22/05/2003 14h37 – Atualizado em 22/05/2003 14h37
Cerca de 100 dirigentes de universidades públicas e aproximadamente 90 de universidades e centros acadêmicos da rede privada de ensino de todo o Brasil continuam participando hoje, no Hotel Jandaia, em Campo Grande, do XVI Fórum de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras, uma promoção conjunta UFMS, UEMS, UCDB, UNIDERP e UNIGRAN, com o objetivo de discutir as propostas das universidades, relativas as políticas de ensino e avaliação.
Os pró-reitores querem também intensificar o debate sobre as mudanças estruturais que serão promovidas pelo Governo Federal nas universidades brasileiras a partir da aprovação das novas diretrizes curriculares que serão implementadas pelo Ministério da Educação.
O tema principal do encontro foi “A Flexibilização Curricular no
Contexto das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino de Graduação”.
Segundo a professora Maria José de Jesus Alves Cordeiro, pró-reitora de ensino de graduação da UEMS e Coordenadora Regional do Encontro, as universidades brasileiras passam por momentos de expressiva transformações, em parte, devido a implantação das diretrizes curriculares aprovadas no governo anterior e que terão de ser totalmente implementadas até o final do ano que vem.
Outro fator que influencia essas transformações é o fato de que o atual governo tem uma concepção de educação diferente das que nortearam a formulação das diretrizes, e nesse contexto de transição estão as universidades, que precisam reestruturar seus projetos pedagógicos das licenciaturas e dos bacharelados, incluindo neles a tão almejada flexibilização curricular.



