Hoje, 8 de março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher
Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta terça-feira (8), a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul emitiu nota parabenizando a todas e fez um vídeo em homenagem as colaborada.
Veja abaixo nota e vídeo:
“Mulher, com você a Polícia Civil é bem mais forte. Agradecemos por todo o seu empenho, coragem e garra. Feliz Dia Internacional da Mulher. Uma singela homenagem da Polícia Civil à você mulher”.
A prova será no dia 20 de março, na Escola Municipal Antonio Henrique Filho, das 8:00 às 11:00 (Horário Oficial do Estado)
A Prefeitura de Brasilândia por meio da Secretaria Municipal de Saúde abre a partir de amanhã (09), as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado para a contratação temporária de Médico, Médico Clínico Geral e Odontólogo
Serão 03 vagas para médico Clínico Geral, com remuneração de R$ 7.105,90 e até 100% do adicional de produtividade, com carga horária de 20 horas semanal e 04 vagas para odontólog com remuneração de 2.074,54 e carga horária de 20 horas semanal.
As inscrições são gratuitas e serão recebidas na sede da Secretaria Municipal de Saúde, localizada na rua Hélio Martinez Junior, 1035 (em frente ao Hospital), do dia 09 16 de março, das 07:00 às 13:00 (MS).
A prova será no dia 20 de março, na Escola Municipal Antonio Henrique Filho, das 8:00 às 11:00 (Horário Oficial do Estado).
A Prova Objetiva constará de 20 questões de múltipla escolha e destina-se a avaliar os conhecimentos gerais e específicos do profissional de saúde e com duração de três horas.
O gabarito oficial da prova, será divulgado no dia 22 de março, no “site” www.brasilandia.ms.gov.br no “link” Concursos e Processos Seletivos e no Diário Oficial da ASSOMASUL, (http://www.diariomunicipal.com.br/assomasul/).
Na hipótese de anulação de questão da prova, ela será considerada como respondida corretamente por todos os candidatos.
A lista classificatória preliminar, juntamente com a pontuação individual dos candidatos, será publicada no mural de publicações oficiais do Município e no “site” www.brasilandia.ms.gov.br no “link” Concursos e Processos Seletivos e no Diário Oficial da ASSOMASUL (http://www.diariomunicipal.com.br/assomasul/), no dia 28 de março.
Apenas nos últimos dez anos, as mulheres conquistaram aproximadamente 5 mil novas vagas na indústria
Hoje, dia 8 de março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher.
Com o passar dos anos, nós, temos conquistado cada vez mais espaço em várias áreas de atuação, inclusive, a presença da mulher na indústria está cada vez mais forte em Mato Grosso do Sul.
De acordo com o Radar Industrial da FIEMS, atualmente, a mão de obra feminina representa 25% de todo contingente ocupado nas atividades industriais desenvolvidas em Mato Grosso do Sul. São mais de 34 mil mulheres diretamente empregadas na indústria estadual.
Apenas nos últimos dez anos, as mulheres conquistaram aproximadamente 5 mil novas vagas na indústria. Nesse período, o total de mulheres ocupadas na indústria sul-mato-grossense aumentou 18%, enquanto a mão de obra masculina cresceu 11% na mesma comparação.
Apenas no segmento da mineração, houve um aumento significativo da participação feminina durante a última década. Elas eram 8% do total de trabalhadores e hoje representam 11% da força de trabalho. Em números absolutos, saíram de 155 trabalhadoras para mais de 300. Somente Corumbá representa 55% do total de mulheres trabalhando na mineração.
Um dos motivos para esse aumento da mão de obra no segmento é o curso de operadora de mina, oferecido pelo SENAI de Corumbá em parceria com a Vale exclusivamente par mulheres. Dentro da carga-horária de 258 horas, as alunas aprendem desde as competências nas operações de movimentação de produto em mina, até a segurança nas operações. Além disso, recebem treinamento específico na condução de caminhões.
Segundo a gerente do SENAI de Corumbá, Silvana Araújo de Barros, o curso é uma proposta inédita que tem como objetivo fortalecer a atuação das mulheres à frente de cargos operacionais dentro das indústrias. “Foi uma formação que trouxe oportunidade para alunas dentro de uma área de trabalho ainda pouco exercida por mulheres. Como foi um sucesso, ainda abriremos novas turmas em 2022”, afirma.
O gerente executivo da Vale em Corumbá, Romulo Rovetta, afirma que uma das propostas da empresa em relação à qualificação de mão de obra feminina é promover a inclusão e a diversidade. De acordo com ele, há pelo menos dois anos isso vem sendo trabalhado de maneira mais eficaz na empresa, especialmente em relação aos postos femininos.
“Hoje, temos mulheres liderando setores importantes e sentíamos falta de mais operadoras. As mulheres têm uma atuação muito eficiente nesse aspecto e o apoio do SENAI tem sido crucial. É uma parceria importante e a empresa faz questão de participar de todo o processo, desde a capacitação, o acompanhamento desse candidato até a contratação”, ressalta Rovetta.
