17 C
Três Lagoas
segunda-feira, 22 de junho de 2026
Início Site Página 1962

Pequenas empresas geraram 220 mil empregos em fevereiro, aponta Sebrae

0

Setor de serviços foi o que mais contratou, abrindo 134.024 empregos

Levantamento feito pelo Sebrae, com base em dados do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), mostra que as micro e pequenas empresas (MPEs) apresentaram saldo positivo de geração de empregos em fevereiro.Pequenas empresas geraram 220 mil empregos em fevereiro, aponta SebraePequenas empresas geraram 220 mil empregos em fevereiro, aponta Sebrae

Segundo a pesquisa divulgada hoje (7), os pequenos negócios foram responsáveis por 220.066 novos postos de trabalho no segundo mês de 2022, chegando a cerca de 67% do volume total, que inclui empreendimentos de todos os portes.

O setor de serviços foi o que mais contratou entre os micro e pequenos empreendimentos, somando 134.024 novos empregos. Na sequência, a construção civil registrou a abertura de 31.517 novos postos de trabalho.

Melhor desempenho

Entre as regiões brasileiras, as micro e pequenas empresas do Centro-Oeste foram as que obtiveram o melhor desempenho, abrindo 27 mil novos empregos a cada mil já existentes. A região Norte vem em seguida, com 20 mil contratações. Já a região Sul fechou o mês com 17 mil contratações. O Sudeste e o Nordeste, respectivamente, garantiram 14 mil e 12 mil novos postos de trabalho.

Segundo o Sebrae, no acumulado de 2022, as MPEs criaram 304.525 novas vagas, o que equivale a 63,5% de todo o volume de empregos gerados este ano.

Apesar do desempenho no mês, o Caged aponta que, no acumulado dos dois primeiros meses de 2021, os micro e pequenos negócios detinham 82,1% do volume de novas vagas. O resultado caiu em 2022, quando as MPEs registraram um índice de 68,7% no volume de novas vagas.

Prefeito autoriza início das obras do estacionamento e pavimentação e drenagem no entorno da Feira Central

0

Após a finalização do projeto, além das melhorias de mobilidade, os frequentadores da feira vão contar nesta etapa com 245 vagas para carro e 60 vagas para bicicleta e 49 para motos

O Prefeito Angelo Guerreiro, acompanhado dos Secretários municipais e vereadores de Três Lagoas, assinou na manhã desta quinta-feira (07) a ordem de serviço que dá início à execução de obra de requalificação do entorno da Feira Central.
Esta é a segunda etapa das obras da Feira Central Turística de Três Lagoas e está prevista para iniciar dentro dos próximos dias, trazendo ainda mais comodidade aos visitantes e aos moradores da região.


Além da construção do estacionamento com mais de 200 vagas, a obra também vai contemplar a construção e requalificação do entorno da Feira, que receberá obras de drenagem, pavimentação paisagismo e sinalização.
As obras vão contemplar o quadrilátero da Avenida Rosário Congro, Avenida Eloy Chaves, Feira Central e João Dantas Filgueiras. Além disso a Rua José Pinto Carriço, lateral da feira, também será pavimentada.

Após a finalização do projeto, além das melhorias de mobilidade, os frequentadores da feira vão contar nesta etapa com 245 vagas para carro e 60 vagas para bicicleta e 49 para motos.


Durante o período de obras os frequentadores precisarão estacionar um pouco mais distante do barracão, podendo gerar alguns transtornos, mas é importante que a população compreenda que estes contratempos são provisórios.

A Fonte de Recurso para a execução da obra é do FUNDERSUL (Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário MS), tem o prazo de 8 meses para ser concluída e está orçada em R$ R$ 2.347.571,52.

PF investiga ataque hacker a portal gerenciado pelo STF

0

Suspeitos exploraram “vulnerabilidade” do site da Rádio Justiça

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (7), uma ofensiva batizada como “Jakarta” para investigar um ataque hacker ao portal da Rádio Justiça, gerenciado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo divulgado, três suspeitos exploraram uma vulnerabilidade do site da Rádio Justiça e acessaram indevidamente os servidores onde tal portal está hospedado. E também abrigam o sistema de consulta de peças processuais do STF.

