A obra está em fase de finalização de acabamento, e na próxima semana será concluída
A Exposição Maria Fumaça promovida pela Prefeitura de Três Lagoas voltará com visitação ao público no próximo mês, segundo informou a Diretoria de Cultura, responsável pela organização e manutenção do espaço.
Paralisada desde dezembro, a Exposição recebe benfeitorias para melhor atender a população três-lagoense e da região. No local estão sendo construídos sanitários masculino e feminino que serão destinados ao público.
A obra está em fase de finalização de acabamento, e na próxima semana será concluída, a previsão é de retornar as atividades no início de abril, juntamente com a Feira de Artesanatos.
EXPOSIÇÃO
A exposição celebra a restauração da Maria Fumaça que ficou parada por 40 anos no pátio do Barracão de Carpintaria da NOB na Avenida Rosário Congro, ao lado da Antiga Estação Ferroviária no Antigo Barracão de Manutenção de Máquinas da Noroeste do Brasil que também foi recentemente restaurado e está atualmente abrigando a Locomotiva.
Dois homens e uma mulher, identificada como “Rouba-Brisa”, que seria integrante de uma facção criminosa, foram presos, na noite de ontem (15), em Ribas do Rio Pardo.
O trio foi preso pro tráfico de drogas. A Polícia Militar recebeu denúncias anônimas e, durante rondas, viu duas mulheres saindo de uma casa que estaria funcionando como bar para entrarem em um táxi.
No interior da residência também se encontrava dois homens e, durante as averiguações, foram encontradas duas porções de cocaína em posse de um deles, sendo então dada voz de prisão ao trio.
Iniciou-se as buscas ao restante dos entorpecentes e ao ser questionada uma das mulheres confessou que parte da droga estaria escondidas junto a seu corpo.
Após buscas e checagem foi averiguado também constar que uma das mulheres, integrante do PCC, estava evadida do sistema prisional. Os três foram encaminhados para a delegacia da cidade por tráfico de drogas e evasão.
A abertura das propostas das empresas interessadas em participar do certame será às 8 horas no setor de licitações da prefeitura de Três Lagoas
Onde há alguns anos só se ouvia o apito de trem, em breve será construída uma bela avenida, que vai desafogar o trânsito das principais vias de Três Lagoas.
Para isso, o prefeito Angelo Guerreiro conseguiu viabilizar recursos na ordem de R$ R$15.023.307,51, através de convênio com o Governo do Estado para execução de obras de infraestrutura que serão realizadas através de uma parceria entre as administrações estadual e municipal.
O recurso será aplicado em obras de drenagem de águas pluviais, pavimentação asfáltica e urbanização da avenida Custódio Andrews. No próximo dia 24, uma quinta-feira o setor de licitação da prefeitura fará o certame para escolher a empresa que ficará responsável pelas obras.
Na semana passada, a reportagem do Perfil News percorreu toda a extensão da avenida, juntamente com o secretário de Infraestrutura, Adriano Barreto, no qual falou com exclusividade as etapas da obra e como ficará a avenida depois de concluída.
Ele está internado em Antônio João e deverá ser transferido para Campo Grande
Um policial do Bope (Batalhão de Operações Especiais) acabou sendo atingido por tiros de fuzil durante uma troca de tiros iniciada após abordagem, na madrugada desta quarta-feira (16) em Antônio João.
A vítima não corre risco, mas teve a perna amputada em decorrência da gravidade dos ferimentos.
Ele foi levado para hospital da cidade de Antônio João e será transferido para Capital, ao que tudo indica.
O policial realizava um bloqueio policial em estrada vicinal do município, quando abordou um caminhão que tinha apoio de outros veículos, ocorrendo troca de tiros, segundo informações do Enfoque MS.
Os suspeitos fugiram e seguem sendo procurados em uma área de mata.
A medida pretende dar uma nova oportunidade de regularização com a Fazenda Estadual, considerando que muitas pessoas não tiveram tempo hábil para fazer a adesão
O Governo de Mato Grosso do Sul publicou nesta quarta-feira (16) a Lei 5.835, que prorroga para 31 de março a adesão ao Refis (Programa de Recuperação Fiscal) de Imasul (Instituto de Meio Ambiente) e Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal).
