19.2 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de junho de 2026
Início Site Página 1982

Três Lagoas sediará dos dias 24 a 26 de maio a Show Florestal, Feira da Indústria do Eucalipto

0

O Show Florestal já conta com mais de 100 expositores confirmados e será realizado na Arena Mix

Considerada a capital mundial da celulose, Três Lagoas será palco nos dias 24, 25 e 26 de maio, após dois anos sem eventos presenciais do setor, o Show Florestal, Feira da Indústria do Eucalipto. A Exposição é promovida pela Malinovski em parceria com a Prefeitura de Três Lagoas por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SEDECT).

O Show Florestal foi concebido para apresentar as novas tecnologias, reunir profissionais e empresas de ponta que atuam no setor. O eucalipto é a principal espécie de árvore utilizada na silvicultura brasileira. De acordo com a Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ), nosso país tem cerca de 9,5 milhões de hectares de área com plantios comerciais, sendo que deste total, cerca de 80% são com eucalipto.

Empresa responsável por promover as maiores feiras do ramo no Brasil, a Malinovski também é responsável por eventos como a ExpoForest e a Lignum Latin America. Além da parceria com a Prefeitura, a Feira tem apoio da Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas (Reflore MS).

O secretário José Aparecido Moraes da SEDECT destacou que este evento contribui e contribuirá significativamente para apresentar Três Lagoas a novos investidores e consequentemente, prospectar mais investimentos. “A Feira que será realizada pela Malinovski contribuirá e contribui muito para o desenvolvimento econômico na cidade, na oportunidade serão apresentadas as principais novidades, perspectiva para o mercado da área florestal” concluiu Moraes.

Três Lagoas sediará dos dias 24 a 26 de maio a Show Florestal, Feira da Indústria do Eucalipto

PROGRAMAÇÃO

Além do Show Florestal, outros eventos acontecerão na cidade, em paralelo à feira. Um deles é o Congresso Florestal MS, promovido pela Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas (Reflore MS). Será a 6ª edição de um tradicional encontro que reúne as principais empresas, indústrias e marcas florestais do estado de Mato Grosso do Sul. Palestras e debates integram e propagam conhecimentos, utilizando toda a expertise das principais empresas da região.

Dentro da área de inovação acontecerá o Evolution – Encontro de Inovações e Tecnologias Florestais. Serão apresentados cases de grandes empresas de base florestal, relacionados à inovação. Outra atração do Evolution serão as startups, previamente selecionadas, que terão oportunidade de apresentar novas soluções ao mercado florestal.

O Show Florestal já conta com mais de 100 expositores confirmados e será realizado na Arena Mix. As inscrições estão abertas pelo site: www.showflorestal.com.br e são gratuitas se forem feitas antecipadamente. Além do Show Florestal, a programação paralela à feira deve atrair profissionais de todas as regiões do Brasil e de outros países.

“Nossa expectativa é a melhor possível. Há uma demanda represada por encontros presenciais. A feira será uma oportunidade de reencontrarmos grandes parceiros e, lógico, proporcionar um ambiente para realizações de negócios. Este sempre foi um dos propósitos da Malinovski”, explica Ricardo Malinovski, CEO da empresa organizadora.

Ministro Alexandre de Moraes ordena bloqueio do Telegram no Brasil

0

Magistrado do STF atende a um pedido da Polícia Federal. Aplicativo descumpriu medidas judiciais

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes ordenou, nesta sexta-feira (18/3), o bloqueio do aplicativo Telegram. As plataformas digitais e provedores de internet devem adotar mecanismos para inviabilizar a utilização da rede no país. As empresas estão sendo notificadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A decisão de Moraes atende a um pedido da Polícia Federal e ocorre após o Telegram não atender a decisões judiciais para bloqueio de perfis apontados como disseminadores de informações falsas, entre eles o do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos.

Segundo a PF, “o aplicativo Telegram é notoriamente conhecido por sua postura de não cooperar com autoridades judiciais e policiais de diversos países, inclusive colocando essa atitude não colaborativa como uma vantagem em relação a outros aplicativos de comunicação, o que o torna um terreno livre para proliferação de diversos conteúdos, inclusive com repercussão na área criminal”.

Correio Braziliense

Estão abertas inscrições para Plenária Temática de Saúde Mental de Três Lagoas

0

O evento reunirá trabalhadores de saúde, usuários da rede de saúde mental, membros do controle social, prestadores de serviços e autoridades

O município de Três Lagoas realizará a Plenária Temática de Saúde Mental no dia 28 de março das 08h às 16h na Câmara Municipal de Vereadores.

As plenárias têm como tema “A política de saúde mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade como avanço e garantia dos serviços de atenção psicossocial no SUS”, e o objetivo será o levantamento de propostas para encaminhamento à plenária macrorregional, estadual e, depois, para a Conferência Nacional de Saúde Mental.

Todas propostas pleiteiam melhorias a avanços na atenção psicossocial no SUS. As inscrições devem ser realizadas até dia 24 de março AQUI.

Saúde anuncia três locais de vacinação contra Covid-19 para este sábado em Três Lagoas

0

Confira abaixo como e onde se vacinar;

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Coordenação de Imunização, vai realizar vacinação com 1ª, 2ª, 3ª e 4ª dose contra Covid-19 na Clínica da Criança, na Central de Imunização e na ação Vida na Praça que será realizada no Novo Ipanema neste sábado (19).

