19.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de junho de 2026
Início Site Página 2011

Na Capital, GCM auxilia trabalho de parto de moradora em situação de rua

0

Mãe de 37 anos e criança recém-nascida foram levadas para o hospital

Na madrugada de hoje (23), durante rondas na Região Lagoa, Bairro São Jorge da Lagoa, em Campo Grande, equipe da Guarda Civil Metropolitana foi acionada por um cidadão, relatando que uma moradora em situação de rua estava entrando em trabalho de parto, em um barraco, onde ela vive.

A equipe, então, foi até o local, prestou os primeiros atendimentos e acionou o Corpo de Bombeiros.

Antes mesmo que o CB chegasse ao local, a criança – um menino, nasceu.

Com isso, a Equipe do Corpo de Bombeiros assumiu a ocorrência, levando a mãe de 37 anos e criança recém-nascida para o hospital. Mãe e filho passam bem.

Prefeitura de TL emite nota de pesar pela perda da agente de endemias Vânia Baldoino Santos

0

A Administração do município de Três Lagoas, por meio da Secretaria de Saúde (SMS) e demais pastas da administração municipal, emite nota de pesar pelo falecimento da agente de endemias Vânia Baldoino Santos ocorrido na terça-feira (22).

Jovem, com apenas 39 anos, a servidora era mãe e reconhecida por ser trabalhadora e dedicada. Lutou bravamente pela recuperação de sua saúde.

Desse modo, a Prefeitura, em nome de todos os servidores municipais, emite o mais sincero pesar por essa perda irreparável, bem como estende as condolências aos pais, os irmãos Vanessa e Fábio (ACS e ACE, respectivamente), toda a família e amigos, colegas de trabalho, especialmente os Agentes de Endemias, neste momento de dor e despedida.

Bandido escala muro de oficina, furta ferramentas e gerente procura delegacia em Três Lagoas

0

Gerente contou que ferramentas ficavam expostas no pátio

Gerente de uma oficina mecânica, de 44 anos, procurou à delegacia, nesta terça-feira (22), após perceber que o local tinha sido alvo de criminosos, em Três Lagoas.

Conforme boletim de ocorrência, o homem contou que na segunda-feira (21), saiu do local e quando retornou, na data de ontem constatou o furto.

Na delegacia, ele contou que alguém escalou o muro do local, forçou uma janela de “blindex”, abriu a porta da cozinha e acessou o escritório, provavelmente em busca de algum valor.

O gerente contou que sentiu falta de uma máquina de plasma (esta utilizada para corte de chapa de aço, duas ferramentas pneumática, sendo uma 3/4 e outra de 1 polegada, utilizada para soltar porcas das rodas de carreta.

O gerente contou que as ferramentas ficavam expostas no pátio, exceto a pneumática, que estava no escritório.

Ex pula muro, invade casa e espanca mulher com chutes e puxões de cabelo em Três Lagoas

0

Vítima contou que está separada do agressor faz 6 meses

Homem de 28 anos pulou muro e invadiu a casa da ex, na noite de ontem (22), no Jardim Nova Ipanema, em Três Lagoas.

Conforme boletim de ocorrência, a vítima contou que o agressor escalou o muro e invadiu seu imóvel.

Depois disso, agrediu ela com puxão de cabelo, chutes e socos.

Com as agressões, a mulher relata que caiu no chão e o autor arremessou o aparelho celular dela no chão.

Ao ser questionada pelos policiais, ela contou que foi casada com o agressor por cinco anos, mas que estão separados faz 6 meses.

Ela contou que tinha acabado de chegar em casa quando foi surpreendida pelo autor, que possui uma arma.

Na ocasião das agressões, ela foi ajudada por um vizinho. Já na delegacia, ela solicitou medidas protetivas de urgência.

O autor não foi encontrado.

Em MS, catador vê garrafa com líquido, bebe pensando ser leite e morre

0

A garrafa foi retirada do lixo de uma residência

O catador Hugo Escalante Coronel, 47 anos, morreu depois de beber um líquido branco, em uma garrafa achada na rua, em Nova Alvorada do Sul. 

O fato aconteceu na segunda-feira (21), mas foi divulgado ontem (22).

Segundo o Alvorada Informa, Hugo viu uma garrafa branca e acreditou que seria leite.

Pouco tempo depois, ele se sentiu mal e recebeu os primeiros socorros por parte da mãe, que chamou Equipe do Corpo de Bombeiros, que fez os primeiros atendimentos, mas Coronel não resistiu e morreu no local. 

A Polícia Civil atendeu a ocorrência e pediu exame necroscópico para saber a causa da morte da vítima. 

