Ualisson Rolon da Rocha, 22 anos, morreu no Hospital Regional de Ponta Porã, neste domingo (20), após grave acidente no sábado (19).
Segundo informações policiais, ele trafegava em uma motocicleta em via pública do município quando, em circunstância que serão apuradas, perdeu o controle da direção do veículo e colidiu contra a traseira de uma carreta estacionada.
Ualisson foi levado para o hospital público em estado de saúde grave, mas acabou não resistindo aos ferimentos e indo a falecendo.
O caso foi registrado na delegacia de Polícia Civil de Ponta Porã.
A nova chuva atingiu a cidade mais de um mês depois do temporal que deixou 233 mortos e quatro desaparecidos, em 15 de fevereiro deste ano
Um novo temporal que atingiu Petrópolis, na região serrana fluminense, nesse domingo (20) deixou pelo menos cinco mortos. Uma pessoa foi resgatada com vida pelo Corpo de Bombeiros. Segundo a Defesa Civil Municipal, até o início da madrugada de hoje (21), haviam sido registradas 95 ocorrências, a maior parte deslizamentos.
A nova chuva atingiu a cidade mais de um mês depois do temporal que deixou 233 mortos e quatro desaparecidos, em 15 de fevereiro deste ano.
O local com maior índice de chuva até o início da madrugada de hoje havia sido São Sebastião, onde caíram 415 milímetros de precipitação.
Ainda segundo a Defesa Civil Municipal, mais de 400 pessoas tiveram que sair de suas casas e se deslocar para pontos de apoio nas localidades de Morin, Quitandinha, Amazonas, Vila Felipe, Sargento Boening, São Sebastião, Dr. Thouzet, Alto da Serra, Floresta, Independências e Siméria.
“Foi um dia difícil, principalmente depois das 15h, quando Petrópolis foi novamente vítima de grande chuva. Foram mais de 300 milímetros que atingiram a cidade”, disse o prefeito Rubens Bomtempo, em vídeo publicado em sua rede social nos primeiros minutos de hoje.
Assinatura de incentivos vai acontecer na terça-feira, dia 22, em frente da prefeitura de Bataguassu e contará com a presença do presidente da ALMS e do secretário da Semagro, Jaime Verruck
Acontece nesta terça-feira (22) a assinatura dos incentivos fiscais para o Grupo Sodrugestvo, que irá reativar e por em operação a planta da antiga Soceppar.
O evento marcado para às 10 horas [Brasília] acontecerá em frente à Prefeitura Municipal de Bataguassu e marcará o reinicio das operações da antiga Soceppar, que a partir de agora passa a ser administrada pela empresa Aliança Agrícola do Cerrado, pertencente ao Grupo Sodrugestvo.
Em janeiro deste ano, através de uma articulação entre o Prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo, foi possível reunir presidente da empresa Aliança Agrícola do Cerrado e o secretário da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), para a assinatura de um termo de concessão de incentivos fiscais, para a reativação da planta, que já se encontrava com suas atividades paralisadas há quase 12 anos.
Com um investimento de cerca de R$ 18 milhões, colocará a indústria em operação, com uma oferta de 100 vagas de empregos e com uma estimativa anual de 375 mil toneladas de farelo de soja, 100 mil toneladas de óleo degomado e 15 mil toneladas de casca de soja.
CONHEÇA O GRUPO
O Grupo Sodrugestvo foi fundado em 1994, é um conglomerado agroindustrial internacional sediado em Luxemburgo. Ao longo dos últimos anos, conquistou uma posição de destaque no cenário global, alcançando um faturamento bruto superior a US$ 3 bilhões e consolidando-nos como uma das maiores empresas do segmento na Europa.
Em 2009, iniciou operação no Brasil com a comercialização de grãos. Posteriormente, passou a atuar também no esmagamento de soja, produzindo farelo e óleo, armazenagem de grãos e prestação de serviços de transporte. Atualmente, a empresa é uma das maiores processadoras de soja do estado de São Paulo, com crescimento consistente no segmento de exportação e atuação estratégica nos maiores estados produtores de soja no Brasil.
Para sustentar um crescimento contínuo, o grupo garante operações pautadas na qualidade, na segurança e na inovação, que são alguns dos pilares da empresa. Além disso, a Sodrugestvo conta com equipe competente e de alta performance que é responsável por essa vantagem competitiva, que possibilita figurar entre as principais empresas do segmento.
A Sodrugestvo Brasil está comprometida com o desenvolvimento local, gerando valor de forma sustentável para a cadeia produtiva do agronegócio brasileiro e para suas operações globais, alinhada com sua posição estratégica no comércio exterior e o processamento de oleaginosas.
POLÍTICA DE QUALIDADE E SEGURANÇA DE ALIMENTOS
Fornecer produtos seguros e competitivos quanto à qualidade e custo, assegurando a satisfação dos clientes através da melhoria contínua dos processos, sempre avaliando os riscos, as oportunidades do negócio e o gerenciamento de mudanças. Atender aos requisitos regulamentares e estatutários aplicáveis e os especificados pelos clientes.
Capacitar e conscientizar os colaboradores para que entendam a importância das suas contribuições e se comprometam em atingir os objetivos estabelecidos para a manutenção do Sistema de Gestão da Qualidade e Segurança de Alimentos.