Ainda segundo o gerente executivo, em 2019, a mineradora em Corumbá anunciou a meta de dobrar a representatividade de mulheres na força de trabalho até 2030, passando de 13% para 26%. E de aumentar a presença de mulheres em cargos de liderança sênior de 12% para 20%. No entanto, em 2022 as mulheres já representam 18,3% nas posições de liderança sênior e 18,1% do total da força de trabalho da Vale.
Além de 41% das contratações de 2021 deste ano terem sido de mulheres, outro avanço foi a redução em 48% da taxa de desligamento voluntário de mulheres entre dezembro de 2019 e junho de 2021. “Isso indica que estamos construindo um ambiente de trabalho melhor para as mulheres, com mais possibilidade de desenvolvimento aqui na região”, destaca Rovetta.
De aluna a funcionária
Entre as formandas da primeira turma do curso de operadora de mina, oferecido pelo SENAI de Corumbá em parceria com a Vale, Gabriela Maria Silva é uma das que mais se destacou e, de quebra, garantiu uma colocação na mineradora na função de operadora de equipamentos pesados na área operacional.
Profissional, mãe, esposa e apaixonada pela vida, ela sempre sonhou em ser motorista de caminhão e viu a oportunidade aparecer com a formação. “Fui selecionada entre as 19 alunas que concluíram o curso e agora faço parte de uma empresa que acreditou em mim e em outras mulheres que também sonhavam em atuar nessa área. Me sinto muito feliz e realizada, honrada por fazer parte desta família. A cada dia cresço mais como profissional e como mulher guerreira que sou”, declara.
Com o lema “lugar de mulher é onde ela quiser”, Gabriela incentiva outras mulheres com seu exemplo, e complementa dizendo que vale a pena acreditar nos sonhos e lutar por cada um deles.
“Digo a todas as mulheres para nunca desistirem dos seus sonhos. Estudem, se qualifiquem e busquem o crescimento a cada dia. A mineração um tempo atrás era uma área onde havia mais homens e hoje é diferente, as mulheres também atuam e estão cada vez mais presentes na indústria, com seu trabalhado e dedicação reconhecidos e valorizados”, finaliza.
A Polícia Civil prendeu, nesta segunda-feira (7), um jovem de 20 anos por tráfico de drogas.
De acordo com o boletim de ocorrência, após receber denúncias anônimas de que em uma casa situada no Jardim Campo Grande seria ponto de tráfico de drogas, uma equipe do SIG passou a monitorar o local constatando grande fluxo de pessoas tanto no período noturno quanto no período diurno.
Ontem, os policiais civis estiveram no local e flagraram alguns indivíduos fazendo uso de maconha. Dois usuários e o dono da casa foram abordados.
Em busca na residência, os investigadores localizaram 24,55g de maconha e 5,5g de cocaína, além de um rolo de papel filme, cédulas de dinheiro totalizando R$ 67,00, um aparelho celular e um papel contendo uma lista com nomes e valores diversos, com indícios de tratar-se de contabilidade da venda de entorpecentes.
Diante das circunstâncias e da fundada suspeita de tráfico de drogas, foi dada a voz de prisão a M.S.S (20), que confrontado com os objetos encontrados em sua residência, disse que estava praticando o tráfico por dificuldades financeiras. M.S.S (20) foi apresentado perante a autoridade policial de plantão, que ratificou a prisão em flagrante.
Gestantes do Município de Brasilândia e que desejam realizar o pré-natal pelo SUS já poderão contar com mais um novo benefício: o Programa “Nascer Bem”
A ação é uma parceria entre o Município e o Governo do Estado e tem o objetivo de garantir uma gestação de qualidade para as mulheres.
O atendimento é realizado na Estratégia de Saúde da Família 1, onde o local conta com o ultrassom de última geração.
As interessadas devem solicitar o serviço na sua unidade de referência.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a gestante poderá fazer um ultrassom a cada três meses da gestação.
O Programa permite o atendimento de cinco gestantes por semana e até 20 gestante por mês.
Para mais informações, as interessadas devem procurar o seu agente comunitário de Saúde ou a unidade de saúde de referência.
A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) realiza na manhã desta terça-feira (8) uma Live sobre o Dia Internacional da Mulher, trazendo a tona discussões a respeito do empoderamento feminino. A transmissão começa as 9h30m e será a primeira das ações que serão realizadas durante todo o mês de março.
A transmissão acontecerá na página oficial da SMAS no Facebook e contará com a apresentação da Secretária da pasta, Vera Helena Arsioli Pinho, da coordenadora do CRAM “Halley Coimbra Junqueira”, Rafaella Marques, da delegada de Polícia Civil, Letícia Mobis, da Policial Militar, Cabo Selma (representando o Programa Mulher Segura) e da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Rosires Magalhães.
No mesmo dia, às 16h, haverá uma mobilização na Lagoa Maior sobre o dia Internacional da Mulher. No dia 10, as mulheres atendidas no CRAM participarão de um café com prosa no próprio órgão. A Campanha também terá uma Live no dia 17, às 9h, diretamente do plenário da Câmara Municipal.
