13.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de junho de 2026
Início Site Página 14119

Ministério Público recebe denúncia contra Ojeda às 9h30

0

21/05/2003 08h18 – Atualizado em 21/05/2003 08h18

Depois de três adiamentos, a promotora de justiça do patrimônio público, Mara Cristiane Bravo, confirmou para as 9h30 desta terça-feira o encontro com ex-dirigentes do Esporte Clube Comercial para receber um dossiê com denuncias contra o atual presidente do clube campo-grandense Luiz Ojeda. As acusações vão desde o desvio de finalidade do dinheiro de patrocínio da Prefeitura de Campo Grande para as categorias de base à venda de jogadores sem prestação de contas.

Os documentos serão entregues à promotora Mara Cristiane Bravo pelo vice-presidente afastado do Conselho Deliberativo do Comercial, Ari Vargas Leal. Contra Ojeda, pesam acusações como desvio de verba de patrocínio da Prefeitura de Campo Grande (R$ 200 mil só no ano passado), venda do zagueiro Edmilson, em 2001, por R$ 300 mil, sem prestar contas, e falsificação de balancete.

PRF apreende contrabando de preservativos e eletrônicos

0

21/05/2003 08h16 – Atualizado em 21/05/2003 08h16

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu ontem o contrabando de produtos eletrônicos, preservativos e bebidas, vindos do Paraguai. Conforme a PRF, a apreensão ocorreu na BR-163, perto de São Gabriel do Oeste, durante fiscalização ao ônibus da Empresa Celta Turismo Ltda, que fazia o itinerário Foz do Iguaçu/PR a Cuiabá/MT.

Foram apreendidos três aparelhos Sistem Exhaust Blower, seis peças de CPU Cooler Ever Col, dez unidades CD-Room All-Speed, 50 unidades de CD-Games, 1.000 unidades CD de diversas marcas, 400 unidades de preservativos falsos da marca Jontex, 15 litros de wisky de diversas marcas. O proprietário não foi identificado e os materiais foram encaminhados à Receita Federal de Campo Grande/MS;

PRF apreende carregamento de lascas de madeira:

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu ontem 82 dúzias de lascas de madeira Itaúba. A apreensão ocorreu na BR-163, próximo a São Gabriel do Oeste. O carregamento, conforme a PRF, estava na Scânia T 112, placas BWH 1569/PR, conduzido por Darci Tona.

O material apreendido foi encaminhado ao Ibama em porque a Autorização de Transporte de Produto Florestal (ATPF) estava vencida.

Clubes têm prazo para adaptação ao Estatuto do Torcedor

0

21/05/2003 08h15 – Atualizado em 21/05/2003 08h15

Os clubes do futebol brasileiro terão prazo de seis meses para adaptação ao Estatuto do Torcedor, em vigor desde a última sexta-feira. A informação partiu do ministro dos Esportes, Agnelo Queiroz. Segundo ele, as novas leis proporcionarão a volta do público aos estádios.

Agnelo Queiroz acha no mínimo deselegante a postura dos clubes, que ontem optaram pela suspensão da rodada do Campeonato Brasileiro das Séries A e B no próximo final de semana sob a alegação de que não podem cumprir as exigências da nova lei. “Isso é uma afronta ao poder público e uma descortesia com o torcedor”, criticou o ministro.

O Estatuto do Torcedor exige monitoramento por vídeo da entrada de torcedores, colocação de assentos, lugares numerados em todo o estádio, e dos dirigentes serem responsabilizados em caso de briga de torcedores dentro ou nas mediações dos locais das partidas. Mas não é só isso. A nova lei exige transparência dos clubes, federações e da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). A falência das agremiações passa a ser de responsabilidade direta dos dirigentes, que são obrigados a assumir as dívidas.

Mototaxista é baleado por companheiro de trabalho

0

21/05/2003 08h14 – Atualizado em 21/05/2003 08h14

O mototaxista Josué Lopes de Souza, 31 anos, foi atingido por um tiro quando discutia com outro colega, também mototaxista, José Márcio da Cruz, no início da madrugada de hoje, na Vila Pioneira, em Campo Grande. De acordo com o boletim de ocorrência registrado na Polícia Civil, José Márcio teria atirado em Josué depois da discussão à respeito de um dos pontos de mototaxi em Campo Grande. A vítima foi levada para a Santa Casa.

