11.6 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de junho de 2026
Início Site Página 2000

Prazo acaba e prefeitura começa multar donos de terrenos sujos em Três Lagoas

0

As fiscalizações visam melhorar o bem-estar da população, evitando com antecedência a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya

O prazo estipulado pela Prefeitura Municipal de Três Lagoas para que os proprietários de terrenos e lotes ocupados com entulhos, lixo e vegetação daninha, realizassem a limpeza da área encerrou e partir de agora, o Município pode aplicar multas de 1% do valor venal da área, podendo ser multado em dobro se persistir a infração.

As fiscalizações visam melhorar o bem-estar da população, evitando com antecedência a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya. Além disso, a falta de limpeza favorece a infestação de animais peçonhentos que podem causar danos irreversíveis a todos os Munícipes.

De acordo com a publicação, os notificados devem realizar a limpeza dos terrenos, realizar o descarte adequado de lixo orgânico e entulhos de construção civil, bem como, manter os lotes vagos em boas condições de higiene e limpeza.

O diretor do Departamento de Fiscalização de Obras, Gustavo Wenzel, reforçou que os proprietários não só precisam limpar o local como mantê-lo devidamente cuidado. “A fiscalização acontece durante todo o ano e caso identificadas irregularidades, o proprietário pode ser multado novamente”, disse.


COMO FUNCIONA

Os proprietários notificados têm 15 dias de prazo para seguirem a determinação do decreto. Caso a notificação não seja atendida dentro do prazo estipulado ou o terreno continue sujo (independente do tempo), o proprietário será multado em 1% do valor venal da propriedade.

Decorrido o prazo da notificação e não havendo o cumprimento da mesma, a Administração Pública poderá realizar a limpeza, se houver necessidade (em casos extremos que forem um risco eminente à saúde), cobrando do proprietário as multas e taxas de serviço público, a serem cobradas em número de UFIM´S. Capinação e roçada, por exemplo, é 1 UFIM´s/m² (cada UFIM está cotado a R$ 5,6498). Já escavação, carga, transporte e disposição final ambientalmente adequada do resíduo da limpeza 35 UFIM´s /m².

Wenzel reafirma que é de responsabilidade do proprietário manter o terreno limpo por todo o ano e não somente quando recebeu notificação do Departamento de Fiscalização no início do ano.

Ônibus clandestino com imigrantes ilegais e droga são apreendidos pela PF em MS

0

Imigrantes estavam deixando Corumbá e destino final era São Paulo

A Polícia Federal realizou flagrante de promoção de migração ilegal e de tráfico de drogas, em Corumbá. O flagrante aconteceu na quinta-feira (3).

Conforme a nota da PF, saindo de Corumbá, o ônibus transportava 30 imigrantes ilegais, que estavam seguindo para São Paulo.

Ao realizar a busca no veículo, foi encontrado na mochila de um dos passageiros mais de 7 quilogramas de pasta base.

Além do ônibus, foi apreendida uma van que transportava os imigrantes até o local onde o embarque seria realizado. Também foram apreendidos 2 mil reais e 9.500 bolivianos em espécie.

Ao todo, a Polícia Federal prendeu 7 pessoas, dentre elas um brasileiro (o dono da agência de transporte) e 6 bolivianos (5 envolvidos com o transporte ilegal e 1 passageiro que levava droga).

Suzano abre inscrições para curso de Operadora e Operador de Máquinas Florestais em Água Clara (MS)

0

Serão 30 vagas ofertadas por meio do Programa Cultivar da empresa, realizado em parceria com o Senai

Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, está com as inscrições abertas para o curso de Operadora e Operador de Máquinas Florestais para o município de Água Clara (MS). Com 30 vagas ofertadas, a formação faz parte do Programa Cultivar da empresa, realizado em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), visando contribuir para o desenvolvimento social das comunidades onde a companhia mantém operações.

Esta é a terceira formação promovida pela Suzano somente neste ano em Mato Grosso do Sul. No ano passado, o programa formou 117 pessoas para o mercado de trabalho, com foco na colheita florestal.

As inscrições estarão abertas de 4 a 20 de março de 2022 para todas as pessoas interessadas, sem distinção de gênero, origem, etnia ou orientação sexual, e deverão ser feitas gratuitamente pela internet, na página do Programa Cultivar da Suzano: https://jobs.kenoby.com/programacultivar.