As formas excepcionais de pagamento ou parcelamento de créditos valem para multas por infração ambiental ou multas sanitárias animal, vegetal e de inspeção de produtos e de subprodutos de origem animal consolidadas até 31 de dezembro de 2020.
Para as multas do Imasul, será concedido 80% de desconto no valor total para pagamento à vista. Quem preferir parcelar em até 20 vezes terá redução do valor de 50%. Não entram no programa as multas por desmatamento ilegal.
Já para a Iagro as multas sanitárias animal, vegetal e de inspeção de produtos e subprodutos de origem animal terão 50% de desconto no valor total no pagamento à vista e 30% de redução quando for parcelado em até 20 vezes.
Os interessados devem requisitar a adesão ao Refis na Iagro ou Imasul. A exceção é para os inscritos na dívida ativa, que precisam procurar a PGE (Procuradoria-Geral do Estado).
Confira aqui a Lei 5.835 publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (16).
Prêmio milionário é o quinto maior da modalidade em concursos
A Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira (16) um prêmio acumulado em R$ 165 milhões. O valor é o quinto maior da modalidade em concursos regulares, sem considerar a Mega da Virada.
As seis dezenas do concurso 2.463 serão sorteadas a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, na cidade de São Paulo (SP), com transmissão ao vivo pelas redes sociais das Loterias Caixa, na internet.
As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. A aposta simples, com seis dezenas marcadas, custa R$ 4,50.
De acordo com a Caixa, caso apenas um apostador acerte o prêmio de R$ 165 milhões, e aplique todo o valor na poupança, receberá R$ 825 mil de rendimento no primeiro mês.
Sol e aumento de nuvens de manhã, nesta quarta-feira em Três Lagoas. Pancadas de chuva à tarde e à noite
O outono, estação de transição entre o verão que se despede e o inverno que começa em junho, terá início às 12h33 do dia 20 de março, próximo domingo, pelo horário de Brasília. Durante a estação, há redução das chuvas, e a entrada de massas de ar frio, vindas do sul do continente, provocam queda das temperaturas, sendo observadas a formação de fenômenos meteorológicos, como nevoeiros, friagem e geadas.
De acordo com o meterologista Natálio Abrahão a tendência para os primeiros dias do outono, é que as características do verão continuem, com chuvas de final de tarde e calor acima de 30°C. Porém com o passar dos dias, as nuvens diminuem e os dias tendem a ficar mais secos. As temperaturas tendem a registrar grandes amplitudes térmicas, com madrugadas e manhãs mais frias e tardes com sensação de tempo abafado.
O outono de 2022 terá menos chuva do que o normal em Mato Grosso do Sul. De acordo com os modelos climáticos, a previsão mostra uma tendência de que as chuvas fiquem entre 40% a 50% abaixo da média climatológica para o período. A média climatológica do trimestre de Abril-Maio-Junho (AMJ) indica que as chuvas variam entre 200 a 300mm, em grande parte de Mato Grosso do Sul. Já nas regiões nordeste (município dentro desta região, Paranaíba) e noroeste (Corumbá) do estado as chuvas variam entre 100 a 200mm e no extremo sul da região sul (Mundo Novo, Iguatemi, Itaquiraí) entre 300 a 400 mm (Figura 1).
“Segundo a NOAA, a previsão indica manutenção da La Ninã até maio (77%) e, provavelmente, irá influenciar nas condições de tempo no outono. Durante a atuação da La Ninã tende a ocorrer uma maior frequência de massas de ar frio. Após, as previsões indicam uma fase de neutralidade das anomalias da temperatura da superfície do mar no oceano Pacífico Equatorial. Sendo assim, as chuvas devem ficar abaixo da média climatológica devido a atuação da La Niña”, diz trecho de prognóstico elaborado pelos meteorologistas do Cemtec, Valesca Fernandes e Vinícius Sperling.
As temperaturas do ar devem ficar dentro da média climatológica, conforme o Cemtec. Na região noroeste do Estado, municípios de Corumbá e Aquidauana (amarelo claro no mapa) há probabilidade que as temperaturas fiquem ligeiramente acima, entre 40-50% da média climatológica. Por outro lado, no extremo sul do Estado, como por exemplo, Mundo Novo, Japorã e Eldorado (azul claro), as temperaturas devem ficar ligeiramente abaixo da média, entre 40-50%.
