17.2 C
Três Lagoas
domingo, 21 de junho de 2026
Início Site Página 14115

Sem-terra não foram comunicados para deixar fazenda

0

20/05/2003 10h58 – Atualizado em 20/05/2003 10h58

Sem-terra ligados ao MST, acampados na fazenda Aruanã, em Bonito, ainda não receberam comunicado da Justiça para deixar o local. Ontem, a Justiça determinou a retirada dos sem-terra da área. A ordem de reintegração de posse foi expedida ontem pela Justiça.

Márcio de Oliveira da Silva, que está acampado na fazenda, afirmou que os sem-terra não pretendem deixar o local. “Ainda não fomos avisados”, contou.

De acordo com Silva, os acampados começaram a plantar hortaliças e um trator chegou hoje na área para auxiliar no preparo da terra.

Cerca de 350 famílias sem-terra estão na fazenda Aruanã, desde o dia 12. A fazenda pertence à Associação das Famílias para Unificação da Paz Mundial.

Os trabalhadores sem-terra querem a desapropriação da área por considerar que a área é improdutiva. Em vistoria realizada de 14 a 18 de agosto de 2002 por técnicos do Incra, a fazenda Aruanã foi considerada produtiva.

Zeca considerou alarmismo informações sobre bactéria

0

20/05/2003 10h57 – Atualizado em 20/05/2003 10h57

O governador de Mato Grosso do sul, Zeca do PT, criticou a divulgação de informações sobre a contaminação de pacientes por uma bactéria que já teria causado a morte de cinco pessoas, segundo o diretor-clínico, Ronaldo Souza Costa, disse ao Correio do Estado. “Não podemos ser irresponsáveis em divulgar informações sem comprovação”, disse.

Ele afirmou que do fato faz alarme à população e disse que cobrou do secretário de Coordenação–Geral de Governo que determinasse um levantamento completo sobre o caso. No meio da semana passada, o secretário de Saúde, João Paulo Esteves, pediu uma vistoria emergencial pela Vigilância Sanitária.

Entre as irregularidades encontradas no Hospital e que podem favorecer a infecção hospitalar estão o uso de toalhas de papel reciclável e de sabão em barra, quando o determinado é o líquido, até para evitar acúmulo de água e evitar o contato dos profissionais de saúde com o mesmo sabão. A higiene das mãos é determinante no ambiente hospital, informou recentemente ao Campo Grande News o coordenador da Vigilância, Márcio Toledo.

O laudo completo, que envolve exames ambulatoriais, deve ficar pronto até o fim da semana.

Fonte: Campo Grande News

IPC cai para 0,3% em São Paulo

0

20/05/2003 10h50 – Atualizado em 20/05/2003 10h50

SÃO PAULO — A inflação na cidade de São Paulo ficou em 0,3 por cento na segunda prévia quadrissemanal de maio, o período de 30 dias encerrados no último dia 15, anunciou nesta terça-feira a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), da Universidade de São Paulo, que apura o Índice de Preços ao Consumidor (IPC).

Esse resultado ficou abaixo do primeiro levantamento do mês, quando o IPC foi de 0,4 por cento, mantendo uma tendência de queda da inflação.

O setor de Vestuário registrou a maior alta do período, com elevação de 1,23 por cento. Ainda apresentaram variação positiva, embora inferior ao primeiro levantamento do mês: Alimentação (0,3 por cento), Habitação (0,27 por cento), Saúde (0,25 por cento) e Educação (0,11 por cento).

O segmento dos Transportes foi o único que apresentou deflação, com baixa de 0,14 por cento.

A Fipe apura o IPC com base na renda de famílias que recebem de um a 20 salários mínimos.

(Com informações da Agência Brasil)

Simsend aceita proposta salarial para funcionalismo de Dourados

0

20/05/2003 10h44 – Atualizado em 20/05/2003 10h44

Terminou a reunião da diretoria do Sindicato dos Servidores Municipais de Dourados, que analisou a proposta de reajuste apresentada pela prefeitura em reuniões anteriores.

