30.7 C
Três Lagoas
segunda-feira, 22 de junho de 2026
Início Site Página 1971

A partir desta quarta-feira (30), Ruas Duque de Caxias/Cesar Lajes Canela e Rua Elvírio Mário Mancini/ Mizael Garcia Moreira passam ser sentido único

0

Começa a valer nesta quarta-feira (30), as alterações de sentido das Ruas Duque de Caxias (Rua César Lajes Canela a partir da Rua Antônio Estevam Leal – no bairro Paranapungá) e Rua Elvírio Mário Mancini que muda para Rua Mizael Garcia Moreira, no mesmo trecho. A partir de hoje elas são sentido único.

A partir desta quarta-feira (30), Ruas Duque de Caxias/Cesar Lajes Canela e Rua Elvírio Mário Mancini/ Mizael Garcia Moreira passam ser sentido único

Durante todo o dia, os agentes de trânsito ficarão de prontidão nos locais mais críticos para orientar os condutores, informa a Prefeitura de Três Lagoas por meio da Diretoria de Trânsito, da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA).

MUDANÇA

A Rua Duque de Caxias/Cesar Lajes Canela torna-se sentido único (centro/bairro) a partir da Rua José Hamilcar Congro Bastos até a última rua do Paranapungá, sendo a R. João Martins Montalvão. Já na Rua Elvírio Mário Mancini a mudança compreende o mesmo trecho, porém, sentido bairro/centro.

Prefeitura de Bataguassu lança taxa de lixo com facilidade de pagamento em nove parcelas

0

Primeira parcela vence no dia 20 de abril

A Prefeitura de Bataguassu, através da Secretaria Municipal de Finanças e Orçamento lançou a taxa de remoção de lixo referente ao exercício de 2021.
De acordo com o secretário municipal de Finanças e Orçamento, José Carlos Zanardo, a taxa, que é antiga, é uma tarifa municipal instituída pelo Código Tributário, com objetivo de auxiliar a prestação do serviço de coleta e a destinação de lixo domiciliar executada no município.


No ano passado, por entender que a população bataguassuense passava por um momento de crise devido o estado de emergência com relação a pandemia da Covid-19, o prefeito Akira Otsubo (MDB) determinou a suspensão da cobrança da taxa de lixo. Agora, a Prefeitura de Bataguassu está facilitando a forma de pagamento em nove vezes, sem incidência de juros e multa.


A primeira parcela vence no dia 20 de abril. Para retirar o boleto para pagamento da taxa de lixo, o contribuinte deve acessar o site da Prefeitura (https://www.bataguassu.ms.gov.br/), na aba CIDADÃO/ PORTAL DO CONTRIBUINTE (http://45.182.157.6:8086/servicosweb/home.jsf).


O secretário lembra que o pagamento da taxa é importante para que a Prefeitura prossiga com a execução dos serviços de coleta, transporte e destinação correta do lixo orgânico produzido no município e que é armazenado diariamente na estação de transbordo local e posteriormente encaminhado para um aterro sanitário licenciado localizado entre os municípios de Água Clara e Três Lagoas. Todo esse processo acontece desde 2016 quando o lixão municipal foi desativado.
Para a execução dos serviços, é investido mais de R$ 2,8 milhões para a coleta, transporte e destinação de resíduos sólidos domiciliares anualmente. Só para o serviço de transporte e destinação de resíduos sólidos para o aterro sanitário, o investimento é de mais de R$ 1, 2 milhão anualmente.


Confira as datas para pagamento da taxa de remoção de lixo


20 de abril de 2022 (primeira quota / parcela)
20 de maio de 2022 (segunda quota / parcela)
20 de junho de 2022 (terceira quota / parcela)
20 de julho de 2022 (quarta quota / parcela)
22 de agosto de 2022 (quinta quota / parcela)
20 de setembro de 2022 (sexta quota / parcela)
20 de outubro de 2022 (sétima quota / parcela)
21 de novembro de 2022 (oitava quota / parcela)
20 de dezembro de 2022 (nona quota / parcela)


SERVIÇO

Para retirar o boleto para pagamento da taxa de lixo é preciso acessar o site da Prefeitura (https://www.bataguassu.ms.gov.br/), na aba CIDADÃO/ PORTAL DO CONTRIBUINTE (http://45.182.157.6:8086/servicosweb/home.jsf). No referido campo, é possível verificar todos os débitos lançados pelo município (exemplo IPTU, tava de lixo, etc) e emitir a guia para pagamento.
Em caso de dúvidas, o munícipe pode obter mais informações no SAC localizado na rua Dourados, 384, centro, ao lado do INSS.

Em caso de dúvidas, o munícipe pode obter informações no SAC localizado na rua Dourados, 384

JBS vai premiar estilistas que criarem bolsas e calçados usando couro sustentável como matéria-prima

0

Em parceria com a feira italiana Expo Riva Schuh & Gardabags, o objetivo da ação é fortalecer o conceito Kind Leather entre os profissionais de mercado

São Paulo, 30 de março de 2022 – A JBS Couros abriu inscrições para o concurso Design Kind Leather, que vai premiar profissionais criativos de moda que toparem o desafio de desenvolver produtos usando o Kind Leather, o couro mais sustentável do mercado, segundo estudo em parceria com a Asiatan. As inscrições vão até 31 de março, e a competição é aberta para designers, modelistas e estilistas profissionais do mercado.

