19.5 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de junho de 2026
Início Site Página 1988

Polícia Civil com apoio da militar identificam autor de dois furtos em Três Lagoas

0

Os objetos roubados de um salão de cabelereiro e uma residência foram devolvidos aos donos

Na tarde de hoje, por volta das 14h, policiais civis do 2º DP de Três Lagoas, com apoio do serviço reservado da PM, identificaram o autor de um furto qualificado a um salão de cabelereiro e a uma residência localizada no bairro Alvorada.

O criminoso identificado como A. D.O, 33 anos, ostenta um longa ficha de antecedentes criminais e foi autor de outros furtos a residências neste município.

O furto que ocorreu na madrugada de sábado 12 de março deste ano, ocasião em que o larapio subtraiu dois televisores do salão comercial e um botijão de gás.

Durante as diligências os televisores e botijão foram apreendidos no interior da residência de E.F.M, 38, morador da região onde ocorreu o crime.

Os objetos foram todos recuperados e devolvidos às vítimas.

E.F.M responderá pelo crime de receptação e o ladrão pelo crime de furto qualificado com pena que pode chegar a 8 anos de prisão.

Denúncias anônimas podem ser feitas via WhatsApp (67) 3919-2800/ (6) -99226-8210 e 3929-1173. O anonimato é garantido.

Contribuintes começam a receber declaração pré-preenchida do IR

0

Ferramenta foi ampliada para quem tem login Gov.br prata ou ouro

A partir de hoje (15), os contribuintes com certificado digital ou com login nível prata ou ouro no Portal Gov.br recebem a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda. Por meio da ferramenta, o cidadão tem acesso a um formulário com informações recolhidas pelo Fisco, podendo apenas confirmar os dados e enviar a declaração.

Disponível no Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC), a ferramenta foi ampliada. Até o ano passado, a declaração pré-preenchida só estava disponível a quem tem certificação digital (espécie de assinatura eletrônica vendida no mercado). A partir de 2022, o recurso foi ampliado a quem tem conta nível prata ou ouro no Portal Gov.br, categorias com maior nível de segurança.Contribuintes começam a receber declaração pré-preenchida do IRContribuintes começam a receber declaração pré-preenchida do IR

Nesse tipo de declaração, o contribuinte recebe, no portal e-CAC, informações relativas a rendimentos, deduções, bens e direitos e dívidas e ônus reais obtidas por declarações repassadas por empresas, planos de saúde, instituições financeiras e companhias imobiliárias à Receita. Cabe ao cidadão confirmar os dados ou alterar, incluir ou excluir informações necessárias, como deduções adicionais que não constavam do formulário pré-preenchido.

Quem não tiver certificação digital deverá entrar no e-CAC com o login da conta Gov.br (nível prata ou ouro). Se o cidadão ainda não tiver conta nesse nível, deve fazer logo o cadastro ou aumentar o nível de segurança (no caso de contas tipo bronze) no site ou no aplicativo Gov.br. Confira aqui como aumentar o nível de segurança.

Quem acessar o portal único com certificado digital tem a conta automaticamente migrada para o nível ouro. Essa categoria tem maior segurança de dados e garante acesso irrestrito aos serviços públicos digitais.

Procedimentos

A declaração pré-preenchida está disponível em todas as plataformas da Receita Federal: no programa gerador da declaração, no aplicativo Meu Imposto de Renda para dispositivos móveis e no e-CAC. Para quem optar por usar o programa gerador, a opção “Iniciar declaração a partir da pré-preenchida” aparecerá na tela de abertura.

Ao clicar no botão, o programa gerador abrirá a página do e-CAC. O contribuinte deverá digitar o CPF e a senha do login da conta Gov.br. Após esse procedimento, deve voltar para o programa gerador e concluir a importação da declaração pré-preenchida.

Mudanças

No fim de fevereiro, o centro virtual de atendimento da Receita Federal (e-CAC) elevou o nível de segurança para acessar a plataforma por meio do login Gov.br. Usuários do tipo bronze deixaram de ter acesso à ferramenta.

No início de março, a Receita liberou uma série de serviços do Imposto de Renda para quem tem conta no portal único do governo federal. No entanto, a declaração pré-preenchida só está disponível a partir de hoje.

Segundo a Receita Federal, os novos serviços reduzirão a necessidade de o cidadão ir a um posto do órgão para buscar dados de declarações de anos anteriores. O prazo para enviar a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2022 começou no último dia 7 e vai até as 23h59min59s de 29 de abril. Neste ano, a Receita Federal espera receber 34,1 milhões de documentos. Quem enviar a declaração fora do prazo determinado deverá pagar multa de R$ 165,74 ou de 20% do imposto devido, prevalecendo o maior valor.

