21.3 C
Três Lagoas
segunda-feira, 22 de junho de 2026
Início Site Página 1966

CNH MS Social segue com inscrição aberta até quarta-feira em MS

0

Para realizar a inscrição, o candidato deve acessar o site do Detran, realizar o cadastro no site e prosseguir com as informações para inscrição no ícone “CNH MS Social”

Os interessados em se beneficiar pelo programa CNH MS Social devem ficar atentos ao prazo de inscrição que segue, exclusivamente pelo site, até esta quarta-feira (6). Ao todo, serão beneficiadas cinco mil pessoas em Mato Grosso do Sul com acesso gratuito à primeira habilitação nas categorias A, B e AB.

As vagas estão divididas por município e região, sendo 1.650 para Campo Grande, 800 para Dourados e região; 300 para Naviraí e região; 300 para Três Lagoas e região; 300 para Ponta Porã e região; 250 para Paranaíba e região; 250 para municípios da região da Capital; 250 para Corumbá e Ladário; 250 para Nova Andradina e região; 250 para Aquidauana e região; 200 para Jardim e região; 200 para Coxim e região.

Lembrando que para ter acesso ao benefício, é preciso estar inscrito no CadÚnico (Cadastro Único) do Governo Federal antes de 19 de fevereiro de 2022, possuir renda per capita de até meio salário mínimo ou renda total de até dois salários mínimos, saber ler e escrever e morar no Estado há pelo menos dois anos.

Para realizar a inscrição, o candidato deve acessar o site do Detran, realizar o cadastro no site e prosseguir com as informações para inscrição no ícone “CNH MS Social”. O Detran-MS terá 30 dias para publicação da relação de candidatos aptos a serem atendidos.

União entre Saúde e Educação conseguiu vacinar quase 2.290 crianças contra a Covid-19 em Três Lagoas

0

Graças a união da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Educação e Cultura (SEMEC), a Campanha de Imunização contra Covid-19 para o público alvo de 5 a 11 anos de idade conseguiu um grande avanço, vacinando quase 2.290 crianças nas ações realizadas em Escolas da Rede Municipal de Ensino (REME).

Somente na primeira ação, que ocorreu de 7 a 11 de fevereiro nas escolas Professor “Ramez Tebet”, “Maria de Lourdes Lopes”, “Elaine de Sá”, Parque São Carlos e “Eufrosina Pinto”, 820 doses – entre 1ª e 2ª dose – foram aplicadas em crianças dessa faixa etária.

A segunda ação ocorreu entre os dias 02 e 04 de março, sendo que as escolas Eufrosina Pinto e Professor Ramez Tebet, além do Centro de Educação Infantil Novo Alvorada, foram utilizadas como postos de vacinação e alcançou um total de 435 imunizados (também entre 1ª e 2ª dose).

Já a terceira ação nessa parceria entre SMS e SEMEC, 10 escolas (“General Nelson”, “Elaine de Sá”, “Flausina de Assunção Marinho”, “Elson Lotti Rigo”, “Gentil Rodrigues Montalvão”, “Maria Eulália”, “Odeir Antônio”, “Olyntho Mancini”, “Presidente Médici” e “Joaquim Marques de Souza”) foram utilizadas como postos de imunização e, com isso, atingiu mais 1.033 crianças (1ª e 2ª dose). Desse modo, essas ações pontuais nas escolas conseguiram imunizar um total de 2.288 crianças.

AVANÇO DA CAMPANHA

Hoje, Três Lagoas, de acordo com o Painel Mais Saúde do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, tem uma população entre 5 e 11 anos estimada de 12.867 pessoas, sendo que dessa, 49,10% já foi vacinada ao menos com 1 dose e 5,36% com duas doses. No total, a SMS já aplicou 7.008 doses, sendo 6.318 para 1ª dose e 690 para 2ª dose.

Em Três Lagoas, inscrições estão abertas para torneio de futsal: Páscoa Feliz Solidário

0

Haverá premiação de troféus e medalhas para o 1º, 2º e 3º colocados da competição

As inscrições para o torneio de futsal ‘Páscoa Solidário’ 2022 já estão abertas em Três Lagoas.

As partidas acontecerão no Ginásio de Esportes Professora Cacilda Acre Rocha nos dias 13 e 14 de abril, a partir das 19h.

Segundo Juninho, organizador do torneio, as inscrições vão até o dia 11 de abril e cada equipe deverá doar 12 caixa de bombom.

Ainda conforme o organizador, torcedores podem também colaborar com a arrecadação de caixa de bombom nos dias dos jogos.

Haverá premiação de troféus e medalhas para o 1º, 2º e 3º colocados da competição.

O torneio conta com o apoio da Sejuvel (Secretaria de Juventude Esporte e Lazer) de Três Lagoas.


Mais informações através do telefone: (67) 99311-8168 (Falar com o Juninho TL).).


Escola Municipal promove ações em conscientização do Autismo

0

Além disso, os professores da unidade foram para a unidade escolar trajados na cor azul – símbolo da conscientização do autismo.

A direção, coordenação pedagógica e docentes da Escola Municipal Antonio Henrique Filho promoveram na última sexta-feira (1/04), um painel em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

Além disso, os professores da unidade foram para a unidade escolar trajados na cor azul – símbolo da conscientização do autismo.