O objetivo da JBS Couros é fortalecer o conceito Kind Leather entre os profissionais de mercado. Para participar, os interessados deverão apresentar, no ato da inscrição, o projeto de uma coleção-cápsula – com menos peças do que o padrão, tendo entre 8 e 15 produtos, todos desenvolvidos com Kind Leather. Os classificados para a próxima fase serão indicados até 31 de maio e receberão a matéria-prima para dar forma aos projetos inscritos no concurso. Os finalistas vão apresentar suas coleções em uma área de exibição exclusiva na edição deste ano da Expo Riva Schuh & Gardabags, em junho na Itália, com todas as despesas de viagem pagas pela JBS.

O concurso é realizado em parceria com a Expo Riva Schuh & Gardabags, principal feira internacional de calçados e acessórios, FotoShoe 30 Magazine (revista italiana para profissionais do comércio varejista e atacadista de calçados) e Arsutoria School (escola líder em treinamento técnico e de design para o setor de calçados e artigos de couro), marcas relevantes no universo da moda.

Ao lado da JBS Couros, as marcas pretendem estabelecer, com a primeira edição do concurso, um encontro anual com estilistas e fabricantes de calçados e bolsas para difundir os valores de sustentabilidade, reutilização de materiais e melhor gestão de recursos. 

O vencedor será conhecido em cerimônia aberta a todos os visitantes da feira, e o prêmio final inclui uma bolsa de estudos da Arsutoria. Para saber mais, acesse o link: Kind Leather Contest – Fotoshoe Magazine 

Kind Leather

Lançado em 2019, o Kind Leather conta com um processo produtivo mais eficiente e inovador, que remove logo no início do processo as partes do couro que seriam pouco aproveitadas, uma vez que esse material ainda pode ser direcionado para outras indústrias – como farmacêutica e de alimentos, transformando resíduos em matéria-prima e contribuindo de forma significativa para a sustentabilidade de toda a cadeia de valor.


Sobre a JBS Couros

A JBS criou a unidade de negócios de couros em 2009 como uma importante parte de sua estratégia para agregar valor à cadeia produtiva. A JBS Couros é a maior indústria de processamento de couros do mundo, com 21 unidades produtivas, três unidades de corte, cinco centros de distribuição, três showrooms e quatro escritórios comerciais, em quatro continentes. Atualmente, a empresa conta com cerca de 7 mil colaboradores em todo o mundo e produz couros nos estágios wet blue, semiacabado e acabado para os setores automotivo, moveleiro, de calçados e artefatos. Nas linhas de processamento de couros, os procedimentos claros e padronizados, aliados a investimentos constantes em tecnologia e capacitação, fazem da JBS Couros uma das empresas mais modernas do mundo, transformando materiais orgânicos em produtos nobres e de qualidade, amplamente usados nas indústrias globais.


Cleidi Hennes – Consultora de Comunicação

PM de Ribas do Rio Pardo “estoura boca de fumo” e prende 3 envolvidos

0

Estima-se que a ação policial causou um prejuízo de cerca de 30 mil reais aos traficantes 

Na tarde de ontem, terça-feira, 29, a Polícia Militar recebeu uma denúncia anônima que havia um homem vendendo droga em frente à sua casa no bairro Santo André.

De posse das informações, uma guarnição PM realizou rondas nas proximidades e avistaram um indivíduo suspeito com as mesmas características da denúncia e ele ao ver a viatura policial empreendeu fuga.

PM de Ribas do Rio Pardo "estoura boca de fumo" e prende 3 envolvidos

Imediatamente dois policiais militares desembarcaram da viatura e iniciaram a perseguição do suspeito, o qual correu para um quarto nos fundos da casa do seu irmão, sendo encurralado pelos militares.

Com o autor foram encontrados “trouxinhas” e “pinos” com substância análoga a cocaína e mais de R$ 600 em espécie.

Durante as diligências na casa, outros dois homens apareceram, surpreendendo a equipe policial, que imediatamente procedeu a abordagem dos mesmos, sendo encontrado com eles grande quantidade de droga análoga a cocaína, cerca de quase meio quilo, uma balança de precisão, um pedaço de substância análoga a pasta base e um pacote com centenas de embalagens tipo “pino” para fracionamento da droga para posterior revenda.

Diante dos fatos, os autores foram presos por tráfico e associação para o tráfico de drogas e encaminhados à delegacia.

Estima-se que a ação policial causou um prejuízo de cerca de 30 mil reais aos traficantes e acredita-se que tal resultado se resume no fechamento de uma das “bocas de fumo” mais ativas da cidade.

Primeira Dama e Secretária de Assistência Social discutem implantação de Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres

0

A implantação de uma Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres em Três Lagoas está a cada dia mais perto de se tornar realidade. Nesta semana, a Secretária Municipal de Assistência Social, Vera Helena Arsioli Pinho, acompanhada da primeira-dama Leide Dayane Franco Ferreira, reuniu-se com os representantes do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul para discutir a introdução deste serviço no Município.

Primeira Dama e Secretária de Assistência Social discutem implantação de Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres

Um dos principais objetivos da Coordenadoria Municipal é a promoção dos direitos das mulheres e a luta contra a violência doméstica, um movimento que vem ganhando força nas ruas e que aos poucos vai tomando o seu lugar nas políticas públicas.

A Secretária Vera Helena ressaltou que “desde 2017, quando assumiu a gestão, trabalha com planejamento de ações efetivas em busca da emancipação humana e social.


E a implantação da Coordenadoria será uma grande conquista, otimizando o trabalho em rede e o trabalho já desenvolvido pelo CRAM (Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher Vítima de Violência) reinaugurado em março de 2020”.

Participaram do encontro com a secretária e a primeira dama os representantes do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Sérgio de Paula (Casa Civil), Eduardo Rocha (Sec. de Governo e Gestão Estratégica), Luciana Azambuja Roca, Subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres e a Diretora de Enfrentamento à Violência da SPPM, Melânia Araújo Pandolfi.