CENTRAL DE IMUNIZAÇÃO

Na Central de Imunização, a vacinação será das 8h às 12h para todo o público com mais de 12 anos de idade, sendo que aqueles que tiverem menos de 16 anos devem estar acompanhados de um responsável maior de idade. Todos, independente de idade, devem levar documento oficial com foto, cartão SUS, CPF, carteira de vacinação Covid-19 (caso vá receber a 2ª ou 3ª dose), bem como comprovante de residência.

CLÍNICA DA CRIANÇA

Na Clínica da Criança, o atendimento será das 8h às 12h, exclusivamente para crianças de 5 a 11 anos de idade, sendo que estes devem estar acompanhados dos pais ou responsável legal que farão o assentimento da vacinação. Caso esses (pais ou responsável legal) não puderem estar junto da criança, o acompanhante maior de idade deve levar o termo de assentimento (BAIXE O MODELO AQUI) assinado (pelos pais ou responsável) na data da vacinação, além de documento oficial com foto e carteira SUS da criança.

AÇÃO VIDA NA PRAÇA

Durante a ação que ocorrerá na praça do Novo Ipanema (Rua Treze de Julho com a Rua Etelvino Custódio Queiros), a vacinação será das 16h às 18h para todo o público com mais de 12 anos de idade, sendo que aqueles que tiverem menos de 16 anos devem estar acompanhados de um responsável maior de idade. Todos, independente de idade, devem levar documento oficial com foto, cartão SUS, CPF, carteira de vacinação Covid-19 (caso vá receber a 2ª ou 3ª dose), bem como comprovante de residência.

ATENÇÃO AO PERÍODO ENTRE-VACINAS PARA CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS

A SMS destaca que os pais ou responsável devem observar se a criança tem mais de 15 dias desde a última vacina que recebeu (rotina) para receber a imunização contra Covid-19. O mesmo deve ser observado caso a criança precise tomar outra vacina (rotina) após a vacinação contra covid-19, ou seja, deve ter mais de 15 dias.

4ª DOSE

De acordo com a CIB, a aplicação da 4ª dose deve ocorrer em idosos acima de 60 anos de idade, bem como em profissionais de saúde com mais de 18 anos que receberam a 3ª dose há mais de 4 meses e, profissionais de saúde que estiverem gestantes, também poderão receber a dose de reforço, mas somente se tiver tomado a 3ª dose há mais de 5 meses.

SERVIÇO

A Clínica da Criança fica localizada à Rua Egídio Thomé com a Rua Etelvino Custódio de Queiroz, no bairro JK. A Central de Imunização fica na Circular da Lagoa Maior no prédio da Biblioteca Municipal “Rosário Congro”.

Governo Federal lança programa de Renda e Oportunidades

0

Além disso, firam assinadas mais três medidas provisórias de facilitação de acesso a benefícios e o decreto de antecipação do 13º salário de beneficiários do INSS

O Governo Federal lançou mais uma série de medidas para ajudar os brasileiros mais vulneráveis: o Programa Renda e Oportunidade. Coordenado pelo Ministério do Trabalho e Previdência, o programa vai alavancar a retomada do emprego e da economia no país.

O primeiro conjunto de ações apresentado deve gerar renda e aumentar o poder de compra dos brasileiros, especialmente aqueles de menor renda e com dificuldade de acesso ao crédito. Mais de R$ 150 bilhões devem ser injetados na economia do país.

Foram assinadas mais três medidas provisórias de facilitação de acesso a benefícios e o decreto de antecipação do 13º salário de beneficiários do INSS.

1- A primeira medida provisória cria o SIM Digital, um Programa de Simplificação do Microcrédito Digital para Empreendedores que deve beneficiar 4,5 milhões de empreendedores já nos primeiros meses. A ação vai facilitar o crédito para empreendedores populares sem histórico de apoio creditício no sistema financeiro, em condições que levam em consideração sua realidade social e capacidade de pagamento.

2- A segunda MP cria o Saque Extraordinário do FGTS. A ação adicional de flexibilização do Fundo vai permitir aos trabalhadores titulares de conta vinculada efetuarem saques de até R$ 1 mil em suas contas até 15 de dezembro de 2022. A medida reduz o comprometimento da renda e o endividamento das famílias causados pela crise sanitária da Covid-19.

3- Já a terceira medida provisória amplia a margem de empréstimo consignado dos atuais 35% do valor do benefício para até 40%. Além de beneficiar aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a MP amplia as condições para outras pessoas vulneráveis. Os cidadãos que recebem benefícios assistenciais (BPC/LOAS) ou que participem do programa Auxílio Brasil também terão acesso ao empréstimo com juros mais baixos.

Essas mudanças devem beneficiar mais de 50 milhões de brasileiros e liberar cerca de R$ 77 bilhões em empréstimos consignados para esse público.

4- Outro benefício garantido nesta primeira leva de ações do programa foi a antecipação do 13º salário, o abono anual devido aos beneficiários do INSS.

Em geral, o pagamento do benefício ocorreria somente nas competências de agosto e novembro. Para amenizar os reflexos econômicos causados pela Covid-19 durante o ano de 2021, que ainda repercutem em 2022, a medida vai antecipar cerca de 30,5 milhões de benefícios em todo o Brasil.