Segundo a Climatempo, será na segunda quinzena de maio que o ar frio de origem polar poderá chegar com força a alguns estados brasileiros, incluindo Mato Grosso do Sul e fazendo a temperatura baixar para valores próximos e um pouco abaixo dos 10°C. Durante o mês de maio, a passagem de frentes frias pelo Sul do Brasil, Mato Grosso do Sul e São Paulo também pode provocar chuva forte nesses estados.
Antes disso, eventos de resfriamento leve podem acontecer nos estados do Sul, mas não há expectativa de nenhum evento de frio extremo que possa realmente chamar atenção e causar geadas preocupantes nos meses de março e abril. O meteorologista Nathálio Abrahão, destaca a probabilidade de 90% de chance de geadas, mais para o final da estação.
Tempo nesta quarta-feira
O tempo firme predomina em Mato Grosso do Sul nesta quarta-feira (16). A previsão indica sol com variação de nebulosidade em grande parte do Estado.
Apenas as regiões centro-norte e leste têm probabilidade para chuvas de intensidade fraca a moderada. De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima, a combinação de calor e umidade, associada ao deslocamento de cavados pode provocar tempestades acompanhadas de raios.
Será mais um dia com manhã fria e tarde quente no Estado. Os termômetros podem registrar temperaturas mínimas entre 15°C a 22°C e máximas entre 29°C a 35°C. Confira no mapa as condições estimadas pelo Cemtec para o Estado nesta quarta-feira.
A vítima de 39 anos era ameaçada de morte pelo marido, que possuía um revólver; os vizinhos ouviam gritos quando a mulher era agredida pelo companheiro
No início da tarde desta terça-feira, 15 de março, policiais civis de Brasilândia receberam informações de que poderia haver uma mulher em cárcere privado em uma residência localizada no bairro José Inácio, perímetro urbano da cidade. A equipe policial se deslocou até o endereço e constatou que o portão estava trancado com um cadeado pelo lado externo.
Os policiais escalaram um muro e conseguiram fazer contato com a vítima, que, desesperada, começou a chorar e a pedir por socorro. O cadeado foi arrombado e a vítima foi resgatada.
A CASA ESTAVA FECHADA COM UM CADEADO EXTERNO E A EQUIPE DE POLICIAIS TIVERAM QUE CORTAR O CADEADO PARA RESGATAR A VÍTIMA
O local onde ela era mantida em cárcere era bastante desarrumado em tinha péssimas condições de higiene.
A vítima de 39 anos, narrou que estava proibida de sair e sua casa há seis meses, desde que se mudou para Brasilândia. Essa informação foi confirmada por vizinhos, que nunca viram a vítima na rua ou na frente da casa e só sabiam que havia uma mulher na casa por causa dos gritos que ouviam quando ela era agredida pelo companheiro. Segundo relato da vítima, hoje pela manhã ela foi agredida fisicamente e ameaçada de morte pelo companheiro, que ameaçou matá-la com um revólver. O suspeito teria saído de casa e levado a arma consigo, deixando a vítima trancada.
A Polícia Civil de Brasilândia solicitou auxílio às Polícias Civil, Militar e Rodoviária do estado de São Paulo, pois havia informações de que o suspeito havia se deslocado para aquele estado.
Horas após uma equipe do TOR, Grupo Tático da Polícia Rodoviária Estadual de São Paulo, conseguiu localizar e abordar o suspeito em uma rodovia no município de Pacaembú-SP, distante cerca de 100 quilômetros de Brasilândia-MS.
S.R., 80 anos, estava acompanhado do filho, que também teria participado do cárcere privado da vítima. Os policiais do TOR apreenderam um revólver calibre .38 SPL em poder da dupla.
Ambos, pai e filho, foram detidos e serão autuados em flagrante delito por crime de sequestro e cárcere privado, lesão corporal dolosa e porte ilegal de arma de fogo. A prisão em flagrante será lavrada no plantão da Polícia Civil na cidade de Adamantina-SP.
