Os Agentes de Combate à Endemias e Agentes Comunitários de Saúde do Município de Brasilândia participaram nesta terça-feira (05), no Anfiteatro Ramez Tebet, de uma capacitação sobre ações no atendimento de casos de Leishmaniose Visceral, Chagas e Borrifação de unidades.
A capacitação foi ministrada pelo Gerente técnico de Leishmaniose, Chagas e Malária, Gilmar Cipriano Ribeiro e Supervisor Técnico de Gerência de Leishmaniose, Chagas e Malária, Marcos Alves da Silva, sendo ambos da Secretaria de Estado de Saúde.
O Agente de Combate a Endemias realiza orientações à população sobre os cuidados para eliminação dos criadouros, bem como na identificação de casos suspeitos transmitidos pelo mosquito Aedes Aegypti, como também de outros animais peçonhentos.
Já o Agente Comunitário de Saúde realiza um papel muito importante na implementação do Sistema Único de Saúde, fortalecendo a integração entre os serviços da Atenção Primária à Saúde (APS) e a comunidade.
Sensibilizados com as dificuldades econômicas que a entidade tem enfrentado nesses últimos anos, eles resolveram ajudar dessa forma para que a mensagem atravessasse divisas do Estado e as fronteiras do País
Wilson Aquino*
O jornalista Ogg Ibrahim e os diretores, Carlos Wagner e João Paulo Balta produziram, como voluntários, um vídeo institucional que conta um pouco da história e dos propósitos sociais do Instituto Luther King, fundado em Campo Grande-MS em 2003 e que já contribuiu, com estudos gratuitos, preparatórios para o vestibular e ENEM, para que milhares de jovens ingressassem nas melhores universidades públicas do país.
Sensibilizados com as dificuldades econômicas que a entidade tem enfrentado nesses últimos anos, eles resolveram ajudar dessa forma para que a mensagem atravessasse divisas do Estado e as fronteiras do País, para alcançar aqueles que valorizam trabalhos dessa natureza e que têm condições de ajudar, com doações financeiras, para que esse projeto não seja extinto.
APOIO DA COMUNIDADE
Inspirado no ativista negro Martin Luther King, um ícone na luta contra o preconceito e a discriminação social, autor da famosa frase: “Eu tenho um sonho!”, o juiz aposentado Aleixo Paraguassu Neto fundou o instituto em 2003, para ajudar jovens e adultos (negros, brancos, índios e portadores de deficiência) carentes.
O professor Jairo Garay R. de Oliveira, diretor do instituto, diz que a instituição precisa de apoio financeiro da comunidade, especialmente de empresários, para poder continuar com seu trabalho de educação e preparação de alunos para ingressar na faculdade.
Os profissionais de comunicação, Ogg Ibrahim, Carlos Wagner e João Paulo Balta disseram que ficaram muito sensibilizados com a grandiosidade desse projeto. Depois que souberam que a entidade vinha fazendo até bazares para arrecadar fundos para se manter, eles resolveram de pronto ajudar dessa forma, produzindo um vídeo com depoimentos e entrevistas além de um pouco da história do Instituto. Foi um trabalho profissional, com duração de 11’27” e que já está disponível ao público na internet (https://www.youtube.com/watch?v=TFkutrx1nwg ).
“Sentimos que é nosso dever ajudar nosso próximo. Sabemos que o Instituto Luther King já tirou centenas de famílias da linha de pobreza, por conta do ensino superior que proporcionou a jovens e adultos de baixa renda. A produção desse vídeo foi o mínimo que pudemos fazer para ajudar nossa comunidade”, afirmou Carlos Wagner, diretor.
CAUSA NOBRE
O jornalista Ogg Ibrahim também não pensou duas vezes em entrar de cabeça nesse projeto. Fez toda locução e entrevistas e ajudou na edição deste trabalho altamente profissional.
João Paulo Balta também se sente realizado em poder ajudar uma causa tão nobre.
E o sentimento de gratidão dos alunos pode ser constatado no depoimento da indígena Walkíria Aparecida Benites, que até 2011 trabalhava de gari, até ingressar na faculdade, por intermédio do instituto, e se formar como bióloga. Nayara Silva de Mello, no segundo ano de medicina, também é eternamente grata ao instituto, que foi fundamental em sua vida, oferecendo-lhe um ensino de alta qualidade, que lhe permitiu realizar esse sonho.
A coordenadora administrativa do Instituto, Tereza Raquel M. Espinosa informa o PIX da instituição, para as doações: 05.530.281/0001-08. A conta bancária: Banco do Brasil / Agência: 2916-5 / Conta Corrente 216.604-6, também é opção para os doadores. Para maiores informações: +55 67 99253-0075.
