11.6 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de junho de 2026
Início Site Página 1998

Elektro realiza reparos e Escola Irmã Sheila volta a ter aula em Três Lagoas

0

As aulas haviam sido suspensas devido a uma tentativa de furto ocorrida nesta madrugada

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) comunica que os alunos do período vespertino da Escola Irmã Sheila terão aula nesta segunda-feira (7).

As aulas haviam sido suspensas devido a uma tentativa de furto ocorrida nesta madrugada, o que deixou o prédio sem energia. A Elektro conseguiu realizar o reparo do sistema ainda nesta manhã o que possibilitou a manutenção das aulas no período vespertino.

Bêbado acaba esfaqueado após provocar cliente em Bataguassu

0

PM fez buscas, mas não encontrou o suspeito

Homem de 25 anos foi ferido a facadas, na noite desse domingo (6), após ser ferido por um golpe de facão em uma lanchonete de Bataguassu.

De acordo com o site Da Hora Bataguassu, o rapaz chegou na lanchonete e, alterado, começou a afrontar e ameaçar outro cliente, de 21 anos, que estava no local.

O jovem ameaçado foi até seu veículo, pegou um facão e atacou o rapaz embriagado, que ficou com ferimentos no braço.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e realizou o resgate da vítima, que precisou ser levada para o Pronto Socorro Municipal.

O suspeito não foi encontrado.  

Polícia liberta vítima de violência doméstica de cativeiro; filhos da mulher também estavam em cárcere em Ribas

0

A Polícia Civil prendeu em flagrante um homem de 36 anos e libertou a vítima de 23 anos, que estava sendo mantida em cativeiro, na cidade de Ribas do Rio Pardo.

A prisão foi feita pela delegacia local, com apoio da Polícia Militar, na sexta-feira (4).

De acordo com as informações levantadas, a Polícia Civil recebeu uma informação anônima de que uma mulher estava sofrendo diversas formas de violência doméstica, sendo mantida em cárcere privado pelo companheiro, numa fazenda distante aproximadamente 80 Km de Ribas do Rio Pardo.

Além disso, também foi informado que o agressor tinha em sua posse uma arma de fogo, calibre .38, com a qual ameaça a vítima, dizendo que se ela fosse embora a mataria.

Imediatamente, uma equipe composta por policiais civis e militares se deslocou até o endereço indicado na denúncia anônima, onde estavam o agressor de 36 anos e a vítima de 23, além de duas crianças – um menino de 05 anos e uma menina de 02 anos.

Em conversa, a vítima confirmou a um dos policiais os fatos narrados na denúncia e disse dia 27 de fevereiro, o agressor deu-lhe uma surra, arrastando-a pelo quintal, puxando seus cabelos e a jogado em uma poça de lama. Após, o agressor fez diversas ameaças dizendo que a mataria se tentasse ir embora ou contasse para alguém o que havia acontecido.

A vítima confirmou aos policiais que o agressor possuía uma arma de fogo, mas que o patrão, havia ligado momentos antes dizendo que policiais estariam indo até a fazenda e que era para ele esconder a arma e fazer com que a vítima negasse as agressões.

Já em conversa com o agressor, este confirmou todo o narrado e inclusive a ligação do patrão e que, por isso, a arma estava escondida próximo a um pé de limão. Os policiais conseguiram localizar revólver calibre 38, com duas munições intactas, que era usado pelo autor, para ameaçar a vítima.

Perguntado o motivo das agressões à esposa, ele respondeu que no dia, ela estava muito alterada querendo ir embora e por isso acabou a agredindo.

Diante dos fatos, autor, vítima e filhos foram encaminhados até a Delegacia de Polícia de Ribas do Rio Pardo, onde foram adotadas todas as medidas cabíveis e acionado a assistência social do município.

O agressor irá responder pelos crimes de cárcere privado, ameaça e posse ilegal de arma de fogo de uso restrito, vez que a numeração do revólver estava suprimida.

Além disso, o patrão do agressor, que o instruiu a ameaçar a vítima para mentir para polícia e a esconder a arma, também será investigado pela participação nos crimes de cárcere privado e posse ilegal de arma de fogo.

Avião da FAB que resgatará brasileiros decola hoje para a Polônia com 11,6 t de alimentos

0

Repatriados devem chegar ao Brasil na quinta-feira (10)

Um avião KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira (FAB), decola hoje (7), às 15h, da Base Aérea de Brasília para cumprir a missão de resgate de brasileiros que deixaram a Ucrânia por causa da guerra. A aeronave está prevista para pousar em Varsóvia, na Polônia, na quarta-feira (9).Avião da FAB que resgatará brasileiros decola hoje para a Polônia com 11,6 t de alimentosAvião da FAB que resgatará brasileiros decola hoje para a Polônia com 11,6 t de alimentos

O avião leva 11,6 toneladas de medicamentos para atendimento emergencial, alimentos e itens de necessidade básica com tecnologia para funcionamento autônomo – utilizados em locais sem recursos e em situações extremas, como guerras e conflitos, como ajuda humanitária à Ucrânia.

