19.5 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de junho de 2026
Início Site Página 1987

Três Lagoas tem 27 casos suspeitos de dengue e 1 de leishmaniose visceral, aponta boletim

0

Até o momento, são 419 notificações, sendo 86 casos positivos de dengue e 229 negativos

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio da equipe de Vigilância Epidemiológica, setor da Diretoria de Vigilância em Saúde e Saneamento, divulgou o Boletim de Monitoramento da Dengue e da Leishmaniose, referente à 10ª semana de 2022, nesta terça-feira (15).

Como consta no boletim, na última semana foram notificados 27 casos de dengue, ainda esperando resultado de laboratório. Até o momento, são 419 notificações, sendo 86 casos positivos de dengue e 229 negativos.

LEISHMANIOSE

No monitoramento da doença, não houve registro de novos casos nesta semana, porém foi incluído 01 caso referente à 9ª semana. Portanto, Três Lagoas contabiliza 14 notificações, sendo 08 descartados como negativos, 05 positivos de leishmaniose visceral e 01 tegumentar.

Monitoramento da dengue.xls (8)

Baixar

LEISHMANIOSE 2022

(3)Baixar

Assistência social de Três Lagoas promove live com tema empreendedorismo feminino nesta quarta-feira

0

A transmissão acontece de forma simultânea na página do facebook da Prefeitura de Três Lagoas e d Assistência Social

Dando continuidade às ações alusivas ao Dia Internacional da Mulher, a Secretária Municipal de Assistência Social (SMAS) promove nesta quarta-feira (16), às 9h, uma Live sobre o Empreendedorismo Feminino.

A palestrante será a Gerente da Regional Costa Leste do SEBRAE, Josi Signori, que vai falar sobre os Desafios e Oportunidades no Mercado de Trabalho de Três Lagoas. A transmissão acontece de forma simultânea na página do facebook da Prefeitura de Três Lagoas e d Assistência Social.

As ações alusivas ao mês das mulheres iniciaram com uma live trazendo à tona discussões a respeito do empoderamento feminino e durante todo o mês, nas redes sociais da Prefeitura e da SMAS serão publicados vídeos com histórias de mulheres empoderadas e que inspiram outras mulheres. Demais ações podem ser complementadas na programação.

Assistência Social realiza blitz educativa em alusão à campanha “Esmola? Deixa pra lá”

0

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Três Lagoas, por meio das equipes do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – Centro POP, intensificou a campanha “Esmola? Deixa pra lá”.
Em parceria com o Departamento Municipal de Trânsito, foi realizada nesta terça-feira (15) uma blitz educativa com o objetivo de conscientizar os motoristas a não dar esmolas para as pessoas em situação de rua. A ação aconteceu na Rua Duque de Caxias, bairro Vila Nova.


De acordo com a coordenadora do Centro Pop, Solange Almeida, o objetivo da ação é conscientizar a população de que a esmola contribui com os vícios destes cidadãos.


“Cada pessoa em situação de rua ganha cerca de R$150 por dia e este valor é gasto na compra de álcool e drogas. A população pensa que está ajudando, mas na verdade estão financiando o vício destas pessoas”, destacou a coordenadora.


Durante a ação, foi reforçado aos motoristas que existem alternativas de auxílio às pessoas em situação de rua (PSR), ao invés da doação de dinheiro. Três Lagoas conta com o Centro Pop e a Unidade de Acolhimento POP, nestes pontos o usuário pode fazer sua higiene pessoal, alimentação (café da manhã, almoço e lanche da tarde), acontecem encaminhamentos a projetos, em especial o do Cultivando Saberes, e proporciona endereço institucional para utilização como referência do usuário.


Solange disse que a ação foi um sucesso, os motoristas e pilotos tiveram uma boa aceitação da mensagem.

A coordenadora de educação para o trânsito, Carol Feliciano, destacou que este tipo de blitz é planejado com antecedência e conta com o apoio dos guardas de trânsito que controlam o fluxo dos veículos. Carol ainda reforçou que as empresas que tiverem interesse em realizar ações semelhantes, que devem procurar o Departamento de Trânsito, apresentar a proposta e realizar o planejamento.

Brasilândia propõe pareceria ao SEMAGRO para implantação de infraestrutura no Polo Industrial Arara Azul

0

Os secretários do Município de Brasilândia, Fagner Sanches de Assis (Obras) e Jorge Madeira (Desenvolvimento Econômico) representaram nesta terça-feira (15), o prefeito Dr. Antonio Thiago na Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (SEMAGRO), em Campo Grande, onde trataram sobre melhorias do Distrito Industrial Arara Azul.

Os secretários se reuniram superintendente da pasta, Bruno Gouvêa, onde a pauta da reunião foi sobre a possibilidade de viabilizar recursos por meio de um convênio entre o Município e o Estado para implantação de infraestrutura para o Polo Industrial de Brasilândia.

POLO INDUSTRIAL

O Polo Industrial “Arara Azul” conta com uma área total de 930.500 metros quadrados e fica localizado no quilômetro 329 da rodovia federal BR-158.

O local conta com 146 lotes comerciais, 44 lotes de reserva da prefeitura e 113,4 mil m² de reserva florestal.

Além disso, o Município de Brasilândia também possui leis na área de incentivos fiscais e conta com uma estrutura exclusiva para doação de terrenos para novos empreendimentos.