Conforme o Dourados News, já havia antecipado, a contra-proposta da prefeitura acabou sendo aceita, por haver um consenso entre os sindicalistas, que este era o melhor para o funcionalismo, pelo menos, no momento.

A prefeitura fez uma proposta de aumento na casa dos 10%, mais um abono de R$ 60,00 para os funcionários que recebem até R$ 600,00 por mês.

Para os funcionários com salário superior aos R$ 600,00 o aumento será de 10% mais 5% de adicional.

O presidente da Câmara de Vereadores, José Carlos Cimatti que acompanhou a reunião disse ter sido, esta, uma proposta inteligente, pois não vai onerar os cofres públicos e o funcionário não perderá nenhuma das vantagens conquistadas anteriormente.

O presidente do Sindicato, Luiz Carlos Paloma, disse há pouco, que houve uma unanimidade na aprovação da proposta e que ela acabou agradando ao funcionalismo. ”A proposta em média, é na casa dos 15%, um percentual que há muito tempo o funcionário não via em seu envelope de pagamento, álias, não sabia o que era reajuste há alguns anos disse ele ao Dourados News, por telefone.

A proposta será levada a plenário da câmara de vereadores para a devida aprovação.Luis Carlos disse, ainda, que o funcionário, já recebe este aumento no 5º dia útil de junho.

MS tem este ano 313 mil bois confinados

0

20/05/2003 10h42 – Atualizado em 20/05/2003 10h42

Com o maior rebanho bovino do Brasil, estimado em cerca de 24 milhões de cabeças, Mato Grosso do Sul tem este ano 313 mil bois em confinamento (é o sistema de criação de bovinos em que lotes de animais são encerrados em piquetes ou currais de área restrita, e onde os alimentos e água necessários são fornecidos em cochos). Os números de confinamentos no Estado registram 255 mil animais em 2000, 303 mil em 2001 e 305 mil em 2002.

De acordo com o SAFRAS & Mercado, o Brasil pode registrar um aumento de 1,2% no confinamento de bois na entressafra 2003. No total, seriam 1.907.570 cabeças, contra os 1.885.200 animais confinados em 2002.

São Paulo responde pelo maior confinamento do Brasil, com 586.560 cabeças, seguido por Goiás, que tem 494.230 animais confinados.

Secretário Nacional de Meio Ambiente faz palestra amanhã em MS

0

20/05/2003 10h39 – Atualizado em 20/05/2003 10h39

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) realiza amanhã o pré-lançamento da Semana do Meio Ambiente. O evento começa às 7h30 e será no Auditório da Sema, no Parque dos Poderes, com a presença do secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, Cláudio Langone, que vai falar sobre a Política Nacional do Meio Ambiente.

Langone é engenheiro químico. Como Secretário de Meio Ambiente de Porto Alegre, em 1996, participou da elaboração de programa de governo, na área ambiental, para o então candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva. Em 1999, foi diretor-presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam), órgão responsável pela execução das políticas ambientais no Rio Grande do Sul e neste mesmo ano, tornou-se o primeiro secretário de Meio Ambiente daquele estado.

Em decorrência de sua trajetória e atuação política, foi eleito, em 2001, presidente da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), que congrega e proporciona articulação política entre mais de 40 órgãos ambientais estaduais em todo o País. Em 2002, teve participação destacada no processo preparatório e na Rio+10, a Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, realizada na África do Sul, quando liderou o grupo de secretários de estado, como membros da delegação oficial brasileira.

Nesta quarta-feira, serão apresentadas a campanha publicitária da Semana de Meio Ambiente e a programação das atividades que irão acontecer no período de 2 a 7 de junho em Campo Grande e em outros municípios de Mato Grosso do Sul.

