14 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de junho de 2026
Início Site Página 2003

A primeira vítima brasileira da guerra de Putim

0

Bloqueio econômico global impede venda de fábrica (UFN3) inacabada de fertilizantes da Petrobras para o grupo russo Acron

Por José Casado – Veja

No leste do Mato Grosso do Sul, a 860 quilômetros distância do Palácio do Planalto, está a primeira vítima brasileira do bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos e a União Europeia à Rússia de Vladimir Putin.

É uma fábrica inacabada de fertilizantes nitrogenados da Petrobras — UFN-III nos prospectos da empresa estatal.

A primeira vítima brasileira da guerra de Putim

Foi projetada para reduzir à metade a atual dependência doméstica de importações de adubos à base de amônia e ureia, que beira 90%. Está em construção há uma década, num perfeito retrato da caótica administração pública nacional.

Na sexta-feira 4 de fevereiro, a Petrobras anunciou ter chegado a um acordo sobre “as minutas contratuais” para vender a fábrica ao grupo russo Acron, herdeiro privado da base produtora de fertilizantes da extinta União Soviética. “A assinatura do contrato de venda”— esclareceu — “depende ainda de tramitação na governança da Petrobras, após as devidas aprovações governamentais”.

O governo festejou. Jair Bolsonaro aproveitou para lembrar, em redes sociais, que o mico bilionário da UFN-III tinha dono — o PT de Lula e Dilma Rousseff.

A primeira vítima brasileira da guerra de Putim

“Para aquela turma, R$ 3,7 bilhões é pouco”— disse. “Lembro que um ex-diretor da Petrobras [Pedro Barusco] devolveu R$ 290 milhões [durante a investigação da Lava Jato]. Além do prejuízo de R$ 3,7 bilhões que foram gastos na fábrica, ainda se gasta R$ 1 milhão para cuidar da sucata que está lá, porque algumas coisas prestam.”

Acrescentou: “O mundo vive uma crise de fertilizantes, perdemos uma oportunidade de ter uma fábrica produzindo, fazendo fertilizantes no país. Os fertilizantes aumentaram cerca de três vezes, e isso reflete no preço da comida que está na sua mesa.”

Dez dias depois viajou a Moscou. Temia os danos colaterais, para o Brasil, do conflito da Rússia com a Ucrânia. Fábricas russas foram a maior fonte de suprimento de fertilizantes para o Brasil no ano passado. Entregaram 22% de todo adubo importado para as lavouras do país. Na pandemia e com a evolução da crise ucraniana, os preços aumentaram em velocidade surpreendente: por cada tonelada que comprou no ano passado, o Brasil pagou 56% mais que preço médio de 2020.

A primeira vítima brasileira da guerra de Putim

Bolsonaro foi ao Kremlin pedir a Putin garantias de oferta de fertilizantes e alguma estabilidade nos preços neste ano. Candidato à reeleição, qualquer acerto em Moscou seria um trunfo potencial junto à base de eleitores cuja vida depende dos rumos do agronegócio. Eles o sustentaram na campanha de 2018 e ainda o mantém na liderança nas maiores regiões agrícolas, segundo as mais recentes pesquisas.

Bolsonaro voltou sem garantias formais, mas assegurou aval político para a venda da fábrica de nitrogenados da Petrobras para Acron.

Putin, hábil como um espião treinado, aparentemente deixou Bolsonaro se convencer de que não invadiria a Ucrânia, apesar dos reiterados avisos públicos do governo americano sobre a iminência da invasão.

No domingo, a Rússia foi desligada do sistema financeiro global. Estão proibidos negócios com o Banco Central russo, o que impede a liquidação de contratos de compra e venda.

A guerra de Putin tornou inviáveis os negócios estrangeiros das empresas russas. Entre eles o da Acron com Petrobras para compra da fábrica inacabada de fertilizantes do Mato Grosso do Sul.

Abaixo vídeo registrado em 08 de junho de 2019 das instalações da UFN3

O mico bilionário permanece semi-edificado numa estrutura com reatores de amônia e ureia de 40 metros de altura e 671 toneladas de peso. Foram importados da China, atravessaram a última década estacionados numa área de Três Lagoas, à margem do rio Paraná, e têm futuro tão incerto quanto o de Putin e o da Ucrânia.

Aliança de Entidades é recepcionada na ACIM de Maringá

0

No segundo dia de visitas, a comitiva da Aliança foi recebida pelo presidente do Conselho Superior da ACIM, José Carlos Valêncio

Por Rogerio Potinatti

Entre os dias 23 e 24 de fevereiro de 2022, integrantes da Aliança de Entidades de Três Lagoas (MS) que reúne ACITL, AJE, ABRASEL, APETL, AICL e SRTL, visitaram Maringá, no Paraná, onde foram recepcionados na Associação Comercial e Industrial (ACIM). A superintendente do Sebrae de Três Lagoas, Josi Signore, também participou da comitiva.

Aliança de Entidades é recepcionada na ACIM de Maringá

No primeiro dia os visitantes foram recebidos pelo consultor do Sebrae Silvio de Barros, um dos ex-prefeitos de Maringá. Em pouco mais de três horas de reunião, Barros parabenizou os presentes pela formação da Aliança e citou os avanços conquistados em Maringá desde a formação do CODEM – Conselho de Desenvolvimento Econômico. “O CODEM é a organização responsável por planejar a cidade para o futuro, mostrando quais direções devem ser seguidas, com vantagens competitivas sobre as demais cidades nacionais e até internacionais. Esperamos que saiam daqui inspirados à planejarem algo semelhante para a cidade que representam” disse.

O consultor citou a importante contribuição do CODEM junto a outros mecanismos de governança colaborativa já implantados em outros municípios do País. “O nosso Conselho foi aprovado por lei. Uma conquista e tanto aos maringaenses desde sua formação, em 1996”, comemorou.

Aliança de Entidades é recepcionada na ACIM de Maringá

Sobre a Aliança de Entidades de Três Lagoas, ele sugeriu a eleição de um presidente para representá-la perante a sociedade e às autoridades civis e políticas. Sugeriu, também, a formação de uma comissão executiva com cargos definidos, com o compromisso de reuniões semanais ou quinzenais. Explicou que as prioridades de trabalho iniciais devem ser democráticas e viáveis, sempre levando em consideração o melhor para a cidade. Outro ponto bastante destacado foi sobre a importância de os integrantes não serem filiados em partidos políticos.

No segundo dia de visitas, a comitiva da Aliança foi recebida pelo presidente do Conselho Superior da ACIM, José Carlos Valêncio. Em um tour pela instituição, ele apresentou todas as entidades abarcadas por ela, como a Associação dos Profissionais de Propaganda (APP), Coordenadoria das Associações Comerciais e Industriais do Norte e Noroeste do Paraná (CACINOR), Conselho de Desenvolvimento Econômico (CODEM), Conselho de Segurança (CONSEG), Instituto Acim, Instituto Mercosul, Instituto PROE, Seguradora NSSEG, Observatório Social de Maringá, Software by Maringá e Instituto Cultural Ingá.