Por Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil – Brasília

Mudança de estação pode aumentar volume de chuvas no Estado; confira previsão estendida do Cemtec

0

Sol com muitas nuvens nesta terça-feira em Três Lagoas. Pancadas de chuva à tarde e à noite

Previsão estendida do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima, com base no modelo GFS, para os próximos 15 dias em Mato Grosso do Sul indica a continuidade de chuvas irregulares até o dia 22 de março, e maiores volumes para o restante do mês que também terá como marco o início do outono. A nova estação terá início no próximo domingo, 20 de março. 

Mudança de estação pode aumentar volume de chuvas no Estado; confira previsão estendida do Cemtec

No período entre 14 a 22 de março, existe a probabilidade de chuvas de intensidade de moderada a forte e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. Os acumulados de chuva tendem a ficar entre 5-50 mm devido ao avanço de uma frente fria, associada a combinação de calor e umidade com o deslocamento de cavados. Os maiores acumulados de chuva estão previstos para a região leste. 

Maiores volumes de chuva estão previstos para o período entre 22 a 30 de março, quando existe a probabilidade de chuvas de intensidade moderada a localmente forte e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento. Neste período os acumulados podem variar entre 5-125 mm, especialmente nas regiões sudoeste e leste do Estado.  

O Cemtec destaca que é importante acompanhar as atualizações das previsões semanais, devido às incertezas inerentes à previsão do tempo. 

Terça-feira de tempo firme na maior parte de Mato Grosso do Sul 

A terça-feira (15) terá predomínio de tempo firme em Mato Grosso do Sul. O sol aparece com variação de nebulosidade em grande parte do Estado. 

Para as regiões centro-norte e leste/nordeste, o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima indica probabilidade para chuvas de intensidade fraca a moderada, podendo ocorrer tempestades acompanhadas de raios devido a combinação de calor e umidade, associada ao deslocamento de cavados. A tendência é de acumulados acima de 30 mm em 24h nestas áreas. 

Durante as madrugadas as temperaturas mínimas seguem amenas, enquanto as máximas iniciam gradativa elevação. Para esta terça são esperadas mínimas entre 18°C a 22°C e máximas de 28°C a 32°C. Confira no mapa as condições de tempo e temperatura estimados pelo Cemtec para a Capital e alguns municípios do Estado. 

Mudança de estação pode aumentar volume de chuvas no Estado; confira previsão estendida do Cemtec

Mireli Obando, Subcom

Foto: Ricardo Ojeda

Mulher é assassinada pelo marido durante visita em presídio

0

Wellys Lopes Ribeiro confessou ter usado uma corda feita artesanalmente para enforcar Patrícia Lopes Ribeiro

Um detento matou a esposa enforcada durante uma visita íntima na Penitenciária I “Nestor Canoa”, em Mirandópolis, interior de São Paulo, na tarde de domingo (13).

De acordo com o boletim de ocorrência, Wellys Lopes Ribeiro, 35 anos, confessou ter usado uma corda feita artesanalmente para amarrar e enforcar Patrícia Lopes Ribeiro, de 31 anos.

O crime foi descoberto ao fim da visita íntima chegou ao fim e o próprio detento chamou os agentes penitenciários para comunicar o assassinato.

O corpo ficou dentro de uma cela das 13h às 15h.

Ainda conforme o registro policial, Wellys relatou que matou Patrícia porque estava sendo traído. Ele está preso por tráfico de drogas e responderá por feminicídio.

O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML). Os familiares da mulher foram avisados sobre o crime.

Em nota, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) afirmou que Wellys foi isolado, e que abriu um procedimento disciplinar e preliminar para averiguação dos fatos. As informações são do g1.

Animação marca retorno presencial das atividades nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

0

Foi com muita animação que as crianças e adolescentes iniciaram as atividades nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) oferecidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Três Lagoas nesta segunda-feira (14).
As atividades aconteceram de forma remota por cerca de dois anos, em decorrência da pandemia da Covid-19 e na próxima semana as atividades começam a ser retomadas, tomando todos os cuidados em relação à aglomeração e uso de máscaras – que continua obrigatório nestes ambientes.

Já os idosos que frequentam o Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos “Tia Nega” tem data de retorno das atividades programada para dia 21 de março.