Polícia Ambiental autua sem-terra em Sidrolândia

0

20/05/2003 10h33 – Atualizado em 20/05/2003 10h33

A PMA (Polícia Militar Ambiental) autuou no município de Sidrolândia, o assentado Benvindo Rodrigues Borges Neto, que seria ligado ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra. Conforme infomações da PMA, ele havia extraído 45 firmes de madeira tipo aroeira, sem autorização do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis), em área onde está localizada o assentamento São Pedro. Além de pagar multa de R$1.000,00, o assentado poderá pegar uma pena de 06 meses a 01 ano de detenção e multa.

Irã nega estar abrigando membros de Al Qaeda

0

20/05/2003 10h31 – Atualizado em 20/05/2003 10h31

WASHINGTON (CNN) — O Irã negou mais uma vez, nesta terça-feira, estar abrigando supostos integrantes da rede terrorista Al Qaeda, rejeitando alegações dos Estados Unidos de que membros do grupo estejam usando o país como base para ataques.

Washington comunicou ao Irã que haveria membros de Al Qaeda no país, e exigiu mais medidas contra o terrorismo, declararam autoridades norte-americanas na segunda-feira.

A comunicação acontece na esteira das investigações sobre atentados contra três condomínios em Riad, na Arábia Saudita, onde moravam ocidentais, com o FBI auxiliando autoridades sauditas nos inquéritos.

Fontes do governo norte-americano disseram à CNN, na semana passada, que havia provas sugerindo que um chefe de operações de Al Qaeda estava no Irã e pode ter participado do planejamento dos ataques na Arábia Saudita.

No entanto, nos site de Internet da Agência de Notícias da República Islâmica, um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Hamid-Reza Asefi, refutou comentários do secretário da Defesa norte-americano, Donald Rumsfeld, de que líderes de Al Qaeda estivessem no Irã, assegurando que o país não tem vínculos com a rede “fundamentalista e violenta”.

“No caso de confrontar Al Qaeda, o Irã agirá de acordo com seus programas e dentro da estrutura das Nações Unidas, como fez ao extraditar operativos do grupo, entre eles vários ocidentais”, afirmou. “O Irã encara muito seriamente o combate à rede Al Qaeda e a organizações semelhantes”.

Na quinta-feira passada, Rumsfeld disse que o governo norte-americano “sabe que há uma figura importante de Al Qaeda no Irã”.

Autoridades norte-americanas afirmaram que Saif al-Adel, um chefe de operações de Al Qaeda, seria um dos vários líderes da organização supostamente no Irã.

Uma fonte disse que al-Adel “pode ser um dos principais responsáveis” pelos ataques de Riad, que mataram 25 pessoas, além dos nove terroristas suicidas.

Mas Asefi acusou os Estados Unidos de tentar desviar a atenção dos norte-americanos de seus problemas domésticos e de seu fracasso no combate ao terrorismo com alegações contra outros países.

Chimpanzés e humanos: tudo a ver?

0

20/05/2003 10h30 – Atualizado em 20/05/2003 10h30

WASHINGTON — Os chimpanzés estão mais relacionados com os seres humanos do que com os gorilas ou outros macacos e deveriam ser incluídos na categoria humana da árvore genealógica, afirmou uma equipe de investigadores.

A idéia – que certamente renovará o debate sobre a evolução e a relação entre os humanos e os animais – partiu de uma equipe de pesquisadores liderada por Morris Goodman, da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual de Wayne, em Detroit, nos Estados Unidos.

Atualmente, os humanos permanecem sozinhos na categoria Homo, mas Goodman sustenta que eles “parecem uma imitação levemente remodelada dos chimpanzés”.

De acordo com o cientista, homens e chimpanzés têm 99,4 por cento de seu código genético em comum.

A pesquisa está sendo publicada nesta terça-feira na edição de Internet da revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

Questão de gênero

A equipe de Goodman não se referiu de maneira direta à evolução – descrita por Charles Darwin na obra “A origem das espécies”, de 1859 — mas propôs que os humanos e os chimpanzés sejam considerados ramos de um mesmo gênero devido às suas semelhanças.