A garrafa foi retirada do lixo de uma residência.

Tristeza sem fim: Petrópolis tem 198 mortes e 89 desaparecidos em decorrência da chuva

0

*Agência Brasil

Previsão do tempo pra hoje é de pancadas de chuva à tarde e à noite

O número de mortos em Petrópolis em consequência do temporal que caiu na cidade da região serrana na terça-feira (15) chegou a 198. Segundo a Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol), entre as vítimas fatais, 119 são mulheres, 79 homens e 37 menores de idade.

Até as 7h40 de hoje (23), 181 vítimas foram identificadas, 170 foram liberadas para as funerárias e as demais aguardam o comparecimento das famílias no Instituto Médico Legal (IML).

A equipe técnica da Polícia Civil ainda faz a análise de DNA de nove despojos, que são fragmentos de corpos, encontrados nas buscas. Até o momento, há registro de 69 desaparecidos comunicados à Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA).

Hoje é o nono dia de operações do Corpo de Bombeiros na cidade imperial para encontrar desaparecidos e recuperar áreas atingidas pela chuva, que cai desde terça-feira passada no município e chega a interromper o trabalho em vários momentos.

O monitoramento meteorológico da Defesa Civil está sendo feito em tempo integral. A previsão para hoje é de pancadas de chuva moderada para os períodos da tarde e noite.

A Defesa Civil recomenda que a população fique atenta aos alertas que são enviados por SMS e aos toques de sirenes que indicam risco de desabamento. Em situações de emergência a orientação é ligar para o número 193 do Corpo de Bombeiros e 199 da Defesa Civil.

Entre as regiões mais atingidas pelos desabamentos, deslizamentos e pela enxurrada estão as áreas do Alto da Serra no Morro da Oficina, Sargento Boening, Vila Felipe, Rua Itália e Caxambu.

A ação em conjunto da Defesa Civil com agentes de todos os setores da prefeitura tem o suporte de órgãos dos governos estadual e federal, para atender ocorrências e realizar vistorias em regiões afetadas.

Ocorrências

De acordo com a Defesa Civil foram registrados, até o momento, quase 1,8 mil ocorrências por toda a cidade, principalmente nas áreas do primeiro distrito, que são as mais prejudicadas. A maioria dos casos é de deslizamentos.

“Com reforço no efetivo, a Defesa Civil segue com a realização de vistorias globais por áreas afetadas e intensifica a realização de laudos detalhados, pontuais para cada caso. Até o momento, mais de 500 Registros de Ocorrências foram encaminhados para as equipes técnicas”, disse o órgão, em nota.

Os 13 pontos de apoio da prefeitura acolhem 811 pessoas. Além de receber os desabrigados, a Secretaria de Assistência Social presta o suporte a pessoas que estão em locais alternativos, estruturados pelas comunidades, para receber as pessoas que precisaram sair de suas casas em áreas de risco.

O trabalho de recuperação da cidade é feito por integrantes das secretarias de Obras, de Serviço, Segurança e Ordem Pública, Assistência Social, Saúde, Educação, Administração, Planejamento, além da Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Cmdep) e da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans).

Salário de concurso de professor em MS é superior a R$ 4 mil; são 772 vagas

0

Os aprovados cumprirão carga horário de 20 horas/aula, com salário inicial de R$ 4.190,82 para quem tem Graduação, R$ 4.470,20 para quem tem pós em nível de especialização lato sensu e R$ 4.609,89 para que tem mestrado/doutorado (Stricto Sensu)

As inscrições do concurso público para 722 vagas à carreira Profissional da Educação Básica, do Quadro de Pessoal da Secretaria de Estado de Educação (SED) estarão abertas de 25 de fevereiro a 15 de março deste ano, conforme Edital publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (23). O prazo para pedir isenção da taxa de inscrição vai de 25 deste mês a 02 de março. O valor da inscrição é de R$ 175,12 (4 UFERMS).

O Decreto de nº 15.750, assinado pelo governador Reinaldo Azambuja e que autoriza o concurso, foi publicado no Diário Oficial do Estado no dia 25 de agosto de 2021. A organização do certame estará a cargo do Instituto AOCP, associação civil maringaense. As provas serão aplicadas em Campo Grande, Dourados e Três Lagoas, em local ainda a ser definido.

O Edital publicado pela SAD nesta quarta-feira estabelece as atribuições da Comissão Organizadora do Concurso Público, traz a distribuição das vagas por Área de Conhecimento/Componente Curricular/Disciplina e por localidade. Traz ainda as fases e os requisitos para aprovação em cada uma delas, as modalidades das provas, seus conteúdos e forma de avaliação, requisitos legais para a investidura nos cargos e funções, assim como, o prazo de validade do Concurso Público.