Aliança de Entidades é recepcionada na ACIM de Maringá

Valêncio explicou que o CODEM assessora 54 núcleos setoriais e reforçou que o principal desejo de cada um dos voluntários ligados a estes núcleos é que a sociedade civil organizada tenha a oportunidade de acompanhar cada processo junto ao Poder Público.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Três Lagoas, Fernando Jurado, já conhecia a ACIM e o CODEM por visitas anteriores, mas fez questão que os demais integrantes da Aliança de Entidades tivessem a mesma oportunidade. “Vir à Maringa é conviver com o que há de melhor sobre associativismo no Brasil. Tenho certeza que estarmos aqui deverá refletir muito positivamente em relação ao que aspiramos para Três Lagoas”, disse.

Aliança de Entidades é recepcionada na ACIM de Maringá
Presidente da Associação Comercial e Industrial de Três Lagoas, Fernando Jurado

Representando a Associação Integra Costa Leste (AICL), o presidente Joaquim Barbosa disse que a visita à Maringá serviu para proporcionar networking aos integrantes da Aliança de Entidades. “Aprendemos muita coisa que podemos colocar em prática em nossa cidade, principalmente sobre a criação do nosso Conselho de Desenvolvimento, que poderá auxiliar a prefeitura em relação à tomada de decisões para o bem comum”, avaliou.

O presidente da ABRASEL Costa Leste de Mato Grosso do Sul, Marcos Júnior, considerou que o benchmarking serviu de inspiração. “O trabalho feito pela sociedade organizada de Maringá começou há vinte anos e é um grande exemplo. Nós podemos começar algo semelhante hoje, pelo grande potencial que temos em Três Lagoas. O associativismo é o futuro, por isso é tão importante que todos participem buscando se filiarem às instituições que os representam”, concluiu.

Aliança de Entidades é recepcionada na ACIM de Maringá
Presidente da Associação dos Jovens Empreendedores (AJE), Laerte Augusti

Presidente da Associação dos Jovens Empreendedores (AJE), Laerte Augusti considerou a visita acima de suas expectativas. “O que vimos aqui está muito além do que eu poderia imaginar. Maringá é um exemplo a ser seguido pelos municípios brasileiros e nós vamos começar um processo similar em Três Lagoas, seguindo estes exemplos”, disse.

O representante do Sindicato Rural de Três Lagoas (SRTL), Kennides Martins, considerou as recepções na ACIM e na Sociedade Rural de Maringá (SRM), fundamentais para pensar em futuras parcerias. Ele visitou a SRM acompanhado pelo diretor do SRTL, Bruno Ribeiro. “Foram dias de grande aprendizado. A maioria dos projetos tem mais de 20 anos e nós queremos implantar iniciativas similares, tanto na Aliança quanto no Sindicato Rural, com a vantagem de termos sido bastante acolhidos nestas instituições comprovadamente eficientes”, pontuou.

Programas da ACIM

Aos integrantes da Aliança de Entidades de Três Lagoas, representantes de diversos programas implantados na ACIM, apresentaram individualmente a atuação e as principais conquistas alcançadas até o momento.

Aliança de Entidades é recepcionada na ACIM de Maringá

Programa Empreender

Conforme explicou a coordenadora de negócios Luana Borges, o Programa começou há 22 anos e foi inspirado de um modelo similar implantado na Alemanha. Desde então, inúmeras empresas e setores puderam se organizar, fazer novos negócios e desenvolver gestão por meio de ações conjuntas.


Ela explicou que as reuniões são quinzenais ou mensais, todas acompanhadas por um consultor em gestão que é responsável pelo planejamento do grupo, além de mediar diálogos e ações que os empresários desejem realizar.


Atualmente o Programa Empreender de Maringá conta com mais de 60 núcleos setoriais e multissetoriais e quase 900 empresas nucleadas. “Juntas elas desenvolvem inúmeros projetos que beneficiam as empresas participantes e muitas vezes o seu setor de atuação e a sociedade como um todo, com ações de capacitação, negociações coletivas, geração de negócios, ações de representatividade e projetos sociais”, completou a coordenadora.

Programa Inovus

Apresentado pela gerente operacional Jacqueline Fenili, o programa Inovus é um hub de inovação e fomento aos empreendedores, com foco nos microempreendedores individuais (MEIs) e microempresários. Desde sua fundação, em 2020, já desenvolveu mais de 30 ações como mentorias, cafés inovadores, lives e demais iniciativas.


Resumidamente, o Inovus ajuda empresas associadas – sejam elas grandes ou pequenas – a desenvolverem novos produtos, serviços ou processos. Elas contam com a orientação de consultores e com o Design Sprint, uma metodologia que permite testar uma ideia ou projeto em poucos dias.

Escola de Negócios (ENA)

Com cursos a partir de R$ 99, nas modalidades presencial, online e EAD, a Escola de Negócios da ACIM oferece atualmente 16 oportunidades aos interessados. Conforme a supervisora do ENA, Raquel Matsunaga, o principal objetivo é formar líderes e profissionais inovadores.


Ela garante que os temas são adequados ao mercado de trabalho, com metodologia dinâmica e eficiente, para que sejam cumpridos de forma rápida. Além disso, reforça que é possível acompanhar em tempo real os gaps de competência para crescer e adquirir melhores resultados.

Seguradora NSSEG

Formada em 2009 por um grupo de corretores de seguros, a NSSEG possui nove sócios que há anos atuam nas mais diversas áreas do segmento e levam suas experiências com produtos como seguros de vida, patrimonial e empresarial. “Nossa empresa tem o propósito de ser referência junto aos consumidores quando da sua opção de compra de um produto ou serviço no âmbito da proteção financeira por meio de uma apólice de seguro”, explicou o gestor da NSSEG, Mark Treichel.


A ACIM mantém diversos grupos setoriais como de Consultoria Ambiental, Advocacia, Profissionais de Coaching, Automotivo, Segurança Eletrônica, Segurança do Trabalho, Segurança Alimentar, E-Commerce, Incorporadoras, Economia Criativa, Psicologia, Fotógrafos e Energia Solar, entre outros, na carteira da NSSEG.

Aliança de Entidades é recepcionada na ACIM de Maringá

Instituto Cultural Ingá

Formado há 10 anos, o Instituto Cultural Ingá também funciona na sede da ACIM, como uma agência de fomento e incentivo à cultura e à criatividade. “Nossa maior missão é consolidar, tanto com o patrocínio via Renúncia Fiscal quanto por meio de patrocínio direto, a Economia da Cultura na região. Fazemos isso criando elos entre ideias criativas e empresas que acreditam na Cultura como ferramenta de desenvolvimento social, proporcionando capacitações técnicas para o mercado cultural regional, profissionalizando ideias e viabilizando projetos junto aos potenciais patrocinadores”, explicou Alan Gaitarosso, consultor sênior do Instituto.


Ele explicou que, desde o início de atuação do Instituto Cultural, mais de R$ 12 milhões já foram captados e mais de 20 projetos, viabilizados. “Foram ações transformadoras que proporcionaram um olhar mais humano e mais crítico à sociedade”, resumiu.

ACIM Convênios

Paula Faria, coordenadora comercial da ACIM, explicou sobre o programa de benefícios exclusivos aos associados, que oferece descontos e vantagens em instituições de saúde, educação, soluções empresariais e outros. Os valores podem chegar a 25%.

