17.2 C
Três Lagoas
domingo, 21 de junho de 2026
Início Site Página 1959

Circuito Itinerante leva capacitações para produtores rurais de MS

0

Sebrae e Senar iniciam projeto “Circuito Rural” no dia 18 em Terenos, com oferta de cursos em queijos artesanais e processamento de frutas e hortaliças

Para fortalecer as cadeias produtivas do leite e horticultura, o Sebrae/MS e o Sistema Famasul, por meio do Senar/MS, iniciam na próxima segunda-feira (18) o “Circuito Rural”, ação itinerante que passará pelos municípios de Mato Grosso do Sul ofertando cursos gratuitos para pequenos produtores rurais. Terenos, distante cerca de 30 quilômetros de Campo Grande, foi escolhido para receber o projeto piloto, onde as unidades móveis ficarão até 20 de abril.

Neste primeiro momento, a sede da Cooperativa Agrícola Mista da Pecuária de Corte e Leiteira da Agricultura Familiar (Cooplaf) receberá a iniciativa que, após a fase de testes, será expandida, com a proposta de atingir ao todo 30 municípios. O objetivo com o circuito é agregar valor à produção dos pequenos produtores, gerar renda e qualificar mão de obra, com a expectativa de atender até duas mil pessoas.

Em cada local, o Circuito Rural ficará por um período de três dias, levando um container para capacitação em queijos artesanais; um ‘horti truck’ de capacitação em processamento de frutas e hortaliças; e o projeto Feira Segura, do Senar, que orientará os participantes na promoção de feiras livres com segurança.

O superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, explica que por meio do projeto, os produtores receberão conteúdo teórico e irão colocar o conhecimento em prática fazendo os produtos, que também serão comercializados. “Estamos com a estrutura de um mini laticínio para produção de seis tipos de queijos, e no ‘horti truck’, serão processadas frutas e hortaliças para fabricação de compotas e geleias. Também teremos a ‘Feira Segura’, do nosso parceiro Senar, onde os produtos serão expostos, concluindo a etapa da comercialização”, disse.

“É mais uma parceria muito importante para o produtor rural. O projeto vai gerar novas oportunidades de negócios, permitindo que o homem e a mulher do campo demonstrem toda a qualidade de seus produtos e comercializem com melhores preços. Uma iniciativa que vai agregar valor aos produtos do agro de nosso estado, levando capacitação, com a praticidade e tradição de nossas feiras livres”, complementa o presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni.

O trabalho será executado nos municípios pelo Instituto BioSistêmico (IBS), e as unidades móveis irão percorrer, prioritariamente, feiras agropecuárias e outros locais estratégicos, para contemplar um número maior de interessados. Em breve, o Sebrae e o Senar irão divulgar o calendário com os municípios que receberão a ação.

Juntos pelo Agro
O Circuito Rural faz parte do programa Juntos pelo Agro, uma iniciativa do Sebrae e do Senar, que visa promover o desenvolvimento do agronegócio em Mato Grosso do Sul com foco na gestão, inovação e tecnologia.

A parceria histórica entre as entidades vem promovendo uma série de ações no Estado, a exemplo do Empretec Rural, realizado pela primeira vez em dezembro de 2021. O seminário, desenvolvido exclusivamente para empresários rurais, reuniu mais de 20 participantes, que puderam fortalecer networking e identificar novas oportunidades de negócios. Neste ano, o curso irá abrir novas turmas.

Também integra o Juntos pelo Agro o Negócio Certo Rural, um curso que leva noções de gestão eficiente das propriedades, para que o empreendedor rural possa adquirir novas competências e, ainda, envolver a família no gerenciamento e na busca por soluções para o dia a dia da propriedade. Somente em 2022, serão realizadas 40 turmas em MS, com foco nos grupos atendidos no Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), do Senar.

A novidade para 2022, além do Circuito Rural, é a oferta de bolsas de inovação rural para 10 bolsistas, que irão acompanhar por oito meses 150 produtores, levando ferramentas práticas de estímulo à inovação nas propriedades.

Inscrições da Feira do Peixe são prorrogadas e podem ser realizadas até quarta-feira (13)

0

Pescadores e comerciantes do setor da piscicultura interessados terão um espaço exclusivo para comercializar seus produtos

Foi prorrogado para a quarta-feira (13), o prazo de inscrições para 7ª Festa do Peixe promovida pela Prefeitura de Três Lagoas por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SEDECT).

Pescadores e comerciantes do setor da piscicultura interessados terão um espaço exclusivo para comercializar seus produtos, na quinta-feira (14), das 06h00 às 19h00, data que antecede a sexta-feira santa.