Servidores do Executivo e Legislativo de Três Lagoas têm correção salarial aprovada pela Câmara

0

A revisão salarial anual dos servidores administrativos do quadro de pessoal da prefeitura municipal terá um reajuste de 12%

Os vereadores de Três Lagoas aprovaram, na sessão ordinária desta terça-feira (15), projetos de lei que autorizam a reposição salarial anual de servidores públicos municipais, tanto do Executivo quanto do Legislativo. As leis aprovadas contemplam a reposição de perdas provocadas pela inflação no período.

O projeto de lei nº 16, de 11 de março de 2022, foi apresentado em regime de urgência e garantiu a revisão salarial anual dos servidores administrativos do quadro de pessoal da prefeitura municipal de Três Lagoas. O reajuste será de 12%

Já o projeto de lei nº 17, de 11 de março de 2022, concede reajuste salarial aos servidores do quadro geral da Câmara Municipal de Três Lagoas. Também foi votado em regime de urgência, solicitado pelo vereador Tonhão e aprovado pelo plenário. O percentual aprovado foi de 17,17%, incluindo o reajuste que ficou congelado desde 2020, devido à lei federal que impediu aumentos salariais durante a pandemia.

Tramitações

O projeto de lei nº 133 de 17 de novembro de _2021, que dispõe sobre a divulgação no site da prefeitura municipal de Três Lagoas dos dados básicos de todas as obras públicas municipais em andamento teve parecer desfavorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final aprovado e teve pedido de vistas pelo autor, vereador Paulo Veron.

Servidores do Executivo e Legislativo de Três Lagoas têm correção salarial aprovada pela Câmara

O vereadores aprovaram pareceres favoráveis, da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final,  para os seguintes projetos, que foram encaminhados para análise de viabilidade junto à  Comissão de Finanças e Orçamento:

– Projeto de lei nº 134, de 18 novembro de 2021, o qual institui o Dia Municipal de Conscientização Sobre a Síndrome de Tourette, de autoria do vereador André Bittencourt.

– Projeto de lei nº 141, de 30_de novembro de 2021, que institui a Semana Municipal da Educação no Município de Três Lagoas, de autoria do vereador Negu Breno.

– Projeto de lei nº 01, de 10 de fevereiro de 2022, o qual inclui o Dia do Trabalhador Carvoeiro no calendário oficial do município de Três Lagoas, proposto pelo vereador Silverado.

– Projeto de lei nº 07, de 18 de fevereiro de 2022, proposta para instituir, no município de Três Lagoas, a “Semana Municipal do Primeiro Emprego e Empreendedorismo Jovem”, apresentada pelo vereador Cassiano Maia..

Projeto de lei nº 08, de 18 de fevereiro de 2022, o qual dispõe sobre a criação da central virtual para a adoção de cães e gatos junto ao site oficial e redes sociais do município de Três Lagoas e dá outras providências, de autoria de André Bittencourt

Também entraram na pauta, para início de tramitação, quatro projetos de lei, todos encaminhados para análise e parecer da
Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final. São eles:

– Projeto de lei nº 12, de 03 de março de 2022: “autoriza o município deTrês Lagoas a criar o seloEmpresa Responsável pela Inclusão”no município de Três Lagoas e dá outras providências, de autoria de André Bittencourt.

– Projeto de lei nº 13 de 09 de março de 2022: “altera dispositivos da lei nº 2.295, de 21 de outubro de 2008 e dá outras providências, de modo a corrigir o roteiro anterior, encaminhado pelo Executivo.

– Projeto de lei nº 14 de 09 de março de 2022: “altera dispositivos da lei nº 1.941, de 16 de dezembro de 2004 e dá outras providências, de modo a corrigir o roteiro anterior, de autoria do Executivo.

– Projeto de lei nº 15 de 09 de março de 2022: “altera dispositivos da lei nº 2.623, de 18 de setembro de 2012 e dá outras providências, de modo a corrigir o roteiro anterior, também proposto pelo Executivo.

Requerimentos

Também foram aprovados dois requerimentos. Um deles, apresentado pelo vereador Doutor Cassiano Maia, foi subscrito por todos os outros vereadores a visa conceder Moção de Congratulação ao Rotary Club de Três Lagoas, pela manutenção de um programa de banco de cadeiras de rodas, que engloba também outros materiais e equipamentos ortopédicos. Este programa auxilia os três-lagoenses com empréstimos de cadeiras de rodas, cadeiras de banho, andadores e muletas, sendo 583 materiais, em sua ampla maioria de cadeiras de rodas e de banho.

Também foi subscrito por todos, requerimento proposto pelo vereador Marcus Bazé visando solicitar reunião com a empresa CTG, concessionária da usina de Jupiá, com objetivo de liberação da ponte da usina para o trânsito de ciclistas que praticam esportes entre MS e SP. Atualmente, eles fazem a travessia do rio Paraná pela ponte rodoviária.

Defensoria Pública orienta como agir em casos de fraudes no golpe do pix

0

Defensoria registrou 53 atendimentos relacionados a golpe com Pix em todo MS

A Defensoria Pública de MS, por meio do Núcleo do Consumidor (Nuccon), chama atenção para que as consumidoras e consumidores tenham cuidado com os casos de golpe com pix, transferência de recursos instantâneo.

Em matéria divulgada hoje (15), no Dia do Consumidor, a Defensoria registrou, até ontem (14/03), 53 atendimentos relacionados a golpe com Pix em todo Estado.