O pagamento ocorrerá em duas parcelas. A primeira, correspondente a 50% do valor do benefício, será liberada ainda em abril de 2022, juntamente com os benefícios dessa competência (de 25 de abril a 6 de maio). A segunda parcela será paga junto com os benefícios da competência do mês de maio de 2022 (de 25 de maio a 7 de junho).

SecomVc

Homem é preso por violência doméstica em Três Lagoas

0

A prisão aconteceu por volta das 9 horas de onte, na região do Bairro Jardim Dourados

A Polícia Civil por intermédio da Seção de Investigações Gerais (SIG), da Delegacia de Três Lagoas, prendeu homem de 35 anos, que estava com mandado de prisão, expedido pela 2ª Vara Criminal, por violência doméstica.

A prisão aconteceu por volta das 9 horas de onte, na região do Bairro Jardim Dourados.

Em meados do ano de 2018, o indivíduo cometeu o crime de ameaça e descumpriu decisão judicial que deferia medidas protetivas de urgência, sendo condenado então, a uma pena de dois meses, em regime semiaberto.

Após sua prisão, o indivíduo foi conduzido até a sede da Delegacia de Três Lagoas, onde foi dado o devido cumprimento a ordem judicial, sendo o homem encaminhado à Colônia Penal Industrial de Três Lagoas/MS, onde permanecerá, à disposição da Justiça.

Em Três Lagoas, Agepen inaugura obras de ampliação na Colônia Penal e Galeria de Diretores na Penitenciária

0

A solenidade de inauguração foi realizada, na quarta-feira (16), e contou com a presença de autoridades e parceiros locais

Obras de reestruturação e ampliação foram realizadas na Colônia Penal Industrial “Paracelso de Lima Vieira Jesus” de Três Lagoas (CPITL).

Conforme a assessoria, com investimento na ordem de R$ 260 mil, forma possíveis diversas melhorias à unidade penal masculina de regime semiaberto, garantindo um cumprimento mais digno aos apenados e melhores condições de trabalho aos servidores.

A reforma foi realizada pela Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), por meio da direção da CPITL, com recursos provenientes de penas pecuniárias liberadas pelo Ministério Público e pelo titular da 1ª Vara Criminal de Três Lagoas, juiz Rodrigo Pedrini Marcos; contou, ainda, com apoio do Conselho da Comunidade de Três Lagoas.

Um novo Setor Administrativo foi construído, o qual recebeu o nome do ex-presidente do Conselho, José Antônio Rodrigues. A homenagem reflete o relevante trabalho do profissional no tempo que esteve frente à pasta. Durante o evento, a esposa de José, que faleceu ano passado, recebeu um buquê como forma agradecimento.

O Setor Administrativo contempla a sala de atendimento psicossocial, a coordenação da área da saúde e da educação, onde também funciona as videoconferências.

As obras de reestruturação contemplaram, ainda, a troca de telhados, alambrados, parte hidráulica, elétrica e pintura de alojamentos e celas; além da ampliação da portaria da unidade.

O diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, parabenizou todas as iniciativas e ressaltou o importante papel das parcerias firmadas pela instituição para a concretização das ações. “O apoio que buscamos visa uma única missão: a de oferecer novas oportunidades para quem, muitas vezes, não encontrou quando esteve em liberdade”, afirmou.

Na reforma, em grande parte, foi utilizada mão de obra de reeducandos da própria colônia penal, que receberam remição de um dia da pena a cada três trabalhados, conforme estipulado pela Lei de Execução Penal. A ação, além de reduzir os custos e o tempo das obras, auxilia na reinserção social dos detentos, com oferecimento de trabalho e possibilidade de profissionalização.

Galeria

Já na Penitenciária de Três Lagoas (PTL), unidade penal masculina de regime fechado, a Agepen inaugurou uma Galeria de Diretores, como forma de homenagear todos os gestores que passaram pelo local. 

Idealizado pela direção atual, o objetivo foi resgatar o patrimônio histórico da instituição no município, notadamente em relação aos agentes públicos e respectivas épocas distintas. “Cada um dos profissionais que estiveram à frente da unidade, enfrentaram diferentes adversidades e todos contribuíram, de forma muito especial, no desenvolvimento da Penitenciária e da Agepen como um todo”, afirmou o diretor da PTL, Raul Augusto Aparecido Sá Ramalho.  

A Penitenciária de Três Lagoas foi inaugurada em 2005, mas funcionou no prédio onde hoje está o presídio feminino do município. Ao todo, 12 gestores já estiveram à frente da unidade.

Na gestão entre 2006 e 2007, o servidor penitenciário Joaquim Machado da Silva, agradeceu a relevante homenagem em nome de todos os dirigentes. “Para mim é uma honra ter participado desta história, dedicamos nossa vida ao sistema penitenciário e receber esse reconhecimento é gratificante”, agradeceu. 

Em discurso, o diretor-presidente da Agepen, Aud Chaves, afirmou que valorizando o passado é possível reaprender com as experiências vivenciadas e oportunizar alicerces para o futuro. “Todos foram fundamentais para a agência penitenciária e deixam um legado de dedicação, dignidade e profissionalismo”, finalizou.