Um gênero é um grupo de espécies muito relacionadas. A espécie humana, Homo sapiens, permanece sozinha no gênero Homo. Mas, anteriormente, outras espécies já foram incluídas no ramo, como o Homo neanderthalensis, ou homem de Neanderthal.

Os chimpanzés pertencem ao gênero Pan, juntamente com os chimpanzés pigmeus.

A proposta de Goodman poderia estabelecer três espécies sob o gênero Homo. Uma dos Homo (homo) sapiens, ou humanos; a segunda dos Homo (Pan) trogloditas, ou chimpanzés comuns; e a terceira dos Homo (Pan) paniscus, ou chimpanzés pigmeus.

“Acredito que é uma idéia razoável, obviamente, do contrário não a teríamos proposto”, afirmou Goodman.

Richard J. Sherwood, um antropólogo da Universidade de Wisconsin, não tem tanta certeza assim. O fato de que chimpanzés e humanos estão relacionados e compartilharam um antepassado comum há sete milhões de anos é bem conhecido, argumentou Sherwood, mas isso não significa que agora pertençam ao mesmo gênero.

(Com informações da Associated Press)

Caciques debatem produção agrícola em encontro na Funai

0

20/05/2003 10h27 – Atualizado em 20/05/2003 10h27

Lideranças indígenas do Estado estão reunidas na sede da regional da Funai (Fundação Nacional do Índio) para debater questões como a verba orçamentária da instituição para 2003, áreas de proteção ambiental, auto-sustentação e a participação indígena no programa Fome Zero. De acordo com o diretor regional da Funai, Márcio Justino, cerca de 38 caciques, que representam aproximadamente 28 mil índios de todo o Estado estão participando do encontro. “O que mais nos preocupa é a área da produção agrícola”, conta Justino. “Precisamos de muita coisa e por isso estamos promovendo o encontro com os caciques para elencar as prioridades”, explica.

Jogadores alertam sobre crise no futebol espanhol e não descartam greve

0

20/05/2003 10h25 – Atualizado em 20/05/2003 10h25

MADRID — Dívidas cada vez maiores, salários atrasados, fracasso em chegar a um acordo com a televisão e um estancado mercado de transferências são provas de que o futebol da Espanha está à beira do colapso financeiro, advertiu nesta terça-feira a Associação Espanhola de Jogadores de Futebol (AFE).

Segundo o presidente do sindicato, Gerardo González, 80 por cento dos clubes da primeira e da segunda divisão não têm pagado a seus jogadores os valores estipulados nos contratos. O sindicalista não descartou a possibilidade de uma greve, se medidas não forem tomadas para resolver a situação.

González disse também que o total da dívida dos clubes com os jogadores dobrou em relação à temporada passada, acrescentando que esse montante chegaria a 45 milhões de euros (mais de 45 milhões de dólares).

“A preocupação dos jogadores não podia ser maior”, declarou.

Sob o regulamento atual, os clubes que não pagam a seus jogadores tudo o que devem, antes de 31 de julho, podem ser punidos até mesmo com o rebaixamento.

Oito clubes da primeira divisão e 22 da segunda disseram que têm poucas possibilidades de saldar as dívidas com seus jogadores até essa data e pediram uma prorrogação do prazo.

González afirmou que a crise financeira é ainda mais preocupante que a dos anos anteriores, já que a demora em se chegar a um novo acordo sobre direitos de transmissão dos jogos pela televisão e a redução da atividade no mercado de transferências, de jogadores, estão deixando os clubes sem novas fontes de renda.

Recentemente, a Liga Espanhola de Futebol (LFP) exortou o governo a promover mudanças nos regulamentos esportivos a fim de aliviar os problemas financeiros dos clubes.