Aliança de Entidades é recepcionada na ACIM de Maringá

Programa Empregar

Apresentado pela coordenadora de Recursos Humanos da ACIM, Amanda Sampaio, o Programa Empregar é um meio de recrutamento e seleção de candidatos, conectando oportunidades à talentos aderentes de forma eficiente.


Para isso, diversas ações são realizadas, como divulgação das vagas, indicação de currículos, capacitação profissional e outras. Em média, segundo Amanda, são atendidas de 3 a 4 empresas por mês.

Aliança de Entidades é recepcionada na ACIM de Maringá

CODEM – Conselho de Desenvolvimento Econômico

Começou em 1993 após diversas reuniões na ACIM de grandes lideranças empresariais da cidade, preocupadas com a perda do dinamismo econômico local. Elas decidiram convidar representantes de entidades públicas e privadas para discutirem a qualidade de vida dos moradores, sem deixar o desenvolvimento econômico de lado.


O movimento denominado Repensando Maringá, durou de 1994 a 1996 após reunir mais de cem lideranças empresariais, membros de associações, sindicatos, igrejas, clubes de serviço, instituições de ensino superior, integrantes do chamado Sistema S e do poder público. Durante estas reuniões foram desenvolvidas oito diretrizes, que só seriam atingidas em 2020, denominado Projeto Maringá 2020.

Em 1996, o grupo entregou à Câmara Municipal de Maringá um projeto de lei que foi aprovado, efetivando a criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (CODEM) por meio da Lei Municipal 4.275/96.

Em 1997, o CODEM teve início de fato, com a primeira reunião plenária e os primeiros trabalhos, propondo ações de longo prazo para tornar Maringá uma cidade mais próspera, resiliente, inovadora e atrativa para novos negócios.

Integrado por lideranças voluntárias e representantes do poder público, o CODEM é guiado por visões de futuro e diretrizes de longo prazo e atua por meio de fóruns temáticos de desenvolvimento denominados Câmaras Técnicas. Elas reúnem dezenas de lideranças que, juntas, debatem ações a serem tomadas para o cumprimento das visões de futuro e das diretrizes de longo prazo, para o respectivo setor a ser desenvolvido.

Para se ter uma ideia destes projetos, um deles oferece capacitação no formato EAD de Educação Financeira gratuita aos professores do ensino Fundamental e Médio. Nele, o ingressante recebe formação e compreensão dos principais programas federais para Educação Financeira, o contexto da BNCC e orientações de como aplicar os conteúdos e materiais de educação financeira em sala de aula.

Aliança de Entidades é recepcionada na ACIM de Maringá

Já o Projeto Maringá 2030 mantém o histórico de diretrizes do Maringá 2020, sintetizando a visão de futuro em 4 grandes áreas de desenvolvimento, com 9 subtemas, totalizando 69 missões e 115 objetivos para melhorar áreas como economia, meio ambiente, cidadania e melhoria dos espaços públicos em geral.
Por fim, o CODEM desenvolve um Masterplan: o Projeto Maringá 2047, que tem o objetivo de alcançar níveis de desenvolvimento econômico ainda mais pujantes, preparando a cidade para o primeiro centenário.

As primeiras etapas começaram em 2012, quando o CODEM reuniu lideranças locais, agentes públicos e representantes de empresas de consultorias do Brasil. Em seguida, contataram membros de escritórios internacionais de planejamento de cidades, recebendo visitas técnicas, orientações e propostas de quatro escritórios de planejamento socioeconômicos e quatro propostas de escritórios de planejamento urbanísticos.

Em 2015, os primeiros estudos técnicos do Masterplan tiveram início após a contratação de um estudo socioeconômico, desenvolvido pela consultoria PricewaterhouseCoopers (PwC). Em 2017, fundamentada em estudo técnico, workshops e princípios do documento Maringá 2030, a PwC concluiu sua consultoria entregando um documento com a visão de futuro para 2047.

Nele, consta a identificação dos setores-chave de desenvolvimento e a inclusão de indicadores de acompanhamento, por meio de eixos estratégicos de desenvolvimento. Entre estes setores destacam-se: Saúde; Educação; Desenvolvimento de Sistemas e Outros Serviços de Comunicação; Intermediação Financeira e Seguros.

Os indicadores e metas para desenvolver a cidade até 2047 estão classificados nos seguintes eixos estratégicos: Econômico; Intelectual; Social; Meio Ambiente e Qualidade de Vida; Acessibilidade e Infraestrutura; Institucional; Imagem e Identidade. Para cada eixo foram identificados indicadores para o melhor acompanhamento do desenvolvimento da cidade ao longo do tempo. Cada indicador recebeu uma meta a ser atingida ao longo do tempo, para que as diretrizes do Masterplan sejam cumpridas.

Aliança de Entidades é recepcionada na ACIM de Maringá

Esta é a visão para Maringá 2047: “Tornar-se a melhor metrópole do interior do Brasil, com elevada qualidade de vida, sendo referência nacional em atividades econômicas de alto valor agregado, com potencial de internacionalização, e com nível de integração da sociedade civil organizada com a gestão pública comparável ao das melhores cidades do mundo”.

(*) Texto e fotos: Rogerio Potinatti

PM recupera moto furtada, prende traficante e cumpre mandados durante final de semana em Três Lagoas

0

Final de semana agitado, mas com fiscalização intensa da PM

Nos dias 26 e 27 de fevereiro, sábado e domingo, os policiais militares do 2º Batalhão de Polícia Militar realizaram o cumprimento de quatro mandados de prisão.

A primeira prisão se deu no sábado, por volta das 15h30, quando uma guarnição de radiopatrulha do 2º Batalhão realizava patrulhamento no bairro Jardim Nova Europa, e realizou abordagem de um indivíduo de 28 anos.

No mesmo horário, a guarnição da Força Tática realizou abordagem de um masculino de 30 anos, na Rua Manoel Ferreira da Rocha, no bairro Lapa.

Na ocasião, os militares também constataram um mandado de prisão em aberto, expedido pela 3ª Vara Criminal de Três Lagoas, datado de 21 de fevereiro de 2022.

Já por volta das 21h30, quando em abordagens em um clube localizado na Rua Quixeramobim, no bairro Santa Luzia, os policiais abordaram outro indivíduo, de 31 anos, que possuía um mandado de prisão a cumprir, datado de 24 de novembro de 2021.

No dia 27, por volta das 10h30, os policiais do 1º Pelotão (Brasilândia) realizaram abordagem de um masculino de 27 anos, em uma conveniência na Avenida São José, e em consulta também constataram em seu desfavor um mandado de prisão com pedido de captura pelo crime de tráfico de drogas.

Após receberem voz de prisão, os detidos foram apresentados na delegacia de polícia, para providências subsequentes.

PM recupera moto furtada, prende traficante e cumpre mandados durante final de semana em Três Lagoas

OUTRA AÇÃO

Também no sábado, dia 26 de fevereiro, os policiais do 2º Batalhão de Polícia Militar durante Operação realizaram a prisão de uma mulher de 42 anos, pelo crime de Tráfico de Drogas.

Ao chegarem em um bar localizado no cruzamento da Rua Euridice Chagas Cruz com a Rua Um, no bairro Setsul, os militares viram quando uma mulher saiu correndo, entrou no banheiro e se trancou, sendo lhe determinado para sair sem dar a descarga ordem esta não obedecida saindo somente após ter esvaziado a caixa d’água devido as constantes descargas.

