19.5 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de junho de 2026
Início Site Página 1989

Projeto Musicou chega a Três Lagoas (MS) com cursos gratuitos para crianças e adolescentes

0

Programa de educação musical realizado pela Sustenidos com patrocínio da CTG Brasil abre inscrições dia 14 de março. Aulas começam em abril

Três Lagoas (MS) – Começam nesta segunda-feira (dia 14/3), em Três Lagoas, as matrículas para o projeto Musicou, programa de educação musical que oferece aulas gratuitas para crianças e jovens com idades entre 6 e 18 anos. No total, serão 143 vagas divididas entre os cursos de iniciação musical, canto coral, viola caipira e percussão.

Não há exigência de conhecimento prévio de música ou de instrumento musical. Os interessados podem se inscrever no núcleo Musicou Três Lagoas, na antiga Estação Ferroviária, na Av. Rosário Congro, 560 — Centro e pela internet. A inauguração do polo, com início das aulas, ocorre no dia 7 de abril.

As aulas serão coletivas, realizadas no formato presencial, e acontecerão no contraturno escolar, às segundas e quartas-feiras, das 13h30 às 16h30. O projeto segue todos protocolos sanitários de prevenção à Covid-19 exigidos pelas autoridades, como uso de máscara, exceto nas aulas de canto, e disponibiliza álcool em gel nas dependências do núcleo.

O Projeto Musicou é um programa da Sustenidos Organização Social de Cultura, instituição sem fins lucrativos, que conta, em Três Lagoas, com o patrocínio da CTG Brasil, uma das líderes em energia limpa do País e concessionária da Usina Jupiá.“O objetivo da Sustenidos é levar a nossa experiência cultural, educacional e social para outros lugares fora de São Paulo. E continuar mostrando que a música é um poderoso instrumento de identidade, inclusão e transformação”, diz Alessandra Costa, diretora executiva da Sustenidos.

A CTG Brasil foi a primeira empresa a apoiar o programa, que tem como missão promover com excelência a educação musical e a prática coletiva da música tendo em vista o desenvolvimento humano de gerações em formação.

“Buscamos participar da vida dessas comunidades de forma positiva, levando cultura, lazer, qualidade de vida e desenvolvimento por meio de projetos alinhados com os nossos valores. Por isso, para nós, investir em um Polo Musicou significa apoiar um projeto relevante, que transformará a vida de muitos jovens e crianças por meio da música. E permitir que essa transformação chegue à população que vive na nossa área de atuação é gratificante”, completa Salete da Hora, diretora de Marca, Comunicação e Sustentabilidade da CTG Brasil. 

Serviço

Núcleo Musicou Três Lagoas

Local: Antiga Estação Ferroviária
Endereço: Av. Rosário Congro, 560, CentroDias e horários das aulas: 2ª e 4ª, 13h30 às 16h30
Cursos: iniciação musical, canto coral, viola caipira e percussão
Matrículas: a partir do dia 14/3

Inauguração: 07/4 

Sobre a CTG Brasil

A CTG Brasil trabalha para desenvolver o mundo com energia limpa em larga escala. Segunda maior geradora privada de energia do País, conta com a dedicação de seus talentos locais e está comprometida em contribuir com a matriz energética brasileira, pautada pela responsabilidade social e respeito ao meio ambiente. A empresa tem investimentos em 17 usinas hidrelétricas e 11 parques eólicos, com capacidade instalada total de 8,3 GW. Criada em 2013, é parte da China Three Gorges Corporation, uma das líderes globais em geração de energia limpa. 

Sobre a Sustenidos

A Sustenidos é a organização responsável pela gestão do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí e do Theatro Municipal de São Paulo, dos programas Musicou, Som na Estrada, e MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange); e pelos festivais Ethno Brazil e Imagine. Foi responsável pela gestão do Projeto Guri, programa de ensino musical, no litoral e no interior do Estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA, de 2004 a 2021.

Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos, eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm suporte fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.  

Por: Ana Balestrieri | Comunic Comunicação Estratégica

Suzano registra avistamentos de onças-pintadas em área florestal de Mato Grosso do Sul

0

Em 2021, foram quatro registros de avistamentos de onças realizados pelo Programa de Monitoramento da Fauna, sendo três de onças-pintadas e um com três onças-pardas, o que atesta as boas práticas de manejo florestal da companhia no Estado

O Programa de Monitoramento da Fauna da Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, encerra o ano de 2021 com quatro registros de avistamentos de onças em áreas florestais da empresa em Mato Grosso do Sul. Ao todo, foram três avistamentos de onças-pintadas (Panthera onca) e um registro de três onças-pardas (Puma concolor) – uma fêmea e dois indivíduos jovens – realizados por armadilhas fotográficas instaladas em áreas de conservação ambiental da empresa ou pelo sistema de monitoramento por câmeras.