“Por conta do aumento da detecção de alunos com TEA, essa foi uma maneira de conscientizar os alunos sobre a importância do respeito às diferenças”, comentou o diretor William Rojas.

Segundo o diretor da unidade, seis estudantes com TEA fazem parte da Escola Municipal Antonio Henrique Filho.

DIA DO AUSTISMO
O Dia Mundial do Autismo, anualmente em 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas, em 18 de Dezembro de 2007, para a conscientização acerca dessa questão. Segundo uma publicação da Revista Espaço Aberto, da USP, dados do CDC (Center of Deseases Control and Prevention), órgão ligado ao governo dos Estados Unidos, existe hoje um caso de autismo a cada 110 pessoas.

Dessa forma, estima-se que o Brasil, com seus 200 milhões de habitantes, possua cerca de 2 milhões de autistas. São mais de 300 mil ocorrências só no Estado de São Paulo. Contudo, apesar de numerosos, os milhões de brasileiros autistas ainda sofrem para encontrar tratamento adequado.

Dezoito brasilandenses foram destaque no do 1º BR//MS Marathon Racing

0

Os participantes mais bem colocados receberam medalhas, troféus e também subiram ao pódio conforme a classificação de cada etapa

Dezoito brasilandenses foram destaque no do 1º BR//MS Marathon Racing, realizado no último domingo (03), com a saída e chegada na sede da Associação Recreativa União.

A prova foi organizada pela a Associação dos Ciclistas de Brasilândia BR//MS, junto com a Federação de Ciclismo do Estado de Mato Grosso do Sul e teve o apoio da Prefeitura e Câmara Municipal de Brasilândia.

Os participantes mais bem colocados receberam medalhas, troféus e também subiram ao pódio conforme a classificação de cada etapa.

Segundo a Associação dos Ciclistas de Brasilândia BR//MS, mais de 210 ciclistas de vários estados participaram do evento esportivo e 19 inscritos de Brasilândia também estiveram presentes nas provas.

Os organizadores agradecem a todos os participantes e apoiadores do evento e também a Associação de Voluntários de Combate ao Câncer por terem aceitado a parceria para a realização do almoço.

Dezoito brasilandenses foram destaque no do 1º BR//MS Marathon Racing

BRASILANDENSES EM DESTAQUE


Categoria Pró Sub 40 (30 a 39 anos)
8º – Leandro dos Santos Pindaíba
11º – Rodrigo Dametto
13º – Douglas Datori

Pró Over 50 (Acima dr 50 anos)
3º– Antonio Pascoal

Turismo (Idade Livre)
6º – Gilmar dos Santos Soares
13 º – Brenner Ferreira

Sport Sub 50 Feminino
5ª – Leda Ortiz

Sport over 50 (Acima de 50 anos)
3º – José Luiz Pereira dos Santos

Sport Sub 40 (30 a 39 anos)
17º – Maurício Pereira do Amaral

Sport Sub 50 (40 a 49 anos)
17º – Luiz Vaz da Costa
19º – Clodoaldo Nery do Prado

Turismo Feminino
1º – Ellen Martos
2º – Tainá Turquetto
3º – Eliane Cristina Francé
8º – Geovana Pádua
9º – Alessandra de Souza Messias
10º – Daniele Carvalho de Almeida Bertonha
11º – Thais Perez Thomé

Cartório de Registro retorna no Hospital Auxiliadora

0

Após um período de ausência por conta da pandemia Covid-19, o Cartório de Registro de Nascimento Civil retorna ao HNSA. O cartório é uma Unidade Interligada de Registro Civil de Nascimento (UI), responsável pela emissão gratuita de certidões de nascimento. 

De acordo com a enfermeira obstetra e coordenadora da maternidade, Thieise Machado com o retorno desse serviço trará mais facilidade e agilidade no registro dos recém-nascidos. “Antes da alta os pais já podem fazer o registro do Recém-nascido, sem filas e evitando deslocamento”, disse. 

O cartório de registro fica localizado na recepção de Internação, na Rua Paranaíba, “Entrada Principal” e irá funcionar de segunda a sexta-feira das, 07h30 Às 11h00.

O serviço de registro civil faz parte do programa “Registro de Nascimento na Maternidade”, coordenado pelo Ministério da Saúde e tem parceria com a Associação dos Notários e Registradores de Pessoas Naturais do Brasil, que pretende contribuir para a redução no número de crianças que saem das maternidades sem a Certidão de Nascimento.

IPTU 2022 vence dia 11 de abril, com desconto de 10% na cota única

0

Com este recurso pago pelo contribuinte, a Prefeitura de Brasilândia investe em todas as áreas do Município

A Prefeitura de Brasilândia por meio do Setor de Tributação informa que vence dia 11 de abril, a cota única ou a primeira parcela do IPTU 2022. Neste ano, o desconto para o pagamento da cota única é de 10%.


Outra novidade é que neste ano, houve “Reajuste Zero do IPTU”, ou seja, não houve alteração da cobrança do imposto. A medida está na Lei 2932/2021, que foi publicada no final do ano passado.


O vencimento dos valores será em até sete parcelas do IPTU, ficando para as seguintes datas: a 1ª PARCELA do IPTU para o dia 11/04, 2ª Parcela -10/05, 3ª Parcela – 10/06, 4ª Parcela – 11/07, 5ª Parcela – 10/08, 6ª Parcela – 12/09 e a 7ª Parcela – 10/10/2022.