Para efetuar a inscrição é necessário comparecer na Feira Central Turística, no horário comercial, de segunda a sexta das 7 às 11h e das 13 às 17h, portando os documentos de Identidade (RG ou CNH), CPF, comprovante de residência e, caso seja pescador, levar o Registro de Pescador Profissional. É importante ressaltar que as atividades devem estar em conformidade com as regras estabelecidas com os órgãos ambientais e sanitários responsáveis.

Para mais informações entrar em contato pelos telefones (67) 3929 – 9870 ou 3929 – 9873.

SERVIÇO

INSCRIÇÕES FEIRA DO PEIXE

Data: Até quarta-feira (13)

Endereço: Avenida Rosário Congro, s/n – na área central

Horário: Das 7 às 11h e das 13 às 17h

Safra de trigo paulista pode atingir recorde de 400 mil toneladas em 2022

0

Panorama foi traçado pelo setor durante reunião da Câmara Setorial do Trigo, em Capão Bonito (SP)

O estado de São Paulo tem possibilidade de fechar o ano de 2022 com uma safra recorde de trigo, com volumes na casa das 400 mil toneladas. Esse foi a expectativa apresentada na primeira reunião da Câmara Setorial do grão no estado, realizada na manhã do dia 07 de abril em formato híbrido, com participação presencial na Cooperativa Agrícola de Capão Bonito (CACB) e acompanhamento virtual pelo canal do YouTube do Sindicato da Indústria do Trigo de São Paulo (Sindustrigo).

Segundo o reporte das quatro maiores cooperativas paulistas produtoras de grãos, espera-se que a safra de trigo de 2022 seja recorde, tendo em vista as estimativas apresentadas. “Este número será atingido se as condições climáticas deste ano forem favoráveis para o cultivo, o que levaria a um aumento da produtividade nos campos paulistas, tendo em vista que a área plantada será similar à do ano passado”, explica o presidente da Câmara Setorial de Trigo Victor Oliveira.

Caso essa expectativa se concretize, os produtores de São Paulo reverteriam a queda na produção registrada na safra de 2021, que foi afetada pelas geadas durante o desenvolvimento do trigo. “O fator climático e o aumento nos custos envolvidos na produção foram elementos que limitaram a cultura do trigo na última safra a 255 mil toneladas”, de acordo com Oliveira.

Em contrapartida, um dos fatores que estimulou os produtores paulistas em meio aos desafios de 2021 foi o preço do trigo, o que contribuiu para a rentabilidade dos negócios.

O conflito entre Rússia e Ucrânia e as consequências para o mercado de trigo também fizeram parte da pauta da reunião. O trader da Cofco International Daniel Lima definiu como desafiador o panorama para os próximos meses. “Toda essa situação do conflito tem pressionado a oferta, o que afetará a precificação do trigo em players como a Argentina, que tende a crescer como exportador no mercado internacional. Como os preços no Brasil, de certa forma, refletem o que acontece na Argentina, também sentiremos uma diferença nos valores do trigo”.

Câmara Setorial elege novo presidente

O ciclo de Victor Oliveira como presidente da Câmara Setorial do Trigo de São Paulo chegou ao fim e, durante a reunião, o diretor industrial do Grupo Ocrim Ruy Zanardi foi anunciado como o sucessor ao cargo. “A Câmara Setorial é extremamente importante para que a cadeia seja virtuosa. A clareza, a transparência e o respeito são fundamentais para debater questões de um setor tão plural. Uma cadeia só é forte com elos fortes”, destaca Zanardi.

“Foram dois anos desafiadores, mas de muito aprendizado com o apoio das cooperativas, dos moinhos e dos produtores. É muito gratificante ter participado dessa gestão e desejo boa sorte ao novo presidente e ao setor nos próximos anos”, pontua Oliveira.

Guia de Qualidade da Farinha

A Associação Brasileira da Indústria do Trigo – Abitrigo e a Biotrigo Genética também participaram da reunião da Câmara Setorial, apresentando o Guia de Qualidade da Farinha, publicação lançada em março com o objetivo de informar os produtores e cerealistas sobre os processos realizados na farinha de trigo pela indústria moageira.

“Em contato com a Abitrigo, que trouxe o apoio dos moinhos, elaboramos um material didático aos produtores e às pessoas que trabalham com o recebimento de grãos, levando conhecimento e o sentimento de pertencimento a estes agentes da cadeia do trigo”, afirma a gerente de desenvolvimento de produto para indústria da Biotrigo Kênia Meneguzzi.

“Nossa intenção é sempre aproximar todos os elos da cadeia. Além disso, o que pode tornar o trigo cada vez mais atrativo, independente do momento, é a qualificação do cereal. À medida que o agricultor conhece mais sobre o seu produto, a cadeia como um todo consegue agregar valor até o produto final”, finaliza o superintendente da Abitrigo Eduardo Assêncio.

