16 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de junho de 2026
Início Site Página 1984

Jovem atropela anta e morre na MS-395

0

Rapaz não viu o animal

Jovem de 18 anos morreu, na noite dessa quarta-feira (16), na MS-395, em Anaurilândia. Ele bateu a moto em uma anta.

De acordo com o Jornal da Nova, a vítima seguia na rodovia, quando o animal cruzou a pista de repente.

Rapaz não viu o animal.

Com o impacto, o jovem morreu ainda no local. Uma motorista que seguia pela estrada não viu a motocicleta caída na pista e bateu no veículo. Entretanto, ela não se feriu.

A anta atropelada também não resistiu e morreu. A Polícia Militar Rodoviária e a Polícia Civil estiveram no local, para sinalizar a via e realizar o trabalho de perícia.

Polícia prende homem que não aceitou separação, perseguiu e ameaçou mulher

0

Mulher foi esfaqueada pelo homem

A Polícia Civil prendeu homem que descumpriu medidas protetivas e perseguiu e humilhou a ex-mulher.

A prisão foi feita pela Seção de Investigações Gerais (SIG), da Delegacia de Nova Alvorada do Sul.

Segundo apurado, a vítima residia em Nova Andradina, local em que sofreu agressões enquanto estava grávida e solicitou medidas protetivas.

Porém, mesmo ciente da medida, o homem insistiu em procurar e ameaçar a ex caso ela ficasse com outra pessoa, o que a motivou fugir para a cidade de Nova Alvorada do Sul.

Entretanto, o suspeito conseguiu o novo número telefônico da vítima e seu endereço, e passou a perturbá-la com ligações insistentemente.

Há cerca de 15 dias, ele chegou em sua moradia afirmando que voltaria a residir com ela e a mataria caso acionasse a polícia.

O autuado continuou com as práticas criminosas, tendo novamente agredido a vítima com um golpe de faca.

Ela foi levada ao hospital, mas, assustada pela pressão psicológica que sofria, negou as agressões e voltou para sua residência.

O Conselho Tutelar foi ao imóvel da vítima, momento em que sua filha narrou os crimes que eram praticados ali.

Em conversa individualizada, a vítima confirmou aos policiais os fatos narrados e o homem foi preso em flagrante a poucos metros do local.

Na sede da delegacia, o autuado permaneceu em silêncio e foi indiciado pela prática das infrações penais de descumprimento de medida protetiva, perseguição majorada pelo fato da vítima ser mulher e violência psicológica

Cultura abre 143 vagas para o Projeto Musicou destinado a crianças e jovens de 6 a 18 anos

0

Os interessados em realizar matrícula têm até o dia 14 de abril 

Estão abertas as inscrições para o Projeto Musicou, uma parceria da Prefeitura de Três Lagoas por meio da Diretoria de Cultura com a Sustenidos, organização social de cultura e referência na área de educação musical, responsável pelo Conservatório de Tatuí e Complexo Theatro Municipal de São Paulo.

São oferecidas 143 vagas para aulas de iniciação musical para os cursos de canto coral, percussão, violão, viola caipira e acordeon, de forma coletiva, válidos para crianças, adolescentes e jovens de 6 a 18 anos. Para ingressar, não é preciso conhecimento prévio de música, nem possuir instrumento musical.

As aulas são coletivas, e realizadas no formato presencial, acontecem no contra turno escolar e seguem todos os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19, com duração de 20 horas semanais, duas vezes por semana, nos períodos da manhã, da tarde ou de modo estendido (entre o fim da tarde e o início da noite).

O Projeto Musicou tem como objetivo promover, com excelência, a educação musical e a prática coletiva da música tendo em vista o desenvolvimento humano de gerações em formação. Também é responsável pelos projetos especiais Som na Estrada, MOVE, e os festivais Ethno Brazil e Imagine Brazil.

Os interessados em realizar matrícula têm até o dia 14 de abril para acessar o endereço eletrônico que segue abaixo e efetuar o cadastro.

Para mais informações na Diretoria de Cultura, localizada na Av. Rosário Congro, nº 560 – Centro, em frente à Praça Ramez Tebet, antiga Estação Ferroviária, das 07h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00, ou pelo telefone (67) 3929-9984.

Para efetuar a matricula CLIQUE AQUI

Líder em administração de condomínios, BRCondos Três Lagoas é sinônimo de conforto e agilidade

0

A BRCondos, unidade de Três Lagoas, está localizada no Edifício Terrace, avenida Eloy Chaves

Com modelo de gestão totalmente inovador, inteligente e integrado, a Rede BRCondos é uma das líderes no segmento de administração condominial.

Presente em mais de 100 cidades, a marca está em expansão com mais de 120 mil unidades gerenciadas de maneira inteligente.

O escritório central está na cidade de Joinville, Santa Catarina.

Os empreendedores Lucas Arruda e Pablo Lúcio realizaram uma análise mercadológica no setor de administração de condomínios na cidade de Três Lagoas e identificaram que a cidade necessitava de novas soluções em gestão condominial, assim, oferecem serviços que proporcionam segurança, conforto e transparência aos condomínios da cidade. É nesse contexto que a BRCondos chega na cidade de Três Lagoas.