Agentes cumprem dois mandados de prisão preventiva em São Paulo, além de vasculharem dois endereços no estado e outros dois locais no Paraná. As ordens foram expedidas pelo juízo da 15ª Vara da Justiça Federal no Distrito Federal.

O inquérito foi aberto após o STF encaminhar à Polícia Federal uma notícia-crime sobre a identificação da ação cibernética ilícita, pela Secretaria de Tecnologia da Informação da Corte.

De acordo com a PF, o nome da operação, “Jakarta”, faz referência “a uma vulnerabilidade que permite exploração de falha capaz de liberar a execução de comandos remotos no servidor, o que possibilita ao atacante obter controle sobre o servidor”.

Carla Zambelli envia Notícia-Crime Ao STF Contra Lula

0

A finalidade é proibir o petista de se aproximar da sede do Congresso Nacional, em Brasília, em razão de “ameaças à integridade de deputados e parentes deles”

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) protocolou uma notícia-crime no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A finalidade é proibir o petista de se aproximar da sede do Congresso Nacional, em Brasília, em razão de “ameaças à integridade de deputados e parentes deles”.

Zambelli encabeça um grupo de dez parlamentares que assinam a solicitação: Chris Tonietto (RJ), coronel Chrisóstomo (RO), Éder Mauro (PA), general Girão (RN), José Medeiros (MT), major Fabiana (RJ), Marcelo Moraes (RS), coronel Tadeu (SP) e capitão Alberto Neto (AM). Todos são do Partido Liberal (PL).

Durante um evento nesta semana, Lula defendeu “mapear o endereço” de parlamentares e se dirigir a esses locais para “incomodar a tranquilidade deles”, pressionando-os com as demandas dos sindicalistas.

A praxe no STF é que pedidos como o de Zambelli sejam encaminhados à PGR (Procuradoria-Geral da República), que deve recomendar ações, como o arquivamento ou a manutenção do processo. O ministro Ricardo Lewandowski será o relator do caso.

Em Ribas do Rio Pardo, Puccinelli apresenta pré-candidatos do MDB

0

Ele destacou que pretende ouvir para montar plano de Governo

O pré-candidato André Puccinelli (MDB) esteve em Ribas do Rio Pardo e apresentou aos vereadores os pré-candidato do partido para o Legislativo.

“Estou andando por Mato Grosso do Sul para montar meu plano de governo com base nas necessidades de cada município. Pergunto e anoto: o que vocês fariam se fossem governadores?”, destacou Puccinelli.

A comitiva emedebista, esteve com o prefeito do município João Alfredo e também com os vereadores. “Estou aqui para apresentar meu time, o time que futuramente pode me ajudar a governar”.

Vereadora de Água Clara, a representante das mulheres da região Leste, Simone Chucra, esteve em Ribas para falar sobre a região do Bolsão. “Estamos órfãos de um representante da nossa região. Esse grande desafio fui chamada pelo Dr. André Puccinelli”, disse.

Também estiveram presentes os pré-candidatos a deputado federal Vitor Eugênio Cabreira, Waldemir Moka e Jamal Salem. Os pré-candidatos a deputado estadual do MDB: Marcio Fernandes, Renato Câmara, Flávio Barbosa, Dr. Loester; e Idevaldo Claudino, do Solidariedade.

Representantes do MDB municipal, a presidente Fabiana Galvão, e o ex-prefeito Paulo Tucura, marcaram presença.

“O momento que o Estado vive a gente precisa de alguém que tem experiência e conhecimento para administrar Mato Grosso do Sul, esse alguém é o Dr. André Puccinelli”, disse Tucura.

Mulher é espancada e arrastada após pedir separação no Jardim Imperial, em Três Lagoas

0

A mulher contou que o homem está irritado porque ela terminou o relacionamento 

Mulher de 31 anos foi arrastada pelos cabelos pelo marido, na noite de ontem (6), no bairro Jardim Imperial, em Três Lagoas.