Publicada medida provisória que autoriza saque extraordinário do FGTS

0

Trabalhadores poderão sacar até R$ 1 mil a partir de 20 de abril

Foi publicada hoje (18) no Diário Oficial da União a Medida Provisória 1105-2022 autorizando o saque extraordinário das contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) no valor de até R$ 1 mil, independentemente do número de contas que tenha. Os pagamentos serão feitos pela Caixa Econômica Federal.Publicada medida provisória que autoriza saque extraordinário do FGTSPublicada medida provisória que autoriza saque extraordinário do FGTS

O calendário de saques começa em 20 de abril e vai até 15 de junho. O dinheiro ficará disponível até 15 de dezembro, quando voltará para a conta vinculada do FGTS. A MP, entretanto, destaca que os valores que estiverem bloqueados na conta vinculada do FGTS não ficarão disponíveis para saque extraordinário.

O dinheiro vai ser disponibilizado automaticamente na conta do trabalhador pelo aplicativo Caixa Tem. A medida também autoriza a criação de poupança social digital na Caixa para os trabalhadores que não possuem conta bancária na instituição.

Segundo o governo, poderão efetuar o saque cerca de 42 milhões de pessoas. A estimativa é que sejam injetados R$ 30 bilhões na economia caso todos os trabalhadores retirem o dinheiro. A liberação do saque tem como objetivo diminuir o comprometimento de renda e o endividamento das famílias por conta da crise sanitária provocada pela pandemia de covid-19 e pela inflação.

O Ministério do Trabalho e Previdência informou que as demais possibilidades legais de movimentação dos recursos do FGTS continuam válidas. O fundo pode ser sacado nos seguintes casos: despensa sem justa causa, extinção da empresa, aposentadoria, falecimento do trabalhador, pagamento de prestações do financiamento habitacional concedido pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH) a pessoas com idade igual ou superior a 70 anos, além de doenças graves definidas em lei.

*Agência Brasil

Justiça do Trabalho em São Paulo determinou que a Havan afaste trabalhadores que não se imunizaram contra a Covid-19

0

Luciano Hang diz que Havan irá recorrer da decisão “absurda” da Justiça

Após a Justiça do Trabalho de São Paulo determinar que a Havan afaste funcionários e terceirizados que não se vacinaram contra a Covid-19, a empresa informou que irá recorrer da decisão. O empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas, chamou a decisão de “absurda”.

A medida atendeu a uma ação apresentada ao Tribunal Regional do Trabalho de São José dos Campos (SP) pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). Os promotores apontaram que a Havan teria se recusado a afastar funcionários não imunizados.

Em sua decisão, a juíza determinou que a Havan deverá deslocar os funcionários e os prestadores de serviço em toda a região do Vale do Paraíba para o trabalho remoto enquanto eles não iniciarem o esquema de vacinação.

A empresa, no entanto, informou que “dentre os mais de 100 colaboradores, apenas dois não se vacinaram contra a doença, sendo que um é motivado por convicção religiosa e o outro é PCD (Pessoa Com Deficiência) e, por recomendação médica e decisão dos familiares não se vacinou”.

Além disso, Luciano Hang apontou que “estão violando os direitos e liberdade dos colaboradores”.

Leia a nota completa da Havan:

Nesta quinta-feira (17), a Havan tomou conhecimento, por meio da imprensa, de uma liminar do Tribunal Regional do Trabalho de São José dos Campos (SP) determinando o afastamento de dois colaboradores que não se vacinaram contra a Covid-19.

O dono da Havan, Luciano Hang, informa que a empresa, até o momento, não foi citada da ação e nem mesmo da liminar. “Morro e não vejo tudo. Isso é um absurdo, Ministério Público do Trabalho. Querem que eu demita meus colaboradores?”, questiona.

Segundo a assessoria jurídica, dentre os mais de 100 colaboradores, apenas dois não se vacinaram contra a doença, sendo que um é motivado por convicção religiosa e o outro é PCD (Pessoa Com Deficiência) e, por recomendação médica e decisão dos familiares não se vacinou. “Como explicar para um portador de deficiência mental que ele não pode trabalhar porque o Ministério Público não quer? Absurdo”, lamenta o dono da Havan.

Ele ressalta que estão violando os direitos e liberdade dos colaboradores. “Enquanto o Ministério Público do Trabalho deveria cuidar da preservação dos empregos, querem atrapalhar e prejudicar o cidadão. Nós respeitamos a liberdade do nosso colaborador, isso é democracia. Não podemos aceitar que pessoas dentro de um escritório tomem decisões pelo cidadão”, diz Hang.

A empresa recorrerá da decisão.

Por Contra Fatos

Taxa de desemprego recua para 11,2% em janeiro, diz IBGE

0

Em um ano, população desocupada caiu de 14,7 milhões para 12 milhões

A taxa de desemprego no país ficou em 11,2% no trimestre encerrado em janeiro deste ano. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o resultado é o menor para o período, desde 2016 (9,6%).Taxa de desemprego recua para 11,2% em janeiro, diz IBGETaxa de desemprego recua para 11,2% em janeiro, diz IBGE

Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) foram divulgados hoje (18).

No trimestre encerrado em janeiro de 2021, a taxa era de 14,5%. Ainda de acordo com o IBGE, a taxa observada no trimestre encerrado em janeiro deste ano ficou abaixo da observada no trimestre finalizado em outubro de 2021 (12,1%).

