17 C
Três Lagoas
segunda-feira, 22 de junho de 2026
Início Site Página 1963

Meteorologia indica tempo quente, seco com chance de chuvas isoladas nesta quinta-feira

0

A quinta-feira (07) terá predomínio de tempo firme em Mato Grosso do Sul. A previsão do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) indica tempo estável, com sol entre poucas nuvens ao longo de todo dia. 

Meteorologia indica tempo quente, seco com chance de chuvas isoladas nesta quinta-feira

Ainda assim, existe a chance de chuva em algumas áreas do Estado, explica a coordenadora do Cemtec, Valesca Fernandes. “Há probabilidade para chuvas de intensidade fraca a moderada e tempestades isoladas nas regiões centro-leste, sudeste e nordeste do estado devido a passagem de cavados em médios níveis e aquecimento diurno”. 

As temperaturas seguem bastante elevadas no estado, especialmente nas regiões pantaneira, norte e leste onde as máximas podem até passar dos 35°C. O tempo seco também será destaque com níveis de umidade relativa do ar que podem atingir valores entre 30-45%, principalmente nas regiões oeste e noroeste. 

Confira no mapa elaborado pela equipe técnica do Cemtec/Semagro as condições de tempo e temperatura estimados para Capital e alguns municípios do Estado. 

Meteorologia indica tempo quente, seco com chance de chuvas isoladas nesta quinta-feira

Mireli Obando, Subcom

Foto: Ricardo Ojeda

Equipe realiza parto de emergência dentro de viatura do SAMU de Três Lagoas

0

Na tarde desta quarta-feira (06), a equipe do SAMU de Três Lagoas realizou um parto de emergência dentro da viatura que trouxe ao mundo, conforme a Técnica de Enfermagem Laura Soares que atendeu a ocorrência, a bebê nomeada de Yasmim.

Por volta das 14h40, o 192 recebeu a solicitação de uma equipe no Condomínio Novo Oeste, onde uma gestante estava com contrações iniciais de trabalho de parto. Rapidamente, Ana Paula, 38 anos, foi acomodada na Unidade Móvel e, juntamente ao marido Lucas Gabriel, estava sendo encaminhada ao Hospital Auxiliadora, porém, no trajeto a paciente teve contrações mais fortes.

Os socorristas decidiram, devido a situação, parar na Base do SAMU (mais próxima do que o Hospital), onde o médico plantonista percebeu que a criança já estava para nascer e, com apoio da equipe de enfermagem, conseguiu realizar com sucesso e tranquilidade o parto do quarto filho do casal.

Equipe realiza parto de emergência dentro de viatura do SAMU de Três Lagoas

“Senti confiança e acreditei no empenho da Equipe. O atendimento foi maravilhoso. Agradeço a atenção com a minha esposa e minha filha”, disse Lucas Gabriel.

Após os primeiros cuidados pós-parto, mãe e filha foram encaminhadas ao Hospital Auxiliadora. Nesta ocorrência, participaram a técnica de enfermagem Laura Soares, condutor/socorrista Itamar Azevedo, enfermeira Karine e o médico Dr. Fernando Fidelis.

Acidente com ônibus de estudante entre Bataguassu e Brasilândia, sem vítimas

0

Conforme informações repassadas pelo SGT BM Paulo Cesar, de Bataguassu, o ônibus de estudantes vinha de Bataguassu e seguia para Três Lagoas, teve problemas mecânicos e parou as margens da rodovia.

Um caminhão que estava transportando uma carga de suínos que passava pelo local, teve um dos pneus estourado, vindo atingir o ônibus parado. Na colisão um vidro de umas das janelas foi atingido e os estilhaços atingiram levemente alguns alunos que estava no interior do coletivo.

A informação da ocorrência chegou rapidamente aos familiares dos alunos, que por sua vez acionaram os profissionais de imprensa e esses buscaram informações às autoridades policiais e o Corpo de Bombeiros de Três Lagoas e Bataguassu.

Felizmente ninguém ficou ferido, apenas algumas escoriações, provocados pelos estilhaços e todos os passageiros foram levados Brasilândia.

DOF apreende mil pacotes de cigarros contrabandeados do Paraguai

0

O DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreendeu na manhã de hoje (06/04), um carro carregado com cigarro contrabandeado do Paraguai, além de várias caixas de essência de Narguilé. A apreensão aconteceu na MS-164 em Ponta Porã.

Os policiais faziam bloqueio na rodovia quando dois veículos, ao perceberem a presença do DOF, retornaram em direção ao Paraguai. Um dos carros, conduzido por um homem de 27 anos, foi abordado e no interior do automóvel foram localizados 20 caixas de cigarros além de 15 caixas de essência de Narguilé.

O condutor do veículo disse que pegou o carro já carregado no Paraguai e levaria até a cidade de Nova Alvorada do Sul, onde entregaria os produtos avaliados em aproximadamente R$ 87.600 mil. O homem foi encaminhado juntamente com o material apreendido à Delegacia da Polícia Federal de Ponta Porã.