Pablo afirma que com foco em uma gestão inteligente e integrada, a BRCondos desenvolve uma tecnologia completa e um processo exclusivo para o gerenciamento de condomínios.

Para levar conforto, agilidade, praticidade e principalmente transparência na gestão do condomínio.

A experiência da equipe é o que torna o modelo de atendimento ideal para suprir as
necessidades de síndicos e condôminos.”

“A BRCondos possui tecnologia própria não dependendo de nenhum outro parceiro para desenvolver e demonstrar total transparência nos seus atos, proporciona aos síndicos e moradores a oportunidade de vivenciar um mundo diferente com informações a qualquer hora do dia e a qualquer dia da semana, por meio do computador ou até mesmo na palma da mão com aplicativo de celular (Android ou iOS)”, é o que esclarece Lucas.

O aplicativo da BRCondos disponibiliza diversas comodidades e facilidades ao morador, como, por exemplo, reservar área de lazer, realizar assembleia digital, montar e responder enquetes, manter um mural de recados; livro de ocorrência online, prestação de contas digital todos os dias; e muito mais.

Além dessas facilidades, a BRCondos possui o diferencial de oferecer outros diversos serviços para agregar muito mais e proporcionar o que há de melhor em morar em um condomínio como controle de acesso, portaria remota, serviços de Inteligência predial e corretora de seguros própria.

A BRCondos, unidade de Três Lagoas, está localizada no Edifício Terrace, avenida Eloy Chaves, 956, 5º andar, sala 505. Agende um horário e descubra a melhor maneira de administrar o seu condomínio e tornar a vida mais simples e segura.

Escola Municipal Joaquim Marques recebe até 11 horas unidade móvel da Justiça Itinerante em Três Lagoas

0

Até o final deste semestre, todas as quintas-feiras a unidade estará em uma Unidade de Ensino

Nesta quinta-feira (17) a unidade móvel da Justiça Itinerante encontra-se no bairro Vila Alegre na Escola Municipal Joaquim Marques de Souza das 07h00 às 11h00.

O Juizado Itinerante é uma forma de assegurar o acesso à justiça e cidadania a toda população. O serviço do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul vai até quem precisa para levar atendimento e solução de conflitos.

O QUE É ATENDIDO?

As causas que podem ser atendidas devem envolver quantias de até 40 salários mínimos, tais como: cobranças, indenizações, acidente de trânsito, despejo para uso próprio, ações possessórias, problemas de vizinhança e etc., e também causas relacionadas ao Direito de Família, sendo elas: pensão alimentícia, execução de alimentos, revisional de alimentos, investigação de paternidade e reconhecimento de paternidade, divórcio, guarda, reconhecimento e dissolução de união estável, reconhecimento de união estável e sua conversão em casamento.

COMO PARTICIPAR

É necessário levar tudo o que puder para comprovar as suas alegações, como certidão de nascimento, certidão de casamento, identidade, cópias de acordo feito em juízo, notas promissórias, notas fiscais, fotos, cópias de contratos, recibos ou qualquer escrito que possa dar início a uma prova para ajuizamento de ação, nomes e endereços de pessoas e firmas envolvidas na questão.

PRÓXIMA PARADA

Até o final deste semestre, todas as quintas-feiras a unidade estará em uma Unidade de Ensino. Na próxima semana, dia (24), a Justiça Itinerante irá para o bairro Novo Alvorada, na Escola Municipal Nelson Custódio de Oliveira, na Rua Sergio Roberto Ribeiro, nº 1225

SERVIÇO

Dia: 17/03

Local: Escola Municipal Joaquim Marques de Souza

Endereço: Rua Alaor Pimenta, nº 1667 – Vila Alegre

Horário: Das 7h00 às 11h00

PRF lança Sinal Desaparecidos para ajudar a localizar pessoas

0

Em 2021, o Brasil teve quase 63 mil pessoas que sumiram

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) lançou o Sinal Desaparecidos, uma ferramenta para ajudar a encontrar pessoas o mais rápido possível. Após o registro da ocorrência, policiais em um raio de 500 quilômetros do local do desaparecimento são imediatamente comunicados.PRF lança Sinal Desaparecidos para ajudar a localizar pessoasPRF lança Sinal Desaparecidos para ajudar a localizar pessoas

Em 2021, o Brasil registrou quase 63 mil pessoas sumidas, mais de 170 casos por dia. Segundo a PRF, as primeiras horas após o desaparecimento são essenciais no processo de localização.

Para utilizar o sistema Sinal Desaparecidos basta acessar o site e preencher os dados do noticiante e da pessoa que se procura, com o nome, telefone e endereço, bem como as informações sobre como ela sumiu.

Como funciona

Quanto mais rápido for feito o registro no sistema da PRF, maiores são as chances de localizar a pessoa que se procura.