Durante busca realizada na bolsa dela, foi localizado 01 pino de cocaína, confirmando as diversas denúncias que versam a mercancia de drogas no bar em questão, onde a mulher abordada teria sido apontada como responsável pelo tráfico.

Diante o fato, a abordada recebeu voz de prisão e foi encaminhada à delegacia de polícia, para providências.

PM recupera moto furtada, prende traficante e cumpre mandados durante final de semana em Três Lagoas

RECUPERAÇÃO DE VEÍCULO

Já no domingo, a guarnição do GETAM do 2º Batalhão de Polícia Militar realizou a prisão de indivíduo de 42 anos, por receptação e recuperou a bicicleta furtada.

Na Rua Aniz Irab, no bairro Paranapungá, os policiais visualizaram um indivíduo em atitude suspeita embaixo de uma árvore em local ermo.

Durante checagem nos sistemas, foi constatado que a bicicleta Howmer, de cor vermelha, e quadro número 7F01693, que se encontrava na posse do abordado havia sido furtada, conforme registro policial datado de 30 de agosto de 2018.

Diante o fato, ele  recebeu voz de prisão por receptação e foi encaminhado à delegacia de polícia, juntamente com a bicicleta para ser restituída a seu proprietário.

Família que morou em Batayporã precisa arrecadar R$ 80 mil para cirurgia de bebê de 4 meses

0

Os pais de Luna esperam poder contar com a solidariedade das pessoas de toda a região através de doações

Família que morou em Batayporã (MS) até 2016 está realizando uma campanha solidária para arrecadação de R$ 80 mil com objetivo de proporcionar uma cirurgia para uma criança recém-nascida.

Atualmente, a família mora em Araçatuba (SP).

Conforme o site Nova News, a pequena Luna Fernandes Marques, de apenas quatro meses, foi diagnosticada com craniostenose tipo escafocefalia, uma doença rara caracterizada pela deformidade da cabeça do bebê em decorrência do fechamento prematuro de uma ou mais suturas cranianas, que são as articulações fibrosas que estabelecem ligações entre os ossos.

Segundo a avó Rosemeire Fernandes da Silva, a deformidade na cabeça da criança foi percebida há algum tempo, sendo que, em consulta com especialista e mediante análise clínica e exames de imagem, foi diagnosticada a doença, cujo único tratamento é por meio de cirurgia de correção.

“Neste momento ela está sem nenhum problema decorrente da doença, mas se o caso não for tratado, minha neta pode ter sérias complicações futuras, como perda da visão, problemas neurológicos, dificuldades de aprendizagem e até mesmo correr risco de morte”, disse Rosemeire, ao destacar que, segundo os médicos, o período ideal para a realização do procedimento com 100% de chances de sucesso é até o sexto mês de vida.

A família explicou que devido à pandemia de Covid-19, as cirurgias eletivas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ficaram restritas, motivo pelo qual, a opção mais viável no momento é a realização do procedimento na rede particular, sendo a cirurgia avaliada em R$ 80 mil.

“Pensamos também em dar entrara através da Justiça, para que o SUS seja obrigado a fazer o procedimento, mas, para isso, teríamos que começar tudo da estaca zero, refazer todos os exames, o que demandaria muito tempo. Queremos que ela faça a cirurgia antes de completar seis meses de vida, para que o resultado seja o melhor possível”, explicou a avó.

Ainda nas palavras de Rosemeire, uma campanha nas redes sociais foi lançada pela família, sendo que, até esta segunda-feira (28), R$ 30 mil já haviam sido arrecadados.

“Atingimos quase na metade do valor necessário. Estamos muito otimistas de que vamos conseguir toda a quantia”, pontuou.

Como ajudar?

As pessoas interessadas em colaborar, podem fazer transferências via PIX para a chave: 05937626141 (CPF) em nome de Bruna Noêmia Fernandes dos Santos Marques ou depósitos na conta corrente 25659-5, agência 110, Banco Bradesco, também em nome de Bruna Noêmia Fernandes dos Santos Marques.

Saiba mais

Pessoas interessadas em saber mais sobre a situação de Luna Fernandes Marques e da luta da família para arrecadar o valor necessário para a cirurgia podem entrar em contato com a avó da criança, Rosemeire Fernandes da Silva, pelo celular / WhatsApp (18) 9 9647-015.

Em Ivinhema, jovem deixa filho de dois anos em casa para ir em festa; criança estava com covid

0

Criança foi vista de short e fralda perambulando pelas ruas

Jovem de 18 anos foi presa após deixar o filho de dois anos sozinho em casa. Ela deixou a criança, que estava infectada com covid, para ir em uma festa, na cidade de Ivinhema.

De acordo com boletim de ocorrência, a polícia foi acionada por uma equipe do Conselho Tutelar, na madrugada deste domingo (27), após a criança ser vista andando pelas ruas da cidade, vestindo apenas um short e fralda.

Questionada, ela relatou à polícia que teria ido a uma festa na noite de sábado (26) e teria deixado a criança em casa, pois ela estava em isolamento, contaminada com a covid-19.

A jovem foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil de Ivinhema, onde o caso foi registrado.

Final da 6ª Copa Osmar Dutra de Futebol Society será em março em Três Lagoas

0

O evento esportivo está sendo organizado pelo jovem Altivo Alves de Oliveira Júnior, o Juninho TL

Após várias partidas recheadas de emoções e goleadas, é chegada a grande final da 5ª edição da Copa Osmar Dutra de Futebol Society 2022 de Três Lagoas.

A grande final será no dia 06 de março a partir das 08:40h.

O campeonato teve seu início no dia 9 de janeiro e contou com a participação de 18 equipes. Os jogos foram realizados nas manhãs de domingo no bairro que deu o nome ao torneio.

Assim como nas edições anteriores, a 6ª edição da Copa Osmar Dutra de Futebol Society será finalizada com chave de ouro.

O primeiro jogo será a disputa do terceiro lugar que iniciará às 08h e o embate será entre as equipe do Arsenal  X Ipanema fc.

Às 08:40h, será o embate final entre a equipe Santa Terezinha x mercado nossa casa.

Está com título de eleitor irregular? Saiba como regularizar

0

A partir de 4 de maio, cadastro eleitoral será fechado

Os eleitores que pretendem votar nas eleições gerais de outubro têm quatro meses para regularizar a situação na Justiça Eleitoral.

A partir de 4 de maio, o cadastro eleitoral será fechado e nenhuma alteração poderá ser feita. 

A regularização do título de eleitor pode ser feita no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O prazo também vale para quem vai pedir a primeira via do documento para votar pela primeira vez, fazer a transferência de local de votação ou a atualização de dados pessoais. 

Para verificar sua situação, o eleitor deve entrar no site do TSE e checar se há algum débito em seu nome pela aplicação de multa por não ter votado em eleições anteriores, caso mais comum de irregularidade. 

O voto no Brasil é obrigatório e quem não comparece no dia da eleição paga multa de aproximadamente R$ 3,50 por cada turno se não justificar a falta. 

Após fazer o pagamento, por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU), é preciso esperar a Justiça Eleitoral identificar o pagamento da multa e baixá-la no sistema, que acusará que o débito foi pago. 