A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro da Operação Hórus, parceria da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública com o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

DOF apreende mil pacotes de cigarros contrabandeados do Paraguai

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Justiça deve ser um local de acolhimento às vítimas de violência, diz advogada

0

Projeto que criminaliza a violência institucional é uma vitória da sociedade, diz Rozana Gomes, defensoras das causas femininas

Foi aprovado na Câmara dos Deputados, na última semana, o projeto que criminaliza a violência institucional.  A lei torna crime a violência institucional, caracterizada como submeter vítimas ou testemunhas de crimes a procedimentos desnecessários, repetitivos ou invasivos que a levem a reviver, sem estrita necessidade, a situação de violência.

A pena será de detenção de três meses a um ano e multa.

Justiça deve ser um local de acolhimento às vítimas de violência, diz advogada

Ao Perfil News, a advogada Rozana Gomes, que é uma defensora das causas femininas, explicou a motivação da aprovação e também que a Justiça deve ser um local de acolhimento.

“A nova lei é fruto da repercussão nacional do julgamento de uma acusação de estupro em Santa Catarina. Como explicou Rose de Freitas durante a votação do projeto no Senado, a vítima, Mariana Ferrer, foi ridicularizada e humilhada durante uma audiência pela defesa do acusado, o empresário André Aranha, sem que o representante do Ministério Público e o juiz tomassem providências.  A Justiça deve ser um local de acolhimento da vítima, buscando a punição correta e justa para cada crime”, disse.

O caso Mariana Ferrer escancarou o que ocorre entre quatro paredes em diversas instituições públicas, como tribunais e delegacias. Apenas olhar o episódio de Santa Catarina e se revoltar não é fazer o papel de um parlamentar. Nosso papel é dotar a sociedade de instrumentos para que ela obrigue a Justiça a cumprir seu papel”, complementou.

Segundo Rozana, a violência institucional, por ação ou omissão, acarreta prejuízos ao atendimento da vítima ou de uma testemunha, podendo causar a revitimização.

A revitimização é o discurso ou prática institucional que submete a vítima ou a testemunha a procedimento desnecessário que a leve a reviver a situação de violência”, finalizou.

Justiça deve ser um local de acolhimento às vítimas de violência, diz advogada

CASO MARIANA FERRER

Mineira, Mariana começou a trabalhar como modelo ainda criança. Em 2012, passou a ser também influenciadora. Ela se mudou para Florianópolis com a família e foi convidada para ser embaixadora do Café De La Musique.

Mas sua vida mudou em 15 de dezembro de 2018. “Minha virgindade foi roubada de mim junto com os meus sonhos”, relatou a jovem nas redes sociais.

Ela relata que foi puxada pelo braço por uma amiga até um dos bangalôs para fazerem uma foto juntas. A partir daí Mariana teve a amnésia temporária. “Fui levada já dopada para um lugar desconhecido por mim”, contou nas redes sociais.

A investigação da polícia descobriu se tratar de uma área privada.

”O que tenho de lembranças daquela maldita noite de terror é estar descendo essa escada escura, vinha uns flashs coloridos e tinha um segurança na porta. eu estava com sensações estranhas, como se estivesse voando, não sentia meu corpo. só queria escapar dali e achar minhas amigas”, disse. Mas as supostas amizades que a acompanhavam no dia a abandonaram, negaram meus pedidos de socorro. “Consegui chegar em casa, pois tinha salvo no app meu endereço”, disse.

Ela conta que segundo sua mãe, ela entrou em casa com o corpo mole, olhos vidrados e que chegou a escorregar pela parede. A mãe tirou suas roupas para jogar uma ducha e se deparou com sangue e com forte odor de esperma.

“Desde a denúncia até o corpo delito fui atendida por homens. Tive minhas partes íntimas fotografadas, fui examinada, tocada, questionada por homens. É tão humilhante, constrangedora, cruel. Me lembro de chegar a pensar: e se o agressor que não tem “rosto” for algum deles?”

Justiça deve ser um local de acolhimento às vítimas de violência, diz advogada

PROCESSO QUE CHOCOU

O país ficou escandalizado com a audiência, que escancarou a violência institucionalizada e a revitimização da jovem

Em 3 de novembro do ano passado, imagens divulgadas pelo “The Intercept Brasil” mostraram o advogado Cláudio Gastão da Rosa Filho humilhando Mari Ferrer durante a audiência.

Na audiência, ainda foram expostas imagens manipuladas da vítima que, na verdade, são fotografias profissionais, como modelo e com roupa. Não há o que se falar em “fotografia íntimas”, como foi divulgado pela imprensa. “Jamais teria uma filha do nível dela”, foi o que disse a defesa do comerciante André Camargo Aranha.

Foi pensando nisso que foi formulado o Projeto de Lei Mariana Ferrer, que foi aprovado em 24 de novembro.

A Lei 14.245 prevê punição para atos contra a dignidade de vítimas de violência sexual e das testemunhas do processo durante julgamentos.