O serviço funciona todos os dias da semana, 24 horas por dia. Além do site, a ocorrência também pode ser feita via telefone (191). O registro no site do Sinal Desaparecidos não substitui o Boletim de Ocorrência na Polícia Civil.

*As informações são da Agência Brasil.

Cel David pede abertura de mais um concurso público para a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul

0

Com a abertura de concurso público para soldados em 600 vagas, o Estado irá suprir uma demanda existente e assim cerceará a deficiência no número do efetivo

Preocupado com a grande baixa no número do efetivo da Polícia Militar nos últimos anos devido à passagem de vários profissionais para a reserva remunerada e outros afastamentos por diversas questões, o deputado estadual Coronel David (sem partido) solicitou ao Governador Reinaldo Azambuja a abertura de concurso público para soldados e Oficiais.

Cel David pede abertura de mais um concurso público para a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul

“As forças de segurança pública do Estado de Mato Grosso do Sul de uma maneira geral merecem aplausos pelo trabalho de excelência que vem há anos sendo desenvolvido. Porém, visto o problema que enfrentamos em todas as unidades da Polícia Militar, com a grande baixa no número do efetivo mostra o quanto as instituições militares notadamente a Polícia Militar e Polícia Civil que estão no combate direto ao crime precisam ter um efetivo compatível com suas necessidades e atividades que são desenvolvidas em favor da população de Mato Grosso do Sul”, destacou o parlamentar.

Cel David pede abertura de mais um concurso público para a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul

Novo concurso da PM


Com a abertura de concurso público para soldados em 600 vagas, o Estado irá suprir uma demanda existente e assim cerceará a deficiência no número do efetivo. No mesmo sentido, de igual forma se mostra necessária a abertura de 60 vagas para Oficiais da Polícia Militar. “Tais medidas certamente trarão inúmeros benefícios a todos os cidadãos sul-mato-grossenses, pois, assim, terá a já eficiente polícia do Estado um maior efetivo para continuar o brilhante trabalho no combate à criminalidade”, concluiu David.

Taynara Foglia – DRT 1707

Fotos: Pedro Ernesto

Em Ribas do Rio Pardo, polícia prende três homens suspeitos de praticar sequestro qualificado

0

Vítima estava dopada quando foi sequestrada, mas acordou e pediu socorro

Na tarde desta quarta-feira (16), em ação conjunta, policiais civis das Delegacias de Ribas do Rio Pardo e Água Clara prenderam F. H. de A. F. (27), I. de B. P. L. (41) e M. M. da S. N. (36), suspeitos de sequestrar um homem de 29 anos a mando de suposta clínica paulista.

Segundo apurado, o Setor de Investigações Gerais (SIG) de Ribas do Rio Pardo recebeu telefonema anônimo noticiando possível crime de sequestro em um posto de gasolina. Conforme a denúncia, homens chegaram ao estabelecimento em um veículo HB20, de cor branca e, em dado momento, agrediram a vítima, amarrando-a e jogando-a forçadamente para dentro do automóvel.

Testemunhas puderam ver as cenas de terror e ouviram: “Socorro. É um sequestro. Chamem a Polícia”. Na sequência, os suspeitos fugiram pela rodovia BR 262, em direção à Cidade de Água Clara.

De imediato, a Autoridade Policial local comunicou os fatos a outras equipes, tais como Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar (PM) e Delegacia de Água Clara.

Prontamente, uma equipe do SIG de Ribas se deslocou sentido Água Clara no encalço dos suspeitos. Enquanto isso, a equipe do SIG de Água Clara fez o caminho contrário (sentido Ribas), com o objetivo de maximizar as chances de resgatar a vítima e evitar a consumação da fuga dos criminosos.

Um pouco antes do “Posto Mutum”, próximo ao km 180 da rodovia já mencionada, o veículo alvo das diligências deparou-se com a equipe de Água Clara, sendo que, ao tentar o retorno, ia vindo de encontro à equipe de Ribas. Os suspeitos tentaram escapar, mas sem sucesso, recebendo a abordagem policial.

Na ocasião, os homens foram encaminhados à Delegacia e a vítima teve que ser socorrida às pressas, já que estava inconsciente e bastante lesionada. Em tempo hábil, os policiais civis conseguiram chegar com o indivíduo vitimado ao Hospital Municipal local (Ribas), que, no entanto, teve que ser transferido em “vaga zero”, em estado grave e com risco de morte, a hospital da capital.

Apesar de não ter sido possível colher a declaração da vítima diante de seu grave estado de saúde, na delegacia, foram ouvidas testemunhas que presenciaram os fatos e, especialmente os gritos da vítima clamando por socorro. No intuito de melhor apurar a motivação do delito, os policiais civis, juntamente com a Autoridade Policial, realizaram inúmeras diligências, inclusive junto ao veículo apreendido.

Depois de trabalhos investigativos a cargo do SIG de Ribas, a Polícia Civil conseguiu descobrir que os suspeitos agiam a mando de uma Clínica de Internação situada no Município de Olímpia/SP. Eles, supostamente, eram internos da própria clínica e, como detinham bom comportamento, conseguiram várias regalias, inclusive a possibilidade de contato com o ambiente externo e a atribuição de responsabilidades em nome da instituição, incluindo a remoção e captação de pessoas para a internação no local, geralmente viciados em tóxicos e a pedido da família.