Trabalhadores nascidos em maio podem sacar abono salarial

0

Servidores públicos com inscrição final 4 também recebem hoje

Os trabalhadores da iniciativa privada nascidos em maio recebem hoje (23) o  abono salarial ano-base 2020. O benefício para nascidos nesse mês é pago desde ontem (22). A Caixa Econômica Federal iniciou o pagamento no último dia 8 e prosseguirá com a liberação até 31 de março, baseada no mês de nascimento do beneficiário.Trabalhadores nascidos em maio podem sacar abono salarialTrabalhadores nascidos em maio podem sacar abono salarial

Também hoje, o Banco do Brasil libera o abono salarial para trabalhadores do setor público com inscrição final 4. O pagamento a essa categoria começou a ser feito no último dia 15 e segue até 24 de março, com base no dígito final de inscrição do servidor.

O abono de até um salário mínimo é pago a trabalhadores inscritos no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) há pelo menos cinco anos. Recebe o abono agora quem trabalhou formalmente pelo menos 30 dias em 2020, com remuneração mensal média de até dois salários.

O benefício não é pago a empregados domésticos. Isso porque o abono salarial exige vínculo empregatício com uma empresa, não com outra pessoa física. Jovens aprendizes também não têm direito.

Trabalhadores da iniciativa privada que recebem pela Caixa Econômica Federal:

Mês de NascimentoData do pagamento
 Janeiro 8 de fevereiro
 Fevereiro 10 de fevereiro
 Março 15 de fevereiro
 Abril 17 de fevereiro
 Maio  22 de fevereiro
 Junho  24 de fevereiro
 Julho 15 de março
 Agosto 17 de março
 Setembro  22 de março
 Outubro  24 de março
 Novembro  29 de março
 Dezembro 31 de março

Trabalhadores do setor público que recebem pelo Banco do Brasil:

Final da inscrição Data do pagamento
 0  15 de fevereiro
 1  15 de fevereiro
 2  17 de fevereiro
 3  17 de fevereiro
 4  22 de fevereiro
 5  24 de fevereiro
 6  15 de março
 7  17 de março
 8   22 de março
 9   24 de março


Os valores pagos a cada trabalhador variam de acordo com o número de dias trabalhados durante o ano-base 2020.

Devem receber o benefício cerca de 22 milhões de trabalhadores, com valor total de mais de R$ 20 bilhões. Os recursos são do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

A Caixa informou que o crédito será depositado automaticamente para quem tem conta no banco. Os demais beneficiários receberão os valores por meio da Poupança Social Digital, podendo ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem.

Caso não seja possível a abertura da conta digital, o saque poderá ser feito com o Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, Caixa Aqui ou agências, sempre de acordo com o calendário de pagamento.

Para os beneficiários residentes nos municípios da Bahia, de Minas Gerais e do Rio de Janeiro em situação de emergência devido às fortes chuvas, o pagamento foi liberado no último dia 8, independentemente do mês de nascimento.

DOF prende mulher transportando droga de Iguatemi para Ivinhema

0

A mulher disse que entregaria a droga na cidade Ivinhema a um desconhecido e receberia R$ 500,00

O DOF (Departamento de Operações de Fronteira) prendeu no início da noite desta terça-feira (22/01), na MS-141, uma mulher de 29 anos transportando droga em um ônibus de Iguatemi para Ivinhema.

Os policiais faziam bloqueio na zona rural de Naviraí, quando abordaram o coletivo que iria para Casa Verde, em Nova Andradina. Durante vistoria os policiais perceberam que a autora demonstrou nervosismo e em busca localizaram na bagagem dela 6,2 quilos de maconha.

A mulher disse que entregaria a droga na cidade Ivinhema a um desconhecido e receberia R$ 500,00. A autora foi encaminhada com o material apreendido à Delegacia da Polícia Civil de Naviraí.

A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro da Operação Hórus, parceria da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública com o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A unidade mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Caixa paga Auxílio Brasil a beneficiários com NIS final 8

0

Benefício é pago nos dez últimos dias úteis do mês

A Caixa Econômica Federal paga hoje (23) a parcela de fevereiro do Auxílio Brasil aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 8. O valor mínimo do benefício é R$ 400. As datas seguem o modelo do Bolsa Família, que pagava nos dez últimos dias úteis do mês.Caixa paga Auxílio Brasil a beneficiários com NIS final 8Caixa paga Auxílio Brasil a beneficiários com NIS final 8

O beneficiário poderá consultar informações sobre datas de pagamento, valor do benefício e composição das parcelas em dois aplicativos: Auxílio Brasil, desenvolvido para o programa social, e Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.