A vítima prestou declarações na Delegacia de Polícia de Brasilândia e foi acolhida pelo serviço social do município
“A prisão dos suspeitos só foi possível pela perspicácia e cidadania da pessoa que denunciou esse grave crime à Polícia Civil e também pelo excelente entrosamento entre as forças policiais que atuam na região de divisa entre os estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo”
Foi publicado no Diário Oficial desta terça-feira (15), o Decreto Municipal que torna facultativo o uso de máscaras de proteção individual em Brasilândia.
Conforme o decreto publicado, continua obrigatório o uso de máscaras de proteção individual em ambientes fechados nos seguintes estabelecimentos: Estratégias de Saúde da Família, Postos de Saúde, Hospitais, Clinicas Médicas Particulares e Laboratórios, unidades de ensino, públicas e privadas, serviço público de transporte de passageiros incluindo-se o transporte escolar, transporte coletivo fretado (particular), transporte de pacientes pelas Secretarias de Saúde e Assistência Social, CRAS e CREAS, bem como para pessoas com sintomas gripais e com diagnóstico confirmado para COVID-19.
Além disso, o decreto municipal recomenda a continuidade do uso de máscaras de proteção individual em pessoas imunossuprimidas, idosas, e aquelas não vacinadas ou com esquema vacinal incompleto.
FLEXIBILIZAÇÃO DO USO DE MÁSCARAS
A medida segue o Decreto Estadual publicado na semana passada, tendo em visa do cenário epidemiológico em Mato Grosso do Sul, como a estabilização de novos casos de Covid-19 e também por mais da metade de população já estar imunizada.
A Biblioteca do Sesi está com as inscrições abertas até o dia 21 de março para o Projeto de Robótica Lego e Sesi. A ação conta com o apoio da Prefeitura de Brasilândia, por meio da Secretaria Municipal de Educação.
O público alvo é para crianças de 07 a 11 anos e os responsáveis devem matricular os interessados na sede da Biblioteca do Sesi, localizada na rua Geremias Borges, s/n, Jardim Camargo (próximo da agência do Banco do Brasil).
Para se inscrever é necessário estar em mãos com a Declaração de Matrícula da Escola onde o aluno estuda e os documentos pessoais da mãe. O início das aulas é em breve.
No Projeto de Robótica, o aluno vai aprender a montar e construir protótipos a partir de uma situação-problema, na qual auxilia no desenvolvimento cognitivo e inter-relacional com as outras crianças.
A Biblioteca do Sesi dispõe de um acervo completo de livros e mídias para atender a população, que pode visitar o local e utilizar de todo esse material, desenvolve também outros projetos e cursos em parceria com o Município e Estado.
O espaço também dispõe de computadores que também podem ser utilizados pelos alunos e pela população para estudo e pesquisa.
O caso foi registrado na 1ª Delegacia de Polícia Civil como homicídio culposo na direção de veículo automotor
Marcos Pereira Fontes, 49 anos, morreu em acidente de trânsito com outra carreta, na BR-158, em Paranaíba. O fato aconteceu na noite de segunda-feira (14).
Marcos estava na Volvo quando foi atingido por uma carreta Iveco carregada com soja, que seguia sentido Cassilândia-Paranaíba, conforme boletim de ocorrência.
A cabine da carreta de Marcos ficou destruída e chegou a sair da pista, entrando em uma vegetação ao lado da rodovia. Ele ficou preso às ferragens.
Já o motorista da Iveco nada sofreu.
O Corpo de Bombeiros, a PRF (Polícia Rodoviária Federal), Polícia Civil e perícia estiveram no local do acidente.
O caso foi registrado na 1ª Delegacia de Polícia Civil como homicídio culposo na direção de veículo automotor.
Decisão foi motivada por uma cena que viralizou na qual o personagem pedófilo assedia sexualmente dois garotos
O Ministério da Justiça e Segurança Pública determinou que o filme “Como se tornar o pior aluno da escola”, com Danilo Gentili e Fabio Porchat, seja removido dos catálogos das plataformas de streaming no Brasil.
Lançado em 2017, o filme foi alvo de críticas no fim de semana e o ministro da Justiça, Anderson Torres, disse na noite de domingo que “tomaria providências”.
O não cumprimento da medida, tomada por meio da Secretaria Nacional do Consumidor, pode resultar em multa diária de R$ 50 mil, afirmou o ministro nesta terça-feira.
Especialistas afirmam, no entanto, que a medida se configura como um ato de censura, já que o Ministério da Justiça não possui a capacidade de impedir a circulação de uma obra.
