19.2 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de junho de 2026
Início Site Página 1980

Mato Grosso do Sul terá terça-feira ensolarada com máxima de 32°C

0

A terça-feira em Três Lagoas será de sol com algumas nuvens, porém sem previsão de chuva

O sol brilha forte com variação de nebulosidade nesta terça-feira (22) em Mato Grosso do Sul. As condições estimadas são de céu claro a parcialmente nublado em todas as áreas do Estado. 

O tempo estável será favorecido pela atuação de um sistema de alta pressão pós-frontal, segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec/Semagro). 

O dia começa com temperaturas mínimas entre 20°C a 23°C e as máximas podem ficar entre 29°C a 32°C no Estado. Confira no mapa as condições de tempo e temperatura estimados pelo Cemtec para Campo Grande e alguns municípios.

Mato Grosso do Sul terá terça-feira ensolarada com máxima de 32°C

Mireli Obando, Subcom

Foto: Ricardo Ojeda

Policiais da SIG de Três Lagoas prende “machão”, por estupro e cárcere privado

0

Os policiais cumpriram mandado de prisão contra o indivíduo que espancava a ex-namorada de 17 anos, além de deixá-la em cárcere privado. O mandado de prisão preventiva, foi expedido pela 1ª Vara Criminal, da Comarca de Três Lagoas, no mês de julho do ano passado

Na manhã desta segunda-feira (21), policiais civis da SIG (Seção de Investigações Gerais) de Três Lagoas, durante diligências rotineiras de apoio ao Poder Judiciário, visando dar efetivo cumprimento às decisões judiciais, efetuou a prisão de um homem, de 20 anos de idade, morador na Vila Haro.

Em desfavor do indivíduo havia um mandado de prisão preventiva, expedido pela 1ª Vara Criminal, da Comarca de Três Lagoas, no mês de julho do ano passado, em razão do descumprimento de medidas protetivas de urgência. Ele ainda é acusado da prática dos crimes de estupro, cárcere privado, lesão corporal dolosa e furto.

Na época, o homem foi acusado pela ex-namorada, então com 17 anos de idade, dos diversos crimes mencionados, todos em situação de violência doméstica.

Em atendimento na Delegacia de Atendimento à Mulher de Três Lagoas, a adolescente relatou que após um relacionamento com o agressor, foi embora para a sua cidade de origem, no interior do Estado de São Paulo, mas acabou retornando para Três Lagoas, a pedido dele.

A vítima relatou que naquela ocasião foi intensamente agredida fisicamente por ele, com socos, pontapés e pisões sobre seu corpo, bem como que em seguida, ele a trancou em um quarto e lá a prendeu, impedindo-a de sair do imóvel.

A vítima disse ainda que no dia seguinte, o ex-namorado manteve relação sexual contra sua vontade, mediante grave ameaça de novas agressões, bem como que teve um aparelho de telefone celular, marca Iphone, furtado por ele.

A adolescente contou que em um descuido do seu agressor conseguiu fugir, e acionou a Polícia Militar.

Após representação da DAM de Três Lagoas, teve as medidas protetivas de urgência expedidas a seu favor.

Porém, o indivíduo descumpriu as determinações judiciais, efetuando ameaças contra ela, quando então, fundado em tais ameaças e no consequente descumprimento das medidas protetivas de urgência, foi expedido o mandado de prisão preventiva pelo Poder Judiciário, mediante representação do Ministério Público.

O acusado foi preso em sua residência, e em seguida foi encaminhado a sede da SIG, onde foi dado formal cumprimento ao mandado de prisão, e o homem submetido ao exame de corpo de delito junto ao IMOL, para posteriormente ser encaminhado a Penitenciária de Segurança Média de Três Lagoas, onde aguardará a disposição da Justiça.

A Seção de Investigações Gerais de Três Lagoas (SIG/TL) solicita a colaboração e apoio de toda população três-lagoense, com informações sobre a prática de crimes e localização de indivíduos foragidos da Justiça, sendo que as denúncias poderão ser realizadas através dos telefones (67) 3929-1173 ou (67) 99226-8210 (WhatsApp). O sigilo e anonimato são assegurados.

Prefeitura de Três Lagoas realiza a primeira edição do Projeto “Vida Na Praça” no Bairro Novo Ipanema

0

O projeto é voltado à toda família, oferecendo lazer, cultura e abrindo espaço de geração de renda aos artesãos e rede gastronômica do Município

A alegria tomou conta dos moradores do Novo Ipanema e adjacentes que compareceram à nova praça do bairro, no último sábado (19). A Prefeitura de Três Lagoas, por meio das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SEDECT), Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL) e a Diretoria de Cultura, promoveu o lançamento do projeto “Vida Na Praça”, levando atividades esportivas, culturais e exposição e venda de artesanatos da população três-lagoense nessas comunidades.

O projeto é voltado à toda família, oferecendo lazer, cultura e abrindo espaço de geração de renda aos artesãos e rede gastronômica do Município. A abertura do evento contou com a apresentação da Banda Cristo Redentor, seguido por aulão de ritbox com a professora Verônica Fiorotto. Na sequência, teve bailão com Cleiton dos Teclados.

Durante a cerimônia de abertura, o diretor de Cultura, Hericksen Plesley, ressaltou que este é o primeiro evento do Projeto e a intenção “é fazer com que as famílias tenham um lazer saudável nos sábados, conhecendo os talentos de Três Lagoas, prestigiando também as variedades gastronômicas e os lindos trabalhos dos nossos artesãos”, disse.

