11.6 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de junho de 2026
Início Site Página 2001

Ministra da Agricultura, Tereza garante que Brasil tem fertilizantes até outubro

0

*Agência Brasil

Safra de verão, no fim de setembro e outubro, gera preocupação

O estoque de fertilizantes para o agronegócio no Brasil está garantido até outubro.

A avaliação é da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina.

Em entrevista coletiva nessa quarta-feira (2), ela garantiu que não há problemas com a safra neste momento, no entanto, a safra de verão, no final de setembro e outubro, gera preocupação.

A ministra lembrou que a safrinha de milho já está em produção. “Então, o que precisava de fertilizante já chegou, já está com o produtor rural. Neste momento não temos problema. A safra de verão é uma preocupação”, disse. Ela acrescentou, entretanto, que o setor privado confirmou a existência de estoque de passagem de fertilizantes suficiente até outubro.

O alerta sobre o mercado internacional de fertilizantes vem desde fevereiro quando começaram as sanções econômicas em Belarus. As exportações do produto estão suspensas para o Brasil por causa do fechamento dos portos da Lituânia para o escoamento de fertilizantes e agora com o apoio à Rússia na guerra contra a Ucrânia, o país do leste europeu sofreu novas sanções.

O cenário se agravou ainda com o início da guerra. Isto porque, além da Belarus, a própria Rússia é o principal fornecedor do produto para o mercado brasileiro.

Negociação com o Canadá

Em meio à crise, a ministra da Agricultura disse que vai ao Canadá tentar negociar a demanda de fertilizantes. Segundo ela, o impacto ao consumidor depende do tempo da guerra. Sem esses produtos, a tendência é que a oferta vai fazer disparar o preço dos alimentos.

“O preço do trigo subiu lá nas alturas porque a Ucrânia é um grande produtor e isso influencia o mercado global. A gente acha que terá uma alta, sim. Quanto? A soja já subiu, já caiu um pouco. O milho já subiu, já caiu um pouco. A gente tem que acompanhar e diminuir os impactos”, afirmou.

Atualmente, o Brasil é o quarto consumidor global de fertilizantes, 80% de todo o produto usado na produção agrícola nacional vêm de fora do país.

As sanções econômicas dos Estados Unidos e da União Europeia na Rússia e na Belarus atingem a produção de potássio, e a maioria dos fertilizantes é feita a partir do potássio. A Rússia é responsável por fornecer cerca de 25% dos fertilizantes para o Brasil.

“Feminicídio se combate com agressor apodrecendo na cadeia”, diz Cel David sobre violência contra a mulher

0

Fizemos campanhas de conscientização e outros projetos que visam prejudicar o agressor e proteger a mulher vítima de violência

Nos próximos dias o mundo celebrará o dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, mas o deputado estadual Coronel David, parlamentar ativo quando se trata de ações sobre os direitos e a segurança física e psicológica das mulheres enfatiza que as reflexões sobre a luta contra todas as formas de violência e discriminação devem ser assuntos diários em nossa sociedade.

“Temos que falar sobre a importância da mulher no cenário econômico, social e político? sim, mas também temos que enfatizar o crescimento do feminicídio, a violência psicológica e moral sofrida pelas mulheres todos os dias e a importância do sistema judiciário na punição aos agressores”, disse David.

DIREITO E JUSTIÇA

O deputado sempre atuou na defesa e na proteção da mulher. “Todos sabem que sempre defendi enquanto deputado estadual e até mesmo quando fui Comandante Geral da Polícia Militar o respeito, os direitos e a justiça pelas mulheres. Criei a Cartilha POP (Procedimento Operacional Padrão), que é um protocolo de procedimentos e condutas humanizadas que devem ser seguidas, obrigatoriamente por policiais militares no atendimento às mulheres vítimas de violência”, reiterou.

Ele ainda disse que elaborou a PEC que veda a nomeação em cargos efetivos ou em comissão no Estado, de pessoas que tenham sido condenadas pela Lei Maria da Penha. “Fizemos campanhas de conscientização e outros projetos que visam prejudicar o agressor e proteger a mulher vítima de violência. Vamos continuar fazendo nossa parte enquanto representante da população, mas temos que incentivar a sociedade a denunciar e procurar a polícia, pois só assim vamos colocar os agressores em seu devido lugar que é atrás das grades”, destacou David.

“Feminicídio se combate com agressor apodrecendo na cadeia”, diz Cel David sobre violência contra a mulher

COMBATE AO FEMINICÍDIO


“As notícias de crimes passionais continuam enchendo as manchetes dos jornais todos os dias. A sociedade deve ‘acordar’ para o problema e denunciar. Não se pode aceitar a ideia de que exista crime por amor. O agressor age pelo sentimento de exclusão, egoísmo, domínio e poder e nós não podemos aceitar esse tipo de situação”.

