16 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de junho de 2026
Início Site Página 1983

Homem com mandado de prisão é flagrado ‘perambulando’ pelas ruas e acaba preso em Anaurilândia

0

Prisão foi realizada pela PM, que estava em rondas pelas ruas

Os policiais militares em Anaurilândia realizaram a prisão de um indivíduo que tinha um mandado de prisão em aberto.

A prisão aconteceu na quarta-feira (16), quando a equipe policial realizava rondas nas proximidades de um bar no centro de Anaurilândia.

Os militares visualizaram o indivíduo e confirmaram o mandado de prisão em aberto, pela comarca de Nova Andradina-MS.

Diante dos fatos, o homem recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil em Anaurilândia ficando à disposição da justiça.

Comandante do CPA-2 se reúne com prefeito e entrega convite em Selvíria

0

Ele também visitou pelotão da cidade

O Comandante do Cpa-2, Coronel QOPM Gil Alexandre da Rocha esteve na Prefeitura Municipal de Selvíria-MS, na ocasião, o Coronel Gil Alexandre entregou o convite de Formatura da 36º Turma do Curso de Formação de Soldados do Polo de Três Lagoas ao Excelentíssimo Senhor Prefeito José Fernando.

A reunião aconteceu na quarta-feira (16).

Durante a reunião, ambos expuseram a sucesso que a parceria entre o Executivo e as Forças de Segurança Pública vem alcançando no combate a criminalidade, sensação de segurança da população e resposta rápida dos agentes. Não deixaram de mencionar a importância que o Governo do Estado vem dando a Polícia Militar, com a chegada recente de viaturas que já estão sendo empregadas no policiamento ostensivo de áreas urbanas e rurais.

O Comandante também realizou um visita muito proveitosa ao Pelotão de Selvíria

A Cerimônia Militar de formatura do Curso de Formação de Soldados, ocorrerá no dia 01 de abril, as 16h, no 2ºBPM em Três Lagoas – MS..

Movimento Bonito Por Natureza e Governador do MS se reúnem pela conservação dos rios de Bonito

0

Reinaldo Azambuja (PSDB) recebe pedido de regulamentação da lei de proteção dos rios cênicos

O governador Reinaldo Azambuja e membros do movimento Bonito Por Natureza tiveram um encontro no último sábado (12) na Câmara de Vereadores da cidade. O objetivo da conversa foi avançar no compromisso do governo de regulamentar uma lei estadual que já está há 24 anos em vigor, mas que não tem aplicação efetiva.

A lei nº 1.871/1998 determina uma área de proteção para os rios da Prata e Formoso no município, assim como de seus afluentes. São 300 metros de largura, 150 para cada margem. Essa faixa especial de proteção, maior que a determinada pela legislação geral para cursos d’água, visa a manutenção da qualidade e abundância das águas de Bonito. Contudo, estas áreas continuam sendo desmatadas para uso de atividades agrícolas.

Movimento Bonito Por Natureza e Governador do MS se reúnem pela conservação dos rios de Bonito
Representantes do Movimento Bonito Por Natureza entregam pedido formal de regulamentação da lei nº 1.871/1998 ao governador Reinaldo Azambuja (centro), Fernando Almeida

As águas de Bonito são responsáveis pela biodiversidade presente no encontro de três biomas – Mata Atlântica, Pantanal e Cerrado – e pelo emprego direto e indireto de mais da metade da população da região, cerca de 15 mil pessoas. O apelo econômico é puxado pelo setor de turismo ecológico, que recebe cerca de 200 mil turistas ao ano.

Para Yolanda Prantl Mangieri, turismóloga à frente das articulações do movimento Bonito Por Natureza junto ao governo do estado, cada encontro encurta o caminho para a regulamentação e aplicação da lei. 

“O governador foi receptivo e nos pediu para apresentar a proposta ao secretário estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento, Jaime Verruck”, conta. “Devemos também buscar apoio do prefeito de Bonito, já que a aplicação desta lei garante a vida e a economia do município”.

Lei dos rios cênicos

Pela lei estadual de conservação, ficam proibidas as atividades econômicas da agricultura, extração de madeira, indústria de qualquer tipo e porte, extração mineral de qualquer substância, além da criação de pequenos animais por toda a faixa de proteção.

Na faixa são autorizados o ecoturismo, a pecuária e a apicultura. Já nas áreas de preservação permanente, as APPs, apenas o ecoturismo é possível, mediante licenciamento ambiental.