Para participar do processo seletivo, candidatos e candidatas precisam atender aos seguintes pré-requisitos: ter idade mínima de 18 anos, ensino fundamental completo, CNH (Carteira Nacional de Habilitação) na categoria B e disponibilidade para participação integral das aulas.

Após as inscrições, será realizado um processo seletivo, que inclui prova on-line sobre conhecimentos gerais (português e matemática), nos dias 24 e 25 deste mês, e rodada de entrevistas, prevista para ocorrer entre os dias 04 e 06 de abril.

Candidatos e candidatas aprovadas na seleção firmarão um contrato de aprendizagem durante todo o período em que estiverem estudando. Serão oferecidos benefícios como: bolsa-auxílio, equipamentos de proteção individual (EPI), seguro de vida, uniforme, transporte para as atividades práticas e almoço. O curso terá duração de três meses e será realizado em Água Clara. Nesse período, os alunos e alunas receberão formação teórica e prática, nas áreas florestais da empresa, obedecendo todas as medidas de biossegurança contra a Covid-19.

Sobre a Suzano


Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 98 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br

Informações à Imprensa

Performa Comunicação

PRF apreende maconha e skunk “camuflados” em carga de abacaxis na BR-376

0

Os presos, as drogas e o caminhão foram encaminhados para a Polícia Civil em Nova Andradina

Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 622 Kg de maconha e 4 Kg de skunk escondidos em uma carga de abacaxis, em Nova Andradina.

O flagrante aconteceu nesta quinta-feira (3), enquanto os policiais rodoviários federais realizavam fiscalização na BR-376.

Durante o período, os agentes abordaram um caminhão GM/D20.

O motorista, de 27 anos, e o passageiro, de 25, disseram que estavam em Ponta Porã (MS) vendendo a carga de abacaxis.

A equipe solicitou que a lona da carga fosse retirada, neste momento os envolvidos confessaram que sob as frutas estavam escondidos tabletes de maconha. 

Eles também disseram ter recebido os ilícitos na fronteira com o Paraguai e deveriam viajar até Frutal (MG). Pelo transporte, o condutor disse que receberia R$ 40.000,00 e o passageiro deveria receber R$ 10.000,00.

Os presos, as drogas e o caminhão foram encaminhados para a Polícia Civil em Nova Andradina.

Homem marca duelo pelo Facebook e acaba ferido a facadas em Ribas do Rio Pardo

0

Vítima levou cinco facadas e está gravemente ferida; agressor foi preso

Após marcar duelo pelo Facebook, homem ficou gravemente ferido em Ribas do Rio Pardo e precisou ser transferido para Santa Casa de Campo Grande, na noite desta quinta-feira (3).

Segundo boletim de ocorrência, a vítima disse que teria discutido com o suspeito, homem de 19 anos, pelo Facebook, então marcaram de se encontrar na Praça dos Ipês.

Quando chegaram no local combinado, entraram em luta corporal e o suspeito desferiu cinco facadas na vítima, em várias partes do corpo.

Amigos da vítima conseguiram intervir e começaram a agredir o autor, que se desvencilhou e fugiu.

A vítima foi socorrida e levada ao hospital da cidade, depois transferida para a Santa Casa de Campo Grande, devido à gravidade dos ferimentos.

O autor foi localizado e informou que levou a faca para o encontro, pois sabia que a vítima estaria com mais pessoas. Ele foi preso em flagrante.

Mesmo com medida protetiva, mulher é ameaçada com facão pelo ex no Jardim Alvorada, em Três Lagoas

0

Agressor foi preso

Homem de 41 anos foi preso em flagrante, na noite de ontem (3), após usar um facão para fazer ameaças e agredir a ex-mulher no Jardim Alvorada, em Três Lagoas.

Conforme boletim de ocorrência, a vítima contou aos policiais militares que possui medida protetiva contra o ex, porém, na tarde de ontem (3), ele foi até a casa dela.

Ao ver o ex, a mulher relatou que pediu para ele ir embora, no entanto, no período da noite, por volta das 21h50, o agressor retornou ao local, invadiu a casa e disse: “Vou matar vocês, você é minha propriedade”.

Depois disso, ainda segundo registro, o agressor foi até o carro e disse que ia buscar um negócio.