Algumas personalidades ligadas ao governo Bolsonaro se manifestaram desde domingo, acusando o filme de pedofilia. Entre elas estão o secretário especial da Cultura, Mario Frias, o deputado estadual André Fernandes (Republicanos-CE), a deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP), o deputado federal Marco Feliciano (PL-SP) e o vereador de Niterói Douglas Gomes (PTC-RJ), que compartilhou o vídeo da cena polêmica.
Em MS, o deputado estadual Coronel David citou que tomaria medidas necessárias.
É salientado que supermercados e demais locais onde houver fluxo de pessoas haja uma redução em 50% de atendimentos, que seja organizada as filas com distanciamento de 1,5 metros além de cobrado o uso de máscaras e de álcool em gel
O uso de máscaras em ambientes abertos, instituições bancárias, supermercados, lojas, restaurantes, conveniências, clubes e comércio em geral não será mais obrigatório em Bataguassu. A nova determinação foi publicada nesta terça-feira, dia 15 de março, em Diário Oficial através do Decreto Municipal nº 113/2022, de 14 de março de 2022.
Conforme o documento, as máscaras seguem obrigatórias em órgãos públicos, igrejas, escolas, hospitais e demais segmentos da área da saúde. As medidas preventivas visam combater o Novo Coronavírus (Covid-19).
DEMAIS DELIBERAÇÕES
O Decreto Municipal prossegue suspendendo no período de 15 a 29 de março, as rodas de tereré, o uso coletivo de bomba e aqueles que fumam narguilé, deverão fazer uso individual de seus componentes, com o compromisso de higienizá-los com frequência. É salientado que supermercados e demais locais onde houver fluxo de pessoas haja uma redução em 50% de atendimentos, que seja organizada as filas com distanciamento de 1,5 metros além de cobrado o uso de máscaras e de álcool em gel.
Fica liberada a realização de eventos culturais e de lazer; o funcionamento de parques públicos; e a realização de músicas ao vivo em estabelecimentos com reuniões de público tais como clubes sociais de diversões (boates, clube em geral, salões de bailes, restaurantes, clubes sociais, hotéis, pensões, albergues, camping, pousadas e assemelhados) desde que apresentado o Plano de Bioosegurança para aprovação junto a Vigilância Sanitária, devendo o público frequentador, apresentar no recinto do evento a comprovação das duas doses da vacina Covid-19; e consumo de bebidas em bares e conveniências, independentemente do horário.
Bancos e lotéricas poderão funcionar normalmente desde que cumpram com as medidas de biossegurança assim como os hotéis e pousadas ficam autorizados a funcionar com o uso da capacidade de 70% de seus leitos.
Fica permitido a realização de leilões presenciais, eventos esportivos, atividades da Melhor Idade, aulas presenciais e festas particulares (aniversários, casamentos e batizados) desde que seja respeitado e cumprido o protocolo de biossegurança, que deverá ser apresentado à Vigilância Sanitária.
As demais restrições seguirão as impostas pelo Decreto nº 15.632, de 09 de março de 2021 editadas pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul em enfrentamento a Covid-19.
]O descumprimento das medidas sujeitarão os infratores à advertências, penas educativas, prisão por desobediência (art. 330 CPB), cancelamento de alvarás, licenças ou autorizações além de multa de 14 a 540 UFERMS.
Até o momento, são 419 notificações, sendo 86 casos positivos de dengue e 229 negativos
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio da equipe de Vigilância Epidemiológica, setor da Diretoria de Vigilância em Saúde e Saneamento, divulgou o Boletim de Monitoramento da Dengue e da Leishmaniose, referente à 10ª semana de 2022, nesta terça-feira (15).
Como consta no boletim, na última semana foram notificados 27 casos de dengue, ainda esperando resultado de laboratório. Até o momento, são 419 notificações, sendo 86 casos positivos de dengue e 229 negativos.
LEISHMANIOSE
No monitoramento da doença, não houve registro de novos casos nesta semana, porém foi incluído 01 caso referente à 9ª semana. Portanto, Três Lagoas contabiliza 14 notificações, sendo 08 descartados como negativos, 05 positivos de leishmaniose visceral e 01 tegumentar.