A tarefa dos suspeitos, na hipótese, era efetuar a remoção forçada de um homem de 29 anos para a clínica, sob a autorização de seu genitor. Essa foi, aliás, a versão dos homens autuados: buscaram a vítima na própria residência do pai, em Campo Grande, sob ordens da clínica, pegando com ele um documento autorizando a internação involuntária do filho para tratar da dependência química.

Para eventualmente dominarem o alvo, utilizavam-se de imobilizações, mata-leão, sedativos e outros artifícios violentos. Esse, segundo eles, era o “procedimento padrão”.

A vítima, quando buscada na origem (Campo Grande), provavelmente estava dopada e foi levada até Ribas do Rio Pardo, momento em que os suspeitos teriam parado o veículo para abastecimento em um posto de combustível. Ocorre que, quando recobrou a consciência, a vítima passou a manifestar o não consentimento para o ato, chegando a gritar por socorro em voz alta. Foi nessa hora que os homens empregaram força física para a contenção do ofendido, chegando, inclusive, a amarrá-lo com uma corda, situação presenciada por populares.

Foram feitas todas as checagens via sistema para levantamento acerca da existência de eventual determinação judicial de internação da vítima ou até mesmo decisão médica, concluindo-se pela inexistência de qualquer documentação legítima para a atuação dos suspeitos em nome da suposta clínica paulista.

Diante do cenário apurado, constatando-se indícios de ilicitude nas condutas dos suspeitos, indicando que, em tese, estariam atuando clandestinamente para uma clínica em São Paulo, bem como o fato de a vítima ter sido submetida a grave sofrimento físico, com atual estado grave e risco de morte, os suspeitos foram autuados pelo crime de sequestro na forma qualificada, não se descartando a possibilidade de, após a vinda do prontuário médico da vítima, responderem, também por tentativa de homicídio, associação criminosa ou, até mesmo, outras infrações penais mais graves, incluindo a responsabilização penal dos gerentes ou proprietários da instituição sob a condição de mandantes.

Por fim, os três suspeitos encontram-se à disposição da Justiça e deverão passar por audiência de custódia. Até as últimas informações do hospital, a vítima ainda não tinha recobrado a consciência.

Aliança de Entidades promove eventos nas próximas semanas

0

Os ingressos são vendidos na sede da AJE e nas demais associações que integram a Aliança de Entidades

A Associação dos Jovens Empreendedores de Três Lagoas (AJE), que integra a Aliança de Entidades (ACITL, AJE, ABRASEL, APETL, AICL e SRTL) promoverá no próximo sábado (19/03) a pré-Churrascaje no Espaço da Aliança, localizado no recinto de exposições Joaquim Marques de Souza do Sindicato Rural de Três Lagoas.

O presidente da AJE (Associação dos Jovens Empreendedores de Três Lagoas) Laerte Augusti, espera lançar neste evento a 3ª edição da Churrascaje, que será em 16 de abril. “Nossa expectativa é reunir mais de 1.200 pessoas na Churrascaje 2022, em torno dos melhores assadores do Estado. Ao todo, vamos oferecer mais de uma tonelada de carnes em 14 estações diferentes”, promete.

O organizador explica ainda que o evento será open-bar e open-food e terá diversas atrações previstas, como bandas e cantores locais, além de surpresas gastronômicas preparadas aos participantes.

Os ingressos são vendidos na sede da AJE e nas demais associações que integram a Aliança de Entidades.

Encontro de Pit Smoker

No dia 1º de abril será realizado o primeiro Encontro de Pit Smoker de Três Lagoas. O evento que também será open food, já está sendo comercializado nas instituições que integram a Aliança. No primeiro lote o convite custa R$ 75 (valor individual).

Os organizadores prometem muita comida boa, interação, som ao vivo, ambiente descontraído e muito networking entre os participantes. O Encontro de Pit Smoker será realizado a partir das 18h, no Espaço Aliança, localizado no recinto de exposições do Sindicato Rural de Três Lagoas.

A defumação é um dos principais pontos deste estilo de churrasco, que começou na América do Norte e ganhou notoriedade e apreciação cada vez maior em todas as partes do mundo. O Pit Smoker é o grande responsável em caracterizar este sabor único: ele atua na cocção e defumação das carnes – preparadas em baixa temperatura – e o fogo é feito com lenhas especiais, geralmente de árvores frutíferas.

O método é chamado de “low and slow” (“baixo e lento”, em português), com a circulação de fumaça e calor dentro do equipamento. Assim, ocorre a quebra das fibras da carne e a absorção das notas frutíferas da lenha utilizada, resultando em um sabor único.

Assessoria de Comunicação

PRF apreende 3,1 toneladas de maconha em Dourados

0

Condutor que transportava a droga entrou em contradição e foi preso

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a apreensão de 3,1 toneladas de maconha e prendeu o homem que transportava a droga, no final da manhã de ontem (16), em Dourados.