O secretário de Esporte, Rialino Medeiros, atribuiu ao Projeto o empenho das secretarias em levar essa opção aos bairros da Cidade. “A cada sábado, uma praça será contemplada com essas ações e contamos com a presença e participação de todos, afinal, é um evento voltado para as comunidades de modo geral. Estamos pensando também no melhor aproveitamento das novas praças, incentivando o uso consciente desses espaços. Agradeço ao prefeito Angelo Guerreiro por esta atenção e permitir que nossas ações cheguem até vocês”, destacou.

Além dos torneios esportivos, foram montados os brinquedos infláveis para as crianças e o serviço Vacimóvel, com aplicação de vacinas e aferição de pressão. No próximo sábado (26), o projeto “Vida Na Praça” acontece na praça do bairro Nova Três Lagoas, a partir das 16h.

Estiveram presentes o Secretário de Infraestrutura, Adriano Barreto, representando o prefeito, os vereadores Evalda Reis e Britão do Povo.

Prefeitura de Três Lagoas realiza a primeira edição do Projeto “Vida Na Praça” no Bairro Novo Ipanema

Atividades presenciais no “Tia Nega” retornam em Três Lagoas

0

Atualmente 120 idosos fazem parte da família “Tia Nega”

Alegria, descontração, muita conversa e o sentimento de que a vida está voltando ao “normal”, foi assim que os idosos que frequentam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos “Tia Nega” descreveram a sensação de estar retomando os encontros de modo presencial, depois de quase dois anos de atividades remotas.

O retorno das atividades aconteceu nesta segunda-feira (21) e de acordo com a Secretária Municipal de Assistência Social, Vera Helena, este momento é um marco na vida destes idosos, que voltam a realizar as suas atividades, se relacionarem e terem momentos de lazer.

“Este foi um momento muito aguardado e desejado por nossos idosos. Sabemos que alguns moram com os filhos, outros moram sozinhos e, durante este período de isolamento social, ficaram afastados do convívio da sociedade e agora chegou o momento deles se reencontrarem, interagirem, realizarem atividades físicas, cognitivas e de lazer” disse a Secretária Vera Helena.

O casal Eunice Nascimento Modesto, 66 anos, e Claudio Antônio modesto, 74 anos, frequentam o serviço há cerca de 5 anos e estavam muito ansiosos pelo reencontro com os amigos e com a equipe que comanda o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos “Tia Nega”.

Dona Eunice, disse que estava contando nos dedos o tempo que faltava para retornar às atividades presenciais e não vê a hora de voltar a participar das aulas de crochê que são oferecidas.

Seu Claudio falou da sua alegria de voltar a frequentar o espaço que considera a sua segunda casa. Ele disse que todos são acolhidos, bem tratados por toda a equipe.

“Aqui a gente se sente em paz. Aqui esquecemos tudo o que está lá fora” disse Seu Claudio.

Esta segunda-feira (21) também foi dia de novos idosos se juntarem ao grupo, foi o caso do Joaquim Moreira da Silva e Luiz Carlos Lopes, ambos de 66 anos, eles contam que estão animados para fazer novas amizades e se distrair com as atividades oferecidas.

Atualmente 120 idosos fazem parte da família “Tia Nega”. O Acolhimento está sendo realizado tomando todos os cuidados para que este período de reintegração aconteça com segurança.

As equipes estão preparadas e receberam os vovôs e vovós com muito amor e carinho. Eles foram recebidos com um delicioso café da manhã e um almoço mais que especial.

Atividades presenciais no “Tia Nega” retornam em Três Lagoas
Atividades presenciais no “Tia Nega” retornam em Três Lagoas
Atividades presenciais no “Tia Nega” retornam em Três Lagoas

Bolsonaro dirige trator movido a biometano

0

O presidente saiu do Alvorada e foi até o Palácio do Planalto. Intenção do governo é incentivar à produção de biometano, combustível renovável pode substituir gás natural, diesel e gasolina

O presidente Jair Bolsonaro participou hoje (21) do lançamento de medidas de incentivo à produção e ao uso sustentável do biometano. O combustível renovável é obtido pela purificação do biogás e pode substituir o gás natural, o diesel e a gasolina.Bolsonaro dirige trator movido a biometanoBolsonaro dirige trator movido a biometano

Após entrevista no jardim do Palácio da Alvorada, Bolsonaro dirigiu um trator movido a biometano até o Palácio do Planato. Ele levou aproximadamente dez minutos para fazer o trajeto de cerca de quatro quilômetros entre a residência oficial e o Planalto.

Bolsonaro dirige trator movido a biometano

O ministro de Meio Ambiente, Joaquim Leite, assinou portaria que cria o Programa Nacional de Redução de Emissões de Metano, o Metano Zero, que representará avanços na geração e no aproveitamento de biometano a partir de resíduos urbanos e rurais.

“O programa Metano Zero trata o lixo da cidade, o lixo do campo. São resíduos de aves, suínos, cana de açúcar, laticínios e aterros sanitários. Tudo isso para gerar o biogás, que gera energia, e o biometano, que gera o combustível para veículos pesados. Teremos a oportunidade de andar em caminhões, tratores e ônibus movidos a biometano, reduzindo o custo de combustível”, afirmou Leite.