Ação interministerial

A ação interministerial, denominada Operação Repatriação, ocorre de forma integrada entre os ministérios da Defesa, das Relações Exteriores e da Saúde. Os brasileiros repatriados devem chegar ao Brasil na quinta-feira (10).

A situação na Ucrânia continua grave e o total de refugiados que fugiram da invasão russa já chega a 1,5 milhão, segundo o diretor da Agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para Refugiados (Acnur), Filippo Grandi. “Esta é a crise de refugiados que mais cresce na Europa desde o fim da Segunda Guerra Mundial”, disse. A Polônia, Romênia e Hungria têm sido o destino da maioria dos refugiados.

*Agência Brasil

Governo vai conceder Auxílio Brasil a gestantes

0

Regras foram publicadas hoje no Diário Oficial da União

O Ministério da Cidadania publicou hoje (7) no Diário Oficial da União (DOU) uma instrução normativa com os procedimentos para identificar as gestantes elegíveis ao Benefício Composição Gestante (BCG), integrante do pacote do Auxílio Brasil.Governo vai conceder Auxílio Brasil a gestantesGoverno vai conceder Auxílio Brasil a gestantes

O BCG tem por objetivo aumentar a proteção à mãe e ao bebê durante a gestação, promovendo maior atenção a uma fase essencial para o desenvolvimento da criança. O benefício pago é de R$ 65 por mulher grávida na família. O valor, pago durante nove meses, é concedido sem ter em conta o estágio da gravidez ou se o pré-natal foi iniciado.

Recebem o benefício as famílias inscritas no CadÚnico ou já beneficiárias do Auxílio Brasil, desde que sejam respeitadas as demais regras do programa, tais como a família não possuir renda per capita mensal superior à linha de pobreza (entre R$ 100 e R$ 200), salvo se estiver dentro da regra de emancipação.

Uma família que tenha mais de uma gestante identificada poderá receber mais de um benefício.

“Cada gestante só pode receber um BCG por vez. Uma vez concedido, a gestante só poderá receber um novo BCG após 12 meses da concessão do BCG anterior, mesmo que haja gestações diferentes neste período”, diz a instrução.

A instrução diz ainda que não será possível o registro da gestação caso o atendimento tenha sido realizado após a data provável do parto, contada até 42 semanas após a última menstruação da mulher.

A operacionalização para saber quem tem direito a receber o benefício é feita em conjunto pelos ministérios da Saúde e da Cidadania. Pela instrução, o Ministério da Saúde é responsável pelo repasse para o Ministério da Cidadania da relação de gestantes localizadas nos Serviços de Atenção à Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), e também pela rotina já estabelecida de acompanhamento de condicionalidades de saúde, como a realização do pré-natal.

Os dados do acompanhamento de condicionalidades de saúde do sistema de informação do SUS também serão utilizados para a concessão do benefício. 

Nesse caso, a instrução diz que o acompanhamento das condicionalidades de saúde será realizado em duas vigências por ano: uma de janeiro a junho e a outra de julho a dezembro. O público a ser acompanhado será selecionado a cada vigência pelo Ministério da Cidadania com base na folha de pagamento do Auxílio Brasil e no CadÚnico.

*Agência Brasil

Acusado de matar mulheres tentou suicídio por medo de represália na prisão em Três Lagoas

0

Ele não demonstrou remorso por maar a ex e nem pela sobrinha

José Barbosa dos Santos tentou se suicidar, mas a arma falhou, após matar a ex-mulher, Crislaine da Silva Martins, de 34 anos, e a sobrinha dela, Mariane Cristiana Martins Fonseca, 22 anos, na tarde de domingo (6), em Três Lagoas.

Ele tentou se matar ao notar a presença de militares.

Para evitar a morte, os agentes atiraram na mão do acusado, que foi desarmado e preso.

Enquanto era detido, contou que tentou se matar, já que se fosse para o presídio, seria morto por membros de uma facção criminosa no local.

Ele não demonstrou remorso quanto ao crime que havia acabado de cometer.

Assassinatos

José era ex-marido de Crislaine, mas eles estavam separados há um tempo.

Desconfiado de suposta traição, foi até a casa da mulher e a matou com dois tiros na cabeça.

Posteriormente, matou a sobrinha dela que também estava no local.

Carnaval, que nada! A verdadeira “Festa da Carne” é o ChurrascAje

0

Evento, que acontece no dia 16 de abril, já movimenta a economia da cidade e gera várias vagas de trabalho

Por Ricardo Ojeda e Nathalia Pelzi

No próximo mês, dia 16 de abril, Três Lagoas vai receber o maior evento de carne de Mato Grosso do Sul, é a 3ª edição do ChurrascAje.