Polícia recupera carreta produto de apropriação indébita em Três Lagoas

0

O veículo foi restituído à vítima

Uma carreta foi recuperada em Três Lagoas, na última segunda-feira (4).

O plantão na 1ª DP/TL recebeu uma ligação telefônica da vítima, o dono do veículo, informando que sua carreta e o motorista estavam desaparecidos desde o dia 2.

Segundo o homem, a última localização do veículo era no pátio a Empresa Cargil, onde o motorista havia descarregado a carga de soja.

Diante da informação, o investigador de Polícia se dirigiu a Cargil, onde obteve informações de que no sábado, o motorista foi visto em um restaurante, localizado as margens do rio Paraná no bairro Jupiá.

O investigador procedeu diligências naquele bairro e adjacências, vindo a localizar a carreta na Avenida Ponta Porã, bairro Vila Alegre, próximo ao posto de combustível São Luiz, onde procedeu à abordagem do condutor da carreta, o qual aparentava estar muito cansado e debilitado.

O homem e o veículo foram conduzidos à Segunda Delegacia de Polícia.

O veículo foi restituído à vítima.

Em Três Lagoas, sinalização é instalada na região da Segunda Lagoa

0

Ação foi realizada como forma de prevenção, para evitar que acidentes ocorram na região

A Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito de Três Lagoas, através do Departamento de Obras, instalou na ultima semana trilhos de sinalização para delimitar a pista na região da Segunda Lagoa.

De acordo com Osmar Dias, Secretário da pasta, a sinalização foi instalada entre a casa de bombas e o dissipador, para que os motoristas e pilotos que passem pela região entendam qual o limite da pista.

Osmar pontuou que a ação foi realizada como forma de prevenção, para evitar que acidentes ocorram na região.

Saúde monta posto de vacinação contra covid-19, influenza e sarampo nesta quinta-feira no Shopping Três Lagoas

0

Reforço na vacinação é em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, comemorado nesta quinta

Em alusão ao Dia Mundial da Saúde (07 de abril) e do “Abril Verde” – que trata da saúde do trabalhador – a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com o Shopping Três Lagoas, estará no saguão de eventos do local nesta quinta-feira (07) com um posto de vacinação contra covid-19, influenza e sarampo.

De acordo com a Coordenação de Imunização, as equipes estarão no Shopping das 15h às 20h e disponibilizarão vacina contra:

COVID-19 – para todos com mais de 12 anos de idade;

INFLUENZA – para pessoas com mais de 60 anos de idade e profissionais de saúde na ativa;

SARAMPO – que é exclusiva para profissionais de saúde na ativa.

No mesmo local, em alusão ao “Abril Verde”, equipe da SMS (Vigilância em Saúde do Trabalhador) realizará panfletagem e orientação sobre a Saúde do Trabalhador.

SERVIÇO

Para mais informações sobre a Campanha contra Covid-19 CLIQUE AQUI; contra Influenza AQUI e contra Sarampo AQUI.

Três Lagoas recebe mais de 3.400 livros didáticos para alunos do 1º e 2º ano

0

A cerimônia foi realizada na Câmara Municipal de Vereadores onde foi realizada a entrega simbólica dos materiais didáticos

A secretária Municipal de Educação e Cultura, Angela Brito, participou na manhã desta quarta-feira (6) da cerimônia de entrega do material didático fornecido através do Programa MS Alfabetiza. São 3.428 livros que serão disponibilizados aos estudantes e professores do 1º e 2º ano da Rede Municipal de Ensino (REME).

A cerimônia foi realizada na Câmara Municipal de Vereadores onde foi realizada a entrega simbólica dos materiais didáticos. Três Lagoas vai receber 1.611 livros do estudante e 70 do professor para os alunos do 1º ano e 1.674 livros do estudante e 73 do professor para os matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental.

De acordo com a secretária Estadual de Educação, Cecilia Motta, o Programa MS Alfabetiza tem como objetivo alavancar a educação em Mato Grosso do Sul e em regime de colaboração com os municípios fornece anualmente o material didático para os alunos e professores das redes municipais para que as crianças sejam alfabetizadas na idade correta.

Representando Três Lagoas, Angela Brito recebeu o material e falou sobre a importância de contar com ferramentas de ensino adequadas no processo de alfabetização.

Adjunta de saúde pede bom senso e reforça importância da vacina em última live sobre dados da covid

0

Dados agora só serão divulgados no site: coronavirus.ms.gov.br

Em sua última live sobre dados da covid-19, nesta quarta-feira (6), a secretária adjunta da Secretaria de Saúde, Christinne Maymone, pediu bom-senso e destacou que o dia era de gratidão.

“Dia 6 de abril de 2022 estamos aqui novamente na nossa live. Hoje é um dia muito importante pra gente, porque é o dia de encerramento das nossas lives. Então é o dia de gratidão, de agradecer a Deus por estarmos vivos. O meu muito obrigada a você que nos acompanhou sempre nesses 2 anos e pouco de lives”.