Com este recurso pago pelo contribuinte, a Prefeitura de Brasilândia investe em todas as áreas do Município, como por exemplo, em obras, saúde, educação e ajuda no desenvolvimento econômico.


Caso o contribuinte queira emitir sua guia de pagamento, poderá consultar pela internet, no site WWW.brasilandia.ms.gov.br, na aba tributação > serviços de tributação ao cidadão.


PROGRAMA FIDELIDADE
Outro benefício concedido pela Prefeitura ao contribuinte é o desconto de mais 10% para os contribuintes que pagarem dentro do prazo previsto no carnê nos últimos quatro anos consecutivos e também não constar nenhum débito no sistema. Sendo assim, o contribuinte pode obter o desconto de até 30% caso pagar a vista o IPTU. O bônus está previsto na Lei 2133/06.


Para mais informações, os contribuintes poderão recorrer aos seguintes contatos:

  • Pelo telefone (67) 3546-1301;
  • Pelo Whatsapp(67) 9 9896-0785;
  • Pessoalmente, no Setor de Tributação, das 07h às 11h (MS), no Endereço localizado na Rua Elviro Mancine, 530, Centro.

Saúde de Brasilândia abrirá o Postão neste sábado (09), para vacinação contra Covid-19

0

Estarão disponíveis a 1ª, 2ª, 3ª ou 4ª dose

No dia 09 de abril, sábado, no Postão, a Saúde de Brasilândia realiza Campanha de Vacinação contra Covid-19. As vacinas estarão disponíveis da 07h30 às 11h (MS).

O Departamento de Imunização informa que a vacina será para toda a faixa etária ou seja: crianças de 05 a 11 anos, adolescentes de 12 a 17 anos, pessoas com 18 anos ou mais e até para pessoas com mais de 60 anos.

Estarão disponíveis a 1ª, 2ª, 3ª ou 4ª dose. Os pais e responsáveis devem estar atentos aos intervalos da aplicação das doses das vacinas nas crianças, sendo da Pfizer precisa-se respeitar o período de dois meses e CoronaVac o quantitativo de 28 dias.

Já terceira e quarta doses para outras faixas etárias, o intervalo da aplicação das vacinas é de 04 meses.

É preciso trazer o Cartão SUS, Carteira de Vacinação, Documento com foto e CPF.

Campanhas de vacinação contra Influenza e Sarampo teve início nesta segunda-feira (04)

0


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) organizou a abertura oficial da campanha na manhã de hoje.

Teve início na manhã desta segunda-feira (4) as Campanhas de Vacinação contra a Influenza e Sarampo em Três Lagoas, idosos e profissionais da saúde já começaram a receber os imunizantes.


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) organizou a abertura oficial da campanha e no período da manhã de hoje as doses dos imunizantes estão sendo aplicadas na Central de Imunização e no período da tarde, a partir das 13h, a vacinação também ocorrerá em todas as Unidades de Saúde.


Nesse primeiro momento, assim como indica a Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio de orientativa do Ministério da Saúde, apenas Profissionais da Saúde (Influenza e Sarampo) na ativa e pessoas com 60 anos ou mais de idade (apenas Influenza) poderão se imunizar. Novos grupos serão anunciados com o avançar da campanha.


A Coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Humberta Azambuja, disse que em Três Lagoas são aproximadamente 14 mil idosos e 3200 profissionais da saúde que deverão ser imunizados nesta primeira etapa da campanha.


Seu Osvaldo Moura, 67 anos, foi o primeiro cidadão de Três Lagoas a receber a dose de vacina contra a Influenza A, ele comentou que todos os anos é um dos primeiros a procurar os postos de saúde para garantir a sua vacina e preservar a sua saúde.


A Secretária Municipal de Saúde, Elaine Furio, foi a primeira profissional de saúde a tomar as vacinas contra a Influenza e a Tríplice Viral (Sarampo). Ela ressaltou a importância de a população buscar as unidades de saúde e se imunizarem.


Elaine lembrou que durante o ápice da pandemia da Covid-19, a pessoas deixaram de tomar as vacinas do calendário anual, não só da Influenza e Sarampo, mas também as vacinas pediátricas. A Secretária aproveitou a oportunidade e fez um chamamento para que a população busque as unidades e atualizem a carteira de vacinação.

Para reduzir mortalidade materna e infantil, Saúde de Três Lagoas passa a contar com Projeto “Bem Nascer”

0

O evento aconteceu na recepção da Clínica da Mulher, reunindo diversas autoridades e profissionais de saúde

O mês de abril iniciou com boas notícias no âmbito da Saúde em Três Lagoas. Na manhã da última sexta-feira (01), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) oficializou a implantação do Projeto “Bem Nascer – Pacto Estadual pela Redução da Mortalidade Materna e Infantil”.

O evento aconteceu na recepção da Clínica da Mulher, reunindo diversas autoridades e profissionais de saúde. O Projeto é uma iniciativa do Governo do Estado e tem como objetivo aperfeiçoar os atendimentos e cuidados durante pré-natal e pós parto, reduzindo os riscos e a mortalidade materna e infantil.