Atualmente, 17,5 milhões de famílias são atendidas pelo programa. No início do ano, 3 milhões foram incluídas no Auxílio Brasil.

A lei que criou o programa definiu que a mulher responsável pela família terá preferência, assim como mulheres vítimas de violência doméstica.

Benefícios básicos

O Auxílio Brasil tem três benefícios básicos e seis suplementares, que podem ser adicionados caso o beneficiário consiga emprego ou tenha filho que se destaque em competições esportivas, científicas e acadêmicas.

Podem receber o benefício famílias com renda per capita até R$ 100, consideradas em situação de extrema pobreza, e até R$ 200, em condição de pobreza.

Agência Brasil elaborou guia de perguntas e respostas. Entre as dúvidas que o beneficiário pode tirar estão critérios para integrar o programa social, nove tipos diferentes de benefícios e o que aconteceu com o Bolsa Família e o auxílio emergencial, que vigoraram até outubro.

Neste mês, não haverá pagamento do Auxílio Gás, que beneficia 5,5 milhões de famílias até o fim de 2026. O benefício, que equivale a 50% do preço médio do botijão de 13 quilos, só é pago a cada dois meses e retornará em março.

Por Agência Brasil – Brasília

Meteorologia indica quarta-feira de sol, muito calor e pouca chuva em Mato Grosso do Sul

0

A quarta-feira em Três Lagoas será de sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite

Nesta quarta-feira (23) as condições seguem bastante características do verão, com sol brilhando forte entre poucas nuvens ao longo de todo dia, e chance de pancadas fracas e isoladas de chuva em algumas regiões de Mato Grosso do Sul.

O Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima explica que o tempo quente e seco é consequência de um sistema de alta pressão em médios e altos níveis, que funciona como uma tampa e dificulta a formação de nuvens em grande parte do Estado. 

Porém, pancadas de chuva e tempestades isoladas ainda podem ocorrer devido ao aquecimento diurno. A parte norte do Estado pode registrar tempo abafado e tempestades acompanhadas de raios, em consequência da atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). 

Nesta quarta as temperaturas tendem a registrar mínimas entre 21°C a 24°C e máximas entre 30°C a 37°C no Estado. Com as temperaturas elevadas e o tempo fica bastante abafado durante a tarde, e os níveis de umidade relativa do ar tendem a ficar entre 50-30%. 

Confira no mapa as condições de tempo e temperatura estimados para Campo Grande e alguns municípios do Estado. 

Meteorologia indica quarta-feira de sol, muito calor e pouca chuva em Mato Grosso do Sul

Mireli Obando, Subcom

Foto: Ricardo Ojeda

Integrantes da Aliança de Entidades visitam Maringá (PR) nesta quarta-feira (23)

0

Objetivo do grupo é buscar inovações econômicas e sociais para Três Lagoas

Parte dos integrantes da Aliança de Entidades de Três Lagoas que reúne ACITL, AJE, ABRASEL, APETL, Integra Costa Leste e Sindicato Rural visitam, nesta terça e quarta-feira (23 e 24/02), o município de Maringá/PR.

O principal objetivo da visita será fazer uma série de visitas para troca de experiências e conhecimento de projetos que possam ser implementados no município. Um deles é o Projeto Maringá 2047, referência na integração entre a sociedade civil organizada e a gestão pública em favor do desenvolvimento econômico daquela cidade. A programação inclui ainda uma reunião com o representante da Associação Comercial e Industrial de Maringá (ACIM), Silvio Barros, além de outras autoridades.

O Projeto Maringá 2047 é desenvolvido pelo CODEM – Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá. Os trabalhos tiveram início em 1993, com a participação de grandes lideranças empresariais da cidade: representantes de associações, sindicatos, igrejas, clubes de serviço, instituições de ensino superior, sistema S e do poder público.

Durante as reuniões do Movimento, foram desenvolvidas oito diretrizes que serviram de base para a criação de um conselho de desenvolvimento econômico que servisse de fórum permanente de voluntariados. O CODEM é guiado por visões de futuro e diretrizes de longo prazo e atua por meio de fóruns temáticos de desenvolvimento denominados Câmaras Técnicas, que reúnem dezenas de lideranças voluntárias que debatem as ações a serem tomadas para o cumprimento das visões de futuro de das diretrizes de longo prazo para o respectivo setor a ser desenvolvido.