O deputado finalizou dizendo: “Quanto tempo esses assassinos ficarão impunes enquanto mulheres perdem suas vidas? Esperamos que os responsáveis respondam pelo crime de feminicídio com todas as situações agravantes, que sejam devidamente condenados e que apodreçam na cadeia. Só assim vamos combater o feminicídio”.

Taciane Peres – DRT 512/MS

Preso por matar a mãe com mais de 30 facadas em MS é levado para presídio

0

Marta foi morta no dia 23 de janeiro após sair para pedalar em Nova Andradina

Acusado de matar a mãe, Marta Gouveia dos Santos, 37 anos, Matheus Gabriel Gonçalves dos Santos, 18 anos, foi transferido para um presídio nessa quarta-feira (2), depois dos 30 dias de sua prisão temporária. 

O crime aconteceu em Nova Andradina.

Conforme o site local, Jornal da Nova, a delegada da DAM (Delegacia de Atendimento à Mulher) Daniella Nunes, terminou o inquérito policial e encaminhou ao Poder Judiciário, que converteu a prisão temporária em preventiva, com anuência do MPMS (Ministério Público Estadual).

MORTE

Marta Gouveia dos Santos, 37 anos, foi encontrada morta, no dia 23 de janeiro, em Nova Andradina.

Marta tinha por costume sair para pedalar aos fins de semana, sendo que, ela deixou a residência por volta das 06h e não mais retornou.

Familiares relataram que após o percurso, Marta passava na residência de um casal de amigos para tomar café e chegava de volta em casa, no máximo, às 09h, mas desta vez, ela nem passou nos amigos e nem voltou para casa.

O corpo de Marta foi encontrado em uma vegetação às margens do anel viário, nas proximidades da ponte sobre o Córrego Umbaracá.

A Polícia Civil informou que o corpo da vítima apresentava diversas perfurações na região da cabeça e do pescoço, o que pode ter sido a causa do óbito.

A bicicleta utilizada por ela estava a poucos metros do corpo, bem como outros pertences, como chaves e o calçado dela, porém, o telefone celular não foi localizado uma vez que, possivelmente o aparelho teria sido subtraído.

Suzano realiza Parada Geral na unidade de Três Lagoas em 2022

0

Seguindo rigoroso protocolo de biossegurança contra a Covid-19, a manutenção das duas linhas de produção de celulose da empresa ocorre em março e irá envolver em torno de 1,4 mil profissionais

Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, realizará, entre os dias 06 e 26 de março, a Parada Geral 2022 para a manutenção industrial da Unidade Três Lagoas. Como a ação envolve duas fábricas em operação, que juntas somam uma capacidade de produção de 3,25 milhões de toneladas de celulose ao ano, a manutenção será em duas etapas. A primeira parada geral ocorrerá na fábrica 1, de 06 a 15 de março. Já a partir do dia 16 de março, será iniciada a manutenção na fábrica 2, com previsão de ser concluída no dia 26 do mesmo mês.

 Realizada a cada 15 meses, a Parada Geral visa manter a produtividade, excelência operacional, bom desempenho ambiental e a segurança do time de colaboradores. Um dos diferenciais da Parada Geral da Unidade Suzano de Três Lagoas tem sido realizar a manutenção em uma linha de produção enquanto a outra linha segue em plena atividade. Além disso, assim como ocorreu no ano passado, o planejamento da Parada Geral contempla rigoroso protocolo de biossegurança para a prevenção contra a Covid-19.

“A Parada Geral é essencial para a revisão e manutenção de toda a nossa operação. Por isso, ela segue um planejamento minucioso, iniciado com um ano de antecedência. Graças a esses rígidos protocolos, em 2020, conseguimos realizar a Parada Geral em Três Lagoas com sucesso e de forma segura para todos, resultado que pretendemos repetir neste ano. Para isso, contamos com dois grandes aliados, o conhecimento adquirido nas Paradas realizadas nos anos anteriores e também em outras unidades da empresa e, principalmente, o avanço da vacinação contra a Covid-19 em todo o País. Com esses dois fatores aliados às nossas medidas de segurança, estamos preparados para concluirmos a Parada Geral 2022 com segurança para todos os trabalhadores”, destaca Eduardo Ferraz, gerente Executivo Industrial da Unidade Três Lagoas.

Entre as medidas de prevenção adotadas especificamente para a Parada Geral, estão: exigência do esquema vacinal completo de fornecedores; distribuição de Guia de Medidas Preventivas que deverá ser cumprido à risca pelas empresas fornecedoras; vistoria em hotéis em que os trabalhadores temporários ficarão hospedados para saber se estão dentro das normas de biossegurança da empresa; realização de Webinar com orientações de segurança, e cronograma escalonado de refeições para garantir o menor número de pessoas possível no refeitório da unidade.