Além disso, durante todo o mês, nas redes sociais da Prefeitura e da SMAS serão publicados vídeos com histórias de mulheres empodeiradas e que inspiram outras mulheres. Demais ações podem ser complementadas na programação.
Para a coordenadora do CRAM, Rafaella Marques, o Dia Internacional da Mulher é uma data para ser celebrada sempre, pois, representa a luta dos direitos da mulher na sociedade. “Já avançamos muito em questão ao nosso espaço na sociedade, mas há muito ainda para conquistar. Além disso, precisamos abrir as portas dos nossos serviços e mostrar à mulher três-lagoense que ela tem diversas ferramentas e órgãos em apoio aos seus direitos”, concluiu.
Neste ano, este já é o quarto flagrante realizado pela Polícia Federal de Corumbá/MS envolvendo transporte ilegal de imigrantes
A Polícia Federal realizou, na tarde desta segunda-feira (07/03), flagrante de promoção de migração ilegal. Um ônibus que transportava em torno de 40 imigrantes ilegais foi surpreendido pela Polícia Federal quando saía de uma chácara em Corumbá/MS com destino a São Paulo/SP. Na ocasião, foi apreendido um ônibus, uma van, dois veículos utilizados no transporte dos imigrantes até a chácara onde o embarque ocorria, além da quantia aproximada de R$ 3.000,00 em espécie.
Ao todo, a Polícia Federal prendeu 06 pessoas, dentre elas dois brasileiros e quatro cidadãos bolivianos. Os estrangeiros que realizariam migração ilegal no Brasil foram encaminhados até a fronteira e devidamente multados por furtar-se ao controle migratório ao ingressar em território nacional.
Neste ano, este já é o quarto flagrante realizado pela Polícia Federal de Corumbá/MS envolvendo transporte ilegal de imigrantes.
A Delegacia da Polícia Federal em Corumbá/MS mantém canal de denúncias anônimas através do e-mail [email protected] e do telefone 67 9 9202 8240. Caso saiba de informações sobre este ou outros casos de competência da PF entre em contato.
Aproximadamente quatro mil uniformes foram distribuídos para os estudantes da Rede Municipal de Ensino no início desta semana. O prefeito de Brasilândia, Dr. Antonio Thiago, fez a entrega simbólica aos estudantes da Escola Municipal Arthur Hoffig na manhã da última terça-feira (08).
Os uniformes já haviam sido adquiridos antes da Pandemia, entretanto, com a suspensão das aulas presenciais, a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Educação entenderam que a entrega deveria ocorrer somente quando as aulas retornassem ao modo presencial.
O uniforme é composto pelo tecido poliéster com viscose, na cor verde colonial, gola V e na frente está estampada o brasão do Município.
A polícia militar de Ribas recebeu um chamado via 190 com informações de uma desavença em um alojamento da cidade. O fato ocorreu na noite de ontem, segunda-feira (7).
Chegando ao local a guarnição foi abordada pela vítima que relatou ter tido seu carro depredrado por outro alojado que estaria em posse de um alicate e uma faca. Com os fatos os policiais foram até o quarto onde o autor estaria.
Ao chegar no local, após abordagem para as devidas averiguações, a vítima perguntou ao homem o poque dele ter cometido tal ação, neste momento o autor relatou, frente aos policiais, que teria tido tal ação pelo fato da vítima ser preto, iniciando vários xingamentos como macaco e que preto tinha que ser tratado assim.
Diante da situação, foi dada voz de prisão ao mesmo por racismo e dano, sendo encaminhado à delegacia para as medidas cabíveis.
O parlamentar também criou a Emenda Constitucional N° 87 que atende o direito das mulheres
Dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher. Uma data importante para celebrar a representatividade da mulher no cenário econômico, social e político, mas também um momento de reforçar o combate à violência doméstica e a necessidade de apoiar mulheres em situação de vulnerabilidade.
“Sabemos que as mulheres estão cada vez mais conquistando o seu espaço e posição no mundo em diversos aspectos. Elas são verdadeiras líderes e mostram o seu valor enfrentando as adversidades do dia-dia, mas temos que continuar abordando a questão da violência contra a mulher. Precisamos combater os agressores com punição da Justiça. Não cabe mais a sociedade aceitar que um agressor fique impune apenas com medida protetiva e precisamos ajudar essas mulheres em situação de vulnerabilidade denunciando. Ligue para a polícia no 190 ou 180 (disque denúncia) e coloque esses criminosos na cadeia”, diz Coronel David.
Ações em prol das mulheres
Pensando em combater todo e qualquer tipo de violência cometida a cada hora contra a mulher, o deputado criou a Cartilha POP (Procedimento Operacional Padrão) que é uma ferramenta para humanizar o atendimento dos militares às vítimas de violência doméstica. Esta política de proteção com tolerância zero aos criminosos teve início quando o parlamentar ainda atuava na Polícia Militar do Estado e continuou na Assembleia Legislativa.
Novos procedimentos
Os procedimentos criados pelo Coronel David são reconhecidos e utilizados em outros estados do país e serviram de inspiração também para a Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres do Estado criar um protocolo sobre esse tipo de atendimento. Esse manual, serviu de base para que Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar e até mesmo a perícia fizessem o POP feminicídio, o Procedimento Operacional Padrão que dispõe sobre o primeiro atendimento a mulheres em situação de violência.