PROJETOS

A primeira agenda de futuro do CODEM foi o Maringá 2020, elaborado em 1996. A segunda agenda de futuro do CODEM foi o Maringá 2030, elaborado em 2008. Atualmente, o CODEM encontra-se em sua terceira agenda de futuro, a agenda Maringá 2047, preparando a cidade para seu primeiro centenário. Para isso, deu início ao seu mais ambicioso projeto, o Masterplan Metrópole Maringá 2047.

Em 2012, diante do crescimento urbano acelerado da cidade, as lideranças do CODEM concluíram que Maringá necessitava de um planejamento estratégico de longo prazo para tornar-se mais resiliente, inovadora, atrair novos negócios, mantendo o crescimento urbano planejado, a qualidade de vida e o desenvolvimento econômico sustentável, transformando a visão de futuro do documento Maringá 2030 em um plano estratégico a ser executado até a cidade completar seu primeiro centenário, no ano de 2047.

Em 2015, os primeiros estudos técnicos do Masterplan tiveram início após a contratação de um estudo socioeconômico, desenvolvido pela consultoria PricewaterhouseCoopers (PwC). Em 2017, fundamentada em estudo técnico, workshops e ainda nos princípios e visões de futuro do documento Maringá 2030, a PwC concluiu sua consultoria entregando o documento denominado Suporte ao Planejamento Socioeconômico para Maringá 2047, contendo: a visão de futuro para 2047; a identificação dos setores-chave de desenvolvimento; e a inclusão de indicadores de acompanhamento para a agenda 2047 por meio de eixos estratégicos de desenvolvimento.

Os indicadores e metas para desenvolver a cidade até 2047 estão classificados nos seguintes eixos estratégicos: Econômico; Intelectual; Social; Meio Ambiente e Qualidade de Vida; Acessibilidade e Infraestrutura; Institucional; Imagem e Identidade. Para cada eixo foram identificados indicadores para o melhor acompanhamento do desenvolvimento da cidade ao longo do tempo. Cada indicador recebeu uma meta a ser atingida ao longo do tempo para que as diretrizes do Masterplan sejam cumpridas.

De 2017 em diante, o CODEM tem criado novas Câmaras Técnicas com a finalidade de auxiliar a cidade a alcançar as metas da agenda Maringá 2047.

Por Assessoria de Comunicação

Início das aulas na Rede Municipal de Três Lagoas é adiado para 07 de março

0

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) de Três Lagoas informa que o início das aulas das Unidades da Rede Municipal de Ensino (REME), prevista para começar no dia 03 de março será adiado para o dia 07 (segunda-feira).

De acordo com o SEMEC a mudança nas datas de retorno, com o adiamento em quatro dias é em virtude da lotação dos novos profissionais da educação, provenientes do concurso público realizado em janeiro deste ano.

As aulas que teriam início no dia 03 de marco, agora começam no dia 07 de forma presencial, em todas as unidades de ensino da REME.

Covid-19 pode causar perda auditiva e zumbido, mostram pesquisas

0

Embora os estudos ainda estejam no início, já existem evidências de danos ao sistema auditivo após a contaminação pelo vírus SAR-CoV-2

Os efeitos colaterais da covid-19 ainda estão sendo estudados pela medicina, e as constantes mutações do vírus diversificam os sintomas da doença. Por isso, uma das linhas de investigação diz respeito à saúde auditiva. Relatos de pessoas infectadas pela covid-19, analisados por cientistas, já demonstram que, além das já conhecidas sequelas como perda de olfato e de paladar, a perda de audição e o zumbido nas orelhas também podem ser causados pelo coronavírus, em pessoas sem queixas auditivas prévias; ou com piora entre aquelas que já tinham zumbido ou perda auditiva.

ESTUDOS

Foi o que comprovou um relatório do Manchester Biomedical Research Centre (BRC), no Reino Unido, depois do resultado de 24 estudos que analisaram a relação entre a covid-19 e problemas de audição. Nele, os pesquisadores concluíram que, no geral, 7,6% dos pacientes pesquisados relataram terem sofrido de perda de audição e 14,8% tiveram zumbido após contraírem o coronavírus.

Outro estudo, realizado no Reino Unido com apoio da British Tinnitus Association e da American Tinnitus Association, observou que um grande número de pessoas desenvolveu zumbido pela primeira vez ou percebeu que seus sintomas pioraram depois de se contaminarem pela covid-19. De acordo com os pesquisadores, 40% dos pacientes que tiveram sintomas do coronavírus apresentaram simultaneamente piora do zumbido.