O eleitor que estiver com o título cancelado pela ausência consecutiva em três eleições, além de pagar a multa, deverá requerer a revisão do cancelamento ou a transferência de domicílio para ficar em dia com a Justiça Eleitoral. 

Regularização

Após checar sua situação e quitar as pendências, o eleitor deve iniciar o processo de regularização por meio do site Títulonet

Além de preencher os dados pessoais, será solicitada a digitalização dos seguintes documentos: identidade com foto, comprovante de residência, comprovante de pagamento de débitos eleitorais e comprovante de quitação de serviço militar (somente para homens). As imagens devem ser legíveis. 

O eleitor também deverá anexar uma selfie no requerimento. Na foto, deverá segurar, ao lado de seu rosto, o documento oficial de identificação, sem o uso de óculos, gorros, bonés, entre outros objetos. 

Após o preenchimento de todas as informações, o procedimento de verificação das informações será iniciado. No caso de falta de documentos, a Justiça Eleitoral poderá entrar em contato com o eleitor para pedir a complementação das informações. 

Ao final, o pedido de regularização será aceito ou negado pelo juiz eleitoral. O andamento do processo eletrônico também pode ser acompanhadona plataforma. 

Transferência 

O pedido de transferência do local de votação também pode ser feito pelo site do TSE. A medida se aplica aos brasileiros que mudaram de cidade. Entre as regras, é necessário que o eleitor esteja morando no município há pelo menos três meses. 

Quem mora no exterior deve fazer o pedido de transferência na embaixada ou consulado do Brasil. Os brasileiros no exterior só votam para presidente da República.

O primeiro turno das eleições será realizado no dia 2 de outubro, quando os eleitores vão às urnas para eleger o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. Eventual segundo turno será em 30 de outubro. 

*Agência Brasil

Evite acidentes domésticos, veja dicas do Corpo de Bombeiros

0

* Corpo de Bombeiros Militar

Em caso de acidentes, ligue para o serviço de emergência de sua localidade através do telefone 193 e transmita corretamente as informações sobre a  situação da vítima: se está consciente, se há bolhas, endereço correto, etc

Estar em casa é se sentir seguro. Para evitar acidentes domésticos, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul preparou uma série de dicas que podem fazer a diferença na hora de prevenir acontecimentos desagradáveis dentro do próprio lar. Confira:

1. Não permita cortinas compridas ou tapetes sobre fios elétricos nem os passe atrás de móveis;

2. Não deixe fios e tomadas descobertas porque podem causar lesões graves nas mãos e bocas das crianças;

3. Não deixe ferro de passar roupa ligado sem supervisão;

4. Evite desenvolver várias atividades simultâneas.

Na cozinha

  • Mantenha as crianças longe da cozinha e do fogão, principalmente durante o preparo das refeições. Prefira cozinhar nos difusores de trás do fogão e sempre com os cabos das panelas virados para trás para evitar que as crianças alcancem e entornem os conteúdos sobre elas;
  • Evite carregar as crianças no colo enquanto mexe panelas ou manipula líquidos muito quentes. Até um simples cafezinho pode provocar graves queimaduras na pele de um bebê;
  • Evite usar toalhas de mesa que tenham bordas salientes que possam ser puxadas por crianças pequenas. Ao puxá-las, as crianças podem derrubar comida quente sobre o corpo;

No banheiro

  • Teste a água do banho antes de colocar o bebê na banheira, de preferência com o cotovelo,

Evite queimaduras

  • Guarde o fósforo, velas, álcool e demais produtos inflamáveis longe do alcance das crianças;
  • Cuidado especial com a garrafa de álcool em lugar de difícil acesso, de preferência trancado;
  • Nunca jogue álcool sobre chamas ou brasas. O álcool pode explodir e provocar queimaduras graves ou até fatais;
  • Não usar recipientes com álcool para fazer o aquecimento de ambientes principalmente em banheiros;
  • Todos os produtos químicos e de limpeza devem ser fechados em armários fora do alcance das crianças.
  • As crianças com idade inferior a cinco anos estão em risco bastante aumentado de queimaduras. Isso devido a vários fatores como: pele mais fina; demora a reagir; pouca agilidade; grande curiosidade. No entanto, alguns cuidados ajudam a reduzir esse risco;
  • Não deixe ao alcance das crianças substâncias inflamáveis utilizadas para limpeza no lar, como o álcool. Guarde-as em local bastante seguro. Por produzirem chama quando em combustão, essas substâncias servem de atrativo para as crianças, especialmente na época dos festejos juninos;
  • Não dê fogos de artifício às crianças, principalmente do tipo explosivo. Além das queimaduras, eles causam lesões graves nas mãos, nem sempre são passíveis de recuperação;
  • Não exponha a criança ao sol por muito tempo, principalmente entre 10h e 15 horas.
  • Queimadura de primeiro grau, tão comum durante o verão é aquela que deixa a pele vermelha e sensação de ardência. Ela é superficial, ou seja, a lesão foi apenas da epiderme;
  • A chamada queimadura de segundo grau também pode ocorrer por ação do sol. Neste caso, são destruídas camadas mais profundas. É uma lesão mais dolorosa, com bolhas. É comum que ela ocorra em pessoas que utilizam bronzeadores caseiros, como o óleo das folhas de figo, o urucum e o óleo de avião. Estas substâncias podem provocar até mesmo intoxicação. As mães também devem ficar atentas ao preparo do banho dos bebês. A água quente na bacia pode provocar queimaduras.
  • O uso de produtos químicos sobre a pele, sem orientação médica e sob ação dos raios solares, pode ser ainda mais grave, provocando a queimadura de terceiro grau. A lesão é profunda e séria. Suas vítimas precisam ser submetidas à cirurgia para a retirada das partes necrosadas e a realização de um enxerto.

Cuidados com acendimentos de churrasqueiras com álcool

Os acidentes mais comuns com o álcool líquido estão relacionados ao acendimento de churrasqueiras. O produto é muito volátil e ao jogar o líquido sobre o equipamento podem ocorrer respingos, provocando queimaduras graves em quem manuseia ou em quem estiver  próximo.

O mais grave acontece em festas nos finais de semana, principalmente nas famosas churrascadas, onde o churrasqueiro ao tentar acender a churrasqueira não se cerca de quaisquer tipos de segurança.

O que pode agravar ainda mais a situação é que quando esses churrasqueiros estão embriagados, aumenta gradativamente o perigo, pois nessa condição ele se torna mais corajoso e acha que sabe tudo.

É muito importante também que as pessoas leiam as instruções de uso de qualquer produto. É um hábito que geralmente os consumidores não têm, mas que pode evitar grandes problemas.

O ideal seria que o álcool líquido fosse utilizado apenas como higienizante e que as pessoas se habituassem a utilizar o gel para evitar os acidentes.