Kirchner anuncia gabinete e mantém Lavagna na Economia

0

21/05/2003 08h13 – Atualizado em 21/05/2003 08h13

RÍO GALLEGOS, Argentina — O presidente eleito da Argentina, Néstor Kirchner, anunciou, nesta terça-feira, os 13 membros de seu futuro gabinete, no qual se destaca a manutenção de Roberto Lavagna como ministro da Economia.

Kirchner, de 53 anos e que assumirá o cargo no próximo domingo, em substituição a Eduardo Duhalde, fez o anúncio durante entrevista coletiva concedida em sua cidade natal, Río Gallegos, a 2.800 quilômetros de Buenos Aires.

Em outros postos de destaque, o advogado constitucionalista Rafael Bielsa – irmão de Marcelo Bielsa, técnico da seleção argentina de futebol – foi escolhido ministro do Exterior, enquanto que o atual ministro da Produção, Aníbal Fernández, passará para a pasta do Interior.

Também será mantido no governo José Pampuro, atual secretário-geral da Presidência e futuro ministro da Defesa.

Irmã e braço direito do futuro presidente, Alicia Kirchner foi nomeada para o Ministério do Desenvolvimento Social.

O gabinete de Kirchner é formado por representantes da ala progressista do peronismo. Um exemplo é Gustavo Béliz, antigo aliado de Domingo Cavallo (e ex partidário de Carlos Menem) e líder da “Nueva Dirigencia”.

Béliz será ministro da Justiça e Direitos Humanos.

Kirchner foi declarado automaticamente presidente na semana passada, quando Menem, diante da perspectiva de uma derrota acachapante no segundo turno das eleições, decidiu abandonar a corrida pela Casa Rosada.

Conheça o Ministério de Kirchner:

Chefe de Gabinete: Alberto Fernández. Foi coordenador da campanha eleitoral e funcionário do estatal Banco da Província.

Ministro do Interior: Aníbal Fernández, atual ministro da Produção, pertence às fileiras do atual presidente Eduardo Duhalde.

Ministro das Relações Exteriores: Rafael Bielsa, constitucionalista de tendência progressista, aderiu na década de 1990 à Frepaso (aliança de ex-peronistas, socialistas e independentes). Retornou à fileiras do Partido Justicialista e aproximou-se a Kirchner nos últimos meses.

Ministro da Defesa: José Pampuro, atual ministro da Produção e antigo companheiro de Duhalde.

Ministro da Economia e Produção: Roberto Lavagna. Continuará no cargo, mas a pasta será ampliada, englobando a área da Produção. Representa a continuidade entre Duhalde e Kirchner. Estabilizou o país em sua pior crise.

Ministro do Planejamento Federal e de Investimento Público: Julio de Vido. Atual ministro de governo da província da Santa Cruz, é homem de confiança de Kirchner, quase desconhecido em Buenos Aires.

Ministro da Justiça, Segurança e Direitos Humanos: Gustavo Beliz, de origem peronista, foi ministro do Interior do governo de Carlos Menem (1989-99), aliando-se, depois, ao ex-ministro da Economia Domingo Cavallo.

Ministro da Educação: Daniel Filmus, atual secretário de Educação da cidade de Buenos Aires. Peronista de centro-esquerda.

Ministro do Trabalho, Emprego e Segurança Social: Carlos Tomada, ex-vice-ministro de Trabalho do governo Duhalde.

Ministro da Saúde: Gines González García, que ocupa a mesma pasta no governo de Duhalde. Reformou leis para reduzir os preços dos medicamentos em detrimento dos interesses dos laboratórios estrangeiros.

Ministra do Desenvolvimento Social: Alicia Kirchner, irmã do presidente eleito.

Secretário-geral da Presidência: Oscar Parrilli, peronista, principal líder da linha de Kirchner na província de Neuquén, na Patagônia.