Carnaval, que nada! A verdadeira "Festa da Carne" é o ChurrascAje
Equipe Brutus serão responsáveis por várias estações (Foto: Divulgação)

O evento entra nesse ano para a terceira edição e já mostra força, ajudando a impulsionar a economia do município. Hotéis, loja de confecções, barzinhos e lanchonetes, entre outras atividades saem lucrando devido a movimentação de pessoas que chegam à cidade para prestigiar a festa gastronômica.

Carnaval, que nada! A verdadeira "Festa da Carne" é o ChurrascAje
Comissão organizadora oficial Churrascaje 2022 (Divulgação)

Equipes que vão participar das estações, chegam alguns dias antes para organizar o espaço. Esses, obrigatoriamente terão que se hospedar nos hotéis, abastecer seus veículos e se alimentarem. Além disso, durante o ChurrasAje, dezenas de seguranças serão contratados, equipes de limpeza e várias outros profissionais, de diversos segmentos de mão-de-obra que serão contratados para trabalhar no evento.  

A festa, promovida pela AJE-TL (Associação dos Jovens Empresários e Empreendedores de Três Lagoas) será realizada na Estância Papillon, com open food de churrasco e open beer, de bebidas.

Carnaval, que nada! A verdadeira "Festa da Carne" é o ChurrascAje

Ao Perfil News, Laerte Augusti Júnior, presidente da Associação de Jovens Empresários de Três Lagoas (Aje), já tinha adiantado o que as pessoas podem esperar da 3ª edição do ChurrascAje.

“As pessoas podem esperar ter a maior e melhor experiência de evento de churrasco em Mato Grosso do Sul”.

Agora, com a data próxima, ele destaca como a ideia surgiu.

“O evento surgiu através de uma ideia do Marcos Ribeiro, do Tri Carne, aí ele falou dos eventos que estavam acontecendo no país, ele falou do evento de Araçatuba, o Araçatexas, aí falamos que tinha nossa cara, nossa pegada”, pontuou.

Segundo Augusti, a ideia da 3ª edição do ChurrascAje é fomentar cultura do Estado.

“Fomentar a nossa carne que é a melhor do Brasil. No nosso primeiro evento teve 750 pessoas, média de 700 quilos de proteína. Já no segundo 1,3 mil pessoas, média de 1,2 quilos de proteína. Essa terceira edição está sendo programada desde 2020. Ideia, planejamento, marketing, mas só demos o start em agosto de 2021”, explica Laerte, destacando a melhoria da pandemia.

“Foi tomando corpo, aí em dezembro quando vimos que tinha possiblidade de fazer, falamos agora é hora. Fechamos parceria com a Agropecuária Vertente, que hoje na nossa região é o maior produtor de carne premium, que abastece várias boutiques de carne em parceria com a Tricarne. A gente foi fazer visita técnica, uma tecnologia fora de série, o bem-estar animal e investiram muito em genética. Quem for no evento vai se surpreender”, garante.

Ainda ao site, Augusti destacou que, além de líderes de estações, tem voluntários que vem de fora da cidade.

“A gente sempre dá preferência para pessoal da região. Na primeira edição cerca de 13 estações, segundo quase 20, nesta terceira média de 15, mas com vários cortes, mais variedades”, explica.

Evento terá shows regionais, estações de bovinos, ovinos, suínos e aves, estações de burger, acompanhamentos, churrasco de chão, cortes premium, sobremesas, espaço mulher, barbearia, drinks exclusivos, estação vinhos, espaço kids com monitores, climatizadores, atendimento especial, mesas e bistrô

Os ingressos podem ser adquiridos pela bilheteria digital ou na sede da AJE Avenida Antônio Trajano, 2250 Lapa, Anexo a associação Comercial.

Carnaval, que nada! A verdadeira "Festa da Carne" é o ChurrascAje
 Equipe maravilhosa de assadores que fizeram acontecer na última edição da Churrascaje (Foto: Assessoria)

Fundada em junho de 2015, a AJE-TL (Associação dos Jovens Empresários e Empreendedores de Três Lagoas) ganhou destaque entre as demais entidades do município. Seus membros, carinhosamente chamados de ‘ajistas’, têm agido em prol da classe e conquistado, cada vez mais, força em meio a sociedade.

Após tentativa de furto de fiação, aulas na Escola Irmã Sheila são suspensas nesta segunda em Três Lagoas

0

Os criminosos não conseguiram subtrair os fios, mas deixaram estragos na fiação

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) comunica que devido a uma tentativa de furto, as aulas na Escola Irmã Sheila estão suspensas na tarde desta segunda-feira (7).

O crime aconteceu por volta das 2h, quando vândalos tentaram furtar os fios de energia da escola, quando foram flagrados pelo vigia.

