19.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de junho de 2026
Início Site Página 2012

Prouni abre inscrições do primeiro semestre de 2022

0

*Agência Brasil

Pela 1ª vez, serão consideradas notas das duas últimas edições do Enem

Começam hoje (22) e vão até sexta-feira (25) as inscrições para o Programa Universidade para todos (ProUni) do primeiro semestre de 2022. O programa oferece bolsas de estudo integrais ou parciais (50%), em faculdades particulares, a estudantes de baixa renda.Prouni abre inscrições do primeiro semestre de 2022Prouni abre inscrições do primeiro semestre de 2022

Requisitos

Para ter acesso à bolsa integral, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Para a bolsa parcial, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. É necessário também que o estudante tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou da rede privada, na condição de bolsista integral.

Este ano, a novidade é que um decreto assinado na semana passada pelo presidente Jair Bolsonaro, estabelece que a pré-seleção dos estudantes inscritos no Prouni considere as duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingresso em cursos de graduação ou sequencial de formação específica. No Enem, o candidato deve ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média das notas e não pode ter tirado zero na redação.

Até então, a regra em vigor era de que apenas a nota da última edição do Enem, aquela imediatamente anterior ao processo seletivo do Prouni, poderia ser utilizada pelos candidatos para entrar no programa.

Consulta

Os candidatos já podem consultar as vagas disponíveis. A busca pode ser feita por curso, instituição de ensino ou município no site do programa.

Cronograma

Primeira chamada: 2 de março.

Comprovação de informações: 3 a 14 de março.

Segunda chamada: 21 de março.

Comprovação de informações: 21 a 29 de março.

Lista de espera: 4 e 5 de abril.

Resultado: 7 de abril.

Comprovação de informações: 8 a 13 de abril.

Devido as normas sanitárias decretada pela prefeitura de Ribas, assembleia do SINTIVICOM-MS é adiada

0

Assembleia para criação do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção civil pesada, Construção civil, mobiliário, montagem e manutenção industrial – SINTIVICOM-MS não pode ser realizada em cumprimento ao decreto municipal n. 23 com medidas restritivas de combate ao COVID-19

Conforme informações obtidas pelo site Perfil News junto ao comando da Polícia Militar de Ribas do Rio Pardo, havia a previsão da realização de uma assembleia sindicalista no pátio de acesso ao canteiro de obras da fábrica da Suzano a ser realizado na data de hoje (22/02/22) no intuito de consolidação de ato para instituição de um sindicato.

Porém, diante da vigência do decreto municipal Nº 23, com medidas restritivas de combate ao COVID-19, foi comunicado por meio da Vigilância Sanitária e Polícia Militar que qualquer ato que gerasse aglomeração era ilegal, bem como posicionado pelo comitê municipal de enfrentamento ao COVID-19 e formalizado em reunião um comunicado aos representantes jurídicos do sindicato sobre a ilegalidade do ato em razão de possíveis aglomerações.

Entretanto, na data de 21/02/22 (segunda-feira) foi recebido diversas informações de que havia alguns trabalhadores ligados a obra querendo realizar o ato programado, com ameaças de até fazerem o bloqueio da BR 262 impedindo seu tráfego.

Diante das suspeitas, o comando da Polícia Militar de Ribas do Rio Pardo, mobilizou forças, bem como parceria da PRF e houve uma ação preventiva em conjunto das forças de segurança no intuito de impedir qualquer ato ilegal no local.

Devido as normas sanitárias decretada pela prefeitura de Ribas, assembleia do SINTIVICOM-MS é adiada

As ações começaram por volta das 04h30mim e através de um planejamento operacional preventivo, foi empregado medidas com intermédio e apoio da SUZANO que possibilitou que até o presente momento não houvesse no local nenhum ato ilegal, violento ou manifestação que trouxesse danos ou fechamento da rodovia.

Em resumo, até o presente momento, não há mais nenhuma alteração no local.

PAUTA DA REUNIÃO SINDICAL

As forças de segurança pública permanecem em alerta e contam com a ajuda e conscientização de todos os envolvidos no sentido de haver respeito às leis e ao decreto em vigência, e espera que nenhum ato de descontrole venha acontecer.

A reunião que seria realizada era para deliberar sobre a seguinte pauta:  Ratificação da fundação do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção civil pesada, Construção civil, mobiliário, montagem e manutenção industrial – SINTIVICOM-MS e a ratificação da Aprovação do Estatuto Social da entidade, além da ratificação da Eleição e posse da Diretoria, Conselho Fiscal, delegados representantes junto a Federação e respectivos Suplentes.

Suzano compartilha avanço das obras da nova fábrica em Ribas do Rio Pardo

0

Em novo vídeo produzido pela empresa é possível ter uma visão geral do projeto e das diversas frentes de trabalho que compõem o canteiro de obras

Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, produziu um novo vídeo em que apresenta a evolução das obras da sua nova fábrica de celulose em Ribas do Rio Pardo (MS) por meio do comparativo entre os meses de janeiro e fevereiro de 2022. No material é possível ter uma visão geral do projeto e das diversas frentes de trabalho que compõem o canteiro de obras. O vídeo pode ser acessado pelo link https://www.youtube.com/watch?v=H0JiKIDJ1yY.