Suzano registra avistamentos de onças-pintadas em área florestal de Mato Grosso do Sul

Os avistamentos mais recentes ocorreram no último bimestre de 2021. Com o apoio da Casa da Floresta, empresa especializada que presta serviços de consultoria ambiental para a Suzano no Estado, as equipes realizaram dois registros de onças-pintadas adultas em áreas de conservação ambiental da empresa por meio de armadilhas fotográficas. Como o padrão de pintas é único para cada onça-pintada, assim como nossas digitais, as fotos estão sendo analisadas com cuidado para descobrir se os registros são de indivíduos diferentes ou se é o mesmo animal transitando em diferentes locais.

“A presença, e permanência, deste predador de topo de cadeia deve ser considerada como um indicativo de qualidade ambiental, pois para que a espécie viva no local é necessário que a área suporte uma base de presas bem estabelecida, ou seja, mantenha os requisitos ambientais necessários para a maior diversidade possível de presas. Deste modo, os registros reforçam a alta qualidade ambiental e importância dessas Áreas de Alto Valor de Conservação para a preservação das espécies”, destaca estudo elaborado pela Casa Florestal.  Por segurança, a Suzano não divulga a região e/ou município em que foram feitos avistamentos e registros de animais silvestres em suas áreas florestais.

Para Renato Cipriano Rocha, coordenador de Meio Ambiente Florestal da Suzano, a presença de onça-pintada na região atesta as boas práticas de manejo florestal adotada pela companhia em suas operações. “A Suzano é reconhecida nacional e internacionalmente por suas práticas sustentáveis e esses registros de onças-pintadas em nossas áreas vêm para confirmar o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e o nosso propósito de renovar a vida a partir da árvore. Estamos produzindo matéria-prima para a fabricação da celulose, que é o eucalipto, aliando manejo sustentável e preservação das matas nativas vizinhas às nossas operações, o que garante o retorno, permanência e a reprodução de animais silvestres, muitos deles ameaçados de extinção”, ressalta Rocha. Atualmente, a Suzano destina 136 mil hectares para conservação ambiental em Mato Grosso do Sul.

Onça-pintada

Considerada o maior carnívoro da América do Sul e terceiro maior felino do mundo, a presença da onça-pintada atualmente se restringe à 51% da distribuição histórica, a qual se estende do sudoeste dos Estados Unidos até o norte da Argentina.

No Brasil, ocorre em quase todos os biomas, com exceção dos Pampas. A onça-pintada está na lista de animais silvestres ameaçados de extinção por fatores como perda de habitat, fragmentação, diminuição da base de presa, caça ilegal e retaliação por predação de animais de criação.

Sobre a Suzano

Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 97 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br

Informações à Imprensa

Performa Comunicação

Gasolina é encontrada por R$ 8,24 em Três Lagoas; preços foram divulgados pelo Procon

0

Após o reajuste de 18,8% sobre o preço da gasolina e 24,9% sobre o diesel, postos de combustíveis de todo o País já aplicam novos preços

Na última semana, a Petrobras anunciou o reajuste da gasolina, diesel e gás de cozinha.

Segundo a estatal, o último reajuste tinha acontecido há 57 dias.

Os novos valores foram repassados aos consumidores na sexta-feira (11).

Pensando em ajudar o consumidor três-lagoense, o Programa Municipal de Defesa do Consumidor – PROCON TL – realizou pesquisa de preço para apresentar o valor que os 25 postos de combustíveis passam a vender a partir desta data.

Em um dos locais, caso o cliente queira passar cartão,  valor do litro chega a R$8,24.

Confira a pesquisa completa CLICANDO AQUI.

MEC prorroga prazo de inscrição no Fies

0

Estudantes têm até 23h59 desta terça-feira para se inscrever

As inscrições para o primeiro processo seletivo de 2022 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) serão reabertas. Com o período ampliado, os estudantes terão até as 23h59 de amanhã (15) para se inscrever. A data do resultado da chamada regular, que seria divulgada no dia 15, também mudou e será publicada no dia 18 de março, no portal Acesso ÚnicoMEC prorroga prazo de inscrição no FiesMEC prorroga prazo de inscrição no Fies

“O MEC decidiu ampliar o prazo após identificar lentidão e interrupções pontuais na performance da solução tecnológica, durante poucos minutos, no sistema eletrônico de inscrição. A instabilidade, ocorrida apenas no final da noite do último prazo previsto para inscrição, que seria no dia 11, foi pontual, tanto que somente foi percebida por quem acessava o sistema, no horário próximo do encerramento do prazo de inscrição”, justificou a pasta.

Para concorrer, o candidato precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e ter obtido nota igual ou superior a 450 pontos. Outra exigência para inscrição é não ter zerado a redação.

Novo cronograma do Fies

Dia 15 de março – último dia para inscrição;

Dia 18 de março– resultado da chamada única e lista de espera;

De 21 a 23 de março – prazo para complementação das inscrições dos pré-selecionados na chamada regular;

De 24 de março a 4 de maio – prazo para convocação dos pré-selecionados por meio da lista de espera.

