca do PT lança neste momento, como parte do Programa de Ações para o Desenvolvimento, prevê investimento de R$ 2 milhões por ano. A idéia é auxiliar pessoas carentes que freqüentam curso superior.

Será criado banco de dados com as vagas para estágio existentes nos órgãos públicos e entidades estaduais, cadastramento e a seleção dos estudantes e o encaminhamento dos acadêmicos de acordo com a demanda.

A previsão inicial é que sejam oferecidas através da Bolsa Universitária já a partir de junho, 500 vagas para o Estado, que serão distribuídas de forma proporcional ao número de instituições de ensino superior de cada município.

O Programa Bolsa Universitária funcionará de duas maneiras. A primeira com o repasse do valor da bolsa diretamente a instituição de ensino superior privada (o governo pagará 50% do valor da mensalidade, até o limite de 150% do menor salário pago pelo Estado – R$ 300 – e a instituição arcará com outros 20%, totalizando 70% de bolsa) com o beneficiado tendo que cumprir uma carga horária de 20 horas semanais (quatro horas por dia) em órgão ou entidade pública determinado.

A segunda será com o pagamento em dinheiro ao aluno de instituição pública ou privada de uma bolsa, que poderá ser feito através de três subprogramas da Bolsa Universitária: Complementação da Formação Profissional (o governo pagará pelo estágio 150% do valor do menor salário do Executivo Estadual – R$ 300) para que o acadêmico tenha oportunidade de enriquecimento curricular com a prática de 20 horas semanais de estágio; Extensão de Formação para Professor (o governo pagará o valor da hora aula do professor do ensino básico nível I, classe A – R$ 2,34) para estudantes de licenciatura ou pedagogia que substituirão professores da rede estadual de ensino em licença funcional ou para alfabetização de adultos no limite de 20 horas semanais; e Ação Comunitária (pagamento de 130% do menor vencimento da tabela salarial do Poder Executivo – R$ 260) para alunos dos cursos de Serviço Social, Psicologia, Saúde, Direito, Pedagogia e Licenciatura participarem 12 horas por semana, de atividades ou projetos de prestação de assistência social, saúde, jurídica, cultural ou recreativa.

Para participar do programa o candidato tem de comprovar que é de baixa renda (renda familiar não pode ultrapassar 1,5 salário mínimo por pessoa), não possuir outro curso de graduação, residir no Estado há mais de dois anos, para a Bolsa Universitária estar no mínimo no primeiro semestre do curso e para os outros três subprogramas estar no terceiro semestre; não ter repetência e no máximo três dependências e ter freqüência igual ou superior a 90% nas aulas.

Os estágios serão feitos pelo prazo de seis meses e serão renováveis. As instituições de ensino superior ainda estão sendo contatadas para participar do programa, e que na Capital quatro universidades já acertaram sua parceria com o governo do Estado na iniciativa: Universidade para o Desenvolvimento do Estado e Região do Pantanal (Uniderp), Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Estácio de Sá e FIC-Unaes.

Chuva alivia clima e traz frente fria para a Capital

0

23/05/2003 10h49 – Atualizado em 23/05/2003 10h49

A chuva que caiu na manhã de hoje em Campo Grande aliviou o tempo seco e deve anunciar a vinda do clima frio para a cidade. Conforme informações do serviço metereológico da Embrapa, a umidade do ar atingiu 87% nesta manhã, aumentando a média dos últimos dias que estava em 56% e durante a semana chegou a 37%.Mas uma frente fria vinda da Argentina vai diminuir a temperatura no fim de semana, que deve chegar entre 12 e 14º, contra as mínimas de 25 e máxima de 30º dos últimos dias.

Safra de cana de MS responde por 3% da produção nacional

0

23/05/2003 10h47 – Atualizado em 23/05/2003 10h47

Na safra 2003/2004, iniciada em abril, Mato Grosso do Sul vai produzir 9,5 milhões de toneladas de cana-de-áçucar, 480 milhões de litros de álcool e 460 mil toneladas de açúcar. A informação foi passada esta manhã pelo secretário-executivo do Sindicato dos Produtores de Açúcar e do Álcool, Isaias Bernardine.

Segundo ele, Mato Grosso do Sul ficará com 3% da produção nacional. O Brasil deverá produzir cerca de 330 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, 18 milhões de toneladas de açúcar e 12,6 bilhões de litros de álcool. A expectativa do setor é o abastecimento do mercado interno e a exportação de excedentes deste combustível para o mercado externo.