IPTU 2022 vence dia 11 de abril e Prefeitura de Bataguassu oferece desconto de 50% para pagamento à vista

0

Carnês já estão sendo distribuídos pelos Correios; Contribuintes também podem emitir guias via internet

Vence no dia 11 de abril, o prazo para o pagamento à vista (cota única) do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) exercício de 2022 de Bataguassu. Os contribuintes que optarem por essa modalidade terão o benefício do desconto de 50% no valor do tributo.


Para os contribuintes que optarem pelo pagamento em seis parcelas mensais iguais, de abril a setembro, a primeira parcela também vence dia 11 de abril, com desconto de 20% no pagamento.


Segundo o secretário municipal de Finanças e Orçamento, José Carlos Zanardo, os carnês do IPTU já estão sendo entregues nas residências pelos Correios, porém, caso algum cidadão não tenha recebido o seu, é possível emitir a guia para pagamento através do site da Prefeitura www.bataguassu.ms.gov.br, na aba CIDADÃO/ PORTAL DO CONTRIBUINTE.


Segundo o prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB), o pagamento do IPTU é importante já que os recursos arrecadados são revertidos em melhorias para a população. “Oferecemos essas facilidades para que o contribuinte possa quitar seu imposto lembrando que o pagamento é de extrema importância para que a administração municipal possa realizar investimentos que visam à melhoria substancial da qualidade de vida de toda a nossa população”, destacou Akira.
O tributo municipal poderá ser pago nas instituições bancárias conveniadas: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Casas Lotéricas.


Confira o calendário de pagamentos:

PAGAMENTO À VISTA (COTA ÚNICA): 11/04/2022 com desconto de 50%
PARCELA 1: 11/04/2022 com desconto de 20%
PARCELA 2: 10/05/22 com desconto de 20%
PARCELA 3: 10/06/2022 com desconto de 20%
PARCELA 4: 11/07/2022 com desconto de 20%
PARCELA 5: 10/08/2022 com desconto de 20%
PARCELA 6: 12/09/2022 com desconto de 20%

Uso da Bandeira 2 para os serviços de táxis no em Três Lagoas é autorizado

0

A partir de sexta-feira, dia 01º, está autorizado o uso da Bandeira 2, para os serviços de táxis em Três Lagoas. O decreto que permite a modalidade foi publicado nesta terça-feira (29), no Diário Oficial Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (ASSOMASUL).

Agora fica autorizado o uso da Bandeira 2, em qualquer horário do dia (diurno e noturno), pelos taxistas legalmente cadastrados junto ao Município, pelo o período de seis meses, sendo entre 1º de abril a 30 de setembro de 2022.

Entre os motivos que fundamentaram a mudança está a falta de atualização do sistema que faz referência para o valor do serviço, o taxímetro, utilizado pelos taxistas do município de Três Lagoas, teve sua última atualização tarifária em 2009, conforme Decreto Municipal nº 058/2012.

O dispositivo também necessita de assistência técnica para programação do Chip Codificado, dispositivo responsável pelo equacionamento dos valores da corrida, o que significa dizer que, mesmo elevando os valores atualmente fixados pelo Município, o dispositivo atual, da forma que se encontra, não receberia as novas alterações tarifárias.

Na semana passada, dia 22, os representantes da Associação dos Taxistas de Três Lagoas reuniram-se com o prefeito Angelo Guerreiro e solicitaram o apoio da Administração Municipal para solucionar este impasse, com a autorização do uso da Bandeira 2, como caráter paliativo, até o prazo necessário à regularização e modernização dos aparelhos, sem prejudicar a prestação do serviço de transporte de passageiros na cidade.

Caixa paga Auxílio Brasil a beneficiários com NIS final 9

0

Valor mínimo para cada família é R$ 400

A Caixa Econômica Federal paga hoje (30) a parcela de fevereiro do Auxílio Brasil aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 9. O valor mínimo do benefício é R$ 400. As datas seguem o modelo do Bolsa Família, que pagava nos dez últimos dias úteis do mês.Caixa paga Auxílio Brasil a beneficiários com NIS final 9Caixa paga Auxílio Brasil a beneficiários com NIS final 9

O beneficiário pode consultar informações sobre datas de pagamento, valor do benefício e composição das parcelas em dois aplicativos: Auxílio Brasil, desenvolvido para o programa social, e Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco..

Atualmente, 17,5 milhões de famílias são atendidas pelo programa. No início do ano, 3 milhões foram incluídas.

A lei que criou o programa definiu que mulher responsável pela família tem preferência, assim como vítimas de violência doméstica.

Benefícios básicos

O Auxílio Brasil tem três benefícios básicos e seis suplementares, que podem ser adicionados caso o beneficiário consiga emprego ou tenha filho que se destaque em competições esportivas, ou científicas e acadêmicas.

Podem receber o benefício famílias com renda per capita até R$ 100, consideradas em situação de extrema pobreza, e até R$ 200, em condição de pobreza.

Agência Brasil elaborou guia de perguntas e respostas sobre o Auxílio Brasil. Entre as dúvidas que o beneficiário pode tirar estão critérios para integrar o programa social, nove tipos diferentes de benefícios e o que aconteceu com o Bolsa Família e o auxílio emergencial, que vigoraram até outubro do ano passado.

Neste mês, não há pagamento do Auxílio Gás, que beneficia 5,5 milhões de famílias até o fim de 2026. O benefício, que equivale a 50% do preço médio do botijão de 13 quilos, só é pago a cada dois meses e retornará em abril.