Secretário de Inteligência do Estado: Sergio Acevedo, deputado por Santa Cruz, peronista, alinhado historicamente com Kirchner e um de seus principais representantes no Parlamento.

Com informações da France Presse

Ronaldo é duplamente premiado no “Oscar dos Esportes”

0

21/05/2003 08h11 – Atualizado em 21/05/2003 08h11

MÔNACO (CNN) — Ele pode não ser o jogador de futebol mais bem pago do mundo – título que cabe ao inglês David Beckham -, mas, com certeza, é o mais premiado. Ronaldo acrescentou, nesta terça-feira, duas estatuetas do chamado “Oscar dos Esportes” à sua vasta galeria de troféus.

O atacante brasileiro do Real Madrid foi premiado na cerimônia do Laureus World Sports Awards 2003, em Mônaco, por ter sido artilheiro da Copa do Mundo Coréia do Sul-Japão 2002 e também por ter integrado o “Time Mundial do Ano”, ou seja, a seleção brasileira.

Coube a Lance Armstrong a estatueta de “Esportista Mundial do Ano”. O impressionante ciclista norte-americano conquistou, em 2002, o Tour de France pela quarta vez, após ter vencido a luta contra um câncer.

Já na categoria feminina, a tenista norte-americana Serena Williams foi escolhida a “Esportista do Ano”.

Ronaldo, que em sua página na Internet referiu-se a 2002 como “o ano que vai ficar marcado para sempre na minha vida”, vem colecionando prêmios desde a conquista do pentacampeonato mundial pelo Brasil.

No ano da volta por cima, após duas cirurgias apontadas por muitos como a senha para o fim de sua carreira, o atacante recebeu o prêmio Onze de Ouro, concedido pela prestigiada revista esportiva francesa “Onze” aos melhores jogadores da Europa, e ganhou, pela segunda vez em cinco anos, a “Bola de Ouro”, que também premia o melhor do continente.

Nada se comparou, porém, ao feito de dezembro, quando Ronaldo tornou-se o primeiro jogador a ser eleito três vezes o melhor do mundo pela Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa).

Até ser convocado para o Mundial de 2002, Ronaldo sofreu com especulações sobre o fim de sua carreira.

Para o atacante do Real Madrid, a temporada passada teve o significado de uma redenção. Eram poucos os que apostavam que, caso voltasse a jogar, Ronaldo seria o grande fenômeno do fim dos anos 90.

Duas lesões no joelho direito o deixaram fora de ação por praticamente duas temporadas até que o técnico que levou a seleção brasileira à Copa da Coréia-Japão, Luiz Felipe Scolari, acreditou em sua recuperação.

Ronaldo passou por duas cirurgias delicadas; ficou 17 meses sem disputar partidas oficiais e dois anos sem ser convocado para a seleção.

Mas, pouco a pouco, voltou a treinar, recuperou sua forma física e, mostrando que o talento não o havia abandonado, respondeu às críticas com gols e atuações marcantes em 2002, que levaram o Brasil a conquistar o pentacampeonato e o Real Madrid a se sagrar campeão da Copa Intercontinental.

Canadá reconhece caso de mal da vaca louca

0

21/05/2003 08h08 – Atualizado em 21/05/2003 08h08

MONTREAL, Canadá — Em entrevista coletiva à imprensa em Edmonton, nesta terça-feira, autoridades do Canadá anunciaram a existência de um caso confirmado no país de encefalopatia espongiforme bovina (EEB), ou mal da vaca louca

O reconhecimento oficial levou o governo dos Estados Unidos a determinar a suspensão de importação da carne canadense.

O ministro canadense procurou tranqüilizar o governo norte-americano ressaltando que o caso é circunscrito e está sob controle.

“Devo destacar que se trata de uma só vaca”, disse o ministro canadense da Agricultura, Lyle Vanclief.

O titular da Agricultura da província de Alberta, Shirley McClellan, observou que a “causa exata” desse primeiro caso é desconhecida.