AUDIOMETRIA

Em termos de perda auditiva, pesquisa publicada no American Journal of Otolaryngology (EUA) investigou se portadores assintomáticos do coronavírus podiam ter prejuízos nas funções das células ciliadas da cóclea, responsáveis pela audição. Para isso, pesquisadores da South Valley University, no Egito, compararam a amplitude das Emissões Otoacústicas Evocadas Transientes (EOAT) e os limiares da audiometria de tom puro entre pessoas com covid-19, mas assintomáticas, e indivíduos não infectados.

Os pesquisadores avaliaram 20 casos de pessoas diagnosticadas com covid-19 e que não apresentavam nenhum dos sintomas conhecidos da infecção viral, formando o grupo de teste. A idade dos participantes variou entre 20 e 50 anos. Os resultados mostraram que, apesar de assintomáticos, os limiares de alta frequência na audiometria e as amplitudes das EOAT foram significativamente piores no grupo de teste, apontando para prejuízos que a infecção por covid-19 pode causar nas funções das células ciliadas da cóclea.

Além disso, um relato de caso publicado no American Journal of Otolaryngology (EUA) descreveu o caso de um paciente assintomático com covid-19 que apresentou perda súbita de audição três dias após o diagnóstico positivo. Testes laboratoriais e radiológicos não mostraram qualquer anormalidade que pudesse explicar a causa da perda auditiva súbita, exceto PCR positivo para a covid-19.

SINAIS

Outro relato foi publicado no BMJ Journal (British Medical Journal); o primeiro de perda auditiva súbita registrado no Reino Unido. Um britânico de 45 anos, que recebeu tratamento intensivo para covid-19, percebeu zumbido e perda auditiva na orelha esquerda após ter alta da UTI. Depois de exames audiológicos, foi detectada perda de audição e realizado tratamento, mas com pouca melhora do quadro.

Os dados apontam que o coronavírus pode causar perda de diferentes graus e tipos, podendo acometer uma ou as duas orelhas. Além disso, o vírus pode afetar o sistema auditivo nervoso central, com impacto direto na qualidade de compreensão de fala. Os sinais de alterações auditivas podem surgir até 12 semanas após a melhora do paciente. E essa perda auditiva pode surgir de forma súbita, com sensação de orelha tampada e/ou zumbido repentino.

“Ao primeiro sinal de desconforto, é importante procurar um médico otorrrinolaringologista ou um fonoaudiólogo o mais rápido possível, para uma avaliação audiológica completa, que inclui audiometria de altas frequências, audiometria vocal, imitanciometria e acufenometria. Esses exames vão orientar o especialista para um tratamento adequado”, aconselha a fonoaudióloga Rafaella Cardoso, especialista em Audiologia e Vendas na Telex Soluções Auditivas. 

É importante também manter os cuidados de prevenção. A vacinação contra a covid-19 é fundamental.

Por Ex-Libris Comunicação Integrada

Feira Central de Três Lagoas vai contar com 28 novas opções de produtos

0

A inserção de novos feirantes é a realização de sonhos de famílias que passam a oferecer seus produtos e preencher todo o espaço da feira que é um sucesso e já recebeu milhares de visitantes

Novos sonhos se tornaram realidade nesta terça-feira (22) quando o Prefeito Angelo Guerreiro, com conhecimento da Associação dos Feirantes de Três Lagoas, cedeu e ativou mais 28 novos boxes que atenderão na Feira Central Turística de Três Lagoas

De acordo com o Coordenador da Feira, Edvaldo Felix Pereira, os novos feirantes oferecerão seus produtos para o público dentro das próximas duas semanas, período de adequação dos novos espaços de exposição.

Edvaldo explicou que estes novos feirantes estavam inscritos no cadastro reserva, e passaram por uma segunda entrevista, onde foi feito uma triagem que avaliou o tipo de mercadoria, capacidade de produção, além da condição de transporte dos produtos e só após isso foram aprovados e tiveram a permissão para expor e vender seus produtos.

Feira Central de Três Lagoas vai contar com 28 novas opções de produtos

Com estas concessões de boxes, a Feira Central de Três Lagoas, passará a oferecer novas opções de hortifruti, bolos e doces, castanhas, produtos naturais e charcutaria – Processo natural de desidratação da carne com a finalidade de preparar alimentos defumados, curados e embutidos.

O Coordenador da Feira ainda ressaltou que, dentro dos próximos meses, outros interessados, devidamente cadastrados, passarão pelo processo de triagem para preencher as novas vagas.

A inserção de novos feirantes é a realização de sonhos de famílias que passam a oferecer seus produtos e preencher todo o espaço da feira que é um sucesso e já recebeu milhares de visitantes.

