O Projeto de Lei do Governo do Estado traz um plano de cargos e carreiras e uma tabela salarial de R$ 4.646 a R$ 11.025
Mais um passo para fortalecer e valorizar a segurança pública em Mato Grosso do Sul. Na manhã desta terça-feira (29), a Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade em 2ª votação o Projeto de Lei 068/2022, que regulamenta a Polícia Penal em MS.
Parceiro da categoria
“Essa é uma luta antiga enquanto parlamentar por valorizar cada vez mais a Polícia Penal em nosso Estado. Lutamos para que o Governo aumentasse o efetivo e todos os aprovados no concurso foram chamados fazendo história no MS. Também apresentamos a PEC da Polícia Penal e ela foi incluída nas forças de segurança da Constituição Estadual. Hoje foi aprovada por unanimidade a regulamentação da atividade policial para o servidor desta força de segurança enfrentar a criminalidade e proteger a nossa sociedade. Fico orgulhoso em fazer parte deste momento e podem continuar contando com o meu apoio por mais melhorias à categoria”, reforçou David.
Nova polícia de MS
O Projeto de Lei do Governo do Estado traz um plano de cargos e carreiras e uma tabela salarial de R$ 4.646 a R$ 11.025. A nova carreira tem novos direitos e deveres, vai nascer com uma tabela superior a 40% do que era no final de 2021. Todos os servidores ativos estão enquadrados como Policiais Penais e assim permanecerão, de acordo com a necessidade da gestão, realizando as mesmas atividades que vinham realizando anteriormente, tanto administrativa como operacional. Havendo a possibilidade, a partir da capacitação, para atuar na operação se assim optar, em consenso com a chefia. Outra conquista foi a garantia de que o gestor maior da Polícia Penal será um policial de carreira na última classe.
A publicação da Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC), está no Diário Oficial da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (ASSOMASUL), na edição nº 3061, com data de 29 de março de 2022
Foi publicado nesta terça-feira (29), resolução nº 019/SEMEC/2022 com mais uma convocação para os professores classificados e aprovado no Concurso Público da Prefeitura de Três Lagoas, em caráter de temporário, conforme previsto no art. 100 da Lei nº 1.609/2000 para realização dos exames admissionais e atribuição de aulas.
A publicação da Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC), está no Diário Oficial da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (ASSOMASUL), na edição nº 3061, com data de 29 de março de 2022.
Foram convocados os professores de atendimento educacional especializado; artes; ensino fundamental; educação infantil; educação física; professor no campo/ensino fundamental; matemática; geografia; língua portuguesa e língua estrangeira inglês
Os relacionados que constam no edital, perante classificação devem comparecer no Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), localizado na Avenida Eloy Chaves, 521, Centro, conforme agendamento divulgado no Diário, no dia 30 (quarta-feira), no período da manhã, conforme horário agendado. As atribuições acontecem no mesmo dia, porém no período vespertino na sede da SEMEC, na Rua Alexandre Costa, (Portão Lateral – Rua Paranaíba), nº 130. Centro, fone: 3929-1472.
Todas as informações referentes ao agendamento e a atribuição estão disponíveis no site da Prefeitura, na opção Diário. Em caso de dúvidas, o candidato deve entrar em contato pelo telefone (67) 3929-1563.
Aquidauana, Corumbá e Porto Murtinho estão entre os 40 municípios onde o impacto do fogo é mais alto. Os incêndios não são naturais e tendem a se agravar com a expansão da agropecuária e mudanças climáticas
Os incêndios florestais vêm aumentando ao redor do mundo. Nos últimos anos, queimadas descontroladas devastaram extensas áreas do Pantanal, Amazônia e Cerrado. O aumento dos incêndios florestais no Brasil parece estar associado a uma combinação entre as mudanças climáticas e o aumento do desmatamento devido ao enfraquecimento das políticas ambientais. No novo estudo Determinants of the impact of fire in the Brazilian biomes, publicado na Frontiers in Forests and Global Change, pesquisadores do Centro de Sensoriamento Remoto da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidade de Brasília (UnB) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) investigaram as causas dos incêndios nos biomas brasileiros, seus impactos na vegetação nativa e tendências futuras. O estudo quantifica a influência dos fatores climáticos, uso da terra, desmatamento e vegetação seca, que atua como combustível ao fogo, na ocorrência de incêndios na Amazônia, Pantanal, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pampa.
