11.6 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de junho de 2026
Início Site Página 1999

Bolsonaro autoriza FAB a trazer também pets de brasileiros que deixaram a Ucrânia

0

O governo do Brasil também doará materiais para a produção de até 240 refeições, além de equipamentos médicos e remédios

O presidente Jair Bolsonaro resolveu atender a pedido que recebeu por meio das redes sociais e determinou que brasileiros a serem repatriados da Ucrânia nos aviões da FAB sejam autorizados a trazer também seus pets.

Bolsonaro autoriza FAB a trazer também pets de brasileiros que deixaram a Ucrânia
Avião que da FAB que vai buscar brasileiros que fugiram da guerra na Ucrânia

“Brasileiros que deixaram a Ucrânia e agora se encontram em Varsóvia, na Polônia, encontraram em contato conosco para que possam estar acompanhados de seus animais de estimação no voo de repatriação organizado pelo Governo Federal”, relatou o presidente em suas redes sociais.

Bolsonaro autoriza FAB a trazer também pets de brasileiros que deixaram a Ucrânia

Ele contou haver conversado sobre o assunto com os ministros das Relações Exteriores, embaixador Carlos França, e da Defesa, general Braga Netto, e chegaram à conclusão que a solicitação dos brasileiros poderia ser atendida.

“Dei sinal verde à FAB para o embarque dos cães que acompanham aqueles brasileiros no retorno à Pátria”, informou Bolsonaro.

Duas aeronaves multimissão KC-390 Millenium da FAB seguirão para Varsóvia nesta segunda-feira (7) transportando 11,6 toneladas de donativos humanitários, incluindo equipamentos com capacidade para produzir 300 mil litros de água potável por dia.

O governo do Brasil também doará materiais para a produção de até 240 refeições, além de equipamentos médicos e remédios. No total, os aviões da FAB transportarão o equivalente a 45 metros cúbicos de donativos.

As duas aeronaves retornarão quarta-feira (9) e a previsão de chegada no Brasília é na manhã de quinta-feira (10).

Operação Saturação V, realizada pelo 2º BPM aborda 160 pessoas em Três Lagoas

0

No total 75 veículos abordados e vistoriados; 160 pessoas abordadas; 25 Autos de Infrações lavrados e 02 registros de boletins de ocorrência por conduzir veículo alcoolizado.

O comando do 2º Batalhão de Polícia Militar de Três Lagoas determinou que fosse executada a Operação Saturação V na cidade.  O objetivo da ação foi intensificar o policiamento preventivo e ostensivo pelos bairros de Três Lagoas.

Na noite de ontem, sexta-feira, 4 a operação foi desenvolvida nos bairros Santa Rita, Jardim Brasília e Nova Três Lagoas, garantindo maior sensação de segurança aos munícipes com a intensificação de rondas, pontos-bases e abordagens em locais estratégicos. Durante a operação as de policiais realizaram abordagens de veículos e pessoas que estavam em atitude suspeita, além de realizarem blitz preventivas com orientações de segurança.

A Operação teve apoio de um efetivo total de 30 policiais militares, além de 10 viaturas operacionais, contando com reforço dos alunos soldados que estão sendo formados no 2º Batalhão de Polícia Militar e fazem parte do CFSd Polo CPA-2.

Operação Saturação V, realizada pelo 2º BPM aborda 160 pessoas em Três Lagoas

Ao final a Operação resultou nos seguintes dados: 75 veículos abordados e vistoriados; 160 pessoas abordadas; 25 Autos de Infrações lavrados e 02 registros de boletins de ocorrência por conduzir veículo alcoolizado.

Operação Saturação V, realizada pelo 2º BPM aborda 160 pessoas em Três Lagoas

Aproveitando a janela partidária, Tereza Cristina e Luiz Ovando se filiam ao PP

0

Partido também abonou a ficha de filiação de vários prefeitos, passando dos quatro que elegeu no último pleito para 20.

Por Willams Araújo

Aproveitando a janela partidária, aberta na última quinta-feira (3) e que vai até 1º de abril, a ministra Tereza Cristina (Agricultura) e o deputado federal Luiz Ovando filiaram-se ao PP (Progressistas).

Com as adesões já esperadas, o partido se fortalece ampliando principalmente as suas bases visando às eleições majoritárias e proporcionais em Mato Grosso do Sul.

Nesse período, deputados federais e estaduais poderão mudar de partido para disputar o pleito sem perder o mandato. A regra só vale, portanto, para as eleições proporcionais, não abrangendo as majoritárias, que incluem a escolha dos senadores.

Tereza Cristina chega com a missão de assumir o comando do PP e reforçar os quadros da legenda em Mato Grosso do Sul, antes dirigida pelos deputados estaduais Evander Vendramini (presidente) e Gerson Claro (vice-presidente).

Além da ministra e de Ovando, o PP também abonou a ficha de filiação de vários vereadores e prefeitos, passando dos quatro que elegeu no último pleito para 20, tornando-se o segundo maior partido do Estado, atrás apenas do PSDB do governador Reinaldo Azambuja.

Também devem ingressar na legenda os deputados estaduais Londres Machado e Lucas de Lima, o secretário Jaime Verruck (Semagro) e o diretor-presidente da Sanesul, Walter Carneiro Júnior.

Além de Tereza Cristina (presidente) e Ovando, integram a nova composição partidária Ademar Silva Júnior (secretário-geral), deputados Evander Vendramini e Gerson Claro, prefeitos Cleverson Alves dos Santos (Costa Rica), Clediane Areco (Jardim), Dalmy Crisóstomo da Silva (Alcinopolis), Edilson Magro (Coxim), Enelto Ramos da Silva (Sonora), Lidio Ledesma (Iguatemi), Manoel Nery (Camapuã), Reus Antonio Sabedotti Fornari (Rio Verde), Thalles Henrique Tomazelli (Itaquiraí), Vanda Camilo (Sidrolândia), William Fontoura (Pedro Gomes), Edervan Gustavo Sprotte,

 Fabiana Maria Lorenci (Eldorado), além do prefeito de Dourados, Alam Guedes.