MEC divulga resultado da 1ª chamada do Sisu

0

Aprovados terão até o dia 8 de março para fazer matrícula

O Ministério da Educação (MEC) divulgou hoje (22) o resultado da primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do primeiro semestre de 2022. Sisu é o processo seletivo pelo qual estudantes concorrem a vagas de instituições públicas de ensino superior a partir da nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).  Para saber se foi aprovado, o aluno pode consultar a página do programa na internet.MEC divulga resultado da 1ª chamada do SisuMEC divulga resultado da 1ª chamada do Sisu

Os estudantes aprovados deverão comparecer às instituições de ensino em que foram concedidas as vagas para se inscreverem. O prazo para fazer a matrícula é de 23 de fevereiro a 8 de março.

Caso não tenha sido aprovado, o aluno pode se inscrever, a partir de hoje, na lista de espera. O prazo é até o dia 8 de março e o resultado da segunda chamada será divulgado no dia 10 de março, no site do Sisu.

O programa ofertou para este semestre 221.790 vagas para ingresso em instituições públicas de ensino superior, sendo que mais de 84,5% das vagas foram para as instituições federais (universidades e institutos). As vagas disponibilizadas foram para 6.146 cursos de graduação, em 125 instituições públicas de ensino superior.

Cronograma

Resultado da chamada regular: 22 de fevereiro

Período da lista de espera: 22 de fevereiro a 8 de março

Matrícula: 23 de fevereiro a 8 de março.

Convocação dos candidatos na lista de espera: 10 de março

Suspeito de estuprar sobrinha é preso em Paranaíba; ele teria feito mais de uma vítima

0

A vítima implorou para que ele não a matasse, quando o suspeito teria dito que ela poderia ir embora caso não contasse a ninguém

Em Paranaíba, a Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM) deu cumprimento a um mandado de prisão preventiva expedido em desfavor de R.G.M. (19 anos de idade), investigado pela Delegacia de Polícia de Inocência pelo estupro da sobrinha, adolescente de 16 anos.

A prisão aconteceu nesta terça-feira, 22/02.

Conforme descrito pela vítima, ela estava em uma estrada na zona rural quando foi abordada por seu tio, que estava escondido na mata.

Em seguida, ele manteve conjunção carnal com a vítima mediante violência e grave ameaça.

A vítima implorou para que ele não a matasse, quando o suspeito teria dito que ela poderia ir embora caso não contasse a ninguém.

Existem ainda outros dois boletins de ocorrência em seu desfavor, quando menor de idade, por crimes da mesma natureza (estupro), inclusive, um deles, constando como vítima outra sobrinha.

Após o cumprimento, o autor foi encaminhado à Unidade Policial para as providências legais.

A Polícia Civil reafirma o compromisso em servir e proteger e repudia veemente crimes cometidos contra mulheres e meninas.

Veterinária dá dicas para cuidar dos pets no verão

0

Médica veterinária recomenda pequenas ações para garantir o bem-estar dos bichinhos

O calor do verão não apenas nós humanos, também é preciso atenção no cuidado com os pets.

Assim como as pessoas, cães e gatos também sentem a mudança na temperatura e precisam de adaptações na rotina.

“Os cães, por exemplo, não transpiram pela pele”, diz a médica veterinária e coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Anhanguera, Mariana Belloni.

Segundo a profissional, a transpiração desses animais é realizada pelo focinho, pelo coxim (aquela almofadinha da pata), e pela boca – o que explica a língua para fora.

“Animais com excesso de peso e também aqueles com focinho curto, como buldogues e pugs devem receber atenção especial nesse período do ano”, analisa a docente.

Confira as dicas listadas pela profissional para manutenção da saúde e bem-estar dos bichinhos no verão:

Tosa: a primeira recomendação é sobre os cuidados com os pelos, que devem ser mantidos aparados, pois além de ajudar a refrescar, facilita o manuseio do animal na hora do banho;

Hidratação: além do local higienizado para consumo de água diariamente, nos passeios também os animais precisam ser hidratados. Leve água fresca e ofereça a cada 20 ou 30 minutos.

Horários: leve seu bichinho para passear, mas antes observe os horários em que a temperatura esteja mais amena. Prefira sair antes das 10h e após às 17h. Muita atenção com pisos quentes, como é o caso do asfalto, que pode queimar as patinhas do seu pet;

Conforto: evite levar e manter seu pet em lugares fechados e quentes. Muita atenção com locais sem ventilação também. Nunca deixe-o trancado em locais assim;

Banhos: nesse período do ano, os banhos podem ocorrer com mais frequência. Pode ocorrer uma vez por semana e a secagem realizada com um secador, mas com temperatura média;

Proteção solar: sim, os pets também possuem produtos para fotoproteção. São específicos para uso nos animais, sendo que, aqueles utilizados em humanos não devem nunca ser aplicados nos bichinhos. Priorize partes sem pelos, como barriga, focinho e orelhas. A fotoproteção ajuda a evitar o câncer de pele.