Ao contrário do que foi especulado durante os incêndios de 2020, a presença de gado é um fator estatisticamente associado aos incêndios de grande impacto no Pantanal e no Cerrado, descontruindo assim a lenda do “boi bombeiro”, aventada pela ministra Teresa Cristina, que afirmou que um rebanho bovino maior poderia ter feito diminuir a dimensão dos incêndios no Pantanal, porque comeria o capim nativo ou plantado, impedindo que se transformasse em material altamente combustível. A ministra, enquanto deputada federal em 2016, já havia apresentado o Projeto de Lei 4508/2016 para permitir que o boi adentre nas áreas de reserva legal (originalmente dedicadas à conservação) por seis meses ao ano.
No entanto, novamente a ciência brasileira desfaz falácias utilizadas para influenciar a política nacional. Segundo o estudo, no Cerrado e no Pantanal, o histórico de incêndios de grande impacto mostra que eles ocorrem em áreas de vegetação nativa, comumente em Unidades de Conservação próximas a propriedades rurais que possuem maiores rebanhos bovinos e, principalmente, nas quais ocorreu desmatamento recente. Logo, o desmatamento para a produção agropecuária e o uso do fogo para rebrota de pasto são as principais causas dos incêndios, que se iniciam em propriedades privadas, escapando em seguida para as áreas de vegetação nativa das Unidades de Conservação e Terras Indígenas. Ou seja, embora no Pantanal a presença de vegetação seca influencie a propagação do fogo, o uso da terra, incluindo a pecuária, o desmatamento e o clima são os fatores principais que explicam 78% da ocorrência de grandes incêndios. Com base nessas evidências o Prof. Raoni Rajão, coautor do artigo, afirma que: “É essencial guiar as políticas públicas com base na ciência. Fica claro que permitir o uso das reservas legais para o pastoreio não irá contribuir para a redução dos grandes incêndios, mas sim degradar ecossistemas frágeis”.
Ao mesmo tempo, as Unidades de Conservação no Cerrado são sistematicamente alvo de incêndios criminosos, registrando, frequentemente, grandes queimadas apesar da presença de brigadas e de programas de prevenção de fogo em algumas delas. Na Amazônia, as queimadas estão inerentemente relacionadas ao desmatamento ao longo da fronteira agrícola. Contudo, suas Unidades de Conservação e Terras Indígenas são ainda pouco afetadas pelos incêndios de grande impacto, funcionando como um “escudo verde”, mesmo diante da carência de fiscalização.
O estudo concluiu, assim, que os grandes incêndios não são naturais, tendo causa majoritariamente humana; porém, um clima mais quente e seco tem agravado em muito as queimadas. Nas palavras do Prof. Britaldo Soares-Filho, coautor do artigo: “isso tende a se tornar o novo normal”. O estudo também mostrou que a vegetação nativa, sobretudo as formações florestais em todos os biomas, está sendo fortemente impactada pelo fogo, perdendo, como resultado, sua capacidade de regeneração devido à recorrência do fogo. Por exemplo, nos 20 anos examinados pelo estudo, 45% do Pantanal, 34% do Cerrado e 9% da Amazônia pegaram fogo pelo menos uma vez.