A população desocupada ficou em 12 milhões de pessoas, 6,6% abaixo do trimestre anterior (menos 858 mil pessoas) e 18,3% abaixo do trimestre encerrado em janeiro de 2021 (menos 2,7 milhões de pessoas).

A população ocupada no país chegou a 95,4 milhões, altas de 1,6% em relação a outubro (mais 1,5 milhão de pessoas) e de 9,4% ante janeiro de 2021 (mais 8,2 milhões).

O nível da ocupação, que é o percentual de pessoas ocupadas na população com idade para trabalhar, ficou estimado em 55,3%. O resultado é 0,7 ponto percentual acima do registrado no trimestre anterior (54,6%) e 4,3 pontos percentuais acima que no mesmo período de 2021 (51,1%).

*Agência Brasil

Com apoio da Suzano, Hospital Municipal de Ribas do Rio Pardo será ampliado e receberá 30 novos leitos para atender à população

0

Como parte do Programa Básico Ambiental (PBA), a empresa está destinando R$ 9,25 milhões para ampliação da unidade, que inclui a implantação de 10 novos leitos de UTI e outros 20 leitos convencionais

A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, está destinando R$ 9,25 milhões para as obras de ampliação do Hospital Municipal 19 de Março, em Ribas do Rio Pardo (MS), que incluem a implantação de 30 novos leitos, além da construção e melhoria de várias áreas de apoio na unidade. O anúncio do investimento será feito na manhã desta sexta-feira (18/03), em ato público em frente ao hospital com a participação de representantes da Suzano e autoridades locais e do estado.

Com apoio da Suzano, Hospital Municipal de Ribas do Rio Pardo será ampliado e receberá 30 novos leitos para atender à população

Com início previsto para o segundo semestre de 2022, as obras contemplam a reestruturação do hospital para comportar os 10 leitos de UTI, sendo seis deles entregues totalmente equipados pela Suzano e outros quatro equipados pelo poder público local. Além disso, incluem a instalação de 20 novos leitos de enfermaria também equipados para atendimentos de baixa complexidade e a construção de novas salas de preparação de medição, farmácia e banheiros para dar suporte ao bom funcionamento da unidade hospitalar.

Com a ampliação, o município passará a comportar atendimentos de média complexidade, diminuindo a necessidade de transporte de pacientes para outros municípios.

Com apoio da Suzano, Hospital Municipal de Ribas do Rio Pardo será ampliado e receberá 30 novos leitos para atender à população
Maurício Miranda

Para Maurício Miranda, diretor responsável pelas obras de implantação da nova fábrica de celulose da Suzano no município, a empresa tem o compromisso de atuar para fomentar o desenvolvimento das comunidades onde mantém operações e construir um legado social para o município. “Nossa atuação é pautada pelo direcionador que diz que ‘só é bom para nós se for bom para o mundo’ e, assim, reconhecemos a importância da ampliação do Hospital Municipal para a população rio-pardense. Com mais leitos, incluindo os de UTIs, a comunidade terá um melhor atendimento médico e hospitalar, trazendo mais qualidade de vida ao ser atendida na própria cidade, perto de casa e dos amigos e familiares”, complementou.

FASE HISTÓRICA

Para o prefeito de Ribas do Rio Pardo, João Alfredo Danieze, a cidade que comemora 78 anos no próximo sábado (19/03), vive uma fase histórica. “A ampliação do Hospital Municipal, com a implantação de 30 novos leitos, é de suma importância para a população diante da futura demanda que teremos. Esta obra vai melhorar e ampliar nosso atendimento, possibilitando procedimentos de média complexidade.

Com apoio da Suzano, Hospital Municipal de Ribas do Rio Pardo será ampliado e receberá 30 novos leitos para atender à população
João Alfredo Danieze – Prefeito de Ribas do Rio Pardo

Com equipamentos de última geração e com a nossa excelente equipe técnica, que também será ampliada, essa estrutura física e humana possibilitará salvar mais vidas e reduzir o desconforto dos pacientes quando necessitam ser levados a Campo Grande. Agradecemos à Suzano por este significativo investimento”, destacou João Alfredo.

Plano Básico Ambiental

A ampliação do hospital integra o Programa Básico Ambiental (PBA) da Suzano, que prevê investimento social de R$ 48 milhões nas áreas de saúde, educação, habitação, segurança pública e segurança no trânsito do município. No total, a cidade será beneficiada por mais de 20 ações que foram aprovadas pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável, instituído pelo Decreto 102, de 19 de julho de 2021. O conselho tem como principal objetivo definir os projetos a serem executados para proporcionar a melhoria da qualidade de vida da população local e da região, diretamente impactada pela construção da nova fábrica de celulose da Suzano.

Além da ampliação do hospital, o conselho aprovou outras ações que deverão ser anunciadas em breve. Entre elas,  estão o apoio a projeto habitacional, com construção de casas populares para famílias sem renda inscritas no cadastro único do município; a adequação do trevo de acesso à cidade na BR-262, localizado em frente ao posto Bonanza; a implantação de uma nova delegacia da Polícia Civil; uma nova base para a Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-262; além de apoio na melhoria da estrutura física da Polícia Militar para comportar o aumento do efetivo, o que possibilitará a transformação do batalhão em companhia.