Eldorado Brasil vai triplicar sua capacidade de exportação no Porto de Santos

0

Novo terminal portuário estará pronto no início de 2023 e representa avanço em produtividade

Durante uma visita técnica às obras do novo terminal portuário da Eldorado Brasil Celulose, no Porto de Santos (SP), o EBlog STS 14, realizada no dia 3 de março, o Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA), Diogo Piloni e o diretor-presidente da Santos Port Authority (SPA), Fernando Biral, testemunharam os avanços do maior projeto logístico da Eldorado em Santos desde 2015, quando inaugurou seu terminal atual, três vezes menor que o novo.

Eldorado Brasil vai triplicar sua capacidade de exportação no Porto de Santos

“Estamos investindo R$ 500 milhões para a construção de um moderno e competitivo terminal portuário para movimentação de celulose, com capacidade para receber uma composição inteira com 64 vagões e atracação de dois navios simultaneamente o que triplicará a capacidade de escoamento do nosso produto, chegando a 3 milhões de toneladas por ano”, explicou Flávio da Rocha Costa, gerente geral de logística de celulose da Eldorado Brasil.

Eldorado Brasil vai triplicar sua capacidade de exportação no Porto de Santos

As obras estão em curso em uma área de mais de 50.000 m². Quando iniciar as atividades, em 2023, as operações internas serão de alta tecnologia, controles realizados de uma central por operadores que poderão executar atividades de içamento, controle de entrada e saída dos vagões, caminhões e manuseio da carga.
Para Fernando Biral, da SPA, “essa é a concretização de um projeto muito ambicioso para o escoamento da produção de celulose, setor em que o Brasil se destaca por ser o país mais competitivo mundialmente. Estamos muito felizes por ter um dos terminais mais modernos do mundo”, disse.

Eldorado Brasil vai triplicar sua capacidade de exportação no Porto de Santos

Durante entrevista coletiva, o Secretário Nacional de Portos, Diogo Piloni, destacou a importância do setor de celulose e papel para o Brasil e o protagonismo do Porto de Santos, “estamos dinamizando uma cadeia em que a produção é pujante com investimentos bilionários, o terminal acaba sendo um dos pontos para termos fluxo de cargas e para que possamos, como país, sermos competitivos”, comentou.


A expectativa da Eldorado Brasil é que o novo terminal portuário da companhia esteja operando ainda no primeiro trimestre de 2023, com capacidade para movimentar 3 milhões de toneladas de celulose por ano.

Contexto – Assessoria de Comunicação

Suzano abre três processos seletivos para Três Lagoas

0

As inscrições estão abertas para todas as pessoas interessadas, sem distinção de gênero, origem, etnia, deficiência ou orientação sexual, na Plataforma de Oportunidades da empresa

 Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, está com três processos seletivos abertos para atender sua operação florestal e setor de saúde e segurança em Três Lagoas (MS). As inscrições podem ser feitas por todas as pessoas interessadas, sem distinção de gênero, origem, etnia, deficiência ou orientação sexual, na Plataforma de Oportunidades da empresa (https://jobs.kenoby.com/Suzano).

As pessoas interessadas na vaga de Enfermeiro/a do Trabalho devem atender aos seguintes pré-requisitos: ter Ensino Superior em Enfermagem; pós-graduação em Enfermagem do Trabalho; experiência ocupacional comprovada em empresas de grande porte; conhecimento em ergonomia; conhecimento avançado em Pacote Office e gestão de pessoas. Candidatos e candidatas com inglês no currículo terá um diferencial na seleção. As inscrições seguem abertas até o preenchimento da vaga e podem ser feitas pela página https://jobs.kenoby.com/Suzano/job/enfermeiroa-do-trabalho/6214c86a78597b5c754c4865?utm_source=website.

Outra oportunidade é para Supervisor/a de Operações Florestais. Para participar do processo seletivo, os pré-requisitos são: ter Ensino Superior completo; experiência comprovada de no mínimo dois anos na área; conhecimentos técnicos em operações florestais e certificações ISO 9001, 14.001, 18.001, FSC, CERFLOR e SA 8000; gestão de pessoas; experiência com treinamentos e desenvolvimento de pessoas; conhecimento avançado em Pacote Office, Indicadores de Performance, SAP e Power BI. As inscrições seguem aberta até o preenchimento da vaga e podem ser feitas pela página https://jobs.kenoby.com/Suzano/job/supervisora-operacoes-florestais/6216cff7bcd527fa27ad5d18?utm_source=website.

Já as pessoas interessadas na vaga de Consultor/a PCP Florestal I precisam ter: formação em Engenharia Florestal, Engenharias ou áreas afins; experiência em PCP dentro da área florestal; conhecimento em Pacote Office, Qualidade Total (PDCA, SDCA) e em operações florestais; disponibilidade para atuar em Três Lagoas e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B. Pós-graduação será considerada um diferencial na seleção. As inscrições seguem aberta até o dia 08 de março e podem ser feitas pela página https://jobs.kenoby.com/Suzano/job/consultora-pcp-florestal-i/62183f9085c2cc9bd55e353d?utm_source=website.

Mais detalhes sobre os processos seletivos, assim como os benefícios oferecidos pela empresa, estão disponíveis na Plataforma de Oportunidades da Suzano (https://jobs.kenoby.com/Suzano). Na página, candidatos e candidatas também poderão acessar todas as vagas abertas no Estado e em outras unidades da Suzano no País, além de se cadastrar no Banco de Talentos da empresa.

Sobre a Suzano

Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 98 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br

Informações à Imprensa

Performa Comunicação

Clínica da Criança e Central de Imunização estarão abertas amanhã para vacinação contra Covid-19

0

Pais ou responsável devem observar se a criança tem mais de 15 dias desde a última vacina que recebeu

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Coordenação de Imunização, vai realizar vacinação com 1ª, 2ª, 3ª e 4ª dose contra Covid-19 na Clínica da Criança e na Central de Imunização neste sábado (05) das 8h às 12h.