A tendência, com as mudanças climáticas e com a expansão agropecuária, é que a maior parte do Cerrado, Pantanal e Amazônia sofram com incêndios mais intensos e vastos. Em algumas regiões do Cerrado poderão ocorrer incêndios até cinco vezes mais intensos. Segundo Dr. Ubirajara Oliveira, líder do estudo: “isso tornará o trabalho das brigadas de fogo cada vez mais difícil. Será necessária a intensificação da fiscalização visando a coibição dos causadores de incêndios, aliada ao maior investimento em programas de prevenção e combate de fogo”. Apesar dos recentes cortes no orçamento federal para esses fins, o Brasil hoje dispõe de um sistema inédito mundialmente de previsão de incêndios para o Cerrado desenvolvido pela UFMG em parceria com INPE. Inovações da comunidade científica, como essa, demostram a resiliência da sociedade civil brasileira em desenvolver soluções em prol do meio ambiente, mesmo em um cenário atual de desmonte da ciência nacional e políticas socioambientais.
Na Asia Pacific Leather Fair, companhia reforça seu compromisso com técnicas sustentáveis de produção
São Paulo, 29 de março – A JBS Couros está presente, mais uma vez, na maior e mais importante feira internacional do mercado de couros, a Asia Pacific Leather Fair (APFL Leather & Material). Nesta edição, realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, entre os dias 30 de março e 1º de abril, a companhia irá exibir em seu estande mobiliários produzidos com Kind Leather e peças de suas diferentes marcas, entre elas a Conceria Priante. Um dos destaques será a linha de produtos desenvolvidos com tecnologia sustentável.
Antes do início da APLF, o gerente de Sustentabilidade da JBS Couros, Kim Sena, participará de um bate-papo, promovido em parceria com a revista especializada ILM, para abordar os impactos de uma produção sustentável na cadeia de valor do couro. Neste pré-evento, em 29 de março, serão abordadas novas tecnologias de coleta de dados e Avaliações do Ciclo de Vida (Life Cicle Assessments – LCAs, em inglês). Recentemente, a companhia realizou mais 36 LCAs que reforçaram a sustentabilidade do Kind Leather.
“Além de fortalecer a mensagem da filosofia Kind Leather, de transformação de resíduos em matéria-prima em linha com o conceito de economia circular, temos a oportunidade de mostrar aos nossos atuais e futuros clientes que é possível inovar, criando mais possibilidades de uso para o nosso produto, a partir de uma lógica produtiva sustentável, além de oferecer ao mercado internacional um produto que teve o seu impacto ambiental avaliado de forma científica. Valorizamos a oportunidade de compartilhar aprendizados com todos da indústria, promovendo um ambiente colaborativo que só tem a agregar para o planeta”, afirma Sena.
Sobre a JBS Couros
A JBS criou a unidade de negócios de couros em 2009 como importante parte de sua estratégia para agregar valor à cadeia produtiva. A JBS Couros é a maior indústria de processamento de couros do mundo, com 21 unidades produtivas, três unidades de corte, cinco centros de distribuição, três showrooms e quatro escritórios comerciais, em quatro continentes. Atualmente, a empresa conta com cerca de 7 mil colaboradores em todo o mundo e produz couros nos estágios wet blue, semiacabado e acabado para os setores automotivo, moveleiro, de calçados e artefatos. Nas linhas de processamento de couros, os procedimentos claros e padronizados, aliados a investimentos constantes em tecnologia e capacitação, fazem da JBS Couros uma das empresas mais modernas do mundo, transformando materiais orgânicos em produtos nobres e de qualidade, amplamente usados nas indústrias globais.
A obra será executada pela GTX Construtora e Serviços Ltda, tem o prazo de 120 dias para ser concluída e está orçada em R$ 2,8 milhões
O Prefeito Angelo Guerreiro, acompanhado dos Secretários Municipais e vereadores de Três Lagoas realizaram na manhã desta terça-feira (29), a Ordem Serviço que autoriza o inicio das obras de recapeamento da Avenida Rosário Congro.
A obra vai contemplar os dois sentidos da Avenida, entre a Rua Duque de Caxias e a Avenida Ranulpho Marques Leal, trazendo melhorias para os motoristas, pilotos e pedestres que passam diariamente por esta que é uma das principais vias de Três Lagoas.
Guerreiro destacou que a Avenida já recebeu diversas obras de tapa buracos e em conversa com o Secretário Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA), Adriano Barreto, foi planejado o trabalho de recapeamento do trecho, que vai garantir mais segurança, fluidez no trânsito, além de economia aos cofres públicos.