O documento foi assinado pelo prefeito Dr. Antonio Thiago e o Delegado da Receita Federal, Cóvis Ribeiro Neto
Em breve, o Município de Brasilândia contará com um Ponto de Atendimento da Receita Federal. Para a implantação do órgão na Cidade, a Prefeitura de Brasilândia e a Delegacia de Receita Federal celebraram na última segunda-feira (04), um Acordo de Cooperação Técnica.
O documento foi assinado pelo prefeito Dr. Antonio Thiago e o Delegado da Receita Federal, Cóvis Ribeiro Neto. A ação também foi acompanhada pelo secretário municipal de Planejamento e Finanças, Márcio Endrigo.
Um servidor concursado do Município receberá um treinamento para que futuramente esteja apto para prestar o serviço de atendimento pelo o órgão em Brasilândia. O Ponto de Atendimento ficará localizado na Praça Santa Maria, no centro da Cidade.
A Receita Federal, também conhecida como Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil é responsável pela administração dos tributos federais, como por exemplo, o cadastro de pessoas físicas e jurídicas (CPF e CNPJ respectivamente), controle aduaneiro, entre outras atribuições.
Com isso, os brasilandenses não precisarão em breve mais se deslocarem para as cidades vizinhas, no intuito de receberem o devido atendimento e poderão resolver todas as demandas na própria cidade.
Desta forma, a tal lei, vetada pelo prefeito Ângelo Guerreiro e com veto mantido pelo Legislativo, não entrará em vigor
Na sessão ordinária desta terça-feira (5), a 8ª realizada neste ano, os vereadores de Três Lagoas mantiveram o veto integral ao autógrafo da lei nº 3.861, que “proíbe a instalação de banheiros “multigênero” no município de Três Lagoas e dá outras providências”. Desta forma, a tal lei, vetada pelo prefeito Ângelo Guerreiro e com veto mantido pelo Legislativo, não entrará em vigor.
Os vereadores ainda aprovaram o Projeto de Resolução nº 03 de 07 de março de 2022, o qual “altera dispositivos da resolução nº 02 de 06/04/2004, que dispõe sobre o Regimento Interno da Câmara Municipal,” promovendo adequações de texto sobre a Mesa Diretora. A matéria teve parecer favorável da CCJ, sendo aprovada na íntegra, em seguida.
A Casa também apresentou a formação da sua Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, sendo que o presidente será o vereador Sargento Rodrigues, a vice-presidente será a vereadora Charlene Bertoleto e os membros serão os vereadores Vagner Silverado, Paulo Veron e Evalda Reis.
Outros projetos de lei tiveram o parecer favorável da CCJ aprovado e foram encaminhados para análise da Comissão de Finanças e Orçamento. São eles:
-Projeto de lei nº 87 de 18 de agosto de 2021: “dispõe que os agressores que cometerem crime de maus-tratos arquem com as despesas do tratamento do animal agredido, na forma que menciona, e dá outras providencias”.
-Projeto de lei nº 25 de 25 de março de 2022: “dispõe sobre a reformulação da lei nº 3.296, de 04 de julho de 2017, que organiza o acolhimento, em residências de famílias previamente cadastradas e aptas, de crianças e adolescentes afastados da família de origem, mediante medida protetiva, denominado – Família Acolhedora”, de autoria do Executivo.
-Projeto de lei nº 26 de 23 de março de 2022: “dispõe sobre a reformulação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e dá outras providências”, de autoria do Executivo.
-Projeto de lei nº 09 de 02 de março de 2022, que “institui a comissão permanente para análise das aquisições de bens e contratação de serviços e obras da prefeitura municipal de Três Lagoas, de autoria do Executivo.
Com análise da CCJ pela tramitação, apenas sendo recomendada a supressão de um artigo, o PL 122 de 21 de outubro de 2021, o qual “torna obrigatório o teste do coraçãozinho – oximetria de pulso – em recém-nascidos com 24 a 48 horas de vida, na rede de saúde pública e privada do município de Três Lagoas” foi retirado da pauta para que o proponente, vereador Marcus Bazé, faça a alteração recomendada pela CCJ.
O plenário ainda arquivou dois projetos de lei, devido ao parecer contrário da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final. São os PLs número 118 e 123.
Novos projetos
Na sessão desta terça-feira, ainda deram entrada, na pauta, projetos de lei que foram encaminhados para o parecer da CCJ. São eles:
-Projeto de lei nº 27 de 30 de março de 2022: “dispõe sobre o programa de instalação de QR Code em placas de ruas, praças e prédios públicos, com biografia dos homenageados e finalidade de facilitar o acesso de informações sobre o nome dos logradouros e espaços públicos no município de Três Lagoas/MS e dá outras providências.”