SCFV


Os SCFV são mantidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social são: “Banda Cristo Redentor”, “Bombeiros do Amanhã”, CRASE “Coração de Mãe”, “Patrulha Florestinha”, “Patrulha Mirim da Polícia Militar”, “Pelotão Mirim” e SCFV para Idosos “Tia Nega”.

Castramóvel ficará até dia 08 de abril na Escola Municipal “Marlene de Noronha Gonçalves”

0

Devido à grande demanda no serviço de castração a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) informa que a agenda do Castramóvel, instalado na Escola Municipal “Marlene de Noronha Gonçalves” foi estendida para até o dia 08/04 (sexta-feira).

Os interessados devem fazer o agendamento de atendimento no próprio local onde a Unidade está instalada, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30. Além da castração, são oferecidos os serviços de vacina antirrábica, vermífugo, orientação de posse responsável, prevenção de acidente com animais peçonhentos, profilaxia de leishmaniose.

A previsão é que a próxima etapa seja sediada nas imediações dos bairros Santa Júlia, Jardim das Acácias, Jardim Oiti e Jardim Atenas. Mais informações pelo telefone (67) 3929-1803.

Assistência Social inicia ciclo de cursos para usuários dos CRAS de Três Lagoas

0

A Secretária Municipal de Assistência Social (SMAS) iniciou na tarde desta segunda-feira (14) a primeira turma do curso profissionalizante de corte, cabelo e escova, destinado a adolescentes de 16 a 19 anos atendidos nos Centros de Referência de Assistência Social – (CRAS) de Três Lagoas. As aulas são ministradas às segundas-feiras no Núcleo de Estudo e Capacitação da Assistência Social.


Com duração de 4 meses, o curso está sendo ministrado pela cabelereira voluntária, Neide Andréia Pereira Junqueira que vai ensinar aos alunos conceitos teóricos e práticos para que, ao final das aulas estejam preparados para ingressar em salões da cidade como aprendiz e iniciar sua carreira no ramo da beleza.


A aluna Kemilly Vitória Esperidião, 16 anos, está animada com a oportunidade de aprender uma nova profissão, ela contou que sempre gostou do ramo da beleza e está feliz em aprender mais sobre este universo.


Este é o primeiro curso do ano oferecido pela Prefeitura de Três Lagoas e de acordo com a Secretaria da pasta, Vera Helena Arsioli Pinho, “o objetivo é capacitar estes jovens para ingressarem no mercado de trabalho. Ao longo do ano serão realizadas diversas oficinas e dentre as programadas estão cursos de design de sobrancelhas e manicure”.

Akira entrega mais de 4 mil uniformes para estudantes da rede municipal de ensino

0

O prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB) promoveu nesta segunda-feira, dia 14 de março, a entrega de camisetas de uniforme em atendimento aos estudantes da rede municipal de ensino. A distribuição foi realizada inicialmente na nova sede da Escola Municipal “Marechal Rondon”. Cada estudante receberá duas peças (camisetas). No total, 4.971 camisetas, de diversos tamanhos, serão entregues, com investimento na ordem de R$ 44.192,19.


Akira destacou durante a entrega que o uso dos uniformes significa segurança para as crianças, que são reconhecidas e identificadas como estudantes da rede municipal e também reflete em benefícios financeiros aos pais. “O uniforme é de extrema importância para garantir segurança na identificação de nossas crianças. É uma forma de apoiarmos também os pais com relação a custos para aquisição das camisetas”, afirmou o prefeito.


A secretária municipal de Educação, Regina Duarte de Barros Dovale explicou que além da entrega dos uniformes, o município já se prepara para realizar a entrega de kits escolares personalizados deste ano. “Estamos realizando as adequações necessárias como a instalação de ares condicionados, bebedouros e demais equipamentos principalmente na nova sede da Escola Rondon. Aos poucos, vamos nos organizando para atender da melhor forma possível nossas crianças”, finalizou.

Fotos Assecom Prefeitura de Bataguassu

Programa “Campo Mais Seguro” visa diminuir furto de gados em MS

0

O crescimento do agronegócio, com a modernização e tecnificação passaram as chamar a atenção da criminalidade

Dividindo o Estado em quatro áreas diferentes, o programa “Campo Mais Seguro” vai fazer o monitoramento das propriedades rurais, utilizando tecnologias avançadas e contando com novos equipamentos.

O objetivo, segundo o governador Reinaldo Azambuja é evitar crimes como o roubo de gado e de insumos agrícolas, por exemplo.