A obra será executada pela GTX Construtora e Serviços Ltda, tem o prazo de 120 dias para ser concluída e está orçada em R$ 2,8 milhões.
A Prefeitura de Três Lagoas publicou no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Mato Grosso do Sul desta terça-feira (29) o decreto nº 072, de 25 de março de 2022, que altera dispositivos do Decreto nº 060, de 10 de março de 2021 e, com isso, desobriga o uso de máscara de proteção facial no ambiente escolar de instituições pública e privadas de ensino.
Apesar da flexibilização, o mesmo decreto recomenda a continuidade do uso de máscaras, tanto para os alunos, quanto para os trabalhadores da educação, bem como para pessoas imunossuprimidas, portadores de doenças graves, idosas, e aqueles não vacinados ou com esquema vacinal incompleto.
CONTINUA OBRIGATÓRIO
No entanto, o uso de máscaras de proteção individual continua obrigatório em ambientes fechados nos seguintes estabelecimentos: Estratégias de Saúde da Família, Postos de Saúde, Hospitais, Clínicas Médicas Particulares e Laboratórios, serviço público de transporte de passageiros, transporte coletivo fretado (particular), bem como para pessoas com sintomas gripais e com diagnóstico confirmado para COVID-19.
Dentro do pacote de investimentos no Esporte, ainda está a instalação de três piscinas no Ginásio Cacilda Acre Rocha, sendo uma semiolímpica e duas de biribol
Em reunião realizada na última quinta-feira (24) com servidores e professores da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL), o prefeito Angelo Guerreiro “bateu o martelo” e autorizou o início do projeto de melhorias e novos espaços no Estádio da ADEN.
Sonho antigo dos profissionais e atletas que utilizam o local, o prefeito recebeu o projeto (croqui) desenhado pelos engenheiros da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA). Prevendo o quanto este Estádio pode ser referência para Três Lagoas no esporte, ele autorizou a obra.
Conforme o projeto, o Estádio da ADEN passará a ter: pista emborrachada de atletismo, academia de musculação, pista de aquecimento, adequação do campo, sala para imprensa e transmissão de jogos, readequação das arquibancadas e, possivelmente, a construção do prédio da SEJUVEL no local.
O secretário da pasta, Rialino Medeiros, recebeu com satisfação o aval do prefeito. “Este é mais um sonho que a atual gestão torna real. Em nome dos nossos atletas, treinadores e professores, agradeço imensamente ao Guerreiro por toda a atenção que o Esporte tem recebido. Com este projeto concluído, Três Lagoas terá capacidade de realizar e sediar competições em nível nacional”, destacou.
O secretário de Infraestrutura, Adriano Barreto, explicou que “este projeto vai atender a diversas modalidades e beneficiar os atletas que precisarem utilizar o espaço. O projeto em breve entra em fase de planejamento e licitação, assim acelerando o início das obras”, completou.
Dentro do pacote de investimentos no Esporte, ainda está a instalação de três piscinas no Ginásio Cacilda Acre Rocha, sendo uma semiolímpica e duas de biribol.
O capítulo de estreia da novela contou com uma sessão especial de exibição no recém-inaugurado Bioparque Pantanal, em Campo Grande, para dezenas de convidados
Ao prestigiar, nesta segunda-feira (28/03), a estreia da novela Pantanal, da Rede Globo, o presidente da Fiems, Sérgio Longen, destacou que Mato Grosso do Sul vive um momento único graças à projeção nacional de suas riquezas naturais.
“O Pantanal está em alta. Estamos na moda. Ter essa novela novamente exibida no Brasil é motivo de orgulho para todos nós. A indústria do turismo está sendo movimentada com a volta da novela. Todos nós vamos ter esse ganho na retomada da economia”, disse Longen.