No entanto, imagens de satélite mostram que atividades proibidas já ocupam 1.393,51 hectares das faixas de proteção especial, com lavouras de monocultura, sobretudo. O levantamento é do Nugeo Bonito, uma iniciativa da Promotoria de Justiça do Ministério Público com execução técnica da Fundação Neotrópica.

“Os 300 metros são fundamentais porque protegem as nascentes que abastecem os rios. As nascentes contribuem para a qualidade dessa água. Sem isso, os passeios de Bonito acabam”, afirma Rodolfo Portela Souza, superintendente-executivo da Fundação Neotrópica.

Souza conta que este não é o primeiro pedido de organizações da região da Serra da Bodoquena para que a faixa de proteção seja respeitada. “Este encontro foi mais uma oportunidade para cobrar medidas efetivas de fiscalização. Se é a regulamentação que está faltando, isso deve ser resolvido”, afirma.

O que a sociedade civil espera do governo Azambuja

Não é a primeira vez que o movimento Bonito Por Natureza se reúne com o governo do estado para pontuar as falhas de aplicação da legislação ambiental.

Em fevereiro deste ano, dois representantes do movimento foram até o gabinete do chefe de governo para apresentar as primeiras propostas. Trinta dias depois, o encontro do último sábado reforçou o pedido considerado urgente para a manutenção das florestas da Serra da Bodoquena.

Para a diretora-executiva da Rede Pró Unidades de Conservação, Angela Kuczach, deixar de aplicar a lei da faixa especial de proteção gera alto prejuízo ambiental. “Sem as matas, o assoreamento dos rios se intensifica, faltam corredores ecológicos para o trânsito e a alimentação da fauna de Bonito, e as chuvas mudam a cor das águas por muitos dias”,  pontua Kuczach. “Esperamos que as medidas sejam rápidas, porque os danos já estão acontecendo”.

Em 2021, o Movimento Bonito Por Natureza chamou a atenção de autoridades políticas, produtores rurais e da sociedade civil pela primeira vez em outubro de 2021, ao organizar o I Encontro de Turismo e Conservação de Bonito. O evento, que foi na Câmara de Vereadores do município, apontou dados de desmatamento e consequente descumprimento da lei da Mata Atlântica. Os presentes discutiram formas de proteger o patrimônio natural de Bonito e uma carta foi articulada para continuidade das ações de proteção e conservação. A Carta de Bonito foi lida e entregue a representantes políticos nacionais na última Conferência do Clima da ONU, a COP 26, em Glasgow, na Escócia.

O movimento é composto por um grupo de organizações brasileiras, sendo elas o Instituto Raquel Machado, Observatório de Justiça e Conservação (OJC), Fundação Neotrópica do Brasil, Coletivo Unidos da Serra da Bodoquena e SOS Pantanal. A Associação Brasileira do Ministério Público para o Meio Ambiente (ABRAMPA), Fundação SOS Mata Atlântica, Rede Pró Unidades de Conservação, Instituto Homem Pantaneiro, Onçafari e empresários de todo país apoiaram a iniciativa.

Por Jéssica Amaral – De Propósito Comunicação de Causas

Caixa começa a pagar parcela de março do Auxílio Brasil

0

Beneficiários com NIS final 1 recebem hoje

A Caixa começa a pagar hoje (18) a parcela de março do Auxílio Brasil. Recebem nesta sexta-feira os beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) final 1. O valor mínimo do benefício é R$ 400. As datas seguirão o modelo do Bolsa Família, que pagava nos dez últimos dias úteis do mês.Caixa começa a pagar parcela de março do Auxílio BrasilCaixa começa a pagar parcela de março do Auxílio Brasil

O beneficiário pode consultar informações sobre datas de pagamento, valor do benefício e composição das parcelas em dois aplicativos: Auxílio Brasil, desenvolvido para o programa social, e Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.

Atualmente, 17,5 milhões de famílias são atendidas pelo programa. No início do ano, 3 milhões foram incluídas.

Auxílio Gás

O Auxílio Gás também é pago hoje às famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com NIS final 1. O benefício segue o calendário regular de pagamentos do Auxílio Brasil.

Com duração prevista de cinco anos, o programa beneficiará 5,5 milhões de famílias, até o fim de 2026, com o pagamento de 50% do preço médio do botijão de 13 quilos, conforme valor calculado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). Pago a cada dois meses, o Auxílio Gás tem orçamento de R$ 1,9 bilhão para este ano.