De acordo com o governo Lula, o setor sucroalcooleiro é estratégico para a economia do país.

Preso estelionatário pela PRF e civil de Bandeirantes

0

23/05/2003 10h43 – Atualizado em 23/05/2003 10h43

Antônio estelionatário e fugitivo acabou preso em Bandeirantes

Na Br.163 km. 528 às 22h00 de ontem, no posto de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal de Jaraguari, com apoio de agentes da Polícia Civil de Bandeirantes, foi preso Antônio Antunes de 53 anos e sua acompanhante Silvana Veloso Andrade de 21 anos.

A ação conjunta foi montada após denúncia de funcionários do Posto Carretão, segundo o qual, um casal tentava aplicar golpe naquele estabelecimento, com troca de cheque suspeito. Os policiais efetuaram diligências ao longo do trecho e nas cidades próximas na tentativa de prender o estelionatário.

A prisão aconteceu depois de ter sido feita uma abordagem no veículo tipo Omega placa ERA-4571 de Chapecó, no Posto da PFR por volta das 22H00. Ao fazer a checagem da identidade do motorista, foi descoberto que o mesmo era fugitivo da cadeia de Bataguassú, desde dezembro de 2000, além, de um mandado de prisão expedido pela justiça de Palmeira das Missões no Rio Grande do Sul.

Os polícias descobriram que Antônio já havia passado diversos cheques em postos de gasolina no estado, e também no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Muitos deles com a numeração de cheques que foram roubados em um assalto ocorrido na agência do Banrisul no Rio Grande. Diante disso, a polícia deverá investigar se Antônio tem alguma ligação com o assalto praticado no Banrisul.

Acredita-se que o número de vitimas do estelionatário poderá aumentar, tendo em vista, que em documentos apreendidos no porta-malas do veículo, existe contas telefônicas com registro de ligações para diversos estados. A tática de Antônio consistia em dar cheque,sempre maior que o valor da despesa, para receber “troco” em dinheiro, mercadoria ou cheques vale.

Existe a possibilidade, que, o dinheiro dos golpes, tenha sido depositado numa conta em nome da sua namorada Silvana, presa em sua companhia.

Arroba do boi gordo negociada a R$ 51 em Dourados

0

23/05/2003 10h39 – Atualizado em 23/05/2003 10h39

O mercado do boi gordo está operando nesta sexta-feira com o preço da arroba a R$ 51 em Dourados e R$ 50 em Campo Grande. Em Cuiabá (MT) e São Paulo, o produto está valendo R$ 49 e R$ 54, respectivamente. Em qualquer uma das transações, o prazo de pagamento é de 30 dias.

Festival de Inverno em Bonito terá R$ 1,2 milhão

0

23/05/2003 10h37 – Atualizado em 23/05/2003 10h37

A quarta edição do Festival de Inverno de Bonito, que acontece entre os dias 12 e 19 de julho, vai contar com cem atividades entre apresentações musicais, teatro, dança, feira de artesanato, exposições de artes visuais, palestras e seminários.

O evento recebe este ano R$ 1,2 milhões de investimentos, sendo R$ 400 mil de contrapartida estadual e o restante, recursos provenientes de empresas privadas e do governo federal.

O evento cultural pretende oferecer programação com artistas do Estado e de outras regiões do país, “capaz de revelar a riqueza cultural sul-mato-grossense e o potencial cirativo dos artistas”, diz o secretário de Cultura, Silvio Nucci.

Dentro da programação do festival, também estão ciclos de debate sobre ecoturismo e o meio ambiente com estudiosos e agentes relacionados ao tema, para servirem como sugestões para ações de governo e empresas privadas que atuam na área, além de contribuir com a formação da consciência ecológica da comunidade e visitantes a respeito da preservação da região.

Cultura leva música ao calçadão da Barão do Rio Branco amanhã

0

23/05/2003 10h29 – Atualizado em 23/05/2003 10h29

Música, teatro e dança na Rua Barão do Rio Branco. A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul lançam amanhã o projeto “Calçadão Cultural”. “É um espaço de valorização e incentivo aos artistas que estão iniciando e onde também teremos atrações regionais já consagradas”, diz Pedro Ortale, diretor-presidente da Fundação de Cultura. As apresentações começam às 10h e vão até as 13h. Elas serão realizadas em dois sábados de cada mês, de junho a dezembro. “Serão 16 apresentações até o final deste ano”, acrescenta Ortale.