(*) Attuale Comunicação

Termina hoje, segunda seleção de profissionais para o Bioparque Pantanal

0

Os resultados preliminares das solicitações de inscrição e da avaliação curricular serão divulgados no dia 19 de abril.

O período de inscrições para a contratação de gestores técnicos e técnicos de atividades ambientais para atuarem no Bioparque Pantanal – Espaço de Experiência e Conhecimento termina nesta segunda-feira.

Ao todo, estão sendo ofertadas sete vagas para a função de Gestor de Atividades de Ambientais, com remuneração de R$ 3.517,62 e carga horária de 40 horas semanais, e ainda duas vagas para a função de técnico de atividades ambientais, com remuneração de R$ 2.148,88 e também com 40 horas semanais de trabalho.

As inscrições podem ser feitas, exclusivamente, pelo site www.concursos.ms.gov.br. Após preencher o formulário de inscrição, o candidato deverá realizar o download do formulário de relação de documentos para avaliação curricular, imprimir, preencher (de forma manuscrita, com letra legível, ou digitada), após digitalizar e encaminhar, via e-mail, para o endereço [email protected], exclusivamente no período compreendido entre as 8 horas do dia 7 de abril até as 17 horas do dia 11 de abril de 2022, juntamente com cópias dos documentos exigidos nas páginas 162 e 163 do Diário Oficial.

Os resultados preliminares das solicitações de inscrição e da avaliação curricular serão divulgados no dia 19 de abril.

DOF recupera camionete roubada na última sexta-feira em Uberada (MG)

0

Os policiais faziam bloqueio na rodovia quando deram ordem de parada ao condutor do veículo, que não obedeceu e empreendeu fuga

O DOF (Departamento de Operações de Fronteira) recuperou na manhã de hoje (11/04) , na MS-040, em Ribas do Rio Pardo, uma camionete Toyota/Hilux, com queixa de roubo/furto registrada na última sexta-feira (08/04) na cidade de Uberaba (MG).

Os policiais faziam bloqueio na rodovia quando deram ordem de parada ao condutor do veículo, que não obedeceu e empreendeu fuga. Em diligência em busca da camionete, os policiais localizaram o veículo abandonado em meio a uma vegetação. Foram feitas buscas na região, mas ninguém foi localizado.

Após checagem ao veículo, foi constato o registro de roubo/furto a menos de três dias. A camionete foi levada à Delegacia da Polícia Civl de Ribas do Rio Pardo.

DOF recupera camionete roubada na última sexta-feira em Uberada (MG)

A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro da Operação Hórus, parceria da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública com o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Enem 2021: 22 estudantes tiraram nota máxima na redação

0

Correções detalhadas podem ser conferidas na internet

Em todo o país, 22 estudantes tiraram a nota máxima, ou seja, nota 1 mil, na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As correções detalhadas dos textos estão disponíveis desde ontem (10), na página do participante.

O número de redações nota 1 mil foi inferior ao da edição de 2020.A correção da redação do Enem é divulgada apenas para fins pedagógicos, para que os estudantes saibam qual a pontuação alcançada em cada uma das competências avaliadas. Não é possível interpor recurso. 

O tema da aplicação regular do Enem 2021 foi Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil.  Já na reaplicação do exame, a redação foi sobre Reconhecimento da contribuição das mulheres nas ciências da saúde no Brasil. 

Os textos foram corrigidos de acordo com os seguintes critérios: demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa; compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa; selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; e elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

A prova de redação é a única discursiva do exame. Cada texto passa por pelo menos dois corretores. O exame possui cinco critérios que zeram a nota: fuga ao tema, extensão total de até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema proposto, não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.

Notas dos treineiros

Neste domingo, também foram divulgadas, na Página do Participante, as notas dos estudantes treineiros, aqueles que ainda não concluíram o ensino médio e fizeram o exame apenas para testar os próprios conhecimentos. Os treineiros não podem utilizar os resultados individuais do Enem para o acesso à educação superior e a programas governamentais de financiamento ou apoio ao estudante de nível superior, conforme descrito no edital do exame.

Enem 2021 

O Enem 2021 foi aplicado nos dias 21 e 28 de novembro e a reaplicação ocorreu nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022. O exame seleciona estudantes para vagas do ensino superior público, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e serve de parâmetro para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Funcionário de fazenda é preso por estuprar criança de 2 anos em Nova Andradina

0

O acusado tentou fugir, mas foi capturado pela Força Tática da Polícia Militar dentro de uma fazenda vizinha 

Homem 36 anos foi preso, na noite de ontem (10), acusado de estuprar uma criança de 2 anos, em Nova Andradina.

Segundo site Nova News, o acusado era funcionário de uma fazenda e foi flagrado estuprando a criança. 

O acusado tentou fugir, mas foi capturado pela Força Tática da Polícia Militar dentro de uma fazenda vizinha. 