Só pode participar do programa quem está incluído no CadÚnico e tenha pelo menos um membro da família que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

A lei que criou o programa definiu que a mulher responsável pela família terá preferência, assim como mulheres vítimas de violência doméstica.

Benefícios básicos

O Auxílio Brasil tem três benefícios básicos e seis suplementares, que podem ser adicionados caso o beneficiário consiga emprego ou tenha filho que se destaque em competições esportivas, científicas e acadêmicas.

Podem receber o benefício as famílias com renda per capita de até R$ 100, consideradas em situação de extrema pobreza, e até R$ 200, em condição de pobreza.

Agência Brasil elaborou guia de perguntas e respostas sobre o Auxílio Brasil. Entre as dúvidas que o beneficiário pode tirar estão critérios para integrar o programa, nove tipos diferentes de benefícios e o que aconteceu com o Bolsa Família e o auxílio emergencial, que vigoraram até outubro.

 Por Agência Brasil – Brasília

Frente fria muda o tempo, e outono começa com bastante chuva e temperaturas amenas

0

Tanto para o sábado (19) e domingo (20) são esperadas tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo principalmente nas regiões sudoeste, pantaneira e centro-norte

A dois dias do início oficial do outono, o clima da nova estação já começa a dar as caras em Mato Grosso do Sul. A aproximação de uma frente fria associada a outros sistemas deixa o tempo instável, provocando chuvas e favorecendo temperaturas mais amenas ao longo do final de semana. 

A previsão do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima para esta sexta-feira (18) indica que durante o dia há chance de chuvas isoladas para o extremo norte. Porém a partir da tarde, são esperadas chuvas de intensidade moderada a forte, e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo para a região sul do Estado. 

As instabilidades ganham força e se espalham para o restante do Estado ao longo do final de semana. Além da frente fria, a convergência de umidade em baixos níveis, a combinação de calor e umidade, o deslocamento de cavados, e um sistema de baixa pressão atmosférica vindo da Argentina com deslocamento para o Paraguai podem provocar chuvas de intensidade moderada a localmente fortes. 

Tanto para o sábado (19) e domingo (20) são esperadas tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo principalmente nas regiões sudoeste, pantaneira e centro-norte. Nestas regiões os acumulados pode ser significativos, de até 80 mm ao longo de todo final de semana, aponta o Cemtec.  

Outro destaque serão as temperaturas. A atuação da frente fria e o aumento de nebulosidade, bloqueiam os raios solares e limitam o aquecimento da superfície, deixando o clima mais agradável. São esperadas temperaturas com valores entre 22/32ºC para a região leste, 23/31ºC na região pantaneira, 21/31ºC na região sudoeste e 21/29°C para a capital 21/29ºC. 

Confira no mapa as condições de tempo e temperatura estimadas pela equipe do Cemtec para esta sexta-feira.

Frente fria muda o tempo, e outono começa com bastante chuva e temperaturas amenas

Mireli Obando, Subcom

Foto: Edna Ojeda

Brasilândia continua com alto índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti

0


O Núcleo de Endemias de Brasilândia continua em alerta. De acordo com o Levantamento de Índice de Infestação do Aedes Aegypti (LIRAa), o Município está com 5.0, sendo que o número preconizado pelo Ministério da Saúde é de 1.0.

Com isso, a cidade ainda se encontra em ALTO RISCO de infestação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunha e Zika.

O levantamento foi realizado entre os dias 07 a 11 de março.

MUTIRÃO DE LIMPEZA

No intuito de reduzir esse número, a Secretaria Municipal de Saúde junto com uma equipe de limpeza contratada pelo Município deu início na semana passada o Mutirão de Limpeza nos bairros da Cidade.

A equipe já passou pelos bairros Jardim Brasília, Mão Amiga, Camargo e já devem começar no Primavera e Thomaz de Almeida.

A Secretaria Municipal de Saúde pede a colaboração de toda a população para que verifique locais e recipientes que podem acumular água parada.

Além disso, também colabore para que a equipe de limpeza possa realizar o trabalho, facilitando no descarte de objetos e materiais.