Em principio o Corpo de Bombeiros Militar não recomenda que se utilize esse tipo de churrasqueiras. Mas se mesmo assim for utilizar esse tipo de churrasqueira e acontecer algum acidente, recomenda-se o seguinte:

  1. Nunca jogue álcool líquido sobre chamas ou brasas. O produto pode explodir e provocar queimaduras graves ou até fatais;
  2. Ao lançar o produto, mantenha uma distância de segurança;
  3. Para acender fogueiras ou churrasqueiras, prefira os tabletes acendedores e álcool gel. Evite o uso de álcool líquido na limpeza doméstica;
  4. Em caso de queimadura, lave abundantemente o local com água limpa corrente e proteja a parte queimada com papel laminado ou pano úmido;
  5. Não passe nenhum produto sobre a queimadura como: creme dental, manteiga, borra de café etc;
  6. Retire anéis, pulseiras e outros adereços, caso a queimadura seja nos membros superiores;
  7. Proteger a área queimada com um pano limpo;
  8. Não alimentar o paciente;

Evite quedas

As quedas podem causar sérias lesões como os traumatismos cranianos, paraplegia e morte. No Brasil, anualmente, cerca de 80 mil crianças são hospitalizadas em consequência das quedas. Veja como prevenir quedas.

  • Crianças devem brincar em locais seguros. Escadas, sacadas e lajes não são lugares apropriados para brincar;
  • Use portões de segurança no topo e no pé das escadas. Caso sua escada seja aberta, instale redes ao longo dela;
  • Instale grades ou redes de proteção nas janelas, sacadas e mezaninos;
  • Crianças com menos de seis anos não devem dormir em beliches. Se não tiver escolha, coloque grades nas laterais;
  • Mantenha camas, armários e outros móveis longe das janelas;
  • Verifique se o tanque da lavanderia está estável e fixo;
  • Ao andar de bicicleta, skate ou patins, o capacete é o equipamento fundamental. Ele pode reduzir o risco de lesões na cabeça em até 85%.

Cuidado com pisos escorregadios

  • Coloque antiderrapante nos tapetes;
  • Crianças devem ser sempre observadas quando estiverem brincando nos parquinhos. Verifique se os brinquedos estão em boas condições e se são adequados à idade da criança;
  • Não use andadores. Eles podem causar sérias quedas;
  • Mantenha uma mão segurando o bebê durante a troca de fraldas. Nunca deixe um bebê sozinho em mesas, camas ou outros móveis, mesmo que seja por pouco tempo;
  • As janelas também têm que estarem gradeadas e/ou protegidas;
  • Evitar colocar objetos perto das janelas, pois as crianças podem usar esse objeto (sofá, cadeira, mesa e outros) como plataforma e assim alcançar a altura da janela e subir na mesma.

Trabalhador que lute: Procon encontra músculo por R$ 31,90 e picanha por R$ 79,99 em Três Lagoas

0

Carne no prato do trabalhador está cada dia mais difícil

O Programa Municipal de Defesa do Consumidor – PROCON TL – realizou a pesquisa de preços em supermercados e açougues para comparar quanto o três-lagoense está pagando no quilo de carne.

Os fiscais percorreram 08 estabelecimentos onde foram levantados os preços dos principais cortes de carne bovina, suína, aves e miúdos.

O coxão mole, por exemplo, em um dos locais está custando R$ 41.99. Muito além do que um trabalhador que ganha um salário mínimo e paga aluguel, consegue pagar.

Além disso, o músculo, que antes era “barato”, agora chega a R$ 31,90.

Se um dia o trabalhador sonhou em fazer picanha naquele churrasco com a família, o projeto terá que ser adiado, já que o quilo chega a custar R$ 79.99.

A pesquisa completa pode ser acessada CLICANDO AQUI.

Corra e pague parcela do IPVA que vence nesta segunda-feira; confira calendário

0

Em Mato Grosso do Sul, estão isentos do pagamento do IPVA 2022 veículos com mais de 15 anos de fabricação

Para quem optou pelo parcelamento, a 2ª prestação do IPVA vence neste dia 28. É possível emitir boleto, conferir a autenticidade da guia e pagar diretamente (para quem tem conta no Banco do Brasil) por meio do site https://www.autoatendimento.ms.gov.br/ipva/.

Também dá para consultar débitos e buscar auxílio no mesmo endereço eletrônico.

Do tributo que chega aos cofres públicos estaduais, 50% é destinado ao Estado e metade aos municípios onde o veículo foi emplacado.

Fique atento às próximas parcelas. Elas vencem em:

3ª Parcela – 31/03/2022

4ª Parcela – 29/04/2022

5ª Parcela – 31/05/2022

Isentos

Em Mato Grosso do Sul, estão isentos do pagamento do IPVA 2022 veículos com mais de 15 anos de fabricação. A partir deste ano, motocicletas de até 162 cilindradas também ficaram dispensadas da primeira tributação do imposto.

Além disso, ônibus e vans escolares, além de automóveis de bares, restaurantes e empresas do segmento turismo não precisam pagar o tributo, devido a medidas de apoio para retomada da economia.

Vídeo: DOF apreende quase R$ 7 milhões em material de contrabando e descaminho em Ribas do Rio Pardo

0

O veículo com os produtos contrabandeados foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal de Campo Grande

O DOF Departamento de Operações de Fronteira apreendeu, neste domingo (27), na MS-040, em Ribas do Rio Pardo, um caminhão baú carregado com material de contrabando e descaminho.

Um homem de 39 anos foi preso.

Os policiais faziam bloqueio na rodovia quando abordaram o caminhão. O motorista disse que estaria transportando gêneros alimentícios.

Durante vistoria, os policiais localizaram vários fardos dos produtos contrabandeados do Paraguai.

Na carroceria do caminhão foram encontrados quatro volumes de lingeries, quatro volumes de bermudas, 25 volumes de casacos, 37 volumes de essência de narguilé, 18 volumes de lentes de óculos, um volume de isqueiro, dois volumes de calças de moletons, dois volumes de jaquetas e 41 volumes de óculos de sol avaliados em aproximadamente R$ 6.847.000,00.

O autor disse que pegou o material na fronteira e levaria para a cidade de São Paulo (SP). O veículo com os produtos contrabandeados foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal de Campo Grande.

A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro da Operação Hórus, parceria da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública com o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A unidade mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Inscrições estão abertas para dois concursos públicos e 750 vagas em MS

0

*Com informações da assessoria

Veja detalhes no texto abaixo;

O Governo de Mato Grosso do Sul está com dois concursos com inscrições abertas para preenchimento de 750 vagas. O maior salário é para Auditor do Estado, do quadro de pessoal da Controladoria-Geral do Estado: R$ 11.330. 

Para esse cargo são 28 vagas e a inscrição custa R$ 175,12. O edital prevê a reserva de 20% das vagas para cotistas negros, 3% índio e 5% aos candidatos na condição de pessoa com deficiência.

As inscrições poderão ser realizadas exclusivamente pela Internet no período compreendido entre às 8 horas do dia 25 de fevereiro às 23 horas e 59 minutos do dia 15 de março de 2022, no site www.institutoaocp.org.br

As etapas do certame são prova objetiva, discursiva, exame de saúde, prova de título e investigação social. A prova objetiva será no dia 3 de abril.

Os editais estão disponíveis no site do Instituto AOCP, no endereço www.institutoaocp.org.br, e no Diário Oficial Eletrônico, em www.imprensaoficial.ms.gov.br.

Os aprovados deverão cumprir carga horária de 40 (quarenta) horas semanais.