“Não estamos totalmente certos se o animal era doméstico ou importado”, disse o ministro canadense, em entrevista à rede de televisão CTV. “Estamos investigando para confirmar a origem do animal”, acrescentou.

O rebanho a que o animal pertencia foi colocado em quarentena e a carne não entrou na cadeia alimentar, segundo Shirley McClellan.

Fraco e doente, o animal, de oito anos, foi sacrificado em janeiro passado, mas a análise de EEB só ocorreu na última sexta-feira.

O primeiro resultado positivo liberado pelos laboratórios de Winnipeg foi confirmado na manhã desta terça-feira por um laboratório britânico.

“Não havia nenhuma indicação de que esse animal tinha EEB, o que explica a demora”, disse Shirley, estimando que o registro do caso em um rebanho de seis milhões de animais mostra a confiabilidade do sistema.

As garantias canadenses não foram suficientes para Washington, que anunciou imediatamente ter colocado o Canadá “sob as restrições da EEB”

A secretária norte-americana de Agricultura, Ann Veneman, disse “que não aceitará nenhum ruminante nem produtos derivados vindos do Canadá até que sejam feitas mais investigações”.

Caem ações da McDonalddocument.write Chr(39)s

“Estamos enviando uma equipe de técnicos até o Canadá para colaborar na investigação e daremos informações mais detalhadas assim que as tivermos”, acrescentou.

Ann conversou com o secretário de Agricultura canadense e disse acreditar que o Canadá “está tomando as medidas apropriadas contra o que parece ser um caso isolado de vaca louca”.

O anúncio do caso da doença provocou uma queda no valor da ação da rede de lanchonetes McDonalddocument.write Chr(39)s, o que contribuiu para o enfraquecimento do índice Dow Jones.

A rede afirmou que não usa carne canadense na fabricação de seus hambúrgueres.

O embargo, ainda que temporário, representa um duro golpe para o Canadá, principalmente para a província de Alberta, onde a criação de gado é a segunda principal atividade econômica, depois do petróleo.

Um total de 90% das exportações de carne bovina canadense têm como destino os Estados Unidos, segundo o órgão Statistique Canada.

Em 1993, a província de Alberta registrou um caso de vaca louca, mas se tratava de um animal de origem britânica. O restante do rebanho foi abatido.

(Com informações da France Presse)

Cônsul-geral de Israel visita Campo Grande nesta quarta

0

21/05/2003 08h05 – Atualizado em 21/05/2003 08h05

O cônsul-geral de Israel em São Paulo, Medad Medina, visita Campo Grande nesta quarta-feira. Acompanhado pelo vice-governador, Egon Krakhecke, Medina visitará a Assembléia Legislativa, a prefeitura de Campo Grande e veículos de comunicação do Estado. Às 16h, eles se reúnem na Seplanct (Secretaria de Estado de Planejamento e de Ciência e Tecnologia).

Para Egon, a visita de Medina é importante para aprofundar as relações entre Mato Grosso do Sul e Israel. “Israel é um importante parceiro comercial do nosso Estado e temos uma expectativa muito positiva em relação à visita do cônsul”, afirmou.

Somente no ano passado, os negócios entre o MS e Israel movimentaram U$ 11,5 milhões. Somente a exportação de carnes, algodão e matéria-prima utilizada na indústria farmacêutica para Israel rendeu a Mato Grosso do Sul U$ 7,4 milhões. Por outro lado, o Estado gastou US$ 4 milhões com a importação de produtos químicos e equipamentos para telecomunicações produzidos pela indústria israelense.

Estatuto do Torcedor suspende o Campeonato Brasileiro

0

21/05/2003 08h04 – Atualizado em 21/05/2003 08h04

A rodada do Campeonato Brasileiro das Séries A e B está provisoriamente suspensa. Onze dos principais representantes do futebol nacional decidiram parar as duas competições sob a alegação de que não têm tempo para cumprir o que manda o Estatuto, que passou a vigorar na última sexta-feira.