Polícia Civil de Três Lagoas, com apoio da PM fecham boca de fumo no bairro Set Sul

0

O dono da boca foi identificado como H.M.C.D.S, 44 anos, conhecido como “Bambu”

Na data de hoje, quinta-feira, por volta das 13h, policiais civis da 2º DP de Três Lagos, com apoio de militares, deram cumprimento ao mandado de busca e apreensão deferido pela juíza da 3ª Vara Criminal. 

O imóvel alvo das buscas funcionava um local de comércio de drogas do tipo cocaína e maconha.

Durante o cumprimento da busca foram apreendidos no interior da residência localizada no bairro Set Sul, um revólver calibre 38 com numeração raspada; munições do mesmo calibre intacta, munições de calibre .22, 62 gramas de maconha, 54 gramas de cocaína, algumas já prontas para venda, dinheiro, balança de precisão, telefones celulares, além de uma motocicleta que era utilizada pelo investigado na venda da droga.

O dono da boca foi identificado como H.M.C.D.S, 44 anos, conhecido como “Bambu”.

Ele, o “Bambu” responderá pelos crimes de posse de arma de fogo de uso proibido e pelo crime de tráfico de drogas. As penas poderão ultrapassar 15 anos de prisão.

Denúncias anônimas podem ser feitas via WhatsApp: (67) 3919 – 2800/ (67) 99226-8210 e 3929 – 1173.  O anonimato é garantido.

Segunda etapa das obras da Feira Central Turística de Três Lagoas deve começar nos próximos dias

0

Os frequentadores da feira vão contar nesta etapa com 206 vagas para carro e 60 vagas para bicicleta no estacionamento, além de 41 vagas para carro e 49 para motos nas ruas adjacentes

A segunda etapa das obras da Feira Central Turística de Três Lagoas está prevista para iniciar dentro dos próximos dias, trazendo ainda mais comodidade aos visitantes e aos moradores da região.

O secretário Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito, Adriano Barreto, explicou que além da construção do estacionamento com mais de 200 vagas, a obra também vai contemplar a construção e requalificação do entorno da Feira, no quadrilátero Avenida Rosário Congro, Avenida Eloy Chaves, Feira Central e João Dantas Filgueiras. Além disso a rua José Pinto Carriço, lateral da feira, também será pavimentada.

Adriano alerta que durante o período de obras os frequentadores precisarão estacionar um pouco mais distante do barracão, podendo gerar alguns transtornos, mas é importante que a população compreenda que estes contratempos são provisórios.

Após a finalização do projeto, além das melhorias de mobilidade, os frequentadores da feira vão contar nesta etapa com 206 vagas para carro e 60 vagas para bicicleta no estacionamento, além de 41 vagas para carro e 49 para motos nas ruas adjacentes.

Assim como a construção do prédio que abriga a Feira Central, a obra do estacionamento será custeada com recursos municipais, para trazer melhorias para a população três-lagoense e a todos que visitem nosso município.

Coronel David cobra providências após PGE barrar Cadastro Estadual de Pedófilos

0

Quaisquer crimes contra criança ou adolescente que tenham conotação sexual serão objeto do cadastro

Após parecer da PGE (Procuradoria Geral do Estado) barrando o integral cumprimento do Cadastro Estadual de Pedófilos, o deputado estadual Coronel David (sem partido) autor da Lei 5.038/2017 que instituiu o Cadastro Estadual de Pedófilos no Mato Grosso do Sul usou a palavra durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa para criticar a postura da Procuradoria Geral do Estado e ainda cobrar que sejam tomadas as devidas providências.

“Infelizmente aqui no MS por uma decisão baseada num parecer da PGE o nosso Cadastro Estadual de Pedófilos está proibido de ser acessado pelo cidadão. Por esse parecer, ele só permite que os integrantes da segurança pública, membros do Ministério Público Estadual, Defensoria Pública e Poder Judiciário possam ter acesso ao cadastro que mostra a cara do tarado, que em algum momento praticou um crime sexual contra criança ou adolescente. Segundo o parecer, o cadastro fere a lei geral de proteção de dados. Então quem tem mandato e quem quer ter mandato precisa concorrer às eleições e ganhar a eleição. Procurador do Estado não tem mandato. Esta Lei do Cadastro Estadual de Pedófilos foi aprovada pela Casa de Leis para ser um instrumento de defesa do cidadão. Então nenhum procurador pode em hipótese alguma fazer um parecer mudando ou contrariando aquilo que esta Casa decidiu e foi sancionada pelo Governador do Estado”, destacou o parlamentar.