Segundo a liga, os clubes espanhóis da primeira e da segunda divisão têm dívidas no total de mais de 1,6 bilhão de euros.

A LFP quer uma maior fatia dos lucros com o futebol no país, como forma de compensação por ter que ceder à Federação Espanhola de Futebol (FPF) jogadores para seus compromissos internacionais.

A entidade pede, ainda, mais tempo para que os clubes resolvam suas pendências fiscais.

(Com informações da Reuters)

Puccinelli precisa fazer o sucessor, diz Antônio João

0

20/05/2003 10h22 – Atualizado em 20/05/2003 10h22

O suplente de senador e vice-presidente do PTB estadual, Antônio João Hugo Rodrigues, considerou nesta manhã que o prefeito de Campo Grande, André Puccinelli (PMDB), precisa eleger o sucessor dele caso tenha pretensões em se candidatar a governador em 2006.

“Se o André não vai amarelar de novo ele precisa fazer o sucessor”, disse, citando que sem ter apoio na prefeitura de Campo Grande, o prefeito ficaria com um cenário complicado para fazer política.

Antônio João é um dos pré-candidatos do PTB à sucessão em Campo Grande. Ele também comentou as ações de Puccinelli, dizendo que se fosse o prefeito adotaria outras medidas para a comunidade, como a construção de um hospital de média complexidade nas Moreninhas. Conforme Antônio João, as ações do prefeito na periferia são controvertidas. As declarações foram feitas durante entrevista ao programa Hora Extra, da FM Educativa.

Garis reduzem reivindicação de aumento salarial para 11%

0

20/05/2003 10h14 – Atualizado em 20/05/2003 10h14

Os garis de Campo Grande decidiram ontem em assembléia do Steac/MS (Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Asseio e Conservação), fazer uma proposta de 11% de reajuste salarial e 17% de aumento nos valores dos tickets alimentação para a Vega Engenharia Ambiental, empresa responsável pela coleta de lixo na Capital. A data-base de reajuste para a categoria é o mês de maio, e a Vega havia oferecido um reajuste de 5% para seus 180 funcionários. A proposta inicial da categoria era de 18% de aumento no salário e de 16% nas gratificações.De acordo com o presidente do Steac, Jair de Souza Lima, o salário-base do gari da empresa de coleta de lixo atualmente é de R$ 236 (Inferior ao Salário Mínimo) e os tickets somam R$ 138. “Esperamos que a empresa nos dê uma resposta até o final de semana, ainda é cedo para afirmar que vai ter greve”, explica Jair. “Só vamos parar se a Vega fechar as portas para a negociação”, acrescenta.

Deputados iniciam sessão sem projetos para votar

0

20/05/2003 10h06 – Atualizado em 20/05/2003 10h06

A sessão da Assembléia Legislativa foi iniciada há pouco pelo vice-presidente da Casa, Antônio Braga (PDT) com seis deputados presentes. Não há projetos programados para serem votados hoje.

Em princípio a sessão deve se concentrar na apresentação de requerimentos e indicações ao Poder Executivo e debate entre os parlamentares.

Nesta tarde, na sessão da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) é esperada a presença do presidente do TCE (Tribunal de Contas do Estado), conselheiro José Ancelmo dos Santos) ou de representante do órgão para explicar projeto de reajuste para servidores. Há projeto pedindo reajuste de 100% no salário –produtividade de parte dos servidores do órgão. As explicações foram solicitadas pela relatora do projeto, deputada Simone Tebet(PMDB).