Para o cargo de professor, são 722 vagas, mas o governador Reinaldo Azambuja já avisou que serão convocados ao menos mil docentes. O valor da inscrição é de R$ 175,12 e o prazo vai até 15 de março. Já os pedidos de isenção podem ser feitos até 2 de março.

A carga horária é de 20 horas e o salário inicial é de R$ 4.190,82 para quem tem graduação, R$ 4.470,20 para quem tem pós em nível de especialização Lato Sensu e R$ 4.609,89 para que tem mestrado/doutorado (Stricto Sensu).

O organizador do exame é o Instituto AOCP. As provas serão realizadas em Campo Grande, Dourados e Três Lagoas. As etapas do certame são prova objetiva, discursiva e prova de títulos. 

Autorizados

O governador Reinaldo Azambuja também autorizou mais quatro concursos, de acordo com a Secretaria Estadual de Administração (SAD), mas ainda não foram publicados os editais de abertura com os detalhes como salários, datas das provas e bancas examinadoras.

Serão 467 vagas para Sedhast (Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho), Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul), Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e SES (Secretaria de Estado de Saúde).

São 126 cargos vacantes da Sedhast sendo 110 de Gestor de Ações Sociais, dois de Gestor de Relações do Consumo, seis de Assistente de Relações de Consumo, três de Fiscal de Relações de Consumo e cinco de Agente Fiscal de Relações de Consumo.

Já o concurso da Iagro será para reposição de 54 cargos, sendo: 44 para profissionais habilitados em Medicina Veterinária e 10 para habilitados em Engenharia Agronômica.

Para a Agraer, a previsão é de 33 vagas de Gestor e Desenvolvimento Rural, 10 de pesquisador, 10 de gestor sócio-organizacional rural e 11 de agente de serviços sócio-organizacionais. Já para a SES deverão ser contratados 14 auditores de serviços de saúde, 7 fiscais de Vigilância Sanitária, 119 especialistas , 58 assistentes e 3 auxiliares de serviço de saúde.

Vizinho suspeito de tentar estuprar jovem é preso em Ribas do Rio Pardo

0

Homem alegou que estava bêbado e não se lembrava dos fatos

G. de J. C. 33 anos foi preso em flagrante, suspeito de praticar estupro tentado, em Ribas do Rio Pardo.

A prisão foi feita por uma equipe da Seção de Investigações Gerais (SIG), da Delegacia de Polícia Civil, na última sexta-feira (25), no Bairro Parque Estoril.

Segundo informações policiais, o suspeito teria entrado na residência da vizinha, de 18 anos de idade, pulando a janela da cozinha, e ido direto para um dos quartos do imóvel.  

Em seguida, por volta de 2h da madrugada, a vítima foi acordada com algo tocando seus pés e pernas, momento em que abriu os olhos e percebeu o homem com a boca próxima aos seus pés parecendo que estava cheirando ou pronto para beijá-los.

O homem, vestido de cueca “samba canção”, estava subindo em direção à sua cintura, quando a vítima, imediatamente, puxou seus pés e pernas para junto de si e, com medo, se encolheu na parte da cabeceira da cama.

O suspeito fez um sinal com o dedo na boca para que a jovem não gritasse.

Neste momento ela pediu para que ele não a machucasse, pois ficou com medo e pensou que ele poderia estar armado.

O homem, em certo momento, levantou as mãos provavelmente para segurá-la, ocasião em que a vítima segurou seus dois pulsos e o empurrou para o lado do pé da cama, conseguindo se desvencilhar e correr para o quarto de seu tio.

Nessa hora o suspeito empreendeu fuga, pulando a janela da cozinha.

Diante desses fatos, a vítima acionou a Polícia Civil, que imediatamente efetuou diversas diligências e conseguiu capturar o suspeito, que estava escondido em um quartinho próximo ao imóvel da vítima. Ele foi surpreendido com a mesmo “samba canção” vestida durante a tentativa de estupro.

O suspeito confessou ter entrado a residência da vítima e ido até seu quarto, sendo que, quando a jovem acordou, ele saiu correndo do local.

Porém, alegou não se recordar muito bem do que ocorreu naquele momento, pois, segundo ele, estava muito bêbado e sob o efeito de entorpecentes. O homem recebeu voz de prisão, por estupro na forma tentada.

CARNAVAL: PM realiza 2º dia da Operação Saturação em Três Lagoas

0

O objetivo é coibir delitos e também tornar o trânsito local mais seguro

A Polícia Militar de Três Lagoas realizou o 2º dia de Operação Saturação em prol de fiscalizar os bairros da cidade durante o período Carnavalesco.

O objetivo é coibir delitos e também tornar o trânsito local mais seguro.

Também foi realizada blitz na Avenida Capitão Olinto Mancine, com fins de orientação e fiscalização no trânsito.

A PM teve uma atuação estratégica para saturar pontos sensíveis nos bairros Vila Alegre e Set Sul.

Nos dois locais, foram fiscalizados estabelecimentos comerciais que diuturnamente ocorrem reclamações, incessantes ligações acerca de som alto, brigas ou uso de drogas, destaca-se que a operação teve apoio do Corpo de Bombeiros Militar, Vigilância Sanitária e Fiscais de Postura do município.

 Em números gerais 131 pessoas foram abordadas e checadas, 08 veículos averiguados, além de 05 estabelecimentos comerciais fiscalizados.

 Durante a operação foram confeccionados 28 autos de infração de trânsito e 07 autos de remoção de veículo. A vigilância sanitária/fiscal de postura do município elaborou 04 notificações e o Corpo de Bombeiros Militar 04 notificações referentes aos estabelecimentos comerciais irregulares

Carnaval terá combinação de sol, calor e pancadas de chuva em Mato Grosso do Sul

0

Especialistas recomendam aumentar a ingestão de líquidos, evitar exposição e prática de atividade física nas horas mais quentes do dia, umidificar ambientes, e redobrar atenção com crianças e idosos

O clima deve continuar típico da estação em Mato Grosso do Sul. A tendência para o carnaval, entre hoje (28) e quarta-feira (02) é de nebulosidade e pancadas de chuva para algumas áreas e tempo firme com sol para outras. 

De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima, a segunda-feira será de tempo instável no extremo norte do Estado devido ao aquecimento diurno e disponibilidade de umidade. Nas demais áreas o tempo firme predomina e não há probabilidade para chuvas. As temperaturas podem atingir máximas de até 39°C e a umidade relativa do ar pode ficar bastante baixa nas horas mais quentes e secas do dia com valores entre 20-30%, principalmente nas regiões pantaneira, sudoeste e leste do Estado. 

Na terça (01) e quarta-feira (02) a combinação de vários sistemas meteorológicos deve contribuir para a formação de instabilidades, principalmente nas regiões sudoeste e pantaneira. Segundo Cemtec, os sistemas meteorológicos atuantes serão deslocamento de um cavado em médios níveis, o avanço de uma frente fria aliado ao transporte de umidade, e aquecimento diurno.

Nos municípios das regiões leste e nordeste do Estado, o tempo fica firme com previsão para temperaturas elevadas que podem atingir valores de até 36°C e umidade relativa do ar com valores entre 20-40%. 

Confira no mapa as condições de tempo e temperatura estimados pela equipe do Cemtec para esta segunda-feira. 