Bolsonaro dirige trator movido a biometano

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, assinou portaria que inclui investimentos em biometano no Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento de Infraestrutura (Reidi).  A portaria isentará novos projetos da cobrança de PIS/Cofins para aquisição de máquinas, materiais de construção e equipamentos.  Contribuirá, assim, para a construção de novas plantas de produção do biocombustível, ampliando a oferta e causando impacto positivo na sustentabilidade energética e ambiental.

“Estamos dando novo passo para a consolidação de um mercado aberto e competitivo que buscamos, ao proporcionar aos investidores de bioenergia a mesma condição de que já dispunham os produtores de gás natural”, afirmou Albuquerque.

De acordo com o governo federal, a inserção do biometano vai proporcionar a construção de novas plantas para produção do combustível, aumentando a oferta do produto e a instalação de corredores verdes para abastecimento de veículos pesados, com impacto na redução de emissões de gases de efeito estufa. O total de investimento previsto é superior a R$ 7 bilhões, com geração de pelo menos 6.500 empregos, na construção e operação das novas unidades. A ideia é construir 25 novas plantas em seis estados (SP, RS, SC, GO, MT, MS).

Bolsonaro dirige trator movido a biometano

O presidente Jair Bolsonaro afirmou que em pouco tempo o país poderá ter o equivalente a quatro vezes aquilo que recebe da Bolívia em gás, sem impostos. “Se o homem do campo vai fazer algo para gerar energia, não vai pagar PIS, Cofins, tampouco o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. Ou seja, é uma energia que, além de própria, não tem esse custo elevado na ponta da linha que temos com impostos”.

 Por Marieta Cazarré – Repórter da Agência Brasil – Brasília

Em Três Lagoas, equipe recupera ponte “Arapuazinho” que liga a MS 320 à BR-262

0

Ponto foi danificada pelo excesso de peso

A equipe do Departamento de Obras da Secretaria Municipal de Infraestrutura Transporte e Trânsito (Seintra) realizou na última semana o serviço de reparo da ponte da estrada bandeirantes que estava interditada.

De acordo com o Secretário de Infraestrutura, Adriano Barreto, a ponte foi danificada por excesso de peso ocasionada pelo trânsito de caminhões.

A estrada Bandeirantes dá acesso à MS 320 e a BR-262 e a ponte devido à importância logística da construção a equipe de Obras realizou o serviço de reparo rapidamente.

Adriano reforçou que a ponte está liberada para o tráfego de veículos, mas pede atenção, uma vez que as equipes vão realizar a instalação de sinalização nos próximos dias.

Avenida Rosário Congro será parcialmente interditada nesta terça-feira em Três Lagoas

0

Será iniciado o trabalho de drenagem na via

A Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito comunica que nesta terça-feira (22) haverá a interdição a Avenida Rosário Congro, entre as Ruas João Silva e João Carrato.

A interdição é necessária devido às obras de interligação que estão em execução na Avenida. Nesta terça-feira (22) será iniciado o trabalho de instalação do sistema de drenagem e a pista será liberada tão logo o serviço seja concluído.

Equipes buscam quatro desaparecidos em Petrópolis

0

Deslizamentos provocados pelo temporal resultaram em cinco mortes

Depois das fortes chuvas que voltaram a assolar Petrópolis, na região serrana do estado do Rio de Janeiro, equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros continuam as buscas por desaparecidos. Até o momento, há o registro de quatro pessoas desaparecidas e 31 resgatadas com vida. Equipes buscam quatro desaparecidos em PetrópolisEquipes buscam quatro desaparecidos em Petrópolis

Os deslizamentos provocados pelo temporal de ontem (20) à tarde resultaram em cinco mortes. Duas no Morro da Oficina, duas na Rua Washington Luiz e uma no bairro Valparaíso.

Equipes da Secretaria de Estado de Defesa Civil do Rio e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) permanecem mobilizadas para prevenir e minimizar os efeitos da chuva. Cerca de 150 militares atuam com apoio das unidades especializadas, incluindo as equipes do Grupamento de Busca e Salvamento, Socorro Florestal e Meio Ambiente, com suporte dos cães farejadores da corporação.

Nas últimas 24 horas, o acumulado pluviométrico atingiu 534,6 milímetros de chuva e a secretaria mantém o alerta geológico para alto risco de deslizamentos, em especial, para as áreas do 1º Distrito. Segundo a Defesa Civil, foram registradas 126 ocorrências, 107 por escorregamentos. “Todas as equipes da Defesa Civil estão empenhadas no atendimento aos chamados de emergência e suporte ao Corpo de Bombeiros nas ações de resgate a vítimas”, informou.

Nos 13 pontos de apoio abertos para o atendimento, há 643 pessoas das localidades do Morin, Quitandinha, Amazonas, Vila Felipe, Sargento Boening, São Sebastião, Dr. Thouzet, Alto da Serra, Floresta, Independência e Siméria. Essas pessoas recebem suporte da Secretaria de Assistência Social para o atendimento de necessidades essenciais. Já a Defesa Civil percorre os pontos de apoio para cadastrar os registros de ocorrências e realizar a vistoria dos imóveis.

A preocupação com o tempo no município permanece porque a previsão para as próximas horas ainda é de chuva moderada a fraca. 

