24.3 C
Três Lagoas
segunda-feira, 22 de junho de 2026
Início Site Página 14102

Encontro discute mudanças nas Universidades

0

22/05/2003 14h37 – Atualizado em 22/05/2003 14h37

Cerca de 100 dirigentes de universidades públicas e aproximadamente 90 de universidades e centros acadêmicos da rede privada de ensino de todo o Brasil continuam participando hoje, no Hotel Jandaia, em Campo Grande, do XVI Fórum de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras, uma promoção conjunta UFMS, UEMS, UCDB, UNIDERP e UNIGRAN, com o objetivo de discutir as propostas das universidades, relativas as políticas de ensino e avaliação.

Os pró-reitores querem também intensificar o debate sobre as mudanças estruturais que serão promovidas pelo Governo Federal nas universidades brasileiras a partir da aprovação das novas diretrizes curriculares que serão implementadas pelo Ministério da Educação.

O tema principal do encontro foi “A Flexibilização Curricular no

Contexto das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino de Graduação”.

Segundo a professora Maria José de Jesus Alves Cordeiro, pró-reitora de ensino de graduação da UEMS e Coordenadora Regional do Encontro, as universidades brasileiras passam por momentos de expressiva transformações, em parte, devido a implantação das diretrizes curriculares aprovadas no governo anterior e que terão de ser totalmente implementadas até o final do ano que vem.

Outro fator que influencia essas transformações é o fato de que o atual governo tem uma concepção de educação diferente das que nortearam a formulação das diretrizes, e nesse contexto de transição estão as universidades, que precisam reestruturar seus projetos pedagógicos das licenciaturas e dos bacharelados, incluindo neles a tão almejada flexibilização curricular.

FOFOCA: Otávio Mesquita comemora audiência com champagne

0

22/05/2003 14h33 – Atualizado em 22/05/2003 14h33

Otávio Mesquita comemorou até tarde da noite a boa audiência de seu “Claquete” na última quarta-feira, dia 21. Segundo a assessoria de imprensa do apresentador, o programa atingiu 5 pontos de média na audiência, com picos de 8 pontos, a maior desde a estréia de seu programa há 10 dias. Para comemorar os bons índices, Otávio Mesquita pediu duas garrafas de champagne e ofereceu um brinde à sua produção.

No “Claquete” desta quarta-feira, dia 22, Otávio Mesquita irá passar um trote em seu amigo Roberto Justus no quadro “TroTV”. A atração vai ao ar às 21h30, na Band.

Conselho de Segurança da ONU suspende sanções ao Iraque

0

22/05/2003 14h30 – Atualizado em 22/05/2003 14h30

NAÇÕES UNIDAS (CNN) — O Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou, nesta quinta-feira, a revogação das sanções impostas ao Iraque há 13 anos, e concedeu aos Estados Unidos e à Grã-Bretanha o controle do país até que um governo eleito possa assumir o poder.

Quatorze dos 15 países-membros do Conselho aprovaram a resolução de número 1483. A exceção foi a Síria, cujo embaixador não participou da reunião.

“A suspensão de sanções marca um momento importante para o povo do Iraque”, disse o embaixador norte-americano na ONU, John Negroponte.

Na véspera, a França havia anunciado que votaria a favor da resolução de 12 páginas, patrocinada por Estados Unidos, Grã-Bretanha e a Espanha.

O anúncio francês pôs fim a especulações de que o país não estaria satisfeito com as provisões do documento.

A versão final do projeto inclui uma medida que requer a revisão da resolução depois de um ano – algo pedido pela Alemanha e a França para que a administração liderada pelos Estados Unidos no Iraque não fique no país por tempo indeterminado.

“Para tornar a resolução possível, todos os participantes fizeram concessões”, declarou o embaixador russo, Sergey Lavrov.

O representante da Alemanha na ONU, Gunter Pleuger, concordou. “Nesta resolução, superamos as divisões do passado, pelo bem do povo do Iraque”.

Por sua vez, o embaixador da França, Jean-Marc de la Sablière, destacou que o documento é confiável o bastante para atrair o apoio da comunidade internacional aos civis iraquianos.