Essas medidas somam-se ao protocolo de biossegurança já adotado pela Suzano desde o surgimento dos primeiros registros da doença no Brasil. São exigências permanentes da empresa: uso obrigatório de máscaras em toda a unidade; disponibilização de produtos de sanitização aos colaboradores, redução da capacidade e sanitização frequente dos ônibus utilizados no transporte dos colaboradores; sanitização frequente de equipamentos, ferramentas e áreas comuns da empresa; distanciamento seguro entre as mesas para refeições no restaurante; distanciamento seguro entre as mesas e cadeira de trabalho, com sinalização; aferição de temperatura de todos os colaboradores, entre outros.

Economia

            Além da manutenção de rotina de todos os processos das duas fábricas, uma das principais atividades durante a Parada Geral é a inspeção das duas Caldeiras de Recuperação da unidade, seguindo regulamentação do setor. Para isso, a operação conta com a participação de cerca de 1,4 mil profissionais temporários e de 91 empresas de diferentes segmentos nos momentos de pico, o que deverá contribuir para o aquecimento da economia do comércio local.

            “A Parada Geral é extremamente minuciosa, em que todos os processos são revisados e equipamentos inspecionados. Isso demanda muitos profissionais, especialistas da área de outros municípios, estados e até de outros países, o que também colabora com o aquecimento da economia local, uma vez que esses fornecedores se hospedam na cidade e consomem no comércio local. Em Três Lagoas, como são duas fábricas, essa movimentação dura ainda por mais tempo, beneficiando principalmente, setores como hoteleiro, bares e restaurantes, lavanderias, entre outros”, completa Ferraz.

Sobre a Suzano

Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 98 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br.

Informações à Imprensa

Performa Comunicação

Servidores nomeados devem escolher unidades que vão atuar nesta sexta-feira em Três Lagoas

0

Servidor deve comparecer no horário pré-agendado

A Prefeitura de Três Lagoas convoca os servidores nomeados para atuarem na Secretaria Municipal de Educação para a atribuição de aulas, a lotação será por ordem de classificação no concurso público.

A atribuição acontece nesta sexta-feira (4) e o servidor que comparecer no local após o horário pré-agendado, deverá aguardar o término da lotação do período para realizar a opção de seu local de trabalho, de acordo com a disponibilidade da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC).

Os convocados devem se dirigir à Escola Municipal Professora “Elaine de Sá Costa”, localizada na Rua Jatobá, S/N, Bairro: Novo Oeste. Confira o horário dos agendamentos.

PARA CONFERIR O AGENDAMENTO, CLIQUE AQUI.

Trabalhador encontra casa revirada e percebe furto de TV e bicicleta em Três Lagoas

0

Além disso, criminoso levou itens de geladeira

Homem de 48 anos procurou a delegacia, nesta quarta-feira (2), após ter a casa furtada no Bairro Santa Luzia, em Três Lagoas.

Conforme informações do boletim de ocorrência, a vítima contou que saiu para trabalhar pela manhã e quando retornou, por volta das 17h30, encontrou a casa revirada, com a porta da cozinha arrombada.

A vítima contou que o bandido levou uma televisão da marca Samsung 42 polegadas, uma bicicleta e também itens de geladeira.

O caso foi registrado e será investigado.

Em MS, Azambuja entrega novas viaturas e fuzis para as forças de segurança

0

Entrega acontece nesta quinta e vai beneficiar os 79 municípios do Estado

Para qualificar o trabalho das forças de segurança do Estado, o governador Reinaldo Azambuja vai entregar, nesta quinta-feira (3), 237 novas viaturas e 115 fuzis, que vão ajudar nas ações da Polícia Civil, Polícia Militar e PMA (Polícia Militar Ambiental).

As viaturas serão entregues para as forças de segurança das 79 cidades do Estado, em um investimento de R$ 44,5 milhões. A Capital vai ficar com 49 veículos, Dourados com 30, Naviraí e Ponta Porã com 10 cada e Três Lagoas terá 9 à disposição.

As entregas fazem parte de uma parceria entre Governo Federal, Governo do Estado e recursos de emendas parlamentares. O Ministério da Justiça contribuiu com R$ 10,7 milhões, enquanto R$ 7,1 milhões são de recursos próprios do governo estadual. Também houve convênio com o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), no valor de R$ 685 mil.

Já em relação aos 115 fuzis que serão entregues na solenidade, o valor investido é de R$ 1.163.624,05, proveniente de emenda parlamentar do deputado federal Loester Trutis. Eles serão repassados para a Defron (Delegacia de Repressão aos Crimes de Fronteira), Polícia Militar, Polícia Civil e PRE (Polícia Rodoviária Estadual), distribuídos em 20 cidades do Estado.

Traficante é preso pela PM em Três Lagoas

0

PM recebeu denúncia anônima

Os policiais militares do 2º Batalhão de Polícia Militar apreenderam drogas e realizaram a prisão de indivíduo de 24 anos, por tráfico de drogas, no dia 1º de março, em Três Lagoas.