Por Tiago Apolinário – Da Hora Bataguassu e Ricardo Ojeda – Perfil News
O tribunal ativista não quer aplicar a lei, e sim impor sua visão de mundo, suas convicções ideológicas, sobre aborto, drogas, segurança pública, algemas e até sobre urnas eletrônicas
O ex-presidente nacional da OAB Reginaldo de Castro, um dos maiores juristas brasileiros, afirmou neste sábado (19) ao Diário do Poder que o Supemo Tribunal Federal (STF) está para o Brasil assim como o presidente russo Vladimir Putin está para a Ucrânia.
Considerado uma das maiores lideranças da advocacia do País, Reginaldo de Castro fez a afirmação ao se posicionar solidariamente ao desembargador catarinense Fernando Carioni, que há dias fez uma vigorosa denúncia do ativismo judicial em vigor no País.
O discurso se deu na despedida do desembargador da presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no último dia 10 de março. Na ocasião, Carioni criticou os “juízes e tribunais ativistas, que “não estão nem aí para o voto da maioria da população.”
“Aliás”, afirmou o magistrado, eles gostam de ser contramajoritários, outro discurso enganador do ativismo judicial. O tribunal ativista não quer aplicar a lei, e sim impor sua visão de mundo, suas convicções ideológicas, sobre aborto, drogas, segurança pública, algemas e até sobre urnas eletrônicas. Se a lei não coincide com essas convicções, pior para a lei”.
Reginaldo de Castro enviou mensagem ao desembargador, que trata como amigo, coja manifestação destaca como “sóbria, sem excessos, oportuna, por que embasada na experiência que absorveu com o exercício da Presidência do TRE, procedente e merece todo o nosso apoio e nossos aplausos.”
Na sequência, Reginaldo de Castro escreveu:
”Juízes não têm como função criar leis nem políticas públicas, muito menos administrar a economia, a saúde, a educação e a segurança pública. Fazer leis (Poder Legislativo) e administrar (Poder Executivo) são funções de autoridades eleitas pelo povo. Se vivemos em uma República Federativa, não obstante a permanente usurpação de poderes dos estados pela União Federal, cada uma de suas unidades, no âmbito da autonomia assegurada pelo Art. 25 da Constituição Federal, deveria ter preservada sua competência para a totalização dos votos de seus jurisdicionados nas eleições nacionais. Por fim, reitero minha irrestrita concordância com sua postura e consigno meu orgulho em tê-lo como um destacado representante da advocacia na Magistratura nacional. Meu fraternal abraço extensivo à sua família.”
Postos fazem “venda casada” de espaço para descanso e abastecimento
O ministério da Justiça e Segurança Pública, chefiado por Anderson Torres, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), notificou 149 postos de abastecimentos em todo o país, pela possível prática de cobrança de repouso e descanso de caminhoneiros de estabelecimentos às margens de rodovias.
A ação se deu após um trabalho em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal, que verificou, após uma ampla operação, indícios de abuso. Os estabelecimentos têm até 20 dias para justificar o pagamento considerado indevido.
Essa é a segunda notificação com relação ao assunto. Em 9 de fevereiro, representantes de revendedores de combustíveis foram questionados sobre os motivos da cobrança de repouso atrelada ao abastecimento.
Agora, nessa nova fase, donos de postos de combustíveis terão que justificar os motivos do condicionamento do acesso de caminhoneiros às instalações, como estacionamentos, banheiros e até dormitórios/hospedagem, além de pontos de parada e descanso.
Segundo a Lei n.º 13.103, de 2 de março de 2015, postos de combustíveis podem implantar locais de repouso e descanso para caminhoneiros, garantindo condições de segurança, sanitárias e de conforto. Porém, os estabelecimentos não podem condicionar a prestação do serviço ao abastecimento de combustível, conforme o Código de Defesa do Consumidor e a Resolução n.º 41, de 2013, da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Os questionamentos levantados pela Senacon são fundamentados no Código de Defesa do Consumidor, e também são considerados de interesse geral, uma vez que a potencial prática de “venda casada” é considerada irregular.
O intuito do MJSP é de aperfeiçoar os atendimentos de caminhoneiros nos postos de gasolina e evitar o condicionamento de abastecimento para a pernoite nos locais.
Caso os estabelecimentos não justificarem a cobrança estarão sujeitas a responderem por processos administrativos e no futuro serem penalizadas com multas.
Para o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, é importante a população estar atenta ao calendário vacinal, principalmente da Influenza
A Campanha de Imunização contra a Influenza e o Sarampo começa no próximo dia 4 de abril em Mato Grosso do Sul. Nesta primeira etapa, idosos a partir de 60 anos e trabalhadores da saúde deverão abrir a campanha de vacinação contra a Influenza que segue até 2 de maio, após esta data, crianças a partir de seis meses de idade a menores de 5 anos entram na segunda fase da campanha. Quanto a Campanha de Vacinação contra o Sarampo, estará disponível para crianças a partir de seis meses a menores de cinco anos de idade e trabalhadores da saúde.
Para o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, é importante a população estar atenta ao calendário vacinal, principalmente da Influenza. “Nesta primeira fase, os idosos e os profissionais de saúde, principalmente aqueles que atuam na linha de frente, precisarão tomar a vacina contra gripe. É importante que os pais levem as crianças para se vacinarem, não só contra a Influenza e o Sarampo, mas contra a Covid-19 também. Então, a partir do dia 4 de abril, procure uma unidade de saúde para se vacinar”.
