30.7 C
Três Lagoas
segunda-feira, 22 de junho de 2026
Início Site Página 1972

Mudanças à vista: frente fria e massa de ar polar mudam o clima em Mato Grosso do Sul

0

Quarta-feira com sol e aumento de nuvens de manhã, com possiblidade de pancadas de chuva à tarde e à noite em Três Lagoas

O tempo começa a mudar a partir desta quarta-feira (30) deixando o clima agradável em todas as regiões de Mato Grosso do Sul. O avanço de uma nova frente fria, seguida de uma intensa massa de ar frio vai provocar chuvas fortes e derrubar as temperaturas em algumas áreas do Estado. 

A temperatura até se eleva e faz calor ao longo desta quarta-feira (29), mas as mudanças devem começar a partir da tarde e noite com chuvas intensas, principalmente nas regiões sul, oeste e nordeste do Estado. 

Previsão do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima, indica que a frente fria irá favorecer a ocorrência de chuvas de intensidade moderada a localmente fortes e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento. 

Além da frente fria, as instabilidades ocorrem devido ao transporte de umidade pelo Jato de Baixos níveis, que é definido como uma região de ventos relativamente intensos na baixa atmosfera. Os modelos de previsão analisados pelo Cemtec indicam acumulados de chuvas com valores acima de 30 mm por dia. 

Mudanças à vista: frente fria e massa de ar polar mudam o clima em Mato Grosso do Sul

Na quinta-feira (30) de manhã o frio já será sentido em alguns municípios do Estado. “Na quinta e sexta-feira, devido a passagem da frente fria, são esperadas temperaturas mínimas entre 13/14º na região sudoeste, entre 15/16ºC na região pantaneira, entre 20/21ºC na região leste, 18/20º na região norte  e na capital entre 17/18ºC. As temperaturas mínimas podem ser as mais baixas do ano no Estado”, destaca a coordenadora do Cemtec, Valesca Fernandes. 

Confira no mapa elaborado pela equipe Cemtec as condições de tempo e temperatura estimados para esta quarta-feira na Capital e alguns municípios do Estado.  

Mudanças à vista: frente fria e massa de ar polar mudam o clima em Mato Grosso do Sul

Mireli Obando, Subcom

Foto: Ricardo Ojeda

Autores de furto no Jardim das Américas são identificados e itens recuperados em Três Lagoas

0

Entre os criminosos, um adolescente de 16 anos

Policias civis identificaram, na manhã de hoje (29), os autores de um furto a uma residência localizada na Rua Estados Unidos, Bairro Jardim das Américas, em Três Lagoas

Os autores foram identificados como J.V.N.D.O, 19 anos, R.D.M, 19 anos, J.H.D.A.A, 19 anos e N.F.A.S.B, 16 anos.

O crime ocorreu na madrugada do dia 6 deste mês e contou com informações privilegiadas repassadas pelo adolescente infrator N.F.A.S, conhecido da vítima.

O adolescente sabia que a vítima iria viajar naquele final de semana e orquestrou toda ação criminosa.

Os larápios ficaram no interior da residência da vítima por um período de 4 horas e levaram do local, 4 televisores (01 de 55 polegadas ainda na caixa e 03 de 42 polegadas), notebook, computador e monitor, caixa de som, 02 ares condicionados; 01 ventilador; perfumes;

Durante a ação criminosa, os autores utilizaram um veículo saveiro para o transporte dos objetos furtados até a residência de  J.V.N.D.O, 19 anos, no bairro Nova Três Lagoas-MS, local onde fizeram a divisão do produto do furto.

Após o crime, a polícia civil foi acionada e desde de então vem realizando diligências para identificar os autores e recuperar os bens da vítima.

Os televisores foram localizados e apreendidos na data de ontem, sendo que um deles estava ainda na caixa.

Um dos aparelhos de ar condicionado furtados e o televisor de 42 polegadas foram apreendidos instalados na casa do autor J.V.N.D.O.

O outro ar condicionado foi vendido pelo adolescente a um indivíduo que trabalha no ramo de instalação de ar condicionados. Tal indivíduo foi identificado e se comprometeu em ressarcir o prejuízo da vítima.

Já o computador e monitor foram apreendidos em uma loja de compra e venda de aparelhos eletrônicos no bairro Vila Nova. O proprietário responderá pelo crime de receptação.

Os perfumes e o ventilador foram apreendidos na residência do adolescente.

Os investigados confessaram a pratica criminosa e responderão pelo crime de furto qualificado com pena de 08 anos de reclusão. já os receptadores responderão pelo crime de receptação com pena de 4 anos.

Autores de furto no Jardim das Américas são identificados e itens recuperados em Três Lagoas
Televisor recuperado ainda na caixa
Autores de furto no Jardim das Américas são identificados e itens recuperados em Três Lagoas
Ar condicionado instalado na casa de um dos autores
Autores de furto no Jardim das Américas são identificados e itens recuperados em Três Lagoas

De Bataguassu, jovem procura policial que fez parto em rodovia entre Nova Casa Verde e Nova Andradina em 2001

0

Ela nasceu prematura, em um trecho na rodovia MS-134, entre o Distrito de Nova Casa Verde e a cidade de Nova Andradina,

A jovem Katieli Miranda Silva, 20 anos, residente no Assentamento Aldeia, em Bataguassu, está à procura do policial que a ajudou a vir ao mundo.

Ela nasceu prematura, em um trecho na rodovia MS-134, entre o Distrito de Nova Casa Verde e a cidade de Nova Andradina, na tarde do dia 14 de novembro de 2001 e esse policial foi quem fez o parto.

Conforme o site Nova News, Katiele que é órfã de mãe desde 2011, disse que tem o desejo de conhecer este agente de segurança e agradecer pelo que fez, porém, a família não sabe seu nome e nem ao certo a qual instituição ele pertence.

Segundo a avó de Katiele, Noêmia Francisca da Silva, no dia do fato, sua filha, Raquel Fagundes da Silva, residente no Assentamento Santa Clara, também em Bataguassu, que estava gestante de sete meses, começou a passar mal.

