22.7 C
Três Lagoas
segunda-feira, 22 de junho de 2026
Início Site Página 14100

Zeca do PT lança hoje Ações para o Desenvolvimento de MS

0

23/05/2003 08h07 – Atualizado em 23/05/2003 08h07

O governador Zeca do PT lança hoje, em ato público no Grand’Mere Buffet, no bairro Carandá Bosque, em Campo Grande, o Programa de Ações para o Desenvolvimento. A cerimônia começa às 9 horas, com a recepção das autoridades e entrevista do governador Zeca à imprensa.

Serão anunciados projetos e medidas no âmbito das Secretarias de Gestão Pública, Saúde, Infra-Estrutura e Habitação, Saúde, Educação, Cultura, Produção e Turismo, Meio Ambiente, Assistência Social, Trabalho e Economia Solidária, Justiça e Segurança Pública.

No conjunto do Programa, estão incluídas medidas de controle do custeio, eletrificação rural, projetos habitacionais, terminal hidroviário, fortalecimento e expansão da Universidade Estadual Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), censo cultural, mapeamento geológico, projetos ambientais, bolsa universitária e estruturação dos organismos de segurança, reforma de escolas, incentivo ao turismo histórico e cultural e ampliação da rede de saúde pública.

O Programa de Ações para o Desenvolvimento busca a racionalização da máquina administrativa, com um plano que pode reduzir em até 20% os gastos com custeio; garantir investimentos de R$ 68,3 milhões em reformas de escolas, implantação da gestão democrática com escola autônoma; duplicação do número de alunos da UEMS nos próximos cinco anos; aplicação de R$ 2 milhões/ano na Bolsa Universitária; adoção de programas de prevenção ao uso de drogas; mapeamento das reservas minerais do Estado; investimento de R$ 1,2 milhão no Festival de Inverno de Bonito, viabilização do Museu da Guerra do Paraguai, recriando inclusive a Trilha da Retirada da Laguna; elaboração do guia turístico e cultural do Estado, execução da segunda fase do plano de segurança, com investimentos de mais R$ 6 milhões, licitação do porto de Bataguassu, execução da segunda fase do programa de eletrificação rural, construção de 10 mil casas por ano e investimentos de R$ 14,6 milhões em obras de saneamento básico, além da ampliação da rede de saúde pública em Mato Grosso do Sul.

MP apresenta balanço de operação que combate a pirataria

0

23/05/2003 08h01 – Atualizado em 23/05/2003 08h01

O coordenador do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), o procurador Antônio Siufi Neto, apresenta nesta sexta-feira, às 9h, balanço da operação de combate à falsificação de fitas, revelando a quantidade de fitas apreendidas e o nome das seis pessoas presas. A coletiva será realizada na Procuradoria Geral da Justiça, no Parque dos Poderes.

Ontem, foram descobertas duas locadoras de vídeo, em Campo Grande, que mantinham laboratórios para a reprodução de fitas. Pelo menos seis pessoas estão presas.

No maior laboratório, no bairro Nova Minas Gerais, a Polícia prendeu pai e filho (Divaldo de Andrade Araújo e seu filho, Divaldo de Andrade Araújo Junior) que produziam pelo menos quatro mil fitas por mês. As cópias eram vendidas para locadoras e no camelódromo.

O Ministério Público apreendeu uma lista com o nome dos compradores das fitas e, a partir dela, prende identificar a rede de comércio de fitas pirateadas. O Gaeco é formado pelo Ministério Público Estadual e as polícias civil e militar.

Zeca lança medidas para reduzir em 20% gastos do governo

0

23/05/2003 07h54 – Atualizado em 23/05/2003 07h54

O governador do Mato Grosso do Sul, Zeca do PT, lança nesta sexta-feira, às 9h, o Programa de Ações para o Desenvolvimento, que prevê a redução de até 20% nos gastos com a máquina pública estadual.

Serão anunciados projetos e medidas no âmbito das Secretarias de Gestão Pública, Saúde, Infra-Estrutura e Habitação, Saúde, Educação, Cultura, Produção e Turismo, Meio Ambiente, Assistência Social, Trabalho e Economia Solidária, Justiça e Segurança Pública.