O crescimento do agronegócio, com a modernização e tecnificação passaram as chamar a atenção da criminalidade.

Ao todo, 27 viaturas foram adquiridas ao custo de R$ 5,2 milhões, e serão destinadas para o patrulhamento rural em quatro áreas: Área metropolitana de Campo Grande e região; área 1 de Dourados e região, área 2 atendendo a Três Lagoas, e as cidades próximas e área 3 com patrulhas de Aquidauana e região.

Marcelo Bertoni, presidente da Famasul, acredita que as patrulhas trarão mais segurança para o produtor e famílias do campo, e ressaltou a importância do cadastro das propriedades.

Para que possam ser atendidas as propriedades terão que fazer o cadastramento no sistema, que dispõe de um aplicativo específico, pelo qual os policiais militares realizarão o georreferenciamento das propriedades, agilizando o envio das viaturas aos pontos sensíveis.

As informações foram divulgadas pela assessoria.

Abertura da canalização já resultou no aumento de 1 metro no nível da primeira lagoa

0

Aberta na última sexta-feira (11), a canalização construída entre a Primeira e a Segunda Lagoa já está mostrando resultados e em poucos dias o nível de água da primeira lagoa – Lagoa Menor – subiu cerca de 1 metro, e a expectativa é que aumente ainda mais nos próximos dias.

O mecanismo foi desenvolvido com o objetivo de salvar a Primeira Lagoa que nos últimos anos vinha apresentando uma redução considerável no volume de água, correndo o risco, inclusive, de secar.

O Prefeito Angelo Guerreiro solicitou que as Secretarias de Meio Ambiente e Infraestrutura realizassem o monitoramento do nível da lagoa desde o final de 2021, e foi possível observar que mesmo com as chuvas de janeiro e fevereiro, o acréscimo do nível da Lagoa Menor foi baixo e ao contrário do que acontecia com as demais lagoas, continuava perdendo centímetros de lâmina de água dia após dia.

O Secretário Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito, Adriano Barreto, explicou que com o início da operação do canal com o sistema de comporta para controle e com as chuvas do fim de semana, já foi possível obter um visual melhora no nível da Lagoa menor, elevando seu nível em 1 metro em relação ao nível antes da operação.

A expectativa é que este equilíbrio entre as Lagoas continue ocorrendo com o nível da Lagoa menor subindo ainda mais pelo menos 60 a 70cm. Totalizando 1,60 a 1,70m de acréscimo

Adriano destacou que esta foi uma escolha assertiva da gestão, pois agora a lagoa menor passa a ter um fôlego para suportar o período de estiagem que pode ser longo como em anos anteriores.

Prefeitura convoca professores da educação infantil e arte para exames admissionais em Três Lagoas

0

Em caso de dúvidas, o candidato deve entrar em contato pelo telefone (67) 3929-1563

Foi publicado nesta segunda-feira (14), no Diário Oficial da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (ASSOMASUL), mais uma resolução de convocação do Concurso Público para o quadro de servidores da Prefeitura de Três Lagoas.

A Resolução Nº 012/SEMEC/2022, de 11 de março, convoca os candidatos aprovados nos cargos de professor de Educação Infantil e Artes, em caráter de temporário, conforme previsto no art. 100 da Lei nº 1.609/2000 para o ano
de 2022, para realizar os exames médicos admissionais no Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), no dia 15 de março, terça-feira, no horário agendado e com os exames solicitados, conforme orienta o documento.

Todas as informações referentes ao agendamento estão disponíveis no site da Prefeitura, na opção Diário. Em caso de dúvidas, o candidato deve entrar em contato pelo telefone (67) 3929-1563.

Idosa é encontrada morta com rosto ensanguentado em Ribas do Rio Pardo

0

Caso foi registrado como morte a esclarecer

Maria das Dores Morais, 61 anos, foi encontrada morta na madrugada desta segunda-feira (14), na Vila Nova, em Ribas do Rio Pardo.

Segundo boletim de ocorrência, o filho disse que acordou nesta manhã, por volta das 6 horas, e encontrou a mãe morta no quarto.

Ele acionou o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que constatou o óbito.

A Polícia Civil e perícia foram acionadas para os trabalhos necessários. Foi constatado que o rosto da vítima estava totalmente ensanguentado, sendo que a casa e o quarto, não estavam trancados corretamente.

Familiares informaram que a vítima faz uso de medicamento para pressão alta.

O caso então foi registrado como morte a esclarecer, na delegacia de Ribas, para ser investigado.