O pai de Katiele, Jaime Miranda, foi até o sítio de um vizinho para ver se ele poderia transportá-la até Nova Andradina, que é a cidade mais próxima, embora a moradia ficasse em território pertencente a Bataguassu, mas o carro do amigo não funcionou.

Desesperado, Jaime foi até a estrada e conseguiu interceptar um homem em uma caminhonete que trabalhava na coleta de tambores de leite das propriedades rurais daquela região.

O leiteiro disse que não poderia fazer o transporte de Raquel devido ao fato de sua caminhonete estar com os documentos em atraso, porém, diante das circunstâncias urgentes e da insistência de Jaime, ele aceitou ajudar.

Jaime e Raquel então embarcaram na caminhonete do leiteiro e partiram rumo a Nova Andradina, sendo que, a certa distância da cidade, eles se depararam com uma barreira policial.

Ali, Raquel começou a sentir-se pior, gritando de dor e um dos policiais que integravam a barreira, ao perceber a situação e verificar que a mulher estava em trabalho de parto, decidiu ajudar.

Katiele nasceu ali mesmo, à margem da MS-134, entre Nova Casa Verde e Nova Andradina, fato que, inclusive, consta em seu registro de nascimento.

Após a criança nascer, uma mulher que passava pelo local de carro se prontificou a levá-los de forma mais confortável até o antigo Hospital Santa Helena, em Nova Andradina, onde mãe e filha foram atendidas.

Em 2011, quando Katiele tinha oito anos, sua mãe Raquel faleceu devido a problemas de saúde, mas ela diz que desde suas primeiras memórias de infância lhe é contada a história de que ela nasceu na rodovia e, mais recentemente, brotou na jovem o desejo de conhecer o policial que ajudou no seu parto.

Ela disse que pelos relatos da família não é possível saber se a referida barreira no dia do seu nascimento era realizada pela Polícia Militar Rodoviária, Polícia Militar Ambiental, Polícia Militar, Polícia Civil ou outra força de segurança, uma vez que, todas elas, dentro de suas atribuições e dependendo das operações realizadas.

Informações sobre essa barreira policial realizada na tarde de 14/11/2001 e que resultou no fato inusitado de um policial realizando um parto na rodovia MS-134, entre Nova Casa Verde de Nova Andradina, e que possam levar à identificação e localização do agente de segurança que ajudou Katiele e vir ao mundo podem ser repassadas pelo WhatsApp (67) 9 9693-7097.

“Todo mundo tem sonhos e um dos meus sonhos, no momento, é saber quem é esse policial. Saber se ele se lembra desse dia, se ele tem algo a me contar… Tenho esperança de que vou conseguir”, finaliza Katiele.

Briga com usuários termina com homem esfaqueado em Três Lagoas

0

Homem foi atingido no mamilo, saiu correndo e pediu para uma moradora acionar a Polícia Militar

Homem de 53 anos foi esfaqueado após discutir com usuários de droga, na madrugada desta terça-feira (29), em uma praça na Rua Rosário Congro, no Centro, em Três Lagoas.

Conforme boletim de ocorrência, a vítima disse que foi agredida por dois homens e uma mulher. Ele afirma que não sabe qual dos três sacou uma faca e desferiu um golpe. 

O homem foi atingido no mamilo, saiu correndo e pediu para uma moradora acionar a Polícia Militar. 

O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) também foi acionado e encaminhou a vítima para o Hospital Auxiliadora. 

O caso foi registrado na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário).

Vereadores formam Comissão de Ética em Três Lagoas

0

A Comissão de Ética foi formada pelos membros: Charlene Bortoleto (PDT), Doutor Paulo Veron (SOLIDARIEDADE), Evalda Reis (MDB), Sargento Rodrigues (UNIÃO BRASIL) e Silverado (PSDB)

Durante a 7ª sessão ordinária, realizada na manhã desta terça-feira (29), os vereadores elegeram os membros que irão formar a Comissão de Ética. No momento Tribuna Livre, receberam o advogado Tiago Martinho, presidente da Ordem dos Advogados (OAB), subseção Três Lagoas, e Lucas Alexandre de Moura Bocato, representante da União Três-Lagoense por Moradia Popular (UTMP). Na Ordem do Dia, os parlamentares analisaram 18 projetos que estavam na pauta, aprovando cinco e encaminhando os demais para as comissões permanentes emitirem parecer.

A Comissão de Ética foi formada pelos membros: Charlene Bortoleto (PDT), Doutor Paulo Veron (SOLIDARIEDADE), Evalda Reis (MDB), Sargento Rodrigues (UNIÃO BRASIL) e Silverado (PSDB). Os membros deverão se reunir e apresentar na próxima sessão ordinária quem será o presidente e relator.

Tribuna Livre

O representante da OAB usou a tribuna para falar sobre o projeto de decreto legislativo nº01, de 23 de março de 2022. Este projeto, que foi um dos aprovados durante a sessão, altera os requisitos para escolha dos advogados a receberam a medalha “Mérito à Ordem”, honraria entregue anualmente pelos vereadores. “Essa alteração valoriza ainda mais a nossa profissão, melhorando e dando mais segurança para quem está escolhendo o homenageado”, ressaltou Tiago Martinho.

Falando sobre vulnerabilidade social e habitação, Bocato da UTMP usou a tribuna para “reivindicar o óbvio: em seis anos o poder executivo não investiu nada em habitação social. O orçamento aprovado para esse ano é de 125 mil. Um orçamento aprovado sem discussão, sendo que são aproximadamente dez mil família na lista de espera”, apresentou. O representante encerrou com um texto sobre esperança e um apelo: “que os moradores das ocupações sejam tratados como humanos”.