Ele trabalhava há 15 dias na fazenda e seria morador do distrito de Nova Casa Verde.

Ele foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil. O delegado Filipe Davanso afirmou que a criança passará por exames.

Coronel David já destinou mais de R$ 780 mil em recursos para Campo Grande

0

Ao longo de seu mandato, o parlamentar destinou mais de R$ 780 mil reais em emendas parlamentares às áreas de educação, segurança pública, habitação e assistência social

O deputado estadual Coronel David (PL), dedica seu trabalho em colaborar para o desenvolvimento dos municípios de Mato Grosso do Sul e a Capital, Campo Grande não ficou de fora. Ao longo de seu mandato, o parlamentar destinou mais de R$ 780 mil reais em emendas parlamentares às áreas de educação, segurança pública, habitação e assistência social.

Apoio à saúde

Coronel David enviou à AMA (Associação de Pais e Amigos do Autista) R$ 30 mil em emendas coletivas, à Santa Casa de Campo Grande R$ 151 mil para a realização do projeto Materno Fetal e à AACC R$ 100 mil para realização de exames, auxiliando as crianças que precisam de suporte na saúde. O Hospital do Câncer também foi contemplado com R$ 50 mil em emendas parlamentares para aquisição de um sistema de gestão hospitalar.

“As emendas parlamentares são importantes instrumentos de desenvolvimento aos municípios. São através delas que conseguimos melhorar de fato o que a população precisa. É uma grande satisfação poder ajudar instituições, colaborar na educação das crianças e na segurança da nossa sociedade por meio destes investimentos. Sigo trabalhando e tenho certeza que outros municípios receberão o nosso apoio com mais investimentos nos próximos meses do nosso mandato”, firmou Coronel David.

Segurança pública reforçada

O trabalho do parlamentar foi revertido em R$ 70 mil reais em investimentos na concretização da sala Promuse, (Programa Mulher Segura da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul), que faz monitoramento e proteção das mulheres em situação de violência doméstica e familiar e ao Centro de Equoterapia da PMMS.

Investimento social

O trabalho da assistência social é levado a sério pelo deputado Coronel David. Prova disso, foi enviado um montante de R$ 160 mil em emendas parlamentares que ajudaram a Associação de Moradores do Coophatrabalho, Sirpha Lar do Idoso, a AMOC II (Associação dos Moradores do Coophavila II e Associação de Amigos do Bairro Dom Antônio Barbosa) – Projeto Reciclar e Associação de Mães Trabalhando a Inclusão – AMATI com assistência à população da Capital.

A Banda Mirim da PMMS, o 10º Batalhão da Polícia Militar da Capital, a instituição EMEI (Maria de Lourdes Vieira), Instituto Luther King e Escola Estadual Hércules Maymone também estão entre as instituições contempladas com o apoio do parlamentar.

Corpo da criança afogada no Rio Verde será velado em Três Lagoas

0

De acordo com informações da família, o corpo da pequena Lívia Gabrieli Moreira Fernandes será transladado para Três Lagoas onde será velado.

Após mais de 24 horas que desapareceu nas águas do Rio Verde, a equipe de buscas e salvamento do Corpo de Bombeiros de Três Lagoas, conseguiu localizar o corpo da menina que estava distante uns 4 quilômetros do local onde ela se afogou.

Conforme informações, o corpo apresentava bom estado, apenas com arranhões provavelmente em decorrência de galhos e pedras.  

Ao Perfil News, uma tia da criança disse não saber onde vai acontecer o velório, mas informou que deverá acontecer no período da tarde, tão logo as autoridades liberem o corpo para as providências necessárias.

Estrada de acesso à região rancheira de Três Lagoas recebe melhorias

0

A Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA), por meio do Departamento de Obras e Serviços, realizou neste final de semana o patrolamento e terraplanagem de duas áreas rancheiras de Três Lagoas, melhorando a condição de trafegabilidade das estradas rurais, trazendo mais segurança para aqueles que passam pela região.

As estradas beneficiadas nesta etapa foram a de acesso à região do Paranoá e Loteamento Maresias. As vias foram patroladas e terraplanadas, com isso, quem passou pela região neste final de semana notou a diferença e elogiou o trabalho desenvolvido.

De acordo com o secretário Municipal de Infraestrutura, Osmar Dias, as equipes do Departamento realizam obras na região urbana e rural de Três Lagoas, seguindo um cronograma desenvolvido para trazer melhorias aos motoristas, pilotos, ciclistas e pedestres que utilizam as vias do município.

Termina hoje (11), prazo para pagamento da segunda parcela do IPTU 2022 em Três Lagoas

0

Vence hoje, segunda-feira (11), o prazo para pagamento da 2ª parcela do IPTU 2022 para quem optou pelo parcelamento.  A alteração do vencimento foi devido ao prazo final cair num domingo (dia 10).