 Por Agência Brasil – Brasília

PF deflagra Operação Arcabuz em MS

0

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão na cidade de Rio Verde de Mato Grosso/MS e região.

Na manhã desta quarta-feira, (30), a Polícia Federal deflagrou a Operação Arcabuz com o objetivo de apurar a prática do crime de posse irregular de armas de fogo sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar.

As apurações identificaram que o investigado, detentor de certificado de registro de colecionador, caçador e atirador – CAC, estava ostentando nas redes sociais armas de fogos que não possuíam registro ou permissão de posse, infringindo o art. 16 da Lei nº 10.826/2003.

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão na cidade de Rio Verde de Mato Grosso/MS e região.

O nome da operação Arcabuz tem origem etimológica da palavra francesa arquebuse para denominar antiga arma de fogo portátil, espécie de bacamarte e, ainda, vulgarmente chamada de espingarda nas crônicas portuguesas do século XVI.

PF deflagra Operação Arcabuz em MS

Mudanças à vista: frente fria e massa de ar polar mudam o clima em Mato Grosso do Sul

0

Quarta-feira com sol e aumento de nuvens de manhã, com possiblidade de pancadas de chuva à tarde e à noite em Três Lagoas

O tempo começa a mudar a partir desta quarta-feira (30) deixando o clima agradável em todas as regiões de Mato Grosso do Sul. O avanço de uma nova frente fria, seguida de uma intensa massa de ar frio vai provocar chuvas fortes e derrubar as temperaturas em algumas áreas do Estado. 

A temperatura até se eleva e faz calor ao longo desta quarta-feira (29), mas as mudanças devem começar a partir da tarde e noite com chuvas intensas, principalmente nas regiões sul, oeste e nordeste do Estado. 

Previsão do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima, indica que a frente fria irá favorecer a ocorrência de chuvas de intensidade moderada a localmente fortes e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento. 

Além da frente fria, as instabilidades ocorrem devido ao transporte de umidade pelo Jato de Baixos níveis, que é definido como uma região de ventos relativamente intensos na baixa atmosfera. Os modelos de previsão analisados pelo Cemtec indicam acumulados de chuvas com valores acima de 30 mm por dia. 

Mudanças à vista: frente fria e massa de ar polar mudam o clima em Mato Grosso do Sul

Na quinta-feira (30) de manhã o frio já será sentido em alguns municípios do Estado. “Na quinta e sexta-feira, devido a passagem da frente fria, são esperadas temperaturas mínimas entre 13/14º na região sudoeste, entre 15/16ºC na região pantaneira, entre 20/21ºC na região leste, 18/20º na região norte  e na capital entre 17/18ºC. As temperaturas mínimas podem ser as mais baixas do ano no Estado”, destaca a coordenadora do Cemtec, Valesca Fernandes. 

Confira no mapa elaborado pela equipe Cemtec as condições de tempo e temperatura estimados para esta quarta-feira na Capital e alguns municípios do Estado.  

Mudanças à vista: frente fria e massa de ar polar mudam o clima em Mato Grosso do Sul

Mireli Obando, Subcom

Foto: Ricardo Ojeda

Autores de furto no Jardim das Américas são identificados e itens recuperados em Três Lagoas

0

Entre os criminosos, um adolescente de 16 anos

Policias civis identificaram, na manhã de hoje (29), os autores de um furto a uma residência localizada na Rua Estados Unidos, Bairro Jardim das Américas, em Três Lagoas

Os autores foram identificados como J.V.N.D.O, 19 anos, R.D.M, 19 anos, J.H.D.A.A, 19 anos e N.F.A.S.B, 16 anos.

O crime ocorreu na madrugada do dia 6 deste mês e contou com informações privilegiadas repassadas pelo adolescente infrator N.F.A.S, conhecido da vítima.

O adolescente sabia que a vítima iria viajar naquele final de semana e orquestrou toda ação criminosa.

Os larápios ficaram no interior da residência da vítima por um período de 4 horas e levaram do local, 4 televisores (01 de 55 polegadas ainda na caixa e 03 de 42 polegadas), notebook, computador e monitor, caixa de som, 02 ares condicionados; 01 ventilador; perfumes;

Durante a ação criminosa, os autores utilizaram um veículo saveiro para o transporte dos objetos furtados até a residência de  J.V.N.D.O, 19 anos, no bairro Nova Três Lagoas-MS, local onde fizeram a divisão do produto do furto.

Após o crime, a polícia civil foi acionada e desde de então vem realizando diligências para identificar os autores e recuperar os bens da vítima.

Os televisores foram localizados e apreendidos na data de ontem, sendo que um deles estava ainda na caixa.

Um dos aparelhos de ar condicionado furtados e o televisor de 42 polegadas foram apreendidos instalados na casa do autor J.V.N.D.O.

O outro ar condicionado foi vendido pelo adolescente a um indivíduo que trabalha no ramo de instalação de ar condicionados. Tal indivíduo foi identificado e se comprometeu em ressarcir o prejuízo da vítima.

Já o computador e monitor foram apreendidos em uma loja de compra e venda de aparelhos eletrônicos no bairro Vila Nova. O proprietário responderá pelo crime de receptação.

Os perfumes e o ventilador foram apreendidos na residência do adolescente.

Os investigados confessaram a pratica criminosa e responderão pelo crime de furto qualificado com pena de 08 anos de reclusão. já os receptadores responderão pelo crime de receptação com pena de 4 anos.