Sobre a Suzano

A Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 98 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br

Performa Comunicação

Mulher ateia fogo nas roupas da filha durante surto em Três Lagoas

0

Como estava em surto, mulher foi levada a UPA e medicada

Durante surto, uma mulher de 45 anos ateou fogo nas roupas da filha, na madrugada desta sexta-feira (18), no Bairro Imperial, em Três Lagoas.

Conforme informações do boletim de ocorrência, jovem de 19 anos contou aos policiais militares que a mãe é usuária de drogas e, durante um surto, ateou fogo na roupa da filha, uma criança de colo.

A jovem contou que tentou interferir, mas acabou agredida pela mãe, que estava muito drogada.

Equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada e conteve as chamas.

A autora foi conduzida para UPA (Unidade de Pronto Atendimento).  Não há informações sobre o estado da casa e nem sobre a jovem e a criança.

O caso foi registrado na Depac.

Motorista capota veículo na BR-060

0

O motorista estava em um VW/Voyage e não notou a aproximação de uma rotatória

Homem de 29 anos ficou ferido, na BR-060, entre Chapadão do Sul e Chapadão do Céu, após passar direto por uma rotatória e capotar o veículo que conduzia, na noite de ontem (17).

De acordo com o site MS Todo Dia, a vítima é moradora de Chapecó (SC) e seguia para a cidade de Mineiros (GO).

O motorista estava em um VW/Voyage e não notou a aproximação de uma rotatória.

Ele tentou frear o veículo, mas, por estar muito em cima, acabou passando por ela, perdendo o controle do automóvel e capotando em seguida.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e, quando chegou ao local, foi informado pelo rapaz que estava com dores no ombro e na costela.

Polícia Civil, através da SIG, cumpre mandado de prisão em Três Lagoas

0

A Polícia Civil de Três Lagoas, através da SIG (Seção de Investigações Gerais), prendeu nesta quinta-feira (17), por volta das 09h00, na região do Bairro Jardim Dourados, um homem de 35 anos de idade, em virtude de um mandado de prisão expedido pelo Juízo da 2ª Vara Criminal desta comarca, decorrente de condenação pela prática de crimes em situação de violência doméstica.

Em meados do ano de 2018, o indivíduo cometeu o crime de ameaça e descumpriu decisão judicial que deferia medidas protetivas de urgência, sendo condenado então, a uma pena de dois meses, em regime semiaberto.

Após sua prisão, o indivíduo foi conduzido até a sede da SIG/TL, onde foi dado o devido cumprimento a ordem judicial, sendo o homem encaminhado a Colônia Penal Industrial de Três Lagoas, onde permanecerá, à disposição da Justiça.

Denúncias poderão ser realizadas através dos telefones 67.3929.1173 ou 67-9.9226.8210(WhatsApp).

Conselho Tutelar explica o trabalho desenvolvido em Brasilândia

0

Em 21 de março será o Dia de Mobilização “Gabi Vive” em Brasilândia. A data foi criada no intuito de alertar a sociedade em proteger as crianças e os adolescentes contra violência física, psicológica e sexual.

O Conselho Tutelar é um dos órgãos responsáveis e tem como atribuição previstas no artigo 136 do ECA, em atender crianças e adolescentes diante de situação de violação desses direitos.

O Conselho Tutelar explicou que um dos principais trabalhos é atender e aconselhar os pais ou responsáveis de crianças e adolescentes. A partir daí, a equipe faz os devidos encaminhamentos para a rede de proteção e as autoridades competentes.

O Conselho Tutelar recebe denúncias de casos que podem ser vindas anonimamente ou em situações que chegam de outros órgãos, como Delegacia, Unidade de Saúde e as escolas.

Entretanto, com a Pandemia e as aulas remotas, as denúncias vindas das escolas caíram. O Conselho Tutelar acredita que com a volta neste ano das aulas presenciais, provavelmente novos casos comecem as ser detectado pela Rede de Proteção.

“Geralmente o comunicado é em relação ao baixo rendimento escolar. A escola comunica ao Conselho Tutelar e nós fazemos o contato com a família, onde investigamos quais são os possíveis problemas que está desencadeando com essa criança. Então fazemos as devidas orientações e se for o caso, os encaminhamentos necessários”, explicou uma das conselheiras.

O Conselho Tutelar destaca que pode aplicar nenhuma medida de punição, pois o órgão não tem autonomia suficiente. E conforme o próprio Estatuto da Criança e do Adolescente, fica a cargo do Poder Judiciário tomar essa medida. “O que podemos fazer é dar uma advertência, que antecede o encaminhamento à Promotoria”, disse uma das conselheiras.

”COMO IDENTIFICAR OS SINAIS?”


O Conselho Tutelar explica que as pessoas podem identificar alguns possíveis sinais de que uma criança pode estar sendo abusada. Se a criança muda de comportamento, começa a ficar agressiva, muito quieta ou até mesmo não gosta de ficar sozinha com o agressor pode haver algum indício de violência.

O Conselho Tutelar está localizado na rua Coterp, sem número, Centro. O telefone para contato é (67) 3546-1859 e o plantão é através do número de celular (67) 9 9895-7331.