Os criminosos não conseguiram subtrair os fios, mas deixaram estragos na fiação que serão reparados pela Elektro na tarde desta segunda-feira (7) e as aulas serão retomadas nesta terça-feira (8).

André Puccinelli começa rodar o Estado nesta semana

0

Buscando a retomada do crescimento de Mato Grosso do Sul, o pré-candidato ao Executivo estadual André Puccinelli (MDB) começa a rodar o MS nesta semana. A primeira parada será na região norte, onde visitará nove municípios nos dias 10, 11 e 12 de março.

Nesta quinta-feira (10), Puccinelli visitará Camapuã, Paraíso das Águas e Chapadão do Sul. Como sempre fez, André quer saber as demandas de cada cidade para construir um plano de governo ouvindo a população.

Já na sexta-feira (11), o pré-candidato visita os municípios de Costa Rica, Figueirão, Alcinópolis e Coxim. No sábado (12), passa por Pedro Gomes e Sonora, encerrando a sua primeira visita à região.

Mais informações entrar em contato com a assessoria no 67-99206-5012.

(*) Assessoria de Comunicação

Mulheres tem 25% de desconto para viagens dentro de MS até dia 14 de março

0

Desconto vale para passagens de ida e volta

Para comemorar o Dia Internacional das Mulheres, 8 de março, entre os dias 4 a 14 de março deste ano, todas terão desconto de 25% nas viagens comprando ida e volta para qualquer destino dentro de Mato Grosso do Sul.

A iniciativa da AGEMS (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul), em parceria com as empresas autorizadas de transporte intermunicipal de passageiros, é em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março.

Para o diretor-presidente da Agência Reguladora, Carlos Alberto de Assis, iniciativas como essa são fundamentais para valorizar os cidadãos usuários do transporte intermunicipal e, nessa ocasião, as mulheres.

“Estamos contentes em dar esse presente a todas as mulheres do nosso Estado, na semana que foi escolhida para homenageá-las. São ações como essa que fortalecem as relações entre transportadoras e usuárias desse transporte que é fundamental. E nós, da AGEMS, estamos cumprindo nosso papel que é regular, mas acima de tudo, buscar parcerias de sucesso para beneficiar a nossa população”, destaca Assis.

Para garantir o desconto basta adquirir a passagem da empresa parceira na internet ou em pontos de venda da sua cidade.

O diretor de Transportes, Rodovias e Portos da AGEMS, Matias Gonsales Soares, destaca que a parceria entre a Agência Reguladora e as empresas transportadoras de passageiros é crucial para o funcionamento do sistema de transporte no Estado.

Ele comenta que a Agência ajuda a manter o equilíbrio entre a qualidade dos serviços, o valor da tarifa, e o bom atendimento ao cidadão com o funcionamento operacional e financeiro das empresas, fazendo diversas ações de melhoria no transporte.

“Ficamos felizes com a reciprocidade das empresas, apoiando mais uma iniciativa da AGEMS. E não vamos parar por aí, essas ações de mão-dupla devem continuar com novas ações de marketing focadas no social e no bem-estar da população sul-mato-grossense”, finaliza.

Confira as empresas participantes desta campanha autorizadas pela Agência: Andorinha, Adamantina, Viação Motta, Expresso Mato Grosso do Sul, Viatur e Cruzeiro do Sul.

Comando do 2º BPM realizou várias operações neste final de semana em Três Lagoas

0

Operação Saturação mobilizou dezenas de policiais e várias viaturas, percorrendo vários bairros nas madrugadas deste fim de semana

Por determinação do comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar de Três Lagoas, coronel Paulo Ribeiro dos Santos, desde sexta-feira, até a madrugada de ontem, domingo foram feitas várias operações na cidade.

Vários bairros foram atendidos com a ação de várias guarnições; como a Vila Haro, Santa Terezinha, Maristela e adjacências, além de área central e outras localidades de Três Lagoas.

Comando do 2º BPM realizou várias operações neste final de semana em Três Lagoas

Na madrugada de sábado para domingo, a Operação Saturação passou pela região sul da cidade, nos bairros Santa Terezinha, Jardim Maristela e Vila Haro, fins de coibir e reprimir delitos.

De acordo com o comandante do 2º BPM, o policiamento preventivo/ostensivo foi intensificado, dando ênfase à fiscalização de estabelecimentos comerciais específicos, locais estes que cotidianamente há informações acerca de uso ou venda de drogas ilícitas, além da perturbação do sossego, resultando em inúmeras abordagens e checagens de pessoas e veículos.

Comando do 2º BPM realizou várias operações neste final de semana em Três Lagoas

Vale ressaltar que fora realizado operação blitz, para fiscalizar, orientar e aplicar medidas administrativas, sendo salutar para prevenção de acidentes de trânsito.

Ao Perfil News, vários moradores disseram que devido a operação ocorreu uma considerável diminuição de ocorrências de furtos nos bairros da cidade.