Segundo a coordenadora Estadual de Vigilância Epidemiológica da SES, Ana Paula Rezende de Oliveira Goldfinger, a Campanha de Imunização Contra a Influenza 2022 será diferenciada. “Como nós tivemos casos de Influenza no início deste ano, creio que teremos uma boa adesão por parte da população. O Ministério da Saúde ainda não nos mandou a estimativa populacional por município, então, estamos aguardando este informe para saber quantas doses serão encaminhadas para cada um dos 79 municípios do Estado. Creio que nos próximos dias já teremos este informativo disponível”.
Quanto a campanha de vacinação contra o Sarampo, a população-alvo será crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos 11 meses e 29 dias). Em Mato Grosso do Sul a população estimada e apta a se vacinar é de 193.440 crianças.
Influenza
A campanha acontecerá em duas etapas. O dia D de mobilização nacional está previsto para o dia 30 de abril.
Primeira etapa – entre os dias 04/04 e 02/05
idosos com 60 anos ou mais;
trabalhadores da saúde;
Segunda etapa – entre os dias 03/05 e 03/06
Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias);
Gestantes e puérperas;
Povos indígenas;
Professores;
Comorbidades;
Pessoas com deficiência permanente;
Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas;
Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
Trabalhadores portuários;
Funcionários do sistema prisional;
Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
População privada de liberdade.
Crianças
Segundo o Ministério da Saúde, no caso das crianças de seis meses a menores de 5 anos que já receberam ao menos uma dose da vacina Influenza ao longo da vida em anos anteriores, deve se considerar o esquema vacinal com a apenas uma dose em 2022. Já para as crianças que serão vacinadas pela primeira vez, a orientação é agendar a segunda dose da vacina contra gripe para 30 dias após a primeira dose.
Mato Grosso do Sul abre a semana de 21 a 25 de março com 2.071 oportunidades para quem está em busca de emprego. As vagas são intermediadas pela Fundação do Trabalho e agências da Casa do Trabalhador presentes no interior do Estado.
Na Funtrab em Campo Grande são 688 vagas de emprego. Entre as ocupações disponíveis estão pedreiro (73), auxiliar de cozinha (24), carpinteiro (15), viveirista florestal (10), pintor de paredes (10), eletricista (9), vendedor de consórcio (8), garçom (6), farmacêutico (5), frentista (3) e telefonista (2).
Nas agências do interior do Estado, há vagas disponíveis em Dourados (205), Cassilândia (113), Três Lagoas (96), Aparecida do Taboado (93), Costa Rica (88), Nova Andradina (68), Caarapó (59), Nova Alvorada do Sul (58), Miranda (53), Itaquiraí (52) e Naviraí (52).
A segunda-feira também traz oportunidades em Aquidauana (47), Chapadão do Sul (44), Sidrolândia (44), São Gabriel do Oeste (36), Ponta Porã (34), Ribas do Rio Pardo (33), Rio Brilhante (27), Paranaíba (28), Amambai (23), Corumbá (23), Guia Lopes da Laguna (21), Rio Verde de Mato Grosso (21), Jardim (16), Iguatemi (15), Maracaju (14), Coxim (10), Ivinhema (5), Batayporã (4) e Bataguassu (1).
Para os trabalhadores na Capital, Dourados, Corumbá, Naviraí, Chapadão do Sul, Maracaju, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Sidrolândia e Três Lagoas a Funtrab disponibiliza o agendamento via aplicativo “MS Contrata+”. A ferramenta permite que o trabalhador agende dia e hora para ser atendido, sem a necessidade de ficar na fila para retirar senha.
Confira aqui o detalhamento das vagas, endereços e telefones de cada unidade.
O viveiro de mudas será entregue reformado após uma série de danos causados por um violento temporal que atingiu Campo Grande em outubro passado
Celebrando o Dia Mundial da Água, 22 de março, Águas Guariroba e Ambiental MS Pantanal reinauguram seu viveiro de mudas, que passa a se chamar “Viveiro Isaac de Oliveira”. O evento de entrega será na próxima terça-feira (22) às 9h30 na estação de tratamento de esgoto (ETE) Los Angeles – Rua Assis Brasil, S/N, Jardim Colorado.
O viveiro tem capacidade para produzir aproximadamente 50 mil mudas de árvores por ano. As espécies cultivadas no local são nativas do cerrado. A produção é destinada para plantio nas unidades operacionais e ações socioambientais da Águas Guariroba, em Campo Grande, e da Ambiental MS Pantanal, que atua em 68 cidades de Mato Grosso do Sul como parceira público-privada da Sanesul na operação do esgotamento sanitário.
O viveiro de mudas será entregue reformado após uma série de danos causados por um violento temporal que atingiu Campo Grande em outubro passado. Nesta nova fase o local recebe o nome de Isaac de Oliveira, uma homenagem a um dos grandes artistas plásticos de Mato Grosso do Sul, conhecido internacionalmente por retratar em suas obras ícones marcantes da fauna e flora sul-mato-grossense, em especial o Ipê.
Além do importante legado deixado nas artes, Isaac tem um longo histórico de trabalhos em parceria com a Águas Guariroba. Em 2018 participou do projeto Capivara Urbana, iniciativa da concessionária que distribuiu esculturas de capivaras coloridas por artistas do estado. Por quatro edições, o troféu entregue no Prêmio Águas Guariroba de Jornalismo Ambiental foi uma escultura de ipê assinada pelo artista.
Caça da FAB escoltaram a aeronave, forçando o piloto a pousar no aeroporto internacional de Campo Grande, onde foi preso em flagrante
Agentes Polícia Federal, com apoio da Força Aérea Brasileira, apreenderam na madrugada de sábado para domingo cerca de 465kg de cocaína, que estavam sendo transportados em uma aeronave modelo PA-34 Seneca em Campo Grande.