O Estatuto do Torcedor exige monitoramento por vídeo da entrada de torcedores, colocação de assentos, lugares numerados em todo o estádio, e dos dirigentes serem responsabilizados em caso de briga de torcedores dentro ou nas mediações dos locais das partidas.

Santos, Flamengo, Vasco, Fluminense, Grêmio, Cruzeiro, Atlético-PR e Atlético-MG já aprovaram a suspensão. A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) vai consultar os demais clubes antes de decretar a suspensão das duas competições.

Londres promulga lei que tinha sido vetada por Zeca

0

21/05/2003 08h03 – Atualizado em 21/05/2003 08h03

O Diário Oficial de hoje traz a promulgação de lei que tinha sido vetada pelo governador Zeca do PT e em abril o veto foi derrubado pelos deputados. Ela determina o parcelamento em até três vezes do valor cobrado pelo IPVA (Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotores).

O governo já cobrava desta forma mas sem a obrigatoriedade. Quando o veto do governador voltou para análise dos deputados, o autor do projeto, o deputado Paulo Corrêa (PL), fez articulação com os parlamentares para evitar que ele fosse mantido.

Na mesma sessão em que foi derrubado o veto, em 30 de abril, foi mantido outro, de um projeto que previa a redução na conta de água e esgoto de hospitais filantrópicos e Santas Casas.

Polícia Civil de Dourados terá unidade móvel na Expoagro

0

21/05/2003 08h02 – Atualizado em 21/05/2003 08h02

Uma delegacia móvel vai estar funcionando no Parque de Exposições de Dourados durante a 39ª Expoagro. O delegado Regional de Dourados, Sebastião Portes de Cerqueira, disse que o objetivo é agilizar o trabalho policial e dar mais segurança para quem for participar da festa.

A unidade Móvel cedida pela secretaria de Segurança pública terá um delegado um escrivão e dois agentes. A delegacia móvel possui computador, radio de comunicação e outros equipamentos necessários para que os policiais possam realizar o trabalho cartorário sem sair do recinto de exposição.

O delegado Regional de Dourados, Sebastião Portes de Cerqueira, disse que a unidade móvel deverá ser usada também em outros grandes eventos e em rondas por bairros da cidade.

Encontro discute hoje graduação nas universidades

0

21/05/2003 08h01 – Atualizado em 21/05/2003 08h01

O 16º Encontro Nacional do ForGRAD (Fórum Nacional de Pró-Reitores das Universidades Brasileiras), que está sendo realizado no Hotel Jandaia, em Campo Grande, desde domingo, discute nesta quarta-feira a graduação nas universidades do país.

O Fórum congrega todas as universidades públicas (federais, estaduais e municipais), privadas, comunitárias e confessionais, bem como os centros universitários. Participam do evento cerca de 100 dirigentes de universidades públicas e aproximadamente 90 de universidades e centros acadêmicos da rede privada de ensino de todo o Brasil.

Os pró-reitores querem intensificar o debate sobre as mudanças estruturais que serão promovidas pelo Governo Federal nas universidades brasileiras a partir da aprovação das novas diretrizes curriculares, que serão implementadas pelo Ministério da Educação.

Na programação de hoje, que começa às 8h30, mesas de debates, que prosseguem até o fim do dia, quando acontecerá a eleição da próxima cidade a sediar o evento em 2004.

Sema faz pré-lançamento da Semana de Meio Ambiente 2003

0

21/05/2003 07h59 – Atualizado em 21/05/2003 07h59

A Secretaria de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul realiza nesta quarta-feira, o pré-lançamento da Semana do Meio Ambiente 2003. O evento será no Auditório da Sema, e contará com a presença do secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, Claudio Langone, que vai falar sobre Política Nacional do Meio Ambiente.

Serão apresentadas a campanha publicitária da Semana de Meio Ambiente e a programação das atividades que irão acontecer no período de 2 a 7 de junho, em Campo Grande e em outros municípios do Estado.

Justiça promove mesa redonda sobre o projeto Adotar

0

21/05/2003 07h58 – Atualizado em 21/05/2003 07h58

Nesta noite, a partir de 19h30, no Tribunal do Júri do Fórum de Campo Grande será realizada uma discussão sobre a adoção. Ela ocorre em comemoração ao Dia Nacional da Adoção, dia 25.