Autores de furto no Jardim das Américas são identificados e itens recuperados em Três Lagoas
Televisor recuperado ainda na caixa
Autores de furto no Jardim das Américas são identificados e itens recuperados em Três Lagoas
Ar condicionado instalado na casa de um dos autores
Autores de furto no Jardim das Américas são identificados e itens recuperados em Três Lagoas

De Bataguassu, jovem procura policial que fez parto em rodovia entre Nova Casa Verde e Nova Andradina em 2001

0

Ela nasceu prematura, em um trecho na rodovia MS-134, entre o Distrito de Nova Casa Verde e a cidade de Nova Andradina,

A jovem Katieli Miranda Silva, 20 anos, residente no Assentamento Aldeia, em Bataguassu, está à procura do policial que a ajudou a vir ao mundo.

Ela nasceu prematura, em um trecho na rodovia MS-134, entre o Distrito de Nova Casa Verde e a cidade de Nova Andradina, na tarde do dia 14 de novembro de 2001 e esse policial foi quem fez o parto.

Conforme o site Nova News, Katiele que é órfã de mãe desde 2011, disse que tem o desejo de conhecer este agente de segurança e agradecer pelo que fez, porém, a família não sabe seu nome e nem ao certo a qual instituição ele pertence.

Segundo a avó de Katiele, Noêmia Francisca da Silva, no dia do fato, sua filha, Raquel Fagundes da Silva, residente no Assentamento Santa Clara, também em Bataguassu, que estava gestante de sete meses, começou a passar mal.

O pai de Katiele, Jaime Miranda, foi até o sítio de um vizinho para ver se ele poderia transportá-la até Nova Andradina, que é a cidade mais próxima, embora a moradia ficasse em território pertencente a Bataguassu, mas o carro do amigo não funcionou.

Desesperado, Jaime foi até a estrada e conseguiu interceptar um homem em uma caminhonete que trabalhava na coleta de tambores de leite das propriedades rurais daquela região.

O leiteiro disse que não poderia fazer o transporte de Raquel devido ao fato de sua caminhonete estar com os documentos em atraso, porém, diante das circunstâncias urgentes e da insistência de Jaime, ele aceitou ajudar.

Jaime e Raquel então embarcaram na caminhonete do leiteiro e partiram rumo a Nova Andradina, sendo que, a certa distância da cidade, eles se depararam com uma barreira policial.

Ali, Raquel começou a sentir-se pior, gritando de dor e um dos policiais que integravam a barreira, ao perceber a situação e verificar que a mulher estava em trabalho de parto, decidiu ajudar.

Katiele nasceu ali mesmo, à margem da MS-134, entre Nova Casa Verde e Nova Andradina, fato que, inclusive, consta em seu registro de nascimento.

Após a criança nascer, uma mulher que passava pelo local de carro se prontificou a levá-los de forma mais confortável até o antigo Hospital Santa Helena, em Nova Andradina, onde mãe e filha foram atendidas.

Em 2011, quando Katiele tinha oito anos, sua mãe Raquel faleceu devido a problemas de saúde, mas ela diz que desde suas primeiras memórias de infância lhe é contada a história de que ela nasceu na rodovia e, mais recentemente, brotou na jovem o desejo de conhecer o policial que ajudou no seu parto.

Ela disse que pelos relatos da família não é possível saber se a referida barreira no dia do seu nascimento era realizada pela Polícia Militar Rodoviária, Polícia Militar Ambiental, Polícia Militar, Polícia Civil ou outra força de segurança, uma vez que, todas elas, dentro de suas atribuições e dependendo das operações realizadas.

Informações sobre essa barreira policial realizada na tarde de 14/11/2001 e que resultou no fato inusitado de um policial realizando um parto na rodovia MS-134, entre Nova Casa Verde de Nova Andradina, e que possam levar à identificação e localização do agente de segurança que ajudou Katiele e vir ao mundo podem ser repassadas pelo WhatsApp (67) 9 9693-7097.

“Todo mundo tem sonhos e um dos meus sonhos, no momento, é saber quem é esse policial. Saber se ele se lembra desse dia, se ele tem algo a me contar… Tenho esperança de que vou conseguir”, finaliza Katiele.

Briga com usuários termina com homem esfaqueado em Três Lagoas

0

Homem foi atingido no mamilo, saiu correndo e pediu para uma moradora acionar a Polícia Militar

Homem de 53 anos foi esfaqueado após discutir com usuários de droga, na madrugada desta terça-feira (29), em uma praça na Rua Rosário Congro, no Centro, em Três Lagoas.

Conforme boletim de ocorrência, a vítima disse que foi agredida por dois homens e uma mulher. Ele afirma que não sabe qual dos três sacou uma faca e desferiu um golpe. 

O homem foi atingido no mamilo, saiu correndo e pediu para uma moradora acionar a Polícia Militar. 

O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) também foi acionado e encaminhou a vítima para o Hospital Auxiliadora. 

O caso foi registrado na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário).

Vereadores formam Comissão de Ética em Três Lagoas

0

A Comissão de Ética foi formada pelos membros: Charlene Bortoleto (PDT), Doutor Paulo Veron (SOLIDARIEDADE), Evalda Reis (MDB), Sargento Rodrigues (UNIÃO BRASIL) e Silverado (PSDB)

Durante a 7ª sessão ordinária, realizada na manhã desta terça-feira (29), os vereadores elegeram os membros que irão formar a Comissão de Ética. No momento Tribuna Livre, receberam o advogado Tiago Martinho, presidente da Ordem dos Advogados (OAB), subseção Três Lagoas, e Lucas Alexandre de Moura Bocato, representante da União Três-Lagoense por Moradia Popular (UTMP). Na Ordem do Dia, os parlamentares analisaram 18 projetos que estavam na pauta, aprovando cinco e encaminhando os demais para as comissões permanentes emitirem parecer.