Sob os termos da resolução, o programa de troca de “petróleo-por-alimentos” será desmantelado em seis meses.

O documento suspende quase todas as sanções em vigor contra o Iraque desde 1990, à exceção da que se refere a armas.

A resolução encerrará o controle efetivo da coalizão liderada pelos Estados Unidos no Iraque tão logo o poder possa ser exercido por um “governo reconhecido internacionalmente”, disse Negroponte.

O cronograma para essa transferência de poder não foi especificado.

A França afirmou que o projeto da resolução, embora “não fosse perfeito”, leva em consideração suas preocupações sobre o papel da ONU no Iraque e o desarmamento, garantindo que a organização mundial estará “rigorosamente envolvida” no processo político.

O papel da ONU era também uma preocupação dos russos, depois de discussões realizadas na terça-feira.

Os franceses declararam ter ficado satisfeitos com o fato de a resolução pedir que o Conselho de Segurança seja informado regularmente sobre a situação no Iraque e de que o trabalho da coalizão em território iraquiano estará sujeito à lei internacional.

Outro ponto elogiado pela França foi a garantia de transparência e de monitoração internacional da renda iraquiana proveniente do petróleo.

Sob os termos da resolução, os ganhos iraquianos com óleo irão para um fundo de desenvolvimento, com supervisão internacional, mas os Estados Unidos e a Grã-Bretanha terão a autoridade de usar o dinheiro na reconstrução.

O dinheiro do petróleo ficará também temporariamente imune a processos na Justiça.

Os Estados Unidos temem que credores do Iraque, que alegam ter promissórias de 400 bilhões de dólares, possam querer parte da renda.

Artistas entregam denúncia de não pagamento de direitos

0

22/05/2003 14h27 – Atualizado em 22/05/2003 14h27

Autores, músicos e artistas integrantes da ASSCOM (Associação de Compositores e Músicos de Mato Grosso do Sul) entregarão hoje aos Secretários de Cultura de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e Tocantins carta aberta denunciando o não recebimento de direitos autorais pela grande maioria dos artistas e compositores de Mato Grosso do Sul. Eles vão aproveitar a ocasião do encontro regional das autoridades para apresentar a denúncia e cobrar fiscalização.

Segundo a denúncia, somente um grupo reduzido de artistas regionais – principalmente os que se encontram momentaneamente em maior evidência – recebem direitos autorais, enquanto a maioria deles, alguns com dezenas de anos de trabalho, continuam sem receber nada. A carta elenca alguns nomes que nunca receberam qualquer valor a título de direito autoral dentre eles Délio e Delinha), Bete e Betinha, Tostão e Guarani, Dino Rocha e Aurélio Miranda.

MS receberá parte dos R$ 5 milhões do FAT em junho

0

22/05/2003 14h17 – Atualizado em 22/05/2003 14h17

A partir de junho Mato Grosso do Sul já deve receber parte dos R$ 5 milhões esperados do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) para qualificação. A expectativa é baseada em aceno do ministro do Planejamento, Guido Mantega, em contato telefônico feito pelo presidente da Fundação de Trabalho de Mato Grosso do Sul, Ananias Costa. Ananias afirma que está havendo descontingenciamento de recursos da União, o que passa pelo FAT e também pelas indenizações pela estadualização de rodovias federais.

No mês passado o governo já recebeu R$ 1,8 milhões do FAT que são destinados ao funcionamento das agências públicas de emprego. Nesta semana haveria uma reunião entre os secretários estaduais de Trabalho de todos os Estados e o ministro da Fazenda, Antônio Palocci, mas foi desmarcada com perspectivas de ocorrer na próxima semana, em data a ser definida, ainda.

Estados do CO discutem ampliação de transplantes

0

22/05/2003 14h12 – Atualizado em 22/05/2003 14h12

Coordenadores das Centrais Estaduais de Notificação, Captação e Doação de Órgãos da região Centro-Oeste estão reunidos hoje em Brasília, no Ministério da Saúde, para discutir um forma de atuação que possa viabilizar a realização de mais cirurgias. Cada central poderá expor questões e problemas regionais para que se busque uma forma de trabalho consensual entre os estados.