Ordem do Dia

Na Ordem do Dia, momento em que os vereadores discutem e votam as matérias em pautas, apreciaram 18 projetos, aprovando cinco:

– Projeto de lei nº85, de 12 de agosto de 2021: “determina a inclusão nos sites da prefeitura, e da câmara municipal de Três Lagoas, da relação de serviços de proteção à mulher vítima de violência”. (autoria: Sayuri Baez)

– Projeto de lei nº90, de 19 de agosto de 2021: “determina a inclusão nos sites da prefeitura, e da câmara municipal de Três Lagoas, de banner com link para encaminhamento direto de informações e canais de combate e denúncia ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes”.  (autoria: Sayuri Baez)

– Projeto de lei nº92, de 24 de agosto de 2021: “torna de utilidade pública o Projeto Social Escola de Futebol Santo André, Três Lagoas Cidade das Águas (3TLCA)”. (autoria: Tonhão)

– Projeto de lei nº08, de 18 de fevereiro de 2022: “dispõe sobre a criação da Central Virtual para a Adoção de Cães e Gatos junto ao site oficial e redes sociais do município de Três Lagoas”. (autoria: André Bittencourt)

– Projeto de Decreto Legislativo nº01, de 23 de março de 2022: “altera e acrescenta dispositivos ao art. 2º do Decreto Legislativo nº04, de 07 de outubro de 2014, mantendo as demais disposições legais, criação da medalha “mérito à ordem” e o respectivo “diploma de medalha”, título este a ser concedido aos advogados devidamente inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), na subseção de Três Lagoas e seccional do Mato Grosso do Sul, que se destacarem no âmbito do exercício da advocacia e dá outras providências”. (autoria: Marcus Bazé)

Indicações e requerimentos

Os requerimentos foram votados e aprovados em bloco. E cada vereador apresentou suas indicações:

Dr. Issam Fares Junior indicou vacinação de idosos em casa; Britão do Povão indicou recapeamento e reparo em bueiro; Dr. Cassiano Maia indicou melhorias em infraestrutura; Sirlene pediu melhorias em infraestrutura na cidade;

Davis Martinelli indicou limpeza no Cinturão Verde e patrolamento; Marisa Rocha indicou encascalhamento e atenção a terrenos baldios; Marcus Bazé indicou melhorias em infraestrutura e trânsito; Silverado indicou redutor e encascalhamento;

Sargento Rodrigues indicou faixa de pedestre, recapeamento e asfalto; Evalda Reis indicou redutor, iluminação em estádio e construção de vestiários; Dr. Paulo Veron indicou pavimentação e recapeamentos; André Bittencourt indicou melhorias nas praças recém-inauguradas e no Cinturão Verde;

Professor Negu Breno indicou reforma de parquinho e melhorias em infraestrutura; Charlene Bortoleto indicou arborização, revitalização de escola, limpeza de quadra e iluminação alusiva ao Abril Laranja; Sayuri Baez indicou ônibus para o Balneário e área de descanso para Caminhoneiros; e Jorginho do Gás indicou alambrado no campo da Vila Zuque.

Três Lagoas fecha mês de fevereiro com saldo positivo na geração de empregos

0

Cidade ficou atrás apenas de Campo Grande e Dourados

A economia de Mato Grosso do Sul confirma o ritmo de crescimento com a geração de mais 7.316 novos empregos em fevereiro, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nessa terça-feira (29) pelo Ministério do Trabalho e Emprego, bem acima do registrado no mês anterior: 3.483.

Conforme divulgado, a cidade de Três Lagoas se destacou como a terceira que mais contratou.

Campo Grande concentra o maior número de novos empregados (2.794), seguido de Dourados com 1.302, Três Lagoas com 1.057, Ribas do Rio Pardo com 695, Rio Brilhante com 420, Chapadão do Sul com 413, Ponta Porã com 381, Agua Clara com 263 e São Gabriel do Oeste com 240.

O setor que mais contratou no Estado foi o de Serviços, representando quase metade de todas as novas vagas geradas: 3.305.

Com relação a janeiro, quando foram geradas 3.483 vagas, o número de novas contratações mais que dobrou, gerando um saldo acumulado no ano de mais 10.792 empregos com carteira assinada. O secretário da Semagro, Jaime Verruck, pondera que, tradicionalmente, o mês de fevereiro apresenta uma reação positiva no mercado de trabalho pela combinação de alguns fatores.

“No setor de Serviços, temos o início do ano letivo e a consequente contratação de professores e administrativos nas escolas, tanto que o subsetor da Educação foi o que teve a maior variação, com 828 novas vagas abertas. Também no setor da Agropecuária há um incremento importante devido à safra. Veja que na Agropecuária foram criados 1.951 empregos, sendo que o subsetor de Transportes responde por 389 vagas. Na maior parte são motoristas contratados para o transporte da safra”.

A Construção Civil também teve incremento considerável em fevereiro, com 934 novas vagas.

No acumulado dos últimos 12 meses, Mato Grosso do Sul apresenta um saldo positivo de 37,5 mil empregos formais, com destaque para o setor de Serviços (14.720), seguido do Comércio (9.378 vagas) e pela Construção Civil, com 4.195 vagas.

Inscrições para as oficinas gratuitas da diretoria de cultura vão até segunda-feira em Três Lagoas

0

As Oficinas são destinadas às crianças, adolescentes e adultos que tenham interesse em iniciar nas atividades culturais, conforme faixa etária exigida em cada oficina

Ainda restam vagas para as Oficinas oferecidas pela Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC) através da Diretoria de Cultura, para aulas gratuitas de dança, música, teatro, fotografia e desenho.

As Oficinas são destinadas à crianças, adolescentes e adultos que tenham interesse em iniciar nas atividades culturais, conforme faixa etária exigida em cada oficina. As aulas são nos períodos matutino, vespertino e noturno e iniciam conforme preenchimento de cada turma, confira as informações abaixo:

INSCRIÇÕES

As inscrições vão até o dia 04 de abril (segunda-feira). Para realizar a matrícula o aluno ou responsável deve procurar a Diretoria de Cultura, localizada na Av. Rosário Congro, nº 560 – Centro, em frente à Praça Ramez Tebet, antiga Estação Ferroviária, das 07h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00, portanto a cópia dos seguintes documentos: do aluno (RG e CPF ou Certidão de Nascimento), documento do responsável (RG e CPF ou CNH) e comprovante de residência.  Mais informações como datas das aulas e horários disponíveis, pelo telefone (67) 3929-9984.