Coronel David prevê “semana decisiva” para definir seu futuro partidário em MS

0

Todos os dias aprendemos alguma coisa, sou um servidor público que por mais de trinta anos esteve dentro da Polícia Militar, mas hoje dentro da política observamos que estamos aprendendo todos os dias

O deputado estadual Coronel David (sem partido), concedeu entrevista à rádio Difusora Pantanal, FM 101,9 na manhã desta segunda-feira (14.03) e destacou entre outros assuntos políticos, que está chegando o momento de definir seu futuro partidário em Mato Grosso do Sul.

“Em 2019 conseguimos uma autorização judicial para sair do PSL e desde então estamos sem partido, mas caminhando ao lado do presidente Bolsonaro. Agora temos um momento de definição, até porque precisamos ter um partido para concorrer às eleições e essa semana definiremos a nossa ida, provavelmente para o Partido Liberal, que é o partido do presidente Jair Bolsonaro”, adiantou Coronel David.

Coronel David prevê “semana decisiva” para definir seu futuro partidário em MS

Reeleição para deputado estadual


“Eu sou pré-candidato a deputado estadual novamente, porque eu entendo que há muito o que aprender na política. Todos os dias aprendemos alguma coisa, sou um servidor público que por mais de trinta anos esteve dentro da Polícia Militar, mas hoje dentro da política observamos que estamos aprendendo todos os dias. Temos que ter gratidão, reconhecer quem nos ajudou e reverter isso em melhorias na vida do sul-mato-grossense”, concluiu David.

“MS fechado com Bolsonaro”


“Esse ano eleitoral, onde o presidente Bolsonaro é pré-candidato, é importante observar que quem está dentro do Governo acaba por construir questões importantes para a nação brasileira, mas também acaba tendo algum tipo de desgaste. Certamente ele vai saber construir uma boa base eleitoral e aqui no Mato Grosso do Sul é relevante dizer que o presidente tem mais de 40% dos votos. Aquilo que aconteceu em 2018 e o que a gente ouve em todo o Estado, junto com partidários do presidente Bolsonaro é que vão votar no 22 de cima a baixo e mais uma vez MS vai ver essa distribuição de votos de quem estiver ao lado do presidente Jair Bolsonaro”, firmou.

Coronel David prevê “semana decisiva” para definir seu futuro partidário em MS

“Alerta contra caroneiros do presidente”


“A população deve ficar alerta para não eleger caroneiros, aqueles que se aproveitaram da força política do presidente Bolsonaro e depois tomaram outros caminhos, inclusive apoiando outros candidatos à presidência. É importante tomar alguns cuidados para não errar, pois o presidente precisa ter uma base sustentável no congresso nacional”, orientou o parlamentar.

Assessoria Coronel David

Acusado de furtar celular, jovem é espancado e socorrido em estado grave em Ribas do Rio Pardo

0

A Polícia Militar foi acionada e o suspeito foi preso em flagrante por lesão corporal de natureza grave

Jovem de 26 anos foi socorrido com traumatismo craniano após ser espancado com pedaço de pau. Rapaz estava sendo acusado de furtar celular em uma fazenda na cidade de Ribas do Rio Pardo.

De acordo com o registro policial, neste domingo (13), a vítima estava bebendo com o autor, de 27 anos, quando se iniciou discussão sobre o furto de um celular.

O suspeito conta que a vítima pegou um facão e o atacou, então se apossou de um pedaço de pau e se defendeu.

A vítima foi golpeada várias vezes na cabeça e socorrida até o hospital local, com traumatismo craniano. Médicos que o atenderam afirmam que a vítima corre risco de morte e pediram a transferência para a Santa Casa. Conforme a comunicação do hospital, ele está intubado.

A Polícia Militar foi acionada e o suspeito foi preso em flagrante por lesão corporal de natureza grave, se resulta perigo de vida, conforme divulgou o site Campo Grande News.

Pão e macarrão começam a ficar mais caros nas próximas semanas

0

Guerra entre Rússia e Ucrânia aumentou cotação do trigo, pressionando custo da indústria, que prepara repasse de preços

A Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi) confirmou, por meio de nota, que os preços dos produtos devem subir nas próximas semanas.

Em decorrência da guerra entre Rússia e Ucrânia, os embarques dos dois países, que respondem por 30% das exportações mundiais de trigo, estão suspensos.