A Comissão de Ética foi formada pelos membros: Charlene Bortoleto (PDT), Doutor Paulo Veron (SOLIDARIEDADE), Evalda Reis (MDB), Sargento Rodrigues (UNIÃO BRASIL) e Silverado (PSDB). Os membros deverão se reunir e apresentar na próxima sessão ordinária quem será o presidente e relator.

Tribuna Livre

O representante da OAB usou a tribuna para falar sobre o projeto de decreto legislativo nº01, de 23 de março de 2022. Este projeto, que foi um dos aprovados durante a sessão, altera os requisitos para escolha dos advogados a receberam a medalha “Mérito à Ordem”, honraria entregue anualmente pelos vereadores. “Essa alteração valoriza ainda mais a nossa profissão, melhorando e dando mais segurança para quem está escolhendo o homenageado”, ressaltou Tiago Martinho.

Falando sobre vulnerabilidade social e habitação, Bocato da UTMP usou a tribuna para “reivindicar o óbvio: em seis anos o poder executivo não investiu nada em habitação social. O orçamento aprovado para esse ano é de 125 mil. Um orçamento aprovado sem discussão, sendo que são aproximadamente dez mil família na lista de espera”, apresentou. O representante encerrou com um texto sobre esperança e um apelo: “que os moradores das ocupações sejam tratados como humanos”.

Ordem do Dia

Na Ordem do Dia, momento em que os vereadores discutem e votam as matérias em pautas, apreciaram 18 projetos, aprovando cinco:

– Projeto de lei nº85, de 12 de agosto de 2021: “determina a inclusão nos sites da prefeitura, e da câmara municipal de Três Lagoas, da relação de serviços de proteção à mulher vítima de violência”. (autoria: Sayuri Baez)

– Projeto de lei nº90, de 19 de agosto de 2021: “determina a inclusão nos sites da prefeitura, e da câmara municipal de Três Lagoas, de banner com link para encaminhamento direto de informações e canais de combate e denúncia ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes”.  (autoria: Sayuri Baez)

– Projeto de lei nº92, de 24 de agosto de 2021: “torna de utilidade pública o Projeto Social Escola de Futebol Santo André, Três Lagoas Cidade das Águas (3TLCA)”. (autoria: Tonhão)

– Projeto de lei nº08, de 18 de fevereiro de 2022: “dispõe sobre a criação da Central Virtual para a Adoção de Cães e Gatos junto ao site oficial e redes sociais do município de Três Lagoas”. (autoria: André Bittencourt)

– Projeto de Decreto Legislativo nº01, de 23 de março de 2022: “altera e acrescenta dispositivos ao art. 2º do Decreto Legislativo nº04, de 07 de outubro de 2014, mantendo as demais disposições legais, criação da medalha “mérito à ordem” e o respectivo “diploma de medalha”, título este a ser concedido aos advogados devidamente inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), na subseção de Três Lagoas e seccional do Mato Grosso do Sul, que se destacarem no âmbito do exercício da advocacia e dá outras providências”. (autoria: Marcus Bazé)

Indicações e requerimentos

Os requerimentos foram votados e aprovados em bloco. E cada vereador apresentou suas indicações:

Dr. Issam Fares Junior indicou vacinação de idosos em casa; Britão do Povão indicou recapeamento e reparo em bueiro; Dr. Cassiano Maia indicou melhorias em infraestrutura; Sirlene pediu melhorias em infraestrutura na cidade;

Davis Martinelli indicou limpeza no Cinturão Verde e patrolamento; Marisa Rocha indicou encascalhamento e atenção a terrenos baldios; Marcus Bazé indicou melhorias em infraestrutura e trânsito; Silverado indicou redutor e encascalhamento;

Sargento Rodrigues indicou faixa de pedestre, recapeamento e asfalto; Evalda Reis indicou redutor, iluminação em estádio e construção de vestiários; Dr. Paulo Veron indicou pavimentação e recapeamentos; André Bittencourt indicou melhorias nas praças recém-inauguradas e no Cinturão Verde;

Professor Negu Breno indicou reforma de parquinho e melhorias em infraestrutura; Charlene Bortoleto indicou arborização, revitalização de escola, limpeza de quadra e iluminação alusiva ao Abril Laranja; Sayuri Baez indicou ônibus para o Balneário e área de descanso para Caminhoneiros; e Jorginho do Gás indicou alambrado no campo da Vila Zuque.

Três Lagoas fecha mês de fevereiro com saldo positivo na geração de empregos

0

Cidade ficou atrás apenas de Campo Grande e Dourados

A economia de Mato Grosso do Sul confirma o ritmo de crescimento com a geração de mais 7.316 novos empregos em fevereiro, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nessa terça-feira (29) pelo Ministério do Trabalho e Emprego, bem acima do registrado no mês anterior: 3.483.

Conforme divulgado, a cidade de Três Lagoas se destacou como a terceira que mais contratou.

Campo Grande concentra o maior número de novos empregados (2.794), seguido de Dourados com 1.302, Três Lagoas com 1.057, Ribas do Rio Pardo com 695, Rio Brilhante com 420, Chapadão do Sul com 413, Ponta Porã com 381, Agua Clara com 263 e São Gabriel do Oeste com 240.

O setor que mais contratou no Estado foi o de Serviços, representando quase metade de todas as novas vagas geradas: 3.305.

Com relação a janeiro, quando foram geradas 3.483 vagas, o número de novas contratações mais que dobrou, gerando um saldo acumulado no ano de mais 10.792 empregos com carteira assinada. O secretário da Semagro, Jaime Verruck, pondera que, tradicionalmente, o mês de fevereiro apresenta uma reação positiva no mercado de trabalho pela combinação de alguns fatores.