A transmissão acontece de forma simultânea na página do facebook da Prefeitura de Três Lagoas e d Assistência Social
Dando continuidade às ações alusivas ao Dia Internacional da Mulher, a Secretária Municipal de Assistência Social (SMAS) promove nesta quarta-feira (16), às 9h, uma Live sobre o Empreendedorismo Feminino.
A palestrante será a Gerente da Regional Costa Leste do SEBRAE, Josi Signori, que vai falar sobre os Desafios e Oportunidades no Mercado de Trabalho de Três Lagoas. A transmissão acontece de forma simultânea na página do facebook da Prefeitura de Três Lagoas e d Assistência Social.
As ações alusivas ao mês das mulheres iniciaram com uma live trazendo à tona discussões a respeito do empoderamento feminino e durante todo o mês, nas redes sociais da Prefeitura e da SMAS serão publicados vídeos com histórias de mulheres empoderadas e que inspiram outras mulheres. Demais ações podem ser complementadas na programação.
A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Três Lagoas, por meio das equipes do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – Centro POP, intensificou a campanha “Esmola? Deixa pra lá”. Em parceria com o Departamento Municipal de Trânsito, foi realizada nesta terça-feira (15) uma blitz educativa com o objetivo de conscientizar os motoristas a não dar esmolas para as pessoas em situação de rua. A ação aconteceu na Rua Duque de Caxias, bairro Vila Nova.
De acordo com a coordenadora do Centro Pop, Solange Almeida, o objetivo da ação é conscientizar a população de que a esmola contribui com os vícios destes cidadãos.
“Cada pessoa em situação de rua ganha cerca de R$150 por dia e este valor é gasto na compra de álcool e drogas. A população pensa que está ajudando, mas na verdade estão financiando o vício destas pessoas”, destacou a coordenadora.
Durante a ação, foi reforçado aos motoristas que existem alternativas de auxílio às pessoas em situação de rua (PSR), ao invés da doação de dinheiro. Três Lagoas conta com o Centro Pop e a Unidade de Acolhimento POP, nestes pontos o usuário pode fazer sua higiene pessoal, alimentação (café da manhã, almoço e lanche da tarde), acontecem encaminhamentos a projetos, em especial o do Cultivando Saberes, e proporciona endereço institucional para utilização como referência do usuário.
Solange disse que a ação foi um sucesso, os motoristas e pilotos tiveram uma boa aceitação da mensagem.
A coordenadora de educação para o trânsito, Carol Feliciano, destacou que este tipo de blitz é planejado com antecedência e conta com o apoio dos guardas de trânsito que controlam o fluxo dos veículos. Carol ainda reforçou que as empresas que tiverem interesse em realizar ações semelhantes, que devem procurar o Departamento de Trânsito, apresentar a proposta e realizar o planejamento.
Os secretários do Município de Brasilândia, Fagner Sanches de Assis (Obras) e Jorge Madeira (Desenvolvimento Econômico) representaram nesta terça-feira (15), o prefeito Dr. Antonio Thiago na Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (SEMAGRO), em Campo Grande, onde trataram sobre melhorias do Distrito Industrial Arara Azul.
Os secretários se reuniram superintendente da pasta, Bruno Gouvêa, onde a pauta da reunião foi sobre a possibilidade de viabilizar recursos por meio de um convênio entre o Município e o Estado para implantação de infraestrutura para o Polo Industrial de Brasilândia.
POLO INDUSTRIAL
O Polo Industrial “Arara Azul” conta com uma área total de 930.500 metros quadrados e fica localizado no quilômetro 329 da rodovia federal BR-158.
O local conta com 146 lotes comerciais, 44 lotes de reserva da prefeitura e 113,4 mil m² de reserva florestal.
Além disso, o Município de Brasilândia também possui leis na área de incentivos fiscais e conta com uma estrutura exclusiva para doação de terrenos para novos empreendimentos.
A revisão salarial anual dos servidores administrativos do quadro de pessoal da prefeitura municipal terá um reajuste de 12%
Os vereadores de Três Lagoas aprovaram, na sessão ordinária desta terça-feira (15), projetos de lei que autorizam a reposição salarial anual de servidores públicos municipais, tanto do Executivo quanto do Legislativo. As leis aprovadas contemplam a reposição de perdas provocadas pela inflação no período.