OFICINA DE DANÇA

Ballet Clássico

04 a 05 anos –  Matutino e Vespertino

06 a 08 anos – Matutino e Vespertino

08 a 11 anos – Matutino e Vespertino

Dança do Ventre

03 a 05 anos – Matutino e Vespertino

06 a 08 anos – Matutino e Vespertino

10 a 14 anos – Matutino e Vespertino

OFICINA DE DESENHO

A partir de 8 anos – Matutino e Vespertino

A partir de 8 anos – Matutino e Vespertino

OFICINA DE MÚSICA     

Canto Coral Infanto Juvenil

A partir de 08 anos – Matutino e Vespertino

Contrabaixo acústico 

A partir de 10 anos – Agendado conforme disponibilidade de agenda

Violão Erudito          

A partir de 10 anos – Matutino e Vespertino

Violino          

A partir de 10 anos – Matutino e Vespertino

Violoncelo

A partir de 10 anos – Matutino e Vespertino

Ukulele          

A partir de 08 anos – Matutino e Vespertino

OFICINA DE TEATRO

09 a 14 anos – Matutino e Vespertino

15 a 18 anos  – Vespertino

A partir dos 16 anos – Noturno

OFICINA DE FOTOGRAFIA

A partir dos 16 anos –  Noturno (Para participar é necessário ter máquina fotográfica)

TSE emitiu título de eleitor para 850 mil jovens até 21 de março

0

Jovens entre 15 e 18 anos podem tirar o 1º título e votar em outubro

O número de jovens entre 15 e 18 anos que tiraram o primeiro título de eleitor até 21 de março foi de 854.685, informou hoje (29) o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O prazo para emitir o documento e estar apto a votar nas eleições de outubro segue até 4 de maio. O procedimento pode ser feito inteiramente online.TSE emitiu título de eleitor para 850 mil jovens até 21 de março

As novas emissões ocorrem em meio a uma campanha de mobilização promovida pela Justiça Eleitoral nas redes sociais, que contou com a adesão de diversas personalidades, incluindo artistas nacionais como Anitta, Zeca Pagodinho, Whindersson Nunes, Juliette e também internacionais, como o ator norte-americano Mark Ruffalo.

A mobilização ocorreu após a Justiça Eleitoral identificar o menor nível de participação de adolescentes no processo eleitoral dos últimos 30 anos. De acordo com as estatísticas oficias, até janeiro deste ano o TSE registrava, no total, pouco mais de 730 mil títulos emitidos para jovens de 15 a 17 anos de idade, cujo voto é facultativo.

O menor nível de participação de adolescentes já registrado ocorreu nas eleições municipais de 2020, quando a emissão do título de eleitor caiu drasticamente para essa faixa etária e apenas 992 mil jovens tinham o documento no dia da votação. Quatro anos antes, em 2016, o número era de 2,3 milhões.

Na última eleição presidencial, em 2018, 1,4 milhão de jovens entre 15 e 17 anos tinham o título, menor nível para as eleições gerais desde 1992, quando mais de 3,2 milhões de jovens estiveram aptos a votar.

Prefeito envia cinco projetos de lei para Câmara em Ribas do Rio Pardo

0

Projetos foram encaminhados e serão votados

O prefeito João Alfredo (Psol) protocolou mais cinco projetos de lei na Câmara Municipal de Ribas do Rio Pardo. Uma das matérias atende à indicação de Anderson Arry (PSDB) para proibir a nomeação de pedófilos no Executivo. As demais tratam de renovação de parceria com asilo, suprimento de fundos e doações de terrenos.

PL 18/22

A Lei 1.192/21, de autoria de Anderson Arry (PSDB), já impede a nomeação de pedófilos no Legislativo. O PL estende a vedação ao Executivo, atendendo a solicitação do vereador.

PL 19/22

Aditiva a parceria com o Lar do Idoso Paulo de Tarso, em Selvíria, para lá manter idosos de Ribas do Rio Pardo com 60 anos ou mais que estejam em situação de abandono ou sem condições de prover a própria subsistência.

O último contrato, encerrado em dezembro de 2021, previa o envio de até R$11 mil mensais para a manutenção de quatro idosos rio-pardenses internados na unidade. O PL eleva o valor para R$14.544 por mês, até abril de 2023, a serem gastos para satisfazer as necessidades de moradia, alimentação, higiene, saúde e convivência social.

PL 20/22

Institui o Suprimento de Fundos, regime para adiantamento de verba a servidor público para atender gastos com viagens e serviços especiais, despesas de pequeno vulto e outras extraordinárias ou eventuais autorizadas pelo prefeito.

“A presente Lei busca garantir o constante aprimoramento dos processos de trabalho no âmbito do Poder Executivo Municipal, com vistas a promover agilidade, controle, transparência e modernidade na gestão dos recursos públicos municipais, o que já acontece em várias Prefeituras do País”, justifica o chefe do Executivo.

O PL veda a concessão de suprimentos para despesas que sejam passíveis de previsão por sua natureza e impõe juros de 1% ao mês mais atualização monetária pelo IGP-M para servidor que não prestar contas corretamente dos valores recebidos.

PL 21/22

Autoriza doação de terreno de 300m², de nº 32, quadra 28A, da Rua João Fontebassi, Parque Estoril, para Tatiane Devani Portela. O prefeito alega que o objetivo é regularizar a moradia.

PL 22/22

Autoriza doação de terreno de 360m², de nº 14, quadra 7, da Rua Teófilo Messias, 82, Vila São Francisco a Cleusa da Silva Oliveira. O prefeito alega que o objetivo é regularizar a moradia.

Proposições

Clique aqui e confira os PL’s na íntegra

Tereza Cristina se despede como Ministra e exalta Bolsonaro em MS

0

Ministra se emocionou e foi elogiada por Bolsonaro

A visita de Tereza Cristina, com o presidente Jair Bolsonaro, em Ponta Porã, nesta terça-feira (29), foi a última agenda pública como ministra da Agricultura, no estado.