Para aqueles que ainda estão sem o carnê, o Setor de Tributação da Prefeitura de Três Lagoas informa que o mesmo pode ser adquirido pela internet no site www.treslagoas.ms.gov.br, na aba “TRIBUTOS > IPTU > IMOBILIÁRIO”, digitar o número de CPF ou CNPJ e BIC nos campos disponíveis, e imprimir os boletos.

Ainda, a guia também pode ser retirada na própria Tributação, localizada na Avenida Rosário Congro, 285 – Centro e o horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 7h às 17h.

Vale lembrar que neste ano, o Programa Fortalece TL permitiu que o IPTU não tivesse reajuste, mantendo o valor de 2021.

MÉDICO DA FAMÍLIA – Conheça como esse profissional garante um atendimento em saúde rápido e de qualidade

0

Para todo atendimento, exceto casos de urgência e emergência que devem ser encaminhados para a UPA24h, a porta de entrada são as Unidades de Saúde de cada bairro (região). Lá, o cidadão passará por um médico da família (clínico geral) e, se necessário, encaminhado para um especialista.

Esse procedimento é determinado pelo Ministério da Saúde e vem no intuito de otimizar o tempo de atendimento de cada paciente que, dessa forma, além de não precisar se deslocar para longe da sua casa para receber atendimento médico, também não vai ter que esperar uma agenda do médico especialista para um problema que o médico de família consegue sanar.

De acordo com a diretora da Atenção Básica da Rede Municipal de Saúde de Três Lagoas, enfermeira Andréia Lima, a população muitas vezes desconhece o trabalho desse profissional e, por isso, prefere o atendimento especializado. “Para que, por exemplo, uma mãe vai sair da casa dela e se deslocar para outro bairro distante para tratar o filho com febre em um especialista da rede, sendo que o médico da família consegue fazer isso?”, enfatizou.

A diretora ressalta ainda que esse fluxo é o mesmo usado em todos os municípios do Brasil. “Aqui algumas pessoas estavam acostumadas a serem atendidas diretamente por especialista, mas muitas vezes tinham que aguardar a agenda para que isso ocorresse. Por isso, agora, todas as unidades seguirão o fluxo determinado por portaria SUS, a qual determina o atendimento inicial com um médico da família e, depois, se necessário, encaminhado para um especialista”, explicou.

ENTÃO, COMO É O FLUXO?

Para casos simples, que não configuram atendimento de urgência e emergência (fraturas, sangramentos, cortes profundos e outros), a pessoa deve procurar uma Unidade de Saúde da Família (USF) no seu bairro (VEJA A LISTA AQUI).

Após uma triagem inicial, esse paciente vai passar por um médico da família que avaliará o quadro de saúde e determinará qual o tratamento a ser feito para o problema constatado ou, então, caso seja necessária uma avaliação especializada, encaminhará, via sistema, para um médico da área a qual o paciente precisa de mais atenção.

“A intenção é que a população receba atendimento rápido e não precise ficar esperando dias para ver um problema simples que o médico da família pode resolver. Mas, sem deixar de ter, claramente, o atendimento especializado. Além disso, dessa forma, conseguimos deixar as vagas especializadas para quem de fato precisa, otimizando o atendimento em todos os sentidos”, finalizou Andréia.

Enem: candidatos têm até sexta-feira para pedir isenção de taxa

0

Requerimento deve ser feito na Página do Participante

Termina às 23h59 da próxima sexta-feira (15), o prazo para que estudantes que pretendem fazer o Exame Nacional do Ensino Médio 2022 (Enem) peçam a isenção da taxa de inscrição. O requerimento deve ser feito na Página do Participante.Enem: candidatos têm até sexta-feira para pedir isenção de taxaEnem: candidatos têm até sexta-feira para pedir isenção de taxa

Pelas regras do Enem, têm direito à gratuidade todos os participantes que se enquadram nas seguintes situações:

– estar na última série do ensino médio este ano em escolas públicas;

– ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou sejam bolsistas integrais em escolas privadas. Os candidatos precisam ter renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio, ou seja, R$ 1.818, por pessoa;

– participantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por serem membros de família de baixa renda, e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Documentação

Entre os documentos exigidos para a dispensa da taxa de inscrição estão a cédula de identidade do participante e dos demais membros que compõem o núcleo familiar; a cópia do cartão com o NIS válido, no qual está a inscrição no CadÚnico; uma declaração que comprove a realização de todo o ensino médio em escola pública ou histórico escolar do ensino médio, com assinatura e carimbo da escola. No caso de participante bolsista, acrescentar a declaração da escola que comprove a condição de bolsista integral em todo o ensino médio.