O capítulo de estreia da novela contou com uma sessão especial de exibição no recém-inaugurado Bioparque Pantanal, em Campo Grande, para dezenas de convidados, entre autoridades e empresários locais. O auditório do Bioparque ficou lotado para a premiere da obra escrita por Bruno Luperi.
A superprodução da Rede Globo é um remake da novela de Benedito Ruy Barbosa que encantou o Brasil em 1990. A novela das 9 coloca novamente a região pantaneira em destaque nacional e até internacional, já que a produção é exportada para até 180 países. O diretor de negócios da Rede Matogrossense de Comunicação, Antônio Alves, falou da enorme expectativa gerada pela novela por impactos positivos em toda a economia sul-mato-grossense.
“É uma vitrine da nossa região do Pantanal para o Brasil e o mundo. Todo mundo vai falar de nós, da nossa identidade. A exibição da novela vai fomentar a economia, mostrar as fazendas da região, impulsionar o ecoturismo. Estamos muito otimistas com esse ciclo virtuoso que se aproxima”.
Acadêmicos e profissionais de Educação Física de Bataguassu e região terão a oportunidade de obter conhecimentos específicos sobre Badminton e Parabadminton, de 8 a 10 de abril.
O curso presencial teórico-prático é organizado pelo Governo do Estado, por meio da Unidade Pedagógica e de Formação (UPF) da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte) em parceria com a Prefeitura de Bataguassu, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 8 de abril, através do site http://ww2.cursos.escolagov.ms.gov.br/Fundesporte/Home/ListaEventos.
A capacitação vai abordar a história do esporte no convencional e para atletas com deficiência; técnicas e fundamentos, tipos de quadras, equipamentos utilizados e classificações das modalidades, diferenciando o badminton do parabadminton. A ministrante será a professora Rosalba Santomo.
O secretário municipal de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo, José Carlos Kotai, convida os profissionais da área da Educação Física para participarem da capacitação.
PROGRAMAÇÃO
O credenciamento e a abertura do evento acontecerão na sexta-feira (8), a partir das 18 horas (horário de Brasília), na Câmara de Vereadores de Bataguassu. A parte teórica ocorrerá no sábado (9), das 14 às 18 horas (horário de Brasília) e no domingo (10), das 8 às horas (horário de Brasília). O conteúdo prático será desenvolvido no Ginásio Municipal de Esportes localizado na rua Ponta Porã, 207, centro.
]Certificados com carga horária de 20 horas serão emitidos no final dos cursos aos participantes que tiverem 75% de frequência. A emissão poderá ser feita por meio da plataforma online de cursos, disponibilizado em parceria entre Fundesporte e Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul (Escolagov).
O curso “Badminton e parabadminton: da teoria à prática na área escolar” é realizado pelo Governo do Estado, por intermédio da Fundesporte, com apoio da Prefeitura de Bataguassu, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo. Mais informações pelo telefone (67) 3323-7225, que também atende pelo WhatsApp.
Sindicatos dizem que condições de trabalho estão insustentáveis
Servidores do INSS entraram em greve na segunda-feira, (28) e a paralisação suspendeu o atendimento presencial em várias cidades. Vinte estados já aderiram ao movimento. A expectativa da Fenasps (Federação Nacional dos Servidores da Previdência Social) é que esse número aumente.
De acordo com as entidades sindicais, os servidores não faziam greve há 5 anos, mas as condições de trabalho ficaram insustentáveis. Moacir Lopes, diretor da Fenasps, destacou quais as reivindicações da categoria.
Moacir adiantou que nesta semana deve haver uma reunião dos trabalhadores com a presidência do INSS para tentar um acordo. A nossa reportagem tentou contato com o Instituto mas não conseguiu retorno até o fechamento desta edição.
Edição: Leila Santos/Edgard Matsuki
Por Beatriz Albuquerque – Repórter da Rádio Nacional – Brasília
Os trabalhadores da iniciativa privada nascidos em novembro recebem hoje (29) o abono salarial ano-base 2020. A Caixa Econômica Federal iniciou o pagamento em 8 de fevereiro e prosseguirá com a liberação até 31 de março, baseada no mês de nascimento do beneficiário.