“A disparada da cotação do trigo começa a ser sentida pelos fabricantes nas negociações com os fornecedores, porém existe a entrega de farinha compromissadas em contratos antigos. O que se pode afirmar é que haverá reajustes de preços nas próximas semanas, mas, com o horizonte indefinido, já que a cada notícia da guerra, o preço do trigo no mercado internacional oscila para cima ou para baixo com valores expressivos”, informa a entidade em nota distribuída à imprensa.

De acordo com a entidade, o Brasil produz menos da metade do trigo consumido e precisa importar grandes quantidades do grão de países do Mercosul, sobretudo da Argentina, do Canadá e dos Estados Unidos. “A elevação do preço do grão impacta diretamente os valores de produção para os fabricantes das categorias representadas pela Abimapi. Nas massas, em média, 70% do custo é de farinha. Nos biscoitos, o peso é de 30%, e nos pães e bolos industrializados, de 60%.”

A entidade avalia que o consumidor brasileiro deve começar a sentir os efeitos em breve, quando as indústrias comprarão as novas safras. “As indústrias estão com estoques relativamente curto, pois estão no início da entressafra de trigo, lembrando que o produto acabado também não tem estoques e que varia muito de empresa para empresa. De todo modo, este repasse tende a ser gradual, pois não há espaço para elevar os preços de uma só vez para o consumidor final.”

De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP), na sexta-feira o trigo era negociado na última a R$ 1.841 a tonelada no Rio Grande do Sul, uma alta de 17,48% no mês, enquanto no Paraná a alta foi de 8,90% no mês, negociado a R$ 1.875 a tonelada. De acordo com relatório da consultoria Safras & Mercado, na semana passada no Rio Grande do Sul foram reportados negócios entre R$ 2.070 e R$ 2.100 a tonelada.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima o consumo de trigo neste ano em 12,749 milhões de toneladas. A produção nacional deve atingir 7,879 milhões de toneladas e as importações 6,5 milhões de toneladas. No ano passado, o Brasil importou 6,225 milhões de toneladas de trigo, que representaram US$ 1,669 bilhão. O principal fornecedor foi a Argentina, responsável por 87% do volume importado, que somou 5,434 milhões de toneladas.

*Com informações do Globo Rural

Governo de MS publica tabela de salário dos professores convocados com o reajuste de 34%

0

De acordo com a publicação, a menor remuneração, de R$ 3.900,00, é do professor convocado com normal médio/magistério, também para 40 horas/aula por semana

com reajuste de 34% concedido pelo Governo do Estado, o salário do professor convocado chega a R$ 6 mil, como é o caso do profissional com mestrado/doutorado com carga de 40 horas semanais. Tabela da nova remuneração está publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira (14).

O anúncio do reajuste de 34% em duas vezes foi feito pelo governador Reinaldo Azambuja no dia 23 do mês passado, em reunião com o presidente da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação no Estado), Jaime Teixeira, e foi resultado de conversas com a Fetems. Os professores receberam 20% em fevereiro e os 14% restantes a partir de primeiro de abril deste ano.

“É muito importante o diálogo, que nunca cessou. Tivemos momentos difíceis, mas não deixamos de conversar. É um ganho da Federação e do governador. É uma valorização importante, merecida. Estamos dando reajuste enquanto 70% dos estados não conseguem pagar o piso”, afirmou o governador ao anunciar o reajuste.

Já o presidente da Fetems declarou que o reajuste mostra o comprometimento de Mato Grosso do Sul com a qualidade da educação. “É um compromisso com a educação pública de Mato Grosso do Sul. O nosso salário é o melhor para o efetivo e, agora, o senhor (Reinaldo Azambuja) diminui a distância para o convocado”, afirmou Jaime Teixeira. De acordo com a Secretaria de Estado de Fazenda, a previsão é de um impacto na folha de R$ 100 milhões por ano.


Governo de MS publica tabela de salário dos professores convocados com o reajuste de 34%

Traficante responsável por abastecer bocas de fumo é preso em Água Clara

0

Ao todo, foram aprendidos quase 9 kg de maconha, uma balança de precisão e dinheiro. O rapaz, que já foi preso pela Polícia Civil pelo mesmo crime há um ano, irá responder por tráfico de drogas

Homem de 26 anos, suspeito de ser o principal responsável por receber entorpecentes de Campo Grande e redistribuir nas bocas de fumo de Água Clara, foi preso, na última sexta-feira (11).

A equipe da Seção de Investigações Gerais (SIG), da Delegacia de Água Clara recebeu uma denúncia anônima informando que um traficante conhecido na cidade teria acabado de receber um carregamento de drogas e estaria manuseando o entorpecente naquele exato momento.

