16 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de junho de 2026
Início Site Página 1985

Tempo firme, calor e chuvas isoladas marcam a quinta-feira em Mato Grosso do Sul

0

Sol e aumento de nuvens de manhã em Três Lagoas. Pancadas de chuva à tarde e à noite

O tempo firme predomina nesta quinta-feira (17) em Mato Grosso do Sul, e as temperaturas tendem a registrar grande amplitude térmica, que é a diferença entre a mínima e a máxima. O sol aparece entre poucas nuvens em grande parte do dia, e há chance de pancadas de chuva no final do dia em algumas áreas. 

O Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima estima aumento das temperaturas e maior instabilidade atmosférica para municípios localizados na região norte do Estado, o que pode gerar tempestades localmente fortes, com raios e rajadas de vento.

Nesta quinta são esperadas temperaturas mínimas entre 18°C a 24°C, com a região sudoeste registrando temperaturas mais amenas pela manhã. Já as máximas podem ficar entre 29°C a 37°C. Confira no mapa as condições de tempo e temperatura estimados para a Capital e alguns municípios do Estado. 

Tempo firme, calor e chuvas isoladas marcam a quinta-feira em Mato Grosso do Sul

Mireli Obando, Subcom

Foto: Ricardo Ojeda

PRF aprende armas, carregadores e cocaína em Água Clara

0

O motorista já foi preso quatro vezes pela PRF em menos de três meses

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu três armas de fogo, carregadores e 100 gramas de cocaína, na manhã desta quarta-feira (16), em Água Clara (MS). 

Os policiais rodoviários federais fiscalizavam na BR-262, quando abordaram um VW/Jetta, placas de São Domingos do Norte (ES). O condutor demonstrou nervosismo, levantando suspeitas da equipe. 

Os policiais realizaram uma busca minuciosa e encontraram duas pistolas calibre 9mm, um revólver calibre .38, quatro carregadores para munições e 100 gramas de cocaína escondidos no interior das portas do veículo.

Questionado, o motorista disse que iria vender as armas na cidade de São Luiz do Norte (ES). Ele foi preso e encaminhado para a Polícia Civil em Água Clara (MS). 

Durante a ocorrência, ao consultar os sistemas, os policiais rodoviários federais também descobriram que o homem já havia sido preso outras três vezes pela PRF.

Em 31 de dezembro de 2021, ele foi flagrado em Colatina (ES) com um mandado de prisão em aberto, uma pistola 9mm também foi apreendida com um passageiro na ocorrência. No dia 14 de janeiro de 2022, ele foi preso com mais uma pistola calibre 9mm e oito munições em Recife (ES). No dia 23 de fevereiro de 2022, ele foi abordado em Serra (ES) com um mandado de prisão em aberto e foi preso.

Com apoio da Suzano, agricultores familiares de Ribas do Rio Pardo adotam sistema agroflorestal de produção

0

Por meio da parceria, famílias dos assentamentos Avaré e Mutum passaram a receber capacitações técnicas para melhorar suas práticas de cultivo e comércio de hortaliças e frutas

Com o apoio da Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, agricultores familiares dos assentamentos Avaré e Mutum, em Ribas do Rio Pardo (MS), deram início à produção de alimentos por meio do Sistema Agroflorestal (SAF), ferramenta que proporciona o aumento da produção por meio da combinação de espécies arbóreas (frutíferas ou madeireiras) com cultivos agrícolas e de criação de animais, de forma simultânea ou rotativa em sua implantação.

O sistema também promove benefícios ecológicos em função da conservação dos recursos naturais, tornando possível a produção de diferentes espécies e incentivando agricultores na recuperação de áreas florestais. O apoio para a implantação do novo sistema de produção faz parte do plano de investimento social que acompanha a construção da nova fábrica de celulose da Suzano no município.

Com apoio da Suzano, agricultores familiares de Ribas do Rio Pardo adotam sistema agroflorestal de produção

Para o coordenador de Desenvolvimento Social da Suzano em Mato Grosso do Sul, Israel Batista Gabriel, a parceria com as comunidades rurais do município tem auxiliado no desenvolvimento sustentável da região, promovendo maior geração de renda e melhoria da qualidade de vida das famílias. “A Suzano acredita que só é bom para nós se for bom para o mundo e, por isso, tem apoiado os produtores por meio do aprimoramento de técnicas e potencializando a aptidão já existente na comunidade, proporcionando melhor aproveitamento da mão de obra, menos custos para implantação de culturas e menor sensibilidade à oscilação de preço no mercado, graças à variedade de produtos”, afirma Israel Batista Gabriel, coordenador de Desenvolvimento Social da Suzano em Mato Grosso do Sul.