*Agência Brasil

Zambelli vai denunciar ao MP filme com ‘Piada’ sobre pedofilia

0

Filme como se tornar o pior aluno da escola está disponível no catálogo da Netflix

Após uma denúncia feita por uma influenciadora digital sobre um filme disponível na Netflix em que há uma cena retratando pedofilia, a deputada federal Carla Zambelli decidiu se manifestar.

Em sua conta do Twitter, ela chamou o filme “Como se Tornar o Pior Aluno da Escola” de “repugnante” e disse que pretende acionar o Ministério Público.

Lançado em 2017, o filme voltou a chamar atenção por ter entrado no catálogo da Netflix e apresentar cenas escatológicas retratando a pedofilia.

Em uma das cenas do filme, que é baseado em um livro homônimo escrito pelo apresentador Danilo Gentili, aparece o personagem de Fábio Porchat tentando abusar sexualmente de dois adolescentes.

“O repugnante filme “Como se Tornar o Pior Aluno da Escola” naturaliza a pedofilia a fim de normalizá-la. Já informei ao Ministério da Família ao qual oficiarei, assim como denunciarei ao MP e solicitarei informações ao CNMP acerca dos procedimentos em curso” apontou a deputada.

O deputado estadual André de Fernandes, do Ceará, também se manifestou sobre o filme e disse que acionou o Ministério da Família, Mulher e Direitos Humanos.

“A ministra Damares já está cuidando do caso. Acabei de conversar com ela. Essa explícita apologia ao abuso sexual infantil, encenado por Fábio Porchat no filme que está no catálogo da Netflix, não pode ficar impune”.

*Com informações do site Contrafatos

Suspeito de tentar matar trans é preso em MS

0

Vítima está internada em estado grave

A Polícia Civil prendeu, um dos suspeitos de terem tentado matar uma mulher transgênero, na cidade de Mundo Novo. O crime teria sido praticado por pai e filho, motivado por preconceito.

A prisão aconteceu na sexta.

De acordo com o apurado, no dia 06/03/2022 por volta das 05 horas, o autor A. G. O. e seu filho, F. G. S. O., com a clara intenção de matar, agrediram a vítima Claudinha (C.A.L.) com pedaço de madeira.

Mesmo após caída, sem sentidos e totalmente indefesa, A.G.O. desferiu mais três golpes fortes na cabeça da vítima.

Depois disso, acreditando ter tirado a vida dela, os autores fugiram e a deixaram no local.

A vítima foi socorrida por populares e atualmente encontra-se internada na UTI em um hospital de Dourados/MS e com chances mínimas de sobreviver, segundo a família.

Investigações apontam que houve um desentendimento entre a vítima e o suspeito A.G.O., algumas horas antes do fato em uma tabacaria.

Testemunhas disseram que uma confusão começou por razões de preconceito ao gênero que a vítima se identifica.

A.G.O. proferiu diversas injúrias relacionadas ao gênero que Claudinha se identifica. A.G.O entre as ofensas teria dito que aquele lugar não era para pessoas como a vítima. Tal fato gerou uma reação agressiva da vítima contra A.G.O., o que fez com que ela desse uma garrafada na face deste.

A.G.O. precisou ser socorrido ao hospital, pois sofreu um corte no rosto. Após ser socorrido, ele e seu filho, de forma livre e consciente, passaram a procurar pela vítima.

Pelas imagens obtidas de câmeras de segurança, verifica-se que os suspeitos não possibilitaram qualquer chance de defesa da vítima, que ao perceber a aproximação destes, tentou correr, mas sem sucesso.

A.G.O conduzia a motocicleta, enquanto F.G.S.O. estava na garupa e carregava um grande pedaço de madeira. Com a motocicleta ainda em movimento, F.G.S.O. salta e começa a desferir golpes na vítima.

A.G.O. estaciona a motocicleta e pega o pedaço de madeira, prosseguindo com as agressões até que a vítima não demonstrasse mais sinais de vida. Acreditando ter matado esta, os suspeitos fugiram do local.

Diante destes elementos de informações, foi representada pela prisão preventiva dos suspeitos, o que foi deferido.

Após bebedeira, marido bate na mulher que pede abrigo em mercado de Três Lagoas

0

PM foi chamada e levou agressor para delegacia

Homem de 36 anos foi encaminhado à delegacia, na noite de ontem (13), após agredir a mulher, de 40 anos, em Três Lagoas.

Conforme informações do boletim de ocorrência,  a mulher contou que é sócia em uma serralheria com o marido e que ontem, durante todo o período vespertino, ele fez consumo de bebida alcoólica.

Já no período da noite, ele chegou alterado e começou a bater nela com socos.

Para se defender, ela o arranhou e se abriu em um mercadinho da esquina, solicitando a presença da Policia Militar.

Diante dos fatos, ele foi levado à delegacia, junto com a vítima.