Os policiais militares receberam denúncias relatando que na Rua Bernardino Mendes, no bairro Santa Luzi, estaria ocorrendo tráfico de drogas em uma residência.

Diante das informações, os policiais se deslocaram até o imóvel e se depararam com dois indivíduos, que estavam sob efeito de maconha.

Durante entrevista, os dois relataram que haveria mais drogas no local e indicaram um tablete de maconha, que se encontrava na mesa da cozinha.

Além disso, os militares encontraram droga escondida no guarda-roupa, uma balança de precisão e petrechos utilizados no preparo para a venda.

Diante os fatos, foi dada voz de prisão e realizado a condução de autor e testemunhas a delegacia de polícia, onde foram apresentados com as drogas.

MEC divulga resultado da primeira chamada do Prouni 2022

0

*Agência Brasil

Resultado pode ser consultado no site do programa

O Ministério da Educação (MEC) divulgou hoje (2) o resultado da primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni). O resultado pode ser consultado nosite do programa. O Prouni é um programa criado em 2004 e que, desde então, oferece bolsas de estudo integrais ou parciais em faculdades particulares a estudantes de baixa renda.

Os estudantes da primeira chamada terão os dias 3 e 4 de março para comprovação das informações prestadas na inscrição. O resultado da segunda chamada será divulgado no dia 21 de março e os estudantes selecionados terão entre os dias 21 e 29 de março para comprovar as informações. A lista de espera estará disponível para consulta em 4 e 5 de abril.

Para ter acesso à bolsa integral, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Para a bolsa parcial, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. É necessário também que o interessado tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou da rede privada com bolsa integral ou parcial.

Na edição deste ano, o programa vai considerar as duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingresso em cursos de graduação ou sequencial de formação específica. No Enem, o candidato deve ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média das notas e não pode ter tirado 0 na redação. Até então, a regra em vigor era de que apenas a nota da última edição do Enem, aquela imediatamente anterior ao processo seletivo do Prouni, poderia ser utilizada pelos candidatos para entrar no programa.

Quinta-feira de tempo instável, com sol entre nuvens e chance de chuva com trovoadas em MS

0

A quinta-feira em Três Lagoas será mais frio que ontem; sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite

O tempo segue instável em Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira (03), com períodos de sol entre muitas nuvens e pancadas de chuva, que em algumas regiões podem ser de intensidade fraca a moderada. 

De acordo com a previsão do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima, há probabilidade de chuvas localmente fortes e tempestades que podem vir acompanhadas de raios e rajadas de vento, especialmente nas regiões sudoeste e pantaneira. 

As instabilidades serão reforçadas pelo deslocamento de cavados e a disponibilidade de umidade, além da combinação de um sistema de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai aliado à presença de uma frente fria, conforme a previsão assinada pela equipe de meteorologistas do Cemtec. 

As temperaturas podem registrar mínimas entre 22°C e 25°C e máximas que podem variar de 29°C a 34°C no Estado. 

Quinta-feira de tempo instável, com sol entre nuvens e chance de chuva com trovoadas em MS

Mireli Obando, Subcom

Foto: Ricardo Ojeda

CUIDADO: Em Três Lagoas, suposto golpista se apresenta como servidor da prefeitura

0

Populares têm relatado que um homem está se passando por funcionário da Prefeitura Municipal e visitando casas oferecendo, o que acreditam ser, uma manta térmica que ameniza dores.

Mesmo sendo uma situação sem confirmação, a Municipalidade alerta, de todo modo, que os servidores que têm como função realizar vistorias ou visitas residenciais sempre estarão devidamente uniformizados e identificados por crachá oficial.

Além disso, a Administração Municipal reforça que nenhum serviço prestado pela municipalidade pode ser cobrado, muito menos desta forma.

Caso alguma pessoa seja abordada e se encontre nesse mesmo cenário, deve comunicar, imediatamente, a Polícia pelo 190 e evitar qualquer contato com o sujeito em questão, muito menos permitir a sua entrada na residência.

Em videochamada com Rodolfo Nogueira, ministra Tereza Cristina garante prorrogação das dívidas do Agro

0

De acordo com a ministra o governo federal está se mobilizando para começar negociações que vai possibilitar a prorrogação das dívidas

A Ministra disse que o Presidente Bolsonaro está dando todo apoio e suporte junto ao Ministério da Economia para que o setor possa renegociar suas dívidas para poder trabalhar alimentando não só o país como também uma boa parcela do mundo.

O suplente de senador, Rodolfo Nogueira, além de estar no governo federal como Gerente Internacional da Embratur é produtor rural e líder entre os ruralistas. Por conta disso ele está sendo muito cobrado por parte dos produtores para intervir também junto à Ministra a prorrogação das dívidas.