A coordenadora do Nuccon, defensora pública de Segunda Instância Jane Inês Dietrich, pontua que golpistas acompanham a evolução da tecnologia, por isso, é necessário se prevenir.

“Análises podem confirmar possível fragilidade no sistema operado pelo fornecedor do serviço, ou seja, que a atividade da instituição financeira, que é regulada pelo Banco Central, possibilitou a ação do criminoso. Confirmar a identidade antes do envio de valores, trocar senhas, pin e puks ajudam a se proteger de fraudadores”, explica a coordenadora.

Com base no ofício 298/2022 do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor, veja um guia sobre prevenção dos principais golpes envolvendo Pix:

SIM Swap

É um novo golpe onde o criminoso liga para a operadora, se passa pelo cliente, e pede o cancelamento do chip e transferência de todas as informações da linha para um novo dispositivo microeletrônico. Desta maneira o golpista começa a receber ligações e mensagens que a vítima receberia, permitindo o acesso ao banco, redes sociais, ou qualquer aplicativo que tenha sido programado para recuperar senha via SMS.

Orientação: Todo chip vem com um código de pin e puk, que serão solicitados todas as vezes que houver transferência de um chip ou todas as vezes que você desligar o aparelho. No entanto eles precisam ser ativados nas configurações do aparelho.

Whatsapp clonado

O golpe do Whatsapp clonado já era aplicado antes do Pix, no entanto, a instantaneidade da forma de pagamento torna a ação mais eficiente.

Orientações: Não informar códigos ou outras informações sobre seu Whatsapp para desconhecidos, e não transferir dinheiro para amigos ou conhecidos, sem confirmar que realmente se trata da pessoa.

Perfil falso no Whatsapp

Em vez de clonar o Whatsapp, outros golpistas recorrem à criação de um perfil falso da vítima. Eles se passam pela pessoa ao criar uma conta no Whatsapp com seu nome e foto. Com isso, passam a pedir dinheiro.

Orientação: A melhor recomendação é sempre confirmar que realmente se trata da pessoa em questão antes de realizar qualquer tipo de movimentação financeira. Você pode sanar essa dúvida rapidamente fazendo uma ligação, por exemplo.

Páginas falsas para roubar dados

Para começar a usar o Pix, os usuários devem cadastrar uma chave. O golpe ocorre justamente nesse momento, quando são enviadas mensagens ou e-mail com um link para cadastro da chave. Nessas páginas falsas, são solicitados dados que permitem que os golpistas possam usar o dinheiro da conta de forma indevida.

Orientação: É sempre importante se certificar de que você está realmente na página real do seu banco antes de inserir qualquer dado.

Falsas centrais de atendimento

Os golpistas criam contas no Whatsapp se passando por bancos ou outras instituições, solicitando informações sigilosas ou enviando links maliciosos.

Orientações: Para evitar que isso aconteça com você, sempre entre em contato com o seu banco por meio do site, aplicativo ou presencialmente, na sua agência. Além disso, desconfie sempre receber links que solicitam a informação de dados bancários.

Venda falsa

Este golpe é feito através da venda de algum produto em uma rede social ou site de uma loja. O golpista negocia com a vítima para que o pagamento seja feito pelo Pix, mas o produto não existe e a venda é falsa.

Orientação: Pesquise se as ofertas ou produtos são confiáveis, verifique se a loja existe, confira os sites especializados em reclamações; Se for um perfil em uma rede social, desconfie de grandes promessas.

Novas medidas do Banco Central

Caso você tenha caído em um desses golpes mencionados, é ideal que você acione a polícia e a sua instituição bancária. Você também pode registrar uma reclamação no Banco Central contra a instituição onde o golpista possui conta.

Lembre-se que você tem direito ao Serviço de Atendimento ao Consumidor. Caso o seu problema não seja resolvido você pode recorrer à Defensoria Pública ou ao Procon.

Para evitar esses golpes, o Bacen também anunciou medidas de prevenção:

• Limite de R$1.000 no valor das transferências no período noturno: entre às 20h e 6h, operações financeiras entre pessoas físicas e microempreendedores (MEI) terá o limite de R$1.000;
• Bloqueios de transações por 30 minutos durante o dia ou 1 hora durante à noite: todas as transferências feitas via Pix passam por uma análise de risco e, caso haja algum indício de anormalidade, esse bloqueio de tempo é acionado para que uma análise mais criteriosa seja feita, reduzindo assim o risco de golpes;
• Prazo mínimo de 24h e máximo de 48h para pedidos de aumento do limite: é o tempo que levará para pedidos de aumento do limite diário de transferências via Pix serem atendidos.
Atenção: o limite diário pode ser alterado pelo cliente, exceto no período noturno. Por exemplo, uma pessoa pode alterar limite diário para R$5.000,00, mas independente disso, das 20h às 6h, o limite será R$1.000,00.

Homem é preso por tráfico em Brasilândia

0

Ele receberia R$ 300 para levar droga para Três Lagoas

Homem, que não teve a identidade divulgada, foi preso, na madrugada de hoje (15), pelo crime de tráfico de drogas, em Brasilândia.

Conforme a nota, o GUPM Canil, juntamente GUPF Canil, em fiscalização de rotina na ms-395 realizou o flagrante.

Foi dado ordem de parada ao veículo S10 de cor prata, mas o motorista não obedeceu a ordem de parada e empreendeu fuga pela rodovia.