Com o programa, o governador Zeca do PT pretende garantir investimentos de R$ 68,3 milhões em reformas de escolas, implantação da gestão democrática com escola autônoma; duplicação do número de alunos da Uems (Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul) nos próximos cinco anos; aplicação de R$ 2 milhões/ano na Bolsa Universitária; adoção de programas de prevenção ao uso de drogas; mapeamento das reservas minerais do Estado.

Devem ser investidos ainda R$ 1,2 milhão no Festival de Inverno de Bonito e na viabilização do Museu da Guerra do Paraguai, recriando inclusive a Trilha da Retirada da Laguna; elaboração do guia turístico e cultural do Estado, execução da segunda fase do plano de segurança, com investimentos de mais R$ 6 milhões, licitação do porto de Bataguassu, execução da segunda fase do programa de eletrificação rural, construção de 10 mil casas por ano e investimentos de R$ 14,6 milhões em obras de saneamento básico, além da ampliação da rede de saúde pública em Mato Grosso do Sul.

O lançamento das ações será realizado no Grand’Mere Buffet, no bairro Carandá Bosque, em Campo Grande.

Adubos sem nota fiscal são apreendidos pela PRF na BR-463

0

23/05/2003 07h50 – Atualizado em 23/05/2003 07h50

Ao fiscalizar o veículo Saveiro, placa AIL-1239/PR, conduzido por Ernani Hengen Anklam, a PRF (Polícia Rodoviária Federal) apreendeu seis caixas de inoculante Biagro 10 para soja, 11 sacos de 150 gramas de Biagro, 11 sacos de 200 gramas de inoculante e adesivos Biagro, todos acondicionados em caixas de isopor de origem argentina. A apreensão aconteceu na BR-463, quilômetro 67, onde os adubos que não possuíam nota fiscal foram encaminhados para a Receita Federal de Ponta Porã.

Premier palestino encontra-se com líderes do Hamas

0

23/05/2003 07h48 – Atualizado em 23/05/2003 07h48

CIDADE DE GAZA (CNN) — Em meio a apelos internacionais por ações mais duras para conter a violência no Oriente Médio, o primeiro-ministro palestino, Abu Mazen, reuniu-se nesta quinta-feira com líderes do grupo radical islâmico Hamas.

Fontes palestinas informaram à CNN que o encontro durou cerca de duas horas e que os dois lados decidiram voltar a conversar.

Os líderes do Hamas, segundo as fontes, propuseram um cessar-fogo condicional do mesmo tipo já sugerido em ocasiões anteriores: os atos terroristas serão suspensos se Israel interromper as operações militares nos territórios palestinos.

No passado, Israel rejeitou essa mesma proposta.

Na quarta-feira, Abu Mazen cancelou uma visita que faria ao norte da Faixa de Gaza depois que tanques israelenses e escavadeiras retornaram à cidade de Beit Hanoun, da qual haviam se retirado no dia anterior.

Abu Mazen pretendia vistoriar os danos causados pela incursão israelense.

O encontro entre o premier palestino e os líderes do Hamas aconteceu em meio ao recrudescimento da violência no Oriente Médio. Entre sábado e segunda-feira, Israel foi assolado por cinco atentados, que deixaram dezenas de mortos e feridos.

Abu Mazen e o ministro da Segurança da Autoridade Palestina, Mohammed Dahlan, já haviam sugerido que enfrentariam o Hamas e outros grupos extremistas que se recusassem a suspender a luta armada contra alvos israelenses.

Nesta quinta-feira, o porta-voz da Casa Branca, Ari Fleischer, revelou que o presidente George W. Bush telefonou na véspera a Mazen e ao primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon.

Bush classificou a conversa com Mazen como “amistosa e esperançosa”. A Sharon, disse que acreditar que o premier palestino seja “um reformista que quer a paz”.

Também nesta quinta-feira, a Marinha israelense afirmou ter apreendido um barco pesqueiro na costa do Líbano, no qual viajava um especialista em bombas do grupo Hezbolá.

Na embarcação, segundo os israelenses, também teriam sido encontrados disquetes de computador com orientações sobre futuros atentados.