Além disso, os policiais civis tiveram acesso a um vídeo no qual o traficante aparecia ao lado de diversos tabletes de maconha.

A equipe, então, que já estava investigando o alvo, imediatamente, foi até o endereço do suspeito e o flagrou manuseando a droga. O jovem confessou que teria acabado de receber o produto e estaria fracionando para redistribuir.

Ao todo, foram aprendidos quase 9 kg de maconha, uma balança de precisão e dinheiro. O rapaz, que já foi preso pela Polícia Civil pelo mesmo crime há um ano, irá responder por tráfico de drogas.

Chuva de domingo castigou Nova Andradina e Batayporã

0

A chuva forte que caiu no domingo deixou vários transtornos em Nova Andradina e Batayporã

Na capital do Vale do Ivinhema, várias ruas e avenidas a quantidade de água assustou os motoristas que se arriscaram a trafegar pelas vias. Em um dos pontos, na saída para Batayporã, carros chegaram a ficar parados no meio da pista até que a situação normalizasse, informou o site Nova Notícias.

Na MS-134, trecho entre Nova Andradina – Casa Verde, no local conhecido como quebra carcaça, a água chegou a passar por cima da pista de rolamento. No centro da cidade, na Rua Walter Hubacher, um galho de uma árvore, caiu em cima de uma rede de energia. O quarteirão entre as ruas Cristo Rei e João de Lima Paes ficou interditado até que a concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica fizesse a retira do galho do meio da rua.

Em Batayporã, como de costume quando chove, a Lagoa do Sapo, voltou a transbordar, vindo a deixar várias ruas e avenidas intransitáveis durante boa parte deste domingo à tarde. Houve também estragos na zona rural, onde algumas crateras foram abertas. Em uma estrada vicinal, o condutor de um VW Gol, não percebeu o buraco, vindo a cair com o veículo dentro do mesmo.

Por: Redação Nova Notícias

Semana começa com 48 novos casos de covid em Mato Grosso do Sul; Três Lagoas não teve casos registrados

0

Capital lidera ranking com mais casos nesta segunda-feira

Mato Grosso do Sul inicia a semana com indicadores da Covid em redução.  Boletim epidemiológico desta segunda-feira (14) registra 48 novas infecções pela doença em 10 municípios do Estado, e média móvel de 850 nos últimos 7 dias. 

Os municípios que registraram casos são Campo Grande (29), Dourados (5), Naviraí (5), Alcinópolis (2), Costa Rica (2), Bonito (1), Brasilândia (1), Maracaju (1), Rio Negro (1) e São Gabriel do Oeste (1). 

Foram registradas 3 mortes por complicações da doença entre os dias 11 de fevereiro a 10 de março. As vítimas tinham idades entre 50 a 82 anos, e 2 residiam em Campo Grande e uma em São Gabriel do Oeste. A média móvel de óbitos dos últimos caiu para 5, enquanto a taxa de letalidade está em 2%. 

Existem 4.100 casos ativos da doença em isolamento domiciliar e mais 114 sul-mato-grossenses internados em leitos clínicos (48) e leitos de UTI (66). A ocupação de leitos UTI/SUS adulto por macrorregião de internação está em 77% em Campo Grande, 67% em Dourados, 53% em Corumbá e 34% em Três Lagoas. 

Dados do Vacinômetro indicam que da população vacinável acima de 5 anos, Mato Grosso do Sul já conta com 93,83% vacinados com a D1 ou dose única, e 80,78% com as duas doses da vacina. 

Influenza 

O boletim epidemiológico Influenza desta segunda-feira (14) está zerado novamente, tanto para novos casos de hospitalização notificados quanto para óbitos pela doença. 

Confira aqui todos os detalhes do boletim epidemiológico Covid e Influenza. 

Com taxas menores, FCO empresarial deve injetar R$ 1,15 bilhão em investimentos em MS

0

Empresários e representantes do setor produtivo estiveram reunidos nesta segunda-feira na Fiems para conhecer em detalhes as novas taxas de juros

A redução nas taxas de juros cobradas na modalidade empresarial do FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste) deve impulsionar a procura por linhas de crédito por parte do empresariado em 2022. A expectativa é que cerca de R$ 1,15 bilhão disponíveis no fundo sejam integralmente utilizados para apoiar projetos nos segmentos da indústria, comércio, serviços, turismo e infraestrutura.