A gestora lembrou que isso não significa o fim da pandemia, que quem determinará isso será a Organização Mundial de Saúde (OMS).

“Estamos num momento de mais flexibilizações, e estamos convivendo com a doença de forma que a gente tem controlado. Através de atitudes próprias e individuais nossas, e através principalmente da ciência, por meio da vacina. Nós temos vacinas, nós temos testes, então se você tem algum sintoma não deixe de testar, e nós continuamos com nosso monitoramento”. 

Maymone também reforçou a importância de a população manter a vacina em dia.

“É importante você tomar todas as doses da vacina. Nós temos que quebrar o tabu, se vão ser 4, 5 ou 6 doses, não importa. O que importa é que a ciência fez uma vacina que protege contra casos graves e os óbitos. Neste momento nós estamos precisando ainda de 4° dose. Talvez o vírus não mute mais, talvez só a 4° dose dê conta por esse ano. Nós não sabemos e não temos bola de cristal, trabalhamos com a ciência e evidência científica.  E a evidência científica traz para gente que a 4° dose da vacina em pessoas mais vulneráveis acima de 50 anos e com comorbidades, dá um aumento de booster de 86% de eficácia. Melhora muito os seus anticorpos para combater o vírus”.

Outro pedido foi que a população continue acompanhando os dados referentes a Covid nos boletins que serão publicados no site www.coronavirus.ms.gov.br. A previsão é que os dados sejam publicados semanalmente, e caso haja novos surtos da doença, voltarão a ser diários. 

Boletim Covid

Nesta quarta-feira (06) foram registrados mais 165 casos de Covid em Mato Grosso do Sul. Campo Grande (61), Dourados (56), Paranaíba (12) e Itaporã (11) lideram a lista de municípios com novas infecções. A média móvel indica 152 casos diários na última semana. 

Na evolução da média móvel apresentada pela secretária adjunta da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Christinne Maymone, durante a live desta quarta, a média móvel de casos registra queda de 83% no comparativo com os últimos 21 boletins. 

O novo boletim epidemiológico também confirma três mortes pela doença no Estado ocorridas entre os dias 13 de março a 4 de abril. Com idades entre 60 e 65, as vítimas residiam em Campo Grande. A média móvel de óbitos no Estado está em 2.  

De 1.986 casos ativos no Estado, 26 são pessoas hospitalizadas em leitos clínicos (12) ou de unidade de terapia intensiva (14). No comparativo com os últimos 21 boletins, haviam 95 internados no dia 17 de março, representando uma redução de 72%. 

A taxa global de ocupação de leitos SUS/UTI adulto por macrorregião de internação é de 66% em Campo Grande, 55% em Dourados, 35% em Corumbá e 30% em Três Lagoas. 

A

Coronel David envia R$ 595 mil em recursos para Amambai

0

Verba vai dar suporte para atender as necessidades da população em setores importantes como saúde, assistência social e a agricultura familiar

Coronel David (PL) enviou R$ 595 mil para Amambai por meio de emendas parlamentares, que deram suporte para atender as necessidades da população em setores importantes como saúde, assistência social e a agricultura familiar.

Coronel David ajudou na reforma e ampliação do Hospital Regional, enviando R$ 140 mil em recursos por meio de emendas parlamentares. Preocupado com a população, também enviou R$ 115 mil para aquisição de aparelho de Raio-X e uma nova ambulância foi adquirida pelo envio de R$ 20 mil por emenda parlamentar coletiva.

“As emendas parlamentares são importantes instrumentos de desenvolvimento aos municípios. São através delas que conseguimos enviar R$ 595 mil para melhorar a estrutura da saúde, agricultura com novas máquinas para garantir o sustento de centenas de famílias, além de assegurar o bem-estar de pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade, melhorando o acolhimento e proteção com investimentos na assistência social. Sigo trabalhando e tenho certeza que outros municípios receberão o nosso apoio nos próximos meses com mais investimentos do nosso mandato”, firmou Coronel David.

Coronel David também enviou R$ 40 mil reais para custeios, ações e serviços para atender a população com mais amparo e qualidade na área da saúde.

Coronel David acredita no agronegócio, por isso, também enviou R$ 60 mil na aquisição de uma máquina agrícola para o trabalho do produtor rural ser mais eficiente e produtivo.

Coronel David também enviou R$ 220 mil para entidades de assistência social, garantindo o apoio a indivíduos, famílias e à comunidade no enfrentamento de suas dificuldades, por meio de serviços, benefícios, programas e projetos.