Entre os destaques estão a estrutura de apoio ao caminheiro, posto médico e brigada de incêndio, o início da montagem da torre de telecomunicações e do estaqueamento das ilhas de processos (caldeira de recuperação e estações de tratamento de água e de efluentes). No novo material também é possível acompanhar o andamento das ações que estão ocorrendo nas áreas florestal, logística, segurança e saúde, meio ambiente, responsabilidade social, relações corporativas e capacitação profissional.

Anunciado em maio de 2021 e confirmado pelo Conselho de Administração da Suzano no início de novembro do mesmo ano, o Projeto Cerrado receberá investimento total de R$19,3 bilhões e, no pico das obras, deverá gerar cerca de 10 mil empregos diretos. Prevista para entrar em operação no segundo semestre de 2024, a nova fábrica – que será a unidade mais competitiva da Suzano –, vai produzir 2,55 milhões de toneladas de celulose de eucalipto por ano, empregando 3 mil pessoas, entre colaboradores próprios e terceiros, nas áreas florestal e industrial, e movimentando toda a cadeia econômica da região.

Sobre a Suzano

A Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 97 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br

Performa Comunicação

PM recaptura evadido do sistema prisional em Três Lagoas

0

Homem estava foragido desde o dia 19 de fevereiro

Os policiais militares do 2º Batalhão de Polícia Militar realizaram a recaptura de indivíduo de 31 anos, evadido do sistema prisional, nesta segunda-feira (21).

A guarnição de radiopatrulha do 2º Batalhão após receber denúncia anônima relatando a possível localização do fugitivo do sistema prisional foi até a Rua Beato Antonio Frederico, no bairro Alto da Boa Vista, onde encontrou o suspeito.

Durante abordagem e consulta nos sistemas policiais, foi constatado que o abordado se encontrava evadido do sistema prisional no dia 19 de fevereiro, sendo dada voz de prisão e realizado seu encaminhamento a delegacia de polícia onde foi realizado sua recaptura.

MS pode se tornar autossuficiente em produção de fertilizante natural

0

*Com informações da Semagro

O fosfato fornece o fósforo para a planta, sendo essencial para ela se desenvolver, uma das principais funções permitir a captura e conversão da energia do sol em compostos úteis para as plantas

Mato Grosso do Sul pode se tornar, nos próximos anos, autossuficiente na produção de fosfato, que é um fertilizante natural sem beneficiamento químico e tem grande importância na produtividade do setor agrícola.

Um dos investimentos para elevar a oferta do fertilizante está sendo feito pela Edem Mineração que já tem uma mina, localizada no município de Bonito, que está em operação desde julho de 2018. O projeto possui 70 km de extensão inserido em região de grande expansão agrícola. As reservas calculadas são de 11,5 milhões de toneladas em dois depósitos.

A meta agora é ampliar a produção passando de 135 mil toneladas por ano para 200 mil toneladas.

 A região da Serra da Bodoquena tem um potencial gigantesco de novas reservas com teores maiores de fósforo.

“Com este empreendimento o Mato Grosso do Sul se tornará autossuficiente na produção de fosforo, já que as novas áreas em pesquisas são muito promissoras”, salientou Verruck, lembrando que a meta em breve é que o Estado deixe de importar o fertilizante, de suma importância para o agronegócio.

O secretário executivo da Cadeia Produtiva da Mineração da Semagro, Eduardo Pereira explica que o produto não tem incompatibilidade com outros fertilizantes; é farelado, de fácil manuseio e aplicação; tem pH alcalino, o que ajuda na correção de solos ácidos, como os do Brasil e não empedra. O teor médio de fosforo encontrado na região de 12% de P2O5.

Pereira lembra ainda que existe em Miranda uma outra empresa de mineração, a Hori que está com vários requerimentos na região de Miranda, um pedido de portaria de lavra pesquisando fósforo com teores que vão de 6% a 12%.

Aumento da produção

Segundo o diretor regional do projeto da Edem, Tiago Pereira, que é engenheiro de Minas a expectativa é de investimento de R$ 50 milhões nos próximos 5 anos. Atualmente a empresa comercializa o fosfato para usinas de álcool, sojicultores, pecuaristas (para reforma de pastagens), agricultura familiar (mandioca e hortaliças). “Fizemos o primeiro piloto de exportação para Bolívia (3 mil toneladas), estamos conversando com produtores do Paraguai e Argentina para futura exportações”, salientou. No ano passado a Edem arrecadou mais de R$ 600 mil em taxas de mineração no Estado.

Pereira salienta que Mato Grosso do Sul está produzindo fosfato natural reativo, de liberação gradual é muito adequado para a agricultura moderna. “É o plantio com menor pegada de carbono, maior atividade biológica no solo e maior fertilidade do solo a longo prazo. A ideia é investir no solo e o solo dar o retorno para planta, então esse é um fosfato muito adequado para isso”, explicou o engenheiro.

O geólogo Gustavo Guerra, um dos diretores da Edem Mineração, ressaltou a importância do apoio dos órgãos governamentais neste projeto, por meio da Semagro, as parcerias com as universidades Federais, Estaduais e particulares. “Destacamos aqui a USP, através do Prof. Dr. Paulo Cesar Boggiani, com Agraer, Embrapa e com associações de pequenos agricultores familiares. Mostramos aos alunos a importância da mineração de baixo impacto, com lavra a céu aberto, praticamente sem rejeito, ou seja, uma sala de aula na natureza em um lugar maravilhoso como a Serra da Bodoquena”, enfatizou.