Combate aos crimes de pedofilia

A poderosa ferramenta contra os agressores idealizada pelo parlamentar atualmente não funciona como deveria, pois a listagem está desatualizada e já inclusive foi tema para debate na Casa de Leis em outros momentos, a fim de que o site com informações sobre os criminosos fosse atualizado. Na avaliação de quem denuncia, o caso é grave e só levou a um nome disponível no sistema até agora.

“A foto do cidadão ao invés de estar com a carona bem grande para todos saberem, o cara está com a cara de lado. Já havia procurado o TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) responsável por alimentar o sistema e a resposta que tive foi que todos os pedófilos que tiveram ação transitada e julgada no Estado tinham sido penalizados antes da lei entrar em vigor”, concluiu David.

Cadastro Estadual de Pedófilos – Lei 5.038/2017

O Cadastro Estadual de Pedófilos possibilitará ao cidadão o conhecimento sobre condenados por atitudes relacionadas ao crime de pedofilia, protegendo e prevenindo crimes contra crianças e adolescentes. A lei prevê que o cadastro de pedófilos tem como foco a identificação daqueles condenados por decisão judicial definitiva (transitada em julgado, no termo técnico). Quaisquer crimes contra criança ou adolescente que tenham conotação sexual serão objeto do cadastro.

Taynara Foglia – DRT 1707

PRF registra mais um acidente na BR 262, entre Ribas e Água Clara

0

Desta vez, a ocorrência foi registrada no início da tarde desta quinta-feira, no KM 198

Agentes da Polícia Rodoviária Federal estão atendendo uma ocorrência de acidente registado no KM 188, da BR 262, no trecho entre os municípios de Ribas do Rio Pardo e Água Clara.

Conforme informações de testemunhas que passaram pelo local, o condutor de um caminhão baú, bateu violentamente na traseira do outro caminhão, causando prejuízos para ambos os veículos.

PRF registra mais um acidente na BR 262, entre Ribas e Água Clara

A frente do caminhão baú ficou destruída com violência da colisão, provavelmente causando ferimento no condutor.

Agentes da PRF sinalizaram a rodovia com cones, a fim de evitar outra colisão.

O motivo que levou o condutor do caminhão baú a bater na traseira do primeiro veículo ainda é desconhecida.

Diretoria de Cultura oferece vagas para Oficinas de dança, música, teatro, fotografia e desenho

0

Veja vagas na reportagem e como se inscrever

Ainda dá tempo de matricular-se nas Oficinas Culturais oferecidas pela Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC) através da Diretoria de Cultura para as aulas gratuitas de dança, música, teatro, fotografia e desenho.

As Oficinas são destinadas à crianças, adolescentes e adultos que tenham interesse em iniciar nas atividades culturais, conforme faixa etária exigida em cada oficina. As aulas são nos períodos matutino, vespertino e noturno e iniciam conforme preenchimento de cada turma, confira as informações abaixo:

OFICINA DE DANÇA

Com 39 vagas, as aulas da Oficina de Dança iniciam no dia 21/03 para os novos alunos, e as inscrições até a disponibilidade de vagas.

Ballet Clássico

04 a 05 anos – 12 vagas – Matutino

06 a 08 anos – 06 vagas – Matutino

08 a 11 anos – 05 Vagas – Matutino

Dança do Ventre

03 a 05 anos – 01 vagas – Matutino

06 a 08 anos – 05 vagas – Matutino

10 a 14 anos – 05 vagas – Matutino

OFICINA DE DESENHO

Ao todo são oferecidas 60 vagas, as turmas iniciam no dia 04/04 e as inscrições encerram no dia 01/04

A partir de 8 anos – 30 vagas – Matutino

A partir de 8 anos – 30 vagas – Vespertino

OFICINA DE MÚSICA     

Ao todo são 78 vagas para as Oficinas de Músicas que estão com inscrições até o dia 21/03, mesma data que começam as aulas.

Canto Coral Infanto Juvenil

A partir de 08 anos – 20 vagas – Matutino e Vespertino

Contrabaixo acústico

A partir de 10 anos – 02 vagas – Agendado conforme disponibilidade de agenda

Violão Erudito           

A partir de 10 anos – 10 vagas – Matutino e Vespertino

Violino           

A partir de 10 anos – 20 vagas – Matutino e Vespertino

Violoncelo

A partir de 10 anos – 06 vagas – Matutino e Vespertino

Ukulele          

A partir de 08 anos – 20 vagas – Matutino e Vespertino 

OFICINA DE TEATRO

São oferecidas 120 vagas para o núcleo teatral, as inscrições vão até o dia 01/04 e as aulas iniciam no dia 04/04.