A apreensão da droga e prisão do piloto ocorreram após a aeronave sem plano de voo ser escoltada pela FAB e forçada a pousar no aeroporto internacional de Campo Grande.
O avião já havia sido detectado na região por órgãos governamentais por não possuir plano de voo e cumprir rota conhecida para o tráfico de drogas, estando então sujeito às medidas de policiamento do espaço aéreo brasileiro.
A Caixa começa a pagar hoje (21) a parcela de março do Auxílio Brasil. Hoje recebem os beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 2. O valor mínimo do benefício é R$ 400. As datas seguirão o modelo do Bolsa Família, que pagava os beneficiários nos dez últimos dias úteis do mês.
O beneficiário poderá consultar informações sobre datas de pagamento, valor do benefício e composição das parcelas em dois aplicativos: Auxílio Brasil, desenvolvido para o programa social, e Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.
Atualmente, 17,5 milhões de famílias são atendidas pelo programa. No início do ano, 3 milhões foram incluídas no Auxílio Brasil.
Auxílio Gás
O Auxílio Gás também é pago hoje às famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com NIS final 2. O benefício segue o calendário regular de pagamentos do Auxílio Brasil.
Com duração prevista de cinco anos, o programa beneficiará 5,5 milhões de famílias, até o fim de 2026, com o pagamento de 50% do preço médio do botijão de 13 quilos, conforme valor calculado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). Pago a cada dois meses, o Auxílio Gás tem orçamento de R$ 1,9 bilhão para este ano.
Só pode fazer parte do programa quem está incluído no CadÚnico e tenha pelo menos um membro da família que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
A lei que criou o programa definiu que a mulher responsável pela família terá preferência, assim como mulheres vítimas de violência doméstica.
Benefícios básicos
O Auxílio Brasil tem três benefícios básicos e seis suplementares, que podem ser adicionados caso o beneficiário consiga emprego ou tenha filho que se destaque em competições esportivas, científicas e acadêmicas.
Podem receber o benefício as famílias com renda per capita até R$ 100, consideradas em situação de extrema pobreza, e até R$ 200, em condição de pobreza.
A Agência Brasil elaborou um guia de perguntas e respostas sobre o Auxílio Brasil. Entre as dúvidas que o beneficiário pode tirar estão critérios para integrar o programa social, nove tipos diferentes de benefícios e o que aconteceu com o Bolsa Família e o auxílio emergencial, que vigoraram até outubro.
Em Três Lagoas a segunda-feira será de sol com nuvens e névoa ao amanhecer. Noite com poucas nuvens
A primeira semana da nova estação deve manter as condições de tempo instável em Mato Grosso do Sul. A previsão do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima para esta segunda-feira (21) indica sol com variação de nebulosidade e chance de pancadas isoladas de chuva em grande parte do Estado.
Já para a parte norte das regiões pantaneira, leste e centro-norte existe a probabilidade para chuvas de intensidade moderada a forte e tempestades que podem vir acompanhadas de raios e rajadas de vento devido a convergência de umidade, aliado ao deslocamento de um cavado em médios níveis. Nessas regiões estão previstos acumulados de chuvas que pontualmente podem atingir valores acima de 30 mm em 24hs.
Entre terça (22) e quarta-feira (23) a atuação de um sistema de alta pós frontal deixa o tempo ensolarado com variação de nebulosidade em todo Estado. Na quinta-feira (24) entre tarde e à noite a previsão do Cemtec indica tempo instável na porção extremo sul e sudoeste, devido a aproximação de uma frente fria, aliada ao deslocamento de cavados e o transporte de umidade. Além disso, a formação de um sistema de baixa pressão no Paraguai vai favorecer chuvas de moderada a forte intensidade e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de ventos na porção extremo sul e sudoeste.
Para as temperaturas o Cemtec estima semana com valores entre 22°C e 32°C na região leste, 23°C e 31°C na região pantaneira, 20°C e 30°C na região sudoeste e na capital mínimas de 20°C e máximas de 30°C.
Durante operação dezenas de pessoas foram abordadas, gerando 22 notificações de trânsito, além de 04 autos de recolhimento de veículos ao pátio do Detran
Na noite de ontem, sábado, por volta das 21h e 30min foi iniciada mais uma etapa da Operação Saturação nos bairros de Três Lagoas. A ação é realizada na cidade por determinação do comando do 2º Batalhão de Polícia Militar, que já entra para a 8ª edição da operação.
Desta vez, foram empenhadas 6 viaturas operacionais, inclusive da Força Tática e do oficial do dia, intensificando o policiamento ostensivo, preventivo e repressivo com rondas, pontos base, fiscalização de trânsito (blitz), além de abordagens de pessoas e veículos nos bairros: Centro (Circular da Lagoa Maior), Santo André (Praça da Rodoviária), Jardim Colinos (em frente a uma boate no local) e Jardim Paranapungá (rua Rui Jose da Costa com rua Anis Irab).
Durante a fiscalização de trânsito (blitz), na rua Alexandre Costa, foi realizado 22 notificações de trânsito, 04 autos de recolhimento de veículos, além de dois Boletins de Ocorrência, sendo um de desacato e outro por conduzir veículo automotor sob influência de álcool, com realização de flagrante. Os policiais durante a operação conseguiram abordar e fiscalizar um total de 193 checagens, entre veículos e pessoas.