A primeira dama do Município, Leide Daiane, foi condecorada como madrinha do Projeto e discursou sobre a importância dessa iniciativa. “Recebo com muita alegria esta missão, pois, sou mãe e sei da necessidade de uma atenção digna que todas as mulheres precisam durante o pré-natal. Parabenizo a primeira dama do Estado, Fátima Azambuja, pela idealização do Bem Nascer e aos nossos profissionais de saúde, que estarão empenhados em fazer com que este projeto seja um sucesso em nossa Cidade”, disse.

A secretária de Saúde, Elaine Fúrio, destacou que o projeto vai fortalecer o pré-natal. “Estaremos com uma equipe para realizar estes atendimentos, ampliando a realização de exames, acompanhamento às gestantes e contaremos com mais um médico na Unidade, tudo para aperfeiçoar a rede materno-infantil no Município e no Estado”, explicou.

Conforme a secretária, em 2021, houveram 1.887 nascidos vivos em Três Lagoas, porém, as taxas de mortalidade infantil e materna são as que mais preocupam. “Nosso Estado ainda tem um caminho a trilhar para a melhoria desses indicadores, razão esta que foi criado o Projeto Bem Nascer, buscando avançar na qualificação de toda assistência materno infantil”.

O projeto também atuará na estruturação dos serviços de saúde e qualificação dos profissionais.

Após a cerimônia de descerramento da placa do Projeto, a primeira dama e demais autoridades foram à Unidade de Saúde “Eurídice Chagas Cruz”, no bairro Santa Luzia, para a entrega de um novo aparelho de ultrassonografia, que vai otimizar o atendimento às futuras mamães.

Participaram da solenidade os diretores da Prefeitura Municipal, Adriano Barreto (Infraestrutura), Vera Helena Arsioli Pinho (Assistência Social), secretária de Saúde, Elaine Fúrio, vereadores Cassiano Maia, Evalda Reis, Marisa Rocha e Britão do Povo.

Prefeito de Ribas do Rio Pardo envia dois projetos de Lei.

0

O O PL dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias de 2023 e o PLC faz alterações no Código Tributário.

O prefeito João Alfredo (Psol) protocolou mais um projeto de lei e um projeto de lei complementar na Câmara Municipal de Ribas do Rio Pardo. O PL dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias de 2023 e o PLC faz alterações no Código Tributário.

PL 24/22

Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2023. A matéria tem o objetivo definir as metas e prioridades do Poder Público para o ano seguinte, estabelecendo as diretrizes para formulação da Lei Orçamentária Anual.

“O Projeto em si não carece de maiores explicações visto ser o seu texto auto explicável em decorrência de sua obrigatória observância à Lei de Responsabilidade Fiscal e Constituição Brasileira”, diz o prefeito, ressaltando a necessidade de audiência pública conjunta entre o Executivo e o Legislativo para discussão e aprovação da proposição.

Clique aqui e confira o PL

PLC 23/22

Altera a Lei Complementar 06/10, que dispõe sobre o Código Tributário do Município.

“Com as recentes alterações na Lei Federal nº 116/2003, o regulador federal do ISSQN no Brasil, os Códigos Tributários Municipais de todos os Municípios tornaram-se desatualizados sendo necessária imediata adequação às normas e regulamentos atuais. A atualização de nossa legislação irá permitir ao Município adequação frente a normas constitucionais, que têm sido frequentemente violadas pelas omissões e deficiências ocasionadas por inúmeras decisões que acabam ocasionando percas irreparáveis no sistema público tributário”, justifica o prefeito.

Clique aqui e confira o PLC

PROJETO CERRADO: Estrutura da ETE se destaca por sua capacidade de tratamento

0

A Suzano já deu as boas-vindas à segunda turma do Programa de Programa de Formação Técnica – Operação Industrial, em Ribas do Rio Pardo, formada por 42 novos alunos

As obras de construção da nova fábrica da Suzano em Ribas do Rio Pardo (MS) já contam com uma importante estrutura provisória para o tratamento de 100% dos efluentes gerados no empreendimento. Recém inaugurada, a Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) temporária vai garantir o cumprimento dos mais altos padrões de qualidade na gestão de resíduos na obra.

E a capacidade da ETE é de impressionar, podendo tratar uma média de 1 milhão de litros de efluentes por dia no pico da obra, por meio do processo de aeração para tratamento biológico e separação de sólidos. Pode ser comparada à de instalações que tratam um volume gerado por populações de até 30 mil pessoas, ou seja, equivalente aos habitantes somados de Ribas do Rio Pardo e Selvíria (MS).

Primeira estaca marca o início da Planta de Secagem

Também conhecida como “Pulp Dryer”, a Planta de Secagem é uma gigantesca estrutura responsável pela confecção dos fardos de celulose. E as estacas dessa estrutura já estão sendo perfuradas na  obra da nova fábrica da Suzano em Ribas  do Rio Pardo.

Ao todo, serão executadas 2.016 estacas   que farão parte da fundação da planta. Cada estaca possui o comprimento médio de 20 metros, que somadas darão um total de 40 Km, quase a distância de uma margem a outra do Rio Amazonas em épocas de cheias. As estacas também devem consumir, aproximadamente, 8 mil m³ de concreto, o que equivale ao volume de três piscinas olímpicas!

VOCÊ SABIA?