CONFIRA ABAIXO O BALANÇO DA OPERAÇÃO:

☑️Dados estatísticos

✔️67 veículos fiscalizados

✔️Foram confeccionados 20 AITs e 2 ARVs

✔️118 pessoas abordadas

✔️BO SIGO PM 320/2022 (Portar drogas para consumo pessoal)

Implantação do acesso a Porto Esperança avança com o trevo na BR-262 e pontes de concreto

0

*Com informações da assessoria

Obra do trevo da nova estrada com a BR-262 terá início este mês,

As chuvas que caíram na região nos últimos meses impediram que as obras de implantação do acesso rodoviário ao distrito de Porto Esperança, em Corumbá, avançassem conforme o cronograma; contudo, novas frentes estão se iniciando com a construção de duas pontes de concreto e do trevo com a rodovia BR-262. Os serviços de abertura da estrada com aterro de até 3,5 metros e das redes de drenagem estão 25% executados.

A sonhada estrada foi projetada distante da margem do Rio Paraguai levando em consideração as grandes inundações que ocorrem na região, conhecida como Nabileque. O antigo acesso, aberto pelos próprios moradores, margeia o rio, sem infraestrutura, e torna-se intransitável na cheia e quando chove. O solo é característico do Pantanal: argila saturada (acúmulo de água), que se apresenta úmida mesmo nas condições atuais de seca extrema no bioma.

A obra, autorizada em agosto do ano passado pelo governador Reinaldo Azambuja, vai tirar a pequena comunidade do isolamento – decretado na década de 1990, com a desativação do Trem do Pantanal pela antiga ferrovia Noroeste do Brasil, que corta o Estado de Três Lagoas a Corumbá e se interliga à malha paulista. A estrada de revestimento primário (cascalhada com resíduos de minério de ferro) terá 11,2 quilômetros, ao custo de R$ 20,7 milhões.

Pontes e trevo

Mesmo com as dificuldades do terreno, com acesso precário e, muitas vezes, intransitável no período chuvoso, a obra de implantação da estrada segue avançando com os serviços de terraplenagem e redes de drenagem de águas pluviais. Da pista da BR-262 se avista a estrada cortando o horizonte em direção ao Distrito, que abriga um patrimônio arquitetônico: a Ponte Ferroviária Eurico Gaspar Dutra, construída de concreto e inaugurada na década de 1950.

O acesso a Porto Esperança terá uma interseção no cruzamento com a rodovia federal, a uma distância de 6,5 quilômetros da ponte sobre o Rio Paraguai (sentido Miranda-Corumbá), no Porto Morrinho. Dependendo ainda de liberação, por situar-se na faixa de domínio do gasoduto Bolívia-Brasil, o trevo terá sua obra iniciada nos próximos dias, informa o gerente da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) de Miranda, Lucas Ferreira Godoy.

Também estão em fase de construção as pontes de concreto sobre o Córrego Mutum e a Vazante da Margarida, com extensão, respectivamente, de 59,2 metros e 83,8 metros, com os serviços de sondagem, locação e desmatamento das áreas e montagem do canteiro da empreiteira. “São estruturas de longa duração, que vão promover o desenvolvimento, a segurança e a agilidade para aquela região, seja na cheia ou na seca”, diz Eduardo Riedel.

Policiais penais dedicam conquistas ao Coronel David

0

Policiais penais em formação iniciam novo curso e agradecem ao deputado pela conquista; “É pelo esforço dele que estamos aqui”

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul inicia nesta segunda-feira (07.03) o 39º Curso de Formação Penitenciária, um fato histórico para a segurança pública de Mato Grosso do Sul e que tem a marca do empenho, dedicação e trabalho sério do deputado Coronel David.

O parlamentar, desde o início do certame, em 2015, colaborou para a convocação de mais de mil policiais penais, reforçando a segurança nos estabelecimentos penais de MS e agora fecha o ciclo com o início do 39º Curso de Formação Penitenciária.

Policiais penais dedicam conquistas ao Coronel David
Coronel David em diálogo com o Governo do Estado pelos remanescentes

“Agradeço imensamente o deputado Coronel David por não desistir e acreditar que nós poderíamos atuar pelo nosso Estado. Há 6 anos lutamos por essa convocação e agora o curso de formação veio concretizar a luta do Coronel David e de todos nós. Obrigada por ser o nosso deputado da segurança pública e se não fosse o Coronel David não estaríamos aqui”, disse Luiz Henrique Gomes, que fará o curso de formação.

Policiais penais dedicam conquistas ao Coronel David

“Sou uma das aprovadas no concurso da Agepen e só estou aqui hoje graças a determinação do deputado Coronel David, que não desistiu do nosso grupo, da família de remanescentes e por isso quero agradecer em nome de todos os aprovados e que temos muita admiração, respeito e gratidão pelo deputado Coronel David”, diz Juliana Abdo.