Outro benefício do SAF, acrescenta Israel, é a diminuição da necessidade de insumos externos e mais segurança alimentar para as famílias rurais, com um alimento de melhor qualidade e sem agrotóxicos. Neste sentido, o time de Desenvolvimento Social da Suzano está atuando em parceria com a Associação “Amigos em Ação” dos assentamentos Avaré e Mutum de Ribas do Rio Pardo para aquisição inicial de insumos e equipamentos, além de todo suporte técnico para capacitar as famílias locais, com a adoção de práticas mais sustentáveis de produção e para a comercialização dos produtos.

Com apoio da Suzano, agricultores familiares de Ribas do Rio Pardo adotam sistema agroflorestal de produção

Primeiro ciclo de produção

No primeiro ciclo de produção, que está ocorrendo desde novembro de 2021, foram cultivados e comercializados berinjela, folhosas e a famosa pimenta “dedo de moça”, iguaria que adorna pratos culinários do estado e que teve um destaque especial: toda a produção da pimenta foi direcionada para fabricação de conservas e cerca de 200 kg foram destinados ao mercado de molhos em Campo Grande (MS).

De acordo com o presidente da Associação “Amigos em Ação”, Sebastião Nepomuceno de Barros Neto Landim, o suporte técnico oferecido pela Suzano já está rendendo bons frutos. “Quando os produtores viram os primeiros resultados e perceberam que é possível aumentar a produtividade e, consequentemente, a renda, o número de famílias que decidiram aderir ao sistema aumentou consideravelmente. No início, éramos apenas 10 agricultores e, depois da visita da Suzano, já somos 40 famílias empenhadas na agricultura familiar”, afirmou.

Sobre a Suzano

A Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 97 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br

Informações à Imprensa

Performa Comunicação

Guerreiro e Angela Brito fazem entrega simbólica de notes para professores e diretores da REME

0

Além da doação de computadores, os beneficiados pelo programa vão receber mensalmente, em 36 parcelas, no valor de R$70 para custear os gastos com internet

O prefeito Angelo Guerreiro e a secretária municipal de Educação e Cultura, Angela Brito, realizaram na noite de terça-feira (15) a entrega simbólica de 1100 notebooks que serão disponibilizados aos professores, especialistas em Educação, coordenadores pedagógicos, diretores e diretores-adjuntos em exercício nas Unidades de Ensino da Rede Municipal (REME), coordenadores de núcleos, técnicos do departamento pedagógico e gestores da SEMEC.


Esta é uma etapa do Programa Aprendendo Mediado pelas Tecnologias (PROATEC) que prevê o uso deste recurso para contribuir no aprendizado dos estudantes matriculados na Rede Municipal de Ensino. Além da doação de computadores, os beneficiados pelo programa vão receber mensalmente, em 36 parcelas, no valor de R$70 para custear os gastos com internet.


O evento aconteceu no auditório da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), com a presença dos diretores das Escolas e Centros de Educação Infantil, professores e funcionários administrativos, representando os educadores de Três Lagoas.


Durante o evento, Angela reforçou que este é um importante marco para a educação de Três Lagoas, que é referência no estado de Mato Grosso do Sul e do Brasil. A Secretária de Educação agradeceu ao Prefeito Angelo Guerreiro por sua sensibilidade com as questões da educação, investindo nas futuras gerações do município.


Representando os funcionários da REME, o diretor da Escola Municipal Parque São Carlos, Vinicius Belon, disse que atua como professor no município há 13 anos e desde o início da gestão do Guerreiro é perceptível os investimentos para os alunos e professores, que vão desde a merenda, salários, estrutura dos prédios, materiais didáticos e agora o investimento em tecnologia.


A formatação dos computadores foi realizada pela equipe de TI da Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC), em parceria com os estudantes do curso Técnico em Informática do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). Angela agradeceu ao Diretor do IFMS, Walterisio Gonçalves Carneiro Junior, por aceitar o desafio proposto e entregar um trabalho de excelência.