Em caso de emergência, a população deve ligar para o 193 do Corpo de Bombeiros e 199 da Defesa Civil.

Remoção de carros

Desde ontem, a prefeitura de Petrópolis retirou 20 carros das ruas. Esses veículos estavam espalhados pela cidade obstruindo as vias ou em cima nas calçadas, depois que foram arrastados pela correnteza formada pelo temporal. Os veículos estavam no Centro e no Alto da Serra e após serem rebocados foram levados para o pátio do Morin. Todos foram catalogados, para facilitar a identificação e a retirada pelo proprietário. O dono precisa telefonar ou mandar mensagem via WhatsApp para o pátio (24 98848-0629).

O diretor-presidente da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), Jamil Sabrá, informou que não será cobrado nenhum valor do proprietário. “Nenhuma taxa sobre o serviço ou para a utilização do pátio, nenhuma multa. Que isso fique claro”, completou.

De acordo com a prefeitura, a remoção dos veículos ocorre desde o dia seguinte ao temporal do dia 15 de fevereiro. “Entre os dias 16 de fevereiro e 14 de março, 490 veículos foram levados para o pátio do Morin. Desse total, 227 já foram retirados pelos proprietários ou pelas seguradoras.”

Outras regiões

Em Angra dos Reis, na Costa Verde, até o fim do dia, o volume de chuva alcançou 271.69 mm, em 12 horas. Duas pessoas morreram com a queda de uma árvore sobre o carro onde estavam. Em outras ocorrências, as equipes resgataram pessoas em pontos de alagamento.

Por causa da previsão de chuvas de moderadas a fortes para a Baixada Fluminense, Duque de Caxias permanece em estágio de monitoramento. “Os rios Capivari e Saracuruna transbordaram durante a noite e as chuvas provocaram alagamentos em alguns bairros, sem o registro de desalojados ou desabrigados. As 18 sirenes de alerta do município foram acionadas no final da tarde”, informou a prefeitura.

A Defesa Civil pediu aos moradores de áreas de risco que, ao notarem qualquer anormalidade, procurem um local seguro ou os pontos de apoio localizados em igrejas, associação de moradores e escolas de cada distrito. Podem também ligar imediatamente para os telefones 199 e 0800-0230199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

Teresópolis, na região serrana, continua em estágio de atenção por causa dos acumulados de chuva e da previsão da permanência de precipitação moderada a forte durante o dia e ao alto risco de ocorrência de deslizamentos.

*Agência Brasil

Prefeito de Selvíria suspende contrato de R$ 4,6 milhões com empresa de mulher do presidente do TCE

0

Prefeito do PSDB, José Fernando suspendeu contrato milionário, feito sem licitação, com a empresa do filho e da esposa do presidente do TCE, conselheiro Iran Coelho das Neves 

Por Edivaldo Bitencourt

O prefeito de Selvíria, José Fernando Barbosa dos Santos (PSDB), antecipou-se à Justiça e suspendeu o contrato de R$ 4,685 milhões com a Prosperitate Consultoria Ltda. Mesmo sem ter nenhuma experiência, a empresa da esposa e filho do presidente do presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Iran Coelho das Neves, foi contratada sem licitação por suposta “notória especialização” para a regularização fundiária de 1.874 lotes.

Prefeito de Selvíria suspende contrato de R$ 4,6 milhões com empresa de mulher do presidente do TCE

A suspensão da licitação foi publicada nesta segunda-feira (21) no Diário Oficial da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), conforme comunicação feita hoje à Vara de Fazenda Pública de Três Lagoas. A manifestação ocorreu na ação popular protocolada pelo advogado Ênio Martins Murad, que pede a suspensão do contrato milionário.

A empresa de Maria Francisca Silva Neves e do auditor fiscal Adnan Silva Coelho das Neves, respectivamente, esposa e filho de Iran, também teve o contrato de R$ 4,188 milhões com a Prefeitura de Corumbá suspenso pela juíza Luiza Vieira de Sá Figueiredo, da Vara de Fazenda de Corumbá. Ela acabou pedido feito pelo Ministério Público Estadual, que apontou indícios de direcionamento, improbidade e superfaturamento.

O prefeito de Selvíria foi o primeiro a contratar a Prosperitate, empresa constituída em janeiro do ano passado com capital social de R$ 200 mil. Ela deveria receber R$ 2,5 mil por cada lote regularizado. O prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes (PSDB), também dispensou licitação alegando “notória especialização” e topou pagar mais, R$ 3 mil por cada imóvel regularizado. Imbé, no interior de Minas Gerais, vai pagar apenas R$ 425,55 pela regularização fundiária de cada lote.

José Fernando optou por suspender o contrato até março de 2023 ou até o julgamento do mérito da ação popular. “Assim, em face do ajuizamento da presente ação popular, e não obstante entendermos que o processo de contratação da empresa Prosperitate transcorreu dentro da mais estrita legalidade, e obedecendo os preceitos legais da Lei 8.666/93, como se provará na instrução do feito”, alegou.

A estratégia é evitar a concessão de liminar, que obriga a prefeitura anular o contrato de vez ou só retomá-lo com aval da Justiça. Com a decisão tomada pelo tucano, ele passa a ter autonomia de retomá-lo quando achar mais oportuno.