Presidente veta Lei Paulo Gustavo, que destinava recursos à cultura

0

Veto foi publicado na edição de hoje do Diário Oficial

O presidente da República, Jair Bolsonaro, vetou hoje (6) o Projeto de Lei Complementar (PLP) 73/2021, que repassaria R$ 3,86 bilhões do Fundo Nacional de Cultura (FNC) para fomento de atividades e produtos culturais em razão dos efeitos econômicos e sociais da pandemia de covid-19. O projeto foi batizado de Lei Paulo Gustavo, em homenagem ao ator e comediante que morreu em maio do ano passado, vítima da covid-19.Presidente veta Lei Paulo Gustavo, que destinava recursos à culturaPresidente veta Lei Paulo Gustavo, que destinava recursos à cultura

veto ao projeto foi publicado na edição de hoje (6) do Diário Oficial da União. Entre os argumentos utilizados por Bolsonaro para vetar o repasse de recursos, está o de que a medida fere a Lei de Responsabilidade Fiscal, por criar uma despesa prevista no teto de gastos, mas sem a compensação, na forma de redução de despesa, para garantir o cumprimento desse limite.

“Ademais, ao adicionar uma exceção à meta de resultado primário, a proposição legislativa incorreria em compressão das despesas discricionárias que se encontram em níveis criticamente baixos e abrigam dotações orçamentárias necessárias à manutenção da administração pública e à execução de importantes políticas públicas, tais como aquelas relacionadas às áreas de saúde, educação e investimentos públicos, com enrijecimento do orçamento público, o que implicaria dano do ponto de vista fiscal”, diz o veto.

Bolsonaro também argumentou que o setor já foi contemplado com recursos pela Lei Aldir Blanc, que destinou R$ 3 bilhões para atender emergencialmente o segmento e amenizar os impactos da pandemia na atividade cultural.

O veto será analisado agora pelo Congresso Nacional, em data a ser marcada. Deputados e senadores podem mantê-lo, confirmando a decisão do presidente, ou derrubá-lo. Nesse caso, o projeto seria promulgado e viraria uma nova lei.

Fonte: Agência Brasil

MEC lança projeto para aproveitamento de estudos de cursos técnicos

0

Primeira turma do curso de aperfeiçoamento tecnológico será em julho

O Ministério da Educação (MEC) lança hoje (6) a primeira etapa do Projeto Verticaliza, que proporcionará aos estudantes de cursos técnicos de nível médio o aproveitamento de seus estudos em cursos superiores. A ação, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), conta com a parceria do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). MEC lança projeto para aproveitamento de estudos de cursos técnicosMEC lança projeto para aproveitamento de estudos de cursos técnicos

Nessa primeira etapa, foi lançado o edital e foram abertas as inscrições para as instituições de ensino superior das redes estaduais, municipais, distrital e federal que ofertam cursos técnicos e superiores de tecnologia, além dos Sistemas Nacionais de Aprendizagem e instituições privadas, militares, comunitárias e confessionais. 

A ideia do projeto é capacitar profissionais da educação para que desenvolvam planos pedagógicos que possibilitem o aproveitamento de estudos de nível médio em cursos de nível superior de tecnologia.  

O período de adesão das instituições é até 31 de maio. A primeira turma do curso de aperfeiçoamento tecnológico terá início em julho. O público-alvo são os profissionais indicados pelas instituições de ensino que aderirem ao projeto. No total, seis turmas serão capacitadas ao longo de dois anos. 

O curso é organizado em seis módulos consecutivos, totalizando 180 horas de atividades, com duração de 3 meses, e capacitará 260 profissionais da educação, de 65 instituições. O participante que for aprovado nos seis módulos receberá o certificado de Aperfeiçoamento Tecnológico, emitido pelo IFSP. 

Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT) disciplina a oferta de nível médio. Os eixos tecnológicos atualmente são: informação e comunicação; infraestrutura; militar; produção alimentícia; produção cultural e design; produção industrial; recursos naturais; segurança; turismo hospitalidade e lazer; ambiente e saúde; controle e processos industriais; desenvolvimento educacional e social; e gestão e negócios.

O Catálogo Nacional de Cursos Superiores Tecnológicos também pode ser acessado pela internet

Fonte: Agência Brasil

Assistência Social e CRAS pedem a beneficiários para atualizarem seus dados do BPC

0

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e a Secretaria Municipal de Assistência Social de Brasilândia informam a todos os beneficiários da Prestação Continuada, ou também conhecido como “BPC” para que façam a atualização de seus cadastros.

O Governo Federal exige que todas as pessoas que recebem o BPC realizem obrigatoriamente todos os anos, a atualização do cadastro.

Caso a pessoa não faça a atualização anual, o benefício do BPC é bloqueado.

Os beneficiários devem procurar o CRAS, das 07h às 11h (MS) ou a sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, também no mesmo horário citado e fazer a devida atualização.

Viatura da Polícia Civil capota na Avenida Brilhante em Campo Grande

0

O veículo capotou após colisão com outro veículo; duas pessoas ficaram feridas

Imagem enviada a pouco ao site CapivaraNews mostra uma viatura da Polícia Civil com as rodas para cima na calçada da Avenida Brilhante, em Campo Grande, na manhã desta quarta-feira (6). Em volta, vários populares tentam ver quem está dentro do veículo para prestar socorro.

O leitor que enviou a foto disse que a viatura vinha com a sirene ligada, momento em que outro colidiu com ela, que acabou capotando na via. Também disse que dois policiais saíram bastante machucados de dentro da viatura por conta própria.