Temendo ser uma arma, o genro da vítima que presenciou os fatos deu uma “voadora” no agressor, que revidou.

Depois disso, o agressor foi embora, mas retornou 10 minutos depois com um facão e pulou o portão.

Após as tentativas frustradas de abrir as portas, o agressor foi embora exigindo que a vítima fosse até a casa dele.

Diante das ameaças, a mulher acionou a Polícia Militar, que foi até o endereço do homem, que estava na calçada.

Questionado, ele confessou as ameaças e ainda disse que teria jogado fora o facão utilizado, porém, em buscas na região, o item foi encontrado em um matagal.

Diante dos fatos, tendo em vista a situação de flagrância, foi dada a voz de prisão, porém resistiu ativamente, desferindo socos contra a equipe policial, sendo tão logo imobilizado e algemado.

Está inadimplente com Fies? Veja como negociar dívida com desconto

0

*Com informações da Agência Brasil

Valor mínimo da prestação é R$ 200

Cerca de 1 milhão de estudantes já podem renegociar as dívidas com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Segundo o Ministério da Educação, o total de inadimplentes, ou seja, com mais de 90 dias de atraso no pagamento, já alcança 51,7% dos estudantes com financiamento e soma R$ 9 bilhões em prestações não pagas.Está inadimplente com Fies? Veja como negociar dívida com descontoEstá inadimplente com Fies? Veja como negociar dívida com desconto

Para os estudantes que têm dívidas com 90 a 360 dias de atraso, o desconto é de 12% no saldo devedor, isenção de juros e multas e parcelamento em até 150 vezes.

Para inadimplência de mais de 360 dias, o desconto chega a 86,5% no saldo devedor. Caso o estudante seja inscrito no CadÚnico ou beneficiário do Auxílio Emergencial, o desconto será de 92%. O saldo dessa dívida poderá ser parcelado em até dez vezes.

Como negociar

O Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, agentes financeiros do Fies, são os responsáveis pela renegociação das dívidas. Para ter o nome retirado dos cadastros restritivos de crédito, os beneficiários deverão pagar o valor da entrada no ato da renegociação, correspondente à primeira parcela. 

O valor mínimo da prestação é R$ 200. A operação pode ser realizada integralmente nos canais de atendimento disponibilizados pelos agentes financeiros.

Caixa 

Cerca de 800 mil estudantes com contrato feito pela Caixa Econômica estão inadimplentes, com dívida média de R$ 35 mil. Esses estudantes poderão realizar a renegociação de seus contratos de forma 100% digital. O interessado deve consultar o site da Caixa para verificar se pode ou não pedir a renegociação, de acordo com as regras estabelecidas.

Após confirmar o enquadramento nas regras e simular a renegociação, os interessados gerarão o boleto para pagamento da primeira parcela ou, caso optem pela quitação de uma só vez, da parcela única. 

Para mais informações, os estudantes poderão acessar o endereço www.caixa.gov.br/fies ou ligar no 0800 726 0101.

Banco do Brasil

No Banco do Brasil, mais de 500 mil estudantes poderão renegociar parcelas do Fies em atraso, de forma digital, no aplicativo do banco.

Para aderir à renegociação pelo canal mobile, basta acessar a opção Soluções de Dívidas e clicar em Renegociação Fies. Por meio da solução, o estudante poderá verificar se faz parte do público-alvo, as opções disponíveis para liquidação ou parcelamento da dívida, os descontos concedidos, assim como os valores da entrada e demais parcelas.

Além do mobile, a contratação também poderá ser realizada em qualquer agência do BB, com as mesmas condições. 

Os clientes podem obter mais informações pelo App BB, portal www.bb.com.br, WhatsApp (61-4004-0001) e Central de Atendimento BB (0800-729-0001).

Primeiro final de semana de março reserva tempo firme e temperaturas em elevação

0

Sol com algumas nuvens e chuva passageira durante o dia. À noite o tempo fica firme em Três Lagoas

O tempo firme com temperaturas em elevação devem marcar o primeiro final de semana do mês de março em Mato Grosso do Sul. A previsão do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima indica que no sábado (5) e no domingo (6) o sol aparece com variação de nebulosidade na maior parte do Estado. 

A atuação de um bloqueio atmosférico vai favorecer o tempo quente e seco. Porém a combinação de calor e umidade pode provocar pancadas de chuvas com tempestades em áreas isoladas. 