“No setor de Serviços, temos o início do ano letivo e a consequente contratação de professores e administrativos nas escolas, tanto que o subsetor da Educação foi o que teve a maior variação, com 828 novas vagas abertas. Também no setor da Agropecuária há um incremento importante devido à safra. Veja que na Agropecuária foram criados 1.951 empregos, sendo que o subsetor de Transportes responde por 389 vagas. Na maior parte são motoristas contratados para o transporte da safra”.

A Construção Civil também teve incremento considerável em fevereiro, com 934 novas vagas.

No acumulado dos últimos 12 meses, Mato Grosso do Sul apresenta um saldo positivo de 37,5 mil empregos formais, com destaque para o setor de Serviços (14.720), seguido do Comércio (9.378 vagas) e pela Construção Civil, com 4.195 vagas.

Inscrições para as oficinas gratuitas da diretoria de cultura vão até segunda-feira em Três Lagoas

0

As Oficinas são destinadas às crianças, adolescentes e adultos que tenham interesse em iniciar nas atividades culturais, conforme faixa etária exigida em cada oficina

Ainda restam vagas para as Oficinas oferecidas pela Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC) através da Diretoria de Cultura, para aulas gratuitas de dança, música, teatro, fotografia e desenho.

As Oficinas são destinadas à crianças, adolescentes e adultos que tenham interesse em iniciar nas atividades culturais, conforme faixa etária exigida em cada oficina. As aulas são nos períodos matutino, vespertino e noturno e iniciam conforme preenchimento de cada turma, confira as informações abaixo:

INSCRIÇÕES

As inscrições vão até o dia 04 de abril (segunda-feira). Para realizar a matrícula o aluno ou responsável deve procurar a Diretoria de Cultura, localizada na Av. Rosário Congro, nº 560 – Centro, em frente à Praça Ramez Tebet, antiga Estação Ferroviária, das 07h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00, portanto a cópia dos seguintes documentos: do aluno (RG e CPF ou Certidão de Nascimento), documento do responsável (RG e CPF ou CNH) e comprovante de residência.  Mais informações como datas das aulas e horários disponíveis, pelo telefone (67) 3929-9984.

OFICINA DE DANÇA

Ballet Clássico

04 a 05 anos –  Matutino e Vespertino

06 a 08 anos – Matutino e Vespertino

08 a 11 anos – Matutino e Vespertino

Dança do Ventre

03 a 05 anos – Matutino e Vespertino

06 a 08 anos – Matutino e Vespertino

10 a 14 anos – Matutino e Vespertino

OFICINA DE DESENHO

A partir de 8 anos – Matutino e Vespertino

A partir de 8 anos – Matutino e Vespertino

OFICINA DE MÚSICA     

Canto Coral Infanto Juvenil

A partir de 08 anos – Matutino e Vespertino

Contrabaixo acústico 

A partir de 10 anos – Agendado conforme disponibilidade de agenda

Violão Erudito          

A partir de 10 anos – Matutino e Vespertino

Violino          

A partir de 10 anos – Matutino e Vespertino

Violoncelo

A partir de 10 anos – Matutino e Vespertino

Ukulele          

A partir de 08 anos – Matutino e Vespertino

OFICINA DE TEATRO

09 a 14 anos – Matutino e Vespertino

15 a 18 anos  – Vespertino

A partir dos 16 anos – Noturno

OFICINA DE FOTOGRAFIA

A partir dos 16 anos –  Noturno (Para participar é necessário ter máquina fotográfica)

TSE emitiu título de eleitor para 850 mil jovens até 21 de março

0

Jovens entre 15 e 18 anos podem tirar o 1º título e votar em outubro

O número de jovens entre 15 e 18 anos que tiraram o primeiro título de eleitor até 21 de março foi de 854.685, informou hoje (29) o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O prazo para emitir o documento e estar apto a votar nas eleições de outubro segue até 4 de maio. O procedimento pode ser feito inteiramente online.TSE emitiu título de eleitor para 850 mil jovens até 21 de março

As novas emissões ocorrem em meio a uma campanha de mobilização promovida pela Justiça Eleitoral nas redes sociais, que contou com a adesão de diversas personalidades, incluindo artistas nacionais como Anitta, Zeca Pagodinho, Whindersson Nunes, Juliette e também internacionais, como o ator norte-americano Mark Ruffalo.

A mobilização ocorreu após a Justiça Eleitoral identificar o menor nível de participação de adolescentes no processo eleitoral dos últimos 30 anos. De acordo com as estatísticas oficias, até janeiro deste ano o TSE registrava, no total, pouco mais de 730 mil títulos emitidos para jovens de 15 a 17 anos de idade, cujo voto é facultativo.

O menor nível de participação de adolescentes já registrado ocorreu nas eleições municipais de 2020, quando a emissão do título de eleitor caiu drasticamente para essa faixa etária e apenas 992 mil jovens tinham o documento no dia da votação. Quatro anos antes, em 2016, o número era de 2,3 milhões.

Na última eleição presidencial, em 2018, 1,4 milhão de jovens entre 15 e 17 anos tinham o título, menor nível para as eleições gerais desde 1992, quando mais de 3,2 milhões de jovens estiveram aptos a votar.

Prefeito envia cinco projetos de lei para Câmara em Ribas do Rio Pardo

0

Projetos foram encaminhados e serão votados

O prefeito João Alfredo (Psol) protocolou mais cinco projetos de lei na Câmara Municipal de Ribas do Rio Pardo. Uma das matérias atende à indicação de Anderson Arry (PSDB) para proibir a nomeação de pedófilos no Executivo. As demais tratam de renovação de parceria com asilo, suprimento de fundos e doações de terrenos.