Apoio até o fim


“Parabenizo os novos policiais penais por este curso de formação que se inicia e quero reforçar que vou continuar lutando por outras demandas da categoria. Sabemos que é uma polícia nova, demos um grande passo apresentando o nosso Projeto de Emenda Constitucional para incluir a polícia penal nas forças de segurança do nosso Estado e tenho certeza que conquistaremos mais coisas para fortalecer a polícia penal do MS. Vamos trabalhar juntos e contem sempre comigo”, destacou Coronel David.

Policiais penais dedicam conquistas ao Coronel David

Curso de Formação


O início do curso acontece na segunda-feira, 7 de março, com Aula Magna às 7h15, no Auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Com carga horária total de 420 horas/aula, a capacitação contemplará 15 disciplinas e estágio nas unidades prisionais e tem caráter classificatório e eliminatório. Coordenado pela Escola Penitenciária (Espen), a equipe de instrutores do curso passou por processo seletivo, sendo formada por especialistas, mestres e doutores em suas respectivas áreas. Dentre os tópicos relevantes a serem abordados durante o curso estão, diversidade, qualidade de vida e as mudanças da Polícia Penal.

Policiais penais dedicam conquistas ao Coronel David

Taciane Peres – DRT 512/MS

Nascidos até 1968 podem agendar saque de valores esquecidos

0

É necessário login prata ou ouro no Portal Gov.br para fazer retirada

A partir de hoje (7), as pessoas nascidas até 1968 ou empresas abertas antes desse ano poderão pedir o saque de recursos esquecidos em instituições financeiras. O processo deve ser feito no site Valores a Receber, criado pelo Banco Central (BC) para consulta e agendamento da retirada de saldos residuais.Nascidos até 1968 podem agendar saque de valores esquecidosNascidos até 1968 podem agendar saque de valores esquecidos

A consulta foi aberta na noite de 13 de fevereiro. Na ocasião, o próprio sistema informou a data e o horário em que usuários com recursos a sacar devem retornar ao site para fazer o agendamento. O processo vai até sexta-feira (11). Quem perder o prazo ou o horário poderá fazer repescagem no sábado (12), das 4h às 24h. O usuário que perder a repescagem só poderá retornar a partir de 28 de março.

Após o pedido de saque, a instituição financeira terá até 12 dias úteis para fazer a transferência. A expectativa é que pagamentos realizados por meio de Pix ocorram mais rápido.

Para agendar o saque, o usuário deverá ter conta nível prata ou ouro no Portal Gov.br. Identificação segura para acessar serviços públicos digitais, a conta Gov.br está disponível a todos os cidadãos brasileiros. O login tem três níveis de segurança: bronze, para serviços menos sensíveis; prata, que permite o acesso a muitos serviços digitais; e ouro, que permite o acesso a todos os serviços digitais.

Segundo o balanço mais recente do BC, cerca de 114 milhões de pessoas e 2,7 milhões de empresas acessaram o sistema de consultas criado para o resgate do dinheiro. Desse total, 25,9 milhões de pessoas físicas e 253 mil empresas descobriram que têm recursos a receber.

Confira abaixo o passo a passo para a retirada do dinheiro:

Passo 1
Acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br na data e no período de saque informado na primeira consulta. Quem esqueceu a data pode repetir o processo, sem esperar o dia 7 de março.

Passo 2
Fazer login com a conta Gov.br (nível prata ou ouro). Se o cidadão ainda não tiver conta nesse nível, deve fazer logo o cadastro ou aumentar o nível de segurança (no caso de contas tipo bronze) no site ou no aplicativo Gov.br. O BC aconselha ao correntista não deixar para criar a conta e ajustar o nível no dia de agendar o resgate. Confira aqui como aumentar o nível do login Gov.br.

Passo 3
Ler e aceitar o termo de responsabilidade

Passo 4
Verificar o valor a receber, a instituição que deve devolver o valor e a origem (tipo) do valor a receber. O sistema poderá fornecer informações adicionais, se for o caso. A primeira etapa da consulta só informava a existência de valores a receber, sem dar detalhes.

Passo 5
Clicar na opção indicada pelo sistema:

“Solicitar por aqui”: para devolução do valor via Pix em até 12 dias úteis. O usuário deverá escolher uma das chaves Pix e informar os dados pessoais e guardar o número de protocolo, caso precise entrar em contato com a instituição.

“Solicitar via instituição”: a instituição financeira não oferece a devolução por Pix. O usuário deverá entrar em contato pelo telefone ou e-mail informado para combinar com a instituição a forma de retirada: Transferência Eletrônica Disponível (TED) ou Documento de Crédito (DOC).

Importante: na tela de informações dos valores a receber, o cidadão deve clicar no nome da instituição para consultar os canais de atendimento.

Calendário

Para evitar excesso de procura no site, o Banco Central escalonou o pedido de saque conforme a idade do correntista ou a data de fundação da empresa. A cada semana, um público diferente será atendido.