Até o momento em que o leitor estava no local, não haviam chegado Corpo de Bombeiros e nem Samu (Serviço de Atendimento Móvel e de Urgência).

Não sabemos então qual é o estado da saúde dos policiais vitimas do acidente.

O jornalista Alan Diógenes entrou em contato com a assessoria da Polícia Civil nesta manhã para obter maiores informações sobre o incidente, mas não teve resposta até a publicação desta reportagem.

Por Alan Diógenes

Equipe da SIG de Três Lagoas recupera 18 celulares em menos de 2 meses

0

A última ocorrência foi registrada na terça-feira, quando o meliante assaltou a vítima munido de um canivete. Duas horas após o crime ele foi preso em flagrante pela equipe comandada pelo delegado, Ricardo Henrique Cavagna

Na manhã de ontem, (terça-feira, 5), um homem, de 23 anos de idade, foi preso em flagrante por agentes da SIG (Seção de Investigações Gerais) de Três Lagoas, suspeito de praticar um roubo de um aparelho de telefone celular de uma mulher, de 37 anos de idade.

O assalto aconteceu por volta de 05h30min, no Bairro Jardim Primaveril, enquanto a mulher caminhava pela via pública. De acordo com informações prestadas pela vítima, ela foi abordada pelo suspeito, que de posse de canivete apontou-lhe a arma e anunciou o assalto, a ameaçando de morte, exigindo que entregasse seu aparelho de telefone celular. Após a subtração do objeto, o homem fugiu tomando rumo ignorado.

BOLETIM DE OCORRÊNCIA

Logo em seguida ao registro do boletim de ocorrência e em posse das características do suspeito, uma equipe da SIG imediatamente apurou quem seria o possível autor, e com apoio do Núcleo Regional de Inteligência, iniciou diligências para localizá-lo, encontrando-o nas imediações do terminal rodoviário. Ao mesmo tempo, outra equipe da SIG que também realizava diligências, conseguiu localizar e recuperar o objeto roubado, em posse de uma mulher, conhecida do meio policial como usuária de drogas.

DINAMISMO

O suspeito do roubo foi conduzido a SIG, e foi prontamente reconhecido como o autor do crime, bem como foi apontado por testemunhas como o indivíduo que estava em posse do aparelho celular subtraído no momento em que foi repassado a sua receptadora.

Equipe da SIG de Três Lagoas recupera 18 celulares em menos de 2 meses

Ele foi autuado em flagrante acusado da prática do crime de roubo majorado pelo emprego de arma branca, cuja pena máxima prevista é de 15 anos de reclusão. Após a realização do exame de corpo de delito, foi encaminhado a Penitenciária de Segurança Média de Três Lagoas/MS, onde aguardará a disposição da Justiça.

Já a mulher que estava em posse do objeto roubado, foi indiciada pelo crime de receptação.

RECEPTADORA É INDICIADA

O aparelho celular recuperado, marca Samsung, avaliado em R$ 1.500,00 (um mil e quinhentos reais), foi formalmente apreendido e restituído a sua legítima proprietária.

Após a conclusão dos trabalhos pela SIG, os procedimentos foram encaminhados a 1ª Delegacia de Polícia Civil, responsável pela área dos fatos.

PROCURE INFORMAR A POLÍCIA

A SIG/TL (Seção de Investigações Gerais de Três Lagoas/MS) solicita a colaboração e apoio de toda população três-lagoense, com informações sobre a prática de crimes e localização de indivíduos foragidos da Justiça, sendo que as denúncias poderão ser realizadas através dos telefones (67) 3929-1173 ou (67) 99226-8210 (WhatsApp). O sigilo e anonimato são assegurados.

Senac Três Lagoas oferece opções de qualificação na área da informática

0

Outra opção é o curso Excel Avançado, também com início dia 11 de abril, no período noturno

A unidade do Senac em Três Lagoas está com inscrições abertas para cursos na área da informática, todos com início neste mês de abril. Uma das opções é o curso Introdução à Informática – Windows e Office, com duas turmas, ambas com início dia 11 de abril. Uma no período matutino e outra no vespertino.

A formação propicia ao aluno o conhecimento dos recursos básicos do Sistema Operacional Windows, editor de textos Word, planilha eletrônica Excel, programa de navegação (browser) e correio eletrônico (e-mail). O conhecimento de informática básica é um requisito comum para muitas vagas de emprego.

Outra opção é o curso Excel Avançado, também com início dia 11 de abril, no período noturno. O curso capacita o aluno para criar planilhas, partindo da análise de necessidades específicas, buscando otimizar importação e consultas à base de dados, elaboração de relatórios, visando agilizar os processos de trabalho.

Para quem quiser conhecer as ferramentas básicas do editor de planilhas tem o curso Excel: do Básico ao Intermediário, com início dia 25 de abril. O curso foi elaborado para capacitar o aluno a criar planilhas no Excel, agregando informações básicas de cálculos com fórmulas e aplicação de funções. É direcionado ao público que necessita trabalhar com recursos e ferramentas básicas e intermediárias, para otimizar consultas e cálculos, e agilizar os processos de trabalho.