Conforme boletim de ocorrência, a vítima disse que chegou do trabalho e o marido, de 28 anos, iniciou uma discussão. 

Em seguida, ele a empurrou contra a parede, desferiu socos e arrastou a mulher pelos cabelos. 

A mulher contou que o homem está irritado porque ela terminou o relacionamento. 

O caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil da cidade.

Saúde realiza campanha de vacinação contra a gripe em Bataguassu

0

A Prefeitura de Bataguassu, através da Secretaria Municipal de Saúde iniciou a campanha de vacinação contra a gripe (vírus Influenza) em Bataguassu e no Distrito de Nova Porto XV.


De acordo com o secretário municipal de Saúde, Helder Augusto Lopes Pereira Lousa Júnior, serão atendidos na primeira etapa da mobilização trabalhadores da saúde e idosos a partir de 60 anos.

A aplicação das doses está sendo desenvolvida em todas as unidades de saúde, das 7 às 11 horas (horário de Brasília) e das 13 às 17 horas (horário de Brasília).
Para se vacinar, é preciso apresentar os documentos pessoais.
A primeira etapa da campanha prossegue até o dia 3 de maio.

SARAMPO

Simultaneamente a campanha de vacinação contra a gripe, os trabalhadores da área da saúde também receberão a vacina contra o sarampo. A imunização está ocorrendo nas unidades na saúde.

Clube da Imprensa do Mato Grosso do Sul é criado por amigos Jornalistas

0

A data do evento que marcará a fundação do Grupo de Imprensa do Mato Grosso do Sul ainda não foi definida. Porém a data de fundação foi escolhida por unanimidade o dia 07 de abril, Dia do Jornalista

Hoje é comemorado o Dia do Jornalista e diante do ensejo, um grupo de amigos da comunicação decidiram após dirimirem a questão decidiram formalizar a criação do Clube de Imprensa do Mato Grosso do Sul.

As tratativas para a formação da entidade foi capitaneada pelos amigos Jornalistas; José Henrique Marques, diretor da Folha de Dourados, Jornalista Ricardo Ojeda, diretor do Jornal Perfil News em Três Lagoas, o Jornalista Leandro Medina de Nova Alvorada do Sul, hoje assessor de Comunicação Social da cidade e com Afonso Ramão Rodrigues Junior, diretor do Site Bonito Net em Bonito, além de outros amigos do meio da Comunicação, ficou deliberado a criação do Clube de Imprensa do Mato Grosso do Sul.

A função do Clube de Imprensa do Mato Grosso do Sul é agregar todos que militam na área de comunicação, sejam em emissoras de TV, Rádios, Jornais, Revistas, Sites, Blogs, sejam cinegrafistas, fotógrafos, produtores, auxiliares, etc. Enfim, todos que atuam no segmento pode ser filiado Clube.

A data do evento que marcará a fundação do Grupo de Imprensa do Mato Grosso do Sul ainda não foi definida. Porém a data de fundação foi escolhida por unanimidade o dia 07 de abril, Dia do Jornalista, para divulgar a todo o Estado do MS. Inicialmente a diretoria do Clube de Imprensa do Mato Grosso do Sul será assim constituída:

Presidente: Lupércio Marques – Rede Agora

Vice-presidente: José Henrique Marques – Folha de Dourados

Secretário: Ricardo Ojeda – Perfil News – Três Lagoas

Tesoureiro: Afonso Ramão Rodrigues Junior – Bonito

Conselheiro: Leandro Medina – Nova Alvorada do Sul

PROCON TL suspende atendimentos e conciliações nesta sexta-feira (08)

0

O Programa Municipal de Defesa do Consumidor (PROCON TL) comunica que o atendimento ao público e audiências de conciliações estarão suspensas na sexta-feira (08).

O local passará por serviço de reparos e manutenção da rede lógica de internet, sendo necessária esta interrupção. Contudo, o trabalho interno continuará e os atendimentos retornam normalmente na próxima segunda-feira (11).