O abono de até um salário mínimo é pago aos trabalhadores inscritos no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) há pelo menos cinco anos. Recebe o abono agora quem trabalhou formalmente por pelo menos 30 dias em 2020, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos.
O benefício não é pago aos empregados domésticos. Isso porque o abono salarial exige vínculo empregatício com uma empresa, não com outra pessoa física. Jovens aprendizes também não têm direito.
Trabalhadores da iniciativa privada que recebem pela Caixa Econômica Federal:
Mês de nascimento
Data do pagamento
Janeiro
8 de fevereiro
Fevereiro
10 de fevereiro
Março
15 de fevereiro
Abril
17 de fevereiro
Maio
22 de fevereiro
Junho
24 de fevereiro
Julho
15 de março
Agosto
17 de março
Setembro
22 de março
Outubro
24 de março
Novembro
29 de março
Dezembro
31 de março
Os valores pagos a cada trabalhador variam de acordo com a quantidade de dias trabalhados durante o ano-base 2020.
Devem receber o benefício cerca de 22 milhões de trabalhadores, com valor total de mais de R$ 20 bilhões. Os recursos são do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
A Caixa informou que o crédito será depositado automaticamente para quem tem conta no banco. Os demais beneficiários receberão os valores por meio da Poupança Social Digital, podendo ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem.
Caso não seja possível a abertura da conta digital, o saque poderá ser realizado com o Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, Caixa Aqui ou agências, sempre de acordo com o calendário de pagamento.
Para os beneficiários residentes nos municípios da Bahia, de Minas Gerais e do Rio de Janeiro em situação de emergência, devido às fortes chuvas, o pagamento foi liberado em 8 de fevereiro, independentemente do mês de nascimento.
Por Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil* – Brasília
Filmada em Mato Grosso do Sul, a novela “Pantanal” tem a natureza como protagonista
Um dia de estreias: assim foi a segunda-feira, 28 de março. O Bioparque Pantanal (mais conhecido como Aquário) foi inaugurado e, no mesmo dia, estreou a novela Pantanal, com exibição no complexo no Parque das Nações Indígenas.
De acordo com o governador Reinaldo Azambuja, a inauguração do Bioparque Pantanal no dia da estreia do remake foi uma coincidência. Ele destacou a importância da exibição para a divulgação das belezas do Pantanal Sul-mato-grossense e a atração de turistas.
“É um ganho extraordinário porque vai divulgar a maior planície alagável, o Pantanal, que já é muito conhecido, mas vai ser ainda mais divulgado. Junto com o capítulo inicial inauguramos o Bioparque Pantanal que vai levar cada vez mais esse conhecimento para o Brasil e para o mundo”, disse Reinaldo Azambuja.
Governador e secretários assistiram novela no Bioparque Pantanal
Filmada em Mato Grosso do Sul, a novela “Pantanal” tem a natureza como protagonista. Trinta e dois anos após a exibição original, ela ganhou um remake. A história original foi ao ar em 1990 na TV Manchete e agora é exibida na TV Globo. Baseada na novela original de Benedito Ruy Barbosa, o remake de “Pantanal” é escrito por Bruno Luper.
Assistiram também ao capítulo inicial no Bioparque Pantanal a primeira-dama Fátima Azambuja; os secretários Eduardo Riedel (Infraestrutura), Eduardo Rocha (Governo e Gestão Estratégica), Maria Cecília Amendola da Motta (Educação), Jaime Verruck (Semagro), Geraldo Resende (Saúde) e João Cesar Mato Grosso (Cultura e Cidadania); o presidente da Assembleia Legislativa, Paulo Corrêa; deputados federais Bia Cavasso e Dagoberto Nogueira; os estaduais Paulo Duarte e Professor Rinaldo; a procuradora-geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia; o presidente da Fiems, Sérgio Longen, além de dirigentes de autarquias, diretoria da Rede Mato-grossense de Televisão, da TV Morena e funcionários.