Amanhã, quem passar pela Rua Barão do Rio Branco, terá a oportunidade de conhecer a “Corporação Musical Fênix”. A banda surgiu de um projeto pedagógico das escolas estaduais 11 de Outubro e Maria Rita de Cássia, em parceria com a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Ela é composta por 40 estudantes de cada escola e recentemente ficou em segundo lugar no Concurso Nacional de Bandas, na categoria sênior. A atração seguinte será a cantora Jucy Ibañes, que vai apresentar músicas de seu CD, além de clássicos do samba e da MPB. Mais informações na Fundação de Cultura, pelo telefone (67) 318-6103.

Plano anunciado por Zeca envolve mais de R$ 100 milhões

0

23/05/2003 10h24 – Atualizado em 23/05/2003 10h24

O Programa de Ações para o Desenvolvimento que o governador de Mato Grosso do Sul, Zeca do PT, lança esta manhã, em solenidade no bufê Grand Mére, em Campo Grande, prevê pelo menos R$ 100 milhões em investimentos em obras e ações sociais. Os recursos, conforme o governo, vão ser aplicados nas áreas de educação, habitação, cultura, saneamento e infra-estrutura.

Confira abaixo os valores que já foram especificados:

*R$ 68 milhões para reformas de escolas

*R$ 2 milhões para a Bolsa Universitária

*R$ 1,2 milhão no Festival de Inverno de Bonito

*R$ 6 milhões

*R$ 14,6 milhões em obras de saneamento básico

*R$ 10 milhões na construção de 10 mil casas populares este ano.

Além disso, também haverá investimento nos seguintes programas, cujo valor envolvido não foi contabilizado. São elas: Adoção de programas de prevenção ao uso de drogas; Mapeamento das reservas minerais do Estado; Adoção de programas de prevenção ao uso de drogas; Mapeamento das reservas minerais do Estado; Implantação da gestão democrática com escola autônoma Duplicação do número de alunos da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), licitação do porto de Bataguassu, execução da segunda fase do programa de eletrificação rural.

Estrangeiros reforçam buscas na Argélia; mortos em terremoto chegam a 1.500

0

23/05/2003 10h22 – Atualizado em 23/05/2003 10h22

ARGEL (CNN) — Agora contando com a ajuda de outros países, equipes de resgate travavam, nesta sexta-feira, uma corrida contra o tempo para tentar encontrar sobreviventes em meio às montanhas de destroços deixadas pelo terremoto que devastou o norte da Argélia há dois dias.

As esperanças de que ainda haja pessoas com vida sob os escombros de centenas de prédios que desabaram já são pequenas. Autoridades do governo argelino estimaram em 1.500 o número de mortos e de mais de 7.000 o de feridos.

O pior terremoto a atingir a Argélia em 25 anos alcançou 6,7 graus na escala Richter, uma magnitude considerada “forte”, com potencial para causar milhares de vítimas.

“Muitas pessoas passaram a madrugada escavando”, contou a correspondente da CNN, Rym Brahimi. “Ainda há muito o que fazer”.

O Ministério do Exterior argelino informou que o país recebeu ajuda de Grã-Bretanha, França, Japão, Espanha, Itália e Suíça, que enviaram técnicos especializados em buscas e resgate e até mesmo cães farejadores.

O grupo britânico International Rescue Corps contribuiu com 23 técnicos, equipamentos de escuta de última geração e câmeras que localizam sobreviventes por meio do calor do corpo.

Enquanto a busca por vítimas segue de forma ininterrupta, sobreviventes tentam assimilar a extensão da tragédia.

“Há pessoas com tanto medo que, pela segunda noite seguida, dormiram na rua”, disse Brahimi. “Elas temem que os prédios mais antigos desabem. Na verdade, alguns desabaram”.

A Cruz Vermelha Internacional e o Crescente Vermelho liberaram uma ajuda emergencial de 154 mil dólares para as autoridades argelinas.

A região leste da capital, Argel, foi a mais castigada pelo terremoto, com o registro de desmoronamento de centenas de prédios. Acredita-se que pelo menos 400 pessoas tenham morrido na cidade.

Velório pela Internet já é possível nos EUA

0

23/05/2003 10h19 – Atualizado em 23/05/2003 10h19

RAPID CITY, EUA — Para quem imaginou que já tivesse visto de tudo na Internet, uma empresa do estado norte-americano de Dakota do Sul lançou um serviço que promete confortar aqueles que não têm como chegar a tempo de se despedir, pela última vez, de entes queridos: velórios virtuais.