Agressor não assume cargo público
O parlamentar também criou a Emenda Constitucional N° 87 que atende o direito das mulheres. A ferramenta barra a contratação de condenados pela prática de crimes de violência doméstica e familiar contra mulher, criança, adolescente e idoso em cargo ou emprego público.
Nesta terça-feira em Três Lagoas, sol e aumento de nuvens de manhã. Provável pancadas de chuva à tarde e à noite
Nesta terça-feira, 8 de março, dia internacional da mulher, as condições típicas de verão seguem predominando em grande parte de Mato Grosso do Sul. O sol brilha forte com variação de nebulosidade durante o dia, devido a um sistema de alta pressão que deve manter o tempo quente e seco até quarta-feira (09) segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima.
O forte calor associado a umidade pode favorecer a formação de pancadas de chuva com tempestades em áreas isoladas. Na região norte do Estado, especialmente entre os municípios de Sonora e Pedro Gomes, o Cemtec indica chuvas de intensidade moderada a forte e tempestades acompanhadas de raios.
Nesta terça, as temperaturas podem registrar mínimas entre 20°C a 24°C e máximas entre 29°C a 38°C no Estado. O Cemtec alerta para o tempo seco, com os níveis de umidade relativa do ar podendo ficar entre 15-35% nas horas mais quentes do dia.
Para aliviar o desconforto provocado pelo tempo seco, especialistas recomendam aumentar a ingestão de líquidos, evitar exposição ao sol ou atividade física nos momentos mais quentes do dia, umidificar ambientes e redobrar atenção com crianças e idosos.
Confira no mapa elaborado pela equipe do Cemtec, as condições de tempo e temperatura estimados para Campo Grande e alguns municípios do Estado nesta terça-feira.
Chuvas nos próximos quinze dias
Previsão estendida do Cemtec, indica que a chuva deve continuar com baixos acumulados na próxima quinzena. Até dia 15 de março há probabilidade para chuvas de moderada a forte e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento, e os acumulados podem variar entre 10-70 mm devido a convergência de umidade em baixos níveis e aquecimento diurno. Além disso, o avanço de uma frente fria pode favorecer a formação de instabilidades. A região norte deve ter os maiores acumulados neste período.
No segundo período, que compreende os dias 15 a 23 de março, são esperados acumulados de chuva entre 10-90 mm, especialmente nas regiões pantaneira e sudoeste. Conforme o Cemtec, existe a probabilidade de chuvas de intensidade moderada a localmente forte e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento.
Presença feminina na indústria cresce. Dados apontam que, em 2021 foram mais de 34 mil mulheres diretamente empregadas na indústria no MS; em Três Lagoas setor da celulose é o que mais emprega
A diversidade no ambiente corporativo tem sido pauta cada vez mais recorrente no dia a dia, e, na Eldorado Brasil, o assunto é levado a sério. A companhia, com sua unidade industrial localizada em Três Lagoas (MS), possui princípios e iniciativas internas com foco na prática da valorização de pessoas.
Variados perfis são incluídos nos processos seletivos para oportunidades em seu time, com acolhimento de novos profissionais sem distinção de raça, cor, gênero ou necessidade especial. Entre os processos estão as mulheres que buscam ocupar todos os espaços, incluindo os que historicamente são executados por homens e elas vêm obtendo nos últimos anos um progresso significativo.
Nos últimos dez anos, as mulheres conquistaram aproximadamente 5 mil novas vagas no setor industrial, segundo dados de pesquisa de 2021 divulgada pela FIEMS (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul). Nesse período, o total de mulheres ocupadas na indústria sul-mato-grossense aumentou 18%. Enquanto a mão de obra masculina cresceu 11% na mesma comparação.
A pesquisa ainda aponta que, atualmente a mão de obra feminina representa 25% de todo contingente ocupado nas atividades industriais desenvolvidas em Mato Grosso do Sul, e 25 municípios com percentual superior à média de participação. São mais de 34 mil mulheres diretamente empregadas na indústria estadual.
Em Três Lagoas, a mão de obra feminina na indústria representa 25%. São 3.479 mulheres empregadas na atividade industrial do município, de acordo com o levantamento do ano passado.
Desse total, 79% – quase 3.500 trabalhadoras – estão concentradas em 4 segmentos:
Celulose e papel (25% da mão de obra feminina)
Confecção e vestuário (22% da mão de obra feminina)
Metalmecânica (16% da mão de obra feminina)
Calçados (16% da mão de obra feminina)
Mulheres na Eldorado Brasil
Diretamente responsável pelo processo de recrutamento, Gleice Fernanda dos Reis Melero, do time Atração e Seleção Eldorado Brasil reforça que as mulheres enfrentam desafios e os vencem. As empresas de um modo geral estão ano a ano ampliando as oportunidades no mercado de trabalho. “Nas oficinas, guiando ônibus ou pilotando aviões, operando máquinas pesadas. Presentes também nos hospitais, mercados ou na gestão de órgãos públicos, lá estamos nós! Num modo geral, nós, mulheres gostamos de desafios, somos atenciosas, temos garra, força por natureza, e colocamos amor no fazemos. A presença da mulher no mundo dos negócios, e sua forte presença na indústria é fato. E o que desejamos é que cada vez mais, mulheres lutem por seus objetivos, e conquistem a oportunidade de desenvolver suas carreiras. E empresas e instituições precisam continuar com iniciativas de incentivo. Afinal, saber valorizar a diversidade no ambiente de trabalho, é visar o desenvolvimento”, finaliza.