A tendência para o final de semana é de temperaturas em elevação, com máximas podendo atingir valores de até 36°C no Estado, principalmente na região pantaneira. 

Nesta sexta-feira (04) o tempo deve permanecer instável com chance de chuvas com intensidade fraca a moderada na região sudoeste devido a convergência de umidade em baixos níveis e deslocamento de cavados. O Cemtec não descarta a possibilidade de tempestades isoladas acompanhadas de raios e rajadas de vento.

Confira no mapa as condições de tempo e temperatura estimados para Campo Grande e alguns municípios do Estado nesta quinta-feira. 

Primeiro final de semana de março reserva tempo firme e temperaturas em elevação

Mireli Obando, Subcom

Foto: Ricardo Ojeda

Em Brasilândia, Polícia Civil prende em flagrante suspeito de estupro

0

A vítima deu entrada no hospital apresentando lesões corporais e estado emocional abalado após a violência sexual sofrida

No início da noite desta quinta-feira, policiais civis de Brasilândia prenderam em flagrante delito um homem suspeito de estupro. A prisão ocorreu depois que a vítima deu entrada no hospital apresentando lesões corporais e estado emocional abalado após a violência sexual sofrida. A vítima teve as vestes rasgadas pelo agressor, conseguiu fugir da casa dele e caminhou por aproximadamente dois quilômetros até conseguir fazer contato com familiares e finalmente socorrida

A mulher teve um relacionamento fugaz com o suspeito e hoje, durante uma conversa solicitada pelo mesmo, obrigando a vítima a manter relações sexuais com ele, mediante ameaça com uma faca e emprego de força.

Policiais civis, informados pelos agentes de saúde, conversaram com a vítima e identificaram o suspeito, que já tem inúmeros registros policiais anteriores por diversos crimes, inclusive por violência doméstica. Ele foi preso em sua própria casa, local dos fatos. No momento da prisão ele tentou se apossar de um facão, mas foi dissuadido pelos policiais civis. A faca que ele usou para ameaçar a vítima foi apreendida no local. A Polícia Civil localizou também uma pequena porção de maconha.  

De acordo com o delegado titular de Brasilândia, Thiago José Passos da Silva, o homem foi autuado em flagrante delito por crime de estupro. Ele tem registros anteriores por porte de arma, dano, violência doméstica e ameaça. Além disso o suspeito coleciona inúmeros episódios de misoginia.

STF chancela ‘tunga’ de quase R$5 bilhões nos cofres públicos para financiar campanhas

0

Votaram contra os ministros André Mendonça e Ricardo Lewandowski

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) resolveu chancelar, por 9×2 votos a “tunga” de quase R$5 bilhões para custear as campanhas eleitorais dos políticos, inclusive do Congresso, que criaram o pornográfuco “fundão eleitoral” ou “Fundo Especial de Financiamento de Campanha”.

Votaram a favor da “tunga” os ministros Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Edson Fachin, Gilmar Mendes, Luiz Fux, Luís Roberto Barroso, Nunes Marques e Rosa Weber. Os votos contrários foram do relator do caso, André Mendonça, e de Ricardo Lewandowski.

Em seu voto, o relator ressaltou que o valor em 2018 foi de R$ 1,7 bilhão, cerca de um terço da proposta atual. Para efeitos de comparação, o salário mínimo subiu de R$ 954 para R$ 1.212, alta de 27%, enquanto o fundão eleitoral terá subido 188,2%.

Para o presidente do STF, ministro Luiz Fux, que votou a favor da manutenção, o valor é alto, mas não é inconstitucional. “Não é confronto com a Constituição. Somos juízes da Constituição e temos que saber se essa estratégia política é da nossa competência ou do Poder Legislativo”, disse.

Ação foi proposta pelo Novo que questionava o dispositivo da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2022 que destina até R$ 4,9 bilhões ao Fundo Especial de Financiamento de Campanha (Fundo Eleitoral).

Para a legenda o Congresso Nacional invadiu prerrogativa exclusiva do Poder Executivo para alterar os valores destinados ao fundo. E por isso pedia que o valor fosse o proposto pelo governo, no orçamento inicial, de R$ 2,1 bilhões.