09 a 14 anos – 30 vagas – Matutino

09 a 14 anos – 30 vagas –  Vespertino

15 a 18 anos – 30 vagas – Vespertino

A partir dos 16 anos – 30 vagas – Noturno

OFICINA DE FOTOGRAFIA

Restam ainda 25 vagas para o curso de Fotografia Básica I com Edição de Fotos, as inscrições vão até o dia 21/03 e as aulas começam dia 22/03. Para participar é necessário ter máquina fotográfica.

A partir dos 16 anos – 25 vagas –  Noturno

INSCRIÇÕES

Para realizar a matrícula o aluno ou responsável deve procurar a Diretoria de Cultura, localizada na Av. Rosário Congro, nº 560 – Centro, em frente à Praça Ramez Tebet, antiga Estação Ferroviária, das 07h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00, portanto a cópia dos seguintes documentos: do aluno (RG e CPF ou Certidão de Nascimento), documento do responsável (RG e CPF ou CNH) e comprovante de residência.  Mais informações como datas das aulas e horários disponíveis, pelo telefone (67) 3929-9984.

SEMEC entrega mais de 16.600 kits escolares para o início do ano letivo em Três Lagoas

0

Foram entregues 2.952 kits para alunos de 0 a 3 anos, 3.008 para alunos da pré-escola, 9.196 foram distribuídos aos estudantes das séries iniciais e 1.460 para as séries finais

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) entregou durante a primeira semana do ano letivo de 2022, os kits escolares para as 16.616 crianças e adolescentes devidamente matriculados na Rede Municipal de Ensino (REME). Esta é a primeira entrega de materiais escolares, que a partir desse ano passa a ser entregue também no segundo semestre do ano letivo.

A Secretaria realizou um estudo da demanda que apontou que no começo do segundo semestre letivo a maioria dos estudantes já haviam consumido o material escolar recebido no início do ano.

A SEMEC informou que diante desses dados e cientes de que nesse momento em que continuamos em pandemia e com grande parte dos provedores das famílias desempregados, torna-se necessário ações que venham contribuir com a permanência dos estudantes na escola sem prejuízo no processo de ensino e aprendizagem por falta de material.

De acordo com a secretária da SEMEC, Angela Brito, os kits foram entregues nas unidades escolares antes do início do ano letivo e foi firmado um compromisso com os diretores das unidades para que os materiais fossem entregues às crianças durante a primeira semana de aulas.

Foram entregues 2.952 kits para alunos de 0 a 3 anos, 3.008 para alunos da pré-escola, 9.196 foram distribuídos aos estudantes das séries iniciais e 1.460 para as séries finais, totalizando as 16.616 unidades programadas pela SEMEC.

Angela Brito fez um alerta aos pais e responsáveis: “É muito importante a organização, conservação e utilização dos materiais fornecidos no Kit, para realização das atividades presenciais na Unidade de Ensino ou de forma remota, caso venha ocorrer”, concluiu.

Homem é preso por descumprir medidas protetivas em Batayporã

0

Ele tentou fugir, mas foi capturado

Homem de 36 anos, suspeito de ameaça, descumprimento de medidas protetivas, falsa identidade e resistência, foi preso, ontem (16), em Batayporã.

Segundo boletim de ocorrência, durante a madrugada, o suspeito teria ameaçado a vítima, sua ex-namorada e, ainda, teria descumprindo as medidas protetivas contra ele anteriormente fixadas e, inclusive, a Polícia Militar teria tentado o localizar, mas não teria encontrado.

Diante disso, a Polícia Civil realizou buscas e conseguiu encontrar o suspeito que, ao ser abordado, mentiu sua identidade e ainda resistiu a ordem de prisão.

O indivíduo já seria investigado por descumprimento de medidas protetivas contra outras mulheres e, inclusive, havia medidas protetivas fixadas também em relação a elas.

O indivíduo foi preso e autuado em flagrante por descumprimento de medidas protetivas, ameaça, falsa identidade e resistência.

Suspeitos de furto são identificados e polícia recupera motor avaliado em R$ 8 mil

0

Motor recuperado foi entregue à vítima

A Polícia Civil recuperou um motor de popa avaliado em R$ 8 mil, que havia sido furtado no dia 5 de março deste ano.