Representando os vereadores, o Presidente da Câmara, Cassiano Maia, falou sobre a satisfação de fazer parte de um programa visionário, que vai trazer avanços para as futuras gerações de Três Lagoas.


Guerreiro agradeceu o comprometimento de toda a equipe da educação, que ao longo da pandemia utilizaram recursos próprios para transmitir conhecimento aos seus alunos, não desistiram de ensinar mesmo diante de um cenário adverso.


Angela Brito ainda destacou que esta é a primeira etapa do PROATEC e que as próximas etapas previstas serão a disponibilização de data shows, televisores, lousas digitais e tablets para os estudantes.


Os aparelhos serão fornecidos com exclusividade aos profissionais em efetivo exercício, independentemente do vínculo funcional, eles serão entregues ao Professor de Educação Infantil; Professor de Ensino Fundamental I; Professor de Ensino Fundamental II; Professor de Apoio Pedagógico; Professor de Programa de Aceleração da Aprendizagem (PAA); Professor de Atendimento Educacional Especializado; Diretor e Diretor-Adjunto; Especialista em Educação e Coordenador Pedagógico; Diretor, Coordenador de Núcleos e Técnicos da SEMEC que atuam diretamente com o processo de ensino e aprendizagem das Unidades de Ensino da Rede Municipal (REME).


O notebook deverá ser utilizado exclusivamente para fins pedagógicos, tais como, realização de planejamento, organização didática, participação em atividades de formação e atividades com os estudantes, por meio das plataformas disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura ou outras previamente utilizadas pela Escola.

Estiveram presentes na cerimônia o vice-prefeito Paulo Salomão, o secretário de Infraestrutura, Transporte e Trânsito, Adriano Barreto, O secretário de Governo, Daynler Leonel, o presidente da Câmara, Cassiano Maia, os vereadores Professor Nego Breno, Antônio Empke Junior, Evalda Reis, Charlene Bortoleto, Marcus Bazé e Sargento Rodrigues.

Suzano abre vagas para Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas

0

As inscrições estão abertas para todas as pessoas interessadas, sem distinção de gênero, origem, etnia, deficiência ou orientação sexual, na Plataforma de Oportunidades da empresa

A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, está com dois processos seletivos abertos para atender suas operações em Ribas do Rio Pardo (MS) e Três Lagoas (MS). As inscrições podem ser feitas por todas as pessoas interessadas, sem distinção de gênero, origem, etnia, deficiência ou orientação sexual, na Plataforma de Oportunidades da empresa (https://jobs.kenoby.com/Suzano).

Em Ribas do Rio Pardo, a vaga é para Coordenador/a de Planejamento e Controle de Produção (PCP) Florestal. Pessoas interessadas devem atender aos seguintes pré-requisitos: ter Ensino Superior Completo em Administração, Engenharia de Produção, Florestal ou áreas afins; experiência em PCP ou área florestal; Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B; conhecimento em sistemas de Gestão da Qualidade (ISO 9000, 14000, CERFLOR, FSC) e operações florestais; formação em Green Belt e pós-graduação em administração, engenharia de produção, florestal ou áreas afins. As inscrições seguem abertas até o dia 18 de março e devem ser feitas pela página https://jobs.kenoby.com/Suzano/job/coordenadora-pcp-florestal/622fabfaf6beeb8c1e2e7c71?utm_source=website.

Outra oportunidade é para Assistente Administrativo I (PCD), em Três Lagoas (MS). Para participar do processo seletivo, candidatos e candidatas precisam ter:  Ensino Médio completo; experiência com atendimento ao cliente e Excel e facilidade em lidar com dados. Conhecimentos em SAP (Sistemas de Gestão) e Power BI serão considerados diferenciais no processo seletivo. As inscrições seguem aberta até o preenchimento da vaga e podem ser feitas pela página https://jobs.kenoby.com/Suzano/job/assistente-administrativo-i-pcd/6220f91c75038bbec7cad25f?utm_source=website.

Mais detalhes sobre os processos seletivos, assim como os benefícios oferecidos pela empresa, estão disponíveis na Plataforma de Oportunidades da Suzano (https://jobs.kenoby.com/Suzano). Na página, candidatos e candidatas também poderão acessar todas as vagas abertas no Estado e em outras unidades da Suzano no País, além de se cadastrar no Banco de Talentos da empresa.