A operação transcorreu sem alteração com policiamento gerando sensação de segurança à população, coibindo e reprimindo crimes nas localidades. Diante dos fatos, foi elaborado este BAPM para registrar o trabalho policial.
Pilotando de forma irresponsável e colocando a própria vida e de demais pessoas em risco, o motoqueiro desrespeitou todas as normas de trânsito, porém não conseguiu escapar dos policiais que o levou à delegacia para responder pela desobediência
Uma guarnição da Polícia Militar de Ribas do Rio Pardo estava realizando patrulhamento ostensivo/ preventivo no início da madrugada deste domingo (19), pelas avenidas do centro de Ribas de Rio Pardo, quando visualizou uma motocicleta com um elemento masculino realizando manobra perigosa na Avenida Aureliano Moura Brandão, em frente à loja Atrativa Móveis no centro da cidade.
Ao ser dada ordem de parada ao condutor da motocicleta não atendeu à solicitação dos policiais, empreendendo fuga em alta velocidade. Diante disso a equipe iniciou o acompanhamento tático, sendo acionado todos os sinais luminosos e sonoros da viatura policial, porém o condutor desrespeitou todas as normas de segurança do código de trânsito, não obedecendo nenhuma sinalização da via, inclusive por diversas vezes, trafegou com a motocicleta na contramão de direção da ruas e avenidas, assim como também passou por várias vezes sobre o canteiro central das avenidas, efetuando manobras perigosas para tentar evitar a abordagem policial.
A equipe continuou com o acompanhamento tático da motocicleta, a cada instante o condutor demonstrava mais descontrole emocional, situação que estava colocando em risco sua integridade física, assim como dos demais transeuntes da via.
Nas proximidades do posto Ipiranga, quando o condutor trafegava sob o canteiro central, o motociclista perdeu o controle vindo a cair em frente ao pátio do posto. Mas, mesmo após a queda o mesmo ainda tentou se evadir a pé correndo da equipe policial, porém, porém sem sucesso! A equipe conseguiu alcançá-lo sendo feito a imobilização e estabilização do infrator que reagia e desobedecia aos policiais de maneira ativa e estava em alto grau de agitação e agressividade, demonstrando sinais notório de embriaguez.
Já controlado, a equipe de militares solicitou ao mesmo a realizar o exame de etilômetro, porém o mesmo recusou-se passar pelo teste. Diante disso, foi realizada as medidas cabíveis e a motocicleta enviada ao pátio do Detran de Ribas de Ribas do Pardo, enquanto o infrator foi conduzido a delegacia de Polícia Civil para as medidas cabíveis.
Especialista em direito digital explica que aplicativo deve indicar representante no Brasil para receber as demandas policiais e judiciais na forma da lei
Por: Máxima Assessoria
O STF (Supremo Tribunal Federal) por meio do Ministro Alexandre de Moraes determinou a suspensão completa e integral do funcionamento do Telegram no Brasil. Tal decisão permanecerá até o cumprimento de decisões judiciais anteriormente proferidas e prevê o pagamento de multa de 100 mil reais por cada dia de descumprimento.
O Ministro Alexandre de Moraes atendeu a representação efetuada pela Polícia Federal que pediu a adoção de medidas contra o Telegram afirmando que “o aplicativo Telegram é notoriamente conhecido por sua postura de não cooperar com autoridades judiciais e policiais de diversos países, inclusive colocando essa atitude não colaborativa como uma vantagem em relação a outros aplicativos de comunicação, o que o torna um terreno livre para proliferação de diversos conteúdos, inclusive com repercussão na área criminal”.
Francisco Gomes Júnior –
Segundo Francisco Gomes Júnior, presidente da ADDP (Associação de Defesa de Dados Pessoais e Consumidor) e advogado especialista em direito digital, esta é uma decisão polêmica, mas fundamentada juridicamente. “Basta lembrarmos que o WhatsApp já foi objeto de bloqueio pelos mesmos motivos no passado e após isso se adequou à nossa legislação. No caso do Telegram, o Serviço de Repressão a Crimes de Ódio e Pornografia Infantil (SERCOPI) da Polícia Federal informou que o Telegram está dentre os aplicativos de mensageria mais usados pelos abusadores sexuais de crianças e nestes casos, o mínimo que se espera é uma postura colaborativa diante de investigações criminais”.
Os críticos da decisão judicial argumentam que ela fere a liberdade de expressão, interferindo em um aplicativo de mensagens que apenas permite o trânsito de informações, sem nenhum tipo de censura. Por conta de uma minoria de criminosos, impedir que milhões de pessoas possam utilizar o aplicativo para suas conversas privadas ou mesmo empresarialmente seria um ato desproporcional.
“O que se pede é que o Telegram indique um representante no Brasil para receber as demandas policiais e judiciais na forma da lei. De fato, a decisão causará transtorno para milhares ou milhões de pessoas, mas não há como tecnicamente selecionar somente contatos de criminosos para sem bloqueados. Mais fácil é o Telegram atender pedidos policiais e judiciais, imagine um crime de sequestro em andamento em que se requer informações do Telegram e ele simplesmente ignora a requisição, não parece razoável”, complementa Gomes Junior.
O tema está gerando enorme repercussão, com opiniões favoráveis e críticas e o debate irá perdurar enquanto não se defina definitivamente a situação. O poder excessivo que as empresas de tecnologia detêm atualmente deve ser analisado amplamente, sabemos que grandes corporações por manipular milhoes de nossos dados pessoais acabam tendo uma relevância excessiva, constituindo-se no denominado “oligopólio das big techs”.