O serviço, chamado Chapelview Online, encarrega-se de transmitir em tempo real as cerimônias realizadas por sete funerárias do estado. Até mesmo aquele tradicional lanche oferecido pelos norte-americanos após o enterro de seus parentes pode ser acompanhado na Web.

“E quem não teve condições de ir ao enterro também pode assinar um livro de pêsames eletrônico”, avisa o diretor de promoções da empresa, com sede na cidade de Rapid City.

O diretor da Chapel of the Hills, uma das funerárias que contrataram a Chapelview Online, contou que decidiu experimentar o serviço após tomar conhecimento do mesmo durante um velório.

Para Daryl Isburg, o velório virtual tem outra vantagem: atender à vontade de muitos clientes, que solicitam videoteipes do funeral para enviá-los a parentes que estavam ausentes.

Já neste fim de semana, a Chapel of the Hills instalará câmeras e os demais equipamentos necessários nas igrejas onde realizar funerais. Os parentes que quiserem assisti-los pela Internet ganharão uma senha para acessá-lo.

A inovadora idéia causou polêmica. Tim Wingen, sócio da Miller Funeral Home, uma funerária de Sioux Falls, afirma que nada pode substituir o velório tradicional.

“O velório é um local de reunião”, sustenta, lembrando que abraços, tão reconfortantes nestas ocasiões, são impossíveis pela Internet.

“Será que vai chegar uma hora em que ouviremos as pessoas dizer: document.write Chr(39)Ei, o enterro da mamãe teve 40 mil acessosdocument.write Chr(39)?”, espanta-se. “As pessoas precisam comparecer para dar apoio umas às outras. E as famílias realmente gostam de reencontrar alguém que talvez não vejam há anos”.

Para Justin Curtis, presidente e fundador da Chapelview Online, isso é apenas um detalhe. Será uma questão de tempo até as pessoas se acostumarem com os velórios virtuais.

“O espectador on-line pode assistir ao velório de qualquer parte do mundo, compartilhar lembranças e fazer com que os parentes (do morto) saibam que está pensando neles”, diz.

(Com informações da Associated Press)

IPCA-15 recua para 0,85% em maio

0

23/05/2003 10h11 – Atualizado em 23/05/2003 10h11

RIO DE JANEIRO (CNN) — Puxado pela redução no preço dos combustíveis, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) recuou para 0,85 por cento em maio, com uma queda de 0,29 ponto percentual em relação ao mês anterior.

Os números foram divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e abrangem os preços coletados entre 12 de abril e 15 de maio e comparados com os vigentes entre 15 de março e 11 de abril.

No ano, o IPCA-15 acumula alta de 7,51 por cento e nos últimos 12 meses, de 17,24 por cento.

O IBGE destacou que, em virtude da redução de 6,5 por cento adotada pela Petrobras nas refinarias, a gasolina no período ficou 1,71 por cento mais barata para o consumidor, nas bombas.

Em abril, a queda havia sido menos intensa, da ordem de 0,61 por cento.

Também caíram, em maio, os preços do álcool combustível (de -1,31 por cento, em abril, para -2,83 por cento). Já o gás de cozinha (de 4,08 por cento para 1,94 por cento) reduziu o ritmo de aumento.

Os alimentos foram outro grupo que apresentou diminuição no ritmo de crescimento de preço, passando de 1,61 por cento, em abril, para 0,64 por cento, em maio.

Os preços do tomate, que haviam atingido 63,07 por cento na parcial anterior, apresentaram variação negativa de -20,62 por cento. Destacaram-se, ainda, as quedas nos preços das hortaliças (de -0,97 por cento para -8,18 por cento), frutas (de -0,53 por cento para -5,62 por cento), óleo de soja (de -1,24 por cento para -2,39 por cento), farinha de trigo (de -0,49 por cento para -1,40 por cento), e pão francês (de 0,56 por cento para -0,97 por cento).

Produtos como feijão carioca (de 8,99 por cento para 0,51 por cento) e café (de 2,08 por cento para 1,4 por cento) cresceram menos do que no mês anterior.

Por fim, os remédios representaram o terceiro grupo a forçar o recuo do IPCA-15 em maio, com alta de 0,76 por cento contra 5,87 por cento no levantamento de abril.

O IPCA-15 refere-se a famílias com rendimento monetário de 1 a 40 salários-mínimos, qualquer que seja a fonte, e abrange nove regiões metropolitanas, além de Brasília e Goiânia.