O Hezbolá negou qualquer vínculo com o barco apreendido.

Fauna brasileira tem cerca de 400 animais ameaçados de extinção

0

23/05/2003 07h46 – Atualizado em 23/05/2003 07h46

BRASÍLIA — A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, apresentou nesta quinta-feira, Dia Internacional da Diversidade Biológica, a nova lista de espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção, entre os quais estão o macaco-prego, a jararaca e algumas espécies de borboletas, besouros e aranhas.

A ministra destacou a importância dessas listas como instrumento para definir políticas de preservação ambiental.

Ela lamentou que hoje não se respeitem mais os mitos, que conheceu desde criança, e que sempre contribuíram para a manutenção do equilíbrio ecológico.

“Fui criada numa região em que havia um código mítico de proteção ambiental: se eu pescasse um peixe a mais, a Mãe Ddocument.write Chr(39)agua iria me levar para fundo do rio, se eu caçasse uma presa que não fosse para o meu consumo, o Caboclinho da Mata iria me bater”, disse.

“Hoje, temos que criar regras claras de preservação e, para isso , a lista ajuda muito”, acrescentou a ministra.

O trabalho de catalogação dos animais ameaçados de extinção foi realizado por cerca de 600 pesquisadores e resultou numa lista de aproximadamente 400 espécies.

A relação anterior data de dezembro de 1989, com 219 espécies.

Espécies de animais como veado-campeiro, jacaré-do-papo-amarelo, jacaré-açú, gato-do-mato, doninha-amazônica, gavião-real e surucucu estão se recuperando e deixaram a lista.

A nova lista não traz peixes, nem invertebrados aquáticos, como caranguejos, camarões e lagostas.

Segundo o secretário de Biodiversidade e Florestas do Ministério, João Paulo Capobianco, uma listagem com essas espécies será publicada em separado, em até três meses.

(Com informações da Agência Brasil e da RBS)

David Beckham fratura pulso durante amistoso

0

23/05/2003 07h44 – Atualizado em 23/05/2003 07h44

DURBAN, África do Sul — Às vésperas de entrar em férias, o atacante David Beckham sofreu, nesta quinta-feira, uma fratura no pulso direito ao cair em campo durante o amistoso em que a Inglaterra derrotou a África do Sul por 2-1, em Durban.

Beckham, capitão da seleção inglesa e maior astro do Manchester United, tropeçou e caiu sobre o sul-africano Thabang Molefe ao disputar uma bola com o adversário no primeiro tempo.

Queixando-se de dores, o atacante ficou temporariamente fora de campo e chegou a voltar para a etapa final, com uma tala no pulso. Entretanto, acabou sendo substituído aos cinco minutos.

Levado a um hospital, Beckham passou por radiografias que detectaram uma fratura no osso escafóide, junto ao polegar.

“Foi um azar”, comentou o técnico da Inglaterra, o sueco Sven-Goran Eriksson. “Era sua última partida na temporada. Espero que possa se recuperar o mais rápido possível e aproveitar suas férias”.

Beckham já foi cortado da seleção inglesa que disputará as eliminatórias do Campeonato Europeu de 2004, contra a Eslováquia, em 11 de junho, por ter que cumprir suspensão.

No ano passado, o jogador por pouco não desfalcou a Inglaterra na Copa do Mundo, devido a uma fratura no pé esquerdo, sofrida a dois meses do torneio.

(Com informações da Reuters)

Selvíria, município da região do Bolsão, recebe treinamento para agregar valor a carne

0

22/05/2003 17h04 – Atualizado em 22/05/2003 17h04

Acontece na próxima semana, compreendida entre os dias 26 e 29, em Selvíria, mais um treinamento do programa Cadeia da Carne. Trata-se de Embutidos de carne bovina, executado sob a responsabilidade do Senai de Três Lagoas, em uma casa de carnes.

Um dos objetivos do treinamento é mostrar aos participantes a possibilidade de implantar novos produtos no mercado consumidor com pequenos investimentos, gerando produtos nobres, refinados e de grande aceitação entre os consumidores.