Foi realizado acompanhamento tático, por cerca de 5km e o motorista foi flagrado jogando algo pela janela.

Após a abordagem, o condutor relatou, por motivos de estar assinando regime aberto, não poderia estar trafegando aquele horário fora da comarca de Três Lagoas.

Foi feito varredura onde ele arremessou o item e foi localizada duas bolsas, contendo vários tabletes de maconha.

O mesmo relatou que pegou a droga na praça em Bataguassu-MS e que receberia a quantia de R$3000,00 reais, para fazer o transporte até a cidade de Três Lagoas.

Que foi realizado a pesagem da droga, totalizando 25,5kg. Que o autor foi conduzido a polícia sem lesões aparentes para providências cabíveis.

Brasil já confirmou dois casos da Deltacron, diz ministro

0

Nova cepa combina características da Delta e da Ômicron

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, confirmou, hoje (15), que o Brasil já registra dois casos de pessoas infectadas por uma variante do novo coronavírus, a Deltacron.

A nova cepa combina características genéticas da Ômicron e da Delta e vem sendo monitorada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde o início do mês, quando os primeiros casos foram identificados na França.

“Nosso serviço de vigilância genômica já identificou dois casos no Brasil. Um no Amapá, outro no Pará”, disse o ministro a jornalistas, ao chegar ao ministério.

Queiroga destacou que, em um contexto de pandemia, no qual um vírus se espalha com maior facilidade entre a população, se replicando velozmente, as probabilidades dele sofrer mutações aumentam. Segundo ele, isso demonstra a importância da população se vacinar.

“Esta variante [a Deltacron] é considerada de importância e requer o monitoramento”, acrescentou Queiroga, assegurando que, mesmo com a “desaceleração” do surgimento de novos casos da covid-19 em todo o país, as autoridades sanitárias devem continuar vigilantes.

“Tudo que acontece nos outros países, nós observamos. Monitoramos todos os casos, e isto é fruto do fortalecimento da capacidade de vigilância genômica no Brasil – [fruto] dos fortes investimentos que o governo federal fez após a pandemia”, acrescentou o ministro.

De acordo com o Ministério da Saúde, entre a tarde de domingo (13) e o fim da tarde de ontem (14), foram confirmados 11.287 novos casos de covid-19 no país, e 171 mortes em decorrência da doença.

Aos sábados, domingos e segundas-feiras, os números contabilizados tendem a ser menores que os dos demais dias da semana devido à dificuldade das secretarias de saúde dos estados e municípios repassarem informações. Mesmo assim, os resultados gerais indicam uma melhora da situação.

Com este cenário, vários estados e municípios já flexibilizaram medidas de controle sanitário, como a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção.

“O STF [Supremo Tribunal Federal] delegou a estados e municípios a prerrogativa de, de maneira complementar à União, dispor a respeito do uso de máscaras. Não se trata de obrigar as pessoas a não usar máscaras, mas sim de desobrigar o uso. E isto depende do cenário epidemiológico [local]. É preciso fazer isto de forma inteligente. Por exemplo, mesmo o número de casos estando desacelerando, é recomendável continuarmos usando as máscaras em hospitais. Pessoas imunocomprometidas e indivíduos que passaram por um transplante também”, finalizou o ministro.

*Com informações Agência Brasil

Polícia de Três Lagoas prende acusado de matar irmão em Goiás

0

Crime aconteceu em 2021

Homem de 36 anos, acusado de matar o irmão em Goiás, foi preso, na noite de ontem (14), pela no bairro Nossa Senhora Aparecida, em Três Lagoas.

Durante a abordagem, o autor disse ter perdido os documentos e se identificou com nome falso.

Os policiais desconfiaram da atitude do rapaz e o conduziram até o plantão policial para averiguação das informações repassadas.

Na delegacia, ele foi identificado corretamente e os policiais descobriram que contra ele havia um mandado de prisão decretada pelo crime de homicídio qualificado contra o irmão, em 2021.

Em consulta ao sistema de polícia goiano foi verificado ainda, que o autor cumpria pena pelo crime de latrocínio, ocorrido em 2006.

Após praticar o crime de homicídio contra o irmão, ele quebrou a tornozeleira eletrônica que utilizava e se evadiu do Estado rumo a Três Lagoas.

Os policiais mantiveram contato com a o Grupo de Investigação de Homicídios no município de Rio Verde –GO e deram cumprimento ao mandado de prisão.

O foragido foi recambiando a Penitenciária de Segurança Média onde aguardará a disposição da Justiça.

Deputado Coronel David pede medidas contra filme ‘Como se tornar o pior aluno da escola’

0

Filme é baseado em um livro de 2009, escrito por Gentili

O deputado estadual Coronel David encaminhou indicação ao ministro da Justiça Anderson Torres pedindo medidas contra o filme que estreou na Netflix de Danilo Gentili e Fábio Porchat, ‘Como se tornar o pior aluno da escola’.

No documento, o deputado destaca que o filme tem apologia à pedofilia existente, além de incitar à prática de desleixo com estudos e preparo pessoal.

O filme é baseado em um livro de 2009, escrito por Gentili.

Apesar de ser de 2017, o filme esteve entre os assuntos mais comentados após estrear na plataforma na última semana.

Na justificativa apresentada por Coronel David, na cena em questão, o ator Fábio Porchat aparece induzindo dois meninos a fazerem masturbação para ele em troca de favores em uma escola onde se passa o filme. 