Projeto de lei nº 28 de 31 de março de 2022: “dispõe sobre a disponibilização na página eletrônica do município de Três Lagoas de ferramentas para apresentar defesas em face de autuações de trânsito de competência municipal e dá outras providências.”
-Projeto de lei nº 29 de 30_de março de _2022: “dispõe sobre a proibição de contratação ou nomeação de parentes para cargos de provimento em comissão ou para funções públicas remuneradas nos Poderes Legislativo e Executivo do município de Três Lagoas”.
-Projeto de lei nº 30 de 31 de março de 2022: “dispõe sobre a proibição de manter animais em correntes ou assemelhados que prejudiquem sua saúde e seu bem-estar na cidade de Três Lagoas/MS, e dá outras providências”.
-Projeto de lei nº 31 de 31 de março de 2022: “institui a campanha permanente de orientação e conscientização sobre o descarte adequado do lixo no município de Três Lagoas-MS”.
Sessão extraordinária
Após a realização da sessão ordinária, os vereadores realizaram sessão extraordinária com o objetivo específico de eleição das comissões permanentes de Educação, Cultura e Desporto, assim como de Meio Ambiente e Turismo.
Esta eleição se fez necessária porque as duas comissões foram desmembradas de uma única, de acordo com a resolução nº 10, de 22 de novembro de 2021, com o intuito de preencher lacunas e melhorar a abrangência do trabalho de cada uma delas.
Foram eleitas as duas comissões, sendo que Educação, Cultura e Desporto passa a ter a vereadora Evalda Reis como presidente e os vereadores Professor Negu Breno e Marcus Bazé, como membros. Já a Comissão de Meio Ambiente e Turismo tem os vereadores Sargento Rodrigues, como presidente, e Marisa Rocha e Sirlene Pereira como membros.
Os telefones celulares foram apreendidos e avaliados em cerca de R$ 9,5 mil
A Polícia Civil deflagrou ação que resultou na recuperação de sete aparelhos telefônicos, todos objetos subtraídos de vítimas diversas, em datas distintas, entre os meses de janeiro a março do corrente ano, em vários pontos do município de Três Lagoas.
A ação, que ocorreu no dia 1º, foi desenvolvida por equipes da Seção de Investigações Gerais (SIG), da Delegacia local.
As equipes policiais vinham desenvolvendo investigações, tendo como objetivo a repressão aos vários casos de roubos e furtos de aparelhos celulares. Durante as diligências, foram reunidos casos de subtração de celulares, todos registrados por meio de boletins de ocorrências.
Com informações repassadas através de denúncias de populares, e apoio do Núcleo Regional de Inteligência, foram obtidos indicativos sobre as pessoas que estariam em posse dos objetos subtraídos, adquiridos através de grupos de vendas de redes sociais ou mesmo de indivíduos desconhecidos em vendas informais. Assim, foi deflagrada a operação para recuperação dos objetos e apuração de eventuais crimes de receptação, bem como a localização de seus autores.
Desencadeadas as atividades operacionais, os indivíduos foram encontrados em posse dos aparelhos obtidos ilicitamente, e por este motivo, foram detidos e conduzidos à sede da SIG/TL, onde foram registrados os respectivos boletins de ocorrência, resultando num total de sete procedimentos distintos. Os suspeitos foram formalmente ouvidos em declarações pela autoridade policial, e responderão pelo crime de receptação.
Os telefones celulares foram apreendidos e avaliados em cerca de R$ 9.500,00. Após a identificação das respectivas vítimas de cada um dos aparelhos recuperados, foram restituídos aos seus legítimos proprietários.
Documento foi assinado na residência oficial do presidente da Câmara
Os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, assinaram hoje (5) um termo de cooperação para combater a disseminação de notícias falsas, as fake news, durante as eleições deste ano.
A assinatura ocorreu na residência oficial da Câmara e contou ainda com a participação do vice-presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes. Além do termo de cooperação também foi assinado um protocolo de intenções para o Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação no âmbito da Justiça Eleitoral, formado por membros das duas instituições. O termo tem validade de 60 meses.
No documento, o TSE e a Câmara ressaltam que as notícias falsas podem representar “risco a bens e valores essenciais à sociedade, como a democracia, bem como afetar de forma negativa a legitimidade e a credibilidade do processo eleitoral e a capacidade das eleitoras e dos eleitores de exercerem o seu direito de voto de forma consciente e informada”.
Entre as medidas definidas no termo, estão o desenvolvimento de ações e projetos, conjuntamente, para o enfrentamento da desinformação no processo eleitoral, além de atividades voltadas à conscientização da ilegalidade das práticas de desinformação.
Também ficou definido que as instituições adotarão medidas para desestimular e denunciar a criação e a utilização de redes de desinformação e condutas ilegais, bem como o envio de disparo em massa de mensagens de propaganda política durante as eleições. Além disso, também foi definido que o TSE e a Câmara vão atuar “na defesa da integridade do Processo Eleitoral e da confiabilidade do sistema eletrônico de votação”.