Com 25 participantes, este treinamento é dividido em nove tópicos, definidos em Higiene, Fontes de contaminação dos alimentos, Segurança no Trabalho, Aditivos, Fatores que afetam a qualidade de produtos cárneos, Esverdeamento de produtos, Tecnologia de fabricação e Defumação.

O Núcleo Gestor do programa Cadeia da Carne é formado pela Acrissul, AMAS, ASBRAM, ASPNP, Banco do Brasil, DFA, Embrapa, FIEMS/SENAI, Famasul, Governo do Estado, através da Secretaria de Produção, Sebrae/MS, Sicadems, Senar e UFMS.

Ladrões e receptador presos em flagrante

0

22/05/2003 16h58 – Atualizado em 22/05/2003 16h58

Policiais civis do 2º DP prenderam esta semana (19/05), IDENIO FARIAS DE QUEIROZ, o “PIRATA”, de 28 anos de idade, morador à Rua seis nº 2630 – Vila Guanabara, o qual vinha arrombando residencias nesta cidade e passando os produtos dos furtos ao receptador RENATO OLIVEIRA DE PAULA , residente a Rua Rafael de Haro nº2414 – Vila Haro, que também acabou preso.

Na semana passada, aproveitando-se que os moradores de uma casa localizada na Rua José Ribeiro de Sá Carvalho, bairro Nossa Senhora Aparecida, estavam trabalhando, “PIRATA” nela adentrou, após arrombar uma janela, de onde subtraiu computador, videocassete e outros objetos.

Já nesta semana, voltou na mesma casa, arrombou a mesma janela, iniciando novo furto. Quando já havia separado alguns objetos para levar, ali chegou a moradora, a qual , ao deparar com ele, saiu gritando à rua gritanto, sendo ainda perseguida por Idênio que tentava impedi-la.

O policial civil José Ronaldo, do 2ºDP, que estava de folga e passava pelo local, bem como alguns populares, ao escutar os fritos da vítima, sairam em seu socorro, fazendo com que “pirata” empreendesse fuga e fosse perseguido, até que foi alcançado e preso, já na Vila Zucão.

Levado à Delegacia, “pirata”, que já tinha antecedentes criminais, e estava em liberdade condicional, acabou confessando os dois furtos, indicando Renato como sendo a quem vendera o produto do furto. Foi este localizado e preso em sua casa, local onde, após buscas, localizou-se grande quantidade de objetos furtados, não só da casa furtada no bairro Nossa Senhora Aparecida, como também de um estabelecimento comercial na rua Maria Guilhermina Esteves, bairro Santa Terezinha, e da academia de ginástica “Aquática”, localizada no bairro Santos Dumont.

Idenio e Renato foram autuados em flagrante, estando os policiais civis do 2º DP prosseguindo nas investigações, que no sentido de identificar os proprietários de alguns dos objetos apreendidos na casa de Renato, bem como ocalizar outros receptadores, cujos nomes já estão na mão da polícia.

Famasul e Eletrosul farão campanha contra queimadas florestais

0

22/05/2003 16h50 – Atualizado em 22/05/2003 16h50

As queimadas florestais trouxeram os diretores da Eletrosul a Campo Grande na quarta-feira (21). Eles estão interessados em atuar com a Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) na prevenção de incêndios florestais, orientando os produtores rurais.

Conforme o assessor de relações institucionais da Eletrosul, Antônio César Quevedo, a empresa também está preocupada com a prevenção das queimadas devido aos prejuízos que podem causar ao atingir às linhas de transmissão, deixando até cidades sem energia elétrica. “As pessoas dependem do abastecimento de energia elétrica”, comentou, informando que 95% da energia que chega ao Estado é através da Eletrosul.

A empresa de energia elétrica tem uma campanha nacional sobre o combate a incêndios no campo. Este ano, a Eletrosul deve lançar em Mato Grosso do Sul a campanha em parceria com a Famasul. “Essa campanha já é regular e será lançada oficialmente em Mato Grosso do Sul devido a representatividade para o País da produção agrícola do Estado”, explicou o gerente do Departamento Patrimônio Imobiliário e Meio Ambiente da Eletrosul, Aldo Pedro Ferrari.