MS abre semana com oferta de 2,2 mil oportunidades; 88 vagas em Três Lagoas

0

Funtrab disponibiliza o agendamento via aplicativo “MS Contrata+”

Nesta segunda-feira (14) a Fundação do Trabalho oferta 2.296 oportunidades no mercado de trabalho sul-mato-grossense. As ocupações estão disponíveis na Capital e em 32 agências da Casa do Trabalhador no interior do Estado. 

Para Campo Grande são 808 vagas em áreas diversas. Na lista de vagas estão auxiliar de linha de produção (81), servente de obras (49), auxiliar de cozinha (28), motorista carreteiro (14), empregado  doméstico  nos serviços gerais (11), eletricista (11), garçom (10), vigilante – PcD (5) e operador de caixa- PcD (3). 

A semana também começa com vagas nas agências da Casa do Trabalhador de Dourados (160), Amambai (126), Aparecida do Taboado (125), Cassilândia (122), Três Lagoas (88), Rio Brilhante (74), Costa Rica (60), Nova Andradina (59), Nova Alvorada do Sul (55), Itaquiraí (53) e Ponta Porã (50). 

Há oportunidades também em Iguatemi (48), Caarapó (46), Miranda (44), Naviraí (41), Guia Lopes da Laguna (37), Bataguassu (36), Chapadão do Sul (34), Ribas do Rio Pardo (29), Paranaíba (26), São Gabriel do Oeste (26), Jardim (24), Corumbá (23), Rio Verde de Mato Grosso (23), Aquidauana (20), Sidrolândia (18), Eldorado (10), Maracaju (9), Batayporã (8), Ivinhema (6), Sonora (5) e Coxim (3).  

Para os trabalhadores na Capital, Dourados, Corumbá, Naviraí, Chapadão do Sul, Maracaju, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Sidrolândia e Três Lagoas a Funtrab disponibiliza o agendamento via aplicativo “MS Contrata+”. A ferramenta permite que o trabalhador agende dia e hora para ser atendido, sem a necessidade de ficar na fila para retirar senha.

Confira aqui o detalhamento das vagas, endereços e telefones de cada unidade. 

Ministra Tereza Cristina está no Canadá em busca de potássio para o Brasil

0

Estão previstas reuniões com presidentes de empresas produtoras e exportadoras de potássio instaladas no país, além de representantes do governo canadense

O Canadá é o maior produtor mundial de potássio, com cerca de 33% da produção mundial. De acordo com a ministra, a ideia é conversar principalmente com a iniciativa privada para falar sobre a disposição do governo brasileiro de facilitar as vendas ao Brasil.

Ministra Tereza Cristina está no Canadá em busca de potássio para o Brasil

“A viagem é para conversar com canadenses para ver se conseguimos uma quantidade maior do que eles já nos mandam, para suprir esses possíveis gargalos de fornecimento que a gente possa vir a ter, devido ao conflito entre a Rússia e a Ucrânia”, explicou. Segundo ela, o governo brasileiro já vem fazendo várias videoconferências com a associação que reúne exportadores canadenses para tratar do tema.

Ministra Tereza Cristina está no Canadá em busca de potássio para o Brasil

Na viagem a Ottawa estão previstas reuniões com presidentes de empresas produtoras e exportadoras de potássio instaladas no país, além de representantes do governo canadense. No domingo, a ministra se reúne com a diretoria da Brasil Potash. Segunda-feira (14), está previsto um encontro com o Vice-Ministro da Agricultura do Canadá,  Paul Samson.

A ministra também terá reuniões com os presidentes  das empresas Gensource, Nutrien, Canpotex e Fertilizer Canada. O retorno da comitiva do Mapa está previsto para segunda-feira (14), com chegada no Brasil na terça-feira (15).

Ministra Tereza Cristina está no Canadá em busca de potássio para o Brasil

Em fevereiro, a ministra viajou ao Irã, negociando o aumento de exportações de fertilizantes para o Brasil. Ontem ela recebeu em Brasília representantes de países árabes para debater a possibilidade de aumentar a exportação de fertilizantes para o Brasil.

Atualmente, o Brasil é o quarto consumidor global de fertilizantes, responsável por cerca de 8% deste volume e é o maior importador mundial. O Brasil importa cerca de 85% de todo o fertilizante usado na produção agrícola nacional. No caso do potássio, o percentual importado é de cerca de 95%.

INSS volta agendar atendimento presencial

0

Pandemia de covid-19 levou à suspensão da modalidade

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retoma hoje (14) o serviço de agendamento presencial nas agências de todo o país. A modalidade , que permite marcar um horário para ser atendido, foi suspensa em função da pandemia de covid-19.

O agendamento pode ser feito pelo site e pelo aplicativo Meu INSS e o telefone 135. Nos casos em que o cidadão não tem acesso à internet ou ao telefone, o agendamento pode ser feito diretamente nas agências.

Caso prefira o atendimento eletrônico, o cidadão continua tendo à disposição cerca de 91 serviços que podem ser solicitados de forma digital, sem a necessidade de comparecimento pessoal ao INSS.