O parlamentar diz ainda que: “trata-se de uma perversão, um desvio sexual, que leva um indivíduo adulto a se sentir sexualmente atraído por crianças”. 

A indicação foi encaminhada ao Ministro da Justiça, Anderson Torres, com cópia a Augusto Aras, Procurador-Geral da República, e, a Alexandre Magno Benites de Lacerda, Procurador-Geral de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul.

Mato Grosso do Sul investiu R$3,9 bilhões em Educação em 2021

0

*Com informações da assessoria

Além disso, assim como os gastos do governo com educação, houve aumento no investimento anual por aluno nos últimos ano

O Estado do MS investiu cerca de R$3,9 bilhões na educação dos quase 200 mil alunos matriculados nas escolas estaduais em 2021. O valor, apurado pelo Observatório Econômico do Sindifiscal/MS, representa 29,2% da Receita Líquida de Impostos (RLI) arrecadado no mesmo ano. De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, o Estado deve aplicar, no mínimo, 25%.

De acordo com o diretor do Observatório Econômico, Clauber Aguiar, isso reflete o comprometimento do governo com o cumprimento da lei. “Desde 2012, quando começamos a analisar esses dados, o orçamento de Manutenção e Desenvolvimento da Educação tem sido muito superior ao exigido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, chegando a quase 45% da RLI em 2017”, relembra o diretor. 

Além disso, assim como os gastos do governo com educação, houve aumento no investimento anual por aluno nos últimos anos. Segundo dados analisados pelo Observatório Econômico, o gasto anual por aluno em 2019 atingiu R$ 14.530,00, o que representou aumento de 15% em relação a 2018 (R$ 12.682,00). Observa-se que a linha de custo por aluno possui tendência de crescimento em média de 16% ao ano. Dessa forma o valor atingido em 2020 foi de R$ 15.530,00. 

Os investimentos feitos pela Secretaria de Educação tiveram um salto de 97% em relação a 2020, passando de R$ 36,7 milhões para R$72,4 milhões.Também apresentaram aumento as despesas com pessoal e encargos sociais (13%) e de custeio (45%). 

Para 2022, o orçamento da SED é de R$2,47 bilhões, R$139 milhões a mais do que foi disponibilizado em 2021. O aumento no repasse vai ajudar a alcançar as metas estabelecidas para este ano letivo. Nos últimos anos, a nota do IDEB do ensino médio do Estado do Mato Grosso do Sul ficou abaixo do ideal, sendo em 2013 a última vez em que a meta foi atingida. De acordo com o Diretor-Presidente do SINDIFISCAL/MS, Francisco Carlos de Assis. “A pandemia nos trouxe diversos desafios, e para 2022, com a volta das aulas presenciais, as metas serão a redução da taxa de abandono, cumprimento da meta do IDEB e aumento na taxa de aprovação do Estado”, afirma.

Os dados desta matéria foram retirados das análises do Observatório Econômico. As informações constam no site www.sindifiscalms.org.br e podem ser consultadas diretamente no  link https://fatogeradorsindifiscalms.blogspot.com/

Observatório Econômico

O Observatório Econômico é uma estrutura pertencente ao Sindifiscal/MS. O principal objetivo é monitorar a economia do Estado de Mato Grosso do Sul. O projeto foi lançado em 2015 e produz pesquisas e elabora estudos técnicos com informações e propostas que possibilitem a atuação da entidade e municípios no cenário governamental. E assim, cumprir sua responsabilidade social, pensando soluções para o seu desenvolvimento.

 

Caixa libera abono salarial para trabalhadores nascidos em julho

0

*Agência Brasil

Servidores públicos com inscrição de final 6 também recebem hoje

Os trabalhadores da iniciativa privada nascidos em julho recebem hoje (15) o abono salarial ano-base 2020. A Caixa Econômica Federal iniciou o pagamento em 8 de fevereiro e prosseguirá com a liberação até 31 de março, baseada no mês de nascimento do beneficiário.Caixa libera abono salarial para trabalhadores nascidos em julhoCaixa libera abono salarial para trabalhadores nascidos em julho

Também nesta terça-feira, o Banco do Brasil libera o abono salarial para os trabalhadores do setor público com inscrição de final 6. O pagamento para essa categoria começou a ser feito em 15 de fevereiro e segue até 24 de março, com base no dígito final da inscrição do servidor.

O abono salarial de até um salário mínimo é pago aos trabalhadores inscritos no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) há pelo menos cinco anos. Recebe o abono agora quem trabalhou formalmente por pelo menos 30 dias em 2020, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos.

O benefício não é pago aos empregados domésticos. Isso porque o abono salarial exige vínculo empregatício com uma empresa, não com outra pessoa física. Jovens aprendizes também não têm direito.

Trabalhadores da iniciativa privada que recebem pela Caixa Econômica Federal:

Mês de nascimentoData do pagamento
Janeiro   8 de fevereiro
Fevereiro10 de fevereiro
Março15 de fevereiro
Abril17 de fevereiro
Maio 22 de fevereiro
Junho24 de fevereiro
Julho15 de março
Agosto17 de março
Setembro 22 de março
Outubro24 de março
Novembro29 de março
Dezembro   31 de março

       
Trabalhadores do setor público, que recebem pelo Banco do Brasil:

Final da inscrição   Data do pagamento
015 de fevereiro
1  15 de fevereiro
217 de fevereiro
3  17 de fevereiro
422 de fevereiro
524 de fevereiro
615 de março
7  17 de março
8   22 de março
924 de março

Os valores pagos a cada trabalhador variam de acordo com a quantidade de dias trabalhados durante o ano-base 2020.