O índice é calculado com a mesma metodologia do IPCA, que tem coleta de preços realizada ao longo do mês civil e serve de base para o levantamento da inflação feito pelo governo. A diferença entre os dois índices está no período de coleta dos preços.

Curitiba, com 0,13 por cento, foi a região que registrou o menor avanço do IPCA-15, seguida por Belém (0,46 por cento), São Paulo (0,48 por cento) e Brasília (0,51 por cento).

As demais regiões apresentaram índice acima da média nacional, com a maior alta sendo verificada em Recife (2,02 por cento), seguido por Fortaleza (1,61 por cento), Goiânia (1,44 por cento), Rio de Janeiro (1,27 por cento), Belo Horizonte (1,22 por cento), Salvador (1,03 por cento) e Porto Alegre (1,03 por cento).

Decretada prisão preventiva de ex-diretor da DGPC

0

23/05/2003 10h07 – Atualizado em 23/05/2003 10h07

O amigo de João Arcanjo Ribeiro, delegado aposentado da Polícia Civil de Mato Grosso e ex-diretor da DGPC (Diretoria Geral da Polícia Civil) de Mato Grosso do Sul, Alair Fernando das Neves, vai continuar detido no presídio Pascoal Ramos. A prisão temporária que o mantinha preso desde o dia 12 de maio foi convertida em prisão preventiva, conforme decisão expedida pelo juiz Julier Sebastião da Silva, da 1ª Vara Federal.

A determinação atendeu a pedido do delegado da Polícia Federal Marcelo Sálvio Rezende, em conformidade com parecer do procurador da República Pedro Taques. Para as autoridades, as fugas iniciais de Arcanjo e Sílvia Shirata, posteriormente presos no Uruguai, bem como as de Nilson Roberto Teixeira (diretor das factorings) e do garçom Edson Marques, ainda foragidos, são fortes argumentos para manter Alair preso.

Com o poder da organização – mostrado na fuga do cabo Hércules – e com o dinheiro que se suspeita existir em contas ainda não descobertas, a fuga de Alair seria facilitada. Alair das Neves, Arcanjo e o contador Luiz Alberto Dondo Gonçalves são acusados de lavagem de dinheiro e remessa ilegal de dólares a Suíça.

Investigações feitas naquele país resultaram na descoberta de contas correntes em nome dos três. Neves, em depoimento ao delegado Marcelo Sálvio Rezende, que preside o inquérito, revelou que possui numa conta do banco alemão Deutsche Bank, em Genebra, Suíça, cerca de US$ 500 mil.

O dinheiro, cerca de R$ 1,5 milhão, seria fruto de economias do tempo em que Alair trabalhou como policial, chegando ao cargo de diretor da Polícia Civil em Mato Grosso do Sul. O esquema, conforme relatado por Alair, tinha como rota o Uruguai, onde o dinheiro era depositado no BankBoston, sendo depois transferido para o Deutsche Bank, e, posteriormente, era enviado para a filial do mesmo banco em Genebra, Suíça.

Outro acusado de integrar o esquema, o contador Luiz Alberto Dondo Gonçalves, se recusou em depoimento prestado ao delegado Rezende a fornecer detalhes sobre as contas. No depoimento, tomado no último dia 14 no Pascoal Ramos e que durou uma hora, Dondo disse que só falaria em juízo e que estaria reunindo documentos para provar a origem do dinheiro encontrado na conta.

O Ministério Público da Suíça, que instaurou procedimento penal para apurar os crimes, já bloqueou os valores. As autoridades daquele país ainda não enviaram ao Brasil informações sobre o montando do dinheiro localizado, bem como se existem contas individuais ou contas conjuntas em nome dos três.

A conversão da prisão temporária – cinco dias, prorrogável por mais cinco – em prisão preventiva foi necessária uma vez que o prazo final acabava no dia 21. Na justificativa, o delegado Marcelo Rezende disse que Alair acompanhou toda a trajetória de Arcanjo “durante sua vida voltada ao crime e à contravenção”. Durante buscas realizadas na casa de Alair, a polícia apreendeu documentos e fotos que relacionavam o delegado a vários negócios de Arcanjo, como exploração do jogo de bicho e do hotel em Orlando, Estados Unidos.

Para o delegado, no momento em que a organização comandada por Arcanjo está sendo desmantelada, o apoio do ex-delegado “é, com absoluta certeza, uma das tábuas de salvação”. Através de Alair, cujo envolvimento com o jogo de bicho é apontado pelo delegado como “inegável”, seria possível a captação de recursos para reestruturar os alicerces do grupo criminoso “abalado desde a deflagração da Operação Arca de Noé, em 5 de dezembro passado”.