As agências também vão retomar o atendimento presencial para retirar dúvidas dos usuários, sem a necessidade de prévio agendamento.

Gestores do Sistema Fiems vão à Europa para firmar parcerias e buscar soluções para a indústria de MS

0

Estão programados encontros e assinatura de acordos em Portugal e na Inglaterra

Uma missão formada por gestores do Sistema Fiems (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul) embarcou no último sábado (12/03) com destino à Europa, onde irá firmar parcerias na área da educação e buscar soluções em inovação para a indústria sul-mato-grossense. Estão programados encontros e assinatura de acordos em Portugal e na Inglaterra.

A comitiva é formada pelo superintendente regional do Sesi, Régis Borges; o gerente da Startup do Sistema Fiem, Odilon Moura; e o gerente de Educação do Sesi, Josebene Lima de Moura Filho. Entre os compromissos da viagem, estão visitas a projetos de intercâmbio tecnológico, formação de mão de obra e educação básica, e estreitamento de contatos com fundos europeus de investimento.

Em Portugal, os representantes da indústria sul-mato-grossense firmarão acordos com o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), sediado em Barcelos. A parceria prevê a realização de pesquisas integradas de base tecnológica para aplicação nas indústrias brasileiras e portuguesas.

Na Inglaterra, os gestores serão recebidos por representantes do Instituto PixL International e da Aprender UK. Na ocasião, será formalizado um acordo com as organizações de ensino britânicas para levar à Rede SESI de Educação em Mato Grosso do Sul as melhores práticas globais de ensino. Tanto os acordos em Portugal como na Inglaterra foram articulados este ano, por meio de reuniões on-line, entre os gestores das entidades.

Além desses compromissos, a comitiva do Sistema Fiems deverá participar entre os dias 22 e 25 de março de um dos maiores eventos de educação tecnológica no mundo: o Bett. A feira vai proporcionar conexões com educadores de vários países, com demonstração de serviços e produtos inovadores por mais de 400 provedores de soluções em educação tecnológica.

Senac dá início a turma gratuita do curso Técnico em Floresta em Ribas do Rio Pardo

0

A previsão de início da segunda turma é no dia 21 de março e cada turma dispõe de 30 vagas


Iniciaram na semana passada as aulas da primeira turma do curso gratuito “Técnico em Floresta” na cidade de Ribas do Rio Pardo (MS), que é realizado pelo Senac MS, por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG), e em parceria com a Prefeitura Municipal de Ribas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.

“O objetivo do curso, por meio dessa parceria entre o Senac e a prefeitura de Ribas do Rio Pardo, é atender às demandas da indústria da região, proporcionando qualificação da mão de obra local e garantindo que as vagas de emprego sejam preenchidas por pessoas da região, proporcionando emprego e renda para a cidade”, afirma o diretor do Senac MS, Vitor Mello.

Senac dá início a turma gratuita do curso Técnico em Floresta em Ribas do Rio Pardo

Participam do curso pessoas com idade acima de 16 anos, de baixa renda, que comprovaram renda per capita não superior a dois salários mínimos ou beneficiários dos programas de proteção a pessoas ameaçadas, que são as regras do PSG.

As aulas são realizadas na Escola Municipal Prof. Mareide Monteiro de Lima, no centro de Ribas do Rio Pardo. A previsão de início da segunda turma é no dia 21 de março e cada turma dispõe de 30 vagas.

IPTU 2022: Pagamento em cota única tem vencimento para 11 de abril e oferta desconto de 50% no valor do imposto

0

O pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) de Bataguassu para o exercício de 2022 já tem data definida


Conforme a Lei Municipal 2.809/2021 regulamentada pelo Decreto Municipal nº 931/2021, de 29 de dezembro de 2021, que dispõe sobre o lançamento do imposto, o pagamento à vista (cota única), com desconto de 50% no valor do imposto tem vencimento para o dia 11 de abril.


O contribuinte que optar pelo pagamento parcelado em até seis vezes terá o benefício do desconto de 20%, com o vencimento da primeira parcela para o dia 11 de abril e as demais subsequentes.


De acordo com o secretário municipal de Finanças e Orçamento, José Carlos Zanardo, os carnês do IPTU já foram impressos e começarão a ser distribuídos pelos Correios na próxima semana. “Vamos disponibilizar também através do site da Prefeitura www.bataguassu.ms.gov.br, na aba CIDADÃO/ PORTAL DO CONTRIBUINTE, para que o municípe possa fazer a consulta e emissão da guia para pagamento, proporcionando maior comodidade aos contribuintes”, comenta.


Segundo o prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB), o pagamento do IPTU é importante já que os recursos arrecadados são revertidos em melhorias para a população. “Oferecemos essas facilidades para que o contribuinte possa quitar seu imposto lembrando que o pagamento é de extrema importância para que a administração municipal possa realizar investimentos que visam à melhoria substancial da qualidade de vida de toda a nossa população”, destacou Akira.
O pagamento do imposto pode ser feito pelo Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Casas Lotéricas.