CENTRAL DE IMUNIZAÇÃO

Na Central de Imunização, a vacinação será para todo o público com mais de 12 anos de idade, sendo que aqueles que tiverem menos de 16 anos devem estar acompanhados de um responsável maior de idade. Todos, independente de idade, devem levar documento oficial com foto, cartão SUS, CPF, carteira de vacinação Covid-19 (caso vá receber a 2ª ou 3ª dose), bem como comprovante de residência.

CLÍNICA DA CRIANÇA

Na Clínica da Criança, o atendimento será, exclusivamente, para todas as crianças de 5 a 11 anos de idade, sendo que estes devem estar acompanhados dos pais ou responsável legal que farão o assentimento da vacinação. Caso esses (pais ou responsável legal) não puderem estar junto da criança, o acompanhante maior de idade deve levar o termo de assentimento (BAIXE O MODELO AQUI) assinado (pelos pais ou responsável) na data da vacinação, além de documento oficial com foto e carteira SUS da criança.

ATENÇÃO AO PERÍODO ENTRE-VACINAS PARA CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS

A SMS destaca que os pais ou responsável devem observar se a criança tem mais de 15 dias desde a última vacina que recebeu (rotina) para receber a imunização contra Covid-19. O mesmo deve ser observado caso a criança precise tomar outra vacina (rotina) após a vacinação contra covid-19, ou seja, deve ter mais de 15 dias.

4ª DOSE

De acordo com a CIB, a aplicação da 4ª dose deve ocorrer em idosos acima de 60 anos de idade, bem como em profissionais de saúde com mais de 18 anos que receberam a 3ª dose há mais de 4 meses e, profissionais de saúde que estiverem gestantes, também poderão receber a dose de reforço, mas somente se tiver tomado a 3ª dose há mais de 5 meses.

SERVIÇO

A Clínica da Criança fica localizada à Rua Egídio Thomé com a Rua Etelvino Custódio de Queiroz, já a Central de Imunização fica na Circular da Lagoa Maior no prédio da Biblioteca Municipal “Rosário Congro”.

Detran Três Lagoas emite nota de pesar pelo servidor Luiz Sonehara

0

Luiz foi um pai e filho exemplar, cuidou das filhas e da mãe até o fim de sua trajetória

A Prefeitura Municipal de Três Lagoas, por meio do Departamento de Trânsito, comunica com pesar o falecimento, nesta sexta-feira (04), do servidor público municipal de 70 anos de idade, Luiz Sonehara.

Luiz foi um pai e filho exemplar, cuidou das filhas e da mãe até o fim de sua trajetória. Na Prefeitura Municipal, atuou por 22 anos prestando exímio serviço no departamento de trânsito, onde deixou muitos ensinamentos e amigos queridos.

A Prefeitura de Três Lagoas agradece a contribuição da competente e valorosa do servidor e se solidariza com familiares e amigos nesse momento de extrema dor.

Sanesul recebe pedido de execução de rede de esgoto em outros bairros de Brasilândia

0

O prefeito pediu ao diretor-presidente para que a obra de execução de rede de esgoto também tenha prioridade no bairro José Arara


Durante o evento referente à assinatura de ordem de serviço e de licitação para futuras obras da Sanesul em Brasilândia, o prefeito Dr. Antonio Thiago entregou na tarde da última sexta-feira (04) ao diretor-presidente de saneamento, Walter Carneiro Jr., um ofício solicitando também a execução de esgoto nos bairros João Paulo da Silva e Juvenal Serafim Uchôa.

Sanesul recebe pedido de execução de rede de esgoto em outros bairros de Brasilândia

O pedido vai ao encontro com a assinatura de ordem de serviço para e ampliação do sistema de esgoto que vai beneficiar os bairros Jardim Imperial, Jardim Brasília, José Rodrigues, José Inácio, José Arara e Jardim Oiti.

“Brasilândia vai receber toda essa infraestrutura inicial e logística que vai expandir e agregar mais redes coletoras de esgoto. E eu digo que esse é um passo importante para universalização de esgoto em nossa cidade”, disse o prefeito, aproveitando a ocasião para pedir que outros bairros recebessem também essa benfeitoria.

Sanesul recebe pedido de execução de rede de esgoto em outros bairros de Brasilândia

Além disso, o prefeito pediu ao diretor-presidente para que a obra de execução de rede de esgoto também tenha prioridade no bairro José Arara. O bairro citado recebeu recentemente a instalação de tubos de drenagem pluvial e com a agilidade da ampliação do sistema de esgoto, poderá finalmente receber a pavimentação asfáltica.

INVESTIMENTO NO SANEAMENTO EM BRASILÂNDIA


Além da ampliação da rede de esgoto, a ordem de serviço para a execução da obra também contempla a mpliação de uma ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), com a execução de 15.776 metros de rede coletora de esgoto, na qual 725 residências serão ligadas. Também nestas obras incluem uma estação elevatória (construção de um RAF novo com capacidade de 20 litros por segundo).

Além disso, o presidente da Sanesul, o prefeito e demais autoridades presentes também assinaram a autorização da licitação para a obra de reabilitação e reforma da unidade de tratamento de água e urbanização da área do poço PJA-001, no Reassentamento Novo Porto João André.

Os recursos somam o valor de R$ 14,9 milhões e fazem parte do Programa Avançar Cidades.


AUTORIDADES PRESENTES


Participaram deste evento o diretor comercial e de operações, Onofre Assis de Souza, o diretor de engenharia e meio ambiente, Helianey Paulo da Silva, o gerente regional, Adilson Bahia, a supervisora do escritório de Brasilândia, Siley Lima, o presidente do Conselho Administrativo da Saneul, Álvaro Iscriptori Filho.

Além disso, estiveram presentes os secretários do Município Jorge Madeira (Desenvolvimento Econômico), José Carlos Soriano (Administração), Márcio Endrigo (Planejamento e Finanças), Fagner Sanches de Assis (Obras), além dos vereadores, a presidente Néia Halsback; o vice-presidente Nivaldo Nunes, e os parlamentares Joaquim Martos de Moraes, José Quintino de Souza, Márcia Amaral e Jô Silva.

Também participaram do evento o delegado da Polícia Civil de Brasilândia, Dr. Thiago Passos e o vice-prefeito de Três Lagoas, Paulo Salomão, além da diretoria da Sanesul e colaboradores da empresa.