O Senac fica na Av. Antonio Trajano, 216 – Centro. Outras informações no site: www.ms.senac.br/treslagoas, pelo telefone (67) 3509-5100 ou pelo WhatsApp, no link: https://bit.ly/whatssenac.

Segunda parcela do IPTU 2022 vence na próxima segunda (11) em Três Lapoas.

0

Vence na próxima segunda-feira (11), o prazo para pagamento da 2ª parcela do IPTU 2022 para quem optou pelo parcelamento.  A alteração do vencimento é devido ao prazo final cair num domingo (dia 10).

Para aqueles que ainda estão sem o carnê, o Setor de Tributação da Prefeitura de Três Lagoas informa que o mesmo pode ser adquirido pela internet no site www.treslagoas.ms.gov.br, na aba “TRIBUTOS > IPTU > IMOBILIÁRIO”, digitar o número de CPF ou CNPJ e BIC nos campos disponíveis, e imprimir os boletos.

Ainda, a guia também pode ser retirada na própria Tributação, localizada na Avenida Rosário Congro, 285 – Centro e o horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 7h às 17h.

Vale lembrar que neste ano, o Programa Fortalece TL permitiu que o IPTU não tivesse reajuste, mantendo o valor de 2021.

PROCON TL autua 16 postos de combustíveis por aumento irregular de gasolina e diesel

0

Em defesa do consumidor a equipe do Procon autuou vários postos na cidade

O Programa Municipal de Defesa do Consumidor de Três Lagoas – PROCON TL – autuou 16 postos de combustíveis do Município por aumento irregular dos preços da gasolina e do diesel por litro. A medida foi aplicada após o órgão receber denúncias e constatar que os estabelecimentos reajustaram o valor nas bombas antes da entrada desses petróleos com o aumento anunciado pela Petrobras.

De acordo com o assessor especial do PROCON TL, Luiz Akira Otsubo, o aumento passou a valer a partir de 11 de março, porém, o órgão recebeu diversas denúncias de consumidores que pagaram mais caro para abastecer nos dias 10 e 11 (pela manhã).

“O estabelecimento não pode cobrar um valor reajustado do petróleo que já estava no reservatório. Para identificar quais cometeram este abuso, notificamos todos os 25 postos a apresentar no prazo de 3 dias, as notas de entrada e saída de seus produtos, com vendas praticadas ao período de 01 a 11 de março. Constatamos que 16 empresas apresentaram irregularidades nos reajustes”, explicou o assessor.

Diante do exposto, os estabelecimentos foram autuados pela equipe do PROCON e tem o prazo de 10 dias para apresentarem impugnação, a partir da data de recebimento do auto de infração, podendo ir para esfera judicial.

O Artigo 39 do Código dos Direitos do Consumidor considera crime a elevação de preços sem justa causa. “Nossa missão é fazer valer o direito do cidadão três-lagoense enquanto consumidor, principalmente, diante dos aumentos constantes do valor da gasolina e diesel. Esperamos que esta ação cause efeito e venha coibir a prática dessa irregularidade no Município”, concluiu.

Vereadores de Três Lagoas entregam títulos e moções durante sessão solene

0

Cada homenageado pode usar a Tribuna da Câmara, para falar sobre a concessão das honrarias

Por propositura dos vereadores Jorge Aparecido Queiroz, Davis Martinelli e Sirlene dos Santos Pereira, ocorreu e entrega do Título de Cidadão Três-lagoense e Moção de Congratulação, para moradores do município que se destacam pelas profissões e importantes funções sociais, na noite do dia 05 de abril. Foi a segunda sessão solene do ano.

Vereadores de Três Lagoas entregam títulos e moções durante sessão solene

Foram homenageados com o Título de Cidadão Três-Lagoense:

Thiago Rufino Martinho, pelos vereadores Jorge Aparecido Queiroz e

Marcus Vinícius Bazé de Lima;

Francisco Leite da Cunha Sales, pelo vereador Jorge Aparecido Queiroz;

Cleber Pacheco de Almeida, pelo vereador Jorge Aparecido Queiroz;

Fabiano Campache, pelo vereador Davis Martinelli Leal dos Santos;

Kellen Noadia de Oliveira Gomes, pelo vereador Davis Martinelli Leal dos Santos;

Marcos Luciano Rosendo pelo vereador Davis Martinelli Leal dos Santos;

Pedro Martins Cardoso, pela vereadora Sirlene dos Santos Pereira

Dr. Luiz Otávio Zucca Cassilhas, pela vereadora Sirlene dos Santos Pereira

Foi homenageado com Moção de Congratulação, o senhor Valdomiro Nogueira de Souza, pela vereadora Sirlene dos Santos Pereira, representado por Kelly Dias da Silva.

Cada homenageado pode usar a Tribuna da Câmara, para falar sobre a concessão das honrarias.