O advogado do Novo, Paulo Roque Khouri, lamenta a decisão. “Pois praticamente está dando carta branca ao Congresso para alterar sem critérios as leis orçamentárias, como ocorreu no caso da mudança de cálculo do fundão. Se aumentaram o fundão pra quase R$5 bilhões quando a proposta do executivo era de R$ 2 bilhões, amanhã poderão fazer alteração semelhante e aumentar pra 10, 15 bilhões que também estará correto. Qual será o limite? O Brasil não permite que sobre dinheiro para o fundão; quando 30 milhões de famílias vivem com menos de um salário mínimo.”

Texto escrito pelo Diário do Poder

Governo de MS entrega 237 viaturas e 115 fuzis à polícia; Coronel David prestigiou o evento

0

Campo Grande recebeu 49 veículos; Dourados com 30, Naviraí e Ponta Porã com 10 cada e Três Lagoas terá 9 à disposição

O deputado estadual Coronel David (sem partido) participou nesta quinta-feira (03), da entrega de 237 novas viaturas e 115 fuzis que atenderão 79 cidades do Estado, em um investimento de R$44,5 milhões e reforçarão as ações da Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Militar Ambiental.

Governo de MS entrega 237 viaturas e 115 fuzis à polícia; Coronel David prestigiou o evento

“O investimento é importante para criar uma estrutura de trabalho aos profissionais da segurança, mas algo extremamente importante é o homem e a mulher da segurança pública. A gente vê tantos avanços tecnológicos no sentido de prevenir a criminalidade, mas o imprescindível é o profissional, pois é ele quem realmente afugenta o criminoso de cometer qualquer tipo de ato contra o cidadão. Temos que reconhecer o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Governo do Estado em relação à segurança pública”, frisou o parlamentar.

Governo de MS entrega 237 viaturas e 115 fuzis à polícia; Coronel David prestigiou o evento

A Capital ficará com 49 veículos, Dourados com 30, Naviraí e Ponta Porã com 10 cada e Três Lagoas terá 9 à disposição. “É um estímulo a mais aos profissionais, principalmente aos militares. É cientificamente comprovado que esses investimentos melhoram a autoestima e interferem diretamente na produtividade que esse profissional presta ao cidadão. Com isso, quem ganha é a sociedade, que ficará ainda mais segura”, concluiu Coronel David.

Governo de MS entrega 237 viaturas e 115 fuzis à polícia; Coronel David prestigiou o evento
Governo de MS entrega 237 viaturas e 115 fuzis à polícia; Coronel David prestigiou o evento

Taynara Foglia – DRT 1707

Em Três Lagoas, vereadores reivindicam mais pavimentação e melhorias na sinalização

0

Sessão foi realizada no período da manhã de hoje

Na terceira sessão do ano, realizada nesta quinta-feira (3), em Três Lagoas, os vereadores apresentaram indicações, solicitando de serviços como pavimentação, drenagem, melhorias em iluminação pública e ainda pagamento de insalubridade e treinamentos.

A sessão não teve a apreciação de projetos e apenas requerimentos foram votados na Ordem do Dia.

A lista de requerimentos inclui reivindicações dos seguintes vereadores:

Charlene Santana Bortoleto

Moção de Congratulação a senhora Aldeneide Alves de Lima Pereira, em razão a data comemorativa do dia Internacional das Mulheres (08 de Março), bem como pelos excelentes e relevantes serviços prestados na comunidade.

Moção de Congratulação a Profissional Feirante Senhora Maria Ferreira da Silva, em razão a data comemorativa do dia Internacional das Mulheres (08 de Março), bem como pelos excelentes e relevantes serviços prestados na comunidade.

André Luiz Bittencourt

Moção de Pesar pelo falecimento da senhora Nilce Camargo Trajano dos Santos, ocorrido no dia 6 de fevereiro de 2022.

Moção de Pesar pelo falecimento do senhor Jesus Maia e de sua esposa Glaucimar Vasques, ocorrido no dia 24 de janeiro de 2022.

Evalda Reis

Moção de Congratulação a Senhora Eliane Silva, nascida em 21/04/1973 no município de Três Lagoas.

Moção de Congratulação a Senhora Maria Aparecida da Silva Machado, conhecida como dona Maria do Solom, nascida na cidade de Paranaíba-MS.