A Suzano já deu as boas-vindas à segunda turma do Programa de Programa de Formação Técnica – Operação Industrial, em Ribas do Rio Pardo, formada por 42 novos alunos. Eles vão participar dos cursos pós-técnicos, oferecidos em parceria com o Senai, nas áreas de elétrica, mecânica, automação e celulose. Este é mais um passo da empresa na qualificação da mão de obra regional para atender à demanda da futura fábrica e formar novos profissionais para o mercado.

Começam hoje as inscrições para 7ª Feira do Peixe, cadastro termina na sexta-feira (08)

0

É importante ressaltar que as atividades devem estar em conformidade com as regras estabelecidas com os órgãos ambientais responsáveis

Inicia nesta segunda-feira (04), a inscrição comercialização de produtos na 7ª Feira do Peixe, promovida pela Prefeitura Municipal de Três Lagoas por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SEDECT) em parceria com a Associação de Feirantes (FEIRATRES).

O evento será realizado no dia 14 de abril (quinta-feira), em horário especial das 06h00 às 19h00, na Feira Livre Central Turística do Município, data que antecede a sexta-feira santa. Pescadores e comerciantes do setor da piscicultura terão oportunidade de comercializar seus produtos nesta data de grande fluxo no consumo do pescado.

INSCRIÇÕES

Para efetuar a inscrição é necessário comparecer na Feira Livre Central Turística, no horário comercial, de segunda a sexta das 7 às 11h e das 13 às 17h, portando os documentos de Identidade (RG ou CNH), CPF, comprovante de residência e, caso seja pescador, levar o Registro de Pescador Profissional. É importante ressaltar que as atividades devem estar em conformidade com as regras estabelecidas com os órgãos ambientais responsáveis.

Para mais informações entrar em contato pelos telefones (67) 3929 – 9870 ou 3929 – 9873.

SERVIÇO

INSCRIÇÕES FEIRA DO PEIXE

Data: De 04 a 08/04 (segunda a sexta-feira)

Endereço: Avenida Rosário Congro, s/n – na área central

Horário: Das 7 às 11h e das 13 às 17h

Vacinação contra Covid-19 será realizada exclusivamente nas Unidades de Saúde a partir desta segunda-feira

0

A Central de Imunização da Lagoa Maior não vai mais realizar atendimentos e nem abrir aos finais de semana

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação de Imunização, informa que a vacinação contra Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos de idade passa a ser realizada apenas nas Unidades de Saúde (USFs) e não mais na Clínica da Criança, bem como para pessoas com mais de 12 anos, que também será apenas nos postinhos dos bairros.

Com o avanço da imunização e a diminuição da demanda para esse imunizante, a SMS entende que o fluxo pode ser realizado apenas nas USFs, sem mais necessidade de abrir a Clínica da Criança durante a semana ou mesmo, aos sábados, como vinha ocorrendo, para atender à demanda atual.

VACINAÇÃO ADULTA APENAS NAS USFs

Além disso, a SMS informa também que a vacinação para o público maior de 12 anos de idade também passa a ser exclusivamente nas Unidades de Saúde, pelo mesmo motivo da vacinação infantil, ou seja, a Central de Imunização da Lagoa Maior não vai mais realizar atendimentos e nem abrir aos finais de semana.

NÚMEROS

Três Lagoas conseguiu atingir, até a manhã do dia 04 de abril de 2022, de acordo com o Painel Mais Saúde do Governo do Estado de MS, a vacinação de 90,66% da população (que tem esquema a completar) com imunização de 79,48% (que tem todas as doses indicadas), isso levando em consideração a população estimada de 125.137 pessoas.

Porém, quando é considerada a população vacinável, ou seja, que tem mais de 5 anos de idade, a cobertura é ainda maior: 98,13% de vacinados (esquema incompleto) com 86,04% de imunizados (esquema completo). Foram 257.740 doses aplicadas, sendo: 105.090 de 1ª dose; 8.355 de Dose Única; 91.108 de 2ª dose; 47.445 de 3ª dose e 5.742 de 4ª dose.

FUNCIONAMENTO DA VACINAÇÃO NAS UNIDADES

A população pode consultar os esquemas de vacinação e horários em www.treslagoas.ms.gov.br/covid19. Os horários já são os conhecidos: das 8h às 16h30 nas Unidades de Saúde e das 8h às 18h nas USF Saúde na Hora (Santo André, Atenas, Santa Rita, Vila Haro, Paranapungá, Jardim Maristela, Vila Piloto, Interlagos, São Carlos e Vila Nova).

Foto: Ilustração | Arquivo

Em Itajá, ladrões e esfaqueiam idoso, roubam Hilux, porém são presos em Água Clara

0

A prisão dos meliantes só foi possível graças a ação conjunta de forças policiais de Água Clara, envolvendo e PRF e as polícias Militar e Civil que utilizaram até drone para localizar os autores   

Ação conjunta das polícias Rodoviária Federal, Civil e Militar, na cidade de Água Clara, resultou na prisão em flagrante de dois autores de um roubo praticado na cidade de Itajá (GO).

No dia 02 de abril de 2022, por volta da 1h18min, em Itajá (GO), dois homens, de 18 e 21 anos, roubaram uma caminhonete de um idoso (85), o qual teve que ser hospitalizado após ser amarrado e esfaqueado.