Devem receber o benefício cerca de 22 milhões de trabalhadores, com valor total de mais de R$ 20 bilhões. Os recursos vêm do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

A Caixa informou que o crédito será depositado automaticamente para quem tem conta no banco. Os demais beneficiários receberão os valores por meio da Poupança Social Digital, podendo ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem.

Caso não seja possível a abertura da conta digital, o saque poderá ser realizado com o Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, Caixa Aqui ou agências, sempre de acordo com o calendário de pagamento.

Para os beneficiários residentes nos municípios da Bahia, de Minas Gerais e do Rio de Janeiro em situação de emergência, devido às fortes chuvas, o pagamento foi liberado em 8 de fevereiro, independentemente do mês de nascimento 

Polícia prende homem em flagrante por furto em Nova Andradina

0

Ele já tinha cometido vários furtos em comércios da região

A Polícia Civil prendeu em flagrante um indivíduo de 19 anos, acusado por praticar furtos na cidade. A prisão aconteceu nesta segunda-feira (14).

De acordo com o apurado, policiais civis deram sequência em uma série de diligências com o objetivo de identificar os responsáveis por diversos furtos que vêm ocorrendo no período noturno a estabelecimentos comerciais de Nova Andradina.

Durante tais diligências, foi possível identificar que um indivíduo de 19 anos, já investigado por fatos outros crimes, estava vendendo, em um ferro velho, objetos metálicos que haviam sido subtraídos de um estabelecimento comercial do centro da cidade.

Diante dos fatos, foi realizada diligências que resultou na apreensão dos objetos na posse do suspeito, o qual foi conduzido à Delegacia de Polícia para os procedimentos de praxe.

Indústria de MS abriu 1.317 postos formais de emprego no mês de janeiro

0

 Esse foi o maior saldo registrado para o mês desde 2013

A indústria de Mato Grosso do Sul foi responsável pela abertura de 1.317 postos formais de trabalho no mês de outubro, resultado de 6.712 contratações e 5.395 demissões. Esse foi o maior saldo registrado para o mês desde 2013. Com o resultado, o conjunto das atividades industriais foi responsável por 38% do total de vagas abertas em Mato Grosso do Sul no primeiro mês do ano, ficando atrás somente do setor de Serviços, com 45% do total.

As atividades industriais que mais abriram vagas no mês de janeiro foram construção de edifícios (+226), abate de aves (+195), fabricação de açúcar (+184), fabricação de máquinas e equipamentos para transporte e elevação de cargas (+132), obras de infraestrutura (+130), coleta de resíduos não perigosos (+52), curtimento e outras preparações de couro (+51), confecção de peças do vestuário (+41), fabricação de estruturas metálicas (+36), fabricação de madeira laminada e de chapas de madeira compensada (+32) e fabricação de alimentos para animais (+32).

Indústria de MS abriu 1.317 postos formais de emprego no mês de janeiro

Segundo o coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da FIEMS, Ezequiel Resende, o conjunto das atividades industriais em Mato Grosso do Sul encerrou janeiro de 2022 com o total de 134.147 trabalhadores empregados. “Até aqui, houve um aumento de 1% em relação ao fechamento do ano anterior, quando o contingente ficou em 132.830 funcionários”, afirmou.
A atividade industrial responde por 23,7% de todo o emprego com carteira assinada (CLT) existente em Mato Grosso do Sul, ficando atrás do segmento de Serviços, que emprega 215.220 trabalhadores com participação equivalente a 38%, e Comércio, com 137.721 empregados ou 24,3%.

Municípios que mais empregaram

Em relação aos municípios, no mês de janeiro, constata-se que em 47 deles as atividades industriais registraram saldo positivo de contratação, proporcionando a abertura de 1.663 vagas. Entre as cidades com saldo positivo de pelo menos 50 vagas, destacam-se: Três Lagoas (+271), Dourados (+188), Rio Brilhante (+183), Campo Grande (+182), Itaquiraí (+135), Nova Andradina (+84), Ribas do Rio Pardo (+68) e Sidrolândia (+53).

As atividades que mais contribuíram nos municípios indicados foram: abate de aves (+179), fabricação de açúcar (+178), construção de edifícios (+159), fabricação de máquinas e equipamentos para transporte e elevação de cargas (+132), obras de infraestrutura (+128), coleta de resíduos não perigosos (+59) e curtimento e outras preparações de couro (+41).

Assessoria de Comunicação

Máscaras deveriam ser mantidas em ambientes fechados, diz especialistas; MS já desobrigou uso do item

0

O boletim cita estudo recente que sugere que o uso de máscaras deve ser mantido por duas a dez semanas após a meta de cobertura vacinal ser atingida, entre 70% e 90%

Mato Grosso do Sul emitiu decreto, na última semana, desobrigando o uso de máscaras em lugares fechados, porém, o professor do Departamento de Biologia Celular da Universidade de Brasília (UnB), Bergmann Morais Ribeiro, destacou que idosos e imunossuprimidos devem manter o uso de máscara como proteção contra a covid-19.