A terça-feira em Três Lagoas será de sol com muitas nuvens, mas não chove
O tempo firme predomina nesta terça-feira (29) em Mato Grosso do Sul. O sol brilha forte entre poucas nuvens em grande parte do Estado, e há previsão de chuvas isoladas para algumas regiões.
Previsão do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima indica, probabilidade de chuvas de intensidade fraca a moderada, e tempestades isoladas para municípios localizados nas regiões centro-norte e nordeste devido a disponibilidade de umidade associada ao aquecimento diurno.
Nas demais áreas do Estado, um sistema de alta pressão atmosférica, favorece dia ensolarado com variação de nebulosidade.
Estão previstas temperaturas médias entre 23°C e 33°C para a região pantaneira, 22°C e 33°C para a região leste, 17°C e 32°C para sudoeste e na capital entre 21°C a 32°C.
Confira no mapa elaborado pela equipe Cemtec/Semagro as condições de tempo e temperatura estimados para esta terça-feira na Capital e alguns municípios do Estado.
Presidente foi internado no Hospital das Forças Armadas, na capital federal, na noite desta segunda-feira
O presidente Jair Bolsonaro foi hospitalizado na noite desta segunda-feira (28), após sentir um incômodo, segundo relatou uma fonte do Planalto ao Diário do Poder. Ele faltou ao evento de filiação dos ministros Tarcísio Freitas e Damares Alves ao Republicanos.
Após sentir o “desconforto”, o presidente “precisou fazer exames” no HFA.
A primeira-dama, Michelle Bolsonaro, foi informada da internação quando o aguardava na cerimônia de filiação dos ministros.
A Prefeitura de Brasilândia por meio da Secretaria Municipal de Saúde dá continuidade ao trabalho de Mutirão de Limpeza na cidade
A equipe encontrou em diversos quintais de residências, terrenos e demais prédios com recipientes que acumulavam água parada e com larvas do mosquito Aedes Aegypti.
Todos os objetos encontrados foram descartados e os focos foram eliminados.
A equipe contratada pelo Município já passou pelos bairros Jardim Camargo, Primavera, Brasília, Mão Amiga. Também já passaram pelos bairros Thomaz de Almeida, Imperial e Vale Verde.
E nesta semana, darão continuidade ao trabalho em outros bairros da cidade.
ORIENTAÇÃO A Secretaria Municipal de Saúde pede a colaboração de todos na eliminação dos focos do mosquito Aedes Aegypti.
Nos últimos dias, Brasilândia recebeu diversas pancadas de chuvas e o tempo é propício para o acúmulo de água parada.
A Saúde pede para que neste período a população olhe os quintais e demais locais que possam ser foco do mosquito. Todo o cuidado é pouco.
Na manhã desta segunda-feira (28), o presidente da ‘Jabuti Bike Team’, Antonio Pascoal, junto com outros membros da equipe, Márcio Endrigo, Leandro Pindaíba e José Luiz Pereira, fizeram a entrega da camiseta oficial do grupo ao prefeito Dr. Antonio Thiago e ao secretário municipal de Administração, José Carlos Soriano.
Na ocasião, os ciclistas anunciaram a realização da Copa ABD em Brasilândia prevista para o dia 05 de maio de 2022, domingo. O evento contará com um almoço beneficente em parceria com alguma entidade da cidade.
A Jabuti Bike Team é formada por 22 ciclistas brasilandenses e participam de diversas competições e torneio, na qual os participantes levam o nome da cidade para várias regiões do país.
A Secretaria municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL) deu início, no último sábado (26), à Copa dos Servidores Públicos Municipais de Futebol Society 2022. A abertura aconteceu no campo do Estádio da ADEN, onde o secretário da pasta, Rialino Medeiros, deu o pontapé inicial e abriu a primeira partida da competição, sendo entre os times da Câmara Municipal e Departamento de Trânsito.
Com bom entrosamento e ataque constante, a equipe do Legislativo saiu na frente e venceu a estreia por 3 a 1. O segundo embate foi entre Assistência Social e Educação, que goleou a equipe da secretaria comandada por Vera Helena em 7 a 1. O resultado rendeu “meme” em referência a derrota história do Brasil para a Alemanha na Copa do Mundo de 2014.