A ampliação dos tipos de transplantes realizados em cada estado também será discutida, como forma de evitar que doentes precisem viajar para receber um órgão. A mudança é avaliada sob o ponto de vista da economia com o procedimento. Reunião semelhante já foi realizada nas regiões Norte, Nordeste e Sul, e, em breve, será promovida no Sudeste.

Conforme levantamento do Ministério da saúde, há 444 hospitais com 1.0090 equipes credenciadas para fazer transplantes. Em 2002, foram realizados 7.921 transplantes de órgãos, número 80,2% maior que em 1998, quando foram realizadas 4.299 cirurgias.

A criação do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), com a Lista Única de Receptores, tornou visível a quantidade de pessoas à espera de um órgão, são 53.600 no País. A demanda está assim distribuída: 244 pessoas necessitam de um transplante de coração; 21.133 de córnea; 3.969 de fígado; 68 de pulmão; 27.771 de rim; 115 de pâncreas; e 353 precisam de um transplante simultâneo de rim e pâncreas.

O Brasil é o segundo País do mundo em número de transplantes realizados.

Propaganda de cerveja pode ser proibida

0

22/05/2003 14h10 – Atualizado em 22/05/2003 14h10

O deputado Miguel de Souza (PL-RO), relator da MP (medida provisória) nº 118 que proíbe a propaganda de cigarros durante eventos esportivos internacionais a partir de julho de 2005, incluiu até a cerveja entre outros produtos cuja publicidade poderá ser restringida.

Ele acatou em seu projeto de conversão da MP emenda do líder do PL, Valdemar Costa Neto (SP), determinando que será considerada alcóolica a bebida com qualquer teor de álcool.

Antes, a Lei 9.294, de 15 de julho de 1996, proibia a propaganda apenas das bebidas com teor de álcool acima de 13° G.L.. A maioria das marcas de cerveja vendidas no Brasil possui uma graduação média de 5° G.L..

Segundo Costa Neto, a lei de 1996 “ignora o fato de a cerveja ser a bebida alcóolica mais consumida no país e a que mais anuncia no rádio e na televisão, associando o produto a temas infantis e juvenis”.

Foi essa lei que causou a polêmica durante o GP do Brasil de F-1 deste ano. Ela proibiu a propaganda de cigarros em eventos esportivos internacionais já a partir de 1º de janeiro de 2003 e quase causou o cancelamento da corrida.

O governo, em tempo, editou a MP 118 modificando o texto da Lei 9.294, ampliando o prazo até 31 de julho de 2005, o que evitou o cancelamento do GP Brasil. A medida, no entanto, exigiu a exibição de mensagens educativas contra o tabagismo durante a transmissão da corrida e de todos os eventos esportivos seguintes.

Uma outra emenda, de autoria do deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), proíbe a venda de cigarros, charutos e outros derivados do fumo em estabelecimentos de ensino e de saúde, aeroportos, portos, rodoviárias e em qualquer outra estação de embarque ou desembarque de passageiros.

Hauly afirmou que a proibição da venda de cigarros e similares nesses locais vai auxiliar a política de combate ao tabagismo, realizada pelo governo.

A MP 118 e é um dos itens da pauta de votação da sessão desta tarde da Câmara.

Fonte: Folha Online

Michael Jackson passa mal antes de depoimento sobre direitos autorais

0

22/05/2003 14h05 – Atualizado em 22/05/2003 14h05

INDIANÁPOLIS, EUA (CNN) — O astro do pop Michael Jackson foi hospitalizado por cerca de duas horas na quarta-feira, em Indianápolis, no estado norte-americano de Indiana, logo após sentir-se mal, informou seu porta-voz Stuart Backerman.

O cantor, de 44 anos, que tinha ido a Indianápolis para depor na audiência de um processo de direitos autorais, retornou a Los Angeles na noite do mesmo dia em um jato particular, informou Brian Oxman, advogado da família.