A expectativa é de que a empresa gere mais empregos na região. Hoje ela emprega 40 colaboradores diretos e mais 50 indiretos. A produção mensal estimada é de 11,5 mil toneladas/mês, mas a reserva aprovada chega 11 milhões de toneladas com solubilidade média de 30%. “Estão em reservas em analise e pesquisas cerca de 70 mil hectares”, lembrou Eduardo Pereira.

Loja é furtada e prejuízo supera R$ 5,6 mil; 2ª vez em menos de 3 meses

0

Autores desligaram a energia e esperaram a bateria das câmeras de segurança descarregarem para não ativar o alarme

Uma loja de materiais para construção foi invadida e furtada por ladrões em Nova Andradina.

 O prejuízo estimado ao estabelecimento é de mais de R$ 5,6 mil.

O crime acontece nesta segunda-feira (21). É a segunda vez que a loja é alvo de criminosos em menos de 3 meses. Em dezembro o local foi invadido.

O administrador da loja foi informado do furto através da empresa de segurança que faz o monitoramento.

Os autores desligaram a energia e esperaram a bateria das câmeras de segurança descarregarem para não ativar o alarme. Depois quebram a porta de vidro blindex e adentraram para subtrair os bens, como aparador, aparelho celular, cabo, carregador, HUB, parafusadeira e pen drive.

Durante o delito, os criminosos chegaram a virar uma das câmeras de segurança. O caso é investigado pela Polícia Civil de Nova Andradina.

Em Ivinhema, jovem é preso após bater na mãe e padrasto e xingar policiais

0

Rapaz estava alterado e acabou na delegacia

Jovem de 20 anos, foi preso pela Polícia Militar acusado de ameaçar, agredir mãe e padrasto e ainda desacatar a equipe policial durante o atendimento da ocorrência, em Ivinhema.

O fato aconteceu no domingo (20).

A equipe policial realizava patrulhamento, quando foi acionada para o atendimento de uma ocorrência na rua Projetada 2.

Segundo o padrasto, o enteado chegou em casa e começou a xingar e ameaçar a mãe, momento em ambos entraram em vias de fato.

Ao chegar no local, o jovem que estava visivelmente alterado começou a ofender e ameaçar os policiais militares. Diante dos fatos, o autor foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil para o registro da ocorrência.

Boletim tem 30 notificações de dengue e um caso positivo de leishmaniose em Três Lagoas

0

A paciente com Leishmaniose é uma mulher de 62 anos que está em tratamento

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio da equipe de Vigilância Epidemiológica, setor da Diretoria de Vigilância em Saúde e Saneamento, divulgou o Boletim de Monitoramento da Dengue e da Leishmaniose, referente à 7ª semana de 2022, nesta terça-feira (22).
Como consta no boletim, na última semana foram notificados 30 casos de dengue, ainda esperando resultado de laboratório.

LEISHMANIOSE

No monitoramento da doença, houve o registro de 01 caso de Leishmaniose Tegumentar referentes à 1ª e 7ª semana deste ano. A paciente é uma mulher de 62 anos que está em tratamento para a doença.

Monitoramento Dengue

Monitoramento Leishmaniose

Kits e uniformes escolares são entregues pela SED em MS

0

Governo do Estado fez investimento de R$ 17,6 milhões

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação, entregou, na manhã desta terça-feira (22), kits e uniformes escolares para a Rede Estadual de Ensino (REE) de Mato Grosso do Sul.

Com investimento total de R$ 17,6 milhões, os kits e uniformes atenderão quase 200 mil estudantes da REE.

Do total, R$ 8.687.600,00 foram para a aquisição de 196.358 unidades dos kits escolares, divididos em dois tipos, para os estudantes dos ensinos fundamental e médio. Já R$ 9.006.762,85, são para a aquisição de 306.219 de camisetas e 149.747 bermudas, além dos uniformes que serão destinados para 1.5 mil alunos matriculados nas escolas cívico-militares da REE.

Composição dos kits escolares – tipo 01:

– 06 cadernos brochura;
– 01 caderno de cartografia;
– 04 lápis preto;
– 01 caixa de lápis de cor;
– 02 borrachas de cor branca;
– 01 apontador plástico;
– 01 cola branca (lavável);
– 01 régua plástica;
– 01 caderno de caligrafia;
– 01 tesoura de aço inoxidável (sem ponta).

Composição dos kits escolares – tipo 02:

– 03 cadernos universitários;
– 01 caderno de cartografia;
– 04 lápis preto Nº2;
– 02 canetas tipo esferográfica;
– 02 borrachas de cor branca;
– 01 caixa de lápis de cor;
– 01 apontador plástico;
– 01 cola branca (lavável);
– 01 régua plástica;
– 01 esquadro de 60 graus;
– 01 transferidor de 180 graus;
– 01 tesoura de aço inoxidável (sem ponta).

Município de Brasilândia cede área para entidade realizar tratamento de dependentes químicos

0

A Lei Municipal 2.914/2021 foi publicada em novembro do ano passado, na qual a permissão de uso é pelo prazo de cinco anos, podendo ser prorrogada

Foi entregue na manhã desta terça-feira (22), no gabinete do Paço Municipal, a Lei Municipal na qual o Município autoriza a permissão de uso gratuita para a instalação da Comunidade Terapêutica “Bom Samaritano”. O prefeito Dr. Antonio Thiago entregou a cópia da lei para os representantes da entidade, os pastores Valmir Alves dos Santos e Valdinei Martines Soares.