Famasul, Seprotur e Assomasul trazem Diretoria do Banco do Brasil a Campo Grande

0

22/05/2003 16h47 – Atualizado em 22/05/2003 16h47

A diretoria do Banco do Brasil estará em Campo Grande na próxima segunda-feira (26), às 19h30, no auditório da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) para discutir as “Estratégias para o futuro do FCO”. O gerente executivo da diretoria do Banco do Brasil, Rogério Lot, estará em Campo Grande para ouvir a demanda dos produtores rurais e do governo do Estado quanto aos recursos do Fundo.

O presidente da Famasul, Léo Brito, entrou em contato na quarta-feira (22) com o gerente do Banco na expectativa de dar uma resposta sobre a falta de recursos de Fundos para a aprovação de novas cartas de consultas em Mato Grosso do Sul.

Os produtores rurais também querem que seja revisto as alíquotas do FCO, instituída na elaboração da Constituição em 1988. O presidente da Famasul comenta que os percentuais deveriam ser distribuídos uniformemente. Para o Centro-Oeste e o Norte, o valor fica em 0,6, enquanto que para o Nordeste a alíquota é de 1,8.

O evento será promovido pela Famasul, Seprotur (Secretaria de Estado de Produção e Turismo) e Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul). Estão sendo convidados, além dos produtores rurais, prefeitos de MS, vereadores, representantes de cooperativas, associações e as federações de agricultura dos outros estados.

MS tem 19 espécies na lista de extinção

0

22/05/2003 16h46 – Atualizado em 22/05/2003 16h46

Mato Grosso do Sul tem 19 espécies na lista de animais em extinção divulgada pelo Ibama.

As aves que estão na lista são: rolinha-do-planalto, tico-tico-do-campo, caboclinho-de-chapéu-cinzento, caboclinho-do-sertão, caboclinho-de-papo-branco, galito, maria-do-campo, arara-azul-pequena, arara-azul-grande, codorna e andarilho.

Os insetos calembolo e besouro-de-chifre também correm o risco de desaparecer. Os mamíferos cervo-do-pantanal, lobo-guará, cachorro-vinagre, jaguatirica, gato-do-mato, gato-maracajá, gato-palheiro, onça-pintada, onça-parda, ariranha, rato-de-espinho, tatu-canastra e o tamanduá-bandeira também estão incluídos na lista.

O veado-campeiro, animal do Pantanal, deixou a lista das espécies em extinção. O animal estava ameaçado pela caça e conversão do habitat natural para a produção agrícola e pastagem. As autoridades ambientais acreditam que houve maior conscientização.

A nova lista de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção foi divulgada hoje em pelo Ibama e pelo Ministério do Meio Ambiente, em homenagem ao “Dia Internacional da Diversidade Biológica”.

PM de Aquidauana evite “Golpe do Seguros” de dois veículos

0

22/05/2003 16h44 – Atualizado em 22/05/2003 16h44

Policia Militar de Aquidauana foi acionada através de uma denúncia de que Auto Posto Paraná havia dois veículos suspeitos.

A equipe da PM se deslocou para o local e após abordagem, os condutores comportavam-se em atitude suspeita, sendo efetuado a checagem dos veiculos e nada foi constatado.

Mas, após interrogatórios os mesmos confessaram que se tratava de prática de “ GOLPE DE SEGURO”, sendo detidos os acusados; Geniveldo Barbosa de Jesus, 25 anos, residente em São Paulo, o mesmo conduzia o veiculo Fiat palio edx de cor vermelha, placa CMF-8189/SP.

Eugenio Santos Tourinho, 42 anos, residente em Suzano/SP, o mesmo conduzia o veiculo VW parai 1.6 de cor cinza, placa HAN-2004, sendo ainda detido o passageiro, Daniel de Almeid Lopes, 33 anos, residente em Suzano/SP, todos encaminhados para a delegacia de policia civil juntamente com os veículos para as devidas providencias.