Tereza deixa o cargo para concorrer ao Senada por Mato Grosso do Sul.  Ela vai deixar o cargo para concorrer ao Senado por MS. 

A ministra da Agricultura se emocionou e ganhou um abraço de Bolsonaro enquanto discursava.  Ela lembrou do orgulho de ser chamada a comandar o Ministério da Agricultura. 

‘’Muito obrigado pelo convite, presidente. Você me conhecia pouco, mas confiou em mim o trabalho. Achei que você era meio maluco quando me convidou’’, brincou Cristina. 

No discurso, Bolsonaro lembrou da dedicação da ministra e que todo chefe de executivo tem os ministros para ajudar as dificuldades.  O último dia de trabalho da ministra será nesta quarta-feira (30). 

Com apoio da Prefeitura, Corpo de Bombeiros promove formatura do 6º CMAUT em Bataguassu

0

Curso foi realizado no período de 4 de fevereiro a 25 de março

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) realizou na segunda-feira, dia 28 de março, às 10 horas (horário de Brasília), a formatura dos participantes do 6º Curso de Mergulho Autônomo de Resgate (CMAUT).

A solenidade foi realizada na sede do 17º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente, em Bataguassu e foi presidida pelo Cel Huesley, chefe do Estado-Maior Geral do CBMMS.

De acordo com o comandante do 17º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente de Bataguassu, capitão Bruno Vilela, o curso foi realizado no período de 4 de fevereiro a 25 de março e contou com apoio da Prefeitura, que concedeu auxílio financeiro em favor do Corpo de Bombeiros para custear alimentação dos alunos e instrutores no período do curso.

O CMAUT 2022 teve duração total de 7 semanas (305 horas/aula) e do total de 22 alunos inscritos, 12 bombeiros concluíram o curso, sendo 10 integrantes do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul incluindo a primeira mulher mergulhadora integrante do Corpo de Bombeiros do Estado; e dois integrantes do Corpo de Bombeiros do Estado de Rondônia.

As aulas foram divididas em 20 matérias, incluindo estágio e operações.
Com a conclusão do curso, o especialista em mergulho autônomo está apto a realizar com excelência o atendimento de ocorrências envolvendo prevenção, busca submersa em geral além de outras atividades que envolvam o meio aquático bem como ministrar instruções referentes aos conteúdos ministrados.

Devido agenda em Brasília, o prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB) não pode comparecer no evento. A secretária municipal de Assistência Social, Suely Otsubo esteve representando-o na ocasião e parabenizou todos os formandos.

Estiveram presentes na formatura, TC Tatiane, chefe da BM-3; TC Bruno, diretor de ensino, instrução, pesquisa e capitão Teixeira, chefe da BM-4; a vereadora Eliane de Oliveira Souza (PSDB); os secretários municipais de Educação, Regina Duarte de Barros Dovale; de Desenvolvimento Econômico, Urbano e Rural, Mário Miguel; de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, João Carlos Kotai além de coordenadores e demais militares.

Presidente entrega títulos de propriedade rural em Mato Grosso do Sul

0

Ministra da Agricultura anuncia saída do ministério

O presidente Jair Bolsonaro participou, no início da tarde de hoje (29), de uma cerimônia de entrega de títulos de propriedade rural a famílias do Assentamento Itamarati, em Ponta Porã (MS). Foram entregues mais de 2,6 mil documentos de titulação.Presidente entrega títulos de propriedade rural em Mato Grosso do SulPresidente entrega títulos de propriedade rural em Mato Grosso do Sul

“O mundo atravessa um problema sério com fertilizantes. Desde março do ano passado nós trabalhamos nisso. O problema eclodiu há poucos meses, mas vínhamos tomando providências no tocante a isso. Nós não podemos deixar que ocorra no Brasil e no mundo uma guerra pela segurança alimentar. Podemos ficar sem muita coisa, mas sem alimento é impossível sobreviver”, disse Bolsonaro.

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, participou do evento, onde anunciou sua despedida do ministério. Ela deixará o cargo para se candidatar a uma vaga no Senado. Ressaltou a importância da agricultura brasileira, que chamou de “celeiro do mundo”.

O ministro das Comunicações, Fábio Faria; o presidente do Incra, Geraldo Melo Filho; a secretária de Coordenação e Governança do Patrimônio da Secretaria de Patrimônio da União, Fabiana Rodopoulos; e o presidente do Banco do Brasil, Fausto Ribeiro, participaram da cerimônia.

Em MS, Presidente Bolsonaro recebe, do DOF, a Medalha Águia da Fronteira (vídeo)

0

O Diretor do DOF Coronel QOPM Wagner Ferreira da Silva entregou a Medalha Águia da Fronteira ao presidente

O presidente Jair Bolsonaro visitou, na manhã desta terça-feira (29), a cidade de Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul, onde cumpriu agenda presidencial em uma cerimônia no Assentamento Itamarati.

O Diretor do Departamento de Operações de Fronteira (DOF), Coronel QOPM Wagner Ferreira da Silva, em nome de todo efetivo policial do Departamento entregou, ao Presidente Bolsonaro, a Medalha Águia da Fronteira.

A Medalha “ÁGUIA DA FRONTEIRA” foi criada pelo Decreto Estadual nº. 10.781, de 17 de maio de 2002 para ser outorgada a autoridades civis e militares que prestaram relevantes serviços ao DOF e policiais que se destacaram pelo seu valor pessoal e que contribuíram, decisivamente, para o aperfeiçoamento e projeção do Departamento.

Campo Grande é reconhecida oficialmente como a Capital Nacional do Chamamé

0

Em nota, a Secretária-geral da Presidência da República informa que a sanção presidencial representa uma homenagem à comunidade campo-grandense

O município de Campo Grande (MS) é oficialmente a Capital Nacional do Chamamé, título concedido após sanção presidencial ao Projeto de Lei nº 4.528, de 2019. Estilo musical tradicional típico do nordeste da Argentina, mais especificamente na região conhecida por Mesopotâmia Argentina, localizada entre os rios Paraná e Uruguai, o chamamé é também apreciado no Rio Grande do Sul.