Celular furtado é recuperado em Três Lagoas

0

O telefone estava na posse de um indivíduo de 22 anos, conduzido para a delegacia

A Polícia Civil recuperou, na manhã desta sexta-feira (4), um telefone celular, que foi furtado em janeiro, no bairro Vila Piloto, no município de Três Lagoas.

A apreensão do aparelho foi feita por uma equipe da Seção de Investigações Gerais (SIG), da Delegacia de Polícia Civil de Três Lagoas.                                           

Os policiais civis estavam realizando investigações de furtos de aparelhos de celulares ocorridos na cidade, quando conseguiu fazer a recuperação de telefone da Marca LG, Modelo K-51S.

De acordo com o boletim de ocorrência, a vítima estava dormindo em sua residência na noite dos fatos, quando um usuário de drogas teria entrado na casa e subtraído o objeto, se aproveitando que a porta da residência não estava trancada.

O telefone estava na posse de um indivíduo de 22 anos de idade, conduzido para a delegacia e informou que teria comprado o aparelho ontem, 03/03, em um grupo de compra e vendas, em uma rede social. O jovem foi indiciado pela receptação e o objeto, avaliado em R$ 1.300,00 foi devolvido ao real proprietário.

Sancionada lei que institui o Dia Nacional da Síndrome de Down

0

*Agência Brasil

A data é celebrada no dia 21 de março

Diário Oficial da União (DOU) publicou hoje (4) a sanção à Lei 377/2011, que institui o Dia Nacional da Síndrome de Down. A data, celebrada no dia 21 de março, já constava na agenda da Organização das Nações Unidas (ONU), mas ainda não fazia parte do calendário brasileiro.

A Síndrome de Down é causada quando há uma divisão celular anormal que resulta em material genético extra, ou seja, em um terceiro alelo do cromossomo 21. Não é uma doença. É uma ocorrência genética natural, que, segundo estimativas, acontece em um a cada 700 nascimentos.

A data de 21 março foi escolhida por fazer alusão aos três cromossomos no par de número 21 e visa conscientizar a sociedade sobre os aspectos da vida das pessoas com esse tipo de síndrome.

Pela legislação, os órgãos públicos responsáveis pela coordenação e implementação de políticas públicas voltadas à pessoa com síndrome de Down ficam “incumbidos de promover a realização e divulgação de eventos que valorizem a pessoa com síndrome de Down na sociedade.”

Idoso é encontrado morto com pano na boca e só de cueca em MS

0

Foram levados R$ 4,4 mil que estavam embaixo do colchão da vítima

Idoso de 66 anos foi encontrado morto em sua residência, na cidade de Sete Quedas-MS, ontem à noite (3).

De acordo com o delegado responsável pelo caso, José Wilson Ferreira da Silva, as informações preliminares são de que a vítima foi surpreendida em sua residência e agredida na cabeça até a morte.

Ainda segundo apurado, foram levados da casa, cerca de R$ 4 mil, que estariam embaixo do colchão da cama da vítima. 

Foi realizada nova análise do local de crime e no fundo de uma residência vizinha foi encontrado em meio as bananeiras, a calça jeans, uma camiseta listrada e um par de tênis de cor rosa, possivelmente do suposto autor do fato.

Chama a atenção o fato de não existir sinais de luta corporal no local e a vítima ter sido amarrada.

O filho da vítima foi o primeiro a chegar à casa e descreveu que o pai estava somente de cueca.

Outras diligências estão sendo realizadas para identificar o autor do fato.

Governo de MS entrega viaturas para região Norte e Bolsão do Estado

0

Representantes do CPA-2 estiveram presentes na solenidade de entrega de mais de 237 novas viaturas, que aconteceu nesta quarta-feira (3).

As viaturas serão repassadas as Unidades Operacionais da região Norte e Bolsão Sul-mato-grossenses.

A entrega das viaturas foi possível graças a uma parceria firmada entre Governo Federal, Governo do Estado e recursos de Emendas Parlamentares.

De acordo com a Diretoria de Gestão Patrimônio e Logística (DGPL) as viaturas serão destinadas as seguintes Unidades: 1 (uma) para o 3º PEL de CHAPADÃO DO SUL em PARAÍSO DAS AGUAS, 1 (uma) para o 5º BPM em COXIM, 1 (uma) para 2º PEL de COXIM em SONORA, 1(uma) para 3ª PEL de COXIM em RIO VERDE DE MT, 1(uma) para 2º PEL de PARANÁIBA em APARECIDA DO TABOADO, 1(uma) para a 2ª CIA de PARANAÍBA em CASSILÂNDIA, 1(uma) para o 3º PEL de PARANAÍBA em INOCÊNCIA, 1(uma) para o 2ºPEL de SÃO GABRIEL DO OESTE em CAMAPUÃ e 1(uma) para o 3º PEL de SÃO GABRIEL DO OESTE em RIO NEGRO, totalizando 09 viaturas.

Há ainda a previsão de que já na próxima semana mais 10 (dez) viaturas sejam destinadas a área, contemplando a Sede do CPA-2 e o 2ºBPM em Três Lagoas.

Em seu pronunciamento, o Governador do Estado ressaltou a importância de “parcerias concretas a fim de propiciar uma política pública de segurança efetiva”.

Na ocasião estiveram presentes diversas autoridades, dentre elas o Governador do Estado, Excelentíssimo Senhor Reinaldo Azambuja, o Secretário de Justiça e Segurança Pública Antônio Carlos Videira, o Comandante Geral da PMMS Coronel Marcos Paulo Gimenez, os Comandantes de Unidades e Subunidades de todo o Estado, representantes de outras forças policiais, além de Deputados, Prefeitos e Vereadores de várias cidades do Estado.

PIB do Brasil frustra pessimismo e cresce 4,6% em 2021, superando perdas da pandemia

0

Avanço recupera perdas de 2020, quando a economia encolheu 3,9%

O Produto Interno Bruto (PIB) do país avançou 0,5% no quarto trimestre de 2021 e encerrou o ano com crescimento de 4,6%, totalizando R$ 8,7 trilhões.