No último sábado e domingo (02 e 03), a Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL) realizou mais uma rodada da primeira fase classificatória das Copas do Servidor Público de Futebol Society e Municipal Amador e do Campeonato Varzeano.
No sábado, foram dois jogos no Estádio da ADEN pela Copa do Servidor. No primeiro jogo, Finanças/SEJUVEL estreou com vitória sobre a equipe Saúde, por 3 a 1. A segunda partida foi de vantagem para Administração que fechou o placar em 3 a 1 contra o DSP.
CAMPEONATO VARZEANO
Os jogos do Varzeano aconteceram em três campos no domingo. No Campo do Alto da Boa Vista, Botafogo EC jogou contra Sport Recife e venceu de goleada, 4 a 0. No segundo embate, com o único gol da partida, Maranhão MAC ganhou do União Boa Vista.
No Santo André, teve AA Nacional versus Kioske Central. Por 4 a 1, o AA avança na classificação, assim como o Novo Horizonte que finalizou em 3 a 2 a partida contra União Desp. Witter.
Fechando a rodada do Varzeano, teve o Bela Vista EC e o Marrom derrotando o Red Bull FC e Juventude Arapuá, respectivamente, por 1 a 0, na Arena Botafogo (São João).
AMADOR
No Madrugadão, o primeiro jogo terminou em 3 a 0, vitória do União São João sobre o Arsenal FC. A partida entre Oratório/EF e Reciclagem Alvorada/EF ficou no zero a zero.
Outro empate aconteceu no Campo do Paranapungá, onde EC Bahia e Mercado Nossa Casa finalizaram em 2 a 2. Na sequência, Bar do Bingo/Fábio Lanches marcou 3 gols sobre o EC Flamengo, que ficou com placar zerado.
No Estádio da ADEN, Despachante Três Lagoas/Comercial venceu por 3 a 0 a equipe Jardim das Acácias e, o Bela Vista EC por 1 a 0 o Ipanema EF. No próximo fim de semana, tem novas rodadas. O coordenador de desportos, Francisco Barros “Ceará” convida a toda a população para prestigiar as partidas, nos sábados a partir das 15h (Estádio da ADEN) e nos domingos às 7h40 (Madrugadão e campos dos bairros).
A assinatura do convênio teve a presença do prefeito Dr. Antonio Thiago, do presidente da Associação Recreativa União, Tiago Zogheib Bertonha e do vice-presidente da Câmara Municipal, Nivaldo Nunes
A Prefeitura de Brasilândia por meio do Núcleo de Convênios firmou nesta terça-feira (05/04), o Convênio entre a Associação Recreativa União, para a destinação de recursos na realização do 14º Rodeio União, que será nas noites de 21, 22, 23 e 24 de abril.
A assinatura do convênio teve a presença do prefeito Dr. Antonio Thiago, do presidente da Associação Recreativa União, Tiago Zogheib Bertonha e do vice-presidente da Câmara Municipal, Nivaldo Nunes.
A Prefeitura encaminhou para a Câmara Municipal, em agosto do ano passado, o Projeto de Lei para autorização do repasse para a Associação Recreativa União, na qual foi aprovado por unanimidade.
De acordo com a Lei, o recurso servirá para a realização do evento, que será com os portões 100% abertos a todo o público, em contrapartida, a Associação Recreativa União destinará 40% dos lucros obtidos da festa para a Associação dos Voluntários de Combate ao Câncer (15%), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Brasilândia (15%) e Associação Beneficente Dr. Júlio César Paulino Maia (10%).
Além disso, o Hospital, a AVCC e a APAE também receberão 100% do lucro da venda de estacionamento para veículos próximo ao local do recinto nas três noites da festa.
Já para a Associação Recreativa União, ficará com 60% dos lucros da festa obtidas através de patrocínio, venda de camarote e praça de alimentação.
A festa contará com Rodeio, Parque de Diversões, Praça de Alimentação e shows artísticos, sendo na noite de 21 de abril (quinta-feira) com a cantora gospel Bruna Karla, 22 (sexta-feira), Guilherme e Santiago e logo depois Wilson e Cristiano, 23 (sábado), Jeann e Júlio e na sequência, Patricia e Adriana e 24 (domingo e véspera de feriado em Brasilândia), Bruno e Marrone.
Os shows com os cantores Wilson e Cristiano e Patricia e Adriana contam com o apoio do Governo do Estado por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.
O 14º Rodeio União era pra ter sido realizada em abril de 2020, entretanto, foi suspensa temporariamente por conta da Pandemia da Covid-19.