PL 18/22

A Lei 1.192/21, de autoria de Anderson Arry (PSDB), já impede a nomeação de pedófilos no Legislativo. O PL estende a vedação ao Executivo, atendendo a solicitação do vereador.

PL 19/22

Aditiva a parceria com o Lar do Idoso Paulo de Tarso, em Selvíria, para lá manter idosos de Ribas do Rio Pardo com 60 anos ou mais que estejam em situação de abandono ou sem condições de prover a própria subsistência.

O último contrato, encerrado em dezembro de 2021, previa o envio de até R$11 mil mensais para a manutenção de quatro idosos rio-pardenses internados na unidade. O PL eleva o valor para R$14.544 por mês, até abril de 2023, a serem gastos para satisfazer as necessidades de moradia, alimentação, higiene, saúde e convivência social.

PL 20/22

Institui o Suprimento de Fundos, regime para adiantamento de verba a servidor público para atender gastos com viagens e serviços especiais, despesas de pequeno vulto e outras extraordinárias ou eventuais autorizadas pelo prefeito.

“A presente Lei busca garantir o constante aprimoramento dos processos de trabalho no âmbito do Poder Executivo Municipal, com vistas a promover agilidade, controle, transparência e modernidade na gestão dos recursos públicos municipais, o que já acontece em várias Prefeituras do País”, justifica o chefe do Executivo.

O PL veda a concessão de suprimentos para despesas que sejam passíveis de previsão por sua natureza e impõe juros de 1% ao mês mais atualização monetária pelo IGP-M para servidor que não prestar contas corretamente dos valores recebidos.

PL 21/22

Autoriza doação de terreno de 300m², de nº 32, quadra 28A, da Rua João Fontebassi, Parque Estoril, para Tatiane Devani Portela. O prefeito alega que o objetivo é regularizar a moradia.

PL 22/22

Autoriza doação de terreno de 360m², de nº 14, quadra 7, da Rua Teófilo Messias, 82, Vila São Francisco a Cleusa da Silva Oliveira. O prefeito alega que o objetivo é regularizar a moradia.

Proposições

Clique aqui e confira os PL’s na íntegra

Tereza Cristina se despede como Ministra e exalta Bolsonaro em MS

0

Ministra se emocionou e foi elogiada por Bolsonaro

A visita de Tereza Cristina, com o presidente Jair Bolsonaro, em Ponta Porã, nesta terça-feira (29), foi a última agenda pública como ministra da Agricultura, no estado.

Tereza deixa o cargo para concorrer ao Senada por Mato Grosso do Sul.  Ela vai deixar o cargo para concorrer ao Senado por MS. 

A ministra da Agricultura se emocionou e ganhou um abraço de Bolsonaro enquanto discursava.  Ela lembrou do orgulho de ser chamada a comandar o Ministério da Agricultura. 

‘’Muito obrigado pelo convite, presidente. Você me conhecia pouco, mas confiou em mim o trabalho. Achei que você era meio maluco quando me convidou’’, brincou Cristina. 

No discurso, Bolsonaro lembrou da dedicação da ministra e que todo chefe de executivo tem os ministros para ajudar as dificuldades.  O último dia de trabalho da ministra será nesta quarta-feira (30). 

Com apoio da Prefeitura, Corpo de Bombeiros promove formatura do 6º CMAUT em Bataguassu

0

Curso foi realizado no período de 4 de fevereiro a 25 de março

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) realizou na segunda-feira, dia 28 de março, às 10 horas (horário de Brasília), a formatura dos participantes do 6º Curso de Mergulho Autônomo de Resgate (CMAUT).

A solenidade foi realizada na sede do 17º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente, em Bataguassu e foi presidida pelo Cel Huesley, chefe do Estado-Maior Geral do CBMMS.

De acordo com o comandante do 17º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente de Bataguassu, capitão Bruno Vilela, o curso foi realizado no período de 4 de fevereiro a 25 de março e contou com apoio da Prefeitura, que concedeu auxílio financeiro em favor do Corpo de Bombeiros para custear alimentação dos alunos e instrutores no período do curso.

O CMAUT 2022 teve duração total de 7 semanas (305 horas/aula) e do total de 22 alunos inscritos, 12 bombeiros concluíram o curso, sendo 10 integrantes do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul incluindo a primeira mulher mergulhadora integrante do Corpo de Bombeiros do Estado; e dois integrantes do Corpo de Bombeiros do Estado de Rondônia.

As aulas foram divididas em 20 matérias, incluindo estágio e operações.
Com a conclusão do curso, o especialista em mergulho autônomo está apto a realizar com excelência o atendimento de ocorrências envolvendo prevenção, busca submersa em geral além de outras atividades que envolvam o meio aquático bem como ministrar instruções referentes aos conteúdos ministrados.

Devido agenda em Brasília, o prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB) não pode comparecer no evento. A secretária municipal de Assistência Social, Suely Otsubo esteve representando-o na ocasião e parabenizou todos os formandos.

Estiveram presentes na formatura, TC Tatiane, chefe da BM-3; TC Bruno, diretor de ensino, instrução, pesquisa e capitão Teixeira, chefe da BM-4; a vereadora Eliane de Oliveira Souza (PSDB); os secretários municipais de Educação, Regina Duarte de Barros Dovale; de Desenvolvimento Econômico, Urbano e Rural, Mário Miguel; de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, João Carlos Kotai além de coordenadores e demais militares.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.