Tal iniciativa é devido às percas enormes que o setor está tento diante da mais severa estiagem que o MS está enfrentado. Durante a conversa a Ministra Tereza garantiu a Nogueira que a suspensão do custeio agrícola já estava liberada e que os produtores rurais já podem buscar o custeio nos bancos.

De acordo com Rodolfo Nogueira, “o Agro responde a uma enorme parcela da economia no estado e é o propulsor de riquezas e empregos em Mato Grosso do Sul. A importância de termos dois nomes do MS ligados ao Agro em Brasília (Ministra Tereza e Rodolfo Nogueira) tem sido excelente para conquistas no setor não só do estado como também do Brasil.

 

STF julga ação que quer afrouxar rigor da Lei da Ficha Limpa

0

Julgamento de ADI está prevista para acontecer amanhã, especialista comenta alteração; “Um político que for condenado a 10 anos por vários atos de corrupção, por exemplo, cumpre a pena e depois fica inelegível por 8 anos. Se a lei for alterada por essa ADI, ele já poderia se candidatar logo após cumprir sua pena, sem cumprir um tempo de suspensão depois

Por Bruno Vieira

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve julgar nesta semana a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6.630 movida pelo PDT que pretende reduzir a punição prevista na Lei da Ficha Limpa a políticos condenados. O partido pede a retirada da expressão “após o cumprimento de pena” no trecho que prevê a inelegibilidade “a quem for condenado, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado, desde a condenação até o transcurso do prazo de 8 anos após o cumprimento da pena”. A ideia, é reduzir o tempo de punição do político que é condenado, permitindo que ele volte a se candidatar para cargo eletivo.

STF julga ação que quer afrouxar rigor da Lei da Ficha Limpa
Renan Farah – Advogado Criminalista

Na ADI que será analisada pelo Supremo, o PDT argumenta que a expressão “tem acarretado uma inelegibilidade por tempo indeterminado dependente do tempo de tramitação processual” permite que a inelegibilidade ultrapasse mais de oito anos a partir da condenação de colegiado ou após transito em julgado.

O advogado criminalista Renan Farah explica que, na prática, crimes eleitorais têm um julgamento ágil. Nessa esfera de direito eleitoral, os ritos e os prazos são rápidos. Quanto aos crimes comuns, os julgamentos demoram mais, porém, muitas vezes o atraso é causado, principalmente, pela defesa com recursos meramente protelatórios. O que se pretende, na prática, é reduzir o tempo de suspensão da elegibilidade previsto na lei, fazendo com que essa punição passe a contar concomitantemente ao cumprimento da pena, afirma.

STF julga ação que quer afrouxar rigor da Lei da Ficha Limpa
Julgamento sobre o tema está na pauta do STF desta
quinta-feira (Foto: Dorivan Marinho/SCO/STF)

Farah diz que a mudança na lei criaria uma distorção no caso de políticos condenados a penas mais longas. Um político que for condenado a 10 anos por vários atos de corrupção, por exemplo, cumpre a pena e depois fica inelegível por 8 anos. Se a lei for alterada por essa ADI, ele já poderia se candidatar logo após cumprir sua pena, sem cumprir um tempo de suspensão depois, argumenta.

Na avaliação do advogado, a lei vigente é constitucional. “Ele não está sendo punido duas vezes pelo mesmo fato: primeiro cumpre pena pelo crime que você cometeu. Depois, cumpre o período de suspensão previsto na Lei da Ficha Limpa”, explica. Segundo Farah, a mudança na redação do trecho reduziria a eficiência da Lei da Ficha Limpa. Não acredito que essa alteração vá passar, o STF tem se mostrado mais rigoroso, mais conservador. Acredito que será mantido esse trecho que deixa a lei mais eficiente, diz.

(*) AKM Assessoria de Imprensa

Homem é preso por direção perigosa e por portar droga em Bataguassu

0

Motorista tentou fugir

A guarnição da Polícia Militar prendeu um homem de 23 anos por direção perigosa e por portar drogas em Bataguassu.

Os policiais militares realizavam rondas no Jardim Real, e nas proximidades do cemitério local, quando visualizaram um veículo VW Santana, de cor vermelha, que tinha como condutor um homem, que ao avistar a viatura, realizou manobra brusca de retorno e aumentou a velocidade, na tentativa de evitar possível abordagem.

Diante do fatos, os policiais iniciaram o acompanhamento do referido veículo, que era conduzido em alta velocidade, colocando em risco as pessoas que trafegavam pelo local, inclusive crianças que estavam na rua.

Ao abordar e revistar o autor, não foi encontrado nada com ele, no entanto na porta do motorista foi localizada uma pedra de substância análoga ao crack envolta em sacola plástica que, após pesada, totalizou 6,13g.