Conheça algumas das colaboradoras:
Para Helen Ariane Freitas Bueno Silva, (foto abaixo), operadora de escavadeira, há quase seis anos na Eldorado, a motivação para o trabalho diário, vem de iniciativas e ações de reconhecimento profissional e de incentivo da empresa:
“O que mais me motiva trabalhar nesta área é o reconhecimento que tenho recebido desde minha chegada à empresa. A Eldorado sabe reconhecer o nosso trabalho, ela proporciona muitas oportunidades de crescimento. Já passei por diversas operações aqui na empresa, e almejo passar por outras ainda, não quero parar por aqui. Tenho mais planos pela frente, e o reconhecimento da empresa me motiva a vir trabalhar feliz todos os dias, e dar a minha colaboração na equipe A humildade e atitude de dono, são os valores da empresa, aos quais mais me identifico e vejo como fundamental, não só para a rotina de trabalho, mas para a vida”.
Isabela Gonçalves Cadamuro, (foto acima) operadora de área no setor de Secagem e Enfardamento da Eldorado há sete anos, conta como foram as etapas para sua evolução profissional dentro da empresa, e deixa um importante recado para as mulheres que almejam ingressar na área industrial:
“Entrei na Eldorado em 2014 como estagiária, na área de Qualidade no laboratório. Fui contratada para analista assistente, recebi promoção para analista 1, então participei do recrutamento interno para a Secagem. Hoje sou operadora 1 na área de Enfardamento. A função que desempenho, o plano de carreira que a empresa proporciona, e o ambiente de trabalho, são fatores muito motivadores para mim. E para todas as mulheres que gostariam de trabalhar no setor industrial, eu digo que é possível, basta se capacitar na área em que deseja atuar. Aqui temos mães, filhas, esposas, e todas desempenham suas funções com muito vigor e profissionalismo”.
A Supervisora de Desenvolvimento Organizacional no RH da Eldorado, Nicole Azambuja da Silva, (foto acima) contratada há dois meses, fala sobre a participação da mulher no mercado de trabalho, e destaca a importância da diversidade no ambiente corporativo:
“Foi a partir dos anos 70 que as mulheres começaram a ter mais força no mercado de trabalho e começaram a assumir posições ainda mais importantes para o desenvolvimento da sociedade. E apesar de terem se passado muitos anos, ainda temos um caminho enorme a ser percorrido e é fundamental a compreensão de que ter mulheres cada vez mais ativas e protagonistas de sua carreira faz com que as empresas se tornem mais competitivas e lucrativas, afinal a diversidade possibilita pontos de vista diferentes e novas ideias”.
Elisabete Batista Mendes, (foto acima) soldadora de manutenção, há cinco meses na empresa, fala sobre, “Um grande orgulho para mim mesmo primeiramente, poder chegar onde cheguei com bastante empenho e garra. Já ouvi muitos ‘nãos’, mas não desisti. E é uma grande satisfação, quando saio debaixo da carreta, e algum motorista vê e comenta: olha é uma mulher!!! Isso me traz grande alegria, porque ainda não é algo muito comum mulheres em ambientes de oficinas, mas estamos conquistando espaço e mostrando resultados surpreendentes. Por isso, digo a todas as mulheres: Não desista. Seja qual for seu sonho busque, lute por ele! Coloque Deus a frente de tudo e conseguirá chegar onde você quiser”.
Com sucessivos recordes de produção, avanço em todas as áreas e um time de alto desempenho a Eldorado Brasil preza por pessoas alinhadas com seus valores. “No momento em que oferecemos novas oportunidades, nosso olhar é sempre voltado para a diversidade de gêneros. Buscamos por colaboradores que estejam alinhados com nossos valores, e com perfis profissionais que possam agregar com a empresa. Neste ano, completaremos 10 anos de operação. E a presença da mulher na trajetória da Eldorado, foi e sempre será fundamental no desenvolvimento da empresa,” destacou Élcio Trajano Jr, diretor de Recursos Humanos, Sustentabilidade e Comunicação.
Sobre a Eldorado
A Eldorado Brasil é uma empresa de base florestal, com mais de 200 mil hectares de florestas plantadas no Mato Grosso do Sul. Em Três Lagoas (MS), a companhia opera uma fábrica com capacidade para produzir mais de 1,7 milhão de toneladas de celulose por ano e uma usina termelétrica que gera 50 megawatts/hora de energia. A Eldorado conta com o trabalho de mais de 5 mil colaboradores no Brasil e em escritórios internacionais. Do total de celulose produzida, cerca de 90% é exportada para os principais mercadores consumidores no mundo.