Em nota, a Secretária-geral da Presidência da República informa que a sanção presidencial representa uma homenagem à comunidade campo-grandense e um reconhecimento de todos aqueles apreciam essa arte musical. A nota lembra que a expressão artística é também acompanhada por dança, e que seu nome significa improvisação, na língua guarani.

 “O estilo musical se consagrou, sobretudo, em Campo Grande, expandindo para algumas outras cidades e, posteriormente, por meio de entusiastas que passaram a se organizar em grupos de intérpretes. Dentre eles, Zé Corrêa, precursor do chamamé, sendo o mais representativo e popular artista do gênero musical no Brasil entre as décadas de 60 e 70, tendo difundido o ritmo na capital sul-mato-grossense, de modo que restou instituído o Dia Estadual do Chamamé”, diz a nota.

De acordo com o presidente do Instituto Cultural Chamamé MS, Orivaldo Mengual, o chamamé é um gênero musical que que nos expressa musicalmente e está enraizado nas nossas tradições. “Ele tem antecedentes históricos que remontam ao intenso processo migratório verificado no século XIX, tendo como epicentro a Guerra do Paraguai e na sequência, e o ciclo da ‘erva mate’, protagonizados por incontáveis caravanas de carretas boiadeiras vindouras do norte da Argentina, especialmente da Província de Corrientes”, explicou.

Ao lado da polca paraguaia, guarânia e do rasqueado sul-mato-grossense, o chamamé é um dos estilos musicais símbolos do Estado, declarou o presidente da Fundação de Cultura do MS, Gustavo Cegonha, lembrando que um dos primeiros músicos locais que popularizaram o chamamé foi o Zé Corrêa, que acompanhava Délio e Delinha nas apresentações de rasqueado. Mas o mérito da introdução do chamamé no Estado, de acordo com Cegonha, é atribuído a Amambai e Amambay. Por toda essa história ligada ao nosso Estado, considero o decreto um justo reconhecimento do papel do chamamé na cultura sul-mato-grossense”, acrescentou.

“É um grande orgulho para nós, enquanto sul-mato-grossenses, abrigarmos em nosso estado a Capital Nacional do Chamamé. Muito mais que um estilo musical, trata-se de uma grande expressão cultural, que reúne tradição e riqueza histórica. Além disso, é um patrimônio cultural já reconhecido pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e integra o nosso calendário oficial”, destaca João César Mattogrosso, secretário de Cidadania e Cultura.

Em 2017, a pedido do Instituto Cultural Chamamé e por decisão do Conselho Estadual de Cultura, o chamamé foi oficialmente declarado pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul “Patrimônio Cultural Imaterial do Estado”, e o Dia Estadual do Chamamé é comemorado em 19 de setembro. No Mercosul ele também já foi declarado “Patrimônio Cultural” e também foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

Fonte: Agência Brasil

Foto: Ricardo Gomes

Uso de máscaras torna-se facultativo em todos os locais da Cidade de Brasilândia

0

O uso ainda continua sendo recomendado em pessoas imunossuprimidas, idosas, e aquelas não vacinadas ou com esquema vacinal incompleto

Foi publicado nesta terça-feira (29), no Diário Oficial da Assomasul, o Decreto Municipal na qual torna facultativo o uso de máscaras de proteção individual em todo o território do Município de Brasilândia. O prefeito Dr. Antonio Thiago também falou sobre o novo decreto durante a live semanal realizada hoje (29).

Ou seja, a partir de agora, o indivíduo poderá optar em utilizar a máscara ou não, independente do local em que se encontra.

Entretanto, recomenda-se a continuidade do uso de máscaras de proteção individual em pessoas imunossuprimidas, idosas, e aquelas não vacinadas ou com esquema vacinal incompleto.

Nos últimos dias, a Secretaria Municipal de Saúde apontou a queda de casos positivos de Covid-19 em Brasilândia.

O Município apresentou o aumento dos casos no início do ano e atualmente, em março, Brasilândia conta com 05 pessoas em tratamento.

A Secretaria Municipal de Saúde explica que o trabalho de vacinação da população é um dos fatores que ajudaram a queda de novos casos confirmados na Cidade.

BOLETIM SEMANAL


Diante da queda de casos notificados e confirmados, a Prefeitura de Brasilândia informa que a partir do mês de abril, o Boletim Epidemiológico voltará a ser semanal.

As publicações continuarão ainda no site e Facebook da Prefeitura, somente às terças-feiras.

Caso o Município retorne com o aumento de casos, o Boletim Epidemiológico volta a ser publicado nos dias úteis da semana.

ATENDIMENTOS


Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde informou que a partir do dia 1º de abril, o atendimento de sintomas gripais, bem como os testes retornam para as Estratégias de Saúde da Família. E o Hospital ficará com o atendimento somente durante a noite e os finais de semana.

Polícia Penal é regulamentada e Coronel David reforça: “vamos em busca de mais conquistas”

0

O Projeto de Lei do Governo do Estado traz um plano de cargos e carreiras e uma tabela salarial de R$ 4.646 a R$ 11.025

Mais um passo para fortalecer e valorizar a segurança pública em Mato Grosso do Sul. Na manhã desta terça-feira (29), a Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade em 2ª votação o Projeto de Lei 068/2022, que regulamenta a Polícia Penal em MS.

Polícia Penal é regulamentada e Coronel David reforça: “vamos em busca de mais conquistas”

Parceiro da categoria

“Essa é uma luta antiga enquanto parlamentar por valorizar cada vez mais a Polícia Penal em nosso Estado. Lutamos para que o Governo aumentasse o efetivo e todos os aprovados no concurso foram chamados fazendo história no MS. Também apresentamos a PEC da Polícia Penal e ela foi incluída nas forças de segurança da Constituição Estadual. Hoje foi aprovada por unanimidade a regulamentação da atividade policial para o servidor desta força de segurança enfrentar a criminalidade e proteger a nossa sociedade. Fico orgulhoso em fazer parte deste momento e podem continuar contando com o meu apoio por mais melhorias à categoria”, reforçou David.