Faltosos

Outra situação em que a taxa de inscrição pode ser dispensada é a de estudantes isentos no Enem 2021, que, por algum motivo, faltaram no dia da prova e desejam fazer o Enem 2022 gratuitamente. Os candidatos devem também enviar documentos que justifiquem a ausência por meio de documentos como, por exemplo, atestados médicos e boletins de ocorrência. Somente serão aceitos documentos nos formatos PDF, PNG ou JPG, com o tamanho máximo de 2 MB.

Resultado

Os resultados, tanto da justificativa de ausência quanto da solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2022, serão divulgados em 22 de abril, na Página do Participante. Quem tiver o pedido negado poderá recorrer entre 25 e 29 de abril. O resultado dos recursos será divulgado em 6 de maio.

Além de fazer o pedido de isenção, para participar do Enem 2022 é preciso se inscrever no exame. O edital com as datas das inscrições e das provas ainda não foi publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Notas

As notas do Enem podem ser usadas para ingressar no ensino superior, em universidades públicas e privadas, e para participar de programas federais como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Por Karine Melo – Repórter da Agência Brasil – Brasília

Suzano abre inscrições para o segundo ciclo do Programa de Estágio Técnico 2022

0

Serão mais de 70 vagas distribuídas nos estados de SP, ES, MA, CE, BA e MS

Suzano abriu as inscrições para o segundo ciclo do Plante o Futuro, Programa de Estágio Técnico da companhia. As vagas são voltadas para pessoas com 18 anos ou mais com disponibilidade em horário integral, cursando nível técnico no período noturno em áreas como Papel e Celulose, Química, Segurança do Trabalho, Logística, Manutenção Mecânica, Manutenção Elétrica e Florestal, entre outras correlatas. As oportunidades são destinadas a pessoas com formação prevista a partir de fevereiro de 2023.

A companhia oferece mais de 70 vagas para atuação nas cidades de Jacareí, Limeira e Suzano, todas no estado de São Paulo; Aracruz e Cachoeiro do Itapemirim, ambas no Espírito Santo; Imperatriz, no Maranhão; Mucuri, na Bahia; Maracanaú, no Ceará; e Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul.

As pessoas selecionadas para o Plante o Futuro – Programa de Estágio Técnico da Suzano atuarão em áreas como Logística, Manutenção Industrial, Engenharia de Processos e Qualidade, Segurança Florestal, Produção, Suprimentos e Colheita, entre outras.

Os novos talentos iniciarão a atuação na companhia a partir de agosto e terão acesso a benefícios como bolsa-auxílio, assistência médica e seguro de vida, vale-refeição ou refeitório nas unidades industriais, além de vale-transporte ou fretado nas unidades industriais e cesta de Natal.

“No Programa de Estágio Técnico nós valorizamos muito as habilidades comportamentais, por isso buscamos candidatos com perfil colaborativo, comunicativo, proativo e que acredita no poder de transformação”, diz Thiago Tavares, gerente de Gente e Gestão da Suzano.

O processo seletivo para o Plante o Futuro será 100% online e terá entre suas etapas uma apresentação pessoal, a dinâmica de grupo e entrevista individual com o gestor da área. Para se candidatar, é necessário se inscrever até 6 de maio no site https://jobs.kenoby.com/estagiotecnicosuzano.

Sobre a Suzano

A Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 98 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br

Informações à Imprensa

Performa Comunicação

BATAGUASSU/IPTU 2022: Pagamento em cota única com 50% de desconto vence nesta segunda-feira,11

0

O pagamento em cota única do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) 2022, com 50% de desconto, vence nesta segunda-feira, dia 11 de abril. O contribuinte que optar pelo pagamento parcelado em até seis vezes terá o benefício do desconto de 20%, com o vencimento da primeira parcela também para hoje (11 de abril).


Os carnês do IPTU foram entregues nas residências dos contribuintes através dos Correios. Por meio do site da Prefeitura www.bataguassu.ms.gov.br, na aba CIDADÃO/ PORTAL DO CONTRIBUINTE, o municípe também pode fazer a consulta e emissão da guia para pagamento.

De acordo com o prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB), o pagamento do IPTU é importante já que os recursos arrecadados são revertidos em melhorias para a população. “Oferecemos essas facilidades para que o contribuinte possa quitar seu imposto lembrando que o pagamento é de extrema importância para que a administração municipal possa realizar investimentos que visam à melhoria substancial da qualidade de vida de toda a nossa população”, disse Akira.
O pagamento do imposto pode ser feito pelo Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Casas Lotéricas.