Previsão é que a obra seja concluída em oito meses, gerando pelo menos 20 empregos diretos
O prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB) assinou nesta segunda-feira, dia 7 de março, a ordem de serviço para o início das obras de pavimentação da estrada vicinal que liga o bairro da Reta A-1 até a área de lazer Toca do Peixe.
O projeto orçado em mais de R$ 3 milhões tem a previsão de ser concluído em um prazo de oito meses.
Durante a solenidade, o prefeito agradeceu a presença de todos e disse que o investimento vai valorizar os empreendimentos turísticos da região além de garantir infraestrutura local para os moradores residentes na área.
“A obra vai proporcionar um incremento para o turismo além de valorizar as propriedades, sítios e empresas localizadas na área. Como Poder Público temos que gerar condições para que esse tipo de investimento seja realizado. A obra será feita com qualidade e será entregue no prazo previsto para a comunidade”, enfatizou o prefeito.
Akira agradeceu o apoio da Câmara de Vereadores e lembrou da destinação de recursos feita pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS) para a execução da obra.
“Agradeço os vereadores que tem sido parceiros da administração municipal e enfatizo também o apoio da bancada federal que não tem medido esforços para atender os nossos pedidos. Nessa obra em específico, o senador Nelsinho está nos apoiando imensamente para promover o anseio dos moradores dessa região”.
O prefeito adiantou ainda durante a solenidade que fará obras complementares à pavimentação como a iluminação e a construção de uma ciclovia ao longo da via e destacou que já possui recursos assegurados para tal finalidade.
Ele destacou também que a administração municipal está empenhada em resolver a demanda referente a capacidade energética junto a empresa terceirizada Energisa. “O momento é de desenvolvimento e estamos trabalhando para promover as benfeitorias voltadas à população”, finalizou Akira.
Presente no evento, o vereador Jaime do XV (Podemos) parabenizou o prefeito pela iniciativa da obra. “Parabéns Akira pelo empenho. Essa obra beneficiará sitiantes, pousadas, empresas, condomínios e promoverá a valorização dessas áreas”, comentou o vereador.
Já o presidente da Câmara de Vereadores, Maurício do XV enfatizou que “a Câmara é parceria da administração municipal no que for necessário”.
Estiveram presentes no lançamento do investimento realizado às 10 horas (horário de Brasília), nas proximidades da Pousada Bertasso os vereadores César Martins (MDB); Eliane de Oliveira Souza (PSDB); e Renatinho; o proprietário da empresa GTX Construtora, André Tadeu; o subprefeito do Distrito de Nova Porto XV, Euzébio Businaro Varaldo (Binha); secretários municipais, servidores e autoridades civis e militares.
OBRA
A obra do trecho que inicia no bairro Reta A-1 até a área de lazer Toca do Peixe compreenderá 20.252,32 metros quadrados de pavimentação além de serviços de drenagem de águas pluviais e sinalização viária.
O investimento é superior a R$ 3 milhões. Do valor total, R$ 2,8 milhões foram recursos provenientes de Emenda Parlamentar disponibilizada pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS).
A empresa GTX Construtora foi a vencedora da licitação e será a responsável por conduzir os trabalhos. A previsão é que a obra seja concluída em oito meses, gerando pelo menos 20 empregos diretos.
uma semana após o indivíduo deixar a prisão a Polícia Civil já recebeu informações de que ele etária traficando drogas novamente
A Polícia Civil de Brasilândia prendeu na tarde desta segunda-feira, 07, R.M.S., 20 anos, acusado de tráfico de drogas. A prisão ocorreu após prévia investigação criminal, iniciada há cerca de um mês, quando o suspeito deixou o presídio onde cumpria pena por tráfico de drogas e passou a cumprir pena em regime aberto no município. Cerca de uma semana após ele deixar a prisão a Polícia Civil já recebeu informações de que ele etária traficando drogas novamente.
Investigadores de Polícia passaram a diligências e levantaram os endereços nos quais o suspeito vendia drogas a usuários e uma casa onde suspeitava-se que ele guardava as maiores quantidades de drogas para ir vendendo aos poucos aos usuários em outro local e em outros pontos do bairro.
Nesta tarde, após verificarem a intensa movimentação no local, Policiais Civis abordaram o suspeito no portão da casa dele e encontraram 04 trouxinhas de maconha no bolso da bermuda, além de outras 07 pedras e crack sobre um armário da cozinha.
Na sequência os Policiais foram até a segunda casa do suspeito, onde encontraram 10 trouxinhas de maconha embaladas em filme plástico transparente, 05 invólucros grandes de maconha com peso de 140 gramas, uma pedra grande de crack com peso de 181 gramas, além de 03 invólucros plásticos, idênticos àquele aprendido na casa de Rogério, contendo 45 pedras de crack.
A Polícia Civil também apreendeu balanças de precisão e petrechos empregados na embalagem e preparo da droga.
A redução do nível de água da Primeira Lagoa é uma preocupação da Prefeitura de Três Lagoas que para sanar este problema, está implantando a canalização entre a Segunda e a Primeira Lagoa, equilibrando o volume de água. O Projeto foi desenvolvido pelas Secretarias Municipais de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA) e Meio ambiente e Agronegócio (SEMEA).