Pesquisa do PROCON TL atualiza preços do gás de cozinha e água mineral em Três Lagoas

0

Com o objetivo de orientar o consumidor três-lagoense na hora de economizar, o Programa Municipal de Defesa do Consumidor – PROCON TL – realizou uma pesquisa de preços e atualizou o valor cobrado sobre o gás de cozinha 13kg e galão 20 litros de água mineral.

No dia 06 deste mês, os fiscais visitaram 18 estabelecimentos para verificar o valor que estão sendo vendidos estes itens.

Conforme a pesquisa, o gás de cozinha está custando entre R$ 110 e R$ 115 com retirada no local. Para entregar, o consumidor poderá desembolsar até R$ 125 no botijão. A última pesquisa destes itens foi realizada no mês de fevereiro, apontando um aumento de R$ 10 a 15 em menos de 2 meses. Para as compras com cartão de crédito, alguns estabelecimentos incluem taxas.

Já o galão de água mineral, há uma variação de R$ 9 a R$ 13, independente de marca, para retirar na loja. A entrega pode ter acréscimo de até R$ 15, entre um depósito e outro. Confira a pesquisa completa, CLICANDO AQUI.

Prefeitura decreta ponto facultativo nas repartições públicas municipais, no próximo dia 14

0

A Prefeitura de Três Lagoas publicou nesta quinta-feira (07), no Diário Oficial da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), decreto Nº 088/2022 que declara ponto facultativo nas repartições públicas municipais, no próximo dia 14 de abril.

Fica decretado ponto facultativo nos órgãos da administração pública direta e indireta do município de Três Lagoas, na véspera do feriado nacional do dia 15 de abril consagrado às comemorações da Paixão de Cristo.

Mais de 8 mil recadastramentos dos títulos de aforamento dos Cemitérios Municipais foram realizados, prazo termina em agosto

0

Termina no dia 18 de agosto, (quinta-feira), o prazo para concessionários, herdeiros e sucessores, que possuam título de aforamento ou documento equivalente de áreas (sepulturas) no Cemitério Público Municipal realizar a regularização cadastral.

O recadastramento foi iniciado em outubro de 2019, desde a data já foram efetuados cerca de 8.000 mil cadastros, conforme informou a Secretaria Municipal de Administração (SEMAD) por meio da Administração do Cemitério Público Municipal de Três Lagoas.

Entretanto, de acordo com estimativa da SEMAD ainda faltam realizar o cadastro de aproximadamente 10.000 mil sepulturas, para concluir a etapa de atualização. O prazo, que seria finalizado em outubro de 2021, foi prorrogado por mais 300 dias, para atender a demanda afetada pela pandemia.

A atualização cadastral tem como objetivo identificar as concessões provisórias e perpétuas e eventuais sepulturas abandonadas. A SEMAD informou que o prazo não será mais estendido, portanto, os proprietários de sepulturas devem ficar atentos à data para não perder seus bens adquiridos, conforme estabelece o decreto número 235 de 31 de outubro de 2019.

RECADASTRAMENTO

O recadastramento é obrigatório para todos os proprietários de título de aforamento ou documento equivalente de áreas (sepulturas) no cemitério municipal.

Para recadastrar é necessário comparecer na Administração do Cemitério Municipal de Três Lagoas, localizado na Rua Angelina Tebet, bairro Santa Luzia, nos horários de expediente (das 07h às 11h e das 13h às 17h), até o dia 18 de agosto (quinta-feira).

DOCUMENTOS EXIGIDOS

Cópia do Título de Aforamento ou outro documento que demonstre a transferência da titularidade se anterior a Lei nº 3.517;

Documento de identificação pessoal oficial com foto do requerente concessionário ou titular do direito, seu herdeiro ou sucessor legítimo;

Documento hábil a comprovar a sucessão dos herdeiros ou sucessores para o caso do concessionário ou titular do direito já falecido;

Comprovante de residência;

Educação de Brasilândia recebe materiais didáticos do Programa “MS Alfabetiza”

0

O Município de Brasilândia recebeu na última quarta-feira (06), materiais didáticos fornecidos pelo Programa MS Alfabetiza. A ação é do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Educação e tem a parceria do Município de Brasilândia por meio da Secretaria Municipal de Educação.