O prazo de agendamento para pessoas nascidas entre 1968 e 1983 ou empresas fundadas nesse período será de 14 a 18 de março, com repescagem em 19 de março. Quem nasceu a partir de 1984 ou abriu empresa nesse ano, a data vai de 21 e 25 de março, com repescagem em 26 de março. As repescagens também ocorrerão aos sábados no mesmo horário, das 4h às 24h.

Quem perder o sábado de repescagem poderá pedir o resgate a partir de 28 de março, independentemente da data de nascimento ou de criação da empresa. O BC esclarece que o cidadão ou empresa que perderem os prazos não precisam se preocupar. O direito a receber os recursos são definitivos e continuarão guardados pelas instituições financeiras até o correntista pedir o saque.

Nesta primeira fase, estão sendo liberados R$ 3,9 bilhões esquecidos em instituições financeiras. Em maio, haverá uma nova rodada de consultas, com mais R$ 4,1 bilhões disponíveis.

Além dos valores residuais em bancos, o cidadão pode ter outras fontes de dinheiro esquecido, como cotas de fundos públicos, revisão de benefícios da Previdência Social, restituições na malha fina do Imposto de Renda e até pequenos prêmios de loterias. A Agência Brasil preparou guia para facilitar a busca por recursos adicionais.

Por Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil – Brasília

Em MS a semana de tempo firme e temperaturas elevadas

0

Em Três Lagoas a segunda-feira será de sol e aumento de nuvens de manhã. Provável pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto

O tempo firme deve predominar em grande parte da semana em Mato Grosso do Sul. Previsão do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima indica que um sistema de alta pressão vai manter o tempo quente e seco entre segunda (7) e quarta-feira (9) no Estado. 

A tendência é de que as temperaturas máximas possam chegar aos 38°C e a umidade relativa do ar fique bastante baixa com valores entre 15-35% nas horas mais quentes do dia, principalmente em municípios das regiões centro sul e leste. 

O calor forte associado a umidade favorece a formação de nuvens que podem provocar pancadas de chuva com tempestades em áreas isoladas. 

O Cemtec indica que na porção norte, entre os municípios de Sonora e Pedro Gomes, existe a probabilidade para chuvas de intensidade moderada a forte e tempestades acompanhadas de raios. 

Na quinta-feira (10) o tempo ainda seguirá firme durante o dia, porém entre tarde e noite os modelos meteorológicos indicam tempo instável com probabilidade para chuvas de intensidade moderada a forte e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento devido a convergência de umidade, aquecimento diurno e o avanço de um cavado com destaque para a parte sul do Estado. 

Para esta segunda-feira em Campo Grande, a Climatempo estima sol e aumento de nuvens pela manhã com chance de pancadas de chuva à tarde e à noite. As temperaturas podem variar entre 23°C a 34°C. 

Em Dourados, as máximas podem chegar a 37°C, e o tempo fica firme ao longo de todo dia com chance de pancadas de chuva à tarde e à noite.  

Mireli Obando, Subcom

Foto: Ricardo Ojeda

OPERAÇÃO HÓRUS: 2º BPM apreende 206 quilos de maconha e haxixe em Brasilândia

0

Durante a perseguição, o passageiro e condutor do Fiat abandonaram o veículo, se embrenhando no matagal sentido a uma plantação de eucalipto

Equipes de policiais militares do 2º BPM, que atuavam durante a Operação Hórus, desencadeada pela SEJUSP/MS e pela Secretaria Nacional de Operações Integradas (SEOPI) do Ministério de Justiça e Segurança Pública, fez apreensão de mais de 206 quilos de drogas em Brasilândia.

OPERAÇÃO HÓRUS: 2º BPM apreende 206 quilos de maconha e haxixe em Brasilândia

A apreensão ocorreu neste domingo, por volta das 17h20min, quando em fiscalização na MS-395, zona rural do município de Brasilândia, o condutor de um veículo Fiat/Uno Vivace, de cor prata, com placas OPX-1393, do município de Jundiaí/SP, ao perceber que seria abordado pelos militares realizou manobra de retorno no meio da pista.

Nesse instante, os policiais iniciaram acompanhamento tático, onde após alguns quilômetros o passageiro e condutor do Fiat abandonaram o veículo, se embrenhando no matagal sentido a uma plantação de eucalipto, tomando destino ignorado.

Em buscas no veículo foi localizado em seu interior 204 “tablets” de maconha totalizando 206 quilos e 02 “tablets” de haxixe, pesando 1.878 gramas. As drogas foram apreendidas e apresentados na delegacia de polícia juntamente com o veículo utilizado no tráfico dos entorpecentes.