Sendo assim, estando suspenso o contrato nº 78/2021e respectivos pagamentos, até final decisão do caso pelo poder judiciário, o pedido de liminar para suspensão do contrato perdeu totalmente o seu objeto”, apontou o advogado Ricardo Henrique Laluce.

Prefeito de Selvíria suspende contrato de R$ 4,6 milhões com empresa de mulher do presidente do TCE

Murad insistiu na concessão de liminar para suspender o contrato. “Assim, considerando-se que o município requerido não apresentou nenhum documento quanto ao processo de contratação, execução e pagamento do referido contrato, e pelo fato de que a suspensão administrativa poderá ser revogado unilateralmente pela Administração, requer-se seja deferida a competente medida liminar, determinando-se a suspenção do referido contrato até o julgamento final do processo, sob pena de multa pelo descumprimento, evitando-se novos danos e prejuízos indeléveis à Ordem Jurídica e ao Erário, que inclusive já efetuou pagamentos ilegais, cujo montante fora sonegado pelo ente Requerido, em face da ausência dessas informações no Portal de Transparência bem como da negativa em fornecer esses papeis juntamente com a manifestação ora impugnada”, argumentou o advogado.

A Prosperitate usou o contrato de Selvíria em recurso protocolado no Tribunal de Justiça para sustentar que possui “notória especialização” e ser contratada sem licitação pelo município de Corumbá. O pedido de tutela de urgência foi negado pelo desembargador Dorival Renato Pavan, que destacou, a princípio, ser preciso licitar para escolher a proposta mais vantajosa para o poder público.

Até o momento, o conselheiro Iran Coelho das Neves não se pronunciou, adotando a mesma postura da maior parte dos jornais, sites e outros meios de comunicação de Mato Grosso do Sul.

O Jacaré

Homem é agredido pelo ex-namorado que não aceita término em Três Lagoas

0

Homem já teria sido agredido outras vezes

Homem de 28 anos foi agredido pelo ex-namorado e procurou à delegacia, nesta segunda-feira (21), em Três Lagoas.

Segundo ele, as agressões aconteceram neste domingo (20) enquanto ele deixava um clube da cidade.

Ele falou que namorou com o agressor por quatro meses e que, durante o período, foi agredido outras vezes.

Desta vez, porém, a vítima procurou à Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) onde registrou o boletim de ocorrência por lesão corporal dolosa, além de manifestar desejo de representar contra o agressor.

Filha de 9 anos vê mãe sendo agredida e pede para vizinha chamar polícia em Três Lagoas

0

Agressões foram causadas por causa de um aparelho celular

Mulher de 30 anos foi agredida pelo namorado, neste domingo (20), em Três Lagoas. conforme informações do boletim de ocorrência, a filha dela, de 9 anos, presenciou as agressões e pediu para uma vizinha acionar a Polícia Militar.

A vítima relatou que saiu com o namorado para festejar com alguns amigos e após um incidente com o aparelho celular do autor, iniciaram uma discussão.

Segundo ela, o desentendimento não cessou e eles entraram em luta corporal.

Neste momento, a vítima contou que o desferiu um soco em sua mão e nas suas nas pernas.

A filha da mulher, uma criança de 9 anos, presenciou os fatos e pediu para que uma vizinha acionasse a Polícia.

O autor confessou as agressões e foi encaminhado à delegacia.

União declara estado de emergência ambiental em Mato Grosso do Sul

0

A portaria foi assinada pelo ministro Joaquim Leite e publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (21)

O Ministério do Meio Ambiente declarou estado de emergência ambiental em Mato Grosso do Sul entre os meses de maio e dezembro de 2022

De acordo com o coordenador da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Fábio Catarineli, a Portaria faz parte do plano de combate a incêndios florestais no Estado, já que favorece a contratação de brigadistas que vão atuar pelo Prevfogo (Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais) no Pantanal, em áreas de difícil acesso e em terras indígenas.

“Temos observado que esses meses (de maio a dezembro) são os mais críticos em relação aos incêndios florestais. Então, a contratação dos brigadistas, feita pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), é baseada na tendência das questões meteorológicas”, explicou o coronel Catarineli.

Os brigadistas são contratados por seis meses, explicou o coordenador do Prevfogo em Mato Grosso do Sul, Márcio Yule. São cerca de 100 pessoas. “30 ficam no Pantanal de Corumbá e 15 em quatro brigadas indígenas, duas Kadiwéu e duas Terena, além de supervisores e agentes de manejo”, contou. Para este ano, a expectativa é de que o número de combatentes aumente.

Semana começa com 74 internações, 240 novos casos e 1 óbito por covid em MS

0

O vacinômetro indica que Mato Grosso do Sul já vacinou 94,03% da população acima de 5 anos e grupos prioritários com a primeira dose ou dose única

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) registrou 240 novas infecções pela Covid em Mato Grosso do Sul, nesta segunda-feira (21).

De acordo com boletim epidemiológico deste início de semana são 14 municípios com novos casos, entre eles Campo Grande (218), Naviraí (5), Chapadão do Sul (4), Dourados (3) e Rio Brilhante (3). A média móvel da última semana está em 811. 

De ontem para hoje também foi confirmada uma morte por Covid no Estado.

 Com data de óbito ocorrida no dia 19 de março, a pessoa era do sexo feminino, possuía comorbidades e tinha 92 anos de idade. A média móvel dos últimos 7 dias está em 3,6, e a taxa de letalidade está em 2%. 