A professora e secretária-adjunta da Educação, Cristina Dameão, esteve em Três Lagoas, onde representou o Município de Brasilândia para o recebimento dos materiais. A cerimônia teve a presença da secretária de estado da Educação, Cecília Motta.

Em Brasilândia, serão aproximadamente 400 estudantes e 11 professores da Rede Municipal e da Escola Estadual do Distrito Debrasa que participarão do Programa, sob a coordenação da professora Cristina Dameão.

O Programa MS Alfabetiza – Todos pela Alfabetização da Criança – tem por finalidade o estabelecimento de condições necessárias para que os estudantes matriculados nas redes públicas sul-mato-grossenses adquiram o domínio das competências de leitura e escrita adequados à sua idade e ao seu nível de escolarização.

Polícia Federal apreende 210 kg de pasta base dentro de ar condicionado em ônibus

0

A Polícia Federal realizou, na noite desta quarta-feira (06/04), a apreensão de 210 quilos de pasta base em Corumbá/MS.

Em procedimento padrão de fiscalização na fronteira, a Polícia Federal abordou um ônibus que se deslocava de Corumbá/MS a Campo Grande/MS. Ao fiscalizar as bagagens do ônibus, foram encontradas caixas com aparelhos de ar condicionado que apresentavam peso muito acima do normal.


Ao verificarem os itens, os policiais constataram vários tabletes dentro dos aparelhos.
Toda a droga foi retirada do ônibus e apreendida pela Policia Federal.

A Delegacia da Polícia Federal em Corumbá/MS mantém canal de denúncias anônimas através do e-mail [email protected] e do telefone 67 9 9202 8240.

Caso saiba de informações sobre este ou outros casos de competência da PF entre em contato.

Delegacia da Polícia Federal em Corumbá/MS

Polícia Federal apreende ônibus e prende dois homens envolvidos por promoção de imigração ilegal em Corumbá

0

A Polícia Federal, na noite desta quarta-feira (06/04), em procedimento padrão de fiscalização, abordou em Corumbá/MS ônibus que transportava imigrantes ilegais para o Brasil.

No ato da abordagem, os policiais federais constataram 27 estrangeiros sem o devido procedimento de controle migratório.

Além disso, foram identificados 02 (dois) brasileiros envolvidos no crime de promoção de migração ilegal. Com isso, foi realizado a prisão em flagrante dos envolvidos.

O ônibus foi apreendido pela Polícia Federal e os estrangeiros devidamente multados por se furtarem do controle migratório.

A Delegacia da Polícia Federal em Corumbá/MS mantém canal de denúncias anônimas através do e-mail [email protected] e do telefone 67 9 9202 8240.

Caso saiba de informações sobre este ou outros casos de competência da PF entre em contato.

Delegacia da Polícia Federal em Corumbá/MS

Mato Grosso do Sul sedia etapa regional da Copa do Brasil de flag football feminino

0

Os jogos acontecerão no Centro de Convivência do Idoso “Vovó Ziza”, na capital, a partir das 8 horas

 Mato Grosso do Sul recebe, nos dias 9 e 10 de abril, a etapa regional da Copa do Brasil de Flag Football 5×5 feminino. Organizado pela equipe Campo Grande Cobras (Cobrarés), o campeonato, com a alcunha de “Morena Bowl”, é classificatório para a fase nacional da competição, realizado pela Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA), que acontece em agosto, em São Paulo (SP).

O “Morena Bowl” conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte). Os jogos acontecerão no Centro de Convivência do Idoso “Vovó Ziza”, na capital, a partir das 8 horas.

“O flag football, assim como o futebol americano, vem ganhando cada vez mais espaço em nosso estado e já é praticado por muitas pessoas”, diz o diretor-presidente da Fundesporte, Silvio Lobo Filho. “É um prazer para nós sediar um evento como esse, que recebe times de toda a região Centro-Oeste. Com certeza, é mais uma oportunidade de promover a modalidade”, finaliza.