Confira o calendário de pagamentos:

PAGAMENTO À VISTA (COTA ÚNICA): 11/04/2022 com desconto de 50%
PARCELA 1: 11/04/2022 com desconto de 20%
PARCELA 2: 10/05/22 com desconto de 20%
PARCELA 3: 10/06/2022 com desconto de 20%
PARCELA 4: 11/07/2022 com desconto de 20%
PARCELA 5: 10/08/2022 com desconto de 20%

PARCELA 6: 12/09/2022 com desconto de 20%

SERVIÇO
Mais informações no Serviço de Atendimento ao Contribuinte (SAC) localizado na rua Dourados, 384, centro, próximo ao INSS.

Professores de arte, ensino fundamental e educação física são convocados para exames admissionais e atribuição de aulas

0

Professor de arte, ensino fundamental e educação física são convocados para exames admissionais e atribuição de aulas

Nesta segunda-feira (11), a Prefeitura de Três Lagoas por meio Secretaria de Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC) publicou a resolução nº 025/SEMEC/2022 que convoca professores em caráter temporário, conforme previsto no art. 100 da Lei nº 1.609/2000 para realização dos exames admissionais e atribuição de aulas, na terça-feira (12).

Professores das disciplinas de artes, ensino fundamental e educação física foram convocados para comparecer no Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), localizado na Avenida Eloy Chaves, 521, Centro, conforme agendamento divulgado para o dia 12, no período da manhã, conforme horário agendado. As atribuições acontecem no mesmo dia, porém no período vespertino na sede da SEMEC, na Rua Alexandre Costa, (Portão Lateral – Rua Paranaíba), nº 130. Centro, fone: 3929-1472.

Todas as informações referentes ao agendamento e a atribuição estão disponíveis no site da Prefeitura, na opção Diário em Diário Oficial Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), edição nº 3070. Em caso de dúvidas, o candidato deve entrar em contato pelo telefone (67) 3929-1563

Assistência Social passa a atender em novo endereço a partir desta segunda-feira (11)

0

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), informa que a partir desta segunda-feira (11), os atendimentos da sede da assistência serão realizados, temporariamente, no prédio do Crase “Coração de Mãe”.

De acordo com a SMAS, a mudança de local é provisória, por conta da obra de reforma da atual sede – na Circular da Lagoa Maior – e tão logo seja finalizada, os atendimentos voltarão a ser realizados no endereço oficial.

SERVIÇO

O Crase Coração de Mãe está localizado na Avenida Clodoaldo Garcia, 2355 – Bairro Vila Haro.

Corpo de criança afogada no Rio Verde é encontrado pelos bombeiros

0

As buscas iniciaram às 9 horas de domingo, encerrando às 18 horas e reiniciadas na manhã desta segunda-feira, conseguindo localizar o corpo da pequena Lívia

Decorridos quase 20 horas de buscas, a equipe de buscas e salvamento do Corpo de Bombeiros de Campo Grande conseguiu encontrar o corpo da menina Lívia Gabrieli Moreira Fernandes, que havia desaparecido nas águas do Rio Verde, no final da tarde de sábado, 9.

A família estava no local, nas propriedades da fazenda Barranco Vermelho, em Água Clara e junto com a menina havia mais outras crianças, sendo supervisionada por uma mulher.

A reportagem do Perfil News acompanhou todos os procedimentos, desde o início da ocorrência, porém ainda não conseguiu informação do local que o corpo foi encontrado e nem as condições.

CRONOLOGIA

A equipe do Corpo de Bombeiros chegou à fazenda Barranco Vermelho às 9 horas deste domingo, iniciando as buscas imediatamente. De acordo com informações da família, os bombeiros encerraram os trabalhos por volta das 18 horas. Assim que o dia clareou segunda-feira, as buscas foram iniciadas e algumas horas depois, conseguiram encontrar o corpo.

COMO FOI

A família da vítima estava acampando e se divertindo nas águas do rio. Algumas crianças estavam brincando na água, num local raso, sob a supervisão de uma adulta.

Em determinado momento, uma dessas crianças escorregou e puxou as demais para o fundo. O irmão da vítima, de 4 anos, achou que aquilo era uma brincadeira, e pulou na água.

Nesse momento, a vítima foi ao seu socorro, contudo ambos começaram a ir para o fundo.  As demais crianças foram salvas pelo tio delas.

A mulher que estava cuidando das crianças pulou na água e conseguiu segurar a vítima e o irmão, os quais passaram a descer as corredeiras no intuito de encontrar um local para sair do rio.

Em determinado momento, a criança de 4 anos se soltou e a vítima mergulhou para salvá-lo, mas acabou desaparecendo nas águas do Rio Verde.

Semana de páscoa terá nova frente fria com chuvas e temperaturas amenas

0

Uma nova frente fria avança sobre o centro-sul do Brasil na metade da semana de Páscoa e pode modificar as condições do tempo em algumas áreas de Mato Grosso do Sul. 