Polícia Penal é regulamentada e Coronel David reforça: “vamos em busca de mais conquistas”

Nova polícia de MS


O Projeto de Lei do Governo do Estado traz um plano de cargos e carreiras e uma tabela salarial de R$ 4.646 a R$ 11.025. A nova carreira tem novos direitos e deveres, vai nascer com uma tabela superior a 40% do que era no final de 2021. Todos os servidores ativos estão enquadrados como Policiais Penais e assim permanecerão, de acordo com a necessidade da gestão, realizando as mesmas atividades que vinham realizando anteriormente, tanto administrativa como operacional. Havendo a possibilidade, a partir da capacitação, para atuar na operação se assim optar, em consenso com a chefia. Outra conquista foi a garantia de que o gestor maior da Polícia Penal será um policial de carreira na última classe.

Polícia Penal é regulamentada e Coronel David reforça: “vamos em busca de mais conquistas”

Assessoria Coronel David

Prefeitura publica convocação para professores para realização de exames admissionais e atribuição de aulas

0

A publicação da Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC), está no Diário Oficial da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (ASSOMASUL), na edição nº 3061, com data de 29 de março de 2022

Foi publicado nesta terça-feira (29), resolução nº 019/SEMEC/2022 com mais uma convocação para os professores classificados e aprovado no Concurso Público da Prefeitura de Três Lagoas, em caráter de temporário, conforme previsto no art. 100 da Lei nº 1.609/2000 para realização dos exames admissionais e atribuição de aulas.

A publicação da Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC), está no Diário Oficial da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (ASSOMASUL), na edição nº 3061, com data de 29 de março de 2022.

Foram convocados os professores de atendimento educacional especializado; artes; ensino fundamental; educação infantil; educação física; professor no campo/ensino fundamental; matemática; geografia; língua portuguesa e língua estrangeira inglês

Os relacionados que constam no edital, perante classificação devem comparecer no Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), localizado na Avenida Eloy Chaves, 521, Centro, conforme agendamento divulgado no Diário, no dia 30 (quarta-feira), no período da manhã, conforme horário agendado. As atribuições acontecem no mesmo dia, porém no período vespertino na sede da SEMEC, na Rua Alexandre Costa, (Portão Lateral – Rua Paranaíba), nº 130. Centro, fone: 3929-1472.

Todas as informações referentes ao agendamento e a atribuição estão disponíveis no site da Prefeitura, na opção Diário. Em caso de dúvidas, o candidato deve entrar em contato pelo telefone (67) 3929-1563.

Três cidades de MS estão entre os municípios que mais sofrem impacto dos incêndios florestais no Brasil

0

Aquidauana, Corumbá e Porto Murtinho estão entre os 40 municípios onde o impacto do fogo é mais alto. Os incêndios não são naturais e tendem a se agravar com a expansão da agropecuária e mudanças climáticas

Os incêndios florestais vêm aumentando ao redor do mundo. Nos últimos anos, queimadas descontroladas devastaram extensas áreas do Pantanal, Amazônia e Cerrado. O aumento dos incêndios florestais no Brasil parece estar associado a uma combinação entre as mudanças climáticas e o aumento do desmatamento devido ao enfraquecimento das políticas ambientais. No novo estudo Determinants of the impact of fire in the Brazilian biomes, publicado na Frontiers in Forests and Global Change, pesquisadores do Centro de Sensoriamento Remoto da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidade de Brasília (UnB) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) investigaram as causas dos incêndios nos biomas brasileiros, seus impactos na vegetação nativa e tendências futuras. O estudo quantifica a influência dos fatores climáticos, uso da terra, desmatamento e vegetação seca, que atua como combustível ao fogo, na ocorrência de incêndios na Amazônia, Pantanal, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pampa.

Três cidades de MS estão entre os municípios que mais sofrem impacto dos incêndios florestais no Brasil

Ao contrário do que foi especulado durante os incêndios de 2020, a presença de gado é um fator estatisticamente associado aos incêndios de grande impacto no Pantanal e no Cerrado, descontruindo assim a lenda do “boi bombeiro”, aventada pela ministra Teresa Cristina, que afirmou que um rebanho bovino maior poderia ter feito diminuir a dimensão dos incêndios no Pantanal, porque comeria o capim nativo ou plantado, impedindo que se transformasse em material altamente combustível. A ministra, enquanto deputada federal em 2016, já havia apresentado o Projeto de Lei 4508/2016 para permitir que o boi adentre nas áreas de reserva legal (originalmente dedicadas à conservação) por seis meses ao ano.

No entanto, novamente a ciência brasileira desfaz falácias utilizadas para influenciar a política nacional. Segundo o estudo, no Cerrado e no Pantanal, o histórico de incêndios de grande impacto mostra que eles ocorrem em áreas de vegetação nativa, comumente em Unidades de Conservação próximas a propriedades rurais que possuem maiores rebanhos bovinos e, principalmente, nas quais ocorreu desmatamento recente. Logo, o desmatamento para a produção agropecuária e o uso do fogo para rebrota de pasto são as principais causas dos incêndios, que se iniciam em propriedades privadas, escapando em seguida para as áreas de vegetação nativa das Unidades de Conservação e Terras Indígenas. Ou seja, embora no Pantanal a presença de vegetação seca influencie a propagação do fogo, o uso da terra, incluindo a pecuária, o desmatamento e o clima são os fatores principais que explicam 78% da ocorrência de grandes incêndios. Com base nessas evidências o Prof. Raoni Rajão, coautor do artigo, afirma que: “É essencial guiar as políticas públicas com base na ciência. Fica claro que permitir o uso das reservas legais para o pastoreio não irá contribuir para a redução dos grandes incêndios, mas sim degradar ecossistemas frágeis”.

Três cidades de MS estão entre os municípios que mais sofrem impacto dos incêndios florestais no Brasil

Ao mesmo tempo, as Unidades de Conservação no Cerrado são sistematicamente alvo de incêndios criminosos, registrando, frequentemente, grandes queimadas apesar da presença de brigadas e de programas de prevenção de fogo em algumas delas. Na Amazônia, as queimadas estão inerentemente relacionadas ao desmatamento ao longo da fronteira agrícola. Contudo, suas Unidades de Conservação e Terras Indígenas são ainda pouco afetadas pelos incêndios de grande impacto, funcionando como um “escudo verde”, mesmo diante da carência de fiscalização.