Pais que adotaram crianças, pessoas habilitadas pela Justiça e profissionais do setor foram convidados para uma mesa redonda sobre o tema. A ação desta noite faz parte do Projeto Adotar, criado em agosto do ano passado para divulgar as condições para uma adoção e buscar pais para crianças que estão em abrigos.

Neste mês está sendo feita uma campanha com outdoors e panfletagem em Campo Grande. Freqüentemente o Juizado da Infância e da Adolescência tem promovido encontros com pessoas interessadas em conhecer mais sobre a adoção.

Professores decidem à tarde se encerram a greve

0

21/05/2003 07h56 – Atualizado em 21/05/2003 07h56

Os professores da rede estadual de ensino fazem assembléia nesta tarde, a partir das 15h, na sede da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande, para decidir se aceitam a proposta apresentada ontem pelo governo.

Pela proposta, a categoria aceita agora os 10% para professores e 8% para administrativos e terá a correção dos salários pela inflação e em maio do ano que vem o governo eleva a R$ 1,2 mil o piso para professores com formação superior.

Ontem houve assembléia nos municípios. Em Campo Grande a proposta não foi aceita, nem em Dourados. Em Corumbá, os professores aceitam a negociação proposta pelo governo.A greve na Educação começou na segunda-feira passada. A Fetems diz que a adesão está em média em 70%. Ontem o governador Zeca do PT avaliava que a apresentação da proposta esvaziaria a greve até o fim de semana.

Zeca participa de reuniões em 4 ministérios nesta quarta

0

21/05/2003 07h56 – Atualizado em 21/05/2003 07h56

O governador do Mato Grosso do Sul, Zeca do PT, passa esta quarta-feira em Brasília, onde participa de audiências em quatro Ministérios e almoço na Embaixada da Espanha.

O primeiro compromisso será às 9h, no Ministério da Integração Nacional. O governador vai tratar com o ministro Ciro Gomes de projetos para Porto Murtinho e o assentamento Itamarati. Em seguida, Zeca participa de almoço na Embaixada da Espanha, quando conversará com o embaixador José Cordech sobre investimentos e intercâmbios comercial, cultural, científico e tecnológico.

Às 14h, o governador se reunirá com o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, para tratar do programa de transferência de rodovias federais ao Estado. Logo depois, Zeca terá audiência com o ministro da Cultura, Gilberto Gil, com quem vai tratar dos projetos do Museu da Guerra do Paraguai e Trilha da Retirada da Laguna.

A última audiência será às 17h, no Ministério dos Transportes. Zeca vai discutir com o ministro Anderson Adauto e o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, Keiji Kanashiro, o plano de recuperação da BR-262.

ITAQUIRAÍ:Eid busca recursos em Brasília

0

20/05/2003 20h34 – Atualizado em 20/05/2003 20h34

Ronney Campos Minella

O prefeito Edson Vieira – Eid (PDT) está desde ontem em Brasília (DF), visitando gabinetes dos deputados federais e senadores e órgãos do Governo Federal. Em todas as audiências Eid leva e apresenta projetos e faz reivindicações em nome do Município de Itaquiraí.

Entre as inúmeras ações o prefeito apresenta projetos junto ao Ministério da Integração Nacional, objetivando garantir recursos e investimentos para os assentamentos Tamakavi, Boa Sorte, Santa Rosa, Lua Branca, Guassu, Aliança, Indaiá e Bonito.

A área de saneamento básico, através da abertura de poços artesianos e implantação de rede de água potável é uma das melhorias que Eid busca viabilizar junto a União. “Queremos garantir o abastecimento de residências dos assentamentos com uma água saudável e própria para consumo humano, de modo que com a execução deste projeto estaremos promovendo mais Saúde e bem estar social de nossas famílias”, justifica o prefeito de Itaquiraí.