De acordo com o meteorologista Vinícius Sperling da equipe técnica do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima, essa frente fria deve começar a avançar pelo Estado entre quarta (13) e quinta-feira (14) provocando chuvas e em seguida reduzindo as temperaturas. 

“As menores temperaturas mínimas associadas a este evento são previstas para quinta-feira (14) e ficarão entre 14°C e 15°C nas regiões sul e sudoeste do MS. O ar frio provavelmente avançará rápido pelo sul/sudoeste do Estado (característica típica de condições de La Ninã) e as temperaturas mínimas no sábado (16) e domingo (17) já mostram uma tendência de elevação”. 

Porém antes da entrada dessa frente fria, a atuação de outros sistemas deixará o tempo instável no Estado ao longo da semana, aumentando a probabilidade de chuvas com raios e rajadas de vento. 

Para esta segunda-feira (11) a previsão do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) indica a chance de chuvas de intensidade fraca a moderada e tempestades acompanhadas de raios no período entre tarde e noite. 

As instabilidades serão provocadas pelo deslocamento de cavados que são áreas alongadas de baixa pressão aliado ao transporte de ar quente e úmido vindo da Amazônia. O Cemtec alerta que estão previstas tempestades para as regiões leste, centro-norte e sudoeste do Estado. No sul e sudoeste, as chuvas também serão estimuladas por um sistema de baixa pressão no Paraguai. Nas demais áreas, o tempo fica firme, com sol e variação de nebulosidade ao longo do dia. 

Para este início de semana o Cemtec estima temperaturas entre 22°C a 29°C na região sudoeste, entre 24°C a 34°C na região pantaneira, entre 23°C a 33°C no leste, entre 23°C a 32°C no norte e mínima de 23°C e máxima de 30°C para a capital. 

Mireli Obando, Subcom

Foto: Ricardo Ojeda

Em Água Clara, Polícia Civil monta “força tarefa” e deflagra Operação Lei e Ordem

0

Com apoio da SIG e da Regional de Três Lagoas, além da Polícia Militar, os agentes da lei tiveram que fazer uso de força moderada e progressiva para dispersar a multidão, através de granadas de efeito moral e disparos de munição não letal

Na data de 10 de abril de 2022, por volta das 22 horas, a Polícia Civil deflagrou, em Água Clara, a Operação Lei e Ordem, com a finalidade de coibir eventos clandestinos em bares, clubes, ruas e rodovias, nos quais houve relatos da ocorrência de diversos delitos, como tráfico de drogas, disparo ilegal de arma de fogo, fornecimento bebida alcóolica para menores de 18 anos, embriaguez ao volante, direção perigosa, manobra de exibição dentre outros.

EFETIVO

A operação empregou todo o efetivo da Delegacia de Polícia de Água Clara, bem como contou com o apoio da Delegacia Regional de Polícia e do SIG de Três Lagoas, da Delegacia de Polícia de Ribas do Rio Pardo e da Polícia Militar.

Em Água Clara, Polícia Civil monta “força tarefa” e deflagra Operação Lei e Ordem


Foram feitas incursões em eventos com música ao vivo, com um considerado número de pessoas, para os quais não havia qualquer tipo de autorização do Poder Público.

PRISÕES E DROGAS

Durante a operação ocorreram diversas prisões, dentre as quais a de um homem que estava fornecendo bebida alcoólica para menores de 18 anos; de diversas pessoas que estavam portando drogas (ecstasy, maconha, cocaína, LCD, MDMA, haxixe dentre outras) para consumo pessoal; de pessoas que estavam se agredindo, dentre outras.

Conforme a operação se estendia pela cidade, as pessoas passaram a deixar os locais fiscalizados e a convergir para um único ponto.

BRIGAS E AGRESSÕES

Em determinado momento, a Polícia Militar solicitou apoio, pois no local supracitado havia uma aglomeração de pessoas que estava gerando distúrbios, com brigas e delitos de trânsito.

Em Água Clara, Polícia Civil monta “força tarefa” e deflagra Operação Lei e Ordem

A equipe da Polícia Civil foi até esse ponto, onde um homem que agrediu outro com um capacete acabou preso.

As pessoas que ali estavam se recusaram a deixar o local, inclusive tentando agredir os policiais, sendo necessário o uso de força moderada e progressiva para dispersar a multidão, através de granadas de efeito moral e disparos de munição não letal.

Em Água Clara, Polícia Civil monta “força tarefa” e deflagra Operação Lei e Ordem

PROCEDIMENTO LEGAL

A Polícia Civil esclarece que qualquer tipo de evento aberto ao público e com venda de bebidas alcóolicas deve seguir rigorosos trâmites junto ao Poder Público para garantir a segurança dos presentes e a fiscalização pela polícia.

A não adoção dos pressupostos previstos em lei pode implicar na prisão do organizador do evento pela contravenção penal de exercício irregular da profissão.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.