Segundo consta, os autuados planejaram roubar uma caminhonete em Itajá (GO) para levar a Campo Grande (MS).

Começaram a andar nas ruas da cidade de origem deles e viram uma residência na qual estava estacionada uma caminhonete Hilux.

VÍTIMA FOI DEIXADA ESFAQUEADA E AMARRADA

Eles entraram na casa, munidos de uma faca e um canivete, renderam, amarraram e esfaquearam um senhor de 85 anos. Após, subtraíram a caminhonete e diversos objetos, tomando o rumo do estado do Mato Grosso do Sul, pernoitando na cidade de Cassilândia. 

Na data de hoje, quando passavam pela cidade de Água Clara, rumo a Campo Grande, foram surpreendidos pela PRF, que deu ordem de parada a eles.

Apesar da ordem, eles empreenderam fuga e, após acompanhamento tático, o veículo roubado acabou com o pneu estourado dentro da cidade de Água Clara, próximo a uma região de mata.

Em Itajá, ladrões e esfaqueiam idoso, roubam Hilux, porém são presos em Água Clara

Ambos empreenderam fuga a pé, sendo feito pedido de apoio pela PRF às polícias Civil e Militar.

Após buscas intensas das três forças policiais, inclusive com auxílio de drone, um dos autuados foi capturado por populares e o outro pela Polícia Civil, já na rodoviária.

Ambos foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Água Clara e foram atuados em flagrante pela prática do crime de roubo majorado pela restrição da liberdade da vítima e pelo concurso de pessoas.

A vítima, apesar da gravidade das lesões e da idade, passa bem.

Para reduzir mortalidade materna e infantil, Saúde de Três Lagoas passa a contar com Projeto “Bem Nascer”

0

A secretária de Saúde, Elaine Fúrio, destacou que o projeto vai fortalecer o pré-natal

O mês de abril iniciou com boas notícias no âmbito da Saúde em Três Lagoas. Na manhã da última sexta-feira (01), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) oficializou a implantação do Projeto “Bem Nascer – Pacto Estadual pela Redução da Mortalidade Materna e Infantil”.

Para reduzir mortalidade materna e infantil, Saúde de Três Lagoas passa a contar com Projeto “Bem Nascer”

O evento aconteceu na recepção da Clínica da Mulher, reunindo diversas autoridades e profissionais de saúde. O Projeto é uma iniciativa do Governo do Estado e tem como objetivo aperfeiçoar os atendimentos e cuidados durante pré-natal e pós parto, reduzindo os riscos e a mortalidade materna e infantil.

Para reduzir mortalidade materna e infantil, Saúde de Três Lagoas passa a contar com Projeto “Bem Nascer”

A primeira dama do Município, Leide Daiane, foi condecorada como madrinha do Projeto e discursou sobre a importância dessa iniciativa. “Recebo com muita alegria esta missão, pois, sou mãe e sei da necessidade de uma atenção digna que todas as mulheres precisam durante o pré-natal. Parabenizo a primeira dama do Estado, Fátima Azambuja, pela idealização do Bem Nascer e aos nossos profissionais de saúde, que estarão empenhados em fazer com que este projeto seja um sucesso em nossa Cidade”, disse.

A secretária de Saúde, Elaine Fúrio, destacou que o projeto vai fortalecer o pré-natal. “Estaremos com uma equipe para realizar estes atendimentos, ampliando a realização de exames, acompanhamento às gestantes e contaremos com mais um médico na Unidade, tudo para aperfeiçoar a rede materno-infantil no Município e no Estado”, explicou.

Para reduzir mortalidade materna e infantil, Saúde de Três Lagoas passa a contar com Projeto “Bem Nascer”

Conforme a secretária, em 2021, houveram 1.887 nascidos vivos em Três Lagoas, porém, as taxas de mortalidade infantil e materna são as que mais preocupam. “Nosso Estado ainda tem um caminho a trilhar para a melhoria desses indicadores, razão esta que foi criado o Projeto Bem Nascer, buscando avançar na qualificação de toda assistência materno infantil”.

O projeto também atuará na estruturação dos serviços de saúde e qualificação dos profissionais.

Após a cerimônia de descerramento da placa do Projeto, a primeira dama e demais autoridades foram à Unidade de Saúde “Eurídice Chagas Cruz”, no bairro Santa Luzia, para a entrega de um novo aparelho de ultrassonografia, que vai otimizar o atendimento às futuras mamães.

Para reduzir mortalidade materna e infantil, Saúde de Três Lagoas passa a contar com Projeto “Bem Nascer”

Participaram da solenidade os diretores da Prefeitura Municipal, Adriano Barreto (Infraestrutura), Vera Helena Arsioli Pinho (Assistência Social), secretária de Saúde, Elaine Fúrio, vereadores Cassiano Maia, Evalda Reis, Marisa Rocha e Britão do Povo.

Fundesporte abre inscrições para o programa Bolsa Atleta e Técnico 2022-2023

0

O processo de seleção dos bolsistas é coordenado anualmente pelo Comitê Gestor da Bolsa Atleta e Bolsa Técnico (Cogeb) da Fundesporte

Os interessados em pleitear o benefício deverão realizar a inscrição no sistema on-line da Fundesporte, por meio do endereço: http://www.ffic.ms.gov.br/Bolsa/Index. Os requerentes terão de preencher os campos exigidos no formulário e anexar na plataforma os documentos obrigatórios.