Dirceu Lanzarini lidera prefeitos de MS em Brasília

0

22/05/2003 16h41 – Atualizado em 22/05/2003 16h41

O prefeito de Amambai e presidente da Associação dos Municípios de Mato Grosso Sul – Assomassul, Dirceu Lanzarini, esteve em Brasília nos dias 20 e 21 deste mês mantendo reuniões nos Ministérios da Saúde e da Agricultura. Acompanharam Lanzarini prefeitos e secretários de saúde dos municípios da região da fronteira – Coronel Sapucaia, Paranhos, Bela Vista, Corumbá, Japorã e Porto Murtinho.

Através de agenda marcada pelo deputado federal Geraldo Rezende, os prefeitos mantiveram reunião com o secretário executivo do Ministério da Saúde, Gastão Vagner, para discutir o aumento do teto financeiro do Sistema Único de Saúde e a situação dos municípios fronteiriços que atendem pessoas de países vizinhos. Na reunião, realizada com o secretário executivo, ficou definido que será estudada uma forma de aumentar o teto para os municípios da região da fronteira.

O prefeito de Amambai manteve também reunião no Ministério da Agricultura, onde reivindicou a liberação de recursos para eletrificação rural. Existem projetos do município para ampliação da rede e que estão parados no ministério.

Segundo Dirceu Lanzarini, as reuniões foram proveitosas. “Conseguimos expressar as nossas necessidades e encaminhar projetos para a execução de obras de interesse da comunidade”, disse o prefeito.

Integraram a comitiva do prefeito de Amambai, Eurico Mariano (Coronel Sapucaia); Geraldo Munaro (Bela Vista); Heliomar Klabunde (Paranhos) e Sebastião Aparecido de Souza (Japorã), além dos secretários municipais de saúde de Porto Murtinho, Marcos Antônio Rolon Romero, e de Corumbá, Mário Sérgio Lombardi Kassar.

Somente 40% dos motoentregadores renovaram alvará

0

22/05/2003 16h39 – Atualizado em 22/05/2003 16h39

Apenas 40% dos motoentregadores que atuam em Campo Grande renovaram o alvará municipal este ano, segundo o presidente do Sindicato que representa a categoria, Luiz Carlos Escobar. De 510 motoentregadores só estão regulares 200, que renovaram o alvará até o prazo final, em abril. “A categoria só foi criada para recolhimento de impostos, não temos benefícios”, afirma Escobar, explicando que o restante está à espera da aprovação de projeto substitutivo que inclua benefícios como limitação de alvarás.

Projeto de motoentregadores é retirado de votação:

O projeto que estabelece mudanças para a categoria de motoentregadores em Campo Grande foi retirado de votação na sessão de hoje da Câmara Municipal porque a categoria não concordou com o texto apresentado. Segundo o presidente do sindicato que representa o setor, Luiz Carlos Escobar, o texto não contemplam os principais pleitos da categoria. Um deles é de limitar a quantidade de alvarás concedidos para 400, outro estabelece a possibilidade da utilização da moto para passeios aos fins de semana, fora de expediente e um terceiro é o pleito pelo fim do pagamento do seguro, considerando que os veículos são usados para entrega. Amanhã às 10 horas um grupo de motoentregadores, junto da vereadora Tereza Name, estará reunido com o diretor-presidente da Agetran (Agência Municipal de Trânsito), Tereza Name, para discutir os pontos reivindicados e há possibilidade de o projeto voltar para votação em regime de urgência na sessão de terça-feira próxima.

Puccinelli sancionará lei de asfalto ecológico em junho

0

22/05/2003 16h34 – Atualizado em 22/05/2003 16h34

O prefeito de Campo Grande, André Puccinelli, estará na Câmara Municipal no dia cinco de junho, para sancionar a lei de autoria do vereador Edil Albuquerque sobre o asfalto ecológico. Ele estima que serão utilizados na produção da lama asfáltica, todos os 50 mil pneus descartados mensalmente na Capital. Neste dia a sessão será comemorativa ao Dia Nacional do Meio Ambiente. A idéia é também criar, em Campo Grande, o Dia da Ecologia e Meio Ambiente.