A equipe de policiais rodoviários federais deu ordem de parada ao veículo M.Benz L 1313, de placas de Cascavél (PR), no km 25 da BR 463, que transportava sucata de plástico.

O condutor, de 42 anos, deu respostas contraditórias às perguntas dos policiais, o que gerou a desconfiança dos PRFs.

Após vistoria, os policiais encontraram 3.140 Kg de maconha, em vários fardos. O homem disse que foi contratado de Sorocaba (SP) para ir até Ponta Porã (MS), transportar a droga. Ele disse que pegou o caminhão já carregado com o ilícito e estava indo até Dourados (MS) aguardar informações para descarregar a carga. Para isso, receberia mil e oitocentos reais na entrega da droga.

O condutor foi preso e encaminhado para a Polícia Civil local

Cras em Bataguassu e no Distrito de Nova Porto XV convocam beneficiários do BPC para recadastramento

0

Agendamento pode ser feito através do telefone (67) 3541-1139 no Cras em Bataguassu

As pessoas idosas ou deficientes que possuem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) popularmente conhecido como LOAS estão sendo convocados para regularizar sua situação junto aos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) I, em Bataguassu.


O BPC é o Benefício de Prestação Continuada que repassa mensalmente um salário mínimo para idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência que tem renda familiar de até um quarto do salário mínimo.


De acordo com a coordenadora municipal do Cras I, Herica Okidoi, os beneficiários que não possuem Cadastro Único ou que estão a mais de um ano sem atualização cadastral deverão realizar o agendamento por meio do telefone (67) 3541-1139.
O atendimento ao público no Cras I, que fica localizado na rua São Benedito, 150, no bairro Jardim São Francisco, é desenvolvido das 8 às 12 horas (horário de Brasília) e das 14 às 17 horas (horário de Brasília).


Para atualização, o beneficiário deverá apresentar os seus documentos pessoais além dos documentos de pessoais de todos os componentes da família (que residem na casa). “Caso o beneficiário não possa ir até o órgão devido alguma situação, é só nos ligar e informar que verificaremos a possibilidade de ir até a residência do cidadão”, orienta.


Herica salienta que a não atualização cadastral poderá acarretar no bloqueio do benefício.

DISTRITO DE NOVA PORTO XV

Para os moradores do Distrito de Nova Porto XV, o recadastramento dos usuários do BPC deve ser feito na sede do Cras II localizado na rua José Berro, no bairro Reta A-1. Mais informações pelo telefone (67) 3541-9009.

Foto Assecom Prefeitura de Bataguassu

Alunos do Senai vão construir carro elétrico para competição inédita

0

O desafio será encontrar soluções criativas e inovadoras em uma base sustentável, de olho no futuro da indústria

A tecnologia vai tomar conta das pistas em Mato Grosso do Sul: vai começar a Fórmula S. Ao longo do ano, alunos dos cursos técnicos do Senai vão construir carros elétricos para colocá-los à prova em um evento final, previsto para novembro. O desafio será encontrar soluções criativas e inovadoras em uma base sustentável, de olho no futuro da indústria.

Cinco equipes estão inscritas para participar da competição, representando as unidades do Senai em Campo Grande, Dourados, Corumbá, Três Lagoas e Aparecida do Taboado. O modelo a ser construído é um buggy. Componentes básicos, como motor, bateria e placa controladora, serão fornecidos pela organização do evento. Os alunos ficarão responsáveis por desenvolver chassi, sistema de tração, direção e freio, pintura, montagem e instrumentação do veículo.

Não basta apenas construir o buggy: as equipes terão de administrar um orçamento para a compra de peças e cumprir as exigências de um rigoroso regulamento técnico se quiserem validar os veículos para a fase final. Os times classificados para essa etapa terão de conduzir os buggies em um circuito, sob olhares atentos de uma comissão julgadora. Quesitos como dirigibilidade, duração da bateria e superação de obstáculos serão avaliados.

A Fórmula S é um evento inédito para o Senai e faz parte do processo de ensino e aprendizagem dos alunos. O desenvolvimento dos projetos vai exigir conhecimentos e habilidades desenvolvidos ao longo dos cursos técnicos. Por isso, os estudantes deverão executar as tarefas de equipe durante as aulas, com apoio dos professores e instrutores.

O diretor-regional do Senai, Rodolpho Caesar Mangialardo, destacou os diferenciais da Fórmula S no desenvolvimento pedagógico dos alunos. “Todas as equipes terão condições de igualdade na disputa, por meio das unidades de potência que estaremos fornecendo. Como os alunos já são bem conceituados na parte técnica, planejamos esse evento para desenvolver competências como trabalho em equipe, criatividade, empreendedorismo e senso de competição saudável. Além disso, a gente está falando de um tema em evidência no mundo, que é a energia renovável. Teremos vários elementos sustentáveis no torneio, como por exemplo os postos de abastecimento com painéis solares”.