“Ele não estava se sentindo bem”, disse o porta-voz. “Sentia-se fraco e desidratado. Ao longo do dia foi se sentido cada vez mais fraco”.

Os médicos não divulgaram nenhum boletim sobre o estado de saúde de Jackson, Oxman disse que o estresse do depoimento causou o mal-estar.

“Ele já teve que dar centenas de depoimentos em sua vida”, contou Oxman. “Quando tem mais um se aborrece, não dorme, não come, fica desidratado e o mal-estar é o resultado disso”.

Mas o cantor acabou não depondo, disse o advogado.

O queixoso que entrou com processo é de Gary, Indiana – a cidade natal de Jackson – e um “sócio e amigo da família”, segundo Oxman.

Jackson e seu advogado acreditam que as reivindicações do queixoso, sobre direitos autorais do grupo The Jackson Five, não têm validade.

No processo, o queixoso alega que o Jackson Five usou o nome de outra banda de Gary e duas de suas músicas sem autorização.

O depoimento seria dado numa reunião com o advogado Norman Reed, que representa Gordon Keith,

(Com informações da Associated Press)

Moka atrapalha definição da coordenação, diz Biffi

0

22/05/2003 14h01 – Atualizado em 22/05/2003 14h01

O deputado federal Antônio Carlos Biffi (PT), candidato a coordenador da bancada federal de Mato Grosso do Sul, atribuiu ao atual coordenador, Waldemir Moka (PMDB), a demora na definição do novo representante. Biffi justifica que o peemedebista é quem deve convocar a reunião decisiva para a escolha.

O deputado atribuiu a apego ao poder, no caso do PMDB, conforme ele, e resistência ao seu nome. Biffi garante que tem 6 dos 11 votos e acha que a demora é para que o PMDB consiga o voto que daria vitória ao senador Ramez Tebet.

O PMDB tem 4 votos (2 de deputados e 2 de senadores), o PT tem o mesmo número (3 deputados e 1 senador) e os outros são do PPS (Geraldo Resende- vota em Tebet), PFL (Murilo Zauith) e PTB (Antônio Cruz), estes dois últimos Biffi assegura que são votos dele.

Biffi explicou que a ficar desestabilizado com a divulgação de informação de que os petistas Vander Loubet e Delcídio do Amaral votariam em Tebet. Hoje ele diz que já não há ameaça e afirma que a informação partiu do concorrente.

É esperada para semana que vem a reunião de toda a bancada para que o assunto seja resolvido. Conforme Biffi, outros estados já escolheram o representante.

UFMS lança edital para transferência de estudantes

0

22/05/2003 13h55 – Atualizado em 22/05/2003 13h55

A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) abriu inscrições de transferência de acadêmicos de outras universidades para a instituição. São 42 vagas, a maioria para cursos em campus do interior e as inscrições podem ser feitas entre os dias 9 e 24 de junho. Mais informações no site da Copeve (Comissão Permanente de Vestibular), copeve.ufms.br.

Músico do Jô Soares lança CD em Campo Grande

0

22/05/2003 13h44 – Atualizado em 22/05/2003 13h44

O CD Duo Sciotti vai ser lançado em Campo Grande nos dias 23 e 24 de maio. O espetáculo conta com o integrante do “Sexteto do Jô”, Derico Sciotti. A apresentação será às 22h, no Cabral Lounge Bar.

O show deve ter uma hora e trinta minutos de duração. O Duo Sciotti possui repertório abrangente e diversificado e interpreta grandes sucessos de autores como Beatles, Elton John, Supertramp, Caetano Veloso, Eric Clapton, Phil Collins, entre outros.

O ingresso custa R$ 20,00 antecipados e podem ser adquiridos no Cabral Lounge Bar e na Planet Music, no Shopping Campo Grande.

Mais de mil podem estar sob os escombros

0

22/05/2003 13h42 – Atualizado em 22/05/2003 13h42

Mais de mil podem estar sob os escombros dos prédios que caíram por causa do terremoto de ontem à noite em Argel e áreas próximas. O primeiro-ministro Ahmed Uyahia declarou esta manhã à uma emissora local que o número de mortos ainda pode aumentar consideravelmente. De acordo com o último balanço, 770 pessoas morreram e 6.113 ficaram feridas. O balanço anterior indicava 707 mortos e 5.543 feridos.