Marcus Vinícius Bazé de Lima

Moção de Pesar pelo falecimento de Milton Mendes Alves, nascido em 28/02/1941 e falecido em 18/02/2022, era viúvo, comerciante, deixa filho e netos.

Marisa Andrade Rocha

Moção de Congratulação a senhora Lucia Helena Scalabrini, em razão a data comemorativa do dia Internacional da Mulher (08 de março de 2022), bem como pelos relevantes e excelentes serviços prestados no atendimento Terapêutico gratuito a nossas crianças de Transtorno Espectro Autista.

Moção de Congratulação a senhora Ana Cristina Santos, em razão a data comemorativa do dia Internacional da Mulher (08 de março de 2022), bem como pelos excelentes e relevantes serviços prestados nos meios de comunicação de nossa cidade.

Sirlene dos Santos Pereira

Moção de Congratulação a senhora  Neide Kalil Bussamra, que será homenageada na Sessão Solene no dia 08 de março de 2022, em razão a data comemorativa do dia Internacional das Mulheres (08 de Março), bem como pelos excelentes e relevantes serviços prestados na comunidade.

Moção de congratulação a senhora Ozair Prado Pagini, que será homenageada na sessão solene no dia 08 de março de 2022, em razão a data comemorativa do dia Internacional das Mulheres (08 de Março), bem como pelos excelentes e relevantes serviços prestados na comunidade.

Autoras Vereadoras: Charlene Bortoleto, Evalda Reis, Marisa Andrade Rocha, Sayuri Baez, Sirlene dos Santos Pereira.

Moção de Congratulação a Senhora  Daiane Rosa, em razão a data comemorativa do dia Internacional da Mulher ( 08 de março de 2022), bem como pelos relevantes e excelentes serviços prestados como coordenadora geral das enfermeiras e no auxilio a UTI COVID, lutando bravamente para salvar cada paciente.

Tribuna

Ainda durante a sessão, o presidente do SSP (Sindicato dos Servidores Públicos Municipal), Antônio Carlos Modesto, utilizou a Tribuna para falar nos 32 anos de fundação da entidade e ainda para informar os vereadores sobre as negociações sobre o Acordo Coletivo de Trabalho de 2022, pactuado, no último dia 22/02, em decisão soberana da Assembleia Geral Extraordinária.

Ele ainda citou o nome dos fundadores, algumas ainda na ativa e que é importante fazer a menção a data, a mobilização dos fundadores.

Entre as conquistas do Sindicato, Modesto citou: a aquisição de uma sede própria; assessoria jurídica permanente ao servidor; atendimento odontológico; o projeto Ponto de Apoio (atendimento em Psicologia, incluindo para não filiados); rádio web Feijão Queimado, uma sede camping.

“O servidor público é tão importante. É ele que representa o Estado, o Município, é o representante legal, do Poder Publico. O elo entre o Poder Publico e a população”, enfatizou.

No que se refere a valorização do servidor, Modesto citou a importância do treinamento, da capacitação do servidor. E, que é preciso ressaltar o respeito ao servidor, a responsabilidade e comprometimento de cada um.

Na sequência, ele informou que as negociações de reajuste chegaram ao índice de 12,86%, para o pagamento referente ao mês de março, bem como, dos cartões alimentação e refeição. “Não foi o índice esperado, mas também, não ficou tão ruim, assim”, finalizou Modesto.

Os vereadores parabenizaram os representantes do SSPM pela entidade, pela conduta ética e respeitosa, bem como, falaram do reconhecimento do trabalho de todos os servidores públicos, para a administração pública.

Prefeitura divulga lista de candidatos que tiveram pedido de prorrogação de posse deferido em Três Lagoas

0

42 servidores tiveram pedido deferido

A Prefeitura de Três Lagoas divulgou a lista de servidores que tiveram o pedido de Prorrogação de Posse aprovados no Concurso Público de Provas e Títulos, a lista foi publicada na edição desta quinta-feira (3) do Diário Oficial dos Municípios.

Conforme o documento, 42 servidores tiveram deferidos o pedido de prorrogação de posse pelo prazo de 30 (trinta) dias. Vale ressaltar que os candidatos poderão se apresentar em prazo inferior ao estabelecido, devendo comparecer junto à Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC).

CONFIRA A LISTA DOS CANDIDATOS QUE TIVERAM O PEDIDO DEFERIDO.