Sobre a Suzano

Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 98 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br

Informações à Imprensa

Performa Comunicação

Obra de interligação da Custódio Andrews com importantes avenidas é iniciada pela Prefeitura

0

A obra está sendo realizado pela empresa CGR Engenharia que foi licitada pelo município e casa com a segunda etapa que é a pavimenta asfáltica e drenagem da Avenida Custódio Andrews

Uma obra que vai mudar o visual da região central de Três Lagoas, a construção da intersecção entre quatro importantes avenidas do município promete facilitar a mobilidade de quem passa pela região.

Obra de interligação da Custódio Andrews com importantes avenidas é iniciada pela Prefeitura

O Projeto prevê a intersecção entre as Avenidas Rosário Congro, Filinto Muller, Clodoaldo Garcia e futura Avenida Custódio Andrews – que passará pelo antigo traçado da linha férrea -, facilitando o acesso dos motoristas às principais vias de acesso de Três Lagoas, proporcionando mais segurança aos pedestres e ciclistas que passarem pela região, além de modernizar o visual do centro da cidade.

De acordo com o Secretário Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito, Adriano Barreto, a administração já havia removido os muros de divisão da Avenida Rosário Congro com o antigo traçado da linha férrea para permitir o encaixe entre as vias.


ETAPAS

A obra será dividida em etapas, sendo que durante a primeira fase será realizada a drenagem de águas pluviais, para posterior construção dos canteiros e pavimentação. Barreto alerta aos motoristas para que tenham atenção ao transitar pela região pois será adotado a dinâmica do “Pare e Siga”.

PROJETO

Vale ressaltar que a obra é primeira etapa do projeto que está sendo realizado pela empresa CGR Engenharia que foi licitada pelo município e casa com a segunda etapa que é a pavimenta asfáltica e drenagem da Avenida Custódio Andrews que tem previsão de lançamento de licitação para o final do mês de março.

Homem com mandado de prisão por violência doméstica é preso em MS tentando ir para MG

0

Prisão foi realizada ontem pela Polícia Civil

A Polícia Civil, através da Delegacia de Polícia de Água Clara/MS, realizou a prisão de um home de 35 anos que tinha contra si mandado por crimes envolvendo violência doméstica.

A prisão aconteceu ontem (15).

Após receber informação da POLINTER de que esse homem estaria num ônibus sentido Minas Gerais e que tal veículo passaria pela cidade de Água Clara, a equipe do SIG, imediatamente, deslocou-se até a rodoviária e esperou a chegada do coletivo.

Ao adentrar o veículo, o alvo foi localizado, sendo dada a ele voz de prisão, oportunidade na qual foi conduzido à Delegacia de Polícia, onde aguardará deliberação judicial.

VITÓRIA: Alems aprova Projeto de Lei permitindo ascensão na carreira de militares da reserva que voltaram à atividade

0

O Projeto de Lei é uma luta antiga do deputado Coronel David (sem partido), o projeto agora segue para sanção do governador Reinaldo Azambuja

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul aprovou nesta quarta-feira (16.03), por unanimidade, o Projeto de Lei complementar nº 05/2022 do Executivo Estadual que cria os quadros suplementares de Efetivos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, alterando as Leis Complementares nº 278, de 17 de dezembro de 2020, nº 279, de 17 de dezembro de 2020, e nº 053, de 30 de agosto de 1990.

Considerado uma luta antiga do deputado Coronel David (sem partido), o projeto agora segue para sanção do governador Reinaldo Azambuja. “Esse projeto foi um pedido que nós fizemos ao governador ainda no outro mandato e o reforçamos no início de 2019. O Governo, atento e sensível a essa causa fez com que chegasse a esta Casa o Projeto de Lei Complementar que a Assembleia Legislativa aprovou de forma unânime por 18 votos favoráveis e nenhum contrário”.

SATISFAÇÃO

O parlamentar ficou satisfeito em poder atender a categoria. “Esperamos a sanção do governador para que em breve tenhamos essas promoções aos designados e convocados da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. É importante ressaltar que a aprovação trará aos profissionais da Segurança Pública convocados ou designados a possibilidade de continuar tendo ascensão em sua carreira, o que, certamente trará um estímulo a estes profissionais, e mais, trará o reconhecimento pelo Estado aos serviços prestados”, comemorou o parlamentar.