Novas réplicas foram registradas hoje na região de Argel e em Kabília, quase doze horas depois do terremoto que afetou o país. Conforme a agência AFP, réplicas do terremoto foram registradas regularmente durante toda a noite e madrugada em Argel. A agência EFE informou que as duas últimas réplicas de média magnitude foram sentidas nas regiões de Argel e Bumerdés às 12h50 (8h50 de Brasília) provocando de novo o pânico entre a população.

A sucessão de tremores manteve inúmeras pessoas nos jardins ou em automóveis à beira das estradas, onde passaram a noite. Um correspondente da emissora de rádio estatal em Kabilia deu conta de “grandes danos” na estrada entre Argel e Tizi Uzu, a capital da Grande Kabilia, precisando que inúmeros setores desta estrada apresentam enormes rachaduras.

“Estamos enfrentando uma verdadeira catástrofe, que infelizmente ainda não acabou de mostrar seus resultados. Só da meia-noite às três da madrugada, passamos de 250 para 500 mortos e de 1.600 para mais de 4.000 feridos”, disse o primeiro-ministro Uyahia, em declarações à rádio francesa RTL. “O que é seguro é que ainda temos muita gente sob os escombros. Os serviços implicados, proteção civil, pessoal de saúde e a população estão lutando de uma maneira admirável, mas desgraçadamente isto não acabou”, acrescentou.

As autoridades fizeram um apelo através da rádio aos médicos e doadores de sangue para comparecer aos hospitais, principalmente em Bumerdés. Também se chamou pela rádio o pessoal da Sonelgaz, a empresa pública de distribuição de gás e eletricidade, para que se apresentem em seus locais de trabalho e à população para que corte o gás em suas casas.

Fique por dentro do que esta acontecendo com os professores

0

22/05/2003 13h38 – Atualizado em 22/05/2003 13h38

Professores de Dourados voltam a trabalhar na segunda:

Os professores de Dourados aprovaram hoje de manhã o fim da greve iniciada no dia 12 deste mês. Segundo a secretária-geral do Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação) de Dourados, Sueli Rodrigues de Oliveira, os professores voltam ao trabalho na próxima segunda-feira. Segundo ela, o fim da greve foi aprovado devido ao enfraquecimento do movimento nos demais municípios. Dourados tinha sido um dos 13 votos favoráveis à manutenção da greve, na assembléia estadual, ontem em Campo Grande. Segundo a sindicalista, os professores douradenses entenderam que deveriam encerrar a greve por “questão de bom senso”. Sueli de Oliveira disse que a decisão de retomar as aulas apenas na segunda-feira também foi tomada pelos professores.

Corumbá também decide pelo fim da greve na Educação:

Os professores de Corumbá, assim como os de Campo Grande, decidiram nesta manhã encerrar a greve na rede estadual de ensino. Corumbá já tinha decidido anteriormente pela volta às aulas, a novidade agora é Dourados. Anteontem os professores tinham rejeitado a contra-proposta do governo e nesta manhã mudaram a posição.

O governo manteve os 10% para professores e 8% para administrativos, a valer a partir do salário de maio e não junho, como tinha sido acordado no início. Foi incluído no acordo a elevação do piso para R$ 1,2 mil para professores com nível superior em maio de 2004 e correção dos salários pela inflação.

Em Corumbá a adesão a minoria das escolas aderiu à greve, segundo divulgou o site Corumbá On Line. Ainda hoje os professores dos períodos da tarde e noturno se manifestarão sobre a greve.

Professores de Três Lagoas realizam assembléia à tarde:

Os professores da rede estadual de ensino de Três Lagoas, realizam assembléia, logo mais às 14 horas, na sede do sindicato dos Bancários da cidade. O objetivo do encontro é colocar a classe a par das decisões da assembléia, promovida pela Fetems em Campo Grande, optando pela continuidade do movimento grevista.