O processo de seleção dos bolsistas é coordenado anualmente pelo Comitê Gestor da Bolsa Atleta e Bolsa Técnico (Cogeb) da Fundesporte, que analisa os documentos, classifica os atletas e técnicos, realiza entrevistas e divulga os resultados. Nesta edição da Bolsa, o desempenho e classificação dos requerentes em competições do esporte de rendimento serão avaliados no período de 1º de janeiro de 2021 a 31 de março de 2022.

Ao todo, o programa contemplará 346 atletas e 34 técnicos nesta edição, com recursos mensais de R$ 327.000,00 e R$ 3,9 milhões somando-se todos os pagamentos (12 meses). Os valores das bolsas por mês variam de R$ 500,00 a R$ 1.500,00. Os recursos são provenientes do Fundo de Investimentos Esportivos (FIE/MS).

As oito categorias do Bolsa Atleta estão divididas da seguinte forma: Estudantil (121 bolsas de R$ 500), Universitário (15 de R$ 950), Nacional (134 de R$ 950), Nacional Paralímpico (28 de R$ 950), Máster (11 de R$ 950), Pódio Complementar (11 de R$ 1.200), Pódio Complementar Paralímpico (13 de R$ 1.200) e Internacional (13 de R$ 1.200). O Bolsa Técnico tem duas categorias: Técnico I (15 bolsas de R$ 1.000) e Técnico II (19 de R$ 1.500).

Para mais informações e esclarecimento de dúvidas, entre em contato pelo telefone (67) 3323-7225 ou adicione este número e mande uma mensagem pelo WhatsApp.

Assessoria de Comunicação da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul

Empresários da indústria gráfica de MS vão participar em SP da maior feira de impressão das Américas

0

O presidente do Sindigraf-MS, Altair da Graça Cruz, falou da expectativa dos empresários em participar desse megaevento na capital paulista

Empresários do setor gráfico sul-mato-grossense vão participar, entre os dias 5 e 9 de abril, em São Paulo, da ExpoPrint e ConverExpo 2022 Latin America, o maior evento de impressão das Américas. Realizada a cada quatro anos, a feira apresenta o que há de mais tecnológico e eficiente para pré-impressão, impressão e acabamento em todos os segmentos do ramo industrial, além de se destacar como um espaço de fechamento de negócios.

Segundo o presidente da Abigraf-MS (Associação Brasileira da Indústria Gráfica Regional de Mato Grosso do Sul), Julião Gaúna, a comitiva será formada por cerca de 40 empresários do ramo. “Nossos filiados irão a São Paulo para buscar conhecimentos sobre novos equipamentos e processos produtivos para desenvolver as empresas no Estado, tornando assim o setor cada vez mais competitivo”, afirmou Gaúna.

O presidente do Sindigraf-MS (Sindicato das Indústrias Gráficas de Mato Grosso do Sul), Altair da Graça Cruz, falou da expectativa dos empresários em participar desse megaevento na capital paulista. “A ExpoPrint traz diversas novidades para a inovação do parque gráfico nacional. É um evento de grande porte, que reúne expositores e grandes empresas em nível mundial. Com certeza a participação na ExpoPrint trará benefícios para a indústria gráfica sul-mato-grossense”, disse Cruz.

Em São Paulo, a ExpoPrint deve receber mais de 50 mil pessoas para conhecer o trabalho de 750 marcas, com expectativa de geração de negócios na casa dos R$ 900 milhões. O visitante encontrará soluções para os mais diversos ramos do mercado de impressão. São itens voltados para impressão editorial, promocional, comunicação visual, conversão de embalagens e rótulos, decoração, fotografia e todos os outros segmentos que demandam materiais impressos, independente do substrato. A programação conta com congressos técnicos e lançamento de produtos e tecnologias.

A viagem dos empresários sul-mato-grossenses conta com a parceria do Sistema Fiems, Senai, Sebrae-MS, Abigraf-MS e Sindigraf-MS. A feira será realizada no Pavilhão Verde do Expo Center Norte, com entrada franca.

Em parceria com o Senai, Suzano abre inscrições para qualificação de pessoas com deficiência em Três Lagoas

0

Com 16 vagas disponíveis exclusivamente para PcDs, curso profissionalizante de Auxiliar de Produção de Celulose será realizado por meio do Programa Somar, uma parceria da companhia com o Sistema Indústria

A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), irá formar pessoas com deficiência para atuarem na área de auxiliar de produção de celulose. A qualificação faz parte do Programa Somar da empresa, que abriu inscrições para o processo seletivo na última sexta-feira (1º), em Três Lagoas (MS). As inscrições seguem abertas até o dia 15 de abril, exclusivamente para PCDs, e devem ser realizadas pelo site da Fiems: http://www.ms.iel.org.br/

Para participar do processo seletivo, é necessário atender aos seguintes pré-requisitos: ser PcD (candidatos e candidatas devem apresentar laudo médico atualizado dos últimos 12 meses); ter 18 anos ou mais; Ensino Médio completo; dispensa militar para homens; disponibilidade para estudar no horário vespertino (13h às 17h) e residir no município de Três Lagoas (MS).