Cronograma de etapas do Fórmula S

Avaliadores vão conferir mensalmente o desenvolvimento dos buggies em cada unidade do Senai. As primeiras visitas estão programadas para ocorrer entre os dias 7 e 15 de março. O prazo de entrega dos projetos vai até 23 de outubro. Já a avaliação final deve ocorrer de 23 a 31 de outubro. A divulgação do resultado das avaliações está prevista para até 8 de novembro, enquanto o evento final tem data agendada para 22 de novembro, em local a confirmar.

Assessoria de Comunicação

Mega-Sena acumula e próximo concurso deve pagar R$ 190 milhões

0

Próximo sorteio será no sábado

O concurso 2.463 da Mega-Sena, realizado nesta quarta-feira (19) à noite no Espaço Loterias da Caixa em São Paulo, não teve acertadores das seis dezenas. Os números sorteados foram 11 – 16 – 31 – 37 – 42 – 51.Mega-Sena acumula e próximo concurso deve pagar R$ 190 milhõesMega-Sena acumula e próximo concurso deve pagar R$ 190 milhões

O próximo concurso (2.464), no sábado (20), deve pagar o prêmio de R$ 190 milhões.

A quina teve 281 ganhadores e cada um vai receber R$ 51.216,19. Os 20.541 acertadores da quadra receberão o prêmio individual de R$ 1.000,90.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site da Caixa Econômica Federal.

A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 4,50.

O sorteio é realizado às 20h, no Espaço Loterias Caixa, no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo.

Jorge Martinho é exonerado da Casa Civil

0

Exoneração aconteceu ontem

Ex-vereador de Três Lagoas e ex-candidato a deputado estadual em Mato Grosso do Sul, Jorge Augusto Galhardo Martinho, foi exonerado do cargo que ocupava na Casa Civil.

A exoneração aconteceu nesta quarta-feira (16).

Ao Perfil News, Martinho contou que a exoneração aconteceu um mês antes da desincompatibilização para quem vai se candidatar ou apoiar algum candidato.

Ele informou que vai trabalhar na campanha do candidato ao governo do Estado, Marquinhos Trad.

A exoneração é assinada pelo secretário-adjunto da Segov (Secretaria de Estado de Governo), Flávio César Mendes de Oliveira.

Jorge Martinho foi vereador em Três Lagoas, eleito em 2008 pelo então PMDB. Depois, mudou para o PSD, partido no qual disputou as eleições de 2018, como candidato a deputado estadual.

Maratona de 24 horas reflete sobre Dia Mundial da Água

0

A ação é promovida pelo Centro Universitário Internacional Uninter, que disponibilizará mais de 30 palestras ininterruptamente entre os dias 18 e 19 de março

Por Nqm Comunicação

Para comemorar o Dia Mundial da Água, uma maratona de 24 horas ininterruptas vai debater, entre os dias 18 e 19 de março, a importância da preservação da água. Farta para a alguns e escassa para outros, a água é um recurso natural finito e merece a nossa atenção todos os dias. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente, mais de um bilhão de pessoas não tem acesso à água potável e, em curto prazo, mais de 40% da população do planeta viverá em regiões de constante crise hídrica.

Com o objetivo de informar e conscientizar as pessoas sobre a importância desse recurso em todas as esferas sociais e profissionais, o Centro Universitário Internacional Uninter, uma das maiores instituições de ensino superior em EAD do Brasil, vai oferecer mais de 30 palestras gratuitas, ministradas pelos melhores especialistas do Brasil entre as 13h do dia 18 e as 13h do dia 19 de março.

Maratona de 24 horas reflete sobre Dia Mundial da Água
Hands with earth (Elements of this image furnished by NASA)

A maratona do Dia Mundial da Água será aberta com a palestra do professor Dr. Cássio Ramos, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), que falará sobre o papel do cultivo de moluscos para a qualidade das águas dos oceanos. Os moluscos, pequenos invertebrados de corpo moles, como as lulas, polvos e ostras, têm papel fundamental na preservação do ecossistema marinho, fator que é desconhecido pela maioria da população.

Entre suas diversas funções, os moluscos são filtradores do local onde estão inseridos, por meio de sua alimentação, acumulando em seu corpo todas as impurezas contidas naquele local, como coliformes fecais, pesticidas, metais pesados, entre outros resíduos. A partir disso, eles são analisados, servindo como bioindicadores da qualidade da água. Mas não é só isso, os moluscos exercem diversos outros papéis para a sobrevivência dos oceanos, e é isso que vamos discutir nesse encontro”, explica Ramos.

O professor e um dos organizadores do evento, Dr. Willian Barbosa Sales, diz que o grande intuito da maratona é transmitir informação de qualidade a estudantes, professores, profissionais e comunidade em geral sobre a importância da água em nossas vidas. “Estamos passando por diversas interferências climáticas em todo o mundo e precisamos, urgentemente, nos conscientizar sobre a preservação desse bem tão preciso e indispensável para a sobrevivência do planeta”, conclui Sales.