Confira o calendário de pagamentos:


PAGAMENTO À VISTA (COTA ÚNICA): 11/04/2022 com desconto de 50%

PARCELA 1: 11/04/2022 com desconto de 20%
PARCELA 2: 10/05/2022 com desconto de 20%
PARCELA 3: 10/06/2022 com desconto de 20%
PARCELA 4: 11/07/2022 com desconto de 20%
PARCELA 5: 10/08/2022 com desconto de 20%
PARCELA 6: 12/09/2022 com desconto de 20%

Nascidos de 1968 a 1983 podem agendar saque de valores esquecidos

0

É necessário login prata ou ouro no Portal Gov.br para fazer retirada

A partir de hoje (14), as pessoas nascidas entre 1968 e 1983 ou empresas abertas nesse período poderão pedir o saque de recursos esquecidos em instituições financeiras. O processo deve ser feito no site Valores a Receber, criado pelo Banco Central (BC) para consulta e agendamento da retirada de saldos residuais.Nascidos de 1968 a 1983 podem agendar saque de valores esquecidosNascidos de 1968 a 1983 podem agendar saque de valores esquecidos

A consulta foi aberta na noite de 13 de fevereiro. Na ocasião, o próprio sistema informou a data e o horário em que usuários com recursos a sacar devem retornar ao site para fazer o agendamento. O processo vai até sexta-feira (18). Quem perder o prazo ou o horário poderá fazer uma repescagem no sábado (19), das 4h às 24h. O usuário que perder a repescagem só poderá retornar a partir de 28 de março.

Após o pedido de saque, a instituição financeira terá até 12 dias úteis para fazer a transferência. A expectativa é que pagamentos realizados por meio de Pix ocorram mais rápido.

Para agendar o saque, o usuário deverá ter conta nível prata ou ouro no Portal Gov.br. Identificação segura para acessar serviços públicos digitais, a conta Gov.br está disponível a todos os cidadãos brasileiros. O login tem três níveis de segurança: bronze, para serviços menos sensíveis; prata, que permite o acesso a muitos serviços digitais; e ouro, que permite o acesso a todos os serviços digitais.

Segundo o BC, cerca de 114 milhões de pessoas e 2,7 milhões de empresas acessaram o sistema de consultas criado para o resgate do dinheiro. Desse total, 25,9 milhões de pessoas físicas e 253 mil empresas descobriram que têm recursos a receber.

Confira abaixo o passo a passo para a retirada do dinheiro:

Passo 1
Acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br na data e no período de saque informado na primeira consulta. Quem esqueceu a data pode repetir o processo, sem esperar o dia 7 de março.

Passo 2
Fazer login com a conta Gov.br (nível prata ou ouro). Se o cidadão ainda não tiver conta nesse nível, deve fazer logo o cadastro ou aumentar o nível de segurança (no caso de contas tipo bronze) no site ou no aplicativo Gov.br. O BC aconselha ao correntista não deixar para criar a conta e ajustar o nível no dia de agendar o resgate. Confira aqui como aumentar o nível do login Gov.br.

Passo 3
Ler e aceitar o termo de responsabilidade

Passo 4
Verificar o valor a receber, a instituição que deve devolver o valor e a origem (tipo) do valor a receber. O sistema poderá fornecer informações adicionais, se for o caso. A primeira etapa da consulta só informava a existência de valores a receber, sem dar detalhes.

Passo 5
Clicar na opção indicada pelo sistema:

“Solicitar por aqui”: para devolução do valor por meio de Pix em até 12 dias úteis. O usuário deverá escolher uma das chaves Pix, informar os dados pessoais e guardar o número de protocolo, caso precise entrar em contato com a instituição.

“Solicitar via instituição”: a instituição financeira não oferece a devolução por Pix. O usuário deverá entrar em contato pelo telefone ou e-mail informado para combinar com a instituição a forma de retirada: Transferência Eletrônica Disponível (TED) ou Documento de Crédito (DOC).

Importante: Na tela de informações dos valores a receber, o cidadão deve clicar no nome da instituição para consultar os canais de atendimento.

Calendário

Para evitar excesso de procura no site, o Banco Central escalonou o pedido de saque conforme a idade do correntista ou a data de fundação da empresa. A cada semana, um público diferente será atendido.

O prazo de agendamento para pessoas nascidas até 1968 ou empresas fundadas antes desse ano ocorreu de 7 a 11 de março, com repescagem no último sábado (12). Para quem nasceu a partir de 1984 ou abriu empresa nesse ano, a data vai de 21 e 25 de março, com repescagem em 26 de março. As repescagens também ocorrerão aos sábados no mesmo horário, das 4h às 24h.