O motor foi recuperado ontem (16).

Após tomar conhecimento sobre o furto, uma equipe da SIG passou a realizar diligências investigativas, que culminaram, até o presente momento, na identificação de dois suspeitos e do veículo, em tese, utilizado na prática delitiva.

Em ato contínuo, a equipe ouviu testemunhas que auxiliaram na localização do motor de popa, abandonado às margens da BR 267, no KM 22.

O motor de popa foi apreendido e entregue à vítima. O Inquérito Policial será finalizado no prazo legal, sendo que os suspeitos, após o término das investigações, poderão ser indiciados pela prática do crime de furto qualificado.

Comandante do CPA-2 se reúne com prefeito em Três Lagoas

0

Encontro aconteceu ontem

O Comandante do Cpa-2, Coronel QOPM Gil Alexandre da Rocha e o subcomandante Major QOPM Mauro Sérgio Fernandes estiveram no Gabinete do Prefeito Municipal de Três Lagoas Ângelo Guerreiro, na manhã de ontem (16).

Na ocasião, o Coronel Gil Alexandre entregou o convite de Formatura da 36º Turma do Curso de Formação de Soldados do Polo de Três Lagoas oficializando o pedido dos formandos para que o Prefeito seja o Padrinho da Turma.

Durante a reunião ambos expuseram a sucesso que a parceria entre o Executivo e as Forças de Segurança Pública vem alcançando no combate a criminalidade, sensação de segurança da população e resposta rápida dos agentes. Não deixaram de mencionar a importância que o Governo do Estado vem dando a Polícia Militar, com a chegada recente de viaturas que já estão sendo empregadas no policiamento ostensivo de áreas urbanas e rurais.

A Cerimônia Militar de formatura do Curso de Formação de Soldados, ocorrerá no dia 01 de abril, as 16h, no 2ºBPM em Três Lagoas – MS.

PM e PC prendem autores de tráfico em Três Lagoas

0

Dupla foi presa após denúncia anônima

Os policiais militares do 2º Batalhão de Polícia Militar em ação conjunta com policiais civis, realizaram a prisão de 02 indivíduos por tráfico de drogas.

Conforme a nota, nesta quinta-feira, por volta das 01h, os policiais militares receberam informações de uma denúncia relatando que indivíduos estariam realizando a venda de drogas em um apartamento abandonado no conjunto habitacional andorinha.

Diante das denúncias, policiais civis em conjunto com policiais militares deslocaram até o local a fim de averiguar as informações e ao chegarem no apartamento indicado, os policiais encontraram 02 indivíduos embalando o entorpecente em cima da mesa da sala.

Durante vistoria no imóvel, um dos indivíduos ao perceber a presença dos policiais, correu para o banheiro e tentou dar descarga em um saco contendo diversas “paradinhas” de crack, porém foi detido juntamente com o comparsa.

No apartamento alvo das denúncias foi apreendido 02 tabletes e 58 trouxinhas de maconha (829 gramas), 32 trouxinhas de crack (07 gramas), 01 balança de precisão além de petrechos utilizados no preparo e embalo da droga, os quais foram apresentados na delegacia de polícia civil juntamente com os detidos.

MS tem 1,6 mil casos e 6 óbitos nesta quinta-feira

0

Total de vidas perdidas pela doença no Estado chega a 10.459

Nesta quinta-feira (17) a Secretaria de Estado de Saúde (SES) confirmou 1.610 novos casos de Covid em Mato Grosso do Sul.

Entre os municípios com mais infecções registradas nas últimas 24 horas estão, Campo Grande (317), Dourados (296), Douradina (224), Itaporã (215) e Maracaju (153). A média móvel da última semana está em 947. 

Com mais 6 mortes registradas, o total de vidas perdidas pela doença no Estado chega a 10.459. A média móvel dos últimos 7 dias está em 4,1. As vítimas com idades entre 61 e 86 anos, residiam em Campo Grande (3), Amambai (1), Naviraí (1) e Bela Vista (1). Conforme o boletim, os óbitos foram registrados entre os dias 11 de fevereiro a 16 de março. 

Atualmente, existem 4.005 sul-mato-grossenses em isolamento domiciliar e outros 95 hospitalizados. Entre as pessoas que precisaram ser internadas, 45 estão em leitos clínicos e 50 em leitos de UTI. 