Empresários, representantes do setor produtivo sul-mato-grossense e do governo estadual estiveram reunidos nesta segunda-feira (14/03), no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande, para conhecer em detalhes as novas taxas de juros, alteradas recentemente por meio de resolução do Banco Central. O evento, denominado “FCO Mais – Mais vantagens, mais investimentos, mais competitividade”, contou com a participação de gestores do Banco do Brasil, instituição bancária responsável por operar os recursos do fundo, e foi transmitido ao vivo pela internet.

Antes, os empresários só podiam contratar financiamentos com taxas pós-fixadas, algo que se tornou menos atrativo por conta do cenário atual de inflação em alta. A partir de maio, será possível escolher entre taxa pré-fixada ou pós-fixada. Com a medida em vigor, espera-se que os recursos disponíveis sejam aplicados em Mato Grosso do Sul na forma de investimentos privados.

Ao avaliar como satisfatória a mudança da taxa de juros, o presidente da Fiems, Sérgio Longen, destacou que esse resultado só foi possível graças à soma de esforços dos atores públicos e privados. “Nós construímos essa alteração em parceria com o governo do Estado, com a bancada federal no Senado e com as federações. Esse trabalho teve início em outubro de 2022 e de lá para cá inúmeras reuniões foram feitas no Senado Federal, visando trazer o FCO empresarial para patamares aceitáveis. Após a disparada dos juros, os financiamentos já contratados pós-fixados tiveram reajustes praticamente impagáveis”, afirmou.

Governo estadual prevê aumento de demanda na contratação de empréstimos

Convidado a fazer a abertura do evento, o senador Nelsinho Trad participou remotamente e elogiou o empenho da classe produtiva sul-mato-grossense em destravar investimentos. “Em seu nome, presidente Sérgio Longen, saúdo a todos os atores envolvidos nesse processo. Essa participação, por meio do estímulo e da cobrança republicana que sempre fez pelas causas da indústria, foi fundamental para que tivermos esse desfecho. Esperamos que com essa nova situação, esse fundo consiga alcançar seu objetivo principal, que é movimentar a economia, gerando emprego e renda”, declarou.

O secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, chamou a atenção para o valor recorde disponibilizado para contratação de empréstimos via FCO neste ano em Mato Grosso do Sul: R$ 2,3 bilhões. Metade desse volume deve atender projetos nas áreas de indústria, comércio, serviços, turismo e infraestrutura.

Com a revisão nas taxas, a expectativa do governo do Estado é que mais empresários possam ter acesso ao crédito. “Existe um represamento do setor empresarial por conta da elevação da taxa de juros. Para se ter uma ideia de como a taxa de juros atual impacta no FCO, 70% das operações feitas em janeiro e fevereiro foram no rural. A partir dessa modificação, esperamos ter um aumento da demanda”, destacou.

Empresário não precisa esperar até maio para contratar FCO a taxas menores

De acordo com a resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN), a nova fórmula do cálculo de juros passa a vigorar em maio. No entanto, o empresário não precisa aguardar o mês de maio para contratar o FCO, como explica o superintendente de varejo do Banco do Brasil em Mato Grosso do Sul, Gustavo Arruda. “Ele pode fazer a contratação agora e, em maio, fazer a alteração da taxa, se assim desejar. Outro benefício é com relação às operações contratadas de 2018 para cá. O empresário tem a opção de fazer a alteração para a taxa pré-fixada a partir de maio até o fim do ano. Lembrando que a alteração poderá ser feita uma única vez”, explicou.

Para auxiliar nos pedidos de empréstimo junto ao Banco do Brasil, a Fecomércio-MS (Federação do Comércio de Mato Grosso do Sul) está colocando consultores à disposição do empresariado. O anúncio foi feito durante o evento FCO Mais pelo presidente da entidade comercial, Edison Ferreira de Araújo. “Temos um canal direto, por onde poderemos colaborar com nossos segmentos, no sentido de apoiá-los com essa consultoria e na montagem dos projetos que serão exigidos”.

Sobre o FCO Empresarial

O fundo é aberto a todos os empresários que atendem aos pré-requisitos do programa em diversos segmentos econômicos. Atualmente, o FCO libera financiamentos com prazos de até 20 anos, com taxas competitivas no mercado. As regras do fundo determinam que 80% dos recursos precisam ser alocados em projetos de micro e pequenas empresas.

O FCO Mais é uma realização da Fiems, Famasul (Federação da Agricultura e da Pecuária de Mato Grosso do Sul), Fecomércio-MS (Federação do Comércio do Estado de Mato Grosso do Sul), Faems (Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul), Semagro (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e Banco do Brasil.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.