O Projeto de Lei tramitou na Câmara Municipal no mês de outubro e novembro do ano passado, na qual autorizava o Poder Executivo a realizar a permissão do espaço da antiga Escola Municipal Agrícola para a entidade Terapêutica Bom Samaritano.

Segundo a mensagem do Projeto de Lei, a permissão do espaço servirá para que a entidade formada por diversos representantes da sociedade civil, preste o atendimento e tratamento de dependentes químicos.

A Lei Municipal 2.914/2021 foi publicada em novembro do ano passado, na qual a permissão de uso é pelo prazo de cinco anos, podendo ser prorrogada, caso haja interesse entre as partes e a conveniência administrativa.

Atualmente, a comunidade ainda está em processo de implantação.

Inscrições para Vale Universidade encerram hoje

0

No Vale Universidade, o Governo do Estado paga até 70% do valor da mensalidade na universidade conveniada, e a instituição oferece dedução de mais 20%, totalizando 90% de incentivo, cabendo ao acadêmico os 10% restantes

Hoje (22) é o último dia para os acadêmicos de Mato Grosso do Sul realizarem inscrição no Programa Vale Universidade.

O site para inscrições (www.valeuniversidade.ms.gov.br) fecha às 16h. Neste ano o programa do Governo do Estado oferta 1 mil vagas.

No Vale Universidade o Governo do Estado, dentro de um teto estabelecido, paga até 70% da mensalidade, a Instituição de Ensino outros 20%, cabendo ao acadêmico o restante.

“É muito fácil se inscrever. Basta acessar o site www.valeuniversidade.ms.gov.br ler atentamente as instruções e preencher os dados solicitados. O Vale Universidade é uma grande oportunidade disponibilizada pelo Governo do Estado e que transforma a vida de muitas famílias sul-mato-grossenses”, explica Elisa Cleia Nobre, titular da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), pasta que coordena o programa.

Pode se inscrever no Vale Universidade o acadêmico que comprove renda individual inferior a dois salários mínimos e meio e renda familiar mensal não superior a quatro salários mínimos, considerada a renda bruta, dentre outros requisitos dispostos na resolução publicada no Diário Oficial do Estado (DOE/MS) 10.726, a partir da página 17, e que pode ser acessado neste link.

O candidato deverá preencher de forma correta todos os campos da ficha de inscrição, sendo de suma importância a finalização da inscrição que, ao ser concluída, fornecerá o número do protocolo. Ainda conforme a resolução, o não preenchimento de qualquer uma das informações solicitadas no cadastro não permitirá a finalização da ficha de inscrição.

A resolução traz também que é assegurada à Administração Pública o direito de verificar as informações prestadas pelo interessado por meio de visitas à residência, ao local de trabalho ou à instituição de ensino superior onde o candidato e beneficiário estiver matriculado.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelos telefones 3314-4842 e 3314-4863.

MS ultrapassa 100 mil crianças de 5 a 11 anos vacinadas contra Covid-19

0

Número exibido pelo painel “E-Vacine” às 17h40 desta segunda-feira trouxe o número de 101.727 crianças de 5 a 11 anos vacinadas com a primeira dose

Mato Grosso do Sul atingiu, na tarde desta segunda-feira (21), um novo marco no combate à covid: mais de 100 mil crianças de 5 a 11 anos receberam a primeira dose do imunizante.

Segundo divulgado pela assessoria, a conquista é resultado de um intenso trabalho de mobilização feito pelas secretarias estaduais de Saúde (SES) e Educação (SED), em parceria com os municípios.

Por meio da campanha “Estudante Inteligente Confia na Ciência – Vacine-se!” aconteceu, nesta segunda-feira (21), o segundo Dia “D” de vacinação, que contou com 82 pontos de vacinação em todo o Estado, beneficiando alunos das redes pública e privada de ensino.

O número exibido pelo painel “E-Vacine” às 17h40 desta segunda-feira trouxe o número de 101.727 crianças de 5 a 11 anos vacinadas com a primeira dose, o que perfaz um terço, ou seja, 33,79% da população estimada para esta faixa etária em Mato Grosso do Sul, que é de 301.026 pessoas.

O secretário estadual de Saúde Geraldo Resende comemora: “o número alcançado hoje é um marco, mas precisamos continuar esse processo de imunização, porque faltam, ainda cerca de 200 mil crianças de 5 a 11 anos para serem vacinadas. Precisamos atingir 100% desse público-alvo e por isso volto a apelar para que os adultos não deixem de dar essa prova de amor aos seus pequenos, levando-os para tomarem a vacina contra a Covid-19”.

“Tivemos uma resposta positiva na primeira campanha de vacinação infantil, no último Dia D que ocorreu em 11 de fevereiro em parceria com as secretarias municipais de Educação e Saúde. Na oportunidade, foram vacinadas 7.855 crianças em um único dia – um recorde até aquela data. Amanhã (terça-feira) teremos os levantamentos para podermos trazer mais detalhes à população, mas acredito que os pais e responsáveis entenderam que vacinar é uma oportunidade para defender a saúde e a vida das crianças”, conclui Geraldo Resende.