Alunos têm até amanhã para retirar cartão de passe escolar em Três Lagoas

0

É importantíssimo que os alunos e acompanhantes retirem seus passes para que possam utilizar o transporte coletivo urbano

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) informa que os pais e responsáveis de alunos que fizeram o cadastro solicitando o passe escolar, devem retirar o cartão até esta sexta-feira (04) no Núcleo de Transporte Escolar.

O horário de atendimento é das 13h às 17h nesta quinta-feira (03) e das 7h às 11h e das 13h às 17h nesta sexta-feira (04).

SERVIÇO

O Núcleo de Transporte Escolar fica junto ao prédio da SEMEC à Rua Alexandre Costa, 130 – Centro, próximo a circular da lagoa maior.

Detran já perdoou dívidas de 17,7 mil motocicletas por meio da lei da anistia em MS

0

Para que o proprietário do veículo tenha acesso à anistia, precisa ser atendido presencialmente em qualquer agência do Detran-MS

Desde que foi sancionada pelo governo do Estado e entrou em funcionamento no começo do ano, a Lei nº 5.802 que prevê a anistia de débitos de licenciamento e IPVA para motocicletas de até 162 cilindradas já beneficiou 17.726 proprietários de veículos em Mato Grosso do Sul apenas nos meses de janeiro e fevereiro.

De acordo com dados da Diretora de Registro e Controle de Veículos do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), Virgínia Manetti, no total, foram anistiados 105.069 débitos de motos nessas condições. Segunda a diretora apenas de licenciamento, foram excluídos 64.554 débitos.

Para que o proprietário do veículo tenha acesso à anistia, precisa ser atendido presencialmente em qualquer agência do Detran-MS. No entanto, na Capital e em algumas cidades do interior, o atendimento precisa ser agendado por meio do Portal de Serviços www.meudetran.ms.gov.br.

Para garantir o direito ao perdão das dívidas passadas, é necessário estar em dia com os tributos correspondentes a esse ano. Ela ressalta a importância de procurar uma agência para ter acesso ao desconto. “Não adianta apenas emitir a guia pelo site pois a mesma virá com o valor integral. Esse atendimento tem que ser feito presencialmente”, finalizou.

As informações são da assessoria.

Presidente afirma que Brasil pode rebaixar pandemia de covid-19 para endemia

0

Ministério da Saúde confirma que medida está em estudo

O presidente Jair Bolsonaro afirmou que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, estuda rebaixar para endemia o status da covid-19 no Brasil.

“Em virtude da melhora do cenário epidemiológico e de acordo com o § 2° do Art. 1° da Lei 13.979/2020, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, estuda rebaixar para ENDEMIA a atual situação da COVID-19 no Brasil”, disse Bolsonaro por meio de uma postagem no Twitter, nesta quinta-feira (3).

Em nota, o Ministério da Saúde confirmou que já está adotando as medidas necessárias para reclassificar o status da covid-19 no Brasil que, atualmente, é identificado com pandemia.

“O Ministério da Saúde avalia a medida, em conjunto com outros ministérios e órgãos competentes, levando em conta o cenário epidemiológico e o comportamento do vírus no país”, declarou o órgão.

Desde março de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) classifica o surto sanitário de covid-19 como uma pandemia.

O termo endemia é usado nos casos de doenças recorrentes, típicas, que são frequentes em uma determinada região, mas para as quais já há uma resposta efetiva à população por parte da rede de saúde.

Uma enfermidade pode começar como um surto ou epidemia e se torna uma pandemia quando atinge níveis mundiais, ou seja, quando determinado agente se dissemina em diversos países ou continentes, usualmente afetando um grande número de pessoas. 

Se confirmada a reclassificação no Brasil, a medida vai de encontro às orientações da OMS, órgão que define quando uma doença se torna uma ameaça global e que ainda classifica a covid-19 como pandemia. 

Se passar a ser tratada como endemia, a covid-19 deixará de ser uma emergência de saúde e, assim, restrições como uso de máscaras, proibição de aglomerações e exigência do passaporte vacinal, além de realização compulsória de exames médicos, por exemplo, podem deixar de ser obrigatórias.

*Com informações da Agência Brasil

233 sul-mato-grossenses estão hospitalizados com covid

0

Três Lagoas não registrou morte nas últimas 24 horas

Boletim Covid divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde, nesta quinta-feira (03), aponta 512 novos casos da doença, com média móvel de 1.462. 