Matrix 2 já rendeu US$ 135 milhões nos EUA

0

20/05/2003 10h04 – Atualizado em 20/05/2003 10h04

Há dois dias de sua pré-estréia no Brasil, o filme Matrix Reloaded já está batendo recordes nos Estados Unidos. Na terra do Tio Sam, a continuação de Matrix acumula até agora US$ 135 milhões (cerca de R$ 400 milhões), estando à frente de Eddie Murphy com seu Daddy Day Care, e em terceiro lugar aparece os mutantes do X-Men 2. Em Campo Grande, Matrix Reloaded tem sua pré-estréia na quinta-feira, no Cinemark com sessões às 13, 16, 19 e 22h.Em seu primeiro fim de semana, Matrix Reloaded arrecadou US$ 93 milhões e não superou a bilheteria de Homem -Aranha, que nos primeiros sete dias de exibição arrecadou US$ 114 milhões. Só a título de comparação, X-Men 2 rendeu US$ 85 milhões.

França anuncia crescimento de 0,3% no PIB

0

20/05/2003 10h00 – Atualizado em 20/05/2003 10h00

PARIS — A economia da França cresceu 0,3 por cento no primeiro trimestre, superando o desempenho de outras grandes economias na zona do euro, como a da Alemanha, que apresentaram contração.

O crescimento francês havia sido previsto por analistas econômicos e significa que o país escapou de uma recessão – que ocorre, tecnicamente, quando são registrados resultados negativos em pelo menos dois trimestres consecutivos.

No quarto trimestre de 2002, o Produto Interno Bruto (PIB) francês havia apresentado uma retração de 0,1 por cento.

Os investimentos aumentaram 0,4 por cento no primeiro trimestre, em comparação com uma queda de 1,1 por cento no período anterior.

(Com informações da Reuters)

EMI: vendas caem, lucros disparam

0

20/05/2003 09h55 – Atualizado em 20/05/2003 09h55

LONDRES (CNN) — A pirataria na Internet causou uma queda de 11 por cento nas vendas da gravadora EMI, mas os lucros da companhia britânica dispararam.

A empresa, que rescindiu os contratos de 400 artistas, incluindo a cantora norte-americana Mariah Carey, registrou um lucro líquido de 229,7 milhões de libras (375 milhões de dólares) no ano fiscal que terminou em 31 de março, em comparação com uma perda de 199,5 milhões de libras, no ano anterior.

Terceira maior companhia mundial do setor musical, a EMI cortou 1.900 empregos e fechou unidades que não vinham dando os lucros desejados, enquanto a indústria lutava para enfrentar uma queda global nas vendas.

As vendas da EMI caíram para 2,17 bilhões de libras.

“No próximo ano, enquanto o mercado permanece volátil e de difícil previsão, nós esperamos mais declínio, mas, provavelmente, a uma taxa menor que a do ano passado”, disse o presidente da companhia, Eric Nicoli.

A EMI tem em seu catálogo artistas como Radiohead, Kylie Minogue, Coldplay, Robbie Williams e Pink Floyd.

Saca de soja inicia a terça-feira cotada a R$ 34

0

20/05/2003 09h50 – Atualizado em 20/05/2003 09h50

O mercado de soja em Mato Grosso do Sul iniciou a terça-feira com a saca do grão cotada a R$ 34. Já a saca de milho está valendo R$ 16,50 e a de arroz R$ 45.

Arroba do boi gordo vale R$ 50 em Campo Grande

0

20/05/2003 09h48 – Atualizado em 20/05/2003 09h48

O mercado do boi gordo em Mato Grosso do Sul começou a operar nesta terça-feira com o preço da arroba cotado a R$ 50 em Campo Grande e R$ 51 em Dourados para pagamento em 30 dias. Ontem os negócios registraram alta de R$ 0,50.

Assaltantes armados roubam R$ 42 mil de autopeças

0

20/05/2003 09h47 – Atualizado em 20/05/2003 09h47

A Polícia Militar registrou ontem às 9h, o assalto à loja de peças para automóveis, Veipeças, localizada no Jardim Santo Antônio. Conforme a PM, dois assaltantes trancaram os funcionários da loja em uma sala, roubaram R$ 42 mil em dinheiro e fugiram em duas motocicletas, sendo que uma delas foi abandonada posteriormente no jardim Imá, e havia sido roubada no dia 12 deste mês

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.