A secretária de Estado de Educação, Cecilia Motta, destaca a importância e a abrangência do dia D. “Neste dia 21 de fevereiro tivemos a culminância da imunização nos nossos estudantes, não só da rede estadual, mas também das redes municipais e escolas privadas. Felizmente, a população está confiando na ciência e buscando a vacinação. Assim, teremos um retorno seguro às aulas neste ano”.

O assessor militar na SES, Coronel Marcello Fraiha, que coordena a campanha de vacinação, destaca que a vacinação infantil tem um papel fundamental para a sociedade, uma vez, que esclarece aos pais ou responsáveis, todas as dúvidas em relação a vacinação. “Todas as vacinas são seguras, os pais ou responsáveis não precisam ficar com receio de vacinarem suas crianças. Pelo contrário, devem protegê-las de doenças, por meio desse instrumento que a ciência coloca à nossa disposição”.

Desconto de 30% em cursos do Senac termina no dia 28 de fevereiro

0

São mais de 70 cursos com o desconto, incluindo cursos técnicos

Termina no dia 28 de fevereiro a promoção “Volta às aulas” do Senac MS, que oferece 30% de desconto em vários cursos nas áreas da saúde, beleza, gastronomia, tecnologia da informação, entre outros. O desconto é válido para cursos selecionados, em todas as unidades do Estado.

Os cursos disponíveis nas unidades de Campo Grande, Corumbá, Dourados, Ponta Porã e Três Lagoas podem ser conferidos no link: http://ms.senac.br/voltaasaulas. Para ganhar o desconto, basta usar o cupom VOLTAASAULAS na hora de fazer a matrícula presencialmente, pelo site ou por telefone.

São mais de 70 cursos com o desconto, incluindo cursos técnicos, como Desenvolvimento de Sistemas, Design de Interiores, Enfermagem, Estética, entre outros. O diretor do Senac MS, Vitor Mello, explica que devido à alta procura pelos cursos, a entidade resolveu ampliar o tempo da promoção, beneficiando o maior número de pessoas, em vários municípios do Estado.

“Queremos que as pessoas aproveitem este momento para investirem em suas carreiras, seja para uma nova profissão ou mesmo em uma atualização. Principalmente em um momento delicado pelo qual passamos, em que a qualificação profissional é um grande diferencial na hora de conquistar uma vaga de emprego”, explica o diretor.

Mais informações no site: https://www.ms.senac.br/voltaasaulas/ ou pelo WhatsApp, no link: https://bit.ly/whatssenac.

Marido abandona mulher com produtos furtados e foge pulando muro ao ver PM em Três Lagoas

0

Mulher acabou na delegacia e homem não foi encontrado

Homem, que não teve a identidade revelada, fugiu na madrugada desta terça-feira (22) e abandonou a mulher ao ver policiais militares, em Três Lagoas.

Conforme informações do boletim de ocorrência, a Polícia Militar realizava rondas próximas a UNEI, quando percebeu um veículo de cor azul que deslocava em sentido contrário pela Rua Azaleia.

Ao perceber que os ocupantes do carro estavam assustados, os militares emitiram o aviso sonoro de sirene para determinar a abordagem carro, momento que o condutor abriu a porta e fugiu pulando o muro das casas. Na ocasião, ele abandonou a esposa.

Ao ser questionada, ela informou aos PMs que tinha acabado de sair de sua residência, com o esposo e que ele havia relatado que havia furtado dois compressores de ar condicionado e uma evaporadora e precisava deixar na casa de um amigo próximo da abordagem.

No veículo, foi encontrado, além dos produtos furtados, um alicate industrial de cor vermelha.

Ela não souber informar o local do furto e acabou conduzida até à Depac juntamente com o veículo, o alicate industrial de cor vermelha,  dois compressores e uma evaporadora de ar condicionado.

Mulher diz que engravidou sozinha em banheira e marido processa hotel

0

Marido quer receber uma indenização do hotel para reparação dos danos psicológicos da esposa e que o estabelecimento arque com todos os custos da criança

Um homem decidiu processar um hotel de luxo no Rio de Janeiro após esposa — supostamente — engravidar “sozinha” em uma banheira de hidromassagem. Tudo aconteceu enquanto o marido estava em uma viagem a trabalho na Europa. Ele passou seis meses fora e quando retornou para casa encontrou a mulher grávida. Como justificativa, ela alegou ter ido a um hotel com a irmã e passado a maior parte do tempo na banheira.

Para dar entrada no processo contra o hotel cinco estrelas, o casal procurou a advogada Lu Lage, que postou um vídeo (abaixo) nas redes sociais revelando o caso. “Esse senhor quer que eu ajuíze uma ação para processar um hotel cinco estrelas no Rio, alegando que ele ficou fora de casa seis meses, a trabalho na Europa, e quando voltou para casa a esposa está grávida. Ele muito bravo, tirou satisfação”, disse a advogada. “Ela falou: ‘amor, a única coisa que eu fiz de diferente foi quando eu estive no Rio com a minha irmã, fiquei em tal hotel e realmente eu entrei inúmeras vezes na hidromassagem. Então a única chance de eu estar grávida é porque eles não limparam, não esterilizaram a banheira de hidromassagem’”, detalhou Lu.