Para conferir a programação completa e realizar a inscrição para o evento, basta acessar aquihttps://conteudo.uninter.com/supermaratona-uninter

A transmissão será realizada pelas redes sociais da Uninter:

https://www.facebook.com/UninterMaratonasDesenvolvimentoSustentavel/

https://www.facebook.com/posgraduacaouninter

https://www.youtube.com/c/uninter/playlists

Pedestre é atropelado enquanto fazia caminhada em Três Lagoas

0

Homem foi arremessado contra para-brisa de carro

Homem de 43 anos foi socorrido após ser atropelado, na noite de ontem (16), na Rua Rio Negro, em Três Lagoas. A vítima foi atropelada por um motorista de 35 anos e encaminhada ao hospital.

Uma ambulância do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) que passava pelo local socorreu o homem.

O homem acabou sendo arremessado contra o para-brisa do carro, um Fiat Uno.

Não há informações se a motorista foi encaminhada à delegacia.

Caixa libera abono salarial para trabalhadores nascidos em agosto

0

Servidores públicos com inscrição de final 7 também recebem hoje

Os trabalhadores da iniciativa privada nascidos em agosto recebem hoje (17) o abono salarial ano-base 2020. A Caixa Econômica Federal iniciou o pagamento em 8 de fevereiro e prosseguirá com a liberação até 31 de março, baseada no mês de nascimento do beneficiário.Caixa libera abono salarial para trabalhadores nascidos em agostoCaixa libera abono salarial para trabalhadores nascidos em agosto

Também hoje, o Banco do Brasil libera o abono salarial para os trabalhadores do setor público com inscrição de final 7. O pagamento para essa categoria começou a ser feito em 15 de fevereiro e segue até 24 de março, com base no dígito final da inscrição do servidor.

O abono de até um salário mínimo é pago aos trabalhadores inscritos no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) há pelo menos cinco anos. Recebe o abono agora quem trabalhou formalmente por pelo menos 30 dias em 2020, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos.

O benefício não é pago aos empregados domésticos. Isso porque o abono salarial exige vínculo empregatício com uma empresa, não com outra pessoa física. Jovens aprendizes também não têm direito.

Trabalhadores da iniciativa privada que recebem pela Caixa Econômica Federal:

Mês de nascimentoData do pagamento
Janeiro   8 de fevereiro
Fevereiro10 de fevereiro
Março15 de fevereiro
Abril17 de fevereiro
Maio 22 de fevereiro
Junho24 de fevereiro
Julho15 de março
Agosto17 de março
Setembro 22 de março
Outubro24 de março
Novembro29 de março
Dezembro   31 de março

 Trabalhadores do setor público que recebem pelo Banco do Brasil:

Final da inscrição   Data do pagamento
015 de fevereiro
1  15 de fevereiro
217 de fevereiro
3  17 de fevereiro
422 de fevereiro
524 de fevereiro
615 de março
7  17 de março
8   22 de março
924 de março

Os valores pagos a cada trabalhador variam de acordo com a quantidade de dias trabalhados durante o ano-base 2020.

Devem receber o benefício cerca de 22 milhões de trabalhadores, com valor total de mais de R$ 20 bilhões. Os recursos são do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

A Caixa informou que o crédito será depositado automaticamente para quem tem conta no banco. Os demais beneficiários receberão os valores por meio da Poupança Social Digital, podendo ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem.

Caso não seja possível a abertura da conta digital, o saque poderá ser feito com o Cartão do Cidadão e a senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, Caixa Aqui ou agências, sempre de acordo com o calendário de pagamento.

Para os beneficiários residentes nos municípios da Bahia, de Minas Gerais e do Rio de Janeiro em situação de emergência, devido às fortes chuvas, o pagamento foi liberado em 8 de fevereiro, independentemente do mês de nascimento.

Por Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil – Brasília –

* Colaborou Luciano Nascimento

Tempo firme, calor e chuvas isoladas marcam a quinta-feira em Mato Grosso do Sul

0

Sol e aumento de nuvens de manhã em Três Lagoas. Pancadas de chuva à tarde e à noite

O tempo firme predomina nesta quinta-feira (17) em Mato Grosso do Sul, e as temperaturas tendem a registrar grande amplitude térmica, que é a diferença entre a mínima e a máxima. O sol aparece entre poucas nuvens em grande parte do dia, e há chance de pancadas de chuva no final do dia em algumas áreas. 

O Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima estima aumento das temperaturas e maior instabilidade atmosférica para municípios localizados na região norte do Estado, o que pode gerar tempestades localmente fortes, com raios e rajadas de vento.

Nesta quinta são esperadas temperaturas mínimas entre 18°C a 24°C, com a região sudoeste registrando temperaturas mais amenas pela manhã. Já as máximas podem ficar entre 29°C a 37°C. Confira no mapa as condições de tempo e temperatura estimados para a Capital e alguns municípios do Estado. 

Tempo firme, calor e chuvas isoladas marcam a quinta-feira em Mato Grosso do Sul

Mireli Obando, Subcom

Foto: Ricardo Ojeda

PRF aprende armas, carregadores e cocaína em Água Clara

0

O motorista já foi preso quatro vezes pela PRF em menos de três meses

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu três armas de fogo, carregadores e 100 gramas de cocaína, na manhã desta quarta-feira (16), em Água Clara (MS). 