Em Três Lagoas duas mulheres são mortas à tiros no Novo Oeste

0

O ex-marido acusou a mulher de uma suposta traição e no final da tarde deste domingo, (06), tirou a vida da vítima com dois tiros na cabeça, além de matar a sobrinha da ex-mulher

Uma ocorrência que resultou na morte de duas mulheres foi registrada no final da tardde deste domingo pelas autoridades policiais de Três Lagoas.

Policiais militares prenderam em flagrante, um homem de 44 anos, identificado por, José Barbosa dos Santos. Minutos antes ele tirou a vida da ex-mulher, Crislaine Célia Martins, de 34 anos e de sua sobrinha, Mariane Cristiana Martins Fonseca, 22 anos. O crime aconteceu no Residencial Ema, no conjunto habitacional Novo Oeste.

Após o crime, o assassino tentou tirar a própria vida, atirando contra sua cabeça, porém o revólver de calibre 38 anos falhou. Nesse instante chegou uma equipe da Força Tática da Polícia Militar e o homem tentou disparar contra os militares, que por sua vez reagiram acertando a mão do indivíduo, cessando a ameaça.

Após neutralizado, Barbosa recebeu voz de prisão e foi atendido por uma equipe do SAMU.

Em Três Lagoas duas mulheres são mortas à tiros no Novo Oeste

Ele disse aos policiais que tirou a vida da ex-esposa porque ele teria descoberto uma suposta traição. Provavelmente movido pelo ciúme ele foi à casa de mulher para matá-la, como de fato ocorreu.

O corpo da segunda vítima, Mariane Cristiana Martins Fonseca, foi encontrado há uns 15 metros de onde estava o corpo da mulher.

Em Três Lagoas duas mulheres são mortas à tiros no Novo Oeste
O assassino que tirou a vida de duas mulheres: José Barbosa dos Santos (Foto: Reprodução)

Equipes da Perícia Técnica, da Polícia Militar e do SAMU estiveram no local atendendo a ocorrência. O autor dos crimes foi medicado e levado para a delegacia onde foi lavrado o Boletim de Ocorrência.

Policia Militar de Ribas prende homem que estuprou a própria filha de 5 anos

0

A pai fazia “carícias” e utilizava objetos na parte íntima da criança.

Na madrugada deste domingo (06/03/22), a Polícia Militar de Ribas do Rio Pardo foi acionada via 190 para prender um autor de estupro nas proximidades da cidade, em uma casa na rodovia MS 340.

Ao chegar no local foi verificado os fatos com as testemunhas, as quais informaram que o autor H.S.C (30 anos) violentou sexualmente sua filha de 5 anos de idade. Segundo informações, o autor fazia “carícias” e utilizava objetos na parte íntima da criança.

Diante das informações, os policiais militares localizaram o autor dentro da casa e indagaram dos fatos, porém este negou.

Após constado as denúncias com as testemunhas, os policiais deram voz de prisão ao autor e o mesmo foi apresentado à delegacia.

Ação conjunta entre Polícia Civil e Militar fecha boca de fumo em Santa Rita do Pardo

0

O suspeito acabou confessando a prática do tráfico de drogas e revelando aos policiais onde havia mais droga escondida

Uma ação conjunta realizada pelas Polícias Civil e Militar de Santa Rita do Pardo na tarde de ontem, sexta-feira, culminou com a prisão em flagrante de um rapaz de 25 anos de idade, acusado de tráfico de drogas.

Após receberem informações de que L.W.B., 25 anos, estaria traficando drogas, Policiais Civis e Militares abordaram o suspeito em sua casa e apreenderam em poder dele uma porção de cocaína.

O suspeito acabou confessando a prática do tráfico de drogas e revelando aos policiais onde havia mais droga escondida. Os agentes se dirigiram ao local indicado pelo suspeito e apreenderam mais 36 gramas de maconha. Além da droga, foram apreendidos cerca de R$ 270, 00 em dinheiro, resultado do movimento do dia com a venda de drogas.

O meliante recebeu voz de prisão e foi autuado em flagrante delito. L.W.B. já possui incursões anteriores por tráfico de drogas e violência doméstica.

Denúncias anônimas podem ser feitas pelo WhatsApp 67 99919-5990. O anonimato é garantido.

Em operação contra o tráfico Polícia Civil e Militar de Selvíria fecham boca de fumo

0

Nesta madrugada (05/03) a Polícia Civil de Selvíria, juntamente com equipe da Polícia Militar, fecharam um ponto de venda de drogas no bairro Vestia após ações articuladas contra o tráfico.

O local já era monitorado pelo Setor de Investigações Gerais, sendo que nessa madrugada a movimentação da boca de fumo foi monitorada resultando na prisão de uma mulher de 35 anos.

Não houve resistência, e a mulher confessou o porte dos entorpecentes, tendo uma testemunha confirmado que ela escondia as drogas na mesma casa em que morava com seus filhos, duas crianças de 7 e 10 anos de idade.

Foram apreendidos no local dez invólucros contendo crack, e um aparelho celular.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.