Adolescente é apreendido com cocaína e maconha em Nova Andradina

0

Adolescente foi ouvido e liberado

Durante Diligências voltadas para a recuperação de objetos furtados, a Polícia Civil apreendeu um adolescente de 17 anos praticando tráfico de drogas.

A apreensão aconteceu ontem, 17/03, na parte da tarde, no bairro Horto Florestal, em Nova Andradina-MS.

De acordo com o Boletim de Ocorrência a Polícia Civil, por meio da Seção de Investigações Gerais (SIG), da 1ª Delegacia de Nova Andradina/MS, deu sequência a uma série de diligências para identificar os responsáveis por diversos furtos que vêm ocorrendo em estabelecimentos comerciais da cidade. Durante o trabalho policial, foi feita abordagem de dois adolescentes que apresentaram atitude suspeita, enquanto transitavam pela praça do bairro Horto Florestal.

Na posse de um deles, foram encontradas diversas porções de entorpecente tipo cocaína e uma porção de entorpecente tipo maconha, com características de serem destinadas à venda. Em razão dos fatos, foi feito encaminhamento do adolescente à Delegacia de Polícia para os procedimentos de praxe.

Considerando que o adolescente não possui outros envolvimentos criminosos, aplicou-se o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e após ser ouvido, ele foi entregue para um responsável legal.

Senai ainda não tem curso de produção de gasolina, mas dá dicas de como fazer o combustível render mais

0

A possibilidade de fabricar o próprio combustível para manter os meios de transporte tornou-se piada na internet com as constantes altas nos preços. Mesmo com as inúmeras capacitações oferecidas, os técnicos do Senai não garantem a produção do insumo, porém eles explicam como fazer rendê-lo.

No último dia 10, a Petrobras anunciou reajuste da gasolina e do diesel. Com a mudança, o aumento da gasolina foi de 18% e o do diesel, de 25%. O percentual representou R$ 0,60 a mais no litro da gasolina, chegando a ultrapassar o preço médio de R$ 7 nas bombas, e R$ 0,90 no litro do diesel, que agora pode custar até R$ 6,30 nos postos.

Diante dessa realidade, o instrutor de mecânica do Senai, Maico Petralia da Silva, deu 10 dicas para economizar combustível na hora de dirigir:

1 – Escolha do carro mais econômico

Conforme Maico, é importante se atentar para o tamanho do motor do veículo. “O recomendado é um carro 1.0 para deslocamento urbano”.

2 – Sistema de injeção eletrônica e direta

Dê preferência para utilização de veículos com injeção eletrônica e direta. A tecnologia permite que o comando mande o combustível diretamente para câmara de combustão.

“Há injeção eletrônica que não é direta. Nesse caso, o combustível transita por outro caminho e pode haver desperdício”, explica o instrutor. Modelos mais antigos de veículos não costumam ter essa tecnologia, sendo mais comum em carros com até cinco anos de uso.

3 – Combustível de qualidade

Quanto menor a qualidade do combustível, maior a quantidade consumida. Procure por postos de confiança, que passem por vistorias regulares do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

“Apesar da dificuldade do consumidor em comprovar a adulteração, é possível verificar o comportamento do veículo após o abastecimento. Você identifica as falhas. Já há carros que informam sobre as condições da gasolina utilizada. A partir disso, é só evitar abastecer naquele posto”.

4 – Não abuse da aceleração

É importante lembrar que a aceleração é diferente da velocidade. “Há motoristas que aceleram muito, mesmo não correndo. Ele anda devagar, mas vai estacionar e acelera aquele monte. Chega em uma rampa e força o carro. Aí, se você tiver um veículo 1.0, vai consumir muito”, exemplifica o instrutor. Por isso, é importante acelerar apenas quando necessário para evitar o aumento da aceleração.

É importante se atentar também para uso correto da marcha. “O que gasta de fato combustível não é necessariamente a marcha, mas a aceleração que você usa para desenvolver aquela marcha. Por exemplo, você está andado a 30 km/h e engata a quinta marcha, você vai precisar acelerar muito para a marcha funcionar e essa aceleração faz com que você gaste combustível”, exemplifica.

5 – Evitar o ar condicionado

Segundo o instrutor do Senai, o uso do ar condicionado é um fator que aumenta consideravelmente o consumo de combustível, principalmente em veículos de motor 1.0, que na cidade apresentam um consumo maior entre 7% e 10%.

6 – Pneu em boas condições

O uso de pneus fora das características do veículo e manutenção em dia são fatores que interferem no consumo de combustível.
“Adotar pneus maiores do que o necessário para o carro faz com que o consumo aumente. Andar com pneus murchos também consome mais combustível, assim como as rodas desalinhadas”, alerta.

7 – Manutenção do motor em dia

Também é importante que esteja em dia a manutenção preventiva do motor. “Se não tiver problema nos bicos e problemas de injeção, o veículo consegue aproveitar melhor o combustível”, explica o instrutor de mecânica do Senai.

8 – Quanto menos carga, melhor

O peso de cargas nos veículos também é um fator determinante para o consumo de gasolina. Maico Petralia lembra que existem muitas pessoas que utilizam o carro e a motocicleta para transporte de material de trabalho, por questão de necessidade ou comodidade.
“Carros com carretinha e transporte de ferramentas, por exemplo, gastam mais combustível. Até um professor que enche de livros o banco de trás pode ter um consumo maior. Quanto mais pesado o carro fica, mais ele gasta”, ressalta.