No próximo sábado, os combates serão entre Saúde e Finanças/Sejuvel e Departamento de Serviços Públicos e Administração.
As obras de recapeamento no bairro Vila Nova começaram na manhã desta segunda-feira (28) e segue ao longo das próximas semanas. Diversas ruas da região vão receber as melhorias.
Dividido em 3 etapas, o projeto foi desenvolvido para recapear 40 quarteirões do bairro, sendo que a primeira fase iniciada na manhã de hoje (28) vai contemplar o quadrilátero das ruas Advogado Sabino José da Costa, Elvírio Mario Mancini, João Gonçalves de Oliveira e José Hamilcar Congro Bastos.
As equipes do Departamento de Obras e Serviços iniciaram o trabalho de poda consciente das árvores, para possibilitar a passagem dos maquinários de grande porte.
A equipe da Sanesul – Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul – acompanha os trabalhos e vai realizar os serviços necessários na rede de água e esgoto da região.
De acordo com o Prefeito Angelo Guerreiro e com o Secretário de Infraestrutura, Adriano Barreto, a iniciativa foi tomada para que a Sanesul realize as obras de corte no pavimento antes que o Departamento de Obras inicie os trabalhos de recape, diminuindo, desta forma, os investimentos em tapa buracos, além de evitar o corte do asfalto novo.
No dia 30 de abril de 2021, o coronel Gil Alexandre da Rocha deixou comando do 2º Batalhão de Polícia Militar de Três Lagoas para assumir uma responsabilidade ainda maior.
Naquela manhã de terça-feira, o oficial assumia uma nova missão que demandaria muito dinamismo e competência, o comando do CPA – 2, (Comando de Policiamento de Area – 2). Na nova missão, sua responsabilidade ampliou para 23 municípios e 3 distritos com Unidades Militares e um total de 112.878,739km² mil KM quadrados de área para fiscalização.
Decorridos 11 meses de comando, as ações das unidades militares, compostas de três batalhões e 03 companhias independentes mostra que a troca de comando foi acertada.
Para falar sobre essa pauta, o Perfil News visitou na sexta-feira o comandante do CPA – 2, onde ele explicou em detalhes como funciona esse setor que é distribuído em três unidades no Estado.
No outono, o tempo fica mais seco e a estiagem fica mais intensa
O outono está ai, uma estação do ano que funciona como um ensaio para o inverno por conta das oscilações de temperatura, com dias mais secos, noites mais frias e chuvosas e, consequentemente, ambientes mais fechados.
“No outono, o tempo fica mais seco e a estiagem fica mais intensa. A troca de estação dá a sensação de um clima um pouco mais frio, que favorece doenças alérgicas e infecciosas por conta da aglomeração”, explicou o chefe de serviço de Clínica Médica da Santa Casa CG, dr. Henrique Brito.
Para combater essas doenças, o organismo precisa de uma ajudinha que pode ocorrer com um simples copo d’água. “É importante a gente se manter bem hidratado porque tem uma película, a mucosa respiratória, que possui algumas das defesas do corpo, os anticorpos, e também funciona como um adesivo. Quando aparece um agressor externo, como vírus, bactérias e fungos, ele é aderido de imediato pelo muco e fica neutralizado”, revelou.
Vale ressaltar que um cuidado especial deve ocorrer com crianças e idosos. “Os menores por terem uma imaturidade imunológica e os mais velhos pelo envelhecimento da imunidade, que tende a ficar mais frágil”, complementou.
Confira as dicas listadas pelo especialista para evitar doenças respiratórias:
Não fumar cigarros, incluindo os eletrônicos; Manter um corpo sempre bem hidratado; Ter uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes; Sono de qualidade, regular e adequado; Praticar exercícios físicos; Manter ar condicionado com os filtros sempre limpos; Doenças prévias equilibradas, realizando o tratamento correto.