Para Lidiane Alves, presidente do Cobrarés, clube de futebol americano campo-grandense, que organiza o campeonato, essa é uma grande oportunidade de fomentar o esporte na região. “Ao receber os jogos aqui, o comércio local é incentivado a nos apoiar, além de dar visibilidade para nossa modalidade. Podemos mostrar para as crianças que o esporte vai além, e que elas são nossas sucessoras”.

“Através da Fundesporte, conseguimos apoio em praticamente todos os campos da organização. Foi um dos anos que mais tivemos apoio do Governo”, relata Lidiane, que também é atleta e atua como quarterback do time. “Somos a equipe que mais treina no Brasil. Estamos super alinhadas, e a expectativa é sair com o título no fim de semana”, conclui a presidente do clube.

Além da equipe Cobrarés, atual campeã do Centro-Oeste, também competem os times Dourados Redladies (MS), Brasília Selvagens (DF) e Goiânia Rednecks (GO). O evento é apoiado pelo Governo do estado, por meio da Fundesporte, e acontece neste fim de semana, 9 e 10 de abril, a partir das 8 horas, no Centro de Convivência do Idoso “Vovó Ziza”, em Campo Grande.

Clara Rockel e Lucas Castro – Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte)

Três Lagoas fechou 2021 com saldo de 2.624 novos empregos

0

Três Lagoas encerrou o ano de 2021 com saldo positivo de 2.624 postos de trabalhos criados, de acordo com dados fornecidos pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Apesar de um ano atípico e com grande número de pessoas perdendo seus empregos, por conta da Pandemia, o Município conseguiu registrar um saldo otimista.

Ao longo do ano passado, a cidade registrou 21.370 admissões e 18.746 desligamentos, fechando o ano com saldo de 2.624 vagas geradas. O resultado foi liderado principalmente pelo setor de serviços com 7.611 contratações, seguido da indústria com criação de 5.300 vagas e comércio com 4.527 novos postos de trabalho.

O índice representa o melhor desempenho nos últimos cinco anos, em 2020, Três Lagoas fechou os doze meses com saldo de 158 empregos gerados, em 2019 índice de 753 positivo, 2018 com saldo negativo de 518 e o pior ano em 2017, com menos 3.926.

De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SEDECT), os números referentes às contratações em 2021 justificam-se por conta dos investimentos públicos que não cessaram; a continuidade das atividades administrativas das  indústrias mesmo que em home-office e o setor de serviços que continuou em pleno funcionamento durante este período.

QUARTO LUGAR

O último levantamento divulgado pelo CAGED de 2022 é referente ao mês de fevereiro, nele Três Lagoas aparece em quarto lugar no ranking das cidades que mais contrataram em Mato Grosso do Sul.

A cidade caiu uma posição comparada aos meses anteriores quando o Município costuma manter a terceira posição, ficando atrás somente de Campo Grande e Dourados. No mês dois a classificação ficou a seguinte: Campo Grande – 2.705; Dourados – 694; Ribas do Rio Pardo -525 e Três Lagoas – 496.

Para a SEDECT a ligeira queda no ranking está relacionada ao grande número de contratações de trabalhadores em Ribas do Rio Pardo que recebe a construção da maior unidade de produção de celulose do mundo, que demanda grande número de trabalhadores temporários.

Castramóvel atenderá cães e gatos a partir da próxima segunda (11) na CEI “Andréia Martinez Tabanez” no Novo Oeste

0

O Castramóvel, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), operado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) inicia na próxima segunda-feira (11), o agendamento para castração de cães e gatos machos acima de 6 meses de idade e outros serviços no Centro de Educação Infantil “Andréia Martinez Tabanez”, no bairro Novo Oeste, em Três Lagoas. Essa é a 41ª etapa do serviço que ficará instalado no local até o dia 06 de maio.

Além da castração, o Castramóvel oferece vacina antirrábica, vermífugo, orientação de posse responsável, prevenção de acidente com animais peçonhentos, profilaxia de leishmaniose.

O atendimento é das 7h30 às 12h30 e o proprietário do animal deve fazer o agendamento no próprio local onde a Unidade Móvel está instalada.

O CEI ” Andréia Martinez Tabanez está localizado na Rua Jatobá s/n – bairro Novo Oeste. Mais informações pelo telefone (67) 3929-1803.