Diante dos fatos, o condutor do veículo foi preso e conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de Bataguassu para que sejam tomadas as devidas providências.

Em menos de uma semana, homem descumpre medidas protetivas e é preso em Água Clara

0

O homem de 37 anos entrou, sem permissão, na casa da vítima, chamando-a de “vagabunda” na frente dos familiares

A. M. R. da S. (37 anos), suspeito de praticar o crime de descumprimento de medidas protetivas de urgência, foi preso, nesta segunda-feira.

A prisão foi feita pela Seção de Investigações Gerais (SIG), da Delegacia de Água Clara.

Segundo apurado, no dia 23 de fevereiro do ano corrente, o suspeito havia sido preso em flagrante por descumprir medidas protetivas deferidas em favor da vítima, sua ex-companheira. Na ocasião, o indivíduo passou por audiência de custódia e foi liberado mediante o pagamento de R$ 2.424,00 a título de fiança.

Ocorre que, logo que liberado, o suspeito tornou a descumprir as medidas protetivas e no dia 27/02 mandou mensagens à ex-companheira e, ainda, foi até sua residência questioná-la por ter saído de moto na noite anterior.

O homem de 37 anos entrou, sem permissão, na casa da vítima, chamando-a de “vagabunda” na frente dos familiares e dando um chute em sua barriga, mesmo ela estando com a filha no colo. Após as agressões, o suspeito fugiu, com receio da família da mulher acionar a Polícia.

Depois deste evento, a vítima noticiou os fatos à Polícia Civil, e o delegado plantonista representou pela prisão preventiva do agressor, tendo sido expedido, em poucas horas, mandado de prisão preventiva em seu desfavor.

De posse do mandado de prisão, os policiais civis da Delegacia de Água Clara realizaram várias diligências e capturam o suspeito em seu local de trabalho, no Bairro Jardim das Palmeiras.

Por fim, A. M. R. da S. (37) recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia para as providências cabíveis. Ele ficará à disposição da Justiça.

Primeira chamada do Sisu vai até 8 de março

0

*Agência Brasil

Até essa data estudantes não selecionados também podem entrar na lista

Até o dia 8 de março estudantes selecionados na primeira chamada do processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) podem fazer matrícula na instituição de ensino na qual foi selecionado. O programa permite que estudantes com melhores desempenhos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) conquistem vagas em universidades públicas. O Ministério da Educação (MEC) recomenda que os estudantes fiquem atentos aos dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição divulgadas em seus próprios editais.

A lista com os candidatos aprovados pode ser acessada por meio do boletim do candidato, na página do Sisu, nas instituições participantes e na Central de Atendimento do MEC, no telefone 0800-616161.

Lista de espera

Quem não foi selecionado nesta etapa também poderá manifestar interesse por meio da lista de espera do Sisu até o dia 8 de março. As instituições vinculadas ao programa vão utilizar a listagem para preencher vagas que não forem ocupadas na chamada regular.

Para se inscrever na lista de espera, basta acessar o sistema durante o período especificado e clicar no botão referente à confirmação de interesse em participar da lista de espera. O resultado sai no dia 10 de março. A convocação será feita diretamente pelas instituições de ensino.

Critérios

O candidato ao  Programa Universidade Para Todos (Prouni) precisa, necessariamente, ter conseguido uma nota superior a 450 pontos desde o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 e não ter zerado a nota da redação.  Para distribuição de bolsa integral e parcial também são levados em consideração critérios de renda familiar. Aqueles que têm renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo possuem direito à bolsa integral. Quando a renda familiar mensal per capita é entre 1,5 a 3 salários mínimos, a bolsa é concedida parcialmente.

Vagas

O programa ofereceu para este semestre 221.790 vagas para ingresso em instituições públicas de ensino superior. Mais de 84,5% das vagas foram para as instituições federais (universidades e institutos). As vagas disponibilizadas foram para 6.146 cursos de graduação, em 125 instituições públicas de ensino superior.

Cronograma

Período da lista de espera: 22 de fevereiro a 8 de março
Matrícula: 23 de fevereiro a 8 de março.
Convocação dos candidatos na lista de espera: 10 de março

Março Lilás: Saúde divulga programação de palestras e exames de prevenção ao colo de útero em Três Lagoas

0

Toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 e 64 anos

De 05 a 26 de março, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove a campanha de Saúde da Mulher, com foco na prevenção do câncer de colo de útero.

O mês de março marca um período de atenção especial. Além de estar relacionado ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8, o Março Lilás é dedicado também à campanha de prevenção e combate ao câncer de colo uterino. Esse tipo de câncer é uma das maiores causas de morte pela doença entre as mulheres no mundo.