Esse avanço recuperou as perdas de 2020, quando a economia brasileira encolheu 3,9% devido à pandemia. O PIB per capita alcançou R$ 40.688 no ano passado, um avanço de 3,9% em relação ao ano anterior (-4,6%).PIB do Brasil frustra pessimismo e cresce 4,6% em 2021, superando perdas da pandemiaPIB do Brasil frustra pessimismo e cresce 4,6% em 2021, superando perdas da pandemia

O PIB, soma dos bens e serviços finais produzidos no país, está 0,5% acima do quarto trimestre de 2019, período pré-pandemia de covid-19, mas continua 2,8% abaixo do ponto mais alto da atividade econômica na série histórica, alcançado no primeiro trimestre de 2014.

Os dados são do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais, divulgado hoje (4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Setores

Segundo o levantamento, o crescimento da economia foi puxado pelas altas nos serviços (4,7%) e na indústria (4,5%), que juntos representam 90% do PIB do país. Por outro lado, a agropecuária recuou 0,2% no ano passado.

De acordo com a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis, todas as atividades que compõem os serviços cresceram em 2021, com destaque para transporte, armazenagem e correio (11,4%). Segundo ela, o transporte de passageiros também subiu bastante, principalmente no fim do ano, com o retorno das pessoas às viagens.

“A atividade de informação e comunicação (12,3%) também avançou, puxada por internet e desenvolvimento de sistemas. Essa atividade já vinha crescendo antes, mas com o isolamento social e todas as mudanças provocadas pela pandemia, esse processo se intensificou, fazendo a atividade crescer ainda mais”, disse, em nota, Rebeca Palis.

Outras atividades de serviços (7,6%) também tiveram alta no período. “São atividades relacionadas aos serviços presenciais, parte da economia que foi a mais afetada pela pandemia, mas que voltou a se recuperar, impulsionada pela própria demanda das famílias por esse tipo de serviço”, acrescentou a pesquisadora.

Cresceram ainda comércio (5,5%), atividades imobiliárias (2,2%), administração, defesa, saúde e educação públicas e seguridade sociais (1,5%) e atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados (0,7%).

Segundo o IBGE, na indústria, o destaque positivo foi o desempenho da construção que, após cair 6,3% em 2020, subiu 9,7% em 2021.

“As indústrias de transformação (4,5%), com maior peso no setor, também cresceram, influenciadas principalmente pela alta nas atividades de fabricação de máquinas e equipamentos; metalurgia; fabricação de outros equipamentos de transporte; fabricação de produtos minerais não metálicos; e indústria automotiva. As indústrias extrativas avançaram 3% devido à alta na extração de minério de ferro”, informou o IBGE.

A única atividade que não cresceu foi a de eletricidade, gás, água, esgoto, gestão de resíduos, que teve variação negativa de 0,1%, que indica estabilidade. “A crise hídrica afetou negativamente o desempenho da atividade em 2021”, explicou Rebeca Palis.

Os investimentos (Formação Bruta de Capital Fixo) avançaram 17,2%, favorecidos pela construção, que no ano anterior teve uma queda, e pela produção interna de bens de capital. A taxa de investimento subiu de 16,6% para 19,2% em um ano.

A balança de bens e serviços registrou alta de 12,4% nas importações e de 5,8% nas exportações. Em 2020, tinham recuado 9,8% e 1,8%, respectivamente. “Como a economia aqueceu, o país importou mais do que exportou, o que gerou esse déficit na balança de bens e serviços. Isso puxou o PIB um pouco para baixo, contribuindo negativamente para o desempenho da economia”, disse Rebeca Palis.

Entre os produtos da pauta de exportações, os destaques foram extração de petróleo e gás natural; metalurgia; veículos automotores; e produtos de metal. No caso dos serviços, as viagens subiram mais. Entre as importações, os destaques positivos foram produtos químicos; máquinas e aparelhos elétricos; indústria automotiva e produtos de metal.

Agropecuária

A agropecuária, que havia crescido em 2020, recuou 0,2% em 2021, em decorrência da estiagem prolongada e de geadas.

“Apesar do crescimento anual da produção de soja (11,0%), culturas importantes da lavoura registraram queda na estimativa de produção e perda de produtividade em 2021, como a cana-de-açúcar (-10,1%), o milho (-15,0%) e o café (-21,1%). O baixo desempenho da pecuária é explicado, principalmente, pela queda nas estimativas de produção dos bovinos e de leite”, afirmou a pesquisadora.

Demanda interna

Segundo a pesquisa, ao contrário do que ocorreu em 2020, todos os componentes da demanda avançaram em 2021, contribuindo positivamente para o crescimento do PIB. O consumo das famílias avançou 3,6% e o do governo subiu 2%. No ano anterior, esses componentes haviam recuado 5,4% e 4,5%, respectivamente.

“Houve recuperação da ocupação em 2021, mas a inflação alta afetou muito a capacidade de consumo das famílias. Os juros começaram a subir. Tivemos também os programas assistenciais do governo. Ou seja, fatores positivos e negativos impactaram o resultado do consumo das famílias no ano passado”, afirmou Rebeca Palis.

Redação Diário do poder

Em Selvíria, Sanesul autoriza início das obras da Estação de Tratamento de Esgoto

0

Obras incluem 17.355 metros de rede coletora de esgoto e 812 ligações domiciliares

A ‘Rota do Saneamento’ passou, na manhã desta sexta-feira (4) pela cidade de Selvíria, onde autorizou o início das obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário.

A autorização para o início das obras, incluindo uma ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), foi assinada pelo diretor-presidente da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), Walter Carneiro Júnior.

A autorização inclui ainda 17.355 metros de rede coletora de esgoto e 812 ligações domiciliares.

Os investimentos licitados são com recursos como parte da terceira etapa do Programa ‘Avançar Cidades”, garantidos pela companhia de saneamento junto à Caixa Econômica.

O ato público contou com a presença do vice-prefeito Jaime Soares Ferreira, representando o prefeito José Fernando Barbosa dos Santos, secretários municipais, vereadores, funcionários locais da empresa e populares.