VITÓRIA: Alems aprova Projeto de Lei permitindo ascensão na carreira de militares da reserva que voltaram à atividade

QUADRO SUPLEMENTARES


“O projeto votado hoje cria quadros suplementares tanto na Polícia Militar, quanto na Polícia Civil e vai contemplar os policiais militares e bombeiros militares que estavam na reserva remunerada e que hoje se encontram no serviço ativo das instituições através dos institutos de designação para os praças e a convocação para os oficiais. Isso mostra que este trabalho que hoje eles prestam juntamente com todos os outros policiais militares são extremamente importantes para a segurança pública e protege ainda mais a população”.

David disse ainda que Projeto de Lei é uma uma recompensa! “Um prêmio a quem já estava aposentado na reserva remunerada, atendeu o chamado do Governo do Estado e agora estando na ativa, continuam prestando um serviço de alta relevância a todos os cidadãos aqui de Mato Grosso do Sul”, finalizou o parlamentar.

VITÓRIA: Alems aprova Projeto de Lei permitindo ascensão na carreira de militares da reserva que voltaram à atividade

Assessoria Coronel David

Doutor Cannabis é vítima de tentativa de homicídio em Pedro Juan Caballero

0

Por Antônio Coca


O estudante de medicina e advogado Sandro Sanches, foi vítima de tentativa de homicídio há pouco em Pedro Juan Caballero. Ele estava nas proximidades da sede da Associação Paraguaia de Apoio Cannabis Amambay (APACAN) na região central da cidade quando foi atingido por vários disparos. Levado para uma hospital particular ele está sendo operado.


Sandro era conhecido como Doutor Cannabis e recentemente denunciou que estava sofrendo ameaças pelo trabalho social que realizava. Ele acusava políticos e empresários do ramos de farmácias pelas ameaças.

Doutor Cannabis é vítima de tentativa de homicídio em Pedro Juan Caballero

Nesta tarde ele conversava com a irmã da noiva dele quando um homem em uma moto chegou no local e atirou contra ele e fugiu. A mulher não foi atingida e Sandro caiu ao solo sendo socorrido logo em seguida.
Recentemente a APACAN chegou suspender o atendimento devido as ameaças, mas logo depois as atividades foram retomadas. Mais de 200 famílias estão cadastradas pela entidade e recebem de forma gratuita o óleo extraído do cannabis.


Segundo informações da Polícia Nacional o estado de saúde de Sandro é gravíssimo e ele corre risco de morte. Um suspeito pelo atentado está sendo procurado e câmeras de segurança da região foram requisitadas.

Mais de 600 kg de drogas são incinerados em Bataguassu

0

A droga é oriunda de apreensões realizadas pelas forças de segurança pública que atuam no município de Bataguassu

 A Polícia Civil, por intermédio da Delegacia Regional de Polícia de Bataguassu-MS, incinerou aproximadamente 690,00 Kg de entorpecentes variados, dentre eles: maconha, haxixe, cocaína, pasta base, êxtase, crack e skunk.

A incineração aconteceu na manhã de hoje (16), nas instalações de um frigorífico da cidade e foi acompanhada pela vigilância sanitária, Ministério Público, Poder Judiciário e forças de Segurança Pública (PC, PM, PRF). Foram observadas as orientações de biossegurança dos órgãos da saúde quanto a prevenção ao COVID-19.

A droga é oriunda de apreensões realizadas pelas forças de segurança pública que atuam no município de Bataguassu, sendo: Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal.

CMDCA e Assistência Social incentivam campanha “Leão Amigo da Criança e do Adolescente”

0

Objetivo é incentivar os contribuintes que fazem a sua Declaração Anual do Imposto de Renda

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) em parceria com Secretaria Municipal de Assistência Social de Brasilândia promovem a campanha “Leão Amigo da Criança e do Adolescente”.

O objetivo é incentivar os contribuintes que fazem a sua Declaração Anual do Imposto de Renda, também podem doar recursos do imposto para o Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Essa destinação pode ser feita de até 6% por pessoas físicas e de 1% pelas pessoas jurídicas.

Essa destinação da parte do IR não significa nenhum gasto extra para o contribuinte. É somente fazer a doação no prazo estabelecido e dentro da porcentagem máxima permitida e incluir os dados na declaração de ajuste anual do IR a ser entregue.