No Brasil, as atividades de internet são reguladas pelo Marco Civil da Internet. Além disso, as mídias sociais estão sujeitas ao cumprimento das ordens judiciais pelo princípio da inafastabilidade jurisdicional previsto no art. 5º, inciso XXXV da Constituição Federal. As empresas de mídias sociais devem atender a ordens de quebra de sigilo de dados ou comunicações para deixar indisponível conteúdo ilícito gerado por terceiros.
“Ao não atender a ordens judiciais, o Telegram sujeita-se a sanções e, dentre elas, encontra-se o da suspensão temporária dos serviços, prevista no art. 12 do Marco Civil da Internet. O que se espera, doravante, é uma razoabilidade da empresa para que seus usuários não sejam prejudicados. Além do aspecto jurídico formal, sempre bom salientar que não existe liberdade de expressão absoluta, não há liberdade de ofensa ou de infração à lei”, finaliza o especialista.
Francisco Gomes Júnior – Sócio da OGF Advogados. Especialista em Direito Digital e Crimes Cibernéticos. Presidente da Associação de Defesa de Dados Pessoais e do Consumidor (ADDP). Instagram: https://www.instagram.com/franciscogomesadv/
O presidente da Associação da Reta A-2, Gilberto Cézar Faria, agradeceu ao prefeito Akira pelo apoio prestado com relação as melhorias
Somando esforços para atender a população do Distrito de Nova Porto XV e Retas, o prefeito de Bataguassu Akira Otsubo esteve acompanhando o conserto de um poço que há anos estava inoperante. Akira determinou a promoção de melhorias na rede de abastecimento de água potável na Reta A-2. A iniciativa beneficiará em torno de 42 famílias residentes na área.
O ato de lançamento das melhorias foi realizado na quinta-feira, dia 17 de março e contou com a presença do prefeito além de moradores da comunidade. Akira comentou que os moradores da região possuíam uma demanda quanto a falta de abastecimento de água na área.
“A administração municipal foi procurada pelos moradores da Reta A-2, que buscavam há anos resolver essa situação da falta de água. Prontamente iniciamos o trabalho para garantir que nenhum morador da região ficasse sem água tanto para consumo como para produção de local (agricultura e pecuária, por exemplo)”, disse o prefeito.
O subprefeito do Distrito de Nova Porto XV, Euzébio Businaro Varaldo(Binha) explicou que o poço que estava inoperante atende os moradores de forma coletiva e fica próximo a Fazenda Matinha. Ele foi instalado em meados dos anos 1997, porém, havia a necessidade do conserto da bomba do motor do poço e a substituição de mangueiras por canos para a oferta de água potável no local.
“As mangueiras com o passar dos anos ficaram degradadas e houve a necessidade da substituição além do conserto da bomba do poço. Estamos trabalhando e ouvindo as demandas dos municípes que residem no Distrito de Nova Porto XV e Retas e levando as reivindicações à administração municipal para garantirmos a resolução dos problemas o mais rápido possível”.
Para as melhorias, foram adquiridas 770 barras de cano além de realizado serviços de melhoria na bomba do motor do poço para garantir melhor vazão da água. Serão em torno de 4.800 metros de melhorias. Os serviços já foram iniciados. Quanto aos investimentos, em torno de R$ 65 mil foram gastos para aquisição dos canos e outros materiais necessários para os serviços; e R$ 5.356,00 para o conserto da bomba.
O presidente da Associação da Reta A-2, Gilberto Cézar Faria, agradeceu ao prefeito Akira pelo apoio prestado com relação as melhorias. “Tivemos uma reunião no ano passado e já conseguimos esse apoio. Nossa comunidade só tem a agradecer pela realização desse investimento”, declarou.
Acompanharam o início dos serviços, os secretários municipais de Obras e Infraestrutura, Everson Renan Magalhães e do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Urbano e Rural, Mário Miguel.
Na manhã de hoje (19.03) em Brasília, o deputado estadual Coronel David (Partido Liberal) se filiou ao partido PL (Partido Liberal), abonado pelo próprio Presidente Jair Bolsonaro, o que concretizou as declarações do parlamentar nas últimas semanas sobre sua ida ao partido em que o Chefe de Estado está filiado.
Sem partido desde sua saída do PSL “Em 2019 conseguimos uma autorização judicial para sair do PSL e desde então estávamos sem partido, mas caminhando ao lado do presidente Bolsonaro. Pensamos, esperamos o momento certo e agora que definimos, podemos concorrer às estaduais, já que sou pré-candidato a deputado estadual. Todos já me conhecem, sabem a minha caminhada juntamente com o presidente Bolsonaro há anos, desde o início até agora e tenho certeza que teremos muito trabalho pela frente, reelegendo nosso presidente e também dando continuidade ao trabalho por Mato Grosso do Sul”, destacou David.
MS fechado com Bolsonaro
“Aqui no Mato Grosso do Sul é relevante dizer que o presidente tem mais de 40% dos votos. Aquilo que aconteceu em 2018 e o que a gente ouve em todo o Estado, junto com partidários do presidente Bolsonaro é que vão votar no 22 de cima a baixo e mais uma vez MS vai ver essa distribuição de votos de quem estiver ao lado do presidente Jair Bolsonaro”, afirmou o parlamentar.
Alerta contra caroneiros do presidente
“A população deve ficar alerta para não eleger ou reeleger caroneiros, aqueles que se aproveitaram da força política do presidente Bolsonaro e depois tomaram outros caminhos, inclusive apoiando outros candidatos à presidência. É importante tomar alguns cuidados para não errar, pois o presidente precisa ter uma base sustentável no congresso nacional”, orientou o parlamentar.