No decorrer dos últimos meses, foi possível notar que mesmo com o volume de chuvas estando dentro do padrão para o período de início do ano, o volume da Primeira Lagoa apresentou um nível muito abaixo do normal, e vem reduzindo com perspectiva até de secar, nos próximos períodos de estiagem, diferente do que acontece com a Segunda lagoa, já que recebe boa parte da drenagem da Egídio Thome, Alto da Boa Vista e adjacências, o que fez com que o nível de água subisse consideravelmente, inundando até parte da pista lateral de acesso.
Três homens foram presos, um veículo roubado foi recuperado, além de dinheiro que estava em poder dos elementos; prejuízos chegam a R$ 320 mil para o crime organizado
Na manhã desta segunda feira, (7), a Polícia Militar de Ribas do Rio Pardo foi acionada via 190 com uma denúncia da localização de um veículo furtado, o qual estaria em um hotel na cidade.
De posse das informações, uma guarnição da PM foi até o hotel citado e encontrou no estacionamento um veículo com as características descritas. Que então foi descoberto em qual quarto do hotel o responsável pelo veículo estaria hospedado.
Quando os policiais chegaram ao quarto, o autor tentou impedir a entrada dos policiais militares e quando estes conseguiram, o mesmo tentou fugir, porém foi contido. Com o autor foi encontrado dentro do quarto uma quantia de R$ 16.217,00, mais a quantia de 6.000,00 guaranis, que segundo ele seria para custear despesas de combustível, hospedagem e alimentação durante a viagem e o restante seria seu pagamento.
De acordo com os relatos do autor, ele foi contratado para dirigir a camionete de Bonito, até Uberlândia (MG) na semana passada, e ele teria a levado carregada de maconha, sendo que a droga teria sido descarregada na cidade mineira no último sábado.
Segundo o autor, ele estaria voltando à Bonito, nesta data para carregar o veículo novamente com drogas do tipo maconha e que havia dormido em Ribas do Rio Pardo na última noite para então seguir viagem.
O autor ainda confessou que havia outros dois envolvidos que estariam em outro carro fazendo o trabalho de “batedor”, indo à frente na estrada, comunicando sobre possíveis ações policiais que pudessem resultar na apreensão do mesmo, possibilitando que ele pudesse fugir ou parar viagem.
O autor ainda confessou que esta dupla de “batedores” estaria em um restaurante em Ribas do Rio Pardo almoçando, e colaborou dizendo qual seria. De posse das informações, a guarnição deu continuidade nas diligências e conseguiu encontrar os outros dois autores dentro do restaurante, sendo então dada voz de prisão a eles, e com eles foi encontrado a quantia total de R$ 4.650,20 que seria o pagamento pelo serviço de “batedor”.
A camionete modelo S-10 foi furtada na cidade de Itaquera-SP em 30 de janeiro deste ano e estava trafegando com placas adulteradas. O carro usado como batedor era um gol branco. Após realizadas vistorias não foi encontrado nenhuma adulteração e o mesmo estava legalizado.
Dentro dos dois carros, foi encontrado rádios de comunicação sintonizados na mesma frequência e com perfeita comunicação entre eles, permitindo assim que ambos os veículos se comunicassem durante as viagens.
Segundo informações, os indivíduos realizam tais crimes a muitos anos, e estavam desde fevereiro utilizando os dois carros no transporte de drogas ao estado de Minas Gerais.
Os autores forem presos e encaminhados à delegacia pelos crimes de Receptação, Associação para o tráfico, Adulteração de veículo automotor.
Ao todo calcula-se um prejuízo de cerca de R$ 320 mil ao crime organizado.
Na data de ontem, a Polícia Civil de Água Clara fechou um ponto conhecido de venda de drogas na cidade e prendeu o proprietário (33) em flagrante, além de ter conduzido quatro usuários que estavam no local consumindo entorpecentes.
A equipe do SIG estava realizando diligências pela cidade para coibir o crime de tráfico de drogas, oportunidade em que avistaram uma aglomeração no endereço supracitado, que já era conhecido como ponto de venda de drogas.
Foi realizada a abordagem das pessoas que estavam no local, sendo encontrado com o suposto dono da boca de fumo algumas porções de crack.
Não obstante, os demais presentes (usuários), confirmaram que estavam reunidos para fazer uso de entorpecentes e disseram que comprovam drogas há algum tempo com o dono da boca de fumo.
Vítima procurou à delegacia e relatou furto no dia 3 de março
Vítima que teve a bicicleta furtada compareceu à Delegacia de Polícia de Água Clara no dia 3 de março.
Depois de um dia de investigação, a equipe do SIG identificou o autor do furto, que foi indiciado pela prática de tal crime.
Na mesma oportunidade, descobriu-se que a bicicleta teria sido, supostamente, trocada por drogas com uma terceira pessoa.
Imediatamente, a equipe do SIG foi até o endereço obtido e logrou êxito em encontrar o objeto furtado, motivo pelo qual o receptador foi preso em flagrante.