A ação contará com a realização do exame Papanicolau, um dos principais exames para o rastreamento do câncer do colo do útero, durante todo o mês nas Unidades de Saúde do Município. O objetivo é a busca ativa das mulheres entre 25 a 64 anos, além da realização de palestras para conscientização.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as estratégias para a detecção são o diagnóstico precoce e o rastreamento com objetivo de identificar lesões sugestivas de câncer e encaminhá-la para investigação e tratamento.

Toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 e 64 anos. Inicialmente, o exame deve ser feito anualmente. Após dois exames seguidos (com um intervalo de um ano) apresentando resultado normal, o preventivo pode passar a ser feito a cada três anos.

O atendimento será gratuito, bastando a paciente apresentar documento original com foto (RG), comprovante de endereço e cartão SUS, para que a equipe possa atualizar seu cadastro. A campanha seguirá durante o mês de março durante os finais de semana, através das unidades de saúde do Município. Além do exame, também será promovido no dia, palestra sobre câncer do colo do útero, tabagismo, higiene intima, alimentação saudável como fator de proteção para o câncer.

“O trabalho descentralizado por essas unidades, tem o objetivo de garantir as mulheres de Três Lagoas o acesso ao exame de forma precoce, O fortalecimento da prevenção ao câncer de colo uterino é uma das metas principais da saúde pública. Informo que além da campanha está sendo realizado durante os finais de semana, nossas unidades seguem oferecendo também durante a semana conforme expediente e agenda desses profissionais”, enfatizou Elaine Fúrio, secretária de Saúde.

Papel da Atenção Primária

Os Agentes Comunitários de Saúde que atuam na Atenção Primária deverão fazer a busca ativa de mulheres das faixas etárias de rastreamento ou que estejam com exames de rotina atrasados. Os gestores municipais terão a responsabilidade de implementar ações de promoção da Saúde da Mulher, como educação em saúde, estímulo ao autocuidado para prevenção de doenças, saúde sexual e reprodutiva, hábitos alimentares saudáveis, atividades físicas entre outros.

Mulher cai em golpe do “falso filho” e perde quase R$ 20 mil em Nova Andradina

0

Vítima recebeu mensagens via WhatsApp solicitando PIX

Moradora de Nova Andradina, mulher de 55 anos perdeu quase R$ 20 mil, após cair no golpe do falso filho.

De acordo com o boletim de ocorrência, a vítima recebeu várias mensagens pelo aplicativo WhatsApp de uma pessoa que se passava pelo seu filho.

A primeira mensagem recebida pela mulher foi por volta das 11h48 da última segunda-feira (28).

Utilizando a foto do filho da vítima, um número entrou em contato e solicitou que fosse feito um PIX no valor de R$ 4.970,00. Como a vítima não tem PIX, ela solicitou que sua irmã, realizasse a transação.

Vendo a facilidade e fragilidade da vítima, o autor continuou solicitando mais dinheiro, uma vez que precisava comprar produtos, pois sua conta estava bloqueada por motivo de segurança. Com isso, foi feita mais uma transação no valor de R$ 4.940,00.

No dia seguinte, o autor continuou solicitando mais dinheiro para a vítima, oportunidade em que foi feita uma transferência entre contas no valor de R$ 4.940,00.

Por fim, foi realizada uma última transferência também no valor de R$ 4.940,00, totalizando R$ 19.880,00, todas em contas bancárias com nomes diferentes.

Quando o autor tentou pela quinta vez solicitar mais dinheiro, a vítima começou a perceber que se trataria de um golpe.

Ela foi até a Delegacia de Polícia Civil, onde registrou um boletim de ocorrência.

Pesquisa aponta 2º turno para governo de MS

0

Quatro candidatos aparecem embolados com chances reais de vitória: André Puccinelli, Rose Modesto, Marquinhos Trad, e Eduardo Riedel

A primeira pesquisa com intenção de voto para governador de Mato Grosso do Sul de 2022 com registro eleitoral foi divulgada nesta terça-feira (01/03/22) pelo Instituto Ranking Brasil.

Foram entrevistados três mil eleitores acima de 16 anos em 30 municípios do Estado entre os dias 21 e 26 de fevereiro de 2022. O levantamento tem os registros no TSE com os números: MS-01590/2022 e BR-05274/2022.

Eleições para governador (a)

Se as eleições fossem hoje, o cargo de governador(a) em Mato Grosso do Sul seria decidido somente no 2º turno. Quatro candidatos aparecem embolados com chances reais de vitória: André Puccinelli, Rose Modesto, Marquinhos Trad, e Eduardo Riedel.

Espontânea

Na espontânea, o ex-governador André Puccinelli (MDB) tem 16,10% das citações, seguido pela deputada federal Rose Modesto (com saída anunciada do PSDB para o União Brasil) com 11,60%; em terceiro está o prefeito de Campo Grande Marquinhos Trad (PSD), com 10%; em quarto lugar está o secretário estadual de Infraestrutura Eduardo Riedel (PSDB) que pontuou 7,50%.