CONDECORAÇÃO

Após as audiências na Capital Federal, Edson Vieira segue para Salvador (BA), onde receberá, amanhã, o troféu “Melhores Prefeitos do Brasil” – Biênio 2001/2002, numa honraria que foi confirmada e estará sendo concedida pelo Instituto Brasileiro de Apoio aos Municípios (IBRAM), aos melhores prefeito do país. Eid foi escolhido entre os mais de 5 mil prefeitos do Brasil.

Em Mato Grosso do Sul apenas três chefes de Executivo Municipal foram selecionados, entre eles o prefeito de Itaquiraí, que teve toda sua administração avaliada e aprovada por técnicos em gestão pública. “Este título de Melhores Prefeitos do Brasil eu dedico a toda a população itaquiraiense”, retribui Eid ao ser lembrado da condecoração.

Prefeitos da fronteira têm reunião no ministério das Relações Exteriores

0

20/05/2003 20h31 – Atualizado em 20/05/2003 20h31

Prefeitos de vários municípios da região de fronteira ou que são referência na área de saúde, entre eles o de Amambai e atual presidente da Assomasul, Dirceu Lanzarini, estarão nesta terça-feira (20) em Brasília participando de duas audiências de grande importância para debater a questão da saúde nessas localidades, ambas agendadas pelo deputado federal Geraldo Resende (PPS). A primeira será às 10:00 horas, com o ministro da Saúde, Humberto Costa; e a segunda, às 15:30 horas, com os diplomatas Raul de Taunay e João Carlos de Souza Gomes, além do diretor geral de Representação Geográfica do Itamarai, Adolfo Stenfalen e o chefe de gabinete do Ministério das Cidades, Dirceu Lopes.
Segundo Geraldo Resende, no Ministério da Saúde será discutida a necessidade de aumento do teto financeiro do SUS para Mato Grosso do Sul, a fim de possibilitar a continuidade do atendimento aos estrangeiros que atualmente é feito em hospitais e unidades de Saúde localizadas em municípios brasileiros. Outro assunto será a necessidade de ativação do Hospital Universitário de Dourados, já que o mesmo vai ser referência para 34 municípios da região.
No Ministério das Relações Exteriores, será discutida a possibilidade de elaboração de convênios ou protocolos de intenções entre o Brasil e os países da fronteira, visando alguma forma de compensação e controle do atendimento aos estrangeiros. “A perspectiva de ampliação do Mercosul é uma ótima oportunidade para discutirmos também a questão da saúde”, afirma Geraldo Resende.
Para o encontro nos dois ministérios, Geraldo Resende convidou prefeitos e secretários municipais de Saúde de Dourados, Amambai, Antonio João, Aral Moreira, Bela Vista, Coronel Sapucaia, Corumbá, Eldorado, Iguatemi, Mundo Novo, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Sete Quedas, Tacuru. Também deverão estar presentes representantes da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul e do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde de MS
Recursos Geraldo Resende vai aproveitar o encontro com o ministro da Saúde para cobrar ca liberação de um convênio, firmado com o Estado em maio do ano passado, no valor de R$ 840 mil, para a compra de equipamentos para o Hospital Universitário de Dourados. Também vai apresentar outro projeto, no valor de R$ 4,8 milhões, cujos recursos serão utilizados para equipar totalmente o HU de Dourados e outros hospitais do Estado.
Confirmaram presença no encontro, além do prefeito Dirceu Lanzarini, o prefeito de Bela Vista, Geraldo Murano; o prefeito de Coronel Sapucaia, Eurico Mariano; o prefeito de Paranhos, Eliomar Klabund; o prefeito de Japorã, Sebastião Aparecido de Souza; os secretários municipais de Saúde de Porto Murtinho, Marcos Antonio Rolon Romero, e de Corumbá, Mário Sérgio Lombardi Kassar.