Com isso, o percentual doado deixa de ser recolhido ao caixa da União e é diretamente destinado para o Fundo Municipal, ou até mesmo pode ser destinado para algum projeto ou programa optado pelos declarantes.

Converse com o seu contador ou procure algum representante do CMDCA para saber mais sobre essa iniciativa. Seja solidário: tire da boca do leão para dar para as crianças.

COMO FAZER

No programa da DIRPF, ficha “Doações Diretamente na Declaração – ECA”, clique no botão <>, escolha o fundo <>, selecione a UF e o município de localização, bem como o projeto a ser beneficiado, e informe o valor a ser doado.

Em seguida, clique no botão <> para encerrar o preenchimento dos dados.

Pague o DARF até o dia 29 de abril.

Tire uma foto do DARF quitado e envie uma mensagem eletrônica anexando a foto/arquivo ao Conselho Municipal escolhido, informando qual entidade daquele município deseja que o valor seja creditado (esta etapa é importante para que o valor efetivamente chegue ao destino desejado).

SES pede que população mantenha vacina em dia; 776 novas infecções por Covid foram confirmadas

0

Três Lagoas não teve novos casos e nem mortes

Nesta quarta-feira (16) foram confirmadas 776 novas infecções por Covid e a média da última semana é de 833.

Segundo boletim, Dourados (207), Campo Grande (145), Maracaju (136), Douradina (102) e Fátima do Sul (34) são os cinco municípios com mais confirmações nesta quarta-feira.

O comparativo da evolução da média móvel dos últimos 21 dias, mostra tendência de queda. No dia 24 de fevereiro a média indicava 2.742 e hoje 834.  

Durante transmissão ao vivo da Secretaria de Estado de Saúde nesta quarta-feira, a secretária adjunta da SES, Christine Maymone, falou sobre indicadores em queda.

Decréscimo que vem se mantendo nas últimas 4 semanas. Nós já tivemos dias com muitos casos, e agora cada vez mais estamos muito próximos de 5 mil casos por semana epidemiológica, ou seja, uma média de 800 casos aproximadamente por dia”. 

Nas últimas 24 horas a SES registrou mais 8 óbitos por Covid. Com idades entre 40 a 90 anos e óbitos ocorridos entre os dias 19 de fevereiro a 15 de março, as vítimas residiam em Campo Grande (5), Jardim (1), Tacuru (1) e Naviraí (1). A média móvel dos últimos 7 dias está em 4,3 no Estado, e a taxa de letalidade em 2%. A evolução da média móvel de mortes dos últimos 21 boletins, indica tendência de queda. No dia 24 de fevereiro indicava média de 15, e agora está em 4,3.  

“Nós temos 10.453 óbitos embora estejamos também em queda do número de óbitos, porque já estivemos com 15, 14, 13, 12 nesses últimos dias. Mas agora temos 4,3 a nossa média móvel. Decaímos graças a vacinação e graças a você que foi até a unidade de saúde e mantém o seu calendário vacinal em dia”, pontuou Maymone. 

De 4.138 casos ativos no Estado, 4.044 estão em isolamento domiciliar e 94 são sul-mato-grossenses hospitalizados. Conforme o boletim, são 40 em leitos clínicos e 54 em leitos de UTI. A maioria das internações, 73, estão em leitos públicos. O gráfico indicador de casos internados também mostra redução significativa nos últimos 21 boletins. No dia 26 de fevereiro Mato Grosso do Sul tinha 294 pessoas internadas, e hoje são 94. 

Dados do vacinômetro mostram que da população vacinável, considerando pessoas acima de 5 ano e grupos prioritários, 93,9% já tomaram a D1 ou dose única, enquanto 80,9% tomaram as duas doses. A D3 já atingiu 39,5% e a D4 3,9% até o momento.

As medidas adotadas pelos municípios com base na circulação viral também foram alertadas durante a live. “Cada vez mais você vai ter que prestar atenção no seu município. Nós temos agora municípios com situações completamente diferentes. Há municípios em que há muitos poucos casos há mais de 4 semanas, e há municípios que têm uma circulação mais intensa. Aqui no município de Campo Grande nós estamos ainda sobre medidas pelo número de casos, com uso da máscara em ambientes fechados. É importante que você observe o que seu município está te orientando”. 