Há alguns anos, nem o mais convicto e entusiasta morador de Ribas, imaginaria ver a transformação que o município vem passando
Por Ricardo Ojeda e Nathalia Pelzi
Hoje, dia 19 de março, o município Ribas do Rio Pardo está completando 78 anos. Atualmente a cidade passou a ser destaque em Mato Grosso do Sul e em 2021 começou a atrair investidores de todo Brasil, mudando completamente o perfil de uma tranquila e pacato município interiorano, para uma cidade em ebulição. Assim é Ribas do Rio Pardo hoje!
O prefeito de Ribas do Rio Pardo, João Alfredo Danieze, ao fundo um painel retratando a produção do município (Foto: Ricardo Ojeda)
NOVA RIBAS
Ao Perfil News, o prefeito da cidade, João Alfredo Danieze, falou sobre a cidade.
“Estamos vivendo uma nova realidade e iniciando a construção da “nova Ribas”, renascendo para um futuro promissor, com pleno emprego, qualificação de mão de obra e melhorando toda a nossa infraestrutura, com novos bairros e possibilitando uma melhor qualidade de vida a todos que aqui habitam e aos novos moradores que aqui chegarão nos próximos anos. A cidade está em plena euforia econômica e já sentido os efeitos dessa mudança. Parabéns, Ribas do Rio Pardo!”.
PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO
Danieze ainda detalhou qual será a programação de aniversário da cidade para este sábado.
Às 8h acontece o ato cívico em frente a prefeitura Municipal, além do atendimento Mais Saúde na Zona Rural, no assentamento Mutum, até 12h.
Às 10h acorrerá a assinatura da ordem de serviço da execução da obra de drenagem e pavimentação do Bairro Jardim do Trabalhador II, em convênio com SUDECO e o Município, executada pela empresa GTA Projetos e Construções Ltda., Convênio 878505/2018.
Às 11h – Inauguração da internet gratuita na Praça do Trabalhador e na Rodoviária Municipal
Às 18h terá um show gratuito com Diéff Meira, Fran Lopo e Max Henrique no Ginásio Municipal de Esportes.
Nos vídeos abaixo, com imagens captadas pela alldrones dá para ter uma ideia do desenvolvimento de Ribas, através do intenso movimento de veículos nas ruas da cidade e na BR 262
INVESTIMENTOS
Com pouco mais de 25 mil habitantes, a cidade está recebendo o canteiro de obras (site) onde está sendo construído a maior fábrica (planta) de celulose em linha única do mundo.
O empreendimento bilionário é da empresa Suzano que deu o nome na ação de “Projeto Cerrado”, em alusão aos vastos campos de cerrado presentes na região.
O projeto, além de empregar moradores da cidade, também trouxe trabalhadores de outros estados, o que faz com que a economia local gire freneticamente.
O Engenheiro Maurício Miranda, Diretor de Engenharia Projeto Cerrado mostra a uma parte da planta do empreendimento bilionário que está promovendo grandes transformações em Ribas do Rio Pardo (Foto: Ricardo Ojeda)
Inicialmente, o valor do projeto era de R$ 14,7 bilhões, contudo, no início de novembro a diretoria da Suzano divulgou um valor adicional de R$ 4,6 bilhões no Projeto Cerrado, totalizando R$ 19,3 bilhões no orçamento final do empreendimento.
O montante contempla investimentos florestais, logísticos e em planta química, dentre outros, e será destinado à execução do projeto com desembolso distribuído entre os anos de 2021 e 2024.
“BOOM” ECONÔMICO
Além disso, para contribuir com “boom” econômico em Ribas do Rio Pardo, em função do investimento bilionário da nova fábrica da Suzano, o Governo do Estado está fazendo a sua parte, seguindo com investimentos na logística, segurança e infraestrutura da cidade.
O prefeito João Danieze mostra na imagem as regiões do município que está expandindo e recebendo investimentos
Desta vez assinou contrato para obra de R$ 10,1 milhões na pavimentação e drenagem do acesso ao Polo Industrial. O contrato para execução da obra já foi publicado no Diário Oficial do Estado.
A empresa escolhida terá o prazo de 540 dias (18 meses) para concluir a obra, logo após ser dada a ordem de serviço da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos).
A obra faz parte dos investimentos de infraestrutura urbana que o Governo do Estado vai implantar no município, que com este novo empreendimento privado vai alavancar sua economia em diversos setores, gerando renda, empregos e desenvolvimento para região. A gestão estadual se comprometeu em ajudar o município a criar a estrutura necessária para atender esta demanda.
Inaugurado no início do mês, o Bar e Restaurante Don José é um dos reflexos positivos da nova realidade de Ribas do Rio Pardo (Foto: Divulgação)
MORADIA, RESTAURANTE E TURISMO
Com essa crescente econômica, não há casas vazias na cidade, seja para compra ou até mesmo aluguel.
Com o aumento da população, os comerciantes do setor alimentício também foram impactados positivamente. É difícil ver uma pizzaria, bar, lanchonete ou restaurante ocioso. Todos estão trabalhando com “casa cheia”, como mostram as imagens abaixo.
Por isso, a Associação Comercial local, está atenta, promovendo cursos e qualificação para os comerciantes e trabalhadores locais para melhor atendimento aos clientes.