Com a vacinação em massa e diminuição de casos em todo o país, os organizadores retomaram as negociações para as contratações dos shows, estrutura e demais ações da festa.
Na avenida Rosário Congro serão instalados 179 postes (21 simples/158 duplos) e 337 luminárias. Na avenida Baldomero Leituga a iluminação bilaterial será substituída para ornamental no canteiro central
O Prefeito Angelo Guerreiro, juntamente com os Secretários Municipais e vereadores de Três Lagoas realizaram na manhã desta terça-feira (5), a Ordem Serviço que autoriza o início das obras de requalificação de infraestrutura urbana com execução do sistema de iluminação pública em LED nas Avenidas Rosário Congro e Baldomero Leituga.
A obra prevê a modernização do sistema de iluminação ornamental ao longo das avenidas, com um total de 264 postes e 465 unidades de pontos de substituição de iluminação vapor de sódio para tecnologia em LED. Para avenida Baldomero Leituga serão 85 postes (42 simples/43 duplos) e 128 luminárias.
Na avenida Rosário Congro serão instalados 179 postes (21 simples/158 duplos) e 337 luminárias. Na avenida Baldomero Leituga a iluminação bilaterial será substituída para ornamental no canteiro central, permitindo maior eficiência energética e luminosa dos espaços públicos.
A obra será executada pela GTX Construtora e serviços LTDA, tem o prazo de 120 dias para ser concluída e está orçada em R$ 3.202.363,63.
Após a conclusão do programa, todas as pessoas certificadas poderão participar de futuras seleções da Suzano, de acordo com a disponibilidade de vagas ofertadas pela companhia
A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), irá formar pessoas com deficiência para atuarem na área de auxiliar de produção de celulose. A qualificação faz parte do Programa Somar da empresa, que abriu inscrições para o processo seletivo na última sexta-feira (1º), em Três Lagoas (MS). As inscrições seguem abertas até o dia 15 de abril, exclusivamente para PCDs, e devem ser realizadas pelo site http://www.ms.iel.org.br/.
PRÉ-REQUISITOS
Para participar do processo seletivo, é necessário atender aos seguintes pré-requisitos: ser PcD (candidatos e candidatas devem apresentar laudo médico atualizado dos últimos 12 meses); ter 18 anos ou mais; Ensino Médio completo; dispensa militar para homens; disponibilidade para estudar no horário vespertino (13h às 17h) e residir no município de Três Lagoas (MS).
O programa disponibilizará 16 vagas para o curso de Auxiliar de Produção de Celulose. A formação será dividida em cinco módulos, o que corresponde ao total de 160 horas/aula. Alunos e alunas aprovadas não terão custos pelas aulas ou materiais didáticos.
“A Suzano tem um direcionador que diz que ‘Só é bom para nós se for bom para o mundo’ e acreditamos que a inclusão de PCDs e a equidade de oportunidades é essencial no processo de desenvolvimento social e construção de uma sociedade mais justa. Por isso, é com muita satisfação que anunciamos a abertura da segunda turma do Somar em Três Lagoas. A iniciativa tem aberto oportunidades para pessoas talentosas, mas que, infelizmente, contam com pouco espaço no mercado de trabalho. Esta é uma realidade que queremos mudar”, destaca Angela Aparecida dos Santos, gerente de Gente e Gestão da Suzano em Três Lagoas.
MISSÃO/INCLUSÃO
De acordo com a gestora, por meio do Somar, a Suzano tem fortalecido suas políticas inclusivas e de promoção de um ambiente de trabalho mais plural. “A diversidade nos faz crescer e faz bem para os negócios”, completa Angela Santos.
Segundo o gerente de educação do Senai, Rogaciano Adão Canhete Junior, trabalhar a inclusão faz parte da missão da instituição. “Temos diversas parcerias que envolvem a inclusão social. A Suzano demonstrando essa preocupação e essa parceria de qualificar pessoas com deficiência vem ao encontro do trabalho que nós desenvolvemos, que tem como objetivo transformar vidas para uma indústria mais competitiva”, disse.
OPORTUNIDADES
A primeira turma do Somar foi formada no ano passado. Por conta das medidas de biossegurança contra a Covid-19, foram sete pessoas qualificadas. Deste total, três foram contratadas pela Suzano e uma está em processo admissional.
Entre os novos colaboradores, está o auxiliar de produção, Élcio Borges de Campos, 35 anos. “Durante o curso, tive a oportunidade de visitar a Suzano e conhecer todas as áreas da empresa. Ao final das disciplinas, fomos entrevistados para fazer parte da Suzano e eu fui convidado a fazer parte do time”, relata o auxiliar.