As contas encontradas no exterior, permitindo a utilização dos recursos quando fosse necessário, mostraria ainda a disposição do grupo de fugir, sempre que houvesse a ameaça de prisão. Arcanjo, apontado também como dono de contas na Suíça, encontra-se preso no Uruguai desde o dia 11 de abril, aguardando gestões entre os ministérios de Justiça do Brasil e do Uruguai para sua extradição.

Além dele, também estão presos no Uruguai sua mulher, Sílvia Shirata, e Adolfo Sesini, procurador da empresa de Arcanjo no Uruguai, a Lyman S/A. O MP de Mato Grosso também aguarda autorização para tomar os depoimentos dos três no Uruguai, conforme prevê acordo nesse sentido assinado pelo Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. As informações são do jornal Diário de Cuiabá.

Skatistas treinam hoje na pista do Horto e começam a fazer contas

0

23/05/2003 10h02 – Atualizado em 23/05/2003 10h02

Os skatistas Pedro Henrique e William Mosquito são os líderes do Circuito Campo-Grandense de Skate, depois de cinco etapas disputas. Hoje à tarde os dois estarão entre os mais de 30 atletas que treinam na pista do Horto Florestal. A próxima etapa do circuito está marcada para o dia 28 de junho, na Praça das Araras, e deverá contar com a presença de um grande público.

Na última etapa, na categoria iniciante, Pedro conseguiu somar no final um total de 243 pontos, contra 233 de Hélio Anjo e 198 de Elvis Chapal, segundo e terceiro colocados, respectivamente. Na categoria Amador II, William Mosquito soma 244 pontos, contra 206 de Maurício Babão e 180 de Reinaldo Mancha.

Na última etapa, disputada no Colégio Dom Bosco, Pedro Henrique garantiu a vitória e a liderança da categoria Iniciantes, com Jefferson Boneco subindo ao pódio na segunda colocação e Weberson Buchada ficando em terceiro lugar. Daniel Delgado Soneca foi o vencedor da categoria Amador II, seguido por Gabriel Lobo e Heraldo.

Programação do Festival de Bonito será lançada em junho

0

23/05/2003 10h00 – Atualizado em 23/05/2003 10h00

Está prevista para o próximo dia 10 de junho a solenidade de lançamento da programação oficial do 4º Festival de Inverno de Bonito. O Festival que chega à sua quarta edição e este ano têm como tema “Água Doce e o Futuro do Planeta”.

Durante os oito dias, a cidade de Bonito terá atrações ligadas à música, teatro, artes plásticas e cinema. A realização do evento está se tornando uma referência turística e cultural no País e é considerado o mais importante evento na agenda cultural do Estado.

Segundo o coordenador do Festival de Inverno de Bonito, o produtor Nilson Rodrigues, a programação deste ano vai trazer grandes expoentes da música brasileira, dentre eles, o músico Toquinho e a dupla sertaneja “Milionário & José Rico”. Outra novidade será a 1ª Mostra Nacional de Vídeo Ecológico, que será durante o festival.

Moscou entra na disputa pela sede das Olimpíadas de 2012

0

23/05/2003 09h58 – Atualizado em 23/05/2003 09h58

MOSCOU — Moscou entrou oficialmente, nesta sexta-feira, na disputa para organizar os Jogos Olímpicos de 2012, já ambicionados também por Paris, Londres, Nova York, Madrid, Havana e Leipzig.

A capital russa foi sede das Olimpíadas em 1980, quando o evento foi boicotado pelos Estados Unidos em protesto contra a invasão do Afeganistão pelo então regime soviético, no ano anterior.

O Comitê Olímpico russo aprovou por unanimidade, em votação, a inscrição de Moscou como candidato a organizar novamente os Jogos daqui a nove anos.

Há apenas dois dias, Paris fez o mesmo anúncio, uma semana após Londres também ter informado oficialmente que concorreria à sede da competição. As duas capitais contam com o apoio do governo de seus respectivos países.

Parisienses e londrinos avaliaram em cerca de sete bilhões de dólares os custos para organizar o evento de gala do esporte.

O Brasil, de sua parte, ainda estuda a indicação de Rio de Janeiro ou São Paulo.

O Comitê Olímpico Internacional deu prazo final até 15 de julho para que os pretendentes apresentem suas propostas. A cidade-sede será escolhida em 6 de julho de 2005.

Atenas organizará as Olimpíadas de 2004 e Pequim, a de 2008.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.