Dos casos ativos no Estado, 3.281 estão em isolamento domiciliar e outras 74 estão hospitalizadas. São 31 pessoas ocupando leitos clínicos, sendo 23 em leito público e 8 no privado. Outros 43 sul-mato-grossenses ocupam atualmente um leito de UTI, sendo 35 público e 8 privado.  

A taxa global de ocupação de leitos SUS/UTI adulto por macrorregião de internação é de 72% em Campo Grande, 62% em Dourados, 53% em Corumbá e 36% em Três Lagoas. 

O vacinômetro indica que Mato Grosso do Sul já vacinou 94,03% da população acima de 5 anos e grupos prioritários com a primeira dose ou dose única. Neste mesmo cenário, o percentual de quem tomou as duas doses do imunizante da Covid está em 81,13% no Estado.  

Idoso tem casa invadida e bicicleta furtada no Jardim Santo André, em Três Lagoas

0

Ele ainda tentou correr atrás do bandido, mas sem sucesso

Idoso de 73 anos procurou a delegacia, nesta segunda-feira (21), após ter a casa invadida e a bicicleta furtada, no Jardim Santo André, em Três Lagoas.

Conforme informações do boletim de ocorrência, o idoso contou que já estava acordado por volta das 4h30, quando ouviu um indivíduo pulando o muro lateral da casa.

Ao sair para ver, ele percebeu o furto da bicicleta que estava na varanda da frente.

Na delegacia, ele contou que tentou ir atrás do suspeito, mas não teve sucesso.

Moradores informaram que viram o suspeito próximo à rodoviária. O caso foi registrado e será investigado.

MEC divulga 2ª chamada do Prouni

0

Na lista de espera para a 2ª opção de curso pode se candidatar quem foi reprovado nas duas chamadas regulares

A lista de convocados a uma vaga no ensino superior pela 2ª chamada pelo Programa Universidade Para Todos (Prouni) já pode ser consultada nesta segunda-feira (21) no portal do Prouni. Os estudantes pré-aprovados terão até o dia 29 de março para comprovar informações como renda familiar e comprovante de conclusão do ensino médio, fornecidas no ato de inscrição.MEC divulga 2ª chamada do ProuniMEC divulga 2ª chamada do Prouni

O Prouni seleciona candidatos para bolsas parciais e integrais em universidades particulares. Um dos critérios de seleção é a nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatados que não forem selecionados nesta etapa ainda poderão manifestar interesse na lista de espera, em 4 e 5 de abril, pelo site do Prouni.

Nesse caso, pode pedir para entrar na lista de espera para a 1ª opção de curso:  estudantes reprovados nas duas chamadas regulares e pré-selecionados na segunda opção de curso, mas reprovados por não formação de turma.

Na lista de espera para a 2ª opção de curso pode se candidatar quem foi reprovado nas duas chamadas regulares (e não houve formação de turma na primeira opção de curso) e os pré-selecionados na 1ª opção, mas reprovados porque não houve formação de turma.

Cronograma

2ª chamada: 21 de março

Comprovação das informações: 21 a 29 de março

Inscrição na lista de espera: 4 a 5 de abril

Resultado da lista de espera para as instituições de ensino: 7 de abril

Comprovação das informações dos selecionados na lista de espera: 8 a 13 de abril.

Marfrig oferece 16 vagas de emprego na unidade de Bataguassu

0

Oportunidades são para as funções de refilador, torneiro mecânico e eletricista

A Marfrig, líder global em produção de hambúrgueres e uma das maiores empresas de carne bovina do mundo, anuncia 16 vagas de emprego na unidade de Bataguassu, no Mato Grosso do Sul. As oportunidades são para as funções de refilador, torneiro mecânico e eletricista. Os candidatos selecionados terão como benefícios refeitório no local, vale-alimentação e seguro de vida.

As inscrições estão abertas e vão até 28 de março. Os interessados devem comparecer de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, no endereço Rodovia BR 267, KM 35, sem número – Bataguassu, com currículo e documentos pessoais.

SOBRE A MARFRIG 

A Marfrig é uma das companhias líderes em carne bovina e maior produtora de hambúrguer no mundo, com receita líquida de 85,4 bilhões de reais em 2021 e capacidade diária de abate de mais de 28.000 bovinos em suas unidades da América do Sul e América do Norte, bem como capacidade de produção de 222.000 toneladas de hambúrgueres por ano.

Emprega mais de 30.000 colaboradores, distribuídos em 31 unidades produtivas, processa e comercializa carne in natura, produtos processados, pratos prontos à base de carne bovina, produtos complementares e derivados de carne, além de couro para os mercados doméstico e internacional. Reconhecida pela qualidade de seus produtos e por sua atuação sustentável, a Marfrig mantém projetos pioneiros para a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais.

Informações para a imprensa: NOVA PR

Mulheres ficam feridas após capotagem na MS-276

0

Vítimas foram socorridas por moradores

Duas mulheres ficaram feridas após veículo em que ocupavam capotar na MS-276 em Anaurilândia.

O fato aconteceu neste domingo (20).

Elas foram socorridas por uma ambulância do município para o Hospital Sagrado Coração de Jesus.

As vítimas estavam num veículo Fiat/Uno com placas de Ponta Porã, trafegando no sentido Batayporã a Anaurilândia, quando a condutora perdeu o controle, saiu da pista e capotou o carro por vários metros até parar próximo de uma cerca que divide uma propriedade rural, conforme noticiou o site Jornal da Nova.