Sobre o processo de adaptação, Élcio, que tem mobilidade reduzida, relata não ter tido dificuldades, uma vez que a empresa é focada na promoção de um ambiente de trabalho inclusivo. “Aqui todos estão abertos, não há separação entre diretores, gestores ou operadores, somos todos iguais. A empresa tem várias oportunidades de carreira e de crescimento profissional e pessoal. Além disso, se preocupa com todos os seus colaboradores e seus familiares. Eu indico a todos que tenham a possibilidade de participar do projeto. Só estando aqui para saber”, diz.
Após a conclusão do programa, todas as pessoas certificadas poderão participar de futuras seleções da Suzano, de acordo com a disponibilidade de vagas ofertadas pela companhia.
Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC), publicou nesta terça-feira (05) a resolução Nº 021/SEMEC/2022 convocando para realização de exames e atribuição de aulas nesta quarta-feira (06), relação de professores classificados e aprovado no Concurso Público do Município, em caráter temporário, conforme previsto no art. 100 da Lei nº 1.609/2000 para realização dos exames admissionais e atribuição de aulas.
Entre os relacionados estão professores de atendimento educacional especializado; arte; ensino fundamental; educação infantil; educação física; matemática; língua estrangeira inglês e professor no campo (ensino fundamental e língua portuguesa). A publicação encontra-se no Diário Oficial da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (ASSOMASUL), na edição nº 3066.
Os relacionados que constam no edital, perante classificação devem comparecer no Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), localizado na Avenida Eloy Chaves, 521, Centro, conforme agendamento divulgado no quarta-feira (06), no período da manhã, conforme horário agendado. As atribuições acontecem no mesmo dia, porém no período vespertino na sede da SEMEC, na Rua Alexandre Costa, (Portão Lateral – Rua Paranaíba), nº 130. Centro, fone: 3929-1472.
Todas as informações referentes ao agendamento e a atribuição estão disponíveis no site da Prefeitura, na opção Diário. Em caso de dúvidas, o candidato deve entrar em contato pelo telefone (67) 3929-1563.
Instrução Normativa com nova data foi publicada no DOU de hoje
Receita Federal prorrogou para o dia 31 de maio de 2022 o prazo final para a entrega da declaração de ajuste anual do Imposto de Renda, que tem como base os rendimentos obtidos no ano de 2021.
A nova data consta da Instrução Normativa nº 2.077, publicada no Diário Oficial da União de hoje (5). O prazo previsto anteriormente era 29 de abril.
Até o final de março, a Receita Federal contabilizava quase 6 milhões de declarações de Imposto de Renda de Pessoa Física (IPRF) entregues. A expectativa é de que 34,1 milhões sejam enviadas até o final do prazo.
De acordo com as regras, estão obrigadas a apresentar a Declaração de Ajuste Anual os cidadãos que tiveram, em 2021, rendimentos tributáveis com valor acima de R$ 28.559,70.
Auxílio emergencial
Em fevereiro, quando foram anunciadas as regras para a declaração deste ano, técnicos da Receita Federal lembraram que o auxílio emergencial, pago pelo governo para amenizar prejuízos causados pela pandemia, é considerado tributável.
Assim, se a pessoa recebeu, além do salário, o auxílio emergencial e, somando esses rendimentos tributáveis, ultrapassar o limite de R$ 28,5 mil, ela estará obrigada a apresentar declaração de IR.
No caso de rendimentos considerados “isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte”, quem recebeu valor superior a R$ 40 mil é obrigado a declarar.
Também são obrigados a declarar aqueles que, no dia 31 de dezembro de 2021, possuíam propriedade de bens ou direitos, inclusive terra nua, acima de 300 mil; e pessoas que, na atividade rural, receberam rendimentos tributáveis com valor acima de R$ 142.798,50.
Facilidades
Entre as inovações preparadas para este ano está a disponibilização da declaração pré-preenchida em larga escala para contribuintes, a partir da autenticação via contas Gov.br.
A conta Gov.br é uma identificação que comprova, por meio digital, a identidade do cidadão, de forma a dar segurança para o acesso a serviços digitais. Ela é gratuita e, tanto o cadastro como o acesso, podem ser feitos pela internet.
A declaração pré-preenchida possibilitará ao cidadão iniciar o preenchimento do documento já com diversas informações à disposição. Nela, praticamente todas informações em posse da Receita Federal serão importadas diretamente para a declaração. Entre os exemplos citados pelos auditores, durante o anúncio das regras, estão informações de rendimentos pagos por empresas e outras pessoas; despesas médicas informadas por estabelecimentos médicos; e o histórico de bens e direitos das declarações de anos anteriores.
No ano passado, foram 400 mil declarações pré-preenchidas foram apresentadas. Para este ano, a previsão é entre 3 milhões e 4 milhões.