Prefeito de Bataguassu recebe visita de oficiais do Exército

0

O prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB) recebeu na quarta-feira, dia 6 de abril, o 1º tenente José de Arimatéia Oliveira Reis, delegado do Serviço Militar PRM 09/01 de Campo Grande, que esteve em visita de orientação técnica à Junta de Serviço Militar de Bataguassu.


Reis explicou que a vinda teve como intuito repassar regulamentações e procedimentos do Exército no que se refere aos serviços disponibilizados pela Junta Militar além de realizar uma inspeção nas instalações do órgão, que fica anexo a Secretaria Municipal de Educação localizada na rua Anaurilândia, 208, centro (antiga sede da Polícia Civil).

Prefeito de Bataguassu recebe visita de oficiais do Exército

Durante a reunião, Akira, que é presidente da 30/018 JSM situada no município, enalteceu o importante papel executado pelo Exército Brasileiro no País e deixou a administração municipal à disposição para o desenvolvimento do trabalho da JSM. “São muitos jovens que passam pela Junta Militar para fazer o alistamento todos os anos. Queremos manter o atendimento com excelência em nosso município”, destacou Akira.

Estiveram presentes na reunião, o soldado Barbosa e o secretário da Junta de Serviço Militar de Bataguassu, Eduardo Kotai.

ALISTAMENTO

Quanto ao alistamento no serviço militar, o prazo prossegue até o dia 30 de junho para as pessoas do sexo masculino nascidas em 2004, que completam 18 anos em 2022.


Entre os documentos, é necessário apresentar CPF, RG ou certidão de nascimento além de comprovante de residência. Com o registro, o cidadão é inserido no Sistema Militar Online e recebe o Certificado de Alistamento Militar.

O alistamento é obrigatório e o descumprimento pode acarretar contratempos como não poder retirar passaporte, não ingressar no serviço público ou na iniciativa privada.

Governo anuncia fim da tarifa extra para consumidores de energia

0

Conta de luz não terá cobrança extra a partir do dia 16 de abril

O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta quarta-feira (6) o fim da bandeira de escassez hídrica, em vigor desde setembro do ano passado, e que gerava uma taxa extra na conta de energia elétrica de R$ 14,20 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Com o fim da bandeira, não haverá mais cobrança de taxa extra na conta de luz. A medida entra em vigor a partir do dia 16 de abril, informou o presidente.Governo anuncia fim da tarifa extra para consumidores de energiaGoverno anuncia fim da tarifa extra para consumidores de energia

“Bandeira verde para todos os consumidores de energia a partir de 16/04. A conta de luz terá redução de cerca de 20%”, postou Bolsonaro nas redes sociais. Em seguida, o Ministério de Minas e Energia (MME) publicou uma nota oficial com o mesmo teor das postagens do presidente sobre o assunto.

A tarifa extra foi aprovada em meio à crise hidrológica que afetou o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas do país em 2021. As usinas são a principal fonte geradora de energia elétrica no país. De acordo com o governo federal, foi a pior seca em 91 anos.

“Em 2021, o Brasil enfrentou a pior seca já registrada na história. Para garantir a segurança no fornecimento de energia elétrica, o país utilizou todos os recursos disponíveis e o governo federal teve que tomar medidas excepcionais. Com o esforço dos órgãos do setor, o país conseguiu superar esse desafio, os reservatórios estão muito mais cheios que no ano passado e o risco de falta de energia foi totalmente afastado”, diz a nota do MME, também reproduzida pelo presidente da República.

Segundo a nota, o reservatório da usina de Furnas terminou o mês de março acima de 80% de seu volume útil. O governo também informou a retomada da operação da Hidrovia Tietê-Paraná, que ficou interrompida por sete meses.

Já havia uma previsão de que a bandeira de escassez hídrica, patamar mais alto já adotado pelo governo, terminaria no final deste mês, mas a medida anunciada pelo MME e pelo presidente Jair Bolsonaro antecipa a redução em cerca de 15 dias. A perspectiva do governo é de que a bandeira verde vigore até o final do ano.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.