Com a ação, o marido quer receber uma indenização do hotel para reparação dos danos psicológicos da esposa e que o estabelecimento arque com todos os custos da criança porque “foi irresponsabilidade do hotel não esterilizar a banheira de hidromassagem”.

Outra versão

Em um outro vídeo, depois do segundo encontro com o casal, a advogada contou que conversou separadamente com a esposa e ela apresentou outra versão. De acordo com a mulher, a gravidez seria, na verdade, consequência de um estupro. “Eu conversei com ela separadamente, com ele, e depois com os dois. Eu disse a ela que seria uma ação sem nexo algum, como que eu iria processar um homem falando de uma gravidez. Isso seria impossível”, disse Lu Lage, foi aí que a mulher contou outra história.

“Ela disse que foi o meio que ela achou mais tranquilo para que seu marido não ficasse tão devastado, porque na realidade ela estava saindo de um lugar, estava na rua, quando ela foi pegar o carro dela, ela foi arrastada e estuprada.

A banheira seria menos doloroso para o marido do que um estupro, pois ele é muito nervoso, se alguém mexesse com ela”, retratou a advogada. Quando questionada se registrou um boletim de ocorrência, a mulher disse que não procurou a polícia pois estava com vergonha.

“Mas ela disse que quer tirar o filho, porque o rapaz é negro, ela é loira e o marido é branco também”, disse a advogada sobre as justificativas da cliente. Logo após a conversa entre a mulher e a advogada, elas foram conversar com o marido. Nesse momento, a esposa decidiu contar que tinha sido estuprada. “Ele chorou muito, falou que imagina o quanto ela está sofrendo por ter escondido uma coisa tão séria, por isso ela estava arrasada psicologicamente, e escondeu para poupá-lo”, contou Lu Lage. 

A advogada explicou para o casal tudo que envolveria uma ação como essa para obter autorização para um aborto. “Eu disse o quão complicado seria essa ação, pois teria que provar. Ele disse que iria conversar com ela, mas que, por ele, ficaria com o filho. Ela quem não está querendo de jeito nenhum”, afirmou Lu.

Correio Braziliense

Ministra Tereza Cristina confirma filiação ao Progressistas

0

Ministra confirmou filiação, na noite de ontem, na sua página do Facebook

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, anunciou, na noite de ontem (21), sua filiação ao Partido Progressistas.

Na postagem em sua página do Facebook, a representante de Mato Grosso do Sul em Brasília disse que as portas do novo partido estão abertas para os deputados estaduais do DEM.

“Sempre trabalhei para abrir portas e não para fechá-las, agregar e não desagregar, somar forças e unir lideranças. Esse sempre será o meu pensamento e minha postura. Tão logo aconteça a minha filiação ao Partido Progressistas (PP), o meu grupo, que inclui os dois deputados estaduais – Barbosinha e Zé Teixeira, além de prefeitos e vereadores terão as portas abertas para se juntarem à minha nova sigla. Vim para somar e não dividir”, escreveu.

Atualmente, a ministra é candidata ao Senado.

PRF realiza Operação Carnaval 2022 no Mato Grosso do Sul

0

A Operação Carnaval da PRF visa reduzir violência do trânsito

Polícia Rodoviária Federal (PRF) irá iniciar, nesta sexta-feira (25), a Operação Carnaval 2022 nas rodovias federais do Mato Grosso do Sul, que segue até a quarta-feira (2) com o objetivo de promover a segurança viária nos deslocamentos dos usuários pelas rodovias federais.

Neste ano de 2022, muitos estados e municípios optaram por não promover festas durante o período, no entanto, a PRF irá manter o reforço de fiscalização, principalmente com foco na alcoolemia ao volante, com cerca de 40 etilômetros à disposição dos policiais no estado, as ultrapassagens indevidas e o não uso de dispositivos de segurança – cinto de segurança e transporte de crianças em dispositivo próprio. Em resumo, busca-se coibir as infrações mais comuns ou potencialmente perigosas para a segurança do trânsito. 

No Mato Grosso do Sul, 500 PRFs distribuídos em 9 Delegacias e 23 Unidades Operacionais da PRF reforçam a fiscalização nos 4.078 quilômetros de rodovias federais, divididos nas onze BRs, 060, 158, 163, 262, 267, 359, 376, 419, 436, 463 e 487, que atravessam o estado, principalmente nos locais e horários onde os índices de criminalidade e acidentalidade têm mais incidência.

Restrição de tráfego

Para melhorar a segurança, o feriado contará com restrição de tráfego em trechos rodoviários de pista simples. O descumprimento constitui infração de trânsito de natureza média (5 pontos) e multa de R$ 130,16 sendo que o motorista só poderá voltar a circular após o término do horário da restrição.

É proibido o trânsito de veículos ou combinações de veículos, passíveis ou não de autorização especial de trânsito (AET) ou autorização específica (AE), cujo peso ou dimensão exceda qualquer um dos seguintes limites regulamentares:

Largura máxima: 2,60 metros;

Altura máxima: 4,40 metros;

Comprimento total de 19,80 metros; e

Peso Bruto Total Combinado (PBTC) para veículos ou combinações de veículos: 57 toneladas.