9 – Use vias rápidas

Evitar se locomover por ruas com tráfego intenso de veículos também pode ajudar a otimizar o uso de gasolina. “Parando menos e mantendo uma velocidade constante, você consegue economizar mais combustível”.

10 – Tecnologia de start stop 

Disponível apenas em modelos mais recentes, a tecnologia permite que o carro desligue automaticamente quando para no semáforo, por exemplo.  “A função permite a economia de combustível”, garante Maico.

Assessoria de Comunicação

PM recebe quatro bafômetros para reforçar fiscalização contra embriaguez ao volante em Bataguassu

0

PM destaca que aparelho é efetivo nas fiscalizações e ajuda a prevenir crimes no trânsito

A 7ª Companhia Independente de Polícia Militar em Bataguassu em convênio com o DETRAN – MS recebeu 04 (quatro) novos etilômetro, conhecido como bafômetro, para reforçar as fiscalizações no tocante aos crimes de embriaguez ao volante.

Conforme divulgado, os novos aparelhos trazem diversas inovações tecnológicas que possibilitam uma maior eficiência nas fiscalizações.

O comandante da 7ª CIPM salienta a importância dos aparelhos para a consecução de um serviço efetivo pelos policiais militares na prevenção aos acidentes e no combate aos crimes de trânsito, o que irá contribuir para que tenhamos um tráfego cada vez mais seguro para os passageiros, motoristas e pedestres.

Polícia Militar prende homem com mandado de prisão em Bataguassu

0

Ele não reagiu e foi levado à delegacia

A Polícia Militar prendeu um homem que tinha em seu desfavor um mandado, na quarta-feira (16).

Os policiais militares estavam realizando rondas pelo jardim Acapulco, em Bataguassu, e ao passarem em frente de uma casa notaram o indivíduo contra o qual sabiam ter em seu desfavor um mandado de prisão.

O homem foi abordado e os militares consultaram seus dados no sistema policial, sendo confirmado o mandado de prisão.

O homem recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Bataguassu para as providências cabíveis.

Construção de fábrica da Suzano segue cronograma e já transforma realidade de Ribas do Rio Pardo

0

Obra segue ritmo do cronograma; investimentos foram discutidos pelo governador Reinaldo Azambuja

Maior investimento privado em Mato Grosso do Sul, a construção da fábrica de celulose em Ribas do Rio Pardo segue o ritmo de investimentos previsto no cronograma e deverá empregar 10 mil funcionários em abril de 2023. A informação foi repassada ao governador Reinaldo Azambuja nesta quinta-feira (17) pelo presidente da Suzano, o CEO Walter Schalka, e pelo diretor Luis Bueno. (foto abaixo)

Construção de fábrica da Suzano segue cronograma e já transforma realidade de Ribas do Rio Pardo

Além da geração de empregos, Governo do Estado e Suzano têm um compromisso de investimentos em diversas áreas em Ribas do Rio Pardo, como saúde, educação, infraestrutura logística e segurança pública. “Ribas do Rio Pardo vive um crescimento econômico com a instalação dessa fábrica e, para absorver todo esse investimento, vamos continuar estruturando as áreas, asfaltando a MS-338 e a estrada da usina, construindo novas salas de aula, entregando viaturas para a Polícia Militar e investindo no Corpo de Bombeiros Militar. Já a ampliação da área de saúde vai contar com a construção de um hospital pela Suzano e a estruturação pelo governo”, contou Reinaldo Azambuja. 

Construção de fábrica da Suzano segue cronograma e já transforma realidade de Ribas do Rio Pardo
Em São Paulo, Reinaldo Azambuja teve reunião com Presidência da Suzano

O secretário Jaime Verruck, de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, afirmou que os investimentos da Suzano consolidam o Estado como maior produtor e exportador de celulose do País. “Mato Grosso do Sul é o primeiro do País já em exportação de celulose. Nós representamos 27% das exportações de celulose e com o investimento em Ribas nós vamos manter esse posicionamento no ranking nacional”, disse.

Reinaldo Azambuja também apresentou à Presidência da empresa o projeto de revitalização da Malha Oeste, que poderá ser importante para o escoamento da celulose. A construção da nova fábrica de celulose da Suzano em Ribas do Rio Pardo representa um investimento de R$ 19,3 bilhões, sendo R$ 14,7 bilhões na parte industrial e R$ 4,6 bilhões nas atividades florestais, na estrutura logística e em outras iniciativas previstas em projetos dessa natureza. 

O complexo entrará em operação no segundo semestre de 2024. Durante o pico de construção da unidade, devem ser gerados aproximadamente 10 mil empregos diretos, além de milhares de empregos indiretos. Depois de concluída a obra, a nova fábrica empregará cerca de 3 mil pessoas entre colaboradores próprios e terceiros. 

Referência mundial na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, a Suzano afirma que o projeto Cerrado é o mais eficiente da companhia em função do baixo nível de emissão de carbono previsto após o início de operação. A capacidade de produção após o início das operações será de 13,45 milhões de toneladas de celulose e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano.

Também participou da reunião com a Suzano o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Rocha.

Paulo Fernandes, Subcom

Fotos: divulgação

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.