O diretor de Engenharia e Meio Ambiente da Sanesul, Helianey Paulo da Silva, disse que, além de Selvíria, a companhia tem levado obras de saneamentos aos 68 municípios onde a empresa opera.

Ele disse que falar em saneamento todo mundo fala porque sabe a necessidade, mas o importante é colocar em prática.  

“A cada R$ 1 real investido em saneamento você economiza R$ 5 reais em saúde, mas o importante não é só falar, o importante é fazer o que estamos fazendo aqui, não só em Selvíria, porque aqui é um dos municípios que a gente está fazendo, eventos, reuniões e entrega de obras nos 68 municípios a onde a empresa atua”, destacou, acrescentando que as obras vão mudar a história da cidade.

O vice-prefeito Jaime Soares Ferreira agradeceu a parceria com a Câmara de Vereadores que aprovou a concessão dos serviços públicos de água e esgoto e destacou o volume de obras de saneamento na cidade por determinação do governador Reinaldo Azambuja.

Ele enalteceu o trabalho do presidente Walter Carneiro Júnior e dos funcionários da unidade da Sanesul local, lembrando que a implantação do sistema de esgoto no município será de grande importância para melhorar a qualidade de vida de seus moradores.

O diretor-presidente da companhia reafirmou o compromisso do governador Reinaldo Azambuja e do secretário Eduardo Riedel (Infraestrutura) de levar obras para os municípios, incluindo de saneamento, uma vez que o objetivo do Governo e da Sanesul é atingir a meta de universalização do esgotamento sanitário, se antecipando assim ao prazo estabelecido pelo novo marco legal do saneamento básico.

Walter Carneiro Júnior destacou que quando o saneamento básico chega numa cidade o prefeito tira a pressão dos postos de saúde, uma vez que há uma melhora nos índices de infecção de doença e as pessoas conseguem formar a família e criar melhor os filhos sem ter que conviver com essa situação de precariedade.

“Eu digo tudo isso porque o Mato Grosso do Sul hoje é diferente dos demais estados da federação. Quando você liga a TV na grande mídia nacional você vê a venda de um país onde o saneamento é um caos, Norte, Nordeste e Mato Grosso, mais de 50% das cidades sem abastecimento de água. Mais de 80% das cidades sem esgotamento sanitário”, pontuou Walter Carneiro Júnior, acrescentando que a realidade do Estado é completamente diferente.

Segundo ele, hoje o Estado tem a universalização do sistema de água, que avançou muito nos últimos anos e pode levar o produto para todas as casas onde a Sanesul opera o sistema, o que representa mais 600 mil unidades de consumo.

“Uma água tratada, certificada, com mais de 12 mil coletas mensais que nossos agentes fazem para poder garantir para a família de Mato Grosso do Sul, que pode abrir a torneira e tomar aquela água, que não prejudica em nada a criação de seus filhos. Esse é um selo de qualidade da Sanesul”, acrescentou, ao destacar ainda a área de cobertura do esgotamento sanitário que hoje atinge mais de 55%.

ROTA DO SANEAMENTO

Localizado na região do Bolsão, Selvíria é o 51º município a ser visitado pela Rota do Saneamento, programa da Sanesul que percorre várias regiões do Estado inaugurando obras e anunciando outros investimentos com objetivo de atingir a meta da universalização do esgotamento sanitário por determinação do governador Reinaldo Azambuja.

A ideia do governador é garantir melhor qualidade de vida para os moradores das 68 cidades onde a Sanesul mantém a concessão dos serviços públicos, sobretudo, preservar o meio ambiente e promover o desenvolvimento socioeconômico de cada região.

Além de Walter Carneiro Júnior, participaram do ato os diretores da Sanesul, Helianey Paulo da Silva (Engenharia e Meio Ambiente) e Onofre Assis de Souza (Comercial e de Operações), além do presidente do Conselho de Administração, Álvaro Sciptori Filho.


Condenado por estupro de vulnerável é preso em Bataguassu

0

O preso será encaminhado ao Estabelecimento Penal de Bataguassu-MS, onde ficará à disposição da justiça

Homem de 47 anos, condenado por estupro de vulnerável, foi preso, nesta sexta-feira (4).

A prisão foi feita por volta das 09h35min, por uma equipe da 1ª Delegacia de Polícia de Polícia Civil de Bataguassu-MS.

Os policiais civis localizaram o homem em uma construção civil, no Jardim Novo Horizonte de Bataguassu-MS.

Contra ele havia um mandado de prisão por condenação por estupro de vulnerável, com pena de 8 anos em regime semiaberto, expedido pela 2ª Vara da Comarca de Bataguassu-MS, devido a descumprimento de sentença.

O preso será encaminhado ao Estabelecimento Penal de Bataguassu-MS, onde ficará à disposição da justiça.

Informações sobre o crime não foram divulgadas para preservação da vítima.

NOTA OFICIAL ABITRIGO – Conflitos entre a Rússia e a Ucrânia e os impactos sobre o mercado do trigo no Brasil e no mundo

0

Até o dia anterior a esta nota, 8 dias da invasão da Ucrânia, o cereal subiu 35,7% nos Estados Unidos. A Argentina, nosso maior fornecedor, acompanha esta tendência. A escalada altista ainda não se estabilizou e continua em forte ascensão

A Abitrigo está acompanhando de perto as questões relacionadas aos impactos que os conflitos entre a Rússia e a Ucrânia podem trazer para o mercado do trigo no Brasil e no mundo.

A Rússia é o maior exportador mundial de trigo e a Ucrânia ocupa a 4ª posição neste ranking. Juntos, são responsáveis por cerca de 30% do mercado mundial de exportação do trigo, o que corresponde a 210 milhões de toneladas. É inevitável que a crise da Ucrânia afete diretamente os preços do trigo a nível mundial.

Se o conflito armado se prolongar com a resistência da Ucrânia, continuará a suspensão dos embarques nos portos ucranianos e os importadores concentrarão suas demandas nos demais exportadores, como Estados Unidos, Austrália, Canadá e Argentina. Isto poderá manter os preços em níveis elevados. O mercado global de trigo, nos dois últimos anos, foi fortemente afetado por crises climáticas nos países líderes e pela Covid, que impactou o posicionamento de estoques de segurança e fretes marítimos, cujos valores sofreram aumento de até três vezes.