  • 25/02, sexta-feira, das 16h às 22h;
  • 26/02, sábado, das 6h às 12h;
  • 01/03, terça-feira, das 16h às 22h;
  • 02/03, quarta-feira, das 6h às 12h.

Operação Carnaval 2021

Em 2021, durante a Operação Carnaval, foram registrados 22 acidentes, sendo 5 considerados graves. Ao todo, 28 pessoas ficaram feridas e nenhuma morte foi registrada.

Autuações Gerais

Foram registrados 2.767 autos de infrações gerais.

Alcoolemia

A PRF realizou 79 testes com o bafômetro – etilômetro nas rodovias federais do MS; 14 motoristas foram flagrados em fiscalizações com o etilômetro; 8 destes condutores foram presos.

Resultados Operação Carnaval 2022

O Balanço final da Operação Carnaval 2022 será divulgado na tarde de quinta-feira (03 de março), através do portal PRF. 

Orientações para quem vai pegar a estrada:

Antes de viajar, o proprietário do veículo deve verificar as condições do carro. A manutenção deve estar em dia, em especial em relação aos itens de segurança, como sistema de freios, pneus e sistemas de iluminação e sinalização.

A viagem deve ser planejada de modo que o condutor evite conduzir o veículo por mais de quatro horas ininterruptas. Ele deve estar descansado e em condições físicas e psicológicas para a condução.

O condutor deve respeitar a capacidade máxima de passageiros permitida pelo fabricante. Todos os ocupantes devem usar o cinto de segurança ou, em caso de crianças, o sistema de retenção equivalente (cadeirinhas, assentos de elevação etc) devidamente preso ao veículo. 

As bagagens devem ser levadas em compartimento próprio, para evitar lesões em caso de envolvimento em acidentes. Se forem levadas em compartimento de passageiros, elas podem se deslocar e machucar os ocupantes do carro.

Os motoristas devem respeitar a sinalização, a velocidade máxima estabelecida para a via e, em relação às ultrapassagens, realizar a manobra somente em locais permitidos e quando houver tempo e distância para concluir a manobra sem colocar o trânsito em risco. Ressalta-se que ultrapassagens mal realizadas são responsáveis por um terço das mortes em rodovias federais.

Em caso de chuva, a velocidade deve ser reduzida, os faróis devem permanecer acesos e a distância de segurança entre os veículos deve aumentar.

No caso de emergência em rodovias federais, ligue 191.

*Com informações da assessoria

Petrópolis anuncia auxílio de R$ 1 mil a desabrigados

0

Até o momento, foram confirmadas 181 mortes, sendo 110 do sexo feminino e 71 do sexo masculino

Desde o temporal que atingiu Petrópolis na última terça-feira (25), a cidade contabiliza 867 desabrigados. Eles foram acolhidos em 13 escolas públicas que se encontram sob a responsabilidade da secretaria municipal de assistência social.

Na tarde de hoje (21), o prefeito Rubens Bomtempo anunciou ter fechado um acordo com o governador fluminense Cláudio Castro para elevação do valor do aluguel social. Ficou decidido que o auxílio será de R$ 1 mil por família, sendo R$ 800 pagos pelo estado e R$ 200 pelo município. Pessoas que estão alojadas nas escolas serão automaticamente cadastradas como beneficiários do aluguel social.

“O governador se convenceu de que com R$ 500 fica impossível conseguir casa popular em área segura pro povo de Petrópolis que hoje está nos abrigos improvisados”, disse Bomtempo. Além de representantes do estado e do município, a reunião que selou o acordo contou também com a participação de representantes do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), da Defensoria Pública do Rio de Janeiro e de integrantes da Igreja Católica.

O aluguel social é um benefício cujo objetivo é permitir que as famílias possam alugar quartos ou casas temporariamente. A prefeitura também cadastrará os desabrigados no programa do Cartão Imperial. “Esse benefício, no valor de R$ 70, é pago mensalmente a mais de quatro mil famílias e tem como objetivo o complemento de renda para a compra de alimentos”, informa o município.

O temporal que desabou em Petrópolis foi apontado pelo governo do Rio de Janeiro como a pior chuva na cidade desde 1932. Segundo o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, choveu 258,6 milímetros em apenas 3 horas. Até o momento, foram confirmadas 181 mortes, sendo 110 do sexo feminino e 71 do sexo masculino. Do total de vítimas, 32 são crianças. Já foram liberados 152 corpos para serem sepultados.

Os números já fazem da tragédia a maior da história da cidade. Uma outra catástrofe ocorrida devido às chuvas deixou 171 mortos em 1988. Já em 2011, 73 moradores de Petrópolis perderam a vida em meio a temporais que caíram sobre a região serrana, atingindo mais fortemente as cidades de Teresópolis e Nova Friburgo.

Há preocupação de que novos deslizamentos possam ocorrer nos próximos dias com a continuidade do mau tempo. No início da noite de hoje (21), foi interditado um trecho da rua Barão de Águas Claras, no Centro. As casas localizadas próximas à área foram interditadas e os moradores orientados a se deslocarem. As inspeções continuam. Quase 300 análises já foram feitas por engenheiros e geólogos em todas as áreas afetadas.

Nesta tarde (21), a Defesa Civil municipal voltou a acionar sirenes localizadas próximas a àreas de risco. A medida foi tomada diante da previsão de chuva moderada a forte. Os moradores também receberam comunicado por mensagem de celular e por aplicativos. Diante do risco e de orientações das equipes de Defesa Civil, o número de acolhidos nas escolas têm aumentado gradativamente.