Vereadores de Três Lagoas entregam títulos e moções durante sessão solene

DISCUSOS DE AGRADECIMENTOS

O primeiro a falar foi Thiago Vinicius Rufino Martinho. “É com muita honra e alegria que recebo esta homenagem da população de Três Lagoas, prestada, hoje, pelos seus representantes. Ele agradeceu ao propositor e todos os demais vereadores, pela aprovação do título de cidadão três-lagoense, citou que há 13 anos vive, na cidade, com a família, que o filho e sobrinho dele nasceram na cidade e fez um agradecimento também aos colegas de profissão.

Francisco Leite falou na sequência. Ele também falou da alegria em receber o Título de Cidadão Três-Lagoense, agradeceu à Deus pela presença constante e invisível aos olhos do homem; à família, em especial a esposa Maria Rita, os filhos e netos. “Não poderia fugir ao agradecimento bem mais que formal à Câmara e aos vereadores, que aprovaram esta outorga. A homenagem que recebo, aqui, faz com que eu me sinta acolhido. Este título tem um significado muito especial para mim”, destacou.

Cléber Pacheco de Almeida usou a Tribuna para citar a aprovação dos 17 vereadores, pela honrosa homenagem, citou a chegada a Três Lagoas, as funções que desempenhou e deu destaque a um texto ofertado pelo pai – com conselhos para a vida – ainda pequeno, para que ele lesse, quando se alfabetizasse. “Hoje aumenta a nossa responsabilidade. Reafirmo a toda sociedade, nosso compromisso, para que todos tenham mais oportunidades, nesta terra. Ao longo destes quase 25 anos, sempre disse que sou mirandópolense de nascimento, mas três-lagoense de coração.

Kuesley Fernandes lembrou da fundação do Colégio Mieza, o empreendedorismo como importante ferramenta na educação. “As escolas, assim como outros negócios, precisam se posicionar. O Mieza quer ser bom em empreendorismo e tecnologia. Quero agradecer ao Jorginho e demais vereadores, pela homenagem. Por uma Três Lagoas mais empreendedora, mais tecnológica”, frisou.

Fabiano Campache citou a amizade e respeito ao propositor da homenagem, vereador Davis Martinelli. “Quero dizer que eu estou muito lisonjeado pela homenagem, sempre disse que era três-lagoense de coração e hoje sei que aumenta ainda mais nossa responsabilidade”.

Kellen Noadia citou a representatividade em torno da causa, das pessoas com deficiências. Ela tem uma filha com Síndrome de Down. “Não só ela, mas todas as pessoas têm toda a capacidade. Eu agradeço o vereador Davis e demais vereadores por tamanha honraria. Hoje, eu sou três-lagoense de coração”, enfatizou.

Marcos Luciano Rosendo afirmou que antes do título já amava a cidade, agora amará mais ainda. Ele agradeceu por ministrar a palavra de Deus, aos pais, pelos ensinamentos, a irmã Sandra, a tia Joelma, que vieram para Três Lagoas, junto com ele. “Todos eles passaram por todas as dificuldades, comigo, no início da obra, lá em Brasilândia. Meus filhos são três-lagoenses”. Também agradeceu aos membros da igreja, colegas de ministério, do Conselho de Pastores, importantes, pela construção da história dele, na cidade, bem como, ao vereador Davis, proponente da homenagem e aos demais vereadores que aprovaram a outorga do título”.

O médico Luiz Otávio Zucca Casilhas falou emocionado da honraria de receber o título, lembrou da trajetória dele na cidade, inicialmente, sem a família. Agradeceu a vereadora Sirlene dos Santos pela homenagem, as colegas de trabalho, as pacientes. “Vou continuar lutando pelas mulheres e para que elas tenham dignidade no tratamento contra o câncer. Muito obrigado a todos”, destacou.

VEREADORES ENALTECEM OS HOMENAGEADOS

Os vereadores propositores das honrarias agradecerem os homenageados pelos relevantes serviços prestados.

Sirlene citou o mérito de cada homenageado. “Foi merecido e vocês se sintam homenageados, as famílias de vocês. Muita paz, alegria, a todos que se fazem presentes. Cidadãos do bem, homenageados, nesta noite”.

Davis citou que foi uma noite de festa, alegria. “Jamais podemos nos esquecer da história, das pessoas que tão bem representam o nosso município. Homenagear aqueles que não nasceram, aqui, mas que ajudam a construir a história da nossa cidade”

A função nobre do vereador é fiscalizar, mas também, é de fazer justiça. “Pessoas importantes que contribuem para o crescimento de nossa cidade, precisam ser reconhecidas. As homenagens têm que ser feitas, em vida. Se vocês já contribuíam, tem uma responsabilidade a mais. Quem está dando este título é o povo de Três Lagoas”

O presidente da Câmara, vereador Dr. Cassiano Maia, que conduziu a solenidade, finalizou a sessão, destacando, individualmente, a capacidade e méritos de cada homenageado.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.