Por tudo isso, o mercado mundial de trigo precificou, de forma contundente, indicando que visualiza um alongamento da crise. Até o dia anterior a esta nota, 8 dias da invasão da Ucrânia, o cereal subiu 35,7% nos Estados Unidos. A Argentina, nosso maior fornecedor, acompanha esta tendência. A escalada altista ainda não se estabilizou e continua em forte ascensão.

NOTA OFICIAL ABITRIGO - Conflitos entre a Rússia e a Ucrânia e os impactos sobre o mercado do trigo no Brasil e no mundo
Rubens-Barbosa—presidente-executivo-da-Abitrigo

Por tudo isso, o mercado mundial de trigo tem apresentado grande dificuldade em precificar o cereal, pois isto depende da duração e da abrangência da crise. Esta visão do mercado tem gerado oscilação nos preços. Na Argentina, nosso maior fornecedor, os preços também estão oscilando. Será necessário assim, maior definição do desmembramento da crise para posicionamento do mercado.

As análises da Abitrigo indicam que o Brasil não terá problemas de abastecimento do cereal no curto prazo, pois a Argentina já sinalizou ter trigo suficiente para atender as necessidades brasileiras, além de que o volume vindo da Rússia é muito pequeno e não temos registro de compras do trigo da Ucrânia.

O mesmo não ocorre em relação aos preços no mercado global e no mercado interno. Um fator que pode aliviar um pouco esse aumento, mas longe de ser significativo, é a queda no valor do dólar em relação ao real nos últimos dias, o que pode compensar, de certa forma, os aumentos recentes em Chicago. Mas a tendência é que o patamar de preços fique bem elevado, nos próximos quatro ou cinco meses, com previsão de estabilizar ou começar a cair a partir do mês de julho/agosto, com a entrada da safra do hemisfério norte.

Outra questão que pode impactar o preço do trigo é a incerteza em relação aos fertilizantes, pois a Rússia é um dos maiores produtores do mundo e também fornecedor desse produto para o Brasil, além da influência dos fundos de investimento, que aumentaram suas posições nas commodities, ampliando a volatilidade dos preços.

O trigo no Brasil foi e continua sendo um problema sério, por conta da dependência, pois o país segue muito vulnerável. 60% da demanda interna de trigo é atendida por importação externa e, desse total, 85% é originário de um único país, a Argentina.

O mercado de trigo enfrentou muitas questões nos últimos anos, como a pandemia, o frete e agora essa questão do conflito. Estamos, novamente, vivendo um período de grandes desafios para todo o setor do trigo. Mais do que isso, esse conflito é um momento de muita tensão e incerteza para o mundo, que deve ser acompanhado com cautela e atenção por todos.

No Dia Mundial da Obesidade, especialista faz alerta: “dormir pouco pode gerar ganho de peso”

0

Mas não é somente a falta de sono que acaba por gerar ganho de peso. O contrário também pode ocorrer

A falta de noites bem dormidas pode gerar ganho de peso, aumento da vontade de comer e diminuição da sensação de saciedade.

O alerta é do Instituto do Sono, no Dia Mundial da Obesidade, celebrado hoje (4).

Conforme divulgado, os impactos negativos no organismo decorrentes da falta de sono ocorrem em pessoas de todas as idades, principalmente pela desregulamentação metabólica.

“Tem se comprovado nos últimos anos, cada vez mais, tanto em crianças ou adolescentes quanto em adultos, que dormir pouco tem suas consequências. E uma delas é o ganho de peso”, destaca a especialista em Medicina do Sono e pesquisadora do Instituto do Sono, Érika Treptow.

“Um dos motivos [para o ganho de peso] é que a gente desregula o organismo. Algumas substâncias começam a ser produzidas de maneira que não é o normal. Por exemplo, há uma substância chamada grelina, que está associada à vontade de comer, e ela aumenta bastante [com a falta de sono]. Apenas uma noite que a gente dorme pouco já é o suficiente para aumentar essa substância”, afirma.

Além da elevação da grelina, a falta de sono pode reduzir a produção da leptina, que é o hormônio associado à saciedade, ressalta a pesquisadora.

Estudo publicado em 2022 na revista científica JAMA Internal Medicine, mostrou que o aumento de 90 minutos de sono por noite foi capaz de reduzir em 270 Kcal a ingestão calórica diária, o que, a longo prazo, pode resultar em perda de peso significativa.

Segundo a pesquisadora, o sono insuficiente também encurta o jejum que ocorre quando o corpo está adormecido. “Quem acaba dormindo menos tem tempo maior, oportunidade maior, número maior de horas em que pode se alimentar. O dormir menos também dá muito cansaço, então a pessoa tem dificuldade maior de realizar exercícios, por exemplo”.

Mas não é somente a falta de sono que acaba por gerar ganho de peso. O contrário também pode ocorrer.

De acordo com Treptow, o excesso de gordura pode atrapalhar o sono. “Quando a gente ganha muito peso, principalmente dependendo do local onde esse peso se acumula, há tendência ao ronco, à apneia do sono e a um sono de pior qualidade”.

Para melhorar o sono, a especialista recomenda, principalmente, a regularidade dos horários de dormir. “Nosso organismo funciona conforme um ritmo e esse ritmo é ditado, principalmente, pelo nosso horário de dormir, de levantar, pelo horário das nossas refeições e pela luminosidade que a gente recebe durante o dia”.

“Todas as células do organismo funcionam conforme esse ritmo. A partir do momento em que eu durmo a cada dia num horário diferente, essa saída do ritmo provoca maior chance de doenças”, ressalta.

Érika Treptow orienta as pessoas a não se alimentarem, ingerirem bebidas alcoólicas ou estimulantes em horário próximo ao de dormir. O indicado é realizar uma refeição leve no período noturno. “As pessoas não devem também levar os problemas para a cama. Uma dica que a gente dá é ter um diário de preocupações, onde a pessoa anota tudo aquilo com que está preocupada, é como se esvaziasse a cabeça e conseguisse ir pra cama dormir”.