Pets de férias: praias (que aceitem circulação de animais) e parques devem ser visitados apenas se oferecerem local fresco e seguro para receber os pets. Devem possuir espaços com sombras, água fresca e ventilação. Caso não consiga garantir esses cuidados, deixe-o em local seguro.

Idosos e com problemas de saúde: pets que estejam com a idade avançada e apresentem problemas de saúde, como os de coração, respiratórios e sobrepeso, devem receber atenção redobrada. Fique atento a quaisquer sinais de cansaço, desconforto, mudanças no comportamento e frequência na alimentação. Mantenha-os sempre em local com boa ventilação, hidratação abundante e os pelos tosados.

Piscina e mar: os animais de estimação devem ficar longe de locais que não ofereçam segurança próximos a piscinas e mar. O bicho deve ser supervisionado todo o tempo caso queira ambientá-lo com a água. Já existe no mercado pet coletes para flutuação.

Pulgas e carrapatos: em períodos quentes e úmidos, as pulgas e carrapatos se tornam mais comuns. O ideal, segundo a especialista, é manter as visitas periódicas no consultório veterinário para que o profissional prescreva o tratamento preventivo mais adequado, com produtos ectoparasitas.

MS mantém média diária de 3 mil casos por Covid; Três Lagoas teve queda no número de casos

0

Antes em 2º lugar no número de casos, agora, cidade está em 3º

Nos últimos 7 dias, Mato Grosso do Sul vem mantendo a média diária de 3.061 casos e 17,4 óbitos.

Os dados são do boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde nesta terça-feira (22). 

Conforme balanço, a média móvel considera as 2.742 infecções registradas nesta terça-feira (22) com os casos dos últimos seis dias.

Com 1.776 confirmações, Campo Grande lidera a lista de municípios com mais casos novos, seguida de Paranaíba com 98, Três Lagoas com 75, Dourados com 57 e Mundo Novo com 48.  

O novo boletim traz o registro de 16 mortes pela doença. Com idades entre 69 a 97, os pacientes que foram a óbito no período entre 12 a 21 de fevereiro, residiam em Campo Grande (6), Jardim (2), Maracaju (1), Rio Brilhante (1), Dourados (1), Deodápolis (1), Nova Andradina (1), Coxim (1), Ponta Porã (1) e Costa Rica (1). 

Conforme o boletim, existem 18.045 pessoas em isolamento domiciliar, e outras 340 hospitalizadas em leitos clínicos (163) ou de UTI (177). A taxa de ocupação global, que representa todos os leitos UTI, incluindo UTI para COVID-19, Influenza e UTI geral, nas macrorregiões é de 96% em Dourados, 91% em Campo Grande, 82% em Corumbá e 48% em Três Lagoas. 

Influenza 

Nesta terça-feira (22) o boletim epidemiológico Influenza registra 11 novos casos de hospitalização notificados, e média móvel de 3,9 casos diários nos últimos 7 dias. Não houve registro de óbito pela doença. 

Confira aqui todos os detalhes do boletim epidemiológico Covid e Influenza desta terça-feira, 22 de fevereiro de 2022. 

Governo de MS lança novo concurso público para professor com 722 vagas

0

A organização do certame estará a cargo do Instituto AOCP, associação civil maringaense

A Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização (SAD) divulgou edital de abertura do Concurso Público para Professor pertencente à carreira Profissional da Educação Básica, do Quadro de Pessoal da Secretaria de Estado de Educação (SED).

O Decreto de nº 15.750, assinado pelo governador Reinaldo Azambuja e que autoriza o concurso, foi publicado no Diário Oficial do Estado no dia 25 de agosto de 2021.

Conforme o documento, serão oferecidas 722 vagas. A organização do certame estará a cargo do Instituto AOCP, associação civil maringaense.

O Edital que será publicado pela SAD nesta quarta-feira estabelecerá as atribuições da Comissão Organizadora do Concurso Público, e informará a distribuição das vagas por Área de Conhecimento/Componente Curricular/Disciplina e por localidade. Traz ainda as fases e os requisitos para aprovação em cada uma delas, as modalidades das provas, seus conteúdos e forma de avaliação, requisitos legais para a investidura nos cargos e funções, assim como, o prazo de validade do Concurso Público.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.