Brasilândia dá suporte aos pequenos produtores na produção de silagem

0

A ação garante alimento para o rebanho no período de estiagem

Na manhã deste quarta-feira (16), o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Jorge Madeira e o Gerente de Núcleo, Sérgio Doo, acompanharam o serviço de produção de silagem para os pequenos agricultores.

O mês de março é o período comum em que os pequenos produtores já se prepararam para o processo de silagem do pasto. A ação garante alimento para o rebanho no período de estiagem.

A Prefeitura de Brasilândia por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico dá suporte aos pequenos produtores neste trabalho.

Polícia incinera drogas avaliadas em mais de R$ 33 milhões em Três Lagoas

0

Drogas foram apreendidas em Três Lagoas e Água Clara

A Polícia Civil, por intermédio da 2ª Delegacia de Polícia de Três Lagoas e da Delegacia de Polícia de Água Clara, incinerou diversos tipos de drogas, dentre elas: cocaína, pasta base de cocaína, crack e maconha.

O fato aconteceu nesta manhã (16). Parte dessa droga, especificamente dois carregamentos de pasta base de cocaína, no total de 281 kg, estava avaliada em mais de 33 milhões de reais.

A incineração foi realizada na empresa Eldorado, em Três Lagoas, e contou com a participação da Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal Ministério Público e Vigilância Sanitária.

Ministério eleva para 18 anos classificação de filme de Danilo Gentili com cena de masturbação

0

*Agência Brasil

Como se Tornar o Pior Aluno da Escola era classificado para 14 anos

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Justiça (Senajus), alterou para 18 anos a classificação indicativa do filme Como se Tornar o Pior Aluno da Escola.

A reclassificação está publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (16). Até então, o longa era indicado para a faixa etária acima de 14 anos.

A justificativa para a alteração é que a produção apresenta “conteúdo com tendências de coação sexual ou estupro, ato de pedofilia, e situação sexual complexa”.

De acordo com o Ministério da Justiça, o prazo para ajustar os símbolos que indiquem a nova classificação em qualquer plataforma ou canal que possa exibir o longa é de cinco dias corridos. Outra decisão é que o filme só pode ser exibido pela TV aberta após às 23h.

Ontem (15), a pasta havia instaurado processo administrativo cautelar no qual determinava a suspensão do filme, em até cinco dias contados a partir de ontem, das plataformas de streaming como Netflix, Telecine, Globoplay, Youtube, Apple Computer Brasil e Amazon do Brasil.

Pelo despacho do MJSP, o não cumprimento da determinação, geraria multa diária de R$ 50 mil, além de sanções administrativas e penais.

Inspirado em um livro do comediante e apresentador Danilo Gentili, que também atua no filme, o longa de 2017 é acusado de fazer apologia à pedofilia. A história gira em torno de dois adolescentes, interpretados pelos atores Bruno Munhoz e Daniel Pimentel, que encontram um diário com “dicas” de como se tornar “o pior aluno da escola”.

Um trecho do filme que circulou nas redes sociais gerou polêmica, especialmente quando o inspetor, vivido pelo também apresentador e comediante Fábio Porchat, sugere um ato sexual por parte dos garotos.

Gentili disse que a cena foi tirada de contexto e que as reações ao trecho do filme são “chiliques, falso moralismo e patrulhamento”.

Já Fábio Porchat, destacou que interpreta um vilão: “É um personagem mau, que faz coisas horríveis. Um vilão pode ser racista, nazista, machista, pedófilo, matar ou torturar pessoas. Quando isso aparece em um filme, não quer dizer que estamos fazendo apologia”.

Guerreiro assina ordem de serviço para obras de drenagem e pavimentação no Paranapungá, em Três Lagoas

0

A obra será executada pela GTX Construtora e Serviços Ltda, tem o prazo de 12 meses para ser concluída

O Prefeito Angelo Guerreiro, acompanhado dos Secretários Municipais e vereadores de Três Lagoas realizaram na manhã desta quarta-feira (16), a assinatura da Ordem de Serviço para a realização de obras de drenagem de águas pluviais e pavimentação asfáltica no bairro Paranapungá.

As obras vão beneficiar diversas ruas no bairro Paranapungá, trazendo melhorias para os moradores e para aqueles que passam pela região.

A obra será executada pela GTX Construtora e Serviços Ltda, tem o prazo de 12 meses para ser concluída e está orçada em R$ 5.784.213.66. Os recursos são oriundos de emenda Parlamentar do Senador Nelsinho Trad e liberado através de convênio com a Caixa Econômica Federal.