O programa disponibilizará 16 vagas para o curso de Auxiliar de Produção de Celulose. A formação será dividida em cinco módulos, o que corresponde ao total de 160 horas/aula.  Alunos e alunas aprovadas não terão custos pelas aulas ou materiais didáticos.  

“A Suzano tem um direcionador que diz que ‘Só é bom para nós se for bom para o mundo’ e acreditamos que a inclusão de PCDs e a equidade de oportunidades é essencial no processo de desenvolvimento social e construção de uma sociedade mais justa. Por isso, é com muita satisfação que anunciamos a abertura da segunda turma do Somar em Três Lagoas. A iniciativa tem aberto oportunidades para pessoas talentosas, mas que, infelizmente, contam com pouco espaço no mercado de trabalho. Esta é uma realidade que queremos mudar”, destaca Angela Aparecida dos Santos, gerente de Gente e Gestão da Suzano em Três Lagoas.

De acordo com a gestora, por meio do Somar, a Suzano tem fortalecido suas políticas inclusivas e de promoção de um ambiente de trabalho mais plural. “A diversidade nos faz crescer e faz bem para os negócios”, completa Angela Santos.

Segundo o gerente de educação do Senai, Rogaciano Adão Canhete Junior, trabalhar a inclusão faz parte da missão da instituição. “Temos diversas parcerias que envolvem a inclusão social. A Suzano demonstrando essa preocupação e essa parceria de qualificar pessoas com deficiência vem ao encontro do trabalho que nós desenvolvemos, que tem como objetivo transformar vidas para uma indústria mais competitiva”, disse.

Oportunidade

A primeira turma do Somar foi formada no ano passado. Por conta das medidas de biossegurança contra a Covid-19, foram sete pessoas qualificadas. Deste total, três foram contratadas pela Suzano e uma está em processo admissional.

Entre os novos colaboradores, está o auxiliar de produção, Élcio Borges de Campos, 35 anos. “Durante o curso, tive a oportunidade de visitar a Suzano e conhecer todas as áreas da empresa.  Ao final das disciplinas, fomos entrevistados para fazer parte da Suzano e eu fui convidado a fazer parte do time”, relata o auxiliar.

Sobre o processo de adaptação, Élcio, que tem mobilidade reduzida, relata não ter tido dificuldades, uma vez que a empresa é focada na promoção de um ambiente de trabalho inclusivo. “Aqui todos estão abertos, não há separação entre diretores, gestores ou operadores, somos todos iguais. A empresa tem várias oportunidades de carreira e de crescimento profissional e pessoal. Além disso, se preocupa com todos os seus colaboradores e seus familiares. Eu indico a todos que tenham a possibilidade de participar do projeto. Só estando aqui para saber”, diz.

Após a conclusão do programa, todas as pessoas certificadas poderão participar de futuras seleções da Suzano, de acordo com a disponibilidade de vagas ofertadas pela companhia.

Sobre a Suzano

Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 98 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br.

Informações à Imprensa

Performa Comunicação

Zé Teixeira elogia gestão de Walter Carneiro Júnior dizendo que ele deixa forte legado

0

Deputado tucano destaca atuação do advogado à frente da direção da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul)

Willams Araújo

O deputado estadual Zé Teixeira (PSDB), em pré-campanha ao sétimo mandato consecutivo na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, disse que avalia o trabalho de Walter Carneiro Júnior à frente da presidência da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) como extremamente positivo.

“Waltinho foi uma das maiores surpresas, foi quem conseguiu fazer todas as políticas essenciais de política pública privada para investir tudo quanto é lugar nesse  Mato Grosso do Sul. Eu andei com Waltinho entregando obras de vulto porque saneamento é água tratada e saúde antecipada. Isso ele deixa um legado de um trabalho eficiente, um trabalho extraordinário”, elogiou um dos mais influentes políticos de Mato Grosso do Sul.

No fim da tarde da última sexta-feira (1), o ex-diretor-presidente da companhia de saneamento filiou-se ao PP para postular uma cadeira na Câmara dos Deputados dentro de um amplo projeto que inclui a eleição de Eduardo Riedel (PSDB) para o Governo do Estado e a ex-ministra Tereza Cristina para o Senado nas eleições de 2 de outubro.

Zé Teixeira ressaltou ainda as qualidades de Walter Carneiro Júnior na condução da gestão pública relacionada ao corpo técnico da empresa, que conta com mais de 1.400 colaboradores que atuam desde a sua sede, na Capital, e em suas 68 unidades consumidoras.

“A forma com que ele tratou os funcionários de carreira da empresa. A forma educada e elegante, a cobrança, levantar o destino para que as pessoas do quadro da empresa efetivamente mostrem a qualidade que eles têm para fazer uma Sanesul séria, trabalhadora e eficiente, isso tem em todas as cidades do estado de Mato Grosso do Sul, que a Sanesul é a gestora”, acrescentou.

O deputado tucano falou ainda sobre o futuro político do advogado, cuja principal base eleitoral é Dourados, segunda maior cidade do Estado.

“Então, quero dizer que ele está saindo para uma empreitada nova. Essa outra empreitada ele tem todos os requisitos. Eu quero estar junto ajudando ele, levando o nome dele junto comigo nessa caminhada. E caso tenha êxito, ele será, na minha visão, um deputado federal dos mais competentes e atuantes para ajudar Mato Grosso do Sul e o Brasil”, colocou Zé Teixeira.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.