Quem perder o sábado de repescagem poderá pedir o resgate a partir de 28 de março, independentemente da data de nascimento ou de criação da empresa. O BC esclarece que o cidadão ou empresa que perder os prazos não precisa se preocupar. O direito a receber os recursos é definitivo e eles continuarão guardados pelas instituições financeiras até o correntista pedir o saque.

Nesta primeira fase, estão sendo liberados R$ 3,9 bilhões esquecidos em instituições financeiras. Em maio, haverá nova rodada de consultas, com mais R$ 4,1 bilhões disponíveis.

Além dos valores residuais em bancos, o cidadão pode ter outras fontes de dinheiro esquecido, como cotas de fundos públicos, revisão de benefícios da Previdência Social, restituições na malha fina do Imposto de Renda e até pequenos prêmios de loterias. A Agência Brasil preparou guia para facilitar a busca por recursos adicionais.

 Por Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil – Brasília

Tempo instável: semana terá sol, chuvas irregulares e máximas de 33°C no Estado

0

Em Três Lagoas a segunda-feira será de sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite

O tempo seguirá instável em Mato Grosso do Sul. Algumas regiões terão sol com variação de nebulosidade, enquanto outras terão chuvas irregulares.

Entre segunda-feira (14) a quinta-feira (17) a previsão do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima indica que a disponibilidade de umidade, associada ao deslocamento de cavados vai aumentar a probabilidade de chuvas de intensidade moderada a localmente fortes, podendo ocorrer tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento. 

Durante a semana os maiores acumulados de chuva, segundo o Cemtec, são previstos para as regiões centro-norte, leste e nordeste do Estado que pontualmente podem atingir valores acima de 30 mm em 24h. 

Para o restante do Estado, a tendência é de sol com variação de nebulosidade. O aquecimento diurno pode provocar pancadas de chuva bem isoladas. 

A tendência é de elevação das temperaturas ao longo da semana. O Cemtec estima temperaturas variando entre 21°C a 29°C para a região leste, 18°C e 32°C para a região sudoeste, 22°C e 33°C para a região pantaneira e na Capital entre 19°C a 30°C. 

Nesta segunda-feira, a Capital terá sol com aumento de nuvens pela manhã e são esperadas pancadas de chuva à tarde e à noite. As temperaturas podem variar entre 22°C a 29°C, segundo a Climatempo. 

Mireli Obando, Subcom

Foto: Ricardo Ojeda

SEM TRÉGUA:Comando do 2º BPM intensifica Operação Saturação em Três Lagoas

0

Equipes do 2º Batalhão de Polícia Militar, em parceria com a Vigilância Sanitária e Conselho Tutelar intensificaram a VII edição da Operação Saturação por vários bairros de Três Lagoas

Equipes de policiais do 2º BPM realizaram neste fim de semana a Operação Saturação VII, nos bairros Interlagos e Jardim das Oliveiras.

SEM TRÉGUA:Comando do 2º BPM intensifica Operação Saturação em Três Lagoas

A operação que começou na sexta-feira, foi deflagrada pelo comando 2º Batalhão a Operação, em parceria com o Conselho Tutelar e Vigilância Sanitária, tendo como alvo os bairros Jardim das Oliveiras e Interlagos onde foi intensificado o policiamento ostensivo, preventivo e repressivo através da realização de abordagens, rondas, pontos base, e fiscalização de trânsito com de blitz em pontos específicos visando coibir e reprimir crimes nessas localidades, aumentando a sensação de segurança da população.

Durante a Operação foi realizado a abordagem de 350 pessoas; 83 veículos abordados e fiscalizados; 29 Autos de Infrações lavrados pela PM; 15 estabelecimentos fiscalizados; 03 estabelecimentos notificados pela Vigilância Sanitária; 11 veículos apreendidos e encaminhados ao DETRAN; 04 condutores encaminhados a delegacia de polícia civil por conduzir veículo automotor sob influência de álcool, onde a autoridade policial judiciária ratificou a prisão em flagrante pelo crime.

SEM TRÉGUA:Comando do 2º BPM intensifica Operação Saturação em Três Lagoas

Equipe da SIG prende homem que estava foragido da justiça desde novembro de 2021

0

O homem está condenado a 04 anos e 09 meses de prisão em regime fechado, por três crimes de furto qualificado

Na última quinta-feira (10/03), a Polícia Civil de Três Lagoas, através da SIG (Seção de Investigações Gerais), no exercício de atividades de apoio ao Poder Judiciário, deu cumprimento a um mandado de prisão contra um indivíduo, de 36 anos, condenado a 04 anos e 09 meses, em regime de fechado, pela prática de três crimes de furto qualificado.

Ao tomar conhecimento da existência do de prisão em aberto, em ações das equipes de investigação e operacional, com apoio do Núcleo Regional de Inteligência e agentes da SIG dirigiram-se até ao Loteamento Orestinho mandado, onde tiveram êxito em localizar e realizar a prisão do indivíduo, que se encontrava-se evadido desde 01/11/2021.