Após melhorias no galpão que abriga a locomotiva, Exposição Maria Fumaça retornará no próximo mês em Três Lagoas

0

A obra está em fase de finalização de acabamento, e na próxima semana será concluída

A Exposição Maria Fumaça promovida pela Prefeitura de Três Lagoas voltará com visitação ao público no próximo mês, segundo informou a Diretoria de Cultura, responsável pela organização e manutenção do espaço.

Paralisada desde dezembro, a Exposição recebe benfeitorias para melhor atender a população três-lagoense e da região. No local estão sendo construídos sanitários masculino e feminino que serão destinados ao público.

A obra está em fase de finalização de acabamento, e na próxima semana será concluída, a previsão é de retornar as atividades no início de abril, juntamente com a Feira de Artesanatos.

EXPOSIÇÃO

A exposição celebra a restauração da Maria Fumaça que ficou parada por 40 anos no pátio do Barracão de Carpintaria da NOB na Avenida Rosário Congro, ao lado da Antiga Estação Ferroviária no Antigo Barracão de Manutenção de Máquinas da Noroeste do Brasil que também foi recentemente restaurado e está atualmente abrigando a Locomotiva.

PM de Ribas do Rio Pardo prende traficantes e captura foragida

0

Mulher foragida era integrante de facção

Dois homens e uma mulher, identificada como “Rouba-Brisa”, que seria integrante de uma facção criminosa, foram presos, na noite de ontem (15), em Ribas do Rio Pardo.

O trio foi preso pro tráfico de drogas. A Polícia Militar recebeu denúncias anônimas e, durante rondas, viu duas mulheres saindo de uma casa que estaria funcionando como bar para entrarem em um táxi.

 No interior da residência também se encontrava dois homens e, durante as averiguações, foram encontradas duas porções de cocaína em posse de um deles, sendo então dada voz de prisão ao trio.

Iniciou-se as buscas ao restante dos entorpecentes e ao ser questionada uma das mulheres confessou que parte da droga estaria escondidas junto a seu corpo.

Após buscas e checagem foi averiguado também constar que uma das mulheres, integrante do PCC, estava evadida do sistema prisional. Os três foram encaminhados para a delegacia da cidade por tráfico de drogas e evasão.

Licitação para revitalizar avenida Custódio Andrews acontece no próximo dia 24

0

A abertura das propostas das empresas interessadas em participar do certame será às 8 horas no setor de licitações da prefeitura de Três Lagoas

Onde há alguns anos só se ouvia o apito de trem, em breve será construída uma bela avenida, que vai desafogar o trânsito das principais vias de Três Lagoas.

Para isso, o prefeito Angelo Guerreiro conseguiu viabilizar recursos na ordem de R$ R$15.023.307,51, através de convênio com o Governo do Estado para execução de obras de infraestrutura que serão realizadas através de uma parceria entre as administrações estadual e municipal.

O recurso será aplicado em obras de drenagem de águas pluviais, pavimentação asfáltica e urbanização da avenida Custódio Andrews. No próximo dia 24, uma quinta-feira o setor de licitação da prefeitura fará o certame para escolher a empresa que ficará responsável pelas obras.

Na semana passada, a reportagem do Perfil News percorreu toda a extensão da avenida, juntamente com o secretário de Infraestrutura, Adriano Barreto, no qual falou com exclusividade as etapas da obra e como ficará a avenida depois de concluída.

Confira no vídeo:

Policial é atingido por tiros de fuzil e tem perna amputada em cidade de fronteira

0

Ele está internado em Antônio João e deverá ser transferido para Campo Grande

Um policial do Bope (Batalhão de Operações Especiais) acabou sendo atingido por tiros de fuzil durante uma troca de tiros iniciada após abordagem, na madrugada desta quarta-feira (16) em Antônio João.

A vítima não corre risco, mas teve a perna amputada em decorrência da gravidade dos ferimentos.

Ele foi levado para hospital da cidade de Antônio João e será transferido para Capital, ao que tudo indica.

O policial realizava um bloqueio policial em estrada vicinal do município, quando abordou um caminhão que tinha apoio de outros veículos, ocorrendo troca de tiros, segundo informações do Enfoque MS.

Os suspeitos fugiram e seguem sendo procurados em uma área de mata.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.