Além disso, o prefeito da cidade, destacou que os reflexos do investimento do grupo Suzano no município já afetam positivamente o caixa da prefeitura que já tem R$ 27 milhões de excesso de arrecadação, e deverá triplicar o orçamento municipal.
O administrador disse ainda que, por conta da migração de trabalhadores, existem novos loteamentos imobiliários e até condomínio fechado sendo lançado no município.
Ele contou ainda que atualmente o déficit habitacional era de 3 mil casas na cidade. Porém, esse número tende a ampliar, com a chegada de milhares de pessoas de várias regiões do país e das famílias que moravam nas propriedades rurais, onde as terras foram vendidas ou arrendadas para o plantio de eucaliptos.
PARCERIAS
Nesse sentido Danieze falou que através de parceria com o governo do Estado foi autorizado a construção de 250 bases para novas casas. Os investimentos são na ordem de R$ 3,6 milhões.
Porém o setor privado já está investindo com força em edificações de imóveis residenciais e comerciais. As construções estão sendo erguidas em várias partes da cidade.
SEGURANÇA
O comandante do Pelotão de Polícia Militar de Ribas do Rio Pardo, Primeiro-Tenente Gabriel De Oliveira Martins, disse ao Perfil News que desde que iniciou a construção do Projeto Cerrado, a Polícia Militar tem se desdobrado para atender a demanda da segurança da população.
Primeiro-Tenente Gabriel De Oliveira Martins
“Com a chegada da fábrica, chegou também os impactos à cidade, com isso ampliando o aumento de ocorrências, situação que demanda mais ação e responsabilidade da Polícia Militar. O governo do Estado tem a preocupação e a responsabilidade da situação e está investindo em melhorias, com duas viaturas (modelo S10), completamente equipadas e duas motocicletas que ajuda muito na operacionalização do trânsito e outras ocorrências”, reiterou.
Martins disse também que a Suzano mostra preocupação com a segurança, promovendo parcerias com a Polícia Militar, com investimentos, ajustes na operacionalização e planejamento.
REDES DE ÁGUA
Diante do crescimento acentuado da cidade, a Sanesul também precisou se esforçar para fazer melhorias em Ribas.
De acordo com o gerente regional da Sanesul, Adilson Bahia a empresa está tendo que mobilizar uma equipe de Três Lagoas para somar esforçar com a unidade de Ribas. “São tantas solicitações de novas ligações que precisei reforçar enviando uma equipe de Três Lagoas para atender a demanda em Ribas”, disse Bahia.
Para ter uma ideia, até setembro de 2021 foram ligados 301 ramais de água, enquanto durante todo o ano de 2020 foram 242 atendimentos de ligações, informou Bahia.
NOVA ERA
Essas transformações que estão ocorrendo nessa cidade de pouco mais de 25 mil habitantes é apenas o início de uma nova era, é um pontapé inicial. A partir do segundo semestre desse ano, conforme for avançando o cronograma do Projeto Cerrado, mais gente continuará chegando à cidade, podendo atingir cerca de 10 mil trabalhadores (quase metade da população local), pessoas com novas culturas, que irão se incorporar ao dia a dia e aos costumes do município.
EMPRESA RESPONSÁVEL
Antevendo essas transformações, a Suzano mostra sua responsabilidade com a administração e a sociedade local, apoiando e investindo em vários setores da cidade, inclusive na zona rural, promovendo cursos de qualificação para dar condições de igualdade a todos.
Além disso, a Suzano destinou R$ 9,25 milhões para as obras de ampliação do Hospital Municipal 19 de Março, que incluem a implantação de 30 novos leitos, além da construção e melhoria de várias áreas de apoio na unidade. O anúncio do investimento foi feito na manhã de ontem, sexta-feira (18/03), em ato público realizado em frente ao hospital com a participação de representantes da Suzano e autoridades locais e do estado.
Mais uma obra que vai trazer melhorias para os motoristas, pilotos, ciclistas e pedestres de Três Lagos está sendo realizada, desta vez a Rua Elvírio Mario Mancini está passando por recuperação e recapeamento que serão finalizados dentro de poucos dias.
O Secretário Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito, Adriano Barreto, disse que a obra está sendo executada pela empresa Concrenavi e inclui tapa buracos, reposição e correção de passivos da Sanesul e posteriormente receberá uma camada de pavimentação de 4 centímetros.
O Prefeito Angelo Guerreiro reforçou que o trabalho da administração é pavimentar novas ruas, sem esquecer de fazer a manutenção dos pontos que já estão asfaltados, melhorando assim a qualidade de vida da população e dos comerciantes da região.
Barreto reforça que a recuperação é um serviço rápido e em caso de condições favoráveis do clima deve ser finalizado dentro de 4 dias.
O objetivo é alimentar cães e gatos que vivem em situação de rua
Voluntários do município de Brasilândia e se uniram para dar início para o Projeto “Amigos da Ração”. A iniciativa é formada por diversos profissionais da Saúde e também da população
O objetivo é alimentar cães e gatos que vivem em situação de rua.
Os voluntários instalaram o primeiro comedouro na casa Sr. Davi Mancini, Rua Dr. Teixeira de Carvalho, 1385, no bairro Thomaz de Almeida. Este primeiro comedouro e a ração também teve o apoio da veterinária Larisse Temporim, da Clinvet.
A expectativa é que mais pontos da cidade recebam o mesmo sistema de alimentação para cães e gatos.
Os interessados podem entrar em contato com os voluntários Gilmar Soares e Alice Saran para fazer a doação da ração para cães e gatos.