Segundo informações da diretoria do Sinted, no município, o movimento de paralisação continua nos mesmos índices de quase 85%. Nas seis principais escolas estaduais do município, a paralisação ainda é de 100%.

Aulas serão repostas até o fim do primeiro semestre:

As aulas das escolas que tiveram paralisação total ou parcial durante os 11 dias de greve de professores da rede estadual de ensino deverão ser repostas no primeiro semestre, segundo orientação da secretaria estadual de Educação. O secretário, Hélio de Lima, afirmou que a decisão em relação às datas de reposição será consenso entre escolas, associação de pais e mestres e governo do Estado. O secretário lembrou ainda que o processo de informatização é contínuo e, através de acordo com o BID, deve ser feita dentro de quatro anos.

Fonte: Campo Grande News

Empresas de telefonia vão participar de audiência de conciliação

0

22/05/2003 13h33 – Atualizado em 22/05/2003 13h33

As empresas de telefonia Brasil Telecom e Americel se reúnem nesta sexta-feira em audiência de conciliação, em Campo Grande. As empresas deverão prestar todas as informações sobre as providências para regularizar a cobrança indevida de ligações.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e as empresas de telefonia foram convocadas pela Justiça Federal a prestar esclarecimentos sobre as cobranças irregulares de ligações locais para celulares como se fossem interurbanas. A determinação é do juiz federal substituto, Sérgio Henrique Bonachela, da 1ª vara da Justiça Federal, em Campo Grande, atendendo a ação proposta pela Promotoria do Consumidor da Capital.

No caso específico da Brasil Telecom, a forma e os prazos para a restituição dos valores cobrados indevidamente de todos os assinantes prejudicados. Se não atenderem à determinação da Justiça Federal, as empresas poderão ser multadas em R$ 10 mil por dia.

Vale ressaltar que o juiz ainda não determinou o fim das cobranças irregulares porque acredita em uma solução na semana que vem.

Escola forma esta noite 1ª turma em prevenção de drogas

0

22/05/2003 11h17 – Atualizado em 22/05/2003 11h17

Prevenção e uso de drogas foram assuntos tratados durante 4 meses com 120 alunos da Escola Municipal Plínio Mendes dos Santos, em Campo Grande. Orientados por policiais, eles receberam, através de palestras e uma cartilha, informações sobre os principais entorpecentes, seus efeitos no organismo e formas de prevenção. A turma se forma nesta quinta-feira, às 19h, na escola, à rua Barra Mansa 327 Bairro Guanandi.

Zeca confirma R$ 1,5 milhão para recuperação da BR-262

0

22/05/2003 11h16 – Atualizado em 22/05/2003 11h16

O governador Zeca do PT encerrou a agenda de ontem na Capital federal obtendo para Mato Grosso do Sul a liberação de R$ 1,5 milhão do ministério dos Transportes, dos quais R$ 600 mil estão sendo disponibilizados para que tenha início, já na próxima segunda-feira (26/5), as obras emergenciais de recuperação da rodovia BR-262, no trecho que liga Miranda a Corumbá.

Após a audiência com o ministro Anderson Adauto (Trasportes), o governador afirmou que há a previsão de que o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva faça o lançamento das obras de recuperação total da rodovia. A data prevista é 4 de julho, aproveitando a ocasião em que o presidente Lula também vai inaugurar a ponte de Alencastro, em Paranaíba.

Deputados concentram os debates na greve dos professores

0

22/05/2003 11h15 – Atualizado em 22/05/2003 11h15

Sem projetos importantes para votar, como costuma acontecer nas sessões de quinta-feira, os deputados estaduais de Mato Grosso do Sul concentraram os debates esta manhã num tema único, a greve dos professores da rede estadual de ensino.