Um balanço parcial também foi divulgado pela secretaria municipal de transportes. Segundo o órgão, seis ônibus tiveram perda total e diversos outros foram encaminhados peara manutenção. As linhas estão operando com horário e frota reduzida devido aos prejuízos e às obstruções viárias, além da falta de trabalhadores. Muitos deles tiveram perdas familiares e materiais e não conseguiram ainda retornar ao serviço.

As buscas pelas vítimas continuam. Segundo o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, 24 pessoas já foram resgatadas com vida. Para reforçar os trabalhos, mais de 150 militares de 15 estados e do Distrito Federal estão se somando ao contingente de mais de 500 da corporação fluminense. 

Solidariedade

A prefeitura divulgou hoje um comunicado agradecendo a onda de solidariedade que atingiu o país e se converteu em doações de toneladas de itens por empresas e pessoas. O texto também elenca quais são as principais demandas, entre elas produtos de higiene e cuidados pessoais. Segundo a secretaria municipal de assistência social, foram recebidas grandes quantidades de alimentos e roupas, mas têm chegado em menor volume absorventes, roupas íntimas, fraldas, desodorantes, máscaras, álcool em gel, luvas descartáveis, sacos de lixo e travesseiros.

As doações em grande quantidade, vindas de instituições e empresas nacionais, estão sendo recebidas em uma central na rodovia federal BR-040, no quilômetro 62, no distrito de Itaipava. Já as doações menores, arrecadadas pelos próprios moradores, podem ser destinadas a um dos pontos de apoio criados ao longo de toda a cidade.

A solidariedade também tem se manifestado por meio do trabalho voluntário. O prefeito Rubens Bomtempo, que é médico e já atuou voluntariamente em hospitais da cidade, disse hoje (21) que todos são bem-vindos. Ele salientou, no entanto, a necessidade de se organizar esse trabalho, para que se desenvolva em consonância com os órgãos públicos. Por isso, pediu que os voluntários se cadastrem. “Precisamos muito de ajuda e é primordial que esses atendimentos sejam feitos de forma coordenada para que se tenha o controle da situação e para que as famílias tenham segurança.”

Caixa paga Auxílio Brasil a beneficiários com NIS final 7

0

Valor mínimo para cada família é R$ 400

A Caixa Econômica Federal paga hoje (22) a parcela de fevereiro do Auxílio Brasil aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 7. O valor mínimo do benefício é R$ 400. As datas seguem o modelo do Bolsa Família, que pagava nos dez últimos dias úteis do mês.Caixa paga Auxílio Brasil a beneficiários com NIS final 7Caixa paga Auxílio Brasil a beneficiários com NIS final 7

O beneficiário poderá consultar informações sobre datas de pagamento, valor do benefício e composição das parcelas em dois aplicativos: Auxílio Brasil, desenvolvido para o programa social, e Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.

Atualmente, 17,5 milhões de famílias são atendidas pelo programa. No início do ano, 3 milhões foram incluídas no Auxílio Brasil.

A lei que criou o programa definiu que a mulher responsável pela família terá preferência, assim como mulheres vítimas de violência doméstica.

Benefícios básicos

O Auxílio Brasil tem três benefícios básicos e seis suplementares, que podem ser adicionados caso o beneficiário consiga emprego ou tenha filho que se destaque em competições esportivas, científicas e acadêmicas.

Podem receber o benefício famílias com renda per capita até R$ 100, consideradas em situação de extrema pobreza, e até R$ 200, em condição de pobreza.

Entre as dúvidas que o beneficiário pode tirar estão critérios para integrar o programa, nove tipos diferentes de benefícios e o que aconteceu com o Bolsa Família e o auxílio emergencial, que vigoraram até outubro.

Neste mês, não haverá pagamento do Auxílio Gás, que beneficia 5,5 milhões de famílias até o fim de 2026. O benefício, que equivale a 50% do preço médio do botijão de 13 quilos, só é pago a cada dois meses e retornará em março

Terça-feira de sol, pancadas isoladas de chuva e máxima de 33°C

0

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto em Três Lagoas

Nesta terça-feira (22) o tempo segue firme em grande parte de Mato Grosso do Sul. O sol aparece ao longo de todo dia com variação de nebulosidade. 

Segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima, a atuação de um sistema de alta pressão em médios e altos níveis favorece o tempo quente e seco. Mas não descarta a chance de pancadas de chuvas com tempestades bem isoladas que podem ocorrer devido ao aquecimento diurno, condição típica da estação. 

Já na região norte do Estado a tendência é de tempo instável, devido a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que deixará o tempo abafado, favorecendo a formação de tempestades acompanhadas de raios. 

Durante a tarde, o extremo sul do Estado pode registrar índices de umidade relativa do ar em torno de 30%. Ingerir bastante líquido é a recomendação de especialistas para manter a hidratação do corpo.  

Nesta terça-feira as temperaturas podem registrar mínimas entre 20°C a 25°C e máximas entre 30°C a 33°C. Confira os detalhes no mapa elaborado pelo Cemtec.

Terça-feira de sol, pancadas isoladas de chuva e máxima de 33°C

Mireli Obando, Subcom

Foto: Ricardo Ojeda

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.