O projeto de lei nº 16, de 11 de março de 2022, foi apresentado em regime de urgência e garantiu a revisão salarial anual dos servidores administrativos do quadro de pessoal da prefeitura municipal de Três Lagoas. O reajuste será de 12%
Já o projeto de lei nº 17, de 11 de março de 2022, concede reajuste salarial aos servidores do quadro geral da Câmara Municipal de Três Lagoas. Também foi votado em regime de urgência, solicitado pelo vereador Tonhão e aprovado pelo plenário. O percentual aprovado foi de 17,17%, incluindo o reajuste que ficou congelado desde 2020, devido à lei federal que impediu aumentos salariais durante a pandemia.
Tramitações
O projeto de lei nº 133 de 17 de novembro de _2021, que dispõe sobre a divulgação no site da prefeitura municipal de Três Lagoas dos dados básicos de todas as obras públicas municipais em andamento teve parecer desfavorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final aprovado e teve pedido de vistas pelo autor, vereador Paulo Veron.
O vereadores aprovaram pareceres favoráveis, da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final, para os seguintes projetos, que foram encaminhados para análise de viabilidade junto à Comissão de Finanças e Orçamento:
– Projeto de lei nº 134, de 18 novembro de 2021, o qual institui o Dia Municipal de Conscientização Sobre a Síndrome de Tourette, de autoria do vereador André Bittencourt.
– Projeto de lei nº 141, de 30_de novembro de 2021, que institui aSemana Municipal da Educação no Município de Três Lagoas, de autoria do vereador Negu Breno.
– Projeto de lei nº 01, de 10 de fevereiro de 2022, o qual inclui o Dia do Trabalhador Carvoeiro no calendário oficial do município de Três Lagoas, proposto pelo vereador Silverado.
– Projeto de lei nº 07, de 18 de fevereiro de 2022, proposta para instituir, no município de Três Lagoas, a “Semana Municipal do Primeiro Emprego e Empreendedorismo Jovem”, apresentada pelo vereador Cassiano Maia..
– Projeto de lei nº 08, de 18 de fevereiro de 2022, o qual dispõe sobre a criação da central virtual para a adoção de cães e gatos junto ao site oficial e redes sociais do município de Três Lagoas e dá outras providências, de autoria de André Bittencourt
Também entraram na pauta, para início de tramitação, quatro projetos de lei, todos encaminhados para análise e parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final. São eles:
– Projeto de lei nº 12, de 03 de março de 2022: “autoriza o município deTrês Lagoas a criar o selo “Empresa Responsável pela Inclusão”no município de Três Lagoas e dá outras providências, de autoria de André Bittencourt.
– Projeto de lei nº 13 de 09 de março de 2022: “altera dispositivos da lei nº 2.295, de 21 de outubro de 2008 e dá outras providências, de modo a corrigir o roteiro anterior, encaminhado pelo Executivo.
– Projeto de lei nº 14 de 09 de março de 2022: “altera dispositivos da lei nº 1.941, de 16 de dezembro de 2004 e dá outras providências, de modo a corrigir o roteiro anterior, de autoria do Executivo.
– Projeto de lei nº 15 de 09 de março de 2022: “altera dispositivos da lei nº 2.623, de 18 de setembro de 2012 e dá outras providências, de modo a corrigir o roteiro anterior, também proposto pelo Executivo.
Requerimentos
Também foram aprovados dois requerimentos. Um deles, apresentado pelo vereador Doutor Cassiano Maia, foi subscrito por todos os outros vereadores a visa conceder Moção de Congratulação ao Rotary Club de Três Lagoas, pela manutenção de um programa de banco de cadeiras de rodas, que engloba também outros materiais e equipamentos ortopédicos. Este programa auxilia os três-lagoenses com empréstimos de cadeiras de rodas, cadeiras de banho, andadores e muletas, sendo 583 materiais, em sua ampla maioria de cadeiras de rodas e de banho.
Também foi subscrito por todos, requerimento proposto pelo vereador Marcus Bazé visando solicitar reunião com a empresa CTG, concessionária da usina de Jupiá, com objetivo de liberação da ponte da usina para o trânsito de ciclistas que praticam esportes entre MS e SP. Atualmente, eles fazem a travessia do rio Paraná pela ponte rodoviária.