A vítima reconheceu o objeto, que foi entregue a ela.
Em relação ao suposto crime de tráfico de drogas, serão feitas mais diligências para apuração dos fatos.
As vagas abertas hoje serão preenchidas pelos candidatos aprovados em todas as fases do certame, observando a ordem de classificação e as normas previstas no Edital de abertura
Está publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira (7), Edital assinado pelo Governador Reinaldo Azambuja e pelo Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, que amplia em mais 60 o quantitativo de vagas do processo seletivo interno para ingresso no Curso de Formação de Cabos (CFC) da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul.
As novas vagas são referentes a 27ª Turma, pelos critérios de antiguidade e de mérito intelectual. Autorizado por meio do Decreto nº 15.598, de 2 de fevereiro do ano passado, inicialmente o processo seletivo previa 810 vagas para novos cabos da PM. Com a ampliação, serão ao todo 870 novos cabos na PM.
As vagas abertas hoje serão preenchidas pelos candidatos aprovados em todas as fases do certame, observando a ordem de classificação e as normas previstas no Edital de abertura.
O Diário Oficial de hoje traz também decreto do Governador e do Secretário de Segurança, autorizando a realização de processo seletivo interno para ingresso no Curso de Formação de Sargentos (CFS) da PM, pelos critérios de antiguidade e de mérito intelectual, para o preenchimento de 332 vagas.
A previsão do Governo do Estado é que o CFS tenha início no segundo semestre de 2022. Os editais estão publicados nas páginas 4 e 5 do DOE de hoje e podem ser acessados clicando aqui.
Atualmente, pelo menos dois milhões de contratos do Fies estão na fase de quitação, com um saldo devedor de R$ 87,2 bilhões
A partir desta segunda-feira (7) quem tem contratos firmados até 2017 com instituições financeiras credoras para Financiamento Estudantil (Fies) pode pedir o refinanciamento da dívida. Por lei, os bancos serão obrigados a conceder descontos que podem variar entre 12% e 92%. O saldo devedor poderá ser parcelado em até 150 vezes, a depender da situação.
As regras do programa foram definidas pela Medida Provisória 1.090/22. A norma foi convertida em lei pelo Congresso Nacional e entrou em vigor na última terça-feira (1º). Atualmente, pelo menos dois milhões de contratos do Fies estão na fase de quitação, com um saldo devedor de R$ 87,2 bilhões. A taxa atual de inadimplência é de 51,7%.
Quem tem direito?
Pelas regras, qualquer estudante com contrato de financiamento estudantil firmado até o ano de 2017 pode se beneficiar da medida. As condições e o percentual de desconto variam de acordo com o perfil de cada aluno e com o tempo de atraso no pagamento:
Estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) ou que foram aprovados no Auxílio Emergencial terão desconto de 92% sobre o valor total da dívida que, no caso, poderá ser parcelada em 10 vezes. A estimativa é de 548 mil estudantes com atraso de mais de 360 dias no pagamento do Fies se enquadrem nessa categoria.
Já aqueles que não efetuam pagamentos há mais de 360 dias, o desconto previsto é de de 86,5% no saldo devedor. Para os estudantes inscritos no CadÚnico ou que sejam beneficiários do Auxílio Emergencial, o desconto será de 92%. Além disso, o saldo da dívida poderá ser parcelado em até 10 vezes.
Outra situação é a de estudantes que têm dívidas com 90 a 360 dias de atraso. No caso, o devedor terá de 12% no saldo devedor, isenção de juros e multas e parcelamento em até 150 vezes, também com perdão total de multas e atrasos que tenham sido aplicadas antes do refinanciamento.
Como fazer a renegociação?
Na Caixa Econômica, a partir de hoje, a expectativa é de que até 800 mil estudantes com dívida média de R$ 35 mil façam a renegociação de seus contratos de forma 100% digital. Interessados já podem consultar o site do banco para fazer a solicitação.
Após confirmar o enquadramento nas regras e simular a renegociação é preciso gerar um boleto para pagamento da primeira parcela ou de quitação em parcela única.
Já no Banco do Brasil mais de 500 mil estudantes estão com o Fies em atraso. Para aderir à renegociação pelo App do Banco, basta acessar a opção Soluções de Dívidas e clicar em Renegociação Fies. Pela ferramenta, o estudante poderá verificar se faz parte do público-alvo, as opções disponíveis para liquidação ou parcelamento da dívida, os descontos concedidos, assim como os valores da entrada e demais parcelas.
O valor mínimo da prestação é R$ 200. A promessa é que o nome seja retirado dos cadastros restritivos de crédito a partir do pagamento correspondente à primeira parce
Atraso
Após assinatura do aditivo de contrato do refinanciamento do Fies, no caso do não pagamento de três parcelas da renegociação da dívida, o estudante perderá o direito ao refinanciamento e o desconto inicial aplicado será cancelado. Para situações de atraso no pagamento das parcelas, são aplicados juros moratórios de 1% ao mês, ou fração, incidentes sobre o valor da parcela em atraso e multa de 2% sobre o total das parcelas restantes.