Municípios da fronteira terão seminário para discutir aumento do teto

0

20/05/2003 20h30 – Atualizado em 20/05/2003 20h30

Os municípios da região de fronteira, impactados com atendimento a estrangeiros, também poderão ter aumento do teto de recursos repassados pelo SUS. Para tanto, ficou acertado no encontro de hoje (20) em Brasília, que o assunto será debatido em um seminário que deverá ser marcada nos próximos dias pela Assomasul, com 14 prefeitos e o chefe do Departamento de Programas Estratégicos do Ministério da Saúde, Cipriano Maia, em Campo Grande.
Na oportunidade, os prefeitos irão apresentar levantamentos sobre o atendimento e as reivindicações de cada cidade. Posteriormente, os pleitos serão encaminhados para a CIB (Comissão Intergestora Bipartite) de Mato Grosso do Sul, que poderá contar, inclusive, com a presença de Gastão Vagner. Sensibilizado com o problema levado pelos prefeitos e secretários municipais, além do deputado Geraldo Resende que falou em nome da bancada sul-mato-grossense, o secretário acenou com a possibilidade auxiliar esses municípios a avançarem para a condição de gestão plena no SUS.
Participaram da reunião no Ministério da Saúde, os prefeitos Dirceu Lanzarini, (Amambai); Geraldo Murano (Bela Vista); Eurico Mariano (Coronel Sapucaia); Eliomar Klabund (Paranhos); e Sebastião Aparecido de Souza (Paranhos), além dos secretários municipais de Saúde de Porto Murtinho, Marcos Antonio Rolon Romero, e de Corumbá, Mário Sérgio Lombardi Kassar.
O mesmo assunto também foi discutido ontem (20) à tarde no Ministério das Relações Exteriores, onde Geraldo Resende acompanhou prefeitos e secretários municipais em audiência com a secretária da Assessoria de Relações Exteriores Fátima Hishitani. Ela ficou de encaminhar a solicitação dos prefeitos, que assinaram a “Carta da Fronteira” ao ministro Celso Costa.
Posteriormente Geraldo Resende esteve com o prefeito de Japorã, Sebastião de Souza, no Ministério das Cidades, onde discutiram com o chefe de Gabinete, Dirceu Lopes, contratos com saldos cancelados não apenas de Japorã, mas de vários municípios do Estado.

SUS:teto de Dourados aumentará R$ 290 mil

0

20/05/2003 20h28 – Atualizado em 20/05/2003 20h28

Em reunião realizada na manhã de hoje (20) em Brasília com prefeitos e secretários de saúde de vários municípios sul-mato-grossenses, o secretário executivo do Ministério da Saúde, Gastão Vagner, disse que Dourados deverá ter um aumento no teto financeiro do SUS da ordem de R$ 290 mil mensais. Mato Grosso do Sul também passará a receber mais R$ 720.910,00/mês para poder aprimorar a prestação de serviços em saúde.
Na reunião, agendada pelo deputado federal Geraldo Resende (PPS-MS), Gastão Vagner disse que o aumento do teto deverá ser referendado em reunião que acontecerá na próxima quinta-feira (22) na CIT (Comissão Intergestora Tripartite), quando o Ministério da Saúde poderá pactuar com todos os Estados e Municípios que estão em gestão plena, um adicional de R$ 2,50 para R$ 7,51 no custeio de consultas especializadas feitas pelo SUS.
No encontro, o secretário executivo anunciou aumento de recursos para vários outros municípios, além de Dourados. Campo Grande, por exemplo, receberá mais R$ 1.313.380 todo mês, além do teto atual. Coxim será outra cidade beneficiada (R$ 23.870 a mais, por mês), assim como Ivinhema (R$ 14.725/mês), Maracaju (R$ 3.295 ao mês), Nova Andradina (R$ 17.280/mês), Rio Brilhante (R$ 6.385 mensais) e Três Lagoas (R$ 119.430 ao mês).
“Com o aumento do repasse do Ministério da Saúde para Dourados, que chegará a 1,4 milhão/mês, mais a aplicação obrigatória do Município que perfaz hoje cerca de R$ 700 mil mensais e o valor de R$ 350 mil que a Secretaria Estadual de Saúde está repassando, Dourados tem hoje um aporte de R$ 2,5 milhões mensais para a área de saúde, possibilitando oferecer uma saúde de excelente qualidade aos douradenses”, avalia Geraldo Resende.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.