Pesquisa aponta 2º turno para governo de MS

Depois aparecem, pela ordem, ex-governador Zeca do PT (PT), com 6,30%; o juiz federal aposentado Odilon de Oliveira (PSD), com 2,50%; os deputados estaduais Capitão Contar (PSL), com 0,70%; João Henrique Catan (PL), com 0,60%; o deputado federal Tio Truts (PSL) aparece com 0,30% e por último o empresário Beto Figueiró com 0,20%. Outros candidatos somaram 1%. Brancos, nulos, indecisos, não sabem e que não responderam somam 43,20%.

Estimulada 1

Uma das simulações com a consulta estimulada e reunindo oito prováveis candidaturas, traz André Puccinelli na dianteira, com 21,10% com Rose Modesto em segundo, com 17,30%. Em seguida estão Marquinhos Trad (15,50%), Eduardo Riedel (13%), Zeca do PT (8,30%), Odilon de Oliveira (3,20%), João Henrique Catan, (1,60%) e Capitão Contar (1%). Indecisos, votos nulos e em branco, não sabem e não responderam 19%.

Pesquisa aponta 2º turno para governo de MS

Estimulada 2

Em outro cenário na estimulada com quatro nomes, André Puccinelli continua na dianteira, com 25,20%; Rose Modesto 20,30%; Marquinhos Trad (18,40%) e Eduardo Riedel (15,10%). Indecisos, votos nulos e em branco, não sabem e não responderam 21%.

Pesquisa aponta 2º turno para governo de MS

Rejeição

Na pergunta sobre em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum, o mais citado é Zeca do PT, com 30,20%. O segundo em rejeição é André Puccinelli, com 17%, em terceiro lugar está Marquinhos Trad (14,50%), Odilon (9,30%), Capitão Contar (3,40%), Rose Modesto (2,50%), Eduardo Riedel (2%) e João Henrique Catan (1,10%). Os que não responderam ou não sabem, os que votam em branco ou anulam o voto e os indecisos somam 20%.

Pesquisa aponta 2º turno para governo de MS

Dados da pesquisa

Para um intervalo de confiança de 95% e um tamanho de amostra de três mil entrevistas, a margem de erro máxima estimada foi de 1.8 pontos percentuais, para mais ou para menos. Estatístico responsável: Augusto da Silva Rocha, registrado no Conre 3 e no Conre 1 com o número 7655. O Instituto Ranking Brasil é registrado no Conre 1 com o número: 8561.

Histórico da empresa

Em 2018, o Instituto Ranking Brasil foi a única empresa de pesquisa a acertar que haveria segundo turno em Mato Grosso do Sul, assim como os resultados para Governador e Presidente da República.

Em 2020, a empresa realizou pesquisas em 51 municípios de Mato Grosso do Sul, nos quais obteve o maior número de acertos, com destaque para a capital do Estado. Mais recentemente, “cravou” o resultado da eleição da OAB/MS em novembro de 2021.

www.rankingpesquisa.com.br

Pesquisa aponta 2º turno para governo de MS

Programa Famílias Fortes será realizado em novos locais neste ano, em Três Lagoas

0

O Programa tem como objetivo fortalecer os vínculos familiares e desenvolver as habilidades de cada membro familiar, participando de encontros semanais em que são discutidos diversos temas

No último dia 23, os profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) estiveram reunidos no Centro de Referência de Assistência Social e Educação “CRASE Coração de Mãe” para apresentação dos resultados do Programa Famílias Fortes em 2021 e traçar metas para este ano.

A metodologia proposta ensina pais e filhos a desenvolver maneiras eficazes de relacionamento e comunicação, a importância do apoio e orientação aos filhos, valorização e compreensão, além de prevenir problemas futuros que possam prejudicar a família, como violência doméstica, dependência química, entre outros.

O Programa iniciou de forma experimental no SCFV Patrulha Florestinha com as famílias assistidas pelo CRAS Vila Piloto e, para a diretora de Proteção Social Básica, Mel Nunes, o resultado foi muito positivo.

“Tivemos um feedback surpreendente das 30 famílias participantes no ano passado, pois o envolvimento tanto dos adultos, quanto dos jovens foi crescendo a cada encontro.  Diante deste sucesso estamos programando realiza-los em dois novos locais”, explicou.

De acordo com a diretora, além do Patrulha Florestinha, o Programa estenderá os encontros às famílias dos jovens participantes dos SCFV Banda Cristo Redentor e CRASE Coração de Mãe.

A secretária de Assistência Social, Vera Helena Arsioli Pinho, destacou que o Famílias Fortes “é uma excelente ferramenta para o trabalho de atenção às famílias, e soma aos atendimentos e serviços já ofertados pelos nossos CRAS e SCFV”. Conseguir identificar e resolver conflitos gera um impacto social muito positivo entre os familiares”, concluiu.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.