A taxa de ocupação global de leitos UTI/SUS adulto por macrorregião de internação está com 75% em Campo Grande, 62% em Dourados, 47% em Dourados e 26% em Três Lagoas. 

Jovem atropela anta e morre na MS-395

0

Rapaz não viu o animal

Jovem de 18 anos morreu, na noite dessa quarta-feira (16), na MS-395, em Anaurilândia. Ele bateu a moto em uma anta.

De acordo com o Jornal da Nova, a vítima seguia na rodovia, quando o animal cruzou a pista de repente.

Rapaz não viu o animal.

Com o impacto, o jovem morreu ainda no local. Uma motorista que seguia pela estrada não viu a motocicleta caída na pista e bateu no veículo. Entretanto, ela não se feriu.

A anta atropelada também não resistiu e morreu. A Polícia Militar Rodoviária e a Polícia Civil estiveram no local, para sinalizar a via e realizar o trabalho de perícia.

Polícia prende homem que não aceitou separação, perseguiu e ameaçou mulher

0

Mulher foi esfaqueada pelo homem

A Polícia Civil prendeu homem que descumpriu medidas protetivas e perseguiu e humilhou a ex-mulher.

A prisão foi feita pela Seção de Investigações Gerais (SIG), da Delegacia de Nova Alvorada do Sul.

Segundo apurado, a vítima residia em Nova Andradina, local em que sofreu agressões enquanto estava grávida e solicitou medidas protetivas.

Porém, mesmo ciente da medida, o homem insistiu em procurar e ameaçar a ex caso ela ficasse com outra pessoa, o que a motivou fugir para a cidade de Nova Alvorada do Sul.

Entretanto, o suspeito conseguiu o novo número telefônico da vítima e seu endereço, e passou a perturbá-la com ligações insistentemente.

Há cerca de 15 dias, ele chegou em sua moradia afirmando que voltaria a residir com ela e a mataria caso acionasse a polícia.

O autuado continuou com as práticas criminosas, tendo novamente agredido a vítima com um golpe de faca.

Ela foi levada ao hospital, mas, assustada pela pressão psicológica que sofria, negou as agressões e voltou para sua residência.

O Conselho Tutelar foi ao imóvel da vítima, momento em que sua filha narrou os crimes que eram praticados ali.

Em conversa individualizada, a vítima confirmou aos policiais os fatos narrados e o homem foi preso em flagrante a poucos metros do local.

Na sede da delegacia, o autuado permaneceu em silêncio e foi indiciado pela prática das infrações penais de descumprimento de medida protetiva, perseguição majorada pelo fato da vítima ser mulher e violência psicológica

Cultura abre 143 vagas para o Projeto Musicou destinado a crianças e jovens de 6 a 18 anos

0

Os interessados em realizar matrícula têm até o dia 14 de abril 

Estão abertas as inscrições para o Projeto Musicou, uma parceria da Prefeitura de Três Lagoas por meio da Diretoria de Cultura com a Sustenidos, organização social de cultura e referência na área de educação musical, responsável pelo Conservatório de Tatuí e Complexo Theatro Municipal de São Paulo.

São oferecidas 143 vagas para aulas de iniciação musical para os cursos de canto coral, percussão, violão, viola caipira e acordeon, de forma coletiva, válidos para crianças, adolescentes e jovens de 6 a 18 anos. Para ingressar, não é preciso conhecimento prévio de música, nem possuir instrumento musical.

As aulas são coletivas, e realizadas no formato presencial, acontecem no contra turno escolar e seguem todos os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19, com duração de 20 horas semanais, duas vezes por semana, nos períodos da manhã, da tarde ou de modo estendido (entre o fim da tarde e o início da noite).

O Projeto Musicou tem como objetivo promover, com excelência, a educação musical e a prática coletiva da música tendo em vista o desenvolvimento humano de gerações em formação. Também é responsável pelos projetos especiais Som na Estrada, MOVE, e os festivais Ethno Brazil e Imagine Brazil.

Os interessados em realizar matrícula têm até o dia 14 de abril para acessar o endereço eletrônico que segue abaixo e efetuar o cadastro.

Para mais informações na Diretoria de Cultura, localizada na Av. Rosário Congro, nº 560 – Centro, em frente à Praça Ramez Tebet, antiga Estação Ferroviária, das 07h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00, ou pelo telefone (67) 3929-9984.

Para efetuar a matricula CLIQUE AQUI

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.