De acordo com a pesquisadora, outra dica importante é sair da cama, caso a pessoa acorde no meio da noite e não consiga mais dormir. “Tome um copo d’água, vá ao banheiro e depois você volta a dormir. Porque ficar fritando na cama, como algumas pessoas dizem, também reduz a chance de trazer qualidade boa do sono”.

Um ambiente adequado também é recomendado. O quarto deve ter pouca luminosidade, pouco barulho, uma temperatura boa. “Isso, agora no verão, a gente vê como prejudica para adormecer”.

*Com informações da Agência Brasil

Akira participa de solenidade de entrega de viaturas em Campo Grande

0

Município receberá cinco veículos para atender órgãos de segurança pública

Em agenda em Campo Grande na quinta-feira, dia 3 de março, o prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB) esteve presente na solenidade de entrega de novas viaturas para os órgãos de segurança pública, ação do Governo do Estado. A cerimônia foi realizada no Parque das Nações Indígenas e contou com a presença de deputados, policiais entre outras autoridades.


Bataguassu foi um dos municípios beneficiados com a destinação e receberá cinco veículos, entre eles, uma viatura que será encaminhada ao policiamento rural, como informou o comandante da 7ª Companhia Independente de Polícia Militar, major Alves. Demais órgãos de segurança também serão beneficiados. 

Akira participa de solenidade de entrega de viaturas em Campo Grande


Na solenidade, o governador Reinaldo Azambuja explicou que foram adquiridas 237 veículos para reforçar o trabalho nos 79 municípios e proporcionar mais segurança à população. O investimento foi na ordem de R$ 44,5 milhões com recursos do Governo, do Ministério da Justiça e Segurança Pública e de emendas da Bancada Federal de Mato Grosso do Sul.


Também foram repassadas às forças de segurança pública 115 fuzis T4, calibre 5.56, comprados com recursos de emenda parlamentar do deputado federal Loester Trutis, no tal de R$ 1.163.624,05. Cada fuzil foi adquirido por R$ 10.118,47. Eles foram distribuídos para 20 municípios de Mato Grosso do Sul. “Nesses sete anos, só em equipamentos, viaturas, coletes e armamentos, foram R$ 750 milhões investidos. Completamos 2.104 viaturas entregues e até o final deste ano serão mais de 2.600 para todas as regiões e forças policiais, propiciando uma política pública de segurança efetiva”, destacou Reinaldo Azambuja.

Akira participa de solenidade de entrega de viaturas em Campo Grande

Além dos já citados, participaram do evento os secretários Ana Nardes (Administração), Eduardo Riedel (Infraestrutura), Eduardo Rocha (Governo e Gestão Estratégica), Geraldo Resende (Saúde), Pedro Chaves (Relações Institucionais de MS em Brasília-DF) e Sérgio de Paula (Casa Civil); o deputado federal Dagoberto Nogueira; os deputados estaduais Mara Caseiro (líder do Governo na Assembleia), Londres Machado, Gerson Claro, Márcio Fernandes, Barbosinha, Paulo Duarte e Lídio Lopes; e o presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Valdir Júnior, que é prefeito de Nioaque.

Fotos Edson Ribeiro / Assomasul 

Senar/MS está com inscrições abertas para o Curso Técnico em Floresta

0

Nova capacitação é totalmente gratuita, 100% presencial e com dois anos de duração


Estão abertas inscrições para o Curso Técnico em Floresta do Senar Mato Grosso do Sul. A capacitação tem duração de dois anos, carga horária de 1.300 horas, 100% presencial e totalmente gratuita. São 40 vagas ofertadas no edital.  

O pré-requisito para a seleção é ter ensino médico completo e preencher corretamente todos os dados e documentos conforme constam no edital.

 
As aulas acontecem na sede do Sindicato Rural de Três Lagoas, de segunda a sexta-feira, e o candidato pode escolher se prefere estudar no período vespertino, das 13h às 17h, ou no período noturno, das 18h às 22h. A previsão para o início das aulas é no final de março.

O conteúdo do curso vai desde a etapa de produção, colheita e comercialização até a legislação ambiental, segurança no trabalho e operação de equipamentos agrícolas.


Com certificado em mãos, o aluno pode atuar como empresário de produção de mudas de árvores nativas e exóticas em viveiros, empresas de florestas plantadas, instituições públicas e privadas ligadas à agroindústria e meio ambiente, operação e manutenção de máquinas, topografia e georreferenciamento além da assistência técnica.

 
As inscrições seguem até o dia 14 de março e devem ser feitas exclusivamente pelo site senarms.org.br/processoseletivo e o aluno deve acompanhar todas as etapas da seleção seguindo as informações do edital.

PM atua rápido e prende dois por tráfico de drogas em Três Lagoas

0

Prejuízo estimado ao tráfico é de R$ 834 mil

Equipe GUPM Canil do 2°BPM de Três Lagoas atuou rápido na madrugada desta sexta-feira (4) e prendeu dois por tráfico de drogas.

Conforme informações do boletim de ocorrência, a equipe realizava fiscalizações em veículos na altura do km 325, próximo a Fazenda Favero do Rio Verde, quando deu ordem de parada para o motorista de um Honda Civic.

Após a abordagem, foi verificado que o veículo era ocupado por dois homens.

Diante disto, a equipe policial iniciou entrevista com os ocupantes do veículo e notou que ambos apresentavam certo nervosismo.

Deste modo, a guarnição decidiu realizar a fiscalização no interior do carro, onde foi empregado o semovente K9 Eddie.

Durante a busca, o animal teve súbita mudança comportamental indicando que havia algo ilícito.

Questionada, a dupla confessou que tinha droga escondida nos forros das portas e nos bancos.

A guarnição, então, realizou uma vistoria minuciosa e localizou 21 (vinte e um) tabletes de cocaína (pesando cerca de 22kg) e 25 (vinte e cinco) tabletes de pasta base de cocaína (pesando cerca de 25kg).

Os homens relataram que pegaram a droga na cidade de Campo Grande/MS e estariam levando para o Estado de Rio Grande do Sul.

Os dois foram encaminhados juntamente com os entorpecentes para delegacia.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.