“Na minha opinião, ainda não é o momento de liberar o uso de máscaras em ambientes fechados. Como o número de transmissões e mortes está diminuindo ao longo do tempo, a liberação em espaços abertos é algo natural. Mas, ainda não é o momento para espaços fechados. A variante Ômicron é muito transmissível e há pessoas imunossuprimidas ou idosos que, se pegarem o vírus, mesmo vacinados, correm o risco de ser hospitalizados e ter a doença de forma grave”, disse.

Para o professor, a liberação em espaços fechado deveria estar vinculada à queda do número de mortes por covid-19.

Segundo Ribeiro, locais com aglomerações ainda deveriam manter a obrigatoriedade do uso de máscara, como transporte público, comércios, teatro, cinema, feiras e shopping.

A obrigatoriedade do uso também deveria ser mantida para estudantes e professores em escolas. Outro ponto destacado pelo professor é a necessidade de que os brasileiros completem o ciclo vacinal contra a covid-19.

“A pandemia ainda não acabou. Existem outras variantes que surgiram, como a Ômicron, que aumentou o número de infecções na Grã Bretanha, em Hong Kong e na própria China. Se não tomarmos cuidado, pode aparecer nova onda”, lembrou.

Para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a flexibilização de medidas protetivas contra a doença, como o uso de máscaras em locais fechados de forma irrestrita, é prematuro. De acordo com o boletim do Observatório Covid-19 divulgado pela instituição, as próximas semanas serão fundamentais para entender a dinâmica de transmissão da doença. Ainda não é possível avaliar o efeito das festas e viagens no período do carnaval.

O boletim cita estudo recente que sugere que o uso de máscaras deve ser mantido por duas a dez semanas após a meta de cobertura vacinal ser atingida, entre 70% e 90%. Com o surgimento da variante Ômicron e sua maior capacidade de escape dos anticorpos, o boletim diz que as máscaras ficaram ainda mais importantes.

Inscrições para concurso de auditor terminam nesta terça em MS; salário inicial ultrapassa R$ 11 mil

0

São 28 vagas de auditor do Estado com remuneração inicial de R$ 11.330,00

As inscrições para concurso público da Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul (CGE-MS) encerram nesta terça-feira (15).

O candidato aprovado em todas as fases que integram o certame, e classificado dentro do quantitativo de vagas oferecidas, atuará em atividades do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Estadual, que tem por finalidade prestar assistência direta e imediata ao governador, além dos dispostos nas demais legislações pertinentes.

Entre outros quesitos, para concorrer a uma das vagas o candidato deve: ser brasileiro, maior de 18 anos; estar quites com as obrigações militares e eleitorais ; estar em pleno gozo dos direitos civis e políticos; ter boa conduta social e não registrar antecedentes civis e criminais; ter nível superior completo (bacharelado ou licenciatura reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Os interessados podem fazer a inscrição exclusivamente via internet, no período que começou em 25 de fevereiro e termina nesta terça-feira, 15 de março de 2022, devendo acessar o site www.institutoaocp.org.br, responsável pela realização do concurso. A taxa de inscrição é de R$ 175,12.

A carga horária de trabalho é de 40 horas semanais cumpridas em expediente normal das repartições públicas estaduais. Mais detalhes, inclusive sobre distribuição, conteúdo, fases, cronograma do certame, entre outros, é só acessar este link e ler a íntegra do Edital.

Em Brasilândia, Polícia Civil prende em flagrante homem que quebrou braço de mulher indígena

0

Além da mulher, o agressor armado com um pedaço de pau, agrediu o companheiro da vítima que teve três costelas quebradas

No início da noite de segunda-feira, 14, equipe da Polícia Civil de Brasilândia prendeu em flagrante delito M.R.S., 39 anos de idade, acusado de ter espancado uma mulher indígena de 44 anos de idade, provocando uma fratura no antebraço da mulher. O crime ocorreu no final da tarde, quando o suspeito abordou a vítima e seu esposo na residência do casal, acusando-os de terem furtado objetos em sua casa. O homem já chegou armado com um pedaço de pau e passou a agredir o casal. A mulher sofreu fratura no antebraço e o seu companheiro teve três costelas quebradas.

Em Brasilândia, Polícia Civil prende em flagrante homem que quebrou braço de mulher indígena
Suspeito foi preso pela Polícia Civil e está a disposição da Justiça (Foto: Assessoria)

Após as agressões o suspeito fugiu do local e foi localizado por uma equipe da Polícia Civil em um acampamento “sem-terra” à margem da rodovia BR 158, distante cerca de três quilômetros do perímetro urbano. Ele foi detido e encaminhado à Delegacia de Polícia, onde foi reconhecido por uma das vítimas.

A mulher indígena foi medicada em Brasilândia e transferida para Três Lagoas, onde deverá passar por cirurgia.

M.R.S. foi autuado em flagrante delito por lesão corporal de natureza grave e permanece recolhido à disposição da justiça. Ele já tem passagens pela Polícia de São Paulo pela prática de furtos e roubos.

Avô é preso após estuprar neta em Paranaíba

0

Menina filmou um dos abusos

A Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM) de Paranaíba, prendeu um idoso de 64 anos, que estaria abusando da neta desde setembro de 2021.

A prisão aconteceu ontem (14).

Em depoimento, a criança, de apenas 9 anos, relatou como os abusos ocorreram e, inclusive, foi apreendido um vídeo gravado pela vítima em que é possível ver um homem apalpando o corpo dela.

A vítima acrescentou que à esposa do avô sabia dos abusos e nada fez.