Entre os municípios com maior número de novas infecções confirmadas estão: Campo Grande (117), Paranaíba (74), Mundo Novo (39), Vicentina (38), Naviraí (29) e Rio Brilhante (26).  

Dos 11.209 casos ativos, 233 são pessoas internadas em leitos clínicos (120) ou de UTI (113). A taxa de ocupação global de leitos SUS/UTI é de 85% em Dourados, 81% em Campo Grande, 47% em Corumbá e 38% em Três Lagoas. 

Cinco novos óbitos entraram no boletim da SES. As mortes ocorridas entre os dias 9 de fevereiro a 2 de março, são de pessoas com idades entre 58 a 88 anos, que residiam em Campo Grande (2), Antônio João (1), Naviraí (1) e Amambai (1).  

MS tem 2.148 oportunidades de emprego após Carnaval

0

As vagas foram divulgadas nesta quinta-feira

Após o Carnaval, a Fundação do Trabalho oferta 2.148 oportunidades de emprego em todo Mato Grosso do Sul.

Além da Capital que disponibiliza 694 oportunidades, as agências da Casa do Trabalhador do interior do Estado abrem as portas com ocupações para diversas áreas. 

A lista completa de oportunidades para a primeira semana de março pode ser conferida aqui .

Para os trabalhadores que residem na Capital, Dourados, Corumbá, Naviraí, Chapadão do Sul, Maracaju, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Sidrolândia ou Três Lagoas, a Funtrab disponibiliza o agendamento via aplicativo “MS Contrata+”. A ferramenta permite que o trabalhador agende dia e hora para ser atendido, sem a necessidade de ficar na fila para retirar senha.

Solenidade em Brasilândia vai autorizar investimentos na área do saneamento básico

0

Brasilândia será a 52º cidade a ser visitada pela ‘Rota do Saneamento’, programa da Sanesul

Nesta sexta-feira (04),a partir das 13h45 (MS), no Escritório da Empresa Sanesul, autoridades do Município e Estado assinarão ordem de serviço para o início de futuras obra na área de saneamento básico, visando à ampliação do sistema de esgotamento sanitário local.

No total, a cidade terá R$ 14.990 milhões em obras de ampliação do sistema de esgoto, incluindo ampliação de uma ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), execução de 15. 776 metros de rede coletora der esgoto, 725 ligações domiciliares e uma estação elevatória (construção de um RAF novo com capacidade de 20 litros por segundo).

Além disso, haverá a assinatura para autorização de licitação para a obra de reabilitação e reforma da unidade de tratamento de água e urbanização da área do poço PJA-001, no Reassentamento Novo Porto João André.

Com isso, Brasilândia será a 52º cidade a ser visitada pela ‘Rota do Saneamento’, programa da Sanesul que desde julho do ano passado tem levado importantes obras de saneamento, incluindo fornecimento de água e sistema de esgoto para os 68 municípios nos quais a companhia mantém a concessão dos serviços públicos.

Os recursos fazem parte do Programa Avançar Cidades. Atualmente, o município tem 77,98% da área de cobertura do esgoto.

(Com informações da Sanesul)

INVASÃO RUSSA: Mais de 1 milhão de pessoas saíram da Ucrânia

0

Informação é do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados

Uma semana após o início da invasão da Ucrânia, 1 milhão de pessoas já deixaram o país, segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur). O êxodo é o mais rápido registrado neste século, segundo a agência da Organização das Nações Unidas (ONU).

O número de refugiados representa mais de 2% da população da Ucrânia, estimada pelo Banco Mundial em 44 milhões de pessoas no fim de 2020. A Acnur informou ainda que o êxodo está longe do fim e que ao menos 4 milhões de ucranianos e estrangeiros que vivem no país tentarão cruzar as fronteiras durante o conflito.

O alto comissário das Nações Unidas para Refugiados, Filippo Grandi, fez um apelo para que “as armas silenciem” na Ucrânia, para que a ajuda humanitária consiga ingressar no país.

NO VÍDEO ABAIXO

Filas na estação ferroviária Minsk-Passenger, Bielorrússia

Após o ataque hacker, os ingressos não podem ser comprados online.

Fonte: Associated Press.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.