Conduzido pelos policiais civis até a sede da SIG/TL, foi dado o devido cumprimento a ordem judicial, sendo o preso submetido ao exame de corpo de delito junto ao IML, e posteriormente encaminhado ao sistema prisional local, ficando à disposição da Justiça.

A SIG de Três Lagoas solicita o apoio e colaboração da população três-lagoense para o combate à criminalidade, com informações sobre a autoria da prática de crimes e a localização de foragidos da Justiça. As denúncias poderão ser realizadas através dos telefones (67) 3929-1173 e (67) 99226-8210 (WhatsApp). O sigilo e anonimato são garantidos.

Presidente Jair Bolsonaro sanciona Lei do ICMS sobre combustíveis

0

No final da 2021, o PR Jair Bolsonaro já havia sancionado, também, crédito adicional de R$ 300 MI para o Auxílio Gás, que alcançará mais de 5 milhões de famílias de baixa renda

Esta é mais uma medida para amenizar os impactos das altas dos valores dos combustíveis e do gás de cozinha sobre os ombros dos brasileiros.

Medida tende a reduzir os preços na ponta da linha.

A lei sancionada hoje determina que seja pago um valor fixo por unidade de medida, que pode ser o litro, por exemplo.

A medida vale para gasolina, diesel, etanol, gás de cozinha e biodiesel.

Antes, cada Estado estipulava uma alíquota para o imposto, que incide sobre os preços praticados localmente.

Agora, o tamanho da cobrança será decidido pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que é integrado pelo Governo Federal e por Estados e Distrito Federal.

A Lei também estipula a “monofasia tributária”, ou seja, o ICMS será cobrado todo em uma única etapa da cadeia produtiva. Nesse caso, na importação de combustíveis ou nas refinarias.

Aliviar o peso dos impostos para os brasileiros sempre foi prioridade para o Governo Federal.

Com o objetivo de diminuir o valor do gás de cozinha para o bolso do brasileiro, desde março de 2021, os impostos federais sobre o gás de cozinha foram zerados pelo Presidente Jair Bolsonaro.

O Ministério da Economia zerou, na última quarta-feira (09), as alíquotas de PIS/Pasep e Cofins sobre o botijão de gás de cozinha de 13 kg de uso doméstico.

As alíquotas incidem sobre a importação e sobre a receita de comercialização de gás liquefeito de petróleo.

No final da 2021, o PR Jair Bolsonaro já havia sancionado, também, crédito adicional de R$ 300 MI para o Auxílio Gás, que alcançará mais de 5 milhões de famílias de baixa renda.

O benefício garante 50% do valor da média do preço nacional de referência do botijão de 13 kg de GLP.

SECOM

Sábado com previsão de chuva e temperaturas máximas abaixo de 30°C

0

O sábado em Três Lagoas será de sol, porém com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora

Neste sábado (12) o tempo segue instável em Mato Grosso do Sul. As condições são de variação de nebulosidade, e chuva em vários momentos. De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima há probabilidade de chuvas com intensidade moderada a forte e podem ocorrer tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento e eventual queda de granizo. 

Essas áreas de instabilidades se formam devido ao avanço de uma frente fria, aliado ao transporte de umidade em baixos níveis e o deslocamento de cavados. As regiões sudoeste e sul da região pantaneira podem ter acumulados acima de 50 mm. No decorrer deste sábado e no domingo (13) há previsão de acumulados de chuva, pontualmente, acima de 30mm/24h nas regiões centro norte e leste do estado.

No decorrer deste final de semana, o excesso de nuvens associado ao vento frio vai trazer um refresco para o calorão. São esperadas temperaturas máximas entre 30/34ºC na região leste, 27/32ºC para a região sudoeste, 27/29ºC para a região pantaneira e na capital 26/30ºC.

Confira no mapa elaborado pela equipe do Cemtec, as condições de tempo e temperatura estimados para Capital e alguns municípios do Estado. 

Sábado com previsão de chuva e temperaturas máximas abaixo de 30°C

Mireli Obando, Subcom

Foto: Ricardo Ojeda

Mais um pedido de Cel David é atendido e Governo amplia vagas no Curso de Formação de Sargentos

0

Mais vagas na área da segurança pública sendo ampliadas através da articulação e empenho do deputado estadual Coronel David (sem partido). Nesta segunda-feira (07.03), o Governador Reinaldo Azambuja ampliou o número de vagas para o Curso de Formação de Cabos da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul e autorizou o processo seletivo interno para ingresso no Curso de Formação de Sargentos da Polícia Militar.

“Meu trabalho enquanto deputado é lutar para que a segurança pública tenha cada vez mais investimentos. É necessário honrar e valorizar os homens e mulheres que, diuturnamente, lutam pela segurança da população, com risco de suas vidas, bem como já estão com os demais requisitos de promoção preenchidos, restando apenas a realização do curso de formação. Agradeço ao Governador que entendeu a necessidade e atendeu mais uma demanda nossa”, afirmou o parlamentar.

Taynara Foglia – DRT 1707

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.