Após oitivas de testemunhas e diligências preliminares realizadas pela equipe da DAM, a Delegada Titular Eva Maira Cogo representou pela prisão do idoso e, após manifestação favorável do Ministério Público, foi decretada pelo Poder Judiciário local. De imediato foram realizadas diligências e o mandado devidamente cumprido no início da noite de ontem.

Após 1 mês, senado instala comissão externa sobre desastre em Petrópolis

0

A comissão, composta por sete titulares e dois suplentes

A Comissão Temporária Externa de Petrópolis do Senado, bem ao estilo do senador roda-presa Rodrigo Pacheco, seu presidente, foi instalada somente nesta segunda-feira (14), quase um mês após os acontecimentos que provocaram mortes, desabrigo e muitos feridos.

Na Câmara dos Deputados, já em 16 de fevereiro deputados federais do Rio de Janeiro já iniciavam a constituição de sua comissão externa.

Os senadores Romário (PL-RJ) e Eduardo Girão (Podemos-CE) foram eleitos como presidente e vice-presidente do colegiado, respectivamente. A comissão, composta por sete titulares e dois suplentes, terá prazo de 30 dias para apresentar relatório apontando eventuais causas para ter ocorrido o desastre e propor políticas públicas para evitar esse tipo de tragédia.

Também foi designado o relator da comissão, senador Carlos Portinho (PL-RJ) que apresentou o plano de trabalho com sete itens extrapauta.

Um dos itens aprovados prevê a visitação “in loco” e sobrevoo a cidade de Petrópolis (RJ), no dia 17 de março. Outro item, também aprovado, solicita informações sobre terrenos aptos para construção habitacional no município fluminense, em lugar seguro, para a população desabrigada.

— Petrópolis fica em região serrana, a cidade se desenvolveu em torno dos morros, o que não é morro, é vale e são raros os terrenos planos. Um dos papéis dessa comissão será avaliar os terrenos próprios ou de terceiros disponíveis para que possamos induzir uma política habitacional que depende do governo federal. Não vamos acreditar que Petrópolis, um município antigo e imperial, tenha arrecadação suficiente para fazer frente a cerca de 3 mil pessoas que agora dependem do aluguel social — defendeu Portinho.

A senadora Leila Barros (Cidadania-DF) agradeceu a indicação de seu nome para representar a Bancada Feminina na comissão e parabenizou Portinho pelo plano de trabalho.

“A comissão terá 30 dias, a partir de sua instalação, para apresentar relatório apontando eventuais causas para ter ocorrido o desastre e propor políticas públicas para evitar esse tipo de tragédia”

— Considero importante trazer esse olhar feminino para essa comissão, um olhar diferente. Parabenizo também o plano de trabalho, que traz para a pauta a saúde mental, uma preocupação, pois essas famílias perderam seus entes, um sofrimento muito grande — destacou.

A senadora também citou  a proximidade que tem com o estado do Rio de Janeiro.

— Vou dar meu melhor como sempre, pois tenho uma relação muito próxima com o Rio, onde joguei no Flamengo por muitos anos e tenho certeza que nosso trabalho, mesmo que seja rápido, trará muitas soluções — acrescentou.

Já o vice-presidente da comissão, Eduardo Girão (Podemos-CE), relembrou as enxurradas que em anos anteriores acometeram o estado.

— Desde 1979, essas tragédias vem ceifando vidas e precisa de um basta, precisamos fazer nossa parte, pois as chuvas vão acontecer e temos que nos preparar para isso. Vamos trabalhar no limite de nossas forças para ajudar Petrópolis — enfatizou.

Romário destacou a importância da comissão para elaborar medidas públicas a fim de evitar mais tragédias.

— Nossa principal tarefa agora será trabalhar para que as cenas chocantes que vimos não se repitam, que famílias não sejam mais dilaceradas pelas enxurradas e que mais vidas inocentes não se percam debaixo de terra encharcadas e desabadas. As chuvas não irão parar e a cidade não mudará de lugar, mas essa comissão, junto com as autoridades locais e nacionais competentes, realizará um trabalho para não somente dar assistência às vítimas da tragédia que ocorreu, mas sobretudo impedir que elas aconteçam no futuro — afirmou.

(Diário do Poder, com informações Agência Senado)

Polícia Civil com apoio da militar identificam autor de dois furtos em Três Lagoas

0

Os objetos roubados de um salão de cabelereiro e uma residência foram devolvidos aos donos

Na tarde de hoje, por volta das 14h, policiais civis do 2º DP de Três Lagoas, com apoio do serviço reservado da PM, identificaram o autor de um furto qualificado a um salão de cabelereiro e a uma residência localizada no bairro Alvorada.

O criminoso identificado como A. D.O, 33 anos, ostenta um longa ficha de antecedentes criminais e foi autor de outros furtos a residências neste município.

O furto que ocorreu na madrugada de sábado 12 de março deste ano, ocasião em que o larapio subtraiu dois televisores do salão comercial e um botijão de gás.

Durante as diligências os televisores e botijão foram apreendidos no interior da residência de E.F.M, 38, morador da região onde ocorreu o crime.

Os objetos foram todos recuperados e devolvidos às vítimas.

E.F.M responderá pelo crime de receptação e o ladrão pelo crime de furto qualificado com pena que pode chegar a 8 anos de prisão.

Denúncias anônimas podem ser feitas via WhatsApp (67) 3919-2800/ (6) -99226-8210 e 3929-1173. O anonimato é garantido.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.