Carnaval terá combinação de sol, calor e pancadas de chuva em Mato Grosso do Sul

Carreta com carga de celulose tomba na BR 158, próximo ao Shopping Três Lagoas

0

Uma carreta bitrem com  carga de celulose capotou há pouco no BR 158, próximo a entrada do Shopping Três Lagoas e ao trevo de acesso à avenida Fillinto Muller.

O comboio traseiro da carga foi o que tombou, espalhando fardos de celulose pela rodovia, situação que congestionou o trânsito dos dois lados da rodovia. Alguns motoristas manobraram os veículos acessando o residencial Montanini, cortando caminho pela rua Urias Ribeiro até o centro de Três Lagoas.

Carreta com carga de celulose tomba na BR 158, próximo ao Shopping Três Lagoas

Equipe da Polícia Rodoviária Federal está no local coordenando o trabalho de desobstrução da pista.

A cauda do acidente ainda não foi revelada, porém apenas o comboio traseiro foi o que causou o acidente, desengatando da primeira unidade. O motorista, segundo as primeiras informações nada sofreu.

Policial Militar de Bataguassu é a vítima fatal de acidente na BR-267

0

O policial militar seguia em direção a Presidente Epitácio quando colidiu na traseira da carreta

Foi identificar como sendo o Policial Militar Abner Henrique Caetano Carneiro de 25 anos, a vítima do acidente fatal que aconteceu na manhã deste domingo (27) na BR-267 em Bataguassu.


De acordo com informações apuradas pelo Da Hora Bataguassu, Abner havia entrado na corporação a pouco mais de um ano, quando se formou como soldado e foi lotado na 7ª CIA em Bataguassu.

Policial Militar de Bataguassu é a vítima fatal de acidente na BR-267

O militar seguia a VW/Saveiro, placas de Nova Andradina, em direção a Presidente Epitácio (SP), quando por motivos ainda a serem apurados, acabou violentamente colidindo com a traseira de uma carreta que seguia na mesma direção.

Com a violência do impacto o jovem ficou preso as ferragens e morreu na hora.

Motorista morre após colisão com carreta na BR-267 em Bataguassu

0

Acidente aconteceu a poucos metros da base da PRF em Bataguassu

Um acidente fatal nas primeiras horas deste domingo (27) vitimou o condutor de um veículo Saveiro, após ele colidir violentamente contra a traseira de uma carreta na BR-267 em Bataguassu.

De acordo com informações apuradas no local, por motivo ainda a ser apurado, o condutor de uma Saveiro placas de Nova Andradina, colidiu violentamente contra a traseira de uma carreta sider que era rebocada por um cavalo Mecânico VW/24.420, que seguia na mesma direção que a vítima. O acidente aconteceu na altura do quilômetro 18 da BR-267, a poucos metros da base da Policia Rodoviária Federal.

Motorista morre após colisão com carreta na BR-267 em Bataguassu
8

O condutor da carreta, um homem de 52 anos contou a reportagem do Da Hora Bataguassu, que sentiu um forte impacto o fazendo ir pra frente, quando notou que havia acontecido o acidente.

Motorista morre após colisão com carreta na BR-267 em Bataguassu

Pela violência do impacto, mostra que a saveiro estava em alta velocidade, fazendo com que o condutor não conseguisse parar o veículo e evitasse a colisão.

A PRF realizou o sinalização do trânsito, que segue em meia pista, enquanto aguarda a chegada da Policia Civil e também da perícia de Nova Andradina.

Capotamento entre Amandina e Ivinhema deixa uma jovem morta

0

O acidente aconteceu durante a madrugada deste domingo na BR 376

Por Marcos Donzeli

Uma jovem, identificada por Emilly, morreu neste domingo na BR-376, por volta das 04horas da madrugada, próximo ao Distrito de Amandina, no município de Ivinhema após um capotamento na BR-376. Ela seguia como carona no carro VW Gol, no sentido Amandina – Ivinhema.

No veículo com placas do Mercosul, seguia o condutor de 22 anos, residente em uma fazenda da região e a jovem que veio a óbito. Segundo informações apuradas pelo Nova Noticias junto ao Corpo de Bombeiros, o condutor do veículo, foi retirado debaixo do carro, que estava com as quatro rodas para o alto na pista, aparentando estar consciente e orientado, porem com suspeita de fraturas no fêmur da perna esquerda.

No momento em que o jovem era socorrido pela guarnição ele reclamava de dores na região abdominal, informou o Corpo de Bombeiros. Após os procedimentos de praxe feito pelos socorristas, o jovem foi levado até o Hospital Municipal de Ivinhema para atendimento médico.

Já a sua acompanhante, foi encontrada fora do veículo e da pista de rolamento, em óbito. Uma equipe do núcleo de pericias de Nova Andradina foi acionada até o local, bem como a PRF (Polícia Rodoviária Federal) para apurar as causas do acidente. O veículo teve vários danos materiais

Comando do 2º BPM deflagra Operação Saturação em Três Lagoas

0

Operação contará com várias equipes da Polícia Militar e será realizada em vários pontos de Três Lagoas durante o Carnaval em vários bairros da cidade

Em cumprimento ao discriminado na Ordem de Operações da CPA 2, fora realizada a Operação Carnaval 2022 (Ordem de Operação nº 001/P-3/2º BPM/PMMS/2022), regulando o policiamento em ações de polícia ostensiva durante o período de feriado.

De acordo com o comando do Batalhão, mesmo não ocorrendo a festividade do Carnaval, há a necessidade de intensificação de medidas de ostensividade e prevenção com a finalidade de coibir delitos e também tornar o trânsito local mais seguro.

Ademais, nesse período as famílias viajam e deixam suas residências vazias, em razão das festividades a população faz maior ingestão de bebidas alcoólicas propiciando infrações e acidentes de trânsito.

Além da realização da operação blitz na rua Maria Guilhermina Esteves cruzamento com rua Yamagut Kankit, fins de orientação e fiscalização no trânsito.

Comando do 2º BPM deflagra Operação Saturação em Três Lagoas

ATUAÇÃO ESTRATÉGICA

Sendo necessária uma atuação estratégica para saturar pontos sensíveis nos bairros São João, São Carlos e Guanabara, nesses bairros os locais de abordagem são estabelecimentos comerciais que diuturnamente ocorrem reclamações, incessantes ligações acerca de som alto, brigas, vendas ou uso de drogas. A operação teve apoio do Corpo de Bombeiros Militar, Vigilância Sanitária e Fiscais de Postura do município. Insta salientar que após a saturação nesses pontos sensíveis, as abordagens e fiscalização permaneceram em outros lugares pela cidade.

Em números gerais 115 pessoas foram abordadas e checadas, 32 veículos averiguados, além de 18 estabelecimentos comerciais fiscalizados.

B.O

Durante a operação foram registrados os seguintes boletins de ocorrência; tráfico de drogas, desobediência e Permitir, confiar ou entregar a direção de veículo automotor a pessoa não habilitada. Também foram lavrados 25 autos de infração de trânsito, 03 autos de recolhimento de documento e 07 autos de remoção de veículo. A vigilância sanitária/fiscal de postura do município elaborou 05 notificações e o Corpo de Bombeiros Militar 02 notificações referentes aos estabelecimentos comerciais irregulares.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.