Os policiais rodoviários federais fiscalizavam na BR-262, quando abordaram um VW/Jetta, placas de São Domingos do Norte (ES). O condutor demonstrou nervosismo, levantando suspeitas da equipe. 

Os policiais realizaram uma busca minuciosa e encontraram duas pistolas calibre 9mm, um revólver calibre .38, quatro carregadores para munições e 100 gramas de cocaína escondidos no interior das portas do veículo.

Questionado, o motorista disse que iria vender as armas na cidade de São Luiz do Norte (ES). Ele foi preso e encaminhado para a Polícia Civil em Água Clara (MS). 

Durante a ocorrência, ao consultar os sistemas, os policiais rodoviários federais também descobriram que o homem já havia sido preso outras três vezes pela PRF.

Em 31 de dezembro de 2021, ele foi flagrado em Colatina (ES) com um mandado de prisão em aberto, uma pistola 9mm também foi apreendida com um passageiro na ocorrência. No dia 14 de janeiro de 2022, ele foi preso com mais uma pistola calibre 9mm e oito munições em Recife (ES). No dia 23 de fevereiro de 2022, ele foi abordado em Serra (ES) com um mandado de prisão em aberto e foi preso.

Com apoio da Suzano, agricultores familiares de Ribas do Rio Pardo adotam sistema agroflorestal de produção

0

Por meio da parceria, famílias dos assentamentos Avaré e Mutum passaram a receber capacitações técnicas para melhorar suas práticas de cultivo e comércio de hortaliças e frutas

Com o apoio da Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, agricultores familiares dos assentamentos Avaré e Mutum, em Ribas do Rio Pardo (MS), deram início à produção de alimentos por meio do Sistema Agroflorestal (SAF), ferramenta que proporciona o aumento da produção por meio da combinação de espécies arbóreas (frutíferas ou madeireiras) com cultivos agrícolas e de criação de animais, de forma simultânea ou rotativa em sua implantação.

O sistema também promove benefícios ecológicos em função da conservação dos recursos naturais, tornando possível a produção de diferentes espécies e incentivando agricultores na recuperação de áreas florestais. O apoio para a implantação do novo sistema de produção faz parte do plano de investimento social que acompanha a construção da nova fábrica de celulose da Suzano no município.

Com apoio da Suzano, agricultores familiares de Ribas do Rio Pardo adotam sistema agroflorestal de produção

Para o coordenador de Desenvolvimento Social da Suzano em Mato Grosso do Sul, Israel Batista Gabriel, a parceria com as comunidades rurais do município tem auxiliado no desenvolvimento sustentável da região, promovendo maior geração de renda e melhoria da qualidade de vida das famílias. “A Suzano acredita que só é bom para nós se for bom para o mundo e, por isso, tem apoiado os produtores por meio do aprimoramento de técnicas e potencializando a aptidão já existente na comunidade, proporcionando melhor aproveitamento da mão de obra, menos custos para implantação de culturas e menor sensibilidade à oscilação de preço no mercado, graças à variedade de produtos”, afirma Israel Batista Gabriel, coordenador de Desenvolvimento Social da Suzano em Mato Grosso do Sul.

Outro benefício do SAF, acrescenta Israel, é a diminuição da necessidade de insumos externos e mais segurança alimentar para as famílias rurais, com um alimento de melhor qualidade e sem agrotóxicos. Neste sentido, o time de Desenvolvimento Social da Suzano está atuando em parceria com a Associação “Amigos em Ação” dos assentamentos Avaré e Mutum de Ribas do Rio Pardo para aquisição inicial de insumos e equipamentos, além de todo suporte técnico para capacitar as famílias locais, com a adoção de práticas mais sustentáveis de produção e para a comercialização dos produtos.

Com apoio da Suzano, agricultores familiares de Ribas do Rio Pardo adotam sistema agroflorestal de produção

Primeiro ciclo de produção

No primeiro ciclo de produção, que está ocorrendo desde novembro de 2021, foram cultivados e comercializados berinjela, folhosas e a famosa pimenta “dedo de moça”, iguaria que adorna pratos culinários do estado e que teve um destaque especial: toda a produção da pimenta foi direcionada para fabricação de conservas e cerca de 200 kg foram destinados ao mercado de molhos em Campo Grande (MS).

De acordo com o presidente da Associação “Amigos em Ação”, Sebastião Nepomuceno de Barros Neto Landim, o suporte técnico oferecido pela Suzano já está rendendo bons frutos. “Quando os produtores viram os primeiros resultados e perceberam que é possível aumentar a produtividade e, consequentemente, a renda, o número de famílias que decidiram aderir ao sistema aumentou consideravelmente. No início, éramos apenas 10 agricultores e, depois da visita da Suzano, já somos 40 famílias empenhadas na agricultura familiar”, afirmou.

Sobre a Suzano

A Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 97 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br

Informações à Imprensa

Performa Comunicação

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.