Outra novidade é o novo formato (mais integrado) do IRPF em multiplataforma, tanto para computadores online como para dispositivos móveis. Os auditores explicaram que será possível, por exemplo, começar a declaração no celular, continuar no programa instalado no computador e finalizar na internet.
Pix
Também é novidade a possibilidade de o cidadão pagar as cotas do IR via Pix, bem como receber a restituição pelo sistema de transferências. Na prática, significa que o cidadão não precisará sair de casa para pagar seu Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF), que passará a ser impresso com códigos de barra e QR code.
Por Pedro Peduzzi – Repórter da Agência Brasil – Brasília
Sol e aumento de nuvens de manhã. Possibilidades de pancadas de chuva à tarde e à noite em Três Lagoas
O tempo firme segue predominando em grande parte de Mato Grosso do Sul. De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec/Semagro), a atuação de uma circulação anticicônica irá favorecer o tempo quente e seco.
Diferente disso, só no centro-sul do Estado, onde o avanço de uma frente fria de atuação oceânica, vai favorecer chuvas que podem ser de intensidade fraca a moderada com tempestades isoladas.
Previsão estendida do Cemtec indica que pelo menos até o dia 12 de abril, os acumulados de chuva podem ficar entre 5-125 mm, com destaque para o extremo sul do Estado.
As temperaturas seguem em elevação no Estado, e a tendência para esta terça-feira é de temperaturas médias entre 21°C e 30°C para a região sudoeste, 24°C e 34°C para região pantaneira, 23°C e 35°C para a região leste, 22°C e 32°C para norte e na capital entre 22°C e 31°C.
Com o sol predominando entre poucas nuvens os níveis de umidade relativa do ar tendem a ficar baixos, entre 20-40%, especialmente nas regiões norte e nordeste do Estado.
Confira no mapa elaborado pela equipe técnica do Cemtec/Semagro as condições de tempo e temperatura estimados para Capital e alguns municípios do Estado.
A Prefeitura de Bataguassu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde prossegue com os trabalhos de rotina em prevenção e combate à Dengue.
Segundo o coordenador municipal de Endemias, Pedro Paulo Alves Costa, as ações estão sendo executadas pelos Agentes de Combate a Endemias durante a semana e até mesmo aos sábados, com a realização de bloqueios de transmissão com inseticida em locais onde há casos confirmados da doença.
Costa lembra que a população deve auxiliar o Poder Público, mantendo os cuidados de limpeza para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. “O combate à Dengue é responsabilidade de todos. Cuidados simples e rotineiros são fundamentais para prevenir a proliferação do mosquito e precisam fazer parte do cotidiano das famílias”, comenta o coordenador.
DENGUE
A dengue é uma doença viral transmitida por mosquitos. Os principais sintomas são febre alta, fraqueza, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores no corpo e nas juntas; e manchas vermelhas pelo corpo. Nestes casos, é preciso procurar um serviço de saúde para receber as orientações e tratamento indicados.
Para combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti é orientado a população que evite deixar água parada, em qualquer época do ano, mantendo bem tampado tonéis, caixas e barris de água; caixas d’agua; acondicionar pneus em locais cobertos; remover galhos e folhas de calhas; não deixar água acumulada sobre a laje; encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana.
Além disso, é importante trocar a água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana; manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo; tampar ralos entre outras medidas que impeçam o acúmulo de água.
Para realizar a inscrição, o candidato deve acessar o site do Detran, realizar o cadastro no site e prosseguir com as informações para inscrição no ícone “CNH MS Social”
Os interessados em se beneficiar pelo programa CNH MS Social devem ficar atentos ao prazo de inscrição que segue, exclusivamente pelo site, até esta quarta-feira (6). Ao todo, serão beneficiadas cinco mil pessoas em Mato Grosso do Sul com acesso gratuito à primeira habilitação nas categorias A, B e AB.
As vagas estão divididas por município e região, sendo 1.650 para Campo Grande, 800 para Dourados e região; 300 para Naviraí e região; 300 para Três Lagoas e região; 300 para Ponta Porã e região; 250 para Paranaíba e região; 250 para municípios da região da Capital; 250 para Corumbá e Ladário; 250 para Nova Andradina e região; 250 para Aquidauana e região; 200 para Jardim e região; 200 para Coxim e região.
Lembrando que para ter acesso ao benefício, é preciso estar inscrito no CadÚnico (Cadastro Único) do Governo Federal antes de 19 de fevereiro de 2022, possuir renda per capita de até meio salário mínimo ou renda total de até dois salários mínimos, saber ler e escrever e morar no Estado há pelo menos dois anos.
Para realizar a inscrição, o candidato deve acessar o site do Detran, realizar o cadastro no site e prosseguir com as informações para inscrição no ícone “CNH MS Social”. O Detran-MS terá 30 dias para publicação da relação de candidatos aptos a serem atendidos.