Depois da fala da presidente da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Ensino de MS), Mara Carrara, parlamentares da oposição e da situação discursaram sobre o tema. Waldir Neves (PSDB) e Celina Jallad (PMDB) apoiaram o movimento grevista e criticaram a condução dada ao assunto pelo governo, enquanto o deputado Pedro Kemp, presidente da Comissão Educação da Casa e líder do PT na Assembléia, saiu em defesa da administração estadual e dos esforços de negociação que, segundo ele, o governo tem feito. A sessão de hoje tinha apenas três projetos de utilidade pública a serem votados.

Zé Teixeira quer duplicação da MS-157, no sul do Estado

0

22/05/2003 11h14 – Atualizado em 22/05/2003 11h14

A duplicação da rodovia MS-156, no trecho de 16 quilômetros ligando as cidades de Dourados a Itaporã, na região sul do Estado, foi pedida pelo deputado estadual Zé Teixeira (PFL) ao governo do Estado, como instrumento de desenvolvimento econômico da região.

Segundo o parlamentar, a conclusão das obras de asfaltamento da mesma rodovia, entre Itaporã a Maracaju, aumentou consideravelmente o fluxo de veículos. A estrada também dá acesso à Reserva Indígena de Dourados, onde constantemente ocorrem acidentes, “além de muito utilizada para o escoamento da safra agropecuária é também via de transporte de calcário”, disse ele.

Para atender à demanda do crescente fluxo de veículos previsto, o deputado pede medidas urgentes para garantir a segurança das pessoas que trafegam no trecho entre Dourados e Itaporã. “Neste sentido as obras de duplicação da pista da MS-156, com a construção de acostamentos e a respectiva sinalização, que poderão ser realizadas com recursos do Fundersul, são providências fundamentais, evitando que no trecho também seja ampliado o número de acidentes”.

Adiada audiência sobre Comercialização de Produtos de Origem Animal

0

22/05/2003 11h12 – Atualizado em 22/05/2003 11h12

A audiência pública “Comercialização de Produtos de Origem Animal pelos Supermercados e sua Fiscalização”, marcada para esta quinta-feira, às 14h, foi adiada para o próximo dia 11 de junho.

A alteração ocorreu em função de compromissos agendados anteriormente pelos convidados.

O Conselho Regional de Medicina Veterinária realizou o pedido da sessão, para discutir o registro de supermercados que atuam no Estado. Atualmente existem 170 supermercados e destes apenas 12 estão devidamente registrados junto ao Conselho.

Segundo o conselho, a população fica exposta a todos os riscos provenientes da comercialização de carnes clandestinas e derivados desses produtos armazenados de forma inadequada; como também, do controle de insetos e de esterilização de material, entre outras atividades previstas nas questões higiênico-sanitárias que não estão sendo devidamente observadas por esses estabelecimentos.

Veado-campeiro sai da lista de ameaçados de extinção

0

22/05/2003 11h07 – Atualizado em 22/05/2003 11h07

No Dia Internacional da Diversidade Biológica, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Ibama divulgam a nova Lista de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção com nome de 400 animais. A relação anterior é de dezembro de 1989, com 219 espécies.

A novidade para o Mato Grosso do Sul, é que o veado-campeiro, animal do Pantanal deixou a lista. O animal estava ameaçado pela caça e conversão do habitat natural para a produção agrícola e pastagem. As autoridades ambientais acreditam que houve maior conscientização.

No entanto, outros animais de Mato Grosso do Sul continuam na lista, como o gato maracajá que tem ameaça vulnerável. Também fazem parte do rol dos animais ameaçados a jaguatirica, o gato palheira, a onça pintada e a parda.

A nova lista foi elaborada em parceria com Fundação Biodiversitas, Sociedade Brasileira de Zoologia, organizações não-governamentais Conservation Internacional e Terra Brasilis e instituições de ensino superior. O material completo deve ser divulgado ainda hoje no site do Ibama (www.ibama.gov.br)

A inserção de uma espécie na lista depende do tamanho de sua população, da diversidade genética dessa população. Leva-se em conta também qual é a situação do habitat da espécie. Se há muito desmatamento na Mata Atlântica ou no Cerrado, as espécies que vivem nesses biomas estão mais sujeitas à ameaça. A degradação ambiental também conta como assoreamento de rios, poluição e fogo.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.