Populares que passavam pelo local ajudaram as mulheres e uma ambulância do município de Anaurilândia socorreram as vítimas até o hospital, após procedimentos médicos, foram liberadas.

Uma equipe da PMR (Polícia Militar Rodoviária) da Base Operacional do Vale do Ivinhema foi acionada.

Como a guerra na Ucrânia pode amadurecer o agronegócio brasileiro?

0

Por Thais Cordero

Sem qualquer indício de término ou ao menos amenização, a guerra na Ucrânia está desencadeando impactos consideráveis em setores vitais para a economia mundial. No mercado brasileiro – mesmo geograficamente distante, a movimentação no agronegócio vem gerando crescente preocupação perante produtores nacionais, diante da possível falta de mercadorias e empecilhos de importação. Mesmo em um cenário inevitavelmente preocupante, estamos diante de um momento propício para um amadurecimento do setor, a partir de procedimentos societários como reorganizações societárias e, medidas protetivas como estratégias de superação e continuidade dos negócios.

Como a guerra na Ucrânia pode amadurecer o agronegócio brasileiro?
Thais Cordero é advogada

Em uma análise exclusiva dos efeitos da guerra, estamos presenciando uma retomada significativa do fluxo comercial internacional, marcada pela manutenção da taxa cambial como reflexo da maior atividade comercial dos países. As ofertas e demandas para exportação se elevaram, com foco no mercado de commodities e, em particular, as agropecuárias associadas à oferta de alimentos – segmento muito estratégico no contexto da pandemia. Em uma projeção feita pelo World Bank, a recuperação econômica internacional passou de um índice negativo de -8,3 em 2020, para um resultado positivo de +8,3 em 2021, com perspectivas ainda positivas para este ano, estipuladas para uma média de +6,3.

Na iminência de ser impactado, as principais perdas para o agronegócio brasileiro se enquadrariam na redução de safras e, impossibilidade de cumprir com as suas obrigações em âmbito interno e externo, gerando impacto direto na receita – com redução do fluxo de caixa pelo baixo faturamento e não cumprimento dos contratos firmados. Em uma ampla gama de ataques, a melhor proteção ao agronegócio brasileiro é a prevenção. É o momento ideal de voltar a atenção às operações internas, buscando as melhores alternativas que possam solidificar o negócio de forma sadia e compreendendo as opções viáveis para cada caso.

Muitos países já estão enfrentando dificuldades em suprir a demanda internacional em produtos básicos para a cadeia nacional – carência que evidencia a busca por novos negócios que atendam ao mercado. Nesse contexto, dentre as ações mais recomendadas, a reorganização societária é uma das mais benéficas – seja captando investimentos ou buscando entendimentos com outros produtores, no intuito de minimizar tais impactos, em procedimentos típicos de reorganização societária, como fusão ou incorporação.

No caso específico da renegociação de contratos, é imprescindível a revisão minuciosa dos instrumentos e, para captação de investimentos, a certeza de um compliance interno e regularidade operacional (certidões), garantindo segurança na captação de novos aportes ou obtenção de crédito no mercado.  Caso a estratégia não se mostre possível, é importante verificar qual a margem de crédito do negócio para renegociá-lo junto a bancos – ação que também demandará, além das possíveis medidas societárias, um estudo contábil e financeiro, a fim de selecionar a opção que traga o fôlego esperado ou pretendido à operação.

As exportações também se mostram opções favoráveis como estratégia de sobrevivência para reduzir os impactos da guerra no agronegócio. Em dezembro de 2021, inclusive, bateram recorde, com cerca de US$ 9,88 bilhões movimentados, segundo dados da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais (SCRI) – quantia 36,5% superior ao de 2020. O fluxo esperado para este ano é otimista – mas, sua adoção deve ser avaliada para cada caso. O produtor deve analisar se seu negócio está pronto para iniciar uma operação internacional, se possui perspectivas positivas financeiramente e, principalmente, o que precisa adaptar para viabilizar tais operações – tanto em uma análise interna quanto na obtenção de licenças que permitam a exportação de produtos ou insumos para o mercado externo.

As possíveis ações são recomendadas para agricultores dos mais diversos portes e linhas de produção – cada qual, com seu devido procedimento e pontos de atenção voltados para o seu nicho e amplitude de negócio.

Em meio à um panorama mundial preocupante, os investimentos no agronegócio ainda serão os grandes focos para este ano. As renegociações farão parte das estratégias para a manutenção saudável das atividades, sendo esperado ainda um crescimento nas exportações em razão da manutenção cambial. Ações conjuntas aliadas à revisão e possível reestruturação do modelo de negócio poderão sustentar um novo olhar acerca dos caminhos protetivos a serem tomados, neste cenário de tantas incertezas.

(*) Thais Cordero é advogada e líder da área societária do escritório Marcos Martins Advogados.