Nitrogênio aumenta produção de soja, diz pesquisador

0

22/05/2003 16h20 – Atualizado em 22/05/2003 16h20

O crescimento da produção e o aumento da capacidade competitiva da soja brasileira estão associados aos avanços científicos e à disponibilização de tecnologias ao setor produtivo, revela o pesquisador Fábio Mercante, da Embrapa Agropecuária Oeste, unidade de Dourados. Segundo ele, a pesquisa voltada para o setor rural tem concentrado esforços para aumentar a competitiva da soja. “Esta cultura é a principal fonte de divisas e responsável pelo superávit da balança comercial do Brasil”, comentou.

A Embrapa é a principal instituição brasileira a desenvolver pesquisas na área rural e tem investido também nos estudos relacionados à nutrição nitrogenada da soja, conduzidos por Mercante, em Mato Grosso do Sul. “A fixação biológica de nitrogênio contribui para viabilizar o cultivo de soja”, garante.

De acordo com o pesquisador, a soja apresenta elevados teores de proteínas em seus grãos (cerca de 40%), o nitrogênio (N) é o nutriente requerido em maior quantidade por esta cultura. “As principais fontes de fornecimento de N à soja são os fertilizantes nitrogenados e o processo de fixação biológica de nitrogênio atmosférico (N2)”, disse.

Petistas na Câmara rejeitam declarações de Puccinelli

0

22/05/2003 16h18 – Atualizado em 22/05/2003 16h18

Os vereadores petistas cabo Almi e Clemêncio Ribeiro rejeitaram nesta tarde a afirmação do prefeito de Campo Grande, Abdré Puccinelli de que um vereador do PT iria para o partido do prefeito, o PMDB. O terceiro vereador petista, Alex, líder da bancada, já havia negado a informação anteriormente.

Ribeiro disse que foi candidato por duas vezes pelo PT (ele é suplente e assumiu a vaga de Silvio Nucci), partido onde construiu sua história e nunca teve vontade de sair da legenda. Destacou que agora que o partido elegeu o presidente da República e tem o governo do Estado não há possibilidade de mudança. Para ele, o prefeito quis inflamar o cenário político ao falar da filiação de um petista.

Já o vereador em segundo mandato, cabo Almi, considerou maldosa e antiética a atitude do prefeito. Almir disse não ter perspectiva de mudar de partido e, caso isso ocorresse, não precisaria de “cacique” para anunciar por ele.

Alex já rejeitou a declaração e desafiou o prefeito a apontar quem seria o vereador petista que avalia migrar para o PMDB.

Laboratório deve ajudar Procon, diz superintendente

0

22/05/2003 16h16 – Atualizado em 22/05/2003 16h16

Terminou há pouco a visita do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) ao laboratório de análise de combustíveis que está sendo construído pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Segundo o superintendente do Procon Itamar Chamorro, que foi conhecer o local, a obra vai ajudar os trabalhos do órgão. “Esse laboratório será muito importante para o Estado e para o órgão de fiscalização defesa do consumidor porque vai assegurar se determinado produto tem qualidade exigida”, disse. Além de Chamorro, estiveram no local, o procurador Antônio Siufi Neto; o diretor do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), Dalto Fiúza e o representante do Governo do Estado, Cleverton Messias Miotto Gorazza, gestor da Unidade de Fiscalização da Substituição Tributária, além da diretoria do Sinpetro (Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis Automotivos, Lubrificantes e Lojas de Conveniência do Estado).

Gaeco apreende material “pirata” em Campo Grande

0

22/05/2003 16h13 – Atualizado em 22/05/2003 16h13

O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) em operação conjunta com a Polícia Militar apreendeu, agora à tarde, fitas de vídeo “piratas” que estavam em uma residência na rua Assis, no bairro Novo Minas Gerais em Campo Grande.

Duas pessoas foram presas, mas o nome delas ainda não foi divulgado. No local foram encontradas muitas fitas de vídeo e material utilizado para a confecção ilegal do produto. Os policiais chegaram ao local através de um levantamento e denúncias.

O Gaeco constatou quatro locais com vendas, mas até agora apenas um foi fechado. O material e as pessoas serão levados em um furgão até a Procuradoria Geral do Estado. O levantamento do material apreendido será feito por um perito.

A operação vai continuar investigando outros locais na cidade que comercializam ou produzam produtos clandestinos.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.