Graças a união da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Educação e Cultura (SEMEC), a Campanha de Imunização contra Covid-19 para o público alvo de 5 a 11 anos de idade conseguiu um grande avanço, vacinando quase 2.290 crianças nas ações realizadas em Escolas da Rede Municipal de Ensino (REME).
Somente na primeira ação, que ocorreu de 7 a 11 de fevereiro nas escolas Professor “Ramez Tebet”, “Maria de Lourdes Lopes”, “Elaine de Sá”, Parque São Carlos e “Eufrosina Pinto”, 820 doses – entre 1ª e 2ª dose – foram aplicadas em crianças dessa faixa etária.
A segunda ação ocorreu entre os dias 02 e 04 de março, sendo que as escolas Eufrosina Pinto e Professor Ramez Tebet, além do Centro de Educação Infantil Novo Alvorada, foram utilizadas como postos de vacinação e alcançou um total de 435 imunizados (também entre 1ª e 2ª dose).
Já a terceira ação nessa parceria entre SMS e SEMEC, 10 escolas (“General Nelson”, “Elaine de Sá”, “Flausina de Assunção Marinho”, “Elson Lotti Rigo”, “Gentil Rodrigues Montalvão”, “Maria Eulália”, “Odeir Antônio”, “Olyntho Mancini”, “Presidente Médici” e “Joaquim Marques de Souza”) foram utilizadas como postos de imunização e, com isso, atingiu mais 1.033 crianças (1ª e 2ª dose). Desse modo, essas ações pontuais nas escolas conseguiram imunizar um total de 2.288 crianças.
AVANÇO DA CAMPANHA
Hoje, Três Lagoas, de acordo com o Painel Mais Saúde do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, tem uma população entre 5 e 11 anos estimada de 12.867 pessoas, sendo que dessa, 49,10% já foi vacinada ao menos com 1 dose e 5,36% com duas doses. No total, a SMS já aplicou 7.008 doses, sendo 6.318 para 1ª dose e 690 para 2ª dose.
Além disso, os professores da unidade foram para a unidade escolar trajados na cor azul – símbolo da conscientização do autismo.
A direção, coordenação pedagógica e docentes da Escola Municipal Antonio Henrique Filho promoveram na última sexta-feira (1/04), um painel em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo.
Além disso, os professores da unidade foram para a unidade escolar trajados na cor azul – símbolo da conscientização do autismo.
“Por conta do aumento da detecção de alunos com TEA, essa foi uma maneira de conscientizar os alunos sobre a importância do respeito às diferenças”, comentou o diretor William Rojas.
Segundo o diretor da unidade, seis estudantes com TEA fazem parte da Escola Municipal Antonio Henrique Filho.
DIA DO AUSTISMO O Dia Mundial do Autismo, anualmente em 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas, em 18 de Dezembro de 2007, para a conscientização acerca dessa questão. Segundo uma publicação da Revista Espaço Aberto, da USP, dados do CDC (Center of Deseases Control and Prevention), órgão ligado ao governo dos Estados Unidos, existe hoje um caso de autismo a cada 110 pessoas.
Dessa forma, estima-se que o Brasil, com seus 200 milhões de habitantes, possua cerca de 2 milhões de autistas. São mais de 300 mil ocorrências só no Estado de São Paulo. Contudo, apesar de numerosos, os milhões de brasileiros autistas ainda sofrem para encontrar tratamento adequado.
Os participantes mais bem colocados receberam medalhas, troféus e também subiram ao pódio conforme a classificação de cada etapa
Dezoito brasilandenses foram destaque no do 1º BR//MS Marathon Racing, realizado no último domingo (03), com a saída e chegada na sede da Associação Recreativa União.
A prova foi organizada pela a Associação dos Ciclistas de Brasilândia BR//MS, junto com a Federação de Ciclismo do Estado de Mato Grosso do Sul e teve o apoio da Prefeitura e Câmara Municipal de Brasilândia.
Os participantes mais bem colocados receberam medalhas, troféus e também subiram ao pódio conforme a classificação de cada etapa.
Segundo a Associação dos Ciclistas de Brasilândia BR//MS, mais de 210 ciclistas de vários estados participaram do evento esportivo e 19 inscritos de Brasilândia também estiveram presentes nas provas.
Os organizadores agradecem a todos os participantes e apoiadores do evento e também a Associação de Voluntários de Combate ao Câncer por terem aceitado a parceria para a realização do almoço.
BRASILANDENSES EM DESTAQUE
Categoria Pró Sub 40 (30 a 39 anos) 8º – Leandro dos Santos Pindaíba 11º – Rodrigo Dametto 13º – Douglas Datori
Pró Over 50 (Acima dr 50 anos) 3º– Antonio Pascoal