JBS ingressa no mercado de fertilizantes e inicia produção em fábrica no interior de São Paulo

0

A Campo Forte Fertilizantes produzirá produtos orgânicos, organominerais e especiais com alta tecnologia e práticas sustentáveis

A JBS, líder global em alimentos à base de proteína, deu início a sua produção 100% nacional de fertilizantes, marcando a entrada da JBS Novos Negócios neste novo segmento. Localizada em Guaiçara, no interior de São Paulo, a Campo Forte Fertilizantes terá capacidade para fabricar 150 mil toneladas por ano em produtos. A iniciativa amplia a atuação da JBS na economia circular, em linha com o compromisso Net Zero 2040 da Companhia, e é resultado de um estudo iniciado em 2016 para identificar como fazer o melhor aproveitamento de resíduos das operações. A instalação demandou R$ 134 milhões em investimento.

Com esse investimento, a JBS passará a atuar no mercado de insumos agrícolas e se tornará a primeira produtora brasileira de alimentos a utilizar resíduos gerados nas operações da Companhia para fabricação de fertilizantes. “Essa inauguração reforça o propósito sustentável da JBS e é mais uma iniciativa de economia circular do Grupo, que dará um destino correto aos resíduos de suas operações, gerando um produto com valor agregado, a partir de um processo industrial altamente tecnológico e sustentável”, comenta Susana Carvalho, diretora Executiva na JBS Novos Negócios.

JBS ingressa no mercado de fertilizantes e inicia produção em fábrica no interior de São Paulo
Susana Carvalho, diretora Executiva na JBS Novos Negócios

A Campo Forte produzirá uma linha completa de fertilizantes orgânicos, organominerais e especiais, a partir do aproveitamento de resíduos orgânicos e matérias-primas minerais, resultados de um alto investimento em inovação. A operação atenderá tanto empresas (B2B) como os consumidores finais (B2C), com uma proposta de venda consultiva e técnica, apoiada por análises laboratoriais e suporte na tomada de decisão de compra.

Ao produtor agropecuário, a Campo Forte entregará uma linha de fertilizantes que promove aumento de produtividade, potencializa os nutrientes e reduz perdas, com menor impacto ao meio ambiente. Inicialmente, a empresa irá priorizar os esforços de venda para as culturas da soja, milho, café, cana de açúcar, hortofrutícolas, além de pastagens e florestas. Os fertilizantes orgânicos poderão ser aplicados na agricultura orgânica.

Com a Campo Forte, a JBS irá ingressar em um mercado com potencial de crescimento e com oportunidade de ampliação da participação da produção nacional. “Hoje, 87% do volume de fertilizantes consumidos no Brasil são provenientes de importação. Isso traz uma grande oportunidade para expansão da empresa”, conta Susana.

O novo negócio está alinhado ao compromisso Net Zero 2040 da JBS de zerar o balanço líquido das suas emissões de gases causadores do efeito estufa, considerando toda a sua cadeia de valor. Isso porque os fertilizantes produzidos pela Campo Forte têm a premissa da economia circular. Ao usar como matéria-prima 25% do resíduo orgânico gerado pelas operações da JBS, a nova empresa garante uma destinação correta e um menor impacto ambiental para esses insumos.


Por: Cleidi Hennes – Consultora de Comunicação

Dois são presos por homicídio em Chapadão do Sul; um é quase linchado por populares

0

De acordo com a Polícia Militar ocorreu uma briga generalizada e um homem foi agredido com golpes de arma branca, tipo punhal, por dois irmãos

Na noite do de sábado, 19 de março, por volta das 23 horas, ocorreu um homicídio em Chapadão do Sul, que teve início após uma briga em frente a um bar localizado na Avenida Rio Grande do Norte, no Bairro Sucupira.

Segundo a Polícia Militar ocorreu uma briga generalizada e um homem foi agredido com golpes de arma branca, tipo punhal, por dois irmãos. Populares interviram e chegaram a agredir um dos autores, que conseguiu escapar do início do linchamento e ambos, os irmãos, fugiram.

A Polícia Militar foi acionada e encontrou a vítima um homem com 30 anos de idade caído sobre o canteiro central da avenida. O Corpo de Bombeiros foi acionado e conduziu a vítima para o Pronto Socorro do Hospital Municipal, ainda com vida. Uma hora depois da internação, o homem ferido não resistiu aos ferimentos e morreu.

Os polícias militares e civis iniciaram as diligências pelas ruas e avenidas da cidade, principalmente no entorno do ocorrido, pois havia informações que os irmãos morariam no bairro ao lado dos fatos.

Dois são presos por homicídio em Chapadão do Sul; um é quase linchado por populares

No domingo, um dos irmãos agressores procurou o Quartel da Polícia Militar de Chapadão do Sul para se entregar. Ele confessou o crime e ainda apontou onde estaria o seu irmão, em uma obra onde trabalhava. Os militares realizaram um cerco no local, quando o procurado tentou fuga, pulando muros das imediações. Os policiais conseguiram detê-lo e prendê-lo.

O homem que se entregou no Quartel da PM, com 30 anos de idade, disse que foi o seu irmão, com 39 anos, que esfaqueou a vítima, com um punhal. Segundo o autor, o motivo do assassinato foi uma briga envolvendo-o e a vítima, que lhe agrediu com um tapa e um soco em seu rosto, quando então por estar de posse de uma faca tipo punhal desferiu vários golpes na vítima. Afirmou inda, aos Policiais Militares, que se encontrava com lesões em virtude das agressões que sofreu de populares no momento da fuga.

Ambos os autores foram conduzidos para a Delegacia de Polícia de Chapadão do Sul, para as devidas providências.

Fonte: Jovemsulnews (Norbertino Angeli)

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.