O estudo concluiu, assim, que os grandes incêndios não são naturais, tendo causa majoritariamente humana; porém, um clima mais quente e seco tem agravado em muito as queimadas. Nas palavras do Prof. Britaldo Soares-Filho, coautor do artigo: “isso tende a se tornar o novo normal”. O estudo também mostrou que a vegetação nativa, sobretudo as formações florestais em todos os biomas, está sendo fortemente impactada pelo fogo, perdendo, como resultado, sua capacidade de regeneração devido à recorrência do fogo. Por exemplo, nos 20 anos examinados pelo estudo, 45% do Pantanal, 34% do Cerrado e 9% da Amazônia pegaram fogo pelo menos uma vez.

A tendência, com as mudanças climáticas e com a expansão agropecuária, é que a maior parte do Cerrado, Pantanal e Amazônia sofram com incêndios mais intensos e vastos. Em algumas regiões do Cerrado poderão ocorrer incêndios até cinco vezes mais intensos. Segundo Dr. Ubirajara Oliveira, líder do estudo: “isso tornará o trabalho das brigadas de fogo cada vez mais difícil. Será necessária a intensificação da fiscalização visando a coibição dos causadores de incêndios, aliada ao maior investimento em programas de prevenção e combate de fogo”. Apesar dos recentes cortes no orçamento federal para esses fins, o Brasil hoje dispõe de um sistema inédito mundialmente de previsão de incêndios para o Cerrado desenvolvido pela UFMG em parceria com INPE. Inovações da comunidade científica, como essa, demostram a resiliência da sociedade civil brasileira em desenvolver soluções em prol do meio ambiente, mesmo em um cenário atual de desmonte da ciência nacional e políticas socioambientais.

Vídeo de divulgação: aqui

Atendimento a Imprensa Approach Comunicação — Yasmim Ribeiro

JBS Couros leva o conceito Kind Leather para a maior feira do setor em Dubai

0

Na Asia Pacific Leather Fair, companhia reforça seu compromisso com técnicas sustentáveis de produção

São Paulo, 29 de março – A JBS Couros está presente, mais uma vez, na maior e mais importante feira internacional do mercado de couros, a Asia Pacific Leather Fair (APFL Leather & Material). Nesta edição, realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, entre os dias 30 de março e 1º de abril, a companhia irá exibir em seu estande mobiliários produzidos com Kind Leather e peças de suas diferentes marcas, entre elas a Conceria Priante. Um dos destaques será a linha de produtos desenvolvidos com tecnologia sustentável.

Antes do início da APLF, o gerente de Sustentabilidade da JBS Couros, Kim Sena, participará de um bate-papo, promovido em parceria com a revista especializada ILM, para abordar os impactos de uma produção sustentável na cadeia de valor do couro. Neste pré-evento, em 29 de março, serão abordadas novas tecnologias de coleta de dados e Avaliações do Ciclo de Vida (Life Cicle Assessments – LCAs, em inglês). Recentemente, a companhia realizou mais 36 LCAs que reforçaram a sustentabilidade do Kind Leather.

“Além de fortalecer a mensagem da filosofia Kind Leather, de transformação de resíduos em matéria-prima em linha com o conceito de economia circular, temos a oportunidade de mostrar aos nossos atuais e futuros clientes que é possível inovar, criando mais possibilidades de uso para o nosso produto, a partir de uma lógica produtiva sustentável, além de oferecer ao mercado internacional um produto que teve o seu impacto ambiental avaliado de forma científica. Valorizamos a oportunidade de compartilhar aprendizados com todos da indústria, promovendo um ambiente colaborativo que só tem a agregar para o planeta”, afirma Sena.


Sobre a JBS Couros

A JBS criou a unidade de negócios de couros em 2009 como importante parte de sua estratégia para agregar valor à cadeia produtiva. A JBS Couros é a maior indústria de processamento de couros do mundo, com 21 unidades produtivas, três unidades de corte, cinco centros de distribuição, três showrooms e quatro escritórios comerciais, em quatro continentes. Atualmente, a empresa conta com cerca de 7 mil colaboradores em todo o mundo e produz couros nos estágios wet blue, semiacabado e acabado para os setores automotivo, moveleiro, de calçados e artefatos. Nas linhas de processamento de couros, os procedimentos claros e padronizados, aliados a investimentos constantes em tecnologia e capacitação, fazem da JBS Couros uma das empresas mais modernas do mundo, transformando materiais orgânicos em produtos nobres e de qualidade, amplamente usados nas indústrias globais.

JBS – Atendimento à Imprensa – Thiago Brizola

Guerreiro assina Ordem de Serviço e autoriza inicio das obras de recapeamento da Avenida Rosário Congro

0

A obra será executada pela GTX Construtora e Serviços Ltda, tem o prazo de 120 dias para ser concluída e está orçada em R$ 2,8 milhões

O Prefeito Angelo Guerreiro, acompanhado dos Secretários Municipais e vereadores de Três Lagoas realizaram na manhã desta terça-feira (29), a Ordem Serviço que autoriza o inicio das obras de recapeamento da Avenida Rosário Congro.


A obra vai contemplar os dois sentidos da Avenida, entre a Rua Duque de Caxias e a Avenida Ranulpho Marques Leal, trazendo melhorias para os motoristas, pilotos e pedestres que passam diariamente por esta que é uma das principais vias de Três Lagoas.


Guerreiro destacou que a Avenida já recebeu diversas obras de tapa buracos e em conversa com o Secretário Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA), Adriano Barreto, foi planejado o trabalho de recapeamento do trecho, que vai garantir mais segurança, fluidez no trânsito, além de economia aos cofres públicos.

A obra será executada pela GTX Construtora e Serviços Ltda, tem o prazo de 